muitos estão pegando fogo devido a bobina do trafo vim enrolado em fios de aluminio, deem preferencia ao trafo de cobre pois na conexão da tomada que é em latão acaba havendo falhas ja que sabemos que aluminio e cobre n combina, entre outras como o aluminio esquenta bem mais que o cobre, falo isso por experiençia própria trabalho nesse ramo a mais de 20 anos.
E que também o fabricante oculta uma informação importante, a potência real para uso permanente é apenas 40% da potência nominal, e a corrente que cada lado da bobina suporta. Por exemplo, para um transformador de 10000va nominais, essa potência nominal só serve para picos como partida de motores elétricos, ele só consegue alimentar um forno elétrico de até 4000W, esse é o limite real dele, o que significa que ele só suporta até aproximadamente 31A se a carga for 127v, ou 18A se a carga for 220v. O que acontece com esses trasformadores é que quando sobrecarregados, sofrem um dano silencioso, o cabo de alta temperatura é de alumínio cobreado, ao sofrer superaquecimento, se oxida a conexão soldada e o cabo se parte aos poucos, até romper o último filamento, quando isso acontece, ocorre um arco elétrico, e como envolve alta potência isso pode causar um incêndio. Já passei por isso antes de saber a verdade sobre a potência do transformador, descobri isso pois já sobrecarregei sem saber que a potência real era 40%, reformei usando agora como saída cabos 6mm² sem a capa original e usando espaguete de fibra de vidro como isolante para alta temperatura. Preparei a saída para 50A, mas não suportou o teste de carga, começou a sair uma pequena fumaça depois de um tempo que tentei extrair 4300W de um transformador de 7000VA, aí pesquisei e descobri o porquê não aguenta o meu teste, a potência real desse trasformador é apenas 2800VA, o que significa que só posso exigir *no máximo* 12,72A da saída 220v.
Isso é por causa da mentira de muitos fabricantes, a potência real do trasformador em VA não é a nominal, é apenas 40% da potência nominal, por não saber disso, o usuário vai sobrecarregar o transformador e o danificar com o tempo, ele nem tem ferro suficiente para fornecer aquela potência nominal, aquela potência é apenas pico para dar partida em motores elétricos, mas por exemplo, para ligar um forno elétrico de 4000W é necessário um trasformador de 10000VA. O que acontece é que com o super aquecimento, o fio de alta temperatura é de alumínio com uma camada de cobre só para ser soldável com estanho, mas com o aquecimento devido a sobrecarga, a conexão com a bobina vai se oxidando e o fio vai partindo até causar um arco elétrico, reformei o meu usando fios 6mm² de cobre sem a capa de PVC original, fazendo uma nova capa com espaguete fibra de vidro para suportar altas temperaturas, como a bobina é de alumínio, precisei usar ácido muriático como fluxo para possibilitar essa solda. O meu é de "7000VA", só não posso passar de 12,72A na saída 220v, enquanto eu respeitar o limite, sei que não terei mais problemas. Descobri a mentira do fabricante durante um teste de carga, começa a sair fumaça do transformador de 7000W se tentar extrair 4300W dele, mas reduzindo a carga pela metade, para de sair fumaça, foi aí que pesquisei e achei a referência de 40% de um fabricante que não esconde a potência real diante da nominal.
@@luancarlo7554 Já passei por isso, com o meu, vi a tempo, desliguei e consertei, depois descobri o porquê, aquela potência estampada não é real, apenas 40% daquela potência é real, aquela potência nominal é apenas pico para dar partida em motor elétrico, o transformador nem tem ferro suficiente para suportar tal potência de forma permanente, por exemplo, um fabricante recomenda um transformador de 10000VA para ligar um forno elétrico de 4000W, ou seja, não pode consumir mais que 4000W de um transformador de 10000VA, e isso se a carga for resistiva ainda, se for indutiva ou capacitiva, o limite é ainda menor devido ao fator de potência, pois o que define o limite é a corrente, no caso: 4000VA / 220v = 18,18 A, a corrente não pode passar disso no transformador de 10000VA. O meu de 7000VA nominais, só posso consumir 2800VA, 12,72A da saída no máximo.
Venha fazer o melhor curso de eletricista profissional da internet: academiadeinteligencia.com/pagina-de-vendas-eletrica/
PARABÉNS AMIGO!
Tudo errado aí
Era só colocar um interruptor para ligar o transformador, também daria certo!!
A corrente é muito alta e acaba queimando o interruptor. O ideal é colocar um circuito com acionamento via contator.
Si fosse onde tem como pedir a mudança de rede era melhor colocar bi fase ai ficava 220
muitos estão pegando fogo devido a bobina do trafo vim enrolado em fios de aluminio, deem preferencia ao trafo de cobre pois na conexão da tomada que é em latão acaba havendo falhas ja que sabemos que aluminio e cobre n combina, entre outras como o aluminio esquenta bem mais que o cobre, falo isso por experiençia própria trabalho nesse ramo a mais de 20 anos.
Qual marca que vem só de cobre?
Também quero saber @@gabyrandow848
E que também o fabricante oculta uma informação importante, a potência real para uso permanente é apenas 40% da potência nominal, e a corrente que cada lado da bobina suporta.
Por exemplo, para um transformador de 10000va nominais, essa potência nominal só serve para picos como partida de motores elétricos, ele só consegue alimentar um forno elétrico de até 4000W, esse é o limite real dele, o que significa que ele só suporta até aproximadamente 31A se a carga for 127v, ou 18A se a carga for 220v.
O que acontece com esses trasformadores é que quando sobrecarregados, sofrem um dano silencioso, o cabo de alta temperatura é de alumínio cobreado, ao sofrer superaquecimento, se oxida a conexão soldada e o cabo se parte aos poucos, até romper o último filamento, quando isso acontece, ocorre um arco elétrico, e como envolve alta potência isso pode causar um incêndio.
Já passei por isso antes de saber a verdade sobre a potência do transformador, descobri isso pois já sobrecarregei sem saber que a potência real era 40%, reformei usando agora como saída cabos 6mm² sem a capa original e usando espaguete de fibra de vidro como isolante para alta temperatura.
Preparei a saída para 50A, mas não suportou o teste de carga, começou a sair uma pequena fumaça depois de um tempo que tentei extrair 4300W de um transformador de 7000VA, aí pesquisei e descobri o porquê não aguenta o meu teste, a potência real desse trasformador é apenas 2800VA, o que significa que só posso exigir *no máximo* 12,72A da saída 220v.
Vídeo top
Mais foi porque ligou erado comfirma
Falha catastrófica
O meu pegou fogo ontem. Com menos de 24h instalado.
Qual potência do autotransformador e qual ar condicionado vc liga ?
Isso é por causa da mentira de muitos fabricantes, a potência real do trasformador em VA não é a nominal, é apenas 40% da potência nominal, por não saber disso, o usuário vai sobrecarregar o transformador e o danificar com o tempo, ele nem tem ferro suficiente para fornecer aquela potência nominal, aquela potência é apenas pico para dar partida em motores elétricos, mas por exemplo, para ligar um forno elétrico de 4000W é necessário um trasformador de 10000VA.
O que acontece é que com o super aquecimento, o fio de alta temperatura é de alumínio com uma camada de cobre só para ser soldável com estanho, mas com o aquecimento devido a sobrecarga, a conexão com a bobina vai se oxidando e o fio vai partindo até causar um arco elétrico, reformei o meu usando fios 6mm² de cobre sem a capa de PVC original, fazendo uma nova capa com espaguete fibra de vidro para suportar altas temperaturas, como a bobina é de alumínio, precisei usar ácido muriático como fluxo para possibilitar essa solda.
O meu é de "7000VA", só não posso passar de 12,72A na saída 220v, enquanto eu respeitar o limite, sei que não terei mais problemas.
Descobri a mentira do fabricante durante um teste de carga, começa a sair fumaça do transformador de 7000W se tentar extrair 4300W dele, mas reduzindo a carga pela metade, para de sair fumaça, foi aí que pesquisei e achei a referência de 40% de um fabricante que não esconde a potência real diante da nominal.
@@luancarlo7554 Já passei por isso, com o meu, vi a tempo, desliguei e consertei, depois descobri o porquê, aquela potência estampada não é real, apenas 40% daquela potência é real, aquela potência nominal é apenas pico para dar partida em motor elétrico, o transformador nem tem ferro suficiente para suportar tal potência de forma permanente, por exemplo, um fabricante recomenda um transformador de 10000VA para ligar um forno elétrico de 4000W, ou seja, não pode consumir mais que 4000W de um transformador de 10000VA, e isso se a carga for resistiva ainda, se for indutiva ou capacitiva, o limite é ainda menor devido ao fator de potência, pois o que define o limite é a corrente, no caso: 4000VA / 220v = 18,18 A, a corrente não pode passar disso no transformador de 10000VA.
O meu de 7000VA nominais, só posso consumir 2800VA, 12,72A da saída no máximo.