Em Movimento - Restauração Palácio Anchieta - 05/07/2008

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 16 вер 2024
  • No início era apenas uma tapera coberta de palha. Com o tempo foi construída a igreja e em seguida o colégio jesuíta. O edifício, no século XVIII, foi incorporado aos bens da coroa e se tornou residência dos governadores da província. Mas só depois da visita de Dom Pedro II ganhou o status de Palácio e virou a sede do governo, uma das mais antigas do país.A construção que deu origem ao Palácio Anchieta teve origem a mais de 4 séculos. Desde então muitas reformas aconteceram e agora acontece mais uma, só que dessa vez com o objetivo de resgatar a história através de elementos que ficaram esquecidos pelo tempo.
    Iniciamos o passeio pelo segundo piso. Pelos corredores inúmeras salas e salões, com decoração e mobiliário seculares dão um clima clássico para as tomadas de decisões do governo do Estado. Segundo a técnica de restauro, Aurea Lígia Miranda, nesse andar foi realizado basicamente restauro com algumas intervenções de reforma para a modernização do prédio. ?A gente manteve a integridade dos elementos artísticos? afirma a técnica.
    As instalações superiores já foram entregues e estão em pleno funcionamento. Já no primeiro piso, poeira, barulho e trabalho, muito trabalho continuam. Pelos corredores, elementos das reformas ocorridas nos séculos XVI e XVIII são aos poucos revelados. Luiz Viva, arqueólogo, aponta os vários momentos da construção. Em uma mesma parede pedras, tijolos de diferentes tipos e tintas nos fazem viajar por diferentes épocas.
    Um importante elemento encontrado durante as escavações foi um arco que pertencia a Igreja jesuíta e foi escondido provavelmente, segundo o arqueólogo, no intuito de apagar os vestígios religiosos ou conventuais do prédio.
    O Palácio Anchieta recebeu esse nome em homenagem ao padre José de Anchieta, considerado apóstolo do Brasil e cujo túmulo simbólico é guardado sob o altar-mor da antiga igreja. ?Aqui está o princípio. A fundação da cidade está aqui, nesse prédio, contado.? relata Lígia. ?Os objetos e o edifício enquanto grande artefacto a ser pesquisado constroem novas narrativas sobre o palácio que não estão nos livros nem nas histórias contadas de boca em boca?, completa Luiz.
    A restauração é realizada com recursos da Lei de Incentivo à Cultura e da iniciativa privada e deve ser concluída ainda esse ano para que no início de 2009 seja aberto à visitação.
    Saiba Mais
    www.es.gov.br
    (27)3321-3600

КОМЕНТАРІ •