História dos Brinquedos - Peteca: uma invenção dos povos indígenas do Brasil.

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 7 лис 2024
  • Transcrição de áudio:
    O nome peteca tem origem Tupi e significa tapear, bater, golpear com as mãos. Embora peteca seja o nome mais popular desse brinquedo tão conhecido no Brasil, é designado de uma forma própria por cada etnia. É conhecida como Popok na aldeia Kamaiurá, Paopao entre os Bororó, Pó-hyhpr para os indígenas Canela, Tobdaé entre os Xavante e Mangá pelos Guarani.
    Ainda hoje muitas pessoas aguardam o tempo das colheitas para elaborar seus brinquedos. Com as palhas do milho trançam diferentes amarras e laços, criando petecas de vários formatos. Algumas levam fios de buriti no acabamento e são recheadas de algodão para garantir que fiquem macias e leves. A peteca também pode ser confeccionada com o sabugo de milho partido ao meio e duas penas de galinha de igual tamanho no centro. Também é comum se ver com casca de bananeira e com recheio de sementes. Em muitas regiões, essa brincadeira costuma entreter as crianças durante o dia todo. Só a busca dos materiais na roça e a confecção da peteca já garantem muitas aventuras no caminho.
    Como sabemos, esse brinquedo é tão popular entre os povos indígenas como entre os não-índios. Quando os portugueses chegaram ao Brasil, viram os indígenas brincando com a peteca. Aos poucos, os colonizadores incorporaram a brincadeira ao seu cotidiano e assim foi passando de geração em geração. Nos jogos olímpicos de 1920, realizados na Bélgica, os atletas brasileiros levaram a peteca para se divertirem nos intervalos das competições. Atletas e técnicos de outros países ficaram encantados com a novidade e queriam a todo custo aprender a suas regras. No entanto, ainda não havia regras para o jogo, as quais foram criadas somente em 1932. Apenas em 1985, a peteca foi reconhecida oficialmente como um esporte.
    ***
    Créditos:
    :: Trilha de áudio ::
    Free Music Archive: David Szesztay - Smiling Cars
    Free Music Archive: David Szesztay - Welcome Home
    :: Criação, Voz, roteiro, edição ::
    Paula Lanza
    :: Idealização::
    Museu dos Brinquedos

КОМЕНТАРІ •