Eu moro aqui no Jaraguá há 42 anos, cuido de um abrigo de animais ao lado do Pico. A aldeia ainda resiste, os indígenas continuam tentando manter o que resta da nossa mata atlântica, e aqui nas trilhas e no parque não há somente macaquinhos, temos as preguiças, tamanduas, saguis, bugios, várias espécies de marsupiais, várias espécies de lagartos, inúmeras aves, dentre outras diversas espécies encontradas mais adentro das matas. Aqui é um lugar abençoado que lutamos para manter longe da destruição que as pessoas causam. O casarão é um local pesado, com energia muito ruim.
Eu subi o pico apenas uma vez, é um lugar muito bonito, mas enfim que horror essas pessoas viveram com esse monstro no comando de tudo! Monstruosidade mesmo!
Infelizmente! D vez o Brasil homenagear os indígenas e negros que sofreram nessa terra, prefere dar nome d rua, rodovias, medalhas, etc para os europeus. Na narrativa deles, os q "descobriram o Brasil"
Esse vídeo não tem como ser visto como entretenimento e ,sim, como uma aula de História do Brasil. Me senti mal só em ouvir. Sou agnóstico, mas não duvido nada de todos os relatos. Quantas milhares de vidas sofridas e perdidas de forma tão cruel só nesse lugar. E pensar que tantas ruas, pontes e avenidas pelo Brasil levam o nome de personagens malditos, como os bandeirantes, sem nos darmos conta de quem eles foram. Muito obrigado pelo esforço e dedicação de sempre, Milho. Você contribui para que os brasileiros conheçam e tenham empatia pela sua própria história.
Seres humanos tratados como mercadoria e material de enriquecimento. A própria rodovia dos Bandeirantes aqui em São Paulo é a rota dos horrores que os bandeirantes espalharam quando adentraram o interior do estado de São Paulo. Estupros, assassinatos, etc.
O cara foi um monstro e é exaltado como grandioso, um absurdo! A energia do lugar deve ser pesadíssima, tanta gente inocente perdendo a vida se forma tão cruel e desumana, como pode tanta maldade? 😢 Foi uma aula de história, eu não conhecia. Obrigada Milho e Lana pela excelência no que fazem 🖤
Morei em Salvador/Ba por 18 anos e logo nos primeiros anos em um passei com a escola fomos visitar o porão do mercado modelo, onde os escravos ficavam presos e a água do mar entrava e os matava afogados, a sensação era indescritível. Um clima muito pesado, nunca vou esquecer
Também vi isso em São Luís MA. Uma fonte que tem um túnel que enchia de água do mar e onde deixavam os escravos acorrentados para morrerem afogados. Tem até umas algemas e pedaços de correntes ainda lá. Muito triste 😢
Em 2010 visitei esse mercado modelo e foi claramente o lugar que mais me senti mal na vida. É uma energia sinistra e esmagadora. Saí com dor de cabeça.
@@soniagudins589 sim essa mesmo. Lembro do guia turístico contar essas histórias de que seria uma passagem subterrânea para os padres irem de uma igreja para outra, mas na realidade era usada como masmorra também para escravos. Muito triste 😢
Milho, não sei se já chegaram a pedir, mas você poderia trazer o caso do serial killer medieval Gilles de Rais, que lutou ao lado de Joanna D'arc e era visto como um herói nacional, mas que na verdade era um canibal que se alimentava de crianças. É um caso pesado e que pode ser muito aprofundado quando baseado nas biografias escritas e pesquisas históricas! Aliás, ótimo vídeo :)
Morei no Jaraguá por mais de dez anos. Essa história é terrível! Muito do Jaraguá é feito de histórias de bandeirantes e indígenas, existem outros lugares que se dizem assombrados pelo mesmo motivo. Cemitérios de indígenas, m0rtes em massa, etc. No próprio Pico tem alguns lugares em que podemos ver mais um pouco da história. Excelente trabalho, Milho!
@@NegraFlor85 por favor, ela está falando coisas horríveis que aconteceram, e vc quer militar sobre como sobre os nativos devem ser chamados? Que empatia hein...
É = andar em Ouro Preto/MG e não sentir a opressão em certas ruas, muros e quarteirões. Justamente por conta de tudo que os escravos passaram por lá... Não estou depreciando Ouro Preto, mas, a História está aí para nos provar e mostrar os horrores desumanos e destruidores da escravidão!
Horrível e desumano. Na escola aprendi sobre a "civilização ocidental europeia". Ironia chamar de civilização. Milho, amo como os fatos são narrados por si. Sucesso para seu canal!
Sim é linda histórica,cultural porém prestes a ruir devido ao tamanho da exploração de minério. Boa parte das casas da cidade estão a poucos metrôs acima das minas.
Todo pedaço de terra que você pisa, do Brasil ao extremo da China, morreram pessoas por conta de batalhas territoriais, explorações e escravidão, passado sempre terá vestígios de erros humanos porque evoluímos com o tempo, o que você faz hoje pode ser intepretado daqui 100 anos como algo tolo, fútil, atrasado, se for pensar como você pensa, ninguém deveria visitar lugar algum. E Ouro Preto é uma cidade linda, não merece ser desmerecida por passado, brasileiro tem que aprender a olhar pra frente e parar de mágoas infantis, é chatão esse clichê, há países que depois de derrotas em guerras e perdendo milhões de pessoas, passando fome, conseguiram se reerguer, Brasil mesmo tendo passado pelo mesmo que passou outros países e com riquezas naturais, sem fenômenos da natureza, vive do passado e não consegue dar passos largos.
@@MedoViciante O seu erro está em tratar a escravidão no Brasil como algo semelhante aos demais processos de exploração e conflitos que ocorreram ao longo da história. A exploração de escravos no Brasil foi algo muito mais pesado do que em qualquer parte do mundo. Foram mais de 300 anos de economia baseada em exploração de pessoas negras! Transformar pessoas em mercadorias aqui se tornou algo muito lucrativo para os bandeirantes e eles literalmente objetificavam as pessoas, tratavam os escravos como mera mercadoria. Arrisco dizer que muitos tipos de mercadorias deveriam receber até um tratamento melhor. Matar ou se desfazer de uma pessoa simplesmente por ela completar 25-30 anos, usar os restos mortais pra fazer massa de reboco... cara a escravidão no Brasil é algo que não pode ser esquecido nunca, porque esse processo teve reflexos diretos na formação da nossa sociedade e é responsável por tanta miséria que ainda temos aqui hoje. Isso somado aos altos índices de corrupção (que também são uma herança do colonialismo, perpetuada ao longo dos séculos) é o que nos impede de progredir. Um povo que não conhece a própria história e os erros do passado está fadado ao fracasso e a repetir os mesmo erros. Valorizar e conhecer a nossa história é fundamental!
Quando fui pra Ouro Preto senti isso, à noite não consegui dormir, tive uma projeção astral senti alguém me puxando do lado da cama. Tirei uma foto à noite de um cachorro de rua nas ruazinhas e atrás dele sairam vários vultos. Porém, apesar disso a cidade é linda!
Visitei o Pico do Jaraguá no ano passado, e o casarão na época estava aberto para visitação, como já conhecia a história, resolvi conhecer o casarão, conheci uma parte do casarão que estava disponível para visitação, tirei algumas fotos de lá que tenho até hoje, o local tem uma energia pesada, é escuro e em alguns cômodos é extremamente frio.
Sou Portuguesa, casada com um brasileiro, e amo o povo brasileiro, são pessoas doces e quentes, sempre prontos a ajudar o próximo, depois de tudo o que sofreram se mantiveram um povo tão bom, sinto muito pelos meus antepassados, e lamento tudo o que o povo brasileiro passou nas mãos deles, é muito triste.
Se preocupe com o povo brasileiro, não, pois esse mesmo povo uma boa parte são descendentes dos Portugueses que vieram para cá colonizar essas terras. No fim, somos cria de Portugal.
@@Elilizinha Nos todos viemos de algum lugar.... ate mesmo os indios. Todos nos somos imigrantes. E os portugueses nao sao culpados de nada.... so porque Afonso Sardinha e outros eram portugueses isso nao culpabiliza todo os portugueses e europeus. Alias voce pode nao acreditar.... mas Afonso Sardinha nao era de fato humano e isso eu te falo de forma literal. Ele estava encarnado em um corpo humano mas o espirito dele ja veio aqui condenado e nao era humano.
Obrigada, Milho e Lana! Infelizmente, a verdadeira história do Brasil sempre foi mto maquiada ou omitida. Maravilhoso o cuidado q vcs têm nas narrativas. Ótimos textos.
A História do Brasil é contada pelo vencedor, e não pelo perdedor, sendo que o primeiro é erroneamente, na maioria das vezes, considerado o "herói". Da grade curricular a considero a mais relevante.
A história que nos ensinam nas escolas é uma grande mentira. E o mundo ainda jazz no maligno precisamente por causa do culto oculto que fazemos a esses demónios... quando ruas recebem os seus nomes, quando os admiramos e prezamos nos livros de história, quando a nossa energia é roubada quando vamos em visita a certos lugares como esse casarão, sem a consciência e sem levarmos em mente o repúdio por atrocidades cometidas... damos força ao maligno. E os satanistas deste mundo sabem disso e por isso brincam com a nossa ignorância e nos oferecem por exemplo estadias gratuitas em lugares como esse, nada oferecido por essa gente é de graça pessoal, nada. Pagamos caro sem saber, nossa energia e força vital é roubada e empoderamos o mal e os malditos e perpetuamos a nossa escravidão.
Incrível e triste!! Não conhecia a história, mas morei numa rua chamada Afonso Sardinha por mais de oito anos e nem imaginaria toda essa informação sobre ele. O que eu não me conformo é que até nome de rua ele virou. E também me entristece saber que moradores nativos foram tirados á força e até seus corpos foram usados no local. Literalmente eles ainda estão lá, reclamando seu território e ainda desorientados espiritualmente. Como um ser humano pode ser considerado humano se não tem humanidade alguma.. Obrigada por compartilhar, seu canal é excelente!!!
@@anninhaps7 acho q nem isso merecia, claro q uma história horrível dessa não deve ser esquecida, mas esse cara não merece uma homenagem dessas. Nem que seja a mínima.
Verdade, fui lá antes de ser implodido, realmente era cheio de espíritos ruins vagando pelos corredores. A tal "rua 10" era assustadora. Conhecida por ser onde se executava os desafetos
Eu moro no Jaraguá, e muitas vezes eu fui para o pico e aquele lugar da casa e das pias tem um ar mais pesado até mesmo de manhã. Fiz uma peça uma vez, referente ao Afonso Sardinha e na época estava fechado... Maledicta hora que pensamos que invadir aquele lugar pra fotos de referência seria uma boa ideia... Você escuta coisas, você sente que está sendo observando e eu quase sufoquei ali... Só de lembrar me dá arrepios
Nosso país têm tantas histórias cruéis... Se não fosse por esse canal, jamais saberia disso. Histórias como essas deveriam ser contadas nas escolas e outros lugares. Precisamos conhecer o nosso país, nossa história... Só assim para não cometermos os mesmos erros no presente e respeitarmos quem passou por coisas horríveis assim...
Eu moro no Jaraguá! É uma visão linda quando sobe no pico. Realmente essa casa é uma senzala, os escravos moravam lá. Na frente da casa tem uma placa explicando a história da casa, é aberto para visitas até às 17h 💓
Milho gratidão por compartilhar! As tribos indígenas alí ainda estão pórem em uma comunidade (favela) em frente ao parque infelizmente como você falou. Muitos em situação de miséria pedem ajuda! Foram expulsos,explorados e mortos em suas próprias terras. Muitos catequitizados a força na implantação do catolicismo. O Pico é um lugar lindo! Porém com uma energia pesada. Andando por vários locais se encontram lápides,cruzes e túmulos pelo parque. Essas casas estão em ruínas e tomara que caiam mesmo para finalmente dar descanso a todos que lá sofreram.
Isso me lembra a Serra que subíamos (minha família e eu) quando criança lá no Ceará, a estrada cercada por lápides em todas suas curvas (no caso lá era em memória das pessoas que ali morreram em acidentes com veículos devido a periculosidade das curvas), mas é bizarro a mistura de beleza natural com lápides onde naturalmente não era de se esperar que tivesse (ao contrário de cemitérios), quando pequeno sempre achei muito sombrio e bizarro ter lápides e até aquelas construções pequenas com portão de ferro e santos católicos dentro (não lembro o nome) em ruas de terra a poucos metros das casas.
Nasci e cresci no bairro do Jaraguá, meus avós foram um dos primeiros moradores das casas do bairro, tenho o Pico tatuado no braço, e estudo a história de toda a região há anos. Parabéns pelo vídeo, e por mostrar um pouco desse local fantástico da capital de São Paulo, e que acaba por muitas vezes sendo esquecido. Só uma correção: Jaraguá = Zona norte da cidade de São Paulo.
Sou historiadora e acompanho seu cana a 5 anos. Estou feliz que vc falou dessa história! É extremamente importante ressaltarmos como a história do nosso país sempre foi assustadora...
@@alexsouza238 é sim, eu moro aqui no Jaraguá também, já morei bem perto do pico, na estrada da turística, já fui várias vezes pro pico e é bem estranho esse lugar
eu moro no Jaraguá e muitas vezes já fui para lá com o meu pai, e é bizarro passar por esse casarão!! eu lembro que tinha uma época em que a porta da senzala ficava aberta e era muito doido olhar lá pra dentro... parecia que você era hipnotizado e sua mente ficava em branco. enfim, muito obrigada por esse vídeo!!!
Conheço esse canal há muitos anos, e depois de tanto tempo vim assistir uns vídeos super interessante aqui, e depois de explorar tantos canais no UA-cam eu digo com firmeza que esse é, sem dúvidas, O MELHOR CANAL, Milho tem um profissionalismo incrível, conta as história com todo respeito sem ficar dando pitacozinhos desrespeitosos como alguns youtubers fazem, Milho tem uma humildade estampada em sua face, da gosto de assistir os vídeos. Parabéns pelo trabalho Milho, você merecia um prêmio único por ser tão incrível no que faz.
Ali se juntaram todos os sentimentos de revolta, angústia, tristeza, raiva, muita maldade, crueldade e sofrimentos atrozes, físico, psicológico e espiritual. Deve haver uma energia muito densa, pesada de almas de pessoas que ainda não conseguiram a libertação e a cura. Que o Senhor Jesus tenha misericórdia e Maria Santíssima possa abreviar o tempo dessas pobres almas nesse purgatório 🙏
As pessoas ficam com medo , porém ninguém pensou em rezar por essas almas sofredoras desses escravizados ? Coitados sofreram em vidas e ainda sofrem em morte 😔
Mais parece que alguns permanecem revoltados e maléficos, enquanto estiverem nesse estado espiritual nem seus mentores poderão fazer algo por eles, se eles passaram por sofrimentos físicos e morais na vida passada como escravos deviam ser expiações de atos cruéis feitos por eles mesmos em outras.
Caraca, fui lá, andei nas trilhas, as torres, a sede da TV Cultura e etc. O local é incrível mas não sabia dessa parte da história. Pra quem tem sensibilidade, esse lugar deve ser complicado, a energia ali deve ser pesadíssima. Espero que as almas escravos tenham encontrado paz. Já o Afonso, imagino que a dele (assim como de outros senhores da época), jamais tenha encontrado descanso.
Toda "conquista" de novas terras, sempre foi muito sangrenta e violenta, até parece que os colonizadores chegaram aqui abraçando ,beijando, e chamando os indígenas para visitar seu navio, e conhecer o lugar de onde veio, se escravos eram torturados, imagine os indígenas, o ser humano é a pior de todas as espécies existente no planeta.
Milho esse foi uma das melhores histórias que você já contou ( na minha opinião; claro), essa riqueza de detalhes nunca foi mencionada em nenhum livro de história ou reportagens! Parabéns pela excelente pesquisa! Grande abraço pra você e para Lana! 👏👏✨️✨️
Ha alguns meses uma garota (se eu n me engano o nome é Tainá) do meu bairro (vila formosa) em sp sumiu e dias depois foi encontrada morta. Ela pegou um uber as 5 da manha ate o pico do Jaraguá se jogou de la de cima. Foi bem tenso esse caso. Gostaria mt q fosse contado aqui pra saber mais sobre.
Milho, fala sobre o caso do pedreiro Caetano, que aconteceu ano passado. É aquele que estava trabalhando numa chácara e disse ter visto coisas de outro mundo e depois disso foi encontrado morto no lago. Nunca soubemos o desfecho. Passou no cidade alerta, Bacci.
Que hitória macabra... minha mãe conta histórias de um casarão assombrado ali na Avenida Morumbi... ela nasceu na região e quando era criança ouvia histórias bem parecidas com essas eu hein...
Milho. Assisti essa história no canal da Joice Rodrigues, e como tenho parentes que moram lá perto, corri lá pra visitar o lugar. Fui no ano passado, entrei na casa, hoje é usada pra guardar equipamentos da brigada de incêndio. Gostei muito do passeio. Mas não vi nenhum fantasma, nem nada de diferente. Vale a pena o passeio, lá é muito bonito. Quem quiser subir nas torres pra ver Sampa do auto é muito legal, mas prepare as pernas, tem uma escadaria enorme pra chegar ao topo. Mas vale muito a pena. Parabéns pelo vídeo, cada qual contou a história muito bem, tanto você como a Joice. ❤️
@@amoavida9958 Se fosse permitido dormir nesses lugares, dormiria em todos, mas as autoridades são cheias de fr3scura, mal sequer permitem fazer uma visita à noite ou madrugada
Mesmo com essa história terrível, o lugar deve ser preservdo. Apesar de tudo, esse é um dos lugares que nos ajuda a conhecer o verdadeiro passado do país.
Devido ao tanto de mortes em circunstancias de ódio, crueldade e sofrimento no local, uma maldição se instaurou, podem tentar restaurar a casa, podem se passar séculos, podem até mesmo tentar encobrir o que aconteceu ali, é tudo em vão, já está na energia do local, e quem vai para la, mesmo sem saber a história, vai sentir na pele toda essa carga pesada do local.
Misericórdia!!! Me senti mal AGR...que história macabra...Vou ter dificuldades pra dormir!!! Como sempre trabalho impecável do Milho e produção. Até a próxima história. Estou amando esse quadro, não que os outros não sejam bons...todos são magníficos!!!
Moro no jaragua desde 1975 mais ou menos , não só o casarão mas o pqrqur inteiro esta bem capanga, de qualquer forma é muito bonito ,principalmente as trilhas , vem um dia com a Lana pra conhecer, se hospeda aqui em casa !
Ó milho é um dos melhores intérprete de conta história ele só IVAN dos fatos desconhecido prende o telespectadores uma boa oratória faz muitos internauta VIAJA na maionese top PARABÉNS cara pelo seu talentoso trabalho.
Obrigado pelo vídeo. Eu nunca tinha ouvido falar dessa história. E morei por muitos anos na Zona Norte de São Paulo, onde fica o Pico. Ainda bem que eu não fui conferir o local...morro de medo...👻👻👻
Tenho vista pro pico do Jaraguá que é relativamente perto de onde moro, nunca fui para lá e nunca soube desta história. Muito obrigada Milho por mais este vídeo incrível!!! ❤️👏🏻😊
Milho, não é exatamente um pedido pra você já que não quero complicar ainda mais suas pesquisas para os vídeos, mas sim a todos que assistem. Como no quadro de lendas e mistérios, sempre me interesso muito pelas histórias e vários dos acontecimentos tem filmes ou séries baseados neles, mas as vezes não sabemos ou é dificil de achar. Gostaria que sempre que tivesse algum tema com algum filme ou série baseado nele, que deixasse ou no final do vídeo, ou os próprios inscritos que souberem. Como sempre, conteúdo impecável 👏
E aí Milho , blz brother, não sei se vc se lembra de mim , ?!?! Rs eu sou o Chambinho aqui de Taubaté, parece que a gente se conheceu em um evento gótico aqui..rs , muito bom esse formato desse seu canal... não conhecia essa história do Afonso Sardinha... muito bom 👏👏👏🎬, meus parabéns... Já me inscrevi no seu canal..blz muito bacana mesmo adoro muito esse tipo de conteúdo
Sou descendente do grande cacique Piquerobi, um dos primeiros a lutar contra o domínio português. Tenho grande orgulho disso. Deveríamos homenagear mais verdadeiros heróis que resistiam e lutavam contra a crueldade portuguesa em vez de bandeirantes, sendo que a maioria agia com verdadeira selvageria e crueldade com os povos indígenas, faziam coisas que nem daria pra contar num vídeo de UA-cam.
@@GustavoSantos-uh5yl Não pode entrar lá dentro :( pelos menos eu nunca entrei nem nunca fiquei sabendo se atualmente pode visitar lá por dentro. Eu já tive experiência de escutar sons de correntes vindo da casa, fora o clima estranho que emana de lá, e na época eu era muuuuito novinha e não fazia ideia de que ela é assombrada 😭😭😭
Chocada! Eu sempre frequentei, fazia visitas culturais ao local em trabalho voluntário, contando as histórias desse lugar, inclusive aquela história de que as telhas da casa tinham tamanho diferentes pois eram feitas nas coxas dos escravos, índios paulistas e negros traficados. Mas essa parte eu não sabia, de fato!!! A história dos Bandeirantes é forte aqui no Jaraguá. Obrigada Milho por contar a história desse lugar pequeno e querido.
Nossaaaa eu moro bem próximo bairro vizinho c Jaraguá sabia do casarão mas não sabia a história completa muito interessante... Vô tirar um dia p ir lá ve de perto essa história
Misericórdia, eu não sabia dessa história, mas, agora que eu sei, só quero distância, sou corajosa, mas, quando se trata de assombração, tudo que eu quero, é ficar o mais longe possível. Esse Afonso Sardinha também também, pelo Amor De Deus, esse cara é o coisa ruim em forma de gente 😲😲😲 Olá, Milho, boa tarde! Obrigada pela história, horripilante, mas, muito informativa!
Que história!!! Nem imaginava tamanha perversidade. E na minha época escolar no qual os professores exaltavam os bandeirantes. Com a internet e documentários é que fui descobrindo que meu ensino médio foi bem meia boca. Excelente pesquisa. Obrigado pelo vídeo.👋
Toda a floresta que cerca o Pico é assombrada, toda aquela enorme extensão verde, o Pico em si .....todo o parque ..e o Casarão são moradia do sobrenatural.
@@elism.7049 Olá....Eu sou um PM aposentado, tenho quase 60 anos e nos anos 70 eu morava no Jd.dos Eucaliptos, local "colado" no Parque, porém para muitos faz parte da gigantesca área verde. Durante os anos 70 e 80 era muito tranquilo acampar e passar a noite na floresta, sendo o maior perigo os animais predadores. Não vou mencionar o que eu e amigos presenciamos . Aparições que desapareciam na nossa frente, sons e gritos tenebrosos durante a madrugada ... E naquela época era livre o acesso às proximidades do casarão, sendo que só não adentra vamos a moradia por respeito. Aqui no Jardim dos Eucaliptos, na Cidade Patriarca conheço muitas pessoas que presenciaram Fenômenos seja no alto do Pico, seja no Pq Nacional, seja próximo ao casarão.....seja nas estradas que cortam toda a região interna. Pq eu mencionei a minha profissão?. Pq na minha carreira, durante o final dos anos 70 e toda a década de 80 e quando servi a um batalhão próximo, fomos atender muitos chamados de sons estranhos dentro de moradias mais isoladas , porém na região do Parque. Escoteiros que ficaram traumatizados porque algo durante a madrugada lhes arrancou as barracas que estavam muito bem fixadas e gritos tenebrosos próximos a eles....chegamos e tivemos que pedir ajuda médica e mais viaturas pois todos queriam "sumir" de lá. Uma vez encontraram um corpo de uma mulher que estava desaparecida e durante o dia recebemos a chamada para subir a estrada do Pico pois o corpo estava na floresta a beira da estrada e em uma curva (foi durante o dia) vimos uma moça descendo pelo canto da pista, o que é comum ....mas nem demos conta disso. Ao chegarmos no local, constatamos que o corpo era da moça que descia a estrada. Isso foi em 1984. Mas além deste ótimo vídeo do Milho, assista ao Fatos Desconhecidos.....Ele relata diversos relatos sobre o Casarão e tudo que o cerca.
eu juro pra a todos aqui, que eu moro no jaragua na minha escola ja teve passeio pra ir ao pico onde fica a casa e a escola contou a historia do pico e da cidade mais nunca me contaram que a casa foi feita com humanos. obrigada por falar do jaragua finalmente um pouco de reconhecimento.
não cheguei no minuto 6:00 ainda e já estou com lágrimas nos olhos. quanta dor essas pessoas passaram... que injustiça. como pode alguém olhar pro seu semelhante e não enxergar a semelhança, olhar pra outra PESSOA e não enxergar uma pessoa? nunca vou entender.
Milena, os tempos eram muitos diferentes naquela época, muitos desses homens não viam essas pessoas como seus semelhantes, eles eram apenas seres que estavam ali para servir um propósito. A humanidade está cheia de histórias assim, pega o Egito antigo, Alemanha nazista, Reino africanos etc Até as sociedades mais intelectuais como a Grécia, tratava de forma diferente aquele que não era oq eles consideram um cidadão
Não podemos comparar o que houve aqui no Brasil com o que houve em qualquer outro século e outros tipos de escravidão. Somos um caso excepcional, o país que mais recebeu pessoas escravizadas, o país que se construiu em cima do trabalho escravo das pessoas. Não podemos minimizar isso, nem esquecer.
Você não se importa, mas muitos lutam para manter essa memória viva. As consequências na vida do povo negro são nítidas e seguem mostrando os problemas que não foram resolvidos.
No interior de São Paulo, tem muitas histórias parecidas com essa, realmente assustador, mas principalmente triste. Parabéns Milho, por nos trazer a verdade da história de uma forma limpa e necessária.
Parabéns pela matéria eu não conhecia essa historia mas imagine como esse homem foi terrível ,com certeza esse lugar tem muitas almas ainda em sofrimento ,pelo que passaram nesse lugar
Olá! Uma história construída através de tanto sofrimento e tanta agonia sabe-se lá quantas vidas. Assombrações seria algo certo nesse local. Inacreditável um homem tão cruel era dado como um desbravador e honrado. Quase um herói nacional.
Milho, faz pra gente uma série "Crimes na história do Brasil". Deve ter livro de historiador a respeito, da colônia até a ditadura. Deve ter bastante coisa interessante para contar. Adoraria saber. Abraços e parabéns pelo trabalho.
Pesado demais! Desconhecia totalmente a história desse local, mas pelos fatos acontecidos, sei que no mínimo é um lugar opressor de chegar perto. Excelente vídeo! 👏👏👏
Essa é uma verdadeira história brasileira, infelizmente escondida dos brasileiros e quem não conhece continua achando que esse monstro foi um desbravador. Narrativa excelente ❤
Quando a gente acha que já ouvi de tudo me vem uma história dessas minha nossa que coisa terrível Imagina quantas pessoas sofreram na mão desse cara...Gratidão por compartilhar
Assim hoje (12/06/23) esse vídeo e quero parabeniza-lo pela excelente narrativa desses fatos. Eu conhecia essa história de maneira bem incompleta. Agradeço os esclarecimentos. Abraços
Nasci no Interior, sempre que vou a São Paulo, vejo o Pico e fico Admirando, com muita vontade de conhecer! Muito Triste esta História..., Quanta Crueldade...😢
Parabéns, Milho, por trazer essa história histórica. Ainda hoje querem apagar tudo que se refere aos negros negros de destaque, ou melhor , de talento e que mereciam destaque, como Carolina de Jesus, escritora brilhante, Lelia Gonzalez. Sem desmerecer os artistas, mas até hoje muitos pensam que negros só podem ter sucesso em futebol, samba, mais nada.
Quando o Pico do Jaraguá foi considerado Parque Estadual, eu era bandeirante e meu irmão lobinho (ala feminina e infantil dos escoteiros). Nós estivemos no local mas os instrutores nos colocaram muito medo. Ficamos apenas o dia. No final, todos queriam ir embora, ninguém queria pernoitar.
Eu moro aqui no Jaraguá há 42 anos, cuido de um abrigo de animais ao lado do Pico.
A aldeia ainda resiste, os indígenas continuam tentando manter o que resta da nossa mata atlântica, e aqui nas trilhas e no parque não há somente macaquinhos, temos as preguiças, tamanduas, saguis, bugios, várias espécies de marsupiais, várias espécies de lagartos, inúmeras aves, dentre outras diversas espécies encontradas mais adentro das matas.
Aqui é um lugar abençoado que lutamos para manter longe da destruição que as pessoas causam.
O casarão é um local pesado, com energia muito ruim.
Com toda a certeza, a energia num local desse nunca seria boa.
Eu subi o pico apenas uma vez, é um lugar muito bonito, mas enfim que horror essas pessoas viveram com esse monstro no comando de tudo! Monstruosidade mesmo!
0l
dormir la dentro
Oi
Como se chama esse abrigo de animais por favor?
O mais bizarro é que existe uma tal Medalha Afonso Sardinha em homenagem a ele. O tipo de honra que eu dispenso solenemente.
Infelizmente! D vez o Brasil homenagear os indígenas e negros que sofreram nessa terra, prefere dar nome d rua, rodovias, medalhas, etc para os europeus. Na narrativa deles, os q "descobriram o Brasil"
@@israelsilva1248 pois é Man concordo
Brasil sendo brasil
Absurdo ne como fez tantas coisas ainda foi homenageado 😢
@@Davidbloxxd22 infelizmente Brasil gosta de homenagear esse tipo de pessoas
Esse vídeo não tem como ser visto como entretenimento e ,sim, como uma aula de História do Brasil. Me senti mal só em ouvir. Sou agnóstico, mas não duvido nada de todos os relatos. Quantas milhares de vidas sofridas e perdidas de forma tão cruel só nesse lugar. E pensar que tantas ruas, pontes e avenidas pelo Brasil levam o nome de personagens malditos, como os bandeirantes, sem nos darmos conta de quem eles foram. Muito obrigado pelo esforço e dedicação de sempre, Milho. Você contribui para que os brasileiros conheçam e tenham empatia pela sua própria história.
Pocha vida histórias fotis ,não sabia desse " banderati" 😶🙄🤨😒😳
O que mais me revolta é exatamente isso: a inversão de quem realmente foram esses personagens repugnantes😡😡
Concordo com vc 👏👏👏
Seres humanos tratados como mercadoria e material de enriquecimento. A própria rodovia dos Bandeirantes aqui em São Paulo é a rota dos horrores que os bandeirantes espalharam quando adentraram o interior do estado de São Paulo. Estupros, assassinatos, etc.
Exatamente isso as escolas nunca falam os livros não traz
O cara foi um monstro e é exaltado como grandioso, um absurdo!
A energia do lugar deve ser pesadíssima, tanta gente inocente perdendo a vida se forma tão cruel e desumana, como pode tanta maldade? 😢
Foi uma aula de história, eu não conhecia.
Obrigada Milho e Lana pela excelência no que fazem 🖤
Tipo Che Guevara. Aqui na minha cidade ainda puseram um hospital com o nome dessa desgraça
Igual ao Lula.
Esse era um monstro tbm
para mim ele deve estar fazendo companhia para o ca........ la onde é bem fresquinho
Meu avô quando eu eram criança eu ouvia ele falar nos Bandeirantes e um dele era esse homem horrível.
Morei em Salvador/Ba por 18 anos e logo nos primeiros anos em um passei com a escola fomos visitar o porão do mercado modelo, onde os escravos ficavam presos e a água do mar entrava e os matava afogados, a sensação era indescritível. Um clima muito pesado, nunca vou esquecer
Também vi isso em São Luís MA. Uma fonte que tem um túnel que enchia de água do mar e onde deixavam os escravos acorrentados para morrerem afogados. Tem até umas algemas e pedaços de correntes ainda lá. Muito triste 😢
Em 2010 visitei esse mercado modelo e foi claramente o lugar que mais me senti mal na vida. É uma energia sinistra e esmagadora. Saí com dor de cabeça.
@@michellesilva6190 a fonte do ribeirão?
@@soniagudins589 sim essa mesmo. Lembro do guia turístico contar essas histórias de que seria uma passagem subterrânea para os padres irem de uma igreja para outra, mas na realidade era usada como masmorra também para escravos. Muito triste 😢
Também já estiver lá. Energia pesada.
Milho, não sei se já chegaram a pedir, mas você poderia trazer o caso do serial killer medieval Gilles de Rais, que lutou ao lado de Joanna D'arc e era visto como um herói nacional, mas que na verdade era um canibal que se alimentava de crianças. É um caso pesado e que pode ser muito aprofundado quando baseado nas biografias escritas e pesquisas históricas! Aliás, ótimo vídeo :)
Up
Up
Up
Up
Up
Morei no Jaraguá por mais de dez anos. Essa história é terrível! Muito do Jaraguá é feito de histórias de bandeirantes e indígenas, existem outros lugares que se dizem assombrados pelo mesmo motivo. Cemitérios de indígenas, m0rtes em massa, etc. No próprio Pico tem alguns lugares em que podemos ver mais um pouco da história. Excelente trabalho, Milho!
Não me leve a mal, mas o correto é falar indígena.
@@NegraFlor85 continua com teu identitárismo, "New left" a serviço do Neoliberalismo
Eu morei anos pertinho do Pico do Jaraguá. Ia muito no parque com meus irmãos e primos. Nunca tinha ouvido dessa história. Deu arrepios.
@@Cataguarista Affff
@@NegraFlor85 por favor, ela está falando coisas horríveis que aconteceram, e vc quer militar sobre como sobre os nativos devem ser chamados? Que empatia hein...
É = andar em Ouro Preto/MG e não sentir a opressão em certas ruas, muros e quarteirões. Justamente por conta de tudo que os escravos passaram por lá... Não estou depreciando Ouro Preto, mas, a História está aí para nos provar e mostrar os horrores desumanos e destruidores da escravidão!
Horrível e desumano. Na escola aprendi sobre a "civilização ocidental europeia". Ironia chamar de civilização. Milho, amo como os fatos são narrados por si. Sucesso para seu canal!
Sim é linda histórica,cultural porém prestes a ruir devido ao tamanho da exploração de minério.
Boa parte das casas da cidade estão a poucos metrôs acima das minas.
Todo pedaço de terra que você pisa, do Brasil ao extremo da China, morreram pessoas por conta de batalhas territoriais, explorações e escravidão, passado sempre terá vestígios de erros humanos porque evoluímos com o tempo, o que você faz hoje pode ser intepretado daqui 100 anos como algo tolo, fútil, atrasado, se for pensar como você pensa, ninguém deveria visitar lugar algum. E Ouro Preto é uma cidade linda, não merece ser desmerecida por passado, brasileiro tem que aprender a olhar pra frente e parar de mágoas infantis, é chatão esse clichê, há países que depois de derrotas em guerras e perdendo milhões de pessoas, passando fome, conseguiram se reerguer, Brasil mesmo tendo passado pelo mesmo que passou outros países e com riquezas naturais, sem fenômenos da natureza, vive do passado e não consegue dar passos largos.
@@MedoViciante O seu erro está em tratar a escravidão no Brasil como algo semelhante aos demais processos de exploração e conflitos que ocorreram ao longo da história. A exploração de escravos no Brasil foi algo muito mais pesado do que em qualquer parte do mundo. Foram mais de 300 anos de economia baseada em exploração de pessoas negras! Transformar pessoas em mercadorias aqui se tornou algo muito lucrativo para os bandeirantes e eles literalmente objetificavam as pessoas, tratavam os escravos como mera mercadoria. Arrisco dizer que muitos tipos de mercadorias deveriam receber até um tratamento melhor. Matar ou se desfazer de uma pessoa simplesmente por ela completar 25-30 anos, usar os restos mortais pra fazer massa de reboco... cara a escravidão no Brasil é algo que não pode ser esquecido nunca, porque esse processo teve reflexos diretos na formação da nossa sociedade e é responsável por tanta miséria que ainda temos aqui hoje. Isso somado aos altos índices de corrupção (que também são uma herança do colonialismo, perpetuada ao longo dos séculos) é o que nos impede de progredir. Um povo que não conhece a própria história e os erros do passado está fadado ao fracasso e a repetir os mesmo erros. Valorizar e conhecer a nossa história é fundamental!
Quando fui pra Ouro Preto senti isso, à noite não consegui dormir, tive uma projeção astral senti alguém me puxando do lado da cama. Tirei uma foto à noite de um cachorro de rua nas ruazinhas e atrás dele sairam vários vultos. Porém, apesar disso a cidade é linda!
Visitei o Pico do Jaraguá no ano passado, e o casarão na época estava aberto para visitação, como já conhecia a história, resolvi conhecer o casarão, conheci uma parte do casarão que estava disponível para visitação, tirei algumas fotos de lá que tenho até hoje, o local tem uma energia pesada, é escuro e em alguns cômodos é extremamente frio.
Sou Portuguesa, casada com um brasileiro, e amo o povo brasileiro, são pessoas doces e quentes, sempre prontos a ajudar o próximo, depois de tudo o que sofreram se mantiveram um povo tão bom, sinto muito pelos meus antepassados, e lamento tudo o que o povo brasileiro passou nas mãos deles, é muito triste.
Se preocupe com o povo brasileiro, não, pois esse mesmo povo uma boa parte são descendentes dos Portugueses que vieram para cá colonizar essas terras. No fim, somos cria de Portugal.
@@Elilizinha Nos todos viemos de algum lugar.... ate mesmo os indios. Todos nos somos imigrantes. E os portugueses nao sao culpados de nada.... so porque Afonso Sardinha e outros eram portugueses isso nao culpabiliza todo os portugueses e europeus. Alias voce pode nao acreditar.... mas Afonso Sardinha nao era de fato humano e isso eu te falo de forma literal. Ele estava encarnado em um corpo humano mas o espirito dele ja veio aqui condenado e nao era humano.
onde voce viu isso de que ele nao era hhumano ?@@marcelakain9548
Obrigado por civilizar essa porcaria
@@marcelakain9548que ideia é essa kkkkkk
Acho que seria legal se o Milho fizesse uma série visitando esses lugares.
UP 👍 concordo com você sobre isso 👍
Up
Seria muito legal, e melhor ainda se fizesse uma série só sobre o Brasil e sua história.
Haja dinheiro
@@moonjumper5544 Isso que é foda kkkkkk
Obrigada, Milho e Lana! Infelizmente, a verdadeira história do Brasil sempre foi mto maquiada ou omitida. Maravilhoso o cuidado q vcs têm nas narrativas. Ótimos textos.
A História do Brasil é contada pelo vencedor, e não pelo perdedor, sendo que o primeiro é erroneamente, na maioria das vezes, considerado o "herói". Da grade curricular a considero a mais relevante.
A história que nos ensinam nas escolas é uma grande mentira. E o mundo ainda jazz no maligno precisamente por causa do culto oculto que fazemos a esses demónios... quando ruas recebem os seus nomes, quando os admiramos e prezamos nos livros de história, quando a nossa energia é roubada quando vamos em visita a certos lugares como esse casarão, sem a consciência e sem levarmos em mente o repúdio por atrocidades cometidas... damos força ao maligno. E os satanistas deste mundo sabem disso e por isso brincam com a nossa ignorância e nos oferecem por exemplo estadias gratuitas em lugares como esse, nada oferecido por essa gente é de graça pessoal, nada. Pagamos caro sem saber, nossa energia e força vital é roubada e empoderamos o mal e os malditos e perpetuamos a nossa escravidão.
Incrível e triste!!
Não conhecia a história, mas morei numa rua chamada Afonso Sardinha por mais de oito anos e nem imaginaria toda essa informação sobre ele.
O que eu não me conformo é que até nome de rua ele virou.
E também me entristece saber que moradores nativos foram tirados á força e até seus corpos foram usados no local. Literalmente eles ainda estão lá, reclamando seu território e ainda desorientados espiritualmente.
Como um ser humano pode ser considerado humano se não tem humanidade alguma..
Obrigada por compartilhar, seu canal é excelente!!!
O cara comete esse monte de atrocidades e depois ganha nome de rua.
@@euacreditavanarockstar Mais como espírito deve ter sofrido ou sofre ainda nas mãos dos que ele fez sofrer e que não o perdoam.
@@euacreditavanarockstar essa rua fica no bairro da Lapa.....não sabia dessa história
@@euacreditavanarockstar horrível isso, mas infelizmente não foi só ele homenageado com nome de rua.
@@anninhaps7 acho q nem isso merecia, claro q uma história horrível dessa não deve ser esquecida, mas esse cara não merece uma homenagem dessas. Nem que seja a mínima.
Como indígena, a única coisa que posso dizer é: obrigada por esse vídeo!
👏👏👏👏
Tem muita coisa que a história não conta coisas horríveis
Pfff...
OBRIGADO PORQUE??
@@CARLAO33por contar a história verdadeira!
A história do nosso país é muito triste e assustadora.
Não só do nosso País!! A Europa tem casos horríveis também 😪
Em pensar em tudo o que nossos antepassados sofreram para estarmos aqui...eles sim são os verdadeiros heróis.
Sim foi muito sofrimento
Brasil e fichinha perto da europa e outros paises
Os brancos fizeram coisas horríveis
Esse caso me lembrou do tempo que meu pai trabalhava no Carandiru em 1986, ele sempre me dizia que via espíritos e até demônios gritando por lá.
Verdade, fui lá antes de ser implodido, realmente era cheio de espíritos ruins vagando pelos corredores. A tal "rua 10" era assustadora. Conhecida por ser onde se executava os desafetos
@@angelcavalcante3331 quem eram os desafetos?
Por favor fala mais sobre
Só em passar de metrô em frente ao parque já fico arrepiada, ensaio ir lá, mas sei que será pesado.
@@leikattp Rua 10 era aonde os presos resolviam suas "pendências" , geralmente na faca e até a morte, morreu muita gente la nessas brigas
Eu moro no Jaraguá, e muitas vezes eu fui para o pico e aquele lugar da casa e das pias tem um ar mais pesado até mesmo de manhã.
Fiz uma peça uma vez, referente ao Afonso Sardinha e na época estava fechado... Maledicta hora que pensamos que invadir aquele lugar pra fotos de referência seria uma boa ideia... Você escuta coisas, você sente que está sendo observando e eu quase sufoquei ali... Só de lembrar me dá arrepios
Nosso país têm tantas histórias cruéis... Se não fosse por esse canal, jamais saberia disso. Histórias como essas deveriam ser contadas nas escolas e outros lugares.
Precisamos conhecer o nosso país, nossa história... Só assim para não cometermos os mesmos erros no presente e respeitarmos quem passou por coisas horríveis assim...
Otimo o teu canal sao tantas histórias macabra e absurdas e até mesmo crueis..muito bom saber da história mesmo que sejam tristes...😞
Aula de História ! Proteção aos indígenas , animais nativos , floresta ! O Brasil é maravilhoso sem a mão destruidora do homem !
A luz piscando é a cereja do bolo para o clima. Sensacional como sempre.
Tá piscando igual seu rabo!
Só percebi agora kkkk
Eu moro no Jaraguá! É uma visão linda quando sobe no pico. Realmente essa casa é uma senzala, os escravos moravam lá. Na frente da casa tem uma placa explicando a história da casa, é aberto para visitas até às 17h 💓
Milho gratidão por compartilhar! As tribos indígenas alí ainda estão pórem em uma comunidade (favela) em frente ao parque infelizmente como você falou.
Muitos em situação de miséria pedem ajuda! Foram expulsos,explorados e mortos em suas próprias terras.
Muitos catequitizados a força na implantação do catolicismo.
O Pico é um lugar lindo! Porém com uma energia pesada.
Andando por vários locais se encontram lápides,cruzes e túmulos pelo parque.
Essas casas estão em ruínas e tomara que caiam mesmo para finalmente dar descanso a todos que lá sofreram.
Isso me lembra a Serra que subíamos (minha família e eu) quando criança lá no Ceará, a estrada cercada por lápides em todas suas curvas (no caso lá era em memória das pessoas que ali morreram em acidentes com veículos devido a periculosidade das curvas), mas é bizarro a mistura de beleza natural com lápides onde naturalmente não era de se esperar que tivesse (ao contrário de cemitérios), quando pequeno sempre achei muito sombrio e bizarro ter lápides e até aquelas construções pequenas com portão de ferro e santos católicos dentro (não lembro o nome) em ruas de terra a poucos metros das casas.
Nasci e cresci no bairro do Jaraguá, meus avós foram um dos primeiros moradores das casas do bairro, tenho o Pico tatuado no braço, e estudo a história de toda a região há anos. Parabéns pelo vídeo, e por mostrar um pouco desse local fantástico da capital de São Paulo, e que acaba por muitas vezes sendo esquecido.
Só uma correção: Jaraguá = Zona norte da cidade de São Paulo.
Sou historiadora e acompanho seu cana a 5 anos. Estou feliz que vc falou dessa história! É extremamente importante ressaltarmos como a história do nosso país sempre foi assustadora...
Moro super perto desse pico , realmente é uma história muito triste
É verdade essa história?
@@alexsouza238 é sim, eu moro aqui no Jaraguá também, já morei bem perto do pico, na estrada da turística, já fui várias vezes pro pico e é bem estranho esse lugar
O cuidado ao narrar os fatos é sensacional 👋👋👋👋
Esses vídeos além de ter um assunto misterioso, podem ser considerados uma aula de história!
Verdade, e muito bom saber a verdadeira história
eu moro no Jaraguá e muitas vezes já fui para lá com o meu pai, e é bizarro passar por esse casarão!! eu lembro que tinha uma época em que a porta da senzala ficava aberta e era muito doido olhar lá pra dentro... parecia que você era hipnotizado e sua mente ficava em branco. enfim, muito obrigada por esse vídeo!!!
Conheço esse canal há muitos anos, e depois de tanto tempo vim assistir uns vídeos super interessante aqui, e depois de explorar tantos canais no UA-cam eu digo com firmeza que esse é, sem dúvidas, O MELHOR CANAL, Milho tem um profissionalismo incrível, conta as história com todo respeito sem ficar dando pitacozinhos desrespeitosos como alguns youtubers fazem, Milho tem uma humildade estampada em sua face, da gosto de assistir os vídeos. Parabéns pelo trabalho Milho, você merecia um prêmio único por ser tão incrível no que faz.
Ali se juntaram todos os sentimentos de revolta, angústia, tristeza, raiva, muita maldade, crueldade e sofrimentos atrozes, físico, psicológico e espiritual. Deve haver uma energia muito densa, pesada de almas de pessoas que ainda não conseguiram a libertação e a cura. Que o Senhor Jesus tenha misericórdia e Maria Santíssima possa abreviar o tempo dessas pobres almas nesse purgatório 🙏
Imagina quanta dor e sofrimento as pessoas passaram nesse local,que tristeza!
As pessoas ficam com medo , porém ninguém pensou em rezar por essas almas sofredoras desses escravizados ? Coitados sofreram em vidas e ainda sofrem em morte 😔
Mt triste né!
Mais parece que alguns permanecem revoltados e maléficos, enquanto estiverem nesse estado espiritual nem seus mentores poderão fazer algo por eles, se eles passaram por sofrimentos físicos e morais na vida passada como escravos deviam ser expiações de atos cruéis feitos por eles mesmos em outras.
Já não sofrem mais porque já morreram
@@Pedr000... concordo, mas sabemos que as preces são "antídotos" para amenizar o sofrimento!
@@janenery7614 Quem te disse?? O sofrimento da alma é pior que o do corpo físico
Caraca, fui lá, andei nas trilhas, as torres, a sede da TV Cultura e etc. O local é incrível mas não sabia dessa parte da história. Pra quem tem sensibilidade, esse lugar deve ser complicado, a energia ali deve ser pesadíssima.
Espero que as almas escravos tenham encontrado paz. Já o Afonso, imagino que a dele (assim como de outros senhores da época), jamais tenha encontrado descanso.
Toda "conquista" de novas terras, sempre foi muito sangrenta e violenta, até parece que os colonizadores chegaram aqui abraçando ,beijando, e chamando os indígenas para visitar seu navio, e conhecer o lugar de onde veio, se escravos eram torturados, imagine os indígenas, o ser humano é a pior de todas as espécies existente no planeta.
Milho esse foi uma das melhores histórias que você já contou ( na minha opinião; claro), essa riqueza de detalhes nunca foi mencionada em nenhum livro de história ou reportagens! Parabéns pela excelente pesquisa! Grande abraço pra você e para Lana! 👏👏✨️✨️
Ha alguns meses uma garota (se eu n me engano o nome é Tainá) do meu bairro (vila formosa) em sp sumiu e dias depois foi encontrada morta. Ela pegou um uber as 5 da manha ate o pico do Jaraguá se jogou de la de cima. Foi bem tenso esse caso. Gostaria mt q fosse contado aqui pra saber mais sobre.
UP 👍
Up
Up
Up
Up
Milho, que homem horrível foi esse Afonso Sardinha....seu trabalho trouxe uma verdadeira aula de história do Brasil, parabéns!!!
Obrigada por não deixar morrer a história real da minha terra natal, na qual ainda resido e sempre que posso conto essa história pra alguém ❤
Que história terrível. Imagina quantos absurdos macabros aconteceram nos séculos passados no Brasil...
Cada vídeo que assisto fico admirada com tantos detalhes, e a forma que vc traz os relatos é muito perfeito.
Parabéns
Milho, fala sobre o caso do pedreiro Caetano, que aconteceu ano passado. É aquele que estava trabalhando numa chácara e disse ter visto coisas de outro mundo e depois disso foi encontrado morto no lago. Nunca soubemos o desfecho. Passou no cidade alerta, Bacci.
UP 👍
Up
Up
Up
Fraco fraco
Alguém precisa fazer oração nesse lugar! E varias, para libertar essas almas! Que estão presas a este lugar de sofrimento e possam perdoar seu algoz.
Que hitória macabra... minha mãe conta histórias de um casarão assombrado ali na Avenida Morumbi... ela nasceu na região e quando era criança ouvia histórias bem parecidas com essas eu hein...
Milho. Assisti essa história no canal da Joice Rodrigues, e como tenho parentes que moram lá perto, corri lá pra visitar o lugar. Fui no ano passado, entrei na casa, hoje é usada pra guardar equipamentos da brigada de incêndio. Gostei muito do passeio. Mas não vi nenhum fantasma, nem nada de diferente. Vale a pena o passeio, lá é muito bonito. Quem quiser subir nas torres pra ver Sampa do auto é muito legal, mas prepare as pernas, tem uma escadaria enorme pra chegar ao topo. Mas vale muito a pena. Parabéns pelo vídeo, cada qual contou a história muito bem, tanto você como a Joice. ❤️
Preciso conhecer!
Amo os dois canais
@@AlineRodrigues-kj7ek Eu também 😍
Dorme lá... Talvez vc veja algo kkk q tal??;
@@amoavida9958 Se fosse permitido dormir nesses lugares, dormiria em todos, mas as autoridades são cheias de fr3scura, mal sequer permitem fazer uma visita à noite ou madrugada
Mesmo com essa história terrível, o lugar deve ser preservdo. Apesar de tudo, esse é um dos lugares que nos ajuda a conhecer o verdadeiro passado do país.
Devido ao tanto de mortes em circunstancias de ódio, crueldade e sofrimento no local, uma maldição se instaurou, podem tentar restaurar a casa, podem se passar séculos, podem até mesmo tentar encobrir o que aconteceu ali, é tudo em vão, já está na energia do local, e quem vai para la, mesmo sem saber a história, vai sentir na pele toda essa carga pesada do local.
Misericórdia!!! Me senti mal AGR...que história macabra...Vou ter dificuldades pra dormir!!!
Como sempre trabalho impecável do Milho e produção. Até a próxima história.
Estou amando esse quadro, não que os outros não sejam bons...todos são magníficos!!!
Moro no jaragua desde 1975 mais ou menos , não só o casarão mas o pqrqur inteiro esta bem capanga, de qualquer forma é muito bonito ,principalmente as trilhas , vem um dia com a Lana pra conhecer, se hospeda aqui em casa !
Ó milho é um dos melhores intérprete de conta história ele só IVAN dos fatos desconhecido prende o telespectadores uma boa oratória faz muitos internauta VIAJA na maionese top PARABÉNS cara pelo seu talentoso trabalho.
Obrigado pelo vídeo. Eu nunca tinha ouvido falar dessa história. E morei por muitos anos na Zona Norte de São Paulo, onde fica o Pico. Ainda bem que eu não fui conferir o local...morro de medo...👻👻👻
Tenho vista pro pico do Jaraguá que é relativamente perto de onde moro, nunca fui para lá e nunca soube desta história.
Muito obrigada Milho por mais este vídeo incrível!!! ❤️👏🏻😊
Milho, não é exatamente um pedido pra você já que não quero complicar ainda mais suas pesquisas para os vídeos, mas sim a todos que assistem. Como no quadro de lendas e mistérios, sempre me interesso muito pelas histórias e vários dos acontecimentos tem filmes ou séries baseados neles, mas as vezes não sabemos ou é dificil de achar. Gostaria que sempre que tivesse algum tema com algum filme ou série baseado nele, que deixasse ou no final do vídeo, ou os próprios inscritos que souberem.
Como sempre, conteúdo impecável 👏
E aí Milho , blz brother, não sei se vc se lembra de mim , ?!?! Rs eu sou o Chambinho aqui de Taubaté, parece que a gente se conheceu em um evento gótico aqui..rs , muito bom esse formato desse seu canal... não conhecia essa história do Afonso Sardinha... muito bom 👏👏👏🎬, meus parabéns... Já me inscrevi no seu canal..blz muito bacana mesmo adoro muito esse tipo de conteúdo
Sou descendente do grande cacique Piquerobi, um dos primeiros a lutar contra o domínio português. Tenho grande orgulho disso. Deveríamos homenagear mais verdadeiros heróis que resistiam e lutavam contra a crueldade portuguesa em vez de bandeirantes, sendo que a maioria agia com verdadeira selvageria e crueldade com os povos indígenas, faziam coisas que nem daria pra contar num vídeo de UA-cam.
GAUAUAAUAHAA EU MORO NO JARAGUÁ E TO DIRETO NO PICO FAZENDO TRILHA, O QUE MAIS TEM É HISTÓRIA SOBRE ESSE CASARÃO, FODA DEMAIS
Já chegou a visitar o casarão? Como é por lá? Qual foi tua experiência? Corajosa rsr. Só cuidado quando fazer essas trilhas!
@@GustavoSantos-uh5yl Não pode entrar lá dentro :( pelos menos eu nunca entrei nem nunca fiquei sabendo se atualmente pode visitar lá por dentro. Eu já tive experiência de escutar sons de correntes vindo da casa, fora o clima estranho que emana de lá, e na época eu era muuuuito novinha e não fazia ideia de que ela é assombrada 😭😭😭
Da pra tirar foto do casarão ?
@@malarke7677 da sim, mas não de dentro ( a não ser que funcionários possam entrar e tirar ou algo do tipo)
Não entendi o motivo de risada...
Chocada! Eu sempre frequentei, fazia visitas culturais ao local em trabalho voluntário, contando as histórias desse lugar, inclusive aquela história de que as telhas da casa tinham tamanho diferentes pois eram feitas nas coxas dos escravos, índios paulistas e negros traficados. Mas essa parte eu não sabia, de fato!!! A história dos Bandeirantes é forte aqui no Jaraguá. Obrigada Milho por contar a história desse lugar pequeno e querido.
Milho, conte umas histórias aqui MG, muitas histórias parecidas com esta, sempre referente à época da escravidão.
Nossaaaa eu moro bem próximo bairro vizinho c Jaraguá sabia do casarão mas não sabia a história completa muito interessante...
Vô tirar um dia p ir lá ve de perto essa história
Misericórdia, eu não sabia dessa história, mas, agora que eu sei, só quero distância, sou corajosa, mas, quando se trata de assombração, tudo que eu quero, é ficar o mais longe possível.
Esse Afonso Sardinha também também, pelo Amor De Deus, esse cara é o coisa ruim em forma de gente 😲😲😲
Olá, Milho, boa tarde! Obrigada pela história, horripilante, mas, muito informativa!
Que história!!!
Nem imaginava tamanha perversidade.
E na minha época escolar no qual os professores exaltavam os bandeirantes.
Com a internet e documentários é que fui descobrindo que meu ensino médio foi bem meia boca.
Excelente pesquisa.
Obrigado pelo vídeo.👋
Melhor canal de histórias
Narração e textos excelentes
Parabéns freaktv
Conteúdo sempre relevante
Toda a floresta que cerca o Pico é assombrada, toda aquela enorme extensão verde, o Pico em si .....todo o parque ..e o Casarão são moradia do sobrenatural.
Que histórias vc conhece? Eu nunca tinha ouvido falar, agora quero saber!
@@elism.7049 Olá....Eu sou um PM aposentado, tenho quase 60 anos e nos anos 70 eu morava no Jd.dos Eucaliptos, local "colado" no Parque, porém para muitos faz parte da gigantesca área verde.
Durante os anos 70 e 80 era muito tranquilo acampar e passar a noite na floresta, sendo o maior perigo os animais predadores.
Não vou mencionar o que eu e amigos presenciamos .
Aparições que desapareciam na nossa frente, sons e gritos tenebrosos durante a madrugada ...
E naquela época era livre o acesso às proximidades do casarão, sendo que só não adentra vamos a moradia por respeito.
Aqui no Jardim dos Eucaliptos, na Cidade Patriarca conheço muitas pessoas que presenciaram Fenômenos seja no alto do Pico, seja no Pq Nacional, seja próximo ao casarão.....seja nas estradas que cortam toda a região interna.
Pq eu mencionei a minha profissão?.
Pq na minha carreira, durante o final dos anos 70 e toda a década de 80 e quando servi a um batalhão próximo, fomos atender muitos chamados de sons estranhos dentro de moradias mais isoladas , porém na região do Parque.
Escoteiros que ficaram traumatizados porque algo durante a madrugada lhes arrancou as barracas que estavam muito bem fixadas e gritos tenebrosos próximos a eles....chegamos e tivemos que pedir ajuda médica e mais viaturas pois todos queriam "sumir" de lá.
Uma vez encontraram um corpo de uma mulher que estava desaparecida e durante o dia recebemos a chamada para subir a estrada do Pico pois o corpo estava na floresta a beira da estrada e em uma curva (foi durante o dia) vimos uma moça descendo pelo canto da pista, o que é comum ....mas nem demos conta disso.
Ao chegarmos no local, constatamos que o corpo era da moça que descia a estrada.
Isso foi em 1984.
Mas além deste ótimo vídeo do Milho, assista ao Fatos Desconhecidos.....Ele relata diversos relatos sobre o Casarão e tudo que o cerca.
Eu moro quase perto do pico, mas ainda não fui fazer trilha mas tem uns macaquinhos msm e uns índios vivendo por lá ainda
eu juro pra a todos aqui, que eu moro no jaragua na minha escola ja teve passeio pra ir ao pico onde fica a casa e a escola contou a historia do pico e da cidade mais nunca me contaram que a casa foi feita com humanos. obrigada por falar do jaragua finalmente um pouco de reconhecimento.
Esse quadro é PERFEITO ❤️
não cheguei no minuto 6:00 ainda e já estou com lágrimas nos olhos. quanta dor essas pessoas passaram... que injustiça. como pode alguém olhar pro seu semelhante e não enxergar a semelhança, olhar pra outra PESSOA e não enxergar uma pessoa? nunca vou entender.
Milena, os tempos eram muitos diferentes naquela época, muitos desses homens não viam essas pessoas como seus semelhantes, eles eram apenas seres que estavam ali para servir um propósito. A humanidade está cheia de histórias assim, pega o Egito antigo, Alemanha nazista, Reino africanos etc
Até as sociedades mais intelectuais como a Grécia, tratava de forma diferente aquele que não era oq eles consideram um cidadão
Não podemos comparar o que houve aqui no Brasil com o que houve em qualquer outro século e outros tipos de escravidão. Somos um caso excepcional, o país que mais recebeu pessoas escravizadas, o país que se construiu em cima do trabalho escravo das pessoas. Não podemos minimizar isso, nem esquecer.
Ta ja e passado ninguém se importa mais com isso
Você não se importa, mas muitos lutam para manter essa memória viva. As consequências na vida do povo negro são nítidas e seguem mostrando os problemas que não foram resolvidos.
se vc é pequeno o suficiente pra ignorar e não se importar com fato tão cruel, não sinto pena de vc, mas sinto nojo.
Vídeo perfeito, roteiro perfeito. O cuidado e o respeito para contar os fatos. Parabéns milho e Lana!
Mais uma vez Milho trazendo um vídeo impecável. Esse vídeo é uma aula de história.
No interior de São Paulo, tem muitas histórias parecidas com essa, realmente assustador, mas principalmente triste. Parabéns Milho, por nos trazer a verdade da história de uma forma limpa e necessária.
Os animais têm uma grande sensibilidade pra ouvir ruídos e sons
Parabéns pela matéria eu não conhecia essa historia mas imagine como esse homem foi terrível ,com certeza esse lugar tem muitas almas ainda em sofrimento ,pelo que passaram nesse lugar
Eu assisti a investigação paranormal do canal Caça fantasmas Brasil nesse casarão, foi da hora 🤘
Meu pai eterno, que história! Que mostro !!!
Olá! Uma história construída através de tanto sofrimento e tanta agonia sabe-se lá quantas vidas. Assombrações seria algo certo nesse local. Inacreditável um homem tão cruel era dado como um desbravador e honrado. Quase um herói nacional.
Uma verdadeira aula de história do nosso país parabéns
Essa história é incrível. E seu trabalho é impecável, Milho!
Milho, faz pra gente uma série "Crimes na história do Brasil". Deve ter livro de historiador a respeito, da colônia até a ditadura. Deve ter bastante coisa interessante para contar. Adoraria saber. Abraços e parabéns pelo trabalho.
Boa ideia!
Na minha infância íamos quase todos os domingos passar o dia
Eu não conhecia essa história
Obg Milho e produção!
Que tristeza!!! Que essas almas consigam paz 🙏🏻😔
Uma verdadeira aula de história esse vídeo. Parabéns Milho!
Eu moro no Jaraguá, ninguém aqui fala sobre isso, caiu no esquecimento infelizmente.
Conheci o milho em uma comunidade do Orkut sobre Marilyn Manson. Muito legal ver o quanto ele evoluiu com o passar do tempo.
Pesado demais! Desconhecia totalmente a história desse local, mas pelos fatos acontecidos, sei que no mínimo é um lugar opressor de chegar perto. Excelente vídeo! 👏👏👏
Essa é uma verdadeira história brasileira, infelizmente escondida dos brasileiros e quem não conhece continua achando que esse monstro foi um desbravador. Narrativa excelente ❤
O Brasil não só foi explorado como também profanado
Quando a gente acha que já ouvi de tudo me vem uma história dessas minha nossa que coisa terrível Imagina quantas pessoas sofreram na mão desse cara...Gratidão por compartilhar
Boa noite pra todos Deus abençoe 🤚
Sensacional! Uma aula de história e com um forte e único relato do sobrenatural que ronda os edifícios históricos do nosso Brasil! Parabéns!
Assim hoje (12/06/23) esse vídeo e quero parabeniza-lo pela excelente narrativa desses fatos. Eu conhecia essa história de maneira bem incompleta. Agradeço os esclarecimentos. Abraços
Aqui de novo parabéns ao seu trabalho 👏🏼👏🏼👏🏼
Adoro essas histórias que derrubam mitos. Conte mais.
ja me hospedei nesse casarao em 2006 quando eu era criança e realmente tudo é real
Nasci no Interior, sempre que vou a São Paulo, vejo o Pico e fico Admirando, com muita vontade de conhecer! Muito Triste esta História..., Quanta Crueldade...😢
Parabéns, Milho, por trazer essa história histórica. Ainda hoje querem apagar tudo que se refere aos negros negros de destaque, ou melhor , de talento e que mereciam destaque, como Carolina de Jesus, escritora brilhante, Lelia Gonzalez. Sem desmerecer os artistas, mas até hoje muitos pensam que negros só podem ter sucesso em futebol, samba, mais nada.
Te amo, Milho. Com um amor fraterno, te amo! Obrigada Milho e Lana. Eu me sinto sozinha na maioria dos dias, vocês são minha companhia. Obrigada!
Quando o Pico do Jaraguá foi considerado Parque Estadual, eu era bandeirante e meu irmão lobinho (ala feminina e infantil dos escoteiros). Nós estivemos no local mas os instrutores nos colocaram muito medo. Ficamos apenas o dia. No final, todos queriam ir embora, ninguém queria pernoitar.
Milho, faz um vídeo sobre essas ocorrências policiais sobrenaturais brasileiras
Milho muito obrigada pelo vídeo excepcionalmente perfeito.
Espero que a minha filha mais nova possa assistir esse vídeo.
Tá salvo só na playlist.
QUE HISTORIA INCRIVEL INTRIGANTE E CURIOSA .EM SAO PAULO NO BAIRRO DA LAPA.TEM UMA RUA QUE CHAMA AFONSO SARDINHA