Confiram as PLAYLISTS DO CANAL: Dicas de gramática: bit.ly/2YWEiAq Dicas para escritores: bit.ly/2zhxodf Dicas de livros: bit.ly/2Syejwd Poesia: bit.ly/2Syed7P Cursos: bit.ly/2XSCqMh
Saudações caríssimo professor. Achei que tinha que me conter .as já comprei cerca de 5 livros indicados pelo senhor. Sigo acompanhando assiduamente. Esse ano estou lendo o 23º livro o que é uma grande vitória para mim. Grande abraço
Este senhor é uma figura agradabilíssima. Além do discurso bem construído e cuidadosamente proferido, com fala pausada e alegre, a imagem "rechonchuda" e sorridente dá um conforto a quem o assiste. Excelentes considerações nesse vídeo! Obrigado pelo conteúdo, Professor!
Perfeito professor, eu pertenço a uma geração mais nova e sinto que essa curiosidade, essa capacidade de se maravilhar com o conhecimento é cada vez mais deixada de lado pelos jovens e pelos professores atuais por causa da tecnologia e da transformação da escola, que não mais é um lugar onde se aprende sobre o mundo, mas sim um lugar que te prepara para a faculdade somente.
Caro Gurgel, obrigado por este vídeo que inspira. Em minha infância recebi alguns livros e os lia; escrevia histórinhas também, depois que fui matriculado na escola fui perdendo o contato com os livros, (fora que a família não incentiva mas é apenas um moralismo grosso) encontrei os grupos, festinhas e namoradas, mas tudo passou. Aos 18 para 19 anos de idade voltei aos livros que um dia tive, recomeçei com livros religiosos, ensaios e agora literatura de ficção. E mudou a minha vida. Mas preciso melhorar muito mesmo. (Obrigado por este canal! É muito bom quando o senhor responde.. Paz caro Gurgel. Fique com Deus.
Quando criança, e lá se vão 50 anos, meu primeiro contato com a literatura foi uma coleção de Monteiro Lobato. Na escola, minha saudosa professora, nos dava pra ler Heidi, de Virgínia Lefrève. Quanto tempo...quanta saudade..
Professor Rodrigo Gurgel, boa noite, Aprecio muitíssimo a obra de José de Alencar. Ele é meu escritor brasileiro preferido. Acho belíssimo o modo como ele descreve os ambientes, trajes, bailes, festas e o modo como constrói as personagens de seus romances, seus diálogos.A riqueza de detalhes, o gosto pelos pormenores, sua retórica elegante são indícios de seu apuradissimo senso estético. Alencar é um grande cronista social. Mas reconheço que não são todos os leitores apreciam seu estilo, consideram suas narrativas morosas, arrastadas... Quando estava cursando o Ensino Médio, meus colegas se recusavam a lê-lo.E eu na hora do intervalo contava-lhes o enredo de Iracema ou Guarani de maneira resumida e assim eles costumavam fazer as provas de Literatura.
Professor, estou viciado em seus vídeos. Quanta sabedoria e dedicação para conosco, obrigado por tanto. Suas indicações e insights me fazem aprofundar cada vez mais no universo literário! Um grande abraço e vida longa.
A convivência diária com a leitura, os estudos, e o mundo intelectual , de forma alguma é enfadonho como a maioria das pessoas imaginam. Obrigado por essa aula professor! 👏👏👏
Editei o texto, até porque, faltou uma parte essencial. Esse mundo da literatura e dos estudos, não é cansativo e enfadonho como muitas pessoas dizem por aí. Ressalto todo o meu respeito e admiração pelo senhor, e, pelo seu trabalho querido professor. 😉👏
Prof. Rodrigo Gurgel, talvez o senhor não tenha ideia da satisfação imensurável que os seus vídeos proporcionam. É tão saboroso ouvi-lo e aprender um pouquinho, cada vez mais! (Desculpe-me pelos clichês e pieguice, rs). Obrigado e que Deus o abençoe e a sua família.
O Professor Gurgel esta além de um ótimo leitor, é um grande intelectual que qualifica-nos através destes videos que nos salvam de tantas faltas que são sanadas ao longo do tempo.
Santo dia, meu professor querido. Parabéns, meu Mestre, por esta sua aula espetacular a respeito de humildade intelectual, pq ao meu ver, questionar os autores é forma de humildade que nos impulsiona a crescer e amadarucer do conhecimento. Que Maria Santíssima lhe dê muita saúde. Forte abraço. Paz e Bem!
Boa noite caro professor. Adquiri o respeito e o amor a leitura de minha mãe e de meu pai que possui o ensino fundamental incompleto ensinaram-me a importância dos estudos e dos livros. Hoje possuo um acervo de quase mil títulos e acabo de receber a caixa com mais preciosidades adquiridas em sua livraria. Parabéns nobre mestre!! Nessa terra desolada fazes a diferença em nossos dias. Tudo de bom para o senhor.
Quando temos um moleque de cabelo colorido com dezenas de milhões de seguidores e o professor Gurgel, cheio de conhecimento, com dezenas de milhares, prova que estamos próximos ao fundo do poço intelectual, se já não o estamos.
Ainda bem que meu primeiro contato com a literatura foi através das obras de Machado de Assis. Sou muito grato porque existiu Machado de Assis e William Shakespeare. Amém!
Bem no início os questionamentos que viam em minha mente me deixavam angustiada até porque as pessoas que estão a minha volta não são assim. Mas hoje eu não vejo mais problema e arranjei uma janelinha na minha alma pra guardar minhas queridas dúvidas ou perguntas. Obrigada pelo vídeo😘!
O meu grande desafio é vencer a procrastinação, e já sei o que a provoca: o medo de não conseguir atingir as metas ou executar com aproveitamento as metas. Por isso, nunca escrevi nenhum trabalho científico como artigos... É muito ruim e difícil superar.
Professor, obrigado por compartilhar um pouco de sua experiência pessoal. Ouvi-lo é estimulante. Continue o trabalho aqui no canal, por favor. Um pequeno comentário: Nascemos escravos do pecado e de nossa própria ignorância. São grilhões que não conseguimos jamais quebrar inteiramente. Sobretudo nós, brasileiros, nos deparamos com muitas barreiras a vida intelectual/espiritual. Ex: Deficiência na primeira formação, aquela que deveria ter sido dada na infância. Há muitas coisas que, se não forem aprendidas no tempo certo, não serão aprendidas depois. O caráter meramente utilitário da chamada “educação” dada aqui (bacharelismo), que mistifica o sentido autêntico de educação. O entorno medíocre. Nos servem lixo como se fosse conteúdo cultural relevante. A incitação a toda sorte de paixões prejudiciais. E a lista continua .... É preciso ter vontade férrea para ser uma singularidade em meio à multidão de despossuídos do próprio espírito - uma tensão suportável apenas se tivermos Cristo como fonte de força. “ se o filho os libertar, sereis realmente livres ... “. Evangelho de João.
Bom dia professor. Minha profissão é da área de exatas e desde criança sempre tive dificuldades com a escrita e leitura. Na adolescência e início da vida adulta lia e não entendia nada. Sempre carreguei aquele sentimento de que estava perdendo alguma coisa e decidi insistir, não profissionalmente, na literatura, mas como aprendizado pessoal. Após muito tempo e esforço consegui adentrar na literatura e entender os textos, mas não foi o suficiente. Aquele sentimento de que estava perdendo alguma coisa era muito presente. Achei na internet a indicação do livro Flor do Lácio de Cleófano Lopes de Oliveira. Apliquei o método que ele fez do texto "A Cela do Religioso" de Aluísio de Azevedo, juntamente com uma leitura sem pressa e consultando o dicionário, dica de Olavo de Carvalho, com o livro Contos Fluminenses de Machado de Assis. Comecei a perceber as nuances, como você mesmo fala, de todos os contos. Estou amando e vou continuar com o Flor do Lácio. Está aí meu depoimento. Insistam e não tenham pressa. Obrigado professor.
@@RodrigoGurgel agora entendo o motivo das pessoas adorarem Machado de Assis. Os textos dele são uma pintura, verdadeira obra de arte. E pensar que em meio a 200 milhões de pessoas que o Brasil tem, quantas pessoas com um dom desse e que, talvez, nunca vamos conhecer, por causa do terrível sistema de ensino do MEC.
Mais um vídeo de muito conteúdo e aproveitamento do sr. Rodrigo Gurgel. Vê-lo falar de forma encantadora sobre vários assuntos interligados e à frente de um paredão poderoso de livros é frequentemente agradável e divertido. A qualidade alta do material apresentado em cada vídeo é inerente ao poder de quem os faz. Parabéns.
Parabéns pelo vídeo! Veio bem na hora, pois estou fazendo um projeto de pesquisa (pretendo entrar para um mestrado de filosofia) e estava pensando em, no final do trabalho, dissertar sobre as defesas que podemos construir diante do perigo das ideologias totalitárias. Obviamente, pensei em ir fundo na busca por uma construção do autêntico intelectual e não, meramente, num ativista intelectual. Quando terminei de ver seu vídeo tive excelentes insights. Obrigado e bom trabalho!
O senhor me ajudou nesse ano na faculdade de História. Me ajudou a ter coragem pra assumir pra minha vida intelectual pessoal mta coisa q é mal vista na universidade devido às suas inclinações esquerdistas. Esse vídeo me ajudou muito. Queria eu encontrar um mestre tão gentil no meu campo nesse UA-cam. Ainda não achei.
Professor, confesso que há algum tempo tive um comportamento de leitor, não em busca de conhecimento, mas em busca de um "guru intelectual". Hoje em dia tento desenvolver minhas próprias ideias, sempre desconfiada de receitas prontas.. muito obrigada por mais um vídeo que nos instiga ao pensamento e a reflexão!
Gosto bastante da maneira pausada como o professor fala, escolhendo muito bem as palavras que diz. Gosto de todos os vídeos do canal. Era exatamente o que eu precisava para estudar Literatura, que é uma grande paixão para mim, além da música. Parabéns!
Prezado amigo e professor Rodrigo Gurgel. Sempre fico admirado com os seus vídeos, muito obrigado pelos ensinamentos. E obrigado, principalmente, por compartilhar... Forte abraço. Gleibe Pretti
Esse vídeo me fez recordar um homem gigante em minha formação: Padre José Almeida de Freitas - já no Reino de Deus. Ele foi o responsável por meu amor pelos livros. Depois, refleti o seguinte: as atividades permanentes, preferencialmente diárias, devem ser o exercício físico, a oração e a leitura. Deus o abençoe, prof. Gurgel. Obrigado por mais essa contribuição.
Acho que fui uma dos raríssimos adolescentes que gostam de O Guarani hahah Li tinha uns 16/17 anos e lembro que amei a estória. No começo, a leitura foi cansativa até me adaptar a erudição do Alencar. Gostei muito da experiência e pretendo reler futuramente.
Prof. Rodrigo, algo que me chamou a atenção no seu depoimento é a fina divisão que o senhor traça - sem anunciá-la - entre a verdadeira vida intelectual e a vida do intelectual revolucionário ou do falso intelectual. Afirmar que o cerne da vida intelectual é "não aceitar as coisas como nos são apresentadas" pode não parecer, mas é o verdadeiro oposto de "não aceitar as coisas como são". A primeira é uma postura humilde frente à realidade e igual frente aos outros homens que buscam (ou aparentam buscar) a Verdade. Enquanto a segunda é uma postura soberba frente à realidade, e subserviente aos homens que vivem de opiniões. E se me é permitido dizer algo mais, a primeira via é a do Amor à Verdade, que busca conhecer a Verdade tal como ela É, e a segunda a do amor próprio, que busca tudo sujeitar à si e tudo formar à própria imagem e semelhança. Um abraço, professor. Deus o abençoe!
Rodrigo Gurgel me lembra um daqueles professores bonachões que nos enriquecia com lições de vida além de seu conteúdo pedagógico. Assisto-o hoje com a intenção reparadora de compensar minha negligência como jovem aluno. Parabéns professor Gurgel. Que Deus o ilumine!
No primeiro dia de inscrito ...já estou no quarto vídeo !!!!! Obrigado Internet por proporcionar a modernidade de bandeija para nós!!! Parabéns Professor seus vídeos são inspiração!!!!!!
Obrigado, professor! Essas suas palavras foram muito importantes neste momento, me motivaram a persistir no estudo e a adentrar mais nas perguntas que devo formular.
Professor, obrigada pelas palavras. Bela aula de vida. Acompanho recentemente o canal, planejo iniciar a montagem da minha própria biblioteca. Penso que a leitura é atrelada diretamente ao nosso desenvolvimento pessoal, além de tornar a vida mais leve, nos torna seres humanos melhores. Que falta faz nos dias de hoje conhecer ou conversar com pessoas curiosas, interessadas e interessantes (no sentido de saber ouvir, trocar/comunicar experiências literárias e intelectuais). É uma pena observar alienação e certezas sobrepondo a curiosidade das incertezas.
Prof. Gurgel, eu também acho importantíssimo ler autores dos quais discordamos. Até mesmo os erros podem oferecer algum estímulo ao pensamento, na medida em que precisamos respondê-los. Ler um autor marxista, por exemplo, exige a paciência de permanecer durante algum tempo num mundo de pensamentos que não é o nosso, um mundo que sentimos como repleto de tolices. Mas entrar neste mundo e conseguir sair dele é o que proporciona o crescimento intelectual. O que o senhor disse lembrou-me dessas coisas. Um abraço!
"As perguntas desequilibram as certezas", gostei dessa frase tão Verdadeira. Professor Rodrigo Gurgel, muitíssimo obrigado pelas informações e vídeos que você com tanto carinho compartilhar com a gente. Que o Eterno Deus te abençoe em tudo o que fizeres. Paz e bem a você meu tio, meu irmão e pai.
Como sempre um vídeo estimulante para o pensamento e para o aprimoramento pessoal. Assistir esses vídeos do professor R. Gurgel é sempre um deleite intelectual.
Ótimo vídeo, professor! Eu sou um dos que iniciou na vida de estudos muito tarde, somente aos 18 li meu primeiro livro, muitas vezes me pego com pressa nos estudos e na leitura.
Mais uma vez entro neste canal e não tenho nenhuma surpresa, mais um video excelente com informações preciosas para os "curiosos" hahaha Muito bom professor!!
Meu resuminho do vídeo (a propósito da técnica de "recall"): Uma atitude fundamental na vida intelectual é a ânsia de desbravar o que se não entende por completo, de preencher as lacunas e procurar respostas aos questionamentos que surgem no curso dos estudos. Nunca apegar-se a ideologias e a formas de pensar já solidificadas no intelecto. Se se passar a vida inteira incerto em relação a algo, não é problema. Certezas profundas, se hão de surgir, o farão de forma natural, ao trabalhar-se dialeticamente as informações recebidas. Explorar esse abismo de dúvidas é fonte inesgotável de prazer intelectual. É pertinaz nunca dar mais importância às avaliações que se fez de uma obra do que à própria obra, por exemplo, para que se possa conhecê-la e julgá-la de forma íntima e individual.
Confiram as PLAYLISTS DO CANAL:
Dicas de gramática: bit.ly/2YWEiAq
Dicas para escritores: bit.ly/2zhxodf
Dicas de livros: bit.ly/2Syejwd
Poesia: bit.ly/2Syed7P
Cursos: bit.ly/2XSCqMh
Quantas horas tu estudas por dia?
Obrigado por passar seu conhecimento professor!
👏👏👏👏👏👏
A frase "eu nunca estou contente com o que sei, acho que sempre tem algo a mais escondido", resume muito o espírito do bom estudante.
Vamos em frente!
Quanto mais eu leio e estudo, mais ignorante me sinto...
Torcendo para a chegada dos 50k! Merece muito.
Muito obrigado! Vamos em frente!
Saudações caríssimo professor. Achei que tinha que me conter .as já comprei cerca de 5 livros indicados pelo senhor. Sigo acompanhando assiduamente.
Esse ano estou lendo o 23º livro o que é uma grande vitória para mim.
Grande abraço
Muito bom! Vá em frente!
Quando eu vi o título deste vídeo fui logo pegar uma taça de vinho.
Um vídeo desses não se assiste sem uma taça de vinho.
Muito obrigado, professor!
Boa opção!
Se você aceitar tudo quanto te dizem você será apenas um aluno modelo MEC... Ótimo vídeo professor, grande abraço!
Obrigado!
"Esse jogo de perguntas não tem fim" me lembrou muito a frase do Nietzsche: "é preciso ter caos dentro de si para dar a luz a uma estrela cintilante."
Digamos que é um caos ordenado.
Este senhor é uma figura agradabilíssima. Além do discurso bem construído e cuidadosamente proferido, com fala pausada e alegre, a imagem "rechonchuda" e sorridente dá um conforto a quem o assiste. Excelentes considerações nesse vídeo! Obrigado pelo conteúdo, Professor!
Eu adoro ler desde minha "infância "Em minha casa não tinha TV,rádio, eu não tinha brinquedos, e minha alegria era passar o dia na biblioteca!
Que maravilha!
Graças a internet podemos conhecer pessoas inspiradoras assim.
Por isso tudo o Lima Barreto é o cara
Perfeito professor, eu pertenço a uma geração mais nova e sinto que essa curiosidade, essa capacidade de se maravilhar com o conhecimento é cada vez mais deixada de lado pelos jovens e pelos professores atuais por causa da tecnologia e da transformação da escola, que não mais é um lugar onde se aprende sobre o mundo, mas sim um lugar que te prepara para a faculdade somente.
Caro Gurgel, obrigado por este vídeo que inspira.
Em minha infância recebi alguns livros e os lia; escrevia histórinhas também,
depois que fui matriculado na escola fui perdendo o contato com os livros, (fora que a família não incentiva mas é apenas um moralismo grosso)
encontrei os grupos, festinhas e namoradas, mas tudo passou. Aos 18 para 19 anos de idade voltei aos livros que um dia tive, recomeçei com livros religiosos, ensaios e agora literatura de ficção.
E mudou a minha vida.
Mas preciso melhorar muito mesmo.
(Obrigado por este canal! É muito bom quando o senhor responde.. Paz caro Gurgel. Fique com Deus.
Vá em frente! Nunca é tarde! Grande abraço!
Cada video do senhor é um bálsamo para ouvidos cansados. Obg por continuar a nos ensinar,professor.
Obrigado!
Quando criança, e lá se vão 50 anos, meu primeiro contato com a literatura foi uma coleção de Monteiro Lobato. Na escola, minha saudosa professora, nos dava pra ler Heidi, de Virgínia Lefrève. Quanto tempo...quanta saudade..
Professor Rodrigo Gurgel, boa noite,
Aprecio muitíssimo a obra de José de Alencar. Ele é meu escritor brasileiro preferido. Acho belíssimo o modo como ele descreve os ambientes, trajes, bailes, festas e o modo como constrói as personagens de seus romances, seus diálogos.A riqueza de detalhes, o gosto pelos pormenores, sua retórica elegante são indícios de seu apuradissimo senso estético. Alencar é um grande cronista social. Mas reconheço que não são todos os leitores apreciam seu estilo, consideram suas narrativas morosas, arrastadas... Quando estava cursando o Ensino Médio, meus colegas se recusavam a lê-lo.E eu na hora do intervalo contava-lhes o enredo de Iracema ou Guarani de maneira resumida e assim eles costumavam fazer as provas de Literatura.
Quem diria hen, um canal sobre literatura prestes a chegar a 100 mil inscritos. Parabéns Rodrigo pelo trabalho incrível.
Obrigadíssimo, Samuel!
Professor, estou viciado em seus vídeos. Quanta sabedoria e dedicação para conosco, obrigado por tanto. Suas indicações e insights me fazem aprofundar cada vez mais no universo literário! Um grande abraço e vida longa.
Obrigado por mais esta contribuição, professor! Que Deus continue abençoando sua vida e missão!
A convivência diária com a leitura, os estudos, e o mundo intelectual , de forma alguma é enfadonho como a maioria das pessoas imaginam. Obrigado por essa aula professor! 👏👏👏
Vamos em frente!
Editei o texto, até porque, faltou uma parte essencial. Esse mundo da literatura e dos estudos, não é cansativo e enfadonho como muitas pessoas dizem por aí. Ressalto todo o meu respeito e admiração pelo senhor, e, pelo seu trabalho querido professor. 😉👏
Prof. Rodrigo Gurgel, talvez o senhor não tenha ideia da satisfação imensurável que os seus vídeos proporcionam. É tão saboroso ouvi-lo e aprender um pouquinho, cada vez mais! (Desculpe-me pelos clichês e pieguice, rs).
Obrigado e que Deus o abençoe e a sua família.
Obrigado, meu caro. Abração!
Boa noite senhor Gurgel !
Muito obrigado por suas preciosas postagens !
Valeu!
Eu gostaria de agradecer pelo excelentes concelhos , sou artesão mas amo ler , aprendi muito com o senhor.
O Professor Gurgel esta além de um ótimo leitor, é um grande intelectual que qualifica-nos através destes videos que nos salvam de tantas faltas que são sanadas ao longo do tempo.
Professor sou jundiaiense tb, fiquei muito feliz em saber disso !!!
Terra querida!
Rodrigo Gurgel amo Jundiaí, e o saudoso Cometa sempre quebrando os galhos dos jundiaienses.
Eu tb. Fiquei feliz com essa menção.
Francisco de Fortaleza,grande abraço,acompanho sempre suas lives, sou leitor apaixonado pela literatura de forma geral!
Santo dia, meu professor querido. Parabéns, meu Mestre, por esta sua aula espetacular a respeito de humildade intelectual, pq ao meu ver, questionar os autores é forma de humildade que nos impulsiona a crescer e amadarucer do conhecimento. Que Maria Santíssima lhe dê muita saúde. Forte abraço. Paz e Bem!
Paz e Bem!
Boa noite caro professor. Adquiri o respeito e o amor a leitura de minha mãe e de meu pai que possui o ensino fundamental incompleto ensinaram-me a importância dos estudos e dos livros.
Hoje possuo um acervo de quase mil títulos e acabo de receber a caixa com mais preciosidades adquiridas em sua livraria.
Parabéns nobre mestre!! Nessa terra desolada fazes a diferença em nossos dias. Tudo de bom para o senhor.
Que bela história! Obrigado! Tudo de bom pra vc!
Quando temos um moleque de cabelo colorido com dezenas de milhões de seguidores e o professor Gurgel, cheio de conhecimento, com dezenas de milhares, prova que estamos próximos ao fundo do poço intelectual, se já não o estamos.
Que maravilha 😊
Sua virtude máxima, enquanto mestre, é não oferecer obstáculos mas incentivar a busca pela verdade. Com estilo muito generoso!
Muito obrigado!
A cada vídeo seu eu me apaixono mais pela literatura. Obrigada professor por compartilhar todo o seu conhecimento conosco.
Vá em frente, Aline!
Ainda bem que meu primeiro contato com a literatura foi através das obras de Machado de Assis. Sou muito grato porque existiu Machado de Assis e William Shakespeare. Amém!
Ótimo!
Um abraço saudoso e obrigado por tudo, Mestre.
Abração!
Bom dia, Prof. Rodrigues. Muito obrigado por esse conteúdo.
É muito bom ter a sua companhia por meio desses vídeos. Obrigado.
Excelente, professor. Refletirei suas plausíveis ideias.
Bem no início os questionamentos que viam em minha mente me deixavam angustiada até porque as pessoas que estão a minha volta não são assim. Mas hoje eu não vejo mais problema e arranjei uma janelinha na minha alma pra guardar minhas queridas dúvidas ou perguntas. Obrigada pelo vídeo😘!
Isso ae Professor Rodrigo Gurgel. Bela reflexão acerca da vida intelectual. 👏👏👏
Obrigado!
Perfeito. Muito obrigado pelos insights!
Obrigado!
O meu grande desafio é vencer a procrastinação, e já sei o que a provoca: o medo de não conseguir atingir as metas ou executar com aproveitamento as metas. Por isso, nunca escrevi nenhum trabalho científico como artigos... É muito ruim e difícil superar.
Professor, obrigado por compartilhar um pouco de sua experiência pessoal. Ouvi-lo é estimulante. Continue o trabalho aqui no canal, por favor.
Um pequeno comentário:
Nascemos escravos do pecado e de nossa própria ignorância. São grilhões que não conseguimos jamais quebrar inteiramente.
Sobretudo nós, brasileiros, nos deparamos com muitas barreiras a vida intelectual/espiritual.
Ex:
Deficiência na primeira formação, aquela que deveria ter sido dada na infância. Há muitas coisas que, se não forem aprendidas no tempo certo, não serão aprendidas depois.
O caráter meramente utilitário da chamada “educação” dada aqui (bacharelismo), que mistifica o sentido autêntico de educação.
O entorno medíocre. Nos servem lixo como se fosse conteúdo cultural relevante.
A incitação a toda sorte de paixões prejudiciais.
E a lista continua ....
É preciso ter vontade férrea para ser uma singularidade em meio à multidão de despossuídos do próprio espírito - uma tensão suportável apenas se tivermos Cristo como fonte de força.
“ se o filho os libertar, sereis realmente livres ... “. Evangelho de João.
Coragem para a luta!
Ótimo vídeo professor, sempre nos ensinando algo novo, obrigado! Itapira-SP
Parabéns professor Rodrigo G.
Obrigada professor !
Cada vídeo um mundo novo 📖
Que bom viver um tempo no qual podemos ter a presença, ainda que virtual, do professor Rodrigo Gurgel. Saudações, professor.
Obrigado. Abraço!
Bom dia professor.
Minha profissão é da área de exatas e desde criança sempre tive dificuldades com a escrita e leitura. Na adolescência e início da vida adulta lia e não entendia nada. Sempre carreguei aquele sentimento de que estava perdendo alguma coisa e decidi insistir, não profissionalmente, na literatura, mas como aprendizado pessoal.
Após muito tempo e esforço consegui adentrar na literatura e entender os textos, mas não foi o suficiente. Aquele sentimento de que estava perdendo alguma coisa era muito presente.
Achei na internet a indicação do livro Flor do Lácio de Cleófano Lopes de Oliveira.
Apliquei o método que ele fez do texto "A Cela do Religioso" de Aluísio de Azevedo, juntamente com uma leitura sem pressa e consultando o dicionário, dica de Olavo de Carvalho, com o livro Contos Fluminenses de Machado de Assis.
Comecei a perceber as nuances, como você mesmo fala, de todos os contos.
Estou amando e vou continuar com o Flor do Lácio.
Está aí meu depoimento.
Insistam e não tenham pressa.
Obrigado professor.
É isso mesmo: paciência, persistência, dedicação - e a beleza começa a surgir.
@@RodrigoGurgel agora entendo o motivo das pessoas adorarem Machado de Assis. Os textos dele são uma pintura, verdadeira obra de arte. E pensar que em meio a 200 milhões de pessoas que o Brasil tem, quantas pessoas com um dom desse e que, talvez, nunca vamos conhecer, por causa do terrível sistema de ensino do MEC.
Mais um vídeo de muito conteúdo e aproveitamento do sr. Rodrigo Gurgel. Vê-lo falar de forma encantadora sobre vários assuntos interligados e à frente de um paredão poderoso de livros é frequentemente agradável e divertido. A qualidade alta do material apresentado em cada vídeo é inerente ao poder de quem os faz. Parabéns.
Obrigado, meu caro!
Parabéns pelo vídeo! Veio bem na hora, pois estou fazendo um projeto de pesquisa (pretendo entrar para um mestrado de filosofia) e estava pensando em, no final do trabalho, dissertar sobre as defesas que podemos construir diante do perigo das ideologias totalitárias. Obviamente, pensei em ir fundo na busca por uma construção do autêntico intelectual e não, meramente, num ativista intelectual. Quando terminei de ver seu vídeo tive excelentes insights. Obrigado e bom trabalho!
Que bom! Espero que sua pesquisa seja um sucesso.
Estás certinho.
O senhor me ajudou nesse ano na faculdade de História. Me ajudou a ter coragem pra assumir pra minha vida intelectual pessoal mta coisa q é mal vista na universidade devido às suas inclinações esquerdistas. Esse vídeo me ajudou muito. Queria eu encontrar um mestre tão gentil no meu campo nesse UA-cam. Ainda não achei.
Mais uma aula!
Professor, confesso que há algum tempo tive um comportamento de leitor, não em busca de conhecimento, mas em busca de um "guru intelectual". Hoje em dia tento desenvolver minhas próprias ideias, sempre desconfiada de receitas prontas.. muito obrigada por mais um vídeo que nos instiga ao pensamento e a reflexão!
Ótimo, Raiane!
Gosto bastante da maneira pausada como o professor fala, escolhendo muito bem as palavras que diz. Gosto de todos os vídeos do canal. Era exatamente o que eu precisava para estudar Literatura, que é uma grande paixão para mim, além da música. Parabéns!
Obrigado, Nelson!
Prezado amigo e professor Rodrigo Gurgel.
Sempre fico admirado com os seus vídeos, muito obrigado pelos ensinamentos.
E obrigado, principalmente, por compartilhar...
Forte abraço.
Gleibe Pretti
Forte abraço. Tudo de bom!
Esse vídeo me fez recordar um homem gigante em minha formação: Padre José Almeida de Freitas - já no Reino de Deus. Ele foi o responsável por meu amor pelos livros. Depois, refleti o seguinte: as atividades permanentes, preferencialmente diárias, devem ser o exercício físico, a oração e a leitura. Deus o abençoe, prof. Gurgel. Obrigado por mais essa contribuição.
Obrigado!
Acho que fui uma dos raríssimos adolescentes que gostam de O Guarani hahah Li tinha uns 16/17 anos e lembro que amei a estória. No começo, a leitura foi cansativa até me adaptar a erudição do Alencar. Gostei muito da experiência e pretendo reler futuramente.
Nunca termino um vídeo seu, professor, do mesmo jeito que iniciei. Seus conselhos ajudam no meu crescimento pessoal. Muito obrigado!
Fico muito feliz por saber disso.
Prof. Rodrigo, algo que me chamou a atenção no seu depoimento é a fina divisão que o senhor traça - sem anunciá-la - entre a verdadeira vida intelectual e a vida do intelectual revolucionário ou do falso intelectual. Afirmar que o cerne da vida intelectual é "não aceitar as coisas como nos são apresentadas" pode não parecer, mas é o verdadeiro oposto de "não aceitar as coisas como são". A primeira é uma postura humilde frente à realidade e igual frente aos outros homens que buscam (ou aparentam buscar) a Verdade. Enquanto a segunda é uma postura soberba frente à realidade, e subserviente aos homens que vivem de opiniões. E se me é permitido dizer algo mais, a primeira via é a do Amor à Verdade, que busca conhecer a Verdade tal como ela É, e a segunda a do amor próprio, que busca tudo sujeitar à si e tudo formar à própria imagem e semelhança.
Um abraço, professor. Deus o abençoe!
Ótima percepção. Muito obrigado! Grande abraço!
Rodrigo Gurgel me lembra um daqueles professores bonachões que nos enriquecia com lições de vida além de seu conteúdo pedagógico. Assisto-o hoje com a intenção reparadora de compensar minha negligência como jovem aluno. Parabéns professor Gurgel. Que Deus o ilumine!
Obrigado pelas boas palavras! Abração!
É isso aí! A franqueza é um dos principais alimentos da Arte.
Abraço, professor.
Abraço!
No primeiro dia de inscrito ...já estou no quarto vídeo !!!!! Obrigado Internet por proporcionar a modernidade de bandeija para nós!!! Parabéns Professor seus vídeos são inspiração!!!!!!
Bem-vindo, Emerson! Obrigado!
Belo vídeo
Obrigado professor!
Eu levo todos os seus conselhos a sério e me identifico com todos. Gratidão!
Obrigado. Abração!
*Eu diria mais, essa força é o amor pelo saber.*
50k 🙌🙌🙌👏👏👏♥️
Vamos em frente!
Obrigado professor!!
Sempre tem boas visões sobre o conhecimento!!
Deus abençõe sempre o senhor.
Obrigado!
Boa mestre parabéns!!
Que vídeo incrível! Obrigado, professor!
Vamos em frente!
👏👏👏💌
Professor, continue com os vídeos. Maravilhosos sempre são seus ensinamentos! Rezo sempre para o senhor e amo o seu trabalho. Forte abraço.
Obrigado. Agradeço pelas orações também. Um abraço!
Obrigado, professor! Essas suas palavras foram muito importantes neste momento, me motivaram a persistir no estudo e a adentrar mais nas perguntas que devo formular.
Que bom! Vá em frente!
Excelente vídeo, parabéns, professor! 👏👏👏
Excelente hem professor, nota MIL!!!
Professor, obrigada pelas palavras. Bela aula de vida. Acompanho recentemente o canal, planejo iniciar a montagem da minha própria biblioteca. Penso que a leitura é atrelada diretamente ao nosso desenvolvimento pessoal, além de tornar a vida mais leve, nos torna seres humanos melhores. Que falta faz nos dias de hoje conhecer ou conversar com pessoas curiosas, interessadas e interessantes (no sentido de saber ouvir, trocar/comunicar experiências literárias e intelectuais). É uma pena observar alienação e certezas sobrepondo a curiosidade das incertezas.
É verdade. Muito obrigado. Tudo de bom pra vc!
Prof. Gurgel, eu também acho importantíssimo ler autores dos quais discordamos. Até mesmo os erros podem oferecer algum estímulo ao pensamento, na medida em que precisamos respondê-los. Ler um autor marxista, por exemplo, exige a paciência de permanecer durante algum tempo num mundo de pensamentos que não é o nosso, um mundo que sentimos como repleto de tolices. Mas entrar neste mundo e conseguir sair dele é o que proporciona o crescimento intelectual. O que o senhor disse lembrou-me dessas coisas. Um abraço!
"As perguntas desequilibram as certezas", gostei dessa frase tão Verdadeira.
Professor Rodrigo Gurgel, muitíssimo obrigado pelas informações e vídeos que você com tanto carinho compartilhar com a gente.
Que o Eterno Deus te abençoe em tudo o que fizeres.
Paz e bem a você meu tio, meu irmão e pai.
Que Ele esteja sempre conosco!
Professor, seus vídeos são uma obra de arte...
Muito obrigado!
Importantes lições de vida! Obrigado, professor!
Obrigado!
Professor ainda irei em São Paulo para lhe dar um abraço de gratidão.
Como gostaria de ter ouvido antes o que ouço hj, obrigado!!!!
Sempre é tempo! Abração!
Magnífico professor ! obrigado por mais este vídeo.
Obrigado!
Muito obrigado por mais essa aula, professor!
Fique sempre com Deus!
Amém.
Obrigado!
@@RodrigoGurgel Por nada.
Que cara sensacional!
Mas estou aprendendo a selecionar aquilo que leio.
Como sempre um vídeo estimulante para o pensamento e para o aprimoramento pessoal. Assistir esses vídeos do professor R. Gurgel é sempre um deleite intelectual.
Obrigadíssimo!
Ótimo vídeo, professor! Eu sou um dos que iniciou na vida de estudos muito tarde, somente aos 18 li meu primeiro livro, muitas vezes me pego com pressa nos estudos e na leitura.
Nunca é tarde!
@@RodrigoGurgel ❤️
Obrigado pelas dicas professor!
Mais um excelente vídeo, parabéns professor!
Obrigado!
Obrigado por seus comentários, Rodrigo; eles são inspiradores.
Um abraço!
Curiosidade e autenticidade.
Isso.
Fantástico, professor!
Obrigado!
Professor; como seria na sua visão uma pessoal com habilidades intelectuais?
Obrigado pelos conselhos Professor! A sua iniciativa contribui bastante para a formação intelectual de muitas pessoas.
Vamos em frente!
Olá Professor, não sabia que o senhor nasceu em Jundiai. Moro no Vianelo e já frequentei muito a biblioteca Rui Barbosa.
Que ótimo! Grande Vianelo!
Mais uma vez entro neste canal e não tenho nenhuma surpresa, mais um video excelente com informações preciosas para os "curiosos" hahaha
Muito bom professor!!
Obrigado!
Que vídeo fantástico!! Incrível!! Muito obrigado por compartilhar um pouco do seu conhecimento, professor!!
Assistindo
Meu resuminho do vídeo (a propósito da técnica de "recall"):
Uma atitude fundamental na vida intelectual é a ânsia de desbravar o que se não entende por completo, de preencher as lacunas e procurar respostas aos questionamentos que surgem no curso dos estudos. Nunca apegar-se a ideologias e a formas de pensar já solidificadas no intelecto. Se se passar a vida inteira incerto em relação a algo, não é problema. Certezas profundas, se hão de surgir, o farão de forma natural, ao trabalhar-se dialeticamente as informações recebidas. Explorar esse abismo de dúvidas é fonte inesgotável de prazer intelectual. É pertinaz nunca dar mais importância às avaliações que se fez de uma obra do que à própria obra, por exemplo, para que se possa conhecê-la e julgá-la de forma íntima e individual.
Belo resumo!
Inspirador.