Em Espanhol já dá para saber bastante. Mas é impressionante como quase nada é produzido em português sobre isso. Como nossa cultura é tão profundamente comunista.
Depende, tem muito conteúdo Lusitano sobre estes assuntos, é que como somos um país "desculturado" fica difícil ter acesso as informações de forma fidedigna. Diria que por uma necessidade de criar sua própria identidade, filósofos mau-carater de faculades brasileiras interpretam estas ideologias com seus próprios olhos e temos essas aberrações como esse pessoal que faz estes "documentérios" que mais se parecem com anedotas, da BBC Brasil. Porém, tenho que concordar que saber inglês é fundamental, até porque alguns autores como Frank Furedi, não tem 1 livro se quer em português.
Eu admiro muito esse canal, um dos poucos canais brasileiros, que não é parte da praga vermelha. Parabéns pelo trabalho excelente de expor a verdade.🤜🏻🤛🏻
O Manual de História é uma fonte que nos traz a luz esclarecedora sobre todos os ensinos equivocados que tivemos nas escolas brasileiras. Parabéns e obrigado.
Sò fui ter noçao do que é o fascismo quando morei por 10 anos em Roma... Eu fico indignado de ver como a grande parte da comunidade academica brasileira nao tem noçao do que seja e , dentro das salas de aula, banalizam palavras como fascismo, nazismo, dizem que é de extrema direita, mas exaltam o comunismo e socialismo, etc.. sao professores e doutores, autoridades academicas que formam milhares de futuros profissionais, mas claramente utilizam a academia como instrumento politico. Aprender uma outra lingua e ver outras fontes, sao fundamentais para o entendimento da historia e sobretudo da etmologia das palavras!!!
Gosto de cada vídeo que esse canal posta, desmonta a foice e o martelo do lado vermelho da internet 😂! Por favor, faça uma parte 2 daquele vídeo da Revolução Francesa
SIm. Ainda farei mais vídeos sobre o tema. Mas no momento estou muito envolvido com pesquisas sobre o comunismo. Estou escrevendo um livro sobre o tema e fazendo um novo documentário. Por isso ainda não consigo voltar para o tema Revolução Francesa.
Esse livro não retrata mais do mesmo? Ou seja, da propaganda socialista burguesa financiada pelo grande capital ? Visto que as grandes mídias/artistas bilionários, Universidades bilionárias ( Donos) propagam o comunismo e chama os contrários de fascistas e reacionários.
@manualdehistoria4774 eu que agradeço pelo seu conteúdo, extremamente necessário. Ainda mais agora, com Webcomunistas como Jones Manuel, Galhofato e Ian Neves da vida influenciando os jovens brasileiros.
Poderia fazer um vídeo falando sobre as ideias de Karl Popper e Julius Evola sobre o Fascismo? Creio que daria uma nova perspectiva para esse tipo de debate
Citar Winston Churchill como exemplo disso é péssimo, eu prefiro mais o capitalismo do que o Socialismo. Mas Winston Churchill foi um cara que literalmente cometeu genocídios na Índia.
Bom dia colega, gostaria de solicitar um tema para vídeo, se possível. É sobre Pinochet e o Chile. Queria entender melhor tudo que rolou lá, mas tenho dificuldade pra encontrar artigos ou livros justos sobre o tema.
Bom dia, Ismael. Minha área de pesquisa é justamente sobre regimes socialistas no mundo. Mas curiosamente nunca li nada sobre o governo Pinochet. Estava mesmo precisando fazer uma pesquisar sobre o tema. Acredito que no ano que vem terei um vídeo sobre o isso. 🙏
Eu diria que eles não sabem! Pensar da trabalho e poucos estão dispostos a tal, por tanto, é mais fácil só aceitar e repetir ao invés de pensar. "Somos ensinados e não libertados a pensar.".
Boa Manual de História, que você continue sempre combatendo a falácia dos esquerdistas. Parabéns pelo ótimo trabalho, o senso comum não quer que a gente saiba disso.
Comprei seu produto em formato de e-book, contudo, preferiria muito mais em vídeo, em mídia (mp4 ou blue-ray 720p), para que pudesse usá-lo em minhas aulas de História, no Ensino Médio. Mesmo vcs deixando o vídeo disponível por 2 anos, reproduzido a partir de uma plataforma na internet, é inviável para professores como eu, que trabalha em escolas públicas que, praticamente, não apresentam boa estrutura e, menos ainda, internet. Pense em uma solução nesse sentido. Eu, por exemplo, compraria seu vídeo, na hora!!!! Aliás, parabéns pelo trabalho!
Vendo as fontes estrangeiras que embasam seus vídeos, percebo o quanto são descaradamente canalhas os socialistas que repetem essa mentira que o fascismo foi um movimento de extrema direita e que estava em conluio com o grande capital. Somos extremamente carentes de fontes que estão fora da hermenêutica marxista que impera no âmbito acadêmico no Brasil. Seu canal é necessário demais meu amigo. Não pare!
Fora daqui é de senso comum que o Fascismo era anti-capitalista e que não a extrema direita. Nos Estados Unidos fascismo é usado como sinônimo de de ditadura personalista moderna (diferente do antigo regime). E é comum dizerem que o Fascismo não vê esquerda ou direita, no sentido de poder surgir de dentro de qualquer um dos dois.
Sim, Gramsci foi preso por ser opositor ao regime de Mussolini. Não por ser socialista. Vários socialistas apoiaram o regime fascista e não consideravam que estavam mudando sua posição política.
Sim, porém, Antonio Gramsci defendeu o fascismo no começo da jornada de Benito Mussolini como intervencionista, chegando a colaborar com o seu jornal Il Popolo d'Italia de Mussolini, que se tornará o órgão do Partido Nacional Fascista em Novembro de 1921.
Olá, venho parabenizar o excelente video e sugerir um tema cujo acho de extrema importância para o meio acadêmico histórico. Creio eu que caso aborde esse tema, terá uma alta taxa de impressão e principalmente retenção dado a falta de um vídeo de qualidade sobre este, que demonstra escassez extrema de tal, além da habil técnica de roteirização que inatamente te garantiria uma boa retenção pelo seu talento em prender o público. Tal tema que humildemente solicito seria "o que faz uma verdade histórica ?", e se baseia em dissertar o porque fatos empíricos e observáveis, cujo não deveriam ser alucinados (propositalmente ou não) por "acadêmicos". Há dados como os neste vídeos e em muitos outros do canais que são tão evidentes devido suas provas documentadas, cujo nega-los seria dizer que a grama é vermelha. Se possível, gostaria de algum conteúdo futuro sobre isso caso seja do seu interesse. Fora isso, obrigado pelo vídeo. Seria ótimo ver-lhe como o pioneiro no Brasil a dissertar sobre isto.
@@toncastanhoDificilmente isso tem origem nos Socialistas, isso deve ter origem nos defensores do Despotismo Esclarecido e os socialistas devem ter copiado.
Sim, do contrário eu não indicaria. Sugiro que dê uma olhada no canal do professor Jonas Bressan no UA-cam. Ele mostra um pouco de sua metodologia em vídeos com músicas e filmes. Veja se você gosta. www.youtube.com/@JonasBressan
O que eu mais gosto de ver, é o que está por de trás dos panos. Movimentos socialistas, cujos padrinhos são famílias ultra ricas e poderosas( que controlam os dois lados da moeda, deixando o povo achar que existe dois caminhos distintos, quando na verdade os dois dão na mesma). A classe rica, aprendeu com o tempo a iludir a classe mais pobre e trabalhadora a lutar ao lado dela pelos seus privilégios. Até a revolução Bolchevique tinha os ricos debaixo dos panos. É fascinante o jogo da polícia e do poder !
Sim, esta é a forma banalizada e superficial que a esquerda passou a usar o termo "fascista". Apenas para ofender quem não concorda com ela. Esse prática começou com os bolcheviques desde 1917, quando começaram a acusar qualquer adversário na Rússia de direita, inclusive marxistas que não apoiaram os bolcheviques no poder. Qualquer um para eles era direita, foi assim que aplicaram o rótulo de direita nos fascistas e nazistas. Depois da Segunda Guerra, Stalin orientou que era melhor ofender a direita de fascista. E a prática se difundiu no ocidente.
A classificação do fascismo como um movimento de direita, esquerda ou algo fora dessa dicotomia é um tema de intenso debate entre historiadores e cientistas políticos. Abaixo estão as principais perspectivas sobre o assunto: 1. Fascismo como um movimento de direita A visão predominante entre os historiadores é que o fascismo é um movimento de extrema-direita. Essa interpretação se baseia em características como: Nacionalismo extremo: O fascismo exalta a nação ou raça acima de tudo. Autoritarismo: Valorização de um líder forte e de estruturas hierárquicas rígidas. Rejeição da igualdade: O fascismo rejeita a ideia de igualdade social ou política, frequentemente promovendo hierarquias raciais, culturais ou econômicas. Anti-liberalismo e anti-comunismo: Embora também critique o liberalismo, o fascismo se posiciona fortemente contra o socialismo e o comunismo, que são movimentos tipicamente associados à esquerda. Por exemplo, autores como Roger Griffin e Robert Paxton defendem que o fascismo se alinha mais claramente com a direita em razão de seu compromisso com hierarquias sociais e sua oposição às ideias de igualdade promovidas pela esquerda. 2. Fascismo como um movimento de esquerda Alguns teóricos, especialmente de viés conservador, argumentam que o fascismo tem aspectos em comum com movimentos de esquerda, como: Intervencionismo econômico: Muitas políticas econômicas fascistas envolveram controle estatal, algo associado ao socialismo. Movimento de massas: O fascismo mobilizou trabalhadores e utilizou retórica anti-elitista, similar à retórica de movimentos socialistas. No entanto, essa interpretação é controversa, pois as semelhanças são consideradas mais táticas do que ideológicas. Historiadores como Zeev Sternhell argumentam que o fascismo nasceu de uma fusão de ideias, mas que sua essência não pode ser confundida com socialismo. 3. Fascismo como uma ideologia fora da divisão esquerda-direita Outra perspectiva sustenta que o fascismo rompe com a divisão tradicional entre esquerda e direita. Essa visão se baseia na ideia de que o fascismo foi um fenômeno sincrético, combinando elementos de ambos os espectros para criar algo novo: Anti-modernismo e modernismo: Rejeitou elementos da modernidade liberal, mas também abraçou a industrialização e o progresso tecnológico. Síntese ideológica: Incorporou elementos nacionalistas (direita) e mobilização de massas (esquerda). Robert Paxton, por exemplo, descreve o fascismo como um movimento que adaptava sua ideologia às circunstâncias políticas e culturais do momento, dificultando sua classificação em termos tradicionais. Embora o fascismo tenha características que podem ressoar com diferentes espectros, a maioria dos historiadores considera que ele se alinha mais com a extrema-direita. No entanto, sua natureza híbrida e adaptativa faz com que transcenda, em alguns aspectos, a divisão convencional entre esquerda e direita.
Ótimo vídeo! Fascismo, comunismo com todos os nomes q põem nele, nazismo, marxismo e tudo q envolve esse tipo de coisa, não valem nada p o país e povo, somente p quem está no Poder.
Cerceamento da liberdade de expressão, censura feroz da oposição, impostos escorchantes - principais caracteristicas do fascismo. Isso lembra vocês de algum governo? Hmm..
@@anarky_jayHmm...Atualmente estamos numa democracia, não é mesmo? Afinal não existem jornalistas exilados por"crime de opinião" (que nem a Interpol reconhece e por isso nãos os deporta), pessoas presas por manifestações, enquanto traficantes perigosos são soltos, a imprensa toda comprada por bilhões de verba estatal para ficar de bico caladosobre os demandos do "governo" (e dar aquela passada de pano do "entenda como é bom"), não existe nenhum pensamento de regular (leia-se censurar) as redes sociais, e nem os impostos estão beirando 50% e sem nenhuma contrapartida em saúde, educação e segurança que só pioram, preço dos alimentos explodindo...Nossa!! Quanta democracia do amor...
A Ditadura não era totalitaria. Não existe fascismo que não seja totalitário. A ditadura de Moraes ou Vargas estão mais próximas do fascismo do que a dos militares embora também não sejam a mesma coisa. As quatro ditaduras do Brasil (a primeira de Floriano) foram positivistas.
É claro que era ruim. Tão ruim que sua apologia (defesa) é proibida em diversos países. Por isso as redes sociais limitam vídeos que tratam do assunto, temendo que vídeos sobre o tema sejam uma apologia desta ideologia nefasta.
Amigo, teria como você fazer um vídeo de como a esquerda se tornou tão forte no Brasil? eu fico impressionado que mesmo com mais de 2 décadas de ditadura contra a esquerda, ela continuou forte (não sou a favor das torturas)
Vocês têm um material de muita qualidade. Não seria melhor tentar crescer o canal, como ensina o Tales do Canal Elementar e posteriormente vender conteúdos exclusivos? Por enquanto os valores parecem relativamente caros para o poder aquisitivo de nossa população.
Agradeço muito pela sugestão, Professor Eduardo. Mas olha que coincidência: eu aprendi a editar vídeos justamente com o Thales do Canal Elementar, com a intenção de criar este canal. Ele sim vendia seu curso de edição por um valor bem salgado há 3 anos (R$549,) O Manual de História já tem mais dois anos e meio e acho que já formou alguma reputação. Quanto ao preço do meu documentário, acredito que você esteja comparando com valores de longas no google e outros aplicativos de compra. Mas este documentário do fascismo é uma série em alguns episódios que formam um total de 4 horas e ainda oferece um e-book com todo o texto do documentário. Portanto, mesmo se comparar com estes filmes, meu documentário está com um preço bastante razoável. Prova disso é que tem vendido bem e não teve sequer uma devolução. Todos que comentaram sobre o que viram acharam que o preço valeu cada centavo. Mas posso estar enganado. É possível que alguém que tenha assistido ao documentário não tenha comentado que o achou caro. mas agradeço por torcer pelo canal, amigo.
Existem semelhanças entre as duas ideologias, mas a origem de cada uma é bem diferente. O nacional-socialismo se baseava no darwinismo-social. Defendia que só a r4ça ari4na havia desenvolvido o verdadeiro altruísmo e amor pelo trabalho de forma que era a única capaz de construir um socialismo verdadeiro. Outras r4ças (como a jud4ica) eram egoístas e tendiam a explorar os alemães. Daí a luta contra os exploradores era uma luta contra os judeus. No fascismo, o nacionalismo era baseado em uma adaptação da teoria da exploração marxista. A Itália ainda não tinha uma burguesia sólida, por isso os trabalhadores italianos emigravam para as nações imperialistas em busca de emprego. O êxodo de trabalhadores na Itália impedia que o país fizesse sua revolução socialista. Por isso, os verdadeiros inimigos na Itália eram as nações imperialistas e a Itália seria uma nação explorada. Essa é a tese da Nação Proletária, do socialista Arturo Labriola. Portanto o nacionalismo fascista era uma revolta contra as nações ricas.
Acho que vc está usando o termo fascista da mesma forma que a esquerda gosta de usar. Apenas como um xingamento. Não, o partido dos trabalhadores de hoje não têm nada a ver com o fascismo (assim como Bolsonaro tmb não tem a ver).
Fascismo, comunismo e nazismo são exatamente a mesma coisa, ou seja, são Organizações Criminosas Narcoterroristas Ditatoriais Assassinas, a diferença está apenas na grafia
Marx1stas e l1berais, curiosamente os dois vencedores da segunda grande guerra, construíram essa narrativa e institucionalizaram para combater a tradição, cristianismo, enfim. Quem tenta ensinar a vdd é chamado de negacionista e ou revisionista pelo sistem@ q os próprios dominam. Excelente vídeo, professor.
O incrível é “ e se fosse dito” , “ se fosse falado” “ se a mídia mencionasse”…. Amigos, tudo que sabemos hoje é porque pesquisamos nos livros de História, foi registrado tal e qual. Se foi diferente não há registros , então não foi fato e sim, achismo, opiniões. O Mundo é redondo e não plano.
Você é que parece estar defendendo Terraplanismo. Dito isso as fontes primárias não são "os livros de história" portanto não devem ser a principal fonte de verdade. O seu dogmatismo pró instituições corruptas brasileiras é bastante Terraplanista.
Existem duas correntes de análise sobre o fascismo, Sidney. Quem afirma que os fascistas são de direita são os historiadores marxistas. Invariavelmente, eles eram filiados a partidos comunistas no século XX. Os membros dos partidos comunistas eram obrigados a seguir a cartilha do discurso soviético. E em 1922, a URSS decidiu afirmar que os fascismo era de direita e enviou membros do Comintern para a Itália para escreverem isso nos jornais e livros da Itália. O primeiro livro sobre o fascismo saiu apenas 2 meses depois de Mussolini chegar ao poder. O autor era Giulius Aquila, um jovem húngaro, funcionário do Comintern soviético. Ele não sabia quase nada sobre a Itália e escreveu que Mussolini tinha sido colocado no poder pela burguesia, que o Duce defendia o capitalismo, etc. Ele não apresentou nenhuma evidência, fonte ou documentos para demonstrar essas afirmações. Era só uma forma de difamar o Partido Fascista porque o Partido Comunista havia perdido a corrida pelo poder na Itália. Mas como a maioria dos professores de história na Europa era ligada à partidos comunistas, essa versão acabou ganhando destaque em todo o mundo. Detalhe: entre os historiadores marxistas ficou definido que é proibido usar os discursos fascistas para explicar o fascismo (Daí sempre esta narrativa de que era uma ideologia confusa ou pouco clara). A partir dos anos 1950 uma outra corrente de historiadores independentes, começou a estudar os documentos, os livros e discursos fascistas e verificaram que eles eram socialistas até os ossos. Existem dezenas de livros que tratam sobre isso e acusam o trabalho dos historiadores marxistas como mera propaganda difamatória sem valor histórico algum. Apesar disso, é essa propaganda que aprendemos aqui no Brasil. Até porque esses livros de historiadores que fizeram pesquisas mais sérias raramente são publicados aqui.
Recentemente descobri um fato ocorrido durante o governo Stalin que é no mínimo grotesco, "A Tragédia de Nazino". Seria um ótimo tema para um vídeo..............é mais uma atrocidade socialista que não se aprende na escola.
ótimo vídeo. vcs merecem um trilhão de likes e um trilhão de inscritos potr trazer a verdade. Cuidado administradores do canal. Estamos numa época onde falar a verdade e tentar manter a história viva é chamado de discurso de ódio.
😏 Reescrevendo a história...assim é difícil! Pelo jeito, tudo na história é de esquerda! Esse canal é igual ao Brasil Paralelo. Gostei das imagens antigas do vídeo, porém descendo de italianos e espanhóis. Meu bisavô viveu e deixou a Itália quando a Europa estava um turbilhão pouco antes da primeira guerra mundial. Minha avó nasceu em um navio vindo de Málaga na Espanha, onde sua família também deixou aquele país durante eventos que antecederam a primeira guerra mundial. O conhecimento sobre o que é comunismo e fascismo já me foi explicado desde criança, pelo meu avô e pela minha avó, que também tiveram alguma educação política com seus genitores os quais vivenciaram a escalada dos fatos na Europa início do século passado! Então fica difícil...arrivederci!!!
Mussolini era um político, entrou para o partido socialista aos 18 anos, trabalhou como professor e foi diretor do jornal do Partido Socialista (Avanguardia Socialista). Quando foi expulso do Partido Socialista por apoiar a entrada da Itália na Guerra (1914), fundou outro jornal socialista (Il Popolo de'Italia) e se integrou ao movimento fascista.
Camisas negras, SS , Mst !! Todos com a mesma funçao !! No Brasil , nesse governo , houve a proposta de oficializar o MST.... Nao tem como nao comparar com os camisas negras !
Essa é a mais pura verdade: se não fosse o Inglês eu não saberia metade do que sei hoje sobre esses movimentos revolucionários do século XX.
Sim, é impressionante como vivemos meio que ilhados por causa da língua.
E olha que BBC é inglesa em
Em Espanhol já dá para saber bastante. Mas é impressionante como quase nada é produzido em português sobre isso. Como nossa cultura é tão profundamente comunista.
Depende, tem muito conteúdo Lusitano sobre estes assuntos, é que como somos um país "desculturado" fica difícil ter acesso as informações de forma fidedigna. Diria que por uma necessidade de criar sua própria identidade, filósofos mau-carater de faculades brasileiras interpretam estas ideologias com seus próprios olhos e temos essas aberrações como esse pessoal que faz estes "documentérios" que mais se parecem com anedotas, da BBC Brasil.
Porém, tenho que concordar que saber inglês é fundamental, até porque alguns autores como Frank Furedi, não tem 1 livro se quer em português.
@rodrigoalcantara8286 Eu nunca procurei nada em Português Europeu, mas bom saber que tem autores portugueses interessados no assunto.
A máxima "acuse-os do que você faz, xingue-os do que você é" sempre fez sentido
A mídia vai perguntar sobre fascismo pra Marilena Chauí, é o mesmo que perguntar sobre democracia para Vladimir Putin
putin não é tirano de ditador como a mídia anti russa propaga, quem se diz democrata e não é lula, maduro, e demais socialistas da europa e eua ...
É o mesmo que perguntar sobre democracia para o Xandowsky de Moras.
Ou quais os malefícios da pinga pro Lula.
É o mesmo que perguntar sobre democracia pra Kim Jong il.
é o mesmo que perguntar sobre o PCC para o STF
BBC sempre tenta explicar as coisas de uma forma ensaboada e superficial. Um vídeo de 5 minutos como esse vale ouro!
Eles adoram uma desonestidade intelectual. São mestres nisso.
@@marianaflores9257 Exatamente!
Quando coloca as fontes das informações, eleva muito a qualidade do vídeo. Muito bom!
Obrigado, Rafael
amado, suas pesquisas são extraordinarias. Não é um canal de UA-cam, é um serviço à nação brasileira. papo reto
Obrigado pelo comentário gentil, Rafael
@@manualdehistoria4774 já virei fã
Carioca, né parça?👀
Eu admiro muito esse canal, um dos poucos canais brasileiros, que não é parte da praga vermelha. Parabéns pelo trabalho excelente de expor a verdade.🤜🏻🤛🏻
Agradeço muito pelo comentário generoso, amigo.
Faça backup! Esses vídeos são preciosos demais. Se prejudicarem seu canal, poste de novo e de novo. E de novo.
😂 Tá doido! tenha midia fisica!
O Manual de História é uma fonte que nos traz a luz esclarecedora sobre todos os ensinos equivocados que tivemos nas escolas brasileiras. Parabéns e obrigado.
Eu é que agradeço por este comentário gentil, Odair.
Sò fui ter noçao do que é o fascismo quando morei por 10 anos em Roma... Eu fico indignado de ver como a grande parte da comunidade academica brasileira nao tem noçao do que seja e , dentro das salas de aula, banalizam palavras como fascismo, nazismo, dizem que é de extrema direita, mas exaltam o comunismo e socialismo, etc.. sao professores e doutores, autoridades academicas que formam milhares de futuros profissionais, mas claramente utilizam a academia como instrumento politico. Aprender uma outra lingua e ver outras fontes, sao fundamentais para o entendimento da historia e sobretudo da etmologia das palavras!!!
Já sei que vai ser o bicho!💪🏻
Edit: foi o bicho
Valeu, amigo. 🙏
Gosto de cada vídeo que esse canal posta, desmonta a foice e o martelo do lado vermelho da internet 😂!
Por favor, faça uma parte 2 daquele vídeo da Revolução Francesa
SIm. Ainda farei mais vídeos sobre o tema. Mas no momento estou muito envolvido com pesquisas sobre o comunismo. Estou escrevendo um livro sobre o tema e fazendo um novo documentário. Por isso ainda não consigo voltar para o tema Revolução Francesa.
Recomendo que leiam "Os camisas negras e a Esquerda" de Michael Parenti.
Obrigado pela sugestão de leitura, amigo.
Esse livro não retrata mais do mesmo? Ou seja, da propaganda socialista burguesa financiada pelo grande capital ? Visto que as grandes mídias/artistas bilionários, Universidades bilionárias ( Donos) propagam o comunismo e chama os contrários de fascistas e reacionários.
Só verdades. Vamos compartilhar
Professor, seu canal é muito bom 👏👏👏👏
Por favor, não pare de postar seus vídeos!!
Obrigado pela torcida, amigo. 😊
@manualdehistoria4774 eu que agradeço pelo seu conteúdo, extremamente necessário.
Ainda mais agora, com Webcomunistas como Jones Manuel, Galhofato e Ian Neves da vida influenciando os jovens brasileiros.
Bom ver que o canal está crescendo. Continue com o bom trabalho.
Obigado pela torcida, amigo.
Parabéns pelo incrível trabalho
Obrigado, amigo.
Antes de chamar alguém de fascista ou nazista, veja se você não se encaixa no termo.
Ou comunista
Uma pena seu canal nada não ser mais visualizado, pois o conteúdo é muita qualidade 👏
Quando esse canal posta vídeo novo, meu like já está garantido.
😅 Agradeço muito pelo apoio amigo.
Poderia fazer um vídeo falando sobre as ideias de Karl Popper e Julius Evola sobre o Fascismo? Creio que daria uma nova perspectiva para esse tipo de debate
Parabéns pelo trabalho. É necessário muita pesquisa para elaborar estes vídeos uma vez que muito conteúdo não estão disponíveis em português.
Agradeço muito pelo comentário gentil, Flávio
Parabéns pelol vídeo! Esse canal é um benção.
Winston Churchill : "os fascistas do futuro irão acusar seus opositores de fascistas"
Citar Winston Churchill como exemplo disso é péssimo, eu prefiro mais o capitalismo do que o Socialismo.
Mas Winston Churchill foi um cara que literalmente cometeu genocídios na Índia.
ah sim Churchill, o cara que matou indianos por considera-los animais
A História ainda continua e continuará explicando o presente.
Bom dia colega, gostaria de solicitar um tema para vídeo, se possível.
É sobre Pinochet e o Chile.
Queria entender melhor tudo que rolou lá, mas tenho dificuldade pra encontrar artigos ou livros justos sobre o tema.
Bom dia, Ismael. Minha área de pesquisa é justamente sobre regimes socialistas no mundo. Mas curiosamente nunca li nada sobre o governo Pinochet. Estava mesmo precisando fazer uma pesquisar sobre o tema. Acredito que no ano que vem terei um vídeo sobre o isso. 🙏
Esse vídeo é de precisão extrema para sociedade! Vamos compartilhar
Obrigado pelo apoio, amigo.
Eles sabem... não adianta explicar racionalmente pra uma galera hyper emocionada que é guiada por uma liderança canalha e desonesta
Eu diria que eles não sabem! Pensar da trabalho e poucos estão dispostos a tal, por tanto, é mais fácil só aceitar e repetir ao invés de pensar. "Somos ensinados e não libertados a pensar.".
Parabéns e muito obrigado por nos trazer história e informações de novas fontes de pesquisas.👏👏
Boa Manual de História, que você continue sempre combatendo a falácia dos esquerdistas.
Parabéns pelo ótimo trabalho, o senso comum não quer que a gente saiba disso.
Agradeço pelo apoio, amigo. 😊
Vídeo magnífico! Precisa alcançar milhões de views!
Obrigado pela torcida 🙏
O fascio não é um machado com gravetos. É um machado com varas. Simbolizando a união das pessoas tornando-as fortes.
E também porque todo machado é feito com um graveto :P
É um simbolo anti-individualista.
@@wellingtonsh1
Você realmente captou a mensagem.
Excelente vídeo. Ganhou um inscrito.
Bem-vindo ao canal, amigo.
Esse canal merece um milhão de inscritos. Conteúdo sempre de qualidade.
Obrigado pelo apoio e por torcer pelo canal! 🙏
Comprei seu produto em formato de e-book, contudo, preferiria muito mais em vídeo, em mídia (mp4 ou blue-ray 720p), para que pudesse usá-lo em minhas aulas de História, no Ensino Médio. Mesmo vcs deixando o vídeo disponível por 2 anos, reproduzido a partir de uma plataforma na internet, é inviável para professores como eu, que trabalha em escolas públicas que, praticamente, não apresentam boa estrutura e, menos ainda, internet. Pense em uma solução nesse sentido. Eu, por exemplo, compraria seu vídeo, na hora!!!!
Aliás, parabéns pelo trabalho!
Resumindo: socialismo e fascismo dá no mesmo..
Socialismo é Gênero. E Fascismo é Espécie.
espero um dia ver vc chegar a 1 milhão de inscritos.
Obrigado pela torcida, Emerson.🥳
Show! Parabéns!!!
@@sylvioricardodasilva8471 obrigado, Sylvio
Meus parabéns eu acho top os seus vídeos sobre o assunto. ❤❤❤
Valeu, Jorge.
Vendo as fontes estrangeiras que embasam seus vídeos, percebo o quanto são descaradamente canalhas os socialistas que repetem essa mentira que o fascismo foi um movimento de extrema direita e que estava em conluio com o grande capital. Somos extremamente carentes de fontes que estão fora da hermenêutica marxista que impera no âmbito acadêmico no Brasil. Seu canal é necessário demais meu amigo. Não pare!
Third Position. No Liberalism No Communism
Fora daqui é de senso comum que o Fascismo era anti-capitalista e que não a extrema direita. Nos Estados Unidos fascismo é usado como sinônimo de de ditadura personalista moderna (diferente do antigo regime). E é comum dizerem que o Fascismo não vê esquerda ou direita, no sentido de poder surgir de dentro de qualquer um dos dois.
Parabéns! Ótimo vídeo!
Obrigado, Francisco. 🙏
Uma pergunta: Antonio Gramsci foi preso na Ditadura Fascista de Mussolini? Poderia fazer um vídeo sobre Gramsci?
Sim, Gramsci foi preso por ser opositor ao regime de Mussolini. Não por ser socialista. Vários socialistas apoiaram o regime fascista e não consideravam que estavam mudando sua posição política.
@manualdehistoria4774 Obrigado.
Sim, porém, Antonio Gramsci defendeu o fascismo no começo da jornada de Benito Mussolini como intervencionista, chegando a colaborar com o seu jornal Il Popolo d'Italia de Mussolini, que se tornará o órgão do Partido Nacional Fascista em Novembro de 1921.
@@GuelfoNegro ❤❤❤❤
Gramsci também era muito mal visto pelos comunistas da União Soviética e China, nem toleradas suas ideias eram.
Muito obrigado pelo vídeo, este canal é muito bom, parabéns.
Valeu, amigo.
Comentando pra engajar.
Mais uma peça fina 🤌🏻
Obrigado, amigo
Excelente, professor!
Obrigado, Oparzival
Sensacional
Olá, venho parabenizar o excelente video e sugerir um tema cujo acho de extrema importância para o meio acadêmico histórico. Creio eu que caso aborde esse tema, terá uma alta taxa de impressão e principalmente retenção dado a falta de um vídeo de qualidade sobre este, que demonstra escassez extrema de tal, além da habil técnica de roteirização que inatamente te garantiria uma boa retenção pelo seu talento em prender o público. Tal tema que humildemente solicito seria "o que faz uma verdade histórica ?", e se baseia em dissertar o porque fatos empíricos e observáveis, cujo não deveriam ser alucinados (propositalmente ou não) por "acadêmicos". Há dados como os neste vídeos e em muitos outros do canais que são tão evidentes devido suas provas documentadas, cujo nega-los seria dizer que a grama é vermelha. Se possível, gostaria de algum conteúdo futuro sobre isso caso seja do seu interesse. Fora isso, obrigado pelo vídeo. Seria ótimo ver-lhe como o pioneiro no Brasil a dissertar sobre isto.
Além de que, como designer gráfico, me disponho a fazer a miniatura para um vídeo com esse tema sem custo algum caso facilite seu trabalho
Boa fonte!
Valeu, amigo.
Excelente vídeo
Obrigado, Emanuel.
Obrigado.
Eu é que agradeço a gentileza.
Excelente canal! Mais um inscrito.
Seja bem-vindo, amigo.
Existe algum vídeo no canal que esclareça as bases da tese de que "a democracia é uma ilusão liberal"?
Grato!
Ainda não, amigo. Mas acredito que este tema esteja mais ligado a filosofia política do que a história.
@@manualdehistoria4774 Tinha a expectativa que pudesse ter algum fato histórico gerador relevante para ser abordado em um de seus vídeos.
@@toncastanhoDificilmente isso tem origem nos Socialistas, isso deve ter origem nos defensores do Despotismo Esclarecido e os socialistas devem ter copiado.
Descobriu a roda, parabéns.
Obrigado 😂
Parabéns pelo vídeo! Sucesso com o canal... Wagner Mattos
Muito obrigado, Wagner 🙏
Esse site de aprender inglês é confiável!
Sim, do contrário eu não indicaria. Sugiro que dê uma olhada no canal do professor Jonas Bressan no UA-cam. Ele mostra um pouco de sua metodologia em vídeos com músicas e filmes. Veja se você gosta. www.youtube.com/@JonasBressan
O que eu mais gosto de ver, é o que está por de trás dos panos. Movimentos socialistas, cujos padrinhos são famílias ultra ricas e poderosas( que controlam os dois lados da moeda, deixando o povo achar que existe dois caminhos distintos, quando na verdade os dois dão na mesma). A classe rica, aprendeu com o tempo a iludir a classe mais pobre e trabalhadora a lutar ao lado dela pelos seus privilégios. Até a revolução Bolchevique tinha os ricos debaixo dos panos. É fascinante o jogo da polícia e do poder !
Ótimo canal
Obrigado, João Cesar
Resumindo o racismo não é a direita , é a esquerda!
E Aqui no Brasil ele chamam a direita de fascista sendo que eles são os fascistas.
Fascismo em um segundo: basta não ter o mesmo pensamento que o "meu" e fascista
Sim, esta é a forma banalizada e superficial que a esquerda passou a usar o termo "fascista". Apenas para ofender quem não concorda com ela. Esse prática começou com os bolcheviques desde 1917, quando começaram a acusar qualquer adversário na Rússia de direita, inclusive marxistas que não apoiaram os bolcheviques no poder. Qualquer um para eles era direita, foi assim que aplicaram o rótulo de direita nos fascistas e nazistas. Depois da Segunda Guerra, Stalin orientou que era melhor ofender a direita de fascista. E a prática se difundiu no ocidente.
Gostei ganhou um incrito 👍🏾👍🏾👍🏾
Seja bem-vindo ao canal, amigo. 🙏
@manualdehistoria4774 valeu, vou acompanhar o canal agora 👍🏾👍🏾👍🏾
Gostaria de ver um video seu sobre Ludwig woltmann, no estilo george sorel👍
show de bola
Valeu, Wesley
Professor, tens fontes interessantes sobre a Fome de Bengala e sua relação com Churchill?
Não tenho amigo, infelizmente
A classificação do fascismo como um movimento de direita, esquerda ou algo fora dessa dicotomia é um tema de intenso debate entre historiadores e cientistas políticos. Abaixo estão as principais perspectivas sobre o assunto:
1. Fascismo como um movimento de direita
A visão predominante entre os historiadores é que o fascismo é um movimento de extrema-direita. Essa interpretação se baseia em características como:
Nacionalismo extremo: O fascismo exalta a nação ou raça acima de tudo.
Autoritarismo: Valorização de um líder forte e de estruturas hierárquicas rígidas.
Rejeição da igualdade: O fascismo rejeita a ideia de igualdade social ou política, frequentemente promovendo hierarquias raciais, culturais ou econômicas.
Anti-liberalismo e anti-comunismo: Embora também critique o liberalismo, o fascismo se posiciona fortemente contra o socialismo e o comunismo, que são movimentos tipicamente associados à esquerda.
Por exemplo, autores como Roger Griffin e Robert Paxton defendem que o fascismo se alinha mais claramente com a direita em razão de seu compromisso com hierarquias sociais e sua oposição às ideias de igualdade promovidas pela esquerda.
2. Fascismo como um movimento de esquerda
Alguns teóricos, especialmente de viés conservador, argumentam que o fascismo tem aspectos em comum com movimentos de esquerda, como:
Intervencionismo econômico: Muitas políticas econômicas fascistas envolveram controle estatal, algo associado ao socialismo.
Movimento de massas: O fascismo mobilizou trabalhadores e utilizou retórica anti-elitista, similar à retórica de movimentos socialistas.
No entanto, essa interpretação é controversa, pois as semelhanças são consideradas mais táticas do que ideológicas. Historiadores como Zeev Sternhell argumentam que o fascismo nasceu de uma fusão de ideias, mas que sua essência não pode ser confundida com socialismo.
3. Fascismo como uma ideologia fora da divisão esquerda-direita
Outra perspectiva sustenta que o fascismo rompe com a divisão tradicional entre esquerda e direita. Essa visão se baseia na ideia de que o fascismo foi um fenômeno sincrético, combinando elementos de ambos os espectros para criar algo novo:
Anti-modernismo e modernismo: Rejeitou elementos da modernidade liberal, mas também abraçou a industrialização e o progresso tecnológico.
Síntese ideológica: Incorporou elementos nacionalistas (direita) e mobilização de massas (esquerda).
Robert Paxton, por exemplo, descreve o fascismo como um movimento que adaptava sua ideologia às circunstâncias políticas e culturais do momento, dificultando sua classificação em termos tradicionais.
Embora o fascismo tenha características que podem ressoar com diferentes espectros, a maioria dos historiadores considera que ele se alinha mais com a extrema-direita. No entanto, sua natureza híbrida e adaptativa faz com que transcenda, em alguns aspectos, a divisão convencional entre esquerda e direita.
Esse canal é excelente
Obrigado, Benedito. 🙏
Tem uma aula de quase 3 horas sobre o tema no COF do professor Olavo de Carvalho, alguém que realmente estudou o assunto.
boa explicação ✋
Obrigado, Richard
Ótimo vídeo! Fascismo, comunismo com todos os nomes q põem nele, nazismo, marxismo e tudo q envolve esse tipo de coisa, não valem nada p o país e povo, somente p quem está no Poder.
Obrigado pelo comentário, Neide
Podemos resumir todos em um só termo: Tirania
@@SamirSiqueiraTirania é mais amplo. Fascismo e Comunismo são um subtipo específico de tirania batizada por Hannah Arendt como Totalitarismo.
Cerceamento da liberdade de expressão, censura feroz da oposição, impostos escorchantes - principais caracteristicas do fascismo. Isso lembra vocês de algum governo? Hmm..
sim, o da ditadura militar
@@anarky_jayA ditadura militar também era de esquerda!
@@anarky_jayHmm...Atualmente estamos numa democracia, não é mesmo? Afinal não existem jornalistas exilados por"crime de opinião" (que nem a Interpol reconhece e por isso nãos os deporta), pessoas presas por manifestações, enquanto traficantes perigosos são soltos, a imprensa toda comprada por bilhões de verba estatal para ficar de bico caladosobre os demandos do "governo" (e dar aquela passada de pano do "entenda como é bom"), não existe nenhum pensamento de regular (leia-se censurar) as redes sociais, e nem os impostos estão beirando 50% e sem nenhuma contrapartida em saúde, educação e segurança que só pioram, preço dos alimentos explodindo...Nossa!! Quanta democracia do amor...
A Ditadura não era totalitaria. Não existe fascismo que não seja totalitário.
A ditadura de Moraes ou Vargas estão mais próximas do fascismo do que a dos militares embora também não sejam a mesma coisa. As quatro ditaduras do Brasil (a primeira de Floriano) foram positivistas.
@@wellingtonsh1 Sim, a ditadura era totalitaria, tanto que ta no próprio nome: DITADURA. Espero ter ajudado 👍
Se o fascismo não for ruim , pq tá censurado no título?
É claro que era ruim. Tão ruim que sua apologia (defesa) é proibida em diversos países. Por isso as redes sociais limitam vídeos que tratam do assunto, temendo que vídeos sobre o tema sejam uma apologia desta ideologia nefasta.
Jurei que era o the Rock na thumb kkkkkkkk
😂
Amigo, teria como você fazer um vídeo de como a esquerda se tornou tão forte no Brasil? eu fico impressionado que mesmo com mais de 2 décadas de ditadura contra a esquerda, ela continuou forte (não sou a favor das torturas)
Vocês têm um material de muita qualidade. Não seria melhor tentar crescer o canal, como ensina o Tales do Canal Elementar e posteriormente vender conteúdos exclusivos? Por enquanto os valores parecem relativamente caros para o poder aquisitivo de nossa população.
Agradeço muito pela sugestão, Professor Eduardo. Mas olha que coincidência: eu aprendi a editar vídeos justamente com o Thales do Canal Elementar, com a intenção de criar este canal. Ele sim vendia seu curso de edição por um valor bem salgado há 3 anos (R$549,)
O Manual de História já tem mais dois anos e meio e acho que já formou alguma reputação. Quanto ao preço do meu documentário, acredito que você esteja comparando com valores de longas no google e outros aplicativos de compra. Mas este documentário do fascismo é uma série em alguns episódios que formam um total de 4 horas e ainda oferece um e-book com todo o texto do documentário. Portanto, mesmo se comparar com estes filmes, meu documentário está com um preço bastante razoável. Prova disso é que tem vendido bem e não teve sequer uma devolução. Todos que comentaram sobre o que viram acharam que o preço valeu cada centavo. Mas posso estar enganado. É possível que alguém que tenha assistido ao documentário não tenha comentado que o achou caro.
mas agradeço por torcer pelo canal, amigo.
Show 👍
Gostei😊
Sem saber o que responder para um comentário de um tal de Michel sobre a direita e o fascismo, o rapaz do Canal apagou o comentário!
Parabéns!
Admiradores de ditadores devem ser expurgados
Responder o que para esse doutrinador marxista?
Like merecido.
Obrigado, amigo
Com base nessas informações, é possível inferir de forma razoável que tanto o fascismo, como o nacional socialismo, tem a mesma fonte.
Existem semelhanças entre as duas ideologias, mas a origem de cada uma é bem diferente. O nacional-socialismo se baseava no darwinismo-social. Defendia que só a r4ça ari4na havia desenvolvido o verdadeiro altruísmo e amor pelo trabalho de forma que era a única capaz de construir um socialismo verdadeiro. Outras r4ças (como a jud4ica) eram egoístas e tendiam a explorar os alemães. Daí a luta contra os exploradores era uma luta contra os judeus.
No fascismo, o nacionalismo era baseado em uma adaptação da teoria da exploração marxista. A Itália ainda não tinha uma burguesia sólida, por isso os trabalhadores italianos emigravam para as nações imperialistas em busca de emprego. O êxodo de trabalhadores na Itália impedia que o país fizesse sua revolução socialista. Por isso, os verdadeiros inimigos na Itália eram as nações imperialistas e a Itália seria uma nação explorada. Essa é a tese da Nação Proletária, do socialista Arturo Labriola. Portanto o nacionalismo fascista era uma revolta contra as nações ricas.
@manualdehistoria4774 Excelente documentário, eu assisti.
Mano faz um vídeo falando de freire o que ele fez de bom de ruim e etc.
O Lula é o exemplo de fascista! O maior de todos!
Acho que vc está usando o termo fascista da mesma forma que a esquerda gosta de usar. Apenas como um xingamento. Não, o partido dos trabalhadores de hoje não têm nada a ver com o fascismo (assim como Bolsonaro tmb não tem a ver).
@manualdehistoria4774 verdade.... O Partido dos Trabalhadores virou uma facção criminosa e o Lula não passa de um larápio desonesto!
Fascismo, comunismo e nazismo são exatamente a mesma coisa, ou seja, são Organizações Criminosas Narcoterroristas Ditatoriais Assassinas, a diferença está apenas na grafia
Marx1stas e l1berais, curiosamente os dois vencedores da segunda grande guerra, construíram essa narrativa e institucionalizaram para combater a tradição, cristianismo, enfim. Quem tenta ensinar a vdd é chamado de negacionista e ou revisionista pelo sistem@ q os próprios dominam.
Excelente vídeo, professor.
O Liberalismo não é necessariamente contrário ao cristianismo e nem nunca associou totalitarismo a religião.
Sugestão para o próximo video, Indica alguns canais que combatem narrativas de direita
Oi, Mirosmar. Eu já fiz um vídeo assim recentemente. Segue o link: ua-cam.com/video/90r-OBMQMUc/v-deo.html
Procure os canais LaudelinoRJ, Casando o Verbo, Geopoliticando e Revelar. Todos do youtube.
De direita ou de esquerda?
Fascismo é um fork do socialismo.
Parece que Mussolini já reencarnou. Tem um no Brasil que parece c ele. Mt bom vídeo!
O incrível é “ e se fosse dito” , “ se fosse falado” “ se a mídia mencionasse”….
Amigos, tudo que sabemos hoje é porque pesquisamos nos livros de História, foi registrado tal e qual. Se foi diferente não há registros , então não foi fato e sim, achismo, opiniões. O Mundo é redondo e não plano.
Você é que parece estar defendendo Terraplanismo. Dito isso as fontes primárias não são "os livros de história" portanto não devem ser a principal fonte de verdade. O seu dogmatismo pró instituições corruptas brasileiras é bastante Terraplanista.
Existem duas correntes de análise sobre o fascismo, Sidney. Quem afirma que os fascistas são de direita são os historiadores marxistas. Invariavelmente, eles eram filiados a partidos comunistas no século XX. Os membros dos partidos comunistas eram obrigados a seguir a cartilha do discurso soviético. E em 1922, a URSS decidiu afirmar que os fascismo era de direita e enviou membros do Comintern para a Itália para escreverem isso nos jornais e livros da Itália. O primeiro livro sobre o fascismo saiu apenas 2 meses depois de Mussolini chegar ao poder. O autor era Giulius Aquila, um jovem húngaro, funcionário do Comintern soviético. Ele não sabia quase nada sobre a Itália e escreveu que Mussolini tinha sido colocado no poder pela burguesia, que o Duce defendia o capitalismo, etc. Ele não apresentou nenhuma evidência, fonte ou documentos para demonstrar essas afirmações. Era só uma forma de difamar o Partido Fascista porque o Partido Comunista havia perdido a corrida pelo poder na Itália. Mas como a maioria dos professores de história na Europa era ligada à partidos comunistas, essa versão acabou ganhando destaque em todo o mundo. Detalhe: entre os historiadores marxistas ficou definido que é proibido usar os discursos fascistas para explicar o fascismo (Daí sempre esta narrativa de que era uma ideologia confusa ou pouco clara).
A partir dos anos 1950 uma outra corrente de historiadores independentes, começou a estudar os documentos, os livros e discursos fascistas e verificaram que eles eram socialistas até os ossos. Existem dezenas de livros que tratam sobre isso e acusam o trabalho dos historiadores marxistas como mera propaganda difamatória sem valor histórico algum. Apesar disso, é essa propaganda que aprendemos aqui no Brasil. Até porque esses livros de historiadores que fizeram pesquisas mais sérias raramente são publicados aqui.
Recentemente descobri um fato ocorrido durante o governo Stalin que é no mínimo grotesco, "A Tragédia de Nazino". Seria um ótimo tema para um vídeo..............é mais uma atrocidade socialista que não se aprende na escola.
Opa... essa eu não conhecia. Vou pesquisar. Obrigado pela dica, Samir.🙏
@@manualdehistoria4774 Prepare-se para o que irá encontrar!
ótimo vídeo. vcs merecem um trilhão de likes e um trilhão de inscritos potr trazer a verdade. Cuidado administradores do canal. Estamos numa época onde falar a verdade e tentar manter a história viva é chamado de discurso de ódio.
Obrigado pela torcida, amigo. 🙏
Supervaleu!
Por um instante me pareceu a linha ideológica do Brasil Paralelo.kkkkkkkkkk
😏 Reescrevendo a história...assim é difícil! Pelo jeito, tudo na história é de esquerda! Esse canal é igual ao Brasil Paralelo. Gostei das imagens antigas do vídeo, porém descendo de italianos e espanhóis. Meu bisavô viveu e deixou a Itália quando a Europa estava um turbilhão pouco antes da primeira guerra mundial. Minha avó nasceu em um navio vindo de Málaga na Espanha, onde sua família também deixou aquele país durante eventos que antecederam a primeira guerra mundial. O conhecimento sobre o que é comunismo e fascismo já me foi explicado desde criança, pelo meu avô e pela minha avó, que também tiveram alguma educação política com seus genitores os quais vivenciaram a escalada dos fatos na Europa início do século passado! Então fica difícil...arrivederci!!!
Refuteo, simples.
Desmentifique as informações trazidas ou apresente algo que desmoralize as fontes trazidas.
Só apoio o capitalismo, o restante pra Mim não passamo de versões diferentes do próprio comunismo.
83 de qi
Tudo que for coletivista não presta.
@@Ficher_727 Não endenti, tás falando De quem ?
E vc esta certo
Não existe coletiviismo que preste.
Louco do Gaiofato tá fazendo escândalo hora dessa 😂😂
Com certeza não é uma marca de manteiga
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
🙏😊
❤
🙏
Mussolini era militar ou repórter...
Mussolini era um político, entrou para o partido socialista aos 18 anos, trabalhou como professor e foi diretor do jornal do Partido Socialista (Avanguardia Socialista). Quando foi expulso do Partido Socialista por apoiar a entrada da Itália na Guerra (1914), fundou outro jornal socialista (Il Popolo de'Italia) e se integrou ao movimento fascista.
❤❤
Valeu, amigo.🙏
O Fascismo não pode ser explicado com um vídeo de 4 minutos.
Foi por isso que eu fiz um documentário de 4 HORAS. Esse vídeo de 4 minutos é só um teaser do documentário, amigo
Getúlio gostava
Camisas negras, SS , Mst !! Todos com a mesma funçao !! No Brasil , nesse governo , houve a proposta de oficializar o MST.... Nao tem como nao comparar com os camisas negras !
Leiam o livro "Holocausto: Judeu ou Alemão?" e "Acabou o Gás! O fim de um mito...".
Por favor, NÃO SE TRANQUEM NUMA BOLHA E ESTUDEM, estudem