Dr° Vou fazer um relato de uma ocorrência que atendi, km 63 da imigrantes rodovia do estado de São Paulo. Colisão frontal auto x auto 5 vítimas 4 em óbito evidente, corpos em encima de corpos, e uma gestante de 7 meses, politraumatizada apresentando Gespng, midríase, otorragia, fratura de úmero rodado, hemorragia vaginal, fratura bilateral de fêmur, em PCR. realizamos todos os procedimentos de extricação, estávamos com unidade Básica, o suporte avançado estava a mais de 20 km, decidimos deslocar ao PS mais próximo, chegando no PS havia uma equipe médica muito experiente, traumatologia, cirurgia geral, obstetrícia e pediatria, o médico responsável deu óbito materno, porém o obstetra pepiu para continuar a RCP pois avia pulso fetal, realizou a cesárea perimortem, incisão longitudinal, com extrema rapidez, quando retirou o RN apresentava cianose, parada respiratória, com pulso filiforme, feito entubação em seguida PCR, iniciado RCP... Óbito para RN, causa morte fratura cervical com seccionamento de medula. Essa ocorrência foi alguns anos, pois assistindo esse vídeo me fez lembrar, e analizar meus erros e acertos, é de extrema importância os seus vídeos, nos transforma em um profissional melhor, paramos para analisar a cada detalhe, de fisiologia, anatomia, conhecimento de causa, tempo e resposta, etc... Abraços
Excelente, doutor!!!!! Como ja havia comentado com vc pelo instagram. Sou técnica de enfermagem e trabalho em pronto socorro geral e obstétrico. E já participei de PCR's em gestantes. Com condutas controvérsias de cesarea de emergência no inicio na RCP. Infelizmente nos três casos perdemos as mães. E somente em um caso o recém nascido sobreviveu com sequelas por hipoxia. * No primeiro caso a paciente em gestação termo, com antecedência de DHEG em tratamento, deu entrada no PS em PCR, sendo reanimada pela equipe dos bombeiros, desde a residência. ( o esposo acordou com ela se debatendo ao seu lado). Neste episódio a cesarea foi realizada com mais de 30 min de RCP intra hopspital!!! O RN sobreviveu com sequelas. * No segundo caso, paciente em gestação pré termo, deu entrada no PS, trazida pelo SAMU, até então em G15, apresentando desconforto respiratório e dor torácica. (Familiar desconhecia antecedente patológico). Evoluiu para rebaixamento do nivel de consciência e PCR quase imediato a admissão no serviço. Logo no início da RCP assumida pela CM, o GO o optou pela cesarea perimortem. Após longos 30 min. Foi constatado obto materno. O RN pre termo sobreviveu por mais 24hs. * No terceiro caso, paciente 17 anos, com cirurgia cardíaca em programação, em gestação pré termo. Deu entrada no PS, trazida pelos familiares, que disseram que ela havia desmaiado. De imediado foi identificada a PCR e iniciada manobra de RCP por 35 min. Neste caso, a cesarea foi indicada pelo GO depois da constatação do óbito materno, qdo o mesmo optou por usar o sonar novamente e constatar BCF presente. RN pré termo extremo, com capurro de 27 semanas, precisou ser reanimado e foi levado a uti neonatal. Sobreviveu por algumas horas, evoluindo a óbito ainda a no mesmo plantão. Casos tristes, situação fora do comum no nosso dia a dia. E pela minha vivência, digo que, com prognósticos ruins. Mas precisamos sempre manter o foco.
Sou obstetra e apaixonado por emergência tanto pré hospitalar quanto hospitalar. Já tive casos de PXR em gestante e já tive sucesso tanto materno quanto fetal com cesariana perimortem. Com 4 minutos de RCP
Tive deslocamento uterino em sala cirúrgica , na hora do parto , porque a bb estava tranverso comprida diafragma, após anestesia me colocaram em decúbito dorsal PA ; 70x80 , antes expliquei que não ficava nessa posição, o anestesista rapidamente vez essa deslocamento PA manteve 120x80 até a retirada da BB. Fico imaginando se precisasse atendimento no pré, se o profissional não realizasse essa manobra deslocamento dificilmente manteria os sinais vitais.
Já li em alguns livros que , a indicação da cesárea peri morten deve ser realizada até o 5 min de RCP , havendo retorno da volemia materna em cerca de 1000 mL para a veia cava ...
Essa informação citada no vídeo é baseada nas recomendações da AHA que constam no link que deixei na descrição. Pode me passar o link desse fonte para que eu possa dar uma estudada? Abraço
Uma vez sendo constatado óbito materno, se dá sequência à cesárea p/ se tentar salvar a vida do feto. Este procedimento não seria designado como cesárea "post- mortem" e não "peri - mortem"?
Oi Leonardo! Parabéns pelos vídeos, a gente aprende muito com eles. Fiquei com uma dúvida em relação a chocar a gestante. Chocando a mãe, a gente não choca o Feto? Não o mataria? Desde já, obrigado pela atenção! Abraço! Thiago Lago.
Thiago, o melhor para o lactente é que a mãe retorne da PCR. Se tiver indicação de choque, tem que administrar o choque. Não li algo que aponte para possíveis prejuízos para o feto.
Dr, uma pergunta, chegou no psa, lugar onde atuo a 15 anos, engasgado, só que essa paciente tinha realizado uma redução de estômago, é foi colocado um anel redutor, pergunto ao senhor, como agir nesses caso?. Só para saber após algumas manobras do médico foi estabilizada.
Boa noite DR Seguem as orientações quanto a posição da gestante ?? lateralizar a maca segue proscrito ?? Nas Unidades básicas, com um socorrista e um técnico de enfermagem... realizaria apenas as compressões??? Pois iria lateralizar o abdomem e o outro realizar as compressões??
Será que quiseram se referir que após a resolução do quadro, o puerpério seguiu sem sequelas do procedimento de emergência? que foi um puerpério fisiológico mesmo tendo sofrido uma PCR ?
Tenho dúvida no.que pode ter acontecido comigo no.parto do.meu filho pq eles não.falam só ouvi dizer que a médica disse quase perdemos a mãe.. Eu sempre tive una pressão boa sempre 11 por alguma coisa durante a gestação as vezes baixava pra 9 mas sempre muito boa porém no dia do parto eu sentia dor de cabeça mas a enfermeira fferiu a pressão esperei 10 hs para o.jejum com dor de cabeça enfim fui pra sala de cerurgia na hora que colocaram o aparelho a pressão tava marcando 13 por alguma coisa e foi considerado pressão normal... O anestesista me deu a primeira agulhada senti choque no pé ele perguntou qual lado falei ele deu a segunda agulhada e levei choque no outro pé ele perguntou qual lado falei e então deu a terceira e a anestesia começou a subir embolada eu senti uma sessão ruim porém o parto começou e quando já tirado o bebê eu comecei a sentir um sono profundo não consegui manter meus olhos abertos e eu forçando saia muita lágrima eu não tinha força pra fala não sai voz o anestesista estava despercebido olhei minha pressão e tá caído até chega no 6 do nada a médica gritou o anestesista ele colocou algum medicamento no soro e voltei a fica normal passou uns 10 min e voltou a cair e o anestesista deu outra dose do.medicamento e me recuperei graças a Deus não voltou a repeti... tive alta 2 dias após os meus pés onde levei choque ficou preto e descamou voltei após 2 dias de alta ficando internada pois estava com grau alto de infeccao eu sentia muita dor na ferida operatória estáva ficando Rocha medico abriu minha ferida operatória um.buraquimho pra vê se tinha pus mas não.tinha e ao fica internada entrei com antibióticos e minha ferida abriu sozinha a cola descolou sozinho fiz uma ultrason pra ver se tinha abcesso abdominal gracas a Deus e mimha ferida so.tinha seroma nao.timha pus tive alta 1 semana depois. minha ferida feixou sozinha após 4 meses... creio que foi muita oração mas não entendi o que aconteceu no parto e se teve ligação com o.que aconteceu após parto. Alguém pode me explicar?
Professor, antes, excelente aula! Imagino aqui se, no caso de apenas 1 socorrista, pode ser feito um deslocamento obliquado à esquerda no quadril da gestante com uso de algum recurso, como um tecido enrolado sob a nádega direita, por exemplo? Com fins de tentar um desvio uterino à esquerda causado pela ação da gravidade? O tórax ficará paralelo ao chão e o abdome, ligeiramente obliquado à esquerda. Ou essa lateralização compromete a qualidade das compressões? Grato pelo espaço!
@@ibraph Não mesmo, professor: só imaginei aqui, baseado na anatomia e nos conhecimentos que obtive, também, através do IBRAPH. Desculpe se falei bobagem.
@@alexandrealvesfirmino5051 Estudos em manequins constataram que à inclinação lateral esquerda >30 °, o manequim deslizou para fora do plano inclinado e que a força de compressão torácica foi reduzida à medida que o ângulo de inclinação foi aumentado. Descobriu-se, ainda, que na inclinação lateral >30 °, a compressão da veia cava inferior ainda pode ocorrer. Além disso, o coração mostrou deslocar-se lateralmente durante a inclinação em comparação com a posição supina. Portanto, compressões torácicas realizadas com a paciente em inclinação podem ser significativamente menos efetivas do que aquelas realizadas com a paciente na posição supina usual, e isso pode ter um grande impacto na chance de reanimação bem-sucedida. Portanto, atualmente, definitivamente posição supina sem lateralizar.
A Cesária de emergência ela só vai ser realizada por um médico no ACLS ou poder ser realizada por um téc. Enfermagem no BLS em uma situação extrema onde a mãe ela já está com 4 minutos em PCR ou RCP ???
Juliana, PCR assistida significa PCR entendida, onde a RCP foi realizada. E uma cesária peri-mortem, é uma cesária realizada em gestante que se encontra em PCR>
@@ibraph obrigada! este caso já tem algum tempo (2012), essa paciente que acompanhamos tinha asma descompensada, uma causa provavel da pcr. ela parou enquanto estava sendo transferida ao bloco cirurgico para fazer uma cesárea de urgencia devido ao quadro asmatico (antes da pcr), daí fizeram uma cesarea de emergencia pra salvar o bebê (não sei se a Rcp foi efetiva), tentaram nova rcp e com sucesso e ela foi pra uti. chegou a ter alta do hospital (após 2 meses internada) mas voltou uma semana depois devido a complicações da longa estadia na uti e acabou indo a óbito. não lembro se foi pneumonia por causa do respirador ou a asma piorou tudo... nessa epoca eu ainda tava na faculdade de enfermagem, quase acabando.
Olá. Sou técnico em enfermagem e trabalho com transporte de pacientes. Me vi em uma situação com paciente trauma na cervical e com o colar. Fiquei pensando se tivesse que intuba a paciente, poderíamos terá o colar ou intubação com o colar. Obrigado pelas informações e desde já agradeço. Deus te abençoe e sua equipe.
Sim Francisco, para manusear a via aérea muitas vezes será necessário abrir o colar momentaneamente. Enquanto isso mantém a estabilização manual da cabeça.
Os Cursos do Ibraph são cursos livres. O MEC não credencia instituições para dar cursos livres. Existe uma lei que autoriza qualquer um a ensinar de maneira livre. Na sua pergunta estão as letras MS, acredito que seja Ministério da Saúde. Ministério da Saúde também não credencia cursos livres, pelo menos não que eu saiba, até vou pesquisar sobre essa lei. Eu fiz vários cursos do Ibraph, e são todos baseados em Protocólos internacionais, e as informações são atualizadas. Cursos de extrema qualidade por se tratar de cursos online.
Se usa sim Eduardo, reveja o vídeo. Digo que é para fazer todo o convencional, essas são recomendações "extra" além do que já é feito normalmente. Deixei dois links de palestras no SBV e SAV mostrando o procedimento convencional. Entendido?
Prof, me tira uma dúvida: 4 minutos de PCR presenciada junto com a reanimação ou 4 minutos de PCR ( não presenciada) e mais 4 de reanimação, totalizando 8 minutos indica a cesária Peri mortem?
Dr° Vou fazer um relato de uma ocorrência que atendi, km 63 da imigrantes rodovia do estado de São Paulo. Colisão frontal auto x auto 5 vítimas 4 em óbito evidente, corpos em encima de corpos, e uma gestante de 7 meses, politraumatizada apresentando Gespng, midríase, otorragia, fratura de úmero rodado, hemorragia vaginal, fratura bilateral de fêmur, em PCR. realizamos todos os procedimentos de extricação, estávamos com unidade Básica, o suporte avançado estava a mais de 20 km, decidimos deslocar ao PS mais próximo, chegando no PS havia uma equipe médica muito experiente, traumatologia, cirurgia geral, obstetrícia e pediatria, o médico responsável deu óbito materno, porém o obstetra pepiu para continuar a RCP pois avia pulso fetal, realizou a cesárea perimortem, incisão longitudinal, com extrema rapidez, quando retirou o RN apresentava cianose, parada respiratória, com pulso filiforme, feito entubação em seguida PCR, iniciado RCP... Óbito para RN, causa morte fratura cervical com seccionamento de medula. Essa ocorrência foi alguns anos, pois assistindo esse vídeo me fez lembrar, e analizar meus erros e acertos, é de extrema importância os seus vídeos, nos transforma em um profissional melhor, paramos para analisar a cada detalhe, de fisiologia, anatomia, conhecimento de causa, tempo e resposta, etc... Abraços
Obrigado pelo relato Patrick.
Excelente, doutor!!!!! Como ja havia comentado com vc pelo instagram. Sou técnica de enfermagem e trabalho em pronto socorro geral e obstétrico. E já participei de PCR's em gestantes. Com condutas controvérsias de cesarea de emergência no inicio na RCP. Infelizmente nos três casos perdemos as mães. E somente em um caso o recém nascido sobreviveu com sequelas por hipoxia.
* No primeiro caso a paciente em gestação termo, com antecedência de DHEG em tratamento, deu entrada no PS em PCR, sendo reanimada pela equipe dos bombeiros, desde a residência. ( o esposo acordou com ela se debatendo ao seu lado).
Neste episódio a cesarea foi realizada com mais de 30 min de RCP intra hopspital!!!
O RN sobreviveu com sequelas.
* No segundo caso, paciente em gestação pré termo, deu entrada no PS, trazida pelo SAMU, até então em G15, apresentando desconforto respiratório e dor torácica. (Familiar desconhecia antecedente patológico).
Evoluiu para rebaixamento do nivel de consciência e PCR quase imediato a admissão no serviço.
Logo no início da RCP assumida pela CM, o GO o optou pela cesarea perimortem.
Após longos 30 min. Foi constatado obto materno. O RN pre termo sobreviveu por mais 24hs.
* No terceiro caso, paciente 17 anos, com cirurgia cardíaca em programação, em gestação pré termo. Deu entrada no PS, trazida pelos familiares, que disseram que ela havia desmaiado.
De imediado foi identificada a PCR e iniciada manobra de RCP por 35 min.
Neste caso, a cesarea foi indicada pelo GO depois da constatação do óbito materno, qdo o mesmo optou por usar o sonar novamente e constatar BCF presente.
RN pré termo extremo, com capurro de 27 semanas, precisou ser reanimado e foi levado a uti neonatal. Sobreviveu por algumas horas, evoluindo a óbito ainda a no mesmo plantão.
Casos tristes, situação fora do comum no nosso dia a dia. E
pela minha vivência, digo que, com prognósticos ruins.
Mas precisamos sempre manter o foco.
Aline obrigado por esse rico relato. Pense em escrever um artigo para publicação com essa serie de casos. Você estará contribuindo com ciência.
De nada Doutor.
Obrigada pela dica do artigo.
Olá, Aline. Vc ainda trabalha nessa área? Vou realizar meu TCC nesse tema.
Oi@@mayaraalves8585!!! Sim 👍🏼. Continuo trabalhando nesta área sim.
Sou obstetra e apaixonado por emergência tanto pré hospitalar quanto hospitalar. Já tive casos de PXR em gestante e já tive sucesso tanto materno quanto fetal com cesariana perimortem. Com 4 minutos de RCP
Dr sou enfermeira e estou no PSA de um hospital sem muito suporte os vídeos me ajudam muitíssimo!!! Parabéns pelos vídeos acompanho todo!!!
12:20 creio que seja sepse. O medo de toda incisão
Torcendo para sempre ter estudos novos neste canal com videos super bacanas.
Parabens Dr Leonardo Clement show de bola na cessaria perimortem
esse canal é riquíssimo de informações. Impossível n se inscrever.
Boa Noite dr Leonardo clemete
Como proceder em caso de gestante grande queimada???Obrigada..mto bom video?
Excelente video! Parabéns pelo trabalho!
Parabéns pela abordagem e dinamismo que envolve todos os ouvintes.
Oi tudo bem?por favor faça um vídeos explicando como transferir ou transportar gestante. quais as prioridades e quando pedia apoio. bjssss
Sempre acompanho teus videos... assim que for possivel posta vídeos com as atualizações 2020 🙏
Obrigada!!!! Vcs são show!!!! Meu sonho é ter essas bíblias do Resgate.
Verdade ...qto ao significado de "não se observar agravamento p/ a mãe" em cesárea peri-mortem.
Como agravar mais?🤷🏼♀️
Tive deslocamento uterino em sala cirúrgica , na hora do parto , porque a bb estava tranverso comprida diafragma, após anestesia me colocaram em decúbito dorsal PA ; 70x80 , antes expliquei que não ficava nessa posição, o anestesista rapidamente vez essa deslocamento PA manteve 120x80 até a retirada da BB.
Fico imaginando se precisasse atendimento no pré, se o profissional não realizasse essa manobra deslocamento dificilmente manteria os sinais vitais.
Já li em alguns livros que , a indicação da cesárea peri morten deve ser realizada até o 5 min de RCP , havendo retorno da volemia materna em cerca de 1000 mL para a veia cava ...
Essa informação citada no vídeo é baseada nas recomendações da AHA que constam no link que deixei na descrição. Pode me passar o link desse fonte para que eu possa dar uma estudada? Abraço
@@ibraph tem um livro de terapia intensiva em obstetrícia na unidade hospitalar que trabalho ... vou pegar a referência e depois coloco aqui ...
Muito Obrigada! Suas aulas são incríveis! Obrigada por compartilhar seu conhecimento e experiência conosco! ♥️🙏🏻
Obrigado!!!! aguardava muito tempo por esse vídeo. Um grande abraço
Sem dúvida alguma e o melhor canal, obrigado por fazer parte dos meus estudos !
Muito Bom, gostei muito tem aumentado meus conhecimentos,
Muito Grata
Dr,o Sr explica muito bem,nunca tinha pensado sobre isso
Excelente Doutor Leonardo, me ajudou muito sua aula .
Parabéns e muito obrigada! São vídeos muito construtivos, visto que adquirimos "experiência" sem necessariamente vivenciar na prática tal situação.
Obrigada pela aula Leonardo!
Obrigada
Sempre assisto mais de uma vez!!!!!!!!!!!
obrigada Dr Leonardo pela aula !
Por gentileza eu gostaria que o senhor passa vídeos de rcp na prática por favor se for possível de mulheres grávidas
como é feita o movimento de deslocamento do útero se vc poder mostrar como é que fazer agradeço e parabéns para você e toda sua equipe bom dia
Para a direita o terceiro socorrista que o fará
@@azer9434 Para a esquerda não? No caso em relação a posição anatômica da mãe, deslocar a barriga para a esquerda.
Otimo video, parabéns.
Eu estou me aprofundando no PHTLS, eis que o vídeo de vcs é sugerido..... sempre foda
Poxa, Sem palavras.
Sensacional! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Seu trabalho é impecável. Obrigada por compartilhar conhecimento!!!!
É recomendado durante a RCP na gestante com 20 semanas de gestação fazer uma pequena inclinação para o lado esquerdo?
muiiito bom....gostei muito....por em eu gostaria de vr a RCP literalmente ....
Estou aprendendo muito com suas aulas ! Muito obrigada
Boa tarde!
Seu canal é ótimo!
Você é enfermeiro?
Sua simplicidade e humildade é admirável!
Dr Leonardo é médico.
Dr.Leonardo sou técnico em enfermagem Condutor do samu bonbeiro civil
Ótima aula!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Otima aula.
Excepcional! Sem mais.
Parabéns!
Uma vez sendo constatado óbito materno, se dá sequência à cesárea p/ se tentar salvar a vida do feto. Este procedimento não seria designado como cesárea "post- mortem" e não "peri - mortem"?
Muito obrigada!
Eebaaa Saiu o videozinho
Recomendações muito boas e elucidativas
Yamara Colares USA 05 local !👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
Dr leonardo muito bom seu vídeo, teria como grava um vídeo falando sobre parto de risco.
Muito bom ,e o melhor que vir a ter agora !!!;
Perfeito obrigada
Excelente
Adorei a aula!
COMO SEMPRE, ADORO SEUS VÍDEOS.
GOSTARIA DE SABER QUANTO AO DEA...USA-SE NORMALMENTE EM GESTANTES??
Sim
Parabéns top o vídeo
E nos pacientes cardiopatas? Especialmente nos transplantados de coraçao ou que tem destrocardia
Sempre excelentes temas !
boa noite Dr. acredito que sobre o caso de agravamento , pode ser se caso haja o sucesso na rcp, nao tenha sequelas.
Amo esse canal😘😘😘
Oi Leonardo! Parabéns pelos vídeos, a gente aprende muito com eles. Fiquei com uma dúvida em relação a chocar a gestante. Chocando a mãe, a gente não choca o Feto? Não o mataria? Desde já, obrigado pela atenção! Abraço! Thiago Lago.
Thiago, o melhor para o lactente é que a mãe retorne da PCR. Se tiver indicação de choque, tem que administrar o choque. Não li algo que aponte para possíveis prejuízos para o feto.
Vc é top professor
Excelente!!
❤ maravilhoso
Dr, uma pergunta, chegou no psa, lugar onde atuo a 15 anos, engasgado, só que essa paciente tinha realizado uma redução de estômago, é foi colocado um anel redutor, pergunto ao senhor, como agir nesses caso?. Só para saber após algumas manobras do médico foi estabilizada.
Dr show 😊
Obrigado professor
👏👏
Professor, faz um vídeo sobre OVACE em gestantes ou obesos
Positivo Thiago, logo logo.
Hildebrando de Albuquerque Silva
Boa noite DR
Seguem as orientações quanto a posição da gestante ?? lateralizar a maca segue proscrito ??
Nas Unidades básicas, com um socorrista e um técnico de enfermagem... realizaria apenas as compressões??? Pois iria lateralizar o abdomem e o outro realizar as compressões??
Será que quiseram se referir que após a resolução do quadro, o puerpério seguiu sem sequelas do procedimento de emergência? que foi um puerpério fisiológico mesmo tendo sofrido uma PCR ?
Obrigado Dr
Tenho dúvida no.que pode ter acontecido comigo no.parto do.meu filho pq eles não.falam só ouvi dizer que a médica disse quase perdemos a mãe..
Eu sempre tive una pressão boa sempre 11 por alguma coisa durante a gestação as vezes baixava pra 9 mas sempre muito boa porém no dia do parto eu sentia dor de cabeça mas a enfermeira fferiu a pressão esperei 10 hs para o.jejum com dor de cabeça enfim fui pra sala de cerurgia na hora que colocaram o aparelho a pressão tava marcando 13 por alguma coisa e foi considerado pressão normal... O anestesista me deu a primeira agulhada senti choque no pé ele perguntou qual lado falei ele deu a segunda agulhada e levei choque no outro pé ele perguntou qual lado falei e então deu a terceira e a anestesia começou a subir embolada eu senti uma sessão ruim porém o parto começou e quando já tirado o bebê eu comecei a sentir um sono profundo não consegui manter meus olhos abertos e eu forçando saia muita lágrima eu não tinha força pra fala não sai voz o anestesista estava despercebido olhei minha pressão e tá caído até chega no 6 do nada a médica gritou o anestesista ele colocou algum medicamento no soro e voltei a fica normal passou uns 10 min e voltou a cair e o anestesista deu outra dose do.medicamento e me recuperei graças a Deus não voltou a repeti... tive alta 2 dias após os meus pés onde levei choque ficou preto e descamou voltei após 2 dias de alta ficando internada pois estava com grau alto de infeccao eu sentia muita dor na ferida operatória estáva ficando Rocha medico abriu minha ferida operatória um.buraquimho pra vê se tinha pus mas não.tinha e ao fica internada entrei com antibióticos e minha ferida abriu sozinha a cola descolou sozinho fiz uma ultrason pra ver se tinha abcesso abdominal gracas a Deus e mimha ferida so.tinha seroma nao.timha pus tive alta 1 semana depois. minha ferida feixou sozinha após 4 meses... creio que foi muita oração mas não entendi o que aconteceu no parto e se teve ligação com o.que aconteceu após parto. Alguém pode me explicar?
Muito booommm. Obrigada
Queria saber como se dá a cesaria perimortem no atendimento pre hospitalar ?
Perfeito!!
O melhor 👏👏👏
👏👏👏👏Obrigada
Dúvida. O uso do DEA não é prejudicial ao feto?
Professor, antes, excelente aula!
Imagino aqui se, no caso de apenas 1 socorrista, pode ser feito um deslocamento obliquado à esquerda no quadril da gestante com uso de algum recurso, como um tecido enrolado sob a nádega direita, por exemplo? Com fins de tentar um desvio uterino à esquerda causado pela ação da gravidade? O tórax ficará paralelo ao chão e o abdome, ligeiramente obliquado à esquerda. Ou essa lateralização compromete a qualidade das compressões?
Grato pelo espaço!
Alexandre, essa preferência não está descrita no protocolo da AHA. Tem alguma fonte que indique essa técnica?
@@ibraph Não mesmo, professor: só imaginei aqui, baseado na anatomia e nos conhecimentos que obtive, também, através do IBRAPH. Desculpe se falei bobagem.
@@alexandrealvesfirmino5051 Estudos em manequins constataram que à inclinação lateral esquerda >30 °, o manequim deslizou para fora do plano inclinado e que a força de compressão torácica foi reduzida à medida que o ângulo de inclinação foi aumentado. Descobriu-se, ainda, que na inclinação lateral >30 °, a compressão da veia cava inferior ainda pode ocorrer. Além disso, o coração mostrou deslocar-se lateralmente durante a inclinação em comparação com a posição supina. Portanto, compressões torácicas realizadas com a paciente em inclinação podem ser significativamente menos efetivas do que aquelas realizadas com a paciente na posição supina usual, e isso pode ter um grande impacto na chance de reanimação bem-sucedida. Portanto, atualmente, definitivamente posição supina sem lateralizar.
A Cesária de emergência ela só vai ser realizada por um médico no ACLS ou poder ser realizada por um téc. Enfermagem no BLS em uma situação extrema onde a mãe ela já está com 4 minutos em PCR ou RCP ???
Se a pergunta for boba desconsiderar... Como é a questão do choque ma gestante para o feto ?
obrigado doutor
Boa tarde Dr só não consegui entender o nome do protocolo???? O vídeo é maravilhoso
Tratam-se das recomendações da American Heart Association. Foi essa a dúvida?
professor faça um video de RCP em queimados no torax
Não muda nada em relaçao à técnica de RCP. Não tem outra forma de fazer.
o que seria uma "PCR assistida" durante uma cesárea peri-mortem? eu tive uma paciente assim e fiquei na dúvida.
Juliana, PCR assistida significa PCR entendida, onde a RCP foi realizada. E uma cesária peri-mortem, é uma cesária realizada em gestante que se encontra em PCR>
@@ibraph obrigada! este caso já tem algum tempo (2012), essa paciente que acompanhamos tinha asma descompensada, uma causa provavel da pcr. ela parou enquanto estava sendo transferida ao bloco cirurgico para fazer uma cesárea de urgencia devido ao quadro asmatico (antes da pcr), daí fizeram uma cesarea de emergencia pra salvar o bebê (não sei se a Rcp foi efetiva), tentaram nova rcp e com sucesso e ela foi pra uti. chegou a ter alta do hospital (após 2 meses internada) mas voltou uma semana depois devido a complicações da longa estadia na uti e acabou indo a óbito. não lembro se foi pneumonia por causa do respirador ou a asma piorou tudo... nessa epoca eu ainda tava na faculdade de enfermagem, quase acabando.
Mas a aula é top
Muito bom
Olá. Sou técnico em enfermagem e trabalho com transporte de pacientes. Me vi em uma situação com paciente trauma na cervical e com o colar. Fiquei pensando se tivesse que intuba a paciente, poderíamos terá o colar ou intubação com o colar. Obrigado pelas informações e desde já agradeço. Deus te abençoe e sua equipe.
Sim Francisco, para manusear a via aérea muitas vezes será necessário abrir o colar momentaneamente. Enquanto isso mantém a estabilização manual da cabeça.
Doutor, pode chocar uma gestante? Se sim, em quantas semanas de gestação?
Assistindo em 30 de 2020
N compreendir Dr
Ficou incompreensível
Caramba Jota, peço perdão. Tentei transcrever de forma clara as recomendações que estão no site da AHA.
Vou assistir novamente tentar entender
DEA na mãe gestante pode por o feto em risco?
Diego Gomes Também gostaria muito de saber o que o DEA pode causar no feto
Massa 👏, como faço para fazer o curso? Ele tem credenciamento do MEC ou MS
Os Cursos do Ibraph são cursos livres. O MEC não credencia instituições para dar cursos livres. Existe uma lei que autoriza qualquer um a ensinar de maneira livre.
Na sua pergunta estão as letras MS, acredito que seja Ministério da Saúde. Ministério da Saúde também não credencia cursos livres, pelo menos não que eu saiba, até vou pesquisar sobre essa lei.
Eu fiz vários cursos do Ibraph, e são todos baseados em Protocólos internacionais, e as informações são atualizadas. Cursos de extrema qualidade por se tratar de cursos online.
Gostei
Bom dia Leonardo, nestes casos de gestantes não se usa o DEa?
Se usa sim Eduardo, reveja o vídeo. Digo que é para fazer todo o convencional, essas são recomendações "extra" além do que já é feito normalmente. Deixei dois links de palestras no SBV e SAV mostrando o procedimento convencional. Entendido?
Eduardo Barros
Ser utilizar sim pois o uso do Dea é fundamental para restabelecer o ritmo cardíaco normal
Vou fazer a prova teórica para o Samu. O que deve estuda mais ?
Bom Dia Doutor Leonardo, tudo bem? Gostaria de tirar umas dúvidas sobre a questão de rolamentos para tábua. É possível? Fonte: PHTLS.
Olá Jorge, claro, pode mandar meu amigo. Abraço
Show
Prof, me tira uma dúvida: 4 minutos de PCR presenciada junto com a reanimação ou 4 minutos de PCR ( não presenciada) e mais 4 de reanimação, totalizando 8 minutos indica a cesária Peri mortem?
@Milena, se a PCR não foi presenciada, não há tem como se estabelecer quantos minutos se passaram. Se computa os minutos da RCP apenas.
Dr seu filho ehum foufo muito lindo seu filho qual o nome dele
Logan ;)
Instituto Brasileiro de APH nao entendi
Pra que a música no vídeo?
Professor,menores de idade pode realizar o curso de APH?!
Carlinho, não sei lhe informar como está legalmente essa questão. Conseguiu nesse tempo obter alguma informação a respeito?
Não
Mas estou fazendo o curso, só não vou poder trabalhar.