Pesquisador: Projetos de diques no RS foram ineficientes | BRASIL MEIO-DIA

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 12 тра 2024
  • O pesquisador Iporã Possantti falou à CNN que as chuvas no Rio Grande do Sul devem piorar nos próximos. Ele também enfatizou que os projetos de diques no estado foram ineficientes. #CNNBrasil
    Inscreva-se no canal da CNN Brasil no UA-cam.
    ACOMPANHE A CNN BRASIL TAMBÉM NAS OUTRAS PLATAFORMAS:
    Site: www.cnnbrasil.com.br/
    Podcasts: www.cnnbrasil.com.br/podcasts/
    Newsletters: newsletter.cnnbrasil.com.br
    Facebook: / cnnbrasil
    Twitter: / cnnbrasil
    Instagram: / cnnbrasil

КОМЕНТАРІ • 28

  • @LeFe2
    @LeFe2 16 днів тому +5

    Moro na região metropolitana de Porto Alegre , a muitos anos não é mais feita a dragagem do Rio Guaíba. O rio está cheio de lodo e areia, diminuindo a vazão do rio

  • @josdsa9567
    @josdsa9567 16 днів тому +6

    Ineficientes é uma palavra que ajuda muito as gestões incompetentes que ali passaram, o que aconteceu foi um "esquecimento" da manutenção dos diques por muitos anos! Se os mesmos tivessem com a manutenção em dia, e com melhorias, tudo isso poderia ter sido evitado.

  • @josdsa9567
    @josdsa9567 16 днів тому +4

    Tem que olhar a holanda. Exemplo de tecnologias para lidar com enchentes.

    • @carlacp8230
      @carlacp8230 16 днів тому

      kkkkk, espera mais uns anos p vc ver se aquilo não vira água

  • @fabianomds5438
    @fabianomds5438 16 днів тому +2

    Se lá em 1941 o rio subiu 4 metros.. as barragens deveriam ter 10 metros.. Sem comportas! Deve ser feito outro ponto de escoamento da lagoa dos patos.. hj só em pelotas a 300km..

  • @LUSKAWITT_Apocalipse19_em_2O24
    @LUSKAWITT_Apocalipse19_em_2O24 9 днів тому

    Como resolver ou ao menos minimizar muito o problema de enchentes e alagamentos em Porto Alegre e cidades da região no Rio Grande do Sul quando o Lago Guaíba e a Lagoa dos Patos enchem de mais?
    Deve haver mais vazão de água e mais próximo de onde causam problemas.
    A saída do Lago Guaíba fica a 300 quilômetros para a água sair de Porto Alegre até chegar ao Porto na cidade de Rio Grande por onde percorre toda a extensão da Lagoa dos Patos até chegar ao oceano, ou seja, uma distância muito longa, que demora várias semanas, para a água percorrer e iniciar a sua saída, e enquanto a água não sai o nível do Lago Guaíba e Lagoa dos Patos só aumenta causando enchentes. Se tiver uma outra saída mais próxima das cidades de áreas mais populosas alguma eventual enchente terá menor impacto e as água baixarão mais rapidamente.
    O melhor lugar para fazer uma abertura na Lagoa dos Patos para dar vazão ao oceano é mais próximo de Porto Alegre, pois o nível das águas que vem do Lago Guaíba e ficam na região de Porto Alegre e no começo da Lagoa dos Patos é mais elevado do que na saída para o oceano no Porto da cidade de Rio Grande.
    Não faz sentido fazer uma abertura tão longe de Porto Alegre. O nível da Lagoa dos Patos quando está próximo do Porto da cidade de Rio Grande é muito mais baixo e a vazão será menor. Se fizer uma abertura na região Norte da Lagoa dos Patos onde o nível das águas é mais alto a vazão das águas para o oceano será maior e mais rápida, pois as águas não precisarão percorrer 300 quilômetros percorrendo desde o Lago Guaíba até o Porto da cidade de Rio Grande para desaguar no oceano. Existem estudos que mostram que as águas da Lagoa dos Patos têm velocidade média de 0,2 km/h. Agora imagine as águas “andarem” nesta velocidade e percorrerem 300 quilômetros para só então saírem na Foz na cidade de Rio Grande. Por isso insisto que uma abertura seja feita ao Norte da Lagoa dos Patos entre São Simão e São José das Palmas, pois as águas irão sair mais rapidamente para o oceano.
    O Nível da Lagoa dos Patos não é o mesmo em toda a sua extensão, ele é mais alto quando está mais próximo de Porto Alegre devido o nível do Lago Guaíba também ser mais alto e justamente por este nível de água ser mais alto na parte Norte na Lagoa dos Patos haverá mais pressão para as águas saírem se uma abertura para o oceano for feita ao Norte. O local que indico para esta abertura da Lagoa dos Patos deve ser feita entre São Simão e São José das Palmas, pois a profundidade da Lagoa dos Patos também é maior neste ponto o que facilita a vazão e evita assoreamento, (entupimento), futuro.
    Toda a saída da Lagoa dos Patos está assoreada, (entupida). A profundidade nos últimos 50 quilômetros da Lagoa dos Patos tem entre um, dois ou três metros de profundidade apenas, por isso as águas não tem pressão para desaguar no oceano, sendo que na região mais ao Norte da Lagoa dos Patos a profundidade pode chegar a cinco, seis e sete metros. “Desentupir” a Foz da Lagoa dos Patos não faz sentido, é muito custoso e irá “entupir” novamente, gerando sempre custos enormes c0m frequência.
    Eu estou explicando todos estes detalhes para que seja entendido que o local onde se deve construir esta abertura é ao Norte da Lagoa dos Patos.
    O que deve ser feito?
    Fazer uma abertura para aumentar a vazão das águas da Lagoa dos Patos até o oceano mais próximo de Porto Alegre. Construindo uma abertura de 500 metros de largura no mesmo nível de água que é considerado normal na Lagoa dos Patos que é 1,30 metros, quando a água começar a ultrapassar esta altura ela começará a transbordar por esta construção até o oceano. O local da construção deve ser feito entre São Simão e São José das Palmas.
    A construção terá em torno de 500 metros de largura e 13 quilômetros de comprimento até chegar ao oceano, apenas na ponta de entrada e saída às extremidades podem ser maiores tendo um quilômetro de largura, ou mais, para aumentar a eficiência da vazão da Lagoa dos Patos em períodos de grandes chuvas, devido muitos rios desaguarem no Lago Guaíba que deságuam na Lagoa dos Patos. Não precisa de comportas, eclusas, máquinas caras de bombeamento, manutenção cara de máquinas, operador de máquinas, não precisa de nada disso, apenas construir uma estrutura como se fosse um “toboágua” preenchido de concreto ou pedras a um nível que após chegar a 1,30 metros na Lagoa dos Patos à água começará a transbordar para o oceano dando maior vazão, e mais rápido, evitando enchentes em Porto Alegre e região. A construção deste “toboágua de 13 quilômetros” deverá ser feita em uma inclinação de 10 centímetros a cada quilômetro, pois em 13 quilômetros estará no nível do oceano.
    Por que a construção deve ter (((NO MÍNIMO 500 METROS DE LARGURA)))? Porque o Rio Jacuí quando desemboca no Lago Guaíba tem a largura de um quilômetro, mas a saída lá no Porto da cidade de Rio Grande tem apenas 500 metros após a construção dos (molhes) o que faz diminuir a vazão das águas, antes da construção dos (molhes) a abertura natural de vazão tinha mais de um quilômetro...
    Por que a construção (((NÃO))) deve ser feita no mesmo nível do oceano? O Objetivo desta construção é apenas escoar as água da Lagoa dos Patos através do transbordamento após o nível de 1,30 metros ser ultrapassado, não terá profundidade suficiente para travessia de navios, pois caso esta abertura fosse feita no mesmo nível do oceano a vazão das águas para sair na Foz na cidade de Rio Grande seria muito diminuído gerando problemas de assoreamento, “entupimento”, ainda mais graves do que já são. Por isso o nível de transbordamento da 1,30 metros da construção, mantendo o fluxo de águas abaixo deste nível sendo direcionado para sair na Foz na cidade de Rio Grande onde tem o Porto mantendo a navegabilidade para as embarcações.
    Esta proposta é muito melhor do que comportas, eclusas, maquinários caros para bombeamento que precisam de manutenção cara e precisam de funcionários operando. Todas estas outras propostas são muito mais custosas, ineficientes ou desnecessárias, precisam de muito mais manutenção e precisam sempre de funcionários. Tudo isso gera muito custo completamente desnecessário. É só deixar a Lagoa dos Patos transbordar quando ultrapassar o limite de 1,30 metros. Sem máquinas caras, sem manutenção cara, sem funcionários. É desgastante ter que defender o óbvio, mais eficiente e menos custoso.
    C0m esta nova construção a entrada e saída terão a mesma vazão resolvendo ou ao menos minimizando muito o problema de enchentes e dificuldade de vazão da Lagoa dos Patos. Defendo que a construção deva ser feita entre São Simão e São José das Palmas devido às águas saírem mais rapidamente, não precisando percorrer 300 quilômetros e demorar várias semanas até conseguirem sair no Porto da cidade do Rio Grande devido à velocidade média da Lagoa dos Patos ser de apenas 0,2 km/h. Este desvio de água apenas será utilizado quando a Lagoa dos Patos ultrapassar o nível de transbordamento acima de 1,30 metros. Servirá como uma vazão mais rápida em situações de grande quantidade de chuvas e águas vindas do Lago Guaíba.
    Estas informações e a proposta de projeto devem ser encaminhadas para o Governador do Rio Grande do Sul e para as prefeituras das cidades banhadas pelo Lago Guaíba, Lagoa dos Patos, Rio Jacuí, Rio Caí, Rio dos Sinos e Rio Gravataí, pois este projeto é do interesse de todas estas cidades e todas elas devem participar dos custos da obra, sendo estes custos sendo proporcional a quantidade populacional de cada cidade, pois todas estas localidades serão beneficiadas.
    ,,,...,,,...,,,...

  • @fernandocardeal4334
    @fernandocardeal4334 16 днів тому

    Medidas restritivas poden ser adotadas imediatamente, inibindo construção nestas áreas. Deveriam colocar um carimbo grande nas matrículas de registro destes imóveis "AREA DE RISCO"

  • @fernandocardeal4334
    @fernandocardeal4334 16 днів тому

    A ocupação e especulação imobiliária das várzeas de rios é um grande erro. Cabe sim deslocar estes bairros para locais seguros.

  • @terezinhamartinsleite7056
    @terezinhamartinsleite7056 16 днів тому

    É o que digo salvar, recontruir mas fazer obras para evitar que aconteça de novo.

  • @terezinhamartinsleite7056
    @terezinhamartinsleite7056 16 днів тому

    Quais sao realmente as causas? So climáticas? Obras podem mudar para nao acontecer de novo?

  • @zeliaprado4580
    @zeliaprado4580 16 днів тому

    Emigrar nossos irmãos gaúchos para outros estados ou assentamento lugar seguros. POA está debaixo de água

  • @mariafranciscanascimento7531
    @mariafranciscanascimento7531 16 днів тому

    FALOU DURO E VERDADEIRO. OS DIQUES FORAM INSUFICIENTES PARA UM LUGAR CERCADO DE AGUAS. DESCULPE SE FALAMOS SEM ENTENDER COMO QUEM E SABIO E MORA NO LUGAR

  • @fernandocardeal4334
    @fernandocardeal4334 16 днів тому

    Diques são barreiras que elevam o nível das enchentes porque afunilam o escoamento das águas. Precisamos de novos estudos hidrológicos de maior responsabilidade.

  • @JonasGalvao-yx4yv
    @JonasGalvao-yx4yv 12 днів тому

    Claro que foram ineficientes, não recebiam nem manutenção...

  • @bernardoriquelme8590
    @bernardoriquelme8590 16 днів тому

    O caso do sul serve de alerta a várias cidades do Brasil. SP está totalmente desprotegido, se chover uma semana a tragédia será grande. O povo coloca a oligarquia no poder. Chamando de comunista quem deseja fazer benefícios nos bairros periféricos.

  • @_mklein
    @_mklein 16 днів тому +3

    Desmataram tudo pra plantar o soja. Tá aí o resultado.

    • @isaalencar9051
      @isaalencar9051 16 днів тому

      Isso é verdade, mas qual seria a solução?

    • @cacouti
      @cacouti 9 днів тому

      Os Veganos vão ficar sem comer soja? Vão se alimentar de luz??

  • @mestresupremo2701
    @mestresupremo2701 16 днів тому

    A culpa é dos engenheiros.

  • @junior-ky1mz
    @junior-ky1mz 16 днів тому +1

    Por isso não devemos pagar impostos, nada é feito e o que é feito não presta

  • @JordanoJesusV
    @JordanoJesusV 16 днів тому

    Só para o povo Brasileiro saber, os resgates e a organização dos resgates, os abrigos montados e mantidos e as doações organizadas e distribuídas é 95% da população se ajudando, tem gente do Governo? Tem 5% e era isso, bah isso é um ultraje para todo brasileiro.
    OBRIGADO POVO BRASILEIRO VOCÊS SÃO FODAS.

  • @carlacp8230
    @carlacp8230 16 днів тому

    é claro que dique é ineficiente, se vc tá vendo que o volume de água extravasa o dique, nada vai dar jeito... uma bacia não enche de água até que a altura da bacia não permita a água de entrar, se subir mais já era... e se for mta água, bomba nenhuma dá jeito de drenar a água