Nem preciso dizer a referência que você é pra mim meu irmão, importância que tem na minha caminhada cristã, realmente, como um pai, me ensinou um evangelho de amor, de exemplo, de graça... Obrigado meu grande líder!
"No Brasil existe muito evangelismo e pouco discipulado" Nas igrejas temos muito "líderes", mas poucos "pais espirituais". Não basta ser líder na igreja para ser um "pai espiritual", é necessário que haja dedicação, amor, discipulado e uma caminhada em lealdade entre duas pessoas. Ou seja, não se pode simplesmente impor o título de "pai", se a outra pessoa não lhe reconhece como tal (a identificação mútua é necessária). "É preciso que os pais e mães espirituais sejam verdadeiros na prática e no amor e não somente um título." Um pai deve instruir o filho em amor, ser um exemplo e gerar nele um amadurecimento.
Após RESSUSCITAR, e ANTES DE VOLTAR AO PAI, o Senhor Jesus deixou esta ORDEM aos discípulos, ou seja, a TODOS que desejam segui-LO: Mateus 28 vs. 18 ao 20 - "Recebi todo o poder no céu e na terra. Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo E ENSINANDO-OS A OBEDECER A TUDO O QUE TENHO MANDADO." É isso o que nós, cristãos, devemos fazer, e fazer DE GRAÇA, usando para isso o dinheiro das OFERTAS. Pois foi assim que Cristo e os apóstolos ANUNCIARAM o Evangelho da Salvação e o Reino de Deus. SE O ESTUDO LEVASSE A DEUS, OS DOUTORES EM TEOLOGIA NÃO VIVERIAM ENGANADOS PELO DIABO.
@@avelinoefamilia Bem,Teologia é Importantíssima desde a igreja primitiva até os dias de hoje,porém,o Conhecimento adquirido no estudo da Palavra sem vida de oração penso que é tipo um Diploma sem validação,O Conhecimento da Palavra e a Oração devem andar juntas,sem contar, principalmente a Prática daquilo que eu aprendi 🙂
Pv 30:4... qual o NOME do Pai e do seu Filho?... Is 52:6 MAS EU REVELAREI O MEU NOME (YHWH) AO MEU POVO... Hb 1:4 Feito tanto mais excelente do que os anjos, quando HERDOU mais excelente NOME do que eles. Jesus é o NOME que o Filho HERDOU do Pai e através dele o NOME de Deus (YHWH) foi revelado. Jo 5:43 Eu vim em NOME de meu Pai (Jesus), e vós NÃO me aceitais... Jo 17:6 Manifestei o teu NOME (Jesus) do mundo... Jo 17:26 Eu fiz teu NOME (Jesus) ser conhecido... O NOME de Jesus é o NOME de Deus (YHWH) que Ele MESMO por intermédio de Ml 1:11 Disse; Mas desde o nascente do sol até o poente será GRANDE entre às nações o meu NOME (Jesus). O Filho NUNCA chamou o Pai de Jeová porque Ele NÃO reconheceu esse nome. Lc 4:18...o Espírito de YHWH está sobre mim e NÃO o Espírito de Jeová está sobre mim... O nome Jeová foi INVENTADO pelo Padre da igreja católica no ano 930. Todos os versículos que está escrito Jeová na TNM é FALSO E ANTI BÍBLICO. O NOME do Pai é Jesus (Hb 1:4). O NOME do Filho é Jesus (Mt 1:21). O NOME do Espírito Santo é Jesus (Jo 14: 26).
Não existe pai espiritual na Bíblia, " a ninguém na Terra chamei pai pq vcs tem um só pai q é Deus! " essa palavra fala sobre pai espiritual não biológico nem fraternal e sim espiritual e Jesus foi contra
E muito proveitoso ser discipulado e realizar o discipulado. Não sei se estou certo mas, só pode discipular quem já foi um dia, recebeu isso de algn. Pra glória do Senhor eu fui e fiz muitos. O discipulado traz raiz em nós.
É verdade o Pastor Luiz Hermínio fala disso também. Ele diz uma frase que cai perfeitamente em um dos momentos que o Yuri estava explicando: "Pais espirituais geram outros pais espirituais". A essência que entendo disso é que quando há uma genuína e verdadeira paternidade espiritual a luz da Palavra o resultado disso é que o filho espiritual irá amadurecer em Cristo e se tornará um pai espiritual pra outros. Excelente explicação do Pastor Yuri. Deus abençoe esse canal.
Excelente esclarecimento acerca do tema, congrego em um igreja pentecostal e realmente vemos o uso do "pai espiritual" porém um pouco (para ser generoso) distante do verdadeiro significado, chegam a dizer em "avó espiritual" .
Muito bom , simples direto e esclarecedor . Pois ainda existe muita confusão a respeito da paternidade e é necessário esclarecer na palavra. Obrigada !
Meu pai na fé foi o pastor Genival na Assembleia de Deus, ele me ensinou a ler a bíblia, a fazer visitas pastorais e me lembro do dia que ele pediu pra que chegasse mais cedo no culto porquê eles queria falar comigo. Nesse dia ele me abriu o caixa da igreja e contamos centavo por centavo da tesouraria da igreja.
Paz a todos. Esse tema é muito importante, obrigado pelo vídeo e quero indicar um livro excelente sobre o tema. PATERNIDADE ESPIRITUAL. de SÉRGIO FRANCO. Irmão muito abençoado
Esse canal tem sido uma benção em minha vida. Estou amando assistir os vídeos antigos, pois não conhecia o canal. A escola do Discípulo tem sido minha série favorita.
Graça e paz pr. Yuri Graças a Deus tenho uma mãe na fé, que se chama Maria das graças, uma pessoa que sempre tem uma palavra abençoada quando eu mais preciso, inclusive foi ela quem mim convidou para ir ao culto, fui e sentir uma paz imensa, dai a sete meses mim convertir, tenho um ano e sete meses de batizada, tenho passado por muitas lutas na minha familia eles são de religião matriz africana, Deus tem usado essa mãe na fé para mim abençoar. Que Deus abençoe voçes, tenho aprendido muito com cada aula, que o Espirito Santo use cada dia mais voçes. Um abraço pr. Yuri.
Excelente abordagem e amostragem dos escritos, Equilíbrio é a chave de tudo. O problema é quando te exigem algo que não é bíblico e te Tratam como um "Filho sem capacidade de crescer sozinho" basicamente castrando a sua autonomia com Deus. Agora mostrar o Caminho, Cuidar na jornada, e ser o projeto de Um Corpo em Cristo, faz todo sentido, pois no final haverá o desenvolvimento de todos. Graça e Paz!
Tenho 4 pai/mãe, levou 10 anos até minha conversão. Sou grato por todo esforço que eles tiveram. Minha esposa, minha cunhada e marido, e mais um grande amigo e pai.
Que maravilhosa instrução. Eu fui discipulada pelo jovem Missionário Isaias, que aprouve ao Senhor se tornou meu esposo e pastor. Juntos fazemos a obra de Deus e procuramos ser "pais na fé" para nossos filhos espirituais e carnais tbm, com a Graça de Deus. Que Jesus vos abençoe em tudo, trabalho glorioso em tempos de apostasia e corrupção espiritual.
9. E a ninguém sobre a terra tratai de vosso Pai; porquanto só um é o vosso Pai, aquele que está nos céus. 10. Também não sereis chamados de líderes, pois um só é o vosso Líder, o Cristo. 11. Porém o maior dentre vós seja vosso servo. (Mateus, 23)
A paz de Deus! Eu e meu esposo acompanhamos os vídeos, creio que todos os cristãos deveriam acompanham os videos, são essencias para nosso crescimento espiritual. Yuri e filipe gostaria que voces abrangesse o tema de dons de evidencias de linguas e linguagens espirituais. Claro se for possivel. Deus abencõe!
É maravilhoso poder ter pais espirituais.. louvo a Deus pela vida do Pastor Aliomar e da Conceição que me acompanham são verdadeiros pais espirituais e a Eva Mazini que me preparou para o batismo desceu as águas comigo.. uma grande amiga e mãe espiritual 🙌🏼🙌🏼
Eu tenho casal de pais na fé mas os dois não são casados nem se conheceram kkk, amiga da minha mãe Marisa e meu amigo que Deus já recolheu missionário Pedro Vanderlei. Em todos momentos foram uma bênção hoje tenho buscado, manter nesses ensinamentos ajudando auxiliando novas pessoas. É incrível pq tu chora, tu ora Quando aceita Jesus a alegria é de uma mãe que tem seu filho passado de ano kkkk. Maravilhoso, é árduo trabalho, exige persistência, estudo p não sufocar filho, e muita intimidade com Deus pra estar guiando a não abusar da paternidade que nos foi dada por Deus kkk.
O que fazer quando essa chamada paternidade não consegue deixar o filho seguir com seus próprios pés ? Pois os filhos naturais criamos com a expectativa de que alcance independência para seguir sozinho e fazer suas próprias escolhas já na espiritual muitas vezes isso não é admitido.
Sabe, eu penso que bem que podíamos "ajustar nossa linguagem" Alguns no meio da igreja acabam se valendo desse tipo de termos,para se apropriarem das pessoas. O coração do homem/mulher, pode ser facilmente corrompido. Estamos em um tempo,onde ter poder, é mais importante que amar. No discurso,ser "pai espiritual", parece bonito, a expressão trás consigo, muitos adjetivos. Mas,porém na prática,pode ser observado muitos abusos. Então para se evitar, que pessoas más intencionadas,se valiam desse termo,para exercer na vida vida dos irmãos,o que só Cristo é. Em vez de dizer: As ovelhas são de Cristo(João 21.15), os líderes,as chamam de suas ovelhas. Chamam aqueles que eles evangelizaram,de "meus discípulos" quando na verdade, nós fomos mandado a evangelizar e fazer discípulos de Cristo. Mateus 28.19(...), façam com que sejam meus seguidores.... Da mesma forma fazem uso da expressão "pai espiritual",para exercer poder sobre essas pessoas. Embora inicialmente não tenha sido essa a intenção. Mas,como sabemos o poder corrompe.
Estou lendo "O relacionamento discipulador", de Missões Nacionais. O assunto é realmente muito necessário à igreja atual que vive tão dispersa em seus próprios mundos. (Eu me incluo). Deus tem falado comigo sobre o assunto!
Agradeço a Deus pela minha mãe da fé, ela se chama Marta, ela verdadeiramente me fez entender o que é caminhar junto com uma pessoa, até que ela possa caminhar na fé sozinha. Foi muito bom esse tema e me fez pensar que agora mais de 20 anos depois de convertida eu nunca me ofereci para ser dicipuladora, fazendo por alguém o que ela fez por mim, caminhar junto.
Quem me falou do amor de Jesus ainda na minha infância foi minha vó-mãe, pelos lábios dela ouvi falar da grandeza de Deus, e ela no seu pouco conhecimento e instrução me fazia saber da existência de um Deus eterno e onipotente. Infelizmente não posso mandar um recadinho pra ela pq ela já foi recolhida ao céu em 2013, mas serei grata eternamente ao Senhor por nos permitir fazer parte uma da vida da outra🙌🙌🙌🙌
A pai é uma palavra de altoridade, na vida cristã tem uma relação espitual de amor e respeito, mas tem muitas igrejas anda no ensino de submissão uma forma errada de ensinar...
Um problema crônico da Igreja,é forçar hierarquias no REINO em que, "há um só Deus,um só Senhor,um só rebanho,um só Pastor"...a preocupação dos discípulos era que Jesus apontasse quem era o maior entre eles,e Jesus disse que o maior é aquele que amar mais a ponto de se fazer o servo de todos!O pai tem autoridade sobre o filho em amor ,mas tem a responsabilidade de cuidar integralmente dele,diante de Deus e dos Homens.Deus é PAI,nossa autoridade e o nosso cuidador ,e nós como bons filhos,somos seus imitadores,Pai e Mãe não são títulos de "nobreza ", e sim funções de mordomia delegadas por Deus que sustentam e perpetuam toda a criação!É grande afronta fazer disso uma relação de dominação e exploração!
Vivi mais de 40 anos e nunca tinha ouvido o evangelho verdadeiro da graça de nosso Senhor Jesus. Rádio e televisão não pregam evangelho. Eles pregam a mamon. Meu pai na fé é Mário Persona.
Diferentes dos pais e do Pai. Muitos que se dizem país espirituais tomam o dinheiro dos supostos filhos. Enquanto os verdadeiros pais doam suas vidas para os filhos. Hj não acredito mais em pessoas que não tem o mesmo peso de igualdade. Pois ninguém é maior que ninguém. Se uma pessoa não consegue depender de Cristo SOMENTE ela é incrédula e idolatra.
O meu pastor se juntou com outro pastor, e agora está usando esse termo "Pai da casa". Agora está falando sobre a unção de Meoquisedeque, e diz que o menor abençoa o maior e por conta disso, o meu pastor dá o dízimo a esse pastor. Agora, ele não deixa os outros dois pastores da minha igreja orarem sem a autorização dele. Ele diz que carrega uma unção "especial" que só ele pode dar e retirar. Nas reuniões com as lideranças, só ele fala e não aceita opiniões. Estou orando para ele voltar a ser como antes.
Quanto mais maduros somos, mais distantes estamos de uma condição simples de pode ou não pode. Obrigado Yuri por desmistificar mais uma questão cheia de preconceitos (pelo menos pela minha parte!).
Sinceramente estou bem tranquilo em apenas ter Deus por Pai espiritual. Honro meus pastores, mas pai espiritual só Deus. E me sinto super bem assim. Não desejo ser pai espiritual de ninguém. Todos que eu conduzi a Cristo e que vier a ser, desejo que estejam tão unidos a Ele que creiam ser suficiente ter a Deus por Pai.
Entendo esse termo como uma metáfora. Se evangelizei vc e ganhei vc pra Jesus sou seu "pai espiritual" ou seu "pai na fé". Uma metáfora que diz que através de mim vc conheceu a Cristo. isso é bíblico e muito lindo! Mas não significa que tenho algum tipo poder espiritual/místico sobre a sua vida. Uma linda e profunda metáfora bíblica manchada por interpretações bizarras dela em nosso tempo (vide: g12).
Graça e paz! O problema na verdade não é chamar um lider de pai, o problema está em quem é chamado se achar acima de Deus ou Cristo. Tenho visto muitos pastores se colocando nessa condição de Pai e perdendo a noção da verdadeira do papel dele.
“líderes tem sido uma ferramenta de manipulação, se você não tem esse pai você não prospera, não avança na fé etc... e eu fico muito triste pois vejo muita gente sendo usada e manipulada lamentável." " Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados, 2 e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus. Efésios 5.
Eu odeio esse termo e sou da Assembleia de Deus, o sentimento existe, Paulo por diversas vezes fez analogia a isto mas nunca estimulou os crentes a chama-lo de Pai. Pelo contrário ele os chamava de irmãos. O próprio mestre disse pra nao chamar ninguém por pai, independente de exageros que façam, sou radical quanto a isso. Amo e respeito meus líderes, mas chamalos de pais, nunca. O título para eles é pastores, já tem muito significado, talvez até melhor que pai
Paz irmão, talvez vc esteja dando muita importância ao título, o Pai com letra maiúscula é o Pai Nosso, o grande EU SOU... Pai Espiritual está no contexto de servidão, assim como os nossos Pais terrenos, trocam as nossas fraldas , nos alimenta e aquece e nos ama, quando aceitamos Jesus, nascemos de novo e portanto nos tornamos bebês. Ter um cristão maduro para esse cuidado é tão essencial quanto foi termos nossos pais cuidando de nos. Para vc refletir, segundo a nossa legislação, os Pais que não cuidam dos filhos, respondem entre os crimes, por abandono de incapaz ... na vida espiritual não é diferente, um bebê não consegue se cuidar sozinho ... não fomos projetados para vivermos sozinhos... Paulo foi além, ele não só entendia a importância do discipulado, acompanhamento dos novos convertidos, que cheio de autoridade do Espírito de Deus, disse para esses imita lo, pq ele imitava Cristo... Um grande abraço.
Realmente congrego há muitos anos na Assembleia de Deus e nunca vi Paternidade Espiritual, a não ser de forma fraterna em respeito à irmãos mais velhos queridos.
infelizmente os pastores deixam de agir como pais espirituais, para agirem como autoridade espiritual! o pastor nao sabe conquistar e acaba se impondo sobre a igreja, esse é um grande problema pois nao permite que os membros se abram verdadeiramente para a ajuda pastoral, e acaba virando uma relação lider-liderado fria e danosa
Não gosto desse termo, Pai na fé ou mãe na fé, talvez por ter visto e vivido a distorção que isso causa no novo convertido.Como você falou, existem líderes que criam uma relação de dependência,que se torna doentia.
eu ia fazer 15 anos, convidei a "pastora" e todo mundo da igreja. ninguém foi, e quando retornei, me humilhram por ter faltado célula. era a "mãe" espiritual
Visao bíblica aonde? Pai na fé, ok! Pai espiritual jamais. TIMÓTEO era relativamente jovem quando o apóstolo cristão Paulo o escolheu como companheiro de viagem. Isso deu início a uma parceria que duraria cerca de 15 anos. O relacionamento que se desenvolveu entre eles chegou a ponto de Paulo chamar Timóteo de “meu filho amado e fiel no Senhor”, e de “filho genuíno na fé”. - 1 Coríntios 4:17; 1 Timóteo 1:2.
Eu trocaria pais espirituais por pais na fé. Porque Deus é Espirito e único pai dos espíritos, por isso o homem não pode se tornar pai espiritual. Pai na fé concordo assim com os apóstolos se referiam. O grande problema hoje é que está surgindo uma idolatria da paternidade muito perigosa e incoerente. Se tem um líder religioso ai toda igreja tem que chamar de pai e honrar como pai, é incoerente.
Nem preciso dizer a referência que você é pra mim meu irmão, importância que tem na minha caminhada cristã, realmente, como um pai, me ensinou um evangelho de amor, de exemplo, de graça... Obrigado meu grande líder!
"No Brasil existe muito evangelismo e pouco discipulado"
Nas igrejas temos muito "líderes", mas poucos "pais espirituais".
Não basta ser líder na igreja para ser um "pai espiritual", é necessário que haja dedicação, amor, discipulado e uma caminhada em lealdade entre duas pessoas. Ou seja, não se pode simplesmente impor o título de "pai", se a outra pessoa não lhe reconhece como tal (a identificação mútua é necessária).
"É preciso que os pais e mães espirituais sejam verdadeiros na prática e no amor e não somente um título."
Um pai deve instruir o filho em amor, ser um exemplo e gerar nele um amadurecimento.
Após RESSUSCITAR, e ANTES DE VOLTAR AO PAI, o Senhor Jesus deixou esta ORDEM aos discípulos, ou seja, a TODOS que desejam segui-LO: Mateus 28 vs. 18 ao 20 - "Recebi todo o poder no céu e na terra. Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo E ENSINANDO-OS A OBEDECER A TUDO O QUE TENHO MANDADO."
É isso o que nós, cristãos, devemos fazer, e fazer DE GRAÇA, usando para isso o dinheiro das OFERTAS. Pois foi assim que Cristo e os apóstolos ANUNCIARAM o Evangelho da Salvação e o Reino de Deus.
SE O ESTUDO LEVASSE A DEUS, OS DOUTORES EM TEOLOGIA NÃO VIVERIAM ENGANADOS PELO DIABO.
@@avelinoefamilia Bem,Teologia é Importantíssima desde a igreja primitiva até os dias de hoje,porém,o Conhecimento adquirido no estudo da Palavra sem vida de oração penso que é tipo um Diploma sem validação,O Conhecimento da Palavra e a Oração devem andar juntas,sem contar, principalmente a Prática daquilo que eu aprendi 🙂
Pv 30:4... qual o NOME do Pai e do seu Filho?...
Is 52:6 MAS EU REVELAREI O MEU NOME (YHWH) AO MEU POVO...
Hb 1:4 Feito tanto mais excelente do que os anjos, quando HERDOU mais excelente NOME do que eles.
Jesus é o NOME que o Filho HERDOU do Pai e através dele o NOME de Deus (YHWH) foi revelado.
Jo 5:43 Eu vim em NOME de meu Pai (Jesus), e vós NÃO me aceitais...
Jo 17:6 Manifestei o teu NOME (Jesus) do mundo...
Jo 17:26 Eu fiz teu NOME (Jesus) ser conhecido...
O NOME de Jesus é o NOME de Deus (YHWH) que Ele MESMO por intermédio de Ml 1:11 Disse; Mas desde o nascente do sol até o poente será GRANDE entre às nações o meu NOME (Jesus).
O Filho NUNCA chamou o Pai de Jeová porque Ele NÃO reconheceu esse nome. Lc 4:18...o Espírito de YHWH está sobre mim e NÃO o Espírito de Jeová está sobre mim...
O nome Jeová foi INVENTADO pelo Padre da igreja católica no ano 930. Todos os versículos que está escrito Jeová na TNM é FALSO E ANTI BÍBLICO.
O NOME do Pai é Jesus (Hb 1:4).
O NOME do Filho é Jesus (Mt 1:21).
O NOME do Espírito Santo é Jesus (Jo 14: 26).
Não existe pai espiritual na Bíblia, " a ninguém na Terra chamei pai pq vcs tem um só pai q é Deus! " essa palavra fala sobre pai espiritual não biológico nem fraternal e sim espiritual e Jesus foi contra
A ninguém na Terra chamei pai Porque você só tem um pai o que faz no céus.
Jesus Cristo
E muito proveitoso ser discipulado e realizar o discipulado. Não sei se estou certo mas, só pode discipular quem já foi um dia, recebeu isso de algn. Pra glória do Senhor eu fui e fiz muitos. O discipulado traz raiz em nós.
Querida irmã Lete da SIBSD de Jlle/SC. Minha mãe na fé, através da escola bíblica em 2018. Amém 🙏
Que o Espírito Santo continue conduzindo e iluminando vocês como ferramenta que leva o Ide através da palavra viva eficaz!!!
Que massa...Pr. Luiz Herminio fala muito sobre isso também. Deus abençoe a todos que se empenham nessa missão. Obrigado!
É verdade o Pastor Luiz Hermínio fala disso também. Ele diz uma frase que cai perfeitamente em um dos momentos que o Yuri estava explicando: "Pais espirituais geram outros pais espirituais". A essência que entendo disso é que quando há uma genuína e verdadeira paternidade espiritual a luz da Palavra o resultado disso é que o filho espiritual irá amadurecer em Cristo e se tornará um pai espiritual pra outros. Excelente explicação do Pastor Yuri. Deus abençoe esse canal.
Excelente!!!! Pais criam os filhos para serem maduros!!!!!!
Excelente esclarecimento acerca do tema, congrego em um igreja pentecostal e realmente vemos o uso do "pai espiritual" porém um pouco (para ser generoso) distante do verdadeiro significado, chegam a dizer em "avó espiritual" .
Muito bom , simples direto e esclarecedor . Pois ainda existe muita confusão a respeito da paternidade e é necessário esclarecer na palavra. Obrigada !
Meu pai na fé foi o pastor Genival na Assembleia de Deus, ele me ensinou a ler a bíblia, a fazer visitas pastorais e me lembro do dia que ele pediu pra que chegasse mais cedo no culto porquê eles queria falar comigo. Nesse dia ele me abriu o caixa da igreja e contamos centavo por centavo da tesouraria da igreja.
Amém !! Que benção. Vcs estão se tornando pai de multidões. E formando país de multidões, para honra e glória do Senhor 🙏🏻🙏🏻
Paternidade espirtual tem a ver com discipulado e não com dependência emocional. Infelizmente, algumas dessas relações acabam nisso.
Muito bom... Tenho um pai assim... Que me ajuda muito na caminhada..
Paz a todos.
Esse tema é muito importante, obrigado pelo vídeo e quero indicar um livro excelente sobre o tema. PATERNIDADE ESPIRITUAL. de SÉRGIO FRANCO. Irmão muito abençoado
Esse canal tem sido uma benção em minha vida. Estou amando assistir os vídeos antigos, pois não conhecia o canal. A escola do Discípulo tem sido minha série favorita.
Graça e paz pr. Yuri
Graças a Deus tenho uma mãe na fé, que se chama Maria das graças, uma pessoa que sempre tem uma palavra abençoada quando eu mais preciso, inclusive foi ela quem mim convidou para ir ao culto, fui e sentir uma paz imensa, dai a sete meses mim convertir, tenho um ano e sete meses de batizada, tenho passado por muitas lutas na minha familia eles são de religião matriz africana, Deus tem usado essa mãe na fé para mim abençoar.
Que Deus abençoe voçes, tenho aprendido muito com cada aula, que o Espirito Santo use cada dia mais voçes.
Um abraço pr. Yuri.
Obrigada, Yuri! Tu sempre tão sensato e bíblico! Que bênção! E com as melhores camisas! 🤗
Excelente abordagem e amostragem dos escritos, Equilíbrio é a chave de tudo.
O problema é quando te exigem algo que não é bíblico e te Tratam como um "Filho sem capacidade de crescer sozinho" basicamente castrando a sua autonomia com Deus. Agora mostrar o Caminho, Cuidar na jornada, e ser o projeto de Um Corpo em Cristo, faz todo sentido, pois no final haverá o desenvolvimento de todos.
Graça e Paz!
Tenho 4 pai/mãe, levou 10 anos até minha conversão. Sou grato por todo esforço que eles tiveram. Minha esposa, minha cunhada e marido, e mais um grande amigo e pai.
Concordo muito sobre a falta de discipulado! Temos muito evangelismo e pouco discipulado. Que o Senhor nos ajude com isso 👐🙏
Tenho tantos pais na Fé. E agradeço a Deus por cada 1. John Blaze, Pastor Marques, Pastor António.
Perdi minha mãe espiritual para o covid ano passado, mas os céus a recebeu com muita festa.
Até breve Jana, daqui pouco retornarei para casa tbm 🙏🏼♥️
Muito boa explicação, biblica e aplicada ao nosso contexto. Parabéns 👏🏼👏🏼👏🏼
Que maravilhosa instrução. Eu fui discipulada pelo jovem Missionário Isaias, que aprouve ao Senhor se tornou meu esposo e pastor. Juntos fazemos a obra de Deus e procuramos ser "pais na fé" para nossos filhos espirituais e carnais tbm, com a Graça de Deus. Que Jesus vos abençoe em tudo, trabalho glorioso em tempos de apostasia e corrupção espiritual.
9. E a ninguém sobre a terra tratai de vosso Pai; porquanto só um é o vosso Pai, aquele que está nos céus.
10. Também não sereis chamados de líderes, pois um só é o vosso Líder, o Cristo.
11. Porém o maior dentre vós seja vosso servo.
(Mateus, 23)
O vídeo inteiro e as referencias ao que Paulo disse ajudam e esclarecer essa fala de Jesus meu irmão amado
A paz de Deus! Eu e meu esposo acompanhamos os vídeos, creio que todos os cristãos deveriam acompanham os videos, são essencias para nosso crescimento espiritual. Yuri e filipe gostaria que voces abrangesse o tema de dons de evidencias de linguas e linguagens espirituais. Claro se for possivel. Deus abencõe!
É maravilhoso poder ter pais espirituais.. louvo a Deus pela vida do Pastor Aliomar e da Conceição que me acompanham são verdadeiros pais espirituais e a Eva Mazini que me preparou para o batismo desceu as águas comigo.. uma grande amiga e mãe espiritual 🙌🏼🙌🏼
Deus abençoe esse canal.... ❤️
Fui baixar o PDF e descobri que somos da mesma cidade! Legal demais, Deus abençoe vocês, esse canal é benção demais!
Uma explicação bastante esclarecedora. Glória a Deus.
Estamos juntos amigo!!!
Meu pai espiritual Marquinho uma benção na minha vida.
Mais uma excelente explanação, sempre aprendendo com vcs, muito bom.
PAI NA FÉ!! Hoje em dia tá muito difícil ouvir e vê isso nas igrejas
Ótimo vídeo 👏👏 Glórias a Deus 🙏🙌 Deus os abençoe.
Eu tenho casal de pais na fé mas os dois não são casados nem se conheceram kkk, amiga da minha mãe Marisa e meu amigo que Deus já recolheu missionário Pedro Vanderlei. Em todos momentos foram uma bênção hoje tenho buscado, manter nesses ensinamentos ajudando auxiliando novas pessoas. É incrível pq tu chora, tu ora Quando aceita Jesus a alegria é de uma mãe que tem seu filho passado de ano kkkk. Maravilhoso, é árduo trabalho, exige persistência, estudo p não sufocar filho, e muita intimidade com Deus pra estar guiando a não abusar da paternidade que nos foi dada por Deus kkk.
Bom esclarecimento!
O que fazer quando essa chamada paternidade não consegue deixar o filho seguir com seus próprios pés ? Pois os filhos naturais criamos com a expectativa de que alcance independência para seguir sozinho e fazer suas próprias escolhas já na espiritual muitas vezes isso não é admitido.
Sabe, eu penso que bem que podíamos "ajustar nossa linguagem"
Alguns no meio da igreja acabam se valendo desse tipo de termos,para se apropriarem das pessoas.
O coração do homem/mulher, pode ser facilmente corrompido.
Estamos em um tempo,onde ter poder, é mais importante que amar.
No discurso,ser "pai espiritual", parece bonito, a expressão trás consigo, muitos adjetivos.
Mas,porém na prática,pode ser observado muitos abusos.
Então para se evitar, que pessoas más intencionadas,se valiam desse termo,para exercer na vida vida dos irmãos,o que só Cristo é.
Em vez de dizer:
As ovelhas são de Cristo(João 21.15), os líderes,as chamam de suas ovelhas.
Chamam aqueles que eles evangelizaram,de "meus discípulos" quando na verdade, nós fomos mandado a evangelizar e fazer discípulos de Cristo.
Mateus 28.19(...), façam com que sejam meus seguidores....
Da mesma forma fazem uso da expressão "pai espiritual",para exercer poder sobre essas pessoas.
Embora inicialmente não tenha sido essa a intenção.
Mas,como sabemos o poder corrompe.
Muito obrigada é profundo este ensino ❤
Meu pai na Fé é o Pastor Isake Caldas da igreja de Cristo pentegostal Internacional ICPI
Aprendo muito com vcs. DEUS continue abençoando vc
Legal o tema muito bem explicado. Parabéns !
Que vídeo edificante!
Estou lendo "O relacionamento discipulador", de Missões Nacionais. O assunto é realmente muito necessário à igreja atual que vive tão dispersa em seus próprios mundos. (Eu me incluo). Deus tem falado comigo sobre o assunto!
Muito bom, pois é bíblico!
Interpretação equilibrada da bíblia!
Deus abençoe vocês! Esse canal é referência.
Muitoo bom essa explicação, obrigadooo Yuri
Agradeço a Deus pela minha mãe da fé, ela se chama Marta, ela verdadeiramente me fez entender o que é caminhar junto com uma pessoa, até que ela possa caminhar na fé sozinha. Foi muito bom esse tema e me fez pensar que agora mais de 20 anos depois de convertida eu nunca me ofereci para ser dicipuladora, fazendo por alguém o que ela fez por mim, caminhar junto.
Graças a Deus
Gosto muito das aulas, cada vez aprendendo mais a palavra, Pastor Yuri vc é muito abençoado. 🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Amo seus vídeos, aprendo muito!
O Pastor Sérgio Aparecido de Souza, da PIB Regular em Jd. Dávila - Osasco/SP
Quem me falou do amor de Jesus ainda na minha infância foi minha vó-mãe, pelos lábios dela ouvi falar da grandeza de Deus, e ela no seu pouco conhecimento e instrução me fazia saber da existência de um Deus eterno e onipotente. Infelizmente não posso mandar um recadinho pra ela pq ela já foi recolhida ao céu em 2013, mas serei grata eternamente ao Senhor por nos permitir fazer parte uma da vida da outra🙌🙌🙌🙌
Ótimo. Faz um vídeo explicando sobre igrejas em células, se são bíblicas ou não.
Que tema !
Ótimo vídeo. Sem exageros,e muito bem ponderado.
A pai é uma palavra de altoridade, na vida cristã tem uma relação espitual de amor e respeito, mas tem muitas igrejas anda no ensino de submissão uma forma errada de ensinar...
Um problema crônico da Igreja,é forçar hierarquias no REINO em que, "há um só Deus,um só Senhor,um só rebanho,um só Pastor"...a preocupação dos discípulos era que Jesus apontasse quem era o maior entre eles,e Jesus disse que o maior é aquele que amar mais a ponto de se fazer o servo de todos!O pai tem autoridade sobre o filho em amor ,mas tem a responsabilidade de cuidar integralmente dele,diante de Deus e dos Homens.Deus é PAI,nossa autoridade e o nosso cuidador ,e nós como bons filhos,somos seus imitadores,Pai e Mãe não são títulos de "nobreza ", e sim funções de mordomia delegadas por Deus que sustentam e perpetuam toda a criação!É grande afronta fazer disso uma relação de dominação e exploração!
Nisso que creio
Amei o vídeo, pontual no ensino❤
Vivi mais de 40 anos e nunca tinha ouvido o evangelho verdadeiro da graça de nosso Senhor Jesus. Rádio e televisão não pregam evangelho. Eles pregam a mamon.
Meu pai na fé é Mário Persona.
Diferentes dos pais e do Pai.
Muitos que se dizem país espirituais tomam o dinheiro dos supostos filhos.
Enquanto os verdadeiros pais doam suas vidas para os filhos. Hj não acredito mais em pessoas que não tem o mesmo peso de igualdade. Pois ninguém é maior que ninguém. Se uma pessoa não consegue depender de Cristo SOMENTE ela é incrédula e idolatra.
O meu pastor se juntou com outro pastor, e agora está usando esse termo "Pai da casa". Agora está falando sobre a unção de Meoquisedeque, e diz que o menor abençoa o maior e por conta disso, o meu pastor dá o dízimo a esse pastor. Agora, ele não deixa os outros dois pastores da minha igreja orarem sem a autorização dele. Ele diz que carrega uma unção "especial" que só ele pode dar e retirar. Nas reuniões com as lideranças, só ele fala e não aceita opiniões. Estou orando para ele voltar a ser como antes.
Muito boa sua posição!
Mas, chamar um líder de "Pai" acho muito forte!
Paulo chamava Timóteo de q??
Quanto mais maduros somos, mais distantes estamos de uma condição simples de pode ou não pode. Obrigado Yuri por desmistificar mais uma questão cheia de preconceitos (pelo menos pela minha parte!).
Bruna, com crt minha mãe na fé.
Minha Pastora Carla e meu Pastor Francisco
Sinceramente estou bem tranquilo em apenas ter Deus por Pai espiritual. Honro meus pastores, mas pai espiritual só Deus. E me sinto super bem assim. Não desejo ser pai espiritual de ninguém. Todos que eu conduzi a Cristo e que vier a ser, desejo que estejam tão unidos a Ele que creiam ser suficiente ter a Deus por Pai.
👏🏼👏🏼👏🏼💕 excelente
Ótima explicação.
Entendo esse termo como uma metáfora. Se evangelizei vc e ganhei vc pra Jesus sou seu "pai espiritual" ou seu "pai na fé". Uma metáfora que diz que através de mim vc conheceu a Cristo. isso é bíblico e muito lindo! Mas não significa que tenho algum tipo poder espiritual/místico sobre a sua vida. Uma linda e profunda metáfora bíblica manchada por interpretações bizarras dela em nosso tempo (vide: g12).
Amém.... muito conteúdo!!!! Rico!!!
Apsj!!! Faz um vídeo sobre as leis!!!
Muito bom o tema!
Por favor!!! Colocar essas mensagens no podcast do Spotify
Graça e paz!
O problema na verdade não é chamar um lider de pai, o problema está em quem é chamado se achar acima de Deus ou Cristo. Tenho visto muitos pastores se colocando nessa condição de Pai e perdendo a noção da verdadeira do papel dele.
“líderes tem sido uma ferramenta de manipulação, se você não tem esse pai você não prospera, não avança na fé etc... e eu fico muito triste pois vejo muita gente sendo usada e manipulada lamentável." " Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados, 2 e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus. Efésios 5.
Mateus 23:8
Eu odeio esse termo e sou da Assembleia de Deus, o sentimento existe, Paulo por diversas vezes fez analogia a isto mas nunca estimulou os crentes a chama-lo de Pai. Pelo contrário ele os chamava de irmãos. O próprio mestre disse pra nao chamar ninguém por pai, independente de exageros que façam, sou radical quanto a isso. Amo e respeito meus líderes, mas chamalos de pais, nunca. O título para eles é pastores, já tem muito significado, talvez até melhor que pai
Paz irmão, talvez vc esteja dando muita importância ao título, o Pai com letra maiúscula é o Pai Nosso, o grande EU SOU... Pai Espiritual está no contexto de servidão, assim como os nossos Pais terrenos, trocam as nossas fraldas , nos alimenta e aquece e nos ama, quando aceitamos Jesus, nascemos de novo e portanto nos tornamos bebês. Ter um cristão maduro para esse cuidado é tão essencial quanto foi termos nossos pais cuidando de nos. Para vc refletir, segundo a nossa legislação, os Pais que não cuidam dos filhos, respondem entre os crimes, por abandono de incapaz ... na vida espiritual não é diferente, um bebê não consegue se cuidar sozinho ... não fomos projetados para vivermos sozinhos... Paulo foi além, ele não só entendia a importância do discipulado, acompanhamento dos novos convertidos, que cheio de autoridade do Espírito de Deus, disse para esses imita lo, pq ele imitava Cristo...
Um grande abraço.
Vinicius, 100% fechado contigo! O Pai nosso está no céu!
Yuri/Filipe estou achando que vocês são meus pais virtual, aprendendo muito! 🤗
Hoje já ha uma palavra q esta em voga , MENTORADO ou Mentorando podia falar disso tbm obg
Minha dúvida: qual a diferença do discipulador e do pai espiritual?? 🤔
Realmente congrego há muitos anos na Assembleia de Deus e nunca vi Paternidade Espiritual, a não ser de forma fraterna em respeito à irmãos mais velhos queridos.
infelizmente os pastores deixam de agir como pais espirituais, para agirem como autoridade espiritual! o pastor nao sabe conquistar e acaba se impondo sobre a igreja, esse é um grande problema pois nao permite que os membros se abram verdadeiramente para a ajuda pastoral, e acaba virando uma relação lider-liderado fria e danosa
@Viviene farias minha mãe espiritual 😍🙏
E o epílogo da história do Cristianismo, ja saiu? Uma sugestão de reflexão: cobertura espiritual.
Amoo
Olá a paz. Cadê o Restante dos episódios da HISTÓRIA DO CRISTIANISMO? ??? . Não está fazendo mais Não? ?
Não gosto desse termo, Pai na fé ou mãe na fé, talvez por ter visto e vivido a distorção que isso causa no novo convertido.Como você falou, existem líderes que criam uma relação de dependência,que se torna doentia.
"Ainda que tivésseis muitos aios em Cristo, contudo não teríeis muitos pais, pois eu vos gerei em Cristo pelo evangelho".
eu ia fazer 15 anos, convidei a "pastora" e todo mundo da igreja. ninguém foi, e quando retornei, me humilhram por ter faltado célula. era a "mãe" espiritual
Essas paradas de cobertura espiritual, veio desses métodos G12, M12 MDA etc tô fora disso.
"Não posso falar isso,minha mãe vai ficar brava!" 🤣😂
kkkkkkk ainda bem, pq minha mãe me ensinava "se vc não sabe, pesque"
tomara q a MINHA mãe não veja esse comentário tbm kkkk
Ela ficou mesmo kkkkk. Mas não fala pra ela que falei, senão ela vai ficar mais ainda
@@annebarreto6570 hahahaha
@@yuribreder44 você é ótimo! Hahahaha
2:29 tava cabeludo Hem Yuri 🤭
Visao bíblica aonde? Pai na fé, ok! Pai espiritual jamais.
TIMÓTEO era relativamente jovem quando o apóstolo cristão Paulo o escolheu como companheiro de viagem. Isso deu início a uma parceria que duraria cerca de 15 anos. O relacionamento que se desenvolveu entre eles chegou a ponto de Paulo chamar Timóteo de “meu filho amado e fiel no Senhor”, e de “filho genuíno na fé”. - 1 Coríntios 4:17; 1 Timóteo 1:2.
Meu pai na fé se chama Jordanias. Infelizmente parece que hoje ele não está no meio cristão.
Eu trocaria pais espirituais por pais na fé. Porque Deus é Espirito e único pai dos espíritos, por isso o homem não pode se tornar pai espiritual.
Pai na fé concordo assim com os apóstolos se referiam. O grande problema hoje é que está surgindo uma idolatria da paternidade muito perigosa e incoerente.
Se tem um líder religioso ai toda igreja tem que chamar de pai e honrar como pai, é incoerente.
Mostra na biblía onde esta escrito isso ?
Paulo fala de filhos na fé. E pai na fé . Nada de pai e filho espiritual.
Meu pai espiritual Altamir maia cachoeiras de macacu
Em Mateus 23 diz claramente para não usar ou aceitar que usem o titulo de PAI, somos todos irmãos espirituais. Mendigos dizendo aonde achar pão.