Instinto x Pulsão

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 2 жов 2024
  • No primeiro capítulo do livro "Três ensaios sobre a teoria da sexualidade (1905)", Traz pela primeira vez o conceito de pulsão, que difere do conceito de instinto nato . Mas o que será que ele quis dizer com isso? Veja o recorte que preparamos para vocês, retirado do nosso webinário sobre a obra.
    Quer fazer parte do nosso Clube de Leitura - Ler Freud? é gratuito. Inscreva-se: www.egolab.com.br/lerfreud
    Fique atualizado dos nossos eventos pelo nosso instagram: @egolaboficial
    Cursos e supervisão em grupo, acesse nosso site: www.egolab.com.br
    Referência: "Três ensaios sobre a teoria da sexualidade (1905)" - amzn.to/3HxXL0u

КОМЕНТАРІ • 6

  • @ProfessorCRosa
    @ProfessorCRosa Рік тому

    Sucinta e focada no cerne da explicação. Excelente.

  • @antonioalvinosf3885
    @antonioalvinosf3885 2 роки тому +1

    Adélia, boa tarde. Estou estudando psicanálise e suas aulas me têm sido bastante esclarecedoras. Sou grato.

  • @marcusnogueira2966
    @marcusnogueira2966 2 роки тому +2

    Muito bom!! Adorei!!!!

  • @noyoutube.2024
    @noyoutube.2024 Рік тому +1

    Sim, mas comparar a forma como os demais animais se constituem em um ambiente não seria um equívoco ? porque como você citou, alguns animais consegue após nascer se cuidarem sozinhos diferentemente dos seres humanos que precisam de 10/11 anos para o mesmo. está correto !, mas comparar essa forma de auto sobrevivência pós nascimento de outros animais com pulsões sexuais dos seres humanos e até mesmo de animais não seria impertinente, ? pois vejamos que igualmente como os seres humanos e os outros animais desenvolve-se seus instinto sexuais ao longo de suas vidas é exatamente esse fator não instintual que não vem a um acordo, pois ele, Freud, segundo você, está falando de uma forma como se o indivíduo na possuísse ou não tivesse uma mãe ou um responsável para desenvolver-se suas partes erógenas. Sendo que é natural que um ser da espécie humana possui essa certa dependência, vinda de seu(s) responsável(is). Naturalmente o indivíduo não consegue sobreviver de forma autônoma pós nascimento, mas foi a evolução que estruturou essa característica distinta dos demais. Portanto, se não for um equívoco ou mal interpretação da minha parte, concluo que as pulsões sexuais são sim, em vista, instintual, pelo simples fato de que o indivíduo não possui capacidade de auto sobrevivência pós nascimento, se ele não possui e precise de um ser maturo para o cuidar, pois é instintual que o outro ser cuide do outro ser prematuro, pois se não, não garante a sobrevivência do ser prematuro. sendo assim da natureza e instinto humano.
    Só pra deixar claro, não quero criticar ou diminuir o que foi dito por você, mas pelo contrário quero questionar essa minha perspectiva. Se o que escrevi for algum erro de interpretação da minha parte, me corrige por favor. e esclareça para mim esse equívoco.
    Obrigado.

  • @Isaque_Monteiro2003
    @Isaque_Monteiro2003 10 місяців тому

    Eu fiquei "SEEEERIO?

  • @Isaque_Monteiro2003
    @Isaque_Monteiro2003 10 місяців тому

    🕵🏽‍♂️🕵🏽‍♂️