O Odyssey foi meu grande companheiro de parte da minha infância, quando, na década de 1980, quebrei a perna. Foram meses de recuperação tendo esse console como "amigo". Lembro da dificuldade em conseguir jogos novos já que eram muito caros. Na verdade só os tinha quando fazia niver ou ganhava de natal. Tempo bom!
Os cartuchos do Odyssey é tão bacana que além de jogos muito bons , controle ótimo, cartucho parece uma maleta e o capricho. Top demais. Tenho ele , meu primeiro foi o Nes
Bom pelo vídeos que estou acompanhando eu faço parte da segunda geração Joguei muito Atari 2600 ganhei no final dos anos 80 River Raid, Enduro, Pitfall, Pacman...entre outros clássicos
1984 ganhei um Atari 2600 com jogo Enduro. Meu primeiro contato com um "computador" e definiu minha vida. Hj estou com 30 anos de profissão como técnico de informática. No Atari entendi a função Power, Reset, Select... etc ahahahah 😅😅😅😅
Apesar de ser Atarista, me lembro exatamente do dia que vi pela primeira vez um Odyssey na minha frente, era aniversário de um amigo da turma do nosso prédio, cara não acreditava no que eu via, como um vídeo game era tão diferente e ao mesmo tempo sofisticado e espetacular. E o jogo era o do Didi, isso era por volta de 1985/1986.
É Luis assisti todos os seus vídeos que fala das gerações de games Muito bom mesmo uma história muito bem contada dos games. Sem palavas . Que saudades da minha época de criança. Luis todos os vídeos sāo maravilhosos, mas o meu preferido é o da 3⁰ e 4⁰ gerações as qual eu vivi quando criança. Tenho até hoje o mega drive comprado na Tec toy por um funcionário muito meu amigo que lá trabalhava. Depôs fique uns anos sem comprar games. Tempos depois comprei um Xbox para meu filho, e em + - 2018 comecei minha coleção. Valeu mesmo pela atenção
Tive o Atari da Polyvox, o Odyssey (2) da Philips e o Intellivision 2 da Mattel. Grandes Jogos, momentos inesquecíveis. Muito obrigado pelo excelente vídeo.
Rapaz, bela coleção você tem, muito interessante essas curiosidades, cada console de segunda geração tem suas peculiaridades, o cartucho do Odyssey 2 com aquela alça parece até um galão de gasolina, sem falar da arte da capa bem estilosa, essas caixas de He-Man do Intellivision são muito bonitas, infelizmente eu só tive o meu primeiro contato com os videogames muito tardiamente, só em 2002 que tive o meu primeiro console, que foi o SNES com 5 jogos originais, em 2003 com o dinheiro do meu 1° salário eu comprei um Mega Drive model 1 Tec Toy, depois disso é história, atualmente tenho uma pequena coleção de videogames, que abrange do NES/Master System até PS3/X-Box 360 e Wii (exceto PC-Engine, Neo Geo AES, Sega Saturn e Dreamcast, que são proibitivamente caros)!👍
O Colecovision me lembrou muita coisa do início da vida útil do Nintendinho. Muito legal, não conhecia. Tô maratonando seu canal desde ontem, tô fascinado...incrível!
Sensacional o video Luis, o Colecovision se destaca em muitos detalhes, uma pena que não foi lançado oficialmente no Brasil, aposto que deixaria os demais para trás. Eu apenas tive acesso ao Atari 2600 uma única vez, mas percebo sua importância para o mercado, assim como o Odyssey e o comercial brasileiro muito bem feito. Abraços e já no aguardo da 3ª geração!
Eu comecei com o Atari 2600, em 1984 se não me falhe a memória. E nessa época foi legal, pq meus amigos do prédio em Sampa ganharam videogames diferentes: O vizinho de baixo, o Odyssei e o do décimo andar, o Intellivision. O Atari ainda foi maioria entre os amigos. Bons tempos!
Nessa época eu morava em Campinas. A situação era parecida. O vizinho de cima tinha Atari. Eu tinha Odissey. Intellivision um garoto em Curitiba tinha. Sim, era legal poder jogar os outros consoles. Foi na casa desse amigo que conheci meus jogos favoritos do Atari (que não tive...fui jogar em emulação décadas depois...)
Excelente video Luiz! Interessante também seria um video falando apenas sobre os clones que a atari teve no BR, como o da Milmar, Dactar, CCE, Polyvox e o raro atari branco da Robby. Uma menção com a historia dos cartuchos brasileiros de atari também seria legal, comentando como eram esses cartuchos como por ex. os da CCE que tinham artes bem bonitas nos cartuchos. Os Cartuchos da Robby sempre tinham aquela nave na arte , os dactar com as chavinhas com 4 jogos... Um abraço
ODYSSEY foi um videogame que tive pouco ou quase nenhum uso....meus pais compraram o video game (que veio com 2 games...um de corrida e um de palavras) e jamais tiveram condições de comprar mais jogos, porque eram caríssimos 😥 Resumindo, eu dei o video game para um primo, na caixa, com isopor, plastico e tudo, depois de uns 5 anos. Ainda cheguei a comprar um Atari velho mas já era adolescente e trabalhava....enfim, sou de 72 e meio que "pulei" a fase do videogame, talvez por já trabalhar desde os 12 anos, desenvolvendo software de lista de preços para farmácias usando os computadores domesticos ca Prologica (TK 85, TK90X, CP200, CP300, CP400 e CP500).
Fala Leo. Os vídeo games eram de fato muito caros nos anos 80. Uma pena que você não consegui curtir tanto seu Odyssey, pois é um console fantástico! Grande abs!
O Popeye do Odyssey² era o pior disparado, mas não tem jeito: é o meu console preferido, pois foi o 1º de todos que eu tive e diga-se de passagem, dono do visual mais belo e visionário da sua geração. Hoje damos muito valor ao layout madeirado do Atari 2600 Heavy Sixer ou do Intellivision, mas na época eles perdiam feio pro Odyssey apesar do hardware de ambos serem superiores... Parecia até coisa do futuro! Mas infelizmente não tivemos acesso ao The Voice por aqui, uma pena!
Excelente vídeo! Venho lá do tempo do Telejogo, mas o primeiro videogame que lembro de meu pai ter comprado pra gente foi o Odissey. Gostava muito, ainda que meus amigos tivessem o Atari. Eu ficava com aquela sensação de "console errado" por não poder entrar na troca dos jogos com eles. Mas o Odissey deixou ótimas lembranças e foi decisivo para eu ser o gamer que sou até hoje (sim, continuo acompanhando a evolução dos jogos e consoles). Lembro do Conquista do Mundo, único dos especiais que tivemos, com seu acabamento super requintado. Me diverti muito com o jogo do Didi, Alien...e tantos outros. A "frustração" foi não ter jogado o famoso Senhor das Trevas. Mas tudo bem. O velho depois providenciou um salto de geração aparecendo um belo dia com um Super Nintendo "para minha irmã"... aí ja é outro capítulo da mesma diversão! Parabéns pelo vídeo!!
Sensacional 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Eu me lembro da minha curiosidade e surpresa quando soube que meu tio comprara o Odissey lá no distante ano de 1983… dois anos depois me lembro do meu irmão dar um pulo de alegria quando soubemos que ganharíamos um Atari 2600.
28:40 quando se olha essa comparação fica muito claro que o Colecovision estava em uma categoria completamente diferente dos outros consoles. Porém, fica muito atrás dos consoles como NES e Master System. Na minha opinião deveria existir uma categoria intermediária entre os consoles ditos de 2ª geração e os de 3ª geração, onde ficariam os consoles Colecovision e Atari 5200 por exemplo
Você tem que fazer um dia uma série de cartuchos do Atari (um deles eu joguei em 1986) que se chamava Swordquest. O subnome dele era Earthworld. Abração
Excelente canal. Análise completa e perfeita. Que coleção magnífica. Parabéns por tudo e sucesso. Estou na expectativa de um episódio sobre portáteis. Sou um entusiasta e tenho quase todos, mas aposto que vendo a sua coleção, vou ter mais uma série deles para comprar.
Já vi. Excelente também. Já comprei um Turbografx Express e estou atrás de um LT. Vais ajudar a me levar à falência...hahahha Parabéns novamente e obrigado pelos ótimos vídeos.
Uma verdadeira aula sobre vídeo games da segunda geração, eu joguei Atari na minha infância. Esse com detalhes amadeirados igual do seu vídeo, mais era de um amigo. Meu mesmo só na década de 1990 começando pelo Dinavision 3 como já havia lhe dito. Parabéns pela exposição e coleção 🎮🎁🍀🏆🍾🥂👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾.
Não posso nem falar que esse vídeo é incrível, pq seria pouco, que trabalho fantástico, e além de toda informação riquíssima, ver os jogos na caixa os consoles funcionando dar um ar a mais que é indescritível, tenho 21 anos e hoje tem consoles e PCs com potência para gráficos lindíssimos, mas a vontade de jogar esses consoles depois se ver tudo isso é muito grande. Vim conferir um pouco da história dos videogames e saí encantado, pretendo fazer minha coleção de games, mas nunca tinha pensado em pegar coisas tão retro, mas confesso que agora estou tentado a jogar esses jogos no próprio console e viver essa história, no mais, excelente conteúdo, canal e coleção, Todo sucesso Luiz.
@@RetroGamerBrasil A Verdade que nos 80, era uma coisa muito diferente das pessoas que nao conheciam tanto video game, e nao se sabia com facilidade como conseguimos hoje me dia.
Muito legal o vídeo. Sugestões: 1) talvez fazer uma menção ao RCA Studio II que projetou o primeiro console com cartuchos mas acabou lançando depois da Fairchild e antes da Atari. 2) o primeiro console Atari 2600 mostrado no vídeo é um Light Sixer e não um Heavy Sixer
Vídeo sensacional! Me fez mudar o conceito que tinha do Odissey. Ganhou mais 1 inscrito e like. Eu tive Atari e depois CP400, cujos jogos eram por cartuchos ou podiam ser gravados e carregados em fita cassete, utilizando um gravador comprado à parte. Você teriam algum vídeo a respeito do CP400? Eu lembro que os jogos tinham um gráfico incrível em comparação com o Atari, eram idênticos aos de fliperama (arcade). Nas férias escolares eu passava as madrugdas jogando, encerrando a jogatina somente quando amanhecia. Um forte abraço!
Que video bacana, muito bem apresentado, sem enrolação e conteúdo na dose certa. Bateu a nostalgia, tive Telejogo 1 e 2, Intellivision e Intellivoice, e Splice Vision, a cópia do Coleco, mas joguei muuito em Atari de amigos. Concordo com você, o melhor jogo da Mattel foi Burger Time e do Coleco o Donkey Kong. Saudade deles e de alguns jogos do Coleco, que foi realmente um videogame impressionante. Sensacional o pouco que vi da sua coleção, pagaria pra ver de perto. Tem algum vídeo dela?
Amigo, você teve um Splice Vision😱😱😱 Isso é uma verdadeira joia! Obrigado pela sua mensagem! Eu tenho um vídeo sobre a primeira geração, que talvez você goste: ua-cam.com/video/iMPFaeVEcq0/v-deo.html Abs!
Cara, ganhei esse Splice Vision de um amigo da família, engenheiro eletrônico que teve alguma ligação com a empresa.e havia ganho ele, estava encostado sem uso. Assim como todos os outros mencionados, com o tempo acabei me desfazendo como se não valessem nada, só pra ficar bem arrependido hoje. Fiz o mesmo com Apple 2, TK 90X (que já andei procurando pra comprar mas virou realmente peça pra colecionadores). Uma curiosidade sobre Game & Watch: Tive a maioria, mas só ganhei 1. No meu colégio era febre, todo mundo tinha, quando você se cansava do seu jogo bastava encontrar alguém, podia ser um estranho, com o que você queria e sugerir a troca. Todo mundo trocava. Já havia assistido a parte 1, para a qual estendo os mesmos elogios. Foi o primeiro vídeo seu que assisti, este o segundo. Assisto mais UA-cam do que TV, seu trabalho é muito acima da média, digno de colocar legendas em inglês pra gringo curtir. Parabéns por proporcionar algo tão agradável de assistir. Clicando em assinar já. Grande abraço e sucesso. Alexandre
Muito bom, o Popeye do Odyssey é pavoroso, também comparei ele no meu vídeo, a arte dos cartuchos do Channel F também são um espetáculo a parte . Parabéns
Muito bom excelente video luiz,muito bom estar conhecendo consoles das antigas q eu nunca tive a chance de ver e de jogalos,já to ancioso pelo proximo video
2ª geração me recordo quando Criança na casa do meu Avô meu Tio tinha um intelivision 2, e eu e meu irmão jogávamos muito em uma TV Semp 5" kkk nostalgia Pura herdei ele do meu Tio tenho ele no meu Acervo e jogo tbm ate hoje ..... Sem falar que a Imagem e som e outro nível comparando o Atari 2600 """"Parabéns pelo Vídeo Nota 10""" Abraços
Bom dia , tive uma Atari 2600 (meu primeiro), anos mais tarde troquei por um Odyssey 2 bem completinho. Hoje tenho novamente um Atari 2600 e os demais jogo no Mister FPGA.
Eu amo o atari! As pessoas dessa geração nova não sabem o que é jogo! Eu lembro da minha coleção de 1500+ jogos de atari. Os meu favorito são enduro, river raid, elk atack, e mais. Eu lembro que um dia eu fui jogar elk atack por 10min e fiquei mais de 1hora.
Legal a tua série de videos. Mas eu só queria comentar que a Atari nao autorizava a publicacao de jogos por terceiras empresas. O que ocorreu foi que alguns programadores da Atari queriam ser reconhocidos como autores dos jogos que a Atari comercializava, o que era proibido pela empresa, e foram ignorados pela direcao, já propriedade da Warner. Eles entao sairam e criaram a Activision. Como voce disse, eram os melhores programadores da empresa. A Atari imediatamente processou a Activision, que ganhou na justica o direito de produzir jogos para o console sem ter que pagar quaisquer direitos ou permissoes. Se a coisa tivesse ficado por ai, tudo bem, pois os jogos da Activision, como voce falou, eram excelentes e os programadores que tinham saido da Atari, eram os melhores. Uma vez a decisao judicial publicadas, dezenas de outras empresas decidiram entrar no mercado sem autorizacao da Atari, que nada podia fazer para limitar isso. Algumas dessas empresas nao tinham qualquer sistema de qualidade, publicavam qualquer coisa que podiam chamar de jogos. O mercado americano foi inundado de jogos de baixa qualidade que nao vendiam. Ai, em 1983, essas empresas comecaram a quebrar, e as lojas, vendiam os jogos em estoque por US$ 1,00. Um pai de familia que em 1983 queria comprar um jogo de US$ 20,00 que o filho tinhe pedido (por exemplo, o ET que voce menciona), chegava na loja e comprava varios jogos por US$ 1,00 e achava que ia ser um heroi. Apesar de que a maioria desses jogos eram verdadeiras porcarias. Isso contribui (junto com as devolucoes que voce mencionou) para o famoso crash de 1983. As empresas que nao tinham quebrado, nao conseguiam vender nenhum jogo ao preco normal, pois havia milhoes de jogos a preco de banana. Detalhe, esse famoso crash nos EUA aconteceu no ano que os video games explodiram no Brasil, 1983, e nos nao passamos por nada disso. Pelo menos na primeira metade da decada de 80 e possivelmente bem depois, o Atari vendia como agua no Brasil, e a transicao para a terceira geracao foi muito menos acidentada. Outra coisa que aconteceu nos EUA em 1983 e que muita gente nao menciona quando fala do crash, foi o barateamento dos micro-computadores de 8 bits. Micros como o Commodore 64 eram vendidos por menos de US$ 500,00, e a geracao anterior VIC-20 por muito menos, e isso permitiu a muitas familias preferir a compra do primeiro micro em vez de investir em video-games.
Parabéns pelo vídeo. Também tenho alguns consoles e cartuchos de gerações antigas. Poderia fazer um vídeo com dicas de conservação para as coleções? Indicações gerais para organizar, conservar e limpar os cartuchos, consoles e controles. Tenho muitooooos jogos loose de Atari. Qual a sua indicação para conservar? Devo fazer, junto à graficas, caixas ou luvas imitando o formato das originas ou caixas de poliéster? Qual a prática mais adequeada para organizar e preservar?
Aconteceu um evento de Odyssey no Playcenter aqui em SP na época em que ele foi lançado nos anos 80. Aconteceu numa área que ficava embaixo do Cinema 180 graus, ali colocaram alguns consoles e TV's para as pessoas jogarem. Lembro perfeitamente, naquela época eu tinha meus 12, 13 anos. Tive um tele jogo e um Atari, mas o Odyssey não.
O Odyssey foi meu primeiro console, lembro desse jogo do Didi, lembro de jogar forca no teclado e de um jogo de corrida com vista superior. Nem sabia desse outros consoles mais pro final da 2 geração que o gráfico chega a ser superior em muitos da 3.
@@playdennis vocês que conhecem bem o mundo dos games podiam me ajudar a relembrar um pouco da minha infância. Já tentei várias vezes ver uma imagem desse jogo e não encontro nada na internet.
Gosto da proposta de jogos como "Em Busca dos Anéis Perdidos" e "Conquista do Mundo". É uma pena que as gerações seguintes abandonaram este tipo de jogo que mistura tabuleiro com disputa na tela.
Hero era legal hein? Tive esse jogo. É o que mais lembro é o melhor de todos que joguei. Nem sabia que teve duble dragon! Até Mario teve! Não sabia tbm
Caramba 🙀 O ColecoVision era muito superior ao Atari! Ele está em outro nível, uma geração 2,5. River Rider top! E ele foi a base do primeiro vídeo game do Sega. Top👍👍👍
O Odyssey foi meu grande companheiro de parte da minha infância, quando, na década de 1980, quebrei a perna. Foram meses de recuperação tendo esse console como "amigo". Lembro da dificuldade em conseguir jogos novos já que eram muito caros. Na verdade só os tinha quando fazia niver ou ganhava de natal. Tempo bom!
Que história legal! De fato um tempo muito bom!
Meu primeiro vídeo game foi um Daktar, que era um clone do Atari. Lembro como hoje, minha querida mãe comprando na Mesbla! Você não falou nele!!!
Os cartuchos do Odyssey é tão bacana que além de jogos muito bons , controle ótimo, cartucho parece uma maleta e o capricho. Top demais.
Tenho ele , meu primeiro foi o Nes
Concordo. As artes são mto boa.
Bom pelo vídeos que estou acompanhando eu faço parte da segunda geração Joguei muito Atari 2600 ganhei no final dos anos 80 River Raid, Enduro, Pitfall, Pacman...entre outros clássicos
1984 ganhei um Atari 2600 com jogo Enduro. Meu primeiro contato com um "computador" e definiu minha vida. Hj estou com 30 anos de profissão como técnico de informática. No Atari entendi a função Power, Reset, Select... etc ahahahah 😅😅😅😅
Ganhei meu 1º videogame na Páscoa de 1984, um CCE, que era compatível com o Atari. 🙂
Apesar de ser Atarista, me lembro exatamente do dia que vi pela primeira vez um Odyssey na minha frente, era aniversário de um amigo da turma do nosso prédio, cara não acreditava no que eu via, como um vídeo game era tão diferente e ao mesmo tempo sofisticado e espetacular. E o jogo era o do Didi, isso era por volta de 1985/1986.
É Luis assisti todos os seus vídeos que fala das gerações de games
Muito bom mesmo uma história muito bem contada dos games.
Sem palavas .
Que saudades da minha época de criança.
Luis todos os vídeos sāo maravilhosos, mas o meu preferido é o da 3⁰ e 4⁰ gerações as qual eu vivi quando criança.
Tenho até hoje o mega drive comprado na Tec toy por um funcionário muito meu amigo que lá trabalhava.
Depôs fique uns anos sem comprar games.
Tempos depois comprei um Xbox para meu filho, e em + - 2018 comecei minha coleção.
Valeu mesmo pela atenção
👊👊👊
Série magnífica. Parabéns!!
Tive o Atari da Polyvox, o Odyssey (2) da Philips e o Intellivision 2 da Mattel. Grandes Jogos, momentos inesquecíveis. Muito obrigado pelo excelente vídeo.
Exatamente no ano de 83 eu também ganhei meu primeiro videogame e também foi um Odyssey 😍😍😍
👊👊👊
Rapaz, bela coleção você tem, muito interessante essas curiosidades, cada console de segunda geração tem suas peculiaridades, o cartucho do Odyssey 2 com aquela alça parece até um galão de gasolina, sem falar da arte da capa bem estilosa, essas caixas de He-Man do Intellivision são muito bonitas, infelizmente eu só tive o meu primeiro contato com os videogames muito tardiamente, só em 2002 que tive o meu primeiro console, que foi o SNES com 5 jogos originais, em 2003 com o dinheiro do meu 1° salário eu comprei um Mega Drive model 1 Tec Toy, depois disso é história, atualmente tenho uma pequena coleção de videogames, que abrange do NES/Master System até PS3/X-Box 360 e Wii (exceto PC-Engine, Neo Geo AES, Sega Saturn e Dreamcast, que são proibitivamente caros)!👍
Que legal, amigo! Vc tem várias preciosidades aí! Cuide bem deles! E obrigado pela mensagem🙏
O Colecovision me lembrou muita coisa do início da vida útil do Nintendinho. Muito legal, não conhecia. Tô maratonando seu canal desde ontem, tô fascinado...incrível!
Legal! Valeu! Abs
Tive o privilégio de jogar Burger time no Intelevision . Bom demais
Saiu suor másculo dos meus olhos ao rever esses clássicos do Atari
👊👊👊
Sensacional o video Luis, o Colecovision se destaca em muitos detalhes, uma pena que não foi lançado oficialmente no Brasil, aposto que deixaria os demais para trás. Eu apenas tive acesso ao Atari 2600 uma única vez, mas percebo sua importância para o mercado, assim como o Odyssey e o comercial brasileiro muito bem feito. Abraços e já no aguardo da 3ª geração!
Valeu Junior! Vc sempre prestigiando! Grande abraço!
Ja estou assistindo pela 3 ou 4 vez de tão bom que acho esse seu video. Abração amigo 😊😊😊
Valeu 🙏
Eu comecei com o Atari 2600, em 1984 se não me falhe a memória. E nessa época foi legal, pq meus amigos do prédio em Sampa ganharam videogames diferentes: O vizinho de baixo, o Odyssei e o do décimo andar, o Intellivision. O Atari ainda foi maioria entre os amigos. Bons tempos!
Nessa época eu morava em Campinas. A situação era parecida. O vizinho de cima tinha Atari. Eu tinha Odissey. Intellivision um garoto em Curitiba tinha. Sim, era legal poder jogar os outros consoles. Foi na casa desse amigo que conheci meus jogos favoritos do Atari (que não tive...fui jogar em emulação décadas depois...)
Tive odyssey, joguei bastante Atari e um pouco intelivision nas casas de amigos e parentes.
Jerry Lawson foi "o cara" !!
O cara tinha um laboratório na garagem de casa só para experimentos e de lá surgiu de tudo.
É isso aí. Esse cara merece todo o reconhecimento do mundo!
Essa de colocar o nome do Didi foi genial. Os gráficos eram toscos e ninguém podia dizer que não era o Didi na tela. :)
Cara, na época eu achava incrível o Didi estar no videogame! Rsrs.
Excelente video Luiz!
Interessante também seria um video falando apenas sobre os clones que a atari teve no BR, como o da Milmar, Dactar, CCE, Polyvox e o raro atari branco da Robby. Uma menção com a historia dos cartuchos brasileiros de atari também seria legal, comentando como eram esses cartuchos como por ex. os da CCE que tinham artes bem bonitas nos cartuchos. Os Cartuchos da Robby sempre tinham aquela nave na arte , os dactar com as chavinhas com 4 jogos...
Um abraço
Fala Carlos! Muito boa sua sugestão! É um assunto bem rico e que daria um ótimo vídeo. Já entrou aqui na minha lista de vídeos para o futuro. Abs
Atari foi uma coisa fascinante pra mim, mas só curti um jogo, o magnífico HERO, e vou além, sem esse jogo não teria me apaixono por ele.
Queria ter uma graninha extra para comprar esse passe...
Valeu Wminer é estouro 🎉
Mais um excelente video!!! Qualidade profissional!! Continue assim!!!! Parabéns!!!!
Obrigado pelas palavras! Abs
Que matérias maravilhosas nostalgia emocionantes que nos leva ao passado no mundo dos games ótimo video amigo
Sensacional o vídeo me tele transportei pra época parabéns!!!
Valeu, Carlos! Abs
Muito bacana! Me fez lembrar de muitos momentos divertidos da minha infância! Meu primeiro vídeo game foi o Atari 2600 por volta de 1984!
Que legal! Fico feliz que tenha gostado. Abs
ODYSSEY foi um videogame que tive pouco ou quase nenhum uso....meus pais compraram o video game (que veio com 2 games...um de corrida e um de palavras) e jamais tiveram condições de comprar mais jogos, porque eram caríssimos 😥
Resumindo, eu dei o video game para um primo, na caixa, com isopor, plastico e tudo, depois de uns 5 anos.
Ainda cheguei a comprar um Atari velho mas já era adolescente e trabalhava....enfim, sou de 72 e meio que "pulei" a fase do videogame, talvez por já trabalhar desde os 12 anos, desenvolvendo software de lista de preços para farmácias usando os computadores domesticos ca Prologica (TK 85, TK90X, CP200, CP300, CP400 e CP500).
Fala Leo. Os vídeo games eram de fato muito caros nos anos 80. Uma pena que você não consegui curtir tanto seu Odyssey, pois é um console fantástico! Grande abs!
Muito bom!!! Parabéns, seu canal esta virando um manual de consulta em vídeo! Valeu!!!
Ganhei meu dia! Abs
Em casa nós tínhamos o Dactar. Controles bem melhores do que os do Atari 2600. Ótimo vídeo, diga-se de passagem.
Dactar é uma lenda! Queria muito ter um! Obrigado pelo elogio! Abs
Dactar era um Atari "turninado"
Meu 1º videogame foi um DACTAR II - Modelo 007 , que vinha numa malinha! 😄😄😄
Minha primeira experiência com vídeo game foi num dactar
Parabéns pelo vídeo. Eu tive o ODISSEY quando era criança. Adorava. Que tempos bons.
Valeu, amigo! Abs
O Popeye do Odyssey² era o pior disparado, mas não tem jeito: é o meu console preferido, pois foi o 1º de todos que eu tive e diga-se de passagem, dono do visual mais belo e visionário da sua geração. Hoje damos muito valor ao layout madeirado do Atari 2600 Heavy Sixer ou do Intellivision, mas na época eles perdiam feio pro Odyssey apesar do hardware de ambos serem superiores... Parecia até coisa do futuro! Mas infelizmente não tivemos acesso ao The Voice por aqui, uma pena!
👊👊👊
Aprendi muito sobre a 2° geração de vídeo game.
Ótima explicação
No aguardo da 3° e 4° geração
Legal, Caio! Logo mais vem o da 3ª geração. Abs!
@@RetroGamerBrasil showww
Excelente vídeo! Venho lá do tempo do Telejogo, mas o primeiro videogame que lembro de meu pai ter comprado pra gente foi o Odissey. Gostava muito, ainda que meus amigos tivessem o Atari. Eu ficava com aquela sensação de "console errado" por não poder entrar na troca dos jogos com eles. Mas o Odissey deixou ótimas lembranças e foi decisivo para eu ser o gamer que sou até hoje (sim, continuo acompanhando a evolução dos jogos e consoles). Lembro do Conquista do Mundo, único dos especiais que tivemos, com seu acabamento super requintado. Me diverti muito com o jogo do Didi, Alien...e tantos outros. A "frustração" foi não ter jogado o famoso Senhor das Trevas. Mas tudo bem. O velho depois providenciou um salto de geração aparecendo um belo dia com um Super Nintendo "para minha irmã"... aí ja é outro capítulo da mesma diversão! Parabéns pelo vídeo!!
Valeu 🙏
Sensacional 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Eu me lembro da minha curiosidade e surpresa quando soube que meu tio comprara o Odissey lá no distante ano de 1983… dois anos depois me lembro do meu irmão dar um pulo de alegria quando soubemos que ganharíamos um Atari 2600.
28:40 quando se olha essa comparação fica muito claro que o Colecovision estava em uma categoria completamente diferente dos outros consoles. Porém, fica muito atrás dos consoles como NES e Master System.
Na minha opinião deveria existir uma categoria intermediária entre os consoles ditos de 2ª geração e os de 3ª geração, onde ficariam os consoles Colecovision e Atari 5200 por exemplo
Você tem que fazer um dia uma série de cartuchos do Atari (um deles eu joguei em 1986) que se chamava Swordquest. O subnome dele era Earthworld. Abração
Parabéns Luís! Top d+ meu irmão! 😉👊
Intellivision showww demais da um banho no Atari foi uma pena ter poucos jogos lançados no Brasil mas em gráficos e sons sensacional para a época
Que belo vídeo, Luís. Bem didático e muito bem embasado na história.
Obrigado, Cleidson! Abs
Uau que aula!! Amei saber da história dos games, ansiosa pela próxima geração!!
😘
Excelente canal. Análise completa e perfeita. Que coleção magnífica. Parabéns por tudo e sucesso.
Estou na expectativa de um episódio sobre portáteis. Sou um entusiasta e tenho quase todos, mas aposto que vendo a sua coleção, vou ter mais uma série deles para comprar.
Obrigado pelas palavras, Gabriel🙏. Eu também sou super fã de portáteis. Já fiz um vídeo sobre o PC Engine LT, não sei se vc já viu. Abs!
Já vi. Excelente também. Já comprei um Turbografx Express e estou atrás de um LT. Vais ajudar a me levar à falência...hahahha
Parabéns novamente e obrigado pelos ótimos vídeos.
Cara, que saudade dessa época e do meu Odyssey. Adorei o vídeo, parabéns!!
Valeu, amigo! Abs
Uma verdadeira aula sobre vídeo games da segunda geração, eu joguei Atari na minha infância. Esse com detalhes amadeirados igual do seu vídeo, mais era de um amigo. Meu mesmo só na década de 1990 começando pelo Dinavision 3 como já havia lhe dito. Parabéns pela exposição e coleção 🎮🎁🍀🏆🍾🥂👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾.
Valeu 🙏
Muito bom Luis!! tão bom quanto da terceira geração. Sei que dá um trabalhão fazer esses videos, mas continue esse ótimo trabalho 👏🏻👏🏻
Valeu, Ricks! Abs
Que vídeo excelente! estou adorando esses vídeo da historia do videogame =)
Valeu, Lucas! Abs
Que coleção linda de consoles/games você tem!
Gostei da proposta desse "Em Busca dos Anéis Perdidos", fiquei até com vontade de jogar! Hahaha
Não posso nem falar que esse vídeo é incrível, pq seria pouco, que trabalho fantástico, e além de toda informação riquíssima, ver os jogos na caixa os consoles funcionando dar um ar a mais que é indescritível, tenho 21 anos e hoje tem consoles e PCs com potência para gráficos lindíssimos, mas a vontade de jogar esses consoles depois se ver tudo isso é muito grande.
Vim conferir um pouco da história dos videogames e saí encantado, pretendo fazer minha coleção de games, mas nunca tinha pensado em pegar coisas tão retro, mas confesso que agora estou tentado a jogar esses jogos no próprio console e viver essa história, no mais, excelente conteúdo, canal e coleção, Todo sucesso Luiz.
Valeu, João! Fiquei muito feliz com sua mensagem! Abs
Luis, meu tio trabalhou na "Sharp do Brasil" e meu primo tem esse intelivision.
Que demais! Isso é uma relíquia!
@@RetroGamerBrasil A Verdade que nos 80, era uma coisa muito diferente das pessoas que nao conheciam tanto video game, e nao se sabia com facilidade como conseguimos hoje me dia.
Vídeo excelente igual a todos os seus outros trabalhos. Parabéns cara, seu canal é incrível e lindo de nostálgico. Sou fã de carteirinha do canal!
Muito obrigado! Abraços
Eu ganhei um Atari com 4 anos de idade..joguei muito
Muito legal o vídeo. Sugestões:
1) talvez fazer uma menção ao RCA Studio II que projetou o primeiro console com cartuchos mas acabou lançando depois da Fairchild e antes da Atari.
2) o primeiro console Atari 2600 mostrado no vídeo é um Light Sixer e não um Heavy Sixer
Obrigado, amigo! Ótimas sugestões! Infelizmente agora não consigo mais editar, mas fica o registro aqui.
Sobre o Atari, muito bem observado!
Parabéns. Mais um vídeo espetacular.
Valeu, amigo!
Vídeo sensacional! Me fez mudar o conceito que tinha do Odissey. Ganhou mais 1 inscrito e like. Eu tive Atari e depois CP400, cujos jogos eram por cartuchos ou podiam ser gravados e carregados em fita cassete, utilizando um gravador comprado à parte. Você teriam algum vídeo a respeito do CP400? Eu lembro que os jogos tinham um gráfico incrível em comparação com o Atari, eram idênticos aos de fliperama (arcade). Nas férias escolares eu passava as madrugdas jogando, encerrando a jogatina somente quando amanhecia. Um forte abraço!
Fala Márcio, tudo bem? Obrigado pela sua mensagem! Eu não tenho o CP400 na minha coleção, mas agora fiquei curioso e vou pesquisar mais! Grande abraço
@@RetroGamerBrasil opa, acho que sem querer dei uma ideia para ampliar tu coleção e material para um vídeo. Aquele abraço!
Que video bacana, muito bem apresentado, sem enrolação e conteúdo na dose certa. Bateu a nostalgia, tive Telejogo 1 e 2, Intellivision e Intellivoice, e Splice Vision, a cópia do Coleco, mas joguei muuito em Atari de amigos.
Concordo com você, o melhor jogo da Mattel foi Burger Time e do Coleco o Donkey Kong. Saudade deles e de alguns jogos do Coleco, que foi realmente um videogame impressionante.
Sensacional o pouco que vi da sua coleção, pagaria pra ver de perto. Tem algum vídeo dela?
Já encontrei o vídeo e salvei....
Amigo, você teve um Splice Vision😱😱😱
Isso é uma verdadeira joia!
Obrigado pela sua mensagem! Eu tenho um vídeo sobre a primeira geração, que talvez você goste:
ua-cam.com/video/iMPFaeVEcq0/v-deo.html
Abs!
Cara, ganhei esse Splice Vision de um amigo da família, engenheiro eletrônico que teve alguma ligação com a empresa.e havia ganho ele, estava encostado sem uso.
Assim como todos os outros mencionados, com o tempo acabei me desfazendo como se não valessem nada, só pra ficar bem arrependido hoje. Fiz o mesmo com Apple 2, TK 90X (que já andei procurando pra comprar mas virou realmente peça pra colecionadores).
Uma curiosidade sobre Game & Watch: Tive a maioria, mas só ganhei 1. No meu colégio era febre, todo mundo tinha, quando você se cansava do seu jogo bastava encontrar alguém, podia ser um estranho, com o que você queria e sugerir a troca. Todo mundo trocava.
Já havia assistido a parte 1, para a qual estendo os mesmos elogios. Foi o primeiro vídeo seu que assisti, este o segundo.
Assisto mais UA-cam do que TV, seu trabalho é muito acima da média, digno de colocar legendas em inglês pra gringo curtir.
Parabéns por proporcionar algo tão agradável de assistir. Clicando em assinar já.
Grande abraço e sucesso.
Alexandre
🙏🙏🙏
Muito bom, o Popeye do Odyssey é pavoroso, também comparei ele no meu vídeo, a arte dos cartuchos do Channel F também são um espetáculo a parte . Parabéns
Grande Gilão, que honra tê-lo por aqui! A diferença do Popeye é gritante! Abs
Rapaz…joguei esses jogos adultos mas eu era criança e destruía os controles…kkkkk
Primeirão parabéns pelo Canal amo amo os retrô parabéns que Deus abençoe
Obrigado, amigo! Abs
Esse vídeo ficou incrível! Parabéns!
Eu adoro consoles e jogos antigos! Jogos são verdadeiras obras de arte!!
Concordo, Adriano! Abs
Cara, irei levar seus vídeos e indicar na faculdade de Games. Melhor canal de história dos Games.!!!
Opa! Agradeço demais! Grande abraço!
Que qualidade absurda a do seu canal! Estou maratonando os vídeos!
Muito obrigado! Abs
Muito bom excelente video luiz,muito bom estar conhecendo consoles das antigas q eu nunca tive a chance de ver e de jogalos,já to ancioso pelo proximo video
Valeu, amigo!
Excelente vídeo. Produção de alto nível!
Valeu! Abs
Muito bom, o conteúdo do seu canal é bom dms, só faltou o Atari 5200 q foi lançado para competir com o Colecovision
Belo trabalho, parabéns!!👏👏👏
Obrigado, amigo! Abs
ótimo vídeo Luís, trás a quarta geração,por favor...snes é o meu video game favorito, nasci no mesmo ano que ele, em 1991.
Em Abril vai finalmente sair do forno!
Seus vídeos são sensacionais!
Parabéns, Luís!
🙏🙏🙏
Essa séria que vc fez tem um conteúdo rico. Parabéns!
Valeu 🙏
2ª geração me recordo quando Criança na casa do meu Avô meu Tio tinha um intelivision 2, e eu e meu irmão jogávamos muito em uma TV Semp 5" kkk nostalgia Pura herdei ele do meu Tio tenho ele no meu Acervo e jogo tbm ate hoje ..... Sem falar que a Imagem e som e outro nível comparando o Atari 2600 """"Parabéns pelo Vídeo Nota 10""" Abraços
Belas memórias! E obrigado pela mensagem
Bom dia , tive uma Atari 2600 (meu primeiro), anos mais tarde troquei por um Odyssey 2 bem completinho. Hoje tenho novamente um Atari 2600 e os demais jogo no Mister FPGA.
Ótimo material. da para ver que foi feito com muito carinho.
Parabéns pelo canal!!!
🙏🙏🙏
Estou adorando de mais essa série!! 👏👏👏
👊👊👊
Parabéns pelo ótimo trabalho mano! Show esse vídeo ! Tinha ouvido falar só de nome desses consoles, mas ver ao vivo e a cores foi demais!
Valeu, Fábio! Abs
Eu amo o atari! As pessoas dessa geração nova não sabem o que é jogo! Eu lembro da minha coleção de 1500+ jogos de atari. Os meu favorito são enduro, river raid, elk atack, e mais. Eu lembro que um dia eu fui jogar elk atack por 10min e fiquei mais de 1hora.
Legal a tua série de videos. Mas eu só queria comentar que a Atari nao autorizava a publicacao de jogos por terceiras empresas. O que ocorreu foi que alguns programadores da Atari queriam ser reconhocidos como autores dos jogos que a Atari comercializava, o que era proibido pela empresa, e foram ignorados pela direcao, já propriedade da Warner. Eles entao sairam e criaram a Activision. Como voce disse, eram os melhores programadores da empresa. A Atari imediatamente processou a Activision, que ganhou na justica o direito de produzir jogos para o console sem ter que pagar quaisquer direitos ou permissoes. Se a coisa tivesse ficado por ai, tudo bem, pois os jogos da Activision, como voce falou, eram excelentes e os programadores que tinham saido da Atari, eram os melhores. Uma vez a decisao judicial publicadas, dezenas de outras empresas decidiram entrar no mercado sem autorizacao da Atari, que nada podia fazer para limitar isso. Algumas dessas empresas nao tinham qualquer sistema de qualidade, publicavam qualquer coisa que podiam chamar de jogos. O mercado americano foi inundado de jogos de baixa qualidade que nao vendiam. Ai, em 1983, essas empresas comecaram a quebrar, e as lojas, vendiam os jogos em estoque por US$ 1,00. Um pai de familia que em 1983 queria comprar um jogo de US$ 20,00 que o filho tinhe pedido (por exemplo, o ET que voce menciona), chegava na loja e comprava varios jogos por US$ 1,00 e achava que ia ser um heroi. Apesar de que a maioria desses jogos eram verdadeiras porcarias. Isso contribui (junto com as devolucoes que voce mencionou) para o famoso crash de 1983. As empresas que nao tinham quebrado, nao conseguiam vender nenhum jogo ao preco normal, pois havia milhoes de jogos a preco de banana. Detalhe, esse famoso crash nos EUA aconteceu no ano que os video games explodiram no Brasil, 1983, e nos nao passamos por nada disso. Pelo menos na primeira metade da decada de 80 e possivelmente bem depois, o Atari vendia como agua no Brasil, e a transicao para a terceira geracao foi muito menos acidentada. Outra coisa que aconteceu nos EUA em 1983 e que muita gente nao menciona quando fala do crash, foi o barateamento dos micro-computadores de 8 bits. Micros como o Commodore 64 eram vendidos por menos de US$ 500,00, e a geracao anterior VIC-20 por muito menos, e isso permitiu a muitas familias preferir a compra do primeiro micro em vez de investir em video-games.
Fala Nelson. Muito obrigado pela sua excelente explicação! Contribuiu demais! Abs
Parabéns de verdade o seu conteúdo, gratidão 💚
Valeu, amigo
Ouviria por horas vc contando essas histórias, tbm vivi essa época. Parabéns pelo vídeo e coleção.
Valeu, amigo! Abs
Novo canal para maratona, parabéns pelo vídeo 👏👏
🙏👊
Conteúdo sensacional. Muito obrigado! Deu até vontade de jogar tudo de novo.
Então bora jogar!
Parabéns pelo vídeo. Também tenho alguns consoles e cartuchos de gerações antigas.
Poderia fazer um vídeo com dicas de conservação para as coleções? Indicações gerais para organizar, conservar e limpar os cartuchos, consoles e controles. Tenho muitooooos jogos loose de Atari. Qual a sua indicação para conservar? Devo fazer, junto à graficas, caixas ou luvas imitando o formato das originas ou caixas de poliéster? Qual a prática mais adequeada para organizar e preservar?
Fala amigo. Ótima sugestão! Vou fazer um vídeo falando sobre conservação e limpeza! Abs
Sensacional. Eu tb comecei em 83 com um Odyssey.
👊👊👊
Meu primeiro videogame também foi o Odyssey, aquele com teclado os dois joysticks. Esse que vc mostra nos 14:25.
Eu tinha o jogo do Alien ali. Nossa que legal saber agora qual era o jogo que eu tinha. Rsrsrsrs..
gostei amigo do seu video sobre os games antigos continue com esta ideia.
Parabéns pelo vídeo , fez eu voltar na minha infância , belo conteúdo com muitos detalhes . Sucessos e abraços
Top mano , quanta informação , canal só tem a crescer , 🙏👍👍👍
Minha lembranca mais antiga de criança, é uma com 2 ou 3 anos de idade, jogando o Odyssey com meu irmão mais velho. Ele tem o dele conservado até hoje
Conteúdo 🔝
Parabéns pelo trabalho
Valeu 🙏
É, realmente todos os gráficos do colacovision serão sempre
realmente muito bom mesmos
eternamente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Entrei também na 2ª geração!!!
Excelente vídeo parabéns !!!!
Valeu, Vinicius! Abs
Aconteceu um evento de Odyssey no Playcenter aqui em SP na época em que ele foi lançado nos anos 80. Aconteceu numa área que ficava embaixo do Cinema 180 graus, ali colocaram alguns consoles e TV's para as pessoas jogarem. Lembro perfeitamente, naquela época eu tinha meus 12, 13 anos. Tive um tele jogo e um Atari, mas o Odyssey não.
Fala Paulo. Esse evento no Playcenter foi histórico! Bela lembrança!
Vídeo excelente!
Valeu, amigo!
O Odyssey foi meu primeiro console, lembro desse jogo do Didi, lembro de jogar forca no teclado e de um jogo de corrida com vista superior. Nem sabia desse outros consoles mais pro final da 2 geração que o gráfico chega a ser superior em muitos da 3.
Kassetada, hein....
@@playdennis pombas, hein...
Odyssey está no coração ❤️. E fica ligado aqui, pois o próximo vídeo será sobre um vídeo game bem raro que foi da 2ª e da 3ª geração✌️
Escuto essa história de jogar forca no Odyssey desde quando éramos calouros na faculdade 😄😄😄
@@playdennis vocês que conhecem bem o mundo dos games podiam me ajudar a relembrar um pouco da minha infância. Já tentei várias vezes ver uma imagem desse jogo e não encontro nada na internet.
Gosto da proposta de jogos como "Em Busca dos Anéis Perdidos" e "Conquista do Mundo". É uma pena que as gerações seguintes abandonaram este tipo de jogo que mistura tabuleiro com disputa na tela.
Eu tb curto muito esse formato. Ele ajuda demais a ampliar a experiência do jogo
Hero era legal hein? Tive esse jogo. É o que mais lembro é o melhor de todos que joguei. Nem sabia que teve duble dragon! Até Mario teve! Não sabia tbm
Caramba 🙀
O ColecoVision era muito superior ao Atari! Ele está em outro nível, uma geração 2,5.
River Rider top!
E ele foi a base do primeiro vídeo game do Sega.
Top👍👍👍
👊👊👊
Excelente! Parabéns!
Video fantástico!