Pessoal, agora estou postando vídeos somente no meu outro canal. Vídeos como esse e outros sobre diferentes países, minimalismo, estilo de vida e mais: ua-cam.com/channels/mfxfymhga6upzDTG70wjkw.html
BUEN VIDEO LLENO DE VERDADES Y DE HONESTIDAD -YO TAMBIEN AMO AL BRASIL Y NO ME IMPORTARIA SI TUVIESEN UNA INFRAESTRUCTURA EXTREMADAMENTE BUENA COMO ALEMANIA;SOLO DESEARIA UNAS 3 COSAS PARA EL BRASIL ,QUE NO HAYA VIOLENCIA;QUE HAYA UN BUEN SISTEMA DE SALUD Y QUE HAYA UN BUEN SISTEMA EDUCATIVO.
Cara, em 2001 eu fui pros EUA trabalhar por 6 meses...quando desci no galeao e peguei a linha vermelha, ao olhar pro Oceano de pobreza da Maré, achei q estava chegando em algum pais da Africa arrasado pela guerra. O choque foi triste.
Tem em todo lugar isso cara, nos EUA é legalizado andar sem escape e não precisa legalizar para modificar o carro lá tem muito mais carro barulhento ainda.
Vim do futuro (2021) e lamento dizer: continua o mesmo barulho, pior do que nunca: com as entregas de comida e pequenas encomendas por moto, virou um inferno essa barulheira. Meu sonho é que todas essas motos fossem trocadas por motos elétricas, no estilo da Gogoro, que não fazem barulho nenhum, seria uma maravilha!
Adicione agora aí, “O país onde o crime compensa “ Basta o Papai Smurf dar um sorriso e dar uns tapinhas nas costas que tudo vira pizza. Ai ai Brasil 😫😤
Acredito que me sinto assim desde que nasci, é certeza que meu primeiro choro foi saber que nasci nessa quizumba! (Não é piada, é sério) E nunca saí desse país mesmo que esse seja um dos meus sonhos.
Nossa, vc tá falando o q falo tanto tempo....tenho 55anos, nasci no Brasil e não me identifico com nada, com nada mesmo.... sofro muito porque vou me afastando de tudo e de todos....já planejei ir embora...
I really enjoy watching your videos. I'm a native English speaker that has been learning Portuguese for the last 8 months. Slowly I'm able to understand a little bit more each time I watch your videos. Keep up the good work!
CM Forster I am French and Studying portuguese on my own too ! I LOVE HIS CHANNEL. ANother one for you would be TV APARECIDA and also, if you enjoy DIY stuff : MANUAL DO MUNDO, both of them to be found on UA-cam. I subcribed. Keep on studying Portuguese. ;-)
pt-BR is easier than pt-PT. If you really want to talk fluently try pt-PT after you feel secure with pt-BR, will be very interesting to non speaking portuguese, and a new level of challenge also.
João Farinhote Hi, actually that is my plan! I know someone from Portugal. I am just focusing on Brazilian for the first year or so and then start on the Portugal version. I love Portuguese
Você traduziu o que é a sociedade brasileira como nunca vi alguém conseguir fazer com tanta serenidade e verdade. O que mais me espantou é que eu penso o mesmo, mas sempre me condenei por pensar assim da sociedade em que nasci, e você fez o que é o certo para pessoas como nós e eu não. Parabéns.
Concordo com exatamente tudo o que disse. É exatamente assim que me sinto depois de voltar da Europa.. Como um estrangeiro.. Depois que o contato com uma qualidade de vida decente aumenta nosso parâmetro.. Isso aqui passa a deprimir a gente. Não vejo a hora de ir embora definitivamente.
Eu morei no exterior e só um ignorante (no bom ou no mal sentido da palavra) pra discordar do que você fala. Eu me sinto no inferno, é tanto caos em tantos aspectos que a única coisa que eu quero fazer na vida agora é juntar grana, conseguir cidadania (de preferência no país onde morei, Austrália) e sair daqui. Brasileiro vive de aparências mesmo, conheço muito "playboyzinho" que se acha porque tem um tênis da nike, enquanto na Austrália eu conheci gente que vivia muito melhor e não fazia questão de ostentar, trabalhava na subway (e não era subjulgado por isso), tinha um carro mais barato por ver apenas como uma necessidade, etc. Você sabe muito bem né, Rafa? Preciso nem falar, o vídeo "vivendo de aparências" fala tudo por mim! Me sentia injustiçado com relação ao governo atual mas uma frase tão simples me fez refletir muito: O brasileiro tem o povo que merece. Basta olhar pra esse povo acomodado, alienado e corrupto que entendemos quase que imediatamente o fato de o Brasil ser o que é. Enfim, não sou muito fã de fazer textão mas precisava enfatizar o que o Rafa falou, abraço :)
Acho, do mesmo jeito que todo mundo que vai à escola deveria aprender a ter educação e nem todo mundo a tem, mesmo frequentando a escola. Então no meu ver não faz muito sentido isso que ele falou.
Adoreiiiiiiiiiiiiiii seu vídeo. Após ter morar 26 entre USA, Austrália, França e Suiça. É quase impossível me adaptar aqui. Você leu meu pensamento. Não consigo dormir com a falta de respeito com o barulho das músicas altas. Ri muito quando você fala do barulho dos cachorros pela manhã, parece que você estava relatando a minha realidade atual. Sem contar que as pessoas aqui acham que isso tudo é "NORMAL"!. Sinto-me uma estranho no ninho e por isso não vejo a hora de ir embora em busca de paz, tranquilidade e segurança. Você relatou minha situação de "desespero" atual. Quem nunca provou do bom, se acostuma com o ruim. Parabéns. Sua visão da vida, da situação é EXATAMENTE a mesma que a minha. Val
olá, obrigado pelos comentários. Pois é, eu fiquei bem menos tempo que você fora do país e já não me adapto.... na verdade, nunca me adaptei. Desde pequeno já não me identificava com a cultura do país. E para piorar, cresci numa classe social onde há poucos exemplos de intelectuais e empreendedores....
Obrigada por ter respondido ao meu comentário. Continue com seus vídeos daí e eu continuarei te seguindo daqui até o dia que eu for definitivamente pata Portugal. Keep up the good work. Val
@@valchabord8969 Visão igual a minha, tem um vizinho fudido aqui que fica com música alta em pleno sábado de madrugada, mudei de casa e também tem outro vizinho fudido que fica com som alto, não consigo me adaptar nesse país. Vejo pessoas bem sucedidas sendo assaltadas, e me da um desanimo total desse país, o cara rala estudando e trabalhando, consegue 'vencer' na vida mas ai como ta nesse país FODIDO é assaltado e toma prejuizo.
Masi um video perfeito. A questão é que tu demonstra claramente o quanto o Brasil esta na idade da pedra lascada e do barro fofo, INFELIMENTE. Tu nao fala mal do Brasil.......tu mostra a realidade que precisa ser mudada, é simples isso !!! Se isso incomoda muita gente, paciencia......graças a internet e a inciativas como a tua Rafael eu acredito que o status quo absurdo do Brasil começe a mudar..........Abraços e continue o belo trabalho e não dê atenção a pessoas que simplesmente não entendem ou talvez NÃO queiram entender o que tu fala !!!
Tudo que você falou é verdade, principalmente a poluição sonora e a falta de estética urbana (inúmeras casas sem acabamento e construções mal planejadas)
Sou totalmente ovelha negra. Depois de 22 anos no exterior (Canada, USA, Portugal) também me assusto cada vez que volto pro Brasil pra visitar minha mãe. Calçadas esburacadas, feiúra das cidades, ostentação idiota, o provincianismo das pessoas que te julgam o tempo todo, a vulgaridade dos programas de TV, da música, a burocracia enlouquecedora, a miséria batendo na porta e pedindo esmolas todos os dias, e o pior de tudo, a violência desenfreada. Brasil pra mim é como aquele parente complicado, quase toda família tem um. Aquele parente folgado, que se puder tira vantagem da família, vive aos trancos e barrancos aplicando pequenos golpes, não tem sonhos, disciplina, garra para conquistar algo de bom e sólido na vida. A gente gosta, é parente, é sangue, você conhece desde sempre, e torce por ele, adoraria vê-lo bem, sadio, próspero, enfim progredindo de alguma maneira. Tem épocas até que parece que tá tomando jeito, você fica cheio de esperança, agora vai. Mas logo depois vem nova decepção. Brasil pra mim é esse parente. Eu amo, é minha terra, mas faz mal pra minha saúde física e mental e prefiro limitar o contato pra evitar sofrimento. Jamais me acostumaria novamente. E isso me entristece demais. 😢
Moro no Brasil, sou nascido e sobrevivente daqui., Tenho 20 anos e moro sozinho e meus vizinhos são parede em parede ( o aluguel mais barato aqui em Brasília vai quase 80% do dinheiro com contas e todo a burocracia de locador ) em contas eu gasto mais de um salário mínimo e meu pai me da pensão mesmo eu tendo 20 anos porque sem isso eu não sobreviveria ou compraria coisas que eu preciso. Aqui é sim um país violento e cheio de golpe ( comprei um videogame usado e roubaram a minha casa, se passaram por amigo e etc ) foi um evento canônico para mim e eu ainda perdi a namorada, para aumentar minha renda tive que vender água nas ruas e ainda sim foi uma humilhação, as faculdades públicas estão cheias de pichação e desrespeito, a vida de um brasileiro médio é um verdadeiro inferno., pagamos impostos altíssimos e não recebemos quase nada e é sério *QUASE NADA* os políticos multiplicam os pobres e esse país vai acabar virando uma Venezuela. Assim que eu puder dar o fora daqui eu vou embora com toda certeza. Me sinto bom de mais para ser desperdiçado num lugar onde eu não me sinto bem e o caos toma conta desse lugar feio e quebrado.
As pessoas são muito intrometidas e invasivas também, concordamos com isso e é bem chato mesmo. Aqui parece realmente o verdadeiro inferno mas pode acreditar, existem pouquíssimas pessoas de senso e lucidez por aqui.
Estou vendo este vídeo dentro da sala da minha casa, mas posso ouvir alguém da rua de trás de mais ou menos uns 300 metros de distância escutando o seu regae no mais alto volume. E francamente, ouvir essa música essa hora da manhã ñ era bem o que eu queria😢😢😢😢. Alguém me leve do Brasil por favor. (Lógico que tbm ñ pode ser qualquer lugar 😆😅😆😅).
Vejo o teu video e parece que estou a ouvir a minha consciência. Mudei-me para a Alemanha há 3 anos e sinto o que relatas - o ruído, a ostentação, o futebol etc... parabéns pela coragem em mencionares tudo isso de forma clara e simples.
O que me incomoda no Brasil é o fato da violência mesmo. De você não poder sair com uma câmera, um smartphone, ou qualquer outra coisa de valor sem ter paz de espírito. Ao menos eu sinto isso. Claro que tem pessoas que são sem noção e não ligam pra violência e saem mesmo com coisas caras. Infelizmente, moro no centro de uma capital, então já viu... Aqui quem nunca foi assaltado é motivo de piada.
Moro em uma cidade pequena e nunca fui assaltado (até hoje), mas minha irmã já foi assaltada a noite em uma cidade pequena na frente da casa dela e minha mãe já foi furtada em um supermercado da minha cidade (também pequena).
M. Lèmmark Eu já fui assaltado duas vezes , uma delas com arma apontada no meu peito e sinceramente eu não quero viver com medo minha vida inteira e nem que meu futuro filho(a) e esposa passem por isso , 19 hr aqui já é considerado horario de risco de sair de casa , Até para ir no mercadinho é perigoso , Eu moro em Londrina-PR , Aonde como o Proprio Rafael falou em um dos lugares menos violentos se comparado com o resto do país , mas a violencia chegou aqui .
Minha irmã mora aí em Londrina, as vezes eu vou aí também, e confesso que não me sinto muito seguro andando no centro, mesmo sendo durante o dia. A noite, nem imagino como pode ser.
+lMatheusx Nas duas vezes eu fui assaltado de manhã , Uma delas quando eu estava indo comprar leite no Mercado no meu bairro , Eu nem me arrisco a sair de noite aqui é praticamente suicidio . Eu me pergunto de que adianta ter bastante dinheiro no Brasil se você vive com medo diariamente ? , Outra coisa que me incomoda nessa país é o Mercado de Trabalho , mas esse é outro assunto.
Eu me sinto exatamente assim, não gosto de carnaval, nem de futebol, odeio ostentação eu não gosto de funk,sertanejo nem pagode. tenho sempre a sensação de que aqui não é meu lugar.
Gostei, gostei, gostei!!! Morei no USA, na França e atualmente na Alemanha. Tbm acho isso tudo, tudo verdade!!! Te admiro muito Rafael! Seja muito abençoada!
Cara as pessoas não aceitam a realidade do Brasil, acho eu que a maioria dos brasileiros que tem um pouco de consciência não gostam de nada da cultura da música por exemplo, o que acontece que essa cultura é enfiada para nós goela abaixo, fazendo com que pessoas menos instruídas caiam mais facilmente neste mundo medíocre que glamorizam na tv como sendo algo legal, tudo no Brasil é difícil, ruim, e cheio de preconceitos
Tocaste num ponto fundamental... me impressiono como as pessoas daqui, de diferentes classes sociais note-se, não reclamam desse tipo de poluição, a sonora com músicas (e independe se é boa ou não).
Fiquei muito triste ao ver seu vídeo pq tudo o que vc falou é verdade! Também não me identifico com a cultura brasileira e me sinto muitas vezes uma estranha no ninho, mas sinto que tenho alguma responsabilidade nesse país para ajudá-lo a sair dessa lama.. e tenho a esperança de que as coisas um dia vão começar a melhorar, nem que seja daqui a uns cem anos!
Muito bom amigo, suas considerações e observações, foram perfeitas! Parabéns pela inteligência em analisar de forma precisa, o caos que se encontra nosso país! Tenho dupla cidadania e pretendo ir embora o quanto antes também. Grande abraço!
Concordo contigo sobre a feiura urbana brasileira, que eu costumo chamar de "feiura opressora". A gente até se acostuma, mas aquilo faz um mal que se acumula ao longo do tempo.
Você está totalmente certo! Tudo é feio, são raras as exceções. Viajei 15 dias para os EUA há 5 anos e até hoje sofro com a diferença, e faço planos todos os dias da minha vida para ir embora do Brasil para um país de 1o mundo. Também não me identifico com a cultura brasileira, com a música, odeio futebol e sou pobre pra morar no Brasil, não tenho paz, não saio com tranquilidade, tudo o que quero é paz!
Você tem toda a razão, estou há 6 meses na Europa e nem me atrevo a pensar em voltar ao Brazil. Encontro com meus filhos na Europa, para matar as saudades.
Te entendo completamente, e me sinto da mesma forma, também me sinto um peixe fora d'água aqui. Você tem muita sorte de estar no exterior, espero que um dia eu consiga realizar esse sonho.
Concordo cem por cento contigo aqui no Brasil tudo muito caro e " comparo " com paises de primeiro mundo mas o salário continua de terceiro. Terrorismo sonoro tambem é uma coisa chata....misericórdia Vida ostentadora do brasileiro tambem....eu tambem me sinto muito deslocado "estranho" e estou pretendendo ir embora tambem do Brasil e desejo pra ti muito sucesso, acompanho e curto muito seu canal . Um forte abraço !!!!
Penso que absolutamente todos os países tem problemas pontuais, uns mais outros menos, em maior ou menos grau e quantidade. No entanto, no Brasil o problema é que estes mesmos problemas, que em outros países se mostram espargidos ou até mesmo inexistentes, aqui se mostram concentrados em número e grau. Sem contar que no Brasil, lidar com os tais problemas não se trata de questão de escolha e sim imposição. Ou seja, você nesce e cresce refém dos problemas uma vez que não terá muitas oportunidades de se livrar deles. Uma breve observação: O brasileiro médio não é religioso. Sequer sabe o que é religiosidade (cristianismo, no caso). Ele se finge religioso, se imagina religioso, vive uma fantasia, um fetiche no máximo, seja por má direção espiritual, ou pior, falta de bom caráter mesmo. Aqui a religião também é sinal de "status" e não matéria privada. Numa analogia simplória poderia dizer que o tema se parece com uma boa arte marcial, um bom caminho, uma prática edificante, consoladora, que, em mão erradas, causa apenas violência sem propósito e auto-afirmação tola. O brasileiro médio não consegue separar experiência alguma ou valorizar o aspecto racional, tudo nele é paixão cega. Mais uma vez parabéns, Rafa, seus vídeos são muito elucidativos.
Acabei de acessar o Canal, parei para espiar e, para a minha surpresa os assuntos são muito importantes, alguém precisava falar sobre tudo isso com urgência..muito obrigada!!
TOTALMENTE DE ACORDO COM VOCÊ!!!! E NEM PRECISA SE EXPLICAR TANTO, POIS AS IMAGENS FALAM POR VOCÊ. ATÉ UM CEGO, DAQUELES BEM BAIRRISTAS PENSA COMO VOCÊ E ENXERGA COMO VOCÊ E EU.
Olá querido, assistindo seu vídeo e concordando 💯 com tudo! Moro na Italia 🇮🇹 a mais de 20 anos e todas as vezes que retorno de férias fico chocada com o descaso, sujeiras e mal 😷 cheiro terríveis coisa de provocar vômito 🤮 muito chocante! Não consigo explicar é triste 😔
Disse tudo! concordo plenamente. E quanto ao primeiro item, é um fato. Sou urbanista e sei o que é esse urbanismo brasileiro: fiação aerea, calçadas despadronicadas, janelas de alumínio, falta de ordem arquitetônica (não tem regras, não tem harmonia), asfalto remendado, ausência de paisagismo e arborização decente, lixo fora de caçambas no meio da calçada, falta de civilidade no trânsito e organização dos moradores de fazer o mínimo pela sua rua e pela sua comunidade. O que é público não é de ninguém, ao invés de ser do todo. Enfim, Rafa, toca aqui, assino embaixo no teu video.
Rafael mesmo antes de conhecer seus vídeos eu já me identificava com seus conceitos do exterior, apesar de nunca ter saído do Brasil e sou teu fã, vc é muito culto e inteligente! Parabéns pelo seu trabalho e muito obrigado pela suas orientações, me ajuda muito
Também não sou muito brasileira no sentido social, eu tenho que ter meu espaço, meu tempo e principalmente minha privacidade. Brasileiro é muito folgado, chega em casa sem avisar, já vai abrindo a geladeira, não vai embora nunca, falsidade demais, tudo que querem é se aproveitar.
então tenho que ir embora logo por que não me encaixo em nada nesse País ,não curto futebol não curto carnaval samba sertanojo funk ,não gosto do jeito que os brasileiros cuidam a vida dos outros e sou mais reservado e isso para a maioria que dizer metido fora os problemas se segurança e etc etc
Eu te entendo eu sou reservado,não gosto de funk,futebol,carnaval,samba,sertanejo etc. cara e um avergonha ver certos tipo de coisa...eu fui no mercado e fiquei com vergonha as pessoas falando palavrao,se coçando,com cultura ruim. e triste :´ (
Icaro Gutierrez - Eu passo a maior parte tracando e estudando,nn tenho amigos por que a maaioria querem me levar a cometer coisas que nn são do meu interesse,como baile funk,bebe,fuma baseado,além de tudo mal consigo dormir com o som alto,i have to get out of here.
Grande Rafael! Você simplesmente tirou todas as palavras da minha boca neste video... E, no meu caso eu já perdi completamente a vontade de voltar para o Brasil até mesmo para passear... Se um dia der uma louca na minha cabeça e eu decidir ir para o Brasil para passear, certamente escolherei um lugar tipo Fernando de Noronha, ou seja, bem longe da civilização, quanto mais longe melhor...
Caríssimo Rafael! Me identifico tanto com as tuas palavras!... Eu vivi 12 anos em Lisboa e agora vivo em Londres há mais de 3. Entretanto, fiz uma "experiência" de voltar ao Brasil... e te garanto que foi a pior coisa que fiz na vida! Não consegui me readaptar! Com nada! Achei as cidades muito feias e mal cuidadas... e olha que morei em Balneário Camboriú! Não consegui ficar indiferente à falta de civismo das pessoas, à grosseria, às cabeças fechadas, ao fanatismo religioso, à ignorância em geral. O Brasil que reencontrei em 2013 não foi, definitivamente, o Brasil que eu deixei em 2001. Então eu entendi que já não havia mais espaço pra mim na Terra de Vera Cruz... É claro que encontrei muiiiiita gente boa e seria estupidez da minha parte generalizar. Minha "temporada" no Brasil durou 3 anos, 5 meses e 24 dias, e qdo eu saí foi com uma certeza: Brasil, nunca mais. Somente pra visitar família e amigos.
moço bonito,sou la do norte do meu pais, mas acredito e vou tomar atitude,nem tudo ta perdido vou aprender outra lingua e arrumar as malas nao vou mais me jogar da ponte. a esperança renasceu,existe sim lugar que podemos viver e nao sobreviver,muito obrigado irmao
Eu acho ridículo isso de achar que o país só é ruim porque a maioria dos brasileiros gostam de futebol, isso não tem nada haver, muitos alemãos, inglêses, portugueses e etc gostam de futebol e nem por isso o país deles são ruins
Moro há 8 anos em Portugal (no Funchal) e concordo em absoluto com você; tudo. Antes de morar aqui, morei na Croácia e já viajei por muitos países... mas infelizmente voltar para o Brasil não faz parte dos meus planos e para ser sincera, nem gosto mais de ir à passeio. :(
QUanto a cultura, acho que o Brasil já teve uma produção cultural de alto nível nas décadas de 70, 80 do século passado mas com o tempo houve um grande empobrecimento cultural.
Ainda bem que você conseguiu morar fora do Brasil, pior é quem pensa e sente como você - o meu caso - e por diversas razões acabou ficando "preso" nesse filme de terror.
Compartilho dos seus sentimentos! Morei no Japão por 20 anos.Voltei para o Brasil em 2011,fiquei 5 anos lá ,mas não teve jeito.Tive que voltar para o Japão !!O lema do Brasil é desordem e retrocesso !!
Você é um cosmopolita, um explorador dos tempos modernos! 👍 Meu avô materno saiu do Japão em fins do século XIX, em direção ao Hawai e conseguiu visto para morar na Califórnia. Casou em 1914, em 1915 nasceu minha mãe e em 1917 o meu tio. Minha avó retornou ao Japão em 1919 levando minha mãe e meu tio. Meu avô retornara ao Japão em 1927. Em 1930 chegou ao Brasil trazendo toda a família. Faleceu pobre e triste em 1947 em Pompéia-sp. Foi ele quem plantou a primeira semente de Beterraba no Japão.
Concordo com tudo o que você disse e penso da mesma, essa sensação de ter nascido no lugar errado... não me indentifico com nada aqui no Brasil.. mal vejo a hora de sair daqui.
Rafa, você tem parentes aqui? você tá coberto de razão... só de assistir aos seus vídeos eu comecei a enxergar dessa forma, mesmo antes desse vídeo aqui. vc evoluiu muito, gostaria de sair daqui também.
Cara ja me sinto um peixe fora d'agua sem nunca ter morado fora.já estou me preparando pra ir embora desse país medíocre.parabéns seus vídeos sâo ótimos!!
Que vídeo perfeito! Concordo 100%. Gostaria que tivesse legendas em inglês para que eu pudesse mostrar para o meu namorado que é inglês e só fala em ir para o Brasil. Ele acha que no Brasil é tudo maravilhoso apesar da violência. Moramos em Londres e eu, apesar da saudade dos meus pais e fa comida, não sinto falta de mais nada.
+Are tha mas Londres não é uma boa cidade para viver... claro que comparado com o Brasil ela só perde no clima horrível... sim, eu deveria fazer um vídeo assim em inglês
Boa tarde querido Rafael. Eu tenho que concordar contigo. A vida do pobre no Brasil é quase impossível. Eu também sou muito pobre pra morar aqui.....lamentável realidade....
Rafa, me identifiquei muito com esse seu vídeo! Não suporto mais tanto barulho, pagar tudo tão caro, salário baixo e outras coisas que vc falou. Ano que vem, partirei para a Itália a fim de solicitar a minha cidadania italiana - se tudo der certo, Brasil nunca mais!
Pessoal, agora estou postando vídeos somente no meu outro canal. Vídeos como esse e outros sobre diferentes países, minimalismo, estilo de vida e mais:
ua-cam.com/channels/mfxfymhga6upzDTG70wjkw.html
BUEN VIDEO LLENO DE VERDADES Y DE HONESTIDAD -YO TAMBIEN AMO AL BRASIL Y NO ME IMPORTARIA SI TUVIESEN UNA INFRAESTRUCTURA EXTREMADAMENTE BUENA COMO ALEMANIA;SOLO DESEARIA UNAS 3 COSAS PARA EL BRASIL ,QUE NO HAYA VIOLENCIA;QUE HAYA UN BUEN SISTEMA DE SALUD Y QUE HAYA UN BUEN SISTEMA EDUCATIVO.
Rafael você está coberto de razão em toda a sua análise,aliás muito bem descrita e comentada.
Cara, em 2001 eu fui pros EUA trabalhar por 6 meses...quando desci no galeao e peguei a linha vermelha, ao olhar pro Oceano de pobreza da Maré, achei q estava chegando em algum pais da Africa arrasado pela guerra. O choque foi triste.
um dos negocios que me irrita aqui no brasil e som alto em carros e motos com escapamentos barulhentos
Escapamentos bem lembrado
Sem falar dos fogos barulhentos, que nunca acabam, o barulho pra mim é a pior coisa aqui no Brasil
Tem em todo lugar isso cara, nos EUA é legalizado andar sem escape e não precisa legalizar para modificar o carro lá tem muito mais carro barulhento ainda.
Vim do futuro (2021) e lamento dizer: continua o mesmo barulho, pior do que nunca: com as entregas de comida e pequenas encomendas por moto, virou um inferno essa barulheira. Meu sonho é que todas essas motos fossem trocadas por motos elétricas, no estilo da Gogoro, que não fazem barulho nenhum, seria uma maravilha!
Gostei da frase: "Brasil: país onde o barato é caro, o simples é complicado e o banal é chique".
Sim, infelizmente, essa frase resume bem o que passo quando vou para meu país :(
Adicione agora aí, “O país onde o crime compensa “ Basta o Papai Smurf dar um sorriso e dar uns tapinhas nas costas que tudo vira pizza. Ai ai Brasil 😫😤
Oi Rafa! Me sinto exatamente como vc disse um peixe fora d'água, uma verdadeira ET já não suporto viver nesse país de tanta injustiça!
Tb sinto assim Edna. Desde os mínimos detalhes.
Acredito que me sinto assim desde que nasci, é certeza que meu primeiro choro foi saber que nasci nessa quizumba! (Não é piada, é sério) E nunca saí desse país mesmo que esse seja um dos meus sonhos.
Um tédio
@@LucasSilva-if9wt Quando a gente quer pra ser um tédio, é um tédio.
Eu moro na Holanda há 13 anos e raramente vou ao Brasil, pq perdi minha mãe e não vejo muitos motivos para ir lá sempre. Compartilho da mesma opinião.
O pior para mim, seguido da violência, é a falta de valor, que as pessoas dão para o outro, se você não tiver dinheiro.
Nossa, vc tá falando o q falo tanto tempo....tenho 55anos, nasci no Brasil e não me identifico com nada, com nada mesmo.... sofro muito porque vou me afastando de tudo e de todos....já planejei ir embora...
I really enjoy watching your videos. I'm a native English speaker that has been learning Portuguese for the last 8 months. Slowly I'm able to understand a little bit more each time I watch your videos. Keep up the good work!
CM Forster I am French and Studying portuguese on my own too ! I LOVE HIS CHANNEL. ANother one for you would be TV APARECIDA and also, if you enjoy DIY stuff : MANUAL DO MUNDO, both of them to be found on UA-cam. I subcribed. Keep on studying Portuguese. ;-)
pt-BR is easier than pt-PT. If you really want to talk fluently try pt-PT after you feel secure with pt-BR, will be very interesting to non speaking portuguese, and a new level of challenge also.
João Farinhote Hi, actually that is my plan! I know someone from Portugal. I am just focusing on Brazilian for the first year or so and then start on the Portugal version. I love Portuguese
CHRISTIAN DE PROVENCE Awesome! Thanks for the tips. Good luck with your studies!
if you can speak with a native speaker of portuguese language you can add me on whatsapp...
Você traduziu o que é a sociedade brasileira como nunca vi alguém conseguir fazer com tanta serenidade e verdade. O que mais me espantou é que eu penso o mesmo, mas sempre me condenei por pensar assim da sociedade em que nasci, e você fez o que é o certo para pessoas como nós e eu não. Parabéns.
Ele coloca o dedo na ferida. Gosto disso.
Eu tbm
Também gosto! Sem rodeios, direto ao ponto.
O barulho e o desrespeito aos vizinhos é insuportável no Brasil.
Estou saindo do Brasil exatamente por causa do BARULHO. Já estou me documentando para isso.
Concordo com exatamente tudo o que disse. É exatamente assim que me sinto depois de voltar da Europa.. Como um estrangeiro.. Depois que o contato com uma qualidade de vida decente aumenta nosso parâmetro.. Isso aqui passa a deprimir a gente. Não vejo a hora de ir embora definitivamente.
Eu morei no exterior e só um ignorante (no bom ou no mal sentido da palavra) pra discordar do que você fala. Eu me sinto no inferno, é tanto caos em tantos aspectos que a única coisa que eu quero fazer na vida agora é juntar grana, conseguir cidadania (de preferência no país onde morei, Austrália) e sair daqui. Brasileiro vive de aparências mesmo, conheço muito "playboyzinho" que se acha porque tem um tênis da nike, enquanto na Austrália eu conheci gente que vivia muito melhor e não fazia questão de ostentar, trabalhava na subway (e não era subjulgado por isso), tinha um carro mais barato por ver apenas como uma necessidade, etc. Você sabe muito bem né, Rafa? Preciso nem falar, o vídeo "vivendo de aparências" fala tudo por mim!
Me sentia injustiçado com relação ao governo atual mas uma frase tão simples me fez refletir muito: O brasileiro tem o povo que merece. Basta olhar pra esse povo acomodado, alienado e corrupto que entendemos quase que imediatamente o fato de o Brasil ser o que é. Enfim, não sou muito fã de fazer textão mas precisava enfatizar o que o Rafa falou, abraço :)
PS: Devo admitir que sou apaixonado por futebol, mas isso não facilitou muito minha readaptação hahah
PS²: Não concordo contigo na parte da religião
Acho, do mesmo jeito que todo mundo que vai à escola deveria aprender a ter educação e nem todo mundo a tem, mesmo frequentando a escola. Então no meu ver não faz muito sentido isso que ele falou.
Faço das suas palavras minha (vivi em Auckland). Conseguiu ir? Abrs
Concordo plenamente👏👏👏
Adoreiiiiiiiiiiiiiii seu vídeo. Após ter morar 26 entre USA, Austrália, França e Suiça. É quase impossível me adaptar aqui. Você leu meu pensamento. Não consigo dormir com a falta de respeito com o barulho das músicas altas. Ri muito quando você fala do barulho dos cachorros pela manhã, parece que você estava relatando a minha realidade atual. Sem contar que as pessoas aqui acham que isso tudo é "NORMAL"!. Sinto-me uma estranho no ninho e por isso não vejo a hora de ir embora em busca de paz, tranquilidade e segurança. Você relatou minha situação de "desespero" atual. Quem nunca provou do bom, se acostuma com o ruim. Parabéns. Sua visão da vida, da situação é EXATAMENTE a mesma que a minha. Val
olá, obrigado pelos comentários. Pois é, eu fiquei bem menos tempo que você fora do país e já não me adapto.... na verdade, nunca me adaptei. Desde pequeno já não me identificava com a cultura do país. E para piorar, cresci numa classe social onde há poucos exemplos de intelectuais e empreendedores....
Obrigada por ter respondido ao meu comentário. Continue com seus vídeos daí e eu continuarei te seguindo daqui até o dia que eu for definitivamente pata Portugal. Keep up the good work. Val
@@valchabord8969 Visão igual a minha, tem um vizinho fudido aqui que fica com música alta em pleno sábado de madrugada, mudei de casa e também tem outro vizinho fudido que fica com som alto, não consigo me adaptar nesse país.
Vejo pessoas bem sucedidas sendo assaltadas, e me da um desanimo total desse país, o cara rala estudando e trabalhando, consegue 'vencer' na vida mas ai como ta nesse país FODIDO é assaltado e toma prejuizo.
Cheios de turista no Brasil ! Eles vem desses países pra ver o Brasil práias comidas e sair da depressão.E vcs Vam se tratar também .
Você disse tudo!!! Deixa esses “brasileiros” pra lá! Vc é demaaaais!!! Nunca me adaptei ao Brasil! SOS!!!
Masi um video perfeito. A questão é que tu demonstra claramente o quanto o Brasil esta na idade da pedra lascada e do barro fofo, INFELIMENTE. Tu nao fala mal do Brasil.......tu mostra a realidade que precisa ser mudada, é simples isso !!! Se isso incomoda muita gente, paciencia......graças a internet e a inciativas como a tua Rafael eu acredito que o status quo absurdo do Brasil começe a mudar..........Abraços e continue o belo trabalho e não dê atenção a pessoas que simplesmente não entendem ou talvez NÃO queiram entender o que tu fala !!!
Politica da ostentação, ostento logo existo, falou tudo! Realmente verdade!!!! Parabéns só falou verdades!
Cara achei que era só eu que me sentia desse geito. Graças a Deus encontrei gente que pensa igual a mim.
Eu nao vejo a hora de sair daqui. E de sair nao volto mais nunca
Então é 2!
Se passaram 2 anos , já saiu ? Tomara que sim ... Um peso a menos , o Brasil agradece , e que vc nunca volte mesmo .
@@romariopereira5478 isso que fala men
@@romariopereira5478 kkkkkk morta
Eu vou sair, mas não fale NUNCA
Tudo que você falou é verdade, principalmente a poluição sonora e a falta de estética urbana (inúmeras casas sem acabamento e construções mal planejadas)
Sou totalmente ovelha negra. Depois de 22 anos no exterior (Canada, USA, Portugal) também me assusto cada vez que volto pro Brasil pra visitar minha mãe. Calçadas esburacadas, feiúra das cidades, ostentação idiota, o provincianismo das pessoas que te julgam o tempo todo, a vulgaridade dos programas de TV, da música, a burocracia enlouquecedora, a miséria batendo na porta e pedindo esmolas todos os dias, e o pior de tudo, a violência desenfreada. Brasil pra mim é como aquele parente complicado, quase toda família tem um. Aquele parente folgado, que se puder tira vantagem da família, vive aos trancos e barrancos aplicando pequenos golpes, não tem sonhos, disciplina, garra para conquistar algo de bom e sólido na vida. A gente gosta, é parente, é sangue, você conhece desde sempre, e torce por ele, adoraria vê-lo bem, sadio, próspero, enfim progredindo de alguma maneira. Tem épocas até que parece que tá tomando jeito, você fica cheio de esperança, agora vai. Mas logo depois vem nova decepção. Brasil pra mim é esse parente. Eu amo, é minha terra, mas faz mal pra minha saúde física e mental e prefiro limitar o contato pra evitar sofrimento. Jamais me acostumaria novamente. E isso me entristece demais. 😢
Moro no Brasil, sou nascido e sobrevivente daqui., Tenho 20 anos e moro sozinho e meus vizinhos são parede em parede ( o aluguel mais barato aqui em Brasília vai quase 80% do dinheiro com contas e todo a burocracia de locador ) em contas eu gasto mais de um salário mínimo e meu pai me da pensão mesmo eu tendo 20 anos porque sem isso eu não sobreviveria ou compraria coisas que eu preciso. Aqui é sim um país violento e cheio de golpe ( comprei um videogame usado e roubaram a minha casa, se passaram por amigo e etc ) foi um evento canônico para mim e eu ainda perdi a namorada, para aumentar minha renda tive que vender água nas ruas e ainda sim foi uma humilhação, as faculdades públicas estão cheias de pichação e desrespeito, a vida de um brasileiro médio é um verdadeiro inferno., pagamos impostos altíssimos e não recebemos quase nada e é sério *QUASE NADA* os políticos multiplicam os pobres e esse país vai acabar virando uma Venezuela. Assim que eu puder dar o fora daqui eu vou embora com toda certeza. Me sinto bom de mais para ser desperdiçado num lugar onde eu não me sinto bem e o caos toma conta desse lugar feio e quebrado.
As pessoas são muito intrometidas e invasivas também, concordamos com isso e é bem chato mesmo. Aqui parece realmente o verdadeiro inferno mas pode acreditar, existem pouquíssimas pessoas de senso e lucidez por aqui.
Estou vendo este vídeo dentro da sala da minha casa, mas posso ouvir alguém da rua de trás de mais ou menos uns 300 metros de distância escutando o seu regae no mais alto volume. E francamente, ouvir essa música essa hora da manhã ñ era bem o que eu queria😢😢😢😢.
Alguém me leve do Brasil por favor.
(Lógico que tbm ñ pode ser qualquer lugar 😆😅😆😅).
Vejo o teu video e parece que estou a ouvir a minha consciência. Mudei-me para a Alemanha há 3 anos e sinto o que relatas - o ruído, a ostentação, o futebol etc... parabéns pela coragem em mencionares tudo isso de forma clara e simples.
O que me incomoda no Brasil é o fato da violência mesmo. De você não poder sair com uma câmera, um smartphone, ou qualquer outra coisa de valor sem ter paz de espírito. Ao menos eu sinto isso. Claro que tem pessoas que são sem noção e não ligam pra violência e saem mesmo com coisas caras. Infelizmente, moro no centro de uma capital, então já viu... Aqui quem nunca foi assaltado é motivo de piada.
Moro em uma cidade pequena e nunca fui assaltado (até hoje), mas minha irmã já foi assaltada a noite em uma cidade pequena na frente da casa dela e minha mãe já foi furtada em um supermercado da minha cidade (também pequena).
M. Lèmmark Eu já fui assaltado duas vezes , uma delas com arma apontada no meu peito e sinceramente eu não quero viver com medo minha vida inteira e nem que meu futuro filho(a) e esposa passem por isso , 19 hr aqui já é considerado horario de risco de sair de casa , Até para ir no mercadinho é perigoso , Eu moro em Londrina-PR , Aonde como o Proprio Rafael falou em um dos lugares menos violentos se comparado com o resto do país , mas a violencia chegou aqui .
Minha irmã mora aí em Londrina, as vezes eu vou aí também, e confesso que não me sinto muito seguro andando no centro, mesmo sendo durante o dia. A noite, nem imagino como pode ser.
Pra ser franco, qualquer interior do BR atualmente é tão violento quanto uma cidade grande, não tem salvação.
+lMatheusx Nas duas vezes eu fui assaltado de manhã , Uma delas quando eu estava indo comprar leite no Mercado no meu bairro , Eu nem me arrisco a sair de noite aqui é praticamente suicidio . Eu me pergunto de que adianta ter bastante dinheiro no Brasil se você vive com medo diariamente ? , Outra coisa que me incomoda nessa país é o Mercado de Trabalho , mas esse é outro assunto.
Eu me sinto exatamente assim, não gosto de carnaval, nem de futebol, odeio ostentação eu não gosto de funk,sertanejo nem pagode. tenho sempre a sensação de que aqui não é meu lugar.
Difícil saber em qual caixinha do preconceito você se encaixa ….hahaha, Ótimo video, identifiquei-me com as suas observações
6:12 - Parabéns pelo canal, Rafa! Cara, eu me identifico demais com sua linha de pensamento.
Se sente um "peixe fora d'água" aqui? Somos 2!!!
Rafael, parabéns!!! Seus ideais tornam minha esperança de aprender fluentemente o inglês e imigrar para Austrália. Mais um fã aqui!!!!!!!
Gostei, gostei, gostei!!! Morei no USA, na França e atualmente na Alemanha. Tbm acho isso tudo, tudo verdade!!! Te admiro muito Rafael! Seja muito abençoada!
Cara as pessoas não aceitam a realidade do Brasil, acho eu que a maioria dos brasileiros que tem um pouco de consciência não gostam de nada da cultura da música por exemplo, o que acontece que essa cultura é enfiada para nós goela abaixo, fazendo com que pessoas menos instruídas caiam mais facilmente neste mundo medíocre que glamorizam na tv como sendo algo legal, tudo no Brasil é difícil, ruim, e cheio de preconceitos
Bruno Martins os que amam futbol Flamengo ,Corinthians macacada com 12 anos esses são os mais patriotas ,por q fora dai eles não podem fazer isso .
A M E I , falou exatamente como me sinto nesse pais. Por isso indo embora tb. Parabéns
Tocaste num ponto fundamental... me impressiono como as pessoas daqui, de diferentes classes sociais note-se, não reclamam desse tipo de poluição, a sonora com músicas (e independe se é boa ou não).
Fiquei muito triste ao ver seu vídeo pq tudo o que vc falou é verdade! Também não me identifico com a cultura brasileira e me sinto muitas vezes uma estranha no ninho, mas sinto que tenho alguma responsabilidade nesse país para ajudá-lo a sair dessa lama.. e tenho a esperança de que as coisas um dia vão começar a melhorar, nem que seja daqui a uns cem anos!
Passei 8 anos morando fora, voltei agora e já não vejo a hora de voltar pra fora, não da pra ficar no Brasil
Muito bom amigo, suas considerações e observações, foram perfeitas! Parabéns pela inteligência em analisar de forma precisa, o caos que se encontra nosso país! Tenho dupla cidadania e pretendo ir embora o quanto antes também. Grande abraço!
Excelente comunicador. Estaria horas a escutá-lo. Parabéns pela fluidez de proza e raciocínio!
muitoo legal o video parabens:D
cara falou tudo é isso mesmo o Brasil as pessoas aqui sempre quer levar vantagens em tudo!!
Vc é muito bom, garoto, sempre mostra o lado bom e ruim do Brasil
Concordo contigo sobre a feiura urbana brasileira, que eu costumo chamar de "feiura opressora". A gente até se acostuma, mas aquilo faz um mal que se acumula ao longo do tempo.
É uma nojeira, as metropoles brasileiras são um esgoto, feias, largadas, violentas, to fora....more no Sul que é menos pior um pouco.
Educação o que infelizmente o Brasil nunca teve ,por isso é o que é
Você está totalmente certo! Tudo é feio, são raras as exceções. Viajei 15 dias para os EUA há 5 anos e até hoje sofro com a diferença, e faço planos todos os dias da minha vida para ir embora do Brasil para um país de 1o mundo. Também não me identifico com a cultura brasileira, com a música, odeio futebol e sou pobre pra morar no Brasil, não tenho paz, não saio com tranquilidade, tudo o que quero é paz!
Autêntico e contundente. Continue assim.
Você tem toda a razão, estou há 6 meses na Europa e nem me atrevo a pensar em voltar ao Brazil. Encontro com meus filhos na Europa, para matar as saudades.
É assim mesmo, infelizmente nem todos saem desse país para depois poder compará-lo com outras nações. Parabéns pelo vídeo.
Te entendo completamente, e me sinto da mesma forma, também me sinto um peixe fora d'água aqui. Você tem muita sorte de estar no exterior, espero que um dia eu consiga realizar esse sonho.
Concordo cem por cento contigo aqui no Brasil tudo muito caro e
" comparo " com paises de primeiro mundo mas o salário continua de terceiro.
Terrorismo sonoro tambem é uma coisa chata....misericórdia
Vida ostentadora do brasileiro tambem....eu tambem me sinto muito deslocado "estranho" e estou pretendendo ir embora tambem do Brasil e desejo pra ti muito sucesso, acompanho e curto muito seu canal .
Um forte abraço !!!!
Penso que absolutamente todos os países tem problemas pontuais, uns mais outros menos, em maior ou menos grau e quantidade. No entanto, no Brasil o problema é que estes mesmos problemas, que em outros países se mostram espargidos ou até mesmo inexistentes, aqui se mostram concentrados em número e grau. Sem contar que no Brasil, lidar com os tais problemas não se trata de questão de escolha e sim imposição. Ou seja, você nesce e cresce refém dos problemas uma vez que não terá muitas oportunidades de se livrar deles. Uma breve observação: O brasileiro médio não é religioso. Sequer sabe o que é religiosidade (cristianismo, no caso). Ele se finge religioso, se imagina religioso, vive uma fantasia, um fetiche no máximo, seja por má direção espiritual, ou pior, falta de bom caráter mesmo. Aqui a religião também é sinal de "status" e não matéria privada. Numa analogia simplória poderia dizer que o tema se parece com uma boa arte marcial, um bom caminho, uma prática edificante, consoladora, que, em mão erradas, causa apenas violência sem propósito e auto-afirmação tola. O brasileiro médio não consegue separar experiência alguma ou valorizar o aspecto racional, tudo nele é paixão cega. Mais uma vez parabéns, Rafa, seus vídeos são muito elucidativos.
boas observações. Obrigado
A
Também morei na Austrália e voltei para o Brasil, me arrependi, e estou com planos de voltar o mais breve possível.
Seus vídeos ao sensacionais,me identifico muito. Meu marido e eu aposentados, estamos enfim deixando o Brasil e vamos morar em Braga
Acabei de acessar o Canal, parei para espiar e, para a minha surpresa os assuntos são muito importantes, alguém precisava falar sobre tudo isso com urgência..muito obrigada!!
Esse canal está morto. Se inscreva no outro
Também tive todos estes sintomas quando regressei ao Brasil! Já não me sinto mais tão brasileira assim
TOTALMENTE DE ACORDO COM VOCÊ!!!! E NEM PRECISA SE EXPLICAR TANTO, POIS AS IMAGENS FALAM POR VOCÊ. ATÉ UM CEGO, DAQUELES BEM BAIRRISTAS PENSA COMO VOCÊ E ENXERGA COMO VOCÊ E EU.
Olá querido, assistindo seu vídeo e concordando 💯 com tudo!
Moro na Italia 🇮🇹 a mais de 20 anos e todas as vezes que retorno de férias fico chocada com o descaso, sujeiras e mal 😷 cheiro terríveis coisa de provocar vômito 🤮 muito chocante!
Não consigo explicar é triste 😔
Que isso Rafa: há coisas boas no Brasil. A que mais gosto é a distância que o Brasil fica daqui da Europa, bem longe no outro hemisfério lá embaixo!
Disse tudo! concordo plenamente. E quanto ao primeiro item, é um fato. Sou urbanista e sei o que é esse urbanismo brasileiro: fiação aerea, calçadas despadronicadas, janelas de alumínio, falta de ordem arquitetônica (não tem regras, não tem harmonia), asfalto remendado, ausência de paisagismo e arborização decente, lixo fora de caçambas no meio da calçada, falta de civilidade no trânsito e organização dos moradores de fazer o mínimo pela sua rua e pela sua comunidade. O que é público não é de ninguém, ao invés de ser do todo. Enfim, Rafa, toca aqui, assino embaixo no teu video.
Rafael mesmo antes de conhecer seus vídeos eu já me identificava com seus conceitos do exterior, apesar de nunca ter saído do Brasil e sou teu fã, vc é muito culto e inteligente! Parabéns pelo seu trabalho e muito obrigado pela suas orientações, me ajuda muito
Também não sou muito brasileira no sentido social, eu tenho que ter meu espaço, meu tempo e principalmente minha privacidade. Brasileiro é muito folgado, chega em casa sem avisar, já vai abrindo a geladeira, não vai embora nunca, falsidade demais, tudo que querem é se aproveitar.
Giovana Garcia só vc cortar. Ninguém vem na minha casa. Dando liberdade aí é complicado.
Aonde eu trabalho eu me isolo de todo mundo porque eu sei que todo mundo lá no meu trabalho é folgado mal educado e ignorante.
Concordo com vc, Giovana!!!
Rafa.. sou um dos que se arrependeram amargamente de voltar.. lol mas ainda volto pra ai.. um abraço.
então tenho que ir embora logo por que não me encaixo em nada nesse País ,não curto futebol não curto carnaval samba sertanojo funk ,não gosto do jeito que os brasileiros cuidam a vida dos outros e sou mais reservado e isso para a maioria que dizer metido fora os problemas se segurança e etc etc
Eu te entendo eu sou reservado,não gosto de funk,futebol,carnaval,samba,sertanejo etc. cara e um avergonha ver certos tipo de coisa...eu fui no mercado e fiquei com vergonha as pessoas falando palavrao,se coçando,com cultura ruim. e triste :´ (
o foda a mídia vende esse lixo como cultura e se vc não faz parte da patota vc não é brasileiro vc é que é esquisito é foda!
Icaro Gutierrez - Eu passo a maior parte tracando e estudando,nn tenho amigos por que a maaioria querem me levar a cometer coisas que nn são do meu interesse,como baile funk,bebe,fuma baseado,além de tudo mal consigo dormir com o som alto,i have to get out of here.
venha para Alemanha ... :-)
Nana Lenz - Se me aceitarem !! : )
Grande Rafael! Você simplesmente tirou todas as palavras da minha boca neste video... E, no meu caso eu já perdi completamente a vontade de voltar para o Brasil até mesmo para passear... Se um dia der uma louca na minha cabeça e eu decidir ir para o Brasil para passear, certamente escolherei um lugar tipo Fernando de Noronha, ou seja, bem longe da civilização, quanto mais longe melhor...
Pessoas como você merecem tudo ba vida.Adoro a sua linha de pensamento.Espero que fique sempre em Portugal.Bjos
Vídeo perfeito. Eu penso igual a vc em todos esses aspectos que vc mencionou. Faça mais vídeos assim.
Caríssimo Rafael!
Me identifico tanto com as tuas palavras!...
Eu vivi 12 anos em Lisboa e agora vivo em Londres há mais de 3.
Entretanto, fiz uma "experiência" de voltar ao Brasil... e te garanto que foi a pior coisa que fiz na vida!
Não consegui me readaptar! Com nada!
Achei as cidades muito feias e mal cuidadas... e olha que morei em Balneário Camboriú!
Não consegui ficar indiferente à falta de civismo das pessoas, à grosseria, às cabeças fechadas, ao fanatismo religioso, à ignorância em geral.
O Brasil que reencontrei em 2013 não foi, definitivamente, o Brasil que eu deixei em 2001.
Então eu entendi que já não havia mais espaço pra mim na Terra de Vera Cruz...
É claro que encontrei muiiiiita gente boa e seria estupidez da minha parte generalizar.
Minha "temporada" no Brasil durou 3 anos, 5 meses e 24 dias, e qdo eu saí foi com uma certeza: Brasil, nunca mais.
Somente pra visitar família e amigos.
Parabéns Rafael por compartilhar sua experiência e a verdade sobre o Brasil. Você fala com a propriedade de quem conhece várias culturas. 👍
Me indentifiquei muito, parabéns pelo vídeo Rafa!
moço bonito,sou la do norte do meu pais, mas acredito e vou tomar atitude,nem tudo ta perdido vou aprender outra lingua e arrumar as malas nao vou mais me jogar da ponte. a esperança renasceu,existe sim lugar que podemos viver e nao sobreviver,muito obrigado irmao
também sou do norte e não vejo a hora de ir embora daqui
Odeio de corpo e alma futebol.
Funk é o som do inferno ...
Marcos Antonio funk é trash amigoooooo! !!! É o som da morte! Caminho do inferno. ...concordo com vc! !!!
Marcos Antonio futebol é lixo! Eu não suporto!!!!
Natasha Dimitrova Eu gosto de futebol, eu amo futebol :)
Então é 2
Eu acho ridículo isso de achar que o país só é ruim porque a maioria dos brasileiros gostam de futebol, isso não tem nada haver, muitos alemãos, inglêses, portugueses e etc gostam de futebol e nem por isso o país deles são ruins
Moro há 8 anos em Portugal (no Funchal) e concordo em absoluto com você; tudo. Antes de morar aqui, morei na Croácia e já viajei por muitos países... mas infelizmente voltar para o Brasil não faz parte dos meus planos e para ser sincera, nem gosto mais de ir à passeio. :(
Só ouvi verdades... Infelizmente...
Eu não me ofendi em nada. Gostei de saber disso. Aumentei o meu conhecimento.
Senti-me explicada. Boa reflexão!
você uma pessoa bastante culta sem dúvida admiro a sua mentalidade
Ótimo vídeo...também me sinto um "peixe fora d'água" nesse lugar, não vejo a hora de sair.
QUanto a cultura, acho que o Brasil já teve uma produção cultural de alto nível nas décadas de 70, 80 do século passado mas com o tempo houve um grande empobrecimento cultural.
Incrível. Nunca morei lá fora, mas concordo plenamente com você. Depois que mudei o meu mindset, percebi tudo isso.
Cara, meu sonho é sair daqui. Me identifico demais com o que diz.
Muito feliz pelos teus depoimentos! Nào me sinto mais tão sozinho no Brasil!
Brasil está terrível. Se eu tivesse condições eu iria embora daqui agora.
Sou Brasileiro, moro no Brasil, É meu país mas tu falou absolutamente tudo, verdade, pura verdade!
Ainda bem que você conseguiu morar fora do Brasil, pior é quem pensa e sente como você - o meu caso - e por diversas razões acabou ficando "preso" nesse filme de terror.
Compartilho dos seus sentimentos! Morei no Japão por 20 anos.Voltei para o Brasil em 2011,fiquei 5 anos lá ,mas não teve jeito.Tive que voltar para o Japão !!O lema do Brasil é desordem e retrocesso !!
Eu graças a Deus realizei esse sonho! Sai do Brasil e não penso nem em voltar.
Você é um cosmopolita, um explorador dos tempos modernos! 👍
Meu avô materno saiu do Japão em fins do século XIX, em direção ao Hawai e conseguiu visto para morar na Califórnia. Casou em 1914, em 1915 nasceu minha mãe e em 1917 o meu tio. Minha avó retornou ao Japão em 1919 levando minha mãe e meu tio. Meu avô retornara ao Japão em 1927. Em 1930 chegou ao Brasil trazendo toda a família. Faleceu pobre e triste em 1947 em Pompéia-sp. Foi ele quem plantou a primeira semente de Beterraba no Japão.
Falou tudo cara! Triste realidade. Sinto-me igual
excelente vídeo eternamente atual 👏👏👏👏👏👏👏👏
Concordo com tudo o que você disse e penso da mesma, essa sensação de ter nascido no lugar errado... não me indentifico com nada aqui no Brasil.. mal vejo a hora de sair daqui.
Rafa, você tem parentes aqui?
você tá coberto de razão... só de assistir aos seus vídeos eu comecei a enxergar dessa forma, mesmo antes desse vídeo aqui. vc evoluiu muito, gostaria de sair daqui também.
Cara ja me sinto um peixe fora d'agua sem nunca ter morado fora.já estou me preparando pra ir embora desse país medíocre.parabéns seus vídeos sâo ótimos!!
Rafael concordo com tudo e ainda acrescento, o brasileiro merece o governo e o resultado que tem.
Que vídeo perfeito! Concordo 100%. Gostaria que tivesse legendas em inglês para que eu pudesse mostrar para o meu namorado que é inglês e só fala em ir para o Brasil. Ele acha que no Brasil é tudo maravilhoso apesar da violência. Moramos em Londres e eu, apesar da saudade dos meus pais e fa comida, não sinto falta de mais nada.
+Are tha mas Londres não é uma boa cidade para viver... claro que comparado com o Brasil ela só perde no clima horrível... sim, eu deveria fazer um vídeo assim em inglês
@@Olhar.Internacional Concordo, estive em Londres dois anos atrás, jamais viveria nessa cidade.
Boa tarde querido Rafael. Eu tenho que concordar contigo. A vida do pobre no Brasil é quase impossível. Eu também sou muito pobre pra morar aqui.....lamentável realidade....
NOTA 1.OOO !!!!! ESPECIALMENTE COM RELAÇÃO A PARTE DE "SENTIR-SE UM PEIXE FORA D'ÁGUA"!! PARABÉNS!!!
amo seus vídeos .. ótimo vídeo ..
A MELHOR SAÍDA PARA O BRASILEIRO É O AEROPORTO
Rafa, me identifiquei muito com esse seu vídeo! Não suporto mais tanto barulho, pagar tudo tão caro, salário baixo e outras coisas que vc falou.
Ano que vem, partirei para a Itália a fim de solicitar a minha cidadania italiana - se tudo der certo, Brasil nunca mais!
Mark Borges De Mattia Boa sorte amigooo! !!!Brasil já era! , aliás, Brasil nunca foi. ..
voce
alem de lindo e inteligente e se expressa muito.bem e tem um Tom de voz super sgradavel de se ouvir.
Amo seus vídeos...parabéns. Vc é ótimo....