Cara, nem vou postar os pontos que concordo ou discordo, só quero te parabenizar pela produção do conteúdo. Você incluiu dezenas de escudos que nem o google conhece, distribuiu os times com fundamento lógico, não aleatório. Descobriu equipes do interior de Alagoas que nem eu, enquanto alagoano, conheço. Parabéns, de verdade.
É a democratização do futebol brasileiro dando oportunidade para os demais clubes participar e com surgimento de muitos craque de bola por falta de apoio e visibilidade deixam cedo suas carreiras indo para outros "caminhos"...O futebol é uma fonte de geração de renda e oportunidades e ajuda a economia como um todo...boa proposta essa.
A idéia é boa, só tenho alguns pontos: - não gosto de playoffs pra subir ou descer. Acho que quanto mais simples melhor, ainda mais que isso aqui sendo Brasil, vai ter muitas confusões como tentaivas de viradas de mesa e regulamentos malucos. - qual o sentido de ter uma "série F" sub 23? O time que cairia da E ficaria dependente do sub 23 pro prox ano? Talvez não tenha entendido bem. Por fim, um grande problema nem é a falta de divisões nacionais, mas a instabilidade da série D. Criando mais divisões, você só ta jogando o problema pra baixo e aumentando a escada pra um clube emergente. Antes de criar uma série E, eu faria uma série D estável com parte dos clubes que não subisse, já permanecesse garantido na D pro ano seguinte. Também aumentaria o número de clubes nas séries C e D.
Obrigado pelo comentário, não esqueça de se inscrever no canal ❤️ A questão dos Play-Offs é um combate as manipulações, olhando por cima realmente não é a coisa mais justa. Porém, com eles adotados, teríamos mais jogos disputados, valendo alguma coisa, afastando os apostadores criminosos. No escândalo que teve ano passado, os jogos eram todos de pouco apelo, valendo nada. No caso da Sub-23, incentivaria esses times a investir mais na base, ao invés de sair contratando apenas veteranos pra ganhar uma mídia relâmpago. Imagine quantos talentos já perdemos pela falta de estrutura e oportunidades em estados mais deficitários...
@@JPSilvino mas o que iria acontecer com um time sub 23 que subisse mas o clube já tem time em outras divisões? Por exemplo, o Flamengo sub 23 "sobe" para a série E sendo que já tem o time na Série A.
Sub-23 é categoria de base, a folha salarial é menor para os clubes e mais saudável financeiramente, que seria um incentivo para participarem das divisões, principalmente auxiliando os custos de viagens. Sobre os play-offs, acho justo, daria mais emoção, igual na Europa e sobre manipulação, acredito que não haveria - isso dependeria da própria CBF combater - sendo outro assunto a ser discutido.
@Lcs546, a ideia de ter outras divisões seria justamente para tirar essa instabilidade do calendário atual, na minha modesta opinião nem mesmo os estaduais deveriam existir. Seriam 10, 12 , 14 datas a mais para poder trabalhar com as divisões inferiores, que , regionalizadas darão ainda mais atratividade ao calendário. Uma "copa da liga" do Brasil, para dar jogo e bilheteria de mata mata .. a gente tá falando de reduzir um início de ano de 14 para 7, 8 datas para os grandes, resolvendo o problema deles e ainda assim não deixando os pequenos durarem 6 meses no ano.
@@humbertomartins1485 da pra tirar a instabilidade sem precisar aumentar. Como eu disse basta elevando o número de participantes na séries c e d. E na série d, manter uma qtde de clubes já classificados pro ano seguinte dependendo da classificação final. Depois de fazer isso, aí podemos pensar numa série E regional com os mesmos critérios de manter uma parte já classificada segunda classificação final
Um exemplo claro de varias divisoes é o Paulistao, criou agr A-4, mas 16 times vao jogar, Blz, mas para o novo time, vai demorar +1 ano pra chegar na elite, e por exemplo o Sao Caetano que jogou A-4 e caiu, se fazer um grande projeto, vai demorar 5 anos pra chegar so na 1 divisao do Paulistão
@@zoeirokinCaramba irmão, quase ñ da para lê oque vc escreveu por conta dos erros ortográficos e tu vem dizer que a galera é quem ñ usa o cérebro, se tu ñ concorda com a ideia do vídeo ok agora chamar o cara de "burro" por pensar diferente de vc e foda em, Mas já que você é contra pois segundo vc essa ideia e de alguém que ñ vive o futebol, fale mais sobre a tua ideia oque você faria para melhorar o calendário desses clubes já que vc vive.
Iria inclusive ajudar a acolher o Corinthians em 2028 pois se forem honestos e pagarem todas as dívidas certamente estarão tão pobres naquele ano que só terão lugar na série E. Isso se não decretaram antes a falência e extinção total do clube. Triste mas é real.
@@zoeirokiniria ajudar o Corinthians que se resolver ser honesto e pagar tudo o que deve certamente estarão jogando a série E em 2028. Isso se não decretaram falência e extinção total do clube antes da divisão ser criada. Triste mas é real 🙄
Apresente está proposta na CBF, junta os patrocinadores para pagar os deslocamentos das equipes, convencer as TVs mostrar a série C,D e E Juntar os empresários divulgar, e a CBF dar dinheiro incentivo aos clubes participantes. Não é fácil pra CBF criar não,
Concordo, achei perfeito esse formato envolvendo mais times, da pra enriquecer ate a copa do Brasil desse jeito, parabéns, tbm tenho uma ideia de copa com 50 selecoes, onde haveria 10 grupos de 5 e com o calendario mantido em 30 dias.
Esse formato ficaria muito mais complicado do jeito que já é, talvez mais emocionante por causa dos payoffs e por isso levaria mais público e ainda teria mais equipes para disputar um nacional, apoio ampliar a quantidade de equipes mas a série D e série E provavelmente teria o mesmo nível por isso apoio aumentar a quantidade de equipes na série D para talvez 160 equipes, 20 grupos de 8, e mais partidas para as equipes menores.
O negócio era a série d 80 clube com 4 grupo de 20 com jogo de cada grupo 19 jogos só é passando 4 de cada grupo ae ia ter oitavas de finais até chega os 4 time serie E não
A quinta divisão podia ser voluntária, uma competição aberta que valessem vagas na Série D e na Copa do Brasil (4 em cada competição, por exemplo) para quem quisesse competir e arcar com todos os custos. Pode acelerar a ascensão nacional de clubes que estão surgindo no cenário local, inclusive. Faria uma chamada pública para as inscrições e daí definiria o formato em comum acordo entre os participantes.
Parabéns pela proposta. Ideia que agrega 20+22+24+80+128 = 274 clubes, bem diferente dos 60 clubes das séries A, B, C somados, pois a Série D nao dá nem pra contar por serem apenas 14 jogos na fase de grupos. Mas ainda assim, eu acho pouco apenas 274 clubes disputarem as 5 principais divisões. Eu tenho uma proposta até bem parecida: Série A - 20 clubes (4 rebaixados) Série B - 22 clubes (4 rebaixados) Série C - 24 clubes em 2 grupos (6 rebaixados) Série D - 80 clubes em 4 grupos (16 rebaixados) Série E - 160 clubes em 8 grupos (40 rebaixados) Série F - ~400 clubes em 20 grupos (última divisão) As fórmulas podem ser todas simples com 20 clubes por grupo, quando possível. Série B em pontos corridos Série C como neste vídeo Considerando essa minha proposta, em 6 divisões temos por volta de 700 clubes dentro da pirâmide. Nas últimas divisões, ou coloca em turno único, ou então, dobra a quantidade de grupos e faça turno e returno. Com playoffs e com as federações estaduais, tomando conta apenas das duas últimas divisões e defendendo o interesse de seus clubes, quando houverem clubes de um único estado em cada grupo ou então clubes de vários estados em um mesmo grupo.
Cara, o melhor pra mim seria a volta do mata-mata nas 3 divisões principais, que daria mais emoção nos acessos, mas gostei da ideia do Play-off pra fugir do rebaixamento, iria introduzir na Série A tbm
A Série E já tinha que ter sido criada há muito tempo, o Brasil é um país com dimensões continental, são muitos clubes e muitos deles ficam sem divisão.
Sinceramente eu gostei do modo que você disse de a série E ter 128 equipes e de dividirem em 16 grupos com 8 equipes, mas pra mim não precisavam jogar contra equipes de outro grupo já que esses times tem uma estrutura muito baixa então pra mim seria muitos jogos pra esses times, mas de resto ficou muito bom.
Minha proposta de calendário para o futebol brasileiro é a seguinte: Pirâmide nacional: Nível 1: Brasileirão série A- 20 clubes- Fevereiro ao inicio de Dezembro, sempre parando em datas FIFA. 38 datas. Caem 3 clubes e não 4. Nível 2: Brasileirão série B- 24 clubes- Fevereiro ao inicio de Dezembro. Sobem os 2 primeiros, do 3º ao 10º jogam-se play-offs para decidir a ultima vaga para série A. Caem 4. 46 rodadas + 6 datas dos play-offs. A série B pode ter mais datas pq os clubes não jogam competições internacionais(Libertadores e sul-americana) Nível 3: Brasileirão série C- 28 classificados de 5 Divisões Regionais no ano anterior + 4 rebaixados da série b no ano anterior= 32 clubes. Em formato de fase de grupos semelhante a libertadores. 3 fases de grupos(32 clubes- 16 clubes- 8 clubes) + final. Sobem os 2 primeiros de cada grupo da 3ª fase de grupos. Importante salientar que os clubes da Série C jogam as Divisões Regionais, pois se não subirem para série B terão que conquistar sua vaga na próxima série C mediante sua respectiva Divisão Regional. Jogada nos meios de semana principalmente, enquanto as Divisões Regionais são jogadas no final de semana. Divisões Regionais: As 5 Divisões Regionais seriam Divisão Rio-São Paulo(SP, RJ), Divisão Sul(RS, PR e SC), Divisão Centro-Oeste(MG, GO, MT, DF, MT, MS, ES), Divisão Nordeste(BA, CE, PE, RN, AL, MA, SE, PB, PI) e Divisão Norte(PA, AM, TO, AC, RR, RO, AP). Classificam para série C do Brasileirão da temporada seguinte, as 3 ligas de melhor coeficiente classificam 6 times, as outras 2 classificam 5 times. Jogadas de Fevereiro ao inicio de Novembro. Cada uma com 18 clubes, turno e returno. Pirâmide regional: Nível A: Torneio Regional série A(8 datas) Seriam Torneio Rio-São Paulo, Copa Sul, Copa Centro-Oeste, Copa do Nordeste e Copa Norte. Seriam jogados na metade do ano. Participam todos os clubes com divisão no Campeonato Brasileiro e que estão na Divisão Regional. Pode ser dividida em séries A1 e A2 caso tenha muitos clubes. Jogadas nas datas fifa de junho em anos de Copa América e Supermudial, e nos anos de Copa do Mundo além de durante as datas FIFA de Junho teria 2 datas durante as semi e final da Copa(quando ha um jogo por dia, por tanto não prejudicaria a transmissão) Nível B:Torneio Regional série B Seriam a série B do Torneio Rio-São Paulo, da Copa Sul, da Copa Centro-Oeste, da Copa do Nordeste e da Copa Norte. Participariam os rebaixados das Divisões Regionais no ano anterior + os classificados das Divisões estaduais no ano anterior, em modelo semelhante a série C do Brasileiro. Divisões estaduais: Cada estado teria sua Divisão Estadual classificatória para série B do Torneio Regional da temporada seguinte. Mínimo de 34 rodadas. Jogadas de Fevereiro ao inicio de Novembro. Pirâmide estadual: Nível A: Campeonato Estadual série A(4 a 8 datas) Seriam jogados no Primeiro semestre. Participam todos os clubes que estão em alguma divisão do Campeonato Brasileiro, na Divisão Regional e na Divisão Estadual. Pode ser dividida em séries A1, A2 e A3, caso tenha muitos clubes. Se não possui clubes em competições internacionais poderá ser jogado em 8 datas, se possuir seria jogado em 4 datas. Jogados nas datas fifa de março em anos de Copa América, Copa do Mundo e Super Mundial. Nível B: Campeonato Estadual série B: Haveria estados que necessitaria uma série B estadual devido a grande quantidade de clubes. Durariam o ano inteiro Divisões Mesorregionais: haveria estados que devido a grande quantidade de clubes não seria encaixado todos os clubes restantes na série B estadual, sendo criadas divisões "mesorregionais" que classificariam para série B do campeonato estadual da temporada seguinte, que seria disputada em formato semelhante a série C do Brasileiro e série B regional. Durariam o ano inteiro. Copa do Brasil(10 datas): seria jogada no Segundo Semestre, pós regionais(Série A). Participam 127 clubes classificados dos regionais e estaduais. 1ª fase: 92 clubes, jogo unico. Jogada na mesma data das semifinais dos regionais. 35 clubes(semifinalistas dos regionais + campeões estaduais de melhor ranking) entram depois. 2ª fase: participam os 46 classificados da fase anterior + 10 clubes dos 35 citados anteriormente. Divida em 2 chaveamentos. O chaveamento A não contaria com equipes em competições internacionais e teria mais datas, tendo 48 equipes que se enfrentariam em 4 fases até que restem 3 equipes classificadas a fase de grupos. O chaveamento A seria jogado na mesma data da final do regionais + em outras 3 datas de competições internacionais preferencialmente. O chaveamento Especial contaria com 8 equipes, estando incluídas equipes que estão em competições internacionais, sendo o restante das 8 equipes completadas por sorteio, e teria apenas uma data, os 4 vencedores avançariam a fase de grupos. O chaveamento especial seria jogado na mesma data da final dos regionais. fase de grupos: estariam classificados os campeões e vice dos regionais + 15 campeões estaduais de melhor ranking + 7 equipes da 2ª fase(3 do chaveamento A e 4 do chaveamento especial). Turno unico, 3 rodadas. Passam 2 em cada grupo. oitavas(ida e volta)- 2 datas quartas(ida e volta) -2 datas semi(ida e volta)- 2 datas final(jogo unico)- 1 data Quem não estiver na Copa do Brasil poderá jogar a Copa Estadual. mais detalhes: ua-cam.com/video/_IGYfepBQv0/v-deo.html
Novo Formato na minha opnião: Série A: Formato padrão, 20 times e 4 rebaixados Série B: Formato Padrão tbm, 20 times e 4 rebaixados Série C: 24 times, 6 Rebaixados e 8 times se enfrentam em grupos de 2 e os dois primeiros colocados de cada grupo vão pra série B Série D: 28 times, 5 rebaixados e os 6 primeiros vão pra série C Série E: 5 grupos de 10 times cada e o primeiro colocado de cada grupo vai pra Série D, e pra decidir o campeão dessa divisão, 4 dos primeiros colocados se enfrentam e o que sobrar enfrenta o quinto time que sobrou em jogos de ida e volta.
Esse tipo de modelo era o que operava no Brasil na década de 80. Nós evoluimos disso daí para o que temos hoje, que é similar as melhores ligas do mundo. Não há motivo para regredir.
A proposta é muito boa, os impecilhos que vejo são apenas o da CBF e a situação financeira de alguns clubes pois muitos desistem de jogar a serie D por não terem fundos para manter o elenco, viagens e etc durante a competição. Na parte de play-offs do rebaixamento acharia mais justo fazer como acontece nos campeonatos alemaes onde 4º colocado da serie B jogaria com o 17º da serie A, mas o modo como foi colocacado aqui no video tbm esta bom deixando o campeonato bastante competitivo. Espero que pelo menos a serie E saia do papel algum dia. Muito bom o vídeo !
Eu colocaria uma serie E e no caso dos estaduais seria assim, os times que ja jogariam as 5 divisoes nao jogaria estadual, que ia ser vir so como uma forma de classificação pra serie E, e o time vencedor de cada estadual ganharia vaga na E
Os estaduais não iriam acabar, continuariam como são hoje. O máximo que seria feito é a necessária redução, para 10 ou 12 datas. Mesmo com mais divisões nacionais, acabar com eles seria o fim pra muitos clubes.
Rapaz, eu faria uma copa do Brasil gigantesca, com os times das séries mais avançadas (A, B, C) entrando aos poucos nas fases mais avançadas, com as primeiras fases regionalizadas Mesmo assim, eu não acabaria com os estaduais, só diminuiria os jogos dos times grandes com calendários maiores
Bom dia. Pra mim deveria manter as divisões num mesmo formato, exemplo a série A. Com séries E e F. Além disso, montar entre os campeões de ambas as séries um torneio na pré temporada (uma copa dos campeões do Brasileiro), até para promover os clubes de menor expressão no cenário nacional (com promoção a uma vaga na Sul-americana).
Gostei mto da ideia desses campeonatos. Acho mega interessante aumentar a série B pra 22 times e a C pra 24 times, só não curti a ideia do playoff, pq não tem cara de futebol nacional. De resto concordo com vc, precisamos colocar mais times em atividade, temos q ter mais jogadores podendo trabalhar. Acrescento a regra q se os times grandes quisessem montar um time de aspirantes poderiam disputar o sub-23 (ou série E) como vc propôs, o famoso time B, poderia fazer, mas limitar, tipo só pode subir até série C no máximo. Ou nem mesmo subir.
Obrigado pelo comentário ❤ Também não sou o maior entusiasta de Play-Offs, trouxe eles como uma arma para combater as manipulações de resultado. Quanto mais jogos valendo alguma coisa, menos ação dos apostadores. Não esqueça de se inscrever no canal ❤
Concordo com a adesão da Série E, porém defendo o seguinte formato: Série A , 20 Times, porém descendo apenas 3; Série B, 20 Times , porém apenas 3 sobem e apenas 2 descem; Série C, manter o atual sistema, porém subiriam apenas campeão e vice no certame final: Séries D & E , mesmo número (64) e sistema subindo e descendo apenas Campeão e Vice. Observação, na Série E, na haveria rebaixamento.
Baita ideia, seria muito bom se fosse colocada em prática, ai deixaria as transmissões para os próprios clubes, assim como já está sendo feito na serie D, seria a da salvação dos clubes menores, tem que envolver mais pessoas influentes para ajudar a tirar do papel.
Darei uma ideia q eu acho boa , fazer da série A , B e C ter 20 clubes com turno e returno ja a série D ter 80 ou 100 clubes com grupos de 20 clubes turno unico onde os 8 primeiros de cada grupo se classificando pata o mata mata com os lideres de caa grupo se classificando uma fase posterior dos de mais e onde os 4 ultimos de cada grupo formaçem um grupo unico de rebaixamento mantendo a pontuação dos clubes e fazendo esse grupo ter turno e returno com os 6 ultimos sendo reibaixados para a 5° divisão, ja na quinta divisão ser 120 clubes com formato igual da 4° divisão com 8 se classificando e tendo um grupo de rebaixamento so que com 4 clubes de cada grupo turno unico com os ultimos 8 colocados sendo rebaixados e substituidos por clubes dos estaduais dos mesmos clubes relegados ja os q nao cairam iram permanecer assim dando muito mais continuidade aos clubes sem tertanta preucupaçao com qualificação para o ano posterior nos estaduais como hj em dia com um total de 280 clubes e rotação de 8 clubes anualmente inves de mais da metade , nao sei se e uma ieia boa mais acho q seria interessante
Eu queria muito ver o joinville de novo em uma divisão nacional e podendo lutar pelo titulo ou acesso, sou nascido lá porém fui embora quando era criança, tenho um carinho pelo clube. Fora os times que a gente tem saudade de ver, ipatinga, portuguesa, são caetano.
Uma das minhas propostas é que nas séries A e B continue igual a mudança é na série C que terá 24 clubes, ida e volta, os 4 primeiros conseguem o acesso e os 4 últimos são rebaixados. A Série D poderia ter 96 clubes, com 8 grupos regionalizados de 12 times com ida e volta. O 1° se classifica direto as oitavas, os 2° ao 4° jogam em 8 grupos de 3 em que o 1° se classifica. Depois temos as oitavas em que o time da repescagem joga com o que já se classificou direto, os semi- finalistas conseguem o acesso. Os dois últimos colocados de cada grupo da primeira fase são rebaixados (16 no total). Na série E poderia ter regionaligas ( que nem na 🇩🇪 ) uma certa quantidade de times por liga regional (50+ times) tendo uma fase de grupos e que o líder e o vice se classifica (10+ times por região) e depois uma outra fase de grupos com a outra região (sul-sudeste + GO e DF ,norte-nordeste + MT e MS) os 8 melhores de cada grupo consegue o acesso e vaga para as oitavas, e depois o Mata-Mata normal A Serie F poderia ser com o resto que não tá D e na E (obs: os 7 piores por região da E da 1° fase são rebaixados) e só com jogadores sub-23, podendo ter times B das primeiras divisões e times só com categoria de base (250+ no total) com ligas interestaduais (AM+AC+RO, MT+MS,GO+DF,CE+PB+RN etc) com a 1° fase a fase interestadual, depois a regional, e os Mata-Matas. O formato pode mudar dependendo da quantidade por grupo interestadual e classificados
Serie F um pouco mais detalhada: Ligas Interestaduais: AC,AM,RO,RR PA,AP,TO MT,MS GO,DF MG,ES PR,SC MA,PI CE,RN,PB PE,AL,SE (Rio Grande do Sul, SP,RJ,BA separadamente) 40 times ou mais por liga 4 grupos de 10+(ida e volta) 1° e 2° se classificam, 3° ao 6° jogam um playoff (com mata- matas e só um vencedor por liga) 39 times no total se classificam + o melhor vice dos playoffs (40). A segunda fase a mesma fase de grupos, 4 grupos, ida e volta, os 6 melhores por grupo se classificam: 24/35 times já consiguiram o acesso. Os 12 vices do playoff e os outros da segunda fase (16)decidem as outras 11 vagas de acesso, com uma partida de mata-mata e uma comparação de campanhas dos 14 times que venceram a tal partida. 5 Grupos de 7 da terceira fase, os dois primeiros colocados e os seis melhores terceiros colocados vão as oitavas, jogando até a final!
Apenas tenha interpretação! "Nem é tão complicado" porém a quantidade de times promovidos por região não vai ser certinho, logo, um time de uma região vai ter que disputar numa outra
A Copa do Brasil teria mais times, tendo fases pré-eliminatorias dos times das divisões regionais até chegar a 128 times: 20 times da série A 20 times da série B Campeão da Série C Campeão da série D Campeão das Séries E e F Times campeões estaduais ou os que não tão nos classificados anteriores que fez a melhor campanha (27) Campeão da Copa Verde e do Nordeste ou que fez a melhor campanha dentre os que não são os anteriores Resto decidido pelo Ranking que será beeeeem maior
Gostei da ideia, mas sou mais radical. Eu faria até série F. Pontos corridos e 20 clubes na série A e B. 48 clubes nas séries C e D com playoffs a partir de 16 de final e chaves estadualizadas ou regionalizadas até às oitavas. Séries E e F estadualizadas até às quartas, com a quantidade que precisar de clubes. Temporada de Fevereiro a Novembro, sem estaduais.
tu podia fazer um video sobre a volta da copa dos campeoes. eu acho que devia ser assim : o futebol brasileiros seria dividido em campeonatos nacionais( (A,B,C,D,E), internacionais,( liberta e sula) e as copas( copa do brasil, copa dos campeoes e as copas regionais) e os estaduais. os estaduais classificariam pras copas regionais, campeao e vice, ou só o campeão dependendo do estado. as copas regionais deviam ser reduzidas a mata-mata, ex: uma mini copa do brasil dentro das regioes, onde os campeões dessas copas regionais se enfrentariam tambem em mata mata dando vaga na libartadores ou sula) que seria a copa dos campeões.
ex: copa verde( norte e Centro oeste),copa do nordeste, copa do sudeste, e copa do sul. os campeoes se enfretam em ida e volta, depois faz uma final dando vaga na sula/libertadores.
Prefiro uma série A,B e C em pontos corridos e uma série D com 40 times e a série E com os atuais 64 igual a série D mas os que passar da 1°fase, permanecer já na série E do ano que vem e ter uma série F regional N,S,Sd,Nd e CO disputando as 32 vagas conforme as definições de suas federações
Em minha visão a série E poderia herdar o formato atual da série D ( Com 64 clubes divididos em 8 grupos de 8 clubes) já a série D poderia utilizar o antigo formato da série C, que durou até 2021 onde eram 2 grupos de 10 clubes cada separados por região. outra idéia de formato para essa nova série E poderia ser o seguinte - Ela poderia contar com 104 clubes divididos em 13 grupos de 8 times cada de maneira aleatória sem ser grupos regionazados o sistema de play offs seria assim - Em cada um dos 8 grupos ocorreriam mais ou menos entre 14 jogos onde só passariam só os primeiros colocados de cada grupo pra proxima faze já do 2° até o 8° disputariam um tipo de mata mata que definiria os outros 4 classificados após isso ocorreria a 1 fase com 52 clubes com 26 partidas depois na 2 fase 26 clubes onde 10 seriam eliminados por via sorteio aí os que não foram sorteados vão para as 8as com 16 clubes, 4as com 8 clubes os chegassem nas semis já se garantiriam na série D
E tão facil resolver, copia algumas coisas da pl, até a quarta divisão seria divisão regulamentadas pela cbf, depois ligas amadoras, onde a 5 divisão seria uma especie de divisão de acesso, 6 divisão com 10 times, de forma regional, algo em torno de 5 ligas, 7 divisão seria regional com 10 tambem, 8 divisão semelhante, assim por diante, como minas e muito grande e sp também podeiram nessas regionais terem mais ligas, assim seriam 8 ou até mais divisões, onde todos jogariam por boa parte do ano, a partir da 4 divisão ter uma copa, que daria vaga pra cbd, estaduais deixariam de existir dando lugar a ligas do estado ou regionais
Melhor simplificar:Série A e B com 20 clubes cada,pontos corridos, turno e returno:38 rodadas; Série C e D com 24 clubes cada, turno único, classificando os 4 primeiros pra semifinal e final. Série E com 80 clubes em 8 chaves de 10 times classificando os 4 primeiros de cada chave para os matas até chegar ao campeão e vice. Copas estaduais para os clubes da 1 e divisão 2 divisões estaduais com turno e returno classificando o campeão e o vice para Serie E do ano seguinte. Rebaixamento dos 3 últimos de cada série. Acesso dos 3 primeiros de cada série.
A simplificação do todo é ainda melhor, concordo contigo. Porém, neste cenário por ti proposto, penso que manter acesso e descenso em 4 clubes ainda seria o ideal, além de alongar um pouco mais o calendário da Série E (no mais, com as fases de ida e volta apenas a partir da terceira etapa, sendo as duas primeiras com divisão por grupos). No mais, ótimo mesmo.
Olha eu realmente entendo a ideia de preencher o calendário de ALGUNS clubes. Pensem comigo, a série D é toda defasada e problemática com clubes desistindo por não ter condições de se manter o ano todo. Eu acho mais fácil investir na Série D fortalecendo as equipes do criar mais uma divisão burocrática.
Melhorar a série D não vai resolver o problema do calendário nacional, óbvio que sim precisa ser melhorado, na realidade não é só necessário a melhoria na última divisão mas sim no próprio sistema de ligas do futebol nacional, a criação de uma quinta divisão é essencial mas se não for bem planejada ou ser feita de qualquer jeito é óbvio que vai complicar ainda mais as coisas
@@zoeirokin96 clubes? Como assim mano, isso é maior que a série D hoje, totalmente inviável mano, a série B possue 20 times assim como na terceira, esses 96 clubes seriam aplicados apenas em uma divisão inferior
@@zoeirokin Primeiro, a série B possue apenas 20 clubes, se fosse aumentar o número de participantes teria que aumentar o número de vagas, o que não é o caso, segundo que essa quantidade de jogos só piora a situação, atualmente na série C os clubes jogam 19 jogos, imaginar o clube jogar apenas 11 partidas, cara isso menos jogos que estadual inteiro, isso não existe, imagina o time sair da série B que possue 38 rodadas pra poder jogar apenas 11 partidas na primeira fase, isso é inviável de tantos níveis, fora o número absurdo de times, 96 é impossível, a CBF jamais aceitaria isso e muito menos os clubes iriam aceitar um torneio desses, série C é a porta de entrada pro segundo escalão, não pode acontecer, a série C poderia ser modificado sim, mas nesse que vc falou é inviável mano
@@zoeirokin Te falar meu nobre, times de terceiro escalão são na maioria das vezes times que já disputaram a série B, por isso seria necessário ou mudar pro sistema de pontos corridos assim como na B ou mudar o formato pra que tenha um bom número de jogos pra times de 3° escalão, meu modelo seria o seguinte, série C com 24 equipes, divididos em dois grupos (de acordo com a localidade mais próxima) iriam se enfrentar em turno e returno, ou seja, 22 partidas no total, aí o iria rolar o mata mata, séria um modelo ótimo, porque meno deixa eu te falar, esse número de equipes só funcionava lá atrás com a série C sabe pq? Pq era a última divisão do nosso país por isso fazia sentido ter essa porrada de time, se fosse lá atrás faria sentido, mas as pessoas ainda sim preferiam que criassem uma série D do que só aumentar o número de participantes, fora que isso não resolve nosso problema da pirâmide do futebol, entende, a CBF e nem os clubes iriam aceitar esse modelo
@@zoeirokin Esse modelo só poderia ser realizado em uma 6 ou 8 divisão nacional, não em uma terceira divisão, o ideal é pontos corridos ou 24 equipes com sistema Misto
A ideia seria muito boa, só que a CBF não oferece condições para uma 5ª Divisão. Se já na 4ª Divisão não existe estrutura, imagina se existisse uma 5ª.
No atual momento eu tenho medo da serie E ainda que as demais divisões tivessem mais times. Pois a fase do meu time, o Brasil de Pelotas, é tão ruim que eu temo que ele caisse para essa série E.
Essas propostas são boas para fomentar a mudança. Essa acabou inchada e com jogos demais o que inviabilizaria financeiramente para organizar mas concordo que precisa inclui mais equipes, inclusive a série A com apenas 20 clubes é muito pouco para um país continental como o nosso. Não curto pontos corridos tbm, um regulamento como o novo da champions ficaria legal para a série A
Na série E, eu faria diferente: os clubes se classificam a partir do estadual do mesmo ano. Não haveria rebaixamento ou "se manter" na série E. Assim acaba com essa maluquice de um time pequeno montar um time muito bom, vai bem no estadual, aí tem q desfazer o time pq não mais calendário. Assim, se vc monta um time bom se mantem jogando. Cada estado tem X vagas para a série E, que serão dadas pela classificação estadual do mesmo ano.
Com os estaduais com 12 datas os campeonatos da serie E poderão ser viáveis e independente do regulamento uma temporada regular com 30 jogos e play-offs com até seis datas eu faria o ------seguinte: -Primeira divisão:20 clubes caem 4 -Segunda divisão:24 clubes 46 datas sobem 4 para a primeira e caem 4 pra a terceira(Com 4 datas a menos nos estaduais isso é possível).2 FASES NOS PLAY-OFFS em ida e volta -Terceira divisão:24 clubes 46 datas sobem 4 para a teceria e caem 6 para a quarta.2 FASES NOS PLAY-OFFS em ida e volta A partir da quinta divisão a quantidade de jogos deve ser um pouco menor para dar tempo das equipes descansarem e treinarem e para terem uma pré-temporada mais longa -Serie D:64 equipes divididas em 4 grupos regionalizados com 16 equipes cada grupo e com 30 rodadas na temporada regular. A primeira colocada de cada grupo sobe e disputam o titulo com semi final e final em ida e volta. As segundas e terceiras colocadas disputam 2 play-offs para ficar com as outras duas vagas. E sobre o rebaixamento não ia ter graça se as 8 ultimas forem rebaixadas pois na vigésima rodada já ia ter um rebaixado. Por isso o que ninguém comentou foi a criação das ligas estaduais onde as campeãs dessas ligas as campeãs dos play-offs e as campeãs dos estaduais se classificam para a serie D sem a necessidade de rebaixamento. -Serie E:A quinta divisão deveria ser disputada a nível estadual onde cada um dos 26 estados e da capital organizam 16 clubes que se enfrentam em 30 rodadas na temporadas regular. Ao final da temporada os primeiros colocados são eleitos campeões e sobem para a serie D. Os segundos colocados se enfrentam em 3 fases de play-offs ficando co as 4 vagas restantes. Os cinco últimos seriam rebaixados Caso tenha ficado alguma duvida, as vagas para a serie D seriam:27 campeões dos campeonatos estaduais, 27 campões das ligas regionais, 4 campões dos play-offs e 6 rebaixados da serie C totalizando 64 equipes. As equipes que disputavam a serie c e que não se classificam disputam a serie E. A CBF também pode estabelecer que cada federação organize pelo menos mais dois níveis na pirâmide do futebol, onde cada vez mais o território é subdividido por 4,por exemplo: Na serie E temos a liga paulista, na F teremos o GRUPO DO INTERIOR o GRUPO DA REGIAO METROPOLITANA o GRUPO DO INTERIOR 2 e o GRUPO DA BAIXADA SANTISTA , na serie G o grupo da REGIAO METROPOLITANA se subdivide em GRUPO DA REGIAO DE OSACO , GRUPO DA REGIAO DO A,B,C PAULISTA, GRUPO DA REGIAO DE GUARULHOS E GRUPO DA CIDADE DE SAO PAULO. e ASSIM ATÉ QUE TODO FUTEBOL DO PAIS SEJA REGIONALIZADO,INCLUINDO NO FUTEBOL FEMININO
Também sou a favor de uma mudança no calendário e adição da série E mas não planejei tudo isso porém a parte de ter uma divisão por região que já é praticado na série D faz sentido eu só pensei, que os regionais fossem transformados em campeonatos de Acesso como é na alemanha
Da proposta apenas a criação da 5ª Divisão achei boa mas o sistema de disputa, está muito complicado em relação a custos e desnecessária, na verdades nessas divisões apenas o acesso é relevante, a formula com tantas fase ficaria inviável.
Obrigado pelo comentário, não esqueça de se inscrever no canal ❤️ A questão é o combate as manipulações. Quanto mais jogos valendo alguma coisa, menos chance dos apostadores darem as caras; por isso tantos Play-Offs.
Sim por divisao regional , estadual , ligas norte, sul etc.. B com 24 C com 20 D com 20 E com 48 E com 48 Subir 4 e cair 4 E a com 2 grupos de 18 ida volta e quadrangular final
A ideia no geral é boa, mas tenho alguns pontos a considerar: - Sem playoffs de acesso ou descenso entre as distintas divisões. Mantendo os últimos colocados rebaixando e os primeiros subindo diretamente é o mais justo, ao meu ver, além de facilitar a compreensão e manter um aspecto positivo da competição; - Quanto ao acesso e descenso: 4 clubes (A para B/B para A/B para C/C para B/C para D/D para C); 8 clubes (D para E/E para D); - Quanto ao total de clubes: 20 (A); 20 (B); 24 (C); 64 (D); 128 (E); - Quanto ao formato: turno e returno direto, em fase única (A, B e C); primeiras duas fases em grupos regionalizados e as fases seguintes em sistema de playoff eliminatório, com partidas em ida e volta (D); primeiras três fases em grupos regionalizados e as fases seguintes em sistema de playoff eliminatório, com partidas em ida e volta (E). Mas é isso, apenas a minha opinião sobre o que foi mostrado no vídeo em si. Tanto que, no que foi citado sobre abaixo da série E, poderia ser mantido sem mudanças.
Eu até apoio a ideia de uma Série E ou até mais séries, porém tem q primeiro resolver os problemas das séries atuais. Por exemplo: até Série A q é a principal do país tem problemas com direitos televisivos, arbitragem, gramados horríveis (problemas ainda mais perceptíveis nas divisões inferiores) Antes de fazer qualquer mudança teria q padronizar todas as divisões, com uniformes padronizados (nome e número), padronizar placares nas transmissões, padronizar os gramados, o tornar melhores com punição aos clubes q n cumprisse as exigências, modernizar e profissionalizar a arbitragem, dentre diversos outros problemas. Porém os principais problemas de todos para a criação de mais divisões são dois: Os gastos imensos com viagens para CBF, mesmo sendo regionalizado a quantidade de jogos é muito grande e a quantidade de datas dos estaduais q prejudicaria muito os clubes. Eu sou completamente a favor de extinguir os estaduais ou só usá-los para vagas na copa do Brasil e fazer uma espécie de Copa da Liga ou Primeira Liga, com certeza valeria mais a pena pros clubes e assim dando espaço no calendário para a criação de novas séries, claro q a quantidade de datas poderia até aumentar, mas pelo menos seria disputando uma copa Nacional e não estadual q a cada ano q passa fica mais varzeano e sem relevância.
GOSTEI MUITO DA TUA IDÉIA,POIS O NOSSO PAÍS ALÉM DE MUITO GRANDE,É DIFERENCIADO. COM TODA ESTA TRISTE SITUAÇÃO DO SUL,VAI TER MUDANÇA DE QUALQUER FORMA,E O CAMINHO PODE PASSAR POR AÍ: TMJS!😉🏃♂️🙏⚽️🤝#éorpdoesporte❤🇧🇷#futeragindocomrpnoyoutube
Não exatamente, isso passaria por uma redução dos estaduais, coisa que eu defendo há muito tempo e logo vou trazer aqui pro canal. Poderia começar no fim de Abril e ir até Novembro, garantindo jogos até Agosto para os times da primeira fase; o que já seria bem razoável.
A serie C devia ser turno e returno de pontos corridos como a serie A e B... séries D e E devem ser regionais primeiras fases devido a logistica e essas duas ultimas divisoes com bem mais times
Disso tudo eu só acharia melhor duas mudanças A série B com 24 times ao invés de 22 E a série C como formato igual ao da serie B apresentada aí Excelente vídeo e um país como o Brasil com mais de 700 clubes profissionais não pode ter apenas 60 clubes com calendário garantido e o resto se matando pra conseguir jogar mais 14 jogos
A 4ª divisão já tem um público bem pequeno(primeiras fases), imagina numa 5ª divisão. Sou a favor de aumentar o numero de participantes da 4ª divisão e grandes clubes do Ranking como por exemplo a Portuguesa, independente da colocação no estadual já tendo vaga garantida, pra assim garantir calendário com jogos. Sei que na Europa tem umas 12 divisões, mas lá não tem estaduais pra ocupar Clubes menores.
Só não entendir por no estado do Maranhão só teria dois representantes na série D já que a federação do Maranhão está na frente de outras federações que estão até com 4 representantes
Legal seria, mas a CBF teria que ajudar nas viagens desses clubes pq tem alguns que desistem da série D por exemplo por não ter dinheiro pra bancar as viagens, mas serie E seria legal,se meu time não tivesse lá claro 👍🤗
Acho que a melhor opção seria um grupo para cada estado na primeira fase da serie D, depois mata mata, ja resolvia, e os estaduais virar copa no formato da copa do brasil
A Série E poderia ser disputada com 128 clubes ou 256 clubes. Com 128 clubes,os clubes seriam divididos em 4 grupos de 32 clubes com os 4 primeiros de cada grupo indo pro mata mata e os 4 últimos de cada grupo sendo rebaixados. Com 256 clubes,os clubes seriam divididos em 16 grupos de 16 clubes com os 4 primeiros de cada grupo indo pro mata mata e os 4 últimos de cada grupo sendo rebaixados
Tem que ter a Série E e todos os clubes da primeira divisão em seus estados sem série jogaria a Série E e poderia ter até a Série F pra times da segunda e terceira divisão regional
Excelente notícia,tinha que ter uns 32 times sendo que primeiro os estados mais próximos após classificação os dois de cada grupo iriam jogar oitavas quartas.semi, final.
Eu como torcedor da Portuguesa de Desportos, sou favoravel a criacao da serie E, na Inglaterra tem 10 divisões nacionais, porque aqui nao pode ter diversas divisões?
Parabéns pelo conteúdo, achei o vídeo bem interativo mas concordo que tenha uma quinta divisão. Playoffs poderia ter mas não sei se desse jeito mas na minha opinião eu acho que seria muito injusto a série C a fase de mata mata ser apenas jogo único. Ter todo um planejamento, jogar 22 vezes, podendo ter 11 viagens quando joga fora (ao não ser que tenha dois times da mesma cidade no grupo), um desgaste de meses para tudo acabar ou seguir em um jogo eu acho injusto. No mínimo ida e volta, pq traz um equilíbrio no confronto.
Cara, nem vou postar os pontos que concordo ou discordo, só quero te parabenizar pela produção do conteúdo. Você incluiu dezenas de escudos que nem o google conhece, distribuiu os times com fundamento lógico, não aleatório. Descobriu equipes do interior de Alagoas que nem eu, enquanto alagoano, conheço. Parabéns, de verdade.
Muito muito obrigado, comentários assim fazem a gente seguir firme no sonho ❤❤
E obrigado também pela contribuição ❤
Ótimo conteúdo bem explicado 🔥
Excelente to contigo ,alias aqui no Brasil deveria ter 7 divisoes igual no reino unido e todos aparecem
É a democratização do futebol brasileiro dando oportunidade para os demais clubes participar e com surgimento de muitos craque de bola por falta de apoio e visibilidade deixam cedo suas carreiras indo para outros "caminhos"...O futebol é uma fonte de geração de renda e oportunidades e ajuda a economia como um todo...boa proposta essa.
Espero que a quinta divisão venha um dia. Ajudaria varios clubes sem calendário
Obrigado pelo comentário ❤❤
Vai vim com certeza, assim como venho a C e D
concordo dms man ajudaria o paraná clube,santo andré, são caetano e outros
Concordo ajudaria muito
Vai ajudar ,muitos jogadores vao pra vitrine ,vai empregar mas jogadores mas patrocinios isso e bom
A idéia é boa, só tenho alguns pontos:
- não gosto de playoffs pra subir ou descer. Acho que quanto mais simples melhor, ainda mais que isso aqui sendo Brasil, vai ter muitas confusões como tentaivas de viradas de mesa e regulamentos malucos.
- qual o sentido de ter uma "série F" sub 23? O time que cairia da E ficaria dependente do sub 23 pro prox ano? Talvez não tenha entendido bem.
Por fim, um grande problema nem é a falta de divisões nacionais, mas a instabilidade da série D.
Criando mais divisões, você só ta jogando o problema pra baixo e aumentando a escada pra um clube emergente.
Antes de criar uma série E, eu faria uma série D estável com parte dos clubes que não subisse, já permanecesse garantido na D pro ano seguinte. Também aumentaria o número de clubes nas séries C e D.
Obrigado pelo comentário, não esqueça de se inscrever no canal ❤️
A questão dos Play-Offs é um combate as manipulações, olhando por cima realmente não é a coisa mais justa. Porém, com eles adotados, teríamos mais jogos disputados, valendo alguma coisa, afastando os apostadores criminosos. No escândalo que teve ano passado, os jogos eram todos de pouco apelo, valendo nada.
No caso da Sub-23, incentivaria esses times a investir mais na base, ao invés de sair contratando apenas veteranos pra ganhar uma mídia relâmpago. Imagine quantos talentos já perdemos pela falta de estrutura e oportunidades em estados mais deficitários...
@@JPSilvino mas o que iria acontecer com um time sub 23 que subisse mas o clube já tem time em outras divisões? Por exemplo, o Flamengo sub 23 "sobe" para a série E sendo que já tem o time na Série A.
Sub-23 é categoria de base, a folha salarial é menor para os clubes e mais saudável financeiramente, que seria um incentivo para participarem das divisões, principalmente auxiliando os custos de viagens. Sobre os play-offs, acho justo, daria mais emoção, igual na Europa e sobre manipulação, acredito que não haveria - isso dependeria da própria CBF combater - sendo outro assunto a ser discutido.
@Lcs546, a ideia de ter outras divisões seria justamente para tirar essa instabilidade do calendário atual, na minha modesta opinião nem mesmo os estaduais deveriam existir. Seriam 10, 12 , 14 datas a mais para poder trabalhar com as divisões inferiores, que , regionalizadas darão ainda mais atratividade ao calendário. Uma "copa da liga" do Brasil, para dar jogo e bilheteria de mata mata .. a gente tá falando de reduzir um início de ano de 14 para 7, 8 datas para os grandes, resolvendo o problema deles e ainda assim não deixando os pequenos durarem 6 meses no ano.
@@humbertomartins1485 da pra tirar a instabilidade sem precisar aumentar.
Como eu disse basta elevando o número de participantes na séries c e d. E na série d, manter uma qtde de clubes já classificados pro ano seguinte dependendo da classificação final.
Depois de fazer isso, aí podemos pensar numa série E regional com os mesmos critérios de manter uma parte já classificada segunda classificação final
Um exemplo claro de varias divisoes é o Paulistao, criou agr A-4, mas 16 times vao jogar, Blz, mas para o novo time, vai demorar +1 ano pra chegar na elite, e por exemplo o Sao Caetano que jogou A-4 e caiu, se fazer um grande projeto, vai demorar 5 anos pra chegar so na 1 divisao do Paulistão
@@zoeirokinCaramba irmão, quase ñ da para lê oque vc escreveu por conta dos erros ortográficos e tu vem dizer que a galera é quem ñ usa o cérebro, se tu ñ concorda com a ideia do vídeo ok agora chamar o cara de "burro" por pensar diferente de vc e foda em,
Mas já que você é contra pois segundo vc essa ideia e de alguém que ñ vive o futebol, fale mais sobre a tua ideia oque você faria para melhorar o calendário desses clubes já que vc vive.
O país deveria ter até a 10ª divisão com 20 equipe por divisão pra não gerar confusão.
Cara que ótima ideia, isso ia ajudar muito os Clubes pequenos com dinheiro e calendário ect, acho que realmente seria muito acirrado
Ideia de mefda
Vc nem sabe o que tafalanfo
Vai falit todo gutebol brasileiro
Iria inclusive ajudar a acolher o Corinthians em 2028 pois se forem honestos e pagarem todas as dívidas certamente estarão tão pobres naquele ano que só terão lugar na série E. Isso se não decretaram antes a falência e extinção total do clube. Triste mas é real.
@@zoeirokiniria ajudar o Corinthians que se resolver ser honesto e pagar tudo o que deve certamente estarão jogando a série E em 2028. Isso se não decretaram falência e extinção total do clube antes da divisão ser criada. Triste mas é real 🙄
Apresente está proposta na CBF, junta os patrocinadores para pagar os deslocamentos das equipes, convencer as TVs mostrar a série C,D e E Juntar os empresários divulgar, e a CBF dar dinheiro incentivo aos clubes participantes. Não é fácil pra CBF criar não,
Antes de vc escreve um comentário vai aprender a escrever 😂😂😂
se a CBF não fosse tão corrupta "a série e do Brasileirão já teria iniciado a muito tempo
Concordo, achei perfeito esse formato envolvendo mais times, da pra enriquecer ate a copa do Brasil desse jeito, parabéns, tbm tenho uma ideia de copa com 50 selecoes, onde haveria 10 grupos de 5 e com o calendario mantido em 30 dias.
O Íbis: bora tentar subir divisão no Pernambucano A1?
Se estivesse na A1, podia ter chegado até na Série D kkkkkk
Ibis tava em qual divisão aí?
Elite 👍
Esse formato ficaria muito mais complicado do jeito que já é, talvez mais emocionante por causa dos payoffs e por isso levaria mais público e ainda teria mais equipes para disputar um nacional, apoio ampliar a quantidade de equipes mas a série D e série E provavelmente teria o mesmo nível por isso apoio aumentar a quantidade de equipes na série D para talvez 160 equipes, 20 grupos de 8, e mais partidas para as equipes menores.
O negócio era a série d 80 clube com 4 grupo de 20 com jogo de cada grupo 19 jogos só é passando 4 de cada grupo ae ia ter oitavas de finais até chega os 4 time serie E não
Acho que a série E nunca vai existir, isso é apenas um sonho
Parabens, simplismente incrivel
Muito obrigado ❤❤
*seria uma boa uma nova divisão,afinal muitos times por ai estão parados e pelo menos estariam se movimentando*
A quinta divisão podia ser voluntária, uma competição aberta que valessem vagas na Série D e na Copa do Brasil (4 em cada competição, por exemplo) para quem quisesse competir e arcar com todos os custos. Pode acelerar a ascensão nacional de clubes que estão surgindo no cenário local, inclusive. Faria uma chamada pública para as inscrições e daí definiria o formato em comum acordo entre os participantes.
Parabéns pela proposta. Ideia que agrega 20+22+24+80+128 = 274 clubes, bem diferente dos 60 clubes das séries A, B, C somados, pois a Série D nao dá nem pra contar por serem apenas 14 jogos na fase de grupos. Mas ainda assim, eu acho pouco apenas 274 clubes disputarem as 5 principais divisões.
Eu tenho uma proposta até bem parecida:
Série A - 20 clubes (4 rebaixados)
Série B - 22 clubes (4 rebaixados)
Série C - 24 clubes em 2 grupos (6 rebaixados)
Série D - 80 clubes em 4 grupos (16 rebaixados)
Série E - 160 clubes em 8 grupos (40 rebaixados)
Série F - ~400 clubes em 20 grupos (última divisão)
As fórmulas podem ser todas simples com 20 clubes por grupo, quando possível.
Série B em pontos corridos
Série C como neste vídeo
Considerando essa minha proposta, em 6 divisões temos por volta de 700 clubes dentro da pirâmide.
Nas últimas divisões, ou coloca em turno único, ou então, dobra a quantidade de grupos e faça turno e returno. Com playoffs e com as federações estaduais, tomando conta apenas das duas últimas divisões e defendendo o interesse de seus clubes, quando houverem clubes de um único estado em cada grupo ou então clubes de vários estados em um mesmo grupo.
Cara, o melhor pra mim seria a volta do mata-mata nas 3 divisões principais, que daria mais emoção nos acessos, mas gostei da ideia do Play-off pra fugir do rebaixamento, iria introduzir na Série A tbm
A Série E já tinha que ter sido criada há muito tempo, o Brasil é um país com dimensões continental, são muitos clubes e muitos deles ficam sem divisão.
Sinceramente eu gostei do modo que você disse de a série E ter 128 equipes e de dividirem em 16 grupos com 8 equipes, mas pra mim não precisavam jogar contra equipes de outro grupo já que esses times tem uma estrutura muito baixa então pra mim seria muitos jogos pra esses times, mas de resto ficou muito bom.
Minha proposta de calendário para o futebol brasileiro é a seguinte:
Pirâmide nacional:
Nível 1: Brasileirão série A- 20 clubes- Fevereiro ao inicio de Dezembro, sempre parando em datas FIFA. 38 datas. Caem 3 clubes e não 4.
Nível 2: Brasileirão série B- 24 clubes- Fevereiro ao inicio de Dezembro. Sobem os 2 primeiros, do 3º ao 10º jogam-se play-offs para decidir a ultima vaga para série A. Caem 4. 46 rodadas + 6 datas dos play-offs. A série B pode ter mais datas pq os clubes não jogam competições internacionais(Libertadores e sul-americana)
Nível 3:
Brasileirão série C- 28 classificados de 5 Divisões Regionais no ano anterior + 4 rebaixados da série b no ano anterior= 32 clubes. Em formato de fase de grupos semelhante a libertadores. 3 fases de grupos(32 clubes- 16 clubes- 8 clubes) + final. Sobem os 2 primeiros de cada grupo da 3ª fase de grupos. Importante salientar que os clubes da Série C jogam as Divisões Regionais, pois se não subirem para série B terão que conquistar sua vaga na próxima série C mediante sua respectiva Divisão Regional. Jogada nos meios de semana principalmente, enquanto as Divisões Regionais são jogadas no final de semana.
Divisões Regionais: As 5 Divisões Regionais seriam Divisão Rio-São Paulo(SP, RJ), Divisão Sul(RS, PR e SC), Divisão Centro-Oeste(MG, GO, MT, DF, MT, MS, ES), Divisão Nordeste(BA, CE, PE, RN, AL, MA, SE, PB, PI) e Divisão Norte(PA, AM, TO, AC, RR, RO, AP). Classificam para série C do Brasileirão da temporada seguinte, as 3 ligas de melhor coeficiente classificam 6 times, as outras 2 classificam 5 times. Jogadas de Fevereiro ao inicio de Novembro. Cada uma com 18 clubes, turno e returno.
Pirâmide regional:
Nível A: Torneio Regional série A(8 datas)
Seriam Torneio Rio-São Paulo, Copa Sul, Copa Centro-Oeste, Copa do Nordeste e Copa Norte. Seriam jogados na metade do ano. Participam todos os clubes com divisão no Campeonato Brasileiro e que estão na Divisão Regional. Pode ser dividida em séries A1 e A2 caso tenha muitos clubes. Jogadas nas datas fifa de junho em anos de Copa América e Supermudial, e nos anos de Copa do Mundo além de durante as datas FIFA de Junho teria 2 datas durante as semi e final da Copa(quando ha um jogo por dia, por tanto não prejudicaria a transmissão)
Nível B:Torneio Regional série B
Seriam a série B do Torneio Rio-São Paulo, da Copa Sul, da Copa Centro-Oeste, da Copa do Nordeste e da Copa Norte. Participariam os rebaixados das Divisões Regionais no ano anterior + os classificados das Divisões estaduais no ano anterior, em modelo semelhante a série C do Brasileiro.
Divisões estaduais: Cada estado teria sua Divisão Estadual classificatória para série B do Torneio Regional da temporada seguinte. Mínimo de 34 rodadas. Jogadas de Fevereiro ao inicio de Novembro.
Pirâmide estadual:
Nível A: Campeonato Estadual série A(4 a 8 datas)
Seriam jogados no Primeiro semestre. Participam todos os clubes que estão em alguma divisão do Campeonato Brasileiro, na Divisão Regional e na Divisão Estadual. Pode ser dividida em séries A1, A2 e A3, caso tenha muitos clubes. Se não possui clubes em competições internacionais poderá ser jogado em 8 datas, se possuir seria jogado em 4 datas. Jogados nas datas fifa de março em anos de Copa América, Copa do Mundo e Super Mundial.
Nível B: Campeonato Estadual série B:
Haveria estados que necessitaria uma série B estadual devido a grande quantidade de clubes. Durariam o ano inteiro
Divisões Mesorregionais: haveria estados que devido a grande quantidade de clubes não seria encaixado todos os clubes restantes na série B estadual, sendo criadas divisões "mesorregionais" que classificariam para série B do campeonato estadual da temporada seguinte, que seria disputada em formato semelhante a série C do Brasileiro e série B regional. Durariam o ano inteiro.
Copa do Brasil(10 datas):
seria jogada no Segundo Semestre, pós regionais(Série A). Participam 127 clubes classificados dos regionais e estaduais.
1ª fase: 92 clubes, jogo unico. Jogada na mesma data das semifinais dos regionais. 35 clubes(semifinalistas dos regionais + campeões estaduais de melhor ranking) entram depois.
2ª fase: participam os 46 classificados da fase anterior + 10 clubes dos 35 citados anteriormente.
Divida em 2 chaveamentos. O chaveamento A não contaria com equipes em competições internacionais e teria mais datas, tendo 48 equipes que se enfrentariam em 4 fases até que restem 3 equipes classificadas a fase de grupos. O chaveamento A seria jogado na mesma data da final do regionais + em outras 3 datas de competições internacionais preferencialmente. O chaveamento Especial contaria com 8 equipes, estando incluídas equipes que estão em competições internacionais, sendo o restante das 8 equipes completadas por sorteio, e teria apenas uma data, os 4 vencedores avançariam a fase de grupos. O chaveamento especial seria jogado na mesma data da final dos regionais.
fase de grupos: estariam classificados os campeões e vice dos regionais + 15 campeões estaduais de melhor ranking + 7 equipes da 2ª fase(3 do chaveamento A e 4 do chaveamento especial). Turno unico, 3 rodadas. Passam 2 em cada grupo.
oitavas(ida e volta)- 2 datas
quartas(ida e volta) -2 datas
semi(ida e volta)- 2 datas
final(jogo unico)- 1 data
Quem não estiver na Copa do Brasil poderá jogar a Copa Estadual.
mais detalhes: ua-cam.com/video/_IGYfepBQv0/v-deo.html
Gostei muito dessa proposta
@@mspinheiro1 obrigado, se quiser ver com mais detalhes clica no link e se puder curtir e comentar pra gerar engajamento agradeço.
Espero que a quinta divisão venha um dia. Ajudaria varios clubes sem divisao
Cara que vídeo bom, sempre fico pensando em como melhorar o BR (gosto de rodar simulações e smp tento algo novo)
Obrigado pelo comentário ❤❤
Nós dois adoramos isso, já tive até perfil dedicado a esse tema.
Vamos torcer que no próximo ano tenha a quinta divisão, ai o meu Paraná, teria calendário nacional.
Obrigado pelo comentário, não esqueça de se inscrever no canal ❤️
Tem que acabar os estaduais ja era perdeu a graça paulista so da palmeiras
Novo Formato na minha opnião:
Série A: Formato padrão, 20 times e 4 rebaixados
Série B: Formato Padrão tbm, 20 times e 4 rebaixados
Série C: 24 times, 6 Rebaixados e 8 times se enfrentam em grupos de 2 e os dois primeiros colocados de cada grupo vão pra série B
Série D: 28 times, 5 rebaixados e os 6 primeiros vão pra série C
Série E: 5 grupos de 10 times cada e o primeiro colocado de cada grupo vai pra Série D, e pra decidir o campeão dessa divisão, 4 dos primeiros colocados se enfrentam e o que sobrar enfrenta o quinto time que sobrou em jogos de ida e volta.
Esse tipo de modelo era o que operava no Brasil na década de 80. Nós evoluimos disso daí para o que temos hoje, que é similar as melhores ligas do mundo. Não há motivo para regredir.
🤣🤣😂😂
Tu vê o sistema atual como evoluído? Kkkk
A proposta é muito boa, os impecilhos que vejo são apenas o da CBF e a situação financeira de alguns clubes pois muitos desistem de jogar a serie D por não terem fundos para manter o elenco, viagens e etc durante a competição. Na parte de play-offs do rebaixamento acharia mais justo fazer como acontece nos campeonatos alemaes onde 4º colocado da serie B jogaria com o 17º da serie A, mas o modo como foi colocacado aqui no video tbm esta bom deixando o campeonato bastante competitivo. Espero que pelo menos a serie E saia do papel algum dia. Muito bom o vídeo !
Eu colocaria uma serie E e no caso dos estaduais seria assim, os times que ja jogariam as 5 divisoes nao jogaria estadual, que ia ser vir so como uma forma de classificação pra serie E, e o time vencedor de cada estadual ganharia vaga na E
Seria importante para diversificar ainda mais nosso futebol
com o fim dos estaduais, como ficaria a qualificação para a Copa do Brasil?
teria um formato novo?
Os estaduais não iriam acabar, continuariam como são hoje. O máximo que seria feito é a necessária redução, para 10 ou 12 datas.
Mesmo com mais divisões nacionais, acabar com eles seria o fim pra muitos clubes.
Rapaz, eu faria uma copa do Brasil gigantesca, com os times das séries mais avançadas (A, B, C) entrando aos poucos nas fases mais avançadas, com as primeiras fases regionalizadas
Mesmo assim, eu não acabaria com os estaduais, só diminuiria os jogos dos times grandes com calendários maiores
Bom dia.
Pra mim deveria manter as divisões num mesmo formato, exemplo a série A. Com séries E e F.
Além disso, montar entre os campeões de ambas as séries um torneio na pré temporada (uma copa dos campeões do Brasileiro), até para promover os clubes de menor expressão no cenário nacional (com promoção a uma vaga na Sul-americana).
E com isso aniquilar os estaduais
Por que você não faz novos tipos de competição
Obrigado pelo comentário, não esqueça de se inscrever no canal ❤
Tem uma playlist no canal com algumas propostas, e no dia 2 tem mais uma.
Ótimo gostei muito que venha forte 💪 😊😊
Seria uma boa ideia, mas acho que a série A com 20 times é pouco.
24 acho que seria o ideal.
Espero que venha essa 5 divisão vai melhorar a qualidade do futebol brasileiro 🙏
Faz um vídeo de uma proposta para todos os clubes brasileiros terem divisões e uma mudança na série a do Brasileirão
O correto é que a 5 e a 6 Divisão deveriam ser das federações a responsabilidade e tentar novos patrocinadores.
Uma boa alternativa, o importante seria custear tudo para os clubes.
Gostei mto da ideia desses campeonatos. Acho mega interessante aumentar a série B pra 22 times e a C pra 24 times, só não curti a ideia do playoff, pq não tem cara de futebol nacional. De resto concordo com vc, precisamos colocar mais times em atividade, temos q ter mais jogadores podendo trabalhar.
Acrescento a regra q se os times grandes quisessem montar um time de aspirantes poderiam disputar o sub-23 (ou série E) como vc propôs, o famoso time B, poderia fazer, mas limitar, tipo só pode subir até série C no máximo. Ou nem mesmo subir.
Obrigado pelo comentário ❤
Também não sou o maior entusiasta de Play-Offs, trouxe eles como uma arma para combater as manipulações de resultado. Quanto mais jogos valendo alguma coisa, menos ação dos apostadores.
Não esqueça de se inscrever no canal ❤
Gostei, muito boa essa proposta.
Que bom seria, se a CBF fizesse algo pra melhorar o futebol brasileiro..
Obrigado pelo comentário; não esqueça de se inscrever no canal ❤️
Concordo com a adesão da Série E, porém defendo o seguinte formato: Série A , 20 Times, porém descendo apenas 3; Série B, 20 Times , porém apenas 3 sobem e apenas 2 descem; Série C, manter o atual sistema, porém subiriam apenas campeão e vice no certame final: Séries D & E , mesmo número (64) e sistema subindo e descendo apenas Campeão e Vice. Observação, na Série E, na haveria rebaixamento.
Obrigado pelo comentário, não esqueça de se inscrever no canal ❤️
Baita ideia, seria muito bom se fosse colocada em prática, ai deixaria as transmissões para os próprios clubes, assim como já está sendo feito na serie D, seria a da salvação dos clubes menores, tem que envolver mais pessoas influentes para ajudar a tirar do papel.
O vídeo da série E alcançou a incrível marca de 30.000 views,o segundo vídeo com mais visualizações no canal, parabéns joão🎉.
❤😊
Deveria ter a 5° divisão mesmo igual na Inglaterra e ser conferência nacional igual a 5° divisão inglesa
Essas muitas fases de ida e volta seriam um estorvo. Tem que pensar em uns mata-matas com jogo único, na casa do melhor colocado.
Obrigado pelo comentário e feedback, não esqueça de se inscrever no canal ❤️
Brasil deveria ter até oitava divisão nacional
Darei uma ideia q eu acho boa , fazer da série A , B e C ter 20 clubes com turno e returno ja a série D ter 80 ou 100 clubes com grupos de 20 clubes turno unico onde os 8 primeiros de cada grupo se classificando pata o mata mata com os lideres de caa grupo se classificando uma fase posterior dos de mais e onde os 4 ultimos de cada grupo formaçem um grupo unico de rebaixamento mantendo a pontuação dos clubes e fazendo esse grupo ter turno e returno com os 6 ultimos sendo reibaixados para a 5° divisão, ja na quinta divisão ser 120 clubes com formato igual da 4° divisão com 8 se classificando e tendo um grupo de rebaixamento so que com 4 clubes de cada grupo turno unico com os ultimos 8 colocados sendo rebaixados e substituidos por clubes dos estaduais dos mesmos clubes relegados ja os q nao cairam iram permanecer assim dando muito mais continuidade aos clubes sem tertanta preucupaçao com qualificação para o ano posterior nos estaduais como hj em dia com um total de 280 clubes e rotação de 8 clubes anualmente inves de mais da metade , nao sei se e uma ieia boa mais acho q seria interessante
Boa tarde galera do Brasil e seria ótimo pra os clubes terem a quinta divisão pois salvatia muitos clubes da falência total
A maioria dos clubes pequenos está falida. Muitos só tem condições de disputar Campeonato regional e olhe lá
Parabéns pela iniciativa. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Eu queria muito ver o joinville de novo em uma divisão nacional e podendo lutar pelo titulo ou acesso, sou nascido lá porém fui embora quando era criança, tenho um carinho pelo clube.
Fora os times que a gente tem saudade de ver, ipatinga, portuguesa, são caetano.
Adoro a ideia de playoff como é na Europa, mais jogos valendo e diminuindo as manipulaçôe de resultado
O BRASIL É UM PAÍS GRANDE, DEVERIA SE CRIAR ESSA QUINTA DIVISÃO,TEM MUITOS CLUBES PARADOS
Uma das minhas propostas é que nas séries A e B continue igual a mudança é na série C que terá 24 clubes, ida e volta, os 4 primeiros conseguem o acesso e os 4 últimos são rebaixados.
A Série D poderia ter 96 clubes, com 8 grupos regionalizados de 12 times com ida e volta. O 1° se classifica direto as oitavas, os 2° ao 4° jogam em 8 grupos de 3 em que o 1° se classifica. Depois temos as oitavas em que o time da repescagem joga com o que já se classificou direto, os semi- finalistas conseguem o acesso. Os dois últimos colocados de cada grupo da primeira fase são rebaixados (16 no total). Na série E poderia ter regionaligas ( que nem na 🇩🇪 ) uma certa quantidade de times por liga regional (50+ times) tendo uma fase de grupos e que o líder e o vice se classifica (10+ times por região) e depois uma outra fase de grupos com a outra região (sul-sudeste + GO e DF ,norte-nordeste + MT e MS) os 8 melhores de cada grupo consegue o acesso e vaga para as oitavas, e depois o Mata-Mata normal
A Serie F poderia ser com o resto que não tá D e na E (obs: os 7 piores por região da E da 1° fase são rebaixados) e só com jogadores sub-23, podendo ter times B das primeiras divisões e times só com categoria de base (250+ no total) com ligas interestaduais (AM+AC+RO, MT+MS,GO+DF,CE+PB+RN etc) com a 1° fase a fase interestadual, depois a regional, e os Mata-Matas. O formato pode mudar dependendo da quantidade por grupo interestadual e classificados
Serie F um pouco mais detalhada:
Ligas Interestaduais:
AC,AM,RO,RR
PA,AP,TO
MT,MS
GO,DF
MG,ES
PR,SC
MA,PI
CE,RN,PB
PE,AL,SE
(Rio Grande do Sul, SP,RJ,BA separadamente)
40 times ou mais por liga
4 grupos de 10+(ida e volta)
1° e 2° se classificam, 3° ao 6° jogam um playoff (com mata- matas e só um vencedor por liga) 39 times no total se classificam + o melhor vice dos playoffs (40). A segunda fase a mesma fase de grupos, 4 grupos, ida e volta, os 6 melhores por grupo se classificam: 24/35 times já consiguiram o acesso. Os 12 vices do playoff e os outros da segunda fase (16)decidem as outras 11 vagas de acesso, com uma partida de mata-mata e uma comparação de campanhas dos 14 times que venceram a tal partida. 5 Grupos de 7 da terceira fase, os dois primeiros colocados e os seis melhores terceiros colocados vão as oitavas, jogando até a final!
Apenas tenha interpretação! "Nem é tão complicado" porém a quantidade de times promovidos por região não vai ser certinho, logo, um time de uma região vai ter que disputar numa outra
A Copa do Brasil teria mais times, tendo fases pré-eliminatorias dos times das divisões regionais até chegar a 128 times:
20 times da série A
20 times da série B
Campeão da Série C
Campeão da série D
Campeão das Séries E e F
Times campeões estaduais ou os que não tão nos classificados anteriores que fez a melhor campanha (27)
Campeão da Copa Verde e do Nordeste ou que fez a melhor campanha dentre os que não são os anteriores
Resto decidido pelo Ranking que será beeeeem maior
Infelizmente, parece que isso nunca vai acontecer com esses palhaços no comando, destruindo o futebol brasileiro
Gostei da ideia, mas sou mais radical. Eu faria até série F. Pontos corridos e 20 clubes na série A e B. 48 clubes nas séries C e D com playoffs a partir de 16 de final e chaves estadualizadas ou regionalizadas até às oitavas. Séries E e F estadualizadas até às quartas, com a quantidade que precisar de clubes. Temporada de Fevereiro a Novembro, sem estaduais.
tu podia fazer um video sobre a volta da copa dos campeoes. eu acho que devia ser assim : o futebol brasileiros seria dividido em campeonatos nacionais( (A,B,C,D,E), internacionais,( liberta e sula) e as copas( copa do brasil, copa dos campeoes e as copas regionais) e os estaduais. os estaduais classificariam pras copas regionais, campeao e vice, ou só o campeão dependendo do estado.
as copas regionais deviam ser reduzidas a mata-mata, ex: uma mini copa do brasil dentro das regioes, onde os campeões dessas copas regionais se enfrentariam tambem em mata mata dando vaga na libartadores ou sula) que seria a copa dos campeões.
ex: copa verde( norte e Centro oeste),copa do nordeste, copa do sudeste, e copa do sul. os campeoes se enfretam em ida e volta, depois faz uma final dando vaga na sula/libertadores.
Prefiro uma série A,B e C em pontos corridos e uma série D com 40 times e a série E com os atuais 64 igual a série D mas os que passar da 1°fase, permanecer já na série E do ano que vem e ter uma série F regional N,S,Sd,Nd e CO disputando as 32 vagas conforme as definições de suas federações
Em minha visão a série E poderia herdar o formato atual da série D ( Com 64 clubes divididos em 8 grupos de 8 clubes) já a série D poderia utilizar o antigo formato da série C, que durou até 2021 onde eram 2 grupos de 10 clubes cada separados por região. outra idéia de formato para essa nova série E poderia ser o seguinte - Ela poderia contar com 104 clubes divididos em 13 grupos de 8 times cada de maneira aleatória sem ser grupos regionazados o sistema de play offs seria assim - Em cada um dos 8 grupos ocorreriam mais ou menos entre 14 jogos onde só passariam só os primeiros colocados de cada grupo pra proxima faze já do 2° até o 8° disputariam um tipo de mata mata que definiria os outros 4 classificados após isso ocorreria a 1 fase com 52 clubes com 26 partidas depois na 2 fase 26 clubes onde 10 seriam eliminados por via sorteio aí os que não foram sorteados vão para as 8as com 16 clubes, 4as com 8 clubes os chegassem nas semis já se garantiriam na série D
Muito bom. Meu Goiânia esporte clube teria calendario
E tão facil resolver, copia algumas coisas da pl, até a quarta divisão seria divisão regulamentadas pela cbf, depois ligas amadoras, onde a 5 divisão seria uma especie de divisão de acesso, 6 divisão com 10 times, de forma regional, algo em torno de 5 ligas, 7 divisão seria regional com 10 tambem, 8 divisão semelhante, assim por diante, como minas e muito grande e sp também podeiram nessas regionais terem mais ligas, assim seriam 8 ou até mais divisões, onde todos jogariam por boa parte do ano, a partir da 4 divisão ter uma copa, que daria vaga pra cbd, estaduais deixariam de existir dando lugar a ligas do estado ou regionais
Melhor simplificar:Série A e B com 20 clubes cada,pontos corridos, turno e returno:38 rodadas; Série C e D com 24 clubes cada, turno único, classificando os 4 primeiros pra semifinal e final. Série E com 80 clubes em 8 chaves de 10 times classificando os 4 primeiros de cada chave para os matas até chegar ao campeão e vice. Copas estaduais para os clubes da 1 e divisão 2 divisões estaduais com turno e returno classificando o campeão e o vice para Serie E do ano seguinte. Rebaixamento dos 3 últimos de cada série. Acesso dos 3 primeiros de cada série.
A simplificação do todo é ainda melhor, concordo contigo.
Porém, neste cenário por ti proposto, penso que manter acesso e descenso em 4 clubes ainda seria o ideal, além de alongar um pouco mais o calendário da Série E (no mais, com as fases de ida e volta apenas a partir da terceira etapa, sendo as duas primeiras com divisão por grupos).
No mais, ótimo mesmo.
DISCORDO! QUEM PAGARIA POR ISSO? OS TIMES DA SÉRIE A?
Olha eu realmente entendo a ideia de preencher o calendário de ALGUNS clubes. Pensem comigo, a série D é toda defasada e problemática com clubes desistindo por não ter condições de se manter o ano todo. Eu acho mais fácil investir na Série D fortalecendo as equipes do criar mais uma divisão burocrática.
Melhorar a série D não vai resolver o problema do calendário nacional, óbvio que sim precisa ser melhorado, na realidade não é só necessário a melhoria na última divisão mas sim no próprio sistema de ligas do futebol nacional, a criação de uma quinta divisão é essencial mas se não for bem planejada ou ser feita de qualquer jeito é óbvio que vai complicar ainda mais as coisas
@@zoeirokin96 clubes? Como assim mano, isso é maior que a série D hoje, totalmente inviável mano, a série B possue 20 times assim como na terceira, esses 96 clubes seriam aplicados apenas em uma divisão inferior
@@zoeirokin Primeiro, a série B possue apenas 20 clubes, se fosse aumentar o número de participantes teria que aumentar o número de vagas, o que não é o caso, segundo que essa quantidade de jogos só piora a situação, atualmente na série C os clubes jogam 19 jogos, imaginar o clube jogar apenas 11 partidas, cara isso menos jogos que estadual inteiro, isso não existe, imagina o time sair da série B que possue 38 rodadas pra poder jogar apenas 11 partidas na primeira fase, isso é inviável de tantos níveis, fora o número absurdo de times, 96 é impossível, a CBF jamais aceitaria isso e muito menos os clubes iriam aceitar um torneio desses, série C é a porta de entrada pro segundo escalão, não pode acontecer, a série C poderia ser modificado sim, mas nesse que vc falou é inviável mano
@@zoeirokin Te falar meu nobre, times de terceiro escalão são na maioria das vezes times que já disputaram a série B, por isso seria necessário ou mudar pro sistema de pontos corridos assim como na B ou mudar o formato pra que tenha um bom número de jogos pra times de 3° escalão, meu modelo seria o seguinte, série C com 24 equipes, divididos em dois grupos (de acordo com a localidade mais próxima) iriam se enfrentar em turno e returno, ou seja, 22 partidas no total, aí o iria rolar o mata mata, séria um modelo ótimo, porque meno deixa eu te falar, esse número de equipes só funcionava lá atrás com a série C sabe pq? Pq era a última divisão do nosso país por isso fazia sentido ter essa porrada de time, se fosse lá atrás faria sentido, mas as pessoas ainda sim preferiam que criassem uma série D do que só aumentar o número de participantes, fora que isso não resolve nosso problema da pirâmide do futebol, entende, a CBF e nem os clubes iriam aceitar esse modelo
@@zoeirokin Esse modelo só poderia ser realizado em uma 6 ou 8 divisão nacional, não em uma terceira divisão, o ideal é pontos corridos ou 24 equipes com sistema Misto
A ideia seria muito boa, só que a CBF não oferece condições para uma 5ª Divisão. Se já na 4ª Divisão não existe estrutura, imagina se existisse uma 5ª.
Essa é uma grande questão, a CBF precisaria dar máximo apoio.
Condição ela tem, falta competência e vontade.
No atual momento eu tenho medo da serie E ainda que as demais divisões tivessem mais times. Pois a fase do meu time, o Brasil de Pelotas, é tão ruim que eu temo que ele caisse para essa série E.
Essas propostas são boas para fomentar a mudança. Essa acabou inchada e com jogos demais o que inviabilizaria financeiramente para organizar mas concordo que precisa inclui mais equipes, inclusive a série A com apenas 20 clubes é muito pouco para um país continental como o nosso. Não curto pontos corridos tbm, um regulamento como o novo da champions ficaria legal para a série A
Na série E, eu faria diferente: os clubes se classificam a partir do estadual do mesmo ano. Não haveria rebaixamento ou "se manter" na série E. Assim acaba com essa maluquice de um time pequeno montar um time muito bom, vai bem no estadual, aí tem q desfazer o time pq não mais calendário. Assim, se vc monta um time bom se mantem jogando.
Cada estado tem X vagas para a série E, que serão dadas pela classificação estadual do mesmo ano.
Leões da fabulosa torcida mais cantante do Brasil
Com os estaduais com 12 datas os campeonatos da serie E poderão ser viáveis e independente do regulamento uma temporada regular com 30 jogos e play-offs com até seis datas eu faria o ------seguinte:
-Primeira divisão:20 clubes caem 4
-Segunda divisão:24 clubes 46 datas sobem 4 para a primeira e caem 4 pra a terceira(Com 4 datas a menos nos estaduais isso é possível).2 FASES NOS PLAY-OFFS em ida e volta
-Terceira divisão:24 clubes 46 datas sobem 4 para a teceria e caem 6 para a quarta.2 FASES NOS PLAY-OFFS em ida e volta
A partir da quinta divisão a quantidade de jogos deve ser um pouco menor para dar tempo das equipes descansarem e treinarem e para terem uma pré-temporada mais longa
-Serie D:64 equipes divididas em 4 grupos regionalizados com 16 equipes cada grupo e com 30 rodadas na temporada regular. A primeira colocada de cada grupo sobe e disputam o titulo com semi final e final em ida e volta. As segundas e terceiras colocadas disputam 2 play-offs para ficar com as outras duas vagas.
E sobre o rebaixamento não ia ter graça se as 8 ultimas forem rebaixadas pois na vigésima rodada já ia ter um rebaixado. Por isso o que ninguém comentou foi a criação das ligas estaduais onde as campeãs dessas ligas as campeãs dos play-offs e as campeãs dos estaduais se classificam para a serie D sem a necessidade de rebaixamento.
-Serie E:A quinta divisão deveria ser disputada a nível estadual onde cada um dos 26 estados e da capital organizam 16 clubes que se enfrentam em 30 rodadas na temporadas regular. Ao final da temporada os primeiros colocados são eleitos campeões e sobem para a serie D. Os segundos colocados se enfrentam em 3 fases de play-offs ficando co as 4 vagas restantes. Os cinco últimos seriam rebaixados
Caso tenha ficado alguma duvida, as vagas para a serie D seriam:27 campeões dos campeonatos estaduais, 27 campões das ligas regionais, 4 campões dos play-offs e 6 rebaixados da serie C totalizando 64 equipes. As equipes que disputavam a serie c e que não se classificam disputam a serie E.
A CBF também pode estabelecer que cada federação organize pelo menos mais dois níveis na pirâmide do futebol, onde cada vez mais o território é subdividido por 4,por exemplo:
Na serie E temos a liga paulista, na F teremos o GRUPO DO INTERIOR o GRUPO DA REGIAO METROPOLITANA o GRUPO DO INTERIOR 2 e o GRUPO DA BAIXADA SANTISTA , na serie G o grupo da REGIAO METROPOLITANA se subdivide em GRUPO DA REGIAO DE OSACO , GRUPO DA REGIAO DO A,B,C PAULISTA, GRUPO DA REGIAO DE GUARULHOS E GRUPO DA CIDADE DE SAO PAULO.
e ASSIM ATÉ QUE TODO FUTEBOL DO PAIS SEJA REGIONALIZADO,INCLUINDO NO FUTEBOL FEMININO
Também sou a favor de uma mudança no calendário e adição da série E mas não planejei tudo isso porém a parte de ter uma divisão por região que já é praticado na série D faz sentido eu só pensei, que os regionais fossem transformados em campeonatos de Acesso como é na alemanha
Sim tendo só os times profissionais dos times antes da série D ou seja Os 4 grandes de SP RJ por exemplo não disputariam
Pra da oportunidade pra times pequenos..boa ideia
Obrigado pelo comentário, não esqueça de se inscrever no canal ❤️
Da proposta apenas a criação da 5ª Divisão achei boa mas o sistema de disputa, está muito complicado em relação a custos e desnecessária, na verdades nessas divisões apenas o acesso é relevante, a formula com tantas fase ficaria inviável.
Obrigado pelo comentário, não esqueça de se inscrever no canal ❤️
A questão é o combate as manipulações. Quanto mais jogos valendo alguma coisa, menos chance dos apostadores darem as caras; por isso tantos Play-Offs.
Sim por divisao regional , estadual , ligas norte, sul etc..
B com 24
C com 20
D com 20
E com 48
E com 48
Subir 4 e cair 4
E a com 2 grupos de 18 ida volta e quadrangular final
Que bom importante muitos clubes grandes voltarao a aparecer e o caso do goitacaz americano e outros
A ideia no geral é boa, mas tenho alguns pontos a considerar:
- Sem playoffs de acesso ou descenso entre as distintas divisões. Mantendo os últimos colocados rebaixando e os primeiros subindo diretamente é o mais justo, ao meu ver, além de facilitar a compreensão e manter um aspecto positivo da competição;
- Quanto ao acesso e descenso: 4 clubes (A para B/B para A/B para C/C para B/C para D/D para C); 8 clubes (D para E/E para D);
- Quanto ao total de clubes: 20 (A); 20 (B); 24 (C); 64 (D); 128 (E);
- Quanto ao formato: turno e returno direto, em fase única (A, B e C); primeiras duas fases em grupos regionalizados e as fases seguintes em sistema de playoff eliminatório, com partidas em ida e volta (D); primeiras três fases em grupos regionalizados e as fases seguintes em sistema de playoff eliminatório, com partidas em ida e volta (E).
Mas é isso, apenas a minha opinião sobre o que foi mostrado no vídeo em si. Tanto que, no que foi citado sobre abaixo da série E, poderia ser mantido sem mudanças.
Obrigado pelo comentário; não esqueça de se inscrever no canal ❤️
Concordo pode colocar serie e ia ser muito bom
Eu até apoio a ideia de uma Série E ou até mais séries, porém tem q primeiro resolver os problemas das séries atuais. Por exemplo: até Série A q é a principal do país tem problemas com direitos televisivos, arbitragem, gramados horríveis (problemas ainda mais perceptíveis nas divisões inferiores) Antes de fazer qualquer mudança teria q padronizar todas as divisões, com uniformes padronizados (nome e número), padronizar placares nas transmissões, padronizar os gramados, o tornar melhores com punição aos clubes q n cumprisse as exigências, modernizar e profissionalizar a arbitragem, dentre diversos outros problemas. Porém os principais problemas de todos para a criação de mais divisões são dois: Os gastos imensos com viagens para CBF, mesmo sendo regionalizado a quantidade de jogos é muito grande e a quantidade de datas dos estaduais q prejudicaria muito os clubes. Eu sou completamente a favor de extinguir os estaduais ou só usá-los para vagas na copa do Brasil e fazer uma espécie de Copa da Liga ou Primeira Liga, com certeza valeria mais a pena pros clubes e assim dando espaço no calendário para a criação de novas séries, claro q a quantidade de datas poderia até aumentar, mas pelo menos seria disputando uma copa Nacional e não estadual q a cada ano q passa fica mais varzeano e sem relevância.
Obrigado pelo comentário, não esqueça de se inscrever no canal ❤️
Seria muito bom, ajudaria as equipes de menores esprecoes.
Mirassol Capital do Mundo na escuta
Eu abri o vídeo achando que era algo oficial 😅 Mas ajudaria demais Estados de pouca expressão, como é o caso aqui do ES
Já passou da hora, já deveria há anos.
GOSTEI MUITO DA TUA IDÉIA,POIS O NOSSO PAÍS ALÉM DE MUITO GRANDE,É DIFERENCIADO. COM TODA ESTA TRISTE SITUAÇÃO DO SUL,VAI TER MUDANÇA DE QUALQUER FORMA,E O CAMINHO PODE PASSAR POR AÍ: TMJS!😉🏃♂️🙏⚽️🤝#éorpdoesporte❤🇧🇷#futeragindocomrpnoyoutube
Quase surtei pensando que na série e o são joseense não ia participar 😂😂😂
Mas como séria os calendários?
Tipo a Série E seria de fevereiro a novembro?
Não exatamente, isso passaria por uma redução dos estaduais, coisa que eu defendo há muito tempo e logo vou trazer aqui pro canal.
Poderia começar no fim de Abril e ir até Novembro, garantindo jogos até Agosto para os times da primeira fase; o que já seria bem razoável.
Mais importante ainda é prestar atenção na premiação das competições da série C para baixo
Por que não leva esses vídeos para CBF
Sem Dúvidas seria Maravilhoso a série ( E ) a Quinta Divisão, e um dos Maiores acontecimentos do Futebol Brasileiro dos últimos 25 à 30 anos 🙂
A serie C devia ser turno e returno de pontos corridos como a serie A e B... séries D e E devem ser regionais primeiras fases devido a logistica e essas duas ultimas divisoes com bem mais times
O problema é que vários clubes não estão nas capitais e deixariam os custos de logística muito altos para a Série C ter turno e returno
Disso tudo eu só acharia melhor duas mudanças
A série B com 24 times ao invés de 22
E a série C como formato igual ao da serie B apresentada aí
Excelente vídeo e um país como o Brasil com mais de 700 clubes profissionais não pode ter apenas 60 clubes com calendário garantido e o resto se matando pra conseguir jogar mais 14 jogos
Muito obrigado, não esqueça de se inscrever no canal ❤️
Boa ideia em ter a quinta divisão deria mais visibilidade e oportunidade para outros times que não disputa um campeonato no resto do ano
A 4ª divisão já tem um público bem pequeno(primeiras fases), imagina numa 5ª divisão. Sou a favor de aumentar o numero de participantes da 4ª divisão e grandes clubes do Ranking como por exemplo a Portuguesa, independente da colocação no estadual já tendo vaga garantida, pra assim garantir calendário com jogos. Sei que na Europa tem umas 12 divisões, mas lá não tem estaduais pra ocupar Clubes menores.
Obrigado pelo comentário, não esqueça de se inscrever no canal ❤️
Só não entendir por no estado do Maranhão só teria dois representantes na série D já que a federação do Maranhão está na frente de outras federações que estão até com 4 representantes
Legal seria, mas a CBF teria que ajudar nas viagens desses clubes pq tem alguns que desistem da série D por exemplo por não ter dinheiro pra bancar as viagens, mas serie E seria legal,se meu time não tivesse lá claro 👍🤗
Obrigado pelo comentário, não esqueça de se inscrever no canal ❤️
A CBF teria de custear tudo, não é mais que obrigação dela.
Ótimo gostei do vídeo.
Acho que a melhor opção seria um grupo para cada estado na primeira fase da serie D, depois mata mata, ja resolvia, e os estaduais virar copa no formato da copa do brasil
Fala João, belo vídeo, é uma proposta bem interessante, eu tb criei a minha e como ela é meio grande, acho q seria legal vc dar uma olhada, Abraços!
A Série E poderia ser disputada com 128 clubes ou 256 clubes.
Com 128 clubes,os clubes seriam divididos em 4 grupos de 32 clubes com os 4 primeiros de cada grupo indo pro mata mata e os 4 últimos de cada grupo sendo rebaixados.
Com 256 clubes,os clubes seriam divididos em 16 grupos de 16 clubes com os 4 primeiros de cada grupo indo pro mata mata e os 4 últimos de cada grupo sendo rebaixados
Obrigado pelo comentário; não esqueça de se inscrever no canal ❤️
muito bom o vídeo :)
Obrigado, não esqueça de se inscrever no canal ❤️
Tem que ter a Série E e todos os clubes da primeira divisão em seus estados sem série jogaria a Série E e poderia ter até a Série F pra times da segunda e terceira divisão regional
Como ficaria as despesas dos clubes, por conta deles ou a CBF ?
Na conta da CBF, obrigação dela custear tudo.
Não esqueça de se inscrever no canal ❤️
Excelente notícia,tinha que ter uns 32 times sendo que primeiro os estados mais próximos após classificação os dois de cada grupo iriam jogar oitavas quartas.semi, final.
Eu como torcedor da Portuguesa de Desportos, sou favoravel a criacao da serie E, na Inglaterra tem 10 divisões nacionais, porque aqui nao pode ter diversas divisões?
Obrigado pelo comentário; não esqueça de se inscrever no canal ❤️
Parabéns pelo conteúdo, achei o vídeo bem interativo mas concordo que tenha uma quinta divisão. Playoffs poderia ter mas não sei se desse jeito mas na minha opinião eu acho que seria muito injusto a série C a fase de mata mata ser apenas jogo único. Ter todo um planejamento, jogar 22 vezes, podendo ter 11 viagens quando joga fora (ao não ser que tenha dois times da mesma cidade no grupo), um desgaste de meses para tudo acabar ou seguir em um jogo eu acho injusto. No mínimo ida e volta, pq traz um equilíbrio no confronto.
Obrigado pelo comentário, não esqueça de se inscrever no canal ❤️
Eu concordo com a criação da Série E, afinal de Contas são inúmeros Clubes Grandes que continuam na "Escuridão"!