Parabéns Marcos pelo vídeo, praticamente aprendi fotografar com vc, fiz curso mas só foi por conta do diploma msm, já sabia tudo graças aos vídeos, continue na caminhada estaremos com vc, forte abraço
Falou tudo que eu já sabia. E que aprendi nesse mesmo canal há anos atrás kkk. Excelente vídeo. E que certamente vai ser muito útil para as próximas gerações de fotógrafos. Obrigado por tudo, Marcão.
Então, Marcos, eu entendi que a proposta é o básico do básico, mas os conceitos estão errados. E, na boa, conceitos são básicos. - A sensibilidade (ISO) de um sensor é única e de fábrica, nunca muda, pois o sensor é composto por diodos fotoelétricos já calibrados e invariáveis. A sensibilidade muda nos filmes. O botão de ajuste do ISO amplifica o sinal capturado pelo sensor com sua sensibilidade nativa. Ou seja, a sensibilidade, em si, não muda. No entanto, por analogia e recorrência, fala-se que ela muda. - Na realidade, ISO digital não existe, subir o ISO é amplificar o sinal gerado pela luz capturada por um sensor, que pode clarear a foto se for aumentado. Ao mesmo tempo, essa amplificação gera ruído ao invés de granulação, pois o sinal é elétrico e o tamanho do diodo não muda. No filme, as determinações ISO são característica físicas. No entanto, por analogia e recorrência, fala-se em ISO digital. - Sensor não tem pixel de fato, mas diodos fotoelétricos. Pixel é o elemento de imagem de um arquivo digital (picture element). O arquivo tem pixel e o sensor tem diodo. No entanto, por confusão e recorrência, fala-se que sensor tem pixel. - Na verdade, não existe triângulo de EXPOSIÇÃO, pois o sensor registra a luz, mas não a controla, apenas o diafragma e o obturador ajustam a exposição. O sensor fica exposto à luz regulada pelo diafragma e obturador, como explicado, e depois a captura. O ajuste do ISO amplifica o sinal capturado a partir da sensibilidade nativa, mas não consegue adicionar ou remover luz que entra na câmera. - Por fim, sim, são 3 recursos ajustáveis, mas só 2 controlam a passagem de luz, só dois fazem a exposição. O sensor registra a quantidade de luz e a amplifica ou não. Ou seja, não há, de fato, TRIÂNGULO DE EXPOSIÇÃO. Apesar disso, esses três recursos se complementam para definir o resultado final da foto. - Em tempo, aproveitei a sugestão do final do vídeo e resolvi deixar esse comentário. Falo rapidamente de conceitos que são básicos, falo de princípios fundamentados na mecânica, óptica e eletrônica. Belê? Parabéns pela retomada do canal e obrigado pelo vídeo.
Agradeço a sua colocação... Mas isso o fotógrafo iniciante não precisa saber... Ele precisa saber quando e como usar. Depois, mais pra frente na vida fotográfica dele ele pode buscar esse tipo de informação mais profunda. Mas agradeço o adendo.
Eu que estava no primeiro vídeo do canal ver isso aqui é muito bom e num momento que eu estou voltando a fotografar, obrigado mestre Gafanhoto !
Que nostalgia ver isso depois de longos anos, mas agora sabendo 😂😂😂
Parabéns Marcos pelo vídeo, praticamente aprendi fotografar com vc, fiz curso mas só foi por conta do diploma msm, já sabia tudo graças aos vídeos, continue na caminhada estaremos com vc, forte abraço
Boa mestre. Sempre bom reembrar o basicão, principalmente pra quem, como eu, parou de clicar há alguns meses. Valeu.
Falou tudo que eu já sabia. E que aprendi nesse mesmo canal há anos atrás kkk. Excelente vídeo. E que certamente vai ser muito útil para as próximas gerações de fotógrafos. Obrigado por tudo, Marcão.
Ficou muito clara a explicação! Já tenho um vídeo pra indicar pro meu povo
Muito bom!
Valeu! Aguardando os próximos vídeos!!!!
Muito bom
Bora!
Excelente! Aguardando os próximos vídeos. 🤩
Mais um vídeo sensacional e didático!!!!
video bacana demais
Muito bom. E muito obrigada!
Ameiiiiiiiii, vou maratonar
muito bom
Show
Muito massa
Vi a história dessa primeira foto do Niépce
❤❤❤❤❤
Ué, excluiu o canal do zona do vapor?
💕💕
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Se vc furas a sua parede e colocar um pedaço de cano, você vai ter um CANON... E digo mais o "f" veio de Furo na caixa kkkkk. Abraço ótimo vídeo.
Kkkkkkk.... É muita informação!
🙏🏾🙏🏾🙏🏾
Eita q o marcos me ajudava muiiito no Zona do Va#$, e do nada ele volta pra me ajudar em fotografia
Pitoco 🤏
Então, Marcos, eu entendi que a proposta é o básico do básico, mas os conceitos estão errados. E, na boa, conceitos são básicos.
- A sensibilidade (ISO) de um sensor é única e de fábrica, nunca muda, pois o sensor é composto por diodos fotoelétricos já calibrados e invariáveis. A sensibilidade muda nos filmes. O botão de ajuste do ISO amplifica o sinal capturado pelo sensor com sua sensibilidade nativa. Ou seja, a sensibilidade, em si, não muda. No entanto, por analogia e recorrência, fala-se que ela muda.
- Na realidade, ISO digital não existe, subir o ISO é amplificar o sinal gerado pela luz capturada por um sensor, que pode clarear a foto se for aumentado. Ao mesmo tempo, essa amplificação gera ruído ao invés de granulação, pois o sinal é elétrico e o tamanho do diodo não muda. No filme, as determinações ISO são característica físicas. No entanto, por analogia e recorrência, fala-se em ISO digital.
- Sensor não tem pixel de fato, mas diodos fotoelétricos. Pixel é o elemento de imagem de um arquivo digital (picture element). O arquivo tem pixel e o sensor tem diodo. No entanto, por confusão e recorrência, fala-se que sensor tem pixel.
- Na verdade, não existe triângulo de EXPOSIÇÃO, pois o sensor registra a luz, mas não a controla, apenas o diafragma e o obturador ajustam a exposição. O sensor fica exposto à luz regulada pelo diafragma e obturador, como explicado, e depois a captura. O ajuste do ISO amplifica o sinal capturado a partir da sensibilidade nativa, mas não consegue adicionar ou remover luz que entra na câmera.
- Por fim, sim, são 3 recursos ajustáveis, mas só 2 controlam a passagem de luz, só dois fazem a exposição. O sensor registra a quantidade de luz e a amplifica ou não. Ou seja, não há, de fato, TRIÂNGULO DE EXPOSIÇÃO. Apesar disso, esses três recursos se complementam para definir o resultado final da foto.
- Em tempo, aproveitei a sugestão do final do vídeo e resolvi deixar esse comentário. Falo rapidamente de conceitos que são básicos, falo de princípios fundamentados na mecânica, óptica e eletrônica. Belê?
Parabéns pela retomada do canal e obrigado pelo vídeo.
Agradeço a sua colocação... Mas isso o fotógrafo iniciante não precisa saber... Ele precisa saber quando e como usar. Depois, mais pra frente na vida fotográfica dele ele pode buscar esse tipo de informação mais profunda. Mas agradeço o adendo.