Acredito que rola muito ego quando o assunto é livros e suas quantidades. Fato é, que nos falta profundidade e engajamento com vc mesmo disse em seu espetacular vídeo.
EGO, taí uma coisa que se percebe logo quando a pessoa começa a falar de livros. Muita gente só tem boas referências, pronúncia corretade de nomes difíceis e pouco conteúdo absorvido.
@@LH23232, o Português nos permite a licença poética da generalização. O que o nosso colega quis dizer, acredito, é uma referência a nós como coletividade. É claro que temos em nosso meio excessões, então não deixe que a armadilha do ego te atinja. @canaledisoncarlos, obrigada pelo rico vídeo! Excelente tarde a todos!
@@jessykasr18 Eu sei o que ele quis dizer, moça, e não falei nada com você, nem estou pedindo a sua explicação. Guarde pra si mesma, não me interessa. Não, tome cuidado com o SEU ego, não vem me dar lição de moral não, guarda pra si mesma. 👍 Isso não tem nada a ver com ego 🙄, vocês dois estão errados, não está certo generalizar. Isso não tem nada a ver com licença poética, isso não é música, que ridículllll! Guarda a sua teoria pra você. 👍 E se VOCÊ se identifica, então fale por você.
esse tema sempre me remete aos estudiosos de antigamente (principalmente os que consideramos gênios) a maioria deles não chegava a ter 10 livros em sua coleção pessoal. isso diz muito sobre quantidade versus qualidade de leitura.
Entendo seu ponto de vista mas, vale lembrar que antigamente era bem mais difícil obter livros em comparação aos dias de hoje. Acredito que muitos desses estudiosos que tinham 10 livros naquela época,hoje teriam uns 100, devido ao volume de publicações e a facilidade em adquiri - las. Mas sim, ler 10 bons livros de maneira otimizada é bem melhor que ler 100 de forma displicente.🤝
Exatamente, percebi que não estava absorvendo o conteúdo do que lia, quando alguém me pedia algo do livro, e ali via que não sabia explicar. Agora estou lendo mais devagar, e voltando parágrafos quando não consigo obter a idéia daquele momento, demoro mais, mas mentalmente transcrevo com minhas palavras, e explico para mim mesmo o que eu acabei de ler. Isso muita muito!!
Excelente conteúdo. A minha velocidade depende da obra, há aquelas que processo o conteúdo mais rápido. De todo modo, é certo que ler lentamente é um fluxo para aprender melhor. Quanto mais leio, mais percebo isso. Hj anoto trechos que me marcam, por ex.
Conhecendo o canal agora, mas esse vídeo foi maravilhoso. Estou iniciando na vida intelectual e esse vídeo foi um direcionamento sobre como ler, o que ler, separa as ideias, escolher livros... Uma aula, vou assistir novamente!
Primeira vez aqui. Confesso que só consigo ler livros ou temas técnicos de minha profissão. Outros tipos de livros não consigo ler, ou divago, ou empaco. Muito obrigado.
Muito bem explicado, quem ouviu e entendeu suas explicações vai ler de forma adequada. Como você falou, cada livro vai depender do leitor se ele vai ler rápido ou devagar. Parabéns por ter explicado com riqueza de detalhes.
EXPERIMENTEI SUAS DICAS NUMA LEITURA RÁPIDA. INCRÍVEL! EU LI A CENA 3 DO TERCEIRO ATO DE HAMLET E JURO QUE PUDE SENTIR O DESESPERO DO REI E O ÓDIO DE HAMLET.
Ótima aula. Muito obrigada por todos estes esclarecimentos tão necessários quanto importantes para o leitor principiante e até para os "famosos super leitores que temos aqui nesta plataforma". Eu, simplesmente parei de "seguir" booktubers que todos os dias postam um video de 30/45 minutos de livro que leu. A impressão que passam, é que "eles tem um hour glass time-turner" para cada livro. Ou, simplesmente vivem no "Lá-lá-land da Alice". Who knows?!
Quando o assunto é ler livros do jeito mais correto, sinto-me um iniciante. Comecei com uma leitura mecânica (a prioridade é apenas ler), agora estou na leitura reflexiva (tento falar para mim o que entendi de um tópico). A Bíblia está sendo o livro no início de uma carreira de leitor.
Faço de suas palavras as minhas. Quando comecei a ler livros mais difíceis, percebi que aprendia mais, e comecei a entender que era porquê eu lia várias vezes a mesma página e tentava, como você disse, explicar para mim mesmo.
@PineaplePensando a dificuldade da Bíblia é que ela passa muitas informações para serem processadas. Se o leitor não tiver uma memória excelente, vai deixar passar algumas dessas informações. Dizem que é um dos livros mais difíceis de se entender, principalmente o capítulo Apocalipse (tem vários significados).
Boa noite, suas explicações meu ajdam muito . Obrigado por preparar material como esses em seus vídeos. Voce tem o mesmo estilo e interesse que o o professor Rodrigo Gurgel , outro mestre . Gosto de ler devagar e em voz alta .
Obrigado pela gentileza! E que bom saber que você encontra valor em meus vídeos, assim como nas reflexões do professor Rodrigo Gurgel. A leitura em voz alta é uma técnica poderosa, e você está no caminho certo! E ganhei o dia ao ser comparado, ainda que em interesse, com o Prof. Rodrigo Gurgel! É uma honra! Obrigado!
Quando estava lendo algum livro, não tinha preocupação de ler rápido, mas sim entender, compreender o texto e o contexto histórico. Haja vista no vídeo, é bem claro não ler rápido ou devagar, acredito que sempre trilhei no caminho certo. É um dos assuntos que deve ser levado para as escolas.
Nunca a expressão: "o menos é mais" fez tanto sentido. Um miríade de livros sem resultados profícuos fica clarividente nos booktubers modinha, basta tão somente observar os vídeos com erros gramaticais, vícios de linguagens e leituras rasas. Uma leitura lenta e profunda é demasiada auspiciosa em seus efeitos, sobretudo em nosso autodesenvolvimento. 🧠🏆📚...
Estou lendo um livro onde o assunto é mais denso e uma linguagem um pouco mais complexa. As vezes preciso ler um paragrafo duas vezes, para entender o ponto de vista do autor. No começo estava chato esse processo, porém como é um assunto onde tenho muito interesse, estou seguindo firme.
Talvez o que possa acontecer e q perdemos muito tempo até começarmos a ler e quem sabe gostar,então vemos uma infinita quantidade de livros e queremos ler o máximo possível. É como experiência com comidas,etc.dificilmente alguém aproveita tudo.
São fases da vida, quando se é novo, imaturo, acha-se que leitura é quantidade e número de obras lidas. Um ato vaidoso, quando o sujeito vai aprofundado no mundo da leitura ele vai entendendo o valor da experiência, de saborear cada livro como se fosse o ultimo!!!
Concordo com você; não é velocidade cronológica que vale! A leitura de livros bons, pressupõe que você possa pensar sobre o que está lendo e o cérebro humano não é uma máquina de guardar informações e, por isso mesmo, eu abomino, aqueles vídeos em que aparece uma pessoa dizendo o quanto você está perdendo tempo se não ler 50 livros em "não sei quantos dias"! A tal leitura dinâmica!
Vou ser sincero, me sinto mal em saber que apenas busco ler por achar bonito pessoas que leem e tem vários livros e sabem conversar sobre várias coisas, pois vejo que não busco ser um leitor pelo simples prazer de ler ou aprendizado e sim por status. No entanto, penso eu que, de qualquer modo, se não fosse esse meu ego buscando o tal “status”, nem mesmo cogitaria a possibilidade de leitura, então, pelo menos nesse momento, acho que vou me permitir ver essa minha motivação “negativa” como sendo o início de algo bom. Pois, espero de verdade um dia, encontrar a paixão que muitos dizem ter por livros.
Carlos, gostei muito de sua análise, gosto muito de lê, mas vejo no mercado muitos livros de caráter repetitivos e em suas ideais. Poderia indicar a mim, livros de crescimento pessoal e desenvolvimento intelectual que realmente agregue algo além desses livros que só repetem o óbvio só que de forma mais maquiada?
eu odeio ler e nunca consigo terminar um livro que começo a ler, não consigo me concentrar etc.... mas agora estou destinado a parar, sentar e fazer de tudo para apreciar a leitura! então se puderem me indicar bons livros (de qualquer gênero) e que seja para "iniciantes" eu agradeço. tmj
Olá! Tudo bem? Não tenho muita experiência com leitura dinâmica. Mas com base na minha experiência com a leitura em si, entendo que algumas técnicas podem ser úteis para certos tipos de leitura, especialmente quando precisamos fazer uma triagem inicial de textos ou buscar informações específicas em documentos longos. Por exemplo, imagino que a leitura dinâmica pode ajudar na leitura de relatórios, e-mails ou textos informativo, nos quais o objetivo é captar rapidamente os pontos principais. No entanto, como discuti no vídeo, quando nosso objetivo é uma compreensão mais profunda - seja de um texto filosófico, um romance complexo ou qualquer obra que exija reflexão crítica - precisamos de um engajamento diferente com o texto, concorda? A "leitura profunda" que menciono no vídeo requer tempo para processar, refletir e realmente absorver o conteúdo. Não acredito que a leitura dinâmica permita ou substitua a leitura profunda. Então, embora a leitura dinâmica possa ter seu lugar em contextos específicos, não a vejo como uma solução universal. O importante é adequar nossa forma de leitura aos nossos objetivos: às vezes precisamos ser mais ágeis, outras vezes, diminuir o ritmo, para uma compreensão mais profunda.
Poxa vida! Além de produzir um vídeo com qualidade, também encontra tempo para responder e atender aos seus ouvintes de forma que, continua ensinando, exclarecendo, acrescentando e enriquecendo o assunto. Professor Edson, registrei estes valiosos ensinamentos na mente e no coração. Reforçando, muito obrigada.
Queria algumas indicações de livros bons e faceis de ler. Comecei a ler com a revolução dos bichos e 1984, mas depois disso só achei livro que não consigo entender.
A minha velocidade de leitura depende da obra. Se eu ler "Meu pé de laranja lima", cuja leitura é mais fácil, a leitura será mais rápida; mas se se tratar de Grande Sertão: Veredas, certamente será muito lenta.
Não existe velocidade ideal para ler um livro, a não ser numa mente imbecil. Cada um tem o seu tempo, como há um tempo para tudo. Há um tempo para ganhar tempo e um tempo para perder tempo. Os livros só são nossos quando os lemos. As palavras têm de ser saboreadas, pensadas, questionadas e refletidas. Essa é a riqueza da leitura. Desconfio sempre de quem devora livros a uma velocidade meteorítica. O UA-cam está cheio de quem tudo lê, já leu ou está a ler. Fazem-me lembrar os esganados da fome que, diante de um prato de lentilhas, o devoram como se fosse um faustoso repasto sem sentir o que comem. A esses sôfregos de voraz leitura pergunto: " o que vos fica, depois de tanto lerdes?"
Oi! Obrigado pelo seu comentário e que bom que o vídeo te fez refletir sobre o tema! Na verdade, concordo com muito do que você diz. Como explico no vídeo, a verdadeira questão não é encontrar uma velocidade padrão que sirva para todos, mas sim compreender que cada leitor precisa encontrar o ritmo que permita uma compreensão adequada do texto. Como você bem colocou, "cada um tem o seu tempo". Sua metáfora da comida é muito boa - realmente não faz sentido "devorar" um livro sem saboreá-lo. No entanto, assim como algumas refeições pedem mais tempo e atenção que outras, diferentes tipos de leitura também podem exigir diferentes ritmos. O importante é que a velocidade permita aquilo que você mesmo destacou: as palavras devem ser "saboreadas, pensadas, questionadas e refletidas". É exatamente isso que defendo quando falo de encontrar um equilíbrio - não se trata de ler o máximo possível no menor tempo, mas de ler de forma que permita uma verdadeira conexão com o texto, sua compreensão e absorção. Como diz Maryanne Wolf, precisamos desenvolver uma "leitura profunda", que vai muito além da simples decodificação das palavras. Novamente, obrigado pelo comentário! Abraço!
Carlos, você lá leu a bíblia? Por favor fale sobre, não no ponto de vista religioso, quero saber em termos técnicos, escrita, historicidade, desenvolvimento e conclusão. Sobre seus vídeos estou gostando muito. Poucos se interessam em falar sobre livros de maneira técnica e menos ainda o público se interessa em assistir sobre.
Eu voto Up! Que excelente sugestão. Vamos aguardar o professor nos agraciar com a leitura técnica da Bíblia (já que é uma enciclopédia com diversos autores, penso eu). Me faria muito contente em ouví-lo sobre este assunto de real valor histórico.
Acredito que rola muito ego quando o assunto é livros e suas quantidades. Fato é, que nos falta profundidade e engajamento com vc mesmo disse em seu espetacular vídeo.
É de se pensar o seu comentário. Apesar da quantidade de leitura ser muito benéfica, corremos o risco de cair na armadilha do ego
EGO, taí uma coisa que se percebe logo quando a pessoa começa a falar de livros. Muita gente só tem boas referências, pronúncia corretade de nomes difíceis e pouco conteúdo absorvido.
Concordo plenamente! A qualidade da leitura é muito mais importante do que a quantidade. Muito obrigado pelo apoio e pelo comentário!!
@@LH23232, o Português nos permite a licença poética da generalização. O que o nosso colega quis dizer, acredito, é uma referência a nós como coletividade. É claro que temos em nosso meio excessões, então não deixe que a armadilha do ego te atinja.
@canaledisoncarlos, obrigada pelo rico vídeo!
Excelente tarde a todos!
@@jessykasr18 Eu sei o que ele quis dizer, moça, e não falei nada com você, nem estou pedindo a sua explicação. Guarde pra si mesma, não me interessa.
Não, tome cuidado com o SEU ego, não vem me dar lição de moral não, guarda pra si mesma. 👍 Isso não tem nada a ver com ego 🙄, vocês dois estão errados, não está certo generalizar. Isso não tem nada a ver com licença poética, isso não é música, que ridículllll! Guarda a sua teoria pra você. 👍
E se VOCÊ se identifica, então fale por você.
o hábito da leitura tem transformado minha vida. Mais uma vez um excelente vídeo. Sou fã do canal.
Fico feliz em saber que a leitura está impactando sua vida de forma positiva! Muito obrigado pelo comentário!
esse tema sempre me remete aos estudiosos de antigamente (principalmente os que consideramos gênios) a maioria deles não chegava a ter 10 livros em sua coleção pessoal. isso diz muito sobre quantidade versus qualidade de leitura.
Entendo seu ponto de vista mas, vale lembrar que antigamente era bem mais difícil obter livros em comparação aos dias de hoje. Acredito que muitos desses estudiosos que tinham 10 livros naquela época,hoje teriam uns 100, devido ao volume de publicações e a facilidade em adquiri - las. Mas sim, ler 10 bons livros de maneira otimizada é bem melhor que ler 100 de forma displicente.🤝
Queria tanto começar a ler mas não sei por onde começar
@@elmacosta3537 Comecei a ler a Bíblia todo dia e peguei o gosto pela leitura. Tive animo para começar a ler então apenas comece.
Quando comecei a ler devagar, fiquei impressionada com a minha inteligência brotando kkkk hoje só leio devagar.
Exatamente, percebi que não estava absorvendo o conteúdo do que lia, quando alguém me pedia algo do livro, e ali via que não sabia explicar.
Agora estou lendo mais devagar, e voltando parágrafos quando não consigo obter a idéia daquele momento, demoro mais, mas mentalmente transcrevo com minhas palavras, e explico para mim mesmo o que eu acabei de ler. Isso muita muito!!
Que Oratória impecável, conteúdo enriquecedor 😊
Excelente conteúdo. A minha velocidade depende da obra, há aquelas que processo o conteúdo mais rápido. De todo modo, é certo que ler lentamente é um fluxo para aprender melhor. Quanto mais leio, mais percebo isso. Hj anoto trechos que me marcam, por ex.
Foi bom acompanhar o vídeo,aprendi muito. Um forte abraço. Angola é a banda.
Conhecendo o canal agora, mas esse vídeo foi maravilhoso.
Estou iniciando na vida intelectual e esse vídeo foi um direcionamento sobre como ler, o que ler, separa as ideias, escolher livros... Uma aula, vou assistir novamente!
Edison, Seu conteúdo é de uma riqueza imensa! Parabéns e faça mais vídeos!!! 🙏🏼👏🏼👏🏼👏🏼🙌🏼
Que bom que está gostando! Obrigado pelo apoio!
Primeira vez aqui. Confesso que só consigo ler livros ou temas técnicos de minha profissão. Outros tipos de livros não consigo ler, ou divago, ou empaco. Muito obrigado.
Excelente. Estou impressionado. O canal vai crescer e muito
Muito obrigado pelo incentivo!
Grande Edison, você acrescenta muito, obrigada.
Obrigado pelo carinho!
Muito bem explicado, quem ouviu e entendeu suas explicações vai ler de forma adequada.
Como você falou, cada livro vai depender do leitor se ele vai ler rápido ou devagar.
Parabéns por ter explicado com riqueza de detalhes.
.Você falou tudo o que ninguém diz...
🌟✨✨✨✨👌🏾
EXPERIMENTEI SUAS DICAS NUMA LEITURA RÁPIDA. INCRÍVEL! EU LI A CENA 3 DO TERCEIRO ATO DE HAMLET E JURO QUE PUDE SENTIR O DESESPERO DO REI E O ÓDIO DE HAMLET.
Ótima aula. Muito obrigada por todos estes esclarecimentos tão necessários quanto importantes para o leitor principiante e até para os "famosos super leitores que temos aqui nesta plataforma". Eu, simplesmente parei de "seguir" booktubers que todos os dias postam um video de 30/45 minutos de livro que leu. A impressão que passam, é que "eles tem um hour glass time-turner" para cada livro. Ou, simplesmente vivem no "Lá-lá-land da Alice". Who knows?!
Quando o assunto é ler livros do jeito mais correto, sinto-me um iniciante. Comecei com uma leitura mecânica (a prioridade é apenas ler), agora estou na leitura reflexiva (tento falar para mim o que entendi de um tópico). A Bíblia está sendo o livro no início de uma carreira de leitor.
Faço de suas palavras as minhas. Quando comecei a ler livros mais difíceis, percebi que aprendia mais, e comecei a entender que era porquê eu lia várias vezes a mesma página e tentava, como você disse, explicar para mim mesmo.
@PineaplePensando a dificuldade da Bíblia é que ela passa muitas informações para serem processadas. Se o leitor não tiver uma memória excelente, vai deixar passar algumas dessas informações. Dizem que é um dos livros mais difíceis de se entender, principalmente o capítulo Apocalipse (tem vários significados).
Boa noite, suas explicações meu ajdam muito . Obrigado por preparar material como esses em seus vídeos. Voce tem o mesmo estilo e interesse que o o professor Rodrigo Gurgel , outro mestre . Gosto de ler devagar e em voz alta .
Obrigado pela gentileza! E que bom saber que você encontra valor em meus vídeos, assim como nas reflexões do professor Rodrigo Gurgel. A leitura em voz alta é uma técnica poderosa, e você está no caminho certo! E ganhei o dia ao ser comparado, ainda que em interesse, com o Prof. Rodrigo Gurgel! É uma honra! Obrigado!
Gostaria que o senhor comentasse sobre escrever enquanto lemos. Ou se devemos apenas escrever o que compreendemos após a leitura concluida do livro.
Excelente explicação. Ganhou mais um inscrito.
Espetacular !!! conteúdo super enriquecedor
Obrigado pelo feedback! Fico feliz que tenha achado o conteúdo útil!
Um bom livro não tem fim.
Parabéns amigo. Concordo plenamente.
Olá Edson, o conhecimento do modo de leitura em tempos de superação é muito valioso de forma que nos remete a um verdadeiro espírito de aprendizado.
Eu sou fã dos conteúdos que ele trás
Muito obrigado!!
Gosto de ouvir suas explicações
Muito obrigado!
Excelente
Quando estava lendo algum livro, não tinha preocupação de ler rápido, mas sim entender, compreender o texto e o contexto histórico. Haja vista no vídeo, é bem claro não ler rápido ou devagar, acredito que sempre trilhei no caminho certo. É um dos assuntos que deve ser levado para as escolas.
Obrigado pelo conteúdo.
Muito importante.
Esse canal é um achado 👏🏻
Gostei deste cara
Algumas pessoas só conseguem extrair coisas ruins de coisas boas, se é que faz sentido.😊
Bem isso. Total sentido
Nunca a expressão: "o menos é mais" fez tanto sentido.
Um miríade de livros sem resultados profícuos fica clarividente nos booktubers modinha, basta tão somente observar os vídeos com erros gramaticais, vícios de linguagens e leituras rasas.
Uma leitura lenta e profunda é demasiada auspiciosa em seus efeitos, sobretudo em nosso autodesenvolvimento. 🧠🏆📚...
Conteúdo excelente.
Muito bom !!
Estou lendo um livro onde o assunto é mais denso e uma linguagem um pouco mais complexa. As vezes preciso ler um paragrafo duas vezes, para entender o ponto de vista do autor. No começo estava chato esse processo, porém como é um assunto onde tenho muito interesse, estou seguindo firme.
Bom dia, que vídeo maravilhoso. Eu tinha 400 livros e não tinha lido 10% dessa quantidade imensa.
Ter muitos livros não é uma vaidade pessoal mas uma mina de tesouros que deixarei para minha filha e as futuras gerações!!!
Talvez o que possa acontecer e q perdemos muito tempo até começarmos a ler e quem sabe gostar,então vemos uma infinita quantidade de livros e queremos ler o máximo possível.
É como experiência com comidas,etc.dificilmente alguém aproveita tudo.
São fases da vida, quando se é novo, imaturo, acha-se que leitura é quantidade e número de obras lidas. Um ato vaidoso, quando o sujeito vai aprofundado no mundo da leitura ele vai entendendo o valor da experiência, de saborear cada livro como se fosse o ultimo!!!
Concordo com você; não é velocidade cronológica que vale! A leitura de livros bons, pressupõe que você possa pensar sobre o que está lendo e o cérebro humano não é uma máquina de guardar informações e, por isso mesmo, eu abomino, aqueles vídeos em que aparece uma pessoa dizendo o quanto você está perdendo tempo se não ler 50 livros em "não sei quantos dias"! A tal leitura dinâmica!
Vou ser sincero, me sinto mal em saber que apenas busco ler por achar bonito pessoas que leem e tem vários livros e sabem conversar sobre várias coisas, pois vejo que não busco ser um leitor pelo simples prazer de ler ou aprendizado e sim por status.
No entanto, penso eu que, de qualquer modo, se não fosse esse meu ego buscando o tal “status”, nem mesmo cogitaria a possibilidade de leitura, então, pelo menos nesse momento, acho que vou me permitir ver essa minha motivação “negativa” como sendo o início de algo bom.
Pois, espero de verdade um dia, encontrar a paixão que muitos dizem ter por livros.
Carlos, gostei muito de sua análise, gosto muito de lê, mas vejo no mercado muitos livros de caráter repetitivos e em suas ideais. Poderia indicar a mim, livros de crescimento pessoal e desenvolvimento intelectual que realmente agregue algo além desses livros que só repetem o óbvio só que de forma mais maquiada?
eu odeio ler e nunca consigo terminar um livro que começo a ler, não consigo me concentrar etc....
mas agora estou destinado a parar, sentar e fazer de tudo para apreciar a leitura!
então se puderem me indicar bons livros (de qualquer gênero) e que seja para "iniciantes" eu agradeço. tmj
Fale um pouco sobre leitura dinâmica.
Olá! Tudo bem? Não tenho muita experiência com leitura dinâmica. Mas com base na minha experiência com a leitura em si, entendo que algumas técnicas podem ser úteis para certos tipos de leitura, especialmente quando precisamos fazer uma triagem inicial de textos ou buscar informações específicas em documentos longos. Por exemplo, imagino que a leitura dinâmica pode ajudar na leitura de relatórios, e-mails ou textos informativo, nos quais o objetivo é captar rapidamente os pontos principais.
No entanto, como discuti no vídeo, quando nosso objetivo é uma compreensão mais profunda - seja de um texto filosófico, um romance complexo ou qualquer obra que exija reflexão crítica - precisamos de um engajamento diferente com o texto, concorda? A "leitura profunda" que menciono no vídeo requer tempo para processar, refletir e realmente absorver o conteúdo. Não acredito que a leitura dinâmica permita ou substitua a leitura profunda.
Então, embora a leitura dinâmica possa ter seu lugar em contextos específicos, não a vejo como uma solução universal. O importante é adequar nossa forma de leitura aos nossos objetivos: às vezes precisamos ser mais ágeis, outras vezes, diminuir o ritmo, para uma compreensão mais profunda.
Poxa vida! Além de produzir um vídeo com qualidade, também encontra tempo para responder e atender aos seus ouvintes de forma que, continua ensinando, exclarecendo, acrescentando e enriquecendo o assunto. Professor Edson, registrei estes valiosos ensinamentos na mente e no coração. Reforçando, muito obrigada.
Queria algumas indicações de livros bons e faceis de ler. Comecei a ler com a revolução dos bichos e 1984, mas depois disso só achei livro que não consigo entender.
Só queria ler a conseguir divagar sobre o livro. Muitas vezes não consigo repetir nada do que li, nem se leio repetidas vezes😢.
A minha velocidade de leitura depende da obra. Se eu ler "Meu pé de laranja lima", cuja leitura é mais fácil, a leitura será mais rápida; mas se se tratar de Grande Sertão: Veredas, certamente será muito lenta.
Nunca entendi essa neura de querer ler 4738 livros de uma vez. Do que adianta ler rápido, e não aproveitar a experiência?
Eu não me preocupo muito com números. Leio, leio e leio...se são 12 ou mais, pouco importa. Quero entender a obra e me satisfazer com ela.
Meu maior problema é o sono que me dá dependendo do livro................
e a mania de acelerar os videos? atrapalha o entendimento?
Não existe velocidade ideal para ler um livro, a não ser numa mente imbecil. Cada um tem o seu tempo, como há um tempo para tudo. Há um tempo para ganhar tempo e um tempo para perder tempo. Os livros só são nossos quando os lemos. As palavras têm de ser saboreadas, pensadas, questionadas e refletidas. Essa é a riqueza da leitura. Desconfio sempre de quem devora livros a uma velocidade meteorítica. O UA-cam está cheio de quem tudo lê, já leu ou está a ler. Fazem-me lembrar os esganados da fome que, diante de um prato de lentilhas, o devoram como se fosse um faustoso repasto sem sentir o que comem. A esses sôfregos de voraz leitura pergunto: " o que vos fica, depois de tanto lerdes?"
Oi! Obrigado pelo seu comentário e que bom que o vídeo te fez refletir sobre o tema!
Na verdade, concordo com muito do que você diz. Como explico no vídeo, a verdadeira questão não é encontrar uma velocidade padrão que sirva para todos, mas sim compreender que cada leitor precisa encontrar o ritmo que permita uma compreensão adequada do texto. Como você bem colocou, "cada um tem o seu tempo".
Sua metáfora da comida é muito boa - realmente não faz sentido "devorar" um livro sem saboreá-lo. No entanto, assim como algumas refeições pedem mais tempo e atenção que outras, diferentes tipos de leitura também podem exigir diferentes ritmos. O importante é que a velocidade permita aquilo que você mesmo destacou: as palavras devem ser "saboreadas, pensadas, questionadas e refletidas".
É exatamente isso que defendo quando falo de encontrar um equilíbrio - não se trata de ler o máximo possível no menor tempo, mas de ler de forma que permita uma verdadeira conexão com o texto, sua compreensão e absorção. Como diz Maryanne Wolf, precisamos desenvolver uma "leitura profunda", que vai muito além da simples decodificação das palavras.
Novamente, obrigado pelo comentário! Abraço!
@@canaledisoncarlos um abraço de Lisboa, com bastante frio!
@@canaledisoncarlosDe novo, muito obrigada pelo acréscimo e exclarecimento da idéia.
Carlos, você lá leu a bíblia? Por favor fale sobre, não no ponto de vista religioso, quero saber em termos técnicos, escrita, historicidade, desenvolvimento e conclusão.
Sobre seus vídeos estou gostando muito. Poucos se interessam em falar sobre livros de maneira técnica e menos ainda o público se interessa em assistir sobre.
Eu voto Up! Que excelente sugestão. Vamos aguardar o professor nos agraciar com a leitura técnica da Bíblia (já que é uma enciclopédia com diversos autores, penso eu). Me faria muito contente em ouví-lo sobre este assunto de real valor histórico.
Conteúdo prolixo é uma tortura.