Trazendo a discussão Malthusiana para os dias atuais, como ela se aplicaria levando em conta que a população mundial cresceu, que existem desigualdades socioeconômicas por todo o planeta? E uma segunda questão, depois da morte de Malthus, a linha de pensamento dele se espalhou ou ficou estagnada?
o autor Thomas Malthus fala sobre população crescer na regra geometrica e os recursos de em regras ariitmimeticas, dessa forma ele exclui o problema financeiro da situcao
Em maio de 2018, uma campanha lançada pela Prefeitura de Quaraí, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul gerou bastante polêmica devido ao slogan que dizia " So tenha os filhos que puder criar", e apelando para a falta de condicoes pessoais, economicas e psicologicas das pessoas para que pensem antes de ter filho. De acordo com esta campanha, podemos afirmar que a teoria de Malthus esta presente nos dias atuais?
Na atual conjunta política brasileira em que percebemos os retrocessos relacionados a perdas de direitos , nos diversos âmbitos saúde, educação e previdência social. Existe nesse momento de transição uma tendência de crescimento significativa na taxa de natalidade e mortalidade? (tendo em vista que mundialmente as mulheres estão tendo menos filhos devido a acessibilidade a escolarização e ao mercado de trabalho e que seguridade social tem proporcionado uma melhor qualidade de vida aos idosos.)
Atualmente estamos presenciando uma mudança das pirâmides hetarias, esta ocorrendo um achatamento em sua base e um alargamento em seu topo. Quais seriam as formas de resolver esse problema ?
As primeiras discursoẽs a respeito da demografia tiveram grande importância para futuras discursoẽs. Entender a transição demográfica a partir do ponto de vista de Malthus seria altamente prejudicial para as classes mais baixas devido ao salário de subsistência defendido por ele.
Olá Ismael. No modelo de Malthus não existe espaço para a transição demográfica, pois o salário de subsistência levava sempre à alta mortalidade. E sem cair a mortalidade a natalidade tb não cai. No modelo de Condorcet e Godwin sim havia espaço para a transição demográfica. Porém, o fenômeno da transição demográfica só foi formulado no século XX, com Notestein e outros autores.
Trazendo para os dias atuais que estamos vivendo em um País que sofre de uma explosão populacional. Onde sabemos que a população cresceu, mas os recursos não, qual seria a ideia para voltar o equilíbrio populacional? O controle de natalidade ou de mortalidade?
Olá Thiago. O segredo do crescimento econômico é a taxa de investimento (formação bruta de capital fixo). Quando esta taxa está acima de 20% há crescimento econômico e quanto maior maior o crescimento. Para vc ter uma ideia a China manteve taxas de investimento acima de 40% do PIB. Por conta disto a China é o país que mas cresce no mundo.
Olá professor, gostaria de saber em que medida os estudos que envolvia demografia no Brasil, no decorrer em que as instituições de ciência eram instaladas no período do segundo reinado, traziam esses ideais iluministas e influenciavam as pesquisas por aqui. E no que se diferenciava da aplicação dessas teorias na Europa.
Boa noite! Referente ao vídeo e ao artigo do professor José Eustáquio, ao qual comenta no vídeo, pode-se perceber que as teorias de Condorcet e Goldwin de certa forma foram acertadas e se concretizam ao decorrer dos anos. Neste sentido, denota-se que o avanço tecnológico tem sido benéfico para o aumento da taxa de expectativa de vida ao nascer, e tem diminuído o nível de mortalidade tanto no que diz respeito a crianças até 01 ano e ainda mais no que diz respeito a pessoas idosas, levando a população a atingir níveis inesperados de idade, de mais ou menos 75 anos. Neste sentido, até onde a tecnologia poderá ajudar de certa forma a população e não atrapalhar?! Ou seja, envelhecendo a população, que já vem reduzindo seus níveis de natalidade e aumentando os números de idosos.
Olá Iago, O Marquês de Condorcet e William Godwin são dois pensadores que acreditavam no progresso e na racionalidade humana ("perfectibilidade humana") e de certa forma previram o sucesso do desenvolvimento econômico. Acontece que o avanço do capitalismo aconteceu muito em função do uso de combustíveis fósseis, que por sua vez provocou grandes danos ambientais e o aquecimento global que é uma "espada de Dámocles" que paira sobre o futuro da civilização. O outro elemento de sucesso do capitalismo é o avanço científico e tecnológico que ocorreu com as três primeira revoluções industriais e que deve progredir com a Quarta RI. Porém, todo o sucesso humano ocorreu às custas do retrocesso ecológico. Eu não tenho pensamento tecnofóbico, mas também não sou tecnófilo. O chamado "Paradoxo de Jevons" diz que o avanço tecnológico nem sempre resolve os problemas ambientais, ao contrário, podem agravar a situação. Creio que os desafios para o século XXI são a possibilidade de colapso ambiental e o envelhecimento populacional.
De acordo com as teorias de Thomas, como e de que maneira seria aplicada esse controle de mortalidade no cenário atual? levando em consideração as condições de vida atual.
Sabe-se que existe um declínio na taxa de crescimento da população mundial. No entanto, há também diferenças entre regiões, uns com alta taxa de fecundidade outros não. Qual o fator influenciador neste contexto?
Muito obrigado por esta grande iniciativa do Canal Descomplicado professor! A variedade de temas e assuntos propostos faz um grande diferencial e tem me auxiliado no desenrolar das pesquisas! Agora, falando em mudanças demográficas, gostaria de saber se e como o envelhecimento populacional e a transição demográfica pode afetar as políticas públicas, principalmente no que diz respeito a previdência social no nosso país. Grande abraço e continue descomplicando nossas vidas!
Em relação a forma de controlar a população pelo meio da mortalidade, muitas coisas ja levaram a morte de milhões de pessoas como as guerras e doenças, e mesmo assim a população continua crescendo em grandes níveis, qual seria a melhor forma de controlar o crescimento populacional nos dias atuais?
Olá Alessandra. A resposta é via mortalidade. Malthus queria controlar a população via altas taxas de mortalidade, por isto ele defendia um salário capaz de sustentar apenas um casal e dois filhos.
Olá professores, pode-se dizer que o Marquês de Condorcet e Godwin defendiam uma economia liberal? Visão apenas do mercado, enquanto Malthus tinha uma visão mais socialista de comércio? mesmo sendo refutado por Marx
Olá Matheus. Condorcet e Godwin foram dois grandes pensadores iluministas e eram pensadores de esquerda para a época. Condorcet era um grande matemático e da academia de ciência, mas teve participação ativa na Revolução Francessa e sentava à esquerda na Assembleia Nacional. Porém, ele se opôs ao projeto autoritário de Robespierre e dos Jacobinos e foi perseguido na chamada fase do terror. Ele foi preso e morreu misteriosamente na prisão. Godwin era inglês e não sofreu perseguição (ele era pai da Mary Shelley que escreveu Frankenstein). Condorcet e Godwin eram dois grandes pensadores revolucionários. Malthus era um reacionário que defendia a monarquia e os interesses dos latifundiários. Malthus era contra o capitalismo e o livre comércio. Liberais clássicos eram Adam Smith, David Ricardo e John Stuart Mill.
Com o impacto da tecnologia de ponta houve o aumento das forças produtivas, é considerável dizer que a cada avanço tecnológico as taxas de fecundidade e mortalidade podem sofrer drásticas mudanças?
Olá!! O salário de subsistência seria importante, segundo Malthus, para conter a explosão demográfica, tendo em vista a associação direta entre bem estar (salário) e fecundidade. Grande Abraço!!
Ambos defendiam ideias opostas para controle da mortalidade e da natalidade e a ideia de um contrapõe a do outro. Para os integrantes da sala, qual seria uma visão melhor para isso ?
Olá Karen, O Marquês de Condorcet e William Godwin defendiam a ideia de progresso e achavam que a humanidade poderia vencer o desafio das altas taxas de mortalidade e natalidade. Thomas Malthus discordava e achava que a redução das taxas de mortalidade estavam distantes da capacidade de intervenção humana. Os dois primeiros autores estavam certos. Hoje no mundo as taxas de mortalidade e natalidade estão, na média, muito baixas. Apensas alguns poucos países ainda não passaram pela transição demográfica. Abs, JE
Professor, qual sua visão a longo prazo sobre a configuração populacional mundial nos próximos anos? Levando em conta alguns novos fatores que surgiram como por exemplo a independência da mulher, novas configurações familiares, taxas atuais de natalidade e mortalidade.
A teoria de Godwin é correta, e o dias de hoje mostram isso, com uma melhor condição na saúde, na educação e alimentação a população tem uma expectativa de vida maior. Mas a população não usou a razão para controlar o índice de natalidade, e hoje o mundo vive uma explosão de população. A falta de recurso é grande. Exemplo como China que sofre com uma superlotação, e outros países que têm alto indicie de desemprego e pobreza. O mundo já comporta mais do que pode, se continuar como está, logo logo os recursos irão acabar, e o mundo entrará em colapso. O Iluminismo prega um controle da população, de forma harmônica com a natureza, mas como viver em harmonia e de modo sustável com natureza ? Se o mundo já está superlotado?
Segundo a teoria de Malthus a população cresceria em proporção geométrica. E segundo essa teoria a produção de alimentos não seguiria essa proporção, ela se multiplicaria em proporção aritmética, não acompanharia uma outra linha e faltaria em algum momento. Ele defendia que as doenças era uma forma de controle populacional natural e o homem não tinha como se livrar disso. Mas hoje em dia sabemos que temos tecnologia suficiente para produzir comida para o mundo inteiro e ajudar na prevenção de doenças, mesmo tendo lugares que ainda sofrem com a escassez desses recursos por interesses comercias. Nos dias atuais qual seria a melhor forma de combater o capitalismo nessas áreas mais desfavorecidas?
Olá Hugo, A população mundial reagiu mostrando que era possível reduzir as taxas de mortalidade e que Malthus estava errado. Isto gastou 200 anos, mas a Taxa Bruta de Mortalidade que estava em torno de 40 por mil no século XIX está em torno de 10 por mil no século XXI. Poucos são os países que experimentam o "choque malthusiano" (redução da população via aumento da mortalidade). Veja o link abaixo: ourworldindata.org/world-population-growth
Olá Carlos, Malthus achava que a população só seria controlada via aumento da mortalidade. Foram os neomalthusianos que defenderam o "controle da natalidade" (ou regulação da fecundidade) como forma de diminuir o crescimento exponencial da população, num quadro de aumento da esperança de vida ao nascer. Hoje em dia a bandeira aprovada na CIPD do Cairo, em 1994, é "direitos sexuais e reprodutivos". Abs, JE
O avanço tecnológico teve impacto direto com a queda da mortalidade ! Qual outro processo ou recurso pode ser colocado na mesma posição que esse avanço ?
Olá Vanessa. O avanço tecnológico foi e é importante para o crescimento da economia e da produtividade. Claro que influi em vários aspectos sociais. Mas os principais determinantes da queda da mortalidade são o avanço do padrão de vida (renda, moradia, educação, etc.) e avanço da medicina e do saneamento básico (água tratada, esgoto, higiene, etc.).
Olá João, A principal diferença territorial é entre cidade e campo (rural e urbano). De modo geral, no meio rural existe uma maior demanda por filhos por parte das famílias. Mas no meio urbano o custo do filhos é alto e o benefício é baixo, o que faz com que as famílias optem por uma prole pequena. Os principais diferenciais de fecundidade estão relacionados aos direitos de cidadania: educação, renda, saúde, moradia, etc. Quanto mais cidadania menores são as taxas de fecundidade. Veja o artigo: A cidadania é o melhor contraceptivo opensadorselvagem.org/arquivo/demografia/a-cidadania-e-o-melhor-contraceptivo/ Abs, JE
Professor, para Malthus o salário de subsistência seria entregue para toda a população ou especificamente para as família com alta taxa de fecundidade?
Ola Gabriel. Em economia salário é o preço da força de trabalho, como o lucro é o preço do capital, o juro é o preço do dinheiro e o câmbio é o preço da moeda estrangeira. Malthus propunha que todos os trabalhadores recebessem apenas o salário de subsistência para sustentar a sua família.
Por medo das premissas de Malthus sobre a explosão populacional, os neomalthusianos trouxeram a idéia do controle de fecundidade que foi até absorvido por vários países em medidas públicas como o Brasil. De que forma essa teoria pode ser contestada quando se trata de crescimento populacional tendo em vista a atualidade?
Professor, a reforma da previdência poderia ser uma forma que o Brasil encontrou de se reorganizar em finanças publicas a respeito de melhorias em qualidade de vida e redução das taxas de mortalidade?
Olá Moisés. O Brasil passa por uma grave crise fiscal e as contas da previdência contribuem para esta crise. Mas também o Brasil está em rápido processo de envelhecimento e as regras do sistema de repartição simples não dão conta de atender a esta nova realidade. O assunto é complexo. Veja o texto: ALVES, JED. “Transição demográfica, envelhecimento e a reforma da previdência” Fundação Konrad Adenauer, Rio de Janeiro, Cadernos Adenauer XIX (2018), nº 2, pp: 79- 101, julho 2018 pt.scribd.com/document/401803180/Transicao-Demografica-Envelhecimento-e-Previdencia www.kas.de/wf/doc/26273-1442-5-30.pdf
Levando em consideração que a queda da mortalidade tem entre os motivos o melhoramento da higiene pessoal e saneamento básico, por que ainda temos um país tão precário quando diz respeito à essas questões?
Seguindo o modelo e pessimismo Malthusiano, será que podemos prever que num futuro próximo, a sociedade realmente não terá condições de bem estar geral, vide que já em nossas condições contemporâneas, as políticas públicas não atingem a maioria da população?
Olá Kamyla, Esta semana saiu um estudo mostrando que, pela primeira vez na história, a classe média é maioria da população global. Ou seja, o progresso humano continua. Mas o problema é que este progresso humano aconteceu às custas do regresso ambiental. Se as condições ambientais continuarem piorando pode haver um colapso civilizacional. Na próxima segunda feira o IPCC vai divulgar um relatório mostrando os perigos do aquecimento global... vale a pena acompanhar... www.brookings.edu/blog/future-development/2018/09/27/a-global-tipping-point-half-the-world-is-now-middle-class-or-wealthier/ Abs, JE
Entendi que Karl Marx critica a teoria de Malthus no que diz respeito à manutenção de salários muito baixos pra controle da natalidade. Mas não entendi a lógica da crítica e como o conceito de mais valia se relaciona com isso.
As condições de saúde foram cruciais pra diminuição da taxa de mortalidade, mas na sociedade contemporânea, nas previsões futuras, é levado em consideração à saúde mental? Visto que a taxa de suicídio entre jovens e adultos são altas e o índice entre os idosos tem aumentado, acredito que esse fator anda junto com o aumento da expectativa de vida. A saúde mental de uma sociedade pode influenciar na dinâmica demográfica?
Olá Iandria, O desenvolvimento econômico (aumento da renda e do poder de compra) e o desenvolvimento da medicina e do saneamento básico foram fundamentais para a redução das taxas de mortalidade. Não só as taxas caíram, como as causas de morte se modificaram (transição epidemiológica). O aumento do número de suicídios não está relacionado necessariamente com saúde mental. Por exemplo, no Japão, o suicídio é uma arte (Harakiri) e é praticada por pessoas que buscam restaurar a honra. .... De fato o número de suicídios está aumentando no Brasil, mas, de maneira geral, as taxas são muito baixas (em torno de 6 casos para cada 100 mil habitantes) e não afetam significativamente as taxas brutas de mortalidade. Abs, JE
Durante está época poderia haver resistência de populações rurais sobre o modelo de crescimento demográfico? Por se tratar que eram pessoas com pouca instrução educacional.
Olá Gleuber Não sei se entendi sua pergunta. Mas as grandes transformações demográficas foram sincrônicas com a transição urbana. A urbanização (com a ampliação dos direitos de cidadania) é um dos principais vetores da transição demográfica. Mas mesmo em países com forte presença rural (como foi o caso da Tailândia e do Vietnã) experimentaram a transição demográfica e a janela de oportunidade que surge neste processo. Abs, JE
Olá Marcela, Malthus achava que existia uma única "lei geral de população" (ou seja, a população tendia sempre a crescer mais que os recursos de subsistência). karl Marx discordava e achava que cada mode de produção tinha (e tem) a sua lei própria de população. Mas Marx não diz qual eram estas leis.... Abs, JE
Larissa Ferreira antes de Malthus Condorcet e Godwin apresentaram uma perspectiva otimista da relação entre população e desenvolvimento. Obrigado pelo comentário!!! Abraços
Antes. O Marquês de Condorcet e William Godwin escreveram sobre população e desenvolvimento (por volta de 1794 e 1795) antes de Malthus (que escreveu em 1798). Aliás, Malthus escreveu para rebater as ideias dos dois pensadores iluministas. E 230 anos depois, sabemos que Condorcet e Godwin estavam mais certos do que Malthus. Abs, JE
Professores pode dizer que o que não acarretou uma explosão populacional foi o salário de subsistência ou esse salário foi um método de controlar a economia do país?
Olá Fagner. Não. Ao contrário. Foi quando a renda começou a subir que a taxa de fecundidade começou a cair. É o avanço da cidadania (emprego, educação, saúde, etc.) que faz as famílias optarem por menos filhos. A transição demográfica sempre começa pelas regiões mais desenvolvidas. Na visão de Malthus, o salário de subsistência visava controlar a população via mortalidade e garantir o lucro dos proprietários de terra.
O que poderia levar o Malthus a pensar que era impossível diminuir o índice de pobreza? E o que faz com que algumas pessoas hoje em dia possam ainda continuar tendo este pensamento?
Com os avanços da tecnologia apos a revolução industrial, pode se afirmar que no periodo da revolução industrial que a europa enteo no processo de transição demográfica?
Em um contexto de revolução francesa , onde as pessoas estavam em um momento em que prezavam a saída da chamada “menoridade “, com grande desenvolvimento intelectual e até tecnológico , é correto então dizer que Malthus em suas teorias não levava tal desenvolvimento em conta ao falar de população e pobreza ?
O mundo é maior do quê mostram essas bestas feras. Não existe superpopulação.......as grandes cidades estão lotadas........ mais temos uma vastidão de terras.......
É correto afirmar que existe uma teoria certa ou errada quando dentre todas a ideias apresentadas há elementos que podem ser considerados utópicos e elementos que não foram levados em questão para sua formulação?
Olá Naira, A transição demográfica é a formulação mais correta e mais significativa na relação entre população e desenvolvimento. Veja o artigo abaixo: ALVES, JED. “Transição demográfica, envelhecimento e a reforma da previdência” Fundação Konrad Adenauer, Rio de Janeiro, Cadernos Adenauer XIX (2018), nº 2, pp: 79- 101, julho 2018 www.kas.de/wf/doc/26273-1442-5-30.pdf Abs, JE
Excelente!!!
Este video é muito rico em informações, e só vem acrescentar ainda mais tudo que ja havia sido passado para nós em sala!
Obrigado Kelly.
Muito bom, parabéns!
Muito bom ! 👏👏
Trazendo a discussão Malthusiana para os dias atuais, como ela se aplicaria levando em conta que a população mundial cresceu, que existem desigualdades socioeconômicas por todo o planeta? E uma segunda questão, depois da morte de Malthus, a linha de pensamento dele se espalhou ou ficou estagnada?
o autor Thomas Malthus fala sobre população crescer na regra geometrica e os recursos de em regras ariitmimeticas, dessa forma ele exclui o problema financeiro da situcao
Muito bom, muito elegante.
Em maio de 2018, uma campanha lançada pela Prefeitura de Quaraí, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul gerou bastante polêmica devido ao slogan que dizia " So tenha os filhos que puder criar", e apelando para a falta de condicoes pessoais, economicas e psicologicas das pessoas para que pensem antes de ter filho. De acordo com esta campanha, podemos afirmar que a teoria de Malthus esta presente nos dias atuais?
Sinistro isso hem.. Abraços Jaqueline!!
Na atual conjunta política brasileira em que percebemos os retrocessos relacionados a perdas de direitos , nos diversos âmbitos saúde, educação e previdência social. Existe nesse momento de transição uma tendência de crescimento significativa na taxa de natalidade e mortalidade? (tendo em vista que mundialmente as mulheres estão tendo menos filhos devido a acessibilidade a escolarização e ao mercado de trabalho e que seguridade social tem proporcionado uma melhor qualidade de vida aos idosos.)
Atualmente estamos presenciando uma mudança das pirâmides hetarias, esta ocorrendo um achatamento em sua base e um alargamento em seu topo. Quais seriam as formas de resolver esse problema ?
As primeiras discursoẽs a respeito da demografia tiveram grande importância para futuras discursoẽs. Entender a transição demográfica a partir do ponto de vista de Malthus seria altamente prejudicial para as classes mais baixas devido ao salário de subsistência defendido por ele.
Olá Ismael. No modelo de Malthus não existe espaço para a transição demográfica, pois o salário de subsistência levava sempre à alta mortalidade. E sem cair a mortalidade a natalidade tb não cai. No modelo de Condorcet e Godwin sim havia espaço para a transição demográfica. Porém, o fenômeno da transição demográfica só foi formulado no século XX, com Notestein e outros autores.
Trazendo para os dias atuais que estamos vivendo em um País que sofre de uma explosão populacional. Onde sabemos que a população cresceu, mas os recursos não, qual seria a ideia para voltar o equilíbrio populacional? O controle de natalidade ou de mortalidade?
Há alguns anos no Brasil tem diminuído muito a taxa de natalidade. Essa baixa natalidade pode trazer problemas para o Brasil?
Como a teoria de malthus poderia ser difundida no Brasil nos dias de hoje,em questões de atrasos no desenvolvimento do pais?
Qual seria a melhor forma de conseguir manter a produção de bens, acima da taxa de crescimento populacional?
Olá Thiago. O segredo do crescimento econômico é a taxa de investimento (formação bruta de capital fixo). Quando esta taxa está acima de 20% há crescimento econômico e quanto maior maior o crescimento. Para vc ter uma ideia a China manteve taxas de investimento acima de 40% do PIB. Por conta disto a China é o país que mas cresce no mundo.
Olá professor, gostaria de saber em que medida os estudos que envolvia demografia no Brasil, no decorrer em que as instituições de ciência eram instaladas no período do segundo reinado, traziam esses ideais iluministas e influenciavam as pesquisas por aqui. E no que se diferenciava da aplicação dessas teorias na Europa.
Ah, meu nome é Jullyane Negreiros
Boa noite! Referente ao vídeo e ao artigo do professor José Eustáquio, ao qual comenta no vídeo, pode-se perceber que as teorias de Condorcet e Goldwin de certa forma foram acertadas e se concretizam ao decorrer dos anos. Neste sentido, denota-se que o avanço tecnológico tem sido benéfico para o aumento da taxa de expectativa de vida ao nascer, e tem diminuído o nível de mortalidade tanto no que diz respeito a crianças até 01 ano e ainda mais no que diz respeito a pessoas idosas, levando a população a atingir níveis inesperados de idade, de mais ou menos 75 anos. Neste sentido, até onde a tecnologia poderá ajudar de certa forma a população e não atrapalhar?! Ou seja, envelhecendo a população, que já vem reduzindo seus níveis de natalidade e aumentando os números de idosos.
Olá Iago,
O Marquês de Condorcet e William Godwin são dois pensadores que acreditavam no progresso e na racionalidade humana ("perfectibilidade humana") e de certa forma previram o sucesso do desenvolvimento econômico. Acontece que o avanço do capitalismo aconteceu muito em função do uso de combustíveis fósseis, que por sua vez provocou grandes danos ambientais e o aquecimento global que é uma "espada de Dámocles" que paira sobre o futuro da civilização. O outro elemento de sucesso do capitalismo é o avanço científico e tecnológico que ocorreu com as três primeira revoluções industriais e que deve progredir com a Quarta RI. Porém, todo o sucesso humano ocorreu às custas do retrocesso ecológico. Eu não tenho pensamento tecnofóbico, mas também não sou tecnófilo. O chamado "Paradoxo de Jevons" diz que o avanço tecnológico nem sempre resolve os problemas ambientais, ao contrário, podem agravar a situação. Creio que os desafios para o século XXI são a possibilidade de colapso ambiental e o envelhecimento populacional.
De acordo com as teorias de Thomas, como e de que maneira seria aplicada esse controle de mortalidade no cenário atual? levando em consideração as condições de vida atual.
Sabe-se que existe um declínio na taxa de crescimento da população mundial. No entanto, há também diferenças entre regiões, uns com alta taxa de fecundidade outros não. Qual o fator influenciador neste contexto?
Como a população de hoje reage ao Malthusianismo?
Muito obrigado por esta grande iniciativa do Canal Descomplicado professor! A variedade de temas e assuntos propostos faz um grande diferencial e tem me auxiliado no desenrolar das pesquisas! Agora, falando em mudanças demográficas, gostaria de saber se e como o envelhecimento populacional e a transição demográfica pode afetar as políticas públicas, principalmente no que diz respeito a previdência social no nosso país. Grande abraço e continue descomplicando nossas vidas!
Em relação a forma de controlar a população pelo meio da mortalidade, muitas coisas ja levaram a morte de milhões de pessoas como as guerras e doenças, e mesmo assim a população continua crescendo em grandes níveis, qual seria a melhor forma de controlar o crescimento populacional nos dias atuais?
Para Thomas Malthus como o sálario de subsistência evitavam a explosão populacional?
Olá Alessandra. A resposta é via mortalidade. Malthus queria controlar a população via altas taxas de mortalidade, por isto ele defendia um salário capaz de sustentar apenas um casal e dois filhos.
Olá professores, pode-se dizer que o Marquês de Condorcet e Godwin defendiam uma economia liberal? Visão apenas do mercado, enquanto Malthus tinha uma visão mais socialista de comércio? mesmo sendo refutado por Marx
Olá Matheus. Condorcet e Godwin foram dois grandes pensadores iluministas e eram pensadores de esquerda para a época. Condorcet era um grande matemático e da academia de ciência, mas teve participação ativa na Revolução Francessa e sentava à esquerda na Assembleia Nacional. Porém, ele se opôs ao projeto autoritário de Robespierre e dos Jacobinos e foi perseguido na chamada fase do terror. Ele foi preso e morreu misteriosamente na prisão. Godwin era inglês e não sofreu perseguição (ele era pai da Mary Shelley que escreveu Frankenstein). Condorcet e Godwin eram dois grandes pensadores revolucionários. Malthus era um reacionário que defendia a monarquia e os interesses dos latifundiários. Malthus era contra o capitalismo e o livre comércio. Liberais clássicos eram Adam Smith, David Ricardo e John Stuart Mill.
Com o impacto da tecnologia de ponta houve o aumento das forças produtivas, é considerável dizer que a cada avanço tecnológico as taxas de fecundidade e mortalidade podem sofrer drásticas mudanças?
Falando de Malthus, qual seria a melhor forma para o controle populacional?
Redução da fertilidade/natalidade? (opiniao)
Qual a relação entre o salário de subsistência e a explosão demográfica no ponto de vista de Malthus?
Olá!! O salário de subsistência seria importante, segundo Malthus, para conter a explosão demográfica, tendo em vista a associação direta entre bem estar (salário) e fecundidade. Grande Abraço!!
Ambos defendiam ideias opostas para controle da mortalidade e da natalidade e a ideia de um contrapõe a do outro. Para os integrantes da sala, qual seria uma visão melhor para isso ?
Olá Karen,
O Marquês de Condorcet e William Godwin defendiam a ideia de progresso e achavam que a humanidade poderia vencer o desafio das altas taxas de mortalidade e natalidade. Thomas Malthus discordava e achava que a redução das taxas de mortalidade estavam distantes da capacidade de intervenção humana. Os dois primeiros autores estavam certos. Hoje no mundo as taxas de mortalidade e natalidade estão, na média, muito baixas. Apensas alguns poucos países ainda não passaram pela transição demográfica.
Abs, JE
Professor, qual sua visão a longo prazo sobre a configuração populacional mundial nos próximos anos? Levando em conta alguns novos fatores que surgiram como por exemplo a independência da mulher, novas configurações familiares, taxas atuais de natalidade e mortalidade.
A teoria de Godwin é correta, e o dias de hoje mostram isso, com uma melhor condição na saúde, na educação e alimentação a população tem uma expectativa de vida maior. Mas a população não usou a razão para controlar o índice de natalidade, e hoje o mundo vive uma explosão de população. A falta de recurso é grande. Exemplo como China que sofre com uma superlotação, e outros países que têm alto indicie de desemprego e pobreza. O mundo já comporta mais do que pode, se continuar como está, logo logo os recursos irão acabar, e o mundo entrará em colapso. O Iluminismo prega um controle da população, de forma harmônica com a natureza, mas como viver em harmonia e de modo sustável com natureza ? Se o mundo já está superlotado?
Segundo a teoria de Malthus a população cresceria em proporção geométrica. E segundo essa teoria a produção de alimentos não seguiria essa proporção, ela se multiplicaria em proporção aritmética, não acompanharia uma outra linha e faltaria em algum momento. Ele defendia que as doenças era uma forma de controle populacional natural e o homem não tinha como se livrar disso. Mas hoje em dia sabemos que temos tecnologia suficiente para produzir comida para o mundo inteiro e ajudar na prevenção de doenças, mesmo tendo lugares que ainda sofrem com a escassez desses recursos por interesses comercias. Nos dias atuais qual seria a melhor forma de combater o capitalismo nessas áreas mais desfavorecidas?
Olá professor, como é ser membro do Ence- IBGE ? Quais os campos de atuação, suas praticas e objetivos atualmente ?
Olá Marcílio. Eu me aposentei no mês passado. Mas você pode pegar informações na Ence pelo link: www.ence.ibge.gov.br/
Como a população da época reagiu ao cheque positivo mencionado por Malthusianismo?
Olá Hugo,
A população mundial reagiu mostrando que era possível reduzir as taxas de mortalidade e que Malthus estava errado. Isto gastou 200 anos, mas a Taxa Bruta de Mortalidade que estava em torno de 40 por mil no século XIX está em torno de 10 por mil no século XXI. Poucos são os países que experimentam o "choque malthusiano" (redução da população via aumento da mortalidade). Veja o link abaixo:
ourworldindata.org/world-population-growth
Para Malthus, qual seria a melhor forma de controle populacional?
Olá Carlos,
Malthus achava que a população só seria controlada via aumento da mortalidade.
Foram os neomalthusianos que defenderam o "controle da natalidade" (ou regulação da fecundidade) como forma de diminuir o crescimento exponencial da população, num quadro de aumento da esperança de vida ao nascer. Hoje em dia a bandeira aprovada na CIPD do Cairo, em 1994, é "direitos sexuais e reprodutivos".
Abs, JE
O avanço tecnológico teve impacto direto com a queda da mortalidade ! Qual outro processo ou recurso pode ser colocado na mesma posição que esse avanço ?
Olá Vanessa. O avanço tecnológico foi e é importante para o crescimento da economia e da produtividade. Claro que influi em vários aspectos sociais. Mas os principais determinantes da queda da mortalidade são o avanço do padrão de vida (renda, moradia, educação, etc.) e avanço da medicina e do saneamento básico (água tratada, esgoto, higiene, etc.).
Quais fatores levam aos regimes territóriais adotarem leis distintas em termos demográficos ?
Olá João,
A principal diferença territorial é entre cidade e campo (rural e urbano). De modo geral, no meio rural existe uma maior demanda por filhos por parte das famílias. Mas no meio urbano o custo do filhos é alto e o benefício é baixo, o que faz com que as famílias optem por uma prole pequena.
Os principais diferenciais de fecundidade estão relacionados aos direitos de cidadania: educação, renda, saúde, moradia, etc. Quanto mais cidadania menores são as taxas de fecundidade.
Veja o artigo: A cidadania é o melhor contraceptivo
opensadorselvagem.org/arquivo/demografia/a-cidadania-e-o-melhor-contraceptivo/
Abs, JE
Professor, para Malthus o salário de subsistência seria entregue para toda a população ou especificamente para as família com alta taxa de fecundidade?
Ola Gabriel. Em economia salário é o preço da força de trabalho, como o lucro é o preço do capital, o juro é o preço do dinheiro e o câmbio é o preço da moeda estrangeira. Malthus propunha que todos os trabalhadores recebessem apenas o salário de subsistência para sustentar a sua família.
Por medo das premissas de Malthus sobre a explosão populacional, os neomalthusianos trouxeram a idéia do controle de fecundidade que foi até absorvido por vários países em medidas públicas como o Brasil. De que forma essa teoria pode ser contestada quando se trata de crescimento populacional tendo em vista a atualidade?
Professor, a reforma da previdência poderia ser uma forma que o Brasil encontrou de se reorganizar em finanças publicas a respeito de melhorias em qualidade de vida e redução das taxas de mortalidade?
Olá Moisés. O Brasil passa por uma grave crise fiscal e as contas da previdência contribuem para esta crise. Mas também o Brasil está em rápido processo de envelhecimento e as regras do sistema de repartição simples não dão conta de atender a esta nova realidade. O assunto é complexo. Veja o texto: ALVES, JED. “Transição demográfica, envelhecimento e a reforma da previdência” Fundação Konrad Adenauer, Rio de Janeiro, Cadernos Adenauer XIX (2018), nº 2, pp: 79- 101, julho 2018
pt.scribd.com/document/401803180/Transicao-Demografica-Envelhecimento-e-Previdencia
www.kas.de/wf/doc/26273-1442-5-30.pdf
Levando em consideração que a queda da mortalidade tem entre os motivos o melhoramento da higiene pessoal e saneamento básico, por que ainda temos um país tão precário quando diz respeito à essas questões?
Seguindo o modelo e pessimismo Malthusiano, será que podemos prever que num futuro próximo, a sociedade realmente não terá condições de bem estar geral, vide que já em nossas condições contemporâneas, as políticas públicas não atingem a maioria da população?
Olá Kamyla,
Esta semana saiu um estudo mostrando que, pela primeira vez na história, a classe média é maioria da população global. Ou seja, o progresso humano continua. Mas o problema é que este progresso humano aconteceu às custas do regresso ambiental. Se as condições ambientais continuarem piorando pode haver um colapso civilizacional. Na próxima segunda feira o IPCC vai divulgar um relatório mostrando os perigos do aquecimento global... vale a pena acompanhar...
www.brookings.edu/blog/future-development/2018/09/27/a-global-tipping-point-half-the-world-is-now-middle-class-or-wealthier/
Abs, JE
Entendi que Karl Marx critica a teoria de Malthus no que diz respeito à manutenção de salários muito baixos pra controle da natalidade. Mas não entendi a lógica da crítica e como o conceito de mais valia se relaciona com isso.
As condições de saúde foram cruciais pra diminuição da taxa de mortalidade, mas na sociedade contemporânea, nas previsões futuras, é levado em consideração à saúde mental? Visto que a taxa de suicídio entre jovens e adultos são altas e o índice entre os idosos tem aumentado, acredito que esse fator anda junto com o aumento da expectativa de vida. A saúde mental de uma sociedade pode influenciar na dinâmica demográfica?
Olá Iandria,
O desenvolvimento econômico (aumento da renda e do poder de compra) e o desenvolvimento da medicina e do saneamento básico foram fundamentais para a redução das taxas de mortalidade. Não só as taxas caíram, como as causas de morte se modificaram (transição epidemiológica). O aumento do número de suicídios não está relacionado necessariamente com saúde mental. Por exemplo, no Japão, o suicídio é uma arte (Harakiri) e é praticada por pessoas que buscam restaurar a honra. ....
De fato o número de suicídios está aumentando no Brasil, mas, de maneira geral, as taxas são muito baixas (em torno de 6 casos para cada 100 mil habitantes) e não afetam significativamente as taxas brutas de mortalidade.
Abs, JE
Durante está época poderia haver resistência de populações rurais sobre o modelo de crescimento demográfico?
Por se tratar que eram pessoas com pouca instrução educacional.
Olá Gleuber
Não sei se entendi sua pergunta. Mas as grandes transformações demográficas foram sincrônicas com a transição urbana. A urbanização (com a ampliação dos direitos de cidadania) é um dos principais vetores da transição demográfica. Mas mesmo em países com forte presença rural (como foi o caso da Tailândia e do Vietnã) experimentaram a transição demográfica e a janela de oportunidade que surge neste processo.
Abs, JE
De acordo com o Princípio da População, de Malthus, como a Teoria Malthusiana relaciona o crescimento populacional?
Que Malthus achava ou o que levando as suas teorias ele colocaria sobre a lei do regime da população em relação a Marx ?
Olá Marcela,
Malthus achava que existia uma única "lei geral de população" (ou seja, a população tendia sempre a crescer mais que os recursos de subsistência). karl Marx discordava e achava que cada mode de produção tinha (e tem) a sua lei própria de população. Mas Marx não diz qual eram estas leis....
Abs, JE
O debate sobre a população e desenvolvimento teve início antes ou depois da idéia de Thomas Malthus ?
Larissa Ferreira antes de Malthus Condorcet e Godwin apresentaram uma perspectiva otimista da relação entre população e desenvolvimento. Obrigado pelo comentário!!! Abraços
Antes. O Marquês de Condorcet e William Godwin escreveram sobre população e desenvolvimento (por volta de 1794 e 1795) antes de Malthus (que escreveu em 1798). Aliás, Malthus escreveu para rebater as ideias dos dois pensadores iluministas. E 230 anos depois, sabemos que Condorcet e Godwin estavam mais certos do que Malthus.
Abs, JE
Professores pode dizer que o que não acarretou uma explosão populacional foi o salário de subsistência ou esse salário foi um método de controlar a economia do país?
Olá Fagner. Não. Ao contrário. Foi quando a renda começou a subir que a taxa de fecundidade começou a cair. É o avanço da cidadania (emprego, educação, saúde, etc.) que faz as famílias optarem por menos filhos. A transição demográfica sempre começa pelas regiões mais desenvolvidas. Na visão de Malthus, o salário de subsistência visava controlar a população via mortalidade e garantir o lucro dos proprietários de terra.
O que poderia levar o Malthus a pensar que era impossível diminuir o índice de pobreza? E o que faz com que algumas pessoas hoje em dia possam ainda continuar tendo este pensamento?
tira a trilha sonora do fundo que fica melhor.
Estamos retirando nós vídeos novos. Obrigado. Abraços
@@CanalDescomplicadoCiencia e não falei antes, parabéns, ótimo vídeo e conteúdo.
Com os avanços da tecnologia apos a revolução industrial, pode se afirmar que no periodo da revolução industrial que a europa enteo no processo de transição demográfica?
Em um contexto de revolução francesa , onde as pessoas estavam em um momento em que prezavam a saída da chamada “menoridade “, com grande desenvolvimento intelectual e até tecnológico , é correto então dizer que Malthus em suas teorias não levava tal desenvolvimento em conta ao falar de população e pobreza ?
Malthus estava equivocado ao dizer sobre a lei de população, visto a produção exacerbada de hoje e sua capacidade de alimentar toda a população ?
A ideia de "perfectibilidade humana" se consiste em que ?
“Cheques positivos” oque significava essa expressão para Thomas Malthus ?
Significa o efeito das guerras, miséria e fome sobre as taxas de mortalidade.
Abs, JE
Esse Paulo Guedes é mathusiano ....
O mundo é maior do quê mostram essas bestas feras. Não existe superpopulação.......as grandes cidades estão lotadas........ mais temos uma vastidão de terras.......
Gostaria de melhor entender o "Relativismo Marxista" e o Malthusianismo. A relação entre ambos.
É correto afirmar que existe uma teoria certa ou errada quando dentre todas a ideias apresentadas há elementos que podem ser considerados utópicos e elementos que não foram levados em questão para sua formulação?
Olá Naira,
A transição demográfica é a formulação mais correta e mais significativa na relação entre população e desenvolvimento. Veja o artigo abaixo:
ALVES, JED. “Transição demográfica, envelhecimento e a reforma da previdência” Fundação Konrad Adenauer, Rio de Janeiro, Cadernos Adenauer XIX (2018), nº 2, pp: 79- 101, julho 2018
www.kas.de/wf/doc/26273-1442-5-30.pdf
Abs, JE
Muito obrigada!