Sempre me chamam de imaturo porque eu gosto de desenhos animados e de leituras e música feitos para adolescentes mesmo tendo quase 25 anos. Se ser maduro significa abandonar os próprios hobbies e virar uma pessoa chata que julga o que traz alegria pros outros, prefiro ser imaturo mesmo.
Como Psicólogo, eu sei o que ser colocado nesse rótulo de "imaturo" por questões tão bobas como assistir desenhos ou mesmo ler HQs ou mangás, por que "Não é para sua idade" é a coisa mais simplória que alguém pode fazer. Essas coisas não definem cárater.
Eu sou divertida e falo muita besteira sempre pra ter assunto porque não saio muito de casa,por isso me rotulei de imatura mas sei agora que não sou porquê tenho responsabilidade e juízo. Tbm gosto de anime e livro de adolescente (mas não tô lendo kk). Tmjnt🙌🌸
O maior aspecto de maturidade é reconhecermos que não somos e nunca seremos perfeitos, enxergando que a vida é uma melhoria contínua e progressiva de quem somos. Dessa forma, a humildade é muito importante para a construção da maturidade.
Ninguém é perfeito, assim não dá para agradar todo mundo sempre, mas dá para você tentar agradar a si. Muita gente vive mais para os outros do que para si.
Explica sobre o autismo. Características, o que é, seus níveis, e com certeza uma parte psicológica sobre como ele nasce ou funciona no nosso cérebro. Por favor.
@@canaldesnecessariogmz1870 mas bem que poderia falar mais a fundo, sla... eu como autista gosto muito de ver pessoas produzindo vídeos conteúdo explicando de modo profundo sobre o autismo(^w^
ua-cam.com/video/zbjfmfWXPyo/v-deo.html ua-cam.com/video/dQw4w9WgXcQ/v-deo.html tem esses daqui, mas só dois vídeos não são suficientes pra esgotar o assunto
Na escola me chamam de imatura porque sou brincalhona, gosto de assistir desenhos, criar histórias e fazer penteados em mim e nos meus amigos, nunca bebi, beijei na boca, ou usei drogas e não gosto de ir em festas. Às vezes me questiono se devo seguir minha vida do jeito que sou ou se eu, realmente, sou muito infantilizada e deveria mudar (tenho 16 anos)
_"O que o rebanho mais odeia é aquele que pensa diferente. Não é tanto a opinião em si, mas a audácia de querer pensar por si mesmo. Algo que eles não sabem fazer."_ (Arthur Schopenhauer)
Esquerdistas e feministas 99% são militantes e msm, na maioria das vezes, não tendo qualquer prova ou pesquisa, e tb em muitos casos, n tendo nem msm o mínimo de lógica básica, querem está certos a todo custo e se vc for contra, eles vão em peso pra cima de vc "te cancelar", te xingar, tentar te "humilhar", tantão destruí sua vida, logo eles q pregam "igualdade"..... não vou neem continuar falando
Para a sociedade sou imatura porque tenho hobbies "infantis" como por exemplo, amar desenhos animados (cartoons e animes) Brinquedos, usar roupa referente a desenhos animados, rio me de tudo e as vezes literalmente me comporto como uma criança mesmo tendo 21 anos Mas eu prefiro ser assim que seguir esses estereótipos e me tornar uma pessoa chata
Este vídeo me fez refletir sobre o que é ter maturidade em nossa sociedade. Muitas das vezes é um construção inalcançável, sendo que julgar uma pessoa por apenas um aspecto é vago e injusto.
Oque indica se uma pessoa é madura ou não, é se a pessoa faz oque tem que ser feito... A pessoa trabalha, paga contas, põe o sustento dentro de casa etc, essa pessoa é madura, se ela é brincalhona não a faz ser imatura... Ser brincalhona é uma característica da pessoa...
Concordo cm vc, em partes.A pessoa mais infantil q eu conheci tinha 18 anos e cara, qualquer problema q aparecia pra ela, ela ficava puta, gritava com todo mundo ou ent ignorava o problema achando q ia sumir.Fora q ela era extremamente irresponsável, n estudava, n trabalhava e não pensava no futuro.
A depender do tipo de brincadeiras pode ser imaturidade sim. que não impede a pessoa de ser responsável. Imaturidade é se comportar fora da idade que tem. Há comportamentos que não combinam e isso não tem a ver com ser chato ou não, ser sério ou não.
Eu ainda vou mais longe, o que é ser adulto e o que e ser criança? Levando em consideração que criança é um ser praticamente inconsciente e adulto um ser plenamente consciente, podemos dizer que pra cada ciclo de informação nova, pra cada assunto desconhecido que se apresenta a nós obrigatoriamente passamos a ser crianças até nos tornamos adultos, então pra cada jornada desconhecida que enfrentamos na vida estamos de frente para nossa criança e enfrentando nossos medos até nos tornamos adultos, o medo de não ser aceito porque queremos estar certos, o medo de não ser amado porque queremos pertencer a comunidade, o medo de não ser reconhecido porque queremos ser fortes, o medo de não ser especial porque queremos ser diferente, todas as pessoas estão na mesma jornada que a nossa todos são imaturos e maturos em algum aspecto de nossa vida...
Eu acho que a frase "criança é inocente" não vale para mim, nunca fui uma criança inocente, os outros viam as minhas ações do jeito que eu que queria que eles vissem... sempre fui bem consciente das ações humanas que meus pais tentavam esconder a todo custo, por isso criei uma personalidade "frágil e imatura como uma criança" que carrego até hoje kkkk pq não quero que eles vejam esse meu lado.
uma criança não é necessariamente inconsciente, isso varia da idade e da própria capacidade de enxergar o mundo, a forma como enxergarmos o mundo quando criança, adolescente, adulto pode mudar absurdamente, ela muda mt ao longo da vida conforme crescemos e vivenciamos as coisas..
Vou fazer 20 anos, As pessoas me consideram bem "maturo" pra minha idade pois consigo pensar de forma mais clara e agir com mais coerência nas situações mas meus hobbies favoritos são jogar videogame e jogar futebol, então eu diria que maturidade vai de forma geral, a capacidade de lidar com os problemas de forma correta mesmo que não seja o melhor pra você, agora hobbies e demais coisas, é o gosto de cada, se você tem 30 anos, brinca de brinquedo mas sabe aceitar os seus erros, você é assim uma pessoa "matura"
É um rolê kkkkkk Cada vez mais eu fico cabreiro com definições muito justinhas, acho que elas só funcionam bem nas ciências exatas. Me disseram que tenho maturidade de alguém de 27 anos no quesito intelectual, mas de uma pessoa de 15 16 anos no quesito emocional e etc, mas agora depois de ver esse vídeo acho que consigo pensar sobre de um jeito mais bacana, menos duro comigo mesmo. Acho que é uma boa a gente tentar ser melhor do que é hoje, mas maturidade é relativa, e pra coroar meu eu de 15 anos aujaisi acho que se tornar uma pessoa completamente madura deve ser CHATO PRA CARAMBA tô de boa, um passo de cada vez, se amar é se conhecer, eh noiss
@@yunoraphael1413 é cara, e se for pra se comparar com alguém independente da idade, que seja se comparar com a gente mesmo, o role é ser feliz mano e tentar melhorar aos poucos, sem pressa, a vida é uma doidera
Eu tenho 50 anos e senti q só deixei de ser imatura depois dos 45... sério! Saí de um tratamento de quimioterapia aos 42 e me joguei nas baladas como se não houvesse amanhã. Voltei pra casa com amnésia alcoólica (nem sei como) algumas vezes e fiquei com caras nada a ver tive sorte de sair dessa viva. Ainda bem que estou envelhecendo e me atentando mais para as consequências de minhas escolhas. Depois de 3 décadas de muitas cabeçadas!
Eu tenho 14 anos, meus amigos falam que eu tenho cabeça e alma de velho, simplesmente, pq não ajo como eles, gosto de ler, tomar meu café, não curto as mesmas músicas que eles, procuro sempre me manter informada no mundo político, e as demais notícias, estou sempre falando sobre meus sonhos (me formar, ter minha casa, minha família, ter uma estabilidade financeira e emocional), falo que não qro namorar agr e as pessoas não aceitam isso, fico chateada, pois muita gente quer que eu seja um pessoa que eu não sou....
04:45 - 04:56: A definição do que é (i)maturidade varia muito de indivíduo para indivíduo e de cultura para cultura em diferentes pontos do espaço e do tempo.
Eu estava me considerando imatura quando algo que eu não queria acontecia, eu começava a chorar, "fazer birra" e brigar por mínimas coisas que me incomodassem (tenho 19 anos) porém, de uns dias para cá, passei por bastante coisa que eu não queria, comecei a olhar minha vida em 3ª pessoa, e comecei a enxergar tudo diferente, comecei a me sentir muito melhor, a aceitar as coisas e deixar fluir, comecei a me cuidar e até meu relacionamento mudou bastante. Não sei se é a maturidade chegando ou apenas melhorei meu jeito de ser e de ver as coisas.
Pelo que entendi, a questão real não é "ser" ou "ou não ser" maduro, e sim qual seria a constância de agir com ou sem maturidade, mais ou menos etc. Além de ter percebido, e agora saber, que ajo em geral com maturidade no dia a dia.
Sofro até hoje com problemas para me relacionar socialmente, principalmente pelo fato das pessoas (muitas delas, da minha própria família) me julgavam como "atrasada" ou "infantil demais" pelos meus gostos e pelo meu jeito de expressar. Até hoje, eu mesma me puno por causa disso, de tanto aceitar que as pessoas falassem isso sobre mim.
Ou talvez o problema seja na outra pessoa. As vezes acontece. Conheço pessoas que se acham super maduras,mas que tem atitudes que muitas pessoas julgam imaturas e supérfluas.
Não existe alguém maduro. Mas existem pessoas que ainda não evoluiram, maturidade é um conceito abstrato pq mt gente fala q são coisas diferentes, pra mim maturidade é o jeito com que vc entende melhor as coisas e consequentemente como lidar com elas conforme vc vai crescendo
Tenho 30 anos, tenho pós graduação, sou chefe no meu trabalho, tenho uma enorme responsabilidade, é amo anime, mangás, chamos meus colegas de trabalho de gatinhas e gatinhos, conto piadas.
As pessoas falam que sou madura demais para minha idade, mas aí quando descobrem que gosto de animes, mangás, jogos e kpop falam que é criancice gostar dessas coisas. Vai lá entender.
É porque vc deixou de seguir os padrões dessas pessoas mas ignora isso n é como se a opinião delas fossem fazer diferença então assista animes e seja feliz 🙃
Sou estudante de Psicologia e uso muito seus vídeos como ferramenta de aprendizado e compreensão de conceitos que, muitas vezes, são vistos com outra significação no nosso dia a dia. Gratidão por compartilhar tudo isso conosco, André! Muito sucesso no canal
Eu adoro os vídeos do canal. Muitas vezes eles me ajudam a entender melhor as pessoas ao meu redor, e principalmente esse, que me ajudou a entender que o conceito real de maturidade (o da psicologia, n o do senso comum) não é o que a sociedade e as pessoas falam que significa maturidade. Eu acho que tem mais a ver com as experiências que a pessoa teve ao longo da vida (tem gente que tem determinadas experiências e talvez saiba lidar melhor com elas, e tem gente que pode ter tido experiências diferentes. É como se as pessoas tivessem que viver as mesmas coisas e ter as mesmas visões para serem maduras, ou como se vc n viver uma coisa, e responder a isso da forma como é esperado pela sociedade, já te faz uma pessoa imatura. É um saco). Eu sempre fui cobrada de ser uma pessoa madura a todo momento, como se eu tivesse que ser perfeita, e percebi que era só por eu n me encaixar no conceito de maturidade que as pessoas tinham como "certo"(eram *na maioria das vezes* pessoas mais velhas que eu, e que nem se encaixavam no próprio conceito do que elas achavam que significa maturidade!) Com esse vídeo eu entendi que maturidade não aumenta conforme a idade da pessoa (outra coisa que também sempre escutei), até pq se fosse assim, uma pessoa de 80 anos, por exemplo, seria extremamente madura apenas por ter 80 anos. Imaginem uma pessoa que não faz nada, e vive dentro de casa; Considerando oque o senso comum tem como significado de maturidade, como a pessoa seria uma pessoa madura? Como ela ia formar a visão do mundo sem fazer literalmente nada? Para mim não faz sentido, fazer essa "avaliação" digamos assim, só pela idade da pessoa. Inclusive, outra coisa que sempre fui cobrada, é de chorar menos. As pessoas acham que chorar, que é só uma das formas do ser humano expressar os sentimentos, é uma vergonha. Vergonha para mim, é a pessoa que toma conta da vida de outra pessoa, espalha boatos falsos, que tira tudo do completo achismo que ela tem. Eu adoro esse canal, e acho que ele ainda vai bem longe! Vocês tem uma ótima forma de explicar as coisas, coisas mtas vezes complexas de forma simples, conceitual, e sucinta. Isso é maravilhoso! Que o Minutos Psiquicos cresça bastante!
Tem coisas que eu ainda fico martelando na cabeça me perguntando o motivo de ter feito e o porquê não fiz diferente. Com o tempo eu tenho entendido muitas coisas e esse vídeo em especial me ajudou bastante com isso. Valeu pelo vídeo ♥️♥️♥️
3 роки тому+18
Bom dia Dr e amigos. Excelente vídeo como sempre. Por incrível que pareça, hoje o UA-cam me notificou.
pois é, algumas pessoas me disseram que não andam recebendo notificação mesmo estando inscritas. Muito estranho, mas se desincrever e inscrever de novo pode resolver o problema.
Cada vez mais eu fico cabreiro com definições muito justinhas, acho que elas só funcionam bem nas ciências exatas. Me disseram que eu, com 20 hoje, tenho maturidade de alguém de 27 anos no quesito intelectual, mas de uma pessoa de 15-16 anos no quesito emocional e etc; agora depois de ver esse vídeo acho que consigo pensar sobre de um jeito mais bacana, menos duro comigo mesmo... Acho que é uma boa a gente tentar ser melhor do que é hoje, mas maturidade é relativa, e pra coroar meu eu de 15 anos aujaisi acho que se tornar uma pessoa completamente madura deve ser CHATO PRA CARAMBA tô de boa, um passo de cada vez, se amar é se conhecer, eh noiss
Poderia fazer um vídeo falando sobre hipersensibilidade e hiposensibilidade sensorial. Eles envolvem tanto pessoas neurotipicas como neuroatipicas. Acho que minha mãe tem e eu também. Assim como um vídeo falando sobre se é possível uma pessoa ter uma personalidade introvertida e extrovertida. Como também sobre se é possível uma pessoa ter uma personalidade indiferente.
A partir da adolescencia até a fase adulta sempre me achei imatura porque tinha essas caratecterísticas que citou no video como possíveis exemplos (impulsiva, impaciente, agressiva e as vezes irresponsável), mas algumas pessoas que tinham conversas mais profundas comigo diziam que eu era muito madura. Aí na fase adulta descobri o TDAH e então toda essa curiosidade de saber o que tinha de "bugado" em mim acabou. Faço tratamento mas me aceito assim mesmo, não me acho anormal nem imatura mais, só diferente =D.
Dizem que eu sou bem madura pela minha idade. Já falaram que eu penso, falo, e pratico ações diferente de alguém da minha idade. E pra falar verdade fico muito feliz ouvindo isso! :)
André querido, que vídeo excelente! (Aliás, isso é pleonasmo, em se tratando de vídeos teus, meu caro...). Além do que você brilhantemente expôs, me parece que há também a necessário crescente de ressignificar certos conceitos frente ao que vivemos hoje em dia. Dias diferentes, necessidades diferentes, alguns entendimentos precisando ser "recompreendidos", ajustados e, quem sabe... demovidos. O que eu sempre repito é que o contexto e o tipo da inteligência que se está focando precisa ser levado em conta para que não se tenha aquele olhar simplista e imperfeito, tão nefasto pra vida.
As pessoas sempre me acham mais velho do que eu realmente sou. Pelo meu vocabulário, postura, formas de vestir e a forma como reage as coisas do dia a dia.
Tenho 19 anos, e sei o que é ter maturidade. Mas as vezes é tão difícil, eu ajo no impulso, e me arrependo. Erro com os outros e comigo. Mas eu acredito que seja normal ter esses conflitos, o importante é saber reconhecer. Agora na quarentena eu to tendo mais tempo de analizar essas coisas em mim, e alguns erros eu só consegui perceber agora.
Hoje a sociedade quer que a pessoa se comporte de forma burra e não madura , pelo menos onde moro está assim . Maturidade é uma coisa boa , e o pessoal adulto e jovem estão sem noção .
Excelente vídeo! Não via essa questão de maturidade por essa ótica! Faz um vídeo sobre pessoas que se sentem desconfortáveis em festas ou ambientes com muitas pessoas. Ajuda pra depois da pandemia rsrs.
Maturidade tá relacionado a forma de comportamento e não em gostos pessoais. Conheço alguns adultos que se parecem com crianças pois são pessoas debochadas, impacientes, e egoístas a ponto de não sentir empatia pelo próximo. Me chamam de velho as vezes só porque me comporto de forma calma e tranquilo, e não sou muito de falar também. Já vi jovens sendo até bem mais maduros do que muitos adultos até. O fato é que ninguém escapa de se comportar de forma imatura as vezes independente se é rico ou pobre, todos nós somos humanos e todos nós erramos, o importante é reconher quando erramos.👍
Bomm diia, André! Vídeo excelente... Obrigada pelo conhecimento! Espero que você esteja bem e tua família tbmm!! Seu canal é sensacional! Fique com Deus! ❤💜🌌
Na sociedade de hj em dia maturidade é ter que se fingir de uma pessoa séria que vive sua vida sendo infeliz por fazer o que os outros querem ver de voce e por isso as pessoas de hoje são tão ignorantes e imaturas a ponto de discutirem por coisas bobas e esquecerem do que realmente importa
Eu adoro ler gibi principalmente do Chico Bento. Faz tempo que não leio kkkk. Brinco q parei no 4 ponto 4 mais só tenho 59 anos fiquei com deficiência (epilepsia de 2@ grau) depois de 2 cirurgias na cabeça (meningiomas) mais vivo porque renasço todos os dias 😁🤸♀️
*Eu antes era bem imaturo, ficava irritado facilmente com qualquer coisa que ia contra mim, se rebelava, xingava, me comportava de forma muito brincalhona, falava muita merda sem pensar, agora sou bem madura, mas dependendo da situação, posso agir de forma imatura as vezes... xP*
Boa noite, senhor*s. Não por completa influência desse vídeo, mas pôr um empurrãozinho, penso, até que, um pouco mais sobre esse assunto. Ããnnhh... Eu quero dizer isso. O jeito que esses vídeos são projetados, facilitam minhas buscas, por exemplo, num site de psicologia completamente extenso com linguagem padrão/formal falando sobre esse tema, mas de uma formal 100%, o que, às vezes, é dificultoso para ler, dependendo do nível de formalidade do site. com esse formato, a simplicidade com as palavras e as imagens, ajudam-nós a entender. Principalmente aos que tem a mente preguiçosa, uma mente parada ou uma mente jovial. Aquele que ainda está aprendendo sobre esse tema, cujo a maioria de nós. Para algumas pessoas, invés de ler várias matérias difucultosas ou somente por preguiça de ler alguma matéria, é mais divertido assistir/ouvir um vídeo desses. (人*´∀`) ❤️ Concordam? Ah, quase esqueci! As imagens, elas acabam dando mais extensão generosa nos exemplos abordados que ajudam criar cenários, várias vezes. Um detalhe. Também influenciaram bastante o entendimento dos temas. Mas elas ficariam chatas para entender sem contextos, as falas. Só dizendo, é difícil perder a atenção/entendimento junto a elas. Por volta, criam-nós duvidas, que gera mais curiosidade e dá vontade de conhecer e estudar temas novos ou sobre esse mesmo tema, só que muito mais detalhado e provavelmente falado de várias formas diferentes por cada pessoa, aquele que gera sua opinião sobre isso, como o moço desse vídeo; os exemplos dele é uma forma de como ele enxerga a maturidade. É interessante. Oh, e eu adoro as imagens, a fala do roteiro e do próprio roteiro sobre vários vídeos nesse canal! (@°∆°@) Eu fico muito feliz, me ajuda a entender e também ajuda outras pessoas. Na minha visão, ajuda a melhorar muitas pessoas. Elas podem pensar mais em suas ações e assim passar a controlar sua mente e seus desejos, seja lá quais forem, bom ou ruins, para si ou para outros.. Estou animada, adorei esse canal!
Ai, cara... Acabei de conhecer o canal, já tô assistindo todos os vídeos, amei e já quero continuar assistindo todos os vídeos novos que vierem por aí, que incrível 💛
Quero parabenizar o canal pelos conteúdos dos vídeos, faz alguns meses que venho acompanhando e gosto bastante dos temas, são sempre muito interessantes e enriquecem ainda mais meus conhecimentos. Ontem mesmo assisti um vídeo sobre o movimento anti manicômios e acabei descobrindo por influência do vídeo a história do holocausto brasileiro, era algo do qual nunca havia ouvido falar. Tbm gosto muito das ilustrações e animações dos vídeos. Parabéns e continue com esse conteúdo maravilhoso.
Tava procuro por um vídeo nesse estilo ja a algum tempo pq amo fazer esse tiplo de reflexão, e mais uma vez, sem palavras... Que vídeo incrível, André. Obrigado denovo por trazer a psicologia de uma forma tão didática, e tão interessante a nós, parabéns Minutos Psíquicos!
Sabe quando eu era mais novo eu era bem tímido e introspectivo não falava não interagia igual os outros jovens e o engraçado é que eu escutava que era bem maduro pra minha idade mas eu sabia que não eu só não conseguia interagir da mesma forma que os demais. Bem o tempo passou e eu fui deixando de ser introspectivo fiz terapia o que ajudou muito e hoje eu sou bem mais falante e brincalhão e é engraçado que por isso já ouvi algumas vezes que sou imaturo, chego a achar engraçado alguém classificar o meu bom humor como imaturidad, e hoje não acho q ei seja imaturo. Enfim pessoas são engraçadas sempre querendo rotular.
EU tenho q te perguntar é MUINTO IMPORTANTE EU SABER, como doenças ,efeitos ,ou síndromes são descobertas e diagnosticadas? Juro que se eu souber faço uma baita de uma pesquisa sobre Pq se eu estiver certo estou a 4 raciocínios de distância de descobrir um novo efeito social
tenho 17 anos,mas o resultado do teste de idade mental q fiz aos 14,disse q eu tinha 43 anos de idade mental,eu estranhei afinal de contas não sou tão maturo assim,apesar de q a maturidade foi resignificada pra mim agora.
é complicado, to meio fora dos padrões de maturidade e as vezes isso me faz parecer meio estranho tlg, só q ao msm tempo q eu quero ser mais maduro e só viver uma vida como todo mundo, acho isso tão chato e sinto q eu poderia usar a minha imaturidade pra fazer algo diferente, na real n sei c é imaturidade, já me chamaram d imaturo, arrogante, excêntrico, e louco tmb, até queria mudar mas ngm me ajuda, só metem esses adjetivo e vazam, n sei oq isso tem haver com o vídeo pra falar a vdd, só qria expressar oq eu penso
"Conheça-te a ti mesmo" Acho que é a melhor coisa que eu poderia te falar é essa. Se conheça. Veja suas ações e veja o que está de errado, se pergunte, pergunte para si mesmo o motivo de suas ações. Só você pode mudar tal coisa, ninguém pode mudar seu jeito, só você. E aliás, lembre-se, nem tudo que falam é verdade, muitas pessoas falam isso na hora da raiva, para te humilhar e etc.
Uma coisa também, você tem seu processo de evolução, cada um tem seu grau de evolução e maturidade, isso não pode ser interferido, então, respeite seu tempo, você pode conseguir chegar ter tal maturidade pra sua idade ou até mais, mas isso é um processo, por exemplo, não dá pra você obrigar a uma criança entender tal coisa que ela não entende, mesmo ela precisando entender aquilo, ela precisa querer também entender, igualmente nós, não dá pra forçar uma pessoa ter um nível de maturidade para uma coisa, conseguir lidar com uma situação perfeitamente, sendo que cada um tem seu jeito, de pensar e de agir.
@@0isadora entendi, só q eu n julgo essas pessoas, eu q sou muito reservado, falo pouco sobre mim e sobre oq eu penso, ae até entendo tudo isso, to aos poucos tentando me abrir mais e talz, parar d guardar tudo pra mim
@@pixels377 Normal, adolescentes fazem isso frequentemente de guardar para si mesmo as coisas, nem sempre isso é bom, mas enfim, espero que tenha uma boa tarde.
@@0isadora Só adolescentes fazem isso? Adultos em sua maioria também são assim. Não conversam as vezes nem com o marido ou esposa, mora junto com uma pessoa e não a conhece. Normalmente quanto mais velho a pessoa é menos ela fala sobre seus sentimentos, vão ficando mais secos, reclamões e chatos.
Eu tenho quase 14 anos e eu tenho um pensamento compreensivo independente da situação e um comportamento infantil em diversas ocasiões e quando eu tento parar de ser infantil eu me sinto triste pq já e o meu jeito de ser e até por conta do meu jeito eu me sinto melhor me comunicando com crianças e quase nunca consigo me comunicar com pessoas da minha idade , eu me sinto inseguro e um desastre pq eu penso absolutamente o contrário das outras pessoas ,eu tento agradar as pessoas tendo uma visão parecida com a delas pra pelo menos não ficar sozinha mas é muito difícil sempre tentar ter a mesma opinião ou ser "normal" como os outros :/
Imagino que não seria Dentro do que entendi do vídeo classificar as pessoas conforme esse tipo de categoria é bem merda. Você pode tá desconsiderando um monte de fatores que podem ou não serem importantes, além de reforçar ideias fixas que atrapalham a inserção dessas pessoas na vida, digamos assim... Não lembro pra que ele comentou que elas ainda são usadas
@@yunoraphael1413 Eu acho que falar que tem idade mental de 6/7 anos é diferente de falar que o comportamento é igual de uma criança quando se trata de uma pessoa adulta com deficiência intelectual grave ou autismo severo. Porque é diferente de um adulto que não tem deficiência considerável.
Perdi a conta de quantas vezes me chamaram de imaduro, retardado mental, bobo, mongolóide, anormal y otras cositas más, já sofri muito com isso, hoje já não me importa mais, pois cheguei à triste conclusão de que as pessoas adoecem as pessoas, hoje entendo que essas pessoas (as que me chamaram por esses termos) na verdade não passam de ignorantes, medíocres, e, talvez até, invejosas...
Minha Mãe já falo aspectos meus muitos ruins meus que eu podia melhorar mais tbm já disse que eu só Imaturo só por ser espontáneo e brincalhão,não liquei😒 inclusive ela DISSE que o motivo pelo qual ela me levo no psicólogo foi pq na visão DELA e do meu Pai(nem te conto o resto vai no video de como sua familia te influencias que tem um pouco dá dos meus problemas É BEM POUCO😂😂😂 só um pouquinho)eu era imaturo briquei com eles pq isso era bem idiota pq eu realmnete tô com muitos problemas😢
Eu fiz 15 anos neste ano. Já fui considerado um prodígio ou um garoto superdotado em diversas fases da vida, inclusive hoje. Por mais que ao invés de estudar as matérias escolares, eu estude apenas o que eu gosto e fora da escola (Canais/livros de filosofia, por exemplo) eu tenho uma facilidade pra passar de ano e uma facilidade em diversas áreas. O problema é quando a maturidade entra nesse tópico, pois ela não se difere em nada da maturidade de uma criança de quatro ou oito anos. O jeito como eu me porto, como eu gaguejo, como faço piadas fora da hora, como eu sempre me embaralho falando por tentar acompanhar os meus pensamentos com a fala, ou como eu não tenho responsabilidade e temo que isso vá acabar com a minha carreira daqui à alguns anos (pouquíssimos anos, o Enem já está batendo aqui na porta) é simplesmente insano. Acho que é isso. Tenho medo do meu potencial ser desperdiçado pela minha falta de maturidade/responsabilidade. Obrigado pelo vídeo, muito bom.
eu tmb tenho 15 anos , embora eu tire notas boas na escola não me considero uma pessoa inteligente, tirar nota na prova não significa que vc sabe o conteúdo , não gosto de estudar , mas , pelo menos na aula quando era presencial, eu prestava atenção no professor ent conseguia fazer a prova. Não sou uma pessoa muito madura, mas meio que aceitei esse meu lado, sou uma pessoa que faz as outras rirem , pois falo muitas coisas que vejo que o povo fica constrangido de dizer. Eu não me preocupo muito com o enem, qualquer experiência da vida pela qual vc ainda não passou mas sabe que alguma hora vai passar te deixa nervoso, quando isso acontecer tente se lembrar de experiências assim, tipo fim da infância , troca de escola , ter que falar em público etc.
@@sarahbraziel4261 Eu acabo me cobrando muito quando penso em carreira pessoal, fico pensando "e se eu desanimar todo mundo que até aqui falaram que eu conseguiria qualquer coisa que tentasse com esforço?" e esse pensamento simplesmente não sai da minha cabeça. Eee que bom que tu também consegue manter notas boas! ^^
Reavalia se você não tá achando muito pesada essa expectativa que cê tem sobre seu futuro Eu achei escola fácil e tinha facilidade em tudo que eu tentava aprender auusjsis apesar de me sentir um patinho feio porque não conseguia me enturmar bem com o pessoal Posso dizer que não sou exatamente convencional (espero que isso não soe arrogante kkkkkk) e meio que tô aprendendo a me aceitar ao mesmo tempo que vejo o que faço da vida suisjso Por ter sido muito bom na escola, desde muuito cedo geral falando "olha como ele e inteligente" ainda tenho muita expectativa sobre questão de carreira faculdade dinheiro etc etc. Não acho que é por mal nem uma coisa completamente ruim essa expectativa, mas com base no que eu já vi por aí não tem um jeito certo e resumido de dar respostas pra esse tipo de coisa 🥲 Gostaria de ser ou ter sido aquela pessoa super olha a lucidez que tenho pra tomar decisões 😎 mas fiquei pasmado quando percebi que muita coisa é feita sem tanto perfeccionismo e tá aí sabe? Acho que a vida é mais simples do que parece, mas ao mesmo tempo fica no ar, se é que isso faz algum sentido 🤣 Não sei se te ajuda de alguma coisa, mas fica uma brisa aí, só força, é noisss 🤙
Sempre me chamam de imaturo porque eu gosto de desenhos animados e de leituras e música feitos para adolescentes mesmo tendo quase 25 anos. Se ser maduro significa abandonar os próprios hobbies e virar uma pessoa chata que julga o que traz alegria pros outros, prefiro ser imaturo mesmo.
Falou tudo
Berzerk (ou qualquer seinen) e ursinhos carinhosos é a msma coisa kk confia
@@vicenteneto6767 pra quem não conhece é a mesma coisa, associam desenhos com infantilidade por causa de Disney, CN e afins
Como Psicólogo, eu sei o que ser colocado nesse rótulo de "imaturo" por questões tão bobas como assistir desenhos ou mesmo ler HQs ou mangás, por que "Não é para sua idade" é a coisa mais simplória que alguém pode fazer. Essas coisas não definem cárater.
Eu sou divertida e falo muita besteira sempre pra ter assunto porque não saio muito de casa,por isso me rotulei de imatura mas sei agora que não sou porquê tenho responsabilidade e juízo.
Tbm gosto de anime e livro de adolescente (mas não tô lendo kk).
Tmjnt🙌🌸
Classificar imaturidade como "não se comportar como a sociedade espera" e essa classificação como punição social foi mind blow
que bom que curtiu essas reflexões :)
A definição do que é (i)maturidade varia muito de indivíduo para indivíduo e de cultura para cultura em diferentes pontos do espaço e do tempo.
O maior aspecto de maturidade é reconhecermos que não somos e nunca seremos perfeitos, enxergando que a vida é uma melhoria contínua e progressiva de quem somos. Dessa forma, a humildade é muito importante para a construção da maturidade.
Eu penso assim, e depois de que comecei a pensar assim minha vida melhorou... e muito!
Oopo
Ninguém é perfeito, assim não dá para agradar todo mundo sempre, mas dá para você tentar agradar a si.
Muita gente vive mais para os outros do que para si.
@@juanrocky8147 Digo o mesmo, é uma filosofia tão boa de se refletir e colocar em prática...
Maturidade é fazer o que tem que ser feito ao invés de fazer o que você quer. Aprendi essa jogando Horizon Zero Dawn.
Eu parei de jogar por ser muita caminhada
Isso pode ser problemático
boa, jogo excelente inclusive
Boa
Meu jogo preferido!!!
Explica sobre o autismo. Características, o que é, seus níveis, e com certeza uma parte psicológica sobre como ele nasce ou funciona no nosso cérebro. Por favor.
Ele ja vez um video
Eu acho que sou autista kkkk
@@dangerous_0015 kkkkkkk você tem noção do que é ser autista ou tu está apenas zoando? Rsrs
@@canaldesnecessariogmz1870 mas bem que poderia falar mais a fundo, sla... eu como autista gosto muito de ver pessoas produzindo vídeos conteúdo explicando de modo profundo sobre o autismo(^w^
ua-cam.com/video/zbjfmfWXPyo/v-deo.html
ua-cam.com/video/dQw4w9WgXcQ/v-deo.html
tem esses daqui, mas só dois vídeos não são suficientes pra esgotar o assunto
Na escola me chamam de imatura porque sou brincalhona, gosto de assistir desenhos, criar histórias e fazer penteados em mim e nos meus amigos, nunca bebi, beijei na boca, ou usei drogas e não gosto de ir em festas. Às vezes me questiono se devo seguir minha vida do jeito que sou ou se eu, realmente, sou muito infantilizada e deveria mudar (tenho 16 anos)
Continue do jeito que está, seja feliz
-,-, eu sou igual vc kkk mas eu tenho 18
Você SÓ tem 16 anos, continua fazendo o que você curte
Eu tbm, exatamente isso e tbm tenho 16 anos kkkk
Mas eu não vou mudar não
Eu tenho 21 e sou como você, tirando a parte de beber, mas apenas bebo socialmente e de forma moderada
_"O que o rebanho mais odeia é aquele que pensa diferente. Não é tanto a opinião em si, mas a audácia de querer pensar por si mesmo. Algo que eles não sabem fazer."_ (Arthur Schopenhauer)
Esquerdistas e feministas 99% são militantes e msm, na maioria das vezes, não tendo qualquer prova ou pesquisa, e tb em muitos casos, n tendo nem msm o mínimo de lógica básica, querem está certos a todo custo e se vc for contra, eles vão em peso pra cima de vc "te cancelar", te xingar, tentar te "humilhar", tantão destruí sua vida, logo eles q pregam "igualdade"..... não vou neem continuar falando
Uau 👏👏
Para a sociedade sou imatura porque tenho hobbies "infantis" como por exemplo, amar desenhos animados (cartoons e animes) Brinquedos, usar roupa referente a desenhos animados, rio me de tudo e as vezes literalmente me comporto como uma criança mesmo tendo 21 anos
Mas eu prefiro ser assim que seguir esses estereótipos e me tornar uma pessoa chata
.
@@be_007 um ponto? Que?
@@user-mfrancisca1999 quero dizer que concordo contigo
@@be_007 entendi
Este vídeo me fez refletir sobre o que é ter maturidade em nossa sociedade. Muitas das vezes é um construção inalcançável, sendo que julgar uma pessoa por apenas um aspecto é vago e injusto.
exatamente! Isso rola muito!
A definição do que é (i)maturidade varia muito de indivíduo para indivíduo e de cultura para cultura em diferentes pontos do espaço e do tempo.
Oque indica se uma pessoa é madura ou não, é se a pessoa faz oque tem que ser feito... A pessoa trabalha, paga contas, põe o sustento dentro de casa etc, essa pessoa é madura, se ela é brincalhona não a faz ser imatura... Ser brincalhona é uma característica da pessoa...
Acho que a primeira comparação não é tão válida. No primeiro ponto que você citou, diz mais sobre responsabilidades do que maturidade...
Concordo cm vc, em partes.A pessoa mais infantil q eu conheci tinha 18 anos e cara, qualquer problema q aparecia pra ela, ela ficava puta, gritava com todo mundo ou ent ignorava o problema achando q ia sumir.Fora q ela era extremamente irresponsável, n estudava, n trabalhava e não pensava no futuro.
A depender do tipo de brincadeiras pode ser imaturidade sim. que não impede a pessoa de ser responsável.
Imaturidade é se comportar fora da idade que tem. Há comportamentos que não combinam e isso não tem a ver com ser chato ou não, ser sério ou não.
Eu ainda vou mais longe, o que é ser adulto e o que e ser criança? Levando em consideração que criança é um ser praticamente inconsciente e adulto um ser plenamente consciente, podemos dizer que pra cada ciclo de informação nova, pra cada assunto desconhecido que se apresenta a nós obrigatoriamente passamos a ser crianças até nos tornamos adultos, então pra cada jornada desconhecida que enfrentamos na vida estamos de frente para nossa criança e enfrentando nossos medos até nos tornamos adultos, o medo de não ser aceito porque queremos estar certos, o medo de não ser amado porque queremos pertencer a comunidade, o medo de não ser reconhecido porque queremos ser fortes, o medo de não ser especial porque queremos ser diferente, todas as pessoas estão na mesma jornada que a nossa todos são imaturos e maturos em algum aspecto de nossa vida...
Eu acho que a frase "criança é inocente" não vale para mim, nunca fui uma criança inocente, os outros viam as minhas ações do jeito que eu que queria que eles vissem... sempre fui bem consciente das ações humanas que meus pais tentavam esconder a todo custo, por isso criei uma personalidade "frágil e imatura como uma criança" que carrego até hoje kkkk pq não quero que eles vejam esse meu lado.
uma criança não é necessariamente inconsciente, isso varia da idade e da própria capacidade de enxergar o mundo, a forma como enxergarmos o mundo quando criança, adolescente, adulto pode mudar absurdamente, ela muda mt ao longo da vida conforme crescemos e vivenciamos as coisas..
Vou fazer 20 anos,
As pessoas me consideram bem "maturo" pra minha idade pois consigo pensar de forma mais clara e agir com mais coerência nas situações mas meus hobbies favoritos são jogar videogame e jogar futebol, então eu diria que maturidade vai de forma geral, a capacidade de lidar com os problemas de forma correta mesmo que não seja o melhor pra você, agora hobbies e demais coisas, é o gosto de cada, se você tem 30 anos, brinca de brinquedo mas sabe aceitar os seus erros, você é assim uma pessoa "matura"
É um rolê kkkkkk
Cada vez mais eu fico cabreiro com definições muito justinhas, acho que elas só funcionam bem nas ciências exatas.
Me disseram que tenho maturidade de alguém de 27 anos no quesito intelectual, mas de uma pessoa de 15 16 anos no quesito emocional e etc, mas agora depois de ver esse vídeo acho que consigo pensar sobre de um jeito mais bacana, menos duro comigo mesmo.
Acho que é uma boa a gente tentar ser melhor do que é hoje, mas maturidade é relativa, e pra coroar meu eu de 15 anos aujaisi acho que se tornar uma pessoa completamente madura deve ser CHATO PRA CARAMBA
tô de boa, um passo de cada vez, se amar é se conhecer, eh noiss
@@yunoraphael1413 é cara, e se for pra se comparar com alguém independente da idade, que seja se comparar com a gente mesmo, o role é ser feliz mano e tentar melhorar aos poucos, sem pressa, a vida é uma doidera
exato
@canal do aleatorio Bardusco é um pensamento interessante eu diria, manter o equilíbrio delas trás uma vida mais tranquila
@canal do aleatorio Bardusco legal, explique sua resposta
Eu fiz um teste informal na internet quando tinha 10 anos....
O site disse que minha idade mental era de 32 anos
Mdsssskkkkk
ai vc faz o teste dnv e ele fala q vc tem 10 anos.
@@renanandrade6844 sim kkkkkk mano eu n sei pq isso acontece
Kkkk
Eu tenho 50 anos e senti q só deixei de ser imatura depois dos 45... sério! Saí de um tratamento de quimioterapia aos 42 e me joguei nas baladas como se não houvesse amanhã. Voltei pra casa com amnésia alcoólica (nem sei como) algumas vezes e fiquei com caras nada a ver tive sorte de sair dessa viva. Ainda bem que estou envelhecendo e me atentando mais para as consequências de minhas escolhas. Depois de 3 décadas de muitas cabeçadas!
A tia teve adolescência dps dos 40 aí sim kkkkkkk tudo de bom pra vc bjos
Eu tenho 14 anos, meus amigos falam que eu tenho cabeça e alma de velho, simplesmente, pq não ajo como eles, gosto de ler, tomar meu café, não curto as mesmas músicas que eles, procuro sempre me manter informada no mundo político, e as demais notícias, estou sempre falando sobre meus sonhos (me formar, ter minha casa, minha família, ter uma estabilidade financeira e emocional), falo que não qro namorar agr e as pessoas não aceitam isso, fico chateada, pois muita gente quer que eu seja um pessoa que eu não sou....
@maria luiza! sim!
Vai se arrepender depois, a adolescência é justamente a época pra ser burro, pra não ser burro quando for adulto
@maria luiza! haaa, não estou sozinha nessa ✨
@@qwertyuiopasdfghjklzxcvbnm5902 é bait né?
@@qwertyuiopasdfghjklzxcvbnm5902 vai nada, antes hoje do que nunca
04:45 - 04:56:
A definição do que é (i)maturidade varia muito de indivíduo para indivíduo e de cultura para cultura em diferentes pontos do espaço e do tempo.
Eu estava me considerando imatura quando algo que eu não queria acontecia, eu começava a chorar, "fazer birra" e brigar por mínimas coisas que me incomodassem (tenho 19 anos) porém, de uns dias para cá, passei por bastante coisa que eu não queria, comecei a olhar minha vida em 3ª pessoa, e comecei a enxergar tudo diferente, comecei a me sentir muito melhor, a aceitar as coisas e deixar fluir, comecei a me cuidar e até meu relacionamento mudou bastante. Não sei se é a maturidade chegando ou apenas melhorei meu jeito de ser e de ver as coisas.
São as duas coisas
Pelo que entendi, a questão real não é "ser" ou "ou não ser" maduro, e sim qual seria a constância de agir com ou sem maturidade, mais ou menos etc. Além de ter percebido, e agora saber, que ajo em geral com maturidade no dia a dia.
é por aí mesmo, valeu pelo comentário!
Realmente isso massa seu comentário
Sofro até hoje com problemas para me relacionar socialmente, principalmente pelo fato das pessoas (muitas delas, da minha própria família) me julgavam como "atrasada" ou "infantil demais" pelos meus gostos e pelo meu jeito de expressar. Até hoje, eu mesma me puno por causa disso, de tanto aceitar que as pessoas falassem isso sobre mim.
Somos dois, a real e que todos nós somos um pouco fora do padrão.
Ou talvez o problema seja na outra pessoa. As vezes acontece.
Conheço pessoas que se acham super maduras,mas que tem atitudes que muitas pessoas julgam imaturas e supérfluas.
exatamente
Não existe alguém maduro. Mas existem pessoas que ainda não evoluiram, maturidade é um conceito abstrato pq mt gente fala q são coisas diferentes, pra mim maturidade é o jeito com que vc entende melhor as coisas e consequentemente como lidar com elas conforme vc vai crescendo
Tenho 30 anos, tenho pós graduação, sou chefe no meu trabalho, tenho uma enorme responsabilidade, é amo anime, mangás, chamos meus colegas de trabalho de gatinhas e gatinhos, conto piadas.
Miau
@@VictorCampos87 kkkkkkkkk
@@Shikacs A gente tenta, né... rs
@@VictorCampos87 gênio kkkkkkkkkkkkkkkkk
As pessoas falam que sou madura demais para minha idade, mas aí quando descobrem que gosto de animes, mangás, jogos e kpop falam que é criancice gostar dessas coisas. Vai lá entender.
É porque vc deixou de seguir os padrões dessas pessoas mas ignora isso n é como se a opinião delas fossem fazer diferença então assista animes e seja feliz 🙃
Imagina chamar alguém de imaturo por gostar de kpop? Amém Kim Taeyeon e quem não gostar que chore de raiva.
Sou estudante de Psicologia e uso muito seus vídeos como ferramenta de aprendizado e compreensão de conceitos que, muitas vezes, são vistos com outra significação no nosso dia a dia. Gratidão por compartilhar tudo isso conosco, André! Muito sucesso no canal
Mano, vídeo fantástico mesmo na hora do almoço, vale a pena "perder" uns minutos pra assitir os seus vídeos, simplesmente fantástico !
obrigadoooo!
Eu adoro os vídeos do canal. Muitas vezes eles me ajudam a entender melhor as pessoas ao meu redor, e principalmente esse, que me ajudou a entender que o conceito real de maturidade (o da psicologia, n o do senso comum) não é o que a sociedade e as pessoas falam que significa maturidade.
Eu acho que tem mais a ver com as experiências que a pessoa teve ao longo da vida (tem gente que tem determinadas experiências e talvez saiba lidar melhor com elas, e tem gente que pode ter tido experiências diferentes. É como se as pessoas tivessem que viver as mesmas coisas e ter as mesmas visões para serem maduras, ou como se vc n viver uma coisa, e responder a isso da forma como é esperado pela sociedade, já te faz uma pessoa imatura. É um saco). Eu sempre fui cobrada de ser uma pessoa madura a todo momento, como se eu tivesse que ser perfeita, e percebi que era só por eu n me encaixar no conceito de maturidade que as pessoas tinham como "certo"(eram *na maioria das vezes* pessoas mais velhas que eu, e que nem se encaixavam no próprio conceito do que elas achavam que significa maturidade!) Com esse vídeo eu entendi que maturidade não aumenta conforme a idade da pessoa (outra coisa que também sempre escutei), até pq se fosse assim, uma pessoa de 80 anos, por exemplo, seria extremamente madura apenas por ter 80 anos. Imaginem uma pessoa que não faz nada, e vive dentro de casa; Considerando oque o senso comum tem como significado de maturidade, como a pessoa seria uma pessoa madura? Como ela ia formar a visão do mundo sem fazer literalmente nada? Para mim não faz sentido, fazer essa "avaliação" digamos assim, só pela idade da pessoa.
Inclusive, outra coisa que sempre fui cobrada, é de chorar menos. As pessoas acham que chorar, que é só uma das formas do ser humano expressar os sentimentos, é uma vergonha. Vergonha para mim, é a pessoa que toma conta da vida de outra pessoa, espalha boatos falsos, que tira tudo do completo achismo que ela tem.
Eu adoro esse canal, e acho que ele ainda vai bem longe!
Vocês tem uma ótima forma de explicar as coisas, coisas mtas vezes complexas de forma simples, conceitual, e sucinta. Isso é maravilhoso!
Que o Minutos Psiquicos cresça bastante!
obrigado :)
Tem coisas que eu ainda fico martelando na cabeça me perguntando o motivo de ter feito e o porquê não fiz diferente. Com o tempo eu tenho entendido muitas coisas e esse vídeo em especial me ajudou bastante com isso. Valeu pelo vídeo ♥️♥️♥️
Bom dia Dr e amigos.
Excelente vídeo como sempre.
Por incrível que pareça, hoje o UA-cam me notificou.
Boa
pois é, algumas pessoas me disseram que não andam recebendo notificação mesmo estando inscritas. Muito estranho, mas se desincrever e inscrever de novo pode resolver o problema.
Cada vez mais eu fico cabreiro com definições muito justinhas, acho que elas só funcionam bem nas ciências exatas.
Me disseram que eu, com 20 hoje, tenho maturidade de alguém de 27 anos no quesito intelectual, mas de uma pessoa de 15-16 anos no quesito emocional e etc; agora depois de ver esse vídeo acho que consigo pensar sobre de um jeito mais bacana, menos duro comigo mesmo...
Acho que é uma boa a gente tentar ser melhor do que é hoje, mas maturidade é relativa, e pra coroar meu eu de 15 anos aujaisi acho que se tornar uma pessoa completamente madura deve ser CHATO PRA CARAMBA
tô de boa, um passo de cada vez, se amar é se conhecer, eh noiss
Heeey, poderia falar sobre crianças agressivas, oq podem causar essa agressividade e pq acontecem. Pleasee♡♡♡
Jean Piaget: Amadurecemos com a idade biológica.
Lev Vygotsky: Amadurecemos com as experiências socioculturais.
Melhor canal sobre assuntos da Psicologia
opa, obrigado pelo comentário tão generoso!
Poderia fazer um vídeo falando sobre hipersensibilidade e hiposensibilidade sensorial. Eles envolvem tanto pessoas neurotipicas como neuroatipicas.
Acho que minha mãe tem e eu também.
Assim como um vídeo falando sobre se é possível uma pessoa ter uma personalidade introvertida e extrovertida.
Como também sobre se é possível uma pessoa ter uma personalidade indiferente.
A partir da adolescencia até a fase adulta sempre me achei imatura porque tinha essas caratecterísticas que citou no video como possíveis exemplos (impulsiva, impaciente, agressiva e as vezes irresponsável), mas algumas pessoas que tinham conversas mais profundas comigo diziam que eu era muito madura.
Aí na fase adulta descobri o TDAH e então toda essa curiosidade de saber o que tinha de "bugado" em mim acabou. Faço tratamento mas me aceito assim mesmo, não me acho anormal nem imatura mais, só diferente =D.
Dizem que eu sou bem madura pela minha idade. Já falaram que eu penso, falo, e pratico ações diferente de alguém da minha idade. E pra falar verdade fico muito feliz ouvindo isso! :)
fui diagnosticada há umas duas semanas como hipocondríaca, mas sei bem por cima o que é... poderia fazer um vídeo sobre? obrigada! ❤️
façam um vídeo agora falando sobre exatamente o oposto "sento muito maduro antes da hora" kkkkk
Faz um vídeo falando sobre "responsabilidade emocional" .
André querido, que vídeo excelente! (Aliás, isso é pleonasmo, em se tratando de vídeos teus, meu caro...).
Além do que você brilhantemente expôs, me parece que há também a necessário crescente de ressignificar certos conceitos frente ao que vivemos hoje em dia.
Dias diferentes, necessidades diferentes, alguns entendimentos precisando ser "recompreendidos", ajustados e, quem sabe... demovidos.
O que eu sempre repito é que o contexto e o tipo da inteligência que se está focando precisa ser levado em conta para que não se tenha aquele olhar simplista e imperfeito, tão nefasto pra vida.
As pessoas sempre me acham mais velho do que eu realmente sou. Pelo meu vocabulário, postura, formas de vestir e a forma como reage as coisas do dia a dia.
Irmão vc pode fazer um vídeo sobre bloqueio emocional por exemplo n conseguir amar
Tenho 19 anos, e sei o que é ter maturidade. Mas as vezes é tão difícil, eu ajo no impulso, e me arrependo. Erro com os outros e comigo. Mas eu acredito que seja normal ter esses conflitos, o importante é saber reconhecer. Agora na quarentena eu to tendo mais tempo de analizar essas coisas em mim, e alguns erros eu só consegui perceber agora.
Hoje a sociedade quer que a pessoa se comporte de forma burra e não madura , pelo menos onde moro está assim . Maturidade é uma coisa boa , e o pessoal adulto e jovem estão sem noção .
Por favor, fale sobre facilidade/deficiência em fazer cálculos mentais e qual reflexo/significado disso sobre a inteligência da pessoa.
Excelente vídeo! Não via essa questão de maturidade por essa ótica! Faz um vídeo sobre pessoas que se sentem desconfortáveis em festas ou ambientes com muitas pessoas. Ajuda pra depois da pandemia rsrs.
Maturidade tá relacionado a forma de comportamento e não em gostos pessoais. Conheço alguns adultos que se parecem com crianças pois são pessoas debochadas, impacientes, e egoístas a ponto de não sentir empatia pelo próximo. Me chamam de velho as vezes só porque me comporto de forma calma e tranquilo, e não sou muito de falar também. Já vi jovens sendo até bem mais maduros do que muitos adultos até. O fato é que ninguém escapa de se comportar de forma imatura as vezes independente se é rico ou pobre, todos nós somos humanos e todos nós erramos, o importante é reconher quando erramos.👍
Bomm diia, André! Vídeo excelente... Obrigada pelo conhecimento! Espero que você esteja bem e tua família tbmm!! Seu canal é sensacional! Fique com Deus! ❤💜🌌
Na sociedade de hj em dia maturidade é ter que se fingir de uma pessoa séria que vive sua vida sendo infeliz por fazer o que os outros querem ver de voce e por isso as pessoas de hoje são tão ignorantes e imaturas a ponto de discutirem por coisas bobas e esquecerem do que realmente importa
.
E o que importa é o amor
Eu adoro ler gibi principalmente do Chico Bento. Faz tempo que não leio kkkk. Brinco q parei no 4 ponto 4 mais só tenho 59 anos fiquei com deficiência (epilepsia de 2@ grau) depois de 2 cirurgias na cabeça (meningiomas) mais vivo porque renasço todos os dias 😁🤸♀️
Maturidade pra mim é ser responsável, saber lidar com problemas resolver ter conhecimento
Um vídeo sobre oq a psicologia acha dos mbti's.
Muito interessante seus videos! Meus sinceros parabéns.
*Eu antes era bem imaturo, ficava irritado facilmente com qualquer coisa que ia contra mim, se rebelava, xingava, me comportava de forma muito brincalhona, falava muita merda sem pensar, agora sou bem madura, mas dependendo da situação, posso agir de forma imatura as vezes... xP*
Boa noite, senhor*s.
Não por completa influência desse vídeo, mas pôr um empurrãozinho, penso, até que, um pouco mais sobre esse assunto.
Ããnnhh... Eu quero dizer isso.
O jeito que esses vídeos são projetados, facilitam minhas buscas, por exemplo, num site de psicologia completamente extenso com linguagem padrão/formal falando sobre esse tema, mas de uma formal 100%, o que, às vezes, é dificultoso para ler, dependendo do nível de formalidade do site.
com esse formato, a simplicidade com as palavras e as imagens, ajudam-nós a entender.
Principalmente aos que tem a mente preguiçosa, uma mente parada ou uma mente jovial. Aquele que ainda está aprendendo sobre esse tema, cujo a maioria de nós.
Para algumas pessoas, invés de ler várias matérias difucultosas ou somente por preguiça de ler alguma matéria, é mais divertido assistir/ouvir um vídeo desses. (人*´∀`) ❤️
Concordam?
Ah, quase esqueci!
As imagens, elas acabam dando mais extensão generosa nos exemplos abordados que ajudam criar cenários, várias vezes.
Um detalhe.
Também influenciaram bastante o entendimento dos temas. Mas elas ficariam chatas para entender sem contextos, as falas.
Só dizendo, é difícil perder a atenção/entendimento junto a elas.
Por volta, criam-nós duvidas, que gera mais curiosidade e dá vontade de conhecer e estudar temas novos ou sobre esse mesmo tema, só que muito mais detalhado e provavelmente falado de várias formas diferentes por cada pessoa, aquele que gera sua opinião sobre isso, como o moço desse vídeo; os exemplos dele é uma forma de como ele enxerga a maturidade.
É interessante.
Oh, e eu adoro as imagens, a fala do roteiro e do próprio roteiro sobre vários vídeos nesse canal! (@°∆°@)
Eu fico muito feliz, me ajuda a entender e também ajuda outras pessoas.
Na minha visão, ajuda a melhorar muitas pessoas. Elas podem pensar mais em suas ações e assim passar a controlar sua mente e seus desejos, seja lá quais forem, bom ou ruins, para si ou para outros..
Estou animada, adorei esse canal!
FALA sobre MBTI, teste das 16 personalidades por favooor
Façam um vídeo sobre a ausência materna ou paterna na vida de uma criança. Seria MUITO bom.
Vc poderia falar sobre bloqueio criativo e dar dicas pra lidar com isso
Ai, cara... Acabei de conhecer o canal, já tô assistindo todos os vídeos, amei e já quero continuar assistindo todos os vídeos novos que vierem por aí, que incrível 💛
Muito obrigado pelos vídeos 👏 tô sempre apreendendo.
"ou aquele comentário da sua mãe que te tira do sério" tu lê mentes?
Não + ele estuda ela😄
@@MariaLuiza-xb8mh tá meio difícil
@@jorzrick7373 tem razão
@@MariaLuiza-xb8mh infelizmente
Eu estudando 10h por dia:
Minha mãe: Vê se estuda tá
Excelente conteúdo! Extremamente agregador , obrigado!
Vídeo incrível!! Obrigada 🤩
Faz um vídeo falando sobre as 12 personalidades do mbti 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🤩 amo esse canal! 😍
Estava precisando. Obrigada!
Faz um vídeo sobre tipos de relacionamentos. Ficantes ou pessoas que querem "fazer coisas de namorados sem namorar"
na minha cabeça esse canal tá me formando em psicologia aos poucos kkkk
Adorei o vídeo, muito bom👌
Quero parabenizar o canal pelos conteúdos dos vídeos, faz alguns meses que venho acompanhando e gosto bastante dos temas, são sempre muito interessantes e enriquecem ainda mais meus conhecimentos.
Ontem mesmo assisti um vídeo sobre o movimento anti manicômios e acabei descobrindo por influência do vídeo a história do holocausto brasileiro, era algo do qual nunca havia ouvido falar.
Tbm gosto muito das ilustrações e animações dos vídeos.
Parabéns e continue com esse conteúdo maravilhoso.
Obrigada! Me ajudou muito saber disso.
Tava procuro por um vídeo nesse estilo ja a algum tempo pq amo fazer esse tiplo de reflexão, e mais uma vez, sem palavras...
Que vídeo incrível, André. Obrigado denovo por trazer a psicologia de uma forma tão didática, e tão interessante a nós, parabéns Minutos Psíquicos!
sempre vocês fazem um tema interessante de vídeo obrigado por sempre tirar minhas dúvidas ksksks
Sabe quando eu era mais novo eu era bem tímido e introspectivo não falava não interagia igual os outros jovens e o engraçado é que eu escutava que era bem maduro pra minha idade mas eu sabia que não eu só não conseguia interagir da mesma forma que os demais. Bem o tempo passou e eu fui deixando de ser introspectivo fiz terapia o que ajudou muito e hoje eu sou bem mais falante e brincalhão e é engraçado que por isso já ouvi algumas vezes que sou imaturo, chego a achar engraçado alguém classificar o meu bom humor como imaturidad, e hoje não acho q ei seja imaturo. Enfim pessoas são engraçadas sempre querendo rotular.
Quando eu fico ansioso ou nervoso minha garganta dói 😭😭😭
EU tenho q te perguntar é MUINTO IMPORTANTE EU SABER, como doenças ,efeitos ,ou síndromes são descobertas e diagnosticadas?
Juro que se eu souber faço uma baita de uma pesquisa sobre
Pq se eu estiver certo estou a 4 raciocínios de distância de descobrir um novo efeito social
esse canal é perfeito!
Desenhos e psicologia = duas coisas que amo
obrigadoooo s2
@@insonia8147 exato!!!
tenho 17 anos,mas o resultado do teste de idade mental q fiz aos 14,disse q eu tinha 43 anos de idade mental,eu estranhei afinal de contas não sou tão maturo assim,apesar de q a maturidade foi resignificada pra mim agora.
Vídeo topp! ♥️
obrigado!
é complicado, to meio fora dos padrões de maturidade e as vezes isso me faz parecer meio estranho tlg, só q ao msm tempo q eu quero ser mais maduro e só viver uma vida como todo mundo, acho isso tão chato e sinto q eu poderia usar a minha imaturidade pra fazer algo diferente, na real n sei c é imaturidade, já me chamaram d imaturo, arrogante, excêntrico, e louco tmb, até queria mudar mas ngm me ajuda, só metem esses adjetivo e vazam, n sei oq isso tem haver com o vídeo pra falar a vdd, só qria expressar oq eu penso
"Conheça-te a ti mesmo"
Acho que é a melhor coisa que eu poderia te falar é essa. Se conheça.
Veja suas ações e veja o que está de errado, se pergunte, pergunte para si mesmo o motivo de suas ações. Só você pode mudar tal coisa, ninguém pode mudar seu jeito, só você. E aliás, lembre-se, nem tudo que falam é verdade, muitas pessoas falam isso na hora da raiva, para te humilhar e etc.
Uma coisa também, você tem seu processo de evolução, cada um tem seu grau de evolução e maturidade, isso não pode ser interferido, então, respeite seu tempo, você pode conseguir chegar ter tal maturidade pra sua idade ou até mais, mas isso é um processo, por exemplo, não dá pra você obrigar a uma criança entender tal coisa que ela não entende, mesmo ela precisando entender aquilo, ela precisa querer também entender, igualmente nós, não dá pra forçar uma pessoa ter um nível de maturidade para uma coisa, conseguir lidar com uma situação perfeitamente, sendo que cada um tem seu jeito, de pensar e de agir.
@@0isadora entendi, só q eu n julgo essas pessoas, eu q sou muito reservado, falo pouco sobre mim e sobre oq eu penso, ae até entendo tudo isso, to aos poucos tentando me abrir mais e talz, parar d guardar tudo pra mim
@@pixels377 Normal, adolescentes fazem isso frequentemente de guardar para si mesmo as coisas, nem sempre isso é bom, mas enfim, espero que tenha uma boa tarde.
@@0isadora Só adolescentes fazem isso? Adultos em sua maioria também são assim. Não conversam as vezes nem com o marido ou esposa, mora junto com uma pessoa e não a conhece. Normalmente quanto mais velho a pessoa é menos ela fala sobre seus sentimentos, vão ficando mais secos, reclamões e chatos.
Quando eu escuto música ou fico animado Tenho movimentos repetitivos.
Eu tenho quase 14 anos e eu tenho um pensamento compreensivo independente da situação e um comportamento infantil em diversas ocasiões e quando eu tento parar de ser infantil eu me sinto triste pq já e o meu jeito de ser e até por conta do meu jeito eu me sinto melhor me comunicando com crianças e quase nunca consigo me comunicar com pessoas da minha idade , eu me sinto inseguro e um desastre pq eu penso absolutamente o contrário das outras pessoas ,eu tento agradar as pessoas tendo uma visão parecida com a delas pra pelo menos não ficar sozinha mas é muito difícil sempre tentar ter a mesma opinião ou ser "normal" como os outros :/
Faz um vídeo dando dicas de como ser mais confiante
A quinta série que me habita é minha maior imaturidade kkkkk
amo seu canal
obrigado s2
vocês podem falar sobre mitomania e megalomania também? eu estudo psicologia em casa e gosto destes assuntos, eu adoraria ver aqui no canal.
Curti muito o vídeo
Pra mim ser maduro é ter caráter, disciplina e empatia, algo mais ou menos assim.
Ainda não sou maduro de verdade, sou bem pouco, ainda tô tentando.
respeito na real é o mais importante. não adianta ter pena de alguém enquanto fica tentando ofender outras.
eu acabei me tornando madura por causa de traumas 😸
Mesma situação que eu
Mas Jesus tem limpado meu coração ❤
Por exemplo, pode falar que o autista de grau severo se comporta como criança? Ou não é a forma correta de dizer?
Obs: ótimo vídeo!
Imagino que não seria
Dentro do que entendi do vídeo classificar as pessoas conforme esse tipo de categoria é bem merda. Você pode tá desconsiderando um monte de fatores que podem ou não serem importantes, além de reforçar ideias fixas que atrapalham a inserção dessas pessoas na vida, digamos assim...
Não lembro pra que ele comentou que elas ainda são usadas
@@yunoraphael1413 Eu acho que falar que tem idade mental de 6/7 anos é diferente de falar que o comportamento é igual de uma criança quando se trata de uma pessoa adulta com deficiência intelectual grave ou autismo severo. Porque é diferente de um adulto que não tem deficiência considerável.
*_EXCELENTE CONTEÚDO_*
obrigado!!!
A sociedade é imatura ao extremo tanto que ainda não tem vergonha na cara que quer que agente seja super maduro kkkkKKK.
Né lkkkk
@@evanafton6445 Poisé mano.
Tema muito interessante, acho que vou fazer uns testes hoje kkkkkk
Boa sorte com esses testes, Harrison kkkkk
Hiperatividade, com raciocínio mais lento, mas faço do meu jeito (◠‿◕).
Perdi a conta de quantas vezes me chamaram de imaduro, retardado mental, bobo, mongolóide, anormal y otras cositas más, já sofri muito com isso, hoje já não me importa mais, pois cheguei à triste conclusão de que as pessoas adoecem as pessoas, hoje entendo que essas pessoas (as que me chamaram por esses termos) na verdade não passam de ignorantes, medíocres, e, talvez até, invejosas...
eu amo os vídeos desse cara
Minha Mãe já falo aspectos meus muitos ruins meus que eu podia melhorar mais tbm já disse que eu só Imaturo só por ser espontáneo e brincalhão,não liquei😒 inclusive ela DISSE que o motivo pelo qual ela me levo no psicólogo foi pq na visão DELA e do meu Pai(nem te conto o resto vai no video de como sua familia te influencias que tem um pouco dá dos meus problemas É BEM POUCO😂😂😂 só um pouquinho)eu era imaturo briquei com eles pq isso era bem idiota pq eu realmnete tô com muitos problemas😢
Eu fiz 15 anos neste ano. Já fui considerado um prodígio ou um garoto superdotado em diversas fases da vida, inclusive hoje. Por mais que ao invés de estudar as matérias escolares, eu estude apenas o que eu gosto e fora da escola (Canais/livros de filosofia, por exemplo) eu tenho uma facilidade pra passar de ano e uma facilidade em diversas áreas. O problema é quando a maturidade entra nesse tópico, pois ela não se difere em nada da maturidade de uma criança de quatro ou oito anos. O jeito como eu me porto, como eu gaguejo, como faço piadas fora da hora, como eu sempre me embaralho falando por tentar acompanhar os meus pensamentos com a fala, ou como eu não tenho responsabilidade e temo que isso vá acabar com a minha carreira daqui à alguns anos (pouquíssimos anos, o Enem já está batendo aqui na porta) é simplesmente insano. Acho que é isso. Tenho medo do meu potencial ser desperdiçado pela minha falta de maturidade/responsabilidade.
Obrigado pelo vídeo, muito bom.
eu tmb tenho 15 anos , embora eu tire notas boas na escola não me considero uma pessoa inteligente, tirar nota na prova não significa que vc sabe o conteúdo , não gosto de estudar , mas , pelo menos na aula quando era presencial, eu prestava atenção no professor ent conseguia fazer a prova. Não sou uma pessoa muito madura, mas meio que aceitei esse meu lado, sou uma pessoa que faz as outras rirem , pois falo muitas coisas que vejo que o povo fica constrangido de dizer. Eu não me preocupo muito com o enem, qualquer experiência da vida pela qual vc ainda não passou mas sabe que alguma hora vai passar te deixa nervoso, quando isso acontecer tente se lembrar de experiências assim, tipo fim da infância , troca de escola , ter que falar em público etc.
@@sarahbraziel4261 Eu acabo me cobrando muito quando penso em carreira pessoal, fico pensando "e se eu desanimar todo mundo que até aqui falaram que eu conseguiria qualquer coisa que tentasse com esforço?" e esse pensamento simplesmente não sai da minha cabeça.
Eee que bom que tu também consegue manter notas boas! ^^
Reavalia se você não tá achando muito pesada essa expectativa que cê tem sobre seu futuro
Eu achei escola fácil e tinha facilidade em tudo que eu tentava aprender auusjsis apesar de me sentir um patinho feio porque não conseguia me enturmar bem com o pessoal
Posso dizer que não sou exatamente convencional (espero que isso não soe arrogante kkkkkk) e meio que tô aprendendo a me aceitar ao mesmo tempo que vejo o que faço da vida suisjso
Por ter sido muito bom na escola, desde muuito cedo geral falando "olha como ele e inteligente" ainda tenho muita expectativa sobre questão de carreira faculdade dinheiro etc etc.
Não acho que é por mal nem uma coisa completamente ruim essa expectativa, mas com base no que eu já vi por aí não tem um jeito certo e resumido de dar respostas pra esse tipo de coisa 🥲
Gostaria de ser ou ter sido aquela pessoa super olha a lucidez que tenho pra tomar decisões 😎 mas fiquei pasmado quando percebi que muita coisa é feita sem tanto perfeccionismo e tá aí sabe? Acho que a vida é mais simples do que parece, mas ao mesmo tempo fica no ar, se é que isso faz algum sentido 🤣
Não sei se te ajuda de alguma coisa, mas fica uma brisa aí, só força, é noisss 🤙
Passou de 3 linhas não leio
Ótimo vídeo. Pra mim imaturo é quem avalia a "maturidade" dos outros kkkkk
Faz um video sobre egocentrismo 😄 , pfv , nos te amamos minutos psíquicos 😍😍
Amei o video!!
Tava pensando se tem alguma explicação psicologica para fãs muito obcecados, sera q isso da um tema?
Gostei do vídeo, obrigado!