Acredito que a Michelli e uma das melhores professoras de Java que existe, didática excepcional como sempre, voce poderia fazer um video ensinando sobre API Restful em SpringBoot com CI/CD utilizando o Jenkins e docker. Seria de grande valia, já que quase não tem nada relacionado sobre integração continua com java em portugues.
Que aula, senhores(as)! Você explica tudo de forma muito didática, obrigado por transferir conhecimento de qualidade de forma gratuita. Tem planos de explicar Spring Security com JWT? Seria de grande valia.
Professora, ficou top ! #Parabéns Tomo a liberdade de sugerir que a senhora faça um segundo vídeo, fazendo um docker compose com a imagem da aplicação e do postgres para ficar completão.
Se você adicionar o driver do PostgreSQL e o projeto docker compose do spring, seu spring initialzr já vai ser criado com um docker compose prontinho. Ele vem sem volume associado, aí você pode alterar pra usar um volume
@@wesleymrosa 1- abre o spring initialzr 2 - seleciona suas dependências, jpa, spring web, etc 3 - seleciona PostgreSQL 4 - seleciona spring docker compose Gera o projeto e ele já vai vir com o docker-compose.yaml Mas eu recomendo seguir o seguinte, se você não sabe fazer isso ainda. 1- fazer o getting started do site oficial do docker 2 - depois disso você já é capaz de rodar um projeto Java usando somente docker e um dockerfile 3 - estudar no site oficial do docker sobre docker volume 4 - somente com docker, roda um PostgreSQL em container Depois disso o docker compose vai ser fácil, porque você vai ter uma base sólida de docker. Não pule passos, comece do básico aproveitando que a doc do docker é muito top. Tem o canal da tech world with nana que faz o getting started do docker em vídeo
Como sempre, conteúdo excepcional e relevante frente ao mercado, didática fora da curva, super indico! Sugestão de aulas aplicando na prática com Spring patterns como Saga, SEDA, Event Driven, etc!
Parabéns pelo conteúdo! Você tem planos de criar conteúdos relacionados à arquitetura de projetos, como Clean Architecture, Arquitetura Hexagonal, entre outras?
A única coisa que me deixou em dúvida foi com relação às relações ManyToMany e OneToOne, qual lado escolher utilizar o @JoinColumn ou o mappedBy, se existe algum critério ou se a escolha fica à cargo do desenvolvedor.
Basicamente sim! Para facilitar pense sempre em que é o dono e onde fica mais fácil manipular... saca? Pessoa tem um endereço, não faz sentido o endereço ter uma pessoa, logicamente falando... Logo o join fica na classe pessoa! Outro ponto é, o endereço pode ser atualizado, excluído, já a pessoa não necessariamente, saca? Pense no Ifood, é mais fácil mudar de endereço do que excluir a conta kkkkkkkkkk
Utilizando de construtor apenas você consegue um menor acoplamento entre o framework com a regra de negócio, o domain, mas no Spring existe essa possibilidade de criar os pontos de injeção utilizando o @Autowired também.
Ótima Aula ,didática perfeita , estou usando Mysqli ,notei que na criação das tabelas as colunas ID, foram criadas com o formato binary(16), esse formato não está suportando a inserção dos UUIDs, alguém sabe como resolver? notei que o formato varchar(36) suporta
olá ainda estou no momento 1:03:35 do vídeo, não sei se ainda foi criado mas faria sentido ter um relacionamento oneToMany de author e review? por exemplo, um autor pode fazer varias reviews?
Qualidade de vídeo ✅ Qualidade de conteúdo ✅ Didatica✅✅✅✅✅✅✅✅ só resta uma duvida, a proxima turma do decder vem quando ? e estou vindo do mobile, pra quem esta iniciando no java e spring da pra acompanhar ? ou o conteudo e mais avançado?
Muito obrigada! =) logo logo, estou preparando muitas novidades na Decoder, mas você pode se inscrever na lista de espera que em breve enviarei informações e demais detalhes: www.decoderproject.com/lista-espera
O spring não exige nada hahaha por definição, um Bean tem que ter um construtor vazio. No Java, o construtor vazio já é criado para a classe na hora de compilar. Então escrever explicitamente o construtor vazio ou amor com @NoArgumentsConstructor é redundante, desde que nenhum outro argumento seja declarado. Logo, se você criar um construtor com alguns argumentos, vai ter que declarar o construtor vazio para que esse entity seja um Bean válido
O problema é que estou usando o Mysql e quando roda a API ele sempre cria o campo ID como Binario de 16 e nao tem como mudar por conta das chaves estrangeiras
Tem não, o Spring já identifica automaticamente que é um Repository se a interface extender a JpaRepository. É legal você colocar a anotação para ficar mais semântico.
Boa Tarde Michelli Brito, tudo bem? Gostei muito do seu video, mas tenho uma dúvida, não sei se você já tem esse conteúdo no canal, mas no relacionamento @ManyToMany se eu quiser ter mais atributos alem das chaves como faço?
Sem frescura, sem enrolação e direto ao ponto. Didática absurda!
Sensacional como sempre!
Queria sugerir, um video de Deploy exemplo: Spring + docker + kubernetes + Aws iria ser incrivel!
Obrigada! =)
Sugestão anotada.
Acredito que a Michelli e uma das melhores professoras de Java que existe, didática excepcional como sempre, voce poderia fazer um video ensinando sobre API Restful em SpringBoot com CI/CD utilizando o Jenkins e docker. Seria de grande valia, já que quase não tem nada relacionado sobre integração continua com java em portugues.
Muito obrigada =) pode deixar que vou anotar aqui a dica para próximos vídeos aqui no canal.
Que aula excelente! ainda sinto um pouco de dificuldade com os relacionamentos mas deu uma clareada demais com essa didática.
Excelente didática, e o vídeo é tão bom que assisti sem nem sentir o tempo passar
Excelente vídeo! Muito bom pra começar a desenvolver uma api com Java Spring Boot e PostgreSQL e testes com Postman! 👏 👏 👏
Que aula, senhores(as)! Você explica tudo de forma muito didática, obrigado por transferir conhecimento de qualidade de forma gratuita.
Tem planos de explicar Spring Security com JWT? Seria de grande valia.
up
Muito obrigada! =)
Vou deixar a sua sugestão anotada como tema para os próximos vídeos.
@@MichelliBrito Thanks! :)
Era exatamente esse video que eu estava precisando
Gente o conteúdo dela é de profissional , se eu tivesse dinheiro eu pagaria , muito talentosa....
Boa Michelli...um assunto denso como esse fica muito de boa com sua explicação. Parabéns!!
Professora, ficou top !
#Parabéns
Tomo a liberdade de sugerir que a senhora faça um segundo vídeo, fazendo um docker compose com a imagem da aplicação e do postgres para ficar completão.
Se você adicionar o driver do PostgreSQL e o projeto docker compose do spring, seu spring initialzr já vai ser criado com um docker compose prontinho. Ele vem sem volume associado, aí você pode alterar pra usar um volume
@@nandomax3 legal.
Vc tem um link para um exemplo por texto e/ou vídeo ?
Desde já agradeço.
@@wesleymrosa 1- abre o spring initialzr
2 - seleciona suas dependências, jpa, spring web, etc
3 - seleciona PostgreSQL
4 - seleciona spring docker compose
Gera o projeto e ele já vai vir com o docker-compose.yaml
Mas eu recomendo seguir o seguinte, se você não sabe fazer isso ainda.
1- fazer o getting started do site oficial do docker
2 - depois disso você já é capaz de rodar um projeto Java usando somente docker e um dockerfile
3 - estudar no site oficial do docker sobre docker volume
4 - somente com docker, roda um PostgreSQL em container
Depois disso o docker compose vai ser fácil, porque você vai ter uma base sólida de docker. Não pule passos, comece do básico aproveitando que a doc do docker é muito top. Tem o canal da tech world with nana que faz o getting started do docker em vídeo
@@wesleymrosa só pesquisar a documentação oficial do docker, ela é top
Como sempre, conteúdo excepcional e relevante frente ao mercado, didática fora da curva, super indico! Sugestão de aulas aplicando na prática com Spring patterns como Saga, SEDA, Event Driven, etc!
Acabei de terminar e só tenho a agradecer, eu estava precisando muito desse conteúdo, incrível isso ser de graça.
Parabéns pelo trabalho Michelli.
Qualidade de vídeo ✅
Qualidade de conteúdo ✅
Wow! Excelente, deu até pra me conscientizar que preciso estudar muito mais. Obrigado por compartilhar o conhecimento!
Maravilha de vídeo, só vi pouco, queria ver agora, mas vou dormir. Amanhã com certeza vejo, tô vendo isso no trabalho! 😁
Michelle Brito smp trazendo conhecimento para a comunidade. parabéns.
Seu canal é perfeito e você é muito carismática, parabéns!
Parabéns essa aula foi incrível, muito obrigado por compartilhar!
Excelente vídeo, parabéns Michelli
aula top show 😀ganhou 1 inscrito 🤓
Muito Bom o Conteúdo
Melhor didática não há. Outstanding!
Uma dúvida, seu IntelliJ é o ultimate?
Coloca na lista aí mais ma sugestão de vídeo, um projetinho usando kafka
Excelente!
Obrigado pelos contúdos.
Tem planos de explicar Spring Security com JWT?
Ela tem um vídeo no canal sobre Spring Security mas eu ainda não assisti.
Ótimo conteúdo!! Muito obrigado!!
Parabéns pelo conteúdo! Você tem planos de criar conteúdos relacionados à arquitetura de projetos, como Clean Architecture, Arquitetura Hexagonal, entre outras?
ótimo conteúdo! Obrigado Michelli!
TOp demais!!!! se puderes trazer videos sobre quarkus... montando uma Rest api, seria bom dmss!!!! grande abraço
Ótimo conteúdo!
Que vídeo excelente , estou construindo uma API e estava tendo problemas com essa parte .
Excelente video, obrigado!
Muito necessário esse conteúdo. Facilita demais o aprendizado. Quando precisei tiver ir atras de livros(em ingles).
Parabéns pelo trabalho de disseminação do seu conhecimento, que com certeza valeria um curso bem caro.
Parabéns! Sempre estou vendo seus videos para relembrar conceito.
obrigada michelle !!
Muito bom conteúdo, parabéns 👏 linda e inteligente 👏
Michelle você é 10
Vídeo top!
Aulas!
Explicação incomparável!!❤
Excelente tutorial !! Muito bom mesmo !! Parabens !!
Muito didático e objetivo. Parabéns!
Brilhante! Ensinou de verdade!!
A única coisa que me deixou em dúvida foi com relação às relações ManyToMany e OneToOne, qual lado escolher utilizar o @JoinColumn ou o mappedBy, se existe algum critério ou se a escolha fica à cargo do desenvolvedor.
Basicamente sim! Para facilitar pense sempre em que é o dono e onde fica mais fácil manipular... saca? Pessoa tem um endereço, não faz sentido o endereço ter uma pessoa, logicamente falando... Logo o join fica na classe pessoa! Outro ponto é, o endereço pode ser atualizado, excluído, já a pessoa não necessariamente, saca? Pense no Ifood, é mais fácil mudar de endereço do que excluir a conta kkkkkkkkkk
Aula muito boa, conteúdo riquíssimo
Que aula incrível, parabéns e obrigado!
Super!!!
Muito obrigado, Michelli.
Você é ótima professora!!
Muito bom, obrigado.
Ótima aula. Eu fiquei na dúvida se é melhor fazer injeção de dependências criando um construtor como no vídeo ou através da anotação @Autowired.
Utilizando de construtor apenas você consegue um menor acoplamento entre o framework com a regra de negócio, o domain, mas no Spring existe essa possibilidade de criar os pontos de injeção utilizando o @Autowired também.
@@MichelliBrito Obrigado!
Teu trabalho eh maravilhoso, muito obrigado!
Só conteúdo top! Parabéns!
Muito bom!
Mais uma vez, muito obrigado!
Muito bomm , vídeo aula excelente mas só uma duvida, você não usa lombok nos projetos ou nesse projeto em especifico vc não usou?
Ótimo vídeo.
#Parabéns
Poderia fazer um CRUD à partir da integração, consumo, de API, externa, com token, com uso de OpenFeign e @RequestHeader.
Wesley, eu te conheço do Discord do sou java hahahaha você ainda tá tendo resolver isso?
Você já tem o que de conhecimento? Você já sabe criar um CRUD rest? Já sabe fazer chamadas http para outros serviços?
Top!
ótimo vídeo, tem data para a próxima turma do decoder?
O @JoinTable() só pode ser feito no BookModel ou poderia ser feito no AuthorModel?
Ótima Aula ,didática perfeita , estou usando Mysqli ,notei que na criação das tabelas as colunas ID, foram criadas com o formato binary(16), esse formato não está suportando a inserção dos UUIDs, alguém sabe como resolver? notei que o formato varchar(36) suporta
Gracias
Eita to sentindo que vai abrir uma turma de microservices kk
Isso me lembra o DOM do javascript com html, sou novo no java
obrigado
Aeeee, boa!
👍👍👍
Michelli, parabéns pelo conteúdo.
E fugindo do assunto, mas qual é o seu teclado?
olá ainda estou no momento 1:03:35 do vídeo, não sei se ainda foi criado mas faria sentido ter um relacionamento oneToMany de author e review?
por exemplo, um autor pode fazer varias reviews?
Eu sempre tenho duvidas sobre onde usar o mappedBy e o joincolumn,
Qualidade de vídeo ✅
Qualidade de conteúdo ✅
Didatica✅✅✅✅✅✅✅✅
só resta uma duvida, a proxima turma do decder vem quando ? e estou vindo do mobile, pra quem esta iniciando no java e spring da pra acompanhar ? ou o conteudo e mais avançado?
Muito obrigada! =) logo logo, estou preparando muitas novidades na Decoder, mas você pode se inscrever na lista de espera que em breve enviarei informações e demais detalhes: www.decoderproject.com/lista-espera
Atualmente o Spring nao exige mais construtores nas entidades?
O spring não exige nada hahaha por definição, um Bean tem que ter um construtor vazio. No Java, o construtor vazio já é criado para a classe na hora de compilar. Então escrever explicitamente o construtor vazio ou amor com @NoArgumentsConstructor é redundante, desde que nenhum outro argumento seja declarado. Logo, se você criar um construtor com alguns argumentos, vai ter que declarar o construtor vazio para que esse entity seja um Bean válido
@WebServlet BOA TARDE FAZ UM CONTEUDO ESPLICANDO SOBRE ESSE CODIGO OBROGADO!
Como faz para deixar terminal colorido rs? O meu é td cinza, uma tristeza...
Meu projetinho simples fui migrar da 3.2.6 para a 3.3.0 e deu pau na injeção de dependência e no jpql arghhh... Q tristeza.
quando chegou na parte dos repositories não consegui puxar nenhum metodo que a jpa oferece :`(
O problema é que estou usando o Mysql e quando roda a API ele sempre cria o campo ID como Binario de 16 e nao tem como mudar por conta das chaves estrangeiras
Não tem necessidade de colocar anotação @Repository?
Tem não, o Spring já identifica automaticamente que é um Repository se a interface extender a JpaRepository. É legal você colocar a anotação para ficar mais semântico.
eu acho a definição dos relacionamentos a parte mais dificil de qualquer backend
Realmente é uma parte mais complexa, ainda mais dependendo da complexidade do negócio.
Chuva de conhecimentos Michelli Brito é sensacional !
Minha primeira API :)
Obrigado @Michelli Brito
Boa Tarde Michelli Brito, tudo bem? Gostei muito do seu video, mas tenho uma dúvida, não sei se você já tem esse conteúdo no canal, mas no relacionamento @ManyToMany se eu quiser ter mais atributos alem das chaves como faço?
@@santos-i4o obrigado!