Júlio, a minha vida inteira ouvi essa história, principalmente na escola, de que os nossos expedicionários usavam todo o seu material vindo dos americanos. Foi sempre uma forma de desmerecer os nossos soldados. Obrigado por sua dedicação em valorizar os nossos feitos heróicos.
Excelente vídeo, claro e explicativo. O próprio Exército Brasileiro erra em representar o uniforme febiano e é muito comum em solenidades, ter efetivo com peças visivelmente incorretas (inclusive em exposições). Este vídeo é muito rico e importante, pois ajuda a preencher uma lacuna muito grande que é a falta de informações técnicas acerca do equipamento brasileiro na Segunda Guerra Mundial. Parabéns!
Salve, mestre Julio. Maravilha de descrições. Quando voltou da guerra, meu pai trouxe boa parte dessa indumentária. Algumas peças eu até cheguei a usar e ainda tenho comigo, mas mantenho guardadas. Ele tinha um jeep cap de lã, algo como um gorro com pala, que usou até não ter mais condições. Hoje eu tenho um idêntico, mas novo, também de lã. Adorei o vídeo, que destrói alguns mitos. Uma sugestão para vídeo (se é que você já não fez), é sobre o que os Pracinhas carregavam no cinto de guarnições, como munição, cigarros, remédios, etc. Adorei o vídeo, grande abraço.
18:05 seria legal um vídeo sobre a defesa da ilha de Fernando de Noronha tá na Costa do Rio Grande do Norte em Natal Nordeste Brasil tem muita história documentada sobre só que poucas pessoas conhecem
Júlio, adorei seu vídeo. Aqui em casa tenho alguns uniformes que foram de meu pai, que serviu entre 1950 e 1987. Tem um, que conheço como "japona", de lã, bem pesado que ele usou entre 1963 e 1971, em SP. Parece-se muito com o sobretudo de inverno das tropas da FEB.
Meus cumprimentos pelo vídeo, que está excelente! Vou compartilhar entre os meus alunos, colegas e amigos. Aliás, o livro escrito pelo Cesar e o Bonalume Neto é ótimo!
uma coisa interessante era a fivela do cinto NA, a que o brasil usava era um modelo diferente do U.S. Army mais próximo ao modelo britânico do que a americano, esse modelo foi usado pelo brasil (Fivelas em Bronze) até a introdução da fivelas plásticas que são usadas até hoje mas que não tem a resistência. os coldres eram de lona, diferente dos EUA que eram em couro.
Parabéns pelo excelente post!!! Só salientando que o 1º escalão só embarcou com o 5º Uniforme tipo A, porque os uniformes (exclusivos para a FEB - B-1 e o B-2) ainda não estavam prontos... um retrato da eficiência da Intendência da FEB... o incrível é ver nas comemorações cívicas referente a FEB, muitas unidades militares usando uniforme que não te nada a ver com os uniformes usados pela FEB, na campanha da Itália... mesmo aquelas que participaram da campanha e possuem museus com uniformes originais usam uniformes errados... um absurdo esse descaso... mas...
Os uniformes B1 e B2 estavam sim prontos antes do embarque do 1º Escalão, como mostram inúmeras fotografias da tropa em treinamento na Vila Militar. O 1º Escalão foi de uniforme A por conta do alto grau de segredo que o Ministério envolveu a ação, pra evitar que a informação vazasse para os alemães: os 3 regimentos foram embarcados em composições ferroviárias para treinamento, e o trem do 6º RI foi desviado para o cais do porto. Os soldados não souberam de nada até verem-se diante do navio.
Excelente vídeo, para reencenação, essas informações são muito importantes, fico feliz em ver que meus uniformes estão corretos historicamente!! Parabéns pelo video
Você faz um vídeo especial falando sobre as jaquetas de couro utilizada pelos pilotos de caça da segunda Guerra Mundial entre diversos modelos e variantes.
E aí Julião. Antes e durante a segunda guerra qual era o nível de perigo da ameaça regional da Argentina para o Brasil? Vejo vc se referir a este fato em alguns vídeos sobre a FEB. Gostaria que entrasse em mais detalhes sobre isso
Tem que enviar esse livro do Prof. Cesar e mais este vídeo para o Departamento de Cultura do Exército, para sejam feitas as?devidas correções nas exposições.
Salve, mestre Julio. Cá estou de novo. A Bota Natal despertou tanto a minha curiosidade, que não resisti e fiz umas pesquisas. E descobri a sua origem provável e até o nome do criador. Segundo uma publicação de 1943, chamada "Vamos Ver!", a bota foi criada acidentalmente pelo sapateiro Pedro Nolasco, para atender a um pedido de "conserto" da bota de um oficial americano. O resultado agradou tanto o yanke, que ele a recomendou ao seu próprio governo. O resto é o que você explicou muito bem. Quem diria, uma criação genial pode ter saído de um acidente. Bem, se isso é verdade, não sei. Mas está publicado. Grande abraço!
Julio vi um documentário em que os próprios pracinhas diziam que usavam uniformes americanos e há um museu na rua das marrecas aqui no Rio que logo na entrada aparece um manequim com uniforme americano
Um pracinha já me afirmou categoricamente que não tinha cachorro na Itália, porque o povo havia comido todos por conta da fome. No entanto, neste vídeo você vê uma foto de brasileiros com um cachorro (uma entre muitas fotos que existem).
Imagina parecer com um alemão na linha de frente 😂 Apesar disso, é bom ver como as tropas brasileiras se adaptaram pouco a pouco melhorando suas condições em território italiano.
Vejam só, hoje a "máquina" de guerra mais eficiente se tornou um drone, poucas centenas ou alguns milhares de dólares destruindo pesados veículos de vários milhões. Como sempre um belo vídeo. O canal poderia vender as insígnias coração do Brasil e cobra fumante. Abraço.
Ganhei do meu avô em vida a insígnia da Cobra Fumando dele. Hoje esta em uma quadrado no meu escritório com a foto dele fardado e do cachorro que ele trouxe da Itália no navio, e consegui colorir a foto, ficou muito bom.
@ rapaz tenho lembrança que era Rex, falei com minha tia agora e ela disse a mesma coisa, mas depois ia dar um olhada na foto original do meu avô com o cachorro, que minha avó geralmente escrevia algo atrás das fotos pra ver se tinha o nome do cachorro. 👍🏻👍🏻👍🏻
Eu ouvi pracinhas e oficiais da FEB contarem a história da troca de uniforme no primeiro escalão. O casacão externo era parecido com o sobretudo alemão. Há relatos de italianos que confundiram a FEB com alemães e ficaram surpresos com o fato de terem negros na tropa.
Eu mesmo sempre acreditei q todo o uniforme da FEB era de origem 'made in USA', foi a narrativa q chegou a mim, sempre ouvi isso. Parabéns Júlio como sempre uma tremenda aula, mto legal.
O meu sogro me contou como o seu pai que era médico da FEB passou por tantos uniformes e disse: "se o estado maior se importa mais com a aparência do uniforme do que com a sua segurança. Deus tenha piedade de nós." e outras coisa hilárias e dramáticas.
Na verdade logística ganha guerra, então alimentação e boa vestimenta é tão importante quanto uma arma. O uniforme brasileiro inclusive era bem básico e basicamente era o B1/B2.
Eu sempre fiquei pensando por que o Brasil não participou da Campanha do Pacífico e, em vez disso, focou na Europa. O Brasil é um país acostumado ao clima tropical e eu sempre pensei que poderia ter lutado na Campanha do Pacífico.
A tristeza foi os veteranos da FEB serem reformados ainda embarcados no navio de regresso. Diziam que era porque poderia dividir o EB... Queria saber a versão verdadeira....
Tudo por política , Getúlio recebeu a proposta de usar a FEB com força de ocupação na Áustria , posição que daria ao Brasil um assento no conselho de segurança da ONU , porém optou por desmantelar a tropa para evitar que uma força com capacidade combativa lhe desce um golpe
Eu acho que faltou uma "menção honrosa" para a latinha da FEB o escudo que os brasileiros usaram quando estavam voltando ao Brasil (22:47 creio que um praca está usando no uniforme)
Costumo dizer que o uniforme da FEB é o uniforme mais simples difícil de se fazer e normalmente quando as pessoas cometem erros, é por excesso. Acredito que por menos de 2000 você consiga fazer algo bem aceitável (pós 1944).
@@VerdeOlivatv O que eu realmente gostaria seria a túnica que é extremamente difícil de encontrar uma original com o bordado, só encontrei uma a venda e o valor era assustador
@@stan6 Este é um problema bem complicado, como o efetivo da FEB foi relativamente "pequeno", a possibilidade de achar peças originais por aí é bem rara. Eu mesmo desisti de fazer um 5º TIPO A de oficial pela impossibilidade de conseguir os pins de ombro.
Faz um vídeo sobre a alimentação dos combatentes da FEB, uma vez eu li artigo que falava sobre a alimentação dos soldados brasileiros, na época, eles tiveram sua alimentação fornecida pelos americanos, ou seja, tiveram que comer a comida dos yankes. E tiveram um choque cultural.
Sim, a gangrena afetou os pés de muitos expedicionários durante o inverno, mas o problema ocorria na mesma taxa que nas divisões inglesas e americanas. Não era exclusivo da FEB
➡Ganhe 16% DE DESCONTO nas suas compras na LAWE com o cupom SALADEGUERRA www.lawe.com.br/
Júlio, a minha vida inteira ouvi essa história, principalmente na escola, de que os nossos expedicionários usavam todo o seu material vindo dos americanos. Foi sempre uma forma de desmerecer os nossos soldados.
Obrigado por sua dedicação em valorizar os nossos feitos heróicos.
Excelente vídeo, claro e explicativo. O próprio Exército Brasileiro erra em representar o uniforme febiano e é muito comum em solenidades, ter efetivo com peças visivelmente incorretas (inclusive em exposições).
Este vídeo é muito rico e importante, pois ajuda a preencher uma lacuna muito grande que é a falta de informações técnicas acerca do equipamento brasileiro na Segunda Guerra Mundial.
Parabéns!
Seria muito interessante um vídeo mostrando a evolução dos uniformes brasileiros ao longo da história 🇧🇷👍
Ss
Salve, mestre Julio. Maravilha de descrições. Quando voltou da guerra, meu pai trouxe boa parte dessa indumentária. Algumas peças eu até cheguei a usar e ainda tenho comigo, mas mantenho guardadas. Ele tinha um jeep cap de lã, algo como um gorro com pala, que usou até não ter mais condições. Hoje eu tenho um idêntico, mas novo, também de lã. Adorei o vídeo, que destrói alguns mitos. Uma sugestão para vídeo (se é que você já não fez), é sobre o que os Pracinhas carregavam no cinto de guarnições, como munição, cigarros, remédios, etc. Adorei o vídeo, grande abraço.
18:05 seria legal um vídeo sobre a defesa da ilha de Fernando de Noronha tá na Costa do Rio Grande do Norte em Natal Nordeste Brasil tem muita história documentada sobre só que poucas pessoas conhecem
Ansioso por esse vídeo!!!
Júlio, adorei seu vídeo. Aqui em casa tenho alguns uniformes que foram de meu pai, que serviu entre 1950 e 1987. Tem um, que conheço como "japona", de lã, bem pesado que ele usou entre 1963 e 1971, em SP. Parece-se muito com o sobretudo de inverno das tropas da FEB.
Aqui em Curitiba chamamos de japona as blusas pesadas para o frio.
Meus cumprimentos pelo vídeo, que está excelente! Vou compartilhar entre os meus alunos, colegas e amigos. Aliás, o livro escrito pelo Cesar e o Bonalume Neto é ótimo!
uma coisa interessante era a fivela do cinto NA, a que o brasil usava era um modelo diferente do U.S. Army mais próximo ao modelo britânico do que a americano, esse modelo foi usado pelo brasil (Fivelas em Bronze) até a introdução da fivelas plásticas que são usadas até hoje mas que não tem a resistência. os coldres eram de lona, diferente dos EUA que eram em couro.
Belo trabalho de pesquisa; detalhes minuciosos e com esclarecimentos importantes. ; parabéns pela ótima apresentação,
Gostaria muito de um vídeo mostrando a história de León Degrelle na segunda guerra mundial. 🤔
Parabéns pelo excelente post!!! Só salientando que o 1º escalão só embarcou com o 5º Uniforme tipo A, porque os uniformes (exclusivos para a FEB - B-1 e o B-2) ainda não estavam prontos... um retrato da eficiência da Intendência da FEB... o incrível é ver nas comemorações cívicas referente a FEB, muitas unidades militares usando uniforme que não te nada a ver com os uniformes usados pela FEB, na campanha da Itália... mesmo aquelas que participaram da campanha e possuem museus com uniformes originais usam uniformes errados... um absurdo esse descaso... mas...
Os uniformes B1 e B2 estavam sim prontos antes do embarque do 1º Escalão, como mostram inúmeras fotografias da tropa em treinamento na Vila Militar. O 1º Escalão foi de uniforme A por conta do alto grau de segredo que o Ministério envolveu a ação, pra evitar que a informação vazasse para os alemães: os 3 regimentos foram embarcados em composições ferroviárias para treinamento, e o trem do 6º RI foi desviado para o cais do porto. Os soldados não souberam de nada até verem-se diante do navio.
Só faltou o Júlio arranjar esse último uniforme da FEB pra usar em um dos vídeos.
Mais um vídeo excelente!
Meus parabéns, Júlio!
Impecável como sempre, Júlio!
Excelente vídeo, para reencenação, essas informações são muito importantes, fico feliz em ver que meus uniformes estão corretos historicamente!! Parabéns pelo video
professor... obrigado pelo vídeo e que Deus abençoe o senhor e sua família.
@@viniciuswillams4773 amém!
Meus parabéns verdadeira aula!!!
Que belo registro! Gostei muito de conhecer os uniformes brasileiros.
Parabéns são ótimas as suas contribuições para a história.
Parabéns pelo trabalho de pesquisa. O livro do Campiani é uma raridade!
Você faz um vídeo especial falando sobre as jaquetas de couro utilizada pelos pilotos de caça da segunda Guerra Mundial entre diversos modelos e variantes.
Ótimo vídeo, parceiro. Gostaria de pedir para que fizesse um vídeo com todos os uniformes do exército brasileiro com o passar do tempo
E aí Julião. Antes e durante a segunda guerra qual era o nível de perigo da ameaça regional da Argentina para o Brasil? Vejo vc se referir a este fato em alguns vídeos sobre a FEB. Gostaria que entrasse em mais detalhes sobre isso
Quando vai sair um vídeo sobre a Revolução Constitucionalista de 1932?
Os pracinhas fizeram história,uma pena que aqui no Brasil,essa história seja muito pouco explorada.
Forte abraço, saúde e sucesso.
A bordo!!!
💪🇧🇷🪖🧉
Como sempre, excelente!
Júlio, faltou falar do distintivo 5A do 5° Exército Americano (5°Army) aplicado na manga do braço direito.
Eu queria um vídeo falando sobre a última batalha de tanques do século XX
Sensacional 👏👏👏
Esse canal é melhor q mta gente 😂😅
Parabéns Julio sempre excelencia nos trabalhos vai meu abraço.
Obrigado pelo vídeo.
Muito bom!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Agora vamos esperar um vídeo sobre os vestimentos do Senta a Pua!
Tem que enviar esse livro do Prof. Cesar e mais este vídeo para o Departamento de Cultura do Exército, para sejam feitas as?devidas correções nas exposições.
Salve, mestre Julio. Cá estou de novo. A Bota Natal despertou tanto a minha curiosidade, que não resisti e fiz umas pesquisas. E descobri a sua origem provável e até o nome do criador. Segundo uma publicação de 1943, chamada "Vamos Ver!", a bota foi criada acidentalmente pelo sapateiro Pedro Nolasco, para atender a um pedido de "conserto" da bota de um oficial americano. O resultado agradou tanto o yanke, que ele a recomendou ao seu próprio governo. O resto é o que você explicou muito bem. Quem diria, uma criação genial pode ter saído de um acidente. Bem, se isso é verdade, não sei. Mas está publicado. Grande abraço!
Bom dia pessoal 👍
Grande vídeo parabéns
Julio vi um documentário em que os próprios pracinhas diziam que usavam uniformes americanos e há um museu na rua das marrecas aqui no Rio que logo na entrada aparece um manequim com uniforme americano
Um pracinha já me afirmou categoricamente que não tinha cachorro na Itália, porque o povo havia comido todos por conta da fome. No entanto, neste vídeo você vê uma foto de brasileiros com um cachorro (uma entre muitas fotos que existem).
Sensacional👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Falaaaaaaaa Galera boa do SDG 🗡🗡🗡🗡🗡👊👊👊👊👊
Imagina parecer com um alemão na linha de frente 😂
Apesar disso, é bom ver como as tropas brasileiras se adaptaram pouco a pouco melhorando suas condições em território italiano.
Muito bom
Vejam só, hoje a "máquina" de guerra mais eficiente se tornou um drone, poucas centenas ou alguns milhares de dólares destruindo pesados veículos de vários milhões.
Como sempre um belo vídeo. O canal poderia vender as insígnias coração do Brasil e cobra fumante. Abraço.
Ganhei do meu avô em vida a insígnia da Cobra Fumando dele. Hoje esta em uma quadrado no meu escritório com a foto dele fardado e do cachorro que ele trouxe da Itália no navio, e consegui colorir a foto, ficou muito bom.
Seu avô por acaso foi quem trouxe o cachorro chamado Pirulito?
@ rapaz tenho lembrança que era Rex, falei com minha tia agora e ela disse a mesma coisa, mas depois ia dar um olhada na foto original do meu avô com o cachorro, que minha avó geralmente escrevia algo atrás das fotos pra ver se tinha o nome do cachorro. 👍🏻👍🏻👍🏻
Os sobretudos da Urrs e Alemanha eram muito estilosos. Aliás, todo sobretudo é estiloso.
Eu ouvi pracinhas e oficiais da FEB contarem a história da troca de uniforme no primeiro escalão. O casacão externo era parecido com o sobretudo alemão. Há relatos de italianos que confundiram a FEB com alemães e ficaram surpresos com o fato de terem negros na tropa.
Eu mesmo sempre acreditei q todo o uniforme da FEB era de origem 'made in USA', foi a narrativa q chegou a mim, sempre ouvi isso. Parabéns Júlio como sempre uma tremenda aula, mto legal.
Mais um vídeo feito com primazia. Parabéns Júlio!!
O meu sogro me contou como o seu pai que era médico da FEB passou por tantos uniformes e disse: "se o estado maior se importa mais com a aparência do uniforme do que com a sua segurança. Deus tenha piedade de nós." e outras coisa hilárias e dramáticas.
Na verdade logística ganha guerra, então alimentação e boa vestimenta é tão importante quanto uma arma. O uniforme brasileiro inclusive era bem básico e basicamente era o B1/B2.
Eu sempre fiquei pensando por que o Brasil não participou da Campanha do Pacífico e, em vez disso, focou na Europa. O Brasil é um país acostumado ao clima tropical e eu sempre pensei que poderia ter lutado na Campanha do Pacífico.
A tristeza foi os veteranos da FEB serem reformados ainda embarcados no navio de regresso. Diziam que era porque poderia dividir o EB... Queria saber a versão verdadeira....
Tudo por política , Getúlio recebeu a proposta de usar a FEB com força de ocupação na Áustria , posição que daria ao Brasil um assento no conselho de segurança da ONU , porém optou por desmantelar a tropa para evitar que uma força com capacidade combativa lhe desce um golpe
A insígnia da cobra fumando é a mais significativa para a feb
O filme "estrada 47" retrata bem o Brasil na segunda guerra Talvez eu assista novamente para prestar mais atenção aos uniformes
Eu acho que faltou uma "menção honrosa" para a latinha da FEB o escudo que os brasileiros usaram quando estavam voltando ao Brasil (22:47 creio que um praca está usando no uniforme)
Bacana, inclusive é um item chave pra identificar fotos pós guerra, devido justamente ao atraso na entrega delas.
Boa noite amigo. Você sabe aonde conseguia comprar ou fazer uma farda dessa da FEB?
chomilitaria.com.br
Engraçado.Quando eu servi,a camisa era branca,chamado uniforme sexto A.
Ouvir dizer que os praças tiveram que usar uniforme americano porque o uniforme do Brasil parecia muito com do exército alemão
Lawe ?? Insider ta fzd escola
👀👀👀
Esse capacete de fibra do começo do século citado era de fibra de quê? De fibra de vidro seguramente não era....
Cortiça
Poderia falar sobre as madeiras usadas para fazer as peças das armas da segunda guerra.
Será que essa bota double buckie 18: 07 tem a venda em algum site?
Uniforme dos alemães era muito mais bonito.
Meu sonho é adicionar uma túnica da FEB com a cobra fumante na minha coleção, porém é bem difícil achar e com um preço normal kkk
Costumo dizer que o uniforme da FEB é o uniforme mais simples difícil de se fazer e normalmente quando as pessoas cometem erros, é por excesso. Acredito que por menos de 2000 você consiga fazer algo bem aceitável (pós 1944).
@@VerdeOlivatv O que eu realmente gostaria seria a túnica que é extremamente difícil de encontrar uma original com o bordado, só encontrei uma a venda e o valor era assustador
@@stan6 Este é um problema bem complicado, como o efetivo da FEB foi relativamente "pequeno", a possibilidade de achar peças originais por aí é bem rara.
Eu mesmo desisti de fazer um 5º TIPO A de oficial pela impossibilidade de conseguir os pins de ombro.
🪖🇧🇷🫡🐍🚬
Faz um vídeo sobre a alimentação dos combatentes da FEB, uma vez eu li artigo que falava sobre a alimentação dos soldados brasileiros, na época, eles tiveram sua alimentação fornecida pelos americanos, ou seja, tiveram que comer a comida dos yankes. E tiveram um choque cultural.
Que eu pesquisei e ouvi e que os pracinha sofreram muito com o frio causando problemas principalmente nos pés. Podia me responder ?
Sim, a gangrena afetou os pés de muitos expedicionários durante o inverno, mas o problema ocorria na mesma taxa que nas divisões inglesas e americanas. Não era exclusivo da FEB
Eu sou irmão não estamos contigo
Os uniformes mais feios.
Sinceramente os uniformes alemães eram os mais bonitos.
Reconheço o garbo que o primeiro distintivo da FEB possui,simples e austero.Foi muito bem desenhado.
💪🇧🇷🪖🧉
Entre o coração do Brasil e a cobra acho que a segunda opção é mlr
@@stan6 Tbm reconheço a criatividade bem humorada.Ela é sempre benvinda no front.Alivia as tensões...🇧🇷🪖🧉
Bibicos???!! É correto isso? Meu avô foi febiano e chamava essas coberturas de casquetes!