Vilela o pastor disse uma coisa que é a realidade. Vc tem dado espaço pra pregação do evangelho no seu programa . Talvez não tenha nem percebido. Isso como cristã me alegra demais. Deus abençoe e seu pai tbm onde ele estiver .
Kkkkk parece tão atual quanto os escritos de Platão. Os religiosos dão autoridade a esse grupo de livros que só conseguiu ser o que é graças a união Igreja-Estado e todo o poder que o cristianismo teve no passado. Mas uma breve análise histórica já é possível concluir que a Bíblia é nada além de um conjunto de livros temporais, cujos ensinos e "profecias" vão se adaptando aqui e ali conforme a necessidade do momento
@@telmafariat Pois é... Sobre o poder do cristianismo, ele existe até hj... Aliás, nenhuma porta do inferno prevalecerá contra a igreja de Cristo... Eu disse igreja, não denominações Abraço
A bíblia é uma realidade que é a palavra de Deus, pois é o livro que foi mais perseguido para ser queimado e exterminado. Mais até hoje está aí pra quem quiser ler. Veja mais um milagre de Deus
A Biblia está muito longe de ser a palavra de DEUS. A palavra de DEUS está muito bem desenhada na natureza. Só não lê quem quer acreditar na Blibia dos homens.
@@telmotarcitani3810isso é o que vc acredita. Tudo bem, vc poder ficar olhando a natureza que Ele fez e que os homens destróem, e ainda, homens “ inteligentes” que tudo é um acaso, simples assim, ou crê ou não crê.
Falando assim nem parece que é uma ferramenta que foi utilizada pra causar apagamento violento de outras culturas 😂😂😂 A escravidão africana, por exemplo, foi da bíblia que foram retirado os nomes que batizaram os escravizados. Sobre ser o livro mais perseguido pra ser queimado eu não sei, mas o mais utilizado pra perseguir e destruir outras culturas com certeza foi kkkkkk
Eu n entendo essa narrativa que vcs cristãos criam de que são os perseguidos da história sendo que na vida real em momentos específicos da história (como o início do cristianismo em Roma) e em certos países islâmicos (que inclusive, perseguem qualquer religião, não necessariamente é apenas o cristianismo que é perseguido) vcs já assumem que são os coitadinhos da história. Olhe pra vida real, saia dessa fantasia e veja que na verdade a sua religião perseguiu, matou, torturou, dizimou povos e populações originárias, escravizou e queimou bruxas na fogueira ao longo de séculos. Isso caracteriza uma religião perseguida, um livro perseguido? Estude a história da sua religião e verá que ela carrega MUITO sangue pelas costas.
Estudando a Patrística , as Tradições Apostólicas, fica claro que a Santa igreja Católica Apostólica Romana é Verdadeiramente a Igreja de Cristo Jesus !! A Eucaristia é verdadeiramente Corpo e Sangue de Jesus Cristo !! Glória a Deus 🙏🙏
Quanta heresia, a icar é uma mescla dos ensinamentos judaicos messiânicos com o paganismo do panteão romano e de outras culturas pagãs como o mitraismo, tanto q a igreja católica é a dita como sendo a autentica religião dos mistérios da babilônia. Pesquise mais sobre o assunto e sobre as profecias apocalipticas, principalmente do livro de Daniel e do livro de Apocalipse. A profecia de chifre pequeno que se manifesta entre os chifres da besta é justamente a igreja católica por meio da história, reconhecida pelo império romano (o quarto animal da profecia de Daniel) como a religião oficial do imperio romano. Vocês confundem o organismo (igreja viva/povo do CRIADOR) com organismo (sinagogas, mesquitas e basilicas que nada são alem de templos de pedra) é a falta da leitura da escritura q acarreta em falas como essa.
A palavra "CATÓLICA", se não me engano é em Latin e significa universal ou seja, para que algo seja "universal" teria que existir em todos os países mais ou menos como a palavra MAMÃE ou a palavra ALLELUIA entende?. Então a igreja romana ela não é católica ou seja universal porque ela não existe em todos os países. No quarto século quando o imperador constantino se "converteu" ele oficializa a religião cristã. em todo o império romano, não em todo o mundo, porque o império romano não dominou o mundo, mas uma parte dele. Sendo assim a igreja católica apostólica romana é simplesmente igreja romana. Não é católica porque não existe em todas as nações e não é apostólica porque não segue a doutrina dos apóstolos. Agora a igreja de Jesus esta sim é universal ou seja católica na raiz da palavra.
@@dailtonvieiradonascimenton8482 quem oficializou o Cristianismo foi o Imperador Teodósio , 40 anos após Constantino . Constantino deu liberdade religiosa aos Cristãos. Existe Igreja Católica no mundo inteiro. Estudando as sagradas escrituras, estudiosos como Scott Hann e Chesterton , entenderam o real plano de Jesus Cristo aqui na terra , e se resume a" Uma Igreja."
Quem veio primeiro os povo judeu pinos católicos?! Hehe voce tem uma religião baseada em outra religião e se diz verdadeira! JESUS ERA JUDEU E veio pra ensinar o judaísmo na prática da forma que os judeus não foram capazes de ensinar nem de fazer a obra de Deus! Desculpa mais seu comentário é muito limitado, talvez pela sua conjectura e mentalidade!
@@Roddysix então leia 'Ortodoxia" - Chesterton e " Todos os caminhos levam a Roma " Scott Hann , também a Didaque , a Septuaginta, Leia e estude João 6- Completo . Do Maná a Eucaristia. O que era restrito a um povo , agora é Universal - Católico - Mundial
Quando você vê que em toda a história tentaram apagar esse livro. Você pensa, ah se é um livro qualquer por qual motivo foi tão perseguido? Tem alguma coisa nesse livro. No mínimo isso.
@@jairo4789 É mais fácil provar a existência de vários personagens bíblicos, do que a existência do Pitágoras, mas ninguém tá quebrando a cabeça com isso kkkkk pode tentar aí pesquisar com historiador pra falar de Pitágoras e até o teorema que tem o nome dele, séculos antes os egípcios já usavam.
@@sharpener357 É verdade. É igual uma pessoa com um carro, o objetivo do carro não é atropelar ninguém, mas na mão de uma pessoa com pretensão ruim faz um estrago.
Acredito em Deus e respeito sim a Bíblia, porém, para formar a bíblia, "humanos" decidiram quais livros entrariam ou não. Acredito que se esses outros livros foram escritos com o Espírito Santo, eles deveriam sim estar disponíveis para a gente ler. Pode ter sido que uma "assembléia" decidiu quais livros iriam compor a bíblia, e que alguns foram retirados por revelar muitas informações das quais eles não conseguiriam manipular a sociedade, fora outros livros que não foram divulgados. Quanto mais a sociedade é ignorante, mais fácil é de manipular e controlar.
A Biblia está muito longe de ser a palavra de DEUS. A palavra de DEUS está muito bem desenhada na natureza. Só não lê quem quer acreditar na Blibia dos homens.
A Biblia está muito longe de ser a palavra de DEUS. A palavra de DEUS está muito bem desenhada na natureza. Só não lê quem quer acreditar na Blibia dos homens.
Não, a Reforma não foi algo tão legal assim, pq houve divisão dos cristãos, algo que claramente desagrada a Deus. O que foi importante e justo foi o que foi trazido à tona, que havia sido enterrado por séculos de catolicismo. O conceito de justificação pela fé sempre esteve na Bíblia. O que Deus fez foi desenterrar essa verdade, e claro, usando a inquietação de Lutero a respeito da salvação, pq antes tinha que pagar indulgências e ser uma boa pessoa, e isso não convencia Lutero. Quanto a pessoa de Lutero, mesmo sabendo da salvação pela fé, de ter finalmente aliviado sua angústia ele ainda mantinha ódio aos judeus( como muitos religiosos da época), povo que vc deve saber, que Deus os tem por Seus. Então, Lutero, creio eu, por meio de seus últimos inscritos, entendeu finalmente a verdade sobre as coisas de Deus, mas o estrago (quanto as divisões) já havia sido feito. Inclusive, essa coisa de igreja Luterana ou isso ou àquilo fazendo referência a Lutero é um erro. A igreja de Cristo é uma só, que são o conjunto de salvos por Ele, fundada entre o século I e II, salvo engano, mas foi no dia de Pentecostes(confira em Atos 2) depois da ressurreição de Cristo que a igreja enquanto “ ajuntamento “ foi formada. E sim, somos salvos pela Graça, que é um favor imerecido, não vêm de nós, pq nada podemos fazer quanto a isso, mas é dom de Deus, por isso se chama Graça.
A reforma de Lutero trouxe muitas divisões. O protestantismo é dividido ,reino dividido não subsiste! Fora que Ele tirou 7 livros considerados canônicos pelo sínodo desdo seculo IV. Muito antes de Martin Lutero existir.
Outro fato histórico, na época de Jesus e dos apóstolos se usava Septuaginta. Será que os judeus (fariseus) do concílio de jamnia tem mais autoridade que Jesus e os apóstolos? Já tanto Jesus nos evangelhos e os apóstolos em suas caras viram várias vezes livros de Macabeus, Tobias, e os demais 5 livros?
Boa tarde. Me mostre uma Bíblia escrita antes da reforma protestante, desde o ano 380/390 quando se tem a primeira Bíblia escrita como nós a conhecemos que tenha apenas 39 livros. Será que os primeiros cristãos defendiam livros apócrifos?
Seria a mesma coisa que pedir pra Igreja católica mostrar algo que ela mesmo escreveu dentro da Bíblia Ou a gente pode falar sobre os 1500 anos sem esses livros na bíblia católica, já que foram adicionados em 1546. Eai, qual assunto vai querer?😊
Como reconciliar a verdade com um reino q em Daniel diz q todaa as coisas ficariam cobertas inclusive mistérios sobre nosso passado e sobre o tempo presente ? E na verdade a separação dos livros foi originalmente feito pelos líderes religiosos romanos, não q eu acredite em todos os livros,mas como explicar o livro siriaco de Daniel onde expõe nosso mundo atual a vários anos atrás onde não se tinha conhecimento do q viria a acontecer no nosso tempo é pelo menos surpreendente e digno de análise
Olha, o que posso te falar é que Deus usou Lutero, a partir de suas inquietações a respeito da salvação. Provavelmente vc já deve ter lido algo sobre ele, então… Deus o mostrou por meio da Sua palavra o que havia sido “enterrado” por séculos de catolicismos, que foi o conceito da justificação pela fé em Jesus. Porém, Lutero não continuou a buscar de Deus o entendimento sobre a palavra, pois em meio a perseguição buscou refúgio aonde não devia. A “descoberta” trouxe a tona muitas verdade Bíblia que provocou, ou melhor, que enfureceu a igreja de Roma, principalmente os papas e padres da época. O impacto foi tão grande para a igreja que podemos ver a proporção que aquilo causou, inclusive, foi necessário, tempos depois um concílio entre os papas da época para “modificar” algumas coisas na doutrina da igreja, pois a época estava havendo um reboliço e uma divisão enorme que hoje podemos contemplar, mas fato é que apesar de seus erros, ele foi um importante homem, no sentido de entender e anunciar a verdade. E claro, junto ainda veio uma imensa divisão do povo de Deus.
@@DanieleSantos-yd6hw Então meu caro, você deve rasgar sua Bíblia, porque segundo sua tese Jesus mentiu, ora Jesus disse: "eis que estarei com vocês todos os dias até o fim dos tempos". Assim, de duas uma, ou Lutero errou ou Jesus mentiu, se mentiu não pode ser Deus, se não é Deus seu sacrifício não valeu.
@@olimpioabreu8459 cara, não entendi o que vc colocou. O qual foi a tese que eu coloquei Jesus como mentiroso, pq me parece que eu estou falando de uma coisa e lá vem vc com outra. Fiquei confusa agora. Eu relatei o que aconteceu. Além do fato histórico, eu afirmei que Deus usou Lutero para trazer à tona o conceito de justificação pela fé que a igreja católica havia enterrado. Qual o problema quanto esse entendimento?! Olha, o que posso te dizer é que eu com esse comentário não estou afirmando que Lutero salvou os cristãos, mas apenas foi usado para despertar uma cristandade que estava mergulhada no bolor do catolicismo. O conceito de justificação pela fé já estava na Bíblia, ele não trouxe nada de “novo”, entende?! E claramente a divisão dos cristãos foi algo que Deus não aprova. Eu não sei se vc compreendeu, mas não creio que devo rasgar a Bíblia simplesmente pq vc não concorda com o que eu comentei, pq apesar de não concordar com a Reforma, eu tenho convicção que Deus trouxe a verdade, e assim como Ele usou Lutero, usou depois outros irmãos para que toda a verdade fosse novamente trazida aos cristãos. Outra coisa, a igreja enquanto ajuntamento foi formada no dia de Pentecostes, depois d muitas perseguições, o cristianismo se tornou a religião oficial em Roma, a igreja (enquanto ajuntamento e não instituição, teve enfim um alívio). Quando a “igreja”se tornou oficial, ela estava dentro dos “padrões” ou das configurações que Deus assim determinou. A ideia inicial de uma só igreja em comunhão era o ideal, pois havia uma só, não havia divisões. Depois das perversões, da introdução de ídolos e tudo o mais, a igreja não era mais, no sentido de comunhão com Deus uma continuidade da primitiva, embora havia cristãos que não apartaram da sua fé, mas muitos se deixaram levar pelas heresias que pouco a pouco foram sendo introduzidas na igreja. Por isso, foi necessário Deus usar alguns homens para trazer o que havia sido esquecido, por causa das heresias.
@@DanieleSantos-yd6hw Meu caro, é simples, se Jesus prometeu estar com a igreja todos os dias até os fins do tempo, está promessa vem desde o início e perdurará até o fim dos tempos. Assim não é crível que Jesus tenha abandonado a igreja e os cristãos por 1500 anos e só tenha voltado com Lutero, já que isto é uma contradição irreconsiliável com a promesda feita por Cristo. Desta forma, vemos que Lutero foi apenas mais um cismáticos, como dezenas de outros que existiram antes dele.l
Eu li o livro de Enoque, e queira ou não é uma leitura sadia que para quem entendimento, chega a ajudar e chamar a atenção quanto as nossas obras e a nossa separação de tantas orgias que há no mundo. Engraçado é que dentro da Igreja numca ví alguém com o livro de Énoque nas mãos lendo ou explicando alguma coisa sobre estes escritos, só dizem que não presta. E não é bem assim. Tenho certeza que tem alguma coisa boa dentro deste compêndio. Os "mestres" da Igreja atuais escondem muita coisa para o povo, porque querem que o povo seja sempre ignorante. quanto ao conhecimento. E tenho certeza sim, que o Enoque o qual o livro se refere é sim o Enoque de Gênesis não sei porque até isso tentam esconder.
Dailton Vieira é isso mesmo você não está equivocado não, tem coelho nesse mato! Li e tenho o livro de Enoque e não consigo ver nada de errado no sentido dele negar as verdades divinas e o caráter de Deus, e realmente as revelações desse livro DENUNCIAM PECADOS E PECADORES QUE ESTÃO HOJE imperando em nosso meio, dá pra entender o porquê deles o demonizarem tanto.🧐🤔
Enoque do Genesis, fala pouco sobre ele , diz que ele foi um homem que andou com Deus é foi arrebatado, depois seu neto Noé fez a arca e veio o dilúvio e só sobrou a família de Noé... Isso é parecido com o que vai acontecer no fim dos tempos . Hj quem anda com Deus ? A igreja , que é a pessoa que Crê em Jesus e na sua palavra , e a igreja vai ser arrebatada . Noé pregou o dilúvio, a igreja prega o fim dos tempos , e quando Jesus voltar só vai ser salvo quem Crer em Jesus esses vão abitar com ele na Terra
O Livro de Enoque é inspirado sim e foi retirado INJUSTAMENTE da bíblia...Por filhos do maligno que queriam que as pessoas não soubessem a total verdade. Simplesmente não há argumentos concretos e que façam sentido para dizer que o Livro de Enoque contradiz a bíblia...Muito pelo contrário,o Livro de Enoque confirma a bíblia e ainda ACRESCENTA mais coisas que AJUDAM a entender a bíblia. Não há nada de errado no livro de Enoque e todos os argumentos contra ele são facilmente refutados.
A mesma coisa é o livro de Jassar, ou o livro dos justos, é citado várias vezes na bíblia, inclusive quando Deus para o Sol e Lua para Josué ganhar a guerra, e nesse mesmo versículo diz: "Não é isso que está escrito no livro dos justos (Jassar)!".
Só uma aula de graça das Sagradas Escrituras para esse teologo. No tempo do sarcedote Esdras a escrituras começou a ser escrita a Lei de Moisés ou pentateuco e tambem uma parte dos profetas anterios e alguns anos mais tarde os judeus terminaram de escrever os profetas posteriores. No ano 250 a.c muitos judeus estavam na grande colonia de Alexandria e os judeus alexandrinos chamaram 72 rabinos para traduzir o Antigo Testamento nessa tradução eles chamam de Septuaginta traduziram o pentateuco e depois os profetas e nessa época tinha alguns livros chamado de livros deuterocanônicos que foram escritos, traduzidos e colocados na Septuaginta. portanto a Septuaginta ou cânon alexandrino estava formada por 46 livros. Os judeus alexandrinos consideravam como canônicos. Os judeus palestinos liam nas sinagogas os livros de Baruc e o Eclesiático era utilizado para a formação de escribas. 1 Macabeus era lido no templo no Chanucá lá em João 10:22 mostra que até Jesus ouviu a leitura de 1 Macabeus. Tobias e Judite era utilizados nos midraxes judaicos. 2 macabeus era lido na alexandria junto com o livro da Sabedoria de Salomão. No tempo de Jesus o Antigo Testamanto ainda não estava fechado na Palestina havia muitas seitas judaicas que discutia sobre os livros Sagrados só um exemplo os saduceus acreditavam só na Lei os fariseus acreditava na Lei os profetas e tinha certeza que os escritos não estavam definidos. Depois da Ressurreição de Jesus havia dois cânon do Antigo Testamento. O cânon hebraico ou Tanak fechado no concilio de Jamnia que era composto por 39 livros. O cânon alexandrino ou Septuaginta fechado antes de Cristo que era composto por 46 livros. Ora a Igreja sempre utilizou a Septuaginta das 350 citações do Novo ao Antigo Testamento 300 são da Septuaginta e o Novo Testamento faz citações aos livros deuterocânonicos. Isso é tudo pessoal. Muito obrigado❤.
Fico doidinha pra saber o que tem lá, escondem da gente muitas coisas importantíssimas e que com certeza os encrencam muito, um desses documentos que eles escondem lá é sobre a GUERRA DOS CEM MIL GIGANTES.🧐
@@beatrizrosadesouzaalves7873 Se você fica doidinha pra saber o que tem lá, é porque você não sabe o que tem lá certo? E como você sabe que tem os documentos da guerra dos mil gigantes, se você não sabe o que tem lá? Fica meio contraditório
Sim. Lutero tirou livros da Bíblia. Os sínodos de Hipona e Cartago, no século IV, definiram o Cânon de 73 livros. Ainda no século IV, em um grande sínodo realizado em Roma, o Papa Dâmaso ratificou o Cânon de Cartago (73 livros). No século VII, um grande Concílio reunido em Trullo confirmou as decisões de Cartago. Os manuscritos latinos da Alta Idade Média traziam esse mesmo cânon. O grande Concílio Ecumênico de Florença, no século XV, em um de seus documentos oficiais, reafirmou o cânon de 73 livros. Esse mesmo cânon aparece na Bíblia de Gutemberg e nas primeiras bíblias impressas. Por fim, reagindo à atitude de Lutero que defendia a exclusão de sete livros do Antigo Testamento e de três livros do Novo Testamento (Tiago, Judas e Apocalipse), o Concílio Ecumênico de Trento teve reafirmar o cânon antigo, de 73 livros. O concílio, aliás, teve que defender energicamente a Carta de Tiago, que Lutero desdenhava chamando de epístola de palha. Um grande abraço!
Verdade mesmo li a Patristica esses 73 livros sempre existiram no Antigo Testamento e foram considerados canônicos no sínodo de hipona e Roma desdo seculo IV ,fora, outros concílios, por que a Bíblia foi montada diante de vários concílios. A Igreja Católica montou a Bíblia realmente. Então que autoridade Martin Lutero teve para tirar os 7 livros ? Não seriam inspirados e canônicos realmente ? Interessante ... Aprendendo mais a respeito. Sou Evangélica Luterana
São falsos, nenhum desses concílios foram ecumênicos, com exceção de Trento, que por curiosidade, foi após a Reforma Protestante. A Igreja, historicamente, nunca entrou em uma certa conclusão se colocavam ou não os deuterocanônicos nas Escrituras; Lutero simplesmente traduziu os que não tinha dúvida que eram inspirados pelo Espírito.
São Paulo cita macabeus A Septuaginta (base do antigo testamento Católico) era usada pelos Apostólo, e igreja veio de jesus e sucetivamente deles, Baruc tbm é um livro muito bom O magistério nao deixariam tal fato acontecer, se não fosse inspirado é muito blá blá O escriba de Jeremias, Baruc e um dos que eu mais gosto
@@gustavosp683 não se sabe a maioria dos autores bíblicos, quem definiu o Canon e quem guardou a palavra foram os católicos através de monastérios de monges copistas e a ordem dos livros através de concílios ecumênicos A bíblia cristã veio do catolicismo o novo testamento por exemplo e um livro Católico, a ordem dos livros, os livros que entraram nele e a junção foi exclusivo da igreja católica Quem decidiu que os evangelhos de Pedro e Thiago não entrariam e entre outros foi o magistério O tanak (base do antigo testamento Protestante) não é completo em historicidade como a tradução dela pro grego (A Septuaginta, base do antigo testamento Católico) tanto é que um pastor pra estudar Teólogia ele estuda é a Septuaginta e não o tanak porque só lá ele acha fatos históricos como a revolta dos macabeus, e tem que estudar os pais da igreja e os Teólogos católicos
Como com qualquer outra obra da Antiguidade não sobreviveu nenhum manuscrito original. E isso não é nenhum problema. A mensagem divina é pra ser divulgada e espalhada por todo o mundo e não restrita a um único original que poderia ser usado como objeto de idolatria.
Eu entendo que os livros de Deus já eram reconhecidos na epoca de Jesus e dos apostolos e os livros de Deus foram escritos originalmente em Hebraico e os livros apocrifos foram escritos originalmente em grego
Eles não tem incongruências ? Então, resolve pra gente pastor, o censo de Quirino no século ll a,c, em que José e Maria tiveram que ir se recensear, por ocasião do nascimento de Jesus, quando os anais da história romana registra que esse censo só ocorreu oito anos depois do tempo relatado pelos evangelhos sinóticos.
Mas que é o homem que podefini o que é santo ou não da Bíblia. Já li apócrifos que relata conteúdo esotérico, como os filhos de Adão e Eva, que mantinha os corpos de seus pais numa caverna, aquecida por tochas e os filhos conversava com eles, pedindo conselhos e eram ouvidos e atendidos.
um monte de equivocos, quem escolheu os livros da biblia foi imperador Constatantino no ano 300 no concilio de Niceia com seus Padres e Bispos de sua confiança. e Criou a igreja Catolica que significa universal em grego, uma igreja para todo o imperio
Olha... Essa explicação dele não condiz com a verdade histórica. Queria ver esse pastor debatendo com Fábio Sabino. Ele iria levar um surra de conteúdo.
O Livro dos Macabeus foi parte da Bíblia durante 1.500 anos, até Lutero se achar o grande sabichão e tira-lo da Bíblia! Mas a Santa Igreja Católica o manteve na Bíblia! E assim manteve a tradição dos Apóstolos e dos primeiros cristãos!
Só lembrando que o concílio farisaico de jamnia usou critérios meramente nacionalistas e ainda rejeitou os 07 livros não por serem apócrifos, mas sim, por conterem ensinamentos que estavam de acordo com o que os primeiros cristãos ensinavam No mais, por coerência, se os protestantes aceitam a autoridade desde concílio, deveriam então rejeitar os evangelhos já que o citado concílio os rejeitou e também rejeitar que Jesus seja o Messias,. fato também rejeitado neste concílio.
tudo que foi escrito pelo homem, duvide, eu acredito num criador e nao ouso nem tentar entende lo como as religioes o faz..sera que deus inspirou por exemplo a criação das igrejas e religioes? que mataram e perseguiram milhares de pessoas em nome de "deus".?
Os tais anos perdidos foi qdo Jesus frequentou uma academia militar pq todo filho de abastado ia para a academia militar. Está respondida com acerto a sua questão
Madalena ? Ou Maria Madalena? Essa mulher era uma Santa , melhor do aqueles homens apóstolos , que só sabia julgar os outros e falar mal dos Malakoi . Só não deixaram ela ser apóstola porque era mulher.
Eu não acredito em nada , se tiver alguma verdade ali , foram homens que fizeram as coisas por interesse deles próprio , o personagem Javé , Have ou Jeová , que seja , nesse eu não acredito , acredito em Deus , mas não nesse personagem da bíblia , sabe porque ? Porque Moisés escreveu pra não trabalhar de sábado e quem não obedecer essa lei terá o sangue derramado ,na bíblia está escrito que jogaram pedras em quem trabalhava no sábado , é "pecado " trabalhar no sábado ? Porque ? Precisa punir jogando pedras ? Isso é coisa de gente ruim Nunca de Deus . Tinha lei pra jogar pedra em mulher ou pra mulher estuprada casar com estuprador e seria morta se não gritasse suficiente , esse livro é misógino, contra mulheres Esse livro é homofóbico , essa violência toda , ódio aos homossexuais, cristãos expulsando filhos homossexuais de casa , vem da bíblia esse ódio todo. E a bíblia também apoia escravidão , o Paulo Tarso esse cara se existiu foi pro inferno , era misógino mandando mulher ser submissa e ficar calada , apoiava a escravidão mandando escravos obedecer os donos e era homofóbicos , falando uma mentira e colocando eles no meio de bêbados , ladrões e tudo tipo de pessoas ruins , e isso era uma mentira , os homossexuais são pessoas boas e vão para o céu sim ! Paulo Tarso era um mentiroso , mentira que os cristãos acreditam até hoje pra ser homofóbico que nem ele Por isso eu não acredito em nada nesse livro. Nem em Jesus Cristo não posso acreditar , os cristãos dizem que pra acreditar em Jesus Cristo, teria que acreditar na bíblia inteira , então prefiro não acreditar em nada.
@@atravessandolimites7325Versículos fora de contexto gera pretexto,poste agora os versículos que provam a sua opinião, tenho certeza que você tirou essa opinião do twitter para bancar de inteligente, mas tem gente mais esperta que você e disposta a te refutar, eu sou uma dessas pessoas
Kkk ,os evangelhos dos apóstolos tem pequenas contradições, mas sao inspirado por por deus ,eu acho isso um falta de carater pra caramba ,o cara sabe a verdade, tem conhecimentos ,mas so pega o q lhe agrada p nao criar confusao com a crença ,os apocrifos sao descartado por que causaria muita confusao com passagens fortes e muitas fabulas .
O Livro de Enoque foi retirado injustamente da bíblia. Ele é inspirado sim e todo o livro confirma o que está na bíblia, não contradiz em nada...E ainda acrescenta mais conhecimentos baseados no que a bíblia diz. Inclusive muitas passagens são extremamente parecidas, o que dá a entender que muitos apóstolos tiraram do Livro de Enoque alguns versículos bíblicos, de tão parecido que é... Simplesmente eles não tem argumentos bons para refutar o Livro de Enoque, pura ladainha tentando refutar o irrefutável.
Você dizer que " não contradiz " e se estamos vendo que contradiz. Javé personagem da bíblia criou isso , aquilo , criou o homem e a mulher , criou não sei quê ! E lá pro sexto dia criou o homem de novo ? E criou a mulher de novo ? Os 10 mandamentos de Moisés diz pra não matar e depois que é pra matar quem trabalha no sábado Paulo Tarso diz : não faça obras Tiago diz : a fé é morta se não fizer obras A bíblia prega pra mulher ser submissa , pregam ódio as pessoas que nascem homossexuais E Jesus Cristo diz : amar ao próximo Cristãos quando descobrem que tem filho gay , xinga , agride , expulsa de casa , obriga ele a ser torturado com a mentira da "cura gay" , passa a ter ódio dos filhos em nome da bíblia , irritam os filhos com homofobia E na bíblia diz : Pais amem os seus filhos e não os irrite-os A bíblia é contraditória sim !
@@atravessandolimites7325 Que desastre seu comentário meu amigo. Além de não entender nada do que eu disse, só falou coisas errôneas. Eu quis dizer que o LIVRO DE ENOQUE não contradiz a bíblia, ou seja, que o Livro de Enoque confirma a bíblia. Nenhum momento eu entrei no debate da bíblia se contradizer ou não, você interpretou meu comentário de maneira completamente equivocada. Mas já que você entrou nesse assunto, essa supostas contradições são apenas más interpretações de sua parte. A bíblia não prega ódio a quem nasce homossexual, a bíblia diz que o HOMOSSEXUALISMO é errado e é um pecado, em nenhum versículo é dito que se deve odiar um homossexual...Pelo contrário, sempre é dito para não gostar do pecado e amar as pessoas. Há a separação das duas coisas. E o fato de cristãos terem essas atitudes erradas, não significa que a bíblia se contradiz... Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Se eles fazem isso de agredir, xingar e etc, estão cometendo um pecado, já que na bíblia nunca diz que isso é o correto. Se um cristão faz isso, então ele não está cumprindo a bíblia corretamente, simples. A submissão da mulher na bíblia não é o tipo de submissão que entendemos hoje. Submissão bíblica é completamente diferente da submissão do jeito que entendemos hoje. Além de que lá diz que a mulher deve ser submissa se o Homem amar ela como Cristo amou a igreja...Cristo literalmente morreu pela igreja. Ou seja, o homem deve estar disposto até a morrer pela sua esposa, a mulher deve ser submissa a um homem verdadeiramente cristão, e não ao Zezinho da esquina qualquer.
Invenção da escrita foi na Idade do Bronze na Sumeria (se n me engano), e Enoque de Gênesis viveu, segundo os historiadores, na Idade da Pedra. Então é outro Enoque ou alguém querendo se passar por Enoque.
Então Paulo usava os apoclifos kkkk pq ele usou a Septuaginta e ainda falou que todos os livros dela eram inspirados, inclusive tem várias cotações no novo testamento kk piada
Ele não disse que os Apóstolos usavam a Septuaginta,( versão grega), que tem os deutero canônicos, macabeus é um deles, e que dos 352 comentários na bíblia sobre o antigo testamento +- 300 faz referencia a Septuaginta. Sempre dizendo meias verdades!!
A Biblia está muito longe de ser a palavra de DEUS. A palavra de DEUS está muito bem desenhada na natureza. Só não lê quem quer acreditar na Blibia dos homens.
por que estou lendo a biblia agora, tem coisas que nao faem sentido, deus fala que nunca mais vai acabr com o mundo e nunca mais vai deixa o ser humano viver muito nao mais que 120 anos. ai tem partes que fala que Abrao viveo 400 anos, fiulhos de Abrao viveram 800 anos pq no genesis diz uma coisa e mais pra freten diz outra, pq em apocelipese o mundo vaia acabar se Deus falou que nunca amis iria fazer isso la em Noe ele diz nunca mais fazer isso com o mundo.
Vamos por partes: 1 - Deus não vai mais acabar com o mundo POR MEIO de um Dilúvio. 2- os 120 não eram o período máximo da vida dos indivíduos mas sim o prazo máximo que Deus deu à humanidade até o Dilúvio acontecer.
Quem organizou a bíblia foi a igreja católica, quem instituiu os Sacramentos foi a igreja católica, só na igreja católica tem sucessao Apostólica, a igreja católica e o corpo de Cristo Por isso nós acreditamos na tradição, no magistério e na escritura Os Protestantes estudam so a metade dos fatos...
Engraçado né, Jesus é judeu e a própria igreja católica, que diz seguir a doutrina de Cristo assassinou milhares de judeus durante as cruzadas. Até a religião islâmica foi mais decente do que o catolicismo romano. Apoc. 18 fala sobre os negócios do catolicismo que inclui as almas humanas. Grande é a dívida dela diante de Deus.
cara deus parece alguem sequestrando um carro chega aponta uma arma na tua cabeça e fala tu tem duas escolha ir pra onde eu quero ou vai pro inferno. Mateus 25:46 diz basicamente que quem n obedecer deus vai para o castigo eterno (inferno) soq né ele quer q nos va pro ceu pra adorar ele "Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto" (Mateus 4:10). se deus existe ele é narcizista usou o poder dele so pra criar seres e coisas para servir ele e quando n aceitam as suas condições ele simplesmente joga no abismo para sempre fd que td mundo é burro e n percebe iss kkkkkkkkkkk
Mas e o amor do Criador para com a criação, e os milhares de pecados e maldades que foram perdoados e a redenção que o criador sempre oferece mesmo não sendo dignos, isso vc n vê né.. Toda a desobediencia e maldade cometida pelo ser humano, toda injustiça tem q passar impunes? Vc n conhece 1% da escritura, provou isso com esse seu comentário, q aliás só pode ter sido inspirado pelo opositor, pq até a ignorancia tem limites.
@@felipedias4961 Sim mas é tudo culpa dele ele que nos criou com defeito. Ignoriancia é achar so porque discordo eu n sou conhecedor da palavra, se eu discordo pode ter certeza que tenho embasamento para poder afirmar oq digo com confiquição e se vc quer me provar o contrario mostre fatos, n palavras em vão. Eu n vou ser do lado de um deus que não nos da liberdade e usa o livre-arbítrio para mascarar isso. Tenha um ótimo dia.
@@tkzmage Errado, o ser humano foi criado sem defeitos, num corpo incorruptível e em estado de imortalidade, foi a queda do homem por meio do pecado e a desobediencia ao CRIADOR que nos trouxe pra esse reino caido, para perecermos por causa exclusivamente NOSSA. Mas o ELE é tão bom que nos oferece, mesmo q sem merecermos a volta ao estado puro de onde nos encontravamos antes da queda, por meio do sacrificio do proprio Messias, um ser divino que abandonou o estado espiritual soberano pra encarnar num corpo humano e ser assassinado da maneira mais brutal apenas como sacrificio para pagar nossos pecados. E esse mesmo ser o SALVADOR resume toda a lei do PAI ETERNO em 2 mandamentos: Amar ao CRIADOR sobre todas as coisas e amar ao próximo como a si mesmo.
@@felipedias4961 Cara primeiramente pela palavra o humano so era imortal por causa do seu relacionamento com deus, deus quando nos criou nos concedeu esse dom, com tanto que nos vivêssemos em plena comunhão com ele, nunca foi um dom inerente. Segundamente os mandamentos são 10. Terceiramente se deus existir nos fim dos tempos eu perceberei que estava errado mas por enquanto palavras bonita nenhuma vai fazer com que eu acredite em um deus invisível, do imposivel que ngm ve e nem sente, que faz milagres mas nunca vi tetraplegico algum sair caminhando de uma igreja nem um cego ver nenhum um mudo cantar em seu nome. Se ele existisse isso aconteceria com frequencia, mas oque vemos na internet pastores ensinando a como falar linguas estranhas, um monte de pessoas fingindo posseção, fingindo ser curada de vícios e mais um monte de babozeira. Se ele existe então todas as igrejas existentes não tem pastores de verdade ngm altuamente esta la de verdade em comunhão com deus, so fingem estar para ganhar dinheiro e prestigio. E ultimo eu n sou contra religião, mas entendo que pra algumas pessoas esse é o unico sentido da vida, viver certo para que quando morrer ir para um lugar melhor, isso ajuda a td n virar um anarquia.
''inspirada por Deus; palavra de Deus'', mal sabem que tudo que está escrito são cópias, de cópias, de mais cópias, e que as primeiras cópias surgiram 50 anos depois do original, E que não possuímos (ambos). São palavras adúlteras, que representam ideias humanísticas.
@@danielpereiradossantos798 na verdade sem tem alguém que mente é você e só não mente, como demonstra falta de conhecimento histórico. Ora já no século III ou IV a bíblia já havia sido traduzida para o armênio, também no século IV foi traduzida para o copta, para o siríaco, também para o latim. Também antes do ano mil, para o arabe, para o eslavo, para polonês, italiano, francês, inglês, português e espanhol e alemão. Estude mais.
@@olimpioabreu8459 você mente, as causa absolutamente historica da reforma de lutero, quando Gutenberg inventou à impresa, e lutero pode traduzir à biblia do latim para o alemão, e tornou a biblia publica para todos lerem.
@@atravessandolimites7325 Ele ressuscitou e o corpo de Cristo está com ele transformado. Veremos Cristo na sua volta. Eu não preciso de ver o corpo dele para saber que ele está vivo.
3 місяці тому
Um ser dito imutável mudou em relação a escravidão e apedrejamento para adultério? Só na GiBíblia.
Deus nunca foi a favor da escravidão. Esse sistema econômico já existia há séculos quando a Lei Mosaica foi dada. Tanto a escravidão quanto a poligamia, por exemplo, já existiam por muito tempo e estavam enraizadas na sociedade daquele tempo. A Lei Mosaica apenas regulamentou como seria a escravidão entre os hebreus que não era baseada no fator racial como consideramos por base na escravidão que houve nas Américas. O escravo hebreu se equiparava a um servo, com direitos. Muito diferente da escravidão de povos vizinhos a Israel. Deus nunca muda, a essência dele é a mesma. Mas suas interações com os humanos podem mudar sim. O apedrejamento para adúlteros fazia parte do pacto entre Deus e os hebreus. E esse pacto não era por tempo indefinido. A Lei possuía caráter disciplinar e pedagógico mas com o advento do Cristianismo a Lei não seria mais necessária.
Vilela o pastor disse uma coisa que é a realidade. Vc tem dado espaço pra pregação do evangelho no seu programa . Talvez não tenha nem percebido. Isso como cristã me alegra demais. Deus abençoe e seu pai tbm onde ele estiver .
Esse é um dos melhores convidados do Inteligência, Lamartine tem muito conhecimento teológico.
Falou muita groselha
@@alfazero9671 com essa gíria tosca, só pode ser paulista
@@alfazero9671 ele falou realmente muita M.
Só enrola os que não tem o mínimo de conhecimento.
Também amo ele e o Rodrigo Silva
Lamartine posella,esse eu tiro meu chapéu! Parabéns a inteligência Ltda por dar espaço a esse grande homem de DEUS
Essa dupla é muito boa 😮
Por mais que as pessoas digam que a bíblia, e o livro antigo mais a bíblia e mais atual do jornal de hoje
Kkkkk parece tão atual quanto os escritos de Platão. Os religiosos dão autoridade a esse grupo de livros que só conseguiu ser o que é graças a união Igreja-Estado e todo o poder que o cristianismo teve no passado. Mas uma breve análise histórica já é possível concluir que a Bíblia é nada além de um conjunto de livros temporais, cujos ensinos e "profecias" vão se adaptando aqui e ali conforme a necessidade do momento
Primeiro n comparar com esses filófos e outra a bíblia me alertou de pessoas que nem vc que zombar do evangelho
@@telmafariat Vc tem muito o que aprender
@@Sabiorefutador , ah tenho mesmo, mas tive que desaprender muita coisa tb. Muita bobagem religiosa aprendida ao longo da vida
@@telmafariat Pois é...
Sobre o poder do cristianismo, ele existe até hj...
Aliás, nenhuma porta do inferno prevalecerá contra a igreja de Cristo...
Eu disse igreja, não denominações
Abraço
Eu amo os ensinamentos do Pastor Lamartine ❤🙌🙏
Fantástico seu programa, aprendo muito!!
A bíblia não é um livro antigo e nem novo; é um livro ETERNO e CELESTIAL.
A bíblia não é um livro... Ela é um conjunto de livros, de diferentes autores, diferentes épocas e varias contradições.
A bíblia é uma realidade que é a palavra de Deus, pois é o livro que foi mais perseguido para ser queimado e exterminado. Mais até hoje está aí pra quem quiser ler. Veja mais um milagre de Deus
A Biblia está muito longe de ser a palavra de DEUS. A palavra de DEUS está muito bem desenhada na natureza. Só não lê quem quer acreditar na Blibia dos homens.
@@telmotarcitani3810isso é o que vc acredita. Tudo bem, vc poder ficar olhando a natureza que Ele fez e que os homens destróem, e ainda, homens “ inteligentes” que tudo é um acaso, simples assim, ou crê ou não crê.
Falando assim nem parece que é uma ferramenta que foi utilizada pra causar apagamento violento de outras culturas 😂😂😂
A escravidão africana, por exemplo, foi da bíblia que foram retirado os nomes que batizaram os escravizados.
Sobre ser o livro mais perseguido pra ser queimado eu não sei, mas o mais utilizado pra perseguir e destruir outras culturas com certeza foi kkkkkk
Eu n entendo essa narrativa que vcs cristãos criam de que são os perseguidos da história sendo que na vida real em momentos específicos da história (como o início do cristianismo em Roma) e em certos países islâmicos (que inclusive, perseguem qualquer religião, não necessariamente é apenas o cristianismo que é perseguido) vcs já assumem que são os coitadinhos da história.
Olhe pra vida real, saia dessa fantasia e veja que na verdade a sua religião perseguiu, matou, torturou, dizimou povos e populações originárias, escravizou e queimou bruxas na fogueira ao longo de séculos. Isso caracteriza uma religião perseguida, um livro perseguido? Estude a história da sua religião e verá que ela carrega MUITO sangue pelas costas.
glória a Deus
amém Jesus
Ótima explicação.
Maravilhoso 👏👏👏
Explicou bem.
Gosto desse Lamartine.
Estudando a Patrística , as Tradições Apostólicas, fica claro que a Santa igreja Católica Apostólica Romana é Verdadeiramente a Igreja de Cristo Jesus !! A Eucaristia é verdadeiramente Corpo e Sangue de Jesus Cristo !! Glória a Deus 🙏🙏
Quanta heresia, a icar é uma mescla dos ensinamentos judaicos messiânicos com o paganismo do panteão romano e de outras culturas pagãs como o mitraismo, tanto q a igreja católica é a dita como sendo a autentica religião dos mistérios da babilônia. Pesquise mais sobre o assunto e sobre as profecias apocalipticas, principalmente do livro de Daniel e do livro de Apocalipse. A profecia de chifre pequeno que se manifesta entre os chifres da besta é justamente a igreja católica por meio da história, reconhecida pelo império romano (o quarto animal da profecia de Daniel) como a religião oficial do imperio romano.
Vocês confundem o organismo (igreja viva/povo do CRIADOR) com organismo (sinagogas, mesquitas e basilicas que nada são alem de templos de pedra) é a falta da leitura da escritura q acarreta em falas como essa.
A palavra "CATÓLICA", se não me engano é em Latin e significa universal
ou seja, para que algo seja "universal" teria que existir em todos os países mais ou menos como a palavra MAMÃE ou a palavra ALLELUIA entende?. Então a igreja romana ela não é católica ou seja universal porque ela não existe em todos os países. No quarto século quando o imperador constantino se "converteu" ele oficializa a religião cristã. em todo o império romano, não em todo o mundo, porque o império romano não dominou o mundo, mas uma parte dele. Sendo assim a igreja católica apostólica romana é simplesmente igreja romana. Não é católica porque não existe em todas as nações e não é apostólica porque não segue a doutrina dos apóstolos. Agora a igreja de Jesus esta sim é universal ou seja católica na raiz da palavra.
@@dailtonvieiradonascimenton8482 quem oficializou o Cristianismo foi o Imperador Teodósio , 40 anos após Constantino . Constantino deu liberdade religiosa aos Cristãos. Existe Igreja Católica no mundo inteiro. Estudando as sagradas escrituras, estudiosos como Scott Hann e Chesterton , entenderam o real plano de Jesus Cristo aqui na terra , e se resume a" Uma Igreja."
Quem veio primeiro os povo judeu pinos católicos?! Hehe voce tem uma religião baseada em outra religião e se diz verdadeira! JESUS ERA JUDEU E veio pra ensinar o judaísmo na prática da forma que os judeus não foram capazes de ensinar nem de fazer a obra de Deus! Desculpa mais seu comentário é muito limitado, talvez pela sua conjectura e mentalidade!
@@Roddysix então leia 'Ortodoxia" - Chesterton e " Todos os caminhos levam a Roma " Scott Hann , também a Didaque , a Septuaginta, Leia e estude João 6- Completo . Do Maná a Eucaristia. O que era restrito a um povo , agora é Universal - Católico - Mundial
Quando você vê que em toda a história tentaram apagar esse livro. Você pensa, ah se é um livro qualquer por qual motivo foi tão perseguido? Tem alguma coisa nesse livro. No mínimo isso.
Quem mais perseguiu a sociedade através desse livros, foram e são religiosos de raízes Abraamicas. Aliás Abraão nunca existiu.
É um livro poderoso pro bem e pro mal, independente de ser histórico ou fictício
@@jairo4789 É mais fácil provar a existência de vários personagens bíblicos, do que a existência do Pitágoras, mas ninguém tá quebrando a cabeça com isso kkkkk pode tentar aí pesquisar com historiador pra falar de Pitágoras e até o teorema que tem o nome dele, séculos antes os egípcios já usavam.
@@sharpener357 É verdade. É igual uma pessoa com um carro, o objetivo do carro não é atropelar ninguém, mas na mão de uma pessoa com pretensão ruim faz um estrago.
O mais legal é ser o tanto de analfabeto teológicos dando seus achismo.
Acredito em Deus e respeito sim a Bíblia, porém, para formar a bíblia, "humanos" decidiram quais livros entrariam ou não. Acredito que se esses outros livros foram escritos com o Espírito Santo, eles deveriam sim estar disponíveis para a gente ler. Pode ter sido que uma "assembléia" decidiu quais livros iriam compor a bíblia, e que alguns foram retirados por revelar muitas informações das quais eles não conseguiriam manipular a sociedade, fora outros livros que não foram divulgados. Quanto mais a sociedade é ignorante, mais fácil é de manipular e controlar.
A Biblia está muito longe de ser a palavra de DEUS. A palavra de DEUS está muito bem desenhada na natureza. Só não lê quem quer acreditar na Blibia dos homens.
@@telmotarcitani3810Que disparate irmão.
@@telmotarcitani3810 não sabe o que é Espírito Santo 😮😮 ou é ateu mesmo
@@telmotarcitani3810cara vc usou droga antes de escrever essa asneira?
Uma dica entrevista o Horácio Frazao e o Laercio Fonseca adoraria
O homem é quem decide o que é divino ou não? Mas o homem tem essa capacidade?
A reforma de lutera da igreja foi justa, somos salvos pela graça.
A Biblia está muito longe de ser a palavra de DEUS. A palavra de DEUS está muito bem desenhada na natureza. Só não lê quem quer acreditar na Blibia dos homens.
Não, a Reforma não foi algo tão legal assim, pq houve divisão dos cristãos, algo que claramente desagrada a Deus. O que foi importante e justo foi o que foi trazido à tona, que havia sido enterrado por séculos de catolicismo. O conceito de justificação pela fé sempre esteve na Bíblia. O que Deus fez foi desenterrar essa verdade, e claro, usando a inquietação de Lutero a respeito da salvação, pq antes tinha que pagar indulgências e ser uma boa pessoa, e isso não convencia Lutero. Quanto a pessoa de Lutero, mesmo sabendo da salvação pela fé, de ter finalmente aliviado sua angústia ele ainda mantinha ódio aos judeus( como muitos religiosos da época), povo que vc deve saber, que Deus os tem por Seus. Então, Lutero, creio eu, por meio de seus últimos inscritos, entendeu finalmente a verdade sobre as coisas de Deus, mas o estrago (quanto as divisões) já havia sido feito. Inclusive, essa coisa de igreja Luterana ou isso ou àquilo fazendo referência a Lutero é um erro. A igreja de Cristo é uma só, que são o conjunto de salvos por Ele, fundada entre o século I e II, salvo engano, mas foi no dia de Pentecostes(confira em Atos 2) depois da ressurreição de Cristo que a igreja enquanto “ ajuntamento “ foi formada. E sim, somos salvos pela Graça, que é um favor imerecido, não vêm de nós, pq nada podemos fazer quanto a isso, mas é dom de Deus, por isso se chama Graça.
A reforma de Lutero trouxe muitas divisões.
O protestantismo é dividido ,reino dividido não subsiste!
Fora que Ele tirou 7 livros considerados canônicos pelo sínodo desdo seculo IV.
Muito antes de Martin Lutero existir.
Outro fato histórico, na época de Jesus e dos apóstolos se usava Septuaginta. Será que os judeus (fariseus) do concílio de jamnia tem mais autoridade que Jesus e os apóstolos? Já tanto Jesus nos evangelhos e os apóstolos em suas caras viram várias vezes livros de Macabeus, Tobias, e os demais 5 livros?
Protextantricos AMAM uma idolatria aos judeus
Mt interessante
Boa tarde. Me mostre uma Bíblia escrita antes da reforma protestante, desde o ano 380/390 quando se tem a primeira Bíblia escrita como nós a conhecemos que tenha apenas 39 livros. Será que os primeiros cristãos defendiam livros apócrifos?
Seria a mesma coisa que pedir pra Igreja católica mostrar algo que ela mesmo escreveu dentro da Bíblia
Ou a gente pode falar sobre os 1500 anos sem esses livros na bíblia católica, já que foram adicionados em 1546.
Eai, qual assunto vai querer?😊
@@Dark-fz7fb estes livros tavam na septuaginta, q era usada pelos próprios evangelistas kkkkkkkkk
Como reconciliar a verdade com um reino q em Daniel diz q todaa as coisas ficariam cobertas inclusive mistérios sobre nosso passado e sobre o tempo presente ? E na verdade a separação dos livros foi originalmente feito pelos líderes religiosos romanos, não q eu acredite em todos os livros,mas como explicar o livro siriaco de Daniel onde expõe nosso mundo atual a vários anos atrás onde não se tinha conhecimento do q viria a acontecer no nosso tempo é pelo menos surpreendente e digno de análise
Resposta: Visão
Neste canal você encontrará informações sobre os evangelhos apócrifos. Posteriormente falaremos também sobre os apócrifos do velho testamento.
A Bíblia é o guia ideal p ser humano.😃inspirado por Deus para nós novo testamento.
Será que os cristãos estavam errados durante 1516 anos e aí veio o "iluminado do Lutero" para salvar os cristãos, ora, faça-me o favor né?
Olha, o que posso te falar é que Deus usou Lutero, a partir de suas inquietações a respeito da salvação. Provavelmente vc já deve ter lido algo sobre ele, então… Deus o mostrou por meio da Sua palavra o que havia sido “enterrado” por séculos de catolicismos, que foi o conceito da justificação pela fé em Jesus. Porém, Lutero não continuou a buscar de Deus o entendimento sobre a palavra, pois em meio a perseguição buscou refúgio aonde não devia. A “descoberta” trouxe a tona muitas verdade Bíblia que provocou, ou melhor, que enfureceu a igreja de Roma, principalmente os papas e padres da época. O impacto foi tão grande para a igreja que podemos ver a proporção que aquilo causou, inclusive, foi necessário, tempos depois um concílio entre os papas da época para “modificar” algumas coisas na doutrina da igreja, pois a época estava havendo um reboliço e uma divisão enorme que hoje podemos contemplar, mas fato é que apesar de seus erros, ele foi um importante homem, no sentido de entender e anunciar a verdade. E claro, junto ainda veio uma imensa divisão do povo de Deus.
@@DanieleSantos-yd6hw Então meu caro, você deve rasgar sua Bíblia, porque segundo sua tese Jesus mentiu, ora Jesus disse: "eis que estarei com vocês todos os dias até o fim dos tempos". Assim, de duas uma, ou Lutero errou ou Jesus mentiu, se mentiu não pode ser Deus, se não é Deus seu sacrifício não valeu.
@@olimpioabreu8459 cara, não entendi o que vc colocou. O qual foi a tese que eu coloquei Jesus como mentiroso, pq me parece que eu estou falando de uma coisa e lá vem vc com outra. Fiquei confusa agora. Eu relatei o que aconteceu. Além do fato histórico, eu afirmei que Deus usou Lutero para trazer à tona o conceito de justificação pela fé que a igreja católica havia enterrado. Qual o problema quanto esse entendimento?! Olha, o que posso te dizer é que eu com esse comentário não estou afirmando que Lutero salvou os cristãos, mas apenas foi usado para despertar uma cristandade que estava mergulhada no bolor do catolicismo. O conceito de justificação pela fé já estava na Bíblia, ele não trouxe nada de “novo”, entende?! E claramente a divisão dos cristãos foi algo que Deus não aprova. Eu não sei se vc compreendeu, mas não creio que devo rasgar a Bíblia simplesmente pq vc não concorda com o que eu comentei, pq apesar de não concordar com a Reforma, eu tenho convicção que Deus trouxe a verdade, e assim como Ele usou Lutero, usou depois outros irmãos para que toda a verdade fosse novamente trazida aos cristãos.
Outra coisa, a igreja enquanto ajuntamento foi formada no dia de Pentecostes, depois d muitas perseguições, o cristianismo se tornou a religião oficial em Roma, a igreja (enquanto ajuntamento e não instituição, teve enfim um alívio). Quando a “igreja”se tornou oficial, ela estava dentro dos “padrões” ou das configurações que Deus assim determinou. A ideia inicial de uma só igreja em comunhão era o ideal, pois havia uma só, não havia divisões. Depois das perversões, da introdução de ídolos e tudo o mais, a igreja não era mais, no sentido de comunhão com Deus uma continuidade da primitiva, embora havia cristãos que não apartaram da sua fé, mas muitos se deixaram levar pelas heresias que pouco a pouco foram sendo introduzidas na igreja. Por isso, foi necessário Deus usar alguns homens para trazer o que havia sido esquecido, por causa das heresias.
@@DanieleSantos-yd6hw Meu caro, é simples, se Jesus prometeu estar com a igreja todos os dias até os fins do tempo, está promessa vem desde o início e perdurará até o fim dos tempos. Assim não é crível que Jesus tenha abandonado a igreja e os cristãos por 1500 anos e só tenha voltado com Lutero, já que isto é uma contradição irreconsiliável com a promesda feita por Cristo. Desta forma, vemos que Lutero foi apenas mais um cismáticos, como dezenas de outros que existiram antes dele.l
@@DanieleSantos-yd6hw a história do Sr Lutero que vejo é bem diferente,, foi usado por Deus??? Sério??? 😮 !!!
SOU EVANGÉLICO E PASTOR COM MUITO ORGULHO! NUNCA FUI DE OUTRA RELIGIÃO MAS AS RESPEITO
Independente de qualquer coisa é interessante
Mais um seguidor de Lutero
JESUS JA EXISTIA ANTES DA CONSUMACAO DO MUNDO E EM OSASCO HOJE JESUS VIVE TAMBEM..
Vilela pede para o Lamartine falar sobre os milagres que Jesus fez antes de sua morte.
Vilela, chama o rabino Rony do canal Contraste para um papo. (se eh que jah n chamou e eu n sei, rs. Perdoi, meu teclado estah quebrado
Eu li o livro de Enoque, e queira ou não é uma leitura sadia que para quem entendimento, chega a ajudar e chamar a atenção quanto as nossas obras e a nossa separação de tantas orgias que há no mundo. Engraçado é que dentro da Igreja numca ví alguém com o livro de Énoque nas mãos lendo ou explicando alguma coisa sobre estes escritos, só dizem que não presta. E não é bem assim. Tenho certeza que tem alguma coisa boa dentro deste compêndio. Os "mestres" da Igreja atuais escondem muita coisa para o povo, porque querem que o povo seja sempre ignorante. quanto ao conhecimento. E tenho certeza sim, que o Enoque o qual o livro se refere é sim o Enoque de Gênesis não sei porque até isso tentam esconder.
Dailton Vieira é isso mesmo você não está equivocado não, tem coelho nesse mato! Li e tenho o livro de Enoque e não consigo ver nada de errado no sentido dele negar as verdades divinas e o caráter de Deus, e realmente as revelações desse livro DENUNCIAM PECADOS E PECADORES QUE ESTÃO HOJE imperando em nosso meio, dá pra entender o porquê deles o demonizarem tanto.🧐🤔
@@beatrizrosadesouzaalves7873 eu o li a pouco tempo,e nao vi nada de maligno.
Enoque do Genesis, fala pouco sobre ele , diz que ele foi um homem que andou com Deus é foi arrebatado, depois seu neto Noé fez a arca e veio o dilúvio e só sobrou a família de Noé...
Isso é parecido com o que vai acontecer no fim dos tempos . Hj quem anda com Deus ? A igreja , que é a pessoa que Crê em Jesus e na sua palavra , e a igreja vai ser arrebatada . Noé pregou o dilúvio, a igreja prega o fim dos tempos , e quando Jesus voltar só vai ser salvo quem Crer em Jesus esses vão abitar com ele na Terra
O Livro de Enoque é inspirado sim e foi retirado INJUSTAMENTE da bíblia...Por filhos do maligno que queriam que as pessoas não soubessem a total verdade.
Simplesmente não há argumentos concretos e que façam sentido para dizer que o Livro de Enoque contradiz a bíblia...Muito pelo contrário,o Livro de Enoque confirma a bíblia e ainda ACRESCENTA mais coisas que AJUDAM a entender a bíblia.
Não há nada de errado no livro de Enoque e todos os argumentos contra ele são facilmente refutados.
A mesma coisa é o livro de Jassar, ou o livro dos justos, é citado várias vezes na bíblia, inclusive quando Deus para o Sol e Lua para Josué ganhar a guerra, e nesse mesmo versículo diz: "Não é isso que está escrito no livro dos justos (Jassar)!".
Só uma aula de graça das Sagradas Escrituras para esse teologo.
No tempo do sarcedote Esdras a escrituras começou a ser escrita a Lei de Moisés ou pentateuco e tambem uma parte dos profetas anterios e alguns anos mais tarde os judeus terminaram de escrever os profetas posteriores. No ano 250 a.c muitos judeus estavam na grande colonia de Alexandria e os judeus alexandrinos chamaram 72 rabinos para traduzir o Antigo Testamento nessa tradução eles chamam de Septuaginta traduziram o pentateuco e depois os profetas e nessa época tinha alguns livros chamado de livros deuterocanônicos que foram escritos, traduzidos e colocados na Septuaginta. portanto a Septuaginta ou cânon alexandrino estava formada por 46 livros. Os judeus alexandrinos consideravam como canônicos. Os judeus palestinos liam nas sinagogas os livros de Baruc e o Eclesiático era utilizado para a formação de escribas. 1 Macabeus era lido no templo no Chanucá lá em João 10:22 mostra que até Jesus ouviu a leitura de 1 Macabeus. Tobias e Judite era utilizados nos midraxes judaicos. 2 macabeus era lido na alexandria junto com o livro da Sabedoria de Salomão.
No tempo de Jesus o Antigo Testamanto ainda não estava fechado na Palestina havia muitas seitas judaicas que discutia sobre os livros Sagrados só um exemplo os saduceus acreditavam só na Lei os fariseus acreditava na Lei os profetas e tinha certeza que os escritos não estavam definidos.
Depois da Ressurreição de Jesus havia dois cânon do Antigo Testamento.
O cânon hebraico ou Tanak fechado no concilio de Jamnia que era composto por 39 livros.
O cânon alexandrino ou Septuaginta fechado antes de Cristo que era composto por 46 livros.
Ora a Igreja sempre utilizou a Septuaginta das 350 citações do Novo ao Antigo Testamento 300 são da Septuaginta e o Novo Testamento faz citações aos livros deuterocânonicos.
Isso é tudo pessoal.
Muito obrigado❤.
Convidem o mertre Robison Miguel!! Para falar sobre a biblia de zuinglio
Algum católico me explica sobre essas " desculpas" que apareceu no livro excluido, quero saber a visao católica sobre isso
Gostei
Tem muito livro antigo na biblioteca do Vaticano.
Fico doidinha pra saber o que tem lá, escondem da gente muitas coisas importantíssimas e que com certeza os encrencam muito, um desses documentos que eles escondem lá é sobre a GUERRA DOS CEM MIL GIGANTES.🧐
@@beatrizrosadesouzaalves7873 Se você fica doidinha pra saber o que tem lá, é porque você não sabe o que tem lá certo? E como você sabe que tem os documentos da guerra dos mil gigantes, se você não sabe o que tem lá? Fica meio contraditório
@@rafaelcandido4530 pra saber TUUUDO moço!
@@beatrizrosadesouzaalves7873 Entendi e como você sabe que lá tem a guerra dos gigantes?
O vaticano é o inferno na terra
Sim. Lutero tirou livros da Bíblia. Os sínodos de Hipona e Cartago, no século IV, definiram o Cânon de 73 livros. Ainda no século IV, em um grande sínodo realizado em Roma, o Papa Dâmaso ratificou o Cânon de Cartago (73 livros). No século VII, um grande Concílio reunido em Trullo confirmou as decisões de Cartago. Os manuscritos latinos da Alta Idade Média traziam esse mesmo cânon. O grande Concílio Ecumênico de Florença, no século XV, em um de seus documentos oficiais, reafirmou o cânon de 73 livros. Esse mesmo cânon aparece na Bíblia de Gutemberg e nas primeiras bíblias impressas. Por fim, reagindo à atitude de Lutero que defendia a exclusão de sete livros do Antigo Testamento e de três livros do Novo Testamento (Tiago, Judas e Apocalipse), o Concílio Ecumênico de Trento teve reafirmar o cânon antigo, de 73 livros. O concílio, aliás, teve que defender energicamente a Carta de Tiago, que Lutero desdenhava chamando de epístola de palha. Um grande abraço!
Fonte?
@@tiagowsk . Dicionário Patrístico e de Antiguidades Cristãs - Editora Paulus.
@@tiagowskCara nem no meio protestante isso é uma dúvida
Verdade mesmo li a Patristica esses 73 livros sempre existiram no Antigo Testamento e foram considerados canônicos no sínodo de hipona e Roma desdo seculo IV ,fora, outros concílios, por que a Bíblia foi montada diante de vários concílios.
A Igreja Católica montou a Bíblia realmente.
Então que autoridade Martin Lutero teve para tirar os 7 livros ?
Não seriam inspirados e canônicos realmente ?
Interessante ...
Aprendendo mais a respeito.
Sou Evangélica Luterana
São falsos, nenhum desses concílios foram ecumênicos, com exceção de Trento, que por curiosidade, foi após a Reforma Protestante. A Igreja, historicamente, nunca entrou em uma certa conclusão se colocavam ou não os deuterocanônicos nas Escrituras; Lutero simplesmente traduziu os que não tinha dúvida que eram inspirados pelo Espírito.
São Paulo cita macabeus
A Septuaginta (base do antigo testamento Católico) era usada pelos Apostólo, e igreja veio de jesus e sucetivamente deles, Baruc tbm é um livro muito bom
O magistério nao deixariam tal fato acontecer, se não fosse inspirado é muito blá blá
O escriba de Jeremias, Baruc e um dos que eu mais gosto
é necessário a base da fé e a nítida operação de Deus sob a história escrita, não é bla bla bla senão qualquer 1 fazia adição a biblia
@@gustavosp683 não se sabe a maioria dos autores bíblicos, quem definiu o Canon e quem guardou a palavra foram os católicos através de monastérios de monges copistas e a ordem dos livros através de concílios ecumênicos
A bíblia cristã veio do catolicismo o novo testamento por exemplo e um livro Católico, a ordem dos livros, os livros que entraram nele e a junção foi exclusivo da igreja católica
Quem decidiu que os evangelhos de Pedro e Thiago não entrariam e entre outros foi o magistério
O tanak (base do antigo testamento Protestante) não é completo em historicidade como a tradução dela pro grego (A Septuaginta, base do antigo testamento Católico) tanto é que um pastor pra estudar Teólogia ele estuda é a Septuaginta e não o tanak porque só lá ele acha fatos históricos como a revolta dos macabeus, e tem que estudar os pais da igreja e os Teólogos católicos
Os discípulos do apóstolo paulo eram fiéis, e macabeus foi anteruoe a jesus cristo.
Uma pergunta:
Onde estão os originais dos livros que compõem a biblia?
Como com qualquer outra obra da Antiguidade não sobreviveu nenhum manuscrito original.
E isso não é nenhum problema. A mensagem divina é pra ser divulgada e espalhada por todo o mundo e não restrita a um único original que poderia ser usado como objeto de idolatria.
Cade o podcast completo?
Eu entendo que os livros de Deus já eram reconhecidos na epoca de Jesus e dos apostolos e os livros de Deus foram escritos originalmente em Hebraico e os livros apocrifos foram escritos originalmente em grego
Hebraico/ Aramaico e Grego.
Prezado, Sr. Sabe porque os catolicos sabem tudo sobre Maria (Mae) de Jesus, porque estudaram os 165 livros apocrifos!...
cara parece o tony stark mais novo k
Eles não tem incongruências ? Então, resolve pra gente pastor, o censo de Quirino no século ll a,c, em que José e Maria tiveram que ir se recensear, por ocasião do nascimento de Jesus, quando os anais da história romana registra que esse censo só ocorreu oito anos depois do tempo relatado pelos evangelhos sinóticos.
Mas que é o homem que podefini o que é santo ou não da Bíblia. Já li apócrifos que relata conteúdo esotérico, como os filhos de Adão e Eva, que mantinha os corpos de seus pais numa caverna, aquecida por tochas e os filhos conversava com eles, pedindo conselhos e eram ouvidos e atendidos.
eu li esse livro e não lembro dessa parte não
E o envagelho de Maria Madalena????
e inspirado mas seria complexo estar no canon atual da biblia
Ele nao citou um dos mais importantes por ser a mulher de Jesus
Continentes diferentes? 🤔
um monte de equivocos, quem escolheu os livros da biblia foi imperador Constatantino no ano 300 no concilio de Niceia com seus Padres e Bispos de sua confiança. e Criou a igreja Catolica que significa universal em grego, uma igreja para todo o imperio
Sim e até sabem o que é pecado e ainda sim , introduziram ...
😂😂😂
Aqui temos um resumo da genialidade do protestantismo na sua forma mais pura e cristalina
Oi muito interessante,sou teólogo e estudioso da Religião e comento sobre filosofia no meu canal
Olha... Essa explicação dele não condiz com a verdade histórica. Queria ver esse pastor debatendo com Fábio Sabino. Ele iria levar um surra de conteúdo.
👍👍👍😎
O Livro dos Macabeus foi parte da Bíblia durante 1.500 anos, até Lutero se achar o grande sabichão e tira-lo da Bíblia! Mas a Santa Igreja Católica o manteve na Bíblia! E assim manteve a tradição dos Apóstolos e dos primeiros cristãos!
Enoque, jasar, jubileus, macabeus....etc são ótimos
Por que eles falam a vdd
A base eclesial dele é "os judeus não queriam" kkkkkk
O livro de Macabeus e Tobias não são apócrifos, mas sim Deuterocanônicos.
Para teologia católica, para a protestante e judaica são apócrifos.
@@michelnaweb a teologia protestante segue a judaica.
@@michelnaweb não vejo racionalidade em Tobias ser apócrifo por que nele têm revelações.
@@michelnaweb macabeus é resumo de um épico judaico em cinco volumes conforme cita os resumos da bíblia missionária da Paulus.
Só lembrando que o concílio farisaico de jamnia usou critérios meramente nacionalistas e ainda rejeitou os 07 livros não por serem apócrifos, mas sim, por conterem ensinamentos que estavam de acordo com o que os primeiros cristãos ensinavam No mais, por coerência, se os protestantes aceitam a autoridade desde concílio, deveriam então rejeitar os evangelhos já que o citado concílio os rejeitou e também rejeitar que Jesus seja o Messias,. fato também rejeitado neste concílio.
tudo que foi escrito pelo homem, duvide, eu acredito num criador e nao ouso nem tentar entende lo como as religioes o faz..sera que deus inspirou por exemplo a criação das igrejas e religioes? que mataram e perseguiram milhares de pessoas em nome de "deus".?
Lamartine borrou as calças nessa .... mas ele é protestante e daí tem que seguir a regra da religião...lamentável lamartine!
Os querubins e sarafins apontam os evangelhos !
Os tais anos perdidos foi qdo Jesus frequentou uma academia militar pq todo filho de abastado ia para a academia militar.
Está respondida com acerto a sua questão
?
@@ytony6780
Fonte
Arqueologia hurrita
E o tal do evangelho de Madalena
Madalena ? Ou Maria Madalena?
Essa mulher era uma Santa , melhor do aqueles homens apóstolos , que só sabia julgar os outros e falar mal dos Malakoi .
Só não deixaram ela ser apóstola porque era mulher.
@@atravessandolimites7325 concordo!!
Por isso não acredito muito na Bíblia,foi uma coisa que pode ter sido alterada,ou ate mesmo enventada
Eu não acredito em nada , se tiver alguma verdade ali , foram homens que fizeram as coisas por interesse deles próprio , o personagem Javé , Have ou Jeová , que seja , nesse eu não acredito , acredito em Deus , mas não nesse personagem da bíblia , sabe porque ?
Porque Moisés escreveu pra não trabalhar de sábado e quem não obedecer essa lei terá o sangue derramado ,na bíblia está escrito que jogaram pedras em quem trabalhava no sábado , é "pecado " trabalhar no sábado ? Porque ? Precisa punir jogando pedras ? Isso é coisa de gente ruim Nunca de Deus .
Tinha lei pra jogar pedra em mulher ou pra mulher estuprada casar com estuprador e seria morta se não gritasse suficiente , esse livro é misógino, contra mulheres
Esse livro é homofóbico , essa violência toda , ódio aos homossexuais, cristãos expulsando filhos homossexuais de casa , vem da bíblia esse ódio todo.
E a bíblia também apoia escravidão , o Paulo Tarso esse cara se existiu foi pro inferno , era misógino mandando mulher ser submissa e ficar calada , apoiava a escravidão mandando escravos obedecer os donos e era homofóbicos , falando uma mentira e colocando eles no meio de bêbados , ladrões e tudo tipo de pessoas ruins , e isso era uma mentira , os homossexuais são pessoas boas e vão para o céu sim ! Paulo Tarso era um mentiroso , mentira que os cristãos acreditam até hoje pra ser homofóbico que nem ele
Por isso eu não acredito em nada nesse livro.
Nem em Jesus Cristo não posso acreditar , os cristãos dizem que pra acreditar em Jesus Cristo, teria que acreditar na bíblia inteira , então prefiro não acreditar em nada.
@@atravessandolimites7325 Piada vc
@@Notchesp
Só não vou rir do que você disse , porque não estou com vontade
@@atravessandolimites7325Versículos fora de contexto gera pretexto,poste agora os versículos que provam a sua opinião, tenho certeza que você tirou essa opinião do twitter para bancar de inteligente, mas tem gente mais esperta que você e disposta a te refutar, eu sou uma dessas pessoas
@@supremeangel1879
Eu não tenho twiter , errou feio , cover da mãe Diná
Sem base eclesial
Vão chegar na mesma marra do gnóstico Marcião do século II, que queria somente o livro de São Lucas como sagrado.
Pastor e a bíblia Etíope que é a bíblia mais antiga,me fala sobre ela
Mas ele leu todos os apocrifos !!!mas como líder proibe a galera de lê!!
"Explicação" que ainda NÃO ESCLARECE e por isso NÃO CONVENCE. 🤔🤔😑
muta coisa ninguém sabe porque igreja fica brincando porque tirou Enoque apócrifos evangélico
Kkk ,os evangelhos dos apóstolos tem pequenas contradições, mas sao inspirado por por deus ,eu acho isso um falta de carater pra caramba ,o cara sabe a verdade, tem conhecimentos ,mas so pega o q lhe agrada p nao criar confusao com a crença ,os apocrifos sao descartado por que causaria muita confusao com passagens fortes e muitas fabulas .
O Livro de Enoque foi retirado injustamente da bíblia.
Ele é inspirado sim e todo o livro confirma o que está na bíblia, não contradiz em nada...E ainda acrescenta mais conhecimentos baseados no que a bíblia diz.
Inclusive muitas passagens são extremamente parecidas, o que dá a entender que muitos apóstolos tiraram do Livro de Enoque alguns versículos bíblicos, de tão parecido que é...
Simplesmente eles não tem argumentos bons para refutar o Livro de Enoque, pura ladainha tentando refutar o irrefutável.
Você dizer que " não contradiz " e se estamos vendo que contradiz.
Javé personagem da bíblia criou isso , aquilo , criou o homem e a mulher , criou não sei quê ! E lá pro sexto dia criou o homem de novo ? E criou a mulher de novo ?
Os 10 mandamentos de Moisés diz pra não matar e depois que é pra matar quem trabalha no sábado
Paulo Tarso diz : não faça obras
Tiago diz : a fé é morta se não fizer obras
A bíblia prega pra mulher ser submissa , pregam ódio as pessoas que nascem homossexuais
E Jesus Cristo diz : amar ao próximo
Cristãos quando descobrem que tem filho gay , xinga , agride , expulsa de casa , obriga ele a ser torturado com a mentira da "cura gay" , passa a ter ódio dos filhos em nome da bíblia , irritam os filhos com homofobia
E na bíblia diz : Pais amem os seus filhos e não os irrite-os
A bíblia é contraditória sim !
@@atravessandolimites7325 Que desastre seu comentário meu amigo. Além de não entender nada do que eu disse, só falou coisas errôneas.
Eu quis dizer que o LIVRO DE ENOQUE não contradiz a bíblia, ou seja, que o Livro de Enoque confirma a bíblia.
Nenhum momento eu entrei no debate da bíblia se contradizer ou não, você interpretou meu comentário de maneira completamente equivocada.
Mas já que você entrou nesse assunto, essa supostas contradições são apenas más interpretações de sua parte.
A bíblia não prega ódio a quem nasce homossexual, a bíblia diz que o HOMOSSEXUALISMO é errado e é um pecado, em nenhum versículo é dito que se deve odiar um homossexual...Pelo contrário, sempre é dito para não gostar do pecado e amar as pessoas. Há a separação das duas coisas.
E o fato de cristãos terem essas atitudes erradas, não significa que a bíblia se contradiz... Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Se eles fazem isso de agredir, xingar e etc, estão cometendo um pecado, já que na bíblia nunca diz que isso é o correto. Se um cristão faz isso, então ele não está cumprindo a bíblia corretamente, simples.
A submissão da mulher na bíblia não é o tipo de submissão que entendemos hoje.
Submissão bíblica é completamente diferente da submissão do jeito que entendemos hoje.
Além de que lá diz que a mulher deve ser submissa se o Homem amar ela como Cristo amou a igreja...Cristo literalmente morreu pela igreja. Ou seja, o homem deve estar disposto até a morrer pela sua esposa, a mulher deve ser submissa a um homem verdadeiramente cristão, e não ao Zezinho da esquina qualquer.
Invenção da escrita foi na Idade do Bronze na Sumeria (se n me engano), e Enoque de Gênesis viveu, segundo os historiadores, na Idade da Pedra. Então é outro Enoque ou alguém querendo se passar por Enoque.
@@ep6713agradeço irmão
O livro de Enoque ele é considerado canônico pela Igreja Ortodoxa Etíope até hoje.
Então Paulo usava os apoclifos kkkk pq ele usou a Septuaginta e ainda falou que todos os livros dela eram inspirados, inclusive tem várias cotações no novo testamento kk piada
É incrível como esses caras metidos a estudiosos acreditam em tantas alegorias escritas na Bíblia.
Até eu q não sou estudioso da Bíblia, entendo mas q eles. Mitologia cristã
Vamos ter honestidade intelectual e reconhecer que foi Lutero que retirou os 07 livros da Bíblia.
Livros apócrifos por si só contradizem a bíblia ...a bíblia foi escrita e quem foi inspirado foi Moisés ...
Nao gostei dessa explicacao muito fraca
Ele não disse que os Apóstolos usavam a Septuaginta,( versão grega), que tem os deutero canônicos, macabeus é um deles, e que dos 352 comentários na bíblia sobre o antigo testamento +- 300 faz referencia a Septuaginta. Sempre dizendo meias verdades!!
Só acho que tem coisas que ele não esclarece direito fica dando jeitinho pra respostas credo
A Biblia está muito longe de ser a palavra de DEUS. A palavra de DEUS está muito bem desenhada na natureza. Só não lê quem quer acreditar na Blibia dos homens.
por que estou lendo a biblia agora, tem coisas que nao faem sentido, deus fala que nunca mais vai acabr com o mundo e nunca mais vai deixa o ser humano viver muito nao mais que 120 anos. ai tem partes que fala que Abrao viveo 400 anos, fiulhos de Abrao viveram 800 anos pq no genesis diz uma coisa e mais pra freten diz outra, pq em apocelipese o mundo vaia acabar se Deus falou que nunca amis iria fazer isso la em Noe ele diz nunca mais fazer isso com o mundo.
Vamos por partes:
1 - Deus não vai mais acabar com o mundo POR MEIO de um Dilúvio.
2- os 120 não eram o período máximo da vida dos indivíduos mas sim o prazo máximo que Deus deu à humanidade até o Dilúvio acontecer.
A Bíblia Hebraica não contém os livros apócrifos, simples assim
Quem organizou a bíblia foi a igreja católica, quem instituiu os Sacramentos foi a igreja católica, só na igreja católica tem sucessao Apostólica, a igreja católica e o corpo de Cristo
Por isso nós acreditamos na tradição, no magistério e na escritura
Os Protestantes estudam so a metade dos fatos...
Tradição não tem relevância pra Jesus & não salva a alma de ninguém...é pela fé que somos salvos ...
ICAR= CHIFRE PEQUENO DA PROFECIA DE DANIEL
Engraçado né, Jesus é judeu e a própria igreja católica, que diz seguir a doutrina de Cristo assassinou milhares de judeus durante as cruzadas. Até a religião islâmica foi mais decente do que o catolicismo romano. Apoc. 18 fala sobre os negócios do catolicismo que inclui as almas humanas. Grande é a dívida dela diante de Deus.
@@felipedias4961 Fonte: Hellen White KKKKKK
@@mestredasmentiras1654Quem ta dizendo q a tradição salva?
Çey..."Concílio de Nicéia" não tem nada a ver né? 🙄
cara deus parece alguem sequestrando um carro chega aponta uma arma na tua cabeça e fala tu tem duas escolha ir pra onde eu quero ou vai pro inferno. Mateus 25:46 diz basicamente que quem n obedecer deus vai para o castigo eterno (inferno) soq né ele quer q nos va pro ceu pra adorar ele "Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto" (Mateus 4:10). se deus existe ele é narcizista usou o poder dele so pra criar seres e coisas para servir ele e quando n aceitam as suas condições ele simplesmente joga no abismo para sempre fd que td mundo é burro e n percebe iss kkkkkkkkkkk
Mas e o amor do Criador para com a criação, e os milhares de pecados e maldades que foram perdoados e a redenção que o criador sempre oferece mesmo não sendo dignos, isso vc n vê né.. Toda a desobediencia e maldade cometida pelo ser humano, toda injustiça tem q passar impunes? Vc n conhece 1% da escritura, provou isso com esse seu comentário, q aliás só pode ter sido inspirado pelo opositor, pq até a ignorancia tem limites.
@@felipedias4961 Sim mas é tudo culpa dele ele que nos criou com defeito. Ignoriancia é achar so porque discordo eu n sou conhecedor da palavra, se eu discordo pode ter certeza que tenho embasamento para poder afirmar oq digo com confiquição e se vc quer me provar o contrario mostre fatos, n palavras em vão.
Eu n vou ser do lado de um deus que não nos da liberdade e usa o livre-arbítrio para mascarar isso. Tenha um ótimo dia.
@@tkzmage Errado, o ser humano foi criado sem defeitos, num corpo incorruptível e em estado de imortalidade, foi a queda do homem por meio do pecado e a desobediencia ao CRIADOR que nos trouxe pra esse reino caido, para perecermos por causa exclusivamente NOSSA. Mas o ELE é tão bom que nos oferece, mesmo q sem merecermos a volta ao estado puro de onde nos encontravamos antes da queda, por meio do sacrificio do proprio Messias, um ser divino que abandonou o estado espiritual soberano pra encarnar num corpo humano e ser assassinado da maneira mais brutal apenas como sacrificio para pagar nossos pecados. E esse mesmo ser o SALVADOR resume toda a lei do PAI ETERNO em 2 mandamentos: Amar ao CRIADOR sobre todas as coisas e amar ao próximo como a si mesmo.
@@felipedias4961 Cara primeiramente pela palavra o humano so era imortal por causa do seu relacionamento com deus, deus quando nos criou nos concedeu esse dom, com tanto que nos vivêssemos em plena comunhão com ele, nunca foi um dom inerente. Segundamente os mandamentos são 10. Terceiramente se deus existir nos fim dos tempos eu perceberei que estava errado mas por enquanto palavras bonita nenhuma vai fazer com que eu acredite em um deus invisível, do imposivel que ngm ve e nem sente, que faz milagres mas nunca vi tetraplegico algum sair caminhando de uma igreja nem um cego ver nenhum um mudo cantar em seu nome. Se ele existisse isso aconteceria com frequencia, mas oque vemos na internet pastores ensinando a como falar linguas estranhas, um monte de pessoas fingindo posseção, fingindo ser curada de vícios e mais um monte de babozeira. Se ele existe então todas as igrejas existentes não tem pastores de verdade ngm altuamente esta la de verdade em comunhão com deus, so fingem estar para ganhar dinheiro e prestigio. E ultimo eu n sou contra religião, mas entendo que pra algumas pessoas esse é o unico sentido da vida, viver certo para que quando morrer ir para um lugar melhor, isso ajuda a td n virar um anarquia.
@@felipedias4961 mas se sua ideia e me converter desista vc n sabe nem da metade e quer argumentar
Os livros Macabeus 1 e 2 e o de Tobias não são apócrifos, pois estão na bíblia católica.
🙈
''inspirada por Deus; palavra de Deus'', mal sabem que tudo que está escrito são cópias, de cópias, de mais cópias, e que as primeiras cópias surgiram 50 anos depois do original, E que não possuímos (ambos). São palavras adúlteras, que representam ideias humanísticas.
EXTRA SANCTA ROMAM ECLLESIAM NULLA SALUS!!!
Chama o Antonio Miranda e o Pf sabino pra desmascarar esses picaretas e a bíblia
Inerrantes ? Tá de brincadeira
“88% vai me ignora”
“12% vai me ajudar
NUNCA VOU DESISTIR 😨😨😨😨😨😨😨
@Ramon Santiago dx o cara
O maior problema do cristianismo e a biblia.
Todos os concílios da igreja primitiva reconhecem o cânon com 73 livros.
Teve a reforma de lutero em 1517 que trouxe à bíblia átona.
@@danielpereiradossantos798 meu caro, a bíblia nunca esteve escondida, vários séculos antes de Lutero ela já estava sendo traduzida em vários idiomas.
@@olimpioabreu8459 mentira! Foi a partir da reforma eclesial de lutero.
@@danielpereiradossantos798 na verdade sem tem alguém que mente é você e só não mente, como demonstra falta de conhecimento histórico. Ora já no século III ou IV a bíblia já havia sido traduzida para o armênio, também no século IV foi traduzida para o copta, para o siríaco, também para o latim. Também antes do ano mil, para o arabe, para o eslavo, para polonês, italiano, francês, inglês, português e espanhol e alemão. Estude mais.
@@olimpioabreu8459 você mente, as causa absolutamente historica da reforma de lutero, quando Gutenberg inventou à impresa, e lutero pode traduzir à biblia do latim para o alemão, e tornou a biblia publica para todos lerem.
Cristo morreu.
E ressuscitou!
@@JulieteACPires
Cadê o corpo dele ?
@@atravessandolimites7325 Ele ressuscitou e o corpo de Cristo está com ele transformado. Veremos Cristo na sua volta. Eu não preciso de ver o corpo dele para saber que ele está vivo.
Um ser dito imutável mudou em relação a escravidão e apedrejamento para adultério? Só na GiBíblia.
Deus nunca foi a favor da escravidão. Esse sistema econômico já existia há séculos quando a Lei Mosaica foi dada. Tanto a escravidão quanto a poligamia, por exemplo, já existiam por muito tempo e estavam enraizadas na sociedade daquele tempo.
A Lei Mosaica apenas regulamentou como seria a escravidão entre os hebreus que não era baseada no fator racial como consideramos por base na escravidão que houve nas Américas. O escravo hebreu se equiparava a um servo, com direitos. Muito diferente da escravidão de povos vizinhos a Israel.
Deus nunca muda, a essência dele é a mesma. Mas suas interações com os humanos podem mudar sim.
O apedrejamento para adúlteros fazia parte do pacto entre Deus e os hebreus. E esse pacto não era por tempo indefinido. A Lei possuía caráter disciplinar e pedagógico mas com o advento do Cristianismo a Lei não seria mais necessária.
Vocês realmente acreditam nisso?
Nisso o quê ?
Na bíblia ? Ou no que no homem está falando ?
Na bíblia eu não acredito não !
No homem eu não sei , nem vi o vídeo direito
Apaga o nome de messias apagaram a verdade