Boa tarde.Sendo eu vendedor e o comprador ,efetuar reserva de 2500 euros chegando a um dia antes da escritura e desistir da compra?(comprador alegadamente tem capital proprio) e nao fez contrato de compra e venda mas fez reserva.
Bom dia, Jorge Obrigado pelo seu comentário. Tipicamente, uma reserva tem um prazo de 3 semanas, mas pode variar um pouco em função da maturidade do processo de pedido de financiamento junto do banco ou até mesmo do banco em questão. Por experiência, acima de tudo, deve imperar o bom senso e, por vezes, se ocorre algum atraso no processo de aprovação por parte do banco, mas, comprovadamente, o mesmo está a avançar, existe flexibilidade de ambas as partes para prolongar a reserva por mais uma ou duas semanas. Faltar "um papel do vendedor" é um termo demasiado lato para responder com assertividade. Na realidade, existem "papéis" que não são necessariamente impeditivos de celebrar um CPCV (embora seja obrigatório para a escritura; p.ex., caso o vendedor tenha apenas uma cópia de uma licença de utilização, mas esta não seja uma certidão original) e outros que são (p.ex.: documeto de identificação do vendedor, caderneta predial, certidão do registo predial). Adiar sine die nunca é solução e, em função de cada situação em concreto, as partes podem acordar prolongar a reserva (por um período adicional concreto) ou, simplesmente, decidem anular a reserva e o imóvel voltar a receber visitas. É importante referir que, normalmente (embora não limitado a), uma reserva serve para um comprador conseguir a aprovação de um financiamento bancário e as partes poderem assinar o CPCV sem esta cláusula de contingência. Para mais informações, não hesite em contactar-me diretamente. Aqui fica o meu e-mail: joao.dias@homehunting.pt Cumprimentos, João Simões Dias Home Hunting
Boa tarde.Sendo eu vendedor e o comprador ,efetuar reserva de 2500 euros chegando a um dia antes da escritura e desistir da compra?(comprador alegadamente tem capital proprio) e nao fez contrato de compra e venda mas fez reserva.
Bom dia tem prazo de validade a reserva. E se for por falta de um papel do vendedor pode se adiar AD eternum o cpcv
Bom dia, Jorge
Obrigado pelo seu comentário.
Tipicamente, uma reserva tem um prazo de 3 semanas, mas pode variar um pouco em função da maturidade do processo de pedido de financiamento junto do banco ou até mesmo do banco em questão.
Por experiência, acima de tudo, deve imperar o bom senso e, por vezes, se ocorre algum atraso no processo de aprovação por parte do banco, mas, comprovadamente, o mesmo está a avançar, existe flexibilidade de ambas as partes para prolongar a reserva por mais uma ou duas semanas.
Faltar "um papel do vendedor" é um termo demasiado lato para responder com assertividade. Na realidade, existem "papéis" que não são necessariamente impeditivos de celebrar um CPCV (embora seja obrigatório para a escritura; p.ex., caso o vendedor tenha apenas uma cópia de uma licença de utilização, mas esta não seja uma certidão original) e outros que são (p.ex.: documeto de identificação do vendedor, caderneta predial, certidão do registo predial).
Adiar sine die nunca é solução e, em função de cada situação em concreto, as partes podem acordar prolongar a reserva (por um período adicional concreto) ou, simplesmente, decidem anular a reserva e o imóvel voltar a receber visitas. É importante referir que, normalmente (embora não limitado a), uma reserva serve para um comprador conseguir a aprovação de um financiamento bancário e as partes poderem assinar o CPCV sem esta cláusula de contingência.
Para mais informações, não hesite em contactar-me diretamente. Aqui fica o meu e-mail: joao.dias@homehunting.pt
Cumprimentos,
João Simões Dias
Home Hunting