12:40 Realmente seria melhor vermelho para chamar a atenção; porém idealmente é melhor usar preto ou branco pois mesmo que percam a coloração não vão desbotar tanto.
Amigo, concordo plenamente com você. O fase deveria ser apenas na cor vermelha para chamar atenção. E outra: já vi o fase ser na cor preta. E em muitos circuitos eletrônicos, o preto ou é neutro ou é terra. Em meus projetos eletrônicos, nunca coloco o preto como fase.
Excelente vídeo meu amigo, eu como eletricista concordo com a unificação da coloração do cabo de fase porém pensa comigo em um projeto bem montado você pode utilizar esta variação de cores para justamente separar os circuitos de um local, exemplo que você mesmo utilizou das tomadas especificas essas eu geralmente utilizo vermelho, ja vi instalações onde cada cor era de um circuito especifico, enfim projeto e sempre importante infelizmente os imoveis tem idades diferentes. Excelente canal, amo seus videos. Grande abraço
Perfeita explicação, único ponto que faria diferente é a posição das tomadas por causa de conectores em 45º para pode usar os dois ao mesmo tempo... parabéns pelo conteúdo top como sempre... só um adendo a chave teste hj em dia pode ser substituído pela caneta de testes mais seguro.
13:00 sobre cores e falta de luz, acho que tinha que ser uma dessas cores que não fica parecida com outras com pouca luz (ou ainda, que cor é a mais comum quando se tem pouca luz?). Realmente, uma cor chamativa e diferenciável é o que mais importa.
não sou do ramo, apenas adoro seus vídeos e a forma como você explica tudo. Existe algum problema, ou cuidado a ser tomado, em uma "tampa" sendo usada como interruptor e tomada ao mesmo tempo? por exemplo, duas tomadas e um interruptor nunca devem ser alternados; o interruptor sempre deve estar no topo; etc. referência: 22:15.
É super comum, especialmente em banheiros, e até já vendem prontos. A única coisa que não gosto é que fica muito difícil de colocar na caixinha. Muito fio junto! Fora isso, nenhum problema.
Pois é... O simples pra um é o enigma de outro. Quanto problema não seria evitado com tutoriais básicos assim? E olha que mesmo assim, existirão dúvidas.
Parabéns pela iniciativa de fazer o vídeo usando a mesma didática que utiliza nos outros vídeos que faz. Vejo que você poderia fazer infinitos vídeos deste tipo, abordando coisas que, aparentemente são simples para quem já conhece, mas que seriam muito úteis para quem nunca teve contato com o assunto...
Theo, sobre as cores: em elétrica doméstica , em sua maioria é fase e neutro, mas devemos lembrar sobre o entre fases, Fases RST, sendo assim é possivel identificar as 3 fases em cores diferentes além do vermelho. Então imagine uma instalação elétrica onde o Neutro é azul, o Terra é o Verde e as 3 fase serão branco, cinza e vermelho, ao olhar essa organização será mais fácil as demais instalações, balanceamento de fases e os demais cuidados a se tomar na instalação elétrica
Bom vídeo, não gosto muito desse tipo de derivação no borne da tomada (já fiz muito no passado). Eu penso q se a tomada é para 10A o borne é para suportar 10A, mas se usar 2 aparelhos com corrente de 10A o borne da derivação vai sofrer uma carga de 20A. Derivo através de emenda no cabo (antigamente) ou utilizo os conectores WAGO, esses facilitam muito e dispensa o uso de fita isolante. Abraço
Show! Mesmo tendo os que vão reclamar por inúmeros detalhes e opiniões, a maioria vence e o vídeo tá excelente. Tbm concordo com a padronização de cabo vermelho por fase e não aceito outra cor. Abrs.
Excelente vídeo! Só observo que a parte mais técnica se aplica ao caso de tensão 110/127v. Se a residência for em outro estado, como RS ou SC, por exemplo, a tensão entregue é 220v. Neste caso, os dois cabos extremos da tomada são fases, não há neutro. Então a coloração não deve ter o azul e no teste com a chave, vai acender nos dois buracos. Neste caso, os dois fios dão choque também.
Muito bacana o vídeo.... recentemente mudei de casa, e em alguns comodos existem poucas tomadas e fui inventar de colocar tomada dupla... que sofrencia pois sao fios rigidos, bem difíceis de trabalhar... pesquisando sobre instalação de tomada dupla me deparei com as tomadas monobloco, elas facilitam a instalação e nao tem necessidade de fazer o Jumper de uma tomada para outra... procure a respeito dessas... abs e vida longa ao canal.
Conheço! Mas aqui nas lojas nunca vi. É uma opção interessante, mas pode ficar mais caro e nem sempre combinar com a linha que ele já tem em casa. Enfim, muitas possibilidades.
Parabéns pelo conteúdo. Há anos faço esses procedimentos e aprendi várias coisas com você! Não adianto ensinar coisas simples sem justificar conceitualmente, e isso você fez de letra!
Sou eletricista e tenho cursos e conhecimentos de outras áreas da construção civil. Parabéns pelo belo conteúdo! Ajuda tanto a quem já sabe(por explicar ao leigo) e ensina ao leigo algo importantíssimo sem complicações
Boa forma de explicar para que está começando, Parabéns. PS. a posição do neutro sempre está identificado com a letra "N" (como aparece no vídeo) nas tomadas padrão (brasileiro) de três pinos.
Pois é! Nesses módulos que tinha aqui não achei, só o símbolo do terra. Por isso achei válido informar a dica do que mandar procurar o N ou F que existe o risco de não existir.
@@oqueeutofazendoaqui no seu módulo aparece o N pausei o vídeo para ver. Mas fique sabendo que meu professor de Técnico em Eletrotécnica também não sabia disto.
Básico, porém eficiente. Eu mesmo faço a manutenção elétrica simples da minha casa e Graças à estas informações. Adquiri este alicate e é outra vida kk
Comprei tem uns 2 anos. Uso pouco, mas é um pouco essencial! Não gosto de desencapar com o alicate de corte, prefiro com a tesoura ou estilete. E esse automático é um sonho!
Sofri para transformar uma tomada em casa para tomada dupla pois o cabo utilizado na fiação da residência era muito rígido e sempre ficava apertado dentro da caixinha )por ser casa alugada não quis cortar ou fazer alguma modificação maior), o que me ajudou bastante são as tomadas do tipo monobloco da Ilumi, são muito práticas de se instalar e dispensam o fio de derivação.
6 місяців тому+1
parabéns, o cara pega um conteúdo de certa forma simples e transforma em uma super aula, numa didática que todo mundo aprende. parabéns
Eu não acreditei que fosse algo tão simples quando vi a thumbnail, mas depois que comecei assisti me dei conta que nem sempre isso foi algo simples pra mim e que esse video por mais que pareça trivial vai acabar ajudando muita gente que ainda não entende o básico de elétrica.
Excelente Video Professor. Também nao concordava com estas tomadas antes, mas depois de um mini curso de eletrica entendi seus motivos. Nao sou especialista em nada, mas unica dica/critica que daria eh ao instalar duas tomadas em uma caixinha inverter ambas e deixar o terra da de baixo pra cima, e a de cima pra baixo. Assim se precisar ligar um aparelho com fonte (roteador/ modem) nao precisaria deixar de ponta cabeça
Sempre tive um pouco de preguiça pra aprender e mexer com elétrica. Mas com um vídeo desses, extremamente completo, caprichado, e detalhista, da muito gosto de ouvir sobre o assunto. Obrigado pelo empenho de sempre em entregar vídeos de excelentíssima qualidade!!
Video curto desse conteúdo pra inverta de ajeita a luz = acidente / choque / perigo / fogo / apagão. Video perfeito desse = aprender uma vez, sabe o porque das coisas, termina sabendo ajeitar ou montar e ainda fecha o video feliz /agradecido.
Bem básico mesmo hehehe. Mas se eu não visse, não teria descoberto que o fase poderia ser qualquer cor, em vez de somente vermelho, como eu pensava que era a norma! Foi muito bem explicado tudinho, bem didático mesmo. Agora uma coisa: Geralmente as tomadas duplas já vêm alinhadas, assim como você sugere, mas tempo desses comecei a achar mais interessante inverter um dos módulos (quando é uma tomada modular como essa do vídeo), porque quando elas estão no mesmo sentido fica complicado (ou impossível) conectar duas tomadas angulares (90°). Eu passei por essa dificuldade na prática, e até hoje estou pra fazer esse ajuste nas tomadas duplas lá de casa (obviamente tem que ficar ambas "viradas para fora da tomada, para que um cabo se direcione para cima e outro para baixo). E aí por dentro é só cruzar os fios para que fique correta a ordem (fase-neutro) dos dois módulos.
Tens razão! As tomadas angulares podem atrapalhar. Mas é um caso bem específico! O que me incomoda, que já fiz, é cruzar os fios. O conjunto fica um pouco mais chato pra entrar na caixinha. Mas é o mínimo. Acredito que meu objetivo nesse vídeo era simplificar o máximo para o iniciante. E falar em cruzar fios, inverter polos, poderia dificultar. Ótima análise!
Lembrando que o vídeo está fazendo alusão a uma instalação de 127v ou 110v para os mais antigos, rsrs. Sendo 220v seriam 2 fases, e ambas dariam o miserável choque. Ademais, excelente vídeo e didática!
Na verdade, existem dois tipos de 220v, no seu caso é 220v em apenas uma fase, e neutro na outra. Aqui onde moro o 220v são suas fases de 110v, por isso o meu questionamento. Então na verdade existem as duas possibilidades. Do relógio padrão na minha cidade, vem para o Qdc 2 fases de 110/127, e um neutro, e a distribuição para dentro da casa pode ser tanto 110/127 ou 220, à escolha do consumidor.
Exato! De qualquer forma o tutorial seguiria igual. O usuário ramificaria a tomada pra o outro módulo. Só que seriam duas fases. Esse tipo eu nunca mexi. Nunca vi por aqui...
Mesmo tendo um pouquinho de conhecimento, faço questão de assistir. Aliás, faço questão de assistir todos os vídeos. Além de uma excelente qualidade de edição, vc tem o DOM da didática! Continue assim!
Muito bom tutorial! Mas só um adendo: a forma como vc colocou as tomadas "puxando" um cabo de uma pra outra se chama jumper e tem um pequeno problema nela pq vc faz a corrente da segunda tomada passar pela primeira tbm. Se as duas estiverem em uso vc meio que vai sobrecarregar a primeira tomada pq ela vai receber a energia pras duas tomadas antes dela ir pra segunda. O mais recomendado é sempre derivar NO FIO, usando conectores de preferência, e só então direcionar pra tomada cada conjunto de fios. Outra questão importante é que antes de duplicar tomadas é preciso ver se o circuito ao qual ela está ligada comporta essa tomada adicional. Se uma tomada a mais sobrecarregar a capacidade total do circuito vc manda ele pro beleléu.
tb vim comentar isso.. o video é perfeito, acho que o único ponto não exatamente correto é esse. O famoso "jumper" é bem comum, e geralmente não dá problema, mas não é o adequado dependendo dos equipamentos que forem ser ligados na tomada. Por ex. se ligar um equipamento que puxa 8A numa tomada e 8A na outra, pelo fio vai estar passando 16A (o fio de 2,5mm² aguenta tranquilamente), mas pela primeira tomada também vai estar passando os 16A, e dependendo da qualidade do módulo ela pode superaquecer/derreter/etc, pq ela é feita para 10A. Na prática dificilmente dá problema pq não é mto comum aparelhos ficarem tão próximo do limite dos 10A, e pq as tomadas devem ter uma boa margem de segurança, mas em geral, o melhor é evitar fazer desse jeito, e derivar direto do fio para cada módulo. Principalmente se for uma tomada tripla, pq aí sim, na primeira tomada vai estar passando [potencialmente] quase 30A. E nessas derivações os conectores de derivação salvam a vida, pq fazer 3 derivações com fita isolante, dentro da caixinha 4x2, é uma experiência que não desejo pra ninguém 😂
O Fato do fase não ser sempre o vermelho, é que pode ter mais de uma fase. Uma instalação trifásica por exemplo, para pode diferenciar cada fase. O mesmo quando são fases vindo de disjuntores diferentes, mas que vão passar por um mesmo caminho, para poder diferenciar entre eles.
Sim. Concordo! Mas poderiam ser cores chamativas como laranja e amarelo, ou dupla-coloração, ou exigir o vermelho como prioridade... N soluções. O que me incomoda muito é a utilização do preto ou marrom, que desaparecem na caixa no escuro como permitidos.
Parabéns pelo vídeo, agora, enfim, sei como funciona uma chave teste. Sobre cores de fios e NBR, as vezes era preferível que seguíssemos a ISO colocado marrom pra fase, azul pra neutro e o brasileirinho segue igual. Mas as vezes algumas questões de economia de alguns conselheiros batem de frente, aí fica essa história. (E isso falando de construtora grande, tenho um amigo que teve a alegria de ter toda a fiação da casa nova ser na cor branca, e se vire pra achar o fase)
Eita! O que você não conhecia na chave teste? Ah, sobre as cores, sim. Os cabos de força de PC são nessas cores que você citou: marrom, azul e brasileirinho. :)
Ótimo vídeo. Mas o ideal seria as tomadas em paralelo, e não em série. Em série há soma das cargas. Dois aparelhos de 7A cada, p.ex, restaria em 14A, sobrecarregando a fiação. Em paralelo, seriam duas de 7A de forma independente.
Uma dica Theo muito importante coloque terminais tubulares pre isolados nas pontas do cabos após ter feito a decapagem e faça a crimpagem com um alicate para terminais tubulares para ter uma melhor fixação nos bornes das tomadas com isso vc consegue dar um torque maior nos parafusos dos bornes evitado o mal contato elétrica com o passar do tempo e melhor acabamento.
Sem dúvidas! Você está certo e inclusive tenho até ferramenta pra crimpar o terminal. O que eu não tenho aqui, por incrível que pareça, são os terminais. kkk Na verdade, para o vídeo, eu fiquei preocupado em ensinar o mais prático possível. E a norma não obriga o uso com terminais. Curiosamente aqui na região quase não vejo usando, não sei, talvez pela facilidade de corrosão... Juro, difícil ver. Mas concordo que fica um acabamento muito melhor, mas poderia complicar pra quem está iniciando e são duas coisas a soltar.
O pq a norma diz que qualquer cor pode ser fase, é que não é pensado apenas para instalações residenciais. Quando se trata de grandes instalações e que passa vários fases por um mesmo conduíte é útil que eles sejam de cores diferentes para auxiliar na instalação, manutenção e etc.
O nosso padrão atual foi criado a partir do padrão da comissão internacional de eletrotécnica, ou seja foi escolhido como o melhor por uma comissão técnica internacional, é seguro contra choques pois a tomada é recuada, você não consegue ligar um plugue de 20a em uma tomada de 10a, é possível utilizar nossos equipamentos antigos (de dois pinos padrão UE) e contempla o aterramento que é uma segurança a mais, foi a solução perfeita. Nos somos um dos poucos países com coragem suficiente pra adotar o que é considerado o padrão ideal.
Se você diz não é especialista, quem assistir vai ser, depois desse vídeo não haverá um leigo sequer em instalar tomada. Você tem arte de ensino Theo. Forte abraço. Saúde e força.
Eu estou terminando um curso no SENAI e outro dia eu estava discutindo padrão de cores. Pq eu pensava em usar branco para o retorno dos interruptores, mas se eu fosse instalar um sistema trifásico, eu pensava em distinguir as fases por cores, fase 1 preto, fase 2 vermelho, e fase 3 branco. Então me sugeriam usar o amarelo como padrão para o retorno, e ainda estou encucada com que cores usar para um Three-Way. Mas agora você entrou nessa questão sobre as cores das fases serem todas vermelhas para dar mais atenção, e me deixou com mais uma pulga atrás da orelha.
Bom vídeo só quem viveu nesses tempos sabe como é . Tinha antigamente tinha 4 tipos de tomadas e agora os um tipo. E as mais antigas então sou de 1968 estou dentro dessas lendas também. 😀😀😀😀
No caso das cores do cabo poderem ser de qualquer cor, é por causa dos circuitos. Quando vamos fazer instalação comum em áreas pequenas e normal ver uma cor só pra todos os circuitos. O correto seria usar uma cor para cada circuito, para ficar fácil identificar caso haja algum problema ou no momento de realizar manutenção ou adicionar pontos de carga no mesmo circuito. Já em áreas comerciais, no meio caso, nós fazemos um circuito de cada cor. É comum nas instalações 127v fazermos cada fase de uma cor diferente, a iluminação de cores diferentes para cada circuito e os retornos com a cor diferente das fases. Nas instalações 220v eu faço a mesma cor para as 2 fases do circuito, mas cada circuito com cores diferentes. Já em instalações 380v (trifásico) o costume é fazer cada uma das 3 fases de uma cor (para ficar fácil identificar as fases RST) pois para motores trifásicos é necessário ligar a fase corretamente. Se inverter uma das fases, o motor inverte o sentido de rotação e dependendo da máquina pode danificar instantaneamente (ar condicionado industrial por exemplo) Por isso as cores diferentes. Mas geralmente as cores mais usadas são vermelho, preto e branco. Já cheguei a usar um roxo meio lilás uma vez, e marrom também já usei. Cinza e amarelo eu uso mais pra retornos. Importante é não usar azul ou verde pra fase, de resto tá de boa. E por via das dúvidas, independente da cor, nunca encoste num cabo decapado (a primeira aula do curso básico é sempre considerar que todo cabo está energizado até que se prove o contrário) mesmo porque muitos pra economizar usam cabo azul e verde pra fases. Já vi muitas instalações 220v com cabo azul kkkkk
O padrão atual brasileiro é bom mas quando preciso ligar um aparelho com o plug americano fica complicado, tanto que depois de comprar e perder alguns adaptadores eu optei por importar pelo Aliexpress 4 plugs de tomada padrão Tailandês que é o plug de tomada de 2 pinos redondos com 2 pinos retos americanos e um terra, resolveu meus problemas com a questão de perder adaptadores, já que agora o adaptador fica direto dentro da mochila.
O vídeo foi simples? sim! Eu já sabia praticamente tudo? sim! Eu aprendi algo novo? sim! não fazia ideia que havia lado certo para o neutro e a fase em relação a posição do terra e não sabia que a regra da cor da fase era ser qualquer cor menos as anteriores.
Ótimo video, mas faltou a ressalva que nem toda tomada é preciso ser montada, já pode ser comprada pronta, só conectar os cabos e instalar no local e aí fiquei só com dúvida, não entendo praticamente nada do assunto, nada mesmo, como seria a ligação dos cabos quando forem 3 módulos na tomada
Se não me engano a NR5410 teve mais atualização na questão das cores, não me engano só o terra é padrão, fase e neutro pode ser qualquer cor desde que estejam identificadas, seja com fita isolante da cor correspondente ou outro meio de identificação
Vou ser sincero, uma vez fui so dar uma olhada rapida em fios, ja tinha vindo com intuição que fase(da energia) era pra ser vermelho e o neutro qlqr outra cor. Não sabia que era neutro azul, terra verde/amarelo e fase pode ser qualquer cor.
Não existe apenas 1 fase para ser obrigatório vermelho. Existe normalmente 3 fases diferentes. Além Tem o senso de o retorno (Fio energizado vindo de um interruptor) ser de outra cor tipo branco. Além existe eletricista que separa a cor de tomada e iluminação ou fases protegidas por DR até fase Nobrekada por um sistema de bateria. Então não existe uma norma para definir todas as cores e momentos quando utilizadas por isso a liberdade do profissional definir isso. Já vi residência simples seguindo todos os padrões e residência de auto padrão ser tudo da mesma cor. É exigência do cliente querer gastar com segurança ou não.
Mas o de interruptores ser branco, ok! E o retorno. O que não entendo é o fase poder ser preto. Poderia, em um sistema trifásico, colocar cores chamativas pras fases, ou a obrigatoriedade da preferência do fase ser vermelho no primeiro circuito. Acredito em várias ideias, mas nenhuma com o cabo energizado em uma cor discreta.
O motivo de permitirem "qualquer cor" pro fase é pra nao causar prejuízos pras fabricas, que têm muitas linhas de produção, e tinham muito estoque pronto, eles precidavam vender. Ai ficou assim até hj.
Uma recomendação sobre a tomada dupla é fazer ela um pouco diferente, nao ligar o cabo de uma tomada para outra mas sim fazer uma emenda e derivar cabos independentes para cada tomada desta forma nao se sobrecarrega a tomada... nao que vai ter problemas mas...
@@oqueeutofazendoaqui de fato! Pessoalmente acredito ser exagero... afinal de contas pra atingir os 10a de consumo em uma tomada tem de ser um equipamento muito potente, nunca tive problema mas a comunidade de elétrica olha pra quem faz como se fosse um herege
Imagino eu que não se define a cor da fase por conta da possibilidade de separação... existem circuitos trifásico que possuem 3 fases diferentes ou circunstâncias específicas como o retorno ou interruptores paralelo que possuem mais cabos que precisam ser identificados de cores diferentes pra facilitar... se fosse obrigatório vermelho seria muito difícil separar
Concordo totalmente! Mas acredito que poderiam ter separado as cores vivas como laranja, amarelo... Ou, algum tipo de bi-color, feito o brasileirinho, mas usando o vermelho. Poderia ter a preferência ou prioridade do vermelho. Não sei, muitas opções. O que não consigo é ver o fio preto como fase.
Sobre as cores do fio fase não ser vermelho, talvez seja por que pode ser que tenha alguém é daltônico e isso seria muito prejudicial para ele conseguir trabalhar corretamente.
Nao querendo ser chato, mas ja sendo: A didática, e boa parte das informações estão corretas, entretanto, a forma de instalação da nova tomada esta incorreta, da forma que foi posto, a tomada de baixo atuará como uma resistência e irá sobrecarregar enquanto a de cima estiver em funcionamento. O correto seria, ao invés de juntar os cabos da tomada de cima na de baixo, colocar os cabos da tomada de cima direto na emenda da rede "principal", em que a tomada de baixo ja esta conectada.
Entendo totalmente seu argumento. Mas não há perigo. A NBR5410 não proíbe esse tipo de conexão, nem os fabricantes. Derivar direto da rede seria, claro, mais óbvio sob a ótica elétrica. Mas lembre-se que é um tutorial para iniciantes. Ensinar a derivar, encapar, enrolar com segurança e ainda passar novamente a fita é um risco muito maior que essa derivação já prevista na tomada. Afinal, se essa ligação perigosa fosse, não existiriam os monoblocos.
Top vídeo para leigo, mas nesta vida tem explicação pra tudo, e nem sempre agente concorda. Na 5410 tem muita coisa q tbm fico a pensar, mas neste caso as unicas coisa que não tem variação é o neutro e o terra, na fase vc pode ter 1 fase, 2 fase e 3 fase, imagina vc passar as três vermelhas como vc faria a ligação do outro lado sendo necessário separar? Tem tbm os retornos, que de certa forna são "fases" pois quando ligado o interrupor passa corrente no cabo, se fosse tudo vermelho seria terrível passar dois retornos juntos, mas eu concordo que deveria da prioridade ao vermelho quando o caso de uma fase apenas, é assim que faço nos meus projetos. Agora que vê uma coisa maluca? Nao são em todos os casos mas muitos fabricates de tomada, fabricam as mesmas iguais para 10A e 20A, o que muda e a espessura do furo no "plastico" assim se vc tiver uma de 10A e quiser transformar em 20A é só fura com uma broca para a medida do plugue de 20A. MAS, isso caso vc tenha certeza que a marca usa o mesmo conjunto pafa as duas tomadas, pra isso vc terá que conferir. Todas que eu testei é a mesma, mas nao testei todas que existe, então é preciso conferir. Mas vale lembrar tbm que isso é uma gambiarra pra uma situação de urgência melhor mesmo e comprar certinho. Abraço.
Tens toda razao! O retorno é branco e as fases poderiam ser coloridas mas identificadas com vermelho prioritário, ou exclusivo em sistemas monofásicos. Poderia ser cores vivas como laranja e amarelo... Não sei. Mas o preto é que não consigo achar viável.
Se o maluco assistir este vídeo e errar dai pra frente, tira o alicate dele e manda ele fazer outra coisa, porque elétrica não é a praia dele. kkkkkkkkkk
Eu sou preguiçoso, quando preciso trocar uma tomada simples para um dupla eu compro uma tomada completa que seja dupla de fábrica e que já tenha esse "jumper" que você fez. 😂 Excelente vídeo, aliás. Se fizer uma serie de videos com esses tutoriais de coisas "simples" seria ótimo. Ah, e mais uma dica para o pessoal que está iniciando nessas tarefas por conta própria: Sempre verifique se esta funcionando tudo perfeitamente antes de montar as caixinhas e tudo mais. Ja aconteceu d'eu montar tudo e no final a tomada nova estava com defeito, ai precisei desmontar novamente.
É uma forma de raciocínio boa! Também concordo que poderia ter mais monoblocos práticos assim. É mais caro? Sim. Vale a pena o tempo? Demais! Sobre o testar antes de fechar eu não comentei no vídeo, mas pra quem tá iniciando é perigoso ele ligar o disjuntor e ir verificar com tudo aberto. Imagina uma criança chegar perto...
Adorei a explicação... Estou enrolando já tem 2 meses pra fazer isso aqui em casa 😂 Mas preciso transformar tb pra 20amp. Seria apenas colocar o módulo de 20?
Veja... O 2.5mm2 aguenta. Mas fica no limite. Aí você teria que, por exemplo, não utilizar mais nada no momento que esse equipamento estivesse ligado dentro do circuito. Por segurança, a norma recomenda que troque os cabos por 4mm2
É um crime esse canal ficar muito tempo sem postar conteudo.
Alô, policia Federal ? Prenda o Theo agora !!!!!
Prometo melhorar. Mas o "Euquipe" é que atrasa tudo! kkkk
Sinto falta mesmo.
Mas quem acompanha o canal, sabe, gosta e entende.
É a vida sendo vivida
Jesus te ama.❤
Valeu foi uma aula top
Parabéns pela didática.
Caraca, que vídeo top! Parabéns pelo conteúdo, virei seu fã
12:40 Realmente seria melhor vermelho para chamar a atenção; porém idealmente é melhor usar preto ou branco pois mesmo que percam a coloração não vão desbotar tanto.
Amigo, concordo plenamente com você. O fase deveria ser apenas na cor vermelha para chamar atenção. E outra: já vi o fase ser na cor preta. E em muitos circuitos eletrônicos, o preto ou é neutro ou é terra. Em meus projetos eletrônicos, nunca coloco o preto como fase.
Excelente vídeo meu amigo, eu como eletricista concordo com a unificação da coloração do cabo de fase porém pensa comigo em um projeto bem montado você pode utilizar esta variação de cores para justamente separar os circuitos de um local, exemplo que você mesmo utilizou das tomadas especificas essas eu geralmente utilizo vermelho, ja vi instalações onde cada cor era de um circuito especifico, enfim projeto e sempre importante infelizmente os imoveis tem idades diferentes. Excelente canal, amo seus videos. Grande abraço
Perfeita explicação, único ponto que faria diferente é a posição das tomadas por causa de conectores em 45º para pode usar os dois ao mesmo tempo... parabéns pelo conteúdo top como sempre... só um adendo a chave teste hj em dia pode ser substituído pela caneta de testes mais seguro.
13:00 sobre cores e falta de luz, acho que tinha que ser uma dessas cores que não fica parecida com outras com pouca luz (ou ainda, que cor é a mais comum quando se tem pouca luz?). Realmente, uma cor chamativa e diferenciável é o que mais importa.
Excelente video, conhecimentos passados com clareza e paciência, como leigo no assunto me ajudou muito!
Obrigado.
não sou do ramo, apenas adoro seus vídeos e a forma como você explica tudo.
Existe algum problema, ou cuidado a ser tomado, em uma "tampa" sendo usada como interruptor e tomada ao mesmo tempo? por exemplo, duas tomadas e um interruptor nunca devem ser alternados; o interruptor sempre deve estar no topo; etc. referência: 22:15.
É super comum, especialmente em banheiros, e até já vendem prontos. A única coisa que não gosto é que fica muito difícil de colocar na caixinha. Muito fio junto! Fora isso, nenhum problema.
Muito legal esse modelo de vídeo. Faltam tutoriais basicos assim de qualidade pra quem ta começando.
Pois é... O simples pra um é o enigma de outro. Quanto problema não seria evitado com tutoriais básicos assim? E olha que mesmo assim, existirão dúvidas.
Jesus te ama.❤
Parabéns pela iniciativa de fazer o vídeo usando a mesma didática que utiliza nos outros vídeos que faz. Vejo que você poderia fazer infinitos vídeos deste tipo, abordando coisas que, aparentemente são simples para quem já conhece, mas que seriam muito úteis para quem nunca teve contato com o assunto...
Theo, sobre as cores: em elétrica doméstica , em sua maioria é fase e neutro, mas devemos lembrar sobre o entre fases, Fases RST, sendo assim é possivel identificar as 3 fases em cores diferentes além do vermelho. Então imagine uma instalação elétrica onde o Neutro é azul, o Terra é o Verde e as 3 fase serão branco, cinza e vermelho, ao olhar essa organização será mais fácil as demais instalações, balanceamento de fases e os demais cuidados a se tomar na instalação elétrica
Video ideal pra euzinha 😁 Obrigada pelo empenho da partilha
Caraca até em algo super basico voce se superou no video! loucura
Você é muito bom explicando as coisas. Todos os seus vídeos que vi até agora foram excelentes. Parabéns mais uma vez!!
Bom vídeo, não gosto muito desse tipo de derivação no borne da tomada (já fiz muito no passado). Eu penso q se a tomada é para 10A o borne é para suportar 10A, mas se usar 2 aparelhos com corrente de 10A o borne da derivação vai sofrer uma carga de 20A. Derivo através de emenda no cabo (antigamente) ou utilizo os conectores WAGO, esses facilitam muito e dispensa o uso de fita isolante. Abraço
mestre, muito obrigado pelo video, jã faço isso a uns anos, mas aprendi com um pedreiro, com esse video percebi os erros que cometi rs.
Show! Mesmo tendo os que vão reclamar por inúmeros detalhes e opiniões, a maioria vence e o vídeo tá excelente. Tbm concordo com a padronização de cabo vermelho por fase e não aceito outra cor. Abrs.
Vê o vídeo 2! :)
Excelente vídeo! Só observo que a parte mais técnica se aplica ao caso de tensão 110/127v. Se a residência for em outro estado, como RS ou SC, por exemplo, a tensão entregue é 220v. Neste caso, os dois cabos extremos da tomada são fases, não há neutro. Então a coloração não deve ter o azul e no teste com a chave, vai acender nos dois buracos. Neste caso, os dois fios dão choque também.
Muito bacana o vídeo.... recentemente mudei de casa, e em alguns comodos existem poucas tomadas e fui inventar de colocar tomada dupla... que sofrencia pois sao fios rigidos, bem difíceis de trabalhar... pesquisando sobre instalação de tomada dupla me deparei com as tomadas monobloco, elas facilitam a instalação e nao tem necessidade de fazer o Jumper de uma tomada para outra... procure a respeito dessas... abs e vida longa ao canal.
Conheço! Mas aqui nas lojas nunca vi. É uma opção interessante, mas pode ficar mais caro e nem sempre combinar com a linha que ele já tem em casa. Enfim, muitas possibilidades.
Perfeito Theo, a didática excelente de sempre, o "simples" fica explicado muito bem! Grande abraço!
Parabéns pelo conteúdo. Há anos faço esses procedimentos e aprendi várias coisas com você! Não adianto ensinar coisas simples sem justificar conceitualmente, e isso você fez de letra!
Tente usar conectores WAGO 221 da próxima, facilita e deixa a instalação limpa, rápido. Mas está de parabéns.
Sou eletricista e tenho cursos e conhecimentos de outras áreas da construção civil.
Parabéns pelo belo conteúdo!
Ajuda tanto a quem já sabe(por explicar ao leigo) e ensina ao leigo algo importantíssimo sem complicações
obg pela aula, mestre. Nem preciso trocar tomada nenhuma , mas assisti o vídeo todo para aprender.
Vídeo top demais! É por isso que você está aqui, pra nos ajudar! Obrigado!
Em um primeiro momento pensei em não assistir o vídeo, já que conhecia o assunto. Mas ainda bem que resolvi assistir, que vídeo sensacional! Parabéns!
Vídeo extremamente basico, porem extremamente necessário! Faço os hobbies disso em casa há anos e ja aprendi novas coisas. Ótimo conteúdo!
Boa forma de explicar para que está começando, Parabéns.
PS. a posição do neutro sempre está identificado com a letra "N" (como aparece no vídeo) nas tomadas padrão (brasileiro) de três pinos.
Pois é! Nesses módulos que tinha aqui não achei, só o símbolo do terra. Por isso achei válido informar a dica do que mandar procurar o N ou F que existe o risco de não existir.
@@oqueeutofazendoaqui no seu módulo aparece o N pausei o vídeo para ver. Mas fique sabendo que meu professor de Técnico em Eletrotécnica também não sabia disto.
Que canal top meu amigo. Esse tipo de video, deveriam ser passado nas escolas, seria muito interessante! Abracos.
Didática muito boa pra quem é iniciante. Parabéns!
Legal é a didática o assunto pode ser qualquer um. Parabéns.
Básico, porém eficiente. Eu mesmo faço a manutenção elétrica simples da minha casa e Graças à estas informações. Adquiri este alicate e é outra vida kk
Comprei tem uns 2 anos. Uso pouco, mas é um pouco essencial! Não gosto de desencapar com o alicate de corte, prefiro com a tesoura ou estilete. E esse automático é um sonho!
Eu que só faço consertos caseiros e não entendo muito, é o ideal! Muito bem explicadinho. Agradeço!
Muito Obrigado, Quero despertar pra aprender sobre esse tipo de reparo em casa, sou leigo.
Tenho que comprar um alicate decapador.... É vida
Achei que o vídeo seria perda de tempo, mas me surpreendeu com a quantidade de informações que eu achava que sabia. Muito bom, parabéns!
Vídeo excelente! Pra quem cresceu com pai ausente, é muito importante ver conteúdo com essa qualidade!
Sofri para transformar uma tomada em casa para tomada dupla pois o cabo utilizado na fiação da residência era muito rígido e sempre ficava apertado dentro da caixinha )por ser casa alugada não quis cortar ou fazer alguma modificação maior), o que me ajudou bastante são as tomadas do tipo monobloco da Ilumi, são muito práticas de se instalar e dispensam o fio de derivação.
parabéns, o cara pega um conteúdo de certa forma simples e transforma em uma super aula, numa didática que todo mundo aprende. parabéns
Eu não acreditei que fosse algo tão simples quando vi a thumbnail, mas depois que comecei assisti me dei conta que nem sempre isso foi algo simples pra mim e que esse video por mais que pareça trivial vai acabar ajudando muita gente que ainda não entende o básico de elétrica.
Minha serra de bancada é uma DeWalt Dwe7492, e a tomada é 10A.
Excelente Video Professor. Também nao concordava com estas tomadas antes, mas depois de um mini curso de eletrica entendi seus motivos. Nao sou especialista em nada, mas unica dica/critica que daria eh ao instalar duas tomadas em uma caixinha inverter ambas e deixar o terra da de baixo pra cima, e a de cima pra baixo. Assim se precisar ligar um aparelho com fonte (roteador/ modem) nao precisaria deixar de ponta cabeça
Sempre tive um pouco de preguiça pra aprender e mexer com elétrica. Mas com um vídeo desses, extremamente completo, caprichado, e detalhista, da muito gosto de ouvir sobre o assunto. Obrigado pelo empenho de sempre em entregar vídeos de excelentíssima qualidade!!
Queria muito um tutorial assim pra puxar um ponto de tomada em um ponto que só tem interruptor de lâmpada.
Já dizia um professor meu: o óbvio, o básico, precisa ser dito, é premissa para o complexo; vai em frente, Theo.
Muito obrigado
Video curto desse conteúdo pra inverta de ajeita a luz = acidente / choque / perigo / fogo / apagão.
Video perfeito desse = aprender uma vez, sabe o porque das coisas, termina sabendo ajeitar ou montar e ainda fecha o video feliz /agradecido.
Bem básico mesmo hehehe. Mas se eu não visse, não teria descoberto que o fase poderia ser qualquer cor, em vez de somente vermelho, como eu pensava que era a norma! Foi muito bem explicado tudinho, bem didático mesmo. Agora uma coisa: Geralmente as tomadas duplas já vêm alinhadas, assim como você sugere, mas tempo desses comecei a achar mais interessante inverter um dos módulos (quando é uma tomada modular como essa do vídeo), porque quando elas estão no mesmo sentido fica complicado (ou impossível) conectar duas tomadas angulares (90°). Eu passei por essa dificuldade na prática, e até hoje estou pra fazer esse ajuste nas tomadas duplas lá de casa (obviamente tem que ficar ambas "viradas para fora da tomada, para que um cabo se direcione para cima e outro para baixo). E aí por dentro é só cruzar os fios para que fique correta a ordem (fase-neutro) dos dois módulos.
Tens razão! As tomadas angulares podem atrapalhar. Mas é um caso bem específico! O que me incomoda, que já fiz, é cruzar os fios. O conjunto fica um pouco mais chato pra entrar na caixinha. Mas é o mínimo. Acredito que meu objetivo nesse vídeo era simplificar o máximo para o iniciante. E falar em cruzar fios, inverter polos, poderia dificultar. Ótima análise!
Lembrando que o vídeo está fazendo alusão a uma instalação de 127v ou 110v para os mais antigos, rsrs. Sendo 220v seriam 2 fases, e ambas dariam o miserável choque. Ademais, excelente vídeo e didática!
Eita! Mas aqui é 220V e usamos nada 110v sem transformador
Na verdade, existem dois tipos de 220v, no seu caso é 220v em apenas uma fase, e neutro na outra. Aqui onde moro o 220v são suas fases de 110v, por isso o meu questionamento. Então na verdade existem as duas possibilidades. Do relógio padrão na minha cidade, vem para o Qdc 2 fases de 110/127, e um neutro, e a distribuição para dentro da casa pode ser tanto 110/127 ou 220, à escolha do consumidor.
Exato! De qualquer forma o tutorial seguiria igual. O usuário ramificaria a tomada pra o outro módulo. Só que seriam duas fases. Esse tipo eu nunca mexi. Nunca vi por aqui...
Mesmo tendo um pouquinho de conhecimento, faço questão de assistir. Aliás, faço questão de assistir todos os vídeos. Além de uma excelente qualidade de edição, vc tem o DOM da didática! Continue assim!
Muito bom tutorial! Mas só um adendo: a forma como vc colocou as tomadas "puxando" um cabo de uma pra outra se chama jumper e tem um pequeno problema nela pq vc faz a corrente da segunda tomada passar pela primeira tbm. Se as duas estiverem em uso vc meio que vai sobrecarregar a primeira tomada pq ela vai receber a energia pras duas tomadas antes dela ir pra segunda. O mais recomendado é sempre derivar NO FIO, usando conectores de preferência, e só então direcionar pra tomada cada conjunto de fios.
Outra questão importante é que antes de duplicar tomadas é preciso ver se o circuito ao qual ela está ligada comporta essa tomada adicional. Se uma tomada a mais sobrecarregar a capacidade total do circuito vc manda ele pro beleléu.
tb vim comentar isso.. o video é perfeito, acho que o único ponto não exatamente correto é esse.
O famoso "jumper" é bem comum, e geralmente não dá problema, mas não é o adequado dependendo dos equipamentos que forem ser ligados na tomada.
Por ex. se ligar um equipamento que puxa 8A numa tomada e 8A na outra, pelo fio vai estar passando 16A (o fio de 2,5mm² aguenta tranquilamente), mas pela primeira tomada também vai estar passando os 16A, e dependendo da qualidade do módulo ela pode superaquecer/derreter/etc, pq ela é feita para 10A.
Na prática dificilmente dá problema pq não é mto comum aparelhos ficarem tão próximo do limite dos 10A, e pq as tomadas devem ter uma boa margem de segurança, mas em geral, o melhor é evitar fazer desse jeito, e derivar direto do fio para cada módulo. Principalmente se for uma tomada tripla, pq aí sim, na primeira tomada vai estar passando [potencialmente] quase 30A.
E nessas derivações os conectores de derivação salvam a vida, pq fazer 3 derivações com fita isolante, dentro da caixinha 4x2, é uma experiência que não desejo pra ninguém 😂
Nenhum conhecimento é básico para quem não sabe absolutamente nada. Excelente vídeo, bem esclarecedor.
O Fato do fase não ser sempre o vermelho, é que pode ter mais de uma fase. Uma instalação trifásica por exemplo, para pode diferenciar cada fase. O mesmo quando são fases vindo de disjuntores diferentes, mas que vão passar por um mesmo caminho, para poder diferenciar entre eles.
Sim. Concordo! Mas poderiam ser cores chamativas como laranja e amarelo, ou dupla-coloração, ou exigir o vermelho como prioridade... N soluções. O que me incomoda muito é a utilização do preto ou marrom, que desaparecem na caixa no escuro como permitidos.
Vc pode usar uma faca de pão e substituir todas essas ferramentas 😂
Parabéns pelo vídeo, ficou muito bom
hauhauahuahaiha Boa!
Parabéns pelo vídeo, agora, enfim, sei como funciona uma chave teste.
Sobre cores de fios e NBR, as vezes era preferível que seguíssemos a ISO colocado marrom pra fase, azul pra neutro e o brasileirinho segue igual. Mas as vezes algumas questões de economia de alguns conselheiros batem de frente, aí fica essa história. (E isso falando de construtora grande, tenho um amigo que teve a alegria de ter toda a fiação da casa nova ser na cor branca, e se vire pra achar o fase)
Eita! O que você não conhecia na chave teste? Ah, sobre as cores, sim. Os cabos de força de PC são nessas cores que você citou: marrom, azul e brasileirinho. :)
você deveria ter utilizado conector tubular.
Eu uso inclusive pra ajudar na derivação.
Obrigado pela dica. Mas o tutorial é básico pra quem não sabe nem abrir caixa.
Adorei, deu até vontade de estudar pra ser eletricista 😂.
Ótima explicação.
se possível, faz um com interruptores!
Vlw e abraços 😊
Ótimo vídeo.
Mas o ideal seria as tomadas em paralelo, e não em série.
Em série há soma das cargas. Dois aparelhos de 7A cada, p.ex, restaria em 14A, sobrecarregando a fiação.
Em paralelo, seriam duas de 7A de forma independente.
Mas aí estão em paralelo
So uma correçao se me permite amigo, o Neutro e sempre na esquerda, o pino central (aterramento) fica pra cima entao.
Exatamente. Fica assim no vídeo, só que girado.
Uma dica Theo muito importante coloque terminais tubulares pre isolados nas pontas do cabos após ter feito a decapagem e faça a crimpagem com um alicate para terminais tubulares para ter uma melhor fixação nos bornes das tomadas com isso vc consegue dar um torque maior nos parafusos dos bornes evitado o mal contato elétrica com o passar do tempo e melhor acabamento.
Sem dúvidas! Você está certo e inclusive tenho até ferramenta pra crimpar o terminal. O que eu não tenho aqui, por incrível que pareça, são os terminais. kkk Na verdade, para o vídeo, eu fiquei preocupado em ensinar o mais prático possível. E a norma não obriga o uso com terminais. Curiosamente aqui na região quase não vejo usando, não sei, talvez pela facilidade de corrosão... Juro, difícil ver.
Mas concordo que fica um acabamento muito melhor, mas poderia complicar pra quem está iniciando e são duas coisas a soltar.
O pq a norma diz que qualquer cor pode ser fase, é que não é pensado apenas para instalações residenciais. Quando se trata de grandes instalações e que passa vários fases por um mesmo conduíte é útil que eles sejam de cores diferentes para auxiliar na instalação, manutenção e etc.
Finalmente um vídeo 🙌🏻 entro toda semana só pra ter certeza se é o Theo que não postou ou o yt não recomendou
O nosso padrão atual foi criado a partir do padrão da comissão internacional de eletrotécnica, ou seja foi escolhido como o melhor por uma comissão técnica internacional, é seguro contra choques pois a tomada é recuada, você não consegue ligar um plugue de 20a em uma tomada de 10a, é possível utilizar nossos equipamentos antigos (de dois pinos padrão UE) e contempla o aterramento que é uma segurança a mais, foi a solução perfeita. Nos somos um dos poucos países com coragem suficiente pra adotar o que é considerado o padrão ideal.
Se você diz não é especialista, quem assistir vai ser, depois desse vídeo não haverá um leigo sequer em instalar tomada. Você tem arte de ensino Theo. Forte abraço. Saúde e força.
Jesus te ama.❤
Eu estou terminando um curso no SENAI e outro dia eu estava discutindo padrão de cores. Pq eu pensava em usar branco para o retorno dos interruptores, mas se eu fosse instalar um sistema trifásico, eu pensava em distinguir as fases por cores, fase 1 preto, fase 2 vermelho, e fase 3 branco. Então me sugeriam usar o amarelo como padrão para o retorno, e ainda estou encucada com que cores usar para um Three-Way. Mas agora você entrou nessa questão sobre as cores das fases serem todas vermelhas para dar mais atenção, e me deixou com mais uma pulga atrás da orelha.
ha quem não concorde com o tipo de devação usada para a 2 tomada, pode sobrecarregar o polo da primeira, mas dependendo do equipamento usado e ok
Exato! Vê meu segundo vídeo que explico sobre isso.
Bom vídeo só quem viveu nesses tempos sabe como é . Tinha antigamente tinha 4 tipos de tomadas e agora os um tipo. E as mais antigas então sou de 1968 estou dentro dessas lendas também. 😀😀😀😀
Ei você que está lendo, Jesus te ama.
No caso das cores do cabo poderem ser de qualquer cor, é por causa dos circuitos.
Quando vamos fazer instalação comum em áreas pequenas e normal ver uma cor só pra todos os circuitos. O correto seria usar uma cor para cada circuito, para ficar fácil identificar caso haja algum problema ou no momento de realizar manutenção ou adicionar pontos de carga no mesmo circuito.
Já em áreas comerciais, no meio caso, nós fazemos um circuito de cada cor. É comum nas instalações 127v fazermos cada fase de uma cor diferente, a iluminação de cores diferentes para cada circuito e os retornos com a cor diferente das fases.
Nas instalações 220v eu faço a mesma cor para as 2 fases do circuito, mas cada circuito com cores diferentes.
Já em instalações 380v (trifásico) o costume é fazer cada uma das 3 fases de uma cor (para ficar fácil identificar as fases RST) pois para motores trifásicos é necessário ligar a fase corretamente. Se inverter uma das fases, o motor inverte o sentido de rotação e dependendo da máquina pode danificar instantaneamente (ar condicionado industrial por exemplo)
Por isso as cores diferentes. Mas geralmente as cores mais usadas são vermelho, preto e branco.
Já cheguei a usar um roxo meio lilás uma vez, e marrom também já usei. Cinza e amarelo eu uso mais pra retornos.
Importante é não usar azul ou verde pra fase, de resto tá de boa. E por via das dúvidas, independente da cor, nunca encoste num cabo decapado (a primeira aula do curso básico é sempre considerar que todo cabo está energizado até que se prove o contrário) mesmo porque muitos pra economizar usam cabo azul e verde pra fases. Já vi muitas instalações 220v com cabo azul kkkkk
O padrão atual brasileiro é bom mas quando preciso ligar um aparelho com o plug americano fica complicado, tanto que depois de comprar e perder alguns adaptadores eu optei por importar pelo Aliexpress 4 plugs de tomada padrão Tailandês que é o plug de tomada de 2 pinos redondos com 2 pinos retos americanos e um terra, resolveu meus problemas com a questão de perder adaptadores, já que agora o adaptador fica direto dentro da mochila.
O vídeo foi simples? sim! Eu já sabia praticamente tudo? sim! Eu aprendi algo novo? sim!
não fazia ideia que havia lado certo para o neutro e a fase em relação a posição do terra e não sabia que a regra da cor da fase era ser qualquer cor menos as anteriores.
como eu queria que os Conectores Wago fossem mais baratos aqui no BR
Ótimo video, mas faltou a ressalva que nem toda tomada é preciso ser montada, já pode ser comprada pronta, só conectar os cabos e instalar no local e aí fiquei só com dúvida, não entendo praticamente nada do assunto, nada mesmo, como seria a ligação dos cabos quando forem 3 módulos na tomada
Se não me engano a NR5410 teve mais atualização na questão das cores, não me engano só o terra é padrão, fase e neutro pode ser qualquer cor desde que estejam identificadas, seja com fita isolante da cor correspondente ou outro meio de identificação
7:23 agora eu aprendi que o casamento é o começo de uma nova fase.
Vou ser sincero, uma vez fui so dar uma olhada rapida em fios, ja tinha vindo com intuição que fase(da energia) era pra ser vermelho e o neutro qlqr outra cor.
Não sabia que era neutro azul, terra verde/amarelo e fase pode ser qualquer cor.
mas pq n usam mais preto e vermelho ? era tao mais facil
Eu também concordo que o fase deveria ser o vermelho.
Eu tava esperando essa maquete, desde o vídeo dos estiletes… kkkkkkk
Não existe apenas 1 fase para ser obrigatório vermelho. Existe normalmente 3 fases diferentes. Além Tem o senso de o retorno (Fio energizado vindo de um interruptor) ser de outra cor tipo branco. Além existe eletricista que separa a cor de tomada e iluminação ou fases protegidas por DR até fase Nobrekada por um sistema de bateria. Então não existe uma norma para definir todas as cores e momentos quando utilizadas por isso a liberdade do profissional definir isso. Já vi residência simples seguindo todos os padrões e residência de auto padrão ser tudo da mesma cor. É exigência do cliente querer gastar com segurança ou não.
Mas o de interruptores ser branco, ok! E o retorno. O que não entendo é o fase poder ser preto. Poderia, em um sistema trifásico, colocar cores chamativas pras fases, ou a obrigatoriedade da preferência do fase ser vermelho no primeiro circuito. Acredito em várias ideias, mas nenhuma com o cabo energizado em uma cor discreta.
não é sistema brasileiro é internacional. Acontece que muitos países não aceitaram mudar.
Boa informação! Vou procurar mais sobre isso. :)
O motivo de permitirem "qualquer cor" pro fase é pra nao causar prejuízos pras fabricas, que têm muitas linhas de produção, e tinham muito estoque pronto, eles precidavam vender.
Ai ficou assim até hj.
Se tem uma coisa que me irrita é o "Zé mestre das obras" enchendo porque o conteúdo é básico! Mas esse é o tipo de conteúdo que mais ajuda!
Obrigado. Bem por aí mesmo!
O vermelho e preto se usa aonde tem fase fase em vez de fase e neutro
Shineider Miluz? 😏
Uma recomendação sobre a tomada dupla é fazer ela um pouco diferente, nao ligar o cabo de uma tomada para outra mas sim fazer uma emenda e derivar cabos independentes para cada tomada desta forma nao se sobrecarrega a tomada... nao que vai ter problemas mas...
Compreendo. É uma das formas. A bronca só é conseguir fechar a caixa dupla com o monte de fio. Já tive altas dores de cabeça com isso.
@@oqueeutofazendoaqui de fato! Pessoalmente acredito ser exagero... afinal de contas pra atingir os 10a de consumo em uma tomada tem de ser um equipamento muito potente, nunca tive problema mas a comunidade de elétrica olha pra quem faz como se fosse um herege
@@OficinadoArthur Hehehe. Mas todas essas formas são corretas. :)
Imagino eu que não se define a cor da fase por conta da possibilidade de separação... existem circuitos trifásico que possuem 3 fases diferentes ou circunstâncias específicas como o retorno ou interruptores paralelo que possuem mais cabos que precisam ser identificados de cores diferentes pra facilitar... se fosse obrigatório vermelho seria muito difícil separar
Concordo totalmente! Mas acredito que poderiam ter separado as cores vivas como laranja, amarelo... Ou, algum tipo de bi-color, feito o brasileirinho, mas usando o vermelho. Poderia ter a preferência ou prioridade do vermelho. Não sei, muitas opções. O que não consigo é ver o fio preto como fase.
Sobre as cores do fio fase não ser vermelho, talvez seja por que pode ser que tenha alguém é daltônico e isso seria muito prejudicial para ele conseguir trabalhar corretamente.
❤❤❤❤❤
2 meses depois do unboxing/review da pistola de cola quente (fez a maquete nesse dia), ta saindo esse video aki
hahahha Muito bem observado! É que estou fazendo um monte de coisa aqui ao mesmo tempo. A bancada cheio de coisa, mal consigo gravar.
Passei o vídeo todo na vontade de remover o plastiquinho do microfone.
Hahahha! Eu também. Mas é meu xodó! Com o pó e as ferramentas, tenho pena.
Nao querendo ser chato, mas ja sendo:
A didática, e boa parte das informações estão corretas, entretanto, a forma de instalação da nova tomada esta incorreta, da forma que foi posto, a tomada de baixo atuará como uma resistência e irá sobrecarregar enquanto a de cima estiver em funcionamento.
O correto seria, ao invés de juntar os cabos da tomada de cima na de baixo, colocar os cabos da tomada de cima direto na emenda da rede "principal", em que a tomada de baixo ja esta conectada.
Entendo totalmente seu argumento. Mas não há perigo. A NBR5410 não proíbe esse tipo de conexão, nem os fabricantes. Derivar direto da rede seria, claro, mais óbvio sob a ótica elétrica. Mas lembre-se que é um tutorial para iniciantes. Ensinar a derivar, encapar, enrolar com segurança e ainda passar novamente a fita é um risco muito maior que essa derivação já prevista na tomada. Afinal, se essa ligação perigosa fosse, não existiriam os monoblocos.
Top vídeo para leigo, mas nesta vida tem explicação pra tudo, e nem sempre agente concorda. Na 5410 tem muita coisa q tbm fico a pensar, mas neste caso as unicas coisa que não tem variação é o neutro e o terra, na fase vc pode ter 1 fase, 2 fase e 3 fase, imagina vc passar as três vermelhas como vc faria a ligação do outro lado sendo necessário separar? Tem tbm os retornos, que de certa forna são "fases" pois quando ligado o interrupor passa corrente no cabo, se fosse tudo vermelho seria terrível passar dois retornos juntos, mas eu concordo que deveria da prioridade ao vermelho quando o caso de uma fase apenas, é assim que faço nos meus projetos. Agora que vê uma coisa maluca? Nao são em todos os casos mas muitos fabricates de tomada, fabricam as mesmas iguais para 10A e 20A, o que muda e a espessura do furo no "plastico" assim se vc tiver uma de 10A e quiser transformar em 20A é só fura com uma broca para a medida do plugue de 20A. MAS, isso caso vc tenha certeza que a marca usa o mesmo conjunto pafa as duas tomadas, pra isso vc terá que conferir. Todas que eu testei é a mesma, mas nao testei todas que existe, então é preciso conferir. Mas vale lembrar tbm que isso é uma gambiarra pra uma situação de urgência melhor mesmo e comprar certinho. Abraço.
Tens toda razao! O retorno é branco e as fases poderiam ser coloridas mas identificadas com vermelho prioritário, ou exclusivo em sistemas monofásicos. Poderia ser cores vivas como laranja e amarelo... Não sei. Mas o preto é que não consigo achar viável.
NuncaéTarde
Se o maluco assistir este vídeo e errar dai pra frente, tira o alicate dele e manda ele fazer outra coisa, porque elétrica não é a praia dele. kkkkkkkkkk
Eu sou preguiçoso, quando preciso trocar uma tomada simples para um dupla eu compro uma tomada completa que seja dupla de fábrica e que já tenha esse "jumper" que você fez. 😂
Excelente vídeo, aliás. Se fizer uma serie de videos com esses tutoriais de coisas "simples" seria ótimo.
Ah, e mais uma dica para o pessoal que está iniciando nessas tarefas por conta própria: Sempre verifique se esta funcionando tudo perfeitamente antes de montar as caixinhas e tudo mais. Ja aconteceu d'eu montar tudo e no final a tomada nova estava com defeito, ai precisei desmontar novamente.
É uma forma de raciocínio boa! Também concordo que poderia ter mais monoblocos práticos assim. É mais caro? Sim. Vale a pena o tempo? Demais! Sobre o testar antes de fechar eu não comentei no vídeo, mas pra quem tá iniciando é perigoso ele ligar o disjuntor e ir verificar com tudo aberto. Imagina uma criança chegar perto...
Segundo 🥈
Adorei a explicação... Estou enrolando já tem 2 meses pra fazer isso aqui em casa 😂
Mas preciso transformar tb pra 20amp.
Seria apenas colocar o módulo de 20?
Veja... O 2.5mm2 aguenta. Mas fica no limite. Aí você teria que, por exemplo, não utilizar mais nada no momento que esse equipamento estivesse ligado dentro do circuito. Por segurança, a norma recomenda que troque os cabos por 4mm2