Limites da democracia no Brasil | VLADIMIR SAFATLE, LAURA CARVALHO E RICARDO ANTUNES

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 3 жов 2024
  • Publicamos os vídeos do Seminário Internacional "Democracia em colapso?" na TV Boitempo. Todas as aulas, conferências e mesas foram gravadas e estão disponibilizadas gratuitamente aqui no canal!
    Esta mesa de abertura do ciclo de debates do seminário reuniu a economista Laura Carvalho, o sociólogo Ricardo Antunes e o filósofo Vladimir Safatle em um debate intitulado “Trabalho e os limites da democracia no Brasil”, mediado por Bianca Pyl (Le Monde Diplomatique Brasil). A conferência de encerramento, apresentada por Angela Davis, também está disponível aqui no canal em duas versões (com áudio original, em inglês, e com áudio da tradução simultânea para o português).
    TRABALHO E OS LIMITES DA DEMOCRACIA NO BRASIL
    O debate busca traçar paralelos entre as mudanças nas relações trabalhistas e nas políticas públicas a elas relacionadas para entender origens, processos e recepção popular da crise da democracia no Brasil. Como é possível consolidarmos uma democracia longeva com a vigência de trabalhos instáveis, intermitentes, desprovidos de direitos e de proteção social, como tem sido mais a regra do que a exceção em nosso mundo contemporâneo e particularmente no Brasil?
    LAURA CARVALHO é professora Associada do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, é colunista da Folha de S.Paulo e autora do livro "Valsa brasileira: do boom ao caos econômico" (Todavia, 2018). Sua pesquisa acadêmica concentra-se no estudo da relação entre crescimento econômico e distribuição de renda.
    RICARDO ANTUNES é professor Titular de Sociologia do Trabalho na Universidade Estadual de Campinas. Foi Visiting Professor na Universidade Ca’Foscari (Veneza/Itália) e Visiting Research Fellow na Universidade de Sussex (Inglaterra); Visiting Scholar na Universidade de Coimbra (Portugal). Publicou, pela Boitempo "O privilégio da servidão" (2018) e "Os sentidos do trabalho" (1999), lançado também nos EUA, Inglaterra, Holanda, Itália, Portugal, Índia e Argentina, dentre outros. Coordenador da coleção "Mundo do trabalho", da Boitempo, organiza também a série de coletâneas Riqueza e miséria do trabalho no Brasil, que tem seu quarto volume lançado durante o seminário.
    VLADIMIR SAFATLE é professor titular da Universidade de São Paulo, publicou, pela Boitempo, "Cinismo e falência da crítica" (2008), organizou "O que resta da ditadura: a exceção brasileira" (2012), além de ter prefaciado "Mal-estar, sofrimento e sintoma: uma psicopatologia do Brasil entre muros", de Christian Dunker (2015). Publicou ainda "O circuito dos afetos" (Autêntica, 2018) e "Dar corpo ao impossível" (Autêntica, 2019).
    --
    👉 Acompanhe a Boitempo
    LOJA VIRTUAL: www.boitempoed...
    CLUBE DO LIVRO: armasdacritica...
    BLOG: blogdaboitempo...
    PODCAST: bit.ly/radiobo...
    NEWSLETTER: bit.ly/newsBoi...
    TELEGRAM: t.me/Boitempo
    #DemocraciaEmColapso

КОМЕНТАРІ • 372