Pacote da Destruição - DIGA NÃO

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 30 вер 2024
  • PACOTE DA DESTRUIÇÃO
    Vamos pressionar o Congresso para barrar o chamado Pacote da Destruição, composto por 5 projetos de lei.
    Projeto de lei é uma lei proposta pelo Poder Legislativo que, se aprovada pelo próprio Congresso, passa a valer nas relações jurídicas no Brasil.
    O nefasto “Pacote da Destruição” propõe que a exploração de nossas riquezas naturais feita de qualquer jeito é a solução para a geração de empregos no Brasil. E por que, não é? Porque ele parte do mesmo pensamento que levou o Brasil a lugar nenhum: o bom é ganhar dinheiro da maneira mais fácil, apenas explorando a natureza. Já está ali mesmo. É só arrancar árvore, ouro, minério de ferro e vender por aí… e aí tomar posse da terra e fazer ela produzir até não poder mais. Olha aonde chegamos. Século XXI, estamos literalmente comendo poeira na corrida mundial. E ainda querem insistir no erro! Na Amazônia, hoje, por exemplo, de 10 ha desmatados apenas um produz a média da produtividade do Brasil, seis ha abaixo da média e três não produzem nada. É esse o futuro que queremos?
    O que esses Projetos de Lei estão propondo, em sua maioria, é legalizar o que hoje opera ilegalmente no Brasil: Invasão de terras, destruição de patrimônio natural, garimpo, agrotóxicos...
    Breves palavras sobre cada PL:
    • PL 2.159 do Licenciamento Ambiental: Não é a Mãe Natureza uma obra de Deus? Feita durante milhares, milhões, bilhões de anos?! Porque desprezar toda essa maravilha e simplificar o processo, facilitando sua destruição? Queremos fazer o certo e bem-feito!
    • PL 2.633 e 510 sobre grilagem e roubo de terras públicas: é um assunto infiltrado numa questão importante que é a regularização fundiária. Mas se já temos legislação para resolver até 4 módulos fiscais, ou seja, mais de 90% dos casos, por que um Projeto de Lei? O que estão querendo legalizar a invasão e o roubo de imensas áreas de florestas públicas na Amazônia, um patrimônio do povo brasileiro. São áreas estratégicas para o futuro econômico e climático do Brasil. A grilagem é um crime organizado que responde por mais de 50% do desmatamento na Amazônia!
    • PL 191 do garimpo em Terra Indígena: qualquer ação neste sentido será um suicídio diplomático do Brasil nas negociações internacionais. E pense num exemplo onde o garimpo trouxe bons resultados? Não existe. “Ah, mas e o potássio?” dirão alguns. Segundo estudo da UFMG, a maioria das jazidas no Brasil não está em terra indígena. “Ah, é para o bem das sociedades indígenas!” dirão outros. Minha resposta ouvi do amigo Roseni Muduruku: sem a floresta e sem água os povos indígenas perdem a sua identidade e, mais grave, perdem a sua liberdade. Peso de ouro, preço de ouro.
    • PL 490 do Marco Atemporal: que absurdo é esse de determinar a ancestralidade milenar dos indígenas por uma data de 30 e poucos anos atrás? Temos métodos científicos bem mais inteligentes e precisos para determinar essas questões. Não, não e não. Esse não dá para engolir.
    • PL 2.699 do Pacote do Veneno: os agrotóxicos andam de mãos dadas com as sementes transgênicas. É uma atividade duplamente poluidora da natureza da qual dependemos tanto. Já temos tecnologia para uma agricultura regenerativa em larga escala. Para que incentivar uma produção que deixa nossos agricultores presos a uma cadeia viciada de fertilizantes, transgênicos e agrotóxicos?
    Então por que estas ideias se apresentam com possibilidades de virar lei? Quem vai ganhar com essas determinações? Nós, a população deste país? Lógico que não. Quem ganha é uma estrutura política e econômica que se beneficia destas iniciativas e atividades que hoje operam de forma ilegal e que alguns deputados e senadores, além do Poder Executivo, estão querendo legalizar. Eles vão se dar bem, já o Brasil vai se dar mal.
    E eu sou Brasil! Você é o Brasil! Somos fruto também da riqueza desta terra. Não podemos ficar olhando tudo isso acontecer de braços cruzados. Nossos filhos e netos dependem do que está acontecendo agora. A Amazônia é o presente e é o futuro do Brasil. Sem a Amazônia é game over! Não podemos deixar esses erros tão evidentes tomarem conta do futuro da nossa sociedade. Não é possível acharmos normal colocar o Brasil na contramão do comércio global, do acordo do clima e da valorização cada vez maior da nossa biodiversidade. Temos na mão a joia da coroa das mudanças climáticas: a Amazônia. O que faremos com ela? Explorar até não poder mais, como se não houvesse amanhã? Ou investir num jogo GANHA GANHA com a floresta em pé? Ganha a população brasileira com sua imensa riqueza natural e sua importância climática, e ganha o Brasil na sua posição moral e de liderança desta agenda em relação ao mundo. Parece simples, e é. Então por que tem gente querendo fazer diferente, apostando o pacote da destruição? Porque até hoje eles se deram bem e Brasil, os brasileiros, se deram mal. Chegou a hora de darmos um basta nisso, não acham? Conto com você para dizer “não ao Pacote da Destruição”!

КОМЕНТАРІ • 4

  • @alsouza8284
    @alsouza8284 2 роки тому +3

    Verdade, é um gângster é não devemos aceitar, ele aprove ou não!!!

  • @cristinalemes518
    @cristinalemes518 2 роки тому +3

    Estava esperando um vídeo como esse para entender tudo o que está acontecendo...

  • @vitormachado5417
    @vitormachado5417 2 роки тому +1

    Quando a população começar a meter o murro na cara desses safados quando eles tiverem andando pelas ruas, rapidinho eles vão respeitar o povo. Só digo isso: mãozada na cara desses políticos