O problema do atestado tb é algo que o governo deveria resolver, o paciente com sintomas gripais não deveria precisar apresentar atestado para ficar de licença ou deveria haver um atendimento ambulatorial talvez até com enfermeiros para casos assim
O problema também é o sistema trabalhista que exige que o empregado apresente um atestado para faltar no trabalho. Se você está doente, com alguma doença possivelmente contagiosa (COVID por exemplo) para não ir ao serviço precisa ir a uma UPA, ser atendido pelo médico, para ele atestar que você está doente e precisa ficar em casa. Você poderia ficar em casa e apenas informar seu patrão, mas ele só confia se um médico assinar. O mesmo acontece quando a criança está com febre e não pode ir à escola. Precisa ser levada à UPA para que um médico ateste que ela não pode ir à escola. Não deveria ser assim, mas é.
@@WellingtonAlvesAspirana Alemanha vc precisa de atestado para uma folga a partir de 3 dias, na Holanda vc tem uma empresa externa ou o departamento de RH acompanhando o funcionário pelo telefone (quando espera retornar, por exemplo), nos EUA vc tem um número de dias por ano que vc "pode" ficar doente.. Telemedicina também poder ou a ser uma alternativa, já que muitas situações vc não precisa estar na mesma sala que o paciente (No caso de doenças infecciosas é até interessante que a pessoa fique em casa) há diferentes maneiras de avaliar...
Eu ia direto no pronto socorro do hospital das clínicas, em Campinas, mas na real tava sofrendo de síndrome do pânico. Foi um tempo muito ruim, graças a Deus já passou. Queria agradecer, mesmo depois de tanto tempo, ao pessoal de saúde, foram muito atenciosos comigo, e não era fácil, tava em pânico, eu causava mesmo. A minha gratitude é eterna. Bora lutar pela universalidade da saúde pública e de qualidade. Viva o SUS. Depoimento dum estrangeiro que achou humanidade no Brasil, povo lindo.
Gostei de ter um vídeo falando sobre isso. Eu também imagino que seja interessante ligar a parte de não ser atendido no mesmo dia pelas UBS's ao mal hábito da automedicação, afinal de contas, são várias consequências.
A única vez que fui pro PS foram quando minha bronquite atacou de tal maneira que causou algo similar a asma e eu mal conseguia respirar, por sorte minha tia é tecnica de enfermagem e tinha um dilatador dos bronquios (corticoide) só para dar uma amenizada até chegar no PS e eu receber medicamento intravenoso. Muito bem explicado o vídeo.
aqui na minha cidade o povo lota as UPAs, quase não tem outras formas de atendimento (UBS), as UPAs vivem super lotadas e a população e a mídia malham os profissionais que estão estafados, lógico
Para quem tem unimed (em BH pelo menos) existe uma opção no app pra encontrar consultas pro mesmo dia! É muito prático nesses dias que a gente precisa de atestado. Eles simplesmente olham as agendas dos médicos do convênio e mostram pra gente quem tem vaga naquele dia. Simples e genial.
O problema Dr, é que se não estamos bem precisamos do atestado para poder levar no trabalho. Quando eu estava desempregado, eu nem ia no médico por sintomas leves, ou febres. Esperava dois ou três dias. Ou eu observava se eu não piorava. As vezes você está vomitando, não da pra trabalhar nesse estado, mas vai precisar do atestado.
Doutor querido amigo, convênio nos dias de hoje virou o SUS pago particular. Consulta com simples clínico fica pra 30 a 40 diss cardiologista então nem se fala. Telemedicina... sabemos pra casos complexos não resolver. Se consulta fosse conseguida com 24 horas ou 48h dávamos por felizes. Fica a informação.
Pra isso não tem a triagem. Não é culpa das pessoas é do acompanhamento que é complicado, por experiência eu vou sim levar a minha criança no pronto socorro porque quando levei sério o médico queria dormir e deu inalação e até eu sabia que era coqueluche e no fim quase morreu por isso. E na última vez que fui a minha criança vomitou a noite toda e a médica perguntando se dei remédio de vômito, se eu esperei vomitar tanto pra ir é porque não passou e algo tinha quem gosta de ficar esperando em hospital.
Por aqui uma semana é rápido até, dependendo do médico que tu for buscar se tu tiver condições de passar a madrugada na fila para pegar um número, 15 dias se tu der sorte!
Doutor. Não vou mentir... Eu ia na emergência sempre porque não sabia mesmo. Pensava que o UBS era mais pra idoso e criança. Depois que descobri que pra coisas simples da pra ir na UBS eu até prefiro. Quando pego os funcionários de bom humor é bem rápido. 😊
Outro problema é que algumas vezes pelo convênio você tem uma demora grande para consultas. Você está em casa, sem conseguir trabalhar, com dor, etc liga pro seu médico e tem consulta no dia 15 do mês seguinte. Entra no modo " e agora, para onde eu corro?'
Tenho Plano de saúde, só agendo consultas para fazer exames de rotina ou quando estou muito mal. Prefiro usar remédios naturais quando estou com tosse, febre e/ou garganta inflamada.
Mil desculpas, ainda não entendi a diferença de UBS e pronto socorro. Estou com dor de garganta, febre, sem condição de trabalhar, UBS não vai fazer nada, vai marcar para outro dia, eu perdendo dia de trabalho sem atestado, não devo ir no pronto socorro?
Só busco ficar se dor 😅😅😅. Já trabalhei muito com dor,febre, me auto medicando, lembrando que hoje não podemos comprar antibiótico sem receita, pode argumentar que estaria me medicando de forma errada, poxa sem consulta médica, nem pronto socorro,o que fazer ?
O pronto socorro serve para emergências. A ubs por outro lado fará um acompanhamento da sua vida. Assim no pronto socorro eles tratarão muitas vezes somente os seus sintomas e não a causa da sua doença. Já na ubs eles tratarão a causa. O recomendado é que se vc tem febre e dor d garganta procure o pronto socorro. Mas se isso é uma queixa frequente, o ideal seria procurar a ubs para que o médico investigue a real causa do seu problema
@@DrDiogoLang Quem está em estado grave vai pra UTI. O cara que pega uma infecção que não sabe o que é, está com dor e febril tem que ir SIM ao pronto atendimento.
A minha amiga estava com taquicardia em uma cadeira de rodas, colocaram uma pulseira verde nela. Devia ter sido vermelha, a menina apertando o peito. Foi horrível. Muita sorte não ter acontecido nada.
Tô com problemas de HAPIROLY .TÔ COM GRASTRITE CRÔNICA TÔ SANGRAMENTO NO ESTÔMAGO. NÃO TÊM MÉDICO NO POSTO DE SAÚDE AS UPAS NÃO OLHAM MEUS EXAMES DE BIOPSIA. FUI NO HOSPITAL CONCEIÇÃO NÃO CONSEGUI SER ATENDIDA AINDA GRITOU DE DOR DIA E NOITE esperando ser chamada pela secretária de saúde vou morrer vomitando sangue e ninguém me atende tenho 62 não consigo caminhar doutor me ajudar
já passei por uma situação terrível em proto socorro de plano porque dúzias de pessoas com problemas comuns estavam entrado a minha frete só por serem idosos, entravam ANDANDO E SAÍAM ANDANDO enquanto eu ficava encolhida na cadeira quase tendo uma síncope de tanta enxaqueca
Super te entendo, passei por isso ja, e eu ainda vomitando de enxaqueca, pressão subiu a 16/10, demorei mais de 4 horas para ser atendida por causa dos idosos passando na frente, e quando a médica me atendeu, ainda teve a pachorra de falar, que para urgencia no pronto socorro pressão 16/10 nem é considerada alta...
@@ericarampinelli8104 meu deus do céu que médica e atendimento podre!!! o meu caso pelo teve um final feliz, depois de quase 3 horas esperando meu marido foi reclamar pois eu já estava realmente quase desmaiado, e o atendimento lá dentro foi direto na maca com um médico super educado e preocupado. eu tava bem mal mesmo ele disse que se a gente não tivesse feito reclamação eu poderia ter tido algo pior
É um absurdo quando os pais fazem aquelas filas, por crianças com febre. Elas tiram o lugar de crianças que realmente estão doentes. Aprendam...Uma criança com febre pertinente de 48 horas ou com antitérmico que não fez efeito e depois de 4 horas voltou, aí sim é um problema de pronto-socorro.
Um exemplo seria se eu estivesse com uma tosse. Não tenho febre, falta de ar, dor no peito, nada. Só tenho tosse Essa tosse é algo que incomoda? Sim. Devo ir no pronto socorro? Não, pois não é uma emergência. Mas e se a tosse piorar ou aparecer febre, falta de ar, etc, devo ir ao pronto socorro? Daí sim.
Trabalhei em UPH, o mais triste é ver o número grande de pessoas que querem atendimento apenas pra ter atestado médico, enquanto as que precisam realmente estão na fila.
É mas é a burocracia se a lei exige atestado que se há de fazer?uma pessoa com dengue ou outros casos não vai ter crédito do empregador só por dizer que está doente sem uma assinatura médica.
sempre considerei o senhor uma pessoa idônea, séria mas agora vai fazer cursinho para enganar os outros e em companhia de eduardo moreira, o trambiqueiro chefe. sinceramente estou decepcionado. vai vender cursinho com ele.
O problema do atestado tb é algo que o governo deveria resolver, o paciente com sintomas gripais não deveria precisar apresentar atestado para ficar de licença ou deveria haver um atendimento ambulatorial talvez até com enfermeiros para casos assim
Concordo plenamente
Sim... se o governo pagar esses dias de doença sem atestado. Se não vira festa de gripe, de segunda e sexta todo mundo doente pra nao trabalhar.
Isso mesmo
O problema também é o sistema trabalhista que exige que o empregado apresente um atestado para faltar no trabalho.
Se você está doente, com alguma doença possivelmente contagiosa (COVID por exemplo) para não ir ao serviço precisa ir a uma UPA, ser atendido pelo médico, para ele atestar que você está doente e precisa ficar em casa.
Você poderia ficar em casa e apenas informar seu patrão, mas ele só confia se um médico assinar.
O mesmo acontece quando a criança está com febre e não pode ir à escola. Precisa ser levada à UPA para que um médico ateste que ela não pode ir à escola. Não deveria ser assim, mas é.
Concordo plenamente contigo
Perfeito!!!
Eu acho que eu boiei. Qual seria então a proposta que ligaria um diagnóstico profissional a um empregado/empregador?
@@WellingtonAlvesAspirana Alemanha vc precisa de atestado para uma folga a partir de 3 dias, na Holanda vc tem uma empresa externa ou o departamento de RH acompanhando o funcionário pelo telefone (quando espera retornar, por exemplo), nos EUA vc tem um número de dias por ano que vc "pode" ficar doente..
Telemedicina também poder ou a ser uma alternativa, já que muitas situações vc não precisa estar na mesma sala que o paciente (No caso de doenças infecciosas é até interessante que a pessoa fique em casa)
há diferentes maneiras de avaliar...
@@paulaqueirosz obrigado pela explicação
O Senhor é sempre excepcional em suas colocações Dr.
Terá sempre meu respeito.
❤️👏👏👏👏👏👏
Dr. Drauzio, o senhor é tão necessário. Muito obrigada! ♡
Eu ia direto no pronto socorro do hospital das clínicas, em Campinas, mas na real tava sofrendo de síndrome do pânico. Foi um tempo muito ruim, graças a Deus já passou. Queria agradecer, mesmo depois de tanto tempo, ao pessoal de saúde, foram muito atenciosos comigo, e não era fácil, tava em pânico, eu causava mesmo. A minha gratitude é eterna. Bora lutar pela universalidade da saúde pública e de qualidade. Viva o SUS. Depoimento dum estrangeiro que achou humanidade no Brasil, povo lindo.
Gostei de ter um vídeo falando sobre isso. Eu também imagino que seja interessante ligar a parte de não ser atendido no mesmo dia pelas UBS's ao mal hábito da automedicação, afinal de contas, são várias consequências.
A única vez que fui pro PS foram quando minha bronquite atacou de tal maneira que causou algo similar a asma e eu mal conseguia respirar, por sorte minha tia é tecnica de enfermagem e tinha um dilatador dos bronquios (corticoide) só para dar uma amenizada até chegar no PS e eu receber medicamento intravenoso. Muito bem explicado o vídeo.
Informação Essencial, Dr. Drauzio! Por isso pagamos uma fortuna pela saúde e cada vez esperamos mais em filas, no SUS ou no privado.
aqui na minha cidade o povo lota as UPAs, quase não tem outras formas de atendimento (UBS), as UPAs vivem super lotadas e a população e a mídia malham os profissionais que estão estafados, lógico
Para quem tem unimed (em BH pelo menos) existe uma opção no app pra encontrar consultas pro mesmo dia! É muito prático nesses dias que a gente precisa de atestado. Eles simplesmente olham as agendas dos médicos do convênio e mostram pra gente quem tem vaga naquele dia. Simples e genial.
Deveriam ser iniciadas consultas online no sus
Verdade doutor Dráuzio Varella, muito obrigado por essas informações
O problema Dr, é que se não estamos bem precisamos do atestado para poder levar no trabalho. Quando eu estava desempregado, eu nem ia no médico por sintomas leves, ou febres. Esperava dois ou três dias. Ou eu observava se eu não piorava. As vezes você está vomitando, não da pra trabalhar nesse estado, mas vai precisar do atestado.
Justamente.não dá para esperar a consulta marcada para ter o atestado.
EXCELENTE, Dr!!! Gratidão de uma profissional de saúde 👏👏👏💖
Doutor querido amigo, convênio nos dias de hoje virou o SUS pago particular. Consulta com simples clínico fica pra 30 a 40 diss cardiologista então nem se fala. Telemedicina... sabemos pra casos complexos não resolver. Se consulta fosse conseguida com 24 horas ou 48h dávamos por felizes. Fica a informação.
Pra isso não tem a triagem. Não é culpa das pessoas é do acompanhamento que é complicado, por experiência eu vou sim levar a minha criança no pronto socorro porque quando levei sério o médico queria dormir e deu inalação e até eu sabia que era coqueluche e no fim quase morreu por isso. E na última vez que fui a minha criança vomitou a noite toda e a médica perguntando se dei remédio de vômito, se eu esperei vomitar tanto pra ir é porque não passou e algo tinha quem gosta de ficar esperando em hospital.
Por aqui uma semana é rápido até, dependendo do médico que tu for buscar se tu tiver condições de passar a madrugada na fila para pegar um número, 15 dias se tu der sorte!
Super concordo contigo, Doutor.
Doutor. Não vou mentir... Eu ia na emergência sempre porque não sabia mesmo. Pensava que o UBS era mais pra idoso e criança. Depois que descobri que pra coisas simples da pra ir na UBS eu até prefiro. Quando pego os funcionários de bom humor é bem rápido. 😊
Outro problema é que algumas vezes pelo convênio você tem uma demora grande para consultas. Você está em casa, sem conseguir trabalhar, com dor, etc liga pro seu médico e tem consulta no dia 15 do mês seguinte. Entra no modo " e agora, para onde eu corro?'
Depois que meu plano criou a telemedicina 24h nunca mais fui ao PS. Um pouco de inteligência por parte dos convênios ajudou muito.
eu só vou pro hospital quando eu estou MUITOOOO MAL.
As vezes não tem vaga na UBS.Mandam pro P.S.
Bons esclarecimentos
Tenho Plano de saúde, só agendo consultas para fazer exames de rotina ou quando estou muito mal. Prefiro usar remédios naturais quando estou com tosse, febre e/ou garganta inflamada.
Perfeito!! A população não tem conhecimento disso e o SUS vira um caos 🤯
Parabéns!!!
Hum não é bem assim, fui em uma farmácia com um problema simples no olho e disseram que eu devia passar no médico. 🤷🏽♂️
Que vídeo necessário!!
Seria legal falar do protocolo...aquelas cores que dizem qual a çekori6
fala de Mestre do bom censo....barabens Dr.
Mil desculpas, ainda não entendi a diferença de UBS e pronto socorro.
Estou com dor de garganta, febre, sem condição de trabalhar, UBS não vai fazer nada, vai marcar para outro dia, eu perdendo dia de trabalho sem atestado, não devo ir no pronto socorro?
Só busco ficar se dor 😅😅😅.
Já trabalhei muito com dor,febre, me auto medicando, lembrando que hoje não podemos comprar antibiótico sem receita, pode argumentar que estaria me medicando de forma errada, poxa sem consulta médica, nem pronto socorro,o que fazer ?
O pronto socorro serve para emergências. A ubs por outro lado fará um acompanhamento da sua vida. Assim no pronto socorro eles tratarão muitas vezes somente os seus sintomas e não a causa da sua doença. Já na ubs eles tratarão a causa.
O recomendado é que se vc tem febre e dor d garganta procure o pronto socorro. Mas se isso é uma queixa frequente, o ideal seria procurar a ubs para que o médico investigue a real causa do seu problema
@@pedrohenriquenakada2864 É o que eu também acho.
@@DrDiogoLang Quem está em estado grave vai pra UTI. O cara que pega uma infecção que não sabe o que é, está com dor e febril tem que ir SIM ao pronto atendimento.
A minha amiga estava com taquicardia em uma cadeira de rodas, colocaram uma pulseira verde nela. Devia ter sido vermelha, a menina apertando o peito. Foi horrível. Muita sorte não ter acontecido nada.
Verdade Dr Drauzio
Tô com problemas de HAPIROLY .TÔ COM GRASTRITE CRÔNICA TÔ SANGRAMENTO NO ESTÔMAGO. NÃO TÊM MÉDICO NO POSTO DE SAÚDE AS UPAS NÃO OLHAM MEUS EXAMES DE BIOPSIA. FUI NO HOSPITAL CONCEIÇÃO NÃO CONSEGUI SER ATENDIDA AINDA GRITOU DE DOR DIA E NOITE esperando ser chamada pela secretária de saúde vou morrer vomitando sangue e ninguém me atende tenho 62 não consigo caminhar doutor me ajudar
1 semana? Onde?
Vídeo mt necessario
já passei por uma situação terrível em proto socorro de plano porque dúzias de pessoas com problemas comuns estavam entrado a minha frete só por serem idosos, entravam ANDANDO E SAÍAM ANDANDO enquanto eu ficava encolhida na cadeira quase tendo uma síncope de tanta enxaqueca
Super te entendo, passei por isso ja, e eu ainda vomitando de enxaqueca, pressão subiu a 16/10, demorei mais de 4 horas para ser atendida por causa dos idosos passando na frente, e quando a médica me atendeu, ainda teve a pachorra de falar, que para urgencia no pronto socorro pressão 16/10 nem é considerada alta...
@@ericarampinelli8104 meu deus do céu que médica e atendimento podre!!! o meu caso pelo teve um final feliz, depois de quase 3 horas esperando meu marido foi reclamar pois eu já estava realmente quase desmaiado, e o atendimento lá dentro foi direto na maca com um médico super educado e preocupado. eu tava bem mal mesmo ele disse que se a gente não tivesse feito reclamação eu poderia ter tido algo pior
O problema é a burocracia uma simples diarréia ou vômito que impeça a pessoa de trabalhar exige atestado então só tem a emergência para ir
É um absurdo quando os pais fazem aquelas filas, por crianças com febre. Elas tiram o lugar de crianças que realmente estão doentes. Aprendam...Uma criança com febre pertinente de 48 horas ou com antitérmico que não fez efeito e depois de 4 horas voltou, aí sim é um problema de pronto-socorro.
Complicado... Enfim...
Não entendi. Tenho plano de saúde, se tenho uma dor de ouvido, e so consigo marcar para depois de 5 dias. Eu devo aguardar?
Quando meu filho tem febre e fica mal não consigo nunca pediatra... acabo indo ao pronto socorro do convênio
se a dor ficar INSUPROTÁVEL vá Ao pronto socorro
Um exemplo seria se eu estivesse com uma tosse. Não tenho febre, falta de ar, dor no peito, nada. Só tenho tosse
Essa tosse é algo que incomoda? Sim. Devo ir no pronto socorro? Não, pois não é uma emergência. Mas e se a tosse piorar ou aparecer febre, falta de ar, etc, devo ir ao pronto socorro? Daí sim.
É verdade 👍
hoje mesmo fui ao pronto socorro. O médico do plano de saúde só teria vaga para o fim do mês.
Todas as vezes que eu vou no PS é por conta de dor no estômago/intestino. É insuportável só remédio na veia ajuda a passar.
Você há foi num gastroenterolgista pra investigar o que vc tem que causa essa dor?
Trabalhei em UPH, o mais triste é ver o número grande de pessoas que querem atendimento apenas pra ter atestado médico, enquanto as que precisam realmente estão na fila.
É mas é a burocracia se a lei exige atestado que se há de fazer?uma pessoa com dengue ou outros casos não vai ter crédito do empregador só por dizer que está doente sem uma assinatura médica.
caro Drauzio, sou médico estudioso e c consciência, mas frustrado. A boa medicina já era … hj são aparências e juízes… quase nada a mais !! q pena !!
👏👏👏👏
Vdd👏👏👏👏👏👏❤️
pronto socorro é mais pra coisa grave
Ai ai Benzatina+ Benzopinicilina = Benzetacil , injeção dolorida 😨😨
eu falei pro medico que eu tava intelizente perde neuronios tudo
Quinto
Quarto
Segundo
Primeiro
doentola kkkk
@@felipesantos2977 kkk
Terceiro
sempre considerei o senhor uma pessoa idônea, séria mas agora vai fazer cursinho para enganar os outros e em companhia de eduardo moreira, o trambiqueiro chefe. sinceramente estou decepcionado. vai vender cursinho com ele.
Infelizmente o pronto socorro serve para consultas sem necessidade de marcação sim.já que para quase tudo se precisa de atestado.