A Exploração na Residência Médica

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 4 лют 2025

КОМЕНТАРІ • 91

  • @carlaalambert8161
    @carlaalambert8161 5 років тому +129

    Fiz residência em ginecologia e obstetrícia já sendo mãe de 2 filhos pequenos ... foi de arrancar o couro viva. Eu quis dedistir todos os dias durante o R1. Quando finalizei o R3 chorei desesperada de alívio não acreditando que suportei isso tudo!

    • @PHACOSHOW
      @PHACOSHOW 4 роки тому +7

      Pena que escolheu go sofrimento eterno...

    • @dayana1190
      @dayana1190 4 роки тому

      @@PHACOSHOW pq?

    • @PHACOSHOW
      @PHACOSHOW 4 роки тому +2

      @@dayana1190 plantão estressante e paga mal.

    • @medprovas
      @medprovas 4 роки тому

      🙂

    • @Advflaviaoliveira
      @Advflaviaoliveira 4 роки тому +4

      Meu sonho é fazer residencia em Ginecologia, mas já terei mais de 30 e fico me imaginando nesta situação com filhos, marido e casa! Parabéns pelo seu esforço e conquista.

  • @jeffersonmacedo4703
    @jeffersonmacedo4703 4 роки тому +7

    Eu sou novo por aqui, estou refletindo sobre todo conteúdo que o canal oferece. Sou estudante de medicina do 3º ano, na universidade federal do Amazonas, meu campus fica no interior, cerca de 350 km de Manaus. Nem preciso citar as dificuldades que enfrentamos, tão pouco da logística do lugar. De toda forma, obrigado por compartilhar tanto conteúdo bom, me ajudou em muitas coisas
    Sobre este vídeo, a gente ouve tanto sobre a residência. . . As pessoas citam mais o lado negativo, as vezes acho que só existe esse lado rsrs

  • @EduardoRodrigues-ce4dh
    @EduardoRodrigues-ce4dh 5 років тому +38

    Fiz Radiologia. Minha semana tinha 60h ou menos. Mas mesmo assim é bem mais do que “as pessoas normais” trabalham, ainda mais levando-se em conta que você tem que trabalhar fora pra sobreviver. Assim é a medicina. Não tem caminho muito fácil e quem pretende seguir carreira médica tem que saber disso.

    • @solonmaia
      @solonmaia  5 років тому +13

      Eduardo Rodrigues Radiologia, patologia, Anestesiologia... São algumas especialidades que são mais passíveis de cumprir as 60 horas. Ficamos restritos praticamente ao mesmo ambiente, não temos pacientes para evoluir, casos a investigar. 60 horas eh pesado demais! Concordo... Mas eh pouco para a maioria das especialidades. Obrigado pela contribuição.

    • @sejamed1443
      @sejamed1443 2 роки тому +3

      @MB357 MAG Se passou 2 anos porém vou lhe responder. Você quer uma residência com uma carga horária de 40 horas semanais? façam motim e Peçam pro CFM e pro governo aumentar o tempo de residência como nos países europeus! Se clínica médica é 2 anos por 60 horas semanais ou mais,será 4 anos ou mais! É trocar seis por meia dúzia. O objetivo de vocês é se formar mais rápido ou mais confortável?pensem nisso.

    • @nisennananem
      @nisennananem 9 місяців тому +2

      @@sejamed1443 Acho que o objetivo não é se formar de modo mais confortável, muito menos se formar o mais rápido possível. O que deveríamos querer era que a formação fosse melhor, mias completa, com boa carga teórica, prática supervisionada e de qualidade e tempo para estudar e descansar, mas isso é muito difícil...

    • @sejamed1443
      @sejamed1443 9 місяців тому

      @@nisennananem a residência comum já oferece tudo isso. Médico não para de estudar,ou prolongue o tempo de formação,ou fiquem com a carga horária gigantesca

    • @dra.thiffanyiglesias
      @dra.thiffanyiglesias 2 місяці тому

      @@nisennananem exatamente...

  • @felipemusicoterapeuta
    @felipemusicoterapeuta 5 років тому +12

    Vídeo muito bom e motivador, estou me formando em musicoterapia.
    Quero fazer medicina um dia, mas vamos com calma, tudo tem seu tempo, por enquanto vou assistindo os seus vídeos 👌🏼🤙😁

    • @solonmaia
      @solonmaia  5 років тому +2

      Felipe Mazzucco kkkkkk... Seja muito bem vindo!

  •  5 років тому +39

    Todo guia de estudos manda o ser humano dormir bem ai chega a residência e manda não dormir que aí você aprende mais?? Fazer 100h semanais e ficar cansado?? Tá errado isso aí, o médico residente r1 muitas vezes só preenche papel e ajeita sala

    • @solonmaia
      @solonmaia  5 років тому +10

      Dr. Álef Lamark Verdade. Trabalhar muitos uma coisa, ser explorado e violentado é outra! 👏🏻👏🏻👏🏻

    •  5 років тому

      @Jose Augusto você acha que se o foco fosse mais aprendizado e menos tocagem de serviço, a residência poderia ser menos tempo?

    •  5 років тому +1

      @Jose Augusto Alguns médicos comentaram isso comigo em relação a residência... Faço alguns vídeos para o UA-cam também, se puder ver meus vídeos e se inscrever no canal me ajudaria, estou começando essa carreira também, mas pretendo investir nela porque gosto, desde a adolescência gravava vídeos (mas perdi a senha dos canais haha)

    • @cleuzaoliveiraulian8365
      @cleuzaoliveiraulian8365 2 роки тому

      Verdade políticos trabalhão e estranho tudo só para nós não

  • @enfevet
    @enfevet 5 років тому +16

    Excelente vídeo Solon!! Realmente concordo em praticamente tudo. Não é questão de romantização, mas de como cada um encara este período.
    A questão da troca trabalho - aprendizado é gritante aqui no meu serviço. Encontrei recentemente uma antiga R+ minha e comentei que eu tinha operado um plato tibial com um staff X, e ela ficou extremamente surpresa... Depois que me caiu a ficha... Ele não costuma deixar os residentes operarem plato, mas quando esta troca aparece... e isto só soma no aprendizado do residente!!!
    E também concordo que 60 horas nas especialidades cirúrgicas é muito pouco. Pessoal tem que entender que não adianta eu estar em casa na boa, com copo de coca-cola e livro aberto, lendo como apertar um parafuso no osso osteoporótico e risco dele espanar. Eu como ortopedista, PRECISO estar em cirurgia, FAZENDO isso inúmeras vezes, sentindo o parafuso, o osso que é uma manteiga, para aprender a não espanar, para aprender o que fazer e a me virar se espanar, e por aí vai. E a destreza manual não vai surgir nunca em casa... São necessárias horas dentro do centro cirúrgico - minha opinião de quem quer fazer sub em quadril, que não aceita redução nada menos que perfeita se não quiser enfrentar um desastre com fratura desmontada e material solto no futuro...

    • @solonmaia
      @solonmaia  5 років тому +2

      Débora Ramos Marcinichen Obrigado de verdade!

    • @eubrunamorais
      @eubrunamorais Рік тому +1

      Acho bem absurdo aumentar a carga, a senhora deve estar de brincadeira. Poderia aumentar o tempo de residência se fosse alguma área muito específica, mas não adianta nada uma carga horária excessiva e o rendimento do aluno lá no chão

  • @LucasSilva-tf8nm
    @LucasSilva-tf8nm 5 років тому +23

    Crlh, o "serei resistência" foi ótimo kkkk

    • @solonmaia
      @solonmaia  5 років тому +4

      Lucas Silva Valeu! Kkkk

  • @naochateia
    @naochateia 5 років тому +7

    O tempo te tornou uma pessoa mais tranquila... Talvez tenha sido a paternidade, família... Lembrando das tirinhas e das tretas. Ótimo o vídeo, concordo com vários aspectos do que disse.

    • @solonmaia
      @solonmaia  5 років тому +1

      Thiago Martins Prates Obrigado!!! Um anraco

  • @claudiopelomundo
    @claudiopelomundo 5 років тому +3

    Acompanhando seu Trabalho Solon

  • @samuelvasconcelos6800
    @samuelvasconcelos6800 Рік тому +1

    Boa noite. Eu tenho algumas dúvidas, pela lei o número máximo de hrs do plantão por semana são 24 hrs. Aqui no hospital eles colocam o plantão de 19 hrs até as 12 hrs do dia seguinte, totalizando 17 hrs. Mas a coordenadora em algumas situações coloca até 7 plantões por mês, o que na minha visão ultrapassa facilmente as 24 hrs de plantão por semana, pois em algumas semanas são 2 plantões nesse esquema. Dai, tenho algumas perguntas, o plantão, nos termos da lei, só se refere as horas noturnas ou a todo o período seguido de trabalho? Além disso, aqui, para contagem de horas das 60 hrs semanais, eles consideram o plantão apenas no período de 19-06 hrs e não consideram como plantão o período de 07-12, como se uma hora fosse o suficiente para descansar kkk. Isso no meu ver burla o limite de 24 hrs semanais de plantão se vc faz 2 plantões nesse esquema durante a semana, meu raciocínio está correto? Muito obrigado. Parabéns pelo vídeo.

  • @paulof1326
    @paulof1326 5 років тому +60

    Aparentemente meu ponto de vista acerca das 60 horas é totalmente diferente do seu.
    Entendo que passar além do tempo estipulado no programa de residência não significa necessariamente em um maior aprendizado. Pois, o que vemos na prática é a queda de rendimento do médico-residente e a utilização desse tempo extra para resolução de ofícios mais burocráticos, os quais podem ou não fugir da competência dos Rs. Não raro o residente assume a tarefa que deveria ser do preceptor.
    Então, vejo que o prolongar do tempo de permanência do residente no serviço serve mais para tapar o buraco da falta de funcionários do próprio hospital do que oferecer um maior aprendizado ao residente.
    Portanto, as 60 horas semanais são mais do que suficientes para a manutenção do profissional em serviço. Além disso, vejo que fica humanamente insuportável, pois o indivíduo precisa do seu descanso e do seu lazer. Não é a toa que a classe médica sofre tanto com burnout.
    Entendo que o conhecimento médico cresce constantemente, sendo necessário uma quantidade cada vez maior de tempo para a formação profissional. Uma boa alternativa seria o aumento do número de anos dos cursos de residência, em vez do aumento do número de horas de trabalho semanais.

    • @solonmaia
      @solonmaia  5 років тому +16

      Paulo Canuto 60h são BEM suficientes para Radiologia, Anestesio, Medicina da Família e da Comunidade, Patologia... Para especialidades clínicas pode ser insuficiente, e para especialidades que envolvam cirurgia, 60horas é muito pouco.
      Eu gostaria que as 60 horas fossem cumpridas, mas na minha opinião, para isso teriam que aumentar o tempo de residência.
      No vídeo eu não defendo exploração do residente. Defendo as 60 horas como teto e até cito o que poderia ser feito para melhorar a situação, mas tento trazer o pessoal pra realidade: Nas especialidades cirúrgicas principalmente, eles irão fazer mais que isso.
      Obrigado pela opinião. Abraço

    • @julia_cruvinel
      @julia_cruvinel 5 років тому +26

      @@solonmaia concordo que o tempo da residência então deveria ser aumentado. 60h não é suficiente numa semana, 6 anos não são suficientes pra ser médico, 3 anos não é o suficiente para ser radiologista, 2 anos não é o suficiente para ser cirurgião geral.. a verdade é que nunca será suficiente pois nunca saberemos tudo.. a questão é colocar na balança e fazer da melhor maneira possível.. e com toda a certeza mais que 60h semanais não é o melhor jeito possível, os residentes muitas vezes estão "zumbindo" pelo hospital e ai sim matando pacientes... Do jeito que está hoje para mim o melhor jeito seria dividir melhor o trabalho entre os anos da residência. Quantas vezes não me vi trabalhando no R2 trabalhando 5x mais que o R3, que era liberado para descansar e estudar??? Que sentido isso faz?? E do mesmo jeito quando eu era R3 me sentia satisfeita de ter meu tempo de descanso e estudo enquanto os R2 trabalhavam 5x mais que eu... ta errado..mto errado

    • @solonmaia
      @solonmaia  5 років тому +14

      @@julia_cruvinel Sim, esta errado. Mas se você esta fazendo residencia, tem duas opcoes: (1) Ou larga e espera as leis mudarem, a duração das residencias mudarem, os chefes das residencia serem mandados embora, etc, ou (2) Se conforma e trabalha mais que as famigeradas 60 horas, caso a especialidade ou o serviço exijam. // Porque se vocë acha que precisa de mais tempo e nao esta disposta a ultrapassar essa carga horaria, entao voce esta ciente que sairá mal formada da especialização. // Concordo com tudo que voce disse, mas nao da pra esperar a perfeiçao. Voce vai passar a vida esperando, vai morrer e as coisas estarao do mesmo jeito. Abraco!

    • @tullyolinsalmeida9469
      @tullyolinsalmeida9469 5 років тому +14

      @@solonmaia Neurocientificamente essa "necessidade" de horas a mais é errada, pois que é no repouso (leia-se sono) que o cérebro consolida memórias e com elas o aprendizado.

    • @Polskinha
      @Polskinha 4 роки тому +1

      Aplaudindo de pé

  • @FoxMalabar
    @FoxMalabar 5 років тому +2

    Maravilhoso o vídeo, Solon!
    Muito obrigado!

    • @solonmaia
      @solonmaia  5 років тому

      PoopMalabar 1002 Muitíssimo obrigado!

  • @WinnyFerreira821
    @WinnyFerreira821 4 роки тому +2

    Nossa eu acordei pra vida com esse video muita mauldade e Exeploração na residencia

  • @giuliapinhatidesouza9556
    @giuliapinhatidesouza9556 5 років тому +4

    Ótimo conteúdo! 👏🏻👏🏻

  • @ROMULOBENICIO
    @ROMULOBENICIO 4 роки тому +6

    Acho mais interessante fazer residência em países como EUA ou Canadá. É um tema pouco falado no Brasil. Se der, fala sobre isso. Formando, vou fazer a minha fora. Falo inglês e francês.

    • @cleuzaoliveiraulian8365
      @cleuzaoliveiraulian8365 2 роки тому +1

      Parabéns saúde vitória esperança saúde pena que povo poucos tem esse espaço vitória esperança

  • @denispaivaferraz1418
    @denispaivaferraz1418 5 років тому +26

    Todo preceptor já foi residente. Já fui preceptor e larguei, em parte, porque existe o outro lado. MUITOS encaram a residência não como um momento ímpar de aprender, mas como uma obrigação a ser minimamente feita em troca de um diploma... INCONTÁVEIS reuniões eu era o único a ter lido o artigo que discutiríamos, o único interessado na produção científica. Como residente, tive vários problemas até graves relacionados a essa exploração. Em conclusão: não é a residência, é o caráter. Por isso sou favorável à volta da entrevista e da análise curricular (mais vale pro serviço um residente interessado e que vista a camisa do que um bom marcador de “x”), mas também na avaliação periódica - que fosse levada à sério - dos preceptores pelos residentes (existem preceptores que esquecem o que deveriam ser, uns escrotos e exploradores realmente).

    • @solonmaia
      @solonmaia  5 років тому +10

      Dênis Paiva Ferraz Excelente comentário! Concordo plenamente! Obrigado pela contribuição!

    • @cleuzaoliveiraulian8365
      @cleuzaoliveiraulian8365 2 роки тому +1

      Não sou médico mas a exploração demais

    • @eubrunamorais
      @eubrunamorais Рік тому

      Complicado a pessoa trabalhar 60 horas por semana, estudar e ainda fazer artigos né. Acho que para a pessoa ter alguma energia pra produção científica na residência tem que ter o mínimo de dignidade. A carga horária é excessiva sim

  • @RodrigoSILVA-sp7rg
    @RodrigoSILVA-sp7rg 4 роки тому +1

    Boa noite, ótimos o todos os conteúdos dos seus vídeos . Faz um vídeo diferenciando o curso de medicina em faculdade particular e faculdade pública. Obrigado

  • @ebranitbertagna
    @ebranitbertagna 5 років тому +7

    Solon, Bom dia. Primeiramente, excelente vídeo, parabéns! Agora, onde você fez sua residência em anestesia?

    • @solonmaia
      @solonmaia  5 років тому +6

      Fiz minha residência de anestesio no Hospital Evangélico Goiano e no HUANA, pela Universidade Evangélica de Anápolis. Primeira turma. Entrei em 2014. Obrigado pela visita! Abraço!

  • @marcelosimcar
    @marcelosimcar 4 роки тому

    Cada muito legal a visão que você.passou

  • @dra.thiffanyiglesias
    @dra.thiffanyiglesias 9 місяців тому

    Queria fazer algo parecido com o que vc faz… mas e as perseguições? 😮

  • @Arinaldo1973
    @Arinaldo1973 5 років тому +1

    Excelente vídeo!

  • @tibraca8221
    @tibraca8221 5 років тому

    LAVOU MINHA ALMA

  • @germanoluismarinho1800
    @germanoluismarinho1800 5 років тому +1

    Ótimo vídeo novamente, aguardo ansciosamente o próximo vídeo sobre a sua residência de ortopedia, estou em dúvida entre anestesia e ortopedia, qual foi o principal fator que você levou em conta para a sua escolha de especialidade ??

    • @solonmaia
      @solonmaia  5 років тому +1

      germano luis marinho O vídeo foi feito! Da uma olhada!

  • @humildehomem
    @humildehomem Рік тому +2

    Boa tarde a todos!
    Arrependo-me profundamente por ter optado pela Medicina como profissão.
    E arrependo-me ainda mais por não ter concluído a Residência...
    Hoje vivo na sarjeta, desempregado e sem perspectivas favoráveis!

  • @mateushmendes
    @mateushmendes 5 років тому +1

    Muito bom

  • @variedadesmaria2821
    @variedadesmaria2821 3 роки тому

    Ola pode me tirar uma duvida? Eu queria entender um pouco sobre psiquiatria e neurologista, porem não quero ser das areas, so como medica generalista posso entender do assunto mesmo não sendo especialista, ou medicina não fala sobre psiquiatria...?

  • @alfimmacbook
    @alfimmacbook 5 років тому +5

    Bom vídeo. Mas sugiro melhorar o audio. Abraço!

    • @solonmaia
      @solonmaia  5 років тому +8

      O canal está em fase de experimentação... Nem sei se vai dar certo. Não manjo muito de edição e nem tenho equipamento padrão. A ideia é trocar experiencias e "ver qual é". Se eu perceber que pode dar certo, aí posso pensar em investir! Obrigado mesmo pelo feedback. Valeu!

    • @cabulosin1
      @cabulosin1 5 років тому

      @@solonmaia é, por volta de 5:45 parece q toca duas musicas ao mesmo tempo, gerando um desconfortozinho, mas no mais, muito bom.

  • @PHACOSHOW
    @PHACOSHOW 5 років тому +12

    Solon, entendo você.Mas vejo que está meio curado.Oras, se tem uma lei que diz que o trabalho do residente é 60 horas por semana( o que por si só já é demais), não há argumentos que justifiquem o descumprimento da mesma.Lembrar que a obrigação do residente é aprender e não tocar o serviço durante a madrugada ou mesmo encobrir a falta de profissionais.Ser preceptor é ser pago para trabalhar e ensinar....Enquanto os residentes abaixarem a cabeça e aceitarem quietos e calados todos esses absurdos a formação médica permanecerá manca.Lembrar ainda que de nada adianta ficar no serviço 200 horas por semana se não há descanso, se não há nenhum tempo para o estudo ou mesmo para lazer e manutenção de uma vida saudável.Puxa vida, médicos levando a vida de uma maneira tão insustentável que os próprios legisladores já proibiram.

    • @danielribeiro7162
      @danielribeiro7162 2 роки тому

      Acho que 99% dos serviços são assim, e dificilmente vai mudar.

  • @thetoss3
    @thetoss3 5 років тому +15

    Fiquei decepcionado, vc romantizou a exploração... 60 horas são suficientes sim, é só o preceptor levantar a bunda e trabalhar que da certo.
    Na anestesia Hcfmusp é assim, assistentes respeitam horário de saída do residente, e trabalham na ausência dele... vai me dizer q é uma residência ruim.

    • @solonmaia
      @solonmaia  5 років тому +13

      Na minha opinião 60 horas é suficiente para anestesia, patologia, radiologia, medicina da família, por exemplo... Eu já fiz ortopedia e te falo: Ou aumentam a duração da residência ou fazem mais de 60horas. Pela minha experiência especialidades cirúrgicas necessitam de muito mais tempo. Sinto tê-lo decepcionado! Rs... Mas veja que não romantizei: Falei que o conceito de exploração é relativo, critiquei diversos aspectos da coisa como eh hoje, apontei soluções... Enfim, vc parece só ter se atentado para um aspecto do vídeo. Seja como como for, sua participação eh muito bem vinda. É disso que precisamos: Discutir! Um abraço! Valeu!

    • @marcosbroglio3327
      @marcosbroglio3327 5 років тому

      Quanto mais experiência adquirirmos na residência melhor, ainda mais no Brasil que as pessoas enchem a boca para dizer: « faço tudo como aprendi na residencia « só que vc vai ver a pessoa já tem 30 anos de formado

  • @MeuZbago
    @MeuZbago 5 років тому +4

    07:11 cirurgia geral são 3 anos

    • @solonmaia
      @solonmaia  5 років тому +2

      ramon girotto Mudou recentemente? Até pouco tempo eram só dois.

    • @MeuZbago
      @MeuZbago 5 років тому +4

      @@solonmaia mudou este ano de 2019, sao 3 anos para quem quer se tor ar especialista e a posisbilidade de apenas 2 anos se for fazer subespecialidade e só depois de concluir a sub terá o título

  • @Polskinha
    @Polskinha 4 роки тому

    Método padrão ouro foi boa! HAHAHAHA

  • @vivienne8012
    @vivienne8012 Рік тому

    Nossa credo tá desse jeito meu deus ......😮😅😅😅😅

  • @vivienne8012
    @vivienne8012 Рік тому

    Kkkkkkkkk meu deus dizem que os residentes sofrem bullying coitado vou tentar Unicamp e usp, tem preceptor que misericórdia......😮

  • @marrecohonkpill6746
    @marrecohonkpill6746 4 роки тому

    Eu quero residência em psiquiatria. Você pode falar a respeito?

    • @solonmaia
      @solonmaia  4 роки тому +2

      Julio Evaristo // Psiquiatria ainda se mantém viável, mas os picaretas estão invadindo cada vez mais. Não vai durar muito tempo eu scho

    • @antonioemiliooliveira3712
      @antonioemiliooliveira3712 4 роки тому +4

      @@solonmaia os picaretas na ocasião seria aqueles que fazem apenas uma pós e dizem ter título de especialista?

    • @Jax-fy3dx
      @Jax-fy3dx 3 роки тому

      @@antonioemiliooliveira3712 é

    • @rraj510
      @rraj510 2 роки тому +2

      @@solonmaia Solon, não achas que pode ter um bom profissional, sobretudo em áreas sem procedimentos como a psiquiatria, endócrino ou nutrologia, por exemplo, que fizeram apenas uma pós graduação ( ou nem isso ) mas que são estudiosos da área, apenas por não possuirem RQE? Estou no 4º ano e adoraria fazer uma residência médica. Contudo, trabalho e tenho família.......estou ponderando e existe grande chance de eu fazer apenas uma pós graduação. Vc chama de picareta aqueles que se dizem especialistas, apenas ou os que fazem pós graduação e trabalham na área?

    • @cleuzaoliveiraulian8365
      @cleuzaoliveiraulian8365 2 роки тому

      @@solonmaia acho uma boa análise bem

  • @guilhermesaccaro
    @guilhermesaccaro Рік тому

    esse vídeo é um desserviço para os residentes, compactuando com os excessos nas residências. Lástima. Aposto que foi feito por um preceptor. kkkk palhaçada

  • @lobosolitario.8085
    @lobosolitario.8085 Рік тому

    Nossa tadinho do Médico. kkkk Vão trabalhar numa obra, como Gari pra ve. kk