Não esqueçam de deixar o Like, é a maneira de ver que estão gostando e também de ajudar o canal. Conteúdos com bastante Likes serão continuados e conteúdos com pouco Like não. Essa é uma forma de eu trazer somente os assuntos que vocês mais gostam !!!
Fala Ale, muito bom seu canal mesmo. Acabei de me forma e estou trabalhando em outra área, entretanto sempre gostei de estruturas. Comecei fazendo um dimensionamento em outro canal e acabei vindo parar no seu canal, isso antes de fazer um curso mais aprofundado. Em comparação aos outros canais que vi, você é o que mais se destaca, tanto na didática, quanto no compartilhamento de informações. Estou curtindo muito, já segui, já curti e estou fazendo essa playlist com um caderno do lado. Enfim, muito obrigado, não costumo dar feedback, mas quando e bom temos que valorizar. Super abraço e recomendado.
Olá, muito obrigado pelo seu comentário ! Fico muito feliz que esteja gostando dos videos, eu criei esse canal para ensinar de maneira simples e objetiva para que todos possam entender. Nessa playlist eu ensino a utilizar o programa e como desenvolver um projeto estrutural passando por todas as etapas. O Conhecimento é algo que investimos tempo e que não vamos se arrepender. Abraço e bons estudos !
Mostrou o que os outros Engenheiros não mostram. Parabéns!!!! Excelente conteúdo. Virei seu fã. Vou compartilhar para meus colegas estudantes, pois aqui finalmente consegui entender este calculo. Parabéns mesmo! Estou inscrito e darei LIKE em seus vídeos! TMJ!!!
Muito bem explicado, parabéns! Não observamos a fundo como tudo é definido... Vamos já pelo método empírico, por exemplo o pilar de 14, dobramos sua largura... Viga, usamos de 8 a 10% para sua inércia... Pré dimensionamos mais ou menos assim e não sabemos os detalhes de tudo isso
O intuito de pré-dimensionar é para termos um norte das dimensões da estrutura, não são medidas finais, depois que processa a estrutura, analisa os esforços é possivel ajustar essas dimensões.
OLÁ, ESSA CARGA DE 1,1 t/m², SERIA REFERENTE AO PESO DE UMA LAJE DE QUAL ESPESSURA? O PESO DA VIGA E DO PRÓPIO PILAR ESTA INCLUSO TAMBÉM? E AS CARGA VARIAVEIS TAMBÉM ESTA INCLUSO?
Uma dúvida em caso de construções como galpões oi igrejas por exemplos que não irão ter pilares intermediário ( porque só teria pilares em suas extremidades e quantos) ,oque mudaria na conta era só tirar essa parte do intermediário? Ou muda algo mais ? E como se acharia a área para usar nesses outros pilares?
Boa tarde amigo, em relação aos pilares que não são de centro, a área de influência para cálculo não deveria pegar a parte da laje que fica em cima das vigas? E o carga das vigas não entram no cálculo dos pilares tambem? Um abraço...
Olá o intuito desse pré-dimensionamento é ser simples e rápido, essa carga adotada nas lajes se aproxima da carga final. Existe outros meios de pré-dimensionar que são mais refinados que levam mais tempo e analises, que acredito não valer a pena quando se usa um software.
Beleza Ale.. acho que vc faz um excelente trabalho nos vídeos e só peca nos detalhes como afirmar que a área de influência do pilar P4 é de apenas 10,92 "cm" quadrados.. quando na verdade seria em metros... isso pode ocorrer em erros de projeto em seguidores do canal desatentos.
Perfeita a explicação,gostaria de saber sobre q estribo usar em um pilar com essas dimensões 14x26 já que pela norma a dimensão tem q ter 360 centímetros quadrados? Desde já muito obrigado
Olá, a armadura dos estribos vai depender dos esforços dos pilares, referente a dobra vai depender da classe de agressividade, exemplo para um pilar com classe de agressividade II (Urbana) você vai precisa de um cobrimento de 3 cm de cada face do pilar para os estribos. A área minima do pilar compreende a região do concreto.
A determinação das áreas de influencia não sofre alteração com as condições de armação e tipo das lajes, armadas em uma ou duas direções., nervuradas ou maciças ?
Olá, esse pré-dimensionamento está levando em consideração a utilização de laje treliçada, o que muda para os outros tipos de laje é o peso proprio da laje que pode variar para mais ou para menos... Para calculo do peso proprio de laje maciça você pega a espessura da laje, peso especifico do concreto armado, a sobrecarga de utilização, carga permanente na laje e a área de influência.
Você disse que a carga do pilar intermediário se aproximou do valor no TQS. No TQS você lançou o pular com quais dimensões? Quando se utiliza o software, as dimensões dos pilares é arbitrária?
No inicio eu lancei com as dimensões do pré-dimensionamento... Após o processamento global fiz os ajustes nos que não estavam passando. Sim as dimensões dos pilares depende da escolha do projetista, mas é feito um pré dimensionamento como o desse video (que para todos os pilares deu dimensão minima, no TQS tive que aumentar a dimensão de alguns) Segue link do video de lançamento dos pilares no TQS: ua-cam.com/video/tp4KlK3bWOc/v-deo.html
Olá, sou recém formado em engenharia civil, estou me interessando na área de projetos e inclusive estou fazendo uma planta baixa de uma casa, mas estou com muita dúvida de onde posicionar os pilares, sei que a cada 3 m deve ter um pilar, mas quando se tem alguma porta, janela ou algo do tipo, não sei onde exatamente posicionar, pode me ajudar?
Olá, tudo bem ? esse distanciamento de pilares pode aumentar o ideal é ter vãos entre 3m, 4m e 5m, para ter estruturas mais economicas, mas é possivel fazer vão maior, nesse caso terá elementos maiores, quanto ao posicionamento dos pilares procuramos deixar eles sempre escondidos dentro da alvenaria, um lugar bom para eles é onde tem o encontro de paredes. Segue link da concepção estrutural desse curso, abordo o assunto: ua-cam.com/video/mm-h3eaMgeI/v-deo.html
Olá, Obrigado pelo vídeo. Uma dúvida. Esse valor de 1100 kg/m2 na laje se refere a quais cargas? Posso usar esse valor pra pré dimensionar um pilar por qual motivo? Muito Obrigado!
Olá, é um valor medio, leva em consideração Peso proprio, carga permanente e carga variavel. O motivo de pré-dimensionar os pilares é para partir de uma dimensão que vai se aproximar da final...
@@AlemeEngenharia Nossa, que legal. Obrigado mesmo pela explicação. Se for possível fazer só mais uma pergunta. Para pré dimensionamento ou calcular área do aço de uma viga, se existe também uma carga aproximada na viga para adotar igual esses 1100kg/m2 ?! Muito Obrigado desde já!
Isso é um fator de segurança, tendo em vista que muitas construções não se consegue o fck de 20 mínimo, então se adota metade dessa capacidade, dando assim uma segurança.
Olá, fico feliz que o conteúdo esteja ajudando. No caso do pré-dimensionamento foi admitido um concreto de FCK de 20 MPa, como o concreto não absorve os esforços de flexo compresão e outros que surgem no pilar é necessário fazer a minoração para pré-dimensionar que nesse caso foi minorado para 10 MPa. Resumidamente foi realizado a divisão da carga do pilar pela resistência do concreto.
Querido:gostaria se posivel voce dissesse as dimensoes das areas de influencia se possivel.Vou lhe explicar o porque: Quando aprendi, a medida da area de influencia, vai de metade de um pilar ate a metade do outro pilar;e voce conta somente o vao.Por favor tire-me esta duvida? Muitissimo obrigado pela fineza.
Olá. Se fosse aplicar essa metodologia em um edifício de 20 andares por exemplo, o pilar não poderia ter uma dimensão de 15 cm, já que para isso teria que a outra dimensão tivesse mais de 100 cm. Sendo Isso, o pilar seria maior e ficaria sobressaindo da parede, como faria para esconder o pilar? Desde já agradeço!
Olá, para edificios maiores recomenda-se utilizar no minimo 19 cm na dimensão do pilar, 14 cm é utilizado na maioria dos casos em casas terreas/Sobrados... Quando um pilar estiver sobrecarregado e não tiver alternativa ao não ser deixar um dente é necessário entrar em contato com o arquiteto para ver se não vai comprometer a arquitetura, caso comprometa o engenheiro tem que pensar em outra solução (aumentar Fck, mexer na concepção estrutural)
No caso de casas térreas pode ter dimensão inferior a 14cm, com base na nova norma de desempenho (mais atual) se respeitar a altura máxima limite. Vamos vê se eles dão um parecer definitivo na nova norma 6118 que está por vim.
queria saber se é possivel, meu pai tem a muitos anos um terreno com um campo de futebol 105x70 com arquibancadas de 4 m circulando toda a extensão do campo. Ele é dono de uma fabrica de lonas, e um amigo dele deu pra ele 22 postes de concreto de 11 m , que estão parados no galpão. O objetivo dele é fazer uma cobertura do estádio com lona. Colocando postes nas extremidades e ligando-os com cabos de aço, para cobrir as arquibancadas com lona, prendendo a lona nos cabos. sabe se pode dar algum problema fazer isso ?
Olá, minha especialidade não é essa... Mas você tem que tomar cuidado com o vento, por se tratar de uma área aberta vai ter esforços de sucção que vão tentar arrancar a lona.
Olá, costumeiramente utiliza se a alvenaria como forma, nesse caso onde a alvenaria é de 9 cm é necessário fazer um dente no pilar para chegar nos 14 cm.
@@AlemeEngenharia Se a edificação não ultrapassar 6m de altura não precisa atender todos os requisitos da nbr 6118. Portanto para obras de pequeno porte pode utilizar pilar menor que 14cm em uma extremidade. No meu ponto de vista deveria existir uma norma só para obras de pequeno porte, pois a nbr atende muito bem as obras de médio e grande porte mais eu vejo que é desnecessário aplicar a nbr 6118 em uma casa térrea de 50m2 por exemplo.
A norma fala de critérios para dimensionar, em cima desse critérios surgem estudos (Artigos) que abordam como pré-dimensionar os elementos. Essa maneira você encontra em CUNHA 2014 / MELO 2013 e entre outros estudos.
Muito bom! Parabéns! Ganhou + 1 inscrito 🙋. Me tire uma dúvida por gentileza, o cálculo para sapatas é o mesmo que usa nos pilares, ou seja, é a mesma fórmula? Me desculpe se não ficou claro a pergunta. Desde já agradeço atenção.
Olá, é semelhante o calculo de sapata, com a carga do pilar e a tensão admissível do solo conseguimos encontrar a área da sapata, segue link do canal de calculo de sapata para você entender melhor: ua-cam.com/video/bIWoa1YmmM0/v-deo.html
Olá não temos 10KN/m² no video, a unidade que temos é 10 Mpa que quando é dividida por 10 transformamos em Kn/cm². Caso tenha duvidas em conversão, nesse link na pagina 11 tem uma tabela que pode te ajudar: www.politecnica.pucrs.br/professores/giugliani/ARQUITETURA_-_Sistemas_Estruturais_II/99_Tabelas_de_Apoio.pdf
Se atente para não repassar informação errada das unidades de medida! Nas áreas de influência vc fala sobre m² e em outra área vc fala cm², pra quem ta estudando fica completamente perdido! E na variável Tensão.pilar vc iguala a 0,01cm2 e está calculando juntamente com outras variáveis em metro.
Olá, a tensão no pilar não tem outras unidades na consideração, é apenas a consideração de 50% da resistência do concreto (concreto de 20 MPa considerei 10 MPa) foi dividido por 10 para converter de MPa para Kn/cm² e dividido por 10 para converter de Kn/cm² para tf/cm² . Não vi nenhuma mistura de unidade que comentou, a carga do pilar é pontual e saiu em tf. Caso continue sem entender tem outro vídeo sobre esse assunto no canal: ua-cam.com/video/ahUjJ1C3mwY/v-deo.html&ab_channel=AlemeEngenharia
Não esqueçam de deixar o Like, é a maneira de ver que estão gostando e também de ajudar o canal. Conteúdos com bastante Likes serão continuados e conteúdos com pouco Like não. Essa é uma forma de eu trazer somente os assuntos que vocês mais gostam !!!
Fala Ale, muito bom seu canal mesmo. Acabei de me forma e estou trabalhando em outra área, entretanto sempre gostei de estruturas. Comecei fazendo um dimensionamento em outro canal e acabei vindo parar no seu canal, isso antes de fazer um curso mais aprofundado. Em comparação aos outros canais que vi, você é o que mais se destaca, tanto na didática, quanto no compartilhamento de informações. Estou curtindo muito, já segui, já curti e estou fazendo essa playlist com um caderno do lado. Enfim, muito obrigado, não costumo dar feedback, mas quando e bom temos que valorizar.
Super abraço e recomendado.
Olá, muito obrigado pelo seu comentário !
Fico muito feliz que esteja gostando dos videos, eu criei esse canal para ensinar de maneira simples e objetiva para que todos possam entender.
Nessa playlist eu ensino a utilizar o programa e como desenvolver um projeto estrutural passando por todas as etapas.
O Conhecimento é algo que investimos tempo e que não vamos se arrepender.
Abraço e bons estudos !
Mostrou o que os outros Engenheiros não mostram. Parabéns!!!! Excelente conteúdo. Virei seu fã. Vou compartilhar para meus colegas estudantes, pois aqui finalmente consegui entender este calculo. Parabéns mesmo! Estou inscrito e darei LIKE em seus vídeos! TMJ!!!
Muito obrigado pelo apoio !
Fico feliz que o vídeo tenha te ajudado, abraço.
show demais, tô acompanhando tudo.
Fico feliz em saber !
PARABÉNS MOSTROU QUE DOMINA O ASSUNTO NOTA 10..
Muito obrigado !
Muito bom deus abençoe fsz mais vídeos para seu canal
Que aula fantástica
Olá, muito obrigado!
Fico feliz que os vídeos estejam ajudando.
Show ! Parabéns!
Parabéns, pela aula.
Olá, muito obrigado !
Fico feliz que os videos estejam ajudando.
Voltei pra ser mais um inscrito! top!
Agradeço muito !
Muito bem explicado, parabéns! Não observamos a fundo como tudo é definido... Vamos já pelo método empírico, por exemplo o pilar de 14, dobramos sua largura... Viga, usamos de 8 a 10% para sua inércia... Pré dimensionamos mais ou menos assim e não sabemos os detalhes de tudo isso
O intuito de pré-dimensionar é para termos um norte das dimensões da estrutura, não são medidas finais, depois que processa a estrutura, analisa os esforços é possivel ajustar essas dimensões.
Muito boa suas aulas! Obrigado, estou acompanhando às aulas.
Obrigado pelo apoio !
OLÁ, ESSA CARGA DE 1,1 t/m², SERIA REFERENTE AO PESO DE UMA LAJE DE QUAL ESPESSURA? O PESO DA VIGA E DO PRÓPIO PILAR ESTA INCLUSO TAMBÉM? E AS CARGA VARIAVEIS TAMBÉM ESTA INCLUSO?
Uma dúvida em caso de construções como galpões oi igrejas por exemplos que não irão ter pilares intermediário ( porque só teria pilares em suas extremidades e quantos) ,oque mudaria na conta era só tirar essa parte do intermediário? Ou muda algo mais ? E como se acharia a área para usar nesses outros pilares?
Para determinação da área de influencia dos pilares é o mesmo conceito, agora a carga utilizada para calculo é valida para edifícios residenciais.
Boa tarde amigo, em relação aos pilares que não são de centro, a área de influência para cálculo não deveria pegar a parte da laje que fica em cima das vigas? E o carga das vigas não entram no cálculo dos pilares tambem? Um abraço...
Olá o intuito desse pré-dimensionamento é ser simples e rápido, essa carga adotada nas lajes se aproxima da carga final. Existe outros meios de pré-dimensionar que são mais refinados que levam mais tempo e analises, que acredito não valer a pena quando se usa um software.
Beleza Ale.. acho que vc faz um excelente trabalho nos vídeos e só peca nos detalhes como afirmar que a área de influência do pilar P4 é de apenas 10,92 "cm" quadrados.. quando na verdade seria em metros... isso pode ocorrer em erros de projeto em seguidores do canal desatentos.
olá, realmente é m², acabei falando cm² no segundo pilar mas não teve impacto nos cálculos.
Teria como disponibilizar as fórmulas no word por aqui?
Está no link na descrição do vídeo os materiais.
Perfeita a explicação,gostaria de saber sobre q estribo usar em um pilar com essas dimensões 14x26 já que pela norma a dimensão tem q ter 360 centímetros quadrados? Desde já muito obrigado
Olá, a armadura dos estribos vai depender dos esforços dos pilares, referente a dobra vai depender da classe de agressividade, exemplo para um pilar com classe de agressividade II (Urbana) você vai precisa de um cobrimento de 3 cm de cada face do pilar para os estribos. A área minima do pilar compreende a região do concreto.
BOM DIA!
PORQUE É QUE VOCÊ UTILIZOU À RESISTÊNCIA DO CONCRETO DE 10MPa PARA O PRÉ DIMENSIONAMENTO DO PILAR?
FCK / 2
Excelente!!!
Muito obrigado !
A determinação das áreas de influencia não sofre alteração com as condições de armação e tipo das lajes, armadas em uma ou duas direções., nervuradas ou maciças ?
Olá, esse pré-dimensionamento está levando em consideração a utilização de laje treliçada, o que muda para os outros tipos de laje é o peso proprio da laje que pode variar para mais ou para menos... Para calculo do peso proprio de laje maciça você pega a espessura da laje, peso especifico do concreto armado, a sobrecarga de utilização, carga permanente na laje e a área de influência.
Você disse que a carga do pilar intermediário se aproximou do valor no TQS. No TQS você lançou o pular com quais dimensões? Quando se utiliza o software, as dimensões dos pilares é arbitrária?
No inicio eu lancei com as dimensões do pré-dimensionamento... Após o processamento global fiz os ajustes nos que não estavam passando. Sim as dimensões dos pilares depende da escolha do projetista, mas é feito um pré dimensionamento como o desse video (que para todos os pilares deu dimensão minima, no TQS tive que aumentar a dimensão de alguns) Segue link do video de lançamento dos pilares no TQS: ua-cam.com/video/tp4KlK3bWOc/v-deo.html
Olá, sou recém formado em engenharia civil, estou me interessando na área de projetos e inclusive estou fazendo uma planta baixa de uma casa, mas estou com muita dúvida de onde posicionar os pilares, sei que a cada 3 m deve ter um pilar, mas quando se tem alguma porta, janela ou algo do tipo, não sei onde exatamente posicionar, pode me ajudar?
Olá, tudo bem ?
esse distanciamento de pilares pode aumentar o ideal é ter vãos entre 3m, 4m e 5m, para ter estruturas mais economicas, mas é possivel fazer vão maior, nesse caso terá elementos maiores, quanto ao posicionamento dos pilares procuramos deixar eles sempre escondidos dentro da alvenaria, um lugar bom para eles é onde tem o encontro de paredes. Segue link da concepção estrutural desse curso, abordo o assunto: ua-cam.com/video/mm-h3eaMgeI/v-deo.html
Se a casa tem dois andares não seriam 3 pavimentos (Piso térreo, piso 1 andar e piso da cobertura)?
Olá, não modelo o contrapiso, não precisa contar o piso do térreo, na maioria dos casos o contrapiso não tem contato com as vigas baldrame.
Olá, Obrigado pelo vídeo. Uma dúvida. Esse valor de 1100 kg/m2 na laje se refere a quais cargas? Posso usar esse valor pra pré dimensionar um pilar por qual motivo? Muito Obrigado!
Olá, é um valor medio, leva em consideração Peso proprio, carga permanente e carga variavel. O motivo de pré-dimensionar os pilares é para partir de uma dimensão que vai se aproximar da final...
@@AlemeEngenharia Nossa, que legal. Obrigado mesmo pela explicação. Se for possível fazer só mais uma pergunta. Para pré dimensionamento ou calcular área do aço de uma viga, se existe também uma carga aproximada na viga para adotar igual esses 1100kg/m2 ?! Muito Obrigado desde já!
tenho um duvida. vc faz as contas com o fck 10 certo?, se fissese com o fck 20, 25, 30... como ficaria o calculo?
Isso é um fator de segurança, tendo em vista que muitas construções não se consegue o fck de 20 mínimo, então se adota metade dessa capacidade, dando assim uma segurança.
amei o video .......
ganhastes mais uma inscrita
só uma duvidazinha: essa tensão do pilar tem haver com a resistencia do concreto ne !!!
Olá, fico feliz que o conteúdo esteja ajudando.
No caso do pré-dimensionamento foi admitido um concreto de FCK de 20 MPa, como o concreto não absorve os esforços de flexo compresão e outros que surgem no pilar é necessário fazer a minoração para pré-dimensionar que nesse caso foi minorado para 10 MPa. Resumidamente foi realizado a divisão da carga do pilar pela resistência do concreto.
@@AlemeEngenharia ah sim entendi.... Obgda!
Muito bom
Fico feliz que tenha gostado !
Querido:gostaria se posivel voce dissesse as dimensoes das areas de influencia se possivel.Vou lhe explicar o porque: Quando aprendi, a medida da area de influencia,
vai de metade de um pilar ate a metade do outro pilar;e voce conta somente o vao.Por favor tire-me esta duvida? Muitissimo obrigado pela fineza.
Olá, a definição da área de influência dos pilares é baseada no CG do pilar (se for retangular / quadrado é a metade).
Olá. Se fosse aplicar essa metodologia em um edifício de 20 andares por exemplo, o pilar não poderia ter uma dimensão de 15 cm, já que para isso teria que a outra dimensão tivesse mais de 100 cm. Sendo Isso, o pilar seria maior e ficaria sobressaindo da parede, como faria para esconder o pilar? Desde já agradeço!
Olá, para edificios maiores recomenda-se utilizar no minimo 19 cm na dimensão do pilar, 14 cm é utilizado na maioria dos casos em casas terreas/Sobrados...
Quando um pilar estiver sobrecarregado e não tiver alternativa ao não ser deixar um dente é necessário entrar em contato com o arquiteto para ver se não vai comprometer a arquitetura, caso comprometa o engenheiro tem que pensar em outra solução (aumentar Fck, mexer na concepção estrutural)
@@AlemeEngenharia entendi. Obrigado
Uma dúvida: em uma casa somente com térreo as dimensões de pilares mínimas ainda continuam 14x26?
Tecnicamente ele pode passar com dimensões menor, mas segundo a NBR 6118/2014 precisa de área de no minimo 360 cm² e dimensão de no minimo 14 cm...
No caso de casas térreas pode ter dimensão inferior a 14cm, com base na nova norma de desempenho (mais atual) se respeitar a altura máxima limite. Vamos vê se eles dão um parecer definitivo na nova norma 6118 que está por vim.
queria saber se é possivel, meu pai tem a muitos anos um terreno com um campo de futebol 105x70 com arquibancadas de 4 m circulando toda a extensão do campo. Ele é dono de uma fabrica de lonas, e um amigo dele deu pra ele 22 postes de concreto de 11 m , que estão parados no galpão. O objetivo dele é fazer uma cobertura do estádio com lona.
Colocando postes nas extremidades e ligando-os com cabos de aço, para cobrir as arquibancadas com lona, prendendo a lona nos cabos. sabe se pode dar algum problema fazer isso ?
Olá, minha especialidade não é essa...
Mas você tem que tomar cuidado com o vento, por se tratar de uma área aberta vai ter esforços de sucção que vão tentar arrancar a lona.
@@AlemeEngenharia Seria melhor pilares de concreto?
@@X3M_00 Obrigado pela dica.
Boa explicação. Me tire uma dúvida, aqui na minha região usamos blocos de 9 cm, sendo que o mínimo do pilar é 14. Fizeram esse bloco fora da norma?
Olá, costumeiramente utiliza se a alvenaria como forma, nesse caso onde a alvenaria é de 9 cm é necessário fazer um dente no pilar para chegar nos 14 cm.
@@AlemeEngenharia entendir
@@AlemeEngenharia Se a edificação não ultrapassar 6m de altura não precisa atender todos os requisitos da nbr 6118. Portanto para obras de pequeno porte pode utilizar pilar menor que 14cm em uma extremidade. No meu ponto de vista deveria existir uma norma só para obras de pequeno porte, pois a nbr atende muito bem as obras de médio e grande porte mais eu vejo que é desnecessário aplicar a nbr 6118 em uma casa térrea de 50m2 por exemplo.
No tempo 3:40 onde encontro esse 10 MPa na norma ?
A norma fala de critérios para dimensionar, em cima desse critérios surgem estudos (Artigos) que abordam como pré-dimensionar os elementos. Essa maneira você encontra em CUNHA 2014 / MELO 2013 e entre outros estudos.
Muito bom! Parabéns! Ganhou + 1 inscrito 🙋.
Me tire uma dúvida por gentileza, o cálculo para sapatas é o mesmo que usa nos pilares, ou seja, é a mesma fórmula? Me desculpe se não ficou claro a pergunta. Desde já agradeço atenção.
Olá, é semelhante o calculo de sapata, com a carga do pilar e a tensão admissível do solo conseguimos encontrar a área da sapata, segue link do canal de calculo de sapata para você entender melhor: ua-cam.com/video/bIWoa1YmmM0/v-deo.html
momento fletor em X e Y, serie em torno dos eixos no 2d?esses 10mpa seria o concreto utilizado??
Olá, não entendi a primeira pergunta, sobre a segunda 10 Mpa é em relação ao concreto utilizado, esse valor está minorado.
A transformação da tensão de 10KN/m² para 1,0KN/cm² não seria 1,0N/cm² ou 0,001KN/cm²....
Olá não temos 10KN/m² no video, a unidade que temos é 10 Mpa que quando é dividida por 10 transformamos em Kn/cm².
Caso tenha duvidas em conversão, nesse link na pagina 11 tem uma tabela que pode te ajudar: www.politecnica.pucrs.br/professores/giugliani/ARQUITETURA_-_Sistemas_Estruturais_II/99_Tabelas_de_Apoio.pdf
Esqueceu de levar em consideração o peso das vigas.
Olá, esse valor já leva em consideração as cargas do pavimento.
@@AlemeEngenharia Ah sim, Show de Bola!!!
Você falou dos coeficientes adicionais e não usou dos cálculos ,...
Você se refere ao γ n ? Se sim, ele só aparece no TQS, na etapa de pré-dimensionamento não precisa dele.
Se atente para não repassar informação errada das unidades de medida! Nas áreas de influência vc fala sobre m² e em outra área vc fala cm², pra quem ta estudando fica completamente perdido! E na variável Tensão.pilar vc iguala a 0,01cm2 e está calculando juntamente com outras variáveis em metro.
Olá, a tensão no pilar não tem outras unidades na consideração, é apenas a consideração de 50% da resistência do concreto (concreto de 20 MPa considerei 10 MPa) foi dividido por 10 para converter de MPa para Kn/cm² e dividido por 10 para converter de Kn/cm² para tf/cm² . Não vi nenhuma mistura de unidade que comentou, a carga do pilar é pontual e saiu em tf. Caso continue sem entender tem outro vídeo sobre esse assunto no canal: ua-cam.com/video/ahUjJ1C3mwY/v-deo.html&ab_channel=AlemeEngenharia