Cara parabéns pelo carinho e devoção de explicar com detalhes o seu serviço que na minha opinião é maravilhoso,É aproveitando onde é a sua oficina pra levar o meu strimberg
Muito obrigado pela mensagem, mas eu não tenho oficina. Se quiser aprender o ofício posso oferecer meu curso de luthieria, que explica tudo isso com muito mais detalhes.
Adquira o conteúdo exclusivo + participação na lista VIP + prioridade no lançamento de conteúdos aqui: sun.eduzz.com/596937 Quer ver a primeira aula grátis? shorturl.at/guGL3
Legal o video! Recentemente comprei um Yamaha A3M e tive que regula-lo. Notei que quando baixei demais o rastilho ele perdeu muuita potência sonora e brilho. Então fui pesquisar sobre o por que disso e descobri que existe um parâmetro muito pouco abordado, porém muito importante para o som do violão. Esse parâmetro é o "break angle", que é o ângulo formado pela corda quando ela passa pelo rastilho. Quanto maior esse angulo ( entre a corda e o cavalete) maior é a força que corda faz na direção normal ao tampo. Esse angulo maior faz com que ele vibre mais e consequentemente tenha "mais som", visto que a direção de menor inércia do tampo. Concluindo, o violão é muito sensível a regulagem e esta não deve ser baseada só no conforto (como eu fiz...hehehehe). Estou relatando isso só para complementar. As vezes serve para alguém. Grande abraço!
É verdade. Esse parâmetro é muito importante nos banjos, pois quanto maior o "break angle", mais pressão a ponte exerce sobre o tampo. No caso de violão, nunca ouvi falar que alguém sentiu o efeito no timbre. Uma possibilidade seria lixar e abaixar a ponte, mas é um tanto radical.
Depende do violão, eu pergunto ser a pessoa toca mais plugado ou acústico. no caso do plugado eu deixo mais baixo pois tocar violão 3 hrs direto é cansativo.
Obrigado pelo comentário. Se inscreva no canal porque tem vídeos novos a caminho e não deixe de conferir os vídeos relacionados e as playlists na descrição deste vídeo. A próxima live do canal será dia 26/4, às 20:00. É realmente trabalhoso, mas o resultado final compensa!
Cara o vídeo tem 6 anos, assisti, segui os passos e meu violão ficou TOP! tinha levado em dois luthiers que não fizeram nada e continuou zoado! Obrigado Fábio!
Nunca toquei porra alguma fazem vinte anos que abandonei mas sempre ajustei meus violões de seis e doze inclusive usando nos doze cordas de guitarra 0.8 mm , ainda hoje às vezes dou um tapa em instrumentos de amigos ótimo vídeo !
Olá página Luthieria de Banheiro. Gostei muito do vídeo, além de educativo você explica muito bem. Sobre o sistema de regulagem eles não utilizam por um motivo. Se usar peça de metal haverá alteração no som, se as pessoas forem parafusadas ao invés de colada, perde-se o sustain por conta do freio no som ocasionado pelos parafusos. O violão é um instrumento que quanto mais vibração se tem, melhor é sua qualidade. Por isso quanto mais peças coladas e quanto menos parafusos e peças de metal melhor será a qualidade do som do violão. Abraços!
Obrigado pelo comentário. Concordo em parte. Quanto mais rígida for a ligação corda-tampo, melhor seriam as propriedades sonoras. No entanto, não basta colocar parafusos, é necessário repensar a estrutura, para que essa transmissão de vibração ocorra de forma eficiente.
Muito bom. Conheço gente q tá colocando nylon no violão folk com braço de guitarra profissional😂. Difícil tarefa mas vale a pena todo esse processo do vídeo. Um violão Giannini de Lojas Cem de uns R$700 já teria a obrigação de vir com esse processo todo feito. As vezes um pai quer presentear o filho com um violão no meu modo de ver já caro e fica encostado por causa de desconforto de dureza.
Comprei um violão pra minha filha (eu não entendo nada de violão), ela não se estimulou, logo eu achei que havia algo de errado no violão. Resolvi aprender para ensinar pra ela e notei que as cortas estavam muito altas e não tinha como ela tocar. Eu deixei ele perfeito com suas orientações. Muito obrigado!
Parabéns amigo. Bom não sou Luthier, sou fuçador. Meu amigo trouxe um violão Godin Made in Canadá dos EUA pra eu fazer exatamente o que você fez, porem eu coloquei o rastilho numa morsa, passei o estilete diversas vezes dos dois lados na marca pré fixada e depois com um alicate desbastei as sobras e lixei a base pra ficar homogênea. Após instalar , regulei o tensor que influi muito também, e voalá! Resultado espetacular! Obs: baixei 2,5 mm a altura das cordas. Ah claro, passei óleo de limão na escala também! Abç.
Melhor vídeo do UA-cam sobre altura de cordas,e olha que já vi uma infinidade,e nenhum vi tantos detalhes explicados e mostrados na prática,tenho um Crafter e fiz isso, quando toquei,se não fosse eu que tivesse feito, pensaria que era outro violão,ficou muito bom.
PAZ E GRAÇA MEU AMIGO E MUITO BOM ... BRINCADEIRA NÃO HUMILHA NÃO O VELHO NÃO TACA NADA SÓ FAÇO BARULHO.... PARABÉNS POR SUAS SINCERIDADE E ATITUDES ...BOM.....
Galera, quem tem um violão novo, não compensa, você fazer isso sem experiência alguma, mesmo tendo um pouco de noção, leve no Luthier, eu fui fazer a minha própria regulagem, eu caguei meu violão inteiro.... O som das cordas na linha ficou com som, umas cordas pegava, outras o som saia baixo, consequência do lixamento do rastilho, se estiver desregulado, vai ter essa diferença de som.... Mexi no tensor, os trastes do violão começou a soltar com o tempo. Em fim, a afinação do violão saiu inteira. IRMAO, NAO COMPENSA! Fui no Luthier e meu violão veio PERFEITO!! Cordas baixas, afinação perfeita, som em linha sem alteração todas nítidas. Em fim paguei maior caro por ter mexido, antes tivesse levado logo não teria esse problema.... Abraço!!! Leva no Luthier de qualidade, idependente de seu violão ser novo ou velho, nao faça essa maldade sem ser um profissional na área!!!
Pô, Sr.Fábio, parabéns por sua cultura instrumental e musical, além de sua profissão: Luthier. Estou com setenta anos, sempre tive violão e nunca aprendi a tocar. Tive um Folk que logo larguei, pois o achava 'duro'- machucava os dedos. Agora, sem ter o que fazer, dou de cara com este ótimo vídeo e, incrível, aprendo um pouco mais sobre como tratar o instrumento violão.
Muito obrigado pelo comentário. Realmente, mesmo o violão folk regulado é duro... mas o violão folk não regulado é terrível! Nunca é tarde para começar!
Muito show seu ensino, pratico e simples, claro que tendo as ferramentas certas, ajuda bastante, mas com a simplicidade d suas dica ,da para improvisar, se criando ferramentas , como no caso do cartão d convite , dobrando a lixa , mas o ideal mesmo é ter esse kit q vc tem, porque acho q o resultado fica melhor , agora a melhor ferramenta é estar concentrado, muita calma e mão leve, nada d correria, show ,abraços.
Isso funciona muito bem no 12 cordas... o meu ficou show, após gastar um tempinho pra ajusta-lo. Ainda fiz uma substituição das cordas e posso tocar muito tempo sem cansar...
Meus instrumentos parece que nem corda tem. Uso 011 na minha guitarra e violão, todos os dois com ações extremamente baixas. Quando alguns amigos pegam para tocar não querem parar kkkkk. Muito bom o vídeo!
Nunca irei comprar um violão por esse preço para ainda ter essa trabalheira toda. Muito melhor solicitar que um luthier fabrique com boas madeiras. Obrigado pelo vídeo!
Obrigado pelo comentário. Se inscreva no canal porque tem vídeos novos a caminho e não deixe de conferir os vídeos relacionados e as playlists na descrição deste vídeo. A próxima live do canal será dia 26/4, às 20:00. Esse violão foi feito com boas madeiras, mas como sai de fábrica...
Obrigado pelo comentário. Se inscreva no canal porque tem vídeos novos a caminho e não deixe de conferir os vídeos relacionados e as playlists na descrição deste vídeo. A próxima live do canal será dia 26/4, às 20:00.
Gente eu acho um absurdo a pessoa pagar caro por um instrumento, e aí ter que levar para ajustar coisas que deveriam vim reguladas já de fábrica. É como se você comprasse um carro novo e tivesse que levar ao mecânico para fazer ajustes, não faz sentido e nem é justo com o comprador. Parabéns pelo trabalho, gostei bastante do vídeo.
Mas percebeu o que ele disse no final, violão e o dono, eu gosto de cordas um pouco mais pesadas, outras pessoas não gostam, musica e sensibilidade de quem executa.
Olá, Fábio! Deixando de lado os merecidos aplausos pela boa apresentação do canal, gostaria de comentar dois tópicos que você citou, talvez para lembrar algo que muitos já saibam, talvez para informar novidades interessantes... - quanto à ponte regulável para violões, folk neste caso, venho lembrar que a Gianinni equipou os seus violões folk modelos AWS760, 780, 640 e alguns outros com uma ponte com rastilho montado em um sub-chassi metálico com duas "orelhas" com rosca colocado sob uma ponte de jacarandá da Bahia tradicional onde a abertura do rastilho tradicional era alargada para permitir a passagem das laterais do sub-chassi metálico; dois furos adicionais eram feitos na ponte para permitir a passagem dos parafusos de regulagem de altura. Regular entonação necessitaria de um projeto específico que acho que já existe, mas não deve ter muita vantagem prática diante da complexidade de fabricação. - quanto às limas de regulagem de nut, acabei de comprar um jogo igual ao teu lá da China. E acabei de ver num post de um grupo de lutieria no Face, que isso é lima de limpeza de bico de maçarico, que se compra em loja de soldagem por oito reais. Fica a dica... parabéns pelas ótimas informações!!! abraço René G. Romero
@@LuthieriadeBanheiro , olha essa... O frete, prá variar, é mais caro que o produto... produto.mercadolivre.com.br/MLB-891067129-agulheiro-limpador-de-bico-para-macarico-_JM?quantity=1
uma dica, que eu fiz, foi fazer uma marcação com um lápis, pq as vezes fazemos mais força com uma mão do que a outra e corre o risco dele ficar mais gasto de um lado. Video top.
trabalho top de mais mesmo eu nao sabendo tocar porra nenhuma ja estou imaginando a maciez eo conforto na hora de armar as notas ce ta doido top de mais.
Excelente vídeo! Você poderia fazer um vídeo ensinando como regular um rastilho novo? Geralmente, os rastilhos comprados em lojas não são moldados para o violão.
@@LuthieriadeBanheiro Com certeza vou ver sim todos os seus vídeos e sempre com o like garantido, Pois eu valoriza muito o trabalho de quem conserta instrumentos musicais, Que muitas pessoas só lembram de vocês quando o instrumento está com problemas kkkkk Abraços que Deus o abençoe sempre!
Parabéns pelo vídeo. Ótimo trabalho. Concordo com a sua crítica sobre a ponte. Queria colocar uma ponte ajustável como a de strato no meu violão, será q fica uma coisa absurda?
Obrigado pelo comentário. Eu tenho certeza que é possível. Uma ponte de strato é muito grande, mas algo menor e mais discreto, é possível sim, mediante cuidados adicionais. Existem violões com pontes reguláveis, mas é um negócio bem simples, que não tem regulagem de entonação, por exemplo.
caralho nem sabia que existia esse trampo pqp estou querendo aprender a tocar violao pq eu gosto muito e estou querendo comprar meu primeiro violao e vendo esse video ja sei que ele perfeito de fabrica nao vem.
Olha nem sei como eu que não toco nada vi seu vídeo até o final. Me julguei uma sonhadora. Parabéns! Você é muito bom no que se propõe a fazer. Mas uma coisa é certa: O seu vídeo serviu pelo menos pra desenvolver em mim a noção mínima pra quando eu levar meus violões, ukulele em um profissional eu ter a mínima ideia do que posso exigir. Porque, verdade mesmo? Eu não tinha a menor noção do que são cordas altas ou baixas. Agora sei pelo menos que tenho como medi-las. Valeu mestre. Sucesso! Ah, Gostaria tbm de conhecer a razão dos "deslikes".
Obrigado pelo seu comentário, estamos aqui para isso. Aqui tem mais vários vídeos sobre regulagem, altura das cordas e etc. Dá uma olhada no resto do canal!
15:10 Reclamação pertinente. Os violões Folk ja tem tarraxas de guitarra, ja tem tensor tb, qual o problema em adicionarem uma ponte de guitarra pra ajudar na regulagem?
Mano vou explicar o porquê!!! Porque o violão precisa de madeira pra ressonar, de nada adianta uma madeira maciça com um pedaço de metal preso no tampo, a vibração teria uma perca gigantesca com um cavalete de aço nele, a transmissão de vibração das cordas passando pelo cavalete de metal até vibrar no tampo iria se perder inutilizando o som do violão!!! Sou músico, produtor, e tenho vários amigos luthier's e já toquei em cursos de lutheria assim adquiri muito conhecimento técnico sobre isso!!!
O violão Discovery da walczak tem essa opção de regulagem de altura do cavalete, os violões Caimbé tb tem, mas de outra forma...ambos de empresas Brasileira!👏👏👏👏
Você falou em resistência a mudanças quando tratou do rastilho/ponte; uma dúvida que sempre me ocorreu: por que não tarraxas com trava em violões? Parabéns pelo vídeo e pelo excelente canal!
Cara excelente vídeo, super bem explicado! Parabéns pelo trabalho, é realmente um trabalho super profissional que você faz não tem nada de banheiro kkk . Eu Sou iniciante, comprei um violão usado e vou levar ele ao luthier aqui que não conheço pra trocar as cordas e regular, pois está super duro de tocar e as cordas super altas. Vou trocar por cordas 0.10. Vendo este seu vídeo me deu até vontade de tentar fazer isso tudo eu mesmo sozinho, porque já sei que metade dos Luthier não tem esse cuidado na regulagem de um violão como você tem. Parabéns continue assim! Abraço!
0:00 - apresentação do canal 0:15 - introdução 1:01 - analisando se o tampo é de madeira maciça 1:57 - verificando a altura na 1ª casa 3:38 - verificando a altura na 12ª casa 4:31 - verificando o alívio do braço 5:58 - soltando o rastilho 7:11 - lixando o rastilho 10:10 - recolocando o rastilho 10:50 - medindo a altura mais uma vez 11:30 - verificando o raio de curvatura da escala 12:46 - regulando o nut 15:08 - uma reclamação 15:57 - regulando o nut (continuação) 20:16 - lixando e lubrificando o nut 22:48 - passando um óleo nas cordas 23:10 - testando após a regulagem 26:08 - considerações finais A propósito, muito obrigado pelo vídeo. Ajudou bastante!
comprei um violão strinberg, troquei o rastilho e o nut pra osso, o nut ficou em uma altura boa e confortável nas primeiras casas mas chegando perto da casa 8 pra frente ja senti mais apertado um pouco, eu tenho uma pegada mais leve, na casa 12 coloquei uma moeda de 10 centavos e ficou quase encostando prendendo a moeda, acho vou abaixar mais um pouco o rastilho pra ficar bem macio msm, obrigado pelo video ajudou muito!
@@LuthieriadeBanheiro o tensor tá ok, acabei de abaixar mais o rastilho ficou numa altura boa, medi com uma moeda de 10 centavos e ela coube certinho. acho que a dureza tá na corda 011 giannini cobra achei dura um pouco ma da pra tocar bacana
Excelente trabalho! Eu estou com um problema de captação no meu violão uma vez que, troquei o rastilho de plástico por um de osso só que a 6 corda soa com menos ganho do que as demais cordas. Já testei o captador e todos os polos estão perfeitos porém o problema persiste. Alguma dica de como posso resolver isso? Desde já obrigado e parabéns pelo trabalho!
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏 Cara, impressionante, emboras ainda jovem, tens bom didatismo, mta paciência, sabedoria e principalmente longanimidade, dividindo conosco tantos conhecimentos. Rapaz, mto obg. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏 Hj aposentado, me enpolgastes bastante, ne lembro q gdo garoto tentei aprender, mas ñ resisti a dôr para criação dos calos nas pontas dos dedos... hj quem sabe... Aprendi e toco um pouco Acordeon. Como Luthier, te pergunto, recuperas ou me indicarias alguem ou um bom Luthier para Acordeon? E q o meu velho amigo e parceiro foi atacado por cupins, embora pagando mto bem caro para recuperação, não ficou bom, continua vazando mto ar... Abs
Não sei onde mora ou se ainda procura. Mas aqui em limeira SP tem uma loja chamada rei do acordeon. Las eles fazem concerto de instrumentos. Muito provavelmente também de acordeão
Excelentes as explicações! Me restaram duas dúvidas antes de baixar a altura das cordas do meu violão: 1) Qual a gramatura da lixa usada para o rastilho e 2) Quais as possíveis implicações em se baixar altura APENAS no rastilho, visto que, no meu caso, a altura das cordas na região do nut já está adequada? Um abraço.
Obrigado pelo comentário. Use lixa 220, deve ser suficiente. Sobre baixar as cordas no rastilho, nunca recomendo usar uma técnica só, recomendou verificar tudo. Tem mais vídeos no canal sobre esse assunto, dá uma olhada!
@@LuthieriadeBanheiro Ótimo vídeo. Pra lixar o rastilho só pode ser com uma lixa 220 da vermelha, não pode lixar com a lixa 60 vermelha? Qual o nome desse lubrificante?
Ola amigo! Otimo video! Eu moro na Australia e aqui eles tem uma marca chamada Cole & Clarck que foram luthiers da Maton que sairam e fundaram outra empresa. Eles tem o sistema de rastilhos mais interessante que conheco, vc nao precisa desbastar o rastilho, ele e ajustavel atraves de dois pequenos parafusos ao lado da peca, assim quando o intrumento sobre com as temperaturas bruscas aqui da Australia vc tem com dar um leve ajuste em 30 segundos.
Interessante, vou dar uma olhada. Minhas ressalvas seriam: se esse sistema transfere a vibração para o tampo (violão depende disso) e que se o braço empena por variações de temperatura, que o acerto deve ser pelo tensor. Obrigado pelo comentário!
Ja toquei os violões e eles tem um timbre bom. Olha que sou bem chato com timbre, eu gravo para diferentes estudios aqui em Queensland e tenho usado dois Martins, um OM-45 e um OMJM.
Cara, vídeo excelente, não tenho uma coordenação motora fina muito boa kk então não vou arriscar, procurar um luthier vai ser a melhor opção... Ontem ganhei um Tagima TW 29, quais ajustes são essenciais pra um violão completamente novo?
Obrigado pelo comentário. Tem uma playlist nesse canal sobre regulagem, com uma série de vídeos sobre esse assunto. Faça uma maratona que você vai sair sabendo exatamente como conversar com seu luthier sobre os ajustes.
já toquei em mostruário da Martin, e todos vem com ação muito alta das cordas, não entendo porque não vem pelo menos um pouco mais baixa a ação. Um instrumento caro desse deveria vir já meio caminho regulado kkkkkk
Obrigado pelo comentário. Se inscreva no canal porque tem vídeos novos a caminho e não deixe de conferir os vídeos relacionados e as playlists na descrição deste vídeo. A próxima live do canal será dia 26/4, às 20:00.
Eu tenho um Folk de 12 cordas (cordas de aço portanto) italiano, com 45 anos mais ou menos, marca Melody Guitar, com um sistema que dá para regular o rastilho com apenas o aperto ou desaperto de dois parafusos existentes nos topos do rastilho, assim como sistema de elevador. O cavalete é em madeira com uma ranhura guia, onde o rastilho independente passa , aplicado numa peça metálica e nas pontas têm uns buracos onde passam os parafusos que vão apertar em duas peças roscadas e cravadas na parte interior do tampo. O rastilho fixa-se sempre na mesma altura dos parafusos e quando estes são apertados ou desapertados ao tampo fazem subir ou descer o rastilho, podendo ser afinado também elevando ou descendo só um dos lados do rastilho.
É uma Melody Guitar Modelo 1200 (Feita na mesma fábrica italiana da EKO,). Estive a procurar na NET e nos anos sessenta/setenta do século passado havia várias marcas que usavam este sistema. ver aqui por exemplo www.fetishguitars.com/le-marche-brands/e-ros/
@@LuthieriadeBanheiro Outra característica destas guitarras é que o braço pode ser removido apenas desapertando quatro parafusos como em algumas guitarras eléctricas, se vir nas imagens do site, nas fotos que apanha as costas das guitarras, vê-se a chapinha com 4 (acho que para as de 12 cordas) ou 3 parafusos (para as restantes), os braços têm tensores, com acesso do lado da cabeça (headstock).
Amigo, parabéns! Excelente o teu vídeo, o modo como vc fez e os comentários são idênticos aos meus, parece até que a gente combinou o roteiro :) não entendi os 70 dislikes... Vou acompanhar teu canal e ver teus outros tb. Abs!
@@LuthieriadeBanheiro Pois é, deve ser inveja ou apenas pessoal que gosta de criticar só por criticar. Não mudaria nada amigo, achei muito legal teus vídeos. Com uns 2000 likes, 70 dislikes não são nada. Afinal, não dá pra agradar todo mundo né? Abs
Não pensa em inveja nem em nada, deixa a maldade pra mente dos outros.... Acho que a melhor coisa a se fazer é entender que todos os vídeos do mundo tem dislike...só continua mano, você tá fazendo um ótimo trampo... Obrigado!
Eu poderia usar a própria corda como lima? Já que a corda é de metal e o nut é de plástico, teoricamente o atrito gastaria o plástico, pelo fato do metal ser mais resistente?
Parabéns pelo vídeo, só uma dica, no lugar do cartão de visita pode ser usado um calibre de lâminas ou calibre de folgas, uma ferramenta não muito cara que pode ser adquirida em qualquer casa de ferramentas.
Obrigado pelo comentário. Muitas vezes mostro formas de se trabalhar com o mínimo de recursos, em vídeos posteriores eu usei essa ferramenta, especialmente nos vídeos sobre nut.
Parabéns pelo canal, parabéns pelo vídeo, me esclareceu algumas duvidas, não sou luthier, não trabalho com isso, sou professor e músico, mas tenho vários instrumentos, tive que aprender a fazer algumas regulagens básicas, para economizar, eu aprendi que os canais do nut, por onde passam as cordas, devem seguir o ângulo do headstock, para que todas as cordas fiquem no ângulo correto. Sucesso !
Opa! Eu troquei o rastilho de plástico por um de osso.... baixei um mm, e ficou bom....acho que o rastilho só não deve ficar muito pesado de encaixar, pra não ficar encavalado... senão também não vai captar bem....o meu violão melhorou muito a tocabilidade, só não testei amplificado ainda!!
na verdade o rastilho dos violões da Martin não são de plastico qualquer e sim de um polímero criado para ser de consistência mais próxima do marfim, é como um marfim sintético
Parabéns pelo vídeo, amigo. O Instrumento é composto por três sistemas: excitador, ressoador e radiante. Acredito que se for inserido metais no sistema de cavalete (ressoador), alterará a sonoridade e, consequentemente, o timbre acústico do Instrumento, assim como acontece no estandarte do violino, quando é colocado o microafinador. Observa-se que esses recursos são dispostos justamente nos eletrofones.
Vídeo muito didático! Eu tenho um Tagima Dallas e estou sofrendo com a dureza dele. Já tenho ele há mais de 10 anos e ele era muito macio, mas por ter trocado o rastilho e a pestana (ambos de plástico também), elas deixaram ele com as cordas altas e ficou muito duro. Vou tentar lixar as pecinhas como você ensinou e deixar ele mais suave. Queria te perguntar o seguinte: pode ser que a dureza do meu violão também seja causado pelos trastes de metal já gastos? Porque eles estão levemente amassados e nunca troquei. Ou você acha que posso fazer os ajustes assim mesmo? Desde já, te parabenizo pela didática e espero que consiga me ajudar! Abraço!
Obrigado pelo comentário. Talvez os trastes gastos estejam te prejudicando, porque é necessário subir as cordas para não trastejar. Se seus trastes estão com desgaste desigual (você percebe umas áreas mais gastas que outras) pode ser necessário retificar ou até trocar. Espero ter ajudado.
Tenho o mesmo violão e com o mesmo problema. Eu to aprendendo a tocar, mas já percebi isso, já comprei ele usado, os trastes estão gastos em alguns pontos e a corda bem alta com o violão bem duro de tocar, é muito caro fazer esse tipo de retifica / ajustes ? Por ser um violão mais de entrada, vale a pena fazer?
Os meus os trastes estão tranquilos, mas noto ele com as coisas muito duras e altas, é o mesmo violão. Falei com um cara aqui da minha cidade que tem loja de música e ele me disse que tagima dallas são mais duros, pra sons mais pesados.
Sr.Fábio Léda, deixe de ser 'munheca de samambaia', sô!!! Leve seu violão e deixe-o aos cuidados de um Luthier...Esses profissionais têm de sobreviver também.
Olá, como faço pra enviar meu violão pra você regular? Tenho um Violão de tampo Maciço Edição Lmitada da Phoenix (PJ90-EQ). Não é um grande instrumento (dos violões mais caros, mas me serve bm e já tem um valor sentimental nele. Gostaria de deixa-lo o mais regulado possível).
Obrigado pelo comentário e pela confiança, mas eu não trabalho como luthier profissionalmente nem tenho oficina. Se inscreva no canal que tem novos vídeos a caminho. Não deixe de verificar os outros vídeos na descrição e de participar das lives do canal (próxima live dia 26/4, às 20:00). Semana que vem tem vídeo com a participação do Jojo Jack!
Legal! Qual é um preço justo de regulagem! E como funciona a relação com o custo do instrumento. Ex: Um Taylor tem um custo auto então pagar sei lá 500 compensa... No meu caso tenho um violão laminado de 600 reais e queria deixar com uma tacabilidade legal com as cordas mais baixas e acertar... Poderiam me ajudar e dar uma idéia de preço justo?
Você me parece um cara bem simpático e gente boa. É louvável sua intenção de ajudar a galera a regular o violão. No entanto, tenho duas informações que podem lhe ajudar e uma crítica. 1-A opção da Martin pelo pástico tem uma razão. Nem sempre o rastilho de osso é a melhor opção. Na maioria das vezes a soma rastilho+piezo é melhor em plástico. Um detalhe importante, os plásticos não são iguais, cada um tem sua tonalidade. O osso tem frequências agudas e agressivas, por isso a opção do plástico. A diferença de densidade é muito grande entre os dois elementos osso/plástico. Pouca densidade= grave, muita densidade=agudo. Ah, esse Martin está anos luz de ser um top de linha. 2-Quanto maior o contato do cavalete, mais o tampo vibrará. É por esse motivo que pontes móveis não são usadas em violões acústicos. Como guitarra, mesmo as semacústicas, têm a vibração amplificada por um captador magnético, pouco importa a superfície de contato. Não é uma questão de preguiça ou falta de evolução do violão, é como a água, não é possível inventar nada melhor para matar a sede. 3-Você é brasileiro, fale então em português. Nut em português é pestana. Abraço
Obrigado pelo comentário. Se inscreva no canal porque tem vídeos novos a caminho e não deixe de conferir os vídeos relacionados e as playlists na descrição deste vídeo. A próxima live do canal será dia 26/4, às 20:00.
Obrigado pelo comentário. Se inscreva no canal porque tem vídeos novos a caminho e não deixe de conferir os vídeos relacionados e as playlists na descrição deste vídeo. Bom, eu não fabrico violões, mas sempre recomendo violões de luthier!
Levei meu violão no luthier e o violão voltou do mesmo jeito, eu percebi que foi muito rápido o trabalho, só não reclamei porque não reparei direito como o violão estava antes, mas vendo seu vídeo eu vi que as cordas não baixaram nada pois as medidas estão parecidas com essas ai.
Cara parabéns pelo carinho e devoção de explicar com detalhes o seu serviço que na minha opinião é maravilhoso,É aproveitando onde é a sua oficina pra levar o meu strimberg
Muito obrigado pela mensagem, mas eu não tenho oficina. Se quiser aprender o ofício posso oferecer meu curso de luthieria, que explica tudo isso com muito mais detalhes.
Adquira o conteúdo exclusivo + participação na lista VIP + prioridade no lançamento de conteúdos aqui: sun.eduzz.com/596937
Quer ver a primeira aula grátis? shorturl.at/guGL3
Legal o video! Recentemente comprei um Yamaha A3M e tive que regula-lo. Notei que quando baixei demais o rastilho ele perdeu muuita potência sonora e brilho. Então fui pesquisar sobre o por que disso e descobri que existe um parâmetro muito pouco abordado, porém muito importante para o som do violão. Esse parâmetro é o "break angle", que é o ângulo formado pela corda quando ela passa pelo rastilho. Quanto maior esse angulo ( entre a corda e o cavalete) maior é a força que corda faz na direção normal ao tampo. Esse angulo maior faz com que ele vibre mais e consequentemente tenha "mais som", visto que a direção de menor inércia do tampo. Concluindo, o violão é muito sensível a regulagem e esta não deve ser baseada só no conforto (como eu fiz...hehehehe).
Estou relatando isso só para complementar. As vezes serve para alguém.
Grande abraço!
É verdade. Esse parâmetro é muito importante nos banjos, pois quanto maior o "break angle", mais pressão a ponte exerce sobre o tampo. No caso de violão, nunca ouvi falar que alguém sentiu o efeito no timbre. Uma possibilidade seria lixar e abaixar a ponte, mas é um tanto radical.
Verdade. Também reparei isso na prática.
Obrigado por compartilhar seu conhecimento
👍👍👍
Depende do violão, eu pergunto ser a pessoa toca mais plugado ou acústico. no caso do plugado eu deixo mais baixo pois tocar violão 3 hrs direto é cansativo.
No começo achei que era difícil, no final eu tinha certeza...
kkkkkk
Obrigado pelo comentário. Se inscreva no canal porque tem vídeos novos a caminho e não deixe de conferir os vídeos relacionados e as playlists na descrição deste vídeo. A próxima live do canal será dia 26/4, às 20:00. É realmente trabalhoso, mas o resultado final compensa!
Kkkkkkkkk complicado em
Né
😂😂😂😂
Caramba depois de ver vários vídeos toscos sobre o assunto, enfim encontrei este excelente vídeo sobre regulagem de braço. Parabéns pelo trabalho!
Cara o vídeo tem 6 anos, assisti, segui os passos e meu violão ficou TOP! tinha levado em dois luthiers que não fizeram nada e continuou zoado! Obrigado Fábio!
Eu que agradeço sua audiência e o comentário!
Sou Luther também,e concordo plenamente com vc quando falou a respeito da regulagem do violão q parou no tempo já tinha pensado nisso também 😂😂
Ah, se você soubesse o bafafá que já deu...
com certeza esse é o melhor vídeo sobre abaixar as cordas
Obrigado pelo comentário!
Nunca toquei porra alguma fazem vinte anos que abandonei mas sempre ajustei meus violões de seis e doze inclusive usando nos doze cordas de guitarra 0.8 mm , ainda hoje às vezes dou um tapa em instrumentos de amigos ótimo vídeo !
Obrigado pelo comentário!
Que pena que não tinha esses vídeos na minha adolescência, mas hoje ja posso aprender um pouco sobre regulável de violão com vc, Parabens...
Obrigado pelo comentário. Na minha adolescência também não tinha, por isso hoje eu faço.
Depois desse vídeo descobri que tenho que parar de reclamar e bater palmas pru luthier. Paciência de jó
Haha
Olá página Luthieria de Banheiro.
Gostei muito do vídeo, além de educativo você explica muito bem.
Sobre o sistema de regulagem eles não utilizam por um motivo. Se usar peça de metal haverá alteração no som, se as pessoas forem parafusadas ao invés de colada, perde-se o sustain por conta do freio no som ocasionado pelos parafusos. O violão é um instrumento que quanto mais vibração se tem, melhor é sua qualidade. Por isso quanto mais peças coladas e quanto menos parafusos e peças de metal melhor será a qualidade do som do violão.
Abraços!
Obrigado pelo comentário. Concordo em parte. Quanto mais rígida for a ligação corda-tampo, melhor seriam as propriedades sonoras. No entanto, não basta colocar parafusos, é necessário repensar a estrutura, para que essa transmissão de vibração ocorra de forma eficiente.
Muito bom. Conheço gente q tá colocando nylon no violão folk com braço de guitarra profissional😂. Difícil tarefa mas vale a pena todo esse processo do vídeo. Um violão Giannini de Lojas Cem de uns R$700 já teria a obrigação de vir com esse processo todo feito. As vezes um pai quer presentear o filho com um violão no meu modo de ver já caro e fica encostado por causa de desconforto de dureza.
Acontece isso mesmo
Comprei um violão pra minha filha (eu não entendo nada de violão), ela não se estimulou, logo eu achei que havia algo de errado no violão. Resolvi aprender para ensinar pra ela e notei que as cortas estavam muito altas e não tinha como ela tocar. Eu deixei ele perfeito com suas orientações. Muito obrigado!
Obrigado pelo comentário! Estou aqui para isso mesmo. Espero que ela se anime a tocar.
Parabéns amigo. Bom não sou Luthier, sou fuçador. Meu amigo trouxe um violão Godin Made in Canadá dos EUA pra eu fazer exatamente o que você fez, porem eu coloquei o rastilho numa morsa, passei o estilete diversas vezes dos dois lados na marca pré fixada e depois com um alicate desbastei as sobras e lixei a base pra ficar homogênea. Após instalar , regulei o tensor que influi muito também, e voalá! Resultado espetacular! Obs: baixei 2,5 mm a altura das cordas. Ah claro, passei óleo de limão na escala também! Abç.
Legal, também sou aventureiro (vide pelo nome do meu canal). Seja bem vindo para explorar o canal!
Ontem vi o seu vídeo e resolvi o problema de um violão que tenho a uns 20 anos, Obrigado, abs
Obrigado pelo comentário. É ótimo saber que ajudei
Melhor vídeo do UA-cam sobre altura de cordas,e olha que já vi uma infinidade,e nenhum vi tantos detalhes explicados e mostrados na prática,tenho um Crafter e fiz isso, quando toquei,se não fosse eu que tivesse feito, pensaria que era outro violão,ficou muito bom.
Obrigado pelo comentário, dá uma olhada no resto do canal, tem um monte de vídeos sobre altura de cordas!
PAZ E GRAÇA MEU AMIGO E MUITO BOM ...
BRINCADEIRA NÃO HUMILHA NÃO O VELHO NÃO TACA NADA SÓ FAÇO BARULHO....
PARABÉNS POR SUAS SINCERIDADE E ATITUDES ...BOM.....
Obrigado pelo comentário!
Cara fiz do jeito que você ensinou e ficou muito bom 2,5mm a altura e fiz o alinhamento das cordas muito obrigado
Obrigado pelo comentário.
Galera, quem tem um violão novo, não compensa, você fazer isso sem experiência alguma, mesmo tendo um pouco de noção, leve no Luthier, eu fui fazer a minha própria regulagem, eu caguei meu violão inteiro.... O som das cordas na linha ficou com som, umas cordas pegava, outras o som saia baixo, consequência do lixamento do rastilho, se estiver desregulado, vai ter essa diferença de som.... Mexi no tensor, os trastes do violão começou a soltar com o tempo. Em fim, a afinação do violão saiu inteira. IRMAO, NAO COMPENSA! Fui no Luthier e meu violão veio PERFEITO!! Cordas baixas, afinação perfeita, som em linha sem alteração todas nítidas. Em fim paguei maior caro por ter mexido, antes tivesse levado logo não teria esse problema.... Abraço!!! Leva no Luthier de qualidade, idependente de seu violão ser novo ou velho, nao faça essa maldade sem ser um profissional na área!!!
N tem erro mano, tu que não tem noção nenhuma
O Loko. Se der ruim é só comprar outro marfim e pôr no lugar. Kkkk
eu to assistindo pela segunda vez pq fiquei doido com a qualidade do instrumento. acho q nunca vi um tão bem elaborado
É um instrumento excelente, sem dúvida. No Brasil, recomendo procurar um violão de luthier.
Pô, Sr.Fábio, parabéns por sua cultura instrumental e musical, além de sua profissão: Luthier.
Estou com setenta anos, sempre tive violão e nunca aprendi a tocar. Tive um Folk que logo larguei, pois o achava 'duro'- machucava os dedos. Agora, sem ter o que fazer, dou de cara com este ótimo vídeo e, incrível, aprendo um pouco mais sobre como tratar o instrumento violão.
Muito obrigado pelo comentário.
Realmente, mesmo o violão folk regulado é duro... mas o violão folk não regulado é terrível!
Nunca é tarde para começar!
Excelente explanação sobre essa regulação!! Foi a melhor que vi até agora!!!Parabéns!!!👏👏👏👏👏
Obrigado pelo seu comentário!
Muito show seu ensino, pratico e simples, claro que tendo as ferramentas certas, ajuda bastante, mas com a simplicidade d suas dica ,da para improvisar, se criando ferramentas , como no caso do cartão d convite , dobrando a lixa , mas o ideal mesmo é ter esse kit q vc tem, porque acho q o resultado fica melhor , agora a melhor ferramenta é estar concentrado, muita calma e mão leve, nada d correria, show ,abraços.
Esse é o espírito! Se inscreva no canal! Obrigado pelo comentário
Isso funciona muito bem no 12 cordas... o meu ficou show, após gastar um tempinho pra ajusta-lo. Ainda fiz uma substituição das cordas e posso tocar muito tempo sem cansar...
Achei Um Companheiro🙋🏽♂️
Tenho Um Tagima Kansas 12 Cordas🤠
E o Seu, Qual é???
Quando o cara manja dos paranauê é outra coisa né kkkk
Top irmão, muito bom
Obrigado pelo comentário!
Gostei vou tentar regular as cordas e espero gue vou conseguir valeu mesmo um abraço grande Gustavo Gomes da Fonseca ibiuna são Paulo 😮😅😊
Obrigado pelo comentário
Meus instrumentos parece que nem corda tem. Uso 011 na minha guitarra e violão, todos os dois com ações extremamente baixas. Quando alguns amigos pegam para tocar não querem parar kkkkk. Muito bom o vídeo!
Obrigado pelo comentário.
Nunca irei comprar um violão por esse preço para ainda ter essa trabalheira toda. Muito melhor solicitar que um luthier fabrique com boas madeiras.
Obrigado pelo vídeo!
Obrigado pelo comentário. Se inscreva no canal porque tem vídeos novos a caminho e não deixe de conferir os vídeos relacionados e as playlists na descrição deste vídeo. A próxima live do canal será dia 26/4, às 20:00. Esse violão foi feito com boas madeiras, mas como sai de fábrica...
Dicas bem esclarecedoras, agradeço sua contribuição ao canal.
Obrigado pelo comentário. Se inscreva no canal porque tem vídeos novos a caminho e não deixe de conferir os vídeos relacionados e as playlists na descrição deste vídeo. A próxima live do canal será dia 26/4, às 20:00.
Melhor explicação que achei até agora...
Obrigado pelo comentário. Se te interessar, tem muito conteúdo desse tipo aqui no canal.
Gente eu acho um absurdo a pessoa pagar caro por um instrumento, e aí ter que levar para ajustar coisas que deveriam vim reguladas já de fábrica. É como se você comprasse um carro novo e tivesse que levar ao mecânico para fazer ajustes, não faz sentido e nem é justo com o comprador. Parabéns pelo trabalho, gostei bastante do vídeo.
Mas percebeu o que ele disse no final, violão e o dono, eu gosto de cordas um pouco mais pesadas, outras pessoas não gostam, musica e sensibilidade de quem executa.
Obrigado pelo comentário. Talvez as lojas que vendessem os instrumentos poderiam oferecer esse serviço, após entender as necessidades do músico.
Valorize o trabalho dos luthieres, quando eles cobram caro por um instrumento feito a mão, tem motivo
@@rodriguesrodrigues4194 Eles deveriam atender o gosto da maioria
@@StrohsShorts847w9r8 E quem é "a maioria"? Fica a reflexão. Boa tarde, boa semana para todos nós!
O VIDIO QUE EU MAIS GOSTEI ...........MUITO BOM , PARABENS
Que bom que gostou, obrigado pelo comentário.
Parabéns! Que paciência e capricho 👏👏👏
Obrigado pelo comentário! É um trabalho de paciência mesmo.
Show de bola vou fazer no meu o que vc ensinou pra ver se fica igual já
fiz tudo mais as cordas ainda estão altas
Olá, Fábio!
Deixando de lado os merecidos aplausos pela boa apresentação do canal, gostaria de comentar dois tópicos que você citou, talvez para lembrar algo que muitos já saibam, talvez para informar novidades interessantes...
- quanto à ponte regulável para violões, folk neste caso, venho lembrar que a Gianinni equipou os seus violões folk modelos AWS760, 780, 640 e alguns outros com uma ponte com rastilho montado em um sub-chassi metálico com duas "orelhas" com rosca colocado sob uma ponte de jacarandá da Bahia tradicional onde a abertura do rastilho tradicional era alargada para permitir a passagem das laterais do sub-chassi metálico; dois furos adicionais eram feitos na ponte para permitir a passagem dos parafusos de regulagem de altura.
Regular entonação necessitaria de um projeto específico que acho que já existe, mas não deve ter muita vantagem prática diante da complexidade de fabricação.
- quanto às limas de regulagem de nut, acabei de comprar um jogo igual ao teu lá da China.
E acabei de ver num post de um grupo de lutieria no Face, que isso é lima de limpeza de bico de maçarico, que se compra em loja de soldagem por oito reais. Fica a dica...
parabéns pelas ótimas informações!!!
abraço
René G. Romero
Obrigado pelo comentário. Ótimo saber dessas coisas, às vezes, só porque chama "luthieria" as ferramentas já ficam mais caras.
@@LuthieriadeBanheiro , olha essa...
O frete, prá variar, é mais caro que o produto...
produto.mercadolivre.com.br/MLB-891067129-agulheiro-limpador-de-bico-para-macarico-_JM?quantity=1
uma dica, que eu fiz, foi fazer uma marcação com um lápis, pq as vezes fazemos mais força com uma mão do que a outra e corre o risco dele ficar mais gasto de um lado. Video top.
Obrigado pelo comentário
top de mais muito esclarecedor e cara muito massa de assistir eu fiquei preso nesse video
Obrigado pelo comentário!
trabalho top de mais mesmo eu nao sabendo tocar porra nenhuma ja estou imaginando a maciez eo conforto na hora de armar as notas ce ta doido top de mais.
Olha... um violão folk , mesmo regulado, pode ser muito duro.
Excelente vídeo! Você poderia fazer um vídeo ensinando como regular um rastilho novo? Geralmente, os rastilhos comprados em lojas não são moldados para o violão.
Eles não tem as marcações onde passam as cordas.
Obrigado pelo comentário. Alguns deles vem com as marcações, mas se não vier, realmente é um trabalho extra...
fiz o rebaixo na ponte do meu eagle ch88 ha 10 anos original ficou ótimo. Obrigado!!!
Obrigado pelo comentário
Meu amigo concordo pretensamente com você.tinha que ter uma regulagem mais fácil se possível digital👍👍
Obrigado pelo comentário.
Geração Nutella kkk brincadeira
Parabéns! Acredito que passar ensinamento enobrece a alma ! Com cuidado e agora com conhecimento vou fazer sem medo! Obrigado! 🙏🙌
Obrigado pelo comentário! Dá uma olhada nos outros vídeos do canal!
Valeu professor, Depois eu vou usar essas técnicas para baixar as cordas de meu violão, Abraços e tudo de bom !
Obrigado pelo comentário. Dá uma olhada no canal que tem mais vários vídeos sobre o assunto.
@@LuthieriadeBanheiro Com certeza vou ver sim todos os seus vídeos e sempre com o like garantido, Pois eu valoriza muito o trabalho de quem conserta instrumentos musicais, Que muitas pessoas só lembram de vocês quando o instrumento está com problemas kkkkk Abraços que Deus o abençoe sempre!
Eu mesmo regulo os meus, demorei um pouco pra aprender, mas agora já consigo achar o ponto que eu gosto de tocar
É isso aí!
Parabéns pelo vídeo. Ótimo trabalho.
Concordo com a sua crítica sobre a ponte. Queria colocar uma ponte ajustável como a de strato no meu violão, será q fica uma coisa absurda?
Obrigado pelo comentário. Eu tenho certeza que é possível. Uma ponte de strato é muito grande, mas algo menor e mais discreto, é possível sim, mediante cuidados adicionais. Existem violões com pontes reguláveis, mas é um negócio bem simples, que não tem regulagem de entonação, por exemplo.
caralho nem sabia que existia esse trampo pqp estou querendo aprender a tocar violao pq eu gosto muito e estou querendo comprar meu primeiro violao e vendo esse video ja sei que ele perfeito de fabrica nao vem.
Exatamente! Obrigado pelo comentário!
Olha nem sei como eu que não toco nada vi seu vídeo até o final. Me julguei uma sonhadora. Parabéns! Você é muito bom no que se propõe a fazer. Mas uma coisa é certa: O seu vídeo serviu pelo menos pra desenvolver em mim a noção mínima pra quando eu levar meus violões, ukulele em um profissional eu ter a mínima ideia do que posso exigir. Porque, verdade mesmo? Eu não tinha a menor noção do que são cordas altas ou baixas. Agora sei pelo menos que tenho como medi-las. Valeu mestre. Sucesso! Ah, Gostaria tbm de conhecer a razão dos "deslikes".
Obrigado pelo seu comentário, estamos aqui para isso. Aqui tem mais vários vídeos sobre regulagem, altura das cordas e etc. Dá uma olhada no resto do canal!
Muito bom, adorei .
Fazia muito tempo que meu violão, não estava macio , achei que fosse difícil baixar o nível das cordas ,obrigada!!!
Obrigado pelo comentário. É um processo trabalhoso, mas como você pode ver, é possível fazer em casa.
15:10 Reclamação pertinente. Os violões Folk ja tem tarraxas de guitarra, ja tem tensor tb, qual o problema em adicionarem uma ponte de guitarra pra ajudar na regulagem?
Obrigado pelo comentário. Acho que vale mais um vídeo sobre o assunto!
Mano vou explicar o porquê!!! Porque o violão precisa de madeira pra ressonar, de nada adianta uma madeira maciça com um pedaço de metal preso no tampo, a vibração teria uma perca gigantesca com um cavalete de aço nele, a transmissão de vibração das cordas passando pelo cavalete de metal até vibrar no tampo iria se perder inutilizando o som do violão!!! Sou músico, produtor, e tenho vários amigos luthier's e já toquei em cursos de lutheria assim adquiri muito conhecimento técnico sobre isso!!!
Além do visual que deve ficar uma merda.
Boa noite! Além de explicar bem, tocas muito. Parabéns pelo vídeo.
Obrigado pelo comentário!
O violão Discovery da walczak tem essa opção de regulagem de altura do cavalete, os violões Caimbé tb tem, mas de outra forma...ambos de empresas Brasileira!👏👏👏👏
Sim, mas vale lembrar que são violões que usam captadores. Obrigado pelo comentário!
Trabalho de artesão.. muito bom parabéns pelo trabalho e pela paciência.. abraço!
Obrigado pelo comentário, realmente demanda paciência!
Você falou em resistência a mudanças quando tratou do rastilho/ponte; uma dúvida que sempre me ocorreu: por que não tarraxas com trava em violões? Parabéns pelo vídeo e pelo excelente canal!
Realmente, é possível colocar tarrachas com trava no violão folk
Cara excelente vídeo, super bem explicado! Parabéns pelo trabalho, é realmente um trabalho super profissional que você faz não tem nada de banheiro kkk . Eu Sou iniciante, comprei um violão usado e vou levar ele ao luthier aqui que não conheço pra trocar as cordas e regular, pois está super duro de tocar e as cordas super altas. Vou trocar por cordas 0.10. Vendo este seu vídeo me deu até vontade de tentar fazer isso tudo eu mesmo sozinho, porque já sei que metade dos Luthier não tem esse cuidado na regulagem de um violão como você tem. Parabéns continue assim! Abraço!
Obrigado pelo comentário. Dá uma olhada nos outros vídeos do canal indicados na descrição que vão te ajudar a entender melhor o assunto.
Achei legal sua opinião sobre os violões ainda estarem na idade média. Tipo, poderia ter regulagens para facilitar.
Bom, a tradição também tem seu charme.
Eu pensava que o Martin já vinha no jeito, a altura dessas cordas estavam de desanimar viu! Parabéns pelo trampo.
Realmente, o instrumento novo sempre pede uma regulagem
Os violões da Cole Clark, possuem essa tecnologia que você citou no vídeo. O rastilho é regulável com uma chave igual o tensor.
Usando um agulheiro de limpeza de bicos de maçaricos para solda de oxi-acetileno para regulagem de nut. Show de bola.
Obrigado, irmão! Seguindo a sua dica do rastilho, deixei o violão impecável. Valeu pela disponibilidade de nos ensinar. Abração!
Obrigado pelo comentário!
Esse cara me ajuda até o dia de hoje!
0:00 - apresentação do canal
0:15 - introdução
1:01 - analisando se o tampo é de madeira maciça
1:57 - verificando a altura na 1ª casa
3:38 - verificando a altura na 12ª casa
4:31 - verificando o alívio do braço
5:58 - soltando o rastilho
7:11 - lixando o rastilho
10:10 - recolocando o rastilho
10:50 - medindo a altura mais uma vez
11:30 - verificando o raio de curvatura da escala
12:46 - regulando o nut
15:08 - uma reclamação
15:57 - regulando o nut (continuação)
20:16 - lixando e lubrificando o nut
22:48 - passando um óleo nas cordas
23:10 - testando após a regulagem
26:08 - considerações finais
A propósito, muito obrigado pelo vídeo. Ajudou bastante!
Muito obrigado pelo índice! Eu estava enrolando pra fazer isso, rs
comprei um violão strinberg, troquei o rastilho e o nut pra osso, o nut ficou em uma altura boa e confortável nas primeiras casas mas chegando perto da casa 8 pra frente ja senti mais apertado um pouco, eu tenho uma pegada mais leve, na casa 12 coloquei uma moeda de 10 centavos e ficou quase encostando prendendo a moeda, acho vou abaixar mais um pouco o rastilho pra ficar bem macio msm, obrigado pelo video ajudou muito!
Não deixa de ver o alívio do braço, pode ser que um aperto no tensor melhore.
@@LuthieriadeBanheiro o tensor tá ok, acabei de abaixar mais o rastilho ficou numa altura boa, medi com uma moeda de 10 centavos e ela coube certinho. acho que a dureza tá na corda 011 giannini cobra achei dura um pouco ma da pra tocar bacana
Excelente trabalho! Eu estou com um problema de captação no meu violão uma vez que, troquei o rastilho de plástico por um de osso só que a 6 corda soa com menos ganho do que as demais cordas. Já testei o captador e todos os polos estão perfeitos porém o problema persiste. Alguma dica de como posso resolver isso? Desde já obrigado e parabéns pelo trabalho!
Obrigado pelo comentário. Verifique se o rastilho está bem lixado na base.
Mano..... melhor vídeo de regulagem que eu vi.... valeu bichão... abriu minha mente
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Cara, impressionante, emboras ainda jovem, tens bom didatismo, mta paciência, sabedoria e principalmente longanimidade, dividindo conosco tantos conhecimentos.
Rapaz, mto obg.
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Hj aposentado, me enpolgastes bastante, ne lembro q gdo garoto tentei aprender, mas ñ resisti a dôr para criação dos calos nas pontas dos dedos... hj quem sabe...
Aprendi e toco um pouco Acordeon. Como Luthier, te pergunto, recuperas ou me indicarias alguem ou um bom Luthier para Acordeon?
E q o meu velho amigo e parceiro foi atacado por cupins, embora pagando mto bem caro para recuperação, não ficou bom, continua vazando mto ar...
Abs
Obrigado pelo comentário. Infelizmente não conheço pessoas que façam manutenção em acordeon. Boa sorte na sua jornada.
Não sei onde mora ou se ainda procura. Mas aqui em limeira SP tem uma loja chamada rei do acordeon. Las eles fazem concerto de instrumentos. Muito provavelmente também de acordeão
Muito bom vou fazer no meu violão que ascorta tá meio alta também e dói muito os dedo. Show em
Obrigado pelo comentário
Excelentes as explicações! Me restaram duas dúvidas antes de baixar a altura das cordas do meu violão: 1) Qual a gramatura da lixa usada para o rastilho e 2) Quais as possíveis implicações em se baixar altura APENAS no rastilho, visto que, no meu caso, a altura das cordas na região do nut já está adequada? Um abraço.
Obrigado pelo comentário. Use lixa 220, deve ser suficiente. Sobre baixar as cordas no rastilho, nunca recomendo usar uma técnica só, recomendou verificar tudo. Tem mais vídeos no canal sobre esse assunto, dá uma olhada!
@@LuthieriadeBanheiro Ótimo vídeo. Pra lixar o rastilho só pode ser com uma lixa 220 da vermelha, não pode lixar com a lixa 60 vermelha?
Qual o nome desse lubrificante?
@@cristianoliverpool8650 pode ser quase qualquer lixa, precisa tomar cuidado para não passar do ponto
@@LuthieriadeBanheiro Muito obg.
Ola amigo!
Otimo video! Eu moro na Australia e aqui eles tem uma marca chamada Cole & Clarck que foram luthiers da Maton que sairam e fundaram outra empresa. Eles tem o sistema de rastilhos mais interessante que conheco, vc nao precisa desbastar o rastilho, ele e ajustavel atraves de dois pequenos parafusos ao lado da peca, assim quando o intrumento sobre com as temperaturas bruscas aqui da Australia vc tem com dar um leve ajuste em 30 segundos.
Interessante, vou dar uma olhada. Minhas ressalvas seriam: se esse sistema transfere a vibração para o tampo (violão depende disso) e que se o braço empena por variações de temperatura, que o acerto deve ser pelo tensor. Obrigado pelo comentário!
Ja toquei os violões e eles tem um timbre bom. Olha que sou bem chato com timbre, eu gravo para diferentes estudios aqui em Queensland e tenho usado dois Martins, um OM-45 e um OMJM.
@@eddieduarte legal saber, obrigado pelo comentário e pela participação
Eddie Duarte essa marca é do caralho, tive a oportunidade de toca-lo em um estúdio aqui no braza e me apaixonei pelo som dele
só uma informacão a marca de violão heko tem regulagem de altura na ponte com parafusos
Obrigado pelo comentário
Valeu Fabio Duque. Vídeo muito bem explicativo! Vai me ajudar muito!
Obrigado pelo comentário!
Cara, vídeo excelente, não tenho uma coordenação motora fina muito boa kk então não vou arriscar, procurar um luthier vai ser a melhor opção... Ontem ganhei um Tagima TW 29, quais ajustes são essenciais pra um violão completamente novo?
Obrigado pelo comentário. Tem uma playlist nesse canal sobre regulagem, com uma série de vídeos sobre esse assunto. Faça uma maratona que você vai sair sabendo exatamente como conversar com seu luthier sobre os ajustes.
Nem assisti mas já ganhou meu like só pela qualidade do vídeo kk
Obrigado pela confiança, mas é melhor assistir antes!
@@LuthieriadeBanheiro assisti tudo já kk, ótimo vídeo .
já toquei em mostruário da Martin, e todos vem com ação muito alta das cordas, não entendo porque não vem pelo menos um pouco mais baixa a ação. Um instrumento caro desse deveria vir já meio caminho regulado kkkkkk
Concordo
Felipe, é pra economizar e muito mesmo e assim que eles lucram tanto, a maioria vem assim, com TRASTES pra fora, escala super desidratada etc etc
MUITO BEM EXPLICADO . SANOU MINHAS DÚVIDAS.
Obrigado pelo comentário.
Muito obrigada por essas informaçoes maravilhosas
Obrigado pelo comentário!
Muito legal. Obrigado pela aula... Aprendi muito. Valeu!!
Obrigado pelo comentário. Se inscreva no canal porque tem vídeos novos a caminho e não deixe de conferir os vídeos relacionados e as playlists na descrição deste vídeo. A próxima live do canal será dia 26/4, às 20:00.
Eu tenho um Folk de 12 cordas (cordas de aço portanto) italiano, com 45 anos mais ou menos, marca Melody Guitar, com um sistema que dá para regular o rastilho com apenas o aperto ou desaperto de dois parafusos existentes nos topos do rastilho, assim como sistema de elevador. O cavalete é em madeira com uma ranhura guia, onde o rastilho independente passa , aplicado numa peça metálica e nas pontas têm uns buracos onde passam os parafusos que vão apertar em duas peças roscadas e cravadas na parte interior do tampo. O rastilho fixa-se sempre na mesma altura dos parafusos e quando estes são apertados ou desapertados ao tampo fazem subir ou descer o rastilho, podendo ser afinado também elevando ou descendo só um dos lados do rastilho.
Muito legal, vale a pesquisa.
É uma Melody Guitar Modelo 1200 (Feita na mesma fábrica italiana da EKO,). Estive a procurar na NET e nos anos sessenta/setenta do século passado havia várias marcas que usavam este sistema. ver aqui por exemplo www.fetishguitars.com/le-marche-brands/e-ros/
E aqui também, tem mesmo uma igual à minha: www.fetishguitars.com/castelfidardo-recanati/melody/melody-acoustic-guitars/
@@jfernandes1002 muito interessante, tanto o site quanto o sistema
@@LuthieriadeBanheiro Outra característica destas guitarras é que o braço pode ser removido apenas desapertando quatro parafusos como em algumas guitarras eléctricas, se vir nas imagens do site, nas fotos que apanha as costas das guitarras, vê-se a chapinha com 4 (acho que para as de 12 cordas) ou 3 parafusos (para as restantes), os braços têm tensores, com acesso do lado da cabeça (headstock).
Caraca mano eu ia mexer no meu violão , mas deixa queto kkkkk com certeza vai da ruim . Muito bom seu trabalho parabéns 👏
Amigo, parabéns! Excelente o teu vídeo, o modo como vc fez e os comentários são idênticos aos meus, parece até que a gente combinou o roteiro :) não entendi os 70 dislikes... Vou acompanhar teu canal e ver teus outros tb. Abs!
Obrigado pelo comentário. Também não entendo os deslikes, gostaria de entender o motivo para ver o que eu poderia melhorar.
@@LuthieriadeBanheiro Pois é, deve ser inveja ou apenas pessoal que gosta de criticar só por criticar. Não mudaria nada amigo, achei muito legal teus vídeos. Com uns 2000 likes, 70 dislikes não são nada. Afinal, não dá pra agradar todo mundo né? Abs
Não pensa em inveja nem em nada, deixa a maldade pra mente dos outros.... Acho que a melhor coisa a se fazer é entender que todos os vídeos do mundo tem dislike...só continua mano, você tá fazendo um ótimo trampo... Obrigado!
Adorei o vídeo, parabéns pelas explicações 👏👏👏👏👍
Obrigado
Eu poderia usar a própria corda como lima? Já que a corda é de metal e o nut é de plástico, teoricamente o atrito gastaria o plástico, pelo fato do metal ser mais resistente?
Faz sentido, mas a corda é muito lisa. Você pode usar uma lixa segurada por um cartão de crédito, por exemplo.
Por isso q odeio violão de corda de aço as corda quebra MT fácil slk, em fim gostei do canal ganhou mais um escrito vou seguir todos os seus vídeos 👏👏
Parabéns pelo vídeo, só uma dica, no lugar do cartão de visita pode ser usado um calibre de lâminas ou calibre de folgas, uma ferramenta não muito cara que pode ser adquirida em qualquer casa de ferramentas.
Obrigado pelo comentário. Muitas vezes mostro formas de se trabalhar com o mínimo de recursos, em vídeos posteriores eu usei essa ferramenta, especialmente nos vídeos sobre nut.
Parabéns pelo canal, parabéns pelo vídeo, me esclareceu algumas duvidas, não sou luthier, não trabalho com isso, sou professor e músico, mas tenho vários instrumentos, tive que aprender a fazer algumas regulagens básicas, para economizar, eu aprendi que os canais do nut, por onde passam as cordas, devem seguir o ângulo do headstock, para que todas as cordas fiquem no ângulo correto. Sucesso !
Obrigado pelo comentário. Dá uma olhada na playlist sobre nut aqui do canal.
Muito Bom o vídeo. Uma diga, você é profissional, faça um violão com as inovações que você cita no vídeo, no rastilho e o que mais conseguir enxergar
Obrigado pelo comentário. Seria interessante, há muitas coisas que só poderia fazer diferente
Eu ganhei um violão desse não troco por nada kkkkk amo meu violão valeu pelas dicas Deus abençoe
Tem um sonzão mesmo!
Tenho esse mesmo pensamento a respeito das pontes dos violões, que nunca mudam ou evoluem.
Obrigado pelo comentário!
Opa! Eu troquei o rastilho de plástico por um de osso.... baixei um mm, e ficou bom....acho que o rastilho só não deve ficar muito pesado de encaixar, pra não ficar encavalado... senão também não vai captar bem....o meu violão melhorou muito a tocabilidade, só não testei amplificado ainda!!
Obrigado pelo comentário.
na verdade o rastilho dos violões da Martin não são de plastico qualquer e sim de um polímero criado para ser de consistência mais próxima do marfim, é como um marfim sintético
São bem duros mesmo, obrigado pelo seu comentário
Parabéns pelo vídeo, amigo. O Instrumento é composto por três sistemas: excitador, ressoador e radiante. Acredito que se for inserido metais no sistema de cavalete (ressoador), alterará a sonoridade e, consequentemente, o timbre acústico do Instrumento, assim como acontece no estandarte do violino, quando é colocado o microafinador. Observa-se que esses recursos são dispostos justamente nos eletrofones.
Obrigado pelo comentário
Vídeo muito didático! Eu tenho um Tagima Dallas e estou sofrendo com a dureza dele. Já tenho ele há mais de 10 anos e ele era muito macio, mas por ter trocado o rastilho e a pestana (ambos de plástico também), elas deixaram ele com as cordas altas e ficou muito duro. Vou tentar lixar as pecinhas como você ensinou e deixar ele mais suave. Queria te perguntar o seguinte: pode ser que a dureza do meu violão também seja causado pelos trastes de metal já gastos? Porque eles estão levemente amassados e nunca troquei. Ou você acha que posso fazer os ajustes assim mesmo? Desde já, te parabenizo pela didática e espero que consiga me ajudar! Abraço!
Obrigado pelo comentário. Talvez os trastes gastos estejam te prejudicando, porque é necessário subir as cordas para não trastejar. Se seus trastes estão com desgaste desigual (você percebe umas áreas mais gastas que outras) pode ser necessário retificar ou até trocar. Espero ter ajudado.
Tenho o mesmo violão e com o mesmo problema. Eu to aprendendo a tocar, mas já percebi isso, já comprei ele usado, os trastes estão gastos em alguns pontos e a corda bem alta com o violão bem duro de tocar, é muito caro fazer esse tipo de retifica / ajustes ? Por ser um violão mais de entrada, vale a pena fazer?
Os meus os trastes estão tranquilos, mas noto ele com as coisas muito duras e altas, é o mesmo violão. Falei com um cara aqui da minha cidade que tem loja de música e ele me disse que tagima dallas são mais duros, pra sons mais pesados.
JB
Sr.Fábio Léda, deixe de ser 'munheca de samambaia', sô!!! Leve seu violão e deixe-o aos cuidados de um Luthier...Esses profissionais têm de sobreviver também.
Oi fabio? Boa tarde? Parabens pir suad explicacoes? Muito bom abencoe?
No violão clássico o processo é diferente?
Obrigado pelo comentário. Não, o processo é o mesmo, mas as cordas devem ficar mais altas.
Boa noite, Muito bom esse vídeo, bem didático
Olá, como faço pra enviar meu violão pra você regular? Tenho um Violão de tampo Maciço Edição Lmitada da Phoenix (PJ90-EQ). Não é um grande instrumento (dos violões mais caros, mas me serve bm e já tem um valor sentimental nele. Gostaria de deixa-lo o mais regulado possível).
Obrigado pelo comentário e pela confiança, mas eu não trabalho como luthier profissionalmente nem tenho oficina. Se inscreva no canal que tem novos vídeos a caminho. Não deixe de verificar os outros vídeos na descrição e de participar das lives do canal (próxima live dia 26/4, às 20:00). Semana que vem tem vídeo com a participação do Jojo Jack!
Legal! Qual é um preço justo de regulagem! E como funciona a relação com o custo do instrumento. Ex: Um Taylor tem um custo auto então pagar sei lá 500 compensa... No meu caso tenho um violão laminado de 600 reais e queria deixar com uma tacabilidade legal com as cordas mais baixas e acertar... Poderiam me ajudar e dar uma idéia de preço justo?
Muinto bom a dica sobre regula
Você me parece um cara bem simpático e gente boa. É louvável sua intenção de ajudar a galera a regular o violão. No entanto, tenho duas informações que podem lhe ajudar e uma crítica.
1-A opção da Martin pelo pástico tem uma razão. Nem sempre o rastilho de osso é a melhor opção. Na maioria das vezes a soma rastilho+piezo é melhor em plástico. Um detalhe importante, os plásticos não são iguais, cada um tem sua tonalidade. O osso tem frequências agudas e agressivas, por isso a opção do plástico. A diferença de densidade é muito grande entre os dois elementos osso/plástico. Pouca densidade= grave, muita densidade=agudo. Ah, esse Martin está anos luz de ser um top de linha.
2-Quanto maior o contato do cavalete, mais o tampo vibrará. É por esse motivo que pontes móveis não são usadas em violões acústicos. Como guitarra, mesmo as semacústicas, têm a vibração amplificada por um captador magnético, pouco importa a superfície de contato. Não é uma questão de preguiça ou falta de evolução do violão, é como a água, não é possível inventar nada melhor para matar a sede.
3-Você é brasileiro, fale então em português. Nut em português é pestana.
Abraço
Obrigado pelo comentário. Se inscreva no canal porque tem vídeos novos a caminho e não deixe de conferir os vídeos relacionados e as playlists na descrição deste vídeo. A próxima live do canal será dia 26/4, às 20:00.
Entendi porque estamos "amarrado na idade média "
Olha gostei muito do seu vídeo vc é bem detalhista meus parabéns vc é alguém q eu compraria um violão sem medo .
Obrigado pelo comentário. Se inscreva no canal porque tem vídeos novos a caminho e não deixe de conferir os vídeos relacionados e as playlists na descrição deste vídeo. Bom, eu não fabrico violões, mas sempre recomendo violões de luthier!
guerreiro, de onde vc é? quanto custa pra fazer a regulagem padrao no violao aproximadamente?
Obrigado pelo comentário. Eu não trabalho como luthier, só às vezes que eu pego algum instrumento de amigo para mexer.
Levei meu violão no luthier e o violão voltou do mesmo jeito, eu percebi que foi muito rápido o trabalho, só não reclamei porque não reparei direito como o violão estava antes, mas vendo seu vídeo eu vi que as cordas não baixaram nada pois as medidas estão parecidas com essas ai.
Obrigado pelo comentário. Seria interessante questionar o luthier sobre qual trabalho foi feito.
@@LuthieriadeBanheiro sim, vou fazer isso