23:27 Se estivermos interessados em calcular o volume molar de um líquido saturado de um líquido incompressível, as correlações de Lee/Kesler não funcionam por qual motivo?? Se temos um líquido incompressível, o seu volume não deve variar consideravelmente estando sub-resfriado ou saturado... Por exemplo, à 1 atm, o volume molar da água líquida a 100°C não deve ser muito diferente da água a 50°C também a 1 atm. Por isso não percebo o motivo das correlações de líquidos sub-resfriados não funcionarem para líquidos saturados.
Olá! Obrigado pelo interesse nas aulas e por sua pergunta! Vou tentar respondê-la por escrito aqui pra você! O limite de validade das correlações generalizadas de Lee/Kesler para o cálculo de propriedades do líquido saturado está mais relacionado com um princípio matemático do que um princípio termodinâmico. As correlações de Lee/Kesler são válidas enquanto a fase para a qual elas são aplicadas permanecer contínua. Pontos de saturação são pontos de descontinuidade do comportamento das fases. Uma forma de se observar isso é através das Equações de Estado Cúbicas. Apesar delas funcionarem tanto para as fases líquido e gás, a região entre as fases apresenta um comportamento real que não é descrito por essas funções. Então, no caso dessas correlações apresentadas na vídeo aula, elas foram elaboradas especialmente para a fase vapor (apesar da validade restrita para algumas condições de líquido sub-resfriado). Se nós tentarmos utilizar exatamente as condições de saturação em uma tabela de Lee/Kesler, não conseguiremos encontrar um valor para o cálculo, muito embora a tabela forneça dados corretos para líquidos sub-resfriados. Então é uma questão operacional e não conceitual. Observe também que as tabelas de Lee/Kesler não apresentam valores abaixo de Tr = 0,3. Por outro lado, sua observação é muito pertinente no exemplo que você usou. Efetivamente a densidade (ou volume molar) da água varia pouco para a pressão de 1 atm comparada nas temperaturas de 100°C e 50°C. Mas este é um caso onde conhecemos bem o comportamento da fase líquida e também um caso onde o intervalo de temperatura nos ajuda a fazer tal consideração. Você pode fazer considerações como esta na solução de seus problemas de termodinâmica, desde que você esteja preparado para pequenos desvios associados a elas! Porém, se o comportamento da densidade da água muda pouco nessa faixa de temperatura, o mesmo não se pode dizer do líquido de outras substâncias ou em outras faixas de temperatura. Na dúvida, utilize sempre uma correlação ou equação para a condição de saturação. Existem trabalhos em revistas indexadas que ampliaram a validade das correlações de Lee/Kesler para que também sejam válidas para a região de saturação. Porém, as tabelas originais não apresentam essas mudanças e você não conseguiria realizar o cálculo com elas. Espero ter esclarecido a sua questão! Se não, por favor me faça mais perguntas para que eu possa ajudá-lo nesse desafio!! Até breve!
@@prof.gustavomaia-termodina2515 Gostei bastante da sua explicação e foi totalmente satisfatória. Muito obrigado. Compreender termodinâmica é um desafio divertido!!!!!
Aula muito boa me ajudou demais
Obrigado André!
Excelente!
Obrigado! Fico feliz em ter ajudado!
23:27
Se estivermos interessados em calcular o volume molar de um líquido saturado de um líquido incompressível, as correlações de Lee/Kesler não funcionam por qual motivo??
Se temos um líquido incompressível, o seu volume não deve variar consideravelmente estando sub-resfriado ou saturado...
Por exemplo, à 1 atm, o volume molar da água líquida a 100°C não deve ser muito diferente da água a 50°C também a 1 atm.
Por isso não percebo o motivo das correlações de líquidos sub-resfriados não funcionarem para líquidos saturados.
Olá! Obrigado pelo interesse nas aulas e por sua pergunta! Vou tentar respondê-la por escrito aqui pra você!
O limite de validade das correlações generalizadas de Lee/Kesler para o cálculo de propriedades do líquido saturado está mais relacionado com um princípio matemático do que um princípio termodinâmico. As correlações de Lee/Kesler são válidas enquanto a fase para a qual elas são aplicadas permanecer contínua. Pontos de saturação são pontos de descontinuidade do comportamento das fases. Uma forma de se observar isso é através das Equações de Estado Cúbicas. Apesar delas funcionarem tanto para as fases líquido e gás, a região entre as fases apresenta um comportamento real que não é descrito por essas funções.
Então, no caso dessas correlações apresentadas na vídeo aula, elas foram elaboradas especialmente para a fase vapor (apesar da validade restrita para algumas condições de líquido sub-resfriado). Se nós tentarmos utilizar exatamente as condições de saturação em uma tabela de Lee/Kesler, não conseguiremos encontrar um valor para o cálculo, muito embora a tabela forneça dados corretos para líquidos sub-resfriados. Então é uma questão operacional e não conceitual. Observe também que as tabelas de Lee/Kesler não apresentam valores abaixo de Tr = 0,3.
Por outro lado, sua observação é muito pertinente no exemplo que você usou. Efetivamente a densidade (ou volume molar) da água varia pouco para a pressão de 1 atm comparada nas temperaturas de 100°C e 50°C. Mas este é um caso onde conhecemos bem o comportamento da fase líquida e também um caso onde o intervalo de temperatura nos ajuda a fazer tal consideração. Você pode fazer considerações como esta na solução de seus problemas de termodinâmica, desde que você esteja preparado para pequenos desvios associados a elas! Porém, se o comportamento da densidade da água muda pouco nessa faixa de temperatura, o mesmo não se pode dizer do líquido de outras substâncias ou em outras faixas de temperatura. Na dúvida, utilize sempre uma correlação ou equação para a condição de saturação. Existem trabalhos em revistas indexadas que ampliaram a validade das correlações de Lee/Kesler para que também sejam válidas para a região de saturação. Porém, as tabelas originais não apresentam essas mudanças e você não conseguiria realizar o cálculo com elas.
Espero ter esclarecido a sua questão!
Se não, por favor me faça mais perguntas para que eu possa ajudá-lo nesse desafio!!
Até breve!
@@prof.gustavomaia-termodina2515 Gostei bastante da sua explicação e foi totalmente satisfatória.
Muito obrigado.
Compreender termodinâmica é um desafio divertido!!!!!