É sempre um imenso aprendizado acompanhar sua história. Essa é a melhor série do ano! Cada vídeo uma lição de grande importância para quem pensa em trilhar caminhos como o seu. Abraço e sucesso.
Ja tive um produto digital em recorrência os primeiro mês percebi que que pagava no pix dificilmente voltava o que fizemos foi deixar o pix apenas no plano anual a vista e so. Cara 60% dos pagamentos a partir dai foi tudo anual no pix kkk
Dando meus 2 centavos, na minha plataforma eu só tenho cartão de crédito como método de pagamento e para alguns casos quando o cliente pede eu ativo boleto. Uso a Stripe e você citou que usava ela também na sua primeira tentativa. O Pix não tem recorrência, mas com o cartão eu enfrento um problema parecido. No final do mês muitas pessoas não tem limite de cartão disponível, isso é algo bem do Brasil. Então eu tenho alguns churns momentâneos, geralmente vira o mês e o pessoal volta pq tem limite. Eu sinto que se tivesse o Pix como método de pagamento alternativo ajudaria muito nesses casos.
Muito obrigado pelo vídeo! Quanto ao gateway de pagamentos, tenho notado muitos elogios ao efipay (antigo gerencianet). Não consigo afirmar com certeza como ele se comportaria para alguém fora do país, como você. Estou ansioso para seus próximos vídeos sobre esse assunto, haha! Achei interessante a solução que encontrou com a Hotmart, apesar dos altos e baixos, está funcionando hahahahaha! No entanto, percebo que a Hotmart não ser a melhor opção para integrações com outros sistemas. Uma pena :( Abraços!
Valeu pela sugestão, vou colocar no radar. Estou cogitando ter uma entidade fiscal no Brasil pra levar essa “operação” pra lá. Uma coisa legal da hotmart e que não sei se pagarme, efipay etc tem é uma questão fácil de afiliado. Sabe me dizer se o seu tem?
@@Filhodanuvem Hum... boa pergunta. Dei uma olhada rapida aqui e não encontrei nada relacionado a isso. No momento, só estou me recordando sobre essa funcionalidade no Stripe, pagSeguro e PayPal
Vou compartilhar uma experiencia, alguns anos atras fui contratado pra consertar um sistema que ja estava fazendo hora extra na terra. Ele tinha dentre varios defeitos 2 que eu considero os principais: o email era enviado por gmail, onde o operador nao tinha como saber se o email chegou e se nao chegou porque nao chegou (depois da melhoria entendemos que alguns nao chegavam pela caixa nao existir mais ou estar cheia); e o outro era que a recorrencia era feita por venda avulsa por cron, numa hospedagem onde que poderia usar cron por 2h durante a madrugada e muitas das vezes ficava 10 dias consecutivos sem cobrar, sendo que o gateway de pagamento usado tinha servico proprio de recorrencia. Isso sim eh vergonhoso, nao saber que nao tinha pix recorrente nao eh vergonhoso, ate porque, eh algo novo e ainda esta em melhorias.
Hahaha ok essa da recorrência foi tenso. Lembrei que aqui que eu também já implementei recorrência por fila com mensagens agendadas, quase um cron rsrs
Eu tive que rir do seu corretor que colocou 🍌 🍌 ao invés de bacana hahahahaha. Mas da primeira vez eu li certo até. Obrigado Silas por sempre acompanhar e comentar.
Mais um vídeo de muita valia!! Acredito que o problema do pix causar churn é algo para ser repensado quando estamos olhando para o negócio, mas provocando uma reflexão... o intuito da devgym é ter o máximo de lucro ou ajudar o máximo de pessoas? Eu particularmente não gosto da abordagem por exemplo das academias de baixo custo, que pela mensalidade ser muito barata, muitas pessoas não cancelam ( até esquecem dessa mensalidade ) e academia ganha esse dinheiro sem a pessoa realmente usar pelo serviço, não existe um trabalho das academias de trazer essas pessoas para dentro dela. Se a pessoa pagou pelo pix e depois não quis renovar a assinatura da devgym significa que por algum motivo a devgym já não faz mais sentido para ela, ou se ela realmente usa a devgym e realmente ajuda ela com algo, mesmo pagando com pix, ela vai querer renovar. Pelo menos é o que eu imagino... Caso a pessoa não renove, pode até lançar um e-mail para ela perguntando o porquê ela não renovou a assinatura e entendendo o que falta na devgym para que a pessoa renove a assinatura e volte a usar, assim trilhando um caminho para que a devgym traga ainda mais valor para os usuários. Abraço Filho da nuvem! Boas Festas!
Vou falar o que disse em outro comentário aqui… se a Netflix me mandasse um pix todo mês pra eu pagar muito provavelmente eu deixaria de pagar em algum momento, ou porque tô de férias e não vi, ou porque é muito chato ter que pagar todos os meses boletos, entre vários outros motivos. Então o pix foi um erro porque eu planejei uma solução recorrente e o pix não é recorrente. Recorrência dá previsibilidade pro negócio, sem previsibilidade de quanto entra de caixa por ano numa academia fica muito difícil pensar em trocar as máquinas. Eu também acho que lucro e ajudar pessoas na maioria das vezes está ligado, por mais que existam soluções muito caras no mercado ou que vendam ideias absurdas, se de alguma forma elas não ajudassem pessoas, elas não se sustentariam por muito tempo. As próprias pessoas falam que o produto é ruim por exemplo. Mas enfim, tudo que gira em torno de preço e valor é muito complexo pra mim.
Opa @@4rthorario459, se ta a falar sobre meu comentário, foi apenas uma provocação, no intuito de gerar uma discussão saudavel afim de gerar mais conhecimento! A resposta do Filho da Nuvem trouxe um esclarecimento maior sobre como ele ve o produto dele e foi massa dms! Fique bem meu companheio, abraços
Talvez uma ideia para minimizar essa falta de recorrência do PIX seria fazer alguma promoção para quem paga no crédito, ou algum tipo de desconto em planos de vários meses.
É uma ótima opção cara, a única coisa que ficaria um pouco diferente seria que no site teria que ter dois botões diferentes pra pagar, já que cada um iria pra um link diferente da hotmar
O PIX em SAAS é como se fosse um plano pré pago. Por exemplo: O usuário paga hoje, acessa alguns dias e volta depois de 40, 50 dias. Você não tem previsibilidade financeira. Tenho cartão e PIX ativos aqui.
Bem isso mesmo, para usar pix, eu acho que deveria ser assim, compra um pacote de uso por 40 dias, custa x pix, ou assina x por mes no cartao, ai vencei o pacote de 40 dias, o cara vai e compra mais, mas eu tiraria pix fora, a ideia é o cara colocar o cartao e esquecer que ta la, ou ter o trabalho de ir la para cancelar
Meu amigo, gostei muito do vídeo e, não foi um erro em trabalhar com o PIX. Pois, se o produto for bom pode ter certeza que as pessoas irão pagar sim... Mas o que vemos por aí é muito gente querendo o dinheiro a qualquer custo, burocratizando o máximo possível a forma do cliente cancelar a assinatura e, assim por diante. Então eu, vc, e todo mundo não gosta ser tratado como ignorantes e idiotas... Por esse motivo se você continuar sendo o mais transparente possível é o melhor caminho.
“Se o produto for bom pode ter certeza que elas vão pagar sim” . Eu não concordo 100% com isso. Se a Netflix me mandasse um pix todo mês pra eu pagar, provavelmente eu iria desistir em algum mês pelo simples fato de que isso é chato e nós também pagamos um preço pela comodidade do produto e não pela experiência dele em si. Mas eu peguei o seu ponto sobre honestidade e concordo com isso, só não acho que seja só uma questão de honestidade :)
Não sei qual ferramenta você escolheu pra construir o sistema mas ouvindo você falar que ainda não implementou e-mails já me da uma noção de que você não escolheu um framework como rails, laravel ou django. Estou construindo um Saass assim como você (em outro ramo) e eu definitivamente recomendaria você a usar um framework dos que eu citei, os recursos que esses frameworks disponibilizam economizam por baixo umas 200 horas de trabalho, todos eles já tem e-mail, autenticação, autorização, recuperação de senha, gerenciamento de perfil, cobrança, paginação e muito mais...
Esses frameworks agilizam muito mesmo, mas eu propus a fazer em go. Se um dia eu migrar eu iria pra nextjs por ter tanto server side and spa e também ter um ecossistema com vários códigos prontos.
@@Filhodanuvem se eu fosse você fugiria do next, ele não tem nenhum desses recursos que citei no comentário, você teria que baixar N dependências e configurar uma uma na mão. E o pior de tudo, manter essas dependências "sincronizadas" com as atualizações. Isso porque não falamos de filas, mensageria, socket, validaçãod e request e etc. Se for migrar, migre pra um framework completo, a dor de cabeça de aprender vai ser menor do que a de implementar algo na mão.
Ou seja, você tá constatando na prática tudo o que eu já tinha falado lá naquele seu outro vídeo sobre pagamentos, de 3 meses atrás: você devia ter ficado na Stripe e vendendo só de forma recorrente, no cartão. Volta lá e relê meus comentários. rsrs
Obrigado por compartilhar o caminho das pedras. Isso é um gesto muito honroso... Feliz Natal e Ano Novo para você.
Obrigado por sempre aparecer aqui nos comentários. Bom fim de ano pra você também
É sempre um imenso aprendizado acompanhar sua história. Essa é a melhor série do ano! Cada vídeo uma lição de grande importância para quem pensa em trilhar caminhos como o seu. Abraço e sucesso.
Caramba, melhor série do ano me deixou feliz. Obrigado e bom fim de ano.
Muitooo bom mano!! To adorando os conteúdos. To pegando várias dicas
Opa, valeu mano.
Valeu pelo conteúdo massa, ansioso para o vídeo do balanço anual😊.
Boraaa
Ja tive um produto digital em recorrência os primeiro mês percebi que que pagava no pix dificilmente voltava o que fizemos foi deixar o pix apenas no plano anual a vista e so. Cara 60% dos pagamentos a partir dai foi tudo anual no pix kkk
Nossa hahahaha isso é uma ideia boa
Sensacional como sempre!
Valeuuuu
Dando meus 2 centavos, na minha plataforma eu só tenho cartão de crédito como método de pagamento e para alguns casos quando o cliente pede eu ativo boleto. Uso a Stripe e você citou que usava ela também na sua primeira tentativa. O Pix não tem recorrência, mas com o cartão eu enfrento um problema parecido. No final do mês muitas pessoas não tem limite de cartão disponível, isso é algo bem do Brasil. Então eu tenho alguns churns momentâneos, geralmente vira o mês e o pessoal volta pq tem limite. Eu sinto que se tivesse o Pix como método de pagamento alternativo ajudaria muito nesses casos.
Puts, não imaginava isso, por curiosidade. Seu ticket é alto pro Brasil? Tentando entender se esse comportamento me afetaria
@@Filhodanuvem Nada! É baixíssimo, 30 reais.
Muito obrigado pelo vídeo!
Quanto ao gateway de pagamentos, tenho notado muitos elogios ao efipay (antigo gerencianet). Não consigo afirmar com certeza como ele se comportaria para alguém fora do país, como você. Estou ansioso para seus próximos vídeos sobre esse assunto, haha!
Achei interessante a solução que encontrou com a Hotmart, apesar dos altos e baixos, está funcionando hahahahaha! No entanto, percebo que a Hotmart não ser a melhor opção para integrações com outros sistemas. Uma pena :(
Abraços!
Valeu pela sugestão, vou colocar no radar. Estou cogitando ter uma entidade fiscal no Brasil pra levar essa “operação” pra lá. Uma coisa legal da hotmart e que não sei se pagarme, efipay etc tem é uma questão fácil de afiliado. Sabe me dizer se o seu tem?
@@Filhodanuvem Hum... boa pergunta.
Dei uma olhada rapida aqui e não encontrei nada relacionado a isso. No momento, só estou me recordando sobre essa funcionalidade no Stripe, pagSeguro e PayPal
Vou compartilhar uma experiencia, alguns anos atras fui contratado pra consertar um sistema que ja estava fazendo hora extra na terra. Ele tinha dentre varios defeitos 2 que eu considero os principais: o email era enviado por gmail, onde o operador nao tinha como saber se o email chegou e se nao chegou porque nao chegou (depois da melhoria entendemos que alguns nao chegavam pela caixa nao existir mais ou estar cheia); e o outro era que a recorrencia era feita por venda avulsa por cron, numa hospedagem onde que poderia usar cron por 2h durante a madrugada e muitas das vezes ficava 10 dias consecutivos sem cobrar, sendo que o gateway de pagamento usado tinha servico proprio de recorrencia. Isso sim eh vergonhoso, nao saber que nao tinha pix recorrente nao eh vergonhoso, ate porque, eh algo novo e ainda esta em melhorias.
Hahaha ok essa da recorrência foi tenso. Lembrei que aqui que eu também já implementei recorrência por fila com mensagens agendadas, quase um cron rsrs
Que viva essa saga
Obrigado por ter acompanhado até aqui Eliezer
Muito banana esta fala e suas experiencias
Eu tive que rir do seu corretor que colocou 🍌 🍌 ao invés de bacana hahahahaha. Mas da primeira vez eu li certo até. Obrigado Silas por sempre acompanhar e comentar.
Mais um vídeo de muita valia!!
Acredito que o problema do pix causar churn é algo para ser repensado quando estamos olhando para o negócio, mas provocando uma reflexão... o intuito da devgym é ter o máximo de lucro ou ajudar o máximo de pessoas?
Eu particularmente não gosto da abordagem por exemplo das academias de baixo custo, que pela mensalidade ser muito barata, muitas pessoas não cancelam ( até esquecem dessa mensalidade ) e academia ganha esse dinheiro sem a pessoa realmente usar pelo serviço, não existe um trabalho das academias de trazer essas pessoas para dentro dela.
Se a pessoa pagou pelo pix e depois não quis renovar a assinatura da devgym significa que por algum motivo a devgym já não faz mais sentido para ela, ou se ela realmente usa a devgym e realmente ajuda ela com algo, mesmo pagando com pix, ela vai querer renovar. Pelo menos é o que eu imagino...
Caso a pessoa não renove, pode até lançar um e-mail para ela perguntando o porquê ela não renovou a assinatura e entendendo o que falta na devgym para que a pessoa renove a assinatura e volte a usar, assim trilhando um caminho para que a devgym traga ainda mais valor para os usuários.
Abraço Filho da nuvem! Boas Festas!
Vou falar o que disse em outro comentário aqui… se a Netflix me mandasse um pix todo mês pra eu pagar muito provavelmente eu deixaria de pagar em algum momento, ou porque tô de férias e não vi, ou porque é muito chato ter que pagar todos os meses boletos, entre vários outros motivos. Então o pix foi um erro porque eu planejei uma solução recorrente e o pix não é recorrente.
Recorrência dá previsibilidade pro negócio, sem previsibilidade de quanto entra de caixa por ano numa academia fica muito difícil pensar em trocar as máquinas. Eu também acho que lucro e ajudar pessoas na maioria das vezes está ligado, por mais que existam soluções muito caras no mercado ou que vendam ideias absurdas, se de alguma forma elas não ajudassem pessoas, elas não se sustentariam por muito tempo. As próprias pessoas falam que o produto é ruim por exemplo. Mas enfim, tudo que gira em torno de preço e valor é muito complexo pra mim.
Bicho, que raciocínio é esse, tipo de comentário que só Brasileiro faz kkkkkk
Tem muita coisa escrita aqui nessa thread, do que você tá falando que é exclusivamente brasileiro? Haha
Massa!! @@Filhodanuvem Ansioso para os próximos videos
Opa @@4rthorario459, se ta a falar sobre meu comentário, foi apenas uma provocação, no intuito de gerar uma discussão saudavel afim de gerar mais conhecimento! A resposta do Filho da Nuvem trouxe um esclarecimento maior sobre como ele ve o produto dele e foi massa dms! Fique bem meu companheio, abraços
Talvez uma ideia para minimizar essa falta de recorrência do PIX seria fazer alguma promoção para quem paga no crédito, ou algum tipo de desconto em planos de vários meses.
É uma ótima opção cara, a única coisa que ficaria um pouco diferente seria que no site teria que ter dois botões diferentes pra pagar, já que cada um iria pra um link diferente da hotmar
O PIX em SAAS é como se fosse um plano pré pago. Por exemplo: O usuário paga hoje, acessa alguns dias e volta depois de 40, 50 dias. Você não tem previsibilidade financeira. Tenho cartão e PIX ativos aqui.
Bem isso mesmo, para usar pix, eu acho que deveria ser assim, compra um pacote de uso por 40 dias, custa x pix, ou assina x por mes no cartao, ai vencei o pacote de 40 dias, o cara vai e compra mais, mas eu tiraria pix fora, a ideia é o cara colocar o cartao e esquecer que ta la, ou ter o trabalho de ir la para cancelar
Meu amigo, gostei muito do vídeo e, não foi um erro em trabalhar com o PIX. Pois, se o produto for bom pode ter certeza que as pessoas irão pagar sim... Mas o que vemos por aí é muito gente querendo o dinheiro a qualquer custo, burocratizando o máximo possível a forma do cliente cancelar a assinatura e, assim por diante. Então eu, vc, e todo mundo não gosta ser tratado como ignorantes e idiotas... Por esse motivo se você continuar sendo o mais transparente possível é o melhor caminho.
“Se o produto for bom pode ter certeza que elas vão pagar sim” . Eu não concordo 100% com isso. Se a Netflix me mandasse um pix todo mês pra eu pagar, provavelmente eu iria desistir em algum mês pelo simples fato de que isso é chato e nós também pagamos um preço pela comodidade do produto e não pela experiência dele em si.
Mas eu peguei o seu ponto sobre honestidade e concordo com isso, só não acho que seja só uma questão de honestidade :)
Essa parte de e-mail marketing é mesmo chata. Existem até lista de palavras que é não podem ser usadas para não ser considerado spam.
Sério? Não sabia disso, vou procurar hahaah. Valeu
Não sei qual ferramenta você escolheu pra construir o sistema mas ouvindo você falar que ainda não implementou e-mails já me da uma noção de que você não escolheu um framework como rails, laravel ou django.
Estou construindo um Saass assim como você (em outro ramo) e eu definitivamente recomendaria você a usar um framework dos que eu citei, os recursos que esses frameworks disponibilizam economizam por baixo umas 200 horas de trabalho, todos eles já tem e-mail, autenticação, autorização, recuperação de senha, gerenciamento de perfil, cobrança, paginação e muito mais...
Esses frameworks agilizam muito mesmo, mas eu propus a fazer em go. Se um dia eu migrar eu iria pra nextjs por ter tanto server side and spa e também ter um ecossistema com vários códigos prontos.
@@Filhodanuvem se eu fosse você fugiria do next, ele não tem nenhum desses recursos que citei no comentário, você teria que baixar N dependências e configurar uma uma na mão.
E o pior de tudo, manter essas dependências "sincronizadas" com as atualizações.
Isso porque não falamos de filas, mensageria, socket, validaçãod e request e etc.
Se for migrar, migre pra um framework completo, a dor de cabeça de aprender vai ser menor do que a de implementar algo na mão.
Não sei nos demais bancos, mas hoje o Nubank tem uma funcionalidade de recorrência usando PIX.
Hoje em dia existe pix no crédito neh, devem estar resolvendo assim
Ou seja, você tá constatando na prática tudo o que eu já tinha falado lá naquele seu outro vídeo sobre pagamentos, de 3 meses atrás: você devia ter ficado na Stripe e vendendo só de forma recorrente, no cartão. Volta lá e relê meus comentários. rsrs
Sim 🙂. Eu lembro dos seus comentários. Mas quando eles chegaram eu já estava rodando com pix há meses rsrs
Agora que saquei o motivo do nome do canal... Já vi alguns vídeos e tava voando. Kmkkk
Hahahahaha foi batizado no canal então