Apesar dos 5 meses, deixe-me eu fazer um comentário. Tenho um Cobalt AT 2018 com 60.000 km. Como todos sabem , a GM diz que para o cambio automático dele não precisa de troca de óleo. Pois bem, depois de muito pensar , resolvi trocar o óleo do cambio com aquelas máquinas automáticas. Mandei colocar 10 lts, pois entendo que minha utilização é tranquila. Gente, notei a mudança no comportamento do cambio de imediato!!! As trocas ficaram imperceptíveis e a resposta do cambio ficou super rápida!!!!!! Mal encosta o pé no acelerador e o carro já sai super esperto. A suavidade de funcionamento é impressionante. Então, recomendo a troca do óleo do cambio sim!!!! Mas em local que o que o pessoal saiba fazer. E colocar óleo recomendado pelo fabricante, de qualidade.
Comprei uma Zafira 2007 automática a 5 anos, como não sabia se já havia sido trocado o óleo do câmbio, não arrisquei. Levei em uma autorizada e perguntei se o cara garantia a troca, ele não quis. Fiquei sabendo de uma spin que depois da troca, não saiu do lugar.
Tive um Fluence 2014 que, quando comprei, questionei a concessionária quanto ao óleo do câmbio CVT, pois o manual não fazia qualquer menção à troca e informaram que não precisava efetuar a troca. O mesmo era "eterno", só necessitando troca se houvesse intervenção no câmbio. Isso, apesar de vários questionamentos de minha parte quanto a esta afirmação. Resultado: Acreditei na Renault e me dei mal, arcando com um prejuízo na época de 6.000,00. Quando completou 80 mil Km (portanto fora da garantia), o câmbio quebrou e na oficina (não autorizada) fui informado que a quebra da correia metálica deu-se por superaquecimento devido ao óleo, que perdeu as características de lubrificante e engripante. Resumindo, virou água. Portanto, cuidado: Câmbio CVT requer troca sim (mais frequente do que o sequencial) de preferência entre 50 e 60 mil km.
Impressionante como os fabricantes brincam com coisa séria, a Chevrolet, no manual da S-10 2019, coloca que não precisa trocar, mas houveram várias quebras prematuras de cambios automáticos. Quando questionei no segundo ano da garantia do carro afirmaram que não era preciso. Mesmo falando que o carro as vezes trepidava. Enfim acabando a garantia, falaram que a GM mandou norma técnica interna orientando a troca a cada 40.000 km. MAs agora não podiam mais trocar em garantia, e pior eles não tem o equipamento adequado para fazer a troca completa do oléo, é uma total falta de respeito e ainda colocam em risco um item muito caro do automóvel.
Tenho um Hyundai Azera 2011 e no Manual do Proprietário diz que o fluido da Transmissão automática Dispensa revisão ou assistência, e ate hoje nunca troquei o óleo do cambio, e estar perfeito sem apresentar nenhum problema, e como diz aquele dito popular time que estar ganhando não si mexe.
A mudança de óleo API GL 4 para GL 5 tem um risco: devido a maior resistência de película do GL 5, pode ocorrer dificuldade dos anéis sincronizadores em sincronizar o movimento e assim gerar arranhões no engate de alguma(s) marcha(s). Para fluidos de freio também convém manter o mesmo grau DOT.
Tem no virtus TS i automático, a Volkswagen diz que não se troca o óleo da Caixa enquanto não apresentar problema o famoso cambio que que todos os motores. Eu gostaria de saber se tem que trocar o óleo. Parabéns pelos vídeos são excelentes eu acompanho todos.
brasil é muito quente força mais o oleo e perde a propriedade mais cedo, eu acho que deveria ser padrao de todas as marcas a troca com 40 mil km ou x de tempo
José vicente Nunes. Comprei a um mês. Foi feita as revisões só na conceciona, tenho as notas fiscais de tudo que foi subistuido. Menos do câmbio. Está com 158300 km. Levei em mecanico de confiança de muitos anos, falou que está tudo perfeito. Obrigado .
Eu tenho prisma 2019,ta com 107 mil km,pra mim o cambio ta normal,eu comprei estava com 30 km,ainda tenho dúvidas se preciso ou nao trocar, mas ate o momento esta perfeito!
Tem que ter muito cuidado com a informação da montadora de que não é necessário trocar o óleo do câmbio automático. Por exemplo, a PSA dizia que não era necessário a troca do óleo do câmbio AL4, porém, na realidade das ruas, era sim necessário. Muito dos problemas que esse câmbio deu foi pela informação errada da montadora.
Realmente esse é um ótimo tema/assunto, tendo em vista, como dito, a popularização dos diversos tipos/modelos de câmbios automáticos! Parabéns pelas explicações.
Muito bom professor eu troco da minha CRV 2012 a cada 40k, fica caro mais não quero correr riscos, o óleo do câmbio é mais barato que o troca de óleo de motor, kkkkk.
Excelente a explicação, tenho um audi A3 mecânico, toda vez que troco de óleo do motor troco o óleo de câmbio também, sempre mantenho o carro em dia , ele já tem 21 anos de uso esta em forma , acho que tudo depende do condutor zelar pela sua vida e do carro e sempre excelentes mecânicos para efetuar o serviço. Parabens para vocês . 👏👏👏👏👏😍
Boa tarde!! Ótimo conteúdo! Tenho um Virtus 200tsi. No manual também não tem informação sobre a troca. Procurei na internet e tem uma diversidade de informações, alguns recomandam outros não... o que vocês acham?
O que me explica sobre o ZF8, que no manual diz que o fluido é para vida toda do câmbio? No caso, BMW X5 30d 2015 com 107 mil km. Ouvi dizer que quando se troca fluido dos ZF8, costumam travar em função de novo óleo com propriedades diferentes do óleo já velho.
Você precisa trocar o óleo a cada 30-40 mil km. O óleo vai ficando muito contaminado por resíduos de desgaste dos componentes do cambio como os anéis de composite. Melhor você comprar o óleo original (ZF LifeguardFluid 8) ou outro equivalente (FEBI BILSTEIN 39095). O ideal seria fazer um flushing ou então fazer 3 trocas simples. O procedimento correto para troca de óleo esta no manual da ZF (Service Information Oil change kit for ZF 8HP automatic transmission).
Boa tarde muito bom o vídeo tirou minhas dúvidas, o importante é trocar o óleo na quilometragem correta, é melhor gastar menos do que perder o câmbio e ficar no prejuízo, o mesmo é o óleo do motor que diz uma quilometragem de trocar, mais tem ver o uso dele se é contante, tudo é como nós usamos o nosso carro, parabéns pelo vídeo, muito exclatecedor.
Para mim, que ao longo dos 70 anos de idade, já fui proprietário de 18 veículos, sempre trocando a cada 2 ou 3 anos. Sempre comprei veículo seminovo; diversas marcas. A manutenção sempre feita por mim mesmo. Troca de óleo e filtro a cada 5 mil km. Ou seis meses, o que ocorrer primeiro. Filtros de combustível e ar, a cada 10 mil km. Pneus calibrados, enfim... Nunca houve nenhum imprevisto.
Boa noite amigo, sim quero tirar uma dúvida comprei um IX35 GLS 2015 está com 78235 KM preciso fazer a troca do óleo de câmbio e em que quando tenho que fazer a troca um grande abraço.
Professor Landufo o senhor sempre recomenda seguir a recomendação do fabricante qual a sua opinião a Renault não recomenda a troca do óleo do câmbio automático cvt dos veículos com motor TCe 1.3 flex 2023?
Jeep compass diesel 17/18 35.000 km quando trocar o fluido do câmbio automático? Nunca foi trocado. A oficina da concessionária jeep diz que não precisa trocar, mas eu gostaria de trocar pra não ter nenhuma dor de cabeça futura.
Tenho uma Fiat toro 2017 freedom 1.8 at6, na consecionaria me falaram que não precisa fazer a troca de óleo do câmbio automático , isso procede ? É recomendável fazer a troca do trocador de calor também?
Bom trocar com menos de 40mil km e o trocador de calor pra sua conservação sempre trocar o fluido do arrefecimento e por água desmineralizada ... Aí é só tranquilidade 😄 Eu também possuo um Fiat Toro com mesmo ano e características 😊
Excelente vídeo. Tenho uma Livina S 2014, e a Nissan não deixa claro para cambio automatico AT4, sendo assim, devo ou não substituir o oleo? Ela esta com 80 mil kms.
*Regra pessoal que já sei há tempos todo fluido se troca no AT troquem(na maquina e passando scanner) a cada 40,50 mil km no geral para qualquer veículo(carro)*
A vw não recomenda a troca de óleo do câmbio do t-cross, mas estou observando por vários comentários que isso é um equívoco da VW, então qual a quilometragem ideal de troca para o câmbio do t-cross?
pois é, a FIAT também diz que não é para trocar, chego a pensar que é para danificar o veículo e gastarmos com peças caríssimas e ou trocar o carro por outro mais novo.
Vou falar o que aconteceu comigo.... comprei o onix 2015 ltz, com 50k e como sei do preço de uma caixa nova passa dos 9 mil e como minha esposa dirige ele também. Preferi na duvida levar o carro na autorizada da GM e troquei o óleo de câmbio, e pra minha surpresa o óleo estava muito escuro!!! Valeu a pane com certeza isso!!!
@@robertopaivademesquita5003 negativo, claro que a cor representa algo. Troquei o óleo da minha direção hidráulica ha um ano, o óleo ainda está rosinha, mas antes da troca, estava igual coca cola e vazando. Todo e qualquer fluido dentro do carro tem validade e deve ser trocado, seja óleo de câmbio, de direção, de freio, motor, de arrefecimento...
@@CanaldoTiagao comprei um Etios 17/18 com 85 mil km e fiz a troca do fluído do câmbio automático na autorizada. Paguei R$ 1.800,00 com a troca do filtro.
Eu sou Geraldo! Tenho um prisma 2017 automático segundo informação do fabricante não é necessário trocar o fluido mais se eu quiser posso fazê-lo? A quilometragem está a 80 mil km rodado. Obrigado
Esse Professor se ele for dar Curso Inicial de Mecânica me avisa eu vou querer pagar Curso pra fazer pode ter certeza seria bom eu preciso tenho e já fui pra fazer Cursos mas sempre desistia se ele fizer eu faço questão ...e outra pergunta já me falaram que ficar parado no farol engatado não é bom e sempre tem que por no neutro procede? disseram pra mim que engatado parado os discos gastam e forçam desgaste será.............. valeu Professor me inscrevi no Canal Certo abraços
No dia que a humanidade produzir algo que dure para sempre, então não será necessário trocar o óleo do cambio automático. Enquanto esse dia não chega, façam as trocas preventivas de TODOS os fluidos dos seus veículos.
A cada 240.000 km não é pra sempre. Isso quer dizer que possa durar suficiente para a vida útil do carro ou do câmbio, ou ter uma longa vida. Espero ter ajudado as mentes 8-80.
O problema maior é que se você consultar mil especialistas em câmbio automático, cada um falará uma coisa diferente. Isso é muito complicado. As próprias autorizadas nos confundem. Comprei recentemente, um nissan V-Drive CVT 1.6 ano 2021 com 17.000 km. rodados. Verificando o manual, o mesmo recomenda a troca do óleo do câmbio, somente com 100 mil km. Porém, pesquisando percebi que a maioria dos especialistas recomendam a troca com 40.000 km.... kkkkkk. agora, vá dormir sossegado com um barulho desses???
@@rafaelbatista7863 É verdade mas, acho que com 40.000 km é muito pouco; no seu caso, eu seguiria a recomendação do manual ou trocaria com uns 80.000 km. No meu caso, eu troquei o óleo do câmbio automático pois, o motor já estava com 123.000 km; e agora estou sossegado. Abç.
Observação a levar em conta! Em relação à pergunta sobre API GL-4 e GL-5, tem um detalhe que ficou de fora. Normalmente o aditivo extrema pressão (EP) adicionado aos lubrificantes de transmissão manual são à base de enxofre. Quanto maior o nível API, maior concentração de enxofre no Lubrificante. Um maior nível de enxofre (como no caso do GL-5) em transmissões que contenham componentes de metal amarelo (Bronze, cobre ou latão), pode acabar sendo prejudicial, pois a alta concentração de enxofre pode terminar atacando o próprio metal. Por isso, em transmissões manuais automotivas leves (vehiculos de passeio) em sua grande maioria é requerido um Lubrificante GL-4 ou GL-4+(nova tecnologia que está entrando no mercado). Alguns lubrificantes tem especificação GL-4 e GL-5 (GL-4/GL-5), estes são aditivados (EP) à base de fósforo e não enxofre, por isso podem ser utilizados em transmissões com componentes de metais amarelos sem problemas. Parabéns pelo material de vocês, sempre muito prático e de fácil entendimento. 5:37
Exatamente amigo!!! Aí está a cereja do bolo que muitos não conhecem! A mesma coisa vale para os aditivos de arrefecimento que existem diversos no mercado cada qual para uma especificação diferente e o pessoal acha que são todos iguais e só mudam a coloração " Corante " aí colocam qualquer um e acaba perdendo o motor em alguns casos como os de alumínio. O correto é sempre seguir o que está sendo informado e orientado no manual do proprietário...
Procurei o engenheiro chefe na Hyundai na cidade que resido e e fui informado que só em caso de perda do fluido (vazamento) deve ser inspecionado. Meu HB20 Premium 2015 já está com 100.000 e está perfeito.
@@mhdnn Assume o risco quem troca sem necessidade e estraga o câmbio também. Quem está falando aqui que está muito mais suave após troca, vai ver quando a viscosidade dele diminuir e as marchas começarem a deslizar ou não engatar. . O único câmbio que precisa de uma preocupação maior é o CVT.
Tenho um Honda New Fit 1.4 2009 manual, gostaria de saber se é necessário trocar o fluido de câmbio mesmo ele sendo manual? O carro está com 182 mil km.
Troca sim nem que seja troca parcial. Quando vc troca a troca das marchas fica mais rápida seja apra frente ou para traz. Na linha honda dos cambios automáticos tem um problema que costuma ocorrer de tremer intermitente em baixas rotações 1 segundo antes de trocar para marcha masi alta ou baixa quando vc acelera bem pouquinho no comecinho de alives sabe.Aí foi o que foi o que me aconteceu aqui numa honda cr-v 2007 começando com uns 330.000 km a 1 ano e meio atrás e só cosneguimos descobrir o qeu era quando trocamos o oleo doc ambio automático denovo: Era o oleo + filtro velho do cambio ! E detalhe havia andado uns 50.000 km nada muito a masi do que é recomendado uns 40 mil km. Antes de descobrirmos achavamos ser coxin, caixa de trasnferencia do cardão que liga cambio do motor ao cardão, tb estavamos na dúvida de folga no cardão, cambio bichado e na última tentativa com troca parcial do oleo do cambio + filtro ambos originais resolveu. Na linha toyota num corolla 1995 automático depois de um tempo com ele, no inverno quando sai de manhã a 4a marcha demorava para chegar nela pois era muito frio digamos já no verão não. Foi só troca o oleo do cambio que as trocas ocorriam norlmalmente !!! Então se troca oleo do cambio tb sim !!! Caso tenha dúvida entre o manual do carro ou o fabricante da peça melhor é questionar ou verificar o qeu o fabricante do cambio manda e não só a ccs, pois elas vãoa dorar te vender um cambio novo...
Levei meu hb20 1.6 ano 2015 automático para fazer a substituição do fluído do câmbio, meu carro tem 130k rodados e nunca foi feita a troca do fluído, o responsável pela troca disse que o ideal no meu caso, era fazer apenas substituição parcial, esse procedimento confere?
Tenho um chevrolet Tracker 2014 1.8 tanto o manual quanto os consultores técnicos da css não indicam a troca do óleo do câmbio, como fica, troco ou não, independente de gastos com os óleos originais..?
Tenho uma Ford ranger automática 140km falei com amigo meu engenheiro mecânico, falou que não tinha nescidade de trocar, só se tivesse algum vazamento! Fico na dúvida mesmo assim…
Boa tarde. Eu comprei uma Tucson 2015/2016 está com 52 km. Quando devo trocar o óleo do câmbio automático ou não preciso trocar o mesmo. Eu ando pouco com o carro. Desde já obrigado
Olá, Professor Gosto muito de suas explicação. O programa é show!! Tenho uma Tracker, ano 2015 de cambio AT de 6 marchas. No manual diz que não há a necessidade de trocar de óleo do câmbio, porém já ouvir falar que troca, e que o óleo não é eterno. E ai?
Olá amigo belo trabalho, fiz a troca de fluido do câmbio automático de um Vectra, troca completa com a máquina, quando cheguei em casa puxei a vareta e a cor do fluido era na cor de um óleo de motor, bem claro e amarelado na cor de óleo de motor mesmo, achei estranho porque sempre vi os fluidos na cor vermelha... Isso é normal?
Tenho uma meriva maxx 2007 e gostaria de saber se preciso trocar o óleo da caixa, no meu caso é mecânica... Estou com o carro a um ano e nunca troquei. Abraços à equipe
Olá boa tarde, meu nome é Osmair Moreira, tenho um Ford Ka 2020, automático, gostaria de saber com quantos kms posso fazer a inspeção ou a troca do óleo do câmbio automático dele, desde já agradeço!
O especialista está equivocado em relação ao uso de API GL5 onde o recomendado é um GL 3 ou 4. Pois, a película de proteção formada por um GL 5 nos sincronizados de metal amarelo são muito fortes e acabam por degradar a rugosidade da parte interna dos sincronizados prematuramente. Exceção SAE j2360 Total Drive Line, que possui aditivos diferentes.
Eder, não conhecemos bibliografia que comprove essa informação que você mencionou. Por gentileza, se você tiver conhecimento de algum trabalho nesse sentido, nos indique e iremos estudar.
Vc poderia fizer sobre o ronda Civic 2002 quantos quilômetros tenho que rodar para trocar o óleo da caixa automática do meu carro vc poderia me responder para mim trocar antes de dar qualquer problema 🆗 fico no seu aguardo abraçao
Milhares de vídeos no UA-cam falando sobre troca de óleo de transmissões automáticas, mas não existe um vídeo sequer falando sobre a Toyota Land Cruiser Prado, 2004 até 2009. Por que será que ninguém se dispõe a fazer um vídeo sobre a troca de óleo da transmissão automática desse magnífico carro da Toyota? Essa é a pergunta que não quer calar. Abraços
Estou aqui exatamente por isso , tenho um ford fusion 2008 automático, com 216 mil km rodado, e está em ótimas condições, mas o manual diz que não preciso trocar . Fico com medo de trocar e tbm fico com medo de não trocar kkkkkkk aff
tem um Fiat Cronos precison2019 automático, no manual diz que não é necessário fazer a substituição do fluido do câmbio porém alguns mecânicos diz que é necessário o que devo fazer nessa situação
Tenho um Cruze 2013 com 76.000 Km. Não existe recomendação para troca nem no manual e nem a concessionária recomenda nunca trocar. Somente se houver um problema em que o câmbio precisar ser aberto. E agora? O que me dizem?
Solicitei orçamento em uma concessionária da Toyota em Palmas/TO, e os mesmos me relataram que o meu Corolla 1.6 AT 2003, não precisava efetuar a troca do fluido da transmissão, somente verificação de nível e completar o fluido se necessário. Porém nas verificações diárias que faço antes do funcionamento do veículo, noto que a coloração do fluido da transmissão está bastante escuro e vou efetuar a troca por minha conta mesmo, visto que adquiri o veículo recentemente e quero manter as manutenções em dias. Abraço aos idealizadores/produtores do canal, vocês são tops.
Apesar dos 5 meses, deixe-me eu fazer um comentário.
Tenho um Cobalt AT 2018 com 60.000 km. Como todos sabem , a GM diz que para o cambio automático dele não precisa de troca de óleo.
Pois bem, depois de muito pensar , resolvi trocar o óleo do cambio com aquelas máquinas automáticas.
Mandei colocar 10 lts, pois entendo que minha utilização é tranquila.
Gente, notei a mudança no comportamento do cambio de imediato!!! As trocas ficaram imperceptíveis e a resposta do cambio ficou super rápida!!!!!! Mal encosta o pé no acelerador e o carro já sai super esperto.
A suavidade de funcionamento é impressionante.
Então, recomendo a troca do óleo do cambio sim!!!! Mas em local que o que o pessoal saiba fazer. E colocar óleo recomendado pelo fabricante, de qualidade.
Só falta os mecânicos amar a sua profissão serem honesta porque a maioria só quer mexer e não se responsabiliza
Comprei uma Zafira 2007 automática a 5 anos, como não sabia se já havia sido trocado o óleo do câmbio, não arrisquei. Levei em uma autorizada e perguntei se o cara garantia a troca, ele não quis. Fiquei sabendo de uma spin que depois da troca, não saiu do lugar.
Tive um Fluence 2014 que, quando comprei, questionei a concessionária quanto ao óleo do câmbio CVT, pois o manual não fazia qualquer menção à troca e informaram que não precisava efetuar a troca. O mesmo era "eterno", só necessitando troca se houvesse intervenção no câmbio.
Isso, apesar de vários questionamentos de minha parte quanto a esta afirmação.
Resultado: Acreditei na Renault e me dei mal, arcando com um prejuízo na época de 6.000,00.
Quando completou 80 mil Km (portanto fora da garantia), o câmbio quebrou e na oficina (não autorizada) fui informado que a quebra da correia metálica deu-se por superaquecimento devido ao óleo, que perdeu as características de lubrificante e engripante. Resumindo, virou água.
Portanto, cuidado: Câmbio CVT requer troca sim (mais frequente do que o sequencial) de preferência entre 50 e 60 mil km.
Estou com um Nissan Sentra 2008 cambio cvt, está com 120 mil e nunca foi trocado, vou providenciar a troca imediatamente.
@@mauriiciioodahora9701urgente
@@marcosrogerio8054 será que é necessário a lavagem do câmbio com o fluxing?
@@mauriiciioodahora9701 troquei do meu sem fazer Flushing
@@lukcoud já fiz a troca e tava tão sujo que foi preciso duas lavagem.
Impressionante como os fabricantes brincam com coisa séria, a Chevrolet, no manual da S-10 2019, coloca que não precisa trocar, mas houveram várias quebras prematuras de cambios automáticos. Quando questionei no segundo ano da garantia do carro afirmaram que não era preciso. Mesmo falando que o carro as vezes trepidava. Enfim acabando a garantia, falaram que a GM mandou norma técnica interna orientando a troca a cada 40.000 km. MAs agora não podiam mais trocar em garantia, e pior eles não tem o equipamento adequado para fazer a troca completa do oléo, é uma total falta de respeito e ainda colocam em risco um item muito caro do automóvel.
Não duvido ser tudo de propósito. Pras montadoras, quanto mais câmbios quebrando, mais dinheiro entrando com os consertos.
Tenho um Hyundai Azera 2011 e no Manual do Proprietário diz que o fluido da Transmissão automática Dispensa revisão ou assistência, e ate hoje nunca troquei o óleo do cambio, e estar perfeito sem apresentar nenhum problema, e como diz aquele dito popular time que estar ganhando não si mexe.
Boa noite professor, qual seria a correta substituição do óleo do câmbio???? Troca pôr máquina ou a parcial que algumas oficinas fazem???? Obrigado
A mudança de óleo API GL 4 para GL 5 tem um risco: devido a maior resistência de película do GL 5, pode ocorrer dificuldade dos anéis sincronizadores em sincronizar o movimento e assim gerar arranhões no engate de alguma(s) marcha(s).
Para fluidos de freio também convém manter o mesmo grau DOT.
poxa ate que enfim uma explicaçao coerente.parabens ao canal,sempre com resposta nao basiada no achismo,tecnico e preciso!
Sendo Feldman Boris óleo é alto regenerativo😂😂😂 resumo deve sim trocar o óleo
Son verdaderos amigos y genios un fuerte abrazo desde Uruguay ❤❤
Parabéns professor Fernando landufo o senhor é um grande profissional
Tem no virtus TS i automático, a Volkswagen diz que não se troca o óleo da Caixa enquanto não apresentar problema o famoso cambio que que todos os motores. Eu gostaria de saber se tem que trocar o óleo.
Parabéns pelos vídeos são excelentes eu acompanho todos.
brasil é muito quente força mais o oleo e perde a propriedade mais cedo, eu acho que deveria ser padrao de todas as marcas a troca com 40 mil km ou x de tempo
Parabéns! Excelentes comentários! Fica a dica, óleo novo não prejudica o câmbio!
José vicente Nunes. Comprei a um mês. Foi feita as revisões só na conceciona, tenho as notas fiscais de tudo que foi subistuido. Menos do câmbio. Está com 158300 km. Levei em mecanico de confiança de muitos anos, falou que está tudo perfeito. Obrigado .
Eu tenho prisma 2019,ta com 107 mil km,pra mim o cambio ta normal,eu comprei estava com 30 km,ainda tenho dúvidas se preciso ou nao trocar, mas ate o momento esta perfeito!
Eita lasquera, até que enfim consegui encontrar um verdadeiro profissional parabéns 👏👏👏👏👏👏
Tem que ter muito cuidado com a informação da montadora de que não é necessário trocar o óleo do câmbio automático. Por exemplo, a PSA dizia que não era necessário a troca do óleo do câmbio AL4, porém, na realidade das ruas, era sim necessário. Muito dos problemas que esse câmbio deu foi pela informação errada da montadora.
O professor Landufo é muito bom, não perco um vídeo com ele. Parabéns.
Realmente esse é um ótimo tema/assunto, tendo em vista, como dito, a popularização dos diversos tipos/modelos de câmbios automáticos!
Parabéns pelas explicações.
Muito bom professor eu troco da minha CRV 2012 a cada 40k, fica caro mais não quero correr riscos, o óleo do câmbio é mais barato que o troca de óleo de motor, kkkkk.
O professor aí é fera mano, bem objetivo e realista. Topa mano
Quero fazer minha pós com orientação do Prof. Fernando. É o cara!
Sensacional explicação de quem verdadeiramente conhece o produto 👏🏽
Excelente a explicação, tenho um audi A3 mecânico, toda vez que troco de óleo do motor troco o óleo de câmbio também, sempre mantenho o carro em dia , ele já tem 21 anos de uso esta em forma , acho que tudo depende do condutor zelar pela sua vida e do carro e sempre excelentes mecânicos para efetuar o serviço. Parabens para vocês . 👏👏👏👏👏😍
Continue assim troca só quando quebrar o câmbio
Adorei o conteúdo..... Fala sobre o câmbio e óleo jeep Renegade
Boa tarde!! Ótimo conteúdo! Tenho um Virtus 200tsi. No manual também não tem informação sobre a troca. Procurei na internet e tem uma diversidade de informações, alguns recomandam outros não... o que vocês acham?
Bom dia excelente material acredito que poderia ter acrescentado sobre a substituição do filtro de óleo do câmbio. Um grande abraço.
Meu cerato é automático como faço para ver o nível da caixa de marcha
O que me explica sobre o ZF8, que no manual diz que o fluido é para vida toda do câmbio? No caso, BMW X5 30d 2015 com 107 mil km. Ouvi dizer que quando se troca fluido dos ZF8, costumam travar em função de novo óleo com propriedades diferentes do óleo já velho.
Você precisa trocar o óleo a cada 30-40 mil km. O óleo vai ficando muito contaminado por resíduos de desgaste dos componentes do cambio como os anéis de composite. Melhor você comprar o óleo original (ZF LifeguardFluid 8) ou outro equivalente (FEBI BILSTEIN 39095). O ideal seria fazer um flushing ou então fazer 3 trocas simples. O procedimento correto para troca de óleo esta no manual da ZF (Service Information Oil change kit for ZF 8HP automatic transmission).
regra geral 40,50 mil km em maquina(somente) para o troca de oleo AT(troque o filtro) e tb. que tenha/passe scanner.
Boa tarde muito bom o vídeo tirou minhas dúvidas, o importante é trocar o óleo na quilometragem correta, é melhor gastar menos do que perder o câmbio e ficar no prejuízo, o mesmo é o óleo do motor que diz uma quilometragem de trocar, mais tem ver o uso dele se é contante, tudo é como nós usamos o nosso carro, parabéns pelo vídeo, muito exclatecedor.
Para mim, que ao longo dos 70 anos de idade, já fui proprietário de 18 veículos, sempre trocando a cada 2 ou 3 anos. Sempre comprei veículo seminovo; diversas marcas. A manutenção sempre feita por mim mesmo. Troca de óleo e filtro a cada 5 mil km. Ou seis meses, o que ocorrer primeiro. Filtros de combustível e ar, a cada 10 mil km. Pneus calibrados, enfim... Nunca houve nenhum imprevisto.
Como faço para verificar, o novel de óleo do câmbio automático do virtus 2019
Tenho Um Corolla 1997 Com 240 mil kM Nunca foi trocado Óleo .E O Carro não Para
Caramba kkk
No manual do meu onix fala pra trocar com 80mil kms, fui na concessionária e o mecanico falou que oleo de caixa automática nao se troca 😂😂😂
Bom dia!!
Sobre o Focus Ghia 2009 Aut... é necessário a troca do óleo???,pois no manual entendi que não é preciso, obrigado 🙏
Explicações simples e esclarecedoras...
Boa noite, referente a troca do fluido do câmbio faz a troca, e o filtro faz troca também no caso do Corolla 2013/2014
Professor Landulfo é D+! Ele nos passa confiança com suas convicções. Obrigado
Boa noite amigo, sim quero tirar uma dúvida comprei um IX35 GLS 2015 está com 78235 KM preciso fazer a troca do óleo de câmbio e em que quando tenho que fazer a troca um grande abraço.
Boa noite.
Tenho uma Rav 4 Toyota 2013 qual o óleo recomendado para o câmbio automático CVT e quantos litros cabe no reservatório?
Professor Landufo o senhor sempre recomenda seguir a recomendação do fabricante qual a sua opinião a Renault não recomenda a troca do óleo do câmbio automático cvt dos veículos com motor TCe 1.3 flex 2023?
Muito obrigado pelo esclarecimento. Um abraço a toda equipe.
Jeep compass diesel 17/18 35.000 km quando trocar o fluido do câmbio automático? Nunca foi trocado.
A oficina da concessionária jeep diz que não precisa trocar, mas eu gostaria de trocar pra não ter nenhuma dor de cabeça futura.
Tenho uma Fiat toro 2017 freedom 1.8 at6, na consecionaria me falaram que não precisa fazer a troca de óleo do câmbio automático , isso procede ?
É recomendável fazer a troca do trocador de calor também?
Bom trocar com menos de 40mil km e o trocador de calor pra sua conservação sempre trocar o fluido do arrefecimento e por água desmineralizada ... Aí é só tranquilidade 😄 Eu também possuo um Fiat Toro com mesmo ano e características 😊
Realmente a troca do óleo do cambio é cara, mas é muito melhor trocar do que ficar adiando e achar que nunca terá problema
Excelente vídeo. Tenho uma Livina S 2014, e a Nissan não deixa claro para cambio automatico AT4, sendo assim, devo ou não substituir o oleo? Ela esta com 80 mil kms.
Engraçado é que tem montadoras que não indicam trocas, mas a ZF que é a fabricante dos cambios/componentes recomenda a troca do fluido a cada X km....
Eu tenho um virtus confortiline 2022 com 70 mil km, já tá na hora de trocar o fluido do cambio?
Parabéns 👏👏👏 as informações são maravilhosas 👍🤗🚗
Gostei muito das orientações 😃😃😃😃😃😃
*Regra pessoal que já sei há tempos todo fluido se troca no AT troquem(na maquina e passando scanner) a cada 40,50 mil km no geral para qualquer veículo(carro)*
Afinal então vc indica a troca parcial ou completa pela máquina?
Nossa bom demais encontrar estes expertos!!, Agora fico sabendo sobre cambio automático!!🙏🏼🙏🏼
Parabéns pelo vídeo professor.
Parabéns pelo trabalho de vocês.
A vw não recomenda a troca de óleo do câmbio do t-cross, mas estou observando por vários comentários que isso é um equívoco da VW, então qual a quilometragem ideal de troca para o câmbio do t-cross?
40mil km
pois é, a FIAT também diz que não é para trocar, chego a pensar que é para danificar o veículo e gastarmos com peças caríssimas e ou trocar o carro por outro mais novo.
Parabéns pelo vídeo
Vou falar o que aconteceu comigo.... comprei o onix 2015 ltz, com 50k e como sei do preço de uma caixa nova passa dos 9 mil e como minha esposa dirige ele também. Preferi na duvida levar o carro na autorizada da GM e troquei o óleo de câmbio, e pra minha surpresa o óleo estava muito escuro!!! Valeu a pane com certeza isso!!!
Cor nao quer dizer nada, se vc trocar o seu agora vai estar do mesmo jeito
@@robertopaivademesquita5003 negativo, claro que a cor representa algo. Troquei o óleo da minha direção hidráulica ha um ano, o óleo ainda está rosinha, mas antes da troca, estava igual coca cola e vazando. Todo e qualquer fluido dentro do carro tem validade e deve ser trocado, seja óleo de câmbio, de direção, de freio, motor, de arrefecimento...
@@robertopaivademesquita5003 com certeza, mas como eu tinha comprado o carro, não tinha nada registrado o histórico do veiculo
@@hankmcclaus7053 vc fez o certo!! Estou prestes a adquirir um Etios AT e já me programei a troca.
@@CanaldoTiagao comprei um Etios 17/18 com 85 mil km e fiz a troca do fluído do câmbio automático na autorizada. Paguei R$ 1.800,00 com a troca do filtro.
Excelente vídeo! Obrigado pelas explicações.
Parabéns
Eu sou Geraldo! Tenho um prisma 2017 automático segundo informação do fabricante não é necessário trocar o fluido mais se eu quiser posso fazê-lo? A quilometragem está a 80 mil km rodado. Obrigado
Boa tarde. Sobre a troca de óleo de câmbio do Vectra elite
Esse Professor se ele for dar Curso Inicial de Mecânica me avisa eu vou querer pagar Curso pra fazer pode ter certeza seria bom eu preciso tenho e já fui pra fazer Cursos mas sempre desistia se ele fizer eu faço questão ...e outra pergunta já me falaram que ficar parado no farol engatado não é bom e sempre tem que por no neutro procede? disseram pra mim que engatado parado os discos gastam e forçam desgaste será.............. valeu Professor me inscrevi no Canal Certo abraços
No dia que a humanidade produzir algo que dure para sempre, então não será necessário trocar o óleo do cambio automático. Enquanto esse dia não chega, façam as trocas preventivas de TODOS os fluidos dos seus veículos.
A cada 240.000 km não é pra sempre. Isso quer dizer que possa durar suficiente para a vida útil do carro ou do câmbio, ou ter uma longa vida. Espero ter ajudado as mentes 8-80.
Obrigado pela dica.
Excelentes explicações; tirou a dúvida de muitos, inclusive, as minhas. Obrigado.
O problema maior é que se você consultar mil especialistas em câmbio automático, cada um falará uma coisa diferente. Isso é muito complicado. As próprias autorizadas nos confundem. Comprei recentemente, um nissan V-Drive CVT 1.6 ano 2021 com 17.000 km. rodados. Verificando o manual, o mesmo recomenda a troca do óleo do câmbio, somente com 100 mil km. Porém, pesquisando percebi que a maioria dos especialistas recomendam a troca com 40.000 km.... kkkkkk. agora, vá dormir sossegado com um barulho desses???
@@rafaelbatista7863 É verdade mas, acho que com 40.000 km é muito pouco; no seu caso, eu seguiria a recomendação do manual ou trocaria com uns 80.000 km. No meu caso, eu troquei o óleo do câmbio automático pois, o motor já estava com 123.000 km; e agora estou sossegado. Abç.
Observação a levar em conta!
Em relação à pergunta sobre API GL-4 e GL-5, tem um detalhe que ficou de fora.
Normalmente o aditivo extrema pressão (EP) adicionado aos lubrificantes de transmissão manual são à base de enxofre.
Quanto maior o nível API, maior concentração de enxofre no Lubrificante.
Um maior nível de enxofre (como no caso do GL-5) em transmissões que contenham componentes de metal amarelo (Bronze, cobre ou latão), pode acabar sendo prejudicial, pois a alta concentração de enxofre pode terminar atacando o próprio metal.
Por isso, em transmissões manuais automotivas leves (vehiculos de passeio) em sua grande maioria é requerido um Lubrificante GL-4 ou GL-4+(nova tecnologia que está entrando no mercado).
Alguns lubrificantes tem especificação GL-4 e GL-5 (GL-4/GL-5), estes são aditivados (EP) à base de fósforo e não enxofre, por isso podem ser utilizados em transmissões com componentes de metais amarelos sem problemas.
Parabéns pelo material de vocês, sempre muito prático e de fácil entendimento. 5:37
Exatamente amigo!!! Aí está a cereja do bolo que muitos não conhecem! A mesma coisa vale para os aditivos de arrefecimento que existem diversos no mercado cada qual para uma especificação diferente e o pessoal acha que são todos iguais e só mudam a coloração " Corante " aí colocam qualquer um e acaba perdendo o motor em alguns casos como os de alumínio. O correto é sempre seguir o que está sendo informado e orientado no manual do proprietário...
Excelente comentário, não sabia dessa. Obrigado 👍
Procurei o engenheiro chefe na Hyundai na cidade que resido e e fui informado que só em caso de perda do fluido (vazamento) deve ser inspecionado.
Meu HB20 Premium 2015 já está com 100.000 e está perfeito.
Meu amigo, você realmente nao realizou a troca?
@@abongiovanni não, está co. 98000 km.
assumiu o risco
@@mhdnn Assume o risco quem troca sem necessidade e estraga o câmbio também. Quem está falando aqui que está muito mais suave após troca, vai ver quando a viscosidade dele diminuir e as marchas começarem a deslizar ou não engatar.
.
O único câmbio que precisa de uma preocupação maior é o CVT.
Tenho um Honda New Fit 1.4 2009 manual, gostaria de saber se é necessário trocar o fluido de câmbio mesmo ele sendo manual? O carro está com 182 mil km.
Tenho uma Touareg 2009 3.6 GAsolina V6 Já tem 179 mil rodados. Tenho que trocar o óleo ? Eu nuncai troquei e estou com o carro desde 2021.
É necessário trocar óleo do câmbio CVT 2020 Sandero Stepway 2020
Esclarecedor. Coreção.
Gostaria de saber se na S 10 flex ano 2018 automatica é necessário trocar o óleo da transmissão,ja que no manual da GM afirma que não precisa.
Tenho um golf câmbio tip Tronic está com 79 mil km
Ano 2017 tenho q fazer a troca do óleo
Troca sim nem que seja troca parcial. Quando vc troca a troca das marchas fica mais rápida seja apra frente ou para traz. Na linha honda dos cambios automáticos tem um problema que costuma ocorrer de tremer intermitente em baixas rotações 1 segundo antes de trocar para marcha masi alta ou baixa quando vc acelera bem pouquinho no comecinho de alives sabe.Aí foi o que foi o que me aconteceu aqui numa honda cr-v 2007 começando com uns 330.000 km a 1 ano e meio atrás e só cosneguimos descobrir o qeu era quando trocamos o oleo doc ambio automático denovo: Era o oleo + filtro velho do cambio ! E detalhe havia andado uns 50.000 km nada muito a masi do que é recomendado uns 40 mil km. Antes de descobrirmos achavamos ser coxin, caixa de trasnferencia do cardão que liga cambio do motor ao cardão, tb estavamos na dúvida de folga no cardão, cambio bichado e na última tentativa com troca parcial do oleo do cambio + filtro ambos originais resolveu. Na linha toyota num corolla 1995 automático depois de um tempo com ele, no inverno quando sai de manhã a 4a marcha demorava para chegar nela pois era muito frio digamos já no verão não. Foi só troca o oleo do cambio que as trocas ocorriam norlmalmente !!! Então se troca oleo do cambio tb sim !!! Caso tenha dúvida entre o manual do carro ou o fabricante da peça melhor é questionar ou verificar o qeu o fabricante do cambio manda e não só a ccs, pois elas vãoa dorar te vender um cambio novo...
Levei meu hb20 1.6 ano 2015 automático para fazer a substituição do fluído do câmbio, meu carro tem 130k rodados e nunca foi feita a troca do fluído, o responsável pela troca disse que o ideal no meu caso, era fazer apenas substituição parcial, esse procedimento confere?
Tenho um chevrolet Tracker 2014 1.8 tanto o manual quanto os consultores técnicos da css não indicam a troca do óleo do câmbio, como fica, troco ou não, independente de gastos com os óleos originais..?
Tenho uma Ford ranger automática 140km falei com amigo meu engenheiro mecânico, falou que não tinha nescidade de trocar, só se tivesse algum vazamento! Fico na dúvida mesmo assim…
boa noite, comprei um Honda city 2013 com 110 mil km tenho que trocar o óleo do câmbio total com os filtros ou não
Sim!!! Necesario
No caso do creta que o filtro fica dentro do cambio, toda troca de oleo tem que fazer a troca do filtro?
Boa tarde. Eu comprei uma Tucson 2015/2016 está com 52 km. Quando devo trocar o óleo do câmbio automático ou não preciso trocar o mesmo. Eu ando pouco com o carro. Desde já obrigado
Olá, Professor
Gosto muito de suas explicação. O programa é show!!
Tenho uma Tracker, ano 2015 de cambio AT de 6 marchas. No manual diz que não há a necessidade de trocar de óleo do câmbio, porém já ouvir falar que troca, e que o óleo não é eterno. E ai?
Tbm tenho uma , está com 39.400 km , estou em dúvida se preciso trocar,e caso precise com quantos Km , vc fez a troca amigo ?
Olá amigo belo trabalho, fiz a troca de fluido do câmbio automático de um Vectra, troca completa com a máquina, quando cheguei em casa puxei a vareta e a cor do fluido era na cor de um óleo de motor, bem claro e amarelado na cor de óleo de motor mesmo, achei estranho porque sempre vi os fluidos na cor vermelha... Isso é normal?
Tenho uma meriva maxx 2007 e gostaria de saber se preciso trocar o óleo da caixa, no meu caso é mecânica...
Estou com o carro a um ano e nunca troquei.
Abraços à equipe
Aqui no ninguém troca óleo do câmbio! Maioria dos carros do Japão é Automático
Olá boa tarde, meu nome é Osmair Moreira, tenho um Ford Ka 2020, automático, gostaria de saber com quantos kms posso fazer a inspeção ou a troca do óleo do câmbio automático dele, desde já agradeço!
O especialista está equivocado em relação ao uso de API GL5 onde o recomendado é um GL 3 ou 4. Pois, a película de proteção formada por um GL 5 nos sincronizados de metal amarelo são muito fortes e acabam por degradar a rugosidade da parte interna dos sincronizados prematuramente. Exceção SAE j2360 Total Drive Line, que possui aditivos diferentes.
Eder, não conhecemos bibliografia que comprove essa informação que você mencionou. Por gentileza, se você tiver conhecimento de algum trabalho nesse sentido, nos indique e iremos estudar.
Vc poderia fizer sobre o ronda Civic 2002 quantos quilômetros tenho que rodar para trocar o óleo da caixa automática do meu carro vc poderia me responder para mim trocar antes de dar qualquer problema 🆗 fico no seu aguardo abraçao
Milhares de vídeos no UA-cam falando sobre troca de óleo de transmissões automáticas, mas não existe um vídeo sequer falando sobre a Toyota Land Cruiser Prado, 2004 até 2009. Por que será que ninguém se dispõe a fazer um vídeo sobre a troca de óleo da transmissão automática desse magnífico carro da Toyota? Essa é a pergunta que não quer calar. Abraços
ninguém tem esse carro
Qual o óleo usado agora nos novos câmbios CVT 7 marchas dos carros da Fiat (Cronos, Touro e Strada)? Abraços e parabéns pelo canal.
Parabéns professor
Muito bom, parabéns !!!
Cada um cada um ,o meu Cruze 2015 com 148 mil km esta normal e nao troco ,assim como recomenda a fábrica! Mas como eu disse ,cada um cad um !
Estou aqui exatamente por isso , tenho um ford fusion 2008 automático, com 216 mil km rodado, e está em ótimas condições, mas o manual diz que não preciso trocar . Fico com medo de trocar e tbm fico com medo de não trocar kkkkkkk aff
No prisma 1.4, ano 2018, recomenda troca com 80 mil em apliccao severa
tem um Fiat Cronos precison2019 automático, no manual diz que não é necessário fazer a substituição do fluido do câmbio porém alguns mecânicos diz que é necessário o que devo fazer nessa situação
Posso usar o oleo dexron vi no grand vitara. Já q o recomendado é o mobil 3309
Tenho um Cruze 2013 com 76.000 Km. Não existe recomendação para troca nem no manual e nem a concessionária recomenda nunca trocar.
Somente se houver um problema em que o câmbio precisar ser aberto.
E agora? O que me dizem?
Troca sim mano... se eu nao me engano é o decxon6
regra geral 40,50 mil km em maquina(somente) para o troca de oleo AT(troque o filtro) e tb. que tenha/passe scanner.
Mas pessoal se o manual e a concessionária estão falando que não deve ser trocado quem somos nós pra dizer que tem que trocar?
@@Mano_do_cruzeé claro que não querem que ninguém troque. Se der defeito, é mais dinheiro fácil entrando no bolso deles.
@@KR555FAIZ Vale o mesmo para o mecânico que recomenda a troca. Seu argumento é nulo.
C3 2010 e 2011 é pra trocar óleo de câmbio desde 2019 até agora não fiz troca
Solicitei orçamento em uma concessionária da Toyota em Palmas/TO, e os mesmos me relataram que o meu Corolla 1.6 AT 2003, não precisava efetuar a troca do fluido da transmissão, somente verificação de nível e completar o fluido se necessário. Porém nas verificações diárias que faço antes do funcionamento do veículo, noto que a coloração do fluido da transmissão está bastante escuro e vou efetuar a troca por minha conta mesmo, visto que adquiri o veículo recentemente e quero manter as manutenções em dias. Abraço aos idealizadores/produtores do canal, vocês são tops.