Jardim Botânico do Faial

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 27 січ 2024
  • O Jardim Botânico do Faial (polo central) fica situado na freguesia dos Flamengos. A sua missão principal visa a conservação e estudo da flora natural dos Açores e da Macaronésia, a divulgação científica e a educação ambiental. Está aberto ao público desde 1986. Associado ao mesmo existe também o polo de flora de altitude situado na freguesia de Pedro Miguel.
    Em 2011, foi distinguido pelo Turismo de Portugal, na categoria de “Requalificação de projeto público”.
    O Banco de Sementes dos Açores foi selecionado, em agosto de 2015, pela “Botanic Garden Conservation International” (BGCI) como um dos casos de estudo sobre conservação de sementes raras no âmbito do “Global Seed Conservation Challenge”.
    Como atrações para quem o visita, este Jardim, poderá destacar-se as mais raras plantas dos Açores, as culturas agrícolas históricas, um fabuloso orquidário, uma coleção de plantas medicinais e aromáticas, assim como as principais plantas invasoras. A exposição permanente, dedicada à História Natural da Vegetação dos Açores, põe o arquipélago em destaque, como ponto de encontro de espécies de plantas únicas e de diferentes origens e idades biológicas, enquanto explica o surgimento de espécies e comunidades vegetais que apenas aqui ocorrem e a necessidade de preservar um tesouro único e frágil como um legado para o futuro.
    Entre as suas várias coleções que possui, destacam-se:
    uma coleção de plantas endémicas do arquipélago, com cerca de 50 espécies;
    uma coleção de plantas medicinais;
    uma coleção de plantas aromáticas;
    plantas ornamentais;
    um magnífico orquidário;
    um viveiro de plantas.
    No Jardim Botânico do Faial há também um Banco de Sementes, que é vital para o armazenamento de sementes colhidas por todo o arquipélago. Essas sementes são secas, tratadas e armazenadas para a recuperação futura de espécies que possam vir a desaparecer.
    Ao lado do Jardim Botânico poderá visitar a Quinta de São Lourenço. A Quinta é uma antiga zona de exploração agrícola com pastagens e pomares com uma belíssima mata ajardinada, ideal para caminhadas. No meio da mata da Quinta de São Lourenço poderá também encontrar uma pequena cratera vulcânica, em torno da qual existem trilhos curtos e bancos para descansar e apreciar a tranquilidade deste lugar.
    No âmbito do objetivo deste Jardim Botânico, foram recriados sete habitats característicos dos Açores: desde charnecas macaronésicas, até vegetação de altitude, passando por habitats de dunas e areias, zonas húmidas, entre outros. Poderemos encontrar um importante conjunto de espécies raras na Europa e em risco de extinção.
    Como destaque, merece referência o orquidário do Jardim Botânico, que após a sua ampliação, reúne 7.000 plantas, relativas a mais de 700 espécies de orquídeas, tornando-se a segunda coleção da Europa e uma das principais de todo o mundo.

КОМЕНТАРІ •