Eu uso oleo sintetico e semi sintetico 10w40 de carro de várias marcas, shel, Ipiranga, havoline, BR, castrol na minha moto yes 125, desde que fiz a primeira revisão dos 1000km, em março de 2014, ela hoje já está com 49000 km e nunca tive problemas no motor e nem na embreagem, nunca usei o 20w50 mineral. Vai entender né?😂 e troco numa média a cada 2000km.
Parabéns pelo seu canal Dessa vez eu coloquei o óleo MOTUL 7.100 10w30 e na embalagem fala que pode rodar até 10.000 km mas eu acho muito e vou trocar com 5.000 mil Km e claro o mais importante é conferir o nível do óleo todos os dias ou uma vez por semana e se precisar completa A minha moto virou outra as trocas de marcha ficaram suaves e macias para passar os ruídos e vibração do motor diminuíram bastante e a moto ficou prazerosa de andar Prá quem tiver dúvidas pode colocar tranquilo que vocês vão sentir a diferença na primeira volta Só acho ele um pouco caro mas vale cada centavo pela qualidade do óleo que prá mim é o melhor óleo do mercado
Usei o motul uma vez na biz 110 e fui viajar ums 362km e deu ruim riscou a camisa também pra numca mais uso somente o lubrax 10w30 esse é o melhor óleo q existe
Poxa que experiência desagradável irmão, porque normalmente poucos reclamam deste óleo pelo contrário só ouço elogios. Ma o Lubrax pra mim é um dos melhores já feitos, sempre que posso faço o uso também. Vlw pelo feedback
Troco a cada 2.000 km, numa fan 2014. Uso Óleo jaso ma2, semi sintético, todas marcas são boas. É só verificar nível a cada 300 km, isso é o mais importante.
Sim, particularmente estou me surpreendendo agora estou com Motul, vamos ver se tem diferença. Eu queria o câmbio mais macio mas acho que é mal de 160 não é?
Olha não me lembro de nenhum estudo relacionado a isso. Porque motor é câmbio usam o mesmo óleo, mas teve alguns óleos que eu particularmente gostava bastante, o STP que foi extinguido do mercado nacional era excelente pro câmbio deixava macio demais, o lubrax também gosto muito e por último que achei bem legal mas vou concluir a respeito é o Mutol que estou usando atualmente, me surpreendeu bastante. Mas em suma se na 160 mede um Jaso MA2 se utilizarmos um superior ele vai superar muito em questão de durabilidade limpeza do motor, nessas cilindradas pouco vamos notar desempenho e economia. Mas se eu pudesse eu usaria um superior sempre que trocar. No caso o Motul 10/30 que estou usando é superior ao Pro Honda.
Sua troca de óleo de 2mil e muito pouca,assim fica caro porque um bom óleo e caro mesmo. vc pode sim fazer a troca de 6 mil como recomendado pelo fabricante,basta estar de olho no nível e completar se necessário,não a nada da anormal nisso. Deixe outro litro de óleo da mesma especificação só pra ir completando até a quilometragem alcançada. Baixar óleo no motor e normal nada de outro mundo. fica a dica.
Top! Mas o que eu fico com receio é de baixar muito em pouco tempo manja . Se fazermos os cálculos por exemplo a moto baixar 1/2 litro a cada 2k quando bater 6k a moto vai tá praticamente com óleo novo no motor e vamos substituir, isso é uma suposição. Agora na minha opinião se ela baixar 200ml a cada 2k pra mim já tá no padrão. Meu pensamento é pra compensar, a queima natural do óleo não pode ser excessiva.
Olha eu fui na Honda e ele me afirmaram que o óleo é trocado a cada 6 mil km desde que sempre fique verificando o nível e completando quando necessário, porém ele me falou para quem não confia pode rodar 3 mil km sem preocupação mais ainda sim olhando o nível do óleo e completando quando necessário. Lá me mostraram um vídeo do curso que eles fazem e tem muito esse assunto lá, por isso fui direto na Honda para tirar essa dúvida.
Top. Mas eu analiso esta situação com 2 condições do uso da moto. Se você usa a moto pro deslocamento rápido ao ponto do óleo sequer atingir a temperatura ideal de trabalho pra que os agentes detergentes reagam e se você usa a moto pra um deslocamento maior em que você atinja essa temperatura, porque, talvez imaginamos o uso severo da moto só se andarmos acelerando e não, se nós usarmos a moto de um ponto até outro muito perto que a moto nem esquente, também é uso severo. Então se usa a moto por uma distância bem pequena por medida de segurança eu trocaria o óleo com uns 2 até 2,5 k agora se faz o uso normal em que a moto atinja a temperatura ideal de trabalho isso de uma maneira periódica sabe, eu andaria de 3 a 3,5k eu não arriscaria 5 ou 6k. Até mesmo porque após um cerro período o óleo vai perdendo as propriedades naturais dele e creio que não é benéfico o suficiente pro motor durar muito tempo. Mas é meu ponto de vista, quem idealizou o motor foi os engenheiros da Honda e creio que eles sabem muito bem do que estão falando. Mas contrapartida estamos falando em 2023 de uma indústria capitalista, não é como a 20 anos atrás que as coisas eram feitas pra durar. Blz abraço e obrigado pelo feedback.
@@leooliveira07 bom dia, eu rodo 60km por dia de segunda a sexta e estava trocando a cada mil km e depois de ver vários vídeos e comentários, resolvi ir na Honda tirar essa dúvida e agora me sinto mais seguro em rodar os 3mil km, conforme foi me orientado.
A se você roda essa quilometragem creio que pode rodar sem medo mas sempre olhando a vareta de óleo, caso atinja o mínimo você repõe, mas dependendo da quilometragem rodada eu trocaria. Mas vai dar certo, veja o vídeo que postei do Yamalube na Factor do meu irmão. ua-cam.com/video/eKz5lqusb6M/v-deo.html
Não é apenas lubrificação, é também resfriamento do motor, óleo perde eficácia com o calor.. o motor aguenta , mas a embreagem não.. troquem o oleo a cada 2000km no máximo pra preservar a embreagem.
Uai mas é fino mesmo, esse assunto de óleo grosso é melhor é coisa do passado eu lembro de uma conversa que meu tio sempre falava quando ia trocar óleo dos carros dele, era : poxa esse óleo não presta é muito fino. Só que naquela época só existia basicamente o 20-50 outro óleo mais revolucionário existia esse preconceito por conta da viscosidade ser muito fino, hoje temos 0-20, imagina, parece uma água.
Mano eu sou motoboy, tô trocando a cada mil km, porém os outros óleo já tá acima dos 40$ reais, então tô pensando em usar só o óleo Honda e trocar a cada 1.500 kkk 😅
Vai sempre reparando na vareta de medição caso não baixe muito rápido eu recomendo usar sim. Mas tem que ficar de olho sempre pra não perder o motor, principalmente pra gente que é Moto Boy e é difícil controlar a mão hehehehh abs
3 місяці тому+1
Eu troco na minha fan 24 a cada 2000 tranquilamente
A primeira troca na minha pop , troquei com os 1000 km. Já a segunda troca , troquei com 2000 km. E, estava no nível e a cor , estava começando a ficar preto mais estava com a viscosidade boa. Então, pode sim rodar mais de 1000 km.
Sim mas eu não me preocupa tanto com a coloração nem a viscosidade sabendo que o óleo é bom, eu me preocuparia com o nível. Se rodarmoas com a moto no nível certo não vai ser tão prejudicial assim igual se tivermos um óleo top mais com nível baixo entende, tem muitos mitos ainda que rondam as oficinas e trocas de óleos que ainda são usados só pra vender óleo
Eu uso a moto pra trabalhar e andar atoa final de semana.., tem dias que ando muito de boa, tem final de semana que nem ligo e tô fazendo testes, andei 1600km, e ainda não troquei, fui ver se o óleo abaixou, e não abaixou, e ele tá no tom de marrom ainda, assustie achando que tava sujo, mas fui pesquisar marrom quer dizer que ele está em um bom estado e limpo, tá certo?
Olha sobre ir trabalhar e andar casualmente a maioria de nós usa desta maneira. Agora você tem que traçar seu trajeto de trabalho pra daí tirar um conclusão sobre uso severo ou não relação ao trabalho. Sobre a cor do óleo, hoje coloração é mito manja.... não tem como o óleo do motor sofrer variações de temperatura externa, interna, lubrificar câmbio e motor junto e permanecer num tom marrom mais claro. Agora o que vai nos garantir que realmente esta lubrificado são as cargas de detergentes e diaperssantes presentes na composição do óleo. Tem Canal que o cara manja muito ds moto e roda até 4k com o óleo numa titan 150 e 160, o próprio manual diz isto o problema é que ninguém teve muita coragem de andar.
Vou te dar uma dica correta de troca do oleo do motor...vc precisa tombar a moto para direita por algumas vezes para o óleo descer todo...por isso só saiu 800ml, fica a dica blz 👍
@@leooliveira07 nenhuma moto na troca de óleo vai baixar um litro de óleo queimado irmão, o óleo não desce todo nem se você deixar um mês escorrendo, sempre vai baixar 800ml 850ml no máximo 900ml
Olha se analisarmos os parâmetros de melhoria nos óleos e se é indicado, sim, mas na maioria das vezes e isso eu até já fiz testes dependendo de quanto seu motor rodou ele tende a baixar óleo, tem que ficar de olho no nível.
Amigo o video é antigo. Mas pode me passar o seu conhecimento? Sabe me dizer quantas ml de oleo abaixou em relação a cada marcação na vareta de óleo?? A minha start 160 2022 tem 11.600km sempre troquei o óleo a cada 2mil km sem nem abaixar o nível(pro honda sempre)... abaixava só a primeira marcação da vareta no máximo.. porém fiz a burrada de tirar o filtro quando ela tinha 7.5mil km e coloquei de volta agora com 10.4km porém nesse periodo usei só ipiranga semissintético 10w30 sl jaso ma2 trocava a cada 1300, 1450 no máximo pq abaixava até a segunda marcação. Agora quando fez 10.400km coloquei o filtro e o escape original da moto pq iria ter a revisão na honda de 18 meses que seria a de 12mil km da garantia. Fiz a revisão não perdi a garantia, porém agora andando todo orginal com óleo honda com esses 11.600km a moto abaixou a primeira marcação na vareta com apenas 1.200 km (600 foram em viagem sempre a 110-120km/h). Queria saber essas informações sobre os níveis na vareta para saber quanto repor ou se não é necessário repor até chegar na metade algo assim, pois estou achando que ela fez alguns riscos no cilindro por usar sem filtro ou se a viagem sempre em velocidade alta fez ela consumir mais óleo mesmo. Ou uma mistura dos dois 😅.
Blz Yan, você passa meu olhar de acordo com a minha experiência de alguns anos trocando óleo e andando de moto. Olha acredito que é um pouco dos dois viu, eu tive uma CG 125 que arranquei, filtro andei só com carburador puro, usei álcool, botei comando só não mexi no motor, nunca abaixou nada de óleo era minha cobaia, só foi eu botar um 4mm ela começou a baixar um pouco devido aquecer mais e os aneis serem mais finos e aí que eu acho que tá o pulo do gato. Essas motos mais novas a grande maioria são desenvolvidas com alta tecnologia, os pistões hoje são menores e aneis mais finos, consequentemente óleos mais finos também e melhores. Nunca curti muito o Ipiranga sempre achava que ele baixava na minha moto, no seu caso acho que você teve o azar de sua admissão puxar alguma impureza e riscar seu cilindro mas creio que é muito pouco porque não fuma né? Mas em relação a adição de óleo não é errado completar, pelo contrário o próprio manual diz pra verificar o nível e se estiver dentro da margem de rodagem, completar. Eu indico você ir mapeando mais ou menos seu consumo de óleo por troca e verificar a vareta rotineiramente encaixando no seu uso, se estiver perto do mínimo vc completa até próximo ao máximo. E vai rodando, caso você chegue com nível no mínimo alcançando uma marca de 500 km a 800 aí é de se pensar em fazer o motor, já que na minha opinião não compensa ficar completando já que normalmente os óleos semissinteticos estão custado em média 50 reais o litro.
Eu uso oleo sintetico e semi sintetico 10w40 de carro de várias marcas, shel, Ipiranga, havoline, BR, castrol na minha moto yes 125, desde que fiz a primeira revisão dos 1000km, em março de 2014, ela hoje já está com 49000 km e nunca tive problemas no motor e nem na embreagem, nunca usei o 20w50 mineral. Vai entender né?😂 e troco numa média a cada 2000km.
Oleo de carro? Rapaz , coragem hein hehehehw
Parabéns pelo seu canal
Dessa vez eu coloquei o óleo MOTUL 7.100 10w30 e na embalagem fala que pode rodar até 10.000 km mas eu acho muito e vou trocar com 5.000 mil Km e claro o mais importante é conferir o nível do óleo todos os dias ou uma vez por semana e se precisar completa
A minha moto virou outra as trocas de marcha ficaram suaves e macias para passar os ruídos e vibração do motor diminuíram bastante e a moto ficou prazerosa de andar
Prá quem tiver dúvidas pode colocar tranquilo que vocês vão sentir a diferença na primeira volta
Só acho ele um pouco caro mas vale cada centavo pela qualidade do óleo que prá mim é o melhor óleo do mercado
Vlw irmão muito bom o relato. Top! Nós relata depois sobre os 5 km de uso pra gente, estou curioso pra saber como vaibse comportar esse óleo
5000 km e muito troco com 3000km muito ferro
Usei o motul uma vez na biz 110 e fui viajar ums 362km e deu ruim riscou a camisa também pra numca mais uso somente o lubrax 10w30 esse é o melhor óleo q existe
Poxa que experiência desagradável irmão, porque normalmente poucos reclamam deste óleo pelo contrário só ouço elogios. Ma o Lubrax pra mim é um dos melhores já feitos, sempre que posso faço o uso também. Vlw pelo feedback
Também usei o da motul 10w30 5100 e com 700km secou
@Rotas_Pop110i oh loko
Troco a cada 2.000 km, numa fan 2014. Uso Óleo jaso ma2, semi sintético, todas marcas são boas. É só verificar nível a cada 300 km, isso é o mais importante.
Sim, particularmente estou me surpreendendo agora estou com Motul, vamos ver se tem diferença. Eu queria o câmbio mais macio mas acho que é mal de 160 não é?
@@leooliveira07 necessário um óleo com especificação JASO MA2 para obter melhor desempenho no câmbio
Olha não me lembro de nenhum estudo relacionado a isso. Porque motor é câmbio usam o mesmo óleo, mas teve alguns óleos que eu particularmente gostava bastante, o STP que foi extinguido do mercado nacional era excelente pro câmbio deixava macio demais, o lubrax também gosto muito e por último que achei bem legal mas vou concluir a respeito é o Mutol que estou usando atualmente, me surpreendeu bastante. Mas em suma se na 160 mede um Jaso MA2 se utilizarmos um superior ele vai superar muito em questão de durabilidade limpeza do motor, nessas cilindradas pouco vamos notar desempenho e economia. Mas se eu pudesse eu usaria um superior sempre que trocar. No caso o Motul 10/30 que estou usando é superior ao Pro Honda.
Sua troca de óleo de 2mil e muito pouca,assim fica caro porque um bom óleo e caro mesmo. vc pode sim fazer a troca de 6 mil como recomendado pelo fabricante,basta estar de olho no nível e completar se necessário,não a nada da anormal nisso.
Deixe outro litro de óleo da mesma especificação só pra ir completando até a quilometragem alcançada.
Baixar óleo no motor e normal nada de outro mundo. fica a dica.
Top! Mas o que eu fico com receio é de baixar muito em pouco tempo manja . Se fazermos os cálculos por exemplo a moto baixar 1/2 litro a cada 2k quando bater 6k a moto vai tá praticamente com óleo novo no motor e vamos substituir, isso é uma suposição. Agora na minha opinião se ela baixar 200ml a cada 2k pra mim já tá no padrão. Meu pensamento é pra compensar, a queima natural do óleo não pode ser excessiva.
Olha eu fui na Honda e ele me afirmaram que o óleo é trocado a cada 6 mil km desde que sempre fique verificando o nível e completando quando necessário, porém ele me falou para quem não confia pode rodar 3 mil km sem preocupação mais ainda sim olhando o nível do óleo e completando quando necessário.
Lá me mostraram um vídeo do curso que eles fazem e tem muito esse assunto lá, por isso fui direto na Honda para tirar essa dúvida.
Top. Mas eu analiso esta situação com 2 condições do uso da moto. Se você usa a moto pro deslocamento rápido ao ponto do óleo sequer atingir a temperatura ideal de trabalho pra que os agentes detergentes reagam e se você usa a moto pra um deslocamento maior em que você atinja essa temperatura, porque, talvez imaginamos o uso severo da moto só se andarmos acelerando e não, se nós usarmos a moto de um ponto até outro muito perto que a moto nem esquente, também é uso severo. Então se usa a moto por uma distância bem pequena por medida de segurança eu trocaria o óleo com uns 2 até 2,5 k agora se faz o uso normal em que a moto atinja a temperatura ideal de trabalho isso de uma maneira periódica sabe, eu andaria de 3 a 3,5k eu não arriscaria 5 ou 6k. Até mesmo porque após um cerro período o óleo vai perdendo as propriedades naturais dele e creio que não é benéfico o suficiente pro motor durar muito tempo. Mas é meu ponto de vista, quem idealizou o motor foi os engenheiros da Honda e creio que eles sabem muito bem do que estão falando. Mas contrapartida estamos falando em 2023 de uma indústria capitalista, não é como a 20 anos atrás que as coisas eram feitas pra durar. Blz abraço e obrigado pelo feedback.
@@leooliveira07 bom dia, eu rodo 60km por dia de segunda a sexta e estava trocando a cada mil km e depois de ver vários vídeos e comentários, resolvi ir na Honda tirar essa dúvida e agora me sinto mais seguro em rodar os 3mil km, conforme foi me orientado.
A se você roda essa quilometragem creio que pode rodar sem medo mas sempre olhando a vareta de óleo, caso atinja o mínimo você repõe, mas dependendo da quilometragem rodada eu trocaria. Mas vai dar certo, veja o vídeo que postei do Yamalube na Factor do meu irmão.
ua-cam.com/video/eKz5lqusb6M/v-deo.html
Desde o dia que o mecanico falou que esse oleo roda 5 mil eu estou trocando de 4 mil em 4 mil KM e esta exelente.
Sim concordo
Baixa quanto?
A minha 100 mil a cada 1000, assim baixou 200 ml nos 2k
Então talvez ele fala q roda tudo isso pro seu motor fundir mais rápido
Não é apenas lubrificação, é também resfriamento do motor, óleo perde eficácia com o calor.. o motor aguenta , mas a embreagem não.. troquem o oleo a cada 2000km no máximo pra preservar a embreagem.
Eu usava esse óleo aí na minha fan 150 2014 eu rodava 1500 tranquilo só mudei pq o mecânico falou que ele era muito fino
Uai mas é fino mesmo, esse assunto de óleo grosso é melhor é coisa do passado eu lembro de uma conversa que meu tio sempre falava quando ia trocar óleo dos carros dele, era : poxa esse óleo não presta é muito fino. Só que naquela época só existia basicamente o 20-50 outro óleo mais revolucionário existia esse preconceito por conta da viscosidade ser muito fino, hoje temos 0-20, imagina, parece uma água.
😂😂😂😂 se é tua moto pede 10 w30 lógico que ele é fino
@@marcielpierre4175 ??
Ótima dica. Parabéns
Brigado tmj!
Mano eu sou motoboy, tô trocando a cada mil km, porém os outros óleo já tá acima dos 40$ reais, então tô pensando em usar só o óleo Honda e trocar a cada 1.500 kkk 😅
Vai sempre reparando na vareta de medição caso não baixe muito rápido eu recomendo usar sim. Mas tem que ficar de olho sempre pra não perder o motor, principalmente pra gente que é Moto Boy e é difícil controlar a mão hehehehh abs
Eu troco na minha fan 24 a cada 2000 tranquilamente
Top tmb
A primeira troca na minha pop , troquei com os 1000 km. Já a segunda troca , troquei com 2000 km. E, estava no nível e a cor , estava começando a ficar preto mais estava com a viscosidade boa.
Então, pode sim rodar mais de 1000 km.
Sim mas eu não me preocupa tanto com a coloração nem a viscosidade sabendo que o óleo é bom, eu me preocuparia com o nível. Se rodarmoas com a moto no nível certo não vai ser tão prejudicial assim igual se tivermos um óleo top mais com nível baixo entende, tem muitos mitos ainda que rondam as oficinas e trocas de óleos que ainda são usados só pra vender óleo
Oque não pode é roda sem óleo o resto só alegria
Eu uso a moto pra trabalhar e andar atoa final de semana.., tem dias que ando muito de boa, tem final de semana que nem ligo e tô fazendo testes, andei 1600km, e ainda não troquei, fui ver se o óleo abaixou, e não abaixou, e ele tá no tom de marrom ainda, assustie achando que tava sujo, mas fui pesquisar marrom quer dizer que ele está em um bom estado e limpo, tá certo?
Tô com medo de estar fazendo uso severo, eu sempre antes de sair eu deixo pelo menos ela esquentando 3 minutos
Olha sobre ir trabalhar e andar casualmente a maioria de nós usa desta maneira. Agora você tem que traçar seu trajeto de trabalho pra daí tirar um conclusão sobre uso severo ou não relação ao trabalho. Sobre a cor do óleo, hoje coloração é mito manja.... não tem como o óleo do motor sofrer variações de temperatura externa, interna, lubrificar câmbio e motor junto e permanecer num tom marrom mais claro. Agora o que vai nos garantir que realmente esta lubrificado são as cargas de detergentes e diaperssantes presentes na composição do óleo. Tem Canal que o cara manja muito ds moto e roda até 4k com o óleo numa titan 150 e 160, o próprio manual diz isto o problema é que ninguém teve muita coragem de andar.
O Lubrax 10w30 semi sintético é SM e é melhor quem esse da Honda
Sim, por enquanto vou usando o Honda mesmo mas caso o valor vá nas alturas eu vou optar por outro. Você já está usando o Lubrax? O quw me fala?
Nenhum Lubrax pra moto é SM, todos são SL
Vou te dar uma dica correta de troca do oleo do motor...vc precisa tombar a moto para direita por algumas vezes para o óleo descer todo...por isso só saiu 800ml, fica a dica blz 👍
Amigo em outras trocas fiz isso mas a 160 não sai tanto quanto a 150 não fiquei até surpreso.
Nem se rodar 1000km baixa 1 litro , imagina rodando 2 mil 😂😂😂
@pelearantes7709 🤔
@@leooliveira07 nenhuma moto na troca de óleo vai baixar um litro de óleo queimado irmão, o óleo não desce todo nem se você deixar um mês escorrendo, sempre vai baixar 800ml 850ml no máximo 900ml
👏👏👏👏👏👏
Posso usar em Suzuki
Amigo eu gosto de usar sempre viscosidade original . Mas nada empede de você usar um óleo de melhor qualidade, pode usar sim.
Falam muito bem do Motul 20W50 sintético, dizem que troca com 4,5 mil km e ainda tá bala o óleo kkkkkkkk.
Top, mas na 160 eu não arriscaria o 20w50 e sim viscosidade indicada pela honda. Mas mesmo assim creio que é um ótimo óleo.
Será que pode colocar na 150 titan?
Olha se analisarmos os parâmetros de melhoria nos óleos e se é indicado, sim, mas na maioria das vezes e isso eu até já fiz testes dependendo de quanto seu motor rodou ele tende a baixar óleo, tem que ficar de olho no nível.
Opa, e o pneu pro Tork ainda está bom?
Precisei vender aquela Titan mas coloquei outro na Start logo logo tem mais vídeos
Eu já perdi muito dinheiro trocando de 1000 em 1000 óleo semi sintético aguenta 3000 km. Porém tem que ficar medindo
@@capsloko sim eu também tô na mesma linha de raciocínio...
Poriso na próxima coloca 1200
Óleo honda iperanga
Lembra bastante....
Amigo o video é antigo. Mas pode me passar o seu conhecimento? Sabe me dizer quantas ml de oleo abaixou em relação a cada marcação na vareta de óleo?? A minha start 160 2022 tem 11.600km sempre troquei o óleo a cada 2mil km sem nem abaixar o nível(pro honda sempre)... abaixava só a primeira marcação da vareta no máximo.. porém fiz a burrada de tirar o filtro quando ela tinha 7.5mil km e coloquei de volta agora com 10.4km porém nesse periodo usei só ipiranga semissintético 10w30 sl jaso ma2 trocava a cada 1300, 1450 no máximo pq abaixava até a segunda marcação. Agora quando fez 10.400km coloquei o filtro e o escape original da moto pq iria ter a revisão na honda de 18 meses que seria a de 12mil km da garantia. Fiz a revisão não perdi a garantia, porém agora andando todo orginal com óleo honda com esses 11.600km a moto abaixou a primeira marcação na vareta com apenas 1.200 km (600 foram em viagem sempre a 110-120km/h). Queria saber essas informações sobre os níveis na vareta para saber quanto repor ou se não é necessário repor até chegar na metade algo assim, pois estou achando que ela fez alguns riscos no cilindro por usar sem filtro ou se a viagem sempre em velocidade alta fez ela consumir mais óleo mesmo. Ou uma mistura dos dois 😅.
Blz Yan, você passa meu olhar de acordo com a minha experiência de alguns anos trocando óleo e andando de moto. Olha acredito que é um pouco dos dois viu, eu tive uma CG 125 que arranquei, filtro andei só com carburador puro, usei álcool, botei comando só não mexi no motor, nunca abaixou nada de óleo era minha cobaia, só foi eu botar um 4mm ela começou a baixar um pouco devido aquecer mais e os aneis serem mais finos e aí que eu acho que tá o pulo do gato. Essas motos mais novas a grande maioria são desenvolvidas com alta tecnologia, os pistões hoje são menores e aneis mais finos, consequentemente óleos mais finos também e melhores. Nunca curti muito o Ipiranga sempre achava que ele baixava na minha moto, no seu caso acho que você teve o azar de sua admissão puxar alguma impureza e riscar seu cilindro mas creio que é muito pouco porque não fuma né? Mas em relação a adição de óleo não é errado completar, pelo contrário o próprio manual diz pra verificar o nível e se estiver dentro da margem de rodagem, completar. Eu indico você ir mapeando mais ou menos seu consumo de óleo por troca e verificar a vareta rotineiramente encaixando no seu uso, se estiver perto do mínimo vc completa até próximo ao máximo. E vai rodando, caso você chegue com nível no mínimo alcançando uma marca de 500 km a 800 aí é de se pensar em fazer o motor, já que na minha opinião não compensa ficar completando já que normalmente os óleos semissinteticos estão custado em média 50 reais o litro.
Prefiro o Ipiranga é superior
Faz muitos anos que não uso Ipiranga.... mas vou ficar com a dica, vou dar uma checada mais de perto. Abs!
Oleo muito bom e mais em conta superior ao genuíno e mais barato tbm
Texaco Havoline Boa pedida fornece pra várias montadoras !
@@jocemoreno5513 verdade
Melhor óleo é Motul
Estou com o 10w30 na moto veja o vídeo. Estou com o pé atrás