~ GRUPO DE ESTUDOS EM TCC: go.hotmart.com/N72740579L ~ MEU CANAL DE CORTES (VÍDEOS CURTOS): ua-cam.com/channels/unw2mQVG_viJV-PQ6dUdtw.html ~ MEU CANAL NO TELEGRAM: t.me/joinchat/kRpcGsMQd5A2M2Qx ~ SEJA MEMBRO: ua-cam.com/users/danielgontijojoin Vai comprar algum livro (ou outro produto) na Amazon? Entre lá pelo meu link pra me apoiar: amzn.to/376oz8q ~ LIVROS SUGERIDOS: - Terapia Cognitivo-Comportamental: Teoria e prática (Judith Beck): amzn.to/3Ikut6J - Mindfulness: um guia para o autoconhecimento (Tatton e cols.): amzn.to/3xDTyUC - “Despertar: um guia para a espiritualidade sem religião”, de Sam Harris: amzn.to/327uB50 - "Cérebro e crença", de Michael Shermer: amzn.to/3fbTna5 - "O mundo assombrado pelos demônios: a ciência vista como uma vela no escuro", de Carl Sagan: amzn.to/3284OKV - “Ciência e pseudociência: por que acreditamos apenas naquilo em que queremos acreditar”, de Ronaldo Pilati: amzn.to/3hWo1ps - “Ciência no cotidiano”, de Pastarnak e Orsi: amzn.to/3iWilfD - "Paranormalidade: por que vemos o que não existe?", de Richard Wiseman: amzn.to/32EaAUL - “Por que as pessoas acreditam em coisas estranhas”, de Michael Shermer: amzn.to/2IrMyVT - “Religião, psicopatologia e saúde mental”, de Paulo Dalgalarrondo: amzn.to/3j0uLD1 ~ CAMISETAS CIENTÍFICAS (adquirindo qualquer camiseta por esse link, você estará apoiando o meu trabalho por aqui): www.useciencia.com.br/?parceiro=2516 ~ MINHAS REDES SOCIAIS: lkt.bio/danielgontijo ~ MEUS EQUIPAMENTOS: Microfone Blue Yeti X: amzn.to/35Jf0LW Webcam Logitech C922 Full HD: amzn.to/3lJr5WN
Será que você teve esses apontamentos ruins a sua pessoa devido a falta de trazer as pessoas certas para as suas lives? Talvez o respeito como foi levado a esse encontro, fará com que mais pessoas possam ser levadas a duvidar, do que somente o ataque, pois transparece mais a militância cega do que a verdadeira ciência, pois somente ela é capaz de curar as cabeças que creem de mais.
O convidado mais coerente que já vi nesse canal! Ele não trata tudo imediatamente como "fenômenos fisiológicos e neuroquímicos" ridiculamente bobos. Finalmente um cara que trás uma dúvida e muito respeito ao que ele mesmo com suas ferramentas cientificistas não tem como "medir". Um cara intelectualmente maduro o suficiente pra não deixar que o conhecimento bloqueie o quanto à ´possibilidade do desconhecido.
@@fabioa.5359 Enquanto sistemas purgardos de pessoas que os viciem, ciência e religião se comportam de maneira diferente diante da realidade. Se há cientistas viciando os processos científicos, não tira o mérito dos métodos científicos quando aplicados de maneira correta, eles foram responsáveis, por exemplo, pelo advento da internet que impulsionou o mundo contemporâneo, não foi a religião. Não tem como comparar ciência e religião mesmo que você tente argumentar que a ciência nasceu em ambiente religioso ou que há pesquisas científicas de ponta desenvolvidas em universidades mantidas por religiosos.
Foi o que pensei tbm, acho muita arrogância aqueles que dizem com convicção que nada existe, que é tudo da cabeça das pessoas, que as religiões não deveriam existir acho isso muita prepotência. Ele não acredita e não desacredita, ele coloca uma explicação naquilo que aconteceu mas ao mesmo tempo se pergunta se existe realmente. Na minha opinião, não temos certeza de nada nesse mundo, tem muitas coisas que não tem explicação então ficamos na dúvida se existe ou não.
@@PriscilaOliveira-oy2sz Exatamente. E é precisamente por essa mesma razão que não acompanho aquele canal daquela garota. Acho que se chama "física e afins". As vezes até me ocorre que quando pessoas jovens demais viram doutores em determinadas áreas, eles por conta da pouca vivência, não tem maturidade pra perceberem que "não sabem tudo" porque nem tudo pode ser metrificado, pesado, medido, molhado, queimado, visto por microscópios ou telescópios... se efundam num materialismo científico que do meu ponto de vista chega a ser intelectualmente limitante pra eles mesmos. E dessas certezas quase já "fechadas", somada a pouca maturidade, vem a arrogância de dar rizadas e ridicularizar tudo o que "a física não explica".
@@valdineisantos4768 Sim, para mim o respeito é a base de tudo. Não precisa acreditar ou aceitar, mas respeitar a crença do outro, colocar o seu ponto de vista respeitando a do outro sem ofender ou impor o que para ele (a) e certo ou errado. Eu creio em um ser divino, e respeito quem não acredita. Só não acho legal a pessoa falar o que pensa com arrogância, ou se sentindo o dono da verdade eu tô certa e vcs estão errados. Isso é péssimo.
Prof. Daniel você já falou tudo "Quem quer muito acreditar em uma coisa, vai encontrar suas estratégias para defendê-la", e isso vale para os ateus também.
O fato, eu creio em Deus, nunca nenhum ateu me incomodou, tentando me levar para o ateísmo, o que vejo muito, são religiosos perseguindo ateus, aí quando os ateus reagem e esfregam na cara desses religiosos as falhas de suas religiões, eles ficam que nem você. Ofendidinhos.
@@mykahayl570 mas tem também uma diferença, é mais vantajoso descobrir que existe do que descobrir que não existe... eu sou ateu e não vejo nenhum benefício em fazer alguém deixar de ter fé (no máximo eu questiono alguns preconceitos da religião)
Não sou umbandista e não frequento nenhuma religião, mas confesso que fiquei desconfortável com o Daniel fazendo explicações sobre probabilidades pra descartar a experiência do entrevistado, que permanece aberto a experiência e a crença do outro. Sem contar que Thiago não estava defendendo a crença, mas dizendo o óbvio: a ciência não pode e não está interessada em provar a NAO existência do que quer que seja. A ciência tem métodos para buscar explicações e pode apenas dizer que ainda não possui meios para explicar determinado fenômeno.
Senti a mesma coisa e ainda diz que "está aberto". Ele não está aberto nada. Essa explicação da coincidência da goiaba pra fazer analogia com o unguento que melhorou o olho do menino foi simplesmente deplorável.
Fora que assim, acredito que por estar atrelado a uma ideia de ciência e conhecimento de raizes europeias e estadunidenses que representa um ocidente branco e burguês, ele não consegue entender a cosmologia das religiões de matriz africana. Tem algo de um pensamento colonial na lógico do Gontijo (que gosto e admiro o trabalho). O que eu acho, de fato, é que existe uma necessidade de ele se aproximar de outras disciplinas como a antropologia, a história e a sociologia para desenvolver um sentido menos etnocêntrico e abrir mão de uma presunção de que o conhecimento e cultura do outro é irreal, é fantasia, ou algo que remete apenas a processos psicológicos em desequilíbrio ou agindo de maneira a falsear a realidade. Acho que é uma visão ocidentalizada (leia-se norte global), colonial e, por isso, etnocêntrica.
Gente,eu AMEI esse vídeo e o respeito com que ele fala. Eu vivi a MESMA situação em relação a umbanda, inclusive fiz o meu TCC na Psicologia nessa área. Hoje eu optei por estar na Umbanda, vivo me questionando e questionando as minhas experiências também. Obrigada por esse vídeo ❤️
Uma ideia de estudo legal é; levar pessoas que nunca ouviram falar na crença, e analisar o comportamento. Pois, de fato se a pessoa vê outras sendo incorporadas ou cresce nesse meio, é normal que inconscientemente ela reproduza os comportamentos. Porém, se 10 pessoas nunca tiveram contato com a crença e não são induzidas, como elas podem manifestar reações caracteristicas daquele meio? Por ex. Eu NUNCA li e nunca ouvi falar do REIKI, e na minha iniciação e após ela, tive todas as sensações e percepções características daquela crença. E NÃO, não eram coisas nas quais eu poderia ser influenciada. Tive até mesmp adivinhações quemais tarde foram confirmadas. Se é influência, como pode pessoas que nunca tiveram contato terem reações características etc..
Há coisas que a ciência explica e não me convence; há outras que ela não explica, e eu também não. Mas a partir de meus 17 anos eu comecei a perceber que em momentos de perigo eu ouvia uma voz , como se fosse no meu ouvido, ou dentro da minha cabeça me orientando a me safar daquele momento perigoso. No começo, eu entrava bem por não acreditar. Depois da terceira vez eu passei a perceber que sempre que ela me avisa, a coisa acontecia e passei a dar atenção aos avisos e assim evitei de ser assaltada algumas vezes em ponto de ônibus e outros. Com o passar dos anos, ela foi se distanciando. Um dia eu reclamei porque eu não ouvia mais aquela voz me orientando. Achei que talvez eu tivesse feito algo de errado. No dia seguinte, eu fui no Carrefour e na hora de pagar eu peguei o cartão de débito do banco e ouvi a voz: não vai passar. Respondi mentalmente: claro que vai passar, está tudo certo com o cartão, tenho saldo na conta e dei o cartão para a moça do caixa. Coloquei a senha e tudo bem, aí eu disse mentalmente: tá vendo, passou. Logo em seguida ouvi a moça: desculpe, mas seu cartão não passou. Passei a compra em outro cartão. Ao sair dali, fui ao banco e estava tudo certo com minha conta e com o cartão; mas foi um jeito que aquela entidade achou para me mostrar que ainda estava comigo. Passados uns 5 anos, ganhei um cachorro de uma dona de um centro espírita que eu estava frequentando na época. No dia seguinte, ao brincar com o cachorro, a voz disse: esse cachorro vai te dar um baita de um azar. Respondi mentalmente: é só um cachorro! No dia seguinte eu teria que ir ao veterinário levar o cachorro de um amigo para fazer quimioterapia e aproveitei para levar o que eu ganhei também, para tomar vacina. Era na cidade vizinha, em Nova Fátima - PR, e a rodovia que leva a essa cidade é muito cheia de curvas perigosas. Na metade do caminho, esse que ganhei, que estava no banco da frente, começou a fazer náuseas, como se fosse vomitar em cima da minha perna. Tentei empurrar a cabeça dele para o vão e esqueci do volante, enquanto tentava evitar de ele vomitar em mim. Quando me dei conta, o carro estava voando e logo em seguida o impacto, caí num buraco de 7 metros de profundidade, do outro lado da rodovia, e o carro bateu a frente em uma pedra no fundo. Assim que consegui respirar e me dar conta do acidente, a primeira coisa foi verificar os cachorros; nenhuma arranhão. E eu, nada quebrado ou machucado, só um calombo na sola do pé que estava no acelerador; peito dolorido e a marca da cinta no pescoço, mas o carro, uma saveiro cross, deu perda total. Aí eu pergunto: foi Deus, foi um espirito, um anjo? O mais impressionante nessa história é que minha mãe, que é da CCB me contou um dia antes que ela não tinha conseguido dormir à noite porque um ser ficou atormentando ela - o que ela chamou de inimigo - para que ela me ligasse e me falasse da morte. Perguntei porque ela não ligou? Ela disse que havia ficado tão atormentada, que só clamava à Deus para afastar o inimigo dali. Perguntei como era tal inimigo e ela respondeu que era um homem magro e afro, e que ele disse que o nome dele era Zé Pelintra. Minha mãe nasceu na CCB e nunca entrou num centro espírita ou leu algo a respeito. Mas eu sabia quem era Zé Pelintra, era o carro chefe do centro que eu estava frequentando. Minha mãe tinha o dom da visão, mas eu não. Como explicar isso: a voz me avisou que aquele cachorro ia me dar azar e Zé Pilintra tenta, através de minha mãe, me avisar do perigo. Meses antes, um outro carro caíra no mesmo buraco e o motorista, um advogado, morreu. Eu e os cachorros sem arranhões. Depois desse incidente, arrumei outro dono para aquele cachorro. Até porque, eu já era dona de 21 cachorros e 40 gatos resgatados doentes de rua. Eu não tinha o direito de morrer antes deles.
Ótimas histórias do Tiago, ficou uma excelente live. Ouso dizer (sem base empírica nenhuma, Fonte: Editora Vozes da Minha Cabeça) que essa postura agnóstica respeitosa do Tiago é mais persuasiva para o ceticismo do que a postura ateísta militante que vemos muito por aí... É uma postura de respeito verdadeiro, o que implica não querer colonizar a mente alheia com as próprias verdades.
Daniel com ar de deboche sobre algo que é digno de respeito. Totalmente diferente do entrevistado que foi lá e botou a cara, viveu as experiências. Ele tem propriedade para falar. É outro nível a pessoa experenciar, né?
Fui educada no catolicismo. Hoje não sigo nenhuma religião. Mas quando vou a alguma missa, o momento do sininho com seu "esse é o mistério da fé" é exatamente quando me sinto reconciliada com Deus. É o mistério... Sou eu, com a cabeça abaixada, olhando para mim.
Maravilha a live com o Thiago, interessantíssimo,bem articulado, divertido,franco, é bom não ser nem crédulo,nem cético intransigentes,me vejo meio assim também,super curiosa,aberta a novas idéias! Um abraço, Daniel,Thiago ,e a todos!
Ele tem uma mediunidade fortissima! Adorei as almas! Que os grandes mestres te guiem meu irmão! Todos em seus caminhos, sempre estarão contigo! Axé! Daniel, sou daimista, sou de SP, qdo se sentir a vontade e quiser, posso te levar ao local onde utilizo o chá para que vc o conheça e possa fazer seus estudos e relatos.
Primeira vez eu dei um like nesse canal porque esse Daniel é um ateu fanático e pregador fervoroso do ateísmo más o convidado é muito inteligente e interessado a mais investigação do que fazer valer a própria opinião
Em meados de 2015 e 2016 eu estava numa fase bem ateu, ateu militante ainda por cima. Não acreditava em nada sobrenatural. Me tornei bem materialista mesmo crescendo em um lar evangélico. Eu não lembro exatamente da data, mas acredito que tenha sido no início de 2017, meu irmão me chamou pra viajar com ele e os amigos deles pra praia. Meu irmão já foi pai de santo, mas na época ele era apenas frequentador do candomblé, não incorporava mais (embora eu nunca tenha visto). Só sei que chegando na casa da praia (estávamos ao todo em 18 pessoas) eles eram todos candomblecistas e organizaram um “culto” deles na casa. Eu nem sabia que eles eram todos da religião e como estava junto eu meio que me vi obrigado a participar. Entre cantigas e danças, um dos amigos do meu irmão incorporou a pomba-gira. Esse cara estudou comigo no ensino médio na mesma classe, nunca fomos amigos mas tivemos contato na adolescência, ele era bem nerd, introvertido e CDF, nem imaginei que ele fosse pai de santo. Só sei que eu fiquei chocado com o que vi, ele incorporado era outra pessoa totalmente diferente. Ficou bem feminino (“virou” uma mulher) e o tom de voz ficou totalmente diferente. Só sei que ele tomou umas 5 garrafas de Velho Barreiro e fumou uns 5 maços de Eight sozinho, o pessoal servindo ele toda hora e uma pilha de cinzas se cumulando no cinzeiro. As garrafas estavam lacradas, que eu vi, não tinha como ser água, sendo que nem cerveja ele bebia e nunca fumou. Ele bebeu tudo aquilo de pinga em menos de 2hs de ritual e não ficou bêbado. Quando ele voltou ao normal ele estava sóbrio conversando normalmente, como se não tivesse bebido nada, eu fiquei de queixo caído. Em momento algum eu senti medo, eu senti apenas admiração e perplexidade. Daquele dia em diante eu deixei de ser ateu, passei a ver o mundo de outra forma. Hoje eu digo que o sobrenatural existe e está entre nós.
Impressionante a coerência deste entrevistado. Parabéns!! Bom senso do início ao fim. O verdadeiro cientista SEMPRE deixa um canal aberto a possibilidade. O que nega veementemente ou aceita veementemente, é fanático.
Muito boa a entrevista. Esse cientista deve ter uma mediunidade plena, independente de religião. E acho também que o sobrenatural NUNCA vai fazer nada para provar que existe, viu Dr. Thiago!!? rsrsrs. Parabéns!
Excelente live, embora eu esteja na contramão uma vez q sou quase que excencialmente espiritualista. Porque nesses últimos quarenta anos da minha vida me deparei com várias e várias situações. Contrariamente a você, 80 por cento de mim acredita, mas 20 por cento encontra muitas dúvidas. Por isso, mesmo espiritualista estou inscrita no seu canal. Porque tenho uma sede imensa de encontrar respostas inegáveis aos meus tantos questionamentos. Esses 20 por cento sonham que um dia a ciência possa se unir à espiritualidade.
Você disse uma coisa que eu sempre penso! Eu digo que muitas coisas hoje em dia que nós consideramos como sobrenatural ou espiritual um dia vai ter uma explicação científica. Pena é saber que eu não estarei mais viva aqui pra saber (quer dizer, vai que tem vida após a morte e eu possa saber a explicação de tudo quando eu morrer não é mesmo? Kkkkkkk 😅)
@@ingrid5944tem coisa que a ciência nunca vai desvendar,os mistérios da vida tem elementos que a ciência não consegue medir como a fé que pode moldar as coisas se acreditar rsrs
Tiago , super simpático . Amei suas considerações . A palavra principal do seu discurso foi respeito e a segunda generosidade . Eu acredito não há como se provar a fé . Mas os estudos científicos e o ceticismo são sim uma proteção para a humanidade . Parabéns Tiago pelas suas colocações .
Acho que muitos céticos/ateus tem muita fé. Muita fé que tudo é explicado só e somente pela magnífica capacidade das ligações sinápticas cerebrais . É uma fé. A fé cética.
👏👏 Incrível finalmente um pesquisador coerente e que não se acha o dono do saber, como esses ridículos que se acham certos ao sair por ai descartando 100% absolutamente tudo que as pessoas trazem. Enquanto não se colocam na posição de observar e considerar as possibilidades, não estão fazendo ciência, estão apenas sendo arrogantes porque acham que entendem tudo!
Compreendo o objetivo do Dr. Daniel. E gosto muito de seus vídeos!! Ele desmascara as mentiras, as enganações, e os abusos que muitos religiosos cometem em nome de Deus!!
Sou evangélica, mas gosto muito deste canal. Tenho muito respeito e gratidão por todos que dedicam seu tempo a essa missão de abrir os olhos das pessoas.
Tenho uma história similar, onde tive contato com a Umbanda devido ao meu relacionamento com uma garota na época. Anos atrás. Porém eu não tive nenhum 'encorporamento', e olha que ate tentei me concentrar e deixar a coisa me levar pra ver no que dava. Mas nada aconteceu. Eu fiz essas visitas ja muito certo de que é um transe induzido e coletivo, não conseguiram me convencer do contrário. Ate por que, mesmo não incorporando, eu recebi atendimento do pessoal incorporado (por espíritos falando comigo no caso), e em todas essas vezes nada que me foi dito foi impressionante. Muitas vezes nem relevante pro meu contexto de vida era. São conselhos a maior parte do tempo e muita fala em metafora (que ate parece de propósito para parecer que o falante é baita sábio). Maior parte das coisas ditas são genéricas e subjetivas, assim como consultas em tarot e astrologia.
A similaridade com a sua história termina drásticamente no ponto em que ele (várias vezes durante as suas falas) deixa claro que não tem a intenção de se posicionar, e pra mim ficou claro que é por motivos de afetividade forte ligada à espiritualidade, no caso, a umbanda, percebido nitidamente quando ele fala da esposa e do sogro. E seu depoimento, faz o contrário, demonstra a sua firme conclusão, após sua experiência com a mesma umbanda, de que não é nada disso. No meu caso, eu sinto que ter algum tipo de espiritualidade, é uma necessidade de nos sentirmos pessoas únicas, especiais, fazendo parte de grupos especiais, melhores que os outros ( "gente escolhida por ser especial... etc etc). Acho que é só pra não admitir que somos seres que nascem vivem e morrem como todos os outros na face da terra. É não admitir a nossa insignificância, nossa mortalidade. Enfim, uma atitude, que ao meu ver, chega a ser arrogante. Mas tbm acho que, os vários segmentos, todos tem muitos interesses por trás, e muitas conveniências. Espero não ter te ofendido, não foi minha intenção de forma alguma. Se cuida, um abraço :)
@@malumoteki3021 Não me ofendi não. Quando lemos textos as vezes podemos entender que as falas das pessoas vem carregadas de certos sentimentos... Como pareceu a você que eu estava sendo arrogante. E na verdade não quiz ser arrogante não. Pelo menos acredito que não. Espiritualidade não precisa dialogar ou se associar com coisas sobrenaturais também, este é um ponto usualmente despercebido pelas pessoas. Eu acredito que eu tenho uma espiritualidade mesmo tendo a convicção (pra mim) de que não há nada sobrenatural no mundo. Mas o ponto maior foi o que você disse em uma frase aqui Malú, que vc acha que é só pra não admitir que somos seres que nascem, vivem e morrem. É difícil aceitar a insignificância. É isso só no fim... Mas quando a gente da uma olhada mais aprofundada no cosmos em si... La fora... As dimensões, espaços de tempo e magnitudes... Continua incômodo, mas a gente entende de verdade a nossa insignificância.
@@gersonfilho898 eu tbm, não achei vc arrogante não! Pelo contrário. Sobre olhar para o cosmos, sobre ser insignificante, é exatamente isso que eu penso. Quando eu falei arrogante, não foi pensando no contato que vc relatou com a umbanda, mas sim nas pessoas em geral. O cara do vídeo parece querer incutir nas pessoas a dúvida sobre a ciência, até chama de POLARIZAÇÃO e fala que se vê como um PACIFICADOR (termo militar) só faltou dizer a famosa frase: "é uma escolha difícil". No fundo, sabemos onde ele quer chegar com essa confusão que faz na cabeça das pessoas. Seria muita coincidência ele ser filho de coronel militar? Não é estranho que um pesquisador científico se posicione dessa forma? Talvez esteja ficando paranóica, kkkk. Mas acho que estou me "baseando em evidências", certo? Foi um prazer conversar com vc sobre isso. Obrigada por responder. Fique bem🍀🌻🍀🌻🍀
Engraçado como as Pessoas colocam a Experiência delas como um Todo dentro da Umbanda. Me explica então o meu caso: Nunca tinha ido em um Terreiro, fui uma Vez, não conhecia ninguém de lá e não abri a Boca pra falar nada com as Entidades. Até que uma Entidade por nome de Baiano me chamou e Falou minha vida naquele instante toda, Inclusive o que eu pensava de forma detalhada e descreveu a forma que Eu ficava no dia a dia. Me explique por gentileza, Obs: Tudo falado com riqueza de Detalhes da minha vida, sem eu NÃO CONHECER NINGUÉM DA CASA e sem eu PRECISAR PEDIR DIRECIONAMENTO ACERCA DO ASSUNTO.
Professor Daniel, que deselegante ! O senhor passou a entrevista tentando desqualificar e desacreditar as reflexões do Thiago Mesmo de forma sutil deixou transparecer uma soberba e rigidez intelectual . Passou a entrevista toda analisando, interpretando e "diagnosticando" os fatos e comportamentos trazidos pelo entrevistado. Se colocou como o decodificador da "verdade" e da "ciência". Já o entrevistado, deu um show !!! Thiago, se comportou como um verdadeiro cientista. Mostrou o quanto é zeloso com o processo cientifico: observar, registrar, levantar hipóteses plausiveis, questionar, analisar e definir probabilidades. O entrevistado não perdeu de vista que comportamento é objeto de estudo da Ciência Humana e não da Ciência Exata. Já o entrevistador... O que deu para concluir é que que a pauta do programa busca a desconstrução das religiões, da fé e da possibilidade de existência de fenômenos não conhecidos e dominados pela ciência. Obs: Não sou Umbandista
Na minha experiência a maioria psicólogos são medianos que se acham acima da média. Pra tratar distúrbios eles são ok pra outras coisas prefiro o povo do terreiro. Ps. Antes que algum ateu inteligentinho me acuse de crédulo simplório, sou laudado como superdotaçao/altas habilidades e tenho mestrado em matemática.
Que live! Assistir Dr Tiago se colocando com tanta clareza e inteligência, mexendo com a minha inteligência de mais de 20 anos no Espiritismo de Kardec e há 2 anos cética. Obrigada Prof Daniel por despertar em mim, bom ou não, o pensamento crítico. Libertador.
Eu sou espírita Kardecista, mas ha algum tempo eu me sinto como o Tiago: querendo ter a curiosidade saudável de investigar as possibilidades. Não aceito uma única verdade, absoluta.
Ao ouvir o Tiago falar do "levante" e me lembrei de uma passagem na minha vida. Eu havia me mudado para uma chácara no Paraná e uma cachorra de rua deu cria no meu quintal e acabei adotando ela e seus 4 filhotes. Mas por ser novata, não vacinei os filhotes e aos 4 meses os 4 pegaram uma virose intestinal que os deixou fracos, debilitados e, por conta disso, eles contraíram uma virose na boca. Eram muitas verrugas, tinha o formato de mine couve-flor na boca deles, e tomou conta da boca toda. Levei os ao veterinário e ele me disse que não havia solução, a não ser tomar antibiótico para aliviar a inflamação ou fazer uma vacina com as verrugas da boquinha deles, mas teria que fazer cirurgia para tirar algumas verrugas. Voltei para casa desanimada. Estava endividada por conta da compra da chácara e teria pagar as cirurgias. Estava eu ali envolta nesse pensamento e com dó deles, com sangramento na boca e com dificuldade para comer quando ouvi na minha cabeça a palavra: Listerine. Pensei: se a voz está dizendo que listerine vai resolver, ela não ia me enganar. Fui até a farmácia e comprei o tal listerine, um enxaguatório bucal. Passei na boca deles com algodão e em 03 dias já não tinham mais nenhuma verruga na boca. Voltei ao veterinário e ele ficou bobo. Até anotou para passar para outros clientes. Ele disse que nunca ouviu falar que listerine resolvesse o problema. É claro que esse episódio é só mais um de vários outros em que essa voz atuou e sempre acertou. Nunca ela errou.
Eu, sendo de umbanda e Candomblé, compartilho as mesmas incertezas de Tiago Tatton.. Mas não deixo de atuar nesse campo (hipoteticamente mágico) por conta do bem que esporadicamente consigo levar às pessoas. Isso me motiva.
Sensacional, dr Tiago, pela ABERTURA de sua mente! Cientista que não nega peremptoriamente a necessidade de se estudar o sobrenatural! Não sou religiosa, não creio em tudo mas não nego a possibilidade de se estudar o q está além da ciência! Parabéns!
Boa tarde Dr Daniel. Me identifico muito com esse convidado. Não fui tão a fundo nessa busca, mas tb estive e estou nessa busca. Ainda acredito em algo maior só não mais nesse Deus dos ditos "livros sagrados". (Allah, Javé ...) Tora, Bíblia ou Al Coran.
Me vi demais no Dr Tiago, já passei por tantos lugares e vivenciei tantas coisas, mas ainda nada conseguiu me convencer 100% nem mesmo a ciência. Sou psicóloga também.
Sou umbandista e estudante de psicanálise, e o Tiago descreveu tudo muito bem! De uma humildade impar! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 "Todas as entidades serão ouvidas, e nós aprenderemos com os espíritos que souberem mais, além de podermos ensinar aos que souberem menos. Não viraremos as costas a nenhum nem diremos não, pois esta é a vontade do Pai. E se querem saber meu nome que seja este: Caboclo das Sete Encruzilhadas, porque não haverá caminhos fechados para mim.” Em 1908 no bairro de neves no Rio de Janeiro pela mediunidade de Zelio fernandino de Morais, houve a primeira incorporação em um centro espírita, onde os diregentes daquele lugar queriam proibir a manifestação de espíritos negros, e caboclos! Onde Zelio incorporou o caboclo e pronunciou as frases a cima!
Que live maravilhosa 💙. Um presente pra quem entendeu, como é bom ouvir pessoas esclarecidas e inteligentes ‼️ Aí que a gente vê que mesmo se libertando do sistema, ainda continuamos na caixinha, essa conversa é uma libertação pra quem ouviu com o entendimento 😍
Carl Sagan não descartou a possibilidade de haver vidas passadas, em função de relatos impressionantes de crianças em tenra idade. Disse que o assunto merece estudo. Essa postura dele é surpreendente, em razão do ceticismo que ele professava.
Deixo essa meta aberta. Mas sem praticar em grupos. A maioria dos de peixes está na última encarnação. Coitados dos luteranos se tiverem que voltar e pagar o mal que fazem.
Live Interessante ! Gostei muito de Tiago Tatton... inteligente e respeitoso ao expor, ... Postura espetacular sobre este assunto tão relevante !!!! FRASE : Estou aberto e gosto de ouvir as pessoas. Eu TBM gosto de pesquisar, de ouvir e procurar PORQUE há muito a aprender. Grande abraço ... Maria Vaessen de Fortaleza CE
Que live incrível!! Obrigada! Faço questão de deixar registrada minhas impressões. Sei que já tem um ano mas, sou recém "convertida" ao ateísmo e estou maratonando sempre que eu posso. Luz e Paz a todos.💛✨
Kardec foi sensacional ao transmitir as mensagens dos espíritos: A ciência só pode explicar as coisas pelas leis da matéria e a espiritualidade sem a ciência faltaria comprovações. Gente são 5 livros codificados e cada situação dos 5 livros, existem centenas de psicografias.
Parabéns, gostei da entrevista, a maneira que Tiago Tatton vivenciou a Umbanda foi muito interessante, sem bitolações, idolatrias, exageros etc... Uma maneira pura de vivenciar, gostaria de vivenciar desta maneira
O critério básico da ciência é a metodologia, porque é através dela que um determinado experimento pode ser repetido e a obtenção de resultados absolutamente idênticos é o que chancela o evento como válido pela ciência. O fato é que num terreiro de umbanda ou candomblé, as entidades se manifestam sempre de uma mesma forma, independente de limitações que o médium possa ter. Exemplo: numa gira de erês, que são espíritos de crianças, falando de uma forma bem leiga, um médium idoso com limitações de mobilidade vai dar cambalhotas. Não estou validando o argumento da umbanda e do candomblé, pois sou cética também, mas até que ponto uma limitação pré-existente e conhecida pelo médium é sobrepujada pela manifestação da entidade...
Que live maravilhosa! Muito obrigada! 🙏🙏 Daniel, se vc tem curiosidade com enteogenos, recomendo a psilocibina, as experiencia, no geral, são muito agradaveis, é segura, sem contar os aspectos positivos apos o uso.
Adorei este convidado, adoro também o canal, embora eu seja médium e estudante de psicologia. Identifiquei-me com algumas falas do Tiago (até os pensamentos céticos em looping rsrs). Acredito que devemos estar abertos aos conhecimentos, pontos de vida e novas experiências.
Sou sem competência para falar de muitos assuntos, por não ter formação superior, mas passei por isso em todos os processos do Tiago, Da ICAR ao espiritismo (curtia a paz dos centros). Mas acabei com 26 anos por questões pessoas me considerando "ateu". Curti as reflexões e o papo! Parabéns aos doutores , aprendendo sempre!
Me identifico com Tiago , afinal é isso não precisamos ridicularizar as pessoas que creem etc - mas procurar sim estar buscando as evidências científicas etc .
Adorei o diálogo com tiago. Fiz um caminho muito parecido. Sou agnostica e duvidei de tudo, mesmo sendo tomada por seres e tais. Caminho difícil esse. Estou aqui, ponho distância mas estou com tiago: não dá para crer nem descrer. Melhor duvidar pq há muito bicho esquisito nesta nossa materialidade.
O professor Daniel me evoca uma lembrança de um distinto mestre de neurociência que ministrou aulas acerca da neurofisiologia da criatividade em meu passado acadêmico. Lamentavelmente, esse mesmo instrutor assim como Gontijo deixava-se envolver por uma intransigente negação, considerando qualquer entidade inquantificável como inexistente, ironicamente enquanto discorria sobre a imparcialidade intrínseca à metodologia científica e a complexidade associada à atribuição de causalidade a fenômenos diversos. Diante desse contexto, expresso minha apreciação pela postura do Dr. Tiago Tatton, que se distingue por sua coerência com os princípios que fundamentam a ciência moderna.
Concordo plenamente com a fala dele. Fui umbandista muitos anos e tenho o maior respeito à religião. Acredito no poder da oração, das ervas que ainda não estão todas estudadas e nas vidas passadas. Talvez esses conhecimentos não sejam dessa vida e sim de outras experiências pq acredito que o conhecimento não se perdem e podemos trazer os mesmos quando o ambiente favorece. Parabéns pela entrevista. E meu respeito a Umbanda que ainda ajudam com humildade os sofridos do nosso Brasil.
29:41Daniel, talvez ayahuasca possa ser a experiência que aumente sua porcentagem de crença no sobrenatural. 🤯 Aliás,, Daniel, tem um novo documentário na Netflix, recomendo, Como Mudar sua Mente. Psicodelia retornando ao mundo acadêmico e com bastante novidade no campo das pesquisas. 🙏✨
Foi a minha dúvida que me tirou de muitas ciladas. A religião e o meio espiritualista tá cheio de "ilusionistas". Mas ao msm tempo eu queria que algo espiritual realmente existisse. Me identifiquei muito com tudo que o Thiago falou!
Nossa COMO EU AMO ESSE CANAL! AAAAAAAAAA PARECE QUE TÔ BEBENDO ÁGUA DEPOIS DE MUITO TEMPO COM SEDE! kkkkkkkkkkk Aqui é um lugar que eu me sinto bem com as minhas questões e minhas crenças (mesmo eu não me considerando de nenhuma religião e sendo ex evangélica de berço)! Amo ver vídeos como esse e ver pessoas se fazendo as mesmas questões que eu e sendo cientistas e psicólogos e neurologistas e tudo mais, fico me sentindo inteligente kkkkkkkkk Amo psicologia e um dia quero me formar nisso pra conseguir entender um pouquinho mais sobre nós, os criadores da realidade a nossa volta! Imagina só? Cada ser humano, uma cabeça diferente, um universo diferente, tanta coisa pra ser explorada! Amo demais! ❤️ Obrigada por esse canal professor Daniel! 🙏🏻💖
⚘ Convidado Humanista no melhor sentido. Respeito é intrinsecamente necessário. Amei as " respostas" . Muito obrigada. Quanto ao anfitrião, escorrega em alguns momentos quando desmerece, digamos assim, aqueles que creem.
Primeira vez que vejo alguém verdadeiramente cético, alguém que não sabe, quer saber, mas não sabe e suspende o julgamento antes do conhecimento. Parabéns ao Tiago.
Sigo na linha de pensamento do Tiago, sempre aberta para o aprendizado. Adorei quando ele disse: „Chega desse pensamento Lula x Bolsonaro“. É o sair da caixinha! Somos portadores de uma máquina magnífica que é o nosso cérebro, precisamos aprender a usá-lo de forma mais eficaz.
Perdi essa live, mas tô assistindo agora. Edit: ele procurando o mistério da fé quando criança 😂😂😂😂. Eu pequena já me perguntava: essa bíblia, cheia de palavras, mas de onde tiraram tanta ideia pra escrevê-la? Quem escreveu? Como conseguiram escrever um livro tão imenso? Kkkkkk já era uma heregezinha hein.
Daniel, vou repetir uma mensagem que recebi através da minha paranormalidade: “Pra você compreender Deus é preciso, primeiro, que uma célula viva,de dentro do seu cérebro,compreenda você e o universo “ Diga pro seu amigo que não tenha medo da paranormalidade dele. O paranormal é um doido que não come cocô 💩 nem rasga dinheiro 💰.
Adorei a conversa, e o Dr Tiago, levou o assunto com maestria. Realmente se não posso provar, deixa quieto, ou vai além e prova que não aconteceu, mas prova. Parabéns !! Porque como se diz, a muita coisa entre o céu e a terra que sonha nossa filosofia, kkkk, vai que ?
Prfessor tem um canal muito interessante que se chama Afinal o que somos nós. Que aborda o tema EQM com muita seriedade, acho que seria legal uma matéria sobre EQM.
Até há um mês eu era ateu, não acreditava em nada e procurava explicar tudo. E então decidi ir na umbanda, onde pediram pra eu acender um vela de sete damias com um copo da água. Fiz isso. No meio da noite esse copo fez barulhos de bolhas e na hora que acordei também. Tentei explicar pra mim mesmo esse evento, mas até hoje não tenho uma explicação material. A partir desse dia, eu não deixei mais de acreditar
29:00 mês passado fui pela primeira vez tomar ayahuasca e achei que incorporei, falava e tinha uma posição física estranha, além disso também tive uma peia terrível. Não sei explicar o fenômeno e por estar num grupo religioso notei que a incorporação era um tema tabu. Fiquei impressionada pois nunca acreditei em religião ou espírito. Sou psicóloga e adorei a live, não conhecia o Thiago e já me inscrevi no canal dele. ✨✨✨✨☺️🙏❤️
Ótima entrevista. Somente quem vive ou viveu fenômenos de incorporação, vidências e procura respostas na ciência sabe que nem sempre as opiniões de espacialistas sobre o assunto são necessariamente a verdade. O numero de coincidências e vivencias quando se frequenta uma casa espiritas. Eu vivi uma situação semelhante ao Dr. Tiago e também sinto a mesma coisa a respeito das vivencias. Existem situações vividas onde as nossas visões e sensações são respostas as pessoas que procur
Dr. Thiago, que bom seu depoimento , fui dirigente por 15 anos na Umbanda , tive experiências incríveis e como vc sempre fui desconfiado em tudo até que tive muitas respostas e curas dentro terreiro ....
Caramba,Estou fazendo essa mesma experiência,um cético tentando "comprovar" algo através de minha própria experiência. E realmente todo o mecanismo motor acontece,mas percebo que é muito mais intuitivo. É como me percebesse com consciência mas sem controle de mim mesmo. Parabéns muito inteligente o entrevistado,coerente.
Sim, exatamente isso. Não conhecia absolutamente nada sobre a umbanda, fui pela primeira vez obrigada. Não sei se foi um delírio, esquizofrenia, uma realidade paralela criada pelo meu cérebro… eu incorporei uma entidade e fiquei em transe por mais de 6 horas. Foi muito bizarro, não lembro de nada, só de cair no chão. É um mistério, nunca saberei o que houve.
~ GRUPO DE ESTUDOS EM TCC: go.hotmart.com/N72740579L
~ MEU CANAL DE CORTES (VÍDEOS CURTOS): ua-cam.com/channels/unw2mQVG_viJV-PQ6dUdtw.html
~ MEU CANAL NO TELEGRAM: t.me/joinchat/kRpcGsMQd5A2M2Qx
~ SEJA MEMBRO: ua-cam.com/users/danielgontijojoin
Vai comprar algum livro (ou outro produto) na Amazon? Entre lá pelo meu link pra me apoiar: amzn.to/376oz8q
~ LIVROS SUGERIDOS:
- Terapia Cognitivo-Comportamental: Teoria e prática (Judith Beck): amzn.to/3Ikut6J
- Mindfulness: um guia para o autoconhecimento (Tatton e cols.): amzn.to/3xDTyUC
- “Despertar: um guia para a espiritualidade sem religião”, de Sam Harris: amzn.to/327uB50
- "Cérebro e crença", de Michael Shermer: amzn.to/3fbTna5
- "O mundo assombrado pelos demônios: a ciência vista como uma vela no escuro", de Carl Sagan: amzn.to/3284OKV
- “Ciência e pseudociência: por que acreditamos apenas naquilo em que queremos acreditar”, de Ronaldo Pilati: amzn.to/3hWo1ps
- “Ciência no cotidiano”, de Pastarnak e Orsi: amzn.to/3iWilfD
- "Paranormalidade: por que vemos o que não existe?", de Richard Wiseman: amzn.to/32EaAUL
- “Por que as pessoas acreditam em coisas estranhas”, de Michael Shermer: amzn.to/2IrMyVT
- “Religião, psicopatologia e saúde mental”, de Paulo Dalgalarrondo: amzn.to/3j0uLD1
~ CAMISETAS CIENTÍFICAS (adquirindo qualquer camiseta por esse link, você estará apoiando o meu trabalho por aqui):
www.useciencia.com.br/?parceiro=2516
~ MINHAS REDES SOCIAIS: lkt.bio/danielgontijo
~ MEUS EQUIPAMENTOS:
Microfone Blue Yeti X: amzn.to/35Jf0LW
Webcam Logitech C922 Full HD: amzn.to/3lJr5WN
Apoio o prof. Ir a umbanda pra ver se tu sente esse negócio aí hahahahaha
Será que você teve esses apontamentos ruins a sua pessoa devido a falta de trazer as pessoas certas para as suas lives? Talvez o respeito como foi levado a esse encontro, fará com que mais pessoas possam ser levadas a duvidar, do que somente o ataque, pois transparece mais a militância cega do que a verdadeira ciência, pois somente ela é capaz de curar as cabeças que creem de mais.
FAÇA UMA EXPERIÊNCIA PARTICIPAR DE UM EXIRCISMO. VC PROCURE UM BOM PADRE EXORCISTA. 🙏🙏
Manifestações demoníacas.👿👿
Seria muito interessante vc fazer uma conversa com algum clarividente. Ou com alguém que faz psicografia..
O convidado mais coerente que já vi nesse canal! Ele não trata tudo imediatamente como "fenômenos fisiológicos e neuroquímicos" ridiculamente bobos. Finalmente um cara que trás uma dúvida e muito respeito ao que ele mesmo com suas ferramentas cientificistas não tem como "medir". Um cara intelectualmente maduro o suficiente pra não deixar que o conhecimento bloqueie o quanto à ´possibilidade do desconhecido.
@@fabioa.5359 Não há dogmatismo no processo científico.
@@fabioa.5359 Enquanto sistemas purgardos de pessoas que os viciem, ciência e religião se comportam de maneira diferente diante da realidade. Se há cientistas viciando os processos científicos, não tira o mérito dos métodos científicos quando aplicados de maneira correta, eles foram responsáveis, por exemplo, pelo advento da internet que impulsionou o mundo contemporâneo, não foi a religião. Não tem como comparar ciência e religião mesmo que você tente argumentar que a ciência nasceu em ambiente religioso ou que há pesquisas científicas de ponta desenvolvidas em universidades mantidas por religiosos.
Foi o que pensei tbm, acho muita arrogância aqueles que dizem com convicção que nada existe, que é tudo da cabeça das pessoas, que as religiões não deveriam existir acho isso muita prepotência. Ele não acredita e não desacredita, ele coloca uma explicação naquilo que aconteceu mas ao mesmo tempo se pergunta se existe realmente. Na minha opinião, não temos certeza de nada nesse mundo, tem muitas coisas que não tem explicação então ficamos na dúvida se existe ou não.
@@PriscilaOliveira-oy2sz Exatamente. E é precisamente por essa mesma razão que não acompanho aquele canal daquela garota. Acho que se chama "física e afins". As vezes até me ocorre que quando pessoas jovens demais viram doutores em determinadas áreas, eles por conta da pouca vivência, não tem maturidade pra perceberem que "não sabem tudo" porque nem tudo pode ser metrificado, pesado, medido, molhado, queimado, visto por microscópios ou telescópios... se efundam num materialismo científico que do meu ponto de vista chega a ser intelectualmente limitante pra eles mesmos. E dessas certezas quase já "fechadas", somada a pouca maturidade, vem a arrogância de dar rizadas e ridicularizar tudo o que "a física não explica".
@@valdineisantos4768 Sim, para mim o respeito é a base de tudo. Não precisa acreditar ou aceitar, mas respeitar a crença do outro, colocar o seu ponto de vista respeitando a do outro sem ofender ou impor o que para ele (a) e certo ou errado. Eu creio em um ser divino, e respeito quem não acredita. Só não acho legal a pessoa falar o que pensa com arrogância, ou se sentindo o dono da verdade eu tô certa e vcs estão errados. Isso é péssimo.
Prof. Daniel você já falou tudo "Quem quer muito acreditar em uma coisa, vai encontrar suas estratégias para defendê-la", e isso vale para os ateus também.
cirúrgico .
kkkk isso não explica a criaçao do universo
O fato, eu creio em Deus, nunca nenhum ateu me incomodou, tentando me levar para o ateísmo, o que vejo muito, são religiosos perseguindo ateus, aí quando os ateus reagem e esfregam na cara desses religiosos as falhas de suas religiões, eles ficam que nem você. Ofendidinhos.
@@mykahayl570 mas tem também uma diferença, é mais vantajoso descobrir que existe do que descobrir que não existe... eu sou ateu e não vejo nenhum benefício em fazer alguém deixar de ter fé (no máximo eu questiono alguns preconceitos da religião)
Não sou umbandista e não frequento nenhuma religião, mas confesso que fiquei desconfortável com o Daniel fazendo explicações sobre probabilidades pra descartar a experiência do entrevistado, que permanece aberto a experiência e a crença do outro. Sem contar que Thiago não estava defendendo a crença, mas dizendo o óbvio: a ciência não pode e não está interessada em provar a NAO existência do que quer que seja. A ciência tem métodos para buscar explicações e pode apenas dizer que ainda não possui meios para explicar determinado fenômeno.
Senti a mesma coisa e ainda diz que "está aberto". Ele não está aberto nada. Essa explicação da coincidência da goiaba pra fazer analogia com o unguento que melhorou o olho do menino foi simplesmente deplorável.
Isso! A ciência segue metodologias, se a metodologia ainda não foi traçada por qualquer que seja o motivo, impossível dizer que sim ou que não.
Fora que assim, acredito que por estar atrelado a uma ideia de ciência e conhecimento de raizes europeias e estadunidenses que representa um ocidente branco e burguês, ele não consegue entender a cosmologia das religiões de matriz africana. Tem algo de um pensamento colonial na lógico do Gontijo (que gosto e admiro o trabalho). O que eu acho, de fato, é que existe uma necessidade de ele se aproximar de outras disciplinas como a antropologia, a história e a sociologia para desenvolver um sentido menos etnocêntrico e abrir mão de uma presunção de que o conhecimento e cultura do outro é irreal, é fantasia, ou algo que remete apenas a processos psicológicos em desequilíbrio ou agindo de maneira a falsear a realidade. Acho que é uma visão ocidentalizada (leia-se norte global), colonial e, por isso, etnocêntrica.
@@silviorodrigo3628 perfeita a sua colocação
Nao fiquei desconfortável. É assim que se constrói uma discussão, e deu oportunidade pra discutir pontos importantes. Foi um diálogo incrível!
Essa foi uma das melhores lives do canal! Convidado super simpático, inteligente, respeitoso... show de bola!
Gente,eu AMEI esse vídeo e o respeito com que ele fala. Eu vivi a MESMA situação em relação a umbanda, inclusive fiz o meu TCC na Psicologia nessa área. Hoje eu optei por estar na Umbanda, vivo me questionando e questionando as minhas experiências também. Obrigada por esse vídeo ❤️
vamos ser amigas? também sou Psi e estou frequentando a religião. e adoraria ler seu tcc
Que amor este pedido de amizade. É assim que nasce uma amizade.
Isso é a prova q qlqr idiota pode ter um diploma
Amei a frase : " A dúvida da ciência é saudável demais". Muito legal. Respeitoso, equilibrado e coerente 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Uma ideia de estudo legal é; levar pessoas que nunca ouviram falar na crença, e analisar o comportamento. Pois, de fato se a pessoa vê outras sendo incorporadas ou cresce nesse meio, é normal que inconscientemente ela reproduza os comportamentos.
Porém, se 10 pessoas nunca tiveram contato com a crença e não são induzidas, como elas podem manifestar reações caracteristicas daquele meio?
Por ex. Eu NUNCA li e nunca ouvi falar do REIKI, e na minha iniciação e após ela, tive todas as sensações e percepções características daquela crença. E NÃO, não eram coisas nas quais eu poderia ser influenciada. Tive até mesmp adivinhações quemais tarde foram confirmadas.
Se é influência, como pode pessoas que nunca tiveram contato terem reações características etc..
Na teoria é lindo , mais na prática não é assim infelizmente
Há coisas que a ciência explica e não me convence; há outras que ela não explica, e eu também não. Mas a partir de meus 17 anos eu comecei a perceber que em momentos de perigo eu ouvia uma voz , como se fosse no meu ouvido, ou dentro da minha cabeça me orientando a me safar daquele momento perigoso. No começo, eu entrava bem por não acreditar. Depois da terceira vez eu passei a perceber que sempre que ela me avisa, a coisa acontecia e passei a dar atenção aos avisos e assim evitei de ser assaltada algumas vezes em ponto de ônibus e outros. Com o passar dos anos, ela foi se distanciando. Um dia eu reclamei porque eu não ouvia mais aquela voz me orientando. Achei que talvez eu tivesse feito algo de errado. No dia seguinte, eu fui no Carrefour e na hora de pagar eu peguei o cartão de débito do banco e ouvi a voz: não vai passar. Respondi mentalmente: claro que vai passar, está tudo certo com o cartão, tenho saldo na conta e dei o cartão para a moça do caixa. Coloquei a senha e tudo bem, aí eu disse mentalmente: tá vendo, passou. Logo em seguida ouvi a moça: desculpe, mas seu cartão não passou. Passei a compra em outro cartão. Ao sair dali, fui ao banco e estava tudo certo com minha conta e com o cartão; mas foi um jeito que aquela entidade achou para me mostrar que ainda estava comigo. Passados uns 5 anos, ganhei um cachorro de uma dona de um centro espírita que eu estava frequentando na época. No dia seguinte, ao brincar com o cachorro, a voz disse: esse cachorro vai te dar um baita de um azar. Respondi mentalmente: é só um cachorro! No dia seguinte eu teria que ir ao veterinário levar o cachorro de um amigo para fazer quimioterapia e aproveitei para levar o que eu ganhei também, para tomar vacina. Era na cidade vizinha, em Nova Fátima - PR, e a rodovia que leva a essa cidade é muito cheia de curvas perigosas. Na metade do caminho, esse que ganhei, que estava no banco da frente, começou a fazer náuseas, como se fosse vomitar em cima da minha perna. Tentei empurrar a cabeça dele para o vão e esqueci do volante, enquanto tentava evitar de ele vomitar em mim. Quando me dei conta, o carro estava voando e logo em seguida o impacto, caí num buraco de 7 metros de profundidade, do outro lado da rodovia, e o carro bateu a frente em uma pedra no fundo. Assim que consegui respirar e me dar conta do acidente, a primeira coisa foi verificar os cachorros; nenhuma arranhão. E eu, nada quebrado ou machucado, só um calombo na sola do pé que estava no acelerador; peito dolorido e a marca da cinta no pescoço, mas o carro, uma saveiro cross, deu perda total. Aí eu pergunto: foi Deus, foi um espirito, um anjo? O mais impressionante nessa história é que minha mãe, que é da CCB me contou um dia antes que ela não tinha conseguido dormir à noite porque um ser ficou atormentando ela - o que ela chamou de inimigo - para que ela me ligasse e me falasse da morte. Perguntei porque ela não ligou? Ela disse que havia ficado tão atormentada, que só clamava à Deus para afastar o inimigo dali. Perguntei como era tal inimigo e ela respondeu que era um homem magro e afro, e que ele disse que o nome dele era Zé Pelintra. Minha mãe nasceu na CCB e nunca entrou num centro espírita ou leu algo a respeito. Mas eu sabia quem era Zé Pelintra, era o carro chefe do centro que eu estava frequentando. Minha mãe tinha o dom da visão, mas eu não. Como explicar isso: a voz me avisou que aquele cachorro ia me dar azar e Zé Pilintra tenta, através de minha mãe, me avisar do perigo. Meses antes, um outro carro caíra no mesmo buraco e o motorista, um advogado, morreu. Eu e os cachorros sem arranhões. Depois desse incidente, arrumei outro dono para aquele cachorro. Até porque, eu já era dona de 21 cachorros e 40 gatos resgatados doentes de rua. Eu não tinha o direito de morrer antes deles.
Só achei injusto culpar o cachorro, tadinho.
Ótimas histórias do Tiago, ficou uma excelente live.
Ouso dizer (sem base empírica nenhuma, Fonte: Editora Vozes da Minha Cabeça) que essa postura agnóstica respeitosa do Tiago é mais persuasiva para o ceticismo do que a postura ateísta militante que vemos muito por aí... É uma postura de respeito verdadeiro, o que implica não querer colonizar a mente alheia com as próprias verdades.
O entrevistado cético que não é cético sutilmente apontando a arrogância do entrevistador. Hilário
Daniel com ar de deboche sobre algo que é digno de respeito. Totalmente diferente do entrevistado que foi lá e botou a cara, viveu as experiências. Ele tem propriedade para falar. É outro nível a pessoa experenciar, né?
Eu escutaria o Tiago por horas e horas e horas..... achei de uma coerência e sensatez incríveis!!!
Fui educada no catolicismo. Hoje não sigo nenhuma religião. Mas quando vou a alguma missa, o momento do sininho com seu "esse é o mistério da fé" é exatamente quando me sinto reconciliada com Deus. É o mistério... Sou eu, com a cabeça abaixada, olhando para mim.
Maravilha a live com o Thiago, interessantíssimo,bem articulado, divertido,franco, é bom não ser nem crédulo,nem cético intransigentes,me vejo meio assim também,super curiosa,aberta a novas idéias!
Um abraço, Daniel,Thiago ,e a todos!
Ele tem uma mediunidade fortissima! Adorei as almas! Que os grandes mestres te guiem meu irmão! Todos em seus caminhos, sempre estarão contigo! Axé! Daniel, sou daimista, sou de SP, qdo se sentir a vontade e quiser, posso te levar ao local onde utilizo o chá para que vc o conheça e possa fazer seus estudos e relatos.
Primeira vez eu dei um like nesse canal porque esse Daniel é um ateu fanático e pregador fervoroso do ateísmo más o convidado é muito inteligente e interessado a mais investigação do que fazer valer a própria opinião
Assistiria muito mais as entrevistas se o entrevistador não fosse tão prepotente....
Muito respeitosa a forma como o entrevistado se posta em relação à espiritualidade. Fecha uma porta mas abre uma janela. Fique com Deus!
Em meados de 2015 e 2016 eu estava numa fase bem ateu, ateu militante ainda por cima. Não acreditava em nada sobrenatural. Me tornei bem materialista mesmo crescendo em um lar evangélico.
Eu não lembro exatamente da data, mas acredito que tenha sido no início de 2017, meu irmão me chamou pra viajar com ele e os amigos deles pra praia. Meu irmão já foi pai de santo, mas na época ele era apenas frequentador do candomblé, não incorporava mais (embora eu nunca tenha visto).
Só sei que chegando na casa da praia (estávamos ao todo em 18 pessoas) eles eram todos candomblecistas e organizaram um “culto” deles na casa. Eu nem sabia que eles eram todos da religião e como estava junto eu meio que me vi obrigado a participar. Entre cantigas e danças, um dos amigos do meu irmão incorporou a pomba-gira. Esse cara estudou comigo no ensino médio na mesma classe, nunca fomos amigos mas tivemos contato na adolescência, ele era bem nerd, introvertido e CDF, nem imaginei que ele fosse pai de santo.
Só sei que eu fiquei chocado com o que vi, ele incorporado era outra pessoa totalmente diferente. Ficou bem feminino (“virou” uma mulher) e o tom de voz ficou totalmente diferente. Só sei que ele tomou umas 5 garrafas de Velho Barreiro e fumou uns 5 maços de Eight sozinho, o pessoal servindo ele toda hora e uma pilha de cinzas se cumulando no cinzeiro. As garrafas estavam lacradas, que eu vi, não tinha como ser água, sendo que nem cerveja ele bebia e nunca fumou. Ele bebeu tudo aquilo de pinga em menos de 2hs de ritual e não ficou bêbado. Quando ele voltou ao normal ele estava sóbrio conversando normalmente, como se não tivesse bebido nada, eu fiquei de queixo caído.
Em momento algum eu senti medo, eu senti apenas admiração e perplexidade. Daquele dia em diante eu deixei de ser ateu, passei a ver o mundo de outra forma. Hoje eu digo que o sobrenatural existe e está entre nós.
Tem coisas que a gente não pode explicar.
Impressionante a coerência deste entrevistado. Parabéns!! Bom senso do início ao fim. O verdadeiro cientista SEMPRE deixa um canal aberto a possibilidade. O que nega veementemente ou aceita veementemente, é fanático.
O cara nao prometeu nada, e entregou tudo na live, esse tinha que ficar muuuitas horas, Danieeeeel coloca uma meta pra live sem hora pra acabar.
Muito boa a entrevista. Esse cientista deve ter uma mediunidade plena, independente de religião.
E acho também que o sobrenatural NUNCA vai fazer nada para provar que existe, viu Dr. Thiago!!? rsrsrs.
Parabéns!
O melhor entrevistado do canal, para mim.
Excelente live, embora eu esteja na contramão uma vez q sou quase que excencialmente espiritualista. Porque nesses últimos quarenta anos da minha vida me deparei com várias e várias situações. Contrariamente a você, 80 por cento de mim acredita, mas 20 por cento encontra muitas dúvidas. Por isso, mesmo espiritualista estou inscrita no seu canal. Porque tenho uma sede imensa de encontrar respostas inegáveis aos meus tantos questionamentos. Esses 20 por cento sonham que um dia a ciência possa se unir à espiritualidade.
Você disse uma coisa que eu sempre penso! Eu digo que muitas coisas hoje em dia que nós consideramos como sobrenatural ou espiritual um dia vai ter uma explicação científica. Pena é saber que eu não estarei mais viva aqui pra saber (quer dizer, vai que tem vida após a morte e eu possa saber a explicação de tudo quando eu morrer não é mesmo? Kkkkkkk 😅)
muito bom 😊 que assunto enteresante.
@@ingrid5944tem coisa que a ciência nunca vai desvendar,os mistérios da vida tem elementos que a ciência não consegue medir como a fé que pode moldar as coisas se acreditar rsrs
Tiago , super simpático . Amei suas considerações . A palavra principal do seu discurso foi respeito e a segunda generosidade . Eu acredito não há como se provar a fé . Mas os estudos científicos e o ceticismo são sim uma proteção para a humanidade . Parabéns Tiago pelas suas colocações .
Acho que muitos céticos/ateus tem muita fé. Muita fé que tudo é explicado só e somente pela magnífica capacidade das ligações sinápticas cerebrais . É uma fé. A fé cética.
👏👏 Incrível finalmente um pesquisador coerente e que não se acha o dono do saber, como esses ridículos que se acham certos ao sair por ai descartando 100% absolutamente tudo que as pessoas trazem.
Enquanto não se colocam na posição de observar e considerar as possibilidades, não estão fazendo ciência, estão apenas sendo arrogantes porque acham que entendem tudo!
Compreendo o objetivo do Dr. Daniel. E gosto muito de seus vídeos!! Ele desmascara as mentiras, as enganações, e os abusos que muitos religiosos cometem em nome de Deus!!
Sou evangélica, mas gosto muito deste canal. Tenho muito respeito e gratidão por todos que dedicam seu tempo a essa missão de abrir os olhos das pessoas.
Continue na fé.
Verdade, principalmente com a estória de falar em línguas, essa grande mentira.
Tenho uma história similar, onde tive contato com a Umbanda devido ao meu relacionamento com uma garota na época. Anos atrás. Porém eu não tive nenhum 'encorporamento', e olha que ate tentei me concentrar e deixar a coisa me levar pra ver no que dava. Mas nada aconteceu. Eu fiz essas visitas ja muito certo de que é um transe induzido e coletivo, não conseguiram me convencer do contrário. Ate por que, mesmo não incorporando, eu recebi atendimento do pessoal incorporado (por espíritos falando comigo no caso), e em todas essas vezes nada que me foi dito foi impressionante. Muitas vezes nem relevante pro meu contexto de vida era. São conselhos a maior parte do tempo e muita fala em metafora (que ate parece de propósito para parecer que o falante é baita sábio). Maior parte das coisas ditas são genéricas e subjetivas, assim como consultas em tarot e astrologia.
A similaridade com a sua história termina drásticamente no ponto em que ele (várias vezes durante as suas falas) deixa claro que não tem a intenção de se posicionar, e pra mim ficou claro que é por motivos de afetividade forte ligada à espiritualidade, no caso, a umbanda, percebido nitidamente quando ele fala da esposa e do sogro.
E seu depoimento, faz o contrário, demonstra a sua firme conclusão, após sua experiência com a mesma umbanda, de que não é nada disso.
No meu caso, eu sinto que ter algum tipo de espiritualidade, é uma necessidade de nos sentirmos pessoas únicas, especiais, fazendo parte de grupos especiais, melhores que os outros ( "gente escolhida por ser especial... etc etc).
Acho que é só pra não admitir que somos seres que nascem vivem e morrem como todos os outros na face da terra. É não admitir a nossa insignificância, nossa mortalidade.
Enfim, uma atitude, que ao meu ver, chega a ser arrogante.
Mas tbm acho que, os vários segmentos, todos tem muitos interesses por trás, e muitas conveniências.
Espero não ter te ofendido, não foi minha intenção de forma alguma.
Se cuida, um abraço :)
@@malumoteki3021 Não me ofendi não. Quando lemos textos as vezes podemos entender que as falas das pessoas vem carregadas de certos sentimentos... Como pareceu a você que eu estava sendo arrogante. E na verdade não quiz ser arrogante não. Pelo menos acredito que não. Espiritualidade não precisa dialogar ou se associar com coisas sobrenaturais também, este é um ponto usualmente despercebido pelas pessoas. Eu acredito que eu tenho uma espiritualidade mesmo tendo a convicção (pra mim) de que não há nada sobrenatural no mundo. Mas o ponto maior foi o que você disse em uma frase aqui Malú, que vc acha que é só pra não admitir que somos seres que nascem, vivem e morrem. É difícil aceitar a insignificância.
É isso só no fim...
Mas quando a gente da uma olhada mais aprofundada no cosmos em si... La fora... As dimensões, espaços de tempo e magnitudes... Continua incômodo, mas a gente entende de verdade a nossa insignificância.
Muito bom!!! Isso mesmo
@@gersonfilho898 eu tbm, não achei vc arrogante não!
Pelo contrário.
Sobre olhar para o cosmos, sobre ser insignificante, é exatamente isso que eu penso.
Quando eu falei arrogante, não foi pensando no contato que vc relatou com a umbanda, mas sim nas pessoas em geral.
O cara do vídeo parece querer incutir nas pessoas a dúvida sobre a ciência, até chama de POLARIZAÇÃO e fala que se vê como um PACIFICADOR (termo militar) só faltou dizer a famosa frase: "é uma escolha difícil".
No fundo, sabemos onde ele quer chegar com essa confusão que faz na cabeça das pessoas.
Seria muita coincidência ele ser filho de coronel militar?
Não é estranho que um pesquisador científico se posicione dessa forma?
Talvez esteja ficando paranóica, kkkk. Mas acho que estou me "baseando em evidências", certo?
Foi um prazer conversar com vc sobre isso. Obrigada por responder.
Fique bem🍀🌻🍀🌻🍀
Engraçado como as Pessoas colocam a Experiência delas como um Todo dentro da Umbanda. Me explica então o meu caso: Nunca tinha ido em um Terreiro, fui uma Vez, não conhecia ninguém de lá e não abri a Boca pra falar nada com as Entidades.
Até que uma Entidade por nome de Baiano me chamou e Falou minha vida naquele instante toda, Inclusive o que eu pensava de forma detalhada e descreveu a forma que Eu ficava no dia a dia.
Me explique por gentileza, Obs: Tudo falado com riqueza de Detalhes da minha vida, sem eu NÃO CONHECER NINGUÉM DA CASA e sem eu PRECISAR PEDIR DIRECIONAMENTO ACERCA DO ASSUNTO.
Professor Daniel, que deselegante !
O senhor passou a entrevista tentando desqualificar e desacreditar as reflexões do Thiago
Mesmo de forma sutil deixou transparecer uma soberba e rigidez intelectual .
Passou a entrevista toda analisando, interpretando e "diagnosticando" os fatos e comportamentos trazidos pelo entrevistado. Se colocou como o decodificador da "verdade" e da "ciência".
Já o entrevistado, deu um show !!! Thiago, se comportou como um verdadeiro cientista.
Mostrou o quanto é zeloso com o processo cientifico: observar, registrar, levantar hipóteses plausiveis, questionar, analisar e definir probabilidades.
O entrevistado não perdeu de vista que comportamento é objeto de estudo da Ciência Humana e não da Ciência Exata. Já o entrevistador...
O que deu para concluir é que que a pauta do programa busca a desconstrução das religiões, da fé e da possibilidade de existência de fenômenos não conhecidos e dominados pela ciência.
Obs: Não sou Umbandista
Na minha experiência a maioria psicólogos são medianos que se acham acima da média. Pra tratar distúrbios eles são ok pra outras coisas prefiro o povo do terreiro. Ps. Antes que algum ateu inteligentinho me acuse de crédulo simplório, sou laudado como superdotaçao/altas habilidades e tenho mestrado em matemática.
Que live! Assistir Dr Tiago se colocando com tanta clareza e inteligência, mexendo com a minha inteligência de mais de 20 anos no Espiritismo de Kardec e há 2 anos cética. Obrigada Prof Daniel por despertar em mim, bom ou não, o pensamento crítico. Libertador.
TMJ! 😊
Eu sou espírita Kardecista, mas ha algum tempo eu me sinto como o Tiago: querendo ter a curiosidade saudável de investigar as possibilidades. Não aceito uma única verdade, absoluta.
PROCURE UM BOM SACERDOTE EXORCISTA E FAÇA UM EXPERIÊNCIA... 🙏🙏
@@taniaveras1425 pq kardec era racista.. espíritos tem cor? Leia sobre o racismo de kardec
Pq kardec era racista?
É muito legal ver duas pessoas que não são envolvidos com nada, céticos conversando sobre coisas que não são materiais .
Ao ouvir o Tiago falar do "levante" e me lembrei de uma passagem na minha vida. Eu havia me mudado para uma chácara no Paraná e uma cachorra de rua deu cria no meu quintal e acabei adotando ela e seus 4 filhotes. Mas por ser novata, não vacinei os filhotes e aos 4 meses os 4 pegaram uma virose intestinal que os deixou fracos, debilitados e, por conta disso, eles contraíram uma virose na boca. Eram muitas verrugas, tinha o formato de mine couve-flor na boca deles, e tomou conta da boca toda. Levei os ao veterinário e ele me disse que não havia solução, a não ser tomar antibiótico para aliviar a inflamação ou fazer uma vacina com as verrugas da boquinha deles, mas teria que fazer cirurgia para tirar algumas verrugas. Voltei para casa desanimada. Estava endividada por conta da compra da chácara e teria pagar as cirurgias. Estava eu ali envolta nesse pensamento e com dó deles, com sangramento na boca e com dificuldade para comer quando ouvi na minha cabeça a palavra: Listerine. Pensei: se a voz está dizendo que listerine vai resolver, ela não ia me enganar. Fui até a farmácia e comprei o tal listerine, um enxaguatório bucal. Passei na boca deles com algodão e em 03 dias já não tinham mais nenhuma verruga na boca. Voltei ao veterinário e ele ficou bobo. Até anotou para passar para outros clientes. Ele disse que nunca ouviu falar que listerine resolvesse o problema. É claro que esse episódio é só mais um de vários outros em que essa voz atuou e sempre acertou. Nunca ela errou.
Eu, sendo de umbanda e Candomblé, compartilho as mesmas incertezas de Tiago Tatton..
Mas não deixo de atuar nesse campo (hipoteticamente mágico) por conta do bem que esporadicamente consigo levar às pessoas. Isso me motiva.
Pq que nenhum das pessoas que pratica a sua religião sabe falar o idioma yoruba?
@RicardoOliveira-oe6me todos babalorixás que conheço, falam.. acho que você está terrivelmente enganado
Sou espirita, discordo de varias falacias do Daniel, mas adoro esse cara. Ele é abencoado por Deus e pelos espiritos de luz. Maravilhoso vc Daniel
Sensacional, dr Tiago, pela ABERTURA de sua mente! Cientista que não nega peremptoriamente a necessidade de se estudar o sobrenatural!
Não sou religiosa, não creio em tudo mas não nego a possibilidade de se estudar o q está além da ciência! Parabéns!
Tiago se expressa de uma maneira incrível
Boa tarde Dr Daniel.
Me identifico muito com esse convidado. Não fui tão a fundo nessa busca, mas tb estive e estou nessa busca.
Ainda acredito em algo maior só não mais nesse Deus dos ditos "livros sagrados". (Allah, Javé ...) Tora, Bíblia ou Al Coran.
Parabéns!! Amei conhecer o Tiago, gosto como ele respeita os 02 lados, super agradável e posso dizer o quanto mim identifiquei com ele
Me vi demais no Dr Tiago, já passei por tantos lugares e vivenciei tantas coisas, mas ainda nada conseguiu me convencer 100% nem mesmo a ciência. Sou psicóloga também.
Enfim um participante realmente cético.
Sou umbandista e estudante de psicanálise, e o Tiago descreveu tudo muito bem! De uma humildade impar! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
"Todas as entidades serão ouvidas, e nós aprenderemos com os espíritos que souberem mais, além de podermos ensinar aos que souberem menos. Não viraremos as costas a nenhum nem diremos não, pois esta é a vontade do Pai.
E se querem saber meu nome que seja este: Caboclo das Sete Encruzilhadas, porque não haverá caminhos fechados para mim.”
Em 1908 no bairro de neves no Rio de Janeiro pela mediunidade de Zelio fernandino de Morais, houve a primeira incorporação em um centro espírita, onde os diregentes daquele lugar queriam proibir a manifestação de espíritos negros, e caboclos! Onde Zelio incorporou o caboclo e pronunciou as frases a cima!
Um dos melhores depoimentos já assistido nesse canal.
Que live maravilhosa 💙. Um presente pra quem entendeu, como é bom ouvir pessoas esclarecidas e inteligentes ‼️ Aí que a gente vê que mesmo se libertando do sistema, ainda continuamos na caixinha, essa conversa é uma libertação pra quem ouviu com o entendimento 😍
Pra mim, foi o melhor entrevistado do canal. Parabéns!
Eu creio que todos nós gostaríamos que existisse um outro lado, além desse que já conhecemos, seria muito legal!
Mas pelo que tudo indica não há, e quem não aguenta o tranco da realidade , quer se apegar e se iludir de todo jeito
@@maiteenogueira1578E quem pensa que aguenta, simplesmente ainda não compreendeu o tamanho do tranco.
A umbanda é linda é puro amor e caridade e vai está ali sempre para ajudar o próximo e isso é lindo 🙏
100
Obrigada por nos presentear com mais um cético respeitoso. Aprendi bastante!
Live maravilhosa! Tirou muitas dúvidas sem fanatismo! Amei...o entrevistador tbem, sempre respeitoso, parabéns
Carl Sagan não descartou a possibilidade de haver vidas passadas, em função de relatos impressionantes de crianças em tenra idade. Disse que o assunto merece estudo. Essa postura dele é surpreendente, em razão do ceticismo que ele professava.
Vc sabe se Carl comentou algo de nao ser possivel existir E.T's pq a idade do universo nao seria suficiente para essa existencia?
É fácil colocar essas loucuras na boca de cientistas famosos para validar a loucura de vocês.
Não! Carl Sagan não falou isso, moça!
De onde vc tirou essa?!?
Deixo essa meta aberta. Mas sem praticar em grupos. A maioria dos de peixes está na última encarnação. Coitados dos luteranos se tiverem que voltar e pagar o mal que fazem.
Não sabia disso. Sobre Sagan.
A cura da infecção do olho do menino pela planta levante, foi a utilização da fitoenergia da planta. É um conhecimento ancestral.
Gostei da honestidade do entrevistado.
Eu também já tive muitas experiências nesta vida. Seria bacana nos comunicarmos e trocarmos figurinhas.
Live Interessante ! Gostei muito de Tiago Tatton... inteligente e respeitoso ao expor, ... Postura espetacular sobre este assunto tão relevante !!!! FRASE : Estou aberto e gosto de ouvir as pessoas. Eu TBM gosto de pesquisar, de ouvir e procurar PORQUE há muito a aprender. Grande abraço ... Maria Vaessen de Fortaleza CE
Gratidão às esposas pela live de domingo ❤️
Esse cara tinha que ter um canal no youtube 👏👏👏
Parabéns ao professor e ao convidado, essa foi uma das melhores lives que eu já assisti neste canal. 👏🏿👏🏿👏🏿
Super concordo! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Que live incrível!! Obrigada! Faço questão de deixar registrada minhas impressões. Sei que já tem um ano mas, sou recém "convertida" ao ateísmo e estou maratonando sempre que eu posso. Luz e Paz a todos.💛✨
Ri demais nessa live! "Religião do ursinho Pooh" 😂😂😂😂😂😂😂
" A Letícia adora isso"😂😂😂😂😂
Foi a melhor live até agora.
Kardec foi sensacional ao transmitir as mensagens dos espíritos: A ciência só pode explicar as coisas pelas leis da matéria e a espiritualidade sem a ciência faltaria comprovações. Gente são 5 livros codificados e cada situação dos 5 livros, existem centenas de psicografias.
Vc entende agora me responde pq o kardec era racista e dizia em seu livro que pessoas negras tinha espíritos inferiores aos europeus
Uma das melhores entrevistas deste canal.
Parabéns, gostei da entrevista, a maneira que Tiago Tatton vivenciou a Umbanda foi muito interessante, sem bitolações, idolatrias, exageros etc... Uma maneira pura de vivenciar, gostaria de vivenciar desta maneira
Cada entrevista é melhor que a outra, pela riqueza das experiências e conhecimentos transmitidos!
O critério básico da ciência é a metodologia, porque é através dela que um determinado experimento pode ser repetido e a obtenção de resultados absolutamente idênticos é o que chancela o evento como válido pela ciência. O fato é que num terreiro de umbanda ou candomblé, as entidades se manifestam sempre de uma mesma forma, independente de limitações que o médium possa ter. Exemplo: numa gira de erês, que são espíritos de crianças, falando de uma forma bem leiga, um médium idoso com limitações de mobilidade vai dar cambalhotas. Não estou validando o argumento da umbanda e do candomblé, pois sou cética também, mas até que ponto uma limitação pré-existente e conhecida pelo médium é sobrepujada pela manifestação da entidade...
Que live maravilhosa! Muito obrigada! 🙏🙏 Daniel, se vc tem curiosidade com enteogenos, recomendo a psilocibina, as experiencia, no geral, são muito agradaveis, é segura, sem contar os aspectos positivos apos o uso.
Excelente live! Adorei o posicionamento do Tiago. Acredito que esse é o caminho
Adorei este convidado, adoro também o canal, embora eu seja médium e estudante de psicologia. Identifiquei-me com algumas falas do Tiago (até os pensamentos céticos em looping rsrs). Acredito que devemos estar abertos aos conhecimentos, pontos de vida e novas experiências.
Sou sem competência para falar de muitos assuntos, por não ter formação superior, mas passei por isso em todos os processos do Tiago, Da ICAR ao espiritismo (curtia a paz dos centros). Mas acabei com 26 anos por questões pessoas me considerando "ateu". Curti as reflexões e o papo! Parabéns aos doutores , aprendendo sempre!
Me identifico com Tiago , afinal é isso não precisamos ridicularizar as pessoas que creem etc - mas procurar sim estar buscando as evidências científicas etc .
Adorei o diálogo com tiago. Fiz um caminho muito parecido. Sou agnostica e duvidei de tudo, mesmo sendo tomada por seres e tais. Caminho difícil esse. Estou aqui, ponho distância mas estou com tiago: não dá para crer nem descrer. Melhor duvidar pq há muito bicho esquisito nesta nossa materialidade.
O professor Daniel me evoca uma lembrança de um distinto mestre de neurociência que ministrou aulas acerca da neurofisiologia da criatividade em meu passado acadêmico. Lamentavelmente, esse mesmo instrutor assim como Gontijo deixava-se envolver por uma intransigente negação, considerando qualquer entidade inquantificável como inexistente, ironicamente enquanto discorria sobre a imparcialidade intrínseca à metodologia científica e a complexidade associada à atribuição de causalidade a fenômenos diversos.
Diante desse contexto, expresso minha apreciação pela postura do Dr. Tiago Tatton, que se distingue por sua coerência com os princípios que fundamentam a ciência moderna.
A diferença crítica dessa Live é o que me faz evoluir o pensamento cada vez mais. Obrigado prof!!!!
Concordo plenamente com a fala dele. Fui umbandista muitos anos e tenho o maior respeito à religião. Acredito no poder da oração, das ervas que ainda não estão todas estudadas e nas vidas passadas. Talvez esses conhecimentos não sejam dessa vida e sim de outras experiências pq acredito que o conhecimento não se perdem e podemos trazer os mesmos quando o ambiente favorece. Parabéns pela entrevista. E meu respeito a Umbanda que ainda ajudam com humildade os sofridos do nosso Brasil.
29:41Daniel, talvez ayahuasca possa ser a experiência que aumente sua porcentagem de crença no sobrenatural. 🤯 Aliás,, Daniel, tem um novo documentário na Netflix, recomendo, Como Mudar sua Mente. Psicodelia retornando ao mundo acadêmico e com bastante novidade no campo das pesquisas. 🙏✨
Foi após tomar ayahuasca que comecei a ter episódios de incorporação. Sempre achei estranho isso, mas faz sentido.
MELHOR ENTREVISTA DESSE CANAL!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Muito respeitosa e reflexiva!!!
Foi a minha dúvida que me tirou de muitas ciladas. A religião e o meio espiritualista tá cheio de "ilusionistas". Mas ao msm tempo eu queria que algo espiritual realmente existisse. Me identifiquei muito com tudo que o Thiago falou!
Nossa COMO EU AMO ESSE CANAL! AAAAAAAAAA PARECE QUE TÔ BEBENDO ÁGUA DEPOIS DE MUITO TEMPO COM SEDE! kkkkkkkkkkk Aqui é um lugar que eu me sinto bem com as minhas questões e minhas crenças (mesmo eu não me considerando de nenhuma religião e sendo ex evangélica de berço)! Amo ver vídeos como esse e ver pessoas se fazendo as mesmas questões que eu e sendo cientistas e psicólogos e neurologistas e tudo mais, fico me sentindo inteligente kkkkkkkkk Amo psicologia e um dia quero me formar nisso pra conseguir entender um pouquinho mais sobre nós, os criadores da realidade a nossa volta! Imagina só? Cada ser humano, uma cabeça diferente, um universo diferente, tanta coisa pra ser explorada! Amo demais! ❤️ Obrigada por esse canal professor Daniel! 🙏🏻💖
Adorei a participação do Tiago. Gente boníssima. Traga ele mais vezes, Daniel
⚘ Convidado Humanista no melhor sentido. Respeito é intrinsecamente necessário.
Amei as " respostas" .
Muito obrigada.
Quanto ao anfitrião, escorrega em alguns momentos quando desmerece, digamos assim, aqueles que creem.
Primeira vez que vejo alguém verdadeiramente cético, alguém que não sabe, quer saber, mas não sabe e suspende o julgamento antes do conhecimento. Parabéns ao Tiago.
O Rapaz aí foi muito sincero e coerente nas suas dúvidas.
Sigo na linha de pensamento do Tiago, sempre aberta para o aprendizado. Adorei quando ele disse: „Chega desse pensamento Lula x Bolsonaro“. É o sair da caixinha! Somos portadores de uma máquina magnífica que é o nosso cérebro, precisamos aprender a usá-lo de forma mais eficaz.
O entrevistador precisa conhecer o fenômeno e não somente questionar
Perdi essa live, mas tô assistindo agora.
Edit: ele procurando o mistério da fé quando criança 😂😂😂😂. Eu pequena já me perguntava: essa bíblia, cheia de palavras, mas de onde tiraram tanta ideia pra escrevê-la? Quem escreveu? Como conseguiram escrever um livro tão imenso? Kkkkkk já era uma heregezinha hein.
Muito importante isso. Quem falou, quem escreveu, de onde foi tirado, existe uma ciência?
Herege não. Isto é instinto de pesquisa precoce. Continue buscando "com respeito", que as respostas virão, como vieram para mim.
Abraço!
Criança bem evoluída kkk
@@robertorezende6872 sim! Tô estudando pra caramba para chegar às minhas conclusões.
@@stardust5531 minha mãe disse que eu sempre fui "perguntadeira " 😅😂
Nossa, me identifiquei com quase tudo que o Dr. Tiago falou. 🤔
Ótima entrevista!
Que entrevista deliciosa, muito boa as falas do entrevistado. Muito obrigada ☺️
Daniel, vou repetir uma mensagem que recebi através da minha paranormalidade: “Pra você compreender Deus é preciso, primeiro, que uma célula viva,de dentro do seu cérebro,compreenda você e o universo “
Diga pro seu amigo que não tenha medo da paranormalidade dele. O paranormal é um doido que não come cocô 💩 nem rasga dinheiro 💰.
Adorei a conversa, e o Dr Tiago, levou o assunto com maestria. Realmente se não posso provar, deixa quieto, ou vai além e prova que não aconteceu, mas prova. Parabéns !! Porque como se diz, a muita coisa entre o céu e a terra que sonha nossa filosofia, kkkk, vai que ?
Prfessor tem um canal muito interessante que se chama Afinal o que somos nós. Que aborda o tema EQM com muita seriedade, acho que seria legal uma matéria sobre EQM.
Até há um mês eu era ateu, não acreditava em nada e procurava explicar tudo. E então decidi ir na umbanda, onde pediram pra eu acender um vela de sete damias com um copo da água. Fiz isso. No meio da noite esse copo fez barulhos de bolhas e na hora que acordei também. Tentei explicar pra mim mesmo esse evento, mas até hoje não tenho uma explicação material. A partir desse dia, eu não deixei mais de acreditar
Se tu fosse ateu mesmo não teria ido 😂😂
Fantástica essa entrevista. Thiago mostra os 2 lados da questão de forma sintética e equilibrada. Parabéns.
Gostei muito! Como ex-Espírita, ex-Amorc, ex-Católico e Mestre Maçom adormecido, estou adorando essa série de vídeos. Obrigado Daniel! Abs!
Obrigada pelo conteudo. Muito interessante!
Porem, é visivel a continuidade das crenças no convidado.
Abs!
29:00 mês passado fui pela primeira vez tomar ayahuasca e achei que incorporei, falava e tinha uma posição física estranha, além disso também tive uma peia terrível. Não sei explicar o fenômeno e por estar num grupo religioso notei que a incorporação era um tema tabu. Fiquei impressionada pois nunca acreditei em religião ou espírito. Sou psicóloga e adorei a live, não conhecia o Thiago e já me inscrevi no canal dele. ✨✨✨✨☺️🙏❤️
Ótima entrevista. Somente quem vive ou viveu fenômenos de incorporação, vidências e procura respostas na ciência sabe que nem sempre as opiniões de espacialistas sobre o assunto são necessariamente a verdade. O numero de coincidências e vivencias quando se frequenta uma casa espiritas. Eu vivi uma situação semelhante ao Dr. Tiago e também sinto a mesma coisa a respeito das vivencias. Existem situações vividas onde as nossas visões e sensações são respostas as pessoas que procur
Esse homem é um filosofo . Amante do saber.
Dr. Thiago, que bom seu depoimento , fui dirigente por 15 anos na Umbanda , tive experiências incríveis e como vc sempre fui desconfiado em tudo até que tive muitas respostas e curas dentro terreiro ....
Simplesmente sensacional! Minha postura sobre a ciência e religião é muito semelhante ao do Tiago.
CIENTISTA TEM MEDO DE DIZER QUE É ESPIRITA.E SER CHAMADO DE BURRO POR COLEGAS
Caramba,Estou fazendo essa mesma experiência,um cético tentando "comprovar" algo através de minha própria experiência.
E realmente todo o mecanismo motor acontece,mas percebo que é muito mais intuitivo.
É como me percebesse com consciência mas sem controle de mim mesmo.
Parabéns muito inteligente o entrevistado,coerente.
Sim, exatamente isso. Não conhecia absolutamente nada sobre a umbanda, fui pela primeira vez obrigada. Não sei se foi um delírio, esquizofrenia, uma realidade paralela criada pelo meu cérebro… eu incorporei uma entidade e fiquei em transe por mais de 6 horas. Foi muito bizarro, não lembro de nada, só de cair no chão. É um mistério, nunca saberei o que houve.
Gostei demais da sugestão de respeito a todas as formas de fé! Sem discriminar ninguém! Parabéns!