A REDOMA DE VIDRO, de SYLVIA PLATH

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 1 жов 2024
  • Me adicione nas redes sociais!
    ・Instagram: / blogliterat. .
    ・Facebook: / blogliteraturese
    ・Twitter: / marshmellory
    ・Goodreads: goo.gl/PUWYG7
    ・Skoob: goo.gl/p17haL
    ∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷
    O Literature-se é um site/canal sobre literatura feito por uma estudante de Estudos Literários que possui sempre a vontade de conversar com o mundo sobre sua maior paixão: os livros!
    ・Site:
    ・💬 Grupo do Literature-se no Face: / liter. .
    ・E-mail para contato: blogliterature-se@hotmail.com
    (Quer divulgar sua obra no Literature-se? Estou esperando o seu e-mail!)
    ∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷∷
    📬 Endereço para envio de cartas, livros, presentes e material de divulgação:
    Caixa postal 1106
    CEP 13201970
    Jundiaí-SP
    ・ O envio de material (livro, produto, panfletos) não garante divulgação. Para assuntos comerciais, por favor entre em contato através do e-mail blogliterature-se@hotmail.com

КОМЕНТАРІ • 81

  • @marinaluisa9623
    @marinaluisa9623 5 років тому +53

    tinha muito medo de ler esse livro por conta dos gatilhos que ele pode causar, mas por curiosidade fui em frente. li ele em um momento muito ruim da depressão, que tive a vida toda, mas por incrível que pareça não senti nenhum desconforto, muito menos gatilho. é um livro bastante pesado, mas mesmo nesses momentos de completa solidão, apatia, e desespero da Esther eu não pude deixar de me sentir acolhida e compreendida.

  • @mellandrade1364
    @mellandrade1364 5 років тому +54

    nunca tinha interpretado o livro desse ponto de vista "social", sempre pensei que fosse sobre os traumas psicológicos da protagonista (morte do pai, sentimento de incompetência, medo do mundo real, manifestação da depressão, etc.).
    Apesar de ter percebido o posicionamento da Esther (como a cena em que ela compara uma mulher a um tapetinho, o jeito que observa sua vizinha com vários filhos, o jeito com que ela se incomoda com a prepotência daquele estudante de medicina com o qual costumava sair, a cena em que ela é quase estuprada, etc.), eu sempre encarei A Redoma de Vidro como um retrato das transformações psicológicas da protagonista, mas é realmente interessante sua análise sobre as questões sociais das quais a Sylvia fala.

    • @amandalima8883
      @amandalima8883 4 роки тому +2

      Na minha visão, uma coisa (o social) não exclui a outra (o psicológico)... Ela realmente alucina e se sente mal, ela realmente tem questões de como se colocar e das escolhas que deve fazer... Mas também achei bacana a análise da Mel!

    • @johnalonso2913
      @johnalonso2913 3 роки тому

      Existe uma relação dialética entre o psicológico e o social em questão.

    • @gabrielagarzella7452
      @gabrielagarzella7452 11 місяців тому +1

      ​​@@johnalonso2913exato! As dimensões social, cultural e psicológica estão intimamente relacionadas. E esse livro explora muito bem essas relações. É possível perceber as interlocuções com o social/cultural durante praticamente todo o processo de adoecimento da Esther. É impossível falar de sofrimento e adoecimento psíquico sem considerar sociedade e cultura, e no livro as vezes isso aparece de forma mais clara, as vezes mais sutil, mas está sempre ali.

  • @annylaura6306
    @annylaura6306 4 роки тому +25

    este é o livro que mais tenho demorado a ler, são muitos gatilhos pra mim. só consigo ler duas páginas por vez e ao mesmo tempo, não consigo parar de ler.

    • @MellFerraz
      @MellFerraz  4 роки тому +6

      Realmente, apesar de a escrita ser fluida, a temática é bastante pesada e nos trava um pouco. Porém, não dá pra parar de ler

  • @milenevargas921
    @milenevargas921 5 років тому +14

    Redoma de Vidro é o livro que mais reli na minha vida, é meu livro de cabeceira.
    Obrigada pela resenha

  • @Sarahhhhh740
    @Sarahhhhh740 5 років тому +19

    A redoma de vidro é um dos meus livros preferidos da vida. Amo muito!

  • @ThaisCazelli
    @ThaisCazelli 7 місяців тому

    Olá! Ainda existe esse clube de leitura em Jundiaí?

  • @FitzWilliamSS
    @FitzWilliamSS Місяць тому

    Resenha interessante sobre um grande livro, porém, faltou falar do racismo presente na obra trazido pela própria visão da autora.

  • @leticiadinapoli8280
    @leticiadinapoli8280 23 дні тому

    oi! to quatro anos atrasada rs acha que a sylvia realmente quis propor a problematica do papel da mulher na sociedade mesmo com os pensamentos racistas apresentados no livro? fiquei pensando sobre isso

  • @juginel
    @juginel 4 роки тому +30

    Eu li esse livro porque vi a Rita Von Hunty ler o trecho em que a Esther enxerga os caminhos de sua vida como os frutos de uma figueira e imobilizada pela depressão não decide qual caminho seguir e vê esses frutos apodrecendo sem que possa usufruir de cada um deles. Me sinto assim nesse momento da vida. Estou com 35 anos e tenho que decidir se me caso ou não, se tenho filhos vou não. Me assustou ver que ela tinha esse tipo de dilema aos 19 anos , mas penso que pela história se passar na década de 50 as mulheres eram pressionadas a casar e ter filhos muito cedo.
    Comprei o livro por esse trecho sem saber que ele era em partes autobiográfico e que a autora se matou aos 30 anos. O final pra mim tem um tom muito triste por saber que Sylvia se matou pouco tempo depois que o livro foi lançado. Na minha cabeça Esther morreu também.

    • @isaacvicente
      @isaacvicente 3 роки тому +1

      As indicações da Ritinha são as melhores

    • @alice-uc1fs
      @alice-uc1fs 2 роки тому

      Vc se lembra qual foi o vídeo da Rita que ela cita o livro? Se n lembrar tudo kkkk, faz bastante tempo que vc escreveu isso.

  • @ismael4463
    @ismael4463 5 років тому +9

    Ótima resenha! Também ótimo livro, chorei horrores lendo, a analogia da vida dela com a figueira, foi tão real, tão pesado. Amei e amei.

    • @juginel
      @juginel 4 роки тому +1

      Eu li esse livro só porque a Rita Von Hunty leu em um vídeo esse trecho da Figueira e eu me identifiquei muito

  • @emilymendes8848
    @emilymendes8848 4 роки тому +5

    Acabei de conhecer o teu canal e to maravilhada com a tua oratória, tu constrói o vídeo de uma forma super leve e esclarecedora. Espero que continue crescendo aqui no youtube e assim consiga trazer vídeos e conteúdos com a qualidade cada vez melhor, é difícil encontrar canais assim aqui ahahahha. Boa sorte!

  • @DeboraRibeiro-mk2rx
    @DeboraRibeiro-mk2rx 5 років тому +4

    Parabéns pelo vídeo! Vc traz informações que vão além de uma simples resenha, um trabalho incrível!

  • @mairaschein
    @mairaschein 5 років тому +4

    Resenha maravilhosa, Mel!
    Esse é um dos meus livros preferidos e eu morro de vontade de ler ele outra vez, mas tenho um pouco de receio. Os gatilhos são bem fortes (pra mim) e acho que é preciso tomar um pouco de cuidado com o momento que se faz essa leitura.

  • @iaralopes2449
    @iaralopes2449 5 років тому +3

    Também li com um clube "Literatura com elas"...
    Mel, vc já leu A distância entre nós????
    Seria ótimo ver sua opinião sobre este livro, o qual tornou-se meu queridinho 💓💞

  • @samsimple31
    @samsimple31 5 років тому +2

    Muito apropriada sua leitura a luz de Virginia Woolf. Você ilumina muito o texto de Plath! Parabéns pelas aproximações sobre o "anjo do lar". A redoma de vidro surpreende principalmente pelos caminhos que a narrativa toma. Você começa a leitura pensando que é um romance de construção sobre a personagem Esther mas o que ela faz é se desconstruir, questionando papéis em que não se sentia bem em representar. Daí a impossibilidade de sentir algo sobre e da inadequação surge as melhores partes do romance, tal como "Perto do coração Selvagem" de Clarice Lispector. Adorei a resenha, Mel! "Para a pessoa dentro da redoma de vidro, vazia e imóvel como um bebê morto, o mundo inteiro é um sonho ruim." (p. 266)

  • @sandrasilva8563
    @sandrasilva8563 5 років тому +2

    Estou lendo um livro que me deixa com essa mesma sensação. Minha vontade é de abandonar, mas não consigo parar de ler.
    A VINGANÇA DA AMANTE de Tamar Cohen

  • @arianecasanova1822
    @arianecasanova1822 5 років тому +2

    Também achei a escrita meio abrupta em alguns momentos e eu li em inglês, é da escrita da Sylvia mesmo, não favoritei pelo mesmo motivo, mas amei a leitura.

  • @rafaelnunes1006
    @rafaelnunes1006 5 років тому +2

    Ótima resenha e abordagem, Mell. Adorei você ter trazido esse apoio com Virginia Woolf, acrescentou muito!
    Eu terminei esse livro semana passada, achei muito importante você avisar sobre o gatilho que ele pode causar. Por muito tempo eu adiei a leitura (conselho de uma amiga minha) justamente por não estar "psicologicamente estável" no momento e por saber do conteúdo dele. Depois que terminei, vejo que isso foi essencial, já que durante a leitura eu me sentia muito, mas muito angustiado com a situação da Esther, em certos momentos eu me identifiquei muito com alguns sentimentos dela. Quanto ao final "aberto", eu gostei bastante porque dei um fim "feliz" a ele, foi um jeito que arranjei de dar um GRANDE alívio, como você mesmo disse.
    p.s.: amo teu canal!

  • @vanessarodeguero6428
    @vanessarodeguero6428 4 роки тому +1

    E veja só, hoje às mulheres que escolhem não matar o anjo do lar é que são sufocadas, são cobradas a ter uma carreira, ser bem sucedidas e claro se ainda forem uma boa mãe e esposa, melhor ainda. Enfim, nós humanos nunca estamos satisfeitos.🤷🏻‍♀️

  • @Melissa97218
    @Melissa97218 5 років тому +1

    Eu não senti esse peso, Mel. Em mim, teve efeito rebote. Tipo... vamos valorizar o privilégio de ter saúde mental (ou qse) sendo mulher. Pq todas somos um pouco Sylvia. Ah quem nem se deu conta do “tapetinho” que é...

  • @vedyonce
    @vedyonce 5 років тому +15

    Esse livro traz uma atmosfera triste, mas muito válida e é uma super indicação para o setembro amarelo! Excelente análise e contexto histórico Mell!

  • @danielpuziski1733
    @danielpuziski1733 4 роки тому +1

    Ótima resenha.
    Acabei de ler, fiquei com a sensação da escrita abrupta quando ela volta para a casa dela. Finaliza o capítulo de uma forma e logo já mudou. Mas a escrita te prende, por mais que aborde temas pesados.
    Me senti imerso realmente, nos momentos que ela descreve suas tentativas e as sensações que ela tem ao receber um tratamento.
    Entendi que realmente ela não queria seguir e não se encaixava ao que era imposto para as mulheres na época e que de certa forma isso, teve influência e desencadeou seus conflitos e questões psicológicas.

  • @jaquelinebarretodossantos5805
    @jaquelinebarretodossantos5805 5 років тому +2

    Eu amo esse livro

  • @BlogsLivros
    @BlogsLivros 5 років тому +2

    Eu gostei da sua leitura, sim. Você se expressa cada vez melhor.

  • @Melissa97218
    @Melissa97218 5 років тому +1

    Faz tempo que não tenho tido tempo de acompanhar seus vídeos. Como vc cresceu! 👏🏽👏🏽

  • @yaxmim
    @yaxmim 4 роки тому +1

    Concordo com você sobre a escrita abrupta, também me incomodava em alguns momentos. Mas, apesar disso, gostei da leitura.

  • @alonsogoulart2071
    @alonsogoulart2071 4 роки тому +1

    Adoro os seus vídeos, sempre muito inteligentes, articulados e bem referenciados! Muito obrigado por compartilhar as suas reflexões sobre A redoma de vidro, Sylvia Plath e as impressões de Virginia Woolf sobre as opressões dirigidas às mulheres!

  • @amandacruz7064
    @amandacruz7064 5 років тому +1

    Perfeita, Mell! Fazia tempo que eu não via uma resenha tão boa. Li o livro há dois anos e na mesma época li as cartas da Ana C., duas leituras difíceis mas necessárias, recomendo.

  • @canaltmn
    @canaltmn 5 років тому +7

    Olá. Eu já li esse livro e comentei sobre o mesmo no meu canal também. É um livro muito pesado e que deixa a pessoa pra baixo. Depois da leitura desse livro, fiquei um tempo sem ler para tentar "digerir" todos aqueles acontecimentos. Não recomendo para quem está com auto estima baixa.

  •  5 років тому +1

    Adorei a resenha Mel! Só me deu ainda mais vontade de lê-lo!!

  • @amrialuiza
    @amrialuiza Рік тому

    Tua perspectiva acerca d'A redoma de vidro foi muito diferente da minha, Mell. Gostaria de deixar meu pitaco aqui, porque acho esses debates interessantes, mas tô meio lesada agora. Qualquer hora eu volto. Obrigada pela dedicação na criação do vídeo (e espero que vc algum dia leia os diários da Sylvia também!) 💛

  • @carlacorrea6202
    @carlacorrea6202 Рік тому

    Talvez essa questão de ter momentos muito abruptos na escrita que parece ser a tradução, pode ser o momento de vida de Sylvia. Ao longo desse livro a gente percebe um declínio da escrita dela que começa a ficar bastante fragmentada do meio pro final do livro, pois ela estava bem mal nesse período, tanto que ela se matou poucos meses após seu lançamento :(

  • @sidineidiasdossantos8955
    @sidineidiasdossantos8955 3 роки тому

    Tenho há tempos esse livro na estante, até hoje não tive coragem para ler, acho que ele é muito viceral, não tenho estrutura psicológica para ler

  • @mundodarosepynk6434
    @mundodarosepynk6434 5 років тому +1

    Quero ler logo esse livro 📖😍

  • @iaralopes2449
    @iaralopes2449 5 років тому

    Muito bem colocado, Mel, o livro flui em termos de narrativa, porém é extremamente pesado... Nos deixando angustiana mesmo... E talvez por isso parece q é "chato"... É enfadonho porque ela vai como q "afundando", e isso é colocado no decorrer da narrativa...
    Muito boa a análise!! Parabéns, Mel!

  • @lelemonster03
    @lelemonster03 2 роки тому

    É um livro mt bom, recomendo a todos p entender um pouco do ser mulher na sociedade e ainda mais uma fora dos padrões de pensamento esperado para nós ou mesmo apenas p se identificar. Uma moça super inteligente, sarcástica e sensível mas ao mesmo tempo consternada, distante, inadequada. Me identifiquei dms c Esther, tem parte duras mas passa e vale a pena. É uma realidade mt próxima ainda oq vemos ai. O final p mim é um "vida q segue" tão abrupto como o começo. Sobre a escrita tbm senti o mesmo q vc, eu achei q deu uma decaida depois q Esther sai de Nova York.

  •  5 років тому

    estou com esse livro em casa, tive a sorte de encontrar um em uma feira de trocas

  • @thalissartorio8495
    @thalissartorio8495 5 років тому

    Acompanhando o booktube, com o tempo Virginia Wolf e Sylvia Plath entraram na lista de preciso procurar mais sobre elas, pois será muito bom ler os textos delas. Não sei se não compreendia as resenhas ou quando falavam delas quando era menor, mas com esse vídeo deu vontade de ler agora. Amei o vídeo Mell, e também, saber mais da importância delas, não apenas na literatura, mas na vida.

  • @felipenuneslimas
    @felipenuneslimas 4 роки тому

    parabéns pelo vídeo, mel. ficou maravilhoso!

  • @ariadinerrocha9790
    @ariadinerrocha9790 4 роки тому

    Eu li dei 4 corações e meios ...fiquei bem mexida me identifiquei algumas partes...e senti muito a morte da amiga da Esther...apesar de entender...que ela foi mais amiga que a própria a Esther

  • @alexandrinobruno
    @alexandrinobruno Рік тому

    Obrigado, Mell.. ❤

  • @andersonhenriquefranciscon6626
    @andersonhenriquefranciscon6626 4 роки тому

    Em qual momento vc não gostou tanto da escrita?

  • @samaraharttdafontehirose3695
    @samaraharttdafontehirose3695 5 років тому +1

    Mell incorporando Louie Ponto no começo do vídeo.

    • @cintiamottaci
      @cintiamottaci 5 років тому

      Samara Hartt da Fonte Hirose r total hahahaha

  • @lobstring
    @lobstring 5 років тому

    li em 2016 e fiquei completamente entregue. até hoje me sinto afetada por várias passagens. resenha muito massa, parabéns!

  • @JaquelineOliveira-dx2ls
    @JaquelineOliveira-dx2ls 5 років тому

    Que resenha mel...incrível, parabéns!

  • @mayralameirao
    @mayralameirao 5 років тому

    Amei!! Tava ansiosa por esse vídeo!! Obrigada, Mel!

  • @lunnapiper7492
    @lunnapiper7492 4 роки тому

    Amei a resenha!!! Vou começar a ler hj!!

  • @larissasouzalima8947
    @larissasouzalima8947 4 роки тому

    Excelente vídeo! Você manda muito bem 😌 adorei o livro e me identifiquei muito... Acho que devemos enfrentar nossos demônios e ler o livro me fez bem ao contrário do mal que esperava que fizesse ... Muitas passagens tem um niilismo bem marcado ...

    • @MellFerraz
      @MellFerraz  4 роки тому +1

      Tem mesmo! Às vezes isso nos joga pra baixo.
      Obrigada! =)

  • @joycenayane7196
    @joycenayane7196 2 роки тому

    Eu queria muito ler esse livro, mas não sei se esse é o momento, me parece muito pesado....

    • @MellFerraz
      @MellFerraz  2 роки тому

      É, de fato, ele não é nada leve, viu? :(

  • @sabryelletorres
    @sabryelletorres 5 років тому

    Adorei,, Mell! Anotado!

  • @hellenalvescabral1140
    @hellenalvescabral1140 5 років тому

    que resenha incrível, Mel!

  • @daialuoliveira8475
    @daialuoliveira8475 5 років тому

    👏👏👏👏👏👏👏👏

  • @emanuelleleal2779
    @emanuelleleal2779 Рік тому +1

    minha filha ouviu sobre o livro num filme, 10 coisas q odeio em vc. e queria muito comprar o livro, pq na cabeça dela o livro fala sobre feminismo e tals, pois bem, ela ganhou o livro e ficou lá, eu sem nada pra ler peguei a redoma de vidro pra ler, obvio q não vou deixar minha filha ler, ela tem 15 anos não dá. mas em paralelo a isso, eu li, e no começo odiava, porém não conseguia parar de ler, li em dois dias, e surtei, no bom sentido, pq ela descreve perfeitamente suas dores, suas faltas, suas angústias, e fica muito fácil de fazer análises! tô eu agora pesquisando tudo sobre ela! detalhe a cada pesquisa era um susto, até chegar na música da lana del rey, q aí me fez chorar, chorei enquanto escrevia sobre sylvia e ouvia lana del rey. q livro denso e necessário para análises. q fique bem claro, sou psicanalista por isso meu comentário

  • @paulineamar
    @paulineamar 5 років тому +1

    Eu quase não consegui terminar esse livro. Foi difícil pois não consegui me conectar com a personagem principal de jeito nenhum. Quero reler em um outro momento da minha vida. Ótima resenha!

    • @astoria9506
      @astoria9506 2 роки тому

      isso é bom

    • @prospecthummer_
      @prospecthummer_ 2 роки тому

      @@astoria9506 mesmo. geralmente, quando nos conectamos com o protagonista, não soa tão doloroso quanto para alguém que não compreende tal situação.

  • @axxlidia
    @axxlidia 3 роки тому +1

    Eu achei o livro muito difícil de ler, não é muito empolgante e tbm tem uma escrita difícil acho q era típico daquela época, mas em algumas partes eu consegui me conectar com a personagem apesar de ter abandonado o livro pela metade

  • @alannahtobias
    @alannahtobias 5 років тому

    excelente! tá na lista!! obrigada, mell! adoro teu trabalho

  • @Lenenogueira1
    @Lenenogueira1 5 років тому

    Terminei de ler agora esse livro para o Leia Mulheres da minha cidade e tive dificuldade no início com a escrita e pensei até em desistir. Porém continuei a leitura e concordo com você, Mel em vários pontos. É um bom livro, mas não está entre os favoritos.
    Parabéns, pela ótima resenha. 🤗

  • @Fernanda-wn4rm
    @Fernanda-wn4rm 5 років тому

    É mais do que atual esse livro e esses temas! Para quem não sabe esse governo Bolsonaro implantou novamente os eletrochoques no Brasil !

  • @deiacalegari
    @deiacalegari 5 років тому +1

    Acho q "li errado", pois várias pessoas já me indicaram esse livro e todo mundo que o indicou se refere a ele como sendo um livro arrebatador. Já tentei lê-lo por duas vezes e sempre o abandono pela metade, não sei, não rolou... Quem sabe mais pra frente me pega....

    • @bruna6856
      @bruna6856 5 років тому +2

      O livro é chato pra caramba. Não entendo o hype

    • @iaralopes2449
      @iaralopes2449 5 років тому +2

      Andreia, sabe eu li e fiquei muito envolvida, mas sinceramente, existem muitos outros livros que merecem ser lidos antes deste... É uma narrativa demasiadamente depressiva, pessimista... Li bem recentemente... Estou lendo A distância entre nós, e acredite está sendo um bálsamo, porque depois de ler A redoma de vidro vc precisará de um... rsrsrs

    • @Knowledgeseeker475
      @Knowledgeseeker475 5 років тому +3

      Também pensei isso: não é possível que só eu não tenha gostado. Fui até o fim do livro; sabia do que se tratava e, justamente por isso, tava animado pra ler. Mas, nossa, foi bem enfadonho chegar até o final.

    • @deiacalegari
      @deiacalegari 5 років тому +1

      @@iaralopes2449 não conheço esse outro, vou procurar. Obrigada pela dica 😉

    • @deiacalegari
      @deiacalegari 5 років тому +1

      @@Knowledgeseeker475 achei bem cansativa a narrativa também. E o meu interesse no livro era exatamente por toda essa questão de ser um livro angustiante, pesado e tals, mas não senti nada disso. Acho q depende das experiências de cada um, não sei...

  • @Annandart
    @Annandart 5 років тому +4

    Melhor resenha que eu assisti sobre Redoma de Vidro 🖤