Lá um acabaxi dependendo da banca é 20 reais... um acabaxi em qlq mercado custa na faixa de 5 á 7 reais e pq este do mercadão eles vendem á 20 ? Deve ser pq o pé de abacaxi recebe massagem e é regado com água mineral deve ser por isso
@@adilsonangelo1509 só não comprar não vai resolver o problema amigão!!! Isso é preço abusivo e isso é crime !!! Queria ver se essa moda pega e todos os mercados se reúnem e colocam o preço que quer nos produtos... aí eu queria ver sua reação chegar em 1 mercado estar 20 reais o kilo do feijão... aí vc vai em outro mercado está 21 o kilo ... garanto a vc que vc não ficaria nada puto de raiva né ?
Na melhor das hipóteses, o vídeo demonstra falta de um mínimo de noção de direito do consumidor por parte do apresentador. Clarissima prática abusiva que Beira a extorsão. Lamentável o posicionamento de um formador de opiniões.
Aconteceu comigo há 5 anos qdo estava passeando em SP! O cara dizia 12,00! 12,00! E eu fiquei interessada pedi 1Kilo! E ele pesou e qdo fui pagar ele deu o preço de 120,00. Mas qdo ele pesa ele te leva para uma banca fora do corredor Principal dizendo que a balança dele está escangalhada e vai pesar lá e tu acompanhas o vendedor. Qdo o cara fala o valor alto, tu estás sozinha com ele e outros caras da outra banca e fora do corredor Central onde estão a Fiscalização e mais gente. Eu questionei o valor e ele respondeu que 12,00 era a grama. Qdo eu disse que não queria, eles fizeram uma roda em mim e começaram a me ofender e que eu tinha que levar pois tinha tomado o tempo dele e tinha provado. A Sorte que eu sempre ando com uma chave de fenda na bolsa! Eu puxei a chave de fenda e disse que eu era do Norte, descendente de índio canibal e que eu ia arrancar as tripas do primeiro que encostasse em mim! E disse que ia chamar era a Polícia e fui logo me afastando rápido e saindo e gritando. Pra doido, tem que dar de doido e meio! Esses pilantras que leiam isso e se lembrem da Nortista!
R$ 12,00 o grama, se custou R$ 120,00 quer dizer que você comprou somente 10 gramas. Correto? Qual fruta de 10 gramas você comprou? E sendo tão pequena qual a necessidade de pesar?
Nossa Band como vocês contratam um jornalista/apresentador que, mesmo com a reportagem e todas as denúncias colhidas ao longo de anos, se põe contra a verdade? Se não aconteceu com ele, que bom pra ele, mas se existe centenas de pessoas que passaram por essa situação, porque ele se põe contra? Ele chegou a ver os relatos? Ele chegou a ouvir as pessoas? Isso é de um total mau caratismo jornalístico. Por causa de pessoa assim que as coisas não mudam, se dependesse dele nada precisaria ser feito porque ele nunca sofreu o golpe. QUE ABSURDO BAND!!
Apresentador passando vergonha..... depois da matéria ainda contínua..."pra mim não é golpe"... Com 11 mil pessoas dizendo o contrário o rapaz ainda insiste... Consumidor tem q ser inteligente...a "prática é antiga"....e não teve solução até agora...vá pra outro local comprar frutas...locais onde ninguém te ameaça amparado por apresentador de programa poicial
🤦🏽♀️🤦🏽♀️🤦🏽♀️🤦🏽♀️É assim mesmo, passei por isso. E ainda fui xingada....Foi horrível, me senti coagida e humilhada. E não foi em uma barraca só. No mesmo momento, saí do mercadão super decepcionada. Eles querem te obrigar a comprar. Foi horrível.
Felizmente eu nunca cai nesse golpe, por três motivos: 1) mesmo o valor informado, antes de eles multiplicarem por 10x já é caro; 2) Vendedores e atracadores sempre me espantam. Quando vou comprar algo quero ficar à vontade, já teve vez que desisti de compras porque vendedor veio ficar me oferecendo coisa, como no Mercadão eles fazem assim, quando estava vendo as frutas bonitonas lá me mandava quando viam me abordar; 3) Nunca curti isso de ficar comendo fruta direto da caixa sem a higienização adequada, perigoso ter até mais agrotóxico. Poderia ser diferente,se não fossem golpistas e não se aproveitassem dos turistas teriam mais clientes, eu inclusive.
Sr Joel, tudo bem com o Sr.? O Sr. pode até frequentar o mercadão e não presenciar essa prática, tudo certo. Mas não desdenhe dos diversos relatos de cliente lesados. O Sr. é um jornalista conhecido, ninguém vai lhe aplicar um golpe. Sugestão. Peça para um repórter desconhecido fazer uma reportagem com câmera escondida que o Sr. entenderá o motivo do golpe. Sim, vender não é fácil, exige dedicação, conhecer o produto que vende, ser gentil e cordial. Agora, usar de malandragem oferecendo "degustação", sem compromisso, e depois constranger o cliente, intimidando-o, vai um larga diferença. Ah! Também já passei por essa situação. É constrangedor. Bora pra frente.
@Davi Maldonado Intimidação e coerção é o que eles fazem ali, quase sai na porrada com um vendedor que me deu um pedaço de pitaya e quis me obrigar a comprar a fruta, acha que todo mundo vai ter a mesma coragem que eu de enfrentar um vendedor te intimidando? Eles fazem isso com mulheres, idosos, e turistas que só querem passear sem estresse. Esses caras são pilantras.
@Davi Maldonado O problema é que quando é uma mulher ou idoso dizem que eles ameaçam,acaba sendo uma modalidade de assalto porque a pessoa acaba pagando por medo de sofrer alguma violência lá fora
Eu sou de SP, ja passei diversas vezes em frente ao Mercadão de SP, onde sempre “me cheirou mau” este lugar. Só o preço do flanelinha deve ser um absurdo de caro. Comer Sanduíche de Mortadela eu como em qualquer Padaria, ao até mesmo em casa. Frutas frestas eu compro em qualquer feira.
Eu tbm me senti muito mal, porém eu fui embora, não tinha o valor, não paguei! cobraram 1.200 por algumas frutas ! E para minha mãe 360 reias um pouco de frutas q se pegava na mão de quantidade!
Não adianta querer passar pano para um ato criminoso uma venda sobre coação não é venda, ainda mais se tratando de produtos com preços exorbitantes, e vou mais além sempre vou e sempre fui ao mercadão e geralmente todas as barracas de frutas tem as mesmas práticas. Difícil achar uma banca de frutas que não tem essa prática, inclusive meu irmão caiu nesse golpe a uns 12 anos atrás e foi da mesma maneira. E o problema não é o funcionário e sim o dono da banca que exige esse tipo de abordagem.
Eu e minha esposa tbm passamos por esse tipo de constrangimento, não sabíamos da tal prática dos vendedores de fruta, nós fomos ao mercado porque queríamos experimentar o famoso sanduiche de mortadela mas fomos atraídos por belas frutas diferentes e exóticas esposta em uma banca logo na entrada de quem vem da 25 de março paramos ali e agente queria saber o preço mas o vendedor muito falante nem nos permitiu pensar já foi logo cortando frutas de diferente espécies e nos oferecendo para degustar uma após a outra, ficamos surpresos com tanta gentileza e guloseimas frutíferas, por fim minha esposa escolheu 4 frutas e qual não foi a surpresa na hora de pagar o caixa disse que o valor total era $ 240,00 minha esposa não concordou com o valor absurdo mas ficamos constrangido quando ele disse que vcs comeram a vontade e agora acha que é caro então optamos por levar apenas a metade do que tinha pegado mesmo assim pagamos $90,00 por 2 melões e ainda tivemos que ouvir o tal indivíduo do caixa chamor minha esposa de chata quando ela pediu a nota fiscal da compra e ele alegando que estava sem impressora apenas nos deu um simples recibo. Em resumo eu só recomendo o sanduíche de mortadela é uma delícia e para come lo não fomos coagidos a nada muito pelo contrário fomos bem atendidos.
Pois é! Também o mau jornalismo é feito só por alguns profissionais. Não dá para generalizar. É só observarmos quem é bom e quem é ruim, né Joel? Se você não acredita na matéria que o seu repórter trouxe, nem passa no ar. Não fica desqualificando o trabalho dele no ar não e nem desmerecendo quem foi vítima. Um abraço pro teu pai!
Realmente golpe não é meu amigão ... se você prova uma fruta e o cara não lhe passa o valor é você no final fica sabendo que é 500 reais ? Você só leva se vc quiser amigão, você é daquele tipo de pessoa que se diz , eu aceito porque doi menos, pois se eu fico sabendo do valor, além de eu não aceitar, eu ainda pergunto se o vendedor quer me fazer de idiota , como ele concegue fazer muitos de idiotas , inclusive você deve estar no meio, o vendedor não te deu golpe nemhum , só te fez de idiota.
@@eduardogomes6737 e se tiver dois caras 3mx3m atrás de você te olhando feio e você com uma senhora idosa junto? Vai ficar batendo boca com gente mal encarada e correr o risco de ser abordado lá fora ou vai pagar? Cuidado com crime contra a honra me chamando de idiota, viu? Tua língua afiada pode te custar muito mais do que uma bandeja de fruta. Fica em paz!
Deve ter terceirizado os stands, eu acho que mercado tem que inovar, deixar um stand, pra degustação e cobrar, por cliente, tipo um café da manhã tropical, e indicar qual banca que estão disponíveis as frutas preferidas.
Eu DUVIDO que esse apresentador frequente o mercadão. Eu já morei na bela vista e ia praticamente toda semana no mercadão. Todas as vezes eu era abordado dessa forma: o cara oferecia um monte de fruta pra você experimentar e depois tentava intimidar pra você levar o produto, que é MUITO caro. Como eu já era macaco velho dali, eu comia e ia embora. Alguns vendedores já até me conheciam e nem me ofereciam mais. Mas também já cansei de ver pessoas sendo intimidadas pra levar, com esse argumento deles de que as pessoas já tinham experimentado de tudo e que tinham que comprar. Aí é tudo pilantra que compra mercadoria de um armazém AO LADO do mercadão, e lá sim você tem vendedores honestos com preços honestos. Uma vez eu vi uma bandeja de morango nesses bandidos por 25 reais, no armazém ao lado eu levei QUATRO por 10 reais.
Corretíssimo, os mesmos produtos que são vendidos ao redor do mercadão, tem a mesma qualidade com um preço mais acessível, até o bacalhau que caríssimo no mercadão nas ruas laterais é mais em conta...ahhhh e com um atendimento muito melhor
Eu posso falar! Que o Joel está bem enganado! Pois só quem foi enganado e Coagido sabe o que é isso, é só ver o tanto de reclamações que estão aí para quem quiser ver!
Esse apresentador deve ser dono de alguma banca lá pq defendeu demais hein? Eu já fui no Mercadão de São Paulo e é uma encheção de saco de alguns vendedores. Se vc for mole os caras te intimidam sim, mas comigo não tinham conversa não pq já fechava a cara e não dava ideia
Sempre foi assim, eles obrigam vc a comprar depois que eles empurram garganta a baixo a degustação, mesmo que vc não queira. É constrangedor. Estou falando de 10 anos atrás. Não são todos, mas, a maioria. Quer saber a verdade, filmam sem eles perceberem que vcs irão ver se é mentira.
Comi uma pitaya uma vez e o cara queria me obrigar a comprar, dei as costas e estava indo embora e ele me chamou de folgado, aí eu falei que se ele quisesse sair na porrada comigo por causa da porra do pedaço da pitaya, eu ia, aí ele deixou quieto e foi coagir outras pessoas. Cambada de pilantras.
Apesar da passada de pano do Joel isso é claramente GOLPE. O cara chega oferecendo pra vc provar, como écomun em feiras e depois cobra. Na hora o consumidor fica constrangido e talvez acabe pagando e isso é golpe. Infelizmente isso é pratica comum, sempre que vou la vejo um monte de gnte fazer isso.
Vou abrir um posto de gasolina e dizer que vendo gasolina exótica extraído das profundezas do inferno e custa 25 reais o litro ... Não é golpe tá ? Confia !!!
Odeio esse tipo de jornalismo.. com um âncora sensacionalista e que gosta de dar sua opinião só invés de transmitir a notícia.. típico da Band e Record
A extorsão no Mercado de SP começa no estacionamento que o Flanelinha te exige R$ 20 para você não ter seu carro vandalizado, e como não tem nenhuma presença da segurança pública lá, é mais seguro negociar com o mafioso mesmo, pelo menos depois de receber ele te deixa em paz.
Por isso sou favorável ao porte e posse de armas, não há segurança pública, pagamos muitos impostos e nada, os desarmamentistas deveriam explicar, como se livrar desses flanelinhas...
Primeiro que detesto a profissao flanenilha , nao pago 20 reais coisa alguma e nao estaciono la tb . Se caso for no mercadao . Estaciono mais distante .
Apresentador leviano, desorientado e parcial na sua fala defendendo a prática confundindo com o trabalho digno de feirantes. Não é possível emitir sua opinião pública num canal de televisão sem ao menos entender o que está ocorrendo, os relatos são reais e a prática abusiva.
Como esse maluco ainda defende essa extorsão. Botar um maluco de 100kg de 1,90m pra gritar com uma senhora idosa de 70 anos xingando ela e falando que ela tem que comprar pq comeu a fruta. muita gente vai pagar pq teme por ter ferida a integridade física.
Este é um hábito antigo de vendedores do mercadão. A polícia tem que agir contra esta prática nociva. Joel, para de defender o indefensável, detalhe: vendedores amáveis contigo porque tu és da mídia.
Mas se o vendedor deu o preço e o cliente pagou, realmente não é caracterizado "golpe". Golpe é algo que fazem e você não está sabendo. No caso, acredito que seria caracterizado como "cobrança abusiva" do CDC.
Sabe o que é comprar sob coação? Sabe o que é intimidação mediante ameaça de violência? É o que está acontecendo lá. Ninguém é burro de comprar frutas num valor exorbitante. Tem bandidos no local e isso é caso de polícia.
Isso é velho no mercadão, uma vez um vendedor me deu para experimentar um pedaço de pitaya amarela, eu experimentei e disse que era gostosa, mas não iria comprar, o cara ficou irritado e disse que eu quis comer de graça na banca dele, eu disse que ele que me deu pra experimentar, ele ficou mais irritado ainda e me chamou de folgado, eu dei as costas e fui embora, kkkkkk. Mas eles agem na Coação, intimidação, se a pessoa ficar com medo do vendedor, acaba comprando.
Quem mais sofre desses golpes são turistas ou mesmo quem é da cidade, mas vai pouco no Mercadão. Eu já conhecia essa história há muito tempo e já tentaram me vender o famoso "chocolate natural" (morango + tâmara) por um preço ridiculamente extorsivo. O turista é coagido porque não está numa zona de conforto e é pego de surpresa, não conhece muito o local e sente que se negar vai ser ridicularizado pelo vendedor que fala mais alto no ambiente dele.
Mas, a turista comprou uma caixa de frutas exóticas por 350 reais e o vendedor colocou laranja. Isso é estelionato, roubo. Já passei por isso, comprei uma caixa de PINHA que custou 35 reais e o vendedor colocou na caixinha, embrulhadas umas 6 babás podres. Quando cheguei em casa e vi, fiquei com ódio daquele filho de chocadeira. Me roubou.
Esse cara precisava entender que quando perguntamos o preço, as pessoas nao falam. A gente só descobre na hora de pagar, qdo o valor é absurdo! É golpe, sim! Não é o mercadão todo, mas nas frutas (em várias barracas) é absurdo e assustador.
Eu nunca peguei pedaços de frutas para degustação, desconfio da falta de higiene porque já vi cada coisa... Quando insistem digo que estou com afta,kkk...
@@soniafiorillo4831 eu comi uma pitaya amarela bem doce, bem gostosa que o vendedor me ofereceu, aí dei as costas e ele me chamou de folgado, kkkkk. Não compro mesmo, mas tem gente que se sente intimidada, eles falam que é pra comprar, falam grosso, tipo ou compra a fruta ou vai ter confusão, uma pessoa que está apenas como turista não quer estresse e compra.
@@neblinasp morei no bairro de Santana, perto da igreja N.Sra. da Salete. No inverno chegava em casa, a noite, vendo a neblina vinda da Serra da Cantareira. Muito lindo.
Verdade a uns oito meses passei pela mesma coisa, o vendedor ofereceu algumas frutas para degustação e depois praticamente nós obrigou a levar uma bandeja com umas 4 frutas dois limão doce e duas laranjas com acerola que na verdade não era a mesma fruta que provamos cobrou $250,00 reais um roubo 😱
Esperar o que do filho do Datena? A abordagem dos vendedores começa com gentilezas e pode derivar para ofensas. Já vive esta experiência. Nad bancas de frutas a pratica é generalizada.
No Pelourinho em Salvador ocorre uma prática bem semelhante. A pessoa pede para pintar seu braço sem compromisso tal e coisa .. e depois cobram R$ 40. Quando fui lá pintaram o braço da minha filha de 13 anos e depois que eu falei que não ia pagar o cara ficou todo agressivo... péssimo...péssimo.
Em Salvador acontece isso a cada esquina. Vem com artesanatos, com correntinhas, fitinhas...cobram $ 100...ai quando falamos que não vamos querer se tornam agressivos...dizem que não respeitamos o trabalho e a cidade deles....
Eles agem na intimidação, vc come achando que era só pra vc experimentar, sem obrigação de comprar, mas depois que come ele diz que vc precisa comprar, quase ameaçando de violência.
Antes mesmo dessa denúncia, já soube disso. O casal teve que pagar 400 reais por uma bandeja . Outro pagou mais de 500 reais por umas frutas. Ficaram envergonhados e pagaram.
Como assim, pagar esse valor por uma bandeja de frutas? Não sei o que surpreende mais, se é o preço super abusivo que o ladrão vendedor pede ou a pessoa que se submete a pagar. É só não pagar e pronto. Quero ver se eles vão puxar o dinheiro na marra.
Eu ia ficar com vergonha mesmo, pq nunca que teria condições de pagar nem 300 reais por uma bandeja de fruta. Brasileiro tem isso com ele, acaba levando o golpe pra não ficar mal na história. Nem se eu tivesse!
Fui a cerca de dois anos aí acabei pagando 40 reais em duas pitayas após provar uma amostra grátis, é muito rápido o vendedor te da amostra e já te dá uma bandeja sem preço e a máquina de cartão, tudo feito aos gritos no maior clima de feira livre, lugar horrível volto lá ainda mas ignoro totalmente a parte das frutas
É o que eu sempre faço quando lá entro: ignoro esses fruteiros. Nunca levei uma banana de lá já sabendo desse tipo de prática extorsiva. Sempre entro de fone de ouvido e finjo não escutar nada. Hahaha!!
Eu e minha namorada tbm caímos nesse golpe, fomos na 25 de Março comprar algumas coisas e ja tínhamos combinado de comer Pastel no Mercadão, entramos nas portas laterais do mercadão onde ja demos de cara com uma barraca de frutas, onde o cara insistiu a todo custo em parar a gente e me ofereceu várias frutas, descascava fruta atrás de fruta e nem esperava a gente terminar de comer e ele ja dava outra na nossa mão e tals, dai ele falou que fazia um pratinho com as frutas que a gente escolhesse, pegamos 3 ou 4 tipos de frutas só pra dizer que comprou do cara que foi super gentil (pq é foda, a gente fica meio assim de dizer não pela gentileza da pessoa), sei que nosso pratinho deu 80 conto... a gente falou O QUEEE ? TA MALUCO ? kkk... sei que tentamos ainda disfarçar pra dizer que não e eles baixaram pra 50, dai ficamos tão constrangidos que pagamos e fomos embora do mercadão, até passou a vontade de comer Pastel e saímos com sensação de trouxa.
Essa matéria correspondente com a verdade, inclusive a mais/menos dois anos atrás passei por constrangimento semelhante no mercado do Tucuruvi, fui obrigada a comprar duas peras por R$69,00.
Detalhe que anexo ao Mercadão tem uma delegacia do DEATUR e o que é feito? Nada! Flanelinhas com as mesmas práticas abusivas e o que é feito? Nada! Se nem a polícia se incomoda, quem dirá a administração local. É um se salve quem puder.
Isso aí é verdade, eu caí nessa malandragem aí, pagei muito caro por um pouquinho de frutas, fiquei muito chateada, ele têm muita lábia., leva agente no papo!!!
Aconteceu comigo exatamente assim. Começaram a oferecer pedaços de fruta para experimentar de forma muita insistente, falando que eram frutas exóticas e tal, e depois quiseram cobrar R$ 200,00 na bandeja, como se eu fosse obrigado a comprar, agindo de forma extremamente. Eu me neguei a levar e saí meio constrangido. E isso aconteceu numa tenda bem perto de uma das entradas. Depois disso, quando vou lá, ignoro todos os vendedores de fruta.
Esse Joel logo logo começa a defender as racha dinha, vai dizer " Golpe não é o servidor é que quis dar o salário pro político corrupto" , vergonha!!! Pra quem tem dinheiro é fácil falar. Vai lá então comprar laranja por 100reais
Se a pessoa fala que é um preço e você compra pro livre e espontânea vontade tudo bem, mas se você diz que não vai comprar e o vendedor te deixa constrangido é outra coisa Sr. Joel. Não venha defender estes malandros.
Tive que vir comentar... Eu tive um pesadelo, ou o repórter realmente defendeu a prática desonesta, mal caráter, criminosa??? Não pode ser, estamos lascados mesmo
Já fomos vítima deste golpe! Este jornalista deve ser do mesmo time, o vendedor dizia que as frutas eram muito em conta e foi nos envolvendo a comprar e no final nossa conta chegou à $800,00 e o casal que estava conosco a conta foi pra $1.200,00 ( frutas que levaríamos nas mãos tranquilamente) absurdo , devolvemos a metade e ainda pagamos muito caro , fomos realmente envolvidos por aqueles vendedores e não gostaram da devolução , nós tratando com frieza e indignação....
É golpe sim, não sei de quantos nem quantas bancas. No Mercadão tudo é muito caro. Até aí, paga quem quer. Mesmo pq é um lugar com muitos turistas com moeda forte e não se importam com o preço. Agora, a fruta começa azedar, desculpem o trocadilho, quando até esses turistas começam a reclamar, como é o caso de um casal de um canal de viajantes (Jetlag warriors). E foi justamente nessa modalidade descrita, ou seja, com essa safadeza toda. Estou citando um, mas tem, pelo menos, mais uns três canais de turistas com a mesma reclamação. No mais, um canal que se intitula "Golpe do Mercadão" e tem 12 mil inscritos é porquê o assunto é sério. Vergonha pura.
Absurdo defender essas práticas de enganar as pessoas. Todos os pontos turísticos do Brasil têm práticas desrespeitosas com os turista e a população local.
Se tem tanta gente se deixando roubar por se sentir coagido eles vão continuar roubando mesmo. 350 reais em 3 laranjas? Gente, onde isso tem lógica? Eu não compro de forma alguma e dou um escândalo se o vendedor tentar me obrigar a comprar algo.
Não acreditou nem na matéria que seu jornalista fez, nem no que as vítimas disseram, nem no próprio mercadão que assumiu que multou 10 logistas. Comentário ruim, mas é a meritocracia, abraço para seu pai.
Esse repórter que fez a reportagem do mercado municipal de são Paulo, está de parabéns, agora esse engomadinho do programa, é safadinho ele desqualificar um reportagem,do colega, é porque ele não vale nada.
Faltou falar da faquinha cheia de adoçante escondido por dentro do jaleco ou no próprio copinho a onde a faca fica. Com esse adoçante na faca ele corta a fruta e a fruta fica doce, quando vc compra a fruta não é a mesma coisa em casa. Certamente é por essa prática. 🗡
É um golpe sim... enganar o consumidor dessa forma... o cara diz um preço, leva o consumir para um canto e coloca mais alguns zeros no valor do quilo, e vc fica lá sozinho com um monte de picaretas do lado te pressionando a comprar. O mercadão é um ponto de São Paulo que faço questão de nunca mais ir. Vergonha Joel, ainda vem defender uma pratica abusiva.
Isto é velho estive lá várias vezes eles fazem isto mesmo não provo mais nada e não compro mais nada lá a primeira vez que aconteceu comigo comprei quando vi o preço devolvi não paguei e fui embora
Eu sou testemunha dessas práticas abusivas nesse mercado (o vendedor tentou me cobrar uma fortuna e só parou de me intimidar quando eu disse que iria chamar a polícia). Recebo estrangeiros com frequência e eu passei a não recomendar o Mercadão de SP. Não só por essas práticas desonestas e intimidadoras (que são realmente muito comuns), mas também pelo local muito ruim onde está localizado e por ser extremamente complicado qdo. o assunto é estacionamento. Enfim, um destino para ser apagado de qquer roteiro turístico em SP.
Já passei por isso, queriam me cobrar 90,00, por meia dúzia de uma fruta que parecia ameixa, isso aconteceu há cinco anos. Também um casal amigo que veio do Chile para a copa do Mundo, foram ao mercadão e compraram meia dúzia de mexericas, pagaram quarenta reais.
Esse golpe existe a muito tempo. São algumas bancas. Eu e minha cunhada passamos por isso duas vezes. Na segunda vez falamos em procurar um responsável para denunciar e eles cobraram o valor correto. Disseram que a balança estava com defeito.
estive no mercadão a quinze dias atrás, levei uns parentes da Paraíba, e me ofereceram frutas pra degustar ,como não levei , foram muitos mal educado ,por ser eu de são Paulo não me intimidei! as bancas logo na entrada!
São pilantras, ficam intimidando e se aproveitando de turistas de fora da cidade que não querem arrumar confusão e acabam pagando 60 reais em uma porra de um abacaxi, só pra não ter de brigar com o vendedor. Quem é de fora é o maior alvo desses pilantras.
Eu fui ao mercado,e passei por essa situação! Comi um morango com tâmara,e minha esposa também! Fui constrangido a levar uma bandeja com alguns morangos e tâmaras (aproximadamente 7 de cada) por R$63,00! Me senti coagido e constrangido!
Vão na Ceagesp e comprem diretamente na praça de frutas de lá e bem mais barato vão na semana das 5 as 2 da tarde , não no varejão de lá e sim na praça de frutas , são duas praças a grande e a pequena
Eu e minha irmã passamos por isso, ele queria cobrar R$200 pela bandrja de frutas mas aí eu disse que R$200 eu não tinha como pagar ele abaixou pra R$120, ainda muito caro, mas também é verdade que a abordagem é um tanto intimidadora, ele fala: "Paga ali pro rapaz" que é atrás da barraca, você fica encurralada por eles. Foi tenso.
Não deveria multar. Deve é prender. Extorsão é crime e nesse caso, não é um vendedor e sim um criminoso. Cadeia nessa raça ruim que deprecia a imagem dos verdadeiros vendedores. Cana neles
Esse jornalista devia ter vergonha de estar falando isso, defender essa prática abusiva.
Exatamente. Queria ver se fosse com ele se iria gostar.
o vendedor fica literalemte com uma faca na sua cara dizendo " nao vai levar?"
Totalmente de acordo, continuam emissora mantém um cara destes no ar?
Até parece q um vendedor iria ser besta em dar golpe no filho do Datena !
Vdd
Eu sou de Goiás. Estive neste Mercadão de São Paulo em 2017!!!!! E passei pelo mesmo problema! Ou seja, o problema é antigo!
Essa é mais antiga que o tempo. Até na Mesopotâmia isso foi registrado nas cuneiformes
Lá um acabaxi dependendo da banca é 20 reais... um acabaxi em qlq mercado custa na faixa de 5 á 7 reais e pq este do mercadão eles vendem á 20 ? Deve ser pq o pé de abacaxi recebe massagem e é regado com água mineral deve ser por isso
@@waya2378 😂😂
@@di862 é só ñ comprar
@@adilsonangelo1509 só não comprar não vai resolver o problema amigão!!! Isso é preço abusivo e isso é crime !!! Queria ver se essa moda pega e todos os mercados se reúnem e colocam o preço que quer nos produtos... aí eu queria ver sua reação chegar em 1 mercado estar 20 reais o kilo do feijão... aí vc vai em outro mercado está 21 o kilo ... garanto a vc que vc não ficaria nada puto de raiva né ?
Depois, de tantos relatos, o apresentador ainda defende a prática? O próprio administrador admitiu. Que vergonha, Joel!
O apresentador deve estar sendo patrocinado por algum dono de banca dentro do mercado.
Na melhor das hipóteses, o vídeo demonstra falta de um mínimo de noção de direito do consumidor por parte do apresentador. Clarissima prática abusiva que Beira a extorsão. Lamentável o posicionamento de um formador de opiniões.
@@georgetonyr Lamentável, mesmo!
@@flavioalvesdesousa7718 Esse comportamento dele foi muito infeliz...
Fiquei revoltada tb com o apresentador defendendo os vendedores abusivos
Aconteceu comigo há 5 anos qdo estava passeando em SP! O cara dizia 12,00! 12,00! E eu fiquei interessada pedi 1Kilo! E ele pesou e qdo fui pagar ele deu o preço de 120,00. Mas qdo ele pesa ele te leva para uma banca fora do corredor Principal dizendo que a balança dele está escangalhada e vai pesar lá e tu acompanhas o vendedor. Qdo o cara fala o valor alto, tu estás sozinha com ele e outros caras da outra banca e fora do corredor Central onde estão a Fiscalização e mais gente. Eu questionei o valor e ele respondeu que 12,00 era a grama. Qdo eu disse que não queria, eles fizeram uma roda em mim e começaram a me ofender e que eu tinha que levar pois tinha tomado o tempo dele e tinha provado. A Sorte que eu sempre ando com uma chave de fenda na bolsa! Eu puxei a chave de fenda e disse que eu era do Norte, descendente de índio canibal e que eu ia arrancar as tripas do primeiro que encostasse em mim! E disse que ia chamar era a Polícia e fui logo me afastando rápido e saindo e gritando. Pra doido, tem que dar de doido e meio!
Esses pilantras que leiam isso e se lembrem da Nortista!
R$ 12,00 o grama, se custou R$ 120,00 quer dizer que você comprou somente 10 gramas. Correto?
Qual fruta de 10 gramas você comprou? E sendo tão pequena qual a necessidade de pesar?
Fizeram a mesma coisa comigo
Kkkkk vlw pela dica
😂😂😂😂😂😂😂
Kkkkkkkk essa desculpa foi foda kkkkkkk imaginei uma pessoa no meio de uma feira gritando "Eu sou descedente de índio canibal " kkkk
Vergonha a Band colocar um apresentador de fala contra os FATOS!
Nossa Band como vocês contratam um jornalista/apresentador que, mesmo com a reportagem e todas as denúncias colhidas ao longo de anos, se põe contra a verdade? Se não aconteceu com ele, que bom pra ele, mas se existe centenas de pessoas que passaram por essa situação, porque ele se põe contra? Ele chegou a ver os relatos? Ele chegou a ouvir as pessoas? Isso é de um total mau caratismo jornalístico. Por causa de pessoa assim que as coisas não mudam, se dependesse dele nada precisaria ser feito porque ele nunca sofreu o golpe. QUE ABSURDO BAND!!
Filho de quem esse jornalista? Já nasceu contratado!
@@angelperes2275 Ah tá explicado com quem ele aprendeu a ser assim então
O jornalista fala isso por que deve ser tratado como príncipe quando vai lá.
@@arilucas8659 por ser filho do Datena deve ter um tratamento diferenciado
ele tá chamando todas as vítimas de TROUXAS!
Apresentador passando vergonha..... depois da matéria ainda contínua..."pra mim não é golpe"... Com 11 mil pessoas dizendo o contrário o rapaz ainda insiste... Consumidor tem q ser inteligente...a "prática é antiga"....e não teve solução até agora...vá pra outro local comprar frutas...locais onde ninguém te ameaça amparado por apresentador de programa poicial
Esperar o que do FILHO DO DATENA, jornalistazinho GOURMET.
@@scsilva1667 Esse aí nunca tirou do bolso pra comprar uma fruta. Papai sempre pagou.
Apresentador achando k está muito está agradando.Vai se ......
Todas as bancas de frutas são caríssimas sim...esse apresentador está sendo conivente com bandidos...
🤦🏽♀️🤦🏽♀️🤦🏽♀️🤦🏽♀️É assim mesmo, passei por isso. E ainda fui xingada....Foi horrível, me senti coagida e humilhada. E não foi em uma barraca só. No mesmo momento, saí do mercadão super decepcionada. Eles querem te obrigar a comprar. Foi horrível.
Felizmente eu nunca cai nesse golpe, por três motivos: 1) mesmo o valor informado, antes de eles multiplicarem por 10x já é caro; 2) Vendedores e atracadores sempre me espantam. Quando vou comprar algo quero ficar à vontade, já teve vez que desisti de compras porque vendedor veio ficar me oferecendo coisa, como no Mercadão eles fazem assim, quando estava vendo as frutas bonitonas lá me mandava quando viam me abordar; 3) Nunca curti isso de ficar comendo fruta direto da caixa sem a higienização adequada, perigoso ter até mais agrotóxico.
Poderia ser diferente,se não fossem golpistas e não se aproveitassem dos turistas teriam mais clientes, eu inclusive.
Falou pouquissimo, mas falou tudo
Sr Joel, tudo bem com o Sr.? O Sr.
pode até frequentar o mercadão e não presenciar essa prática, tudo certo. Mas não desdenhe dos diversos relatos de cliente lesados. O Sr. é um jornalista conhecido, ninguém vai lhe aplicar um golpe. Sugestão. Peça para um repórter desconhecido fazer uma reportagem com câmera escondida que o Sr. entenderá o motivo do golpe. Sim, vender não é fácil, exige dedicação, conhecer o produto que vende, ser gentil e cordial. Agora, usar de malandragem oferecendo "degustação", sem compromisso, e depois constranger o cliente, intimidando-o, vai um larga diferença.
Ah! Também já passei por essa situação. É constrangedor.
Bora pra frente.
Disse tudo!
@Davi Maldonado cobrar frutas por preço extorsivo é golpe, quer você leve ou não
@Davi Maldonado Intimidação e coerção é o que eles fazem ali, quase sai na porrada com um vendedor que me deu um pedaço de pitaya e quis me obrigar a comprar a fruta, acha que todo mundo vai ter a mesma coragem que eu de enfrentar um vendedor te intimidando? Eles fazem isso com mulheres, idosos, e turistas que só querem passear sem estresse.
Esses caras são pilantras.
Eles escolhem com quem praticar este"golpe". Sempre degustei as frutas e nunca comprei nada. Agradeço e saiu andando. Trágico
@Davi Maldonado O problema é que quando é uma mulher ou idoso dizem que eles ameaçam,acaba sendo uma modalidade de assalto porque a pessoa acaba pagando por medo de sofrer alguma violência lá fora
Como um jornalista defende o indefensável nossa imprensa sempre do lado errado
Eu adorei o ``SE TEM GENTE AGINDO DO JEITO ERRADO`` mais de mil relatos e o cara ainda manda um SE
Ele só trabalha aí pq é filho do DATENA
é um imbecil
A emissora sempre defendeu bandido
Tem um cara que é personagem do programa do pai dele que tem um comércio no local.
Lamentável tudo isso que está acontecendo infelizmente é verdade o meu filho passou por esta situação e é verdadeira.
Comigo também
eu percebi este golpe e sair fora ,porém minha esposa caiu .
Só não cai porque meu limite não passou. Eu tinha ido na 25 antes.
Se fosse comigo eu teria quebrado o cara e a barraca....ou então chamar a guarda metropolitana q faz ronda ali.
Eu sou de SP, ja passei diversas vezes em frente ao Mercadão de SP, onde sempre “me cheirou mau” este lugar. Só o preço do flanelinha deve ser um absurdo de caro. Comer Sanduíche de Mortadela eu como em qualquer Padaria, ao até mesmo em casa. Frutas frestas eu compro em qualquer feira.
Exatamente como eu penso.
Parabéns Joel. Faculdade de jornalismo pra defender quem não presta . Se trocando por uma cesta de frutas . 👎👎
Absurdo esse repórter, uma pessoa com esse caráter não devia estar a frente de um jornal
Esse repórter é um babaca, não é a toua que é filho do Datena mesmo.
É BAND, cara. O que você esperava?
Aconteceu comigo isso, e é golpe sim, e ainda te ofendem quando vc não paga o valor absurdo que eles querem. Eu me senti super mal nesse dia.
O Joel ta mal informado ...
Isso é um absurdo
E uma forma de roubar o cliente
Eu tbm me senti muito mal, porém eu fui embora, não tinha o valor, não paguei! cobraram 1.200 por algumas frutas ! E para minha mãe 360 reias um pouco de frutas q se pegava na mão de quantidade!
Mas se sentir mal pq se a pessoa está te extorquindo?
@@alinegabrielleniniibibii4858 vc pagou 1.200 por algumas frutas?😲😲 Por que não se recusou??
@@adriano3987 não pagamos não , nem tínhamos o valor !
Não adianta querer passar pano para um ato criminoso uma venda sobre coação não é venda, ainda mais se tratando de produtos com preços exorbitantes, e vou mais além sempre vou e sempre fui ao mercadão e geralmente todas as barracas de frutas tem as mesmas práticas. Difícil achar uma banca de frutas que não tem essa prática, inclusive meu irmão caiu nesse golpe a uns 12 anos atrás e foi da mesma maneira. E o problema não é o funcionário e sim o dono da banca que exige esse tipo de abordagem.
Há anos já existe essa prática! Tô estarrecida. Nossa como é bom ler os cometários.
Já passei por isso,acho isso malandragem e roubo! Ridículo Joel defendendo CANALHAS!
Verdade
Verdade tem que denunciar
Eu e minha esposa tbm passamos por esse tipo de constrangimento, não sabíamos da tal prática dos vendedores de fruta, nós fomos ao mercado porque queríamos experimentar o famoso sanduiche de mortadela mas fomos atraídos por belas frutas diferentes e exóticas esposta em uma banca logo na entrada de quem vem da 25 de março paramos ali e agente queria saber o preço mas o vendedor muito falante nem nos permitiu pensar já foi logo cortando frutas de diferente espécies e nos oferecendo para degustar uma após a outra, ficamos surpresos com tanta gentileza e guloseimas frutíferas, por fim minha esposa escolheu 4 frutas e qual não foi a surpresa na hora de pagar o caixa disse que o valor total era $ 240,00 minha esposa não concordou com o valor absurdo mas ficamos constrangido quando ele disse que vcs comeram a vontade e agora acha que é caro então optamos por levar apenas a metade do que tinha pegado mesmo assim pagamos $90,00 por 2 melões e ainda tivemos que ouvir o tal indivíduo do caixa chamor minha esposa de chata quando ela pediu a nota fiscal da compra e ele alegando que estava sem impressora apenas nos deu um simples recibo. Em resumo eu só recomendo o sanduíche de mortadela é uma delícia e para come lo não fomos coagidos a nada muito pelo contrário fomos bem atendidos.
Cara vira as costas e vai embora, sustentar malandro,já basta a classe política!🙈
Kkkk vdd depois dessa já era, prefiro a feira livre próximo de casa muitíssimo melhor
Por essas e outras que pesquiso TUDO sobre todos os lugares que pretendo ir. A decadência moral nesse país já é cultura e todo cuidado é pouco.
O apresentador deve receber uma porcentagem dos golpes.
Cheira a léguas...
Pois é! Também o mau jornalismo é feito só por alguns profissionais. Não dá para generalizar. É só observarmos quem é bom e quem é ruim, né Joel? Se você não acredita na matéria que o seu repórter trouxe, nem passa no ar. Não fica desqualificando o trabalho dele no ar não e nem desmerecendo quem foi vítima. Um abraço pro teu pai!
Excelente comentário 👏
Realmente golpe não é meu amigão ... se você prova uma fruta e o cara não lhe passa o valor é você no final fica sabendo que é 500 reais ? Você só leva se vc quiser amigão, você é daquele tipo de pessoa que se diz , eu aceito porque doi menos, pois se eu fico sabendo do valor, além de eu não aceitar, eu ainda pergunto se o vendedor quer me fazer de idiota , como ele concegue fazer muitos de idiotas , inclusive você deve estar no meio, o vendedor não te deu golpe nemhum , só te fez de idiota.
@@eduardogomes6737 e se tiver dois caras 3mx3m atrás de você te olhando feio e você com uma senhora idosa junto? Vai ficar batendo boca com gente mal encarada e correr o risco de ser abordado lá fora ou vai pagar? Cuidado com crime contra a honra me chamando de idiota, viu? Tua língua afiada pode te custar muito mais do que uma bandeja de fruta. Fica em paz!
Perfeito! O cara não investiga e faz comentário dizendo que é balela
Samos roubado em todo lugar e jornalista e puxa saca vc e famoso vai um pobre estou com nojo desse jornal
O apresentador é favor de praticas ilícitas.
Esse Joel é um safado
Deve ter terceirizado os stands, eu acho que mercado tem que inovar, deixar um stand, pra degustação e cobrar, por cliente, tipo um café da manhã tropical, e indicar qual banca que estão disponíveis as frutas preferidas.
Eu DUVIDO que esse apresentador frequente o mercadão. Eu já morei na bela vista e ia praticamente toda semana no mercadão. Todas as vezes eu era abordado dessa forma: o cara oferecia um monte de fruta pra você experimentar e depois tentava intimidar pra você levar o produto, que é MUITO caro. Como eu já era macaco velho dali, eu comia e ia embora. Alguns vendedores já até me conheciam e nem me ofereciam mais. Mas também já cansei de ver pessoas sendo intimidadas pra levar, com esse argumento deles de que as pessoas já tinham experimentado de tudo e que tinham que comprar. Aí é tudo pilantra que compra mercadoria de um armazém AO LADO do mercadão, e lá sim você tem vendedores honestos com preços honestos.
Uma vez eu vi uma bandeja de morango nesses bandidos por 25 reais, no armazém ao lado eu levei QUATRO por 10 reais.
Corretíssimo, os mesmos produtos que são vendidos ao redor do mercadão, tem a mesma qualidade com um preço mais acessível, até o bacalhau que caríssimo no mercadão nas ruas laterais é mais em conta...ahhhh e com um atendimento muito melhor
Obrigado pela informação
Eu tô rindo da parte " eu comia e ia embora" 😂.
É um frequentador gourmet, conhece os vendedores que são legais com ele porque é da televisão, mas uma pessoa comum o tratamento é outro.
Eu posso falar! Que o Joel está bem enganado! Pois só quem foi enganado e Coagido sabe o que é isso, é só ver o tanto de reclamações que estão aí para quem quiser ver!
Esse apresentador deve ser dono de alguma banca lá pq defendeu demais hein? Eu já fui no Mercadão de São Paulo e é uma encheção de saco de alguns vendedores. Se vc for mole os caras te intimidam sim, mas comigo não tinham conversa não pq já fechava a cara e não dava ideia
Saudades do tempo em que jornalista narrava fatos e não ficava de "eu acho / não acho" pra cá e pra lá.
Sempre foi assim, eles obrigam vc a comprar depois que eles empurram garganta a baixo a degustação, mesmo que vc não queira. É constrangedor. Estou falando de 10 anos atrás. Não são todos, mas, a maioria. Quer saber a verdade, filmam sem eles perceberem que vcs irão ver se é mentira.
Comi uma pitaya uma vez e o cara queria me obrigar a comprar, dei as costas e estava indo embora e ele me chamou de folgado, aí eu falei que se ele quisesse sair na porrada comigo por causa da porra do pedaço da pitaya, eu ia, aí ele deixou quieto e foi coagir outras pessoas.
Cambada de pilantras.
O apresentador parece Um dos milicianos dono de um box de frutas. 350 reais em três 🍊🍊🍊?
Apesar da passada de pano do Joel isso é claramente GOLPE.
O cara chega oferecendo pra vc provar, como écomun em feiras e depois cobra.
Na hora o consumidor fica constrangido e talvez acabe pagando e isso é golpe.
Infelizmente isso é pratica comum, sempre que vou la vejo um monte de gnte fazer isso.
Ele discorda da própria reportagem. É ridículo igual ao pai.
É Golpe sim !!
esse jornalista deve ter uma banca de fruta lá.
Vou abrir um posto de gasolina e dizer que vendo gasolina exótica extraído das profundezas do inferno e custa 25 reais o litro ...
Não é golpe tá ? Confia !!!
@@19700622 😂😂😂
Isso mesmo!!!
Apresentador tendicioso!!!! Defensor de golpistas!!! Tinha que ser filho de quem é!!! Lamentável o comentário desse falador de @sneir@s!!!!!
Odeio esse tipo de jornalismo.. com um âncora sensacionalista e que gosta de dar sua opinião só invés de transmitir a notícia.. típico da Band e Record
A extorsão no Mercado de SP começa no estacionamento que o Flanelinha te exige R$ 20 para você não ter seu carro vandalizado, e como não tem nenhuma presença da segurança pública lá, é mais seguro negociar com o mafioso mesmo, pelo menos depois de receber ele te deixa em paz.
Por isso sou favorável ao porte e posse de armas, não há segurança pública, pagamos muitos impostos e nada, os desarmamentistas deveriam explicar, como se livrar desses flanelinhas...
Primeiro que detesto a profissao flanenilha , nao pago 20 reais coisa alguma e nao estaciono la tb . Se caso for no mercadao . Estaciono mais distante .
@@eumesmo6921 Por favor explique aí a relação entre se livrar dos flanelinhas e o porte e posse de armas, o que vc está sugerindo?
E depois ainda falam do Rio Janeiro.
É verdade
Apresentador leviano, desorientado e parcial na sua fala defendendo a prática confundindo com o trabalho digno de feirantes. Não é possível emitir sua opinião pública num canal de televisão sem ao menos entender o que está ocorrendo, os relatos são reais e a prática abusiva.
Está defesa sua está estranha, está pegando mal, não podemos defender pilantragem temos que defender a verdade
De acordo, apresentador sem vergonha, eu mesmo já cai no golpe
Pelo jeito ele tá pegando alguma vendedora ou vendedor vai saber
Um absurdo apresentador despezar os diversos relatos do golpe, o senhor não pode levar em consideração apenas a sua experiência.
Inacreditável a postura desse apresentador. Além de golpe, podemos acrescentar extorsão, intimidação e cobrança de preços abusivos.
Como esse maluco ainda defende essa extorsão. Botar um maluco de 100kg de 1,90m pra gritar com uma senhora idosa de 70 anos xingando ela e falando que ela tem que comprar pq comeu a fruta. muita gente vai pagar pq teme por ter ferida a integridade física.
Este é um hábito antigo de vendedores do mercadão. A polícia tem que agir contra esta prática nociva. Joel, para de defender o indefensável, detalhe: vendedores amáveis contigo porque tu és da mídia.
E vc foi maltrato na onde
Mas se o vendedor deu o preço e o cliente pagou, realmente não é caracterizado "golpe". Golpe é algo que fazem e você não está sabendo. No caso, acredito que seria caracterizado como "cobrança abusiva" do CDC.
Antes era cortesia. Hoje é golpe!
Sabe o que é comprar sob coação? Sabe o que é intimidação mediante ameaça de violência? É o que está acontecendo lá. Ninguém é burro de comprar frutas num valor exorbitante. Tem bandidos no local e isso é caso de polícia.
Isso é velho no mercadão, uma vez um vendedor me deu para experimentar um pedaço de pitaya amarela, eu experimentei e disse que era gostosa, mas não iria comprar, o cara ficou irritado e disse que eu quis comer de graça na banca dele, eu disse que ele que me deu pra experimentar, ele ficou mais irritado ainda e me chamou de folgado, eu dei as costas e fui embora, kkkkkk.
Mas eles agem na Coação, intimidação, se a pessoa ficar com medo do vendedor, acaba comprando.
Quem mais sofre desses golpes são turistas ou mesmo quem é da cidade, mas vai pouco no Mercadão. Eu já conhecia essa história há muito tempo e já tentaram me vender o famoso "chocolate natural" (morango + tâmara) por um preço ridiculamente extorsivo. O turista é coagido porque não está numa zona de conforto e é pego de surpresa, não conhece muito o local e sente que se negar vai ser ridicularizado pelo vendedor que fala mais alto no ambiente dele.
Mas, a turista comprou uma caixa de frutas exóticas por 350 reais e o vendedor colocou laranja. Isso é estelionato, roubo.
Já passei por isso, comprei uma caixa de PINHA que custou 35 reais e o vendedor colocou na caixinha, embrulhadas umas 6 babás podres. Quando cheguei em casa e vi, fiquei com ódio daquele filho de chocadeira. Me roubou.
Esse cara precisava entender que quando perguntamos o preço, as pessoas nao falam. A gente só descobre na hora de pagar, qdo o valor é absurdo! É golpe, sim!
Não é o mercadão todo, mas nas frutas (em várias barracas) é absurdo e assustador.
Estive lá em 2019, e muitos deles fazem esse tipo de atitude intimidatoria, e alguns ainda estavam cortando frutas com tremendas peixeiras.
Eu nunca peguei pedaços de frutas para degustação, desconfio da falta de higiene porque já vi cada coisa... Quando insistem digo que estou com afta,kkk...
@@soniafiorillo4831 eu comi uma pitaya amarela bem doce, bem gostosa que o vendedor me ofereceu, aí dei as costas e ele me chamou de folgado, kkkkk.
Não compro mesmo, mas tem gente que se sente intimidada, eles falam que é pra comprar, falam grosso, tipo ou compra a fruta ou vai ter confusão, uma pessoa que está apenas como turista não quer estresse e compra.
@@neblinasp realmente, um turista que conhece pouco a cidade ou não tem parentes por lá, não sabe como se defender.
@@neblinasp morei no bairro de Santana, perto da igreja N.Sra. da Salete. No inverno chegava em casa, a noite, vendo a neblina vinda da Serra da Cantareira. Muito lindo.
Verdade a uns oito meses passei pela mesma coisa, o vendedor ofereceu algumas frutas para degustação e depois praticamente nós obrigou a levar uma bandeja com umas 4 frutas dois limão doce e duas laranjas com acerola que na verdade não era a mesma fruta que provamos cobrou $250,00 reais um roubo 😱
Deus me livre guarde
Eu não pagava nem a pau!
não paguem
Trouxa é quem leva é só chama a polícia
Eles agem na Coação, intimidação, botando medo de violencia nos clientes.
Isso é coisa de bandido miliciano do Rio de janeiro.
Esperar o que do filho do Datena? A abordagem dos vendedores começa com gentilezas e pode derivar para ofensas. Já vive esta experiência. Nad bancas de frutas a pratica é generalizada.
Falou tudo irmão, tal pai tal filho 👏👏👏👏👏
Vish é filho do Datena? Realmente não tem o que esperar
SUPERFATURAMENTO DE PREÇO E ENGANAR O CONSUMIDOR SÃO PRÁTICAS CRIMINOSAS!
Esse apresentadorzinho deve ter uma banca lá, certeza! Como a Band contrata alguém sem noção e totalmente despreparado?!
Esta prática é verdade, já passei por
Estes tipos de maus vendedores.
Tem que saber vender, mas fazer pilantragem e outra coisa. Apresentador acho que não "entendeu" o golpe.🥴🤒😬😜🤑
No Pelourinho em Salvador ocorre uma prática bem semelhante. A pessoa pede para pintar seu braço sem compromisso tal e coisa .. e depois cobram R$ 40. Quando fui lá pintaram o braço da minha filha de 13 anos e depois que eu falei que não ia pagar o cara ficou todo agressivo... péssimo...péssimo.
É assim que afastam turistas.
Isso é antigo, só que na minha época era fitinha do Sr. do Bonfim.
Em Salvador acontece isso a cada esquina. Vem com artesanatos, com correntinhas, fitinhas...cobram $ 100...ai quando falamos que não vamos querer se tornam agressivos...dizem que não respeitamos o trabalho e a cidade deles....
Esse apresentador não prestou atenção na reportagem!!!!!! As pessoas são coagiadas a comprar no final😠
Parabéns Band, por contratar um mal jornalista!
Safadeza, em todo canto tem gente sem vergonha. Vendedores ladrões.
Mas num canto desses não pode ter. Vamos ver se desta vez isso mudo após anos e anos dessa vergonha!
Elisa Campos. Penso como vc. Isso é ladroagem e coação nesse País podre.
Sou testemunha e vitima, estava com os meus filhos e esposa e para não arrumar briga acabei pagando
Eles agem na intimidação, vc come achando que era só pra vc experimentar, sem obrigação de comprar, mas depois que come ele diz que vc precisa comprar, quase ameaçando de violência.
Antes mesmo dessa denúncia, já soube disso. O casal teve que pagar 400 reais por uma bandeja .
Outro pagou mais de 500 reais por umas frutas. Ficaram envergonhados e pagaram.
Como assim, pagar esse valor por uma bandeja de frutas?
Não sei o que surpreende mais, se é o preço super abusivo que o ladrão vendedor pede ou a pessoa que se submete a pagar.
É só não pagar e pronto. Quero ver se eles vão puxar o dinheiro na marra.
@@lucianoakim3646 Eu também não entendo porque pagam. E a lei que obriga a ter o preço exposto para todos os produtos?
Eu posso vergonha, calote nunca.
Eu ia ficar com vergonha mesmo, pq nunca que teria condições de pagar nem 300 reais por uma bandeja de fruta. Brasileiro tem isso com ele, acaba levando o golpe pra não ficar mal na história. Nem se eu tivesse!
Isso existe há anos e nada muda
Que jornalista mais imparcial. O povo q é voz de Deus falando q caiu num golpe, e o cara falando que é só conversa.
Já passei por isso. É muito chato e é até estranho ter demorado tanto tempo para tornar esse assunto notório.
Fui a cerca de dois anos aí acabei pagando 40 reais em duas pitayas após provar uma amostra grátis, é muito rápido o vendedor te da amostra e já te dá uma bandeja sem preço e a máquina de cartão, tudo feito aos gritos no maior clima de feira livre, lugar horrível volto lá ainda mas ignoro totalmente a parte das frutas
É burrice deles agirem assim, ganham no curto prazo, perdem no longo. Olha a fama deles agora.
quando vou lá passo batido nas frutas
Pitaya não tem gosto de nada, eu não pagaria, ele não ia me matar ali dentro mesmo.
É o que eu sempre faço quando lá entro: ignoro esses fruteiros. Nunca levei uma banana de lá já sabendo desse tipo de prática extorsiva. Sempre entro de fone de ouvido e finjo não escutar nada. Hahaha!!
Esse jornalista GOURMET nunca deve ter comprado frutas lá pra tá defendendo, eu já fui lá com minha irmã e fomos intimidados sim.
Eu e minha namorada tbm caímos nesse golpe, fomos na 25 de Março comprar algumas coisas e ja tínhamos combinado de comer Pastel no Mercadão, entramos nas portas laterais do mercadão onde ja demos de cara com uma barraca de frutas, onde o cara insistiu a todo custo em parar a gente e me ofereceu várias frutas, descascava fruta atrás de fruta e nem esperava a gente terminar de comer e ele ja dava outra na nossa mão e tals, dai ele falou que fazia um pratinho com as frutas que a gente escolhesse, pegamos 3 ou 4 tipos de frutas só pra dizer que comprou do cara que foi super gentil (pq é foda, a gente fica meio assim de dizer não pela gentileza da pessoa), sei que nosso pratinho deu 80 conto... a gente falou O QUEEE ? TA MALUCO ? kkk... sei que tentamos ainda disfarçar pra dizer que não e eles baixaram pra 50, dai ficamos tão constrangidos que pagamos e fomos embora do mercadão, até passou a vontade de comer Pastel e saímos com sensação de trouxa.
“Tem gente dizendo” não cara, foi provado isso. Defendendo o indefensável.
Saí daqui da Bahia para passear em SP
Eu já caí nesse golpe, expõe o preço de 100gr nós pensamos que é do quilo e o fumo entra !
Que vergonha! Nem com denúncias se resolve.
Essa matéria correspondente com a verdade, inclusive a mais/menos dois anos atrás passei por constrangimento semelhante no mercado do Tucuruvi, fui obrigada a comprar duas peras por R$69,00.
Ainda tem gente passando o pano!
Detalhe que anexo ao Mercadão tem uma delegacia do DEATUR e o que é feito? Nada! Flanelinhas com as mesmas práticas abusivas e o que é feito? Nada! Se nem a polícia se incomoda, quem dirá a administração local. É um se salve quem puder.
A pessoa levou uma bandeija com "três " laranjas e você JOEL ainda fala que não é golpe? Que mundo vc vive?
Ele vive no mudo que 400 reais não fazem falta, ele é rico!
Deve ter banca nessa espelunca
Isso aí é verdade, eu caí nessa malandragem aí, pagei muito caro por um pouquinho de frutas, fiquei muito chateada, ele têm muita lábia., leva agente no papo!!!
Aconteceu comigo exatamente assim. Começaram a oferecer pedaços de fruta para experimentar de forma muita insistente, falando que eram frutas exóticas e tal, e depois quiseram cobrar R$ 200,00 na bandeja, como se eu fosse obrigado a comprar, agindo de forma extremamente. Eu me neguei a levar e saí meio constrangido. E isso aconteceu numa tenda bem perto de uma das entradas. Depois disso, quando vou lá, ignoro todos os vendedores de fruta.
Esse Joel logo logo começa a defender as racha dinha, vai dizer " Golpe não é o servidor é que quis dar o salário pro político corrupto" , vergonha!!! Pra quem tem dinheiro é fácil falar. Vai lá então comprar laranja por 100reais
Se a pessoa fala que é um preço e você compra pro livre e espontânea vontade tudo bem, mas se você diz que não vai comprar e o vendedor te deixa constrangido é outra coisa Sr. Joel. Não venha defender estes malandros.
Tive que vir comentar... Eu tive um pesadelo, ou o repórter realmente defendeu a prática desonesta, mal caráter, criminosa??? Não pode ser, estamos lascados mesmo
E golpe sim
Os caras sao abusivos
Inacreditável a postura desse apresentador. Diante de tantas evidências, ele ainda defender que não houve golpe?
Lamentável!
Claro que é golpe, induzir o cliente comprar gato por lebre. Paciência né oh?
Já fomos vítima deste golpe!
Este jornalista deve ser do mesmo time, o vendedor dizia que as frutas eram muito em conta e foi nos envolvendo a comprar e no final nossa conta chegou à $800,00 e o casal que estava conosco a conta foi pra $1.200,00 ( frutas que levaríamos nas mãos tranquilamente) absurdo , devolvemos a metade e ainda pagamos muito caro , fomos realmente envolvidos por aqueles vendedores e não gostaram da devolução , nós tratando com frieza e indignação....
De acordo, este jornalista pelo que parece tem os mesmos princípios destes picaretas do mercadão
Quero ver me obrigar a pagar 500 pal numa fruta... sem chance
Puro golpe
@Davi Maldonado Não Davi, isso é extorsão. Venda é outra coisa.
É golpe sim, não sei de quantos nem quantas bancas. No Mercadão tudo é muito caro. Até aí, paga quem quer. Mesmo pq é um lugar com muitos turistas com moeda forte e não se importam com o preço. Agora, a fruta começa azedar, desculpem o trocadilho, quando até esses turistas começam a reclamar, como é o caso de um casal de um canal de viajantes (Jetlag warriors). E foi justamente nessa modalidade descrita, ou seja, com essa safadeza toda. Estou citando um, mas tem, pelo menos, mais uns três canais de turistas com a mesma reclamação. No mais, um canal que se intitula "Golpe do Mercadão" e tem 12 mil inscritos é porquê o assunto é sério. Vergonha pura.
Incrível um jornalista desse querer passar pano pra uma situação dessa que se repete há anos.
É golpe, sim senhor!
Absurdo defender essas práticas de enganar as pessoas. Todos os pontos turísticos do Brasil têm práticas desrespeitosas com os turista e a população local.
Se tem tanta gente se deixando roubar por se sentir coagido eles vão continuar roubando mesmo. 350 reais em 3 laranjas? Gente, onde isso tem lógica? Eu não compro de forma alguma e dou um escândalo se o vendedor tentar me obrigar a comprar algo.
Não acreditou nem na matéria que seu jornalista fez, nem no que as vítimas disseram, nem no próprio mercadão que assumiu que multou 10 logistas. Comentário ruim, mas é a meritocracia, abraço para seu pai.
Desculpe, eu estive lá na semana passada, se não tiver cuidado, te fazem levar gato por lebre. Os turistas que fiquem espertos.
Que reportagem péssima! Apresentador, péssimo!
2:54
Ele só pediu q ñ se generalize.
Ouçam, entendam.
Aliás, na última frase do vídeo ele admite q pode haver golpe, excepcionalmente.
O mercadão era bom na época da renome seu Rubens nunca deixaria isso acontecer e a novagel fazia bonito na parte da limpeza!!!!!
Esse repórter deve ter uma banca de frutas no mercado 🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Estes comerciantes envolvidos nesses abusos deveriam serem proibidos de trabalhar no mercadão além de ser responsabilizado criminalmente.
Esse repórter que fez a reportagem do mercado municipal de são Paulo, está de parabéns, agora esse engomadinho do programa, é safadinho ele desqualificar um reportagem,do colega, é porque ele não vale nada.
Faltou falar da faquinha cheia de adoçante escondido por dentro do jaleco ou no próprio copinho a onde a faca fica.
Com esse adoçante na faca ele corta a fruta e a fruta fica doce, quando vc compra a fruta não é a mesma coisa em casa.
Certamente é por essa prática. 🗡
É um golpe sim... enganar o consumidor dessa forma... o cara diz um preço, leva o consumir para um canto e coloca mais alguns zeros no valor do quilo, e vc fica lá sozinho com um monte de picaretas do lado te pressionando a comprar. O mercadão é um ponto de São Paulo que faço questão de nunca mais ir. Vergonha Joel, ainda vem defender uma pratica abusiva.
Isto é velho estive lá várias vezes eles fazem isto mesmo não provo mais nada e não compro mais nada lá a primeira vez que aconteceu comigo comprei quando vi o preço devolvi não paguei e fui embora
Fez o certo
Eu sou testemunha dessas práticas abusivas nesse mercado (o vendedor tentou me cobrar uma fortuna e só parou de me intimidar quando eu disse que iria chamar a polícia). Recebo estrangeiros com frequência e eu passei a não recomendar o Mercadão de SP. Não só por essas práticas desonestas e intimidadoras (que são realmente muito comuns), mas também pelo local muito ruim onde está localizado e por ser extremamente complicado qdo. o assunto é estacionamento. Enfim, um destino para ser apagado de qquer roteiro turístico em SP.
Eu também
Só faltava isso
São Paulo já está tão abandonado
Vários lugares turísticos estão intransitáveis
Sujeiras e falta de segurança
Muito triste
Já passei por isso, queriam me cobrar 90,00, por meia dúzia de uma fruta que parecia ameixa, isso aconteceu há cinco anos. Também um casal amigo que veio do Chile para a copa do Mundo, foram ao mercadão e compraram meia dúzia de mexericas, pagaram quarenta reais.
Esse golpe existe a muito tempo. São algumas bancas. Eu e minha cunhada passamos por isso duas vezes. Na segunda vez falamos em procurar um responsável para denunciar e eles cobraram o valor correto. Disseram que a balança estava com defeito.
Gente, essa prática infelizmente é mais antiga do que a posição de subir no ônibus.
estive no mercadão a quinze dias atrás, levei uns parentes da Paraíba, e me ofereceram frutas pra degustar ,como não levei , foram muitos mal educado ,por ser eu de são Paulo não me intimidei! as bancas logo na entrada!
São pilantras, ficam intimidando e se aproveitando de turistas de fora da cidade que não querem arrumar confusão e acabam pagando 60 reais em uma porra de um abacaxi, só pra não ter de brigar com o vendedor.
Quem é de fora é o maior alvo desses pilantras.
Até nos extrangeiros eles estão passando o GOLPE
Não é golpe Sr Joel Dantena. Sofri com eles ameaçando.
Já sofri esse golpe . Há 6 anos atrás. Estava com minha família. Nunca mas volta no mercadão.
Eu fui ao mercado,e passei por essa situação!
Comi um morango com tâmara,e minha esposa também!
Fui constrangido a levar uma bandeja com alguns morangos e tâmaras (aproximadamente 7 de cada) por R$63,00!
Me senti coagido e constrangido!
Você foi roubado! Denuncie, você tem o direito até a ser indenizado.
Eles são super agressivos!
Vão na Ceagesp e comprem diretamente na praça de frutas de lá e bem mais barato vão na semana das 5 as 2 da tarde , não no varejão de lá e sim na praça de frutas , são duas praças a grande e a pequena
Eu e minha irmã passamos por isso, ele queria cobrar R$200 pela bandrja de frutas mas aí eu disse que R$200 eu não tinha como pagar ele abaixou pra R$120, ainda muito caro, mas também é verdade que a abordagem é um tanto intimidadora, ele fala: "Paga ali pro rapaz" que é atrás da barraca, você fica encurralada por eles. Foi tenso.
O cidadão tem que anotar o número da banca e voltar com outras pessoas e simplesmente botar toda a banca abaixo...
Não deveria multar. Deve é prender. Extorsão é crime e nesse caso, não é um vendedor e sim um criminoso. Cadeia nessa raça ruim que deprecia a imagem dos verdadeiros vendedores. Cana neles