Duna (Frank Herbert) Lore - Leto II: O Imperador Deus de Duna

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 13 лип 2024
  • Hoje vamos falar sobre o personagem mais complexo do universo de Duna, Leto II: O Imperador Deus.
    00:00 - Introdução
    01:36 - Leto II e Ghanima: Os Filhos de Duna
    17:01 - Leto II: O Imperador Deus de Duna
    31:08 - Conclusão
    35:54 - Encerramento
  • Фільми й анімація

КОМЕНТАРІ • 174

  • @anaaraujo7597
    @anaaraujo7597 14 днів тому +3

    O UA-cam me indicou o seu canal agora, em 2024. Que incrível é que, desde quando li Duna pela primeira vez, há mais de 30 anos, sempre sonhei em ter essa "conversa", falar sobre cada questão dessas como você está fazendo. Muito bom mesmo! Obrigada

  • @coach.nandalimamaia
    @coach.nandalimamaia 3 місяці тому +42

    Acho curioso que quem consegue ver possibilidades de futuro é exatamente aqueles que podem ver o passado. Nesse sentido todos nós conseguimos prever certas coisas, basta estudar a História da humanidade, a História do nosso país, a História de nossa cidade, a História da nossa familia. Quanto mais entendermos as ações humanas dentro de determinada sociedade e contexto mais facil será prever que cometerão os mesmos erros do passado se nao forem capazes de refletir; que todas as lutas começam com intenções genuínas e se corrompem com o poder, etc, etc.

    • @danieltanan873
      @danieltanan873  3 місяці тому +4

      Essa é a ideia geral, Herbert era aficionado por história, em algumas entrevistas ele diz que cogitou muito se tornar historiador. Esse tema que você disse de como o passado influencia o futuro que por sua vez é ditado pelo passado permeia toda a série. Inclusive tem bastante lacuna de tempo entre os livros porque o Herbert era fascinado com essa ideia de explorar como a posteridade enxerga o passado e as decisões feitas por eles.

  • @GelsonDonadonni
    @GelsonDonadonni 4 місяці тому +24

    Excelente análise
    Leto II é um personagem extremamente complexo, que nos faz pensar se ele tomou a decisão correta, ou se haveria outra rota
    Se foi pela humanidade, ou talvez por ele mesmo
    Deu até vontade de relevar imperador deus

  • @XNerdola
    @XNerdola 2 місяці тому +10

    Cara só continua, você é o melhor e talvez o unico canal brasileiro que destrincha Duna, continua cara, seu conhecimento é muito valioso, sou roteirista de games e estou conhecendo esse universo para talvez escrever uma história nova

    • @danieltanan873
      @danieltanan873  2 місяці тому +2

      Muito obrigado. Po, que legal, você tem algum site ou rede social para eu conhecer seu trabalho? Também gosto bastante de games.

    • @XNerdola
      @XNerdola 2 місяці тому

      ​​​​​@@danieltanan873não, não tenho canal, sou como o Frank, escritor nas horas vagas, nunca fiz curso nem nada do tipo, só sou bom em contar histórias, ja estudei tudo o que consegui encontrar sobre Duna, nos wikis e Fandons da vida kkk, já terminei os três primeiros livros, até estudando sobre cultura árabe/mulçumana; já estou adicionando detalhe para a história, como ideias para o roteiro, história dos personagens que já escolhi, habilidades, designer dos personagens, pretendo escrever algo fiel totalmente a Duna, por isso estou sempre revendo a história, seus vídeos e enquanto não sai o audiobook dos três últimos eu vou dando início a história em si, se tudo der certo e eu terminar o roteiro, a história vai ser de cair o queixo e se der mais certo ainda eu posso até arrumar parcerias e começar a desenvolver o game que pela história será digno de um AAA. Por enquanto só posso dizer isso por aqui, mas se quiser saber mais da minha história vou deixar meu Email e podemos trocar os números de whatsapp, para de repente trocarmos conhecimentos, desde já digo que caso isso aconteça vou querer provas de que é você falando comigo kkkk, mas obrigado pelo apoio.
      iann.vrl.my@gmail.com

    • @XNerdola
      @XNerdola 2 місяці тому

      ​@@danieltanan873não, não tenho canal, sou como o Frank escritor nas horas vagas, nunca fiz curso nem nada do tipo só sou bom em contar boas histórias, ja estudei tudo sobre o universo de Duna nos wikis e Fandons da vida kkk já terminei os três primeiros livros e estou esperando sair o audiobook dos três últimos, até lá estou lendo e revendo seus vídeos, pretendo ouvir os três primeiros livros novamente, e até lá vou adicionando detalhes para o enredo, história dos personagens, que já foram escolhidos por sinal e habilidades bem como o designer deles, se tudo der certo e eu terminar a história, ela será de cair o queixo, e se der mais certo ainda e algum grande Studio comprar a minha ideia o jogo terá história para ser um AAA, sem me gabar, por enquanto estou estudando cada dia mais sobre o universo de Duna e aprendendo cada dia mais, até pesquisando sobre a cultura árabe/Mulçumana... caso queira saber mais detalhes desse meu projeto, vou deixar meu E-mail aqui e futuramente podemos até trocar os números, com provas de que é você mesmo kk, já escrevi um comentário assim a alguns instantes mas sumiu derrepente kk, então escrevi de novo.
      iann.vrl.my@gmail.com

    • @XNerdola
      @XNerdola 2 місяці тому

      ​​@@danieltanan873é meu irmão desisto de tentar te responder, meu comentário com a resposta some do nada, por 3 vezes eu tentei,.o UA-cam tem algum preconceito contra a minha resposta kkk
      Acabei de colocar outro comentário com meu Email mas ele excluiu de novo kkk

  • @luhh.guimaraes
    @luhh.guimaraes 4 місяці тому +16

    No meu entender, o Paul teve a visão do futuro onde ele próprio teria que se tornar o Imperador-verme e freiar a expansão da humanidade por 10 mil anos, como o filho fez. O filho assume a missão que o pai abominou de forma extrema. Paul viu a probabilidade e fugiu dela. O filho abraçou-a para si... E se tornou o Imperador-Deus de Duna.

    • @kopougdgdh2210
      @kopougdgdh2210 4 місяці тому +2

      O Poul sempre foi fraco, ele nem queria se tornar imperador... Ele só fez oq fez por incentivo da mãe e da chani

    • @danieltanan873
      @danieltanan873  4 місяці тому +12

      Está correto, eu só elaborei em cima. Mas por que o Paul não quis aceitar seu destino como "bicouros de Shaitan" (como ele chama essa forma de Imperador Deus)? Eu creio que eu falo nesse vídeo, mas se a gente for lembrar dos dois primeiros livros, Paul está sempre em conflito quanto ao futuro que ele escolheu para guiar a humanidade e o culto do muad'dib que ele permitiu, sempre lamentando pela destruição que causou através de seu jihad, então tornando-se o pregador depois falando contra o culto do muad'dib.
      Apesar de ver a necessidade do caminho dourado, ele via também que esse rumo traria mais sofrimento, tanto a ele quanto a todas as outras pessoas. Além do mais, ele se tornaria uma deidade absoluta, uma ideia que ele abomina demais.
      Ora, apesar de Leto II dizer que vai salvar a humanidade através desse caminho dourado, há algo de muito errado em fazer isso através da tirania e da opressão. Paul via isso e o autor, Frank Herbert também. Em mais de uma entrevista, ele diz que líderes tomam decisões por milhões e milhões de pessoas pensando ser o melhor para elas, mas nem sempre é.
      Cada um dos livros de Duna questiona os eventos dos livros anteriores, muitos acham essas subversões que o Herbert gostava de fazer como frustrantes, mas eu acho fantásticas e o que torna a série única.

  • @lucaskayky
    @lucaskayky 10 місяців тому +3

    Já no aguardo do próximo vídeo

  • @Raphael141618
    @Raphael141618 10 місяців тому +19

    Acho que aqui se resume bem o que é Duna para aqueles que leem apenas o primeiro livro, e aqueles que se aventuram nas continuações, e ambos tem uma só semelhança: o futuro. Paul temia o Caminho Dourado porém via ele como algo inevitável, a idéia do que seria ele é apenas aludida no primeiro livro, por isso o final é tão agridoce, as consequências de sua vingança contra os Harkonnen e o império iriam levar a humanidade pra esse percurso.
    Quando chegamos em Leto II, o futuro que Paul previu já se tornou MUITO pior talvez, e seu filho vê isso, o futuro assustador que nunca é revelado e é a ameaça constante que assombra todos os livros póstumos e a história de Duna por si. Mas se no primeiro livro isso era um prenúncio do inevitável, em Imperador Deus é um WAKE UP CALL, um chacoalhão que Leto queria fazer para toda a raça humana, saber o que eles tem e o que eles perderiam, para assim o Caminho Dourado pudesse ser finalmente evitado, quando eles escolhessem por si mesmos a não seguirem o caminho dos seus erros.

    • @danieltanan873
      @danieltanan873  10 місяців тому +3

      Obrigado, pelo comentário, Klop. Paul tinha aceitado o Mahdinato e tinha alguma noção do caminho dourado, mas achou ele um caminho muito árduo e horrível para se seguir, assim a responsabilidade foi assumida pelo filho dele. Acho que dá pra dizer que o que se diz de outros personagens messiânicos como o Anakin de Star Wars, "ele é um cristo que recusou a cruz" pode se aplicar ao Paul, no caso de Duna, a cruz sendo o caminho dourado. Mesmo assim, Paul ainda tenta fazer alguma coisa em relação a abominação que ele deixou assumindo a identidade do Pregador. Como o próprio Leto diz, ele retorna para "resgatar o mito", tentando mais uma vez acordar as pessoas. Mas esse "despertar" de fato só viria com o Império de Leto II. Inclusive o meu próprio haha. Admito que só fui começar a entender a mensagem de Duna como uma série depois que eu li Imperador Deus.

    • @Raphael141618
      @Raphael141618 10 місяців тому +2

      Sim acho que fica claro tudo que Duna significava para o Herbert a partir de Imperador Deus. Aliás perfeita comparação com o Anakin no Paul ser um Cristo que recusou a cruz, e nesse caso podemos dizer q o Leto II se tornou algo próximo de um demônio para a humanidade não sucumbir ao inferno vindouro.@@danieltanan873

    • @danieltanan873
      @danieltanan873  10 місяців тому +4

      Verdade, inclusive eles próprios dizem que se tornariam "bicouros de Shaitan", missionários de Satan na visão do povo que um dia viria a odiá-los. Acho que ler Duna a luz do contexto histórico em que foram escritos ajudam a entender melhor também. Tem muito a ver com a questão do "desencantamento do mundo" da segunda metade do século XX. Foi uma época em que os americanos passaram a questionar mais o governo, com a guerra fria e especialmente a guerra do Vietnã acontecendo. Tudo isso está refletido nos livros do Frank Herbert. Eu acabei comentando um pouco disso nos vídeos "Explicando Duna" e "Senhor dos Anéis vs. Duna" também.

    • @Raphael141618
      @Raphael141618 10 місяців тому +2

      Não foi o Herbert que disse que ele via o Reagan no Paul? Ou estou confundindo as bolas, mas quase ctz que ele fez uma comparação a um dos presidentes dessa era.@@danieltanan873

    • @danieltanan873
      @danieltanan873  10 місяців тому +2

      Era o Kennedy, que era o presidente super carismático que na visão dele o povo seguiria até para o abismo, assim como o Paul. Mas ele já falou algumas vezes do Reagan também, não gostava dele haha.

  • @portelagx
    @portelagx 4 місяці тому +5

    meu deus obrigado por esse vídeo kkkkkk o mais completo de todos amei demais merecia mais reconhecimento

  • @JoaoVitor-kp1ie
    @JoaoVitor-kp1ie 8 місяців тому +4

    Vídeo muito foda! Sempre quis ver um vídeo contando a história do Leto de forma didádica, muito obrigado, tava ótimo kk

  • @Invest-IA
    @Invest-IA 4 місяці тому +5

    Excelente análise, adoramos!
    Não está longa não! POde durar 4 horas
    Eu adorei a explanação. Faça mais por gentileza

  • @joaovictordemorais9503
    @joaovictordemorais9503 5 місяців тому +3

    Muito obrigado pelo vídeo ficou incrível e muito bem explicado, e nunca se preocupe com a duração, amo vídeos mais longos

  • @sam.barcelos.d
    @sam.barcelos.d 4 місяці тому +2

    Excelente vídeo! Parabéns! O conteúdo está tão bom quanto vídeo gringos que já vi sobre Leto II. Sensacional!

  • @BrunoCampos0122
    @BrunoCampos0122 4 місяці тому +4

    Ganhou um inscrito, ótimo vídeo.

  • @remisonramos6769
    @remisonramos6769 Місяць тому +1

    Excelente vídeo. Parabéns!

  • @neudo87
    @neudo87 2 місяці тому +1

    Excelente trabalho!

  • @Valentina-jh8yo
    @Valentina-jh8yo 4 місяці тому +1

    Parabéns pelo canal

  • @necyification
    @necyification 4 місяці тому +10

    warhammer 40k se inspirou muito em duna, tem coisas que quase de 1 pra 1 estão descrevendo o imperador da humanidade de warhammer 40k

    • @antoniotsoca8420
      @antoniotsoca8420 4 місяці тому +1

      Estava para comentar isso 😅

    • @jeovalneto1
      @jeovalneto1 4 місяці тому +3

      Warhammer 40k é Duna mas isso eles não escondem hj eles tentam se distanciar mas nos apêndices dos primeiros livros Duna é praticamente a base

    • @gabriellaferreira1072
      @gabriellaferreira1072 2 місяці тому +2

      Duna está espalhada por quase todos os cantos da cultura Pop, desde desenhos como Bob Sponja até Blockbusters como Star Wars

  • @AulosdaSilvaCastroNeto
    @AulosdaSilvaCastroNeto 4 місяці тому +9

    Melhor livro da serie, uma pena que filmes nunca chegam nesta parte.

    • @danieltanan873
      @danieltanan873  4 місяці тому +2

      Também acho um livro fantástico! Meu favorito da série também.

    • @gandrade4
      @gandrade4 3 місяці тому +3

      nossa estava pensando muito nisso, queria tanto que o denis villeneuve chegasse nessa parte da história, fico doido pra imaginar como seria feito essa mistura de verme e humano ambulante

  • @aymidomingues171
    @aymidomingues171 4 місяці тому +2

    Vídeo top!!!

  • @gabrielfalcao8589
    @gabrielfalcao8589 4 місяці тому +9

    *Ele tinha o universo aos seus pés e poderia ter tido uma vida super prazerosa. Porém como a maioria dos ditadores, ele se tornou escravo da megalomania e ainda era tão arrogante que pensou que ninguém poderia pará-lo ou até matá-lo.*

    • @danieltanan873
      @danieltanan873  4 місяці тому +4

      Ele era mesmo escravo da megalomania até certo ponto, mas sabia bem que morreria um dia. Desde o Filhos de Duna, ele tinha previsto a própria morte e algumas passagens de Imperador Deus de Duna me fazem pensar que passou pela mente dele que Siona seria capaz de finalmente fazê-lo.
      Digo que ele era escravo da megalomania até certo ponto porque em algumas passagens ele mesmo diz que é passível de erro, como a que eu coloquei logo no início do livro, mas em outras, esbanja mesmo arrogancia. É um sujeito bem complexo esse Leto II haha.

    • @viniciusdecarli9967
      @viniciusdecarli9967 4 місяці тому +2

      Só não era megalomania, né? Porque ele via quase todas as possibilidades de futuro e consequências das ações.

    • @viniciusdecarli9967
      @viniciusdecarli9967 4 місяці тому +1

      O ponto é que ele vê que o futuro da humanidade é a extinção em digamos 99,99% dos futuros possíveis. Por isso a única chance seria controlar as escolhas e ações de toda a humanidade na "rédea curta" da tirania para tentar evitar a autodestruição. O paul desiste desta opção, o Leto II decide se tornar o tirano da humanidade pelo "bem maior" de garantir a paz e a continuidade da civilização.

    • @danieltanan873
      @danieltanan873  4 місяці тому +3

      É verdade, mas tem um ponto importante nisso tudo. O Frank Herbert deu diversas entrevistas sobre esses livros em que ele tenta deixar claro que os kwisatz haderach não são o que ele consideraria como os líderes ideais, muito menos os heróis ideais.
      Paira sempre a pergunta no ar em todos os livros: Será que de fato o caminho dourado é o melhor caminho? Leto II parece crer que sim, mas ele mesmo reconhece que pode errar.
      O Herbert era fascinado com essa ideia de mostrar a posteridade reagindo a esses planos que os líderes antigos fizeram por eles pensando ser o "bem maior". Por isso temos tantas lacunas de tempo entre os livros.
      Sob esse ponto de vista não seria completamente errado considerar a fé de Leto II de que somente ele poderia salvar a humanidade, ainda mais através de seu método de tirania absoluta seja uma espécie de megalomania.
      Nas sequencias após o Imperador Deus de Duna, o Caminho Dourado ainda está em andamento e começa a dar alguns frutos, no entanto, os problemas da humanidade continuam muito longe de acabar.

    • @andronikusable
      @andronikusable 18 днів тому

      Tu tá louco bixo?3.500 anos sendo odiado,sem dormir,com milhares de vozes de outras memórias falando na cabeça dele,responsável pela vida de bilhões no presente e no futuro,morreu uma morte terrível...

  • @gabrielfalcao8589
    @gabrielfalcao8589 4 місяці тому +3

    *Muito bom!*

  • @gandrade4
    @gandrade4 3 місяці тому +2

    que vídeo bom! o leto II me passou muito uma vibe de rei luis XIV da frança

  • @KamaelAnjoPretoMusculoso
    @KamaelAnjoPretoMusculoso 9 місяців тому +19

    Fico imaginando como são as línguas do Mundo de Duna que Louco.
    Vou chutar que os Harkonnen a língua deles deve ser germânicas e eslavas.
    Os atreides inglês e escocês e até grego (e até o egpicio copta que é um egpicio helenizado que existe até hoje, já que os Atreides tem um Faraó como antepassado que loucura).
    Os corrino tem cara de ser algo Persa ou Farsi (iraniano moderno),seguindo a lógica linguística Indo-Ariana.
    muito interessante,
    Se Frank Hebbert ou seu filho criasse línguas como o Tolkien que criou a língua elfica.
    Eu amo Duna

    • @LucasRibeiro-li4ow
      @LucasRibeiro-li4ow 4 місяці тому +1

      Que comentário inteligente

    • @Statera401
      @Statera401 3 місяці тому +1

      Pera, os Atreides não são descendentes de Atreus?(Grego)
      O próprio Imperador-Deus Leto II citou isso.
      " *Meu avô materno era Liet-Kynes, o planetólogo que organizou a transformação ecológica de Arrakis. Meu avô paterno era O Atreides, descendente da Casa de Atreus, diretamente do original grego.* "
      Qual seria o nome do faraó?
      Demétrios?

    • @KamaelAnjoPretoMusculoso
      @KamaelAnjoPretoMusculoso 3 місяці тому

      @@Statera401
      Sim esse era o nome do Faraó.
      Mas mesmo que esse nome seja errado,de fato tinha um Faraó megalomaníaco no sangue dos Atreides.
      e sim eles são descendentes dos gregos,
      De Atreus,Pai de Agamenon.
      Um dos reis da Guerra de Tróia

    • @LucasRibeiro-li4ow
      @LucasRibeiro-li4ow 3 місяці тому

      @@Statera401 se não me engano não são descendentes de Atreus n

    • @Statera401
      @Statera401 3 місяці тому

      @@LucasRibeiro-li4ow literalmente Leto II citou isso, como não?

  • @ghost_warrior9055
    @ghost_warrior9055 7 місяців тому +2

    Faz um vídeo sobre a Preciencia em si
    Parece um tema muito interessante pra um vídeo !

  • @KamaelAnjoPretoMusculoso
    @KamaelAnjoPretoMusculoso 9 місяців тому +12

    o Barão Harkonnen deveria virar um mentat devido a inteligência dele pra assuntos de traquinagens políticas e econômicas

  • @VemNoobar
    @VemNoobar 4 місяці тому +1

    Ótimo vídeo, parabéns pelo trabalho!!

    • @danieltanan873
      @danieltanan873  4 місяці тому +1

      Muito obrigado!

    • @VemNoobar
      @VemNoobar 4 місяці тому +1

      @@danieltanan873seria legal um vídeo comparando os universos de Duna, Fundação e A morte do Sol, vejo que essas obras tem bastantes semelhanças

    • @danieltanan873
      @danieltanan873  4 місяці тому +1

      Morte do Sol admito que não conheço ainda. Mas Fundação sim, gosto bastante do Asimov. Dizem que o império galático original é do Asimov, outros, como o Herbert apropriaram a ideia e criaram suas próprias abordagens do conceito.
      Eu creio que o Asimov e o Herbert tiveram uma interconexão aí um lendo o trabalho do outro, pois o Asimov veio a fazer continuações e prelúdios na década de 1980 quando o Herbert estava lançando seus últimos livros na saga.
      Além disso, os livros que mais me lembram Fundação em Duna são os dois últimos que o Frank escreveu, Hereges e Herdeiras. Nesses dois últimos, as bene gesserit são as protagonistas e vivem à sombra do grande plano de Leto, o Caminho Dourado, que vem sendo ameaçado por figuras bem diferentes entre si vindas da disperssão. Essa premissa me lembra muito a de Fundação em que os cientistas precisam proteger o plano de Hari Seldon das diversas crises que vem surgindo.
      Isso tudo que tô dizendo daria um vídeo, mas já vou adiantando para você no comentário porque geralmente eu demoro de fazer vídeo 😅.

    • @VemNoobar
      @VemNoobar 4 місяці тому +1

      @@danieltanan873 obrigado por responder! É a Monte do luz na vdd, é um romance do J. R. R. Martim criador do got, foi o meu primeiro contato com esse tipo de abordagem onde a humanidade coloniza o universo e acaba se tornando várias raças e culturas diferentes, ctz ele teve como base os grandes clássicos e quis fazer uma versão tbm, pena que só tem um livro. Ouvi dizer que Warhammer40k tem mto de Duna tbm, mas acho que puxando p lado mais cyberpunk e dark. No fundação e Duna tem os mensalistas, navegadores, pessoas super dotadas que enxergam o futuro, a guerra contra as máquinas e a abominação delas, quase que dá p fundir os dois universos.

    • @danieltanan873
      @danieltanan873  4 місяці тому +1

      Ah sim! Morte da Luz eu li e gosto bastante também! Aliás esse lado mais sci fi do Martin é pouco comentado, pessoal esquece que ele começou no sci fi haha.

  • @Oierachel
    @Oierachel 7 місяців тому +2

    tras mais videos sobre esse universo

  • @idelbrandojunior3886
    @idelbrandojunior3886 9 місяців тому +5

    Tô ansioso pelo vídeo do caminho dourado. Só assim ficaria mais fácil entender as atitudes do Leto II

    • @viniciusdecarli9967
      @viniciusdecarli9967 4 місяці тому

      O caminho dourado não são todas as ações necessárias para evitar a extinção da humanidade? A única forma disso ser viável seria uma tutela eterna, ou seja: uma tirania eterna, pois a humanidade invariavelmente age rumo a própria extinção. Por isso o Leto II "amarrava" a liberdade, decisões e invenções humana nos aspectos que ele via que desencadeariam cadeias de eventos de extinção.

    • @viniciusdecarli9967
      @viniciusdecarli9967 4 місяці тому

      O caminho dourado é o domínio tirano do Leto II sobre a humanidade, onde ele quem proíbe ou autoriza certas decisões, invenções e ações de toda a humanidade visando evitar a extinção.
      A extinção é digamos o rumo inevitável da humanidade devido à dificuldade em medir as consequências dos atos, coisa que o Leto consegue. É como se ele olhando todos os futuros possíveis percebesse que em 99,99% das vezes as decisões da humanidade resultam na autodestruição, por isso ele decide controlar a humanidade como um tirano, pelo "bem maior" de evitar a extinção e o desastre, mas com o custo da estagnação e limitação da criatividade humana.
      Alternativamente ele tenta desenvolver nos humanos algum nível de presciência para que possam sozinhos perceber e evitar os desastres futuros. Eu entendo que para ele ser o imperador Deus não era algo que ele queria, era tipo um fardo, uma missão que o Paul não encarou.

    • @viniciusdecarli9967
      @viniciusdecarli9967 4 місяці тому

      Tipo: se eu não fizer isso e virar um tirano por milhares de anos esses idiotas vão se destruir em menos de meia hora.

  • @manuparis6704
    @manuparis6704 2 місяці тому +2

    Muito legais seus vídeos! Não consigo parar de pensar no momento que vivemos e na ascensão da extrema direita. É impressionante como a história se repete e a humanidade não aprende, em nome da liberdade se tornam reféns de um messias.

    • @andronikusable
      @andronikusable 18 днів тому

      A extrema direita só sobe porque a esquerda só rouba e faz merda,infelizmente.

  • @KamaelAnjoPretoMusculoso
    @KamaelAnjoPretoMusculoso 10 місяців тому +5

    Os Mentats tem pensamento Lógico-matemático.
    Fazendo cálculos matemáticos na velocidade de um relâmpago.
    O ápice da Humanidade,
    Misturado com as indústrias das casas nobres.
    as Bene Guesserit acham os Mentats um mau menor e controlável do que as máquinas Ixianas.
    Apesar de eu gostar de Ix.

    • @danieltanan873
      @danieltanan873  10 місяців тому +1

      Digamos que as Bene Gesserit manterem a escola Mentat possa ser justamente isso, uma forma de resistencia a esse mal maior. Porque o que o Leto II estava fazendo era incentivar Ix a criar cada vez mais dispositivos que elas viam como perigosos.

    • @KamaelAnjoPretoMusculoso
      @KamaelAnjoPretoMusculoso 10 місяців тому +2

      ​@@danieltanan873certo estão elas!!! Tem que ter tecnologia sim mas não robôs

  • @KamaelAnjoPretoMusculoso
    @KamaelAnjoPretoMusculoso 10 місяців тому +3

    Sabe aquele cara que ficava falando sobre Duna ?
    Então sou eu e voltei
    Quero te fazer umas perguntas

  • @GabrielMartins-tw2pq
    @GabrielMartins-tw2pq 3 місяці тому +1

    Estou terminando de ler esse livro e pra mim ja é o melhor da saga ate agora. Eu gosto muito dos dialogos e dos personagens. Agora sim a mensagem que do autor fica clara, ja que as intençoes dos outros livros sao dubias (que tambem é interessante pois abre muitas interpretaçoes). Só nao gosto de duas coisas na escrita desses livros: a falta de referencia de tempo, principalmente no segundo livro, nao da pra saber em quanto tempo se passa a historia (meses, dias, semenas) e os devaneios filosoficos que duram paginas inteiras e contribuem pouco para a narrativa da historia.

    • @danieltanan873
      @danieltanan873  3 місяці тому

      Sim... Eu aprendi a gostar dos devaneios filosóficos em Messias e Filhos, gosta bastante desse livro, mas algumas coisinhas em relação a narrativa me fizeram colocar eles nos últimos lugares do meu ranking no vídeo que eu fiz, não sei se você viu. Mas adivinha qual está em primeiro lugar? Isso mesmo, o Imperador Deus, amo esse livro.
      Espero que goste das continuações também, o Hereges e Herdeiras, acho que esses livros merecem mais amor, pouca gente veio me dizer que gosta deles até agora haha.

  • @JoaoVitor-kp1ie
    @JoaoVitor-kp1ie 6 місяців тому +2

    Até agora me pergunto o que é "arafel", seria como uma IA?

  • @KamaelAnjoPretoMusculoso
    @KamaelAnjoPretoMusculoso 9 місяців тому +8

    Não sei se o conteúdo de Duna esgotou ou não,
    Mas se tiver mais conhecimentos de Duna.
    Por favor Mestre faça mais

    • @danieltanan873
      @danieltanan873  9 місяців тому +1

      Eu estou editando agora sobre o Caminho Dourado que é o tema mais importante de Duna. Não esgotou, mas acho que depois desse eu vou ter falado das principais coisas... Depois ainda tem talvez falar de alguns personagens coadjuvantes, mas importantes como a Siona Atreides. Das oradoras peixe acho que seria legal também ou da própria Choam que eu não fiz ainda, de eventos como a batalha de Corrin ou atualizar videos sobre as casas... ainda tem conteúdo. Mas é que eu vou fazendo no meu ritmo, aí dou uma demorada haha. Depois eu pretendo fazer de outras coisas fora de Duna também.

    • @KamaelAnjoPretoMusculoso
      @KamaelAnjoPretoMusculoso 9 місяців тому

      ​@@danieltanan873o que eu mais gosto em Duna é a astúcia comerciante de algumas casas.
      Como os harkonnem vendendo pele de Baleia,a casa Vernius e Richesse com a indústria tecnológica.
      Uma das 6 casas menores que não faliu na época de Leto II.
      Tinha um portifólio diversificado.
      no filme o Barão Harkonnen mandou vender devagar a especiaria para ela ter um preço caro,deflacionando a especiaria.
      Frank Hebbert era um Gênio que pegava economia,política Feudal e criticava o messianismo religioso.
      Um Gênio na Terra e cumpriu sua missão aqui

  • @KamaelAnjoPretoMusculoso
    @KamaelAnjoPretoMusculoso 10 місяців тому +3

    Este é o audiobook.
    ua-cam.com/play/OLAK5uy_lCt2VXR85_ExRrtWKl2IaUCgqlk9WEbGQ.html&si=ZjFszop7t0-tlIBW
    O problema é que as vozes são robóticas, não tem aquela emoção do Primeiro audiobook que era dublada por uma mulher de verdade.
    Que Triste

  • @KamaelAnjoPretoMusculoso
    @KamaelAnjoPretoMusculoso 9 місяців тому +13

    Eu vi a mensagem do Doutor Yueh pra Paul no Filme.
    a escrita parece ser Hebraico com Gueês (uma língua semitica da Etiópia)
    a Humanidade de Duna é uma mistureba de culturas humanas.
    O estilo de Luta é baseado no Kalil Arnis arte marcial Filipena.
    os Sarducar tem estilo de Luta parecido com os do samurai,cultura mongol e aparência viking.

  • @alphaboy_
    @alphaboy_ 4 місяці тому +1

    top demais parabens!

  • @cleberrenato429
    @cleberrenato429 2 місяці тому +2

    ❤EXCELENTE❤ANÁLISE❤

  • @KamaelAnjoPretoMusculoso
    @KamaelAnjoPretoMusculoso 6 місяців тому +9

    Estou Triste,o canal Frank Hebbert Theme Tirou os audiolivros O Messias de duna e os filhos de duna.
    Eu estava lendo o 3 Livro mas infelizmente o canal Frank Hebbert Theme Tirou.
    Estou Triste,estava na parte Onde o Principe Faradyn estava sendo convencido por um Sardaucar de que a religião Guerreira de Muadib era a certa.

  • @luisnobre991
    @luisnobre991 10 місяців тому +3

    Oi Daniel,
    Vc sabe onde posso ver a serie Os Filhos de Duna? Não consigo encontrar.
    Seus videos são ótimos.

    • @danieltanan873
      @danieltanan873  10 місяців тому +2

      Muito obrigado! Infelizmente a série não está disponível em nenhum serviço de streaming até onde sei...

    • @carmindabaptista2449
      @carmindabaptista2449 4 місяці тому

      Eu vi na HBO MAX, são apenas 2 episódios e há no you tube tb

  • @KamaelAnjoPretoMusculoso
    @KamaelAnjoPretoMusculoso 10 місяців тому +3

    Olha eu ia preferir esse mundo mais descentralizado com Barões industriais e empresariais do que um Império unificado.
    Não sei se é por causa das minhas opiniões mercantis mas é isso

  • @KamaelAnjoPretoMusculoso
    @KamaelAnjoPretoMusculoso 10 місяців тому +5

    Eu tenho a imaginação que os Bene Tleilaxu parecem Muçulmanos ou místicos muçulmanos.

    • @danieltanan873
      @danieltanan873  9 місяців тому +1

      Você tá certo, a religião é muito importante para os tleilaxu, inclusive o idioma próprio deles se chama "islamiyat", que pelo nome deve ser uma variação do árabe.

  • @ferbolosedoces5993
    @ferbolosedoces5993 2 місяці тому +1

    É por isso que o Universo de Duna é tão incrível, ❤❤❤❤

  • @poemasmeusminhasleituras8640
    @poemasmeusminhasleituras8640 10 місяців тому +4

    Oi. Gostaria de tirar uma dúvida. Estava assistindo a "sugestão" de leitura que você fez. Como sou novo nesse universo de Duna, fiquei com um grande receio de compra os livros. Isso se deu pelo simples fato de você ter levantado a questão da morte do autor dos livros. Sendo assim, essa séria a minha pergunta: como a séria não teve um "final" feito pelo seu autor (apesar do filho dele ter feito algumas paradas), eu posso ter uma satisfação com a saga em si, sem precisar me submeter a outros escritos? Ou o final deixa uma tremenda casca de banana?
    (Você mesmo falou no vídeo que o último livro da saga deixa alguma coisa em aberto). Por isso o meu receio. Tipo: vou investir em uma coisa sem final, que vai corroer várias alternativas que eu poderia supor?!

    • @danieltanan873
      @danieltanan873  10 місяців тому +3

      Obrigado pelo comentário!
      Então... realmente isso pode afastar alguns leitores, tanto é que a editora Aleph tentou esconder ao máximo que Herdeiras de Duna tem um final aberto na época que foi lançado aqui dizendo que era a "conclusão da saga".
      A escolha de se as pessoas gostariam de ler ou não sabendo disso é pessoal. Eu mesmo não sabia quando estava lendo os livros pela primeira vez.
      Mas, eu acho que Duna mesmo sem ter conclusão são ótimos livros que incitam a gente a pensar em várias questões, são livros bem densos, que sempre que eu leio percebo coisas novas. Eu gosto de livros assim, o que me inspira a fazer todos esses vídeos dedicados a série.
      Mas eu entendo que muitos podem não gostar, ou por não gostar do estilo, da abordagem, a forma como os temas são trabalhados, ou por não ter uma conclusão 100% satisfatória (além da do Brian Herbert e Kevin J. Anderson que eu duvido um pouco) e tudo mais.
      Sobre leituras adjacentes que você mencionou, vou ser sincero e dizer que eu fui entender Duna melhor depois de ver as entrevistas com o Frank Herbert e ler a biografia dele que dão várias pistas de quais eram as intenções dele.
      Aí você decide se vai querer investir ou não baseado no que falei. Tentei ser o mais sincero possível 😅.

    • @poemasmeusminhasleituras8640
      @poemasmeusminhasleituras8640 10 місяців тому +2

      @@danieltanan873 Bem, você foi conciso na abordagem. É inegável que a obra tem vários temas interessantes: políticos, sociológicos, econômicos, etc. Esses temas também são do meu interesse. De todo modo, acho que poder ser sim uma leitura proveitosa. Sim, provavelmente vou ceder e acabar investindo.
      Obrigada pela resposta e até mais.

  • @KamaelAnjoPretoMusculoso
    @KamaelAnjoPretoMusculoso 10 місяців тому +3

    Eu ainda acho que tenha coisas profundas que tenho que ver,
    Meu Deus acho que vou Pular pro Livro os filhos de Duna ou Imperador de Duna.
    Mas estarei perdendo coisas complexas e profundas?

    • @danieltanan873
      @danieltanan873  9 місяців тому +2

      Eu acho que o ideal seria você ler tudo pra melhor entendimento da série, tem muita coisa de Filhos de Duna e Imperador Deus de Duna que se conectam a Messias de Duna.

  • @taffarelbotafogo
    @taffarelbotafogo Місяць тому

    Quais OSTs vc usou no vídeo?

    • @danieltanan873
      @danieltanan873  Місяць тому

      Leto II e Ghanima: Os Filhos de Duna - Temple of Freedom, do Hanu Dixit
      Leto II: O Imperador Deus de Duna - Dreams of River Ganga, também do Hanu Dixit
      Conclusão - Vishnu, do Patrick Patrickios

  • @otaviogoncalves1763
    @otaviogoncalves1763 4 місяці тому +1

    arafel, é uma maquina que também é um Kwisatz Haderach

    • @danieltanan873
      @danieltanan873  4 місяці тому +2

      Perfeito. Os livros (do Frank) nunca apontam diretamente para o que seria, mas esse era o maior medo do Leto II, um kwisatz haderach como ele ou pior subjugando a humanidade mais uma vez. Uma máquina carregando a acapacidade presciente seria algo assustador.
      Por outro lado, apesar de ter visto esse perigo, Leto II deixou os ixianos continuarem com suas pesquisas, creio que menciono no vídeo a importância das não naves e das não salas para o plano dele.
      Além disso temos essa citação interessante de Herdeiras de Duna:
      - Você não fica curiosa sobre o porquê de o Tirano nunca ter suprimido Ix? - ele indagou. Uma vez que ela permaneceu calada, encarando-o, Idaho prosseguiu: - Leto II apenas colocou uma rédea neles. Estava fascinado pela ideia de humanos e máquinas inextricavelmente unidos um ao outro, cada lado testando os limites do outro.
      - Ciborgues?
      - Dentre outras coisas.
      (Herdeiras de Duna)
      Leto II sabia que o desenvolvimento tecnológico ajudaria a humanidade a avançar, mas como tudo na vida... os bônus tem seus ônus e variáveis indesejadas poderiam acarretar em um problema maior comparável ao jihad butleriano de outrotra, ou muito pior...

    • @otaviogoncalves1763
      @otaviogoncalves1763 4 місяці тому +1

      @@danieltanan873 seria sinistro

  • @rafaelcurvello2098
    @rafaelcurvello2098 3 місяці тому +2

    O universo de Duna termina no sexto livro? Ou algum filho ou neto continuou a história? E meus parabéns pelo vídeo!

    • @danieltanan873
      @danieltanan873  3 місяці тому +1

      Muito obrigado! O filho continuou com uma série de livros, são quase 20 se não me engano e continuam saindo, ano passado saiu o livro Princess of Dune sobre a Irulan e a Chani. A maioria ou são prelúdios ou histórias que se passam nas lacunas de tempo entre os livros. Os que continuam a história principal são Hunters of Dune e Sandworms of Dune.
      Mas se me perguntar se são tão bons quanto o do pai, infelizmente eu não acho. Mas geralmente prefiro deixar que as pessoas descubram por si mesmas se gostam ou não deles haha.

    • @rafaelcurvello2098
      @rafaelcurvello2098 3 місяці тому +1

      @@danieltanan873 legal, obrigado pela informação.

  • @egonalencar8752
    @egonalencar8752 2 місяці тому +1

    Fala ai amigo como será o 3 livro.

    • @danieltanan873
      @danieltanan873  2 місяці тому

      O livro 3 ou o filme 3? O terceiro livro eu dei uma resumida nesse vídeo aí

  • @KamaelAnjoPretoMusculoso
    @KamaelAnjoPretoMusculoso 10 місяців тому +8

    a Humanidade no fim teria de experimentar um lider cruel, autoritário.
    Para ser mais independente.
    Parece que Leto II queria criar uma Humanidade mais descentralizada Industrial.
    Quase como ocorria entre os corrino.
    barões indústriais.
    a diferença é que tinha o Imperador Padishah e seus Sardoocar.
    Apesar dele também ser empresário tendo parte das ações da Choam.

    • @danieltanan873
      @danieltanan873  9 місяців тому +3

      Na verdade a mudança na humanidade que Leto II queria trazer é até mais profunda do que isso. Não apenas na área econômica e política, mas também intelectual, tecnológica e mesmo genética. Eu estou editando agora um vídeo sobre o caminho dourado em que eu falo mais especificamente sobre isso, espero poder soltar aqui no canal em breve. Aí podemos voltar a discutir o assunto.

  • @gabrielfalcao8589
    @gabrielfalcao8589 4 місяці тому +3

    Ele virou um Deus para os Freeman, porém ficou muito feio.

  • @nilsonrodriguesgomes4589
    @nilsonrodriguesgomes4589 4 місяці тому +1

    Qual é o nome dessa trilha sonora?...

    • @danieltanan873
      @danieltanan873  4 місяці тому +2

      Vou te dizer as músicas que utilizei nos diferentes capítulos, todas disponíveis na biblioteca de áudio do youtube.
      Leto II e Ghanima: Os Filhos de Duna - Temple of Freedom, do Hanu Dixit
      Leto II: O Imperador Deus de Duna - Dreams of River Ganga, também do Hanu Dixit
      Conclusão - Vishnu, do Patrick Patrickios
      Fico feliz que tenha reparado na trilha, eu sempre tento colocar uma música que case com a vibe do que eu estou falando no vídeo. Tinha gostado muito das faixas do Dixit por casarem bem com os sentimentos que tive quando li Filhos de Duna e Imperador Deus de Duna.

    • @nilsonrodriguesgomes4589
      @nilsonrodriguesgomes4589 4 місяці тому

      @@danieltanan873 ! Muito obrigado!...

  • @KamaelAnjoPretoMusculoso
    @KamaelAnjoPretoMusculoso 10 місяців тому +3

    Qual o Planeta que o Conde Fering tem ?por acaso tem a história do que aconteceu com o filho do Nar-Barão Feyd-Rauthan ?

    • @danieltanan873
      @danieltanan873  10 місяців тому +1

      A casa Fenring não parece possuir um planeta próprio, ou como eles chamam, um feudo siridar. Durante o império dos Corrino, viviam em Kaitain, próximos ao imperador, me parece que trabalhavam como conselheiros, ministros, políticos de destaque, etc. Hasimir Fenring é uma das pessoas mais próximas do Shaddam IV e trabalhou como ministro da especiaria em Arrakis, depois nos tempos que se acreditava que os Atreides estavam destruídos, como "siridar-absentia" em Caladan. E quando Paul toma o império, ele é exilado para Salusa Secundus junto com a família Corrino.
      Sobre sua segunda pergunta, essa história está em Paul of Dune, um dos livros de Duna expandido, escrito por Brian Herbert (filho de Frank Herbert) e Kevin J. Anderson. Feyd Rautha tem uma filha com Lady Margot, Marie Fenring. Neste livro, o conde Fenring e Margot treinam a menina para matar Paul.

    • @KamaelAnjoPretoMusculoso
      @KamaelAnjoPretoMusculoso 10 місяців тому +2

      ​@@danieltanan873que curioso que curioso.
      Desculpe te interromper mas a menina é exótica que nem o Pai ?

    • @KamaelAnjoPretoMusculoso
      @KamaelAnjoPretoMusculoso 10 місяців тому +2

      ​@@danieltanan873aposto que a casa Fering deveria ser uma família burguesa empresarial bem rica.
      mas não o suficiente para ter um Planeta mas o suficiente para chegar até a corte do Imperador.
      aposto que seriam no Mínimo Barões siridar de uma casa empresarial Menor com um Planeta

    • @danieltanan873
      @danieltanan873  10 місяців тому +1

      Ela é bem exótica sim. Mas não sei se eu diria que ela é tão interessante quanto o Feyd Rautha haha

    • @KamaelAnjoPretoMusculoso
      @KamaelAnjoPretoMusculoso 10 місяців тому

      @@danieltanan873
      Vou tentar encontrar um audiolivro de Paul Of Dune.

  • @KamaelAnjoPretoMusculoso
    @KamaelAnjoPretoMusculoso 9 місяців тому +6

    Imagina a fusão a casa Harkonnen uma das casas mais ricas com a especiaria deflacionada.
    junto da casa corrino com os Sarducar e 51% das ações lucrativas da Choam.
    só a Casa Vernius pra competir economicamente e olhe lá.
    Feyd-Rautha morreu tão cedo,imagina ele casando com Irulan.
    Foi tão mau explorado.
    Só sabemos que ele era trapaçeiro,corajoso e exótico.
    Devia ser bem inteligente que nem o Tio

    • @aliyaRatita
      @aliyaRatita 4 місяці тому

      Verdade seja dita, tirando toda a questão dos poderes prescientes de Paul e de sua predestinação (totalmente fabricada) como a Lisan-Al-Gaib entre os Fremen, Feyd-Rautha tinha um potencial maior que o dele para chegar ao topo do império.
      Feyd estava prestes a se tornar o duque de Arrakis ainda na adolescência (SPOILERS de duna parte 2: isso inclusive acontece no filme), imagina a que nível ele não levaria a casa Harkonnen quando fosse um adulto maduro?
      Acho uma pena que Frank Herbert o tenha utilizado apenas como um arquirrival do Paul e descartado no 1° livro, era um personagem de possibilidades enormes, e assistir a atuação do Austin Butler nesse novo filme do Villeneuve fez o personagem subir MUITO no meu conceito.

  • @libiomartins8798
    @libiomartins8798 10 місяців тому +3

    osh entao no futuro de Duna os maluco vao trazer as maquinas de volta ?!

    • @danieltanan873
      @danieltanan873  10 місяців тому +2

      Pois é, é uma questão meio complexa. Porque as máquinas são uma ameaça já experimentada. Os Kwisatz Haderach são uma nova. No caso, o Leto II permite e incentiva a confecção de novas máquinas para a humanidade ver se consegue escapar dessa nova. Inclusive tem mesmo uma parte que ele diz "melhor o diabo que já se conhece" mesmo no livro.
      "Você está chocado? As pessoas invariavelmente odeiam ou temem os ixianos muito mais do que odeiam ou temem a mim. Melhor o diabo que já se conhece. Quem sabe o que os ixianos podem manufaturar ou inventar? Quem sabe?".
      Um pedaço do livro Imperador Deus de Duna aí rs. Mas ele não quer que aconteça um novo jihad butleriano, o ideal seria que a humanidade encontrasse um equilibrio entre essas ameaças. Até porque se a gente parar para pensar as duas ameaças implicam na mesma coisa, domínio total da humanidade.
      Se as máquinas voltariam mesmo ninguém sabe... as pistas nesse livro diz que os ixianos construiriam uma máquina totalmente nova. Mas o Frank Herbert nunca chegou a escrever o final. No que o Brian Herbert e Kevin J. Anderson escreve, eles deixam essa pista de lado e simplesmente trazem as mesmas máquinas de 10 mil anos atrás de volta, o quee faz suspeitar desse final deles...

    • @KamaelAnjoPretoMusculoso
      @KamaelAnjoPretoMusculoso 10 місяців тому

      ​@@danieltanan873
      A figura messiânica do Kwisatz Haderach e a figura descentralizada dos robôs.
      Muito Bom,
      Muito Bom

  • @rafaelboaventura6510
    @rafaelboaventura6510 2 місяці тому +1

    Como ele se fundiu com os vermes?

    • @danieltanan873
      @danieltanan873  2 місяці тому

      Eu acho que falo isso no vídeo e respondi também uma pergunta que me fizeram nos comentários desse mesmo vídeo. Vou colar ela para você:
      Leto II incorpora as trutas de areia no próprio corpo que vão se misturando a ele aos poucos. Um pouco dessa mutação tem a ver com a grande quantidade de especiaria que ele consumiu logo antes de fazer isso também.
      Vou colocar o exato trecho de Filhos de Duna aqui:
      "Ele já podia perceber a grande distância que se havia criado em relação a algo que se pudesse reconhecer como humano. Seduzido pela especiaria que engolira em cada vestígio que ele havia encontrado, a membrana que o recobria não era mais truta de areia, assim como ele não era mais humano. Os cílios tinham penetrado em sua pele formando uma nova criatura que iria em busca de sua própria metamorfose nos éons que viriam."

  • @croconaw__
    @croconaw__ 4 місяці тому

    Valeu pelo spoiler no título
    Acabei Dune Messias a semana passada

  • @minhaopiniao8768
    @minhaopiniao8768 3 місяці тому +1

    O desejo de leto por romance sempre me cativou, se ele não fosse um verme acho que ele se aproximaria de mulheres como irulan.

    • @andronikusable
      @andronikusable 18 днів тому

      Nada a ver,a tal Hwi Noree(até o nome parece um canto de passarinho,que enjoado) era tão boazinha que dava nojo,e foi a única que ele tolerou. Irulan era um Shadam IV / Bene Geserit medíocre castrado.

    • @minhaopiniao8768
      @minhaopiniao8768 17 днів тому

      @@andronikusable Exatamente, ambos tanto irulan e leto ll se veem como pobres coitados que tenham que contar sua visao por livros para historia, que foram castrados por seu meio. Ambos tem essa visao aristrocrata hipocrita e se sentem usado e com raiva das bene.

    • @minhaopiniao8768
      @minhaopiniao8768 17 днів тому

      @@andronikusable Nao foi unica pessoa que ele tolerou, foi a unica pessoa que consegiu amar ele.

  • @castrobatera1
    @castrobatera1 4 місяці тому +1

    Mas deixa entender: leto II FICA deformado por causa da especiaria?

    • @danieltanan873
      @danieltanan873  4 місяці тому +2

      Leto II incorpora as trutas de areia no próprio corpo que vão se misturando a ele aos poucos. Um pouco dessa mutação tem a ver com a grande quantidade de especiaria que ele consumiu logo antes de fazer isso também.
      Vou colocar o exato trecho de Filhos de Duna aqui:
      "Ele já podia perceber a grande distância que se havia criado em relação a algo que se pudesse reconhecer como humano. Seduzido pela especiaria que engolira em cada vestígio que ele havia encontrado, a membrana que o recobria não era mais truta de areia, assim como ele não era mais humano. Os cílios tinham penetrado em sua pele formando uma nova criatura que iria em busca de sua própria metamorfose nos éons que viriam."

    • @castrobatera1
      @castrobatera1 4 місяці тому +1

      @@danieltanan873 caramba!!! Que interessante! O mais fiel q puderam retratar foi a imagem da capa do imperador Deus...mto obrigado pela atenção

  • @maciellima5905
    @maciellima5905 4 місяці тому +2

    O título já é um pequeno Spoiler, hahah

  • @analisecriticasantiago3503
    @analisecriticasantiago3503 8 місяців тому +14

    esse deus-imperador é um puro imitador de Jesus Cristo

    • @UiliamLima-jv9yu
      @UiliamLima-jv9yu 4 місяці тому +11

      Não é não. Ele não é sacrificial por si só.

    • @analisecriticasantiago3503
      @analisecriticasantiago3503 4 місяці тому +1

      @@UiliamLima-jv9yu sim não é sacrificial, mas ele salvou a humanidade de extinção por intermédio de absolutismo, ditadura e opressão, o que é oposto de Cristo, mas o arquétipo messiânico é o mesmo de Cristo sim.

    • @VemNoobar
      @VemNoobar 4 місяці тому +9

      Tem absolutamente nada a ver

    • @analisecriticasantiago3503
      @analisecriticasantiago3503 4 місяці тому +1

      @@VemNoobar então explique a tua tese sobre LETO II,já que não é um arquétipo de Cristo

    • @VemNoobar
      @VemNoobar 4 місяці тому +9

      ​@@analisecriticasantiago3503Cristo sempre liderou pela paz e exemplo, Leto quis passar uma lição do que a humanidade nunca mais poderia aceitar, não vejo nenhum paralelo entre os dois

  • @Andirsao
    @Andirsao 3 місяці тому

    Velocidade correta de ver o vídeo é 1.5 rsrs

  • @felipejohnson4967
    @felipejohnson4967 4 місяці тому +1

    O autor dos livros alongou tanto a historia que ficou uma bosta.

    • @danieltanan873
      @danieltanan873  4 місяці тому +2

      Entendo que muita gente se sente assim com os livros mas eu gosto bastante deles. Me agrada a natureza um pouco mais densa dos livros do Imperador Deus em diante e eu creio que a decisão de mostrar o futuro e como as decisões de Paul e Leto II moldaram o futuro se encaixam bem no tema central de Duna. Também gosto bastante de como o lore é expandido nesses últimos.

  • @DataBoy777
    @DataBoy777 16 днів тому

    De onde vem essas imagens?

    • @danieltanan873
      @danieltanan873  15 днів тому

      Algumas eu tirei alguns screenshots da minissérie Children of Dune e outras são artes que fãs fizeram de algumas cenas dos livros

  • @leticiaangeladesousa8927
    @leticiaangeladesousa8927 4 місяці тому +2

    Cara, você é muito lerdo para falar. Não deslancha nunca!

    • @maironbrendo
      @maironbrendo 4 місяці тому +4

      Bota no 2x ue

    • @steniocamara8618
      @steniocamara8618 4 місяці тому

      Caraí, que pesado kkkkkk espero que ele tenha alguma auto estima.

    • @brianvieira4827
      @brianvieira4827 4 місяці тому

      Ox kkkkkk
      A mina vem num vídeo de 6 meses atrás para falar isso.....

    • @keske7776
      @keske7776 4 місяці тому +2

      Olha vc pode achar que ele fala devagar, porém pra mim que sou leigo e vim aqui após o filme, a fala dele devagar é importante para compreender e absorver as informações da história.. achei bom e deu pra entender bem já que é bem complexo mesmo..

    • @PauloHenrique-rt8fv
      @PauloHenrique-rt8fv 3 місяці тому

      É só aumentar a velocidade do vídeo.

  • @GiselyLima-bt2ii
    @GiselyLima-bt2ii 2 місяці тому

    Está falando bem errado o nome da irmã, que é uma palavra árabe. Dá nervoso

    • @danieltanan873
      @danieltanan873  2 місяці тому

      Existem várias maneiras de pronunciar o nome "Alia". Não tenho certeza de como eu fiz no vídeo, mas os americanos nas adaptações que tivemos até esse ponto pronunciavam A-li-a de forma corrida assim como se escreve. O nome original tem na verdade origem hebraica, escrevendo-se transliteradamente Aliyah, a pronúncia então seria A-li-yáh.