Eclipse de Deus - Intérpretes de Deus (Rui Josgrilberg)

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 5 вер 2024

КОМЕНТАРІ • 22

  • @terciocamargo724
    @terciocamargo724 4 роки тому +1

    O desequilíbrio, fraqueza, contradição, acompanham a humanidade.

  • @jeruzasiqueira1845
    @jeruzasiqueira1845 2 роки тому

    Gostei muito. Agradecida.

  • @eduduarte486
    @eduduarte486 2 роки тому

    Parabéns

  • @patriciamarques4071
    @patriciamarques4071 6 років тому +2

    Obrigada Professor querido

  • @terciocamargo724
    @terciocamargo724 4 роки тому +1

    O contexto muda e a polarização acontece, no passado a ortodoxia protestante e sua frieza emocional desembocou no pietismo.

  • @esperancaemisterio
    @esperancaemisterio 5 років тому +1

    Muito bom o vídeo! Ótima reflexão! Muito obrigado por compartilhar!

  • @sandromartiniano4067
    @sandromartiniano4067 6 років тому +1

    Parabéns, Vitor. Lembro-me muito de você quando fazíamos o mestrado juntos. UMESP, é um lugar de primeiro mundo... O professor Rui é inesquecível!

  • @terciocamargo724
    @terciocamargo724 4 роки тому +1

    Essa blindagem da igreja contra a racionalidade é uma reação dos ataques vindos da academia: física, química, biologia, filosofia...

  • @remohcsaocaetanodosul2253
    @remohcsaocaetanodosul2253 9 років тому +3

    Caríssimos Prof.Dr Jean Lauand, Prof.Dr. Rui Josgrilberg e Prof. Dr. Vitor Chaves, saudações. Parabéns pela iniciativa e pela temática, ao mesmo tempo fascinante e necessária.
    Belo trabalho de edição. Seguimos na expectativa do próximo episódio.
    Forte abraço .

  • @renatosoares1195
    @renatosoares1195 6 років тому +1

    Muito bom

  • @FabioJosgrilberg
    @FabioJosgrilberg 9 років тому +2

    Parabéns, Vitor! Muito legal. Abraços, Fabio.

  • @terciocamargo724
    @terciocamargo724 4 роки тому +1

    É interessante essa distinção sentido e significado. Se entendi, sentido poderia estar relacionado a nossa natureza. Fomos criados com capacidades, potencialidades, características próprias, estruturas internas. O sentido é fruto de algo anterior. Algo que se manifesta no significado? Como exemplo temos a nomeação dos animais por Adão. Como ele poderia diferenciar um "ser" ou uma coisa da outra? O nome é um recorte. Me parece que a Bíblia nos impõe sentido e significado. A letra, como você disse, e o Espírito, aquele que estava no início da criação. Ele é que pode nos guiar, iluminar, orientar, consolar num mundo caído, contraditório, amaldiçoado, tenebroso, onde às vezes parece o céu: amor, prazer, satisfação, gozo; e às vezes parece o inferno: dor, aflição, sofrimento, incerteza, angústia, ansiedade, perda, cansaço; o mundo pode, para aqueles que desprezaram tudo: Deus, consciencia, costumes, família; assumir configurações estranhas, como parece acontecer com Nietzsche e certos filósofos. Ou podemos constatar que há uma harmonia entre a estrutura interna e externa: mandato social, cultural, religioso; razão, emoção, vontade, bem estar.

  • @terciocamargo724
    @terciocamargo724 4 роки тому +1

    Metáforas, analogias, imaginação, figuras, são úteis em qualquer área do conhecimento. Como disse Nietzsche, a linguagem é metafórica, isso para ele era fruto do ceticismo, para nós a linguagem é uma ferramenta útil e limitada. Apesar de fazer parte de nós, pode ser mau utilizada, como usamos o braço e as maos para comer, carregar coisas...mas também usamos para bater, matar...

  • @marcioaraujo5317
    @marcioaraujo5317 4 роки тому +3

    13:45 Fundamental distinguir SIGNIFICADO e SENTIDO.
    SIGNIFICADO --> é um RECORTE do sentido. Tem o sentido, mas não é a fonte do sentido. O significado está contido no sentido, mas não é o sentido.
    SENTIDO --> é algo mais profundo - o todo da mensagem - que encampa o conjunto de significados.
    Logo, fazer uma interpretação a partir de recortes do sentido para NOMEAR DEUS (dar um significado), é apenas parte do começar a entender o todo da mensagem por Ele a nós passada através da Sua Palavra.

  • @terciocamargo724
    @terciocamargo724 4 роки тому +1

    É difícil evitar dualismos. É difícil evitar os extremos. Quando o logos se fez carne vimos a Deus? Na passagem de João e o dialogo com Tome, a resposta é sim. Na transfiguracao, sim. Podemos confundir Deus com a criação, panteísmo; podemos divorciar Deus da criação, deismo; podemos multiplicar Deus, politeísmo; podemos hierarquizar os deuses, henoteismo; podemos tentar conciliar imanência e transcendência, teismo. Podemos responder que não diretamente, a carne-significado, cobria o sentido-divindade.

  • @MrPlacidoJr
    @MrPlacidoJr 7 років тому +2

    Ótimo. Estamos apenas raspando a panela e não estamos saboreando a refeição.

  • @terciocamargo724
    @terciocamargo724 4 роки тому +1

    A própria academia vive um pos-iluminismo ou pos-kantismo ou pós idealismo? inconsistente.

  • @terciocamargo724
    @terciocamargo724 4 роки тому +1

    Como diz Sproul, filosofia para iniciantes, o conhecimento de Deus e mediado, limitado, indireto. Algo do em si, do noumenon, se manifesta, no fenomenon.

  • @LesPosthumus
    @LesPosthumus  9 років тому +3

    Primeiro episódio da série "Eclipse de Deus", intitulado "Intérpretes de Deus", com o prof. Dr. Rui de Souza Josgrilberg.
    Documentário de Jean Lauand (USP), Rui de Souza Josgrilberg (UMESP) e Vitor Chaves de Souza.