Marcos Bagno, O polêmico linguísta Parte 1

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 23 чер 2012
  • TV Senado 27/04/2012. O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa ainda não foi plenamente destituído de polêmicas e já surge uma nova proposta gramatical: a "Gramática Pedagógica do Português Brasileiro". Elaborada pelo escritor e filólogo Marcos Bagno, ela traz peculiaridades que a língua adquire na convivência com a nossa gente.

КОМЕНТАРІ • 441

  • @cristianogoncalves4793
    @cristianogoncalves4793 7 років тому +10

    Apesar de não concordar com o posicionamento político-ideológico de Marcos Bagno, acho totalmente incoerente as críticas recebidas pelo mesmo de pessoas, as quais não possem um conhecimento linguístico que os habilite para tal. Bagno é um intelectual de suma importância para os estudos linguísticos no Brasil, é referência na área e merece o respeito dos brasileiros. Agora, futebol, política e gosto são que nem .. , cada um tem o seu ou sua devida preferência!!

    • @thalesdasilva3565
      @thalesdasilva3565 6 років тому +3

      "Intelectual" que estremeceu perante Carlos Nougué.

    • @nathanaelpereira5207
      @nathanaelpereira5207 Рік тому

      @@thalesdasilva3565 estremeceu (risos), fez mais por ignorá-lo. Em uma entrevista, foi revelado que prefere os 10000 membros da associação brasileira dos Linguistas à academia de letras desse mesmo país nosso.
      Esse senhor não sabe nem os conceitos mais fundamentais de Linguística, não sabe diferenciar norma culta de norma padrão, i.e, está aquém de seu tempo, desatualizadíssimo.

    • @nathanaelpereira5207
      @nathanaelpereira5207 Рік тому

      Também, mesmo que eu não concorde com seu posicionamento político, pois é exagerada em alguns congressos, sua proposta é de grande valor e merece ser apreciada.

  • @89681eric
    @89681eric 5 років тому +6

    Já há uma consciência da distinção entre o português de Portugal e o português que se fala no Brasil.

  • @Canalpensar565
    @Canalpensar565 11 років тому +8

    Esse cara é um xarope. Ele quer ser um tipo de Paulo Freire da linguística brasileira.

  • @helbalima4742
    @helbalima4742 2 роки тому +7

    Quanta ignorância. 2021, é necessário reconhecer que o preconceito linguístico existe sim.

  • @phmagnani
    @phmagnani 9 років тому +32

    Não sou um especialista da língua portuguesa, mas para mim tudo o que ele disse fez muito sentido, achei muito bom.

    • @bogasdebaixo1
      @bogasdebaixo1 8 років тому +3

      +Paulo Magnani Fez sentido porque não é especialista... nem mero conhecedor.

    • @phmagnani
      @phmagnani 8 років тому +13

      Arruda, você não precisa ridicularizar a opinião dos outros e nem precisa humilhar as pessoas com suas palavras para defender seu ponto de vista. Há muitos na internet que para aumentar uma auto estima fraca ou para dar algum valor a uma vida vazia, perdem tempo na rede ridicularizando textos, videos e criações alheias. Eu sei que escrever através da tela do computador dá bastante coragem, principalmente aos mais fracos, que acabam aproveitando para ofender a bel-prazer. Defenda o que você acha certo, mas não se ache no direito de insultar os outros, você pode fazer melhor do que isso, tenho certeza.

    • @bogasdebaixo1
      @bogasdebaixo1 8 років тому +6

      +Paulo Magnani
      Se o ofendi, não foi minha intenção e por isso peço desculpa. Não me revejo naquilo que escreveu, simplesmente gosto de dar a minha opinião sobre temas que considero para mim importantes. Esse senhor Marcos Bagno ao dizer que o português não tem por base o latim e o português do Brasil é muito diferente do de Portugal, sendo já uma língua "completamente diferente", o que é que eu posso dizer? Que é? Não , não é!
      Eu consigo perceber perfeitamente o vosso português falado ou escrito, com excepção de algum vocabulário estritamente brasileiro (mas isso também existe aqui em Portugal com os regionalismos). Mais, se você ouvir o português dos Açores, especialmente o da ilha de S. Miguel, verá que é tão difícil de compreender para si como para qualquer cidadão português do continente, e não deixa de ser português.
      Eu sei que o português do Brasil é um pouco diferente, mesmo dentro do Brasil existem formas diferentes das pessoas se expressarem. O nordestino fala de uma maneira, o gaúcho doutra, mas todos se entendem, mais ou menos. Mesmo que a sintaxe seja diferente, a matriz continua lá.
      Há sim, certos brasileiros, que acham que Portugal dos Joaquins, Maneis e das mulheres com bigode, não tem estatuto para ter projecção num país que é a 5ª ou 6ª ou 7ª potência económica do mundo, como é referido soberbamente por alguns brasileiros quando se referem à terrinha.

    • @phmagnani
      @phmagnani 8 років тому +1

      +arruda .arruda
      Ok, aceito suas desculpas, ficamos em paz. Abraço.

    • @flaviamaine2869
      @flaviamaine2869 8 років тому

      +arruda .arruda kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Mulheres com bigode... E realmente acho que devemos nos preocupar com outra coisa, acho que sim Brasil tem muitos outras coisas belas, devemos deixar essas coisas pra trás, ou iremos mexer na fonte História de nosso mundo, Como o próprio repórter disse e pelo jeito ele não gostou, a primeira coisa que me veio, escrever a gramátiquinha do Português Brasileiro kkkkkkk Mario de Andrade deve estar se revirando no túmulo ou já assombrando Bagno.

  • @bellizzarionetto7441
    @bellizzarionetto7441 10 років тому +7

    Bem, a UFPB nos ofereceu subsídios básicos para fazermos essa escolha de livros didáticos, que tanto exigem. Mas sabemos que é mais uma questão ''política'' que pedagógica em si! Vejo o ENEM como forma de sairmos dessa ''prisão' doutrinária da gramática. Algo que Bakthin nos elucidou muito, quando põe o texto e gêneros textuais como ferramentas pedagógicas para aquisição da linguagem como instrumento social. Gosto da "Filosofia Bagnoniana".

  • @alexandremacedo3003
    @alexandremacedo3003 2 роки тому +6

    Quando ele escrever um livro que não seja na norma culta, aí concordarei com ele.

    • @gracasilver8574
      @gracasilver8574 Рік тому +2

      Alexandre - Excelente !...
      Parabéns por não deixar que lhe mandem areia para os olhos !...
      👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

    • @nathanaelpereira5207
      @nathanaelpereira5207 Рік тому

      Saiba primeiro a diferença entre norma culta e norma padrão.

    • @nathanaelpereira5207
      @nathanaelpereira5207 Рік тому

      @@gracasilver8574 até tu mesma falaste conforme a norma culta e não segundo o padrão, ou seja, ninguém em Portugal, angola etc usa o "para" com nossa frequência. o 'a' está se fossilizando, o que vai na contramão de todas as línguas latinas!

    • @solitaryman172
      @solitaryman172 11 місяців тому

      ​@@nathanaelpereira5207 Querido Nathan. Vejo que você possui um grande conhecimento da língua portuguesa. Ajuda-me pois com indicações de livros, para eu poder aprender a gramática e as peculiaridades da língua portuguesa.
      Eu talvez não tenha a oportunidade de fazer um curso de Letras. Então me envie se possível, indicações básicas para eu aprender mais sobre algo que me agrada.
      Abraços!

    • @nathanaelpereira5207
      @nathanaelpereira5207 3 місяці тому +1

      @@solitaryman172 Olá, desculpa, não vi a notificação. "Gramática Descritiva do Português Falado" da UNICAMP. O volume 3 que descreve de estruturas particulares a nós está disponível grátis na internet em pdf. Bons estudos.
      outras: Gramatiquinha do Português Brasileiro - Ataliba de Castilho
      Gramática do Português Brasileiro Escrito - Faraco
      Sociolinguística do Português - Faraco
      PERINI, KATO, esses autores.

  • @evanioalves1
    @evanioalves1 6 років тому +11

    por que ele está falando formalmente? por que ele não fala segundo seu próprio livro?

    • @atilaonego
      @atilaonego 3 роки тому +7

      Pq ele se adequa as condições de produção.

    • @Maegonet
      @Maegonet 2 роки тому +1

      Pq ele se adequa à esfera de produção da língua falada, que é uma esfera formal. É um cientista.

  • @davidsongusmaoable
    @davidsongusmaoable 10 років тому +12

    Meu Deus !! Paulo Freire foi o Inferno e esse animal aí é a sucursal !

  • @richardaerts2735
    @richardaerts2735 3 роки тому +5

    Agradeço ao Tiago Silva pelo vídeo. Li um livro deste senhor no colégio há muitos anos, onde ele falava sobre tudo do preconceito linguístico. Algumas questões debatidas são bastante meritórias. Dum modo geral, porém, é-me difícil concordar com as opiniões manifestadas pelo professor Bagno. A começar pelo fato de que dizer que no Brasil "não se fala português" só porque cada região tem o seu sotaque e vocabulário distinto, que me parece algo totalmente simplista. Além disso, este senhor até hoje ainda tem dificuldades em aceitar que uma frase como "nóis pesca os peixe" não entre num livro didático. Se ensinássemos coisas assim aos alunos num, curso de português, por exemplo, estaríamos privando-lhes do direito de aprender a própria língua e fechando-lhes as portas do saber. Estaríamos segregando-os.

    • @giuliamello3305
      @giuliamello3305 3 роки тому +8

      Mas o saber é apenas "nós pescamos os peixes"? Só falam o português no Brasil de uma forma? Existem variantes e muita sabedoria em cada forma de usar nossa língua, mostrar isso numa sala de aula pode ser muito mais agregador do que ensinar que existe uma língua certa e outra errada (até pq isso implica em reforçar outras ideologias sobre quem domina essa língua e isso sim segrega). Ademais, isso não priva ninguém de dominar a norma padrão, até pq nem mesmo um acadêmico fala dentro da norma culta o dia inteiro.

  • @lucasbarbosadesousa6237
    @lucasbarbosadesousa6237 8 років тому +13

    Nós vai, a gente vamos. A gramática da puta que pariu. kkkkk Meu Deus, tenha piedade do Brasil.

    • @ArthurPPaiva
      @ArthurPPaiva 3 роки тому +1

      Isso nada mais é do que herança dos escravos, a mistura da língua dos escravos já nascidos no Brasil com o português falado na época... Por que você acha que na maioria do país se pronuncia "djia","tchia" e "reáu", ou se corta o verbo "estar"? Vou exagerar na escrita pra que veja:
      Nosso português:
      "Bom djya João! Com'é q'cê tá?"
      "Djy boa! E você? Ei, com'é que tá sua tchia? Afináu ela melhorô?"
      "Rapá, tá melhó! Mais nois vai levando"
      Crioulo do Cabo-Verde (língua viva dos escravos):
      "Verão já começá e maltas tem q'sabê quem tá livre pa começa dá piq'. Isso nada midjor do que um festa"
      E aí, a fala dos escravos fica bem clara, né? O único povo que fala com menor influencia africana são os colonos italianos, eles falam o português melhor do que nós, mas como aprenderam conosco ainda assim falam um pouco africanizado.

    • @richardaerts2735
      @richardaerts2735 3 роки тому +3

      Concordo contigo. E o pior é que há anos que este senhor vem dizendo as mesmas tolices sem que ninguém possa convencê-lo a calar-se.

    • @gracasilver8574
      @gracasilver8574 Рік тому +1

      Lucas - A lei do menor esforço e do vale tudo !...

    • @nathanaelpereira5207
      @nathanaelpereira5207 Рік тому +1

      Nota-se claramente que os senhores aqui não entenderam as diretrizes da Educação no Brasil e a proposta desse acadêmico. Não leram o livro sequer para darem uma opinião. Vosso analfabetismo funcional é mais grave.

    • @solitaryman172
      @solitaryman172 11 місяців тому

      ​@@ArthurPPaivaNada mais nada menos do que racismo escrito!

  • @marcocastro2631
    @marcocastro2631 Рік тому +1

    Eu sou Português e estou abismado comigo mesmo... Acabei de me tornar fluente em língua brasileira em menos de 5 segundos... Surreal

    • @nathanaelpereira5207
      @nathanaelpereira5207 3 місяці тому

      primeiro que ele está falando no padrão, é a nossa língua espontânea que é diferente. Segundo que um português não consegue enunciar e fazer a concordância como o Brasileiro faz e vice-versa.

  • @aocastilho
    @aocastilho 9 років тому +3

    Questões para serem pensadas e pesquisadas.

  • @fabros99
    @fabros99 11 років тому +4

    Resumindo: Marcos Bagno propõe o português do compadre Washington como lingua padrão por ser a mais atual.

    • @linguabrasileira7790
      @linguabrasileira7790 6 років тому +3

      Ele propõe o reconhecimento do idioma brasileiro como língua autônoma.

    • @angelagomes7044
      @angelagomes7044 4 роки тому

      @Fernando Neves eu não vejo tanta diferença a não os sotaques e gírias mais infelizmente a maioria dos brasileiros acham muito diferente porque estão trancados fechados mais as diferenças entre todos idiomas mais infelizmente vi um vídeo que fala que talvez aqui duzentos anos o português brasileiro seja outra língua derivada do português pesquisa marcas do português no Brasil abraços

  • @89681eric
    @89681eric 5 років тому +3

    Que língua você fala? Eu falo a língua brasileira.

    • @limalimao7260
      @limalimao7260 5 років тому +2

      Mais o Brasil e impenitente a dois séculos não tem nada a haver com Portugal

    • @89681eric
      @89681eric 5 років тому

      Por isso eu usei o termo ''brasileira'',eu disse brincando,mas faz sentido.

  • @camilafelix776
    @camilafelix776 10 років тому +1

    Discordo quando ele diz que o ensino da língua portuguesa, deve formar quem saiba escrever e ler bem, se a intenção é essa por que literatura sempre foi nos currículos de instituições nacionais? Escrever e ler bem, não auxilia na escrita de literatura e no entendimento da mesma? Fora isso acho interessante a sua gramática pedagógica ^^

  • @lucasbarbosadesousa6237
    @lucasbarbosadesousa6237 8 років тому +6

    NÓS RAI ... NÓS REM?

  • @nathanaelpereira5207
    @nathanaelpereira5207 3 місяці тому

    6:05 è complicado, pois que essa Galiza também tinha uma região chamada Condado Portucalense, onde se falava o Galego ou Português.

  • @bogasdebaixo1
    @bogasdebaixo1 8 років тому +10

    Janela em brasileiro como se diz? e porta? Poupe-me, sou português e o que você falou foi português, não língua brasileira. Dê as voltas que der, mas o que falou foi português do Brasil.O que você tem é um certo preconceito em relação aos portugueses e a Portugal, admita-o.Por o castelhano no mesmo patamar do português de Portugal em termos de diferenciação relativamente ao português do brasil, é anedótico. Eu nasci a 20 Km. da extremadura espanhola e sei que janela ou porta é um pouco diferente ali, ou não é?

    • @Eduardo-qt4jp
      @Eduardo-qt4jp 8 років тому +2

      Concordo plenamente Arruda

    • @joseguerreiro7762
      @joseguerreiro7762 8 років тому +2

      +arruda .arruda Concordo com você, o que escutei foi português com sotaque do Brasil. A questão e essa mesmo puro preconceito em relação ao nome

    • @andersoncambises4691
      @andersoncambises4691 7 років тому +7

      O que acontece, é que, a línguas do Brasil e Portugal são unidas artificialmente por uma gramática e ortografia normativas, mas se formos estudar a línguagem real do Brasil, se chega a conclusão que de fato, não é a mesma língua de Portugal, mas a maioria das pessoas preferem "rapar o Sol com a peneira" e fingir que brasileiros e portugueses falam o mesmo idioma.

    • @joseguerreiro7762
      @joseguerreiro7762 7 років тому +1

      Você escreveu este texto usando que idioma? Eu estou escrevendo em português e é exatamente igual ao seu. Se não são o mesmo, porque usa este e não o "suposto" diferente?

    • @linguabrasileira7790
      @linguabrasileira7790 6 років тому +4

      O português europeu para o brasileiro as diferença são maiores, só comparar a gramática formal e informal das duas línguas e vera que são diferentes.

  • @limalimao7260
    @limalimao7260 5 років тому +2

    Grande professor

  • @ssnoronha
    @ssnoronha 11 років тому +12

    A Língua Portuguesa descende sem dúvida nenhuma do Latim! Eu sou Português e sou 100% contra o Acordo Ortográfico pois considero que as diferenças das variantes de uma mesma língua são riqueza linguística. Portugal deve continuar a escrever da sua forma,o Brasil da sua forma também, Angola, etc...

    • @linguabrasileira7790
      @linguabrasileira7790 6 років тому +6

      Não são variantes, são línguas diferentes muito parecidas.

    • @ArthurPPaiva
      @ArthurPPaiva 3 роки тому +3

      @@linguabrasileira7790 são variantes, assim como o galego... Apenas são dialetos diferentes com subdialetos.
      A língua é medida pela inteligibilidade do qual a brasileira é 99% idêntica à de Portugal.
      Mas eu discordo sobre nosso amigo acima, a variedade é realmente é linda, porém se não for regrada e controlada logo, logo vamos estar falando idiomas realmente diferentes.

    • @adinfinitoom2052
      @adinfinitoom2052 3 роки тому +3

      @@ArthurPPaiva É interessannte: os defensores da unidade linguística da Língua portuguesa afirmam que o português veio do latim como as demais línguas romances. Mas, dizem que o português se alterou e se distanciou do galego dando origem a um idioma à parte. Mas, o curioso é quando se trata de aceitar as diferenças do idioma falado no Brasil, com sua características próprias que o definiram como um outro idioma diferenciado do português, aí a coisa de figura. Pois segundo a Escola, qualquer alteração na língua dos brasileiros é um erro e, portanto, deve ser repelido. Ao contrário do que se pensa, as diferenças linguisticas entre Brasil e Portugal não são apenas nos níveis de pronúncia e vocabulário, mas abrangem todos os aspectos da Língua, como sinataxe e morfologia, por exemplo. A Escola Brasileira praticamente ensina uma língua que ninguém fala. Mas a gente sabe que isso não passa de uma tremenda farsa mantida pela elites e seu completo vira-latimo frente a cultura Européia. Independente disso, sabemos que o brasil Já possuí sim seu próprio idioma.

    • @nathanaelpereira5207
      @nathanaelpereira5207 Рік тому

      Português vem do Galego, ué... Não descende diretamente.

    • @nathanaelpereira5207
      @nathanaelpereira5207 Рік тому

      @@ArthurPPaiva meu filho, um critério só não define xD

  • @leidacantalice7490
    @leidacantalice7490 8 років тому +1

    FALOU TUDO..PLENAMENTE DE ACORDO!!!!

  • @donizeteoliveira3924
    @donizeteoliveira3924 3 роки тому

    Bom. Assisti.

  • @NoEvilpwbr
    @NoEvilpwbr 5 років тому +8

    mudar as normas da gramática para que esta se adeque ao modo com que falam é fazer o rabo abanar o cachorro. São os falantes que precisam se adequar a língua, seguindo a tradição de todas as outras pessoas; tornando-se, assim, mais fácil a comunicação entre as eras...

  • @nilsonpaixao6058
    @nilsonpaixao6058 7 років тому +3

    Ele fala a norma culta, isso é meio controverso.

    • @RogerioNascimento13
      @RogerioNascimento13 7 років тому +2

      não é controverso. falamos de acordo com a ocasião . Cada situação pede um tipo de variação. No caso dele seria estranho que não falasse de acordo com a norma culta, pois é uma pessoa com auto conhecimento sobre o assunto. o estudo da sociolinguística explica isso.

    • @igormuniz4399
      @igormuniz4399 7 років тому +1

      "alto" conhecimento.

    • @nilsonpaixao6058
      @nilsonpaixao6058 7 років тому +1

      Igor Muniz kkkk, essa é boa...

    • @nilsonpaixao6058
      @nilsonpaixao6058 7 років тому

      Essa norma é o novo estilo que Bagno discursa.

    • @igormuniz4399
      @igormuniz4399 7 років тому

      O discurso dele é de ódio. Quer degolar todos os adversários.

  • @lucieneferreira1205
    @lucieneferreira1205 3 роки тому +5

    Na realidade, Paulo Freire incomodou muito, porque fez o inacreditável: desnivelou para cima 🔝 os historicamentes rebaixados . Então, por que não fazer o inverso? Desnivelar para baixo? Estratégia muito boa de retorno histórico da exclusão: quanto mais "nós vai, nós foi, nós fica assim " melhor. Lógico! É a cultura do "diferente " e se esse indivíduo se adaptar as necessidades linguísticas, onde for requisitado LP(Língua Padrão) com certeza ele vai se adequar perfeitamente.

  • @Galvan1
    @Galvan1 9 років тому +36

    Você faz um trabalho com embasamento teórico e evidências científicas, chega um expert em linguística e te refuta com o argumento "ele é marxista!"

    • @pedrocenturion7599
      @pedrocenturion7599 8 років тому +12

      +Galvan1 99.9% dos comentários estão sendo feitos por escroques. São sempre os mesmos comentando em vários vídeos onde se cita o nome dele. Os caras andam perseguindo vídeos para ver se eles conseguem ser ouvidos. É bastante triste ver que há gente que preza em sentir-se ameaçada por motivos aos quais nem ela sabe ao certo. Para falar a verdade o mais triste é que não vi ninguém citando regras ou abrindo um instrumento normativo para refutar os argumentos do Marcos Bagno, mas citam argumentos o mais ideológicos possíveis. E assim dá-se razão ao ponto de vista contrário de que a natureza do purismo é ideológica antes de tudo. Passa-se da discussão das regras para o eu me ofendo com sua posição. Sim, é bastante interessante ver que não há um comentário consistente em contrário. Dá até dor no coração.

    • @jennifersantos4478
      @jennifersantos4478 5 років тому

      Ridículo

    • @nathanaelpereira5207
      @nathanaelpereira5207 Рік тому

      @@pedrocenturion7599 Bem falado, caro Pedro. Isso acontece bastante, na verdade, como tática em qualquer mídia/meio onde se expõe um assunto polémico. Prova que o ser humano é muito emocional e pouco racional ainda.

  • @marcosfernandodeandrademaf7641
    @marcosfernandodeandrademaf7641 5 років тому

    Se for realmente isso quê elles estão a dizer-nos és demasiadamente verídictico, eu simplesmente concordo com ele em algum factos representativas com isto. Duddy! Tü achas qüe vai ser nomeada dessa forma differente isso. Eu penso quê talvez possa ser exactamente o que você dizes pode estar muy distinto e não também está similar ao teu pensamento sobre isto.

  • @duubamg1
    @duubamg1 11 років тому

    Vocabulário é mesmo, mas a estrutura... Latim parece uma língua de outro planeta! Já estudei um pouco de Latim. Todas as linguas românicas ou românticas são muito, muito mais simples que o latim (port, ital, esp, franc). Talvez o Romeno guarde um pouco mais de semelhança.

  • @resgatandoahistoriaperdida4225
    @resgatandoahistoriaperdida4225 5 років тому +1

    Muito engraçado se eu falo brasileiro entendo tudo que um angolano moçambicano cabo verdiano e até um português fala existe sotaques diferentes palavras diferentes mais e o mesmo idioma espanhol gente não entendi tudo não uma coisa é sotaques os sotaques do Brasil são diferentes de Portugal mais o idioma e o mesmo tem diferença entre todos idiomas

    • @nathanaelpereira5207
      @nathanaelpereira5207 Рік тому +1

      Um português entende tudo de um espanhol e nem por isso falam a mesma língua.
      Seriam a mesma língua se todas as estruturas e a lógica de se formar uma frase fossem intercambiáveis dos dois lados do Atlântico.
      I - Os portugueses falam naturalmente com o pronome "fraco" (oblíquo) após negativa e partículas atrativas, os brasileiros não! Só vejo essa estrutura em textos acadêmicos de Linguística e nos jornais, aparece 50/50.
      (nota: *e os Uruguaios que falam nativamente Português tem em sua fala uma estrutura própria de colocação de pronomes*. )
      II - Os Brasileiros empregam próclise ao partícipio passado numa locução. Isso não acontece em nenhuma língua latina no mundo!
      III - Os Brasileiros topicalizam bastante, o que é inexistente no pt de outros países (sempre falo exceto o Uruguai).
      IV - Os brasileiros omitem preposições em orações subordinadas quando o verbo começa a oração
      V - Os BR apagam o "se" em voz passiva (Pode [ ] estacionar aqui? Aqui [ ] vende biscoito? )
      VI - O imperativo negativo não existe mais, nem no Maranhão e Pará, que costumavam empregar a conjugação do "TU" mais corretamente. "Não fales, não cales, não vejas, não toques"
      VII - até em verbos sensitivos-causativos, cada vez mais raro é usar-se o pronome obliquo quando este é sujeito da oração seguinte: "Deixa eu ir" "Olhou ela sair" (o uso com "fazer" tem ainda alguma frequência, principalmente no Nordeste onde o pt costuma ser mais conservador)
      VIII - Uso dos pronomes "fortes" (retos) como complemento de verbo. O uso do "o, a, os , as, lhe, lo, la , no ,na , nos , nas etc é adquirido só na escola, não pertence à língua dos Brasileiros. Nem uma criança num ambiente culto o aprende em casa; um português, um angolano conseguem. O [ lhes ] praticamente não existe mais)
      --- No maranhão, talvez o último estado que os usava corretamente, não o fala mais como antes, talvez "contaminado/influenciado" pela rádio/tv. é muito esporádico.
      IX - Segundo o projeto NURC, os brasileiros letrados e de classes média e alta usam só 5% os pronomes conforme a norma padrão. Os menos alfabetizados ,1%. E isso foi detectado há 50 anos! o projeto é de diversas Universidades do Brasil e do exterior e é da década de 70 com milhares de horas gravadas.

  • @linguabrasilers8122
    @linguabrasilers8122 5 років тому +2

    Ele tem razao ate os cantores portugues tem falar como agente

  • @valmirferreira5055
    @valmirferreira5055 9 місяців тому

    Vamos nos modernizar, nos atualizar. Falar o portigues do povo brasileiro moderno

  • @_victorugo
    @_victorugo 10 років тому +5

    ótima entrevista. o bagno é preciso e racional.

  • @thalesdasilva3565
    @thalesdasilva3565 6 років тому +2

    Busquem o professor Carlos Nougué - seu livro sobre Gramática, e percebam quem é quem.

    • @liammathpinky
      @liammathpinky 3 роки тому

      @Arliccio Prove-me sua afirmação !

  • @Canalpensar565
    @Canalpensar565 11 років тому

    mas é claro que o Paulo Freire mesmo com seus possíveis defeitos era muito superior a esse carinha.

  • @resgatandoahistoriaperdida4225
    @resgatandoahistoriaperdida4225 5 років тому

    Nada haver e diferente os sotaques algumas palavras então cada país vai criar sua própria língua

  • @RodolfoSenaBob
    @RodolfoSenaBob 11 років тому

    Falar em 'evolução' com relação a línguas é um tanto quanto perigoso.
    As coisas evoluem para algo melhor ou pior.O que não se pode sobre o Latim Vulgar e o português, pois apenas são línguas diferentes.

    • @nathanaelpereira5207
      @nathanaelpereira5207 Рік тому

      Latim é um estágio antigo do Português e Pt Brasileiro. Agora... evolução é neutra, não tem essa de melhor ou pior, evolução não tem sentido de progresso. Melhor e pior é questão subjetivo e o embate consciente e incosciente entre gostos é que vai dizer xD

  • @thalesdasilva3565
    @thalesdasilva3565 6 років тому +5

    Carlos Nougué assombra esse homenzinho.

  • @viniciussurkamp6633
    @viniciussurkamp6633 2 роки тому

    Discordo de muitas coisas que o Bagno fala, e concordo com muitas outras coisas.

  • @marcmarc1413
    @marcmarc1413 2 роки тому +1

    Será que nos USA existe alguém como Bagno teorizando a respeito do inglês?Será que em algum país que fala francês existe alguém com ideias como a de Bagno?

    • @gracasilver8574
      @gracasilver8574 Рік тому +2

      Nesses moldes , claro que não !...
      Só no Brasil , mesmo !... 😏

    • @nathanaelpereira5207
      @nathanaelpereira5207 3 місяці тому

      só ler os trabalhos dele e ver suas entrevistas em que ele faz essa comparação. Nossa história foi diferente, primeiro que nossa elite não se enxergava com o restante dos brasileiros, sempre quis ser de fora e adotou uma gramática baseada não na nossas variedades galego-lusitanas mas na língua de portugal.

  • @Marvin00000001
    @Marvin00000001 7 років тому +6

    É o meu dinheirinho de contribuinte: quando não vai formar médico de mentira pra doença de verdade em Cuba, custeia a "formação" de um paspalho com diploma. Quero meu dinheiro de volta, Ministério da Educação. Péssimo investimento. Um prejuízo para essa e as próximas gerações.

  • @patriciorodrigueslopes1113
    @patriciorodrigueslopes1113 4 роки тому +3

    Marcos Bagno fala
    tanto em " português brasileiro" , porém não o usa

    • @silascamilo7106
      @silascamilo7106 4 роки тому +2

      Como todo bom comunista, ele prega um inferno, mas vive num paraíso. Hipócrita!!!

    • @linguabrasileira7790
      @linguabrasileira7790 4 роки тому +4

      Não o usa por causa dos puristas gramaticais da academia de letras que não deixam.

  • @linguabrasileira1957
    @linguabrasileira1957 5 років тому +7

    Isso mesmo professor em defesa da nossa verdadeira lingua brasileira

    • @angelagomes6923
      @angelagomes6923 5 років тому +2

      Nao existe lingua brasileira

    • @angelagomes6923
      @angelagomes6923 5 років тому +1

      @Fernando Neves seria uma copia do portugues ja que o lexico do brasil e portugal e o mesma so muda os sotaques girias seria um plagio uma expecie de criolo uma berazao pois o portugues e lingua ofial do brasil des da sua fundacao

    • @angelagomes6923
      @angelagomes6923 5 років тому +1

      @Fernando Neves sao pessoas dotrinadas por professores asim como as escolas so ensinam que os portugues foram crueis mataram escravizavam roubaram ouro eu sei que mentira mais aprendi a verdadeira historia no canal brasil paralelo ate um ano eu nao tinha pensamento sobre portugal nem bom nem ruim e a maioria dos brasileiros sao asim apenas nao sabem de onde vireram mais uma parcela grande mais nao a maioria acaba alimentando um odio por causa das coisas destrocidas que aprendem eu sei porque conversei pelo yutube com uma pessoa asim que apoia a mudanca de lingua tentei chegar no seu intimo ele me falou que os portugueses mataram 11milhoes de indios escravizaram etc mais ou mesmo uma psicopatia que os mais fracos alimentam odio por causas de anos que acham que aconteceu e esses professores aproveitam a fraqueza dessas pessoas para doutrinar tipo um expecie de vinganca sem sentido

    • @angelagomes6923
      @angelagomes6923 5 років тому +1

      @Fernando Neves pessoas que precisam de tratamento tem problemas serios psicologicos nao sei como conseguiram em cem anos destruir a cultura de um pais a educacao mais sei que foi tudo uma conspiracao da maconaria que derrubou a imperador apartir de entao a historia do brasil contada errada isso causou um dano muito grande quantas geracoes morreram sem saber de suas origens a replublica do trouxe desigualdade falta de saude educacao seguraca cultura a midia tambem muito feichada nao passa nada de paises de lingua portuguesa por isso uma grande parcela diz entendi melhor espanhol por ser rodeado de paises que falam espanhol por receber turistas de paises de lingua espanhola da para entender muita coisa de espanhol mais eu nao entendo tudo por espanhol e uma lingua muito parecida mais nao e a mesma agora portugues eu entendo todos paises de lingua portuguesa cem por cento porque vejo yutubers de portugal angola mocabique se as radios passem primeiro musicas portuguesas era o primeiro passo se depois tivese um canal que passe novelas os brasileiros iam se acustumar com vosso sotaque mais nao existe canal que tem interese infelimente tudo eu conheco e pelo yutube como voce ja vui o brasil paralelo primeiro coisa que os narradores falam por decadas destruiram nossa historia e cultura atraves das escolas e a midia primeiro cada dia esse projeto de resgate deve crescer o brasil paralelo ainda vai mudar o brasil mais ainda vai levar muitos anos para resgatar a historia mais nunca e tarde

    • @angelagomes6923
      @angelagomes6923 5 років тому +1

      @Fernando Neves sim tambem acho se voce tem amigos brasileiros portugueses divulgue o canal brasil paralelo quanto mais crescer mais e melhor para mudar e preciso chegar em mais pessoas apenas um documentario pode mudar a opiniao de muita gente seria otimo que esses documentarios passase em tv aberta mais o problema e algum canal se intersar por isso a rede globo infelimente nao mais seria bom um canal passar os documentarios brasil a ultima cruzada

  • @angelasilva6754
    @angelasilva6754 5 років тому +1

    O português do Brasil tem as mesmas diferenças entre o italiano e espanhol se comprar ao europeu pó kkkk já vi várias entrevistas de artistas brasileiros em Portugal se comunicam naturalmente diferentes sotaques e algumas palavras mais eu entendo todos países de língua portuguesa um italiano não vou entender nada o espanhol algumas coisas kkkkk maluco

    • @linguabrasileira7790
      @linguabrasileira7790 4 роки тому +3

      Isto se dá porque as línguas são parecida, mas a medida que você baixa o nível da conversa persebemos que não é a mesma língua, diferente do que acontece nenhum dos outros países luso grafos mutilou a língua portuguesa como fez o Brasil, a língua falada do Brasil adquiriu muitos léxicos indígenas e outros oriundos das diversas línguas gerais faladas no Brasil se compararmos o léxico da variante brasileira com a européia veremos que não é a mesma língua, é esatamente o que esse linguista assim como outros defendem.

    • @angeldsg3275
      @angeldsg3275 4 роки тому +1

      Língua Brasileira não existe isso amigo

    • @gracasilver8574
      @gracasilver8574 Рік тому +1

      @@linguabrasileira7790
      Errado e absurdo !...

    • @nathanaelpereira5207
      @nathanaelpereira5207 Рік тому

      @@gracasilver8574 Ele está certo. você apela só ao afeto para discordar.

  • @fisica6654
    @fisica6654 2 роки тому

    13:13

  • @AMagiadaPoesia
    @AMagiadaPoesia 3 роки тому

    Interessante

  • @flaviamaine2869
    @flaviamaine2869 8 років тому +1

    Então Pá, os Manos vem dos Esteites, e vai aprender o Brasileiro do Brasilllllllilil e sabera que o Barulho Pá quer dizer, abaixe é Bala mesmo indo a sua Direção, falou Manooooo... . Por favor, Eu, tu, ele/ela, nós, vós, eles/elas eu te amo.... Ah para.

    • @andersoncambises4691
      @andersoncambises4691 7 років тому

      Não entendi nada. O que você quis dizer?

    • @linguabrasileira7790
      @linguabrasileira7790 7 років тому +2

      Traduz isso pra brasileiro por favor.

    • @linguabrasileira7790
      @linguabrasileira7790 7 років тому +2

      CSB scb já são línguas diferentes sim e esses linguistas defendem o reconhecimento da nossa língua.

    • @aeferibeiro9632
      @aeferibeiro9632 5 років тому

      eu tu ele nos VOS eles? Quando vc usou o dinosaurico pronome VOZ em sua vida alem do momento de conjugar um verbo, em uma enfadonha aula de portugues.

  • @pereiramaciel8378
    @pereiramaciel8378 6 років тому +2

    Então o certo é dizer : nois vai ?

  •  9 років тому +8

    Sou fã do Mr. Bagno. *-*

  • @fontez
    @fontez 6 років тому +1

    Eu sou português e como não falo a mesma língua não entendi. Kkkkkkkk esse "professor" tomou LSD?

    • @linguabrasileira7790
      @linguabrasileira7790 6 років тому +1

      Vitor Tez Ele esta falando a pura verdade, são duas línguas muito aparentadas.

    • @linguabrasileira7790
      @linguabrasileira7790 6 років тому +3

      Senhores, olha o desespero desse "Portuga" quando a realidade é apresentada, os portugueses ficam tão desesperados quando assumimos essa postura de independência linguística, parece que existe um medo (inconsciente?) de que, sem o Brasil, a ideia do “português”, assim, de forma genérica, como “língua internacional” vá pelo ralo ou que a tal de “lusofonia” fique em águas de bacalhau.
      Bom o que eu gostaria de deixar muito claro (assim como o linguista acima no vídeo afirma) para todas as pessoas, daquém e dalém-mar, é que a nossa briga - minha e de vários outros linguistas brasileiros - não é com Portugal nem com os portugueses. Nossa militância tem como alvo a ideologia linguística obsoleta, irracional e cada vez mais fascistoide que domina a mentalidade de boa parte da escassa camada letrada do Brasil.

    • @jennifersantos4478
      @jennifersantos4478 5 років тому

      Esse cara é uma vergonha se mudar a língua portuguesa eu mudo do Brasil

    • @jennifersantos4478
      @jennifersantos4478 5 років тому +1

      Cara ridículo ainda bem que a maioria dos brasileiros não aceitam mas faz lavagem cerebral de algumas pessoas uma pergunta para você alguma novela brasileira e duplada em Portugal

    • @resgatandoahistoriaperdida4225
      @resgatandoahistoriaperdida4225 5 років тому

      Louco

  • @lucasbarbosadesousa6237
    @lucasbarbosadesousa6237 8 років тому +5

    Eia ou Éia? (Se você tira os acentos diferenciais você pede confusão, porra!)
    O marujo atirou o arpão na baleia.
    A aranha se enrolou na própria teia.
    Esquerdista é um caduco sem a menor ideia.
    Como tem chulé nessa meia!
    O menino levado cutucou a colmeia.
    Como essa Dilma Rousseff é feia!
    Ele é o maior recordista em apneia.
    Como é bonita a azaleia!
    Ela causou polêmica por se dizer ateia.
    Essa semana foi uma odisseia.
    Não houve acordo com a Comissão Europeia.
    Nossa, essa mulher é uma semideia!
    É cananeiense quem nasce em Cananeia.
    A avó do menino acendeu a candeia.
    A professora de química perguntou se os alunos sabiam o que é ureia.
    Como é gostosa essa geleia!
    Ah, Dom Quixote e sua musa inspiradora, Dulcineia...
    O coletivo de lobos é alcateia.

  • @MegaFranco1970
    @MegaFranco1970 10 років тому +9

    discordo do vinicius, pois, segundo a gramatica normativa, o povo nao sabe nada, o seu falar e escrever é errado. e quem disse que os grandes escritores sao os donos da lingua? de qual variedade da lingua os escritores sao sumidade? nao existe a lingua nacional unificada, meu caro. isso o nosso amigo bagno detona brilhantemente e dismistifica essa grande mentira que é a gramatica normativa.

  • @Paulo37580
    @Paulo37580 8 років тому +13

    Este senhor não pode ser levado a sério, por favor. .

  • @camilabertto
    @camilabertto 11 років тому +3

    "Como assim não formar artistas ... Queremos formar pessoas que saibam ler e escrever... "
    No minimo sem sentido!

  • @falamosbrasilers8933
    @falamosbrasilers8933 4 роки тому +1

    Ele tem razão 500 Anos já e outra língua

    • @ArthurPPaiva
      @ArthurPPaiva 3 роки тому +1

      Amigo, nesses 500 anos sem regras idiomáticas a língua pouco mudou.
      Mudou tão, mas tão pouco que os galegos (pessoas que falam português do século xiv) e os portugueses do norte se identificam mais com nossa língua do que com a falada em Lisboa.
      O que acontece em nosso país é uma barbária, "línguas" correndo soltas sem ser ensinado a elas como falar e escrever o que acaba criando uma separação linguística absurda nas regiões. O próprio Marcos fica oscilando em sua fala entre algo arcaico e uma "evolução" (que nada mais é que uma falha idiomática).

    • @Ghost-yk4zy
      @Ghost-yk4zy 2 роки тому

      @@ArthurPPaiva Cirúrgico.

  • @jennifersantos4478
    @jennifersantos4478 5 років тому

    Você fala as neiras e bota coisas na cabeça das pessoas para fazer uma língua que não existe que coisa ridícula nojenta besteira e a mesma língua mesma palavras muda só os sotaques não a separação

  • @jennifersantos4478
    @jennifersantos4478 5 років тому +1

    Sou contra e a mesma língua o próprio Brasil não fala igual isso uma coisa bizarra nem um país fez isso alguns brasileiros me envergonham não tem meu apoio

  • @jotagarcia8682
    @jotagarcia8682 6 років тому +3

    Marcos Bagno tem o conhecimento e a coragem de expôr o preconceito linguístico existente em nossa sociedade e difundido pelos chamados "defensores da língua", gramaticistas que se recusam a admitir a mudança natural da língua. Como professores, dão um péssimo exemplo de intolerância e desrespeito para com o trabalho alheio. Marcos Bagno sabe fazer um uso "correto" da língua em sua forma escrita, basta ler suas obras. Então, menos crítica e mais leitura e raciocínio sobre o que ele e tantos outros linguistas nos mostram de maneira magistral: todos nós sabemos falar nossa língua, que é viva e rica e a representação da mesma pela escrita também vai mudando com o tempo. Parabéns, Bagno.

  • @TheLNL2012
    @TheLNL2012 8 років тому

    na verdade os galegos so o são em aparencia os verdadeiros galaegos são os do sul ou seja os portugueses os galegos do norte são espanhois por isso é que não falam galego nem portugues mas castelhano!

    • @andersoncambises4691
      @andersoncambises4691 7 років тому

      A vírgula morreu?

    • @joseguerreiro7762
      @joseguerreiro7762 7 років тому

      Possivelmente terá se esquecido ou, quiçá, utilizado a gramática de um novo idioma que alguns dizem ser o brasileiro. O Saramago em alguns dos seus livros escrevia assim, sem colocação de vírgulas.

    • @linguabrasileira7790
      @linguabrasileira7790 6 років тому +2

      Pois concordo plenamente com Bagno no que diz respeito a linguística.

  • @RodolfoSenaBob
    @RodolfoSenaBob 11 років тому +1

    A Língua Portuguesa descende, sem dúvida nenhuma, do Galego. Esse, por sua vez, tem origem na mistura do Latim e as línguas outras que se falavam na região antes do domínio romano.
    O acordo ortográfico tem sua justificativa em questões meramente políticas e econômicas, mas não muda em nada o fato de falarmos duas línguas distintas, o Galego Brasileiro (Brasileiro) e Galego de Portugal(Português).

    • @gracasilver8574
      @gracasilver8574 Рік тому +1

      Se ambas são galego , Não são distintas !!!...

  • @linguabrasileira7790
    @linguabrasileira7790 7 років тому +2

    Este abaixo assinado visa à mudança do nome da língua portuguesa, para
    “língua Brasileira”, visto que possuímos características que diferem do
    Português Europeu, construídas por falas das três etnias o Índio, Branco
    e o Negro, que formaram nosso Brasil, deixando praticamente nulo a
    existência de uma imagem de colônia que ainda fala Língua de seus
    colonizadores.
    Sendo impreterivelmente necessária nomeá-la como “língua
    Brasileira”, no que se refere a uma Sociedade ou Nação e no falar de
    seus cidadãos. Sua autonomia!
    Assim como ilustres Visconde de Pedra Branca, Varnhagen, Paranhos da
    Silva, Machado de Assis, Mário de Andrade e os românticos como
    Gonçalves Dias, José de Alencar que defendiam nossa autonomia
    propugnando por uma língua nossa, a “língua brasileira”.
    E á revogação do projeto de ortografia unificada da Língua
    Portuguesa, que elimina os acentos o novo acordo entrou em vigor em 1º
    de janeiro de 2009, sendo assim acabando com a identidade brasileira
    naquilo que se diz mais autentico sua fala e gramática, caracterizando
    ainda mais como Colônia subdesenvolvida e semianalfabeta.
    Exemplos de pronuncias e escritas sem acentos.
    Avó - Avô / Avo
    Língua / Lingua
    Coração / Coraçao
    Céu / Ceu
    Etc.
    www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR71343

  • @jhonisousa
    @jhonisousa 8 років тому +11

    Os coxinhas falam de marxismo e o vídeo trata sobre linguística! esses coxinhas......rsrsrsrsrs

  • @gabrielbatista9546
    @gabrielbatista9546 7 років тому +8

    Boçalidade demasiada, nós brasileiros falamos PORTUGUÊS, queira essa besta ou não. Mesmo com diferenças do português europeu ainda continua sendo português, continuamos nos comunicando com certa facilidade com qualquer lusófono.

    • @linguabrasileira7790
      @linguabrasileira7790 6 років тому +4

      Mas que grande mentira, a língua do Brasil sofreu muita alteração já nem entendemos mais os portugueses, não da mais pra dizer que falamos português.

    • @RodrigoSantana95
      @RodrigoSantana95 6 років тому

      Legal, então agora teremos no currículo escolar a língua que é realmente a "nossa": tupi/língua geral...

    • @almeidasantos7553
      @almeidasantos7553 6 років тому +1

      Rodrigo Santos. Portugueses e brasileiros, pelo menos aqui no UA-cam, não têm dificuldade alguma em se entenderem lindamente porque utilizam as mesmas palavras. Então esse senhor do vídeo não passa de um idiota juramentado.

    • @linguabrasileira7790
      @linguabrasileira7790 6 років тому +2

      Ele quer dizer a língua real brasileira que é tipo um crioulo.

    • @linguabrasileira7790
      @linguabrasileira7790 6 років тому +2

      Eu mesmo não consigo entender nem escrito sem tradutor as duas línguas possuem enorme diferença que muitas vezes geram confusão.

  • @hermecildesanderson8656
    @hermecildesanderson8656 8 років тому +3

    chego né!!!! o cara se forma para se tornar um assassino...

  • @ricardorabelo5018
    @ricardorabelo5018 9 років тому +19

    Esse Bagno é mesmo uma brincadeira, das mais sórdidas, do tinhoso. Quer dizer que as diferenças entre o português europeu e o português brasileiro equivalem às diferenças entre o português propriamente dito e as demais línguas neolatinas? Senhor Deus dos desgraçados, dizei-me vós, senhor Deus! Se é loucura, se é verdade tanto horror perante os céus!

    • @gmenezesdea
      @gmenezesdea 9 років тому +6

      Ricardo Rabelo você pelo visto tem mais conhecimento de linguística do que ele, certo?

    • @ricardorabelo5018
      @ricardorabelo5018 9 років тому +2

      Sim. Próxima pergunta.

    • @gmenezesdea
      @gmenezesdea 9 років тому +1

      quantos anos de experiência? que bibliografia você indica para refutar o que ele diz?

    • @ricardorabelo5018
      @ricardorabelo5018 9 років тому

      Bibliografia? Google.

    • @gmenezesdea
      @gmenezesdea 9 років тому +4

      Pode ser mais específico? Nomes de autores, de linguistas... Quero saber quem você estuda pra refutar o Bagno.

  • @adinfinitoom2052
    @adinfinitoom2052 2 роки тому +1

    A LÍNGUA BRASILEIRA TÁ AÍ, E VEIO PRA FICAR!

  • @fontez
    @fontez 6 років тому +1

    Ridículo

    • @linguabrasileira7790
      @linguabrasileira7790 6 років тому +2

      Ridículo esse portuga e sua resistência em reconhecer a realidade, são duas línguas distintas esse linguistas assim como outros defendem a autonomia da nossa língua e existe muito argumento para isso.

    • @linguabrasileira7790
      @linguabrasileira7790 6 років тому +2

      Senhores, olha o desespero desse "Portuga" quando a realidade é apresentada, os portugueses ficam tão desesperados quando assumimos essa postura de independência linguística, parece que existe um medo (inconsciente?) de que, sem o Brasil, a ideia do “português”, assim, de forma genérica, como “língua internacional” vá pelo ralo ou que a tal de “lusofonia” fique em águas de bacalhau.
      Bom o que eu gostaria de deixar muito claro (assim como o linguista acima no vídeo afirma) para todas as pessoas, daquém e dalém-mar, é que a nossa briga - minha e de vários outros linguistas brasileiros - não é com Portugal nem com os portugueses. Nossa militância tem como alvo a ideologia linguística obsoleta, irracional e cada vez mais fascistoide que domina a mentalidade de boa parte da escassa camada letrada do Brasil.

    • @jennifersantos4478
      @jennifersantos4478 5 років тому

      Totalmente chega dar nojo

    • @jennifersantos4478
      @jennifersantos4478 5 років тому

      Inbecil

    • @angelasilva2577
      @angelasilva2577 5 років тому

      Um bobao vejo programas de Portugal artistas brasileiros se comunicam normal com portugueses

  • @ambientedeaprendizagem220
    @ambientedeaprendizagem220 8 років тому +6

    Eu concordo com o professor Bagno e acredito que já está na hora de mudar-mos o nome do nosso idioma para Brasileiro. Somos 75 % dos falantes e penso que já existe um número suficiente de particularidades para que possamos considera-lo um novo idioma. Pediria encarecidamente que se alguém comentar essa afirmação, o fizesse de forma civilizada. Não estou defendendo os socialistas, apenas acredito que é um tema de imensa importância para a conservação e continuidade da supremacia de nosso lindo, querido e rico mas também muito pobre amado Brasil.

    • @bogasdebaixo1
      @bogasdebaixo1 8 років тому +3

      +Ambiente de aprendizagemRealmente você escreveu em brasileiro, pois como português tive imensas dificuldades em o entender.

    • @andersoncambises4691
      @andersoncambises4691 7 років тому +4

      Concordo contigo, são duas línguas diferentes (português e brasileiro) unidas artificialmente por uma gramática normativa antiquada e uma ortografia normativa terrível! Chega disso!

    • @joseguerreiro7762
      @joseguerreiro7762 7 років тому

      Telo seu texto não vi onde existirá diferenças, mas enfim, apenas uma opinião.

    • @miltonmendes6260
      @miltonmendes6260 7 років тому

      Nada a ver, amigo! Mudar o inglês dos EUA, por exemplo, para "estadunidês", tem alguém levantando essa proposta por lá? Prefiro uma unificação que facilite a comunicação entre todos os lusófonos o melhor possível.

    • @linguabrasileira7790
      @linguabrasileira7790 7 років тому +4

      Defendo o reconhecimento do idioma brasileiro, as diferenças das duas línguas justificam separação.

  • @soniamargaridaribeiroguede5502
    @soniamargaridaribeiroguede5502 10 років тому +8

    Marcos é o cara!

    • @dednersodacapitinga6677
      @dednersodacapitinga6677 8 років тому +3

      +Sônia Margarida Ribeiro Guedes É o cara que foge de debates, hahahaha.

    • @thalesdasilva3565
      @thalesdasilva3565 6 років тому

      Prof Carlos Nougué fez esse senhor estremecer...

  • @xyz2010ize
    @xyz2010ize 9 років тому +10

    Como disse o gramático Napoleão Mendes: "A lingüística é algo balofo". Essa gramática pedagógica é uma ignomínia, uma indecência. Jamais escreverei como querem Bagno e outros derrotistas do português conservador.

    • @matheuscaioqueiroz7749
      @matheuscaioqueiroz7749 8 років тому +6

      Sinceramente, como vocês são eurocentristas ortodoxos! Não sou melhor do que ninguém aqui. Mas vamos procurar entender o que o Marcos Bagno que passar com essa ideia! Tenho muitas críticas ao Bagno. Entretanto não podemos negar que ele é um excelente estudioso e filólogo, então Vamos estudar sua obra com mais cuidado. Já li uns quatro livros dele. Tenho críticas aos quatro. mas procurei tirar coisas boas de suas teorias e de seu projeto. Aposto que vocês são daqueles que defendem que os Portugueses vieram nos civilizar. Por favor, vamos abrir a mente para novas ideias. Vamos acabar com esse bundismo que impera nos centros acadêmicos!

    • @Paulovocal
      @Paulovocal 8 років тому +9

      ¿Por que tu não escreves com a orthographia do início do século XX? Até vossemecê já escreve com a nova orthographia. Ella é uma orthographia que feriria aos olhos dos antigos. Ficas fazendo scena e não aceita que tudo passa na vida, até a língua. Tudo é phase.

    • @ruyfelix
      @ruyfelix 8 років тому +3

      +Matheus Queirozo Os brasileiros são um povo que não preserva o que tem, estraga tudo o que tem, para fazer de novo. se eu hoje fosse ao Brasil o que me atrairia? arranha-céus, como nos EUA?, por favor a riqueza de um povo está na sua história

    • @xyz2010ize
      @xyz2010ize 8 років тому +1

      Passarei. Isso é inevitável. Quem não haverá de passar? As próprias línguas também passarão, conforme afirmou o apóstolo Paulo ( I Coríntios 13:8). No entanto, sou feliz por ser coerente. A coerência traz-me paz! Disse também Isaías: "O Senhor Deus me deu língua de eruditos" (Isaías 50:4). Não uma língua de trapos, uma língua de retalhos, uma língua de degenerados!

    • @Paulovocal
      @Paulovocal 8 років тому +3

      Paulo Aimoré Você fala uma língua de trapos (português herdou trapos de muitas outras línguas como árabe, latim, grego, inglês, entre outras).
      Ela é uma língua de retalhos, retalhos esses que são postos em ordem gramática, para ocorrer sentindo. Por mais estranha que seja a linguagem e a gramática, ela ainda é uma língua. E para ser língua ela precisa "significar" as coisas.
      E se a mudança linguística é uma degeneração. Então são degenerados Machado de Assis, Camões, Virgílio, Cícero, esses dois últimos falavam uma degeneração de latim, pois tem o latim antigo, antes desses autores. Continuando Hesíodo e Homero falavam um grego degenerado. Pois a língua grega é mais antiga que os autores. Eu quero ser um degenerado igual a eles.
      E tem muita coisa na gramática normativa que fere a coerência. Ex: A palavra comigo tem origem na palavra mecum do latim. Por causa da mudança fonética virou migo num período posterior, como os falantes perderam a referência da origem da palavra, re-acrescentaram a conjunção "cum ou com" e virou comigo. Mas não já tinha esse cum no final. ¿Por que acrescentaram de novo? Não tem coerência isso.
      Ex2: Palavras com hífen e sem hífen. ¿Por que temos que decorar se coação é com hífen ou sem hífen (co-ação)? ¿Qual é o critério que determina isso nessa e nas outras palavras? ¿É alguém com poder político que dita as regras do que pode ser com hífen ou não?
      Ex3: ¿Por que a palavra hífen termina com n se a regra diz que no português se põe m antes de "p" e "b" e no final da sílaba. ¿Qual a causa de hífen fugir a regra?
      Tem muito mais exemplos de falta de coerência na gramática normativa também.

  • @joadsonmatias2610
    @joadsonmatias2610 2 роки тому

    Evanildo Bechara é um dos expoentes quando se trata da língua portuguesa e sua gramática, logo, também de tudo o que a cerca, desde sua história e composição a seu uso. Gostaria de ver o "linguista polêmico" debatendo com Bechara que, no auge de seus 93 anos, argumentaria, certamente, concordando em muito com o "linguista polêmico", mas argumentando muito mais discordando. Vendo que o vídeo se trata de uma entrevista de quase 10 anos atrás, algo parece óbvio e triste: fazer a população construir uma identidade linguística que, por sinal já possui há muito tempo com ou sem essa tal gramática, apenas ao tentar "tirar" a importância da normatividade da língua para validar sua idea, sendo que, como o próprio afirmou e muitos sabem, há não só uma gramática, nem tudo é uma rígida categorização da língua mediada por regras que não condizem com a forma pragmática com que praticamente todos usam a língua, ser normativa apenas traça o perfil da língua enquanto um sistema organizado. É mais fácil, aparentemente, afirmar que na verdade falamos "brasileiro" cuja gramática não se vale de regras, pois os próprios falantes já as determinaram e vão usá-la como bem entender, assim, não havendo mais o que se chama analfabetos. Mas, eis que nem precisa alguém vir e afirmar isso, qualquer um que entende um pouco do assunto sabe que a língua (não a gramática) é viva e pertence a seus falantes e não a um grupo restrito que elabora normas gramaticais as quais nem mesmo eles usam, aliás, como o próprio propõe fazer. É um tanto prepotente e parece se valer muito mais de ideologia do que qualquer outra coisa que embase a defesa de sua ideia.

    • @nathanaelpereira5207
      @nathanaelpereira5207 3 місяці тому

      se Bechara concorda com uma gramática exógena que é a nossa, que nunca foi baseada nas variedades de Português aqui trazidas, já perde.

  • @dorafranco7790
    @dorafranco7790 7 років тому +1

    Por que emburrecer o povo brasileiro. Nossa gramática é linda para que mudar? Revelar como ficar burro. entropico.

    • @linguabrasileira7790
      @linguabrasileira7790 6 років тому +3

      Não é isso, é valorizar a nossa verdadeira língua.

    • @almeidasantos7553
      @almeidasantos7553 6 років тому

      dora franco. Aqui de Portugal tem o meu aplauso. A nossa língua é a mais bonita do mundo, seja em Portugal ou Brasil

  • @lucasbarbosadesousa6237
    @lucasbarbosadesousa6237 8 років тому +1

    ESSE ESQUERDISTA QUER ACABAR COM A GRAMÁTICA NORMATIVA!!!

    • @andersoncambises4691
      @andersoncambises4691 7 років тому +4

      A gramática normativa precisa ser reformada, pois já está caduca.

    • @RogerioNascimento13
      @RogerioNascimento13 7 років тому +1

      para que me serve a gramatica normativa fora do seu uso culto. não é acabar com a gramática normativa, é mostrar que existe uma variação vitima de preconceitos que não deveriam existir. não existe uma uniformidade da lingua como a gramatica que impor. as duas podem conviver

    • @linguabrasileira7790
      @linguabrasileira7790 6 років тому +2

      Sim e concordo, gramática normativa precisa ser reformulada para corresponder com a verdadeira língua que nós brasileiros falamos que é totalmente diferente da de Portugal.

  • @fernandolopes3491
    @fernandolopes3491 6 років тому +1

    Com indivíduos como este, o Brasil, nunca será um país sério e desenvolvido. Este quer criar uma gramática e consequentemente uma língua nova, que jamais poderá existir. É um preconceituoso, luso fóbico, e ideologia comunista. Todos os países falam de maneira diferente, mas é evidente que este indivíduo não domina outros idiomas. O inglês britânico é diferente do americano, até do inglês irlandês, o francês também é diferente de país para país, e ninguém, ninguém, está com esta politiquisse de metda. Quando falo com um brasileiro identifico-o como falante do meu idioma, e quem pensa o contrário que vá pastar.

    • @linguabrasileira7790
      @linguabrasileira7790 6 років тому +3

      Isso é puramente uma questão política! O Português Brasileiro por si só já é uma outra língua há muito tempo, mas é artificialmente unido com o Português Europeu através de uma gramática e ortografia normativa que os sabichões nos impõe!

    • @angelagomes2193
      @angelagomes2193 3 роки тому +1

      Concordo com você amigo nas últimas décadas o Brasil tem tido um péssima educação infelizmente existem alguns linguistas como esse eu olho filme brasileiro da década de 70 era tão bonito o português falado naquela época hoje às gírias estrangeiros tem estragado nossa língua amo Portugal e todos países de língua portuguesa só não entendo porque falamos com gerúndio dês de sempre isso é errado abraço do Brasil

    • @gracasilver8574
      @gracasilver8574 Рік тому +1

      @@angelagomes2193
      Concordo com você em quase tudo , excepto na questão do Gerúndio !...
      O Gerúndio não é errado , é bem português !... Há regiões em Portugal em que continua sendo muito usado como no Brasil !... Especialmente no Alentejo , na Madeira e nos Açores !...

  • @angelagomes6923
    @angelagomes6923 5 років тому

    Diferecas minimas eu entendo tudo que um portugues angolano mocabiquicano fala dizer que diferente ao ponto de parecer italiano espanhol e muita indiotice eu nao entendo nem40 por cento do italiano e nem70 por cento do espanhol os outros paises de lingua portuguesa eu entendo

  • @JCastro1959
    @JCastro1959 7 років тому

    Tem que ser expulso do serviço público.

  • @fl7484
    @fl7484 3 роки тому

    A Argentina que fala um espanhol muito diferente do europeu não questiona a língua. O mal do Brasil é o seu povo, nomeadamente indivíduos como este, que ao invés de pregar o uso do português correto, não, qualquer merda que saia pela boca de um brasileiro é língua brasileira, ponto. A existência de uma língua brasileira, diferente de região para região, se tornaria rapidamente num crioulo. Tanta coisa para melhorar e bem um comunista deste se preocupar com a única coisa que valoriza o Brasil.

    • @nathanaelpereira5207
      @nathanaelpereira5207 3 місяці тому

      A Academia Espanhola sempre foi presente e eficiente como polícia da língua. Não tivemos isso aqui.

  • @angelagomes6923
    @angelagomes6923 5 років тому +1

    Esse homem tem ser expluso da universidade

  • @angelasilva2577
    @angelasilva2577 5 років тому

    Esse cara é um maluco que criar mais inogorantes além que a educação do Brasil já é péssima

    • @patricialoch1
      @patricialoch1 5 років тому +1

      Você é o exemplo, vide seu péssimo português!

  • @fl7484
    @fl7484 3 роки тому +2

    Quando a ideologia política comuna se mete na língua.

  • @carloschaves3855
    @carloschaves3855 4 роки тому

    Esse é o destruidor da nossa identidade.

  • @joncimar
    @joncimar 5 років тому +1

    Discurso de esquerda.

  • @joaoghizoni1573
    @joaoghizoni1573 3 роки тому

    "Português brasileiro e português europeu: duas línguas bem diferentes." Frase estúpida de Marcos Bagno.

    • @nathanaelpereira5207
      @nathanaelpereira5207 3 місяці тому

      a nível falado, sim. Não percebemos pois estamos imersos nela. Estuda e analisa as estruturas dela e verás.

  • @patopaco2059
    @patopaco2059 5 років тому

    BOLSONARO!!!