Meu amigo Fernando, lembro do início do canal, vc fazendo bancada, cavaletes. Hoje vc está se tornando uma referência na avaliação de ferramentas. Deus te abençoe sempre. Grande abraço meu irmão.
Oi Ricardo, muito obrigado pelo comentário super motivador. Me sinto lisongeado com suas palavras amigo, espero sempre corresponder à altura. Amém, que Ele abençõe a todos nós. Um grande abraço ao amigo.
Mais um vídeo show de bola! Fernando, permita-me alguns comentários: sobre o paquímetro da MTX, eu também tenho um, exatamente igual ao seu, e o meu realmente começou a "oscilar" as medidas, mas eu sei a causa e como consertar, e deixo a dica: o problema é um mal-contato no compartimento da bateria; pode ser por oxidação do contato ou por causa de resquício de adesivo na bateria. A solução é limpar bem a bateria (ou trocar por uma nova) e limpar os contatos do suporte de bateria, com uma borracha escolar dura e depois com álcool isopropílico. Verificar se o contato está com boa pressão e recolocar a bateria. Isso deve resolver o problema. De qualquer maneira, corroboro com suas colocações, o paquímetro não é pra guardar de qualquer jeito nem pra usar de martelo (que absurdo...). Mas eu confesso que eu ainda gosto do "velho e bom" paquímetro analógico! Sobre as trenas, eu gostei pacas dessa trena da Dexter, esse sistema de travamento é show! Obrigado pela indicação! E o que você achou um defeito pra mim é uma virtude, fiquei interessado até por causa disso: não tem medida em polegada. Sim, eu DETESTO esse sistema imperial arcaico de medidas... rss... Mas não é só isso, tendo apenas em milímetros, a medida está na parte superior e inferior da trena, o que facilita muito dependendo da posição e do objeto que estamos medindo. No mais, muito grato, forte abraço!
Oi Eduardo. Excelente dica sobre a oscilação do paquímetro. Já teve um colega aqui dizendo que recebeu um com problema e justamente foi devido a bateria que vazou ainda no produto lacrado, estragando o mesmo. Outros casos pode ser um pequeno vazamento que causou o mesmo que você relatou. Talvez as baterias sejam de baixa qualidade, agradeço pela dica. A trena Dexter foi uma surpresa, muitos comentaram o mesmo que você. Eu também detesto polegadas, porém devido aos testes de ferramentas do canal sempre preciso medi-las em polegadas e nestes casos a Dexter não atende, fora alguns casos esporádicos você tem razão, e minhas três trenas não ficarão encostadas, cada uma é melhor para uma função. Agradeço pela visita e pelo comentário. Um grande abraço.
Eu também tenho aversão absoluta às "unidades imperiais". Elas são o samba do metro doido! Se comparar as unidades usadas nos EUA com as britânicas, tem alguns disparates. Fora o fato de que a aviação adotou unidades da área naval, causando uma confusão dos infernos. Existem pelo menos 3 unidades de medida na área naval e mais o famigerado nó da velocidade. E altitude na aviação é medida em pés. Toda vez que leio alguma coisa de aeronáutica citando essas unidades, tenho que fazer a conversão para o sistema métrico. Por outro lado, no Brasil ainda se usam unidades de medida do tempo do Dom João Penico, como alqueires. E tem variações entre o paulista, o mineiro e o baiano. Mesmo a unidade de medida de área oficial, baseada no sistema métrico, o hectare, me irrita e me causa confusão. Deveria ser tudo legalmente padronizado em metros quadrados e quilômetros quadrados. A área de um município é dada em quilômetros quadrados, mas propriedades rurais e áreas de agropecuária são dadas em hectares ou o maldito alqueire.
Esqueci de mencionar que as unidades de potência mecânica tradicional é o HP e o CV, embora haja orientação legal para se adotar o watt. Potência mecânica de automóveis é dada em HPs, embora esteja se fazendo uso paralelo dos watts mecânicos. Como eu trabalho com Eletrotécnica, sou obrigado a fazer conversões de cavalos e horse powers mecânicos para watts, para efeito de cálculos de motores e instalações. São dois valores diferentes, sendo 746 W por HP e 736 W por CV, valores esses arredondados, porque existem pelo menos duas casas decimais numa conversão mais "exata". Na área de máquinas térmicas, temos o maldito BTU, que sistematicamente gera uma margem de erro na conversão para watt-hora, já que nego confunde potência térmica com potência elétrica e NUNCA levam em conta as perdas de transformação de energia. Se dependesse da minha vontade, o BTU seria banido do Brasil. E ainda tem as medidas de canos de água e de eletrodutos rosqueados, que são em polegadas, contra as medidas em mm dos colados, sem rosca. E tudo isso por causa da questão cultural e inércia dos costumes... Um porre!
Fernando, muito obrigado eu tava na dúvida de qual esquadro comprar, mas com a tua aula, resolvi meu problema. Parabéns muito didático vai ajudar muita gente com certeza. Ganhou meu like e a minha inscrição
Eu já te falei que seus vídeos não são apenas a que se destinam, são de essencial utilidade pública, top top mais uma vez, aprendendo sempre contigo!!!!
Boa noite Fernando. Seus vídeos são excelentes, e foi através desse que comprei a lukifin lagacy e um esquadro fortg...tá chegando. Obrigada. Parabéns pelo trabalho.
Fiquei impressionado com teu conhecimento...não o conhecia mestre...!!! me esclareceu muito sobre todos os equipamentos mostrados....muito obrigado e muita paz a vc.!
Agradeço demais esse vídeo...pois estou nessa fase...adquirindo equipamentos para iniciar uma prática hobby na marcenaria...comprei exatamente esse paquímetro.
Oi Francisco, que legal! Fico muito feliz e agradecido com seu comentário. Vai pra cima amigo! Praticar a marcenaria só lhe fará bem (desde que use sempre os EPI´s obviamente) hehehe. Agradeço pela visita e comentário. Um forte abraço e seja bem vindo ao canal.
Fernando, antes que eu esqueça, rsrsrsrs, eu tbm uso metros, mas tenho um especial de aluminio sueco Hultafors, é excelente, todo justo e alinhado, com as junções bem apertadas, ele "estica" sem dobrar, depois vejo até quanto. E como sempre lá vai você, sempre trazendo um raciocínio para ferramentas, eu nunca tinha pensado na reflexão dos raios solares nas fitas de trenas, já cheguei a reclamar do Sol, kkkkkkkk, pq estava refletindo muito e me prejudicando, e na verdade quem é ruim é a trena com sua fita brilhante que nem show. Grande abraço, e obrigado por mais este vídeo pérola, super inteligente e dinâmico, me lembra a época que eu assistia novelas, no bom sentido, cada capítulo uma novidade muito agradável. Deixo um abração, obrigado por tudo.
Olá Welder! Muitíssimo obrigado pelo prestígio ao nosso trabalho e também por compartilhar essas particularidades muito interessantes, adorei seu comentário e me sinto lisonjeado com sua audiência. Forte abraço ao amigo :)
Olá Fernando. Seus vídeos são muito objetivos e focados, você está de parabéns. Um fabricante tradicional que tem oferecido excelentes instrumentos de medição e aferição ao mercado é a STARRET com preços bem acessíveis como as trenas com fita de aço, esquadros e goniômetros simples(transferidor de graus). Acredito que o preço reduzido dessa linha se deva ao fato de serem de origem Chinesa. Os demais produtos da STARRET como instrumentos de medição, blocos calibrados, traçadores de altura, goniômetros de precisão são extremamente caros e inviáveis para oficinas pequenas . Quanto a imprecisão dos esquadros fixos é bem fácil ganhar precisão confiável, basta levar a uma ferramentaria e pedir para um fresador ou ferramenteiro corrigir o desvio desse esquadro. a Fresadora fará isso com precisão e nem te cobrarão pelo serviço devido a simplicidade e rapidez com que isso é feito. No mais um grande abraço pra você e a todos que acompanham o canal
Saudações. Todo e qualquer instrumento de medida tem sua margem de erro, sua precisão. E aí vai depender da necessidade da medida específica para se escolher o instrumento. O caso do paquímetro digital é um exemplo. Paquímetros, por princípio, são considerados precisos numa faixa de apenas 0,05 mm, se não me engano. Mesmo que a escala indique valores menores, não se deve levar em consideração. E medição de qualquer coisa depende do correto posicionamento do instrumento em relação ao objeto medido. Se ocorrerem desvios ou tiver algo interferindo na medição, vai piorar a precisão dessa medição. Aprendi a usar paquímetros e micrômetros no curso de Técnico em Mecânica, que não completei, na década de 1970. O laboratório de Metrologia Mecânica tinha ar condicionado, porque medições de precisão são feitas a 20 °C e em local sem vibrações. Logo, medições fora dessas condições padronizadas carecem de precisão numa escala maior. É uma questão de Termodinâmica, pois a temperatura faz com que as dimensões da peça medida e do instrumento se alterem em frações que ultrapassam a escala de precisão dos paquímetros e micrômetros. Sempre devemos considerar essa tolerância nas medições. Esse esquadro Irwin com régua móvel é um instrumento clássico na mecânica. E tem o conjunto completo, que inclui uma peça de centrar e um transferidor. Os de boa qualidade possuem régua marcada em baixo relevo. Também os usei no curso e me arrependo de não ter comprado um jogo para mim nos anos 1980 e 1990. As boas marcas foram varridas do mercado com a invasão chinesa. Olho nas lojas e fico triste com a baixa qualidade. Quanto aos esquadros comuns na mecânica e na carpintaria/marcenaria, também caíram demais de qualidade. Os primeiros que usei eram extremamente robustos e bem fabricados. Se tomavam quedas, não sofriam danos. Tem uns atualmente que perdem a precisão dos 90 ° com algumas quedas.
Como sempre muito bom video... sobre o paquímetro quando eu trabalhava de torneiro mecanico era comum por o paquímetro no bolso... só Deus na causa... abraço Fernando
Fui ferramenteiro e usava paquímetro nunca confiei em paquímetro digital sempre sai fora de calibração toda medida tem que zerar para ter uma confiança maior ,sou raiz não largo o analógico, Mitutoyo com guia de titânio não tem pra ninguém
Fernando, magnífico esse vídeo.... eu acho o da stanley uma coisa incrível....ainda mais por ser o mesmo há mais de 30 ...pena que a versão clássica com cabo de madeira não se acha mais .. Queria ver mais sobre o irwin, será que não rola um vídeo só sobre ele...?
Muito obrigado Marcelo, realmente esse Stanley é muito bom mesmo. Vou sim amigo, farei um vídeo sobre o combinado Irwin e também do Speed Square. Valeu!
Hehehe eu concordo com você, estes dias estava a comentar com um amigo, o bom mesmo de ter boas ferramentas é que elas de motivam a fazer e fazer melhor, as ferramentas ruins é o oposto, te desmotivam a fazer os serviços e te estressam.
@@carlosalbertocosta5306 poderia, mas nesse caso já aferi o Stanley e está perfeito. A diferença dos triangulares ao que tudo indica, é mínima e não está interferindo e me atrapalhando em nada. Repare que o tanto que uma serra “come” da madeira é bem maior que essa mínima diferença dos esquadros. Abraços.
Valeu Dawy, dois colegas comentaram aqui que tiveram problemas de vazamento da bateria, e parece que isso causava a oscilação na medição. É uma hipótese, além do mau uso também. Grande abraço.
Comprei esse paquímetro da MTX faz uns 2 meses, usei apenas duas vezes, e abandonei... Ele realmente oscila muito as medidas, matei a primeira peça que fui tornear,usando ele, porque ele tava dando as medidas erradas, na segunda peça fui verificando com um paquímetro comum pra evitar de cometer o mesmo erro, e as diferenças de medidas dele variavam muito... Acabei desistindo dele.
esquadro rápido tenho exatamente estes dois (até na cor)... o preto comprei chinês e o Prata da FortG mesmo. uso 2 sempre. Agora medidas... detesto imperial, métrico é obviamente minha praia. e trena M/M é excelente para meu uso...
Muito bom Canedo! Realmente, milímetros é muito mais a nossa praia do que polegadas. Eu mesmo só uso polegadas para medir as ferramentas para o canal. Forte abraço
Fernando, Deus te abençoe porque suas orientações são ótimas bem técnicas, coisa de quem conhece. Já vi outras dessas mesmas ferramentas mas hoje ouvi coisas novas que eu desconhecia., nomes novos hoje. Parabens, continue firme.
Paulo, muito obrigado amigo, seu comentário nos enche de motivação e satisfação em saber que nosso trabalho está sendo útil. Amém, que Ele continue abençoando a todos nós. Forte abraço ao amigo.
Trabalho em caldeiraria e a treninha é muito útil quando preciso medir perímetros ,porque ela acompanha muito bem a curvatura das peças. Uso uma de 2 metros chaveiro também.
Fernando, boa noite!!. Parabéns pelas dicas sobre essas ferramentas, e o bacana e que você da a dica sobre os preços também, como disse o colega Ricardo Costa, o seu trabalho realmente virou uma grande referencia. Show de bola.!!!!!.
show , vi outros vídeos seu hoje e vc levou para outro nível as análises de ferramentas. vi os videos das plainas , grampos rápidos e este das trenas. Ate me escrevi no canal.
Muito obrigado pelo prestígio Jeovane \o/. Já temos bastante vídeos interessantes no canal, aos poucos o amigo vai conhecendo :). Seja bem vindo ao canal, grande abraço.
Fala amigo. Esse assunto da trena Dexter me surpreendeu, muitos fãs dessa trena fizeram o mesmo comentário que o seu, acabei descobrindo que apenas eu que utilizo a medição em polegadas para medir as ferramentas testadas no canal hehehe. Obrigado por nos visitar e contribuir com sua opinião. Forte abraço.
Parabéns, Fernando. Ótimas informações como sempre. Comprei a Trena da Dexter pela sua informação de não voltar. Muito útil no meu uso. A falta das polegadas eu vejo como positivo, pq tem mm dos dois lados. Algumas vezes precisamos.marcarnpkr.cima da Trena e outras por baixo. Ela é a minha trena de uso diário agora.
Olá Marcio, obrigado amigo. Tem toda a razão, parece que hoje em dia quase ninguém usa polegadas, para mim é util apenas para medir as polegadas das ferramentas que testamos hehehe. Forte abraço
Ótima explicação do paquímetro! Muitos tratam sem o menor critério. Inclusive como riscador. Eu mesmo tenho estrabismo e não consigo identificar a qual linha coincide. O "pecado" mais grave do Speed Square da FortG é não vir com o rebaixo para o ponto de pivot.
Valeu Thalão! Pois é, já vi cada barbaridade com o paquímetro... Sobre o esquadro, na verdade nenhum destes dois esquadros triangulares possuem rebaixo no pivô, nem mesmo no preto que é caro, lamentável. Grande abraço.
Parabéns pelo vídeo! Quanto a marca mtx já tive problema com paquímetro o mesmo quando fazia uma medição e tornava a fechar sempre dava uma diferença de 15mm o q me obrigava sempre a ficar voltando a zero depois da medição para me certificar se estava zerado mas na maioria das vezes ele se perdia e ficava com uma defasagem de 15mm. Provavelmente dei azar e peguei um paquímetro com problema.
Oi Marcelo. Tivemos 3 colegas aqui que relataram o mesmo problema e descobriram que era na bateria ruim ou no compartimento da bateria. Um alimpeza, um pequeno ajuste dos contatos e uma bateria nova resolveram os problemas. Espero que lhe seja útil. Forte abraço.
@@ladjdudu77 Realmente Marcelo, no seu caso não tem nem o que falar, melhor não comprar mais MTX mesmo. No paquímetro eu dei sorte, gosto muito mesmo, no grifo modelo americano a medida da ferramenta veio menor do que o prometido conforme mostrei naquele vídeo de grifos. Só testei e posso opiniar sobre essas duas ferramentas MTX, mas já dá pra saber que a marca é destinada a vender preço baixo, as vezes vale a pena e as vezes não, depende muito de cada ferramenta. Grande abraço e boa sorte nas próximas aquisições.
video top. eu tenho um esquadro da kala, não gosto muito dessa marca, e na primeira vez tive que tirar alguns cabelinhos de rebarda que até espetarão meu dedo quando eu passei a mão nela com lubrificante. a espessura chega quase 1mm, aço inox, com cabo de aluminio, achei até boa. apesar da espessura, é bem firme, n é tão molenga quanto essa que vc nos mostrou.
Olá Fernando Muito boas as dicas Parabéns.. Meu primeiro esquadro e igual ao que vc mostrou Ramada tem até essa folga qu vc falou, hoje eu uso para enfeite..Kkk Gratidão
nossa muito dez este seu canal tira muitas duvidas sobre ferramentas e da uma luz para escolher a melhor para cada trabalho gostaria se puder fazer um de nivel de bolhas e sua caracteriscas das com melhor confiabilidade já que ultimamente tem varias marcas mas que sempre estao com muita diferenças
Uma verdadeira aula, meu amigo estou amando suas revisões e a forma com apresenta as ferramentas que show Fernando, muito bom mesmo meu amigo. Vídeo gostoso de assistir.
Eu ganhei um paquímetro digital em um sorteio no canal do Pereira (Oficina caipira), e gosto muito dele, só recomendo que troque a bateria por uma de lítio. Pois a que vem nele é fraquinha. Muito boas as suas colocações Abs
Ótimo vídeo Fernando. Creio que todos os paquímetros destinados ao mercado sul americano é de origem chinesa, então mais caros ou mais baratos são bem semelhantes. Achei magnífica durabilidade e a qualidade da trena niquelada início do vídeo, pois tenho a aproximadamente 6 anos uma Starret Exact Plus TXP- 106, que mesmo com toda tecnologia que é portadora e uso com exímio cuidado, já está muito desgastada e até há ferrugem na faixa de medição.
Olá Carlos, muito obrigado pela visita e comentário. Fiquei impressionado com seu relato, essa trena Starret é caríssima, (hoje está beirando os R$ 300,00) e com muita qualidade. Não deveria ter esse desgaste com poucos anos de uso cuidadoso como o seu. Obrigado por participar. Um forte abraço.
Parabéns Fernando!! Tenho um multímetro da MTX também que aparece sempre nos meus vídeos e algumas pessoas também já comentaram rs, mas pras medições que faço nunca tive problemas. Grande Abraço!
Exatamente Gabriel, tem pessoas que chegam chamando essas ferramentas de "tudo lixo". Acho de uma prepotência e desrespeito ímpar, principalmente com as pessoas de baixa renda que não podem comprar ferramentas premium. Concorco com você, para o meu uso, esse MTX de R$ 57,00 é perfeito, e pagar R$ 750,00 no Mitutoyo, (que eu inclusive deixei o link na descrição), me faria chorar por 7 dias....rs. Óbvio, que a qualidade Mitutoyo e outras marcas premium não se compara com o coitado do MTX, mas para simples hobistas como eu, acho que não faz o menor sentido pagar de 5 a 20 X mais caro só para dizer que tem um paquimetro pica das galáxias. Abraços ao amigo.
Comprei o esquadro da Irwin de 12 polegadas, por 85 reais na Ultra Maquinas. O acabamento dele é impecável, daquelas ferramentas que você fica com pena de usar, sendo todo de metal, igual no vídeo (que é o modelo 16 polegadas). Muito robusto e funcional. Apenas atenção ao comprar pois existe a versão alternativa em que vi comentários dizendo ser de plastico no corpo, custando o mesmo preço! A de plastico seria com o logo da Irwin em amarelo, e a de metal com o logo em prata.
Ótimo vídeo!! Realmente há muitos que não cuidam devidamente de suas ferramentas de medição e depois reclamam que as mesmas estão "variando". Ainda há uma variante que não é levada em consideração que é a temperatura de medição, que pode influenciar diretamente no valor obtido (em décimos (ou menos) de mm, claro). Seria legal mostrar para o pessoal, Fernando, como fazer o teste para se certificar que o esquadro está no esquadro. Para tal é só apoiar o esquadro em uma borda plana (uma mesa por exemplo) traçar um risco nos 90, virar a base para o outro lado, encostar a lateral dos 90 na linha e verificar se "bate". Um teste bem simples que sempre faço (quando vou comprar esquadros presencialmente). Um fato curioso, de alguns fabricantes de esquadros, é que eles preferem que o esquadro esteja mais "aberto" (91 graus) pois permite a usinagem pelo usuário, o que seria impossível se o esquadro estivesse com 89 graus por exemplo. Os esquadros combinados permitem mais essa usinagem por assim dizer. Um abraço e parabéns pelo conteúdo, Fernando!
Valeu amigo, agradeço pelo prestígio. Eu afiro meus esquadros, apenas esse combinado Irwin que ainda não o fiz. provavelmente teremos mais vídeos sobre estes assuntos e vou explorar mais detalhadamente cada tido de ferramenta de medição em vídeos separados. Obrigado por compartilhar conhecimento. Forte abraço.
Teu conteúdo é excelente Fernando, parabéns! faz um vídeo recuperando uma parafusadeira antiga, convertendo a bateria de niquel cádmio por uma de litium, tem muita gente com esse tipo de ferramenta escostada só por causa da bateria, o letrajota tem um vídeo nessa linha, mas de repente você poderia apresentar uma ótica diferente.
Oi Olívio, o Leandro é maluco hehehehe. Gente boa demais! Mas gostei da sugestão, vamoas anotá-la e pensar em algo. Primeiro desafio, encontrar a parafusadeira antiga. Um grande abraço.
Alô amigo Fernando, sempre bom ver sua opinião sobre ferramentas, pois ajuda bastante na escolha. Bem, comprei um nível bolha torpedo da Starrett e estava "desnivelado". Sorte que o Mercado Livre é bem ágil no atendimento às devoluções. Seria interessante fazer um vídeo sobre esse importante instrumento de precisão. Vi que mostrou um conjugado da Irwin, mas seria interessante fazer a aferição. Forte abraço amigo.
Eu tenho um paquímetro exatamente igual ao seu, comprei em 2013, mas não é da MTX, provalvemente uma marca chinesa que vende pra todo mundo e só coloca a marca em cima. O que acontecia com ele era que só funcionava sem a tampa da bateria, depois de um tempo eu coloquei 2 pedaços de fita crepe por dentro da tampa para empurrar a bateria, agora ele funciona bem e não fica desligando.
Oi Matheus, você é a quarta pessoa que relata algo muito parecido. Pelo visto os problemas que esse modelo apresenta de defeito, está sempre relacionado á bateria. Parece que alguns exemplares sairam de fabrica com folgas nos conectores da bateria ou até mesmo com bateria de má qualidade. Agradeço por compartilhar sua experiência, forte abraço.
Oi amigo eu gostei muito dessa trena da Dexter porque pra mim medida de polegada não me faz falta porque eu só uso medidas de centímetros e milímetros ,abraço !
Muito obrigado amigo. Temos vídeos da fabricação de cavaletes, uma bancada de aço para solda, uma bancada aço e madeira, uma mesa estilo industrial, uma lareira ecológica, dicas de cortes de aço com disco abrasivo e não abrasivo, policortes, esmerilhadieras e muito mais. Dá uma conferida em nossas playlists. Obrigado pelo prestígio e seja muito bem vindo.
Gostei muito do conteúdo... Fernando vc sabe se dá para fazer uma bancada de parede tipo uma porta.. quando não for usar é só levantar ... Se der faz uma pra gente ver como fica e aprendermos a fazer também... Obrigado pelos belos vídeos com muita informação!!!
Sim é possível amigo. Existem opções até com suportes hidráulicos tipo amortecedor de porta malas automotivo. Sugestão anotada, não prometo, mas vamos pensar a respeito. Muito obrigado, forte abraço.
Eu tenho uma trena Dexter, é a melhor que eu já tive, além da praticidade do sistema de travamento, ela é somente em metros, ou seja vc pode usá-la dos dois lados e por último, a marcação dela é progressiva, por exemplo: se vc medir alguma coisa com 46 cm, ela marca 46 cm, enquanto as outras marcam 6, aí vc tem que olhar pra ver se está na casa decimal dos 40cm, eu já errei medida por causa disso.
Parabéns, muito interessante esse vídeo, quem sabe um dia vc faz um um vídeo sobre níveis de bolhas ( nível manual) de 40 a 60cm pra cima pois é muito difícil encontrar uma marca que tenha níveis confiáveis! Um grande abraço!!!
Comprei um esquadro desse da Stanley que você está usando no Vídeo paguei 100 reais nele achando que teria um top … e veio fora do esquadro … comprei outro mais barato porém da Stanley também … e veio 100%… rapaz isso parece ser sorte viu … tô com 5 esquadro e 3 deles veio fora de esquadro … e 2 Ok
Esse esquadro, eu comprei pelo site da wisch por 45,00 e o maior por 55,00 com transporte e tudo, eu paguei pelos dois 112,15. E fiz uma comparação com um que meu cunhado tem e que quando ele comprou em uma loja de ferramenta, ele pagou 280,00 só no grande.
No meu caso que trabalho com MDF, uma trena só em cm se torna até uma vantagem. As vezes o lado da polegada atrapalha quando meço do outro lado da trena. Ótimo vídeo parabéns
O Brasil adotou o sistema internacional de medidas, não sei porque tem polegadas. Não conheço ninguém que usa, pelo menos na marcenaria, na construção... que usa polegadas.
@@123fernando Não estou conseguindo colar o link aqui, mas na loja da Tramontina acha com 10% de desconto. Só procurar por Trena Profissional Tramontina com Ponta Magnética e Corpo em Aço Inox.
Meu amigo Fernando, lembro do início do canal, vc fazendo bancada, cavaletes. Hoje vc está se tornando uma referência na avaliação de ferramentas. Deus te abençoe sempre. Grande abraço meu irmão.
Oi Ricardo, muito obrigado pelo comentário super motivador. Me sinto lisongeado com suas palavras amigo, espero sempre corresponder à altura. Amém, que Ele abençõe a todos nós. Um grande abraço ao amigo.
E diferenciado mesmo.
Seu canal é top, sempre com dicas que ajudam as pessoas que não tem muito conhecimento na escolha de uma boa ferramenta. Deus abençoe.
Excelentes observações! Pós essas pequenas ferramentas são muito sensíveis no resultado final do serviço , tanto quanto as grandes 👏👏👏🖒🖒
Mais um vídeo show de bola! Fernando, permita-me alguns comentários: sobre o paquímetro da MTX, eu também tenho um, exatamente igual ao seu, e o meu realmente começou a "oscilar" as medidas, mas eu sei a causa e como consertar, e deixo a dica: o problema é um mal-contato no compartimento da bateria; pode ser por oxidação do contato ou por causa de resquício de adesivo na bateria. A solução é limpar bem a bateria (ou trocar por uma nova) e limpar os contatos do suporte de bateria, com uma borracha escolar dura e depois com álcool isopropílico. Verificar se o contato está com boa pressão e recolocar a bateria. Isso deve resolver o problema. De qualquer maneira, corroboro com suas colocações, o paquímetro não é pra guardar de qualquer jeito nem pra usar de martelo (que absurdo...). Mas eu confesso que eu ainda gosto do "velho e bom" paquímetro analógico!
Sobre as trenas, eu gostei pacas dessa trena da Dexter, esse sistema de travamento é show! Obrigado pela indicação! E o que você achou um defeito pra mim é uma virtude, fiquei interessado até por causa disso: não tem medida em polegada. Sim, eu DETESTO esse sistema imperial arcaico de medidas... rss... Mas não é só isso, tendo apenas em milímetros, a medida está na parte superior e inferior da trena, o que facilita muito dependendo da posição e do objeto que estamos medindo. No mais, muito grato, forte abraço!
Oi Eduardo. Excelente dica sobre a oscilação do paquímetro. Já teve um colega aqui dizendo que recebeu um com problema e justamente foi devido a bateria que vazou ainda no produto lacrado, estragando o mesmo. Outros casos pode ser um pequeno vazamento que causou o mesmo que você relatou. Talvez as baterias sejam de baixa qualidade, agradeço pela dica. A trena Dexter foi uma surpresa, muitos comentaram o mesmo que você. Eu também detesto polegadas, porém devido aos testes de ferramentas do canal sempre preciso medi-las em polegadas e nestes casos a Dexter não atende, fora alguns casos esporádicos você tem razão, e minhas três trenas não ficarão encostadas, cada uma é melhor para uma função. Agradeço pela visita e pelo comentário. Um grande abraço.
Eu também tenho aversão absoluta às "unidades imperiais". Elas são o samba do metro doido! Se comparar as unidades usadas nos EUA com as britânicas, tem alguns disparates. Fora o fato de que a aviação adotou unidades da área naval, causando uma confusão dos infernos. Existem pelo menos 3 unidades de medida na área naval e mais o famigerado nó da velocidade. E altitude na aviação é medida em pés. Toda vez que leio alguma coisa de aeronáutica citando essas unidades, tenho que fazer a conversão para o sistema métrico.
Por outro lado, no Brasil ainda se usam unidades de medida do tempo do Dom João Penico, como alqueires. E tem variações entre o paulista, o mineiro e o baiano. Mesmo a unidade de medida de área oficial, baseada no sistema métrico, o hectare, me irrita e me causa confusão. Deveria ser tudo legalmente padronizado em metros quadrados e quilômetros quadrados. A área de um município é dada em quilômetros quadrados, mas propriedades rurais e áreas de agropecuária são dadas em hectares ou o maldito alqueire.
Esqueci de mencionar que as unidades de potência mecânica tradicional é o HP e o CV, embora haja orientação legal para se adotar o watt. Potência mecânica de automóveis é dada em HPs, embora esteja se fazendo uso paralelo dos watts mecânicos.
Como eu trabalho com Eletrotécnica, sou obrigado a fazer conversões de cavalos e horse powers mecânicos para watts, para efeito de cálculos de motores e instalações. São dois valores diferentes, sendo 746 W por HP e 736 W por CV, valores esses arredondados, porque existem pelo menos duas casas decimais numa conversão mais "exata".
Na área de máquinas térmicas, temos o maldito BTU, que sistematicamente gera uma margem de erro na conversão para watt-hora, já que nego confunde potência térmica com potência elétrica e NUNCA levam em conta as perdas de transformação de energia.
Se dependesse da minha vontade, o BTU seria banido do Brasil.
E ainda tem as medidas de canos de água e de eletrodutos rosqueados, que são em polegadas, contra as medidas em mm dos colados, sem rosca.
E tudo isso por causa da questão cultural e inércia dos costumes... Um porre!
Fernando, muito obrigado eu tava na dúvida de qual esquadro comprar, mas com a tua aula, resolvi meu problema.
Parabéns muito didático vai ajudar muita gente com certeza.
Ganhou meu like e a minha inscrição
Eu que agradeço pelo prestígio ao nossa trabalho, valeu Paulinho, abraços.
Aprendi muito com esse vídeo, muito obrigado pelas ótimas avaliações.
Eu já te falei que seus vídeos não são apenas a que se destinam, são de essencial utilidade pública, top top mais uma vez, aprendendo sempre contigo!!!!
Oi Marcos! Muito obrigado amigo, me sinto muito lisongeado e agradecido. Um forte abraço e obrigado pelo apoio e prestígio de sempre.
Boa noite Fernando. Seus vídeos são excelentes, e foi através desse que comprei a lukifin lagacy e um esquadro fortg...tá chegando. Obrigada. Parabéns pelo trabalho.
Fiquei impressionado com teu conhecimento...não o conhecia mestre...!!! me esclareceu muito sobre todos os equipamentos mostrados....muito obrigado e muita paz a vc.!
Oh Ciço, bondade sua amigo. Gratidão pelo prestígio e elogio, forte abraço ao amigo.
Agradeço demais esse vídeo...pois estou nessa fase...adquirindo equipamentos para iniciar uma prática hobby na marcenaria...comprei exatamente esse paquímetro.
Oi Francisco, que legal! Fico muito feliz e agradecido com seu comentário. Vai pra cima amigo! Praticar a marcenaria só lhe fará bem (desde que use sempre os EPI´s obviamente) hehehe. Agradeço pela visita e comentário. Um forte abraço e seja bem vindo ao canal.
Fernando, antes que eu esqueça, rsrsrsrs, eu tbm uso metros, mas tenho um especial de aluminio sueco Hultafors, é excelente, todo justo e alinhado, com as junções bem apertadas, ele "estica" sem dobrar, depois vejo até quanto. E como sempre lá vai você, sempre trazendo um raciocínio para ferramentas, eu nunca tinha pensado na reflexão dos raios solares nas fitas de trenas, já cheguei a reclamar do Sol, kkkkkkkk, pq estava refletindo muito e me prejudicando, e na verdade quem é ruim é a trena com sua fita brilhante que nem show. Grande abraço, e obrigado por mais este vídeo pérola, super inteligente e dinâmico, me lembra a época que eu assistia novelas, no bom sentido, cada capítulo uma novidade muito agradável. Deixo um abração, obrigado por tudo.
Olá Welder! Muitíssimo obrigado pelo prestígio ao nosso trabalho e também por compartilhar essas particularidades muito interessantes, adorei seu comentário e me sinto lisonjeado com sua audiência. Forte abraço ao amigo :)
Olá Fernando. Seus vídeos são muito objetivos e focados, você está de parabéns.
Um fabricante tradicional que tem oferecido excelentes instrumentos de medição e aferição ao mercado é a STARRET com preços bem acessíveis como as trenas com fita de aço, esquadros e goniômetros simples(transferidor de graus). Acredito que o preço reduzido dessa linha se deva ao fato de serem de origem Chinesa.
Os demais produtos da STARRET como instrumentos de medição, blocos calibrados, traçadores de altura, goniômetros de precisão são extremamente caros e inviáveis para oficinas pequenas .
Quanto a imprecisão dos esquadros fixos é bem fácil ganhar precisão confiável, basta levar a uma ferramentaria e pedir para um fresador ou ferramenteiro corrigir o desvio desse esquadro. a Fresadora fará isso com precisão e nem te cobrarão pelo serviço devido a simplicidade e rapidez com que isso é feito.
No mais um grande abraço pra você e a todos que acompanham o canal
Oi Marcelo! Muito obrigado pela visita e comentário super bacana e útil! Gostei das dicas! Um grande abraço ao amigo.
Saudações. Todo e qualquer instrumento de medida tem sua margem de erro, sua precisão. E aí vai depender da necessidade da medida específica para se escolher o instrumento.
O caso do paquímetro digital é um exemplo. Paquímetros, por princípio, são considerados precisos numa faixa de apenas 0,05 mm, se não me engano. Mesmo que a escala indique valores menores, não se deve levar em consideração.
E medição de qualquer coisa depende do correto posicionamento do instrumento em relação ao objeto medido. Se ocorrerem desvios ou tiver algo interferindo na medição, vai piorar a precisão dessa medição.
Aprendi a usar paquímetros e micrômetros no curso de Técnico em Mecânica, que não completei, na década de 1970. O laboratório de Metrologia Mecânica tinha ar condicionado, porque medições de precisão são feitas a 20 °C e em local sem vibrações. Logo, medições fora dessas condições padronizadas carecem de precisão numa escala maior. É uma questão de Termodinâmica, pois a temperatura faz com que as dimensões da peça medida e do instrumento se alterem em frações que ultrapassam a escala de precisão dos paquímetros e micrômetros. Sempre devemos considerar essa tolerância nas medições.
Esse esquadro Irwin com régua móvel é um instrumento clássico na mecânica. E tem o conjunto completo, que inclui uma peça de centrar e um transferidor. Os de boa qualidade possuem régua marcada em baixo relevo. Também os usei no curso e me arrependo de não ter comprado um jogo para mim nos anos 1980 e 1990. As boas marcas foram varridas do mercado com a invasão chinesa. Olho nas lojas e fico triste com a baixa qualidade.
Quanto aos esquadros comuns na mecânica e na carpintaria/marcenaria, também caíram demais de qualidade. Os primeiros que usei eram extremamente robustos e bem fabricados. Se tomavam quedas, não sofriam danos. Tem uns atualmente que perdem a precisão dos 90 ° com algumas quedas.
Como sempre muito bom video... sobre o paquímetro quando eu trabalhava de torneiro mecanico era comum por o paquímetro no bolso... só Deus na causa... abraço Fernando
Valeu Carlos, obrigado pela visita e elogio. Hahahaha paquímetro no bolso é só para torneiro raiz mesmo...rs. Um grande abraço.
Fui ferramenteiro e usava paquímetro nunca confiei em paquímetro digital sempre sai fora de calibração toda medida tem que zerar para ter uma confiança maior ,sou raiz não largo o analógico, Mitutoyo com guia de titânio não tem pra ninguém
Fernando, magnífico esse vídeo.... eu acho o da stanley uma coisa incrível....ainda mais por ser o mesmo há mais de 30 ...pena que a versão clássica com cabo de madeira não se acha mais ..
Queria ver mais sobre o irwin, será que não rola um vídeo só sobre ele...?
O da stanley eu gosto tanto que quando uso ele me sinto responsável por fazer o meu melhor ...pois esse é realmente uma bela ferramenta
Muito obrigado Marcelo, realmente esse Stanley é muito bom mesmo. Vou sim amigo, farei um vídeo sobre o combinado Irwin e também do Speed Square. Valeu!
Hehehe eu concordo com você, estes dias estava a comentar com um amigo, o bom mesmo de ter boas ferramentas é que elas de motivam a fazer e fazer melhor, as ferramentas ruins é o oposto, te desmotivam a fazer os serviços e te estressam.
Os dois esquadros deu a mesma diferença Fernando.não pode ser o esquadro da Stanley que está errado???
@@carlosalbertocosta5306 poderia, mas nesse caso já aferi o Stanley e está perfeito. A diferença dos triangulares ao que tudo indica, é mínima e não está interferindo e me atrapalhando em nada. Repare que o tanto que uma serra “come” da madeira é bem maior que essa mínima diferença dos esquadros. Abraços.
Comecei seguir vc agora porem faz tempo que asisto seus vodeos e vc e demas 2 que sigo e aprendo bastante vc e o canal do oficina garagem ...
Que bacana! O Fábio da Oficina Garagem é um querido amigo 😃👍🏻🎬. Obrigado pelo prestígio, grande abraço.
Boa tarde parabéns pelo seu vídeo, esses esquadros são ótimos Eu tenho um desse prateado A medição é ótima, abraço 👏👏
Eu tenho esse mesmo paquímetro, a mais ou menos 1 ano. E estou satisfeito. Como vc disse, sabendo usar, ele funciona bem.
Valeu Dawy, dois colegas comentaram aqui que tiveram problemas de vazamento da bateria, e parece que isso causava a oscilação na medição. É uma hipótese, além do mau uso também. Grande abraço.
Comprei esse paquímetro da MTX faz uns 2 meses, usei apenas duas vezes, e abandonei... Ele realmente oscila muito as medidas, matei a primeira peça que fui tornear,usando ele, porque ele tava dando as medidas erradas, na segunda peça fui verificando com um paquímetro comum pra evitar de cometer o mesmo erro, e as diferenças de medidas dele variavam muito... Acabei desistindo dele.
🎉No tempo que comprei meu paquimetro , 0-50 da Mitutoio, isso na década de 70, não existia o digital, ainda hoje trabalhei com ele, está novinho.
Mitutoyo é mito!
esquadro rápido tenho exatamente estes dois (até na cor)... o preto comprei chinês e o Prata da FortG mesmo. uso 2 sempre. Agora medidas... detesto imperial, métrico é obviamente minha praia. e trena M/M é excelente para meu uso...
Muito bom Canedo! Realmente, milímetros é muito mais a nossa praia do que polegadas. Eu mesmo só uso polegadas para medir as ferramentas para o canal. Forte abraço
Este é o melhor canal de reviev que eu conheço
Fernando, Deus te abençoe porque suas orientações são ótimas bem técnicas, coisa de quem conhece. Já vi outras dessas mesmas ferramentas mas hoje ouvi coisas novas que eu desconhecia., nomes novos hoje. Parabens, continue firme.
Paulo, muito obrigado amigo, seu comentário nos enche de motivação e satisfação em saber que nosso trabalho está sendo útil. Amém, que Ele continue abençoando a todos nós. Forte abraço ao amigo.
Parabéns!!!! Fernando pelo vídeo. Você se tornou uma referencia na hora que precisamos escolher uma ferramenta. Abraços.
Fala Luiz, que bacana amigo! Agradeço grandemente pelo prestígio e consideração. Grande abraço.
Obrigado por suas indicações, você é uma ótima referência .
Valeu Eduardo! Muito obrigado pelo prestígio ao nosso trabalho e também agradeço por manifestar sua opinião. Forte abraço :)
Comprei um esquadro FortG usando como referência esse vídeo.
Não me arrependo, muito bom e o mais barato da categoria
Parabéns pelo trabalho e vidio vc ja fez de multimetros . Tem varias marcas e preços e tem auguns com preso bem em conta tbm
Trabalho em caldeiraria e a treninha é muito útil quando preciso medir perímetros ,porque ela acompanha muito bem a curvatura das peças. Uso uma de 2 metros chaveiro também.
Que bacana Antonio! Agradeço pela visita e comentário. Forte abraço.
Fernando, boa noite!!. Parabéns pelas dicas sobre essas ferramentas, e o bacana e que você da a dica sobre os preços também, como disse o colega Ricardo Costa, o seu trabalho realmente virou uma grande referencia.
Show de bola.!!!!!.
Boa noite Gerson! Muitíssimo obrigado pelo apoio e prestígio ao nosso trabalho, mil vezes obrigado amigão :)
Gostei muito da apresentação, orientação. Continue!...
Tenho este paquimetro da MTX, e também tem me atendido bem, de fato não é o supra sumo da precisão, mas é satisfatório pelo preço que é cobrado.
Valeu Thiago, agradeço pela visita e comentário com sua experiência. Grande abraço.
Fernando, a cd dia superando.
Valeu irmão
show , vi outros vídeos seu hoje e vc levou para outro nível as análises de ferramentas.
vi os videos das plainas , grampos rápidos e este das trenas.
Ate me escrevi no canal.
Muito obrigado pelo prestígio Jeovane \o/. Já temos bastante vídeos interessantes no canal, aos poucos o amigo vai conhecendo :). Seja bem vindo ao canal, grande abraço.
@@123fernando um grande abraço
Fernando adoro a trena da Dexter acho bom não ter polegada para não atrapalhar, e fica fácil a visualização de metrô ou cm dos dois lados.
Fala amigo. Esse assunto da trena Dexter me surpreendeu, muitos fãs dessa trena fizeram o mesmo comentário que o seu, acabei descobrindo que apenas eu que utilizo a medição em polegadas para medir as ferramentas testadas no canal hehehe. Obrigado por nos visitar e contribuir com sua opinião. Forte abraço.
Parabéns, Fernando. Ótimas informações como sempre. Comprei a Trena da Dexter pela sua informação de não voltar. Muito útil no meu uso.
A falta das polegadas eu vejo como positivo, pq tem mm dos dois lados. Algumas vezes precisamos.marcarnpkr.cima da Trena e outras por baixo. Ela é a minha trena de uso diário agora.
Olá Marcio, obrigado amigo. Tem toda a razão, parece que hoje em dia quase ninguém usa polegadas, para mim é util apenas para medir as polegadas das ferramentas que testamos hehehe. Forte abraço
Parabens pelo canal ajuda muito hobbystas que querem comprar ferramentas e adicionar conhecimento
Obg 👋👋👋👋👋👋
Valeu Rafael, muito obrigado pela visita e pelo feedback super importante para nós. Forte abraço ao amigo.
Ótima explicação do paquímetro! Muitos tratam sem o menor critério. Inclusive como riscador. Eu mesmo tenho estrabismo e não consigo identificar a qual linha coincide.
O "pecado" mais grave do Speed Square da FortG é não vir com o rebaixo para o ponto de pivot.
Valeu Thalão! Pois é, já vi cada barbaridade com o paquímetro... Sobre o esquadro, na verdade nenhum destes dois esquadros triangulares possuem rebaixo no pivô, nem mesmo no preto que é caro, lamentável. Grande abraço.
Parabéns pelo vídeo! Quanto a marca mtx já tive problema com paquímetro o mesmo quando fazia uma medição e tornava a fechar sempre dava uma diferença de 15mm o q me obrigava sempre a ficar voltando a zero depois da medição para me certificar se estava zerado mas na maioria das vezes ele se perdia e ficava com uma defasagem de 15mm. Provavelmente dei azar e peguei um paquímetro com problema.
Oi Marcelo. Tivemos 3 colegas aqui que relataram o mesmo problema e descobriram que era na bateria ruim ou no compartimento da bateria. Um alimpeza, um pequeno ajuste dos contatos e uma bateria nova resolveram os problemas. Espero que lhe seja útil. Forte abraço.
@@ladjdudu77 Realmente Marcelo, no seu caso não tem nem o que falar, melhor não comprar mais MTX mesmo. No paquímetro eu dei sorte, gosto muito mesmo, no grifo modelo americano a medida da ferramenta veio menor do que o prometido conforme mostrei naquele vídeo de grifos. Só testei e posso opiniar sobre essas duas ferramentas MTX, mas já dá pra saber que a marca é destinada a vender preço baixo, as vezes vale a pena e as vezes não, depende muito de cada ferramenta. Grande abraço e boa sorte nas próximas aquisições.
* A TRENA DEXTER ABRE ATÉ 1.77M ANTES DE DOBRAR, ESSA INFORMAÇÃO ACABOU NÃO SAINDO NO VÍDEO.
Muy bueno el video.
La escuadra Stanley de carpintero esa e s eterna. Un clásico.
Un saludo desde Argentina 🇦🇷
Grande amigo! Muito obrigado pela visita e comentário. Realmente um belíssimo esquadro. Abraços
Muito boa demonstração e me foi uma ótima dicas obrigado VALEU
video top. eu tenho um esquadro da kala, não gosto muito dessa marca, e na primeira vez tive que tirar alguns cabelinhos de rebarda que até espetarão meu dedo quando eu passei a mão nela com lubrificante. a espessura chega quase 1mm, aço inox, com cabo de aluminio, achei até boa. apesar da espessura, é bem firme, n é tão molenga quanto essa que vc nos mostrou.
Valeu Marinho :)
sou seu fã, parabéns,obrigado por seus comentários.Abraços
Olá Ernesto, me sinto lisongeado. Muito agradecido pelo prestígio. Forte abraço ao amigo :)
Muito bom isso nos ajuda bastante principalmente pra quem não tem conhecimento em ferramentas parabéns.
Valeu Manoel, agradeço por compartilhar sua opinião conosco. Grande abraço.
Que enorme diversidade de nível!
Ótimo vídeo... E sempre bom investir em equipamentos de medição de qualidade
Boa tarde Sr muito obrigado por essa excelente explicação que o bom DEUS ilumine os seus passos
Muitíssimo obrigado Dario, que Deus continue abençoando a todos nós \o/.
Olá Fernando
Muito boas as dicas
Parabéns..
Meu primeiro esquadro e igual ao que vc mostrou Ramada tem até essa folga qu vc falou, hoje eu uso para enfeite..Kkk
Gratidão
Um dos melhores canais do UA-cam! Parabéns por mais este vídeo Fernando ✌️💪
Bondade sua Júlio, mas agradeço grandemente pelo prestígio e elogio. Um forte abraço.
nossa muito dez este seu canal tira muitas duvidas sobre ferramentas e da uma luz para escolher a melhor para cada trabalho gostaria se puder fazer um de nivel de bolhas e sua caracteriscas das com melhor confiabilidade já que ultimamente tem varias marcas mas que sempre estao com muita diferenças
Valeu Benedito, muito obrigado pela visita e elogio super motivador. Sugestão anotada amigo, entrou em nossa lista. Muito obrigado e um grande abraço.
Tenho o Esquadro combinado da Irwin. Ótimo, mas o meu vei com o cabo plástico. Diferente da foto que estava no site da loja do mecânico.
Que pena José, temos que sempre reclamar e pedir a devolução. as lojas não podem vender gato por lebre. Agradeço pela visita, um forte abraço.
É sempre um prazer assistir aos vídeos do seu canal.
Uma verdadeira aula, meu amigo estou amando suas revisões e a forma com apresenta as ferramentas que show Fernando, muito bom mesmo meu amigo. Vídeo gostoso de assistir.
Oh amigo, agradeço muito pelos elogios, bondade sua Andrey. Obrigado pela visita, grande abraço.
Eu ganhei um paquímetro digital em um sorteio no canal do Pereira (Oficina caipira), e gosto muito dele, só recomendo que troque a bateria por uma de lítio. Pois a que vem nele é fraquinha.
Muito boas as suas colocações
Abs
Ual, que legal hein Warne! O Pereira é gente boa demais! Parabéns!
Ótimo vídeo Fernando.
Creio que todos os paquímetros destinados ao mercado sul americano é de origem chinesa, então mais caros ou mais baratos são bem semelhantes.
Achei magnífica durabilidade e a qualidade da trena niquelada início do vídeo, pois tenho a aproximadamente 6 anos uma Starret Exact Plus TXP- 106, que mesmo com toda tecnologia que é portadora e uso com exímio cuidado, já está muito desgastada e até há ferrugem na faixa de medição.
Olá Carlos, muito obrigado pela visita e comentário. Fiquei impressionado com seu relato, essa trena Starret é caríssima, (hoje está beirando os R$ 300,00) e com muita qualidade. Não deveria ter esse desgaste com poucos anos de uso cuidadoso como o seu. Obrigado por participar. Um forte abraço.
Excelente vídeo.
Fico realmente muito grato, por compartilhar.
Trabalho em supermercado e a pequena é muito útil ,a chaveiro
Parabéns Fernando!! Tenho um multímetro da MTX também que aparece sempre nos meus vídeos e algumas pessoas também já comentaram rs, mas pras medições que faço nunca tive problemas. Grande Abraço!
Exatamente Gabriel, tem pessoas que chegam chamando essas ferramentas de "tudo lixo". Acho de uma prepotência e desrespeito ímpar, principalmente com as pessoas de baixa renda que não podem comprar ferramentas premium. Concorco com você, para o meu uso, esse MTX de R$ 57,00 é perfeito, e pagar R$ 750,00 no Mitutoyo, (que eu inclusive deixei o link na descrição), me faria chorar por 7 dias....rs. Óbvio, que a qualidade Mitutoyo e outras marcas premium não se compara com o coitado do MTX, mas para simples hobistas como eu, acho que não faz o menor sentido pagar de 5 a 20 X mais caro só para dizer que tem um paquimetro pica das galáxias. Abraços ao amigo.
Show...Parabéns professor...dicas preciosas, veio na hora, vou comprar um esquadro...👏👏👏👏👏👏👏👍
Boas dicas, isso me dá uma idéia de qual comprar.
Fico feliz em ajudar Julio. Obrigado e grande abraço.
Comprei o esquadro da Irwin de 12 polegadas, por 85 reais na Ultra Maquinas. O acabamento dele é impecável, daquelas ferramentas que você fica com pena de usar, sendo todo de metal, igual no vídeo (que é o modelo 16 polegadas). Muito robusto e funcional. Apenas atenção ao comprar pois existe a versão alternativa em que vi comentários dizendo ser de plastico no corpo, custando o mesmo preço! A de plastico seria com o logo da Irwin em amarelo, e a de metal com o logo em prata.
Show! Aguardando desde de manhã! Like antes de assistir o vídeo!
Fabiano, muito grato pelo prestígio. Um grande abraço.
Ótimo vídeo!! Realmente há muitos que não cuidam devidamente de suas ferramentas de medição e depois reclamam que as mesmas estão "variando".
Ainda há uma variante que não é levada em consideração que é a temperatura de medição, que pode influenciar diretamente no valor obtido (em décimos (ou menos) de mm, claro).
Seria legal mostrar para o pessoal, Fernando, como fazer o teste para se certificar que o esquadro está no esquadro. Para tal é só apoiar o esquadro em uma borda plana (uma mesa por exemplo) traçar um risco nos 90, virar a base para o outro lado, encostar a lateral dos 90 na linha e verificar se "bate". Um teste bem simples que sempre faço (quando vou comprar esquadros presencialmente).
Um fato curioso, de alguns fabricantes de esquadros, é que eles preferem que o esquadro esteja mais "aberto" (91 graus) pois permite a usinagem pelo usuário, o que seria impossível se o esquadro estivesse com 89 graus por exemplo. Os esquadros combinados permitem mais essa usinagem por assim dizer.
Um abraço e parabéns pelo conteúdo, Fernando!
Valeu amigo, agradeço pelo prestígio. Eu afiro meus esquadros, apenas esse combinado Irwin que ainda não o fiz. provavelmente teremos mais vídeos sobre estes assuntos e vou explorar mais detalhadamente cada tido de ferramenta de medição em vídeos separados. Obrigado por compartilhar conhecimento. Forte abraço.
Excelentes dicas e review! Parabéns pelos vídeos, reviews úteis na prática para muitos, não somente ferramentas caras ou de uso muito específico.
Muito obrigado Eduardo. Grande abraço.
Gosto dos gabaritos feitos em casa, chamam de Jigs, tenho alguns para a serra circular manual...
Verdade Marcelo, o Jigs ajudam muito! Agradeço pela visita e comentário. Forte abraço.
Só confio nas trenas STARRET ; pois nas outras marcas já encontrei diferenças de 1cm de uma em relação as outras.
Esses esquadros de carpinteiro são muito bonitos. Estou me coçando para comprar um...
Vale a pena Felipe, principalmente se tiver serra circular. Abraços
Teu conteúdo é excelente Fernando, parabéns! faz um vídeo recuperando uma parafusadeira antiga, convertendo a bateria de niquel cádmio por uma de litium, tem muita gente com esse tipo de ferramenta escostada só por causa da bateria, o letrajota tem um vídeo nessa linha, mas de repente você poderia apresentar uma ótica diferente.
Oi Olívio, o Leandro é maluco hehehehe. Gente boa demais! Mas gostei da sugestão, vamoas anotá-la e pensar em algo. Primeiro desafio, encontrar a parafusadeira antiga. Um grande abraço.
Fala Fernando blz
Mais um vídeo ótimo 😊
Comprei hoje na Amazon 40 pilas
Pra mim que o uso é bem esporádico vai servir bem
Vlw
Abraços
Parabéns pela proposta dos vídeos, é extremamente útil!
Alexandre, minha gratidão por sua visita e comentário super motivador. Um grabde abraço.
Muito bom o vídeo. Sou viciado em esquadro, tenho uma pequena coleção.
Valeu amigo, muito obrigado pela visita e comentário. Hehehe somos todos loucos de alguma forma...rs. Um grande abraço ao amigo.
Alô amigo Fernando, sempre bom ver sua opinião sobre ferramentas, pois ajuda bastante na escolha.
Bem, comprei um nível bolha torpedo da Starrett e estava "desnivelado". Sorte que o Mercado Livre é bem ágil no atendimento às devoluções.
Seria interessante fazer um vídeo sobre esse importante instrumento de precisão.
Vi que mostrou um conjugado da Irwin, mas seria interessante fazer a aferição.
Forte abraço amigo.
Fernando, acabo de conhecer seus trabalhos... obrigado pelas dicas e inspiração. Deus Abençoe, Gustavo
Nós que agradecemos! Gustavo! Muito obrigado pelo prestígio ao nosso trabalho e seja muito bem vindo ao canal amigão. Forte abraço :)
Tem uma trena pequena da Milwaukee (Trena Chaveiro 2m - 48-22-5506) que é muito boa, comprei recentemente e gostei.
Eu tenho um paquímetro exatamente igual ao seu, comprei em 2013, mas não é da MTX, provalvemente uma marca chinesa que vende pra todo mundo e só coloca a marca em cima. O que acontecia com ele era que só funcionava sem a tampa da bateria, depois de um tempo eu coloquei 2 pedaços de fita crepe por dentro da tampa para empurrar a bateria, agora ele funciona bem e não fica desligando.
Oi Matheus, você é a quarta pessoa que relata algo muito parecido. Pelo visto os problemas que esse modelo apresenta de defeito, está sempre relacionado á bateria. Parece que alguns exemplares sairam de fabrica com folgas nos conectores da bateria ou até mesmo com bateria de má qualidade. Agradeço por compartilhar sua experiência, forte abraço.
Oi amigo eu gostei muito dessa trena da Dexter porque pra mim medida de polegada não me faz falta porque eu só uso medidas de centímetros e milímetros ,abraço !
Valey Fagner. Realmente muitos preferem assim sem as polegadas ;) Forte abraço.
Mais um video bastante esclarecedor, parabens pela aula!!
Muito bom, parabéns pela explicação. Você teria algo sobre soldagem????
Muito obrigado amigo. Temos vídeos da fabricação de cavaletes, uma bancada de aço para solda, uma bancada aço e madeira, uma mesa estilo industrial, uma lareira ecológica, dicas de cortes de aço com disco abrasivo e não abrasivo, policortes, esmerilhadieras e muito mais. Dá uma conferida em nossas playlists. Obrigado pelo prestígio e seja muito bem vindo.
Parabéns pelo conteúdo, muito bom. Você poderia fazer um vídeo com paquímetro analógico explicando as medidas de um decimal e centésimal , etc .
Valeu amigo! Agradeço pela visita e comentário com sua sugestão. Anotamos na lista de avaliações. Obrigado e um forte abraço.
Gostei muito das dicas parabéns pela sua criatividade
Muito obrigado Deomedes :)
Boa tarde Fernando! Como sempre dicas valiosas!👏
Valeu Reginaldo! Grande abraço.
Canal muito bom! Se expressa muito bem! Conhecimento top!
Muito obrigado pelo elogio Clóvis. Um grande abraço ao amigo.
Gostei muito do conteúdo... Fernando vc sabe se dá para fazer uma bancada de parede tipo uma porta.. quando não for usar é só levantar ... Se der faz uma pra gente ver como fica e aprendermos a fazer também... Obrigado pelos belos vídeos com muita informação!!!
Sim é possível amigo. Existem opções até com suportes hidráulicos tipo amortecedor de porta malas automotivo. Sugestão anotada, não prometo, mas vamos pensar a respeito. Muito obrigado, forte abraço.
Olá Fernando, muito obrigado pela informação
Eu tenho uma trena Dexter, é a melhor que eu já tive, além da praticidade do sistema de travamento, ela é somente em metros, ou seja vc pode usá-la dos dois lados e por último, a marcação dela é progressiva, por exemplo: se vc medir alguma coisa com 46 cm, ela marca 46 cm, enquanto as outras marcam 6, aí vc tem que olhar pra ver se está na casa decimal dos 40cm, eu já errei medida por causa disso.
Excelente observação Ecio. Agradeço pela visita, forte abraço.
Excelente conteúdo Eu aprendi muito com suas dicas parabéns!
Fico muito feliz em saber Juan, obrigado pela audiência e por nos prestígiar com seu feedback. Forte abraço.
Muito legal o seu trabalho, Fernando. Parabéns! Continue fazendo esse trabalho que é muito importante para nós!
Muito obrigado Fabio :)
Parabéns, muito interessante esse vídeo, quem sabe um dia vc faz um um vídeo sobre níveis de bolhas ( nível manual) de 40 a 60cm pra cima pois é muito difícil encontrar uma marca que tenha níveis confiáveis! Um grande abraço!!!
Muito obrigado amigo. Sugestão anotada, faremos sim um vídeo sobre níveis bolha. Um grande abraço.
eu tenho este paquimetro da mtx comigo funciona bem !!!
Legal Antonio, agradeço pela visita e comentário com sua experiência de uso do paquímetro. Um forte abraço.
PARABÉNS! Show de Bola!
Parabéns Fernando pelo conteúdo do video, como sempre excelentes assuntos, muito esclarecedores, obrigado, Pedro Paulista
Valeu Pedro Paulista! Muito obrigado pelo prestígio de sempre. Grande abraço ao amigo.
Extremamente útil, parabéns.
Gostei.
Muito obrigado Jovino :)
Comprei um esquadro desse da Stanley que você está usando no Vídeo paguei 100 reais nele achando que teria um top … e veio fora do esquadro … comprei outro mais barato porém da Stanley também … e veio 100%… rapaz isso parece ser sorte viu … tô com 5 esquadro e 3 deles veio fora de esquadro … e 2 Ok
Esse esquadro, eu comprei pelo site da wisch por 45,00 e o maior por 55,00 com transporte e tudo, eu paguei pelos dois 112,15. E fiz uma comparação com um que meu cunhado tem e que quando ele comprou em uma loja de ferramenta, ele pagou 280,00 só no grande.
Vou procurar deste modelo eu tenho desta mesma mar a vermelha
Seu vídeo foi excelente meu amigo. Já ganhou mais inscrito.
Muito obrigado Flávio e seja muito bem vindo ao canal. Abraços
O meu tbm faz 1 ano e bom de mais funciona bem
Que excelente vídeo, show!👏👏👏
No meu caso que trabalho com MDF, uma trena só em cm se torna até uma vantagem. As vezes o lado da polegada atrapalha quando meço do outro lado da trena. Ótimo vídeo parabéns
O Brasil adotou o sistema internacional de medidas, não sei porque tem polegadas. Não conheço ninguém que usa, pelo menos na marcenaria, na construção... que usa polegadas.
@@detlev32 quando trabalhava com carroceria usava polegadas nas medidas dos parafusos e brocas, mas acho desnecessário, pelo menos por aqui
A da Tramontina tem polegadas, esse mesmo sistema de trava da Dexter, e acabamento premium emborrachada e metal, além de ser produzida no país.
Que ótimo Wyller, não conheço ainda esse modelo. Abraços
@@123fernando
Não estou conseguindo colar o link aqui, mas na loja da Tramontina acha com 10% de desconto. Só procurar por Trena Profissional Tramontina com Ponta Magnética e Corpo em Aço Inox.
Paquimetro mtx ótimo custo e benefício!!!ótimo vídeo!!!
Valeu Alexandre! tamo junto nessa opinião! Forte abraço.