Eu acho mil vezes mais útil videos realistas de alguém experiente do que aquelas promessas de dinheiro rapido e fácil, vendendo ilusões. Obrigado pelo trabalho. Isso me motiva a estudar. Antes tarde do que nunca!kkkk
No instagran vi um que a pessoa dizia "ganhe de 5 até 20k" sem ter graduação, as criticas foram tantas que teve que fazer outro video so que sem os comentários, só tem espertão.
Sabe o que acho? Que as pessoas hoje são imediatista, querem ganhar muito, mas nao se dedicar, esse hype de TI fez que muitas pessoas que acham que com pouco esfoco iriam ganhar muito em pouquíssimo tempo e agora estao vendoba realidade. As pessoas precisam entender que em qualquer profissão se vc nao se dedicar nao havera espaco para vc
Pois é Karol, concordo em tudo que vc disse, sou desenvolvedor a mais de 25 anos, e já na minha época quando comecei já não era fácil, eram muitos livros para estudar e caros e os melhores ainda em inglês, comprava tudo na livraria cultura. Eu na época até pensei em estudar administração no lugar de TI, até que me convenci que se não fosse TI não seria nada.DEVEMOS PENSAR NA PALAVRA DIFÍCIL, o que é dificil? Dificil é o que a gente impôe para nós mesmos, não é área, nada nesse mundo É DIFÍCIL, se vc tiver força de vontade, paíxão, dedicação NADA É DIFÍCIL e os obstáculos fazem parte do processo de evolução, seja em qualquer área, cheguei a pegar ônibus lotado com os braços cheios de livros e mesmo com todas as dificuldades cheguei lá , E HOJE? Não mudou nada do que era a 25 anos atrás aliás acho que está está até mais fácil, tá tudo na mão, cursos online, tudo...É só querer.
Sou educador social (oficineiro de tecnologias), e vc está famosa aqui na periferia rsrs. Já exibi este seu vídeo para mais de 200 jovens, e o resultado foi supreendente. Tiveram um choque de realidade sobre TI e o mercado de trabalho em geral, porque até então, tinham a ilusão de ganhar dinheiro rápido apenas apertando alguns botões. Sim muitos literalmente me perguntaram "qual botões tinha que apertar na internet, pra conseguir dinheiro rápido"! Enfim, seu vídeo apresentado com autoridade e experiência e sem enolação (sem falar que tem o visual que se identifica com o público jovem) é de grande importância pra muita, muita gente mesmo. Obrigado e Deus abençõe sua vida.
Olá Attekita. Eu tenho 70 anos e pretendo aprender a programar C#. Minha experiência em programação é em microprocessadores e microcontroladores, inclusive ministrei vários cursos sobre isso. Minha ideia é aproveitar meu tempo livre (engenheiro eletricista aposentado), e aprender uma linguagem consistente. Embora pareça estranho eu estou me preparando para a minha próxima encarnação kkkk. Qual a sua opinião em relação ao C#?
Sobre a questão de conseguir um lugar ao Sol no mundo da programação, aqui vai uma dica: Se está difícil conseguir emprego como programador e as contas não param de chegar, a saída é procurar outro emprego, que não tenha tantos requisitos. Isso vale tanto para fazer concursos públicos como na iniciativa privada. E estudar nas horas vagas. Fazer o seu portfólio, e como a Karol indicou, começar com trabalhos freelance. Você vai ganhando experiência até ter a chance de arranjar um bom emprego na área. Falo pro experiência própria. Passei em um concurso para assistente administrativo. Continuarei os meus estudos e criarei um portfólio com mais calma e menos ansiedade.
@@icaro6292 É uma possibilidade entre outras, como fazer um novo concurso para Analista de Sistemas, obter uma licença não remunerada para fazer um trabalho temporário (um projeto, por exemplo). Além dos trabalhos freelance. As opções estão na mesa.
Essa é a minha ideia. Eu já estou trabalhando mas numa área totalmente diferente da de programador. Mas eu estou focado no seguinte no próximo concurso público pra engrenar de vez. Visto que já trabalhei com programação há muitos anos atrás e cientei que tem altos e baixos.
@@Adilson-o9p Boa sorte. Se você já tem uma experiência com programação, ela lhe será útil para adquirir novos conhecimentos. Um livro ou um curso online lhe serão mais fáceis de assimilar.
Eu nunca comentei isso, mas eu adoro o seu estilo e a estética do seu canal. Você passa uma vibe muito cyberpunk e eu acho isso irado! Aliás, seu conteúdo é de um nível de excelência incomensurável. Parabéns! Um dia, espero ser um programador tão experiente quanto você, Karol!
Na real que todo mercado tem muita gente boa, e gente nova entrando também, temos que sempre estar se atualizando. Vou seguir no meu foco e estudo rumo a programação mobile.😁
CAROL, complementando o que vc disse no vídeo, não é só na carreira, mas, em tudo na vida. Hora estamos no alto, hora estamos no subsolo. Precisamos aprender a lidar com as frustrações diárias, sim, eu disse diárias. Hoje não queremos ter problemas, mas são os problemas que forjam o nosso caráter e nos dão a resiliência necessaria para poder conviver com os outros. Se não tivermos dificuldades, obstáculos, não saberemos viver. Quando formos frustrados, "rejeitados", a vida parecerá que literalmente é uma porcaria e desistiremos de seguir em frente. Desse jeito ficaremos pulando de galho em galho, procurando uma vida perfeita que infelizmente não existe e essa passará, sem termos desfrutado dela as coisas boas que ela poderia ter proporcionado se tivéssemos sidos obstinados. Pronto, falei!
Estou começando a estudar a área a pouco mais de um mês, e sinceramente, é até bom já começar vendo as dificuldades do mercado. Saber lidar com as expectativas ajuda bastante no longo prazo, ao menos pra mim.
Muito bom o video Karol. Estou em transição de carreira com 50 anos. A dificuldade existe em qualquer mercado e se não houver persistência nada se consegue.
Concordo, as pessoas querem estudar o mínimo e conseguir o máximo, Impossível!, eu trabalho em uma fabrica desde de quando decidi entrar pra área, no início tudo era mais difícil de entender, achava que nunca ia entrar na minha cabeça as coisas, mas com o tempo e esforço foi se tornando normal e hoje descobri o quanto sou apaixonado e quero crescer nessa area, faça por amor e não por dinheiro…
Olha, sendo bastante honesto, eu acho bom que o hype esteja passando, pois, as pessoas do hype vão desistindo e o mercado volta a ser como é, dando espaço novamente para as pessoas que realmente estão interessadas e se esforçando nessa área. Eu estou nesse barco nesse momento, estou estudando tecnologia há 1ano e meio em Eng. de Computação e estou tentando entrar através da área de dados, que é a que eu mais gosto.
É que na cabeça dos caras eles vão aprender programação em 6 meses , já vão estar ganhando 10 mil pra cima . Eu sinceramente não sei se tem pessoas vendendo um curso tão picareta assim
Tô 2 anos me especializando. Entrei na área de Machine learning por conta da minha primeira formação como engenheiro, pois fazia laudos de inferência estatística de imóveis, mas quis fazer algo mais assertivo e prático: Reg. Linear. Trabalhei na Eurofarma por um tempo como Analista de Dados. Agora estou tentanto entrar na área de IA de vez.
@@CELUGamescaraca eu sou contador e tô além de estudando por curso fora iniciei a segunda graduação em banco de dados e analytics... Quero muito entrar como analista de dados pois sou apaixonado pela área
@@renan8093como descobriu que é apaixonado pela área? Quero programar, mas não sei ao certo qual área ainda, se é ciência de dados ou desenvolvimento web ou apps
Amei o vídeo e gostaria de acrescentar que as vezes a pessoa gosta de tecnologia mas não se identifica com a programação e está tudo bem. Eu comecei como estágio em dev backend e eu gostava bastante mas recentemente mudei pra uma área mais voltada a analise de dados, regras de negócio e sistemas ERP e estou amando!!
Oieee, você poderia dizer quais as maiores diferenças entre trabalhar com desenvolvimento e dados? Queria uma opinião de quem já teve essa experiência. Agradeço desde já!
@@LuanaOliveira-yp1vc o dia a dia é bem parecido, principalmente se trabalha com metodologias ágeis mas a cobrança é um pouco diferente. O dev tem uma cobrança meio que pontual e diária dependendo do projeto, o analista de dados é um pouco mais a longo prazo pois além dos dados tem a análise do resultado e métricas
E a área que tô investindo sempre gostei de tabelas dados e afins, então tô indo pro SQL, quero juntar com alguma outra linguagem, eu desanimes pq no SQL pra ti ver resultado demora nas aulas, mas tbm quero ir pra area de ERP tbm ITIL e afins quero trabalhar na ADM de dados com power bi e tal não quero programar
Vídeo perfeito, é como vc disse, as dificuldades então em todas as áreas, então sugiro que façam algo que faz teu coração vibrar pq apesar de todos querermos ganhar bem, mas fazer algo sem "paixão" pode tornar o caminho ainda mais difícil.
oi, obrigado pelo vídeo, tenho 15 anos e quero ser programador, estava muito na dúvida se deveria seguir nessa área, esse vídeo esclareceu muitas dúvidas, tive uma leve crise existencial ao pensar se realmente iria conseguir ser bom, obrigado!
Faça graduação, estude os dois, de preferencia faça uma faculdade com reconhecimento, não va nas ideias desses caras que fala que na faculdade nao aprende nada ou é perca de tempo, no mercado de trabalho as empresas dão preferencia para quem esta cursando
Attekita é tipo nossa irmã mais velha que dá concelhos pra gente que tá começando. Obrigado Carol, por não ter desistido lá no começo e ter se tornando a influencer que é hoje, e você compartilhar isso conosco ajuda a nós motivar. Muito obrigado!
Comecei a estudar programação mais ou menos 1 ano atrás, depois de uns 2 meses estudando fui mandado embora do meu antigo emprego e vi isso como uma oportunidade para mudar de carreira, então desde lá ate agora estou focado somente em estudar e aprender programação, escolhi a área de front-end pois é a mais facil de aprender, desde então estudei lógica, html, css, JS e atualmente estou estudando REACT e VUE, fazendo portifólio e participando de comunidades de programação, e olha realmente não é facil nem estudar (por conta) e muito menos entrar no mercado, recentemente fiz uma entrevista para uma empresa grande, porém não consegui a vaga, (desanimei um pouco) mas vida que segue, e desde quando comecei teve dias e dias bens ruins, vontade de desistir, fiquei uns 3 meses sem programar, mas continuo firme aqui e persistindo.
Cara, procure entrar em qualquer vaga de qualquer área ai, é melhor, ai é só oferecer seu serviço já quando estiver dentro, só funciona se for desse jeito
Tenta entrar em alguma área nem que não seja de dev! Entrei na área de projetos em uma empresa e as coisas que aprendi de infra (redes, cloud computing e afins) estão me ajudando muito
eu indico fazer bootcamps, tem gratuitos como da Soulcode e Generation, eu fiz da SoulCode quando estava desempregada e consegui meu primeiro emprego como dev
todo mundo quer o caminho mais fácil, por isso é mais dificil, esquece frontend brother, todo iniciante pensa assim, por isso a area de front esta saturada.
Gente, como ainda não deram um prêmio pra Attekita. No UA-cam ultimamente só postam vídeos de pessoas querendo iludir as outras, mas esse vídeo aqui, é o puro suco da realidade! Parabéns Carol pelo maravilhoso trabalho que vc faz aqui pra todos nós! Simplesmente FANTÁSTICO!!!!! OBS: Eu acho que esse vídeo tinha que ser tombado como patrimônio nacional ;D #FICADICA
Como é dificil alguém falar a real pra gente, passei 4 anos na faculdade de Tads que era pra acabar em 3 anos e só uma professora nos alertou sobre esses fatos, perante uma atividade que poucos entregaram ela abriu o jogo e falou que nós deveríamos ter mais afinco nos estudos que se estivesse dificil que sentasse mais 2 horas na frente do pc e tentasse até conseguir, que o salário de programador na época era 1200 reais e se nós queríamos essa realidade para nós ou poder ir no supermercado e comprar o que quisessemos, em outro momento ela falou que desenvolver software era a coisa mais difícil, que não nos enganássemos, enfim me formei e vi com meu próprio bolso, 3 anos depois eu estava ganhando 1300 reais (salário era 1200) como júnior, trabalhando mais de 8h por dia pra pagar o sábado, pegando 2 transportes pra chegar na empresa, saida de 5:20h e chegava de 19:30h em casa, na empresa usava trelo, slack, banco de horas, programa pra contar quanto tempo gastamos na tarefa, tudo na rédea, tinha vídeo game mas ninguém tinha tempo, assim como máquina de pipoca, tinha puff mas ninguém sentava, o povo tinha boca mas ninguém falava, era tudo pelo slack(absurdo). Quando eu estava pensando em desistir chegou a pandemia e colocou todo mundo pra casa e eu achava que meus problemas tinham acabado pois o trajetoo era algo que me cansava demais por "correr atrás de ônibus", que nada!, percebi que a comunicação que já não era boa tinha piorado, e as cobranças continuavam, tinha que refazer os códigos todos como o gerente de projetos imaginou, foi ai que descobri que não se usa criatividade no desenvolvimento, que o que me falaram outros tempos era mentira que o desenvolvimento de software era pra pessoas criativas, a verdade é que são pra pessoas sistemáticas, que seguem estritamente os padrões(da empresa porque nem documentação nenhuma tinha, era praticamente na base do "se vira"), as vezes por causa de um espaço ou tab o gerente mandava a tarefa pro "to do" de novo, ou seja, isso me colocou tanto pra baixo que eu na reunião de demissão, falei que nunca mais gostaria de trabalhar nisso novamente pois já estava me afetando a saúde mental, só pra constar eu sempre fui entre os 5 melhores da sala, sempre tive facilidade em aprender, enfim.... depois de 3 anos estou voltando e focando em concurso público pra não perder 4 anos de sofrimento da facul, percebi que apesar da má experiência que eu tenho potêncial e muito conhecimento adquirido.
Estou há 10 anos atuando como pesquisador na minha universidade e, depois de refletir muito, decidi mudar totalmente de carreira pra tecnologia. Estou há 1 ano conciliando estudos de programação e doutorado, agora me candidatando as primeiras vagas e está realmente bem difícil, geralmente com meu currículo sendo rejeitado logo de cara. Dá um desânimo e desespero grande, mas ver vídeos como esse com certeza me traz mais vontade de seguir adiante e seguir tentando! É o que quero, então vamos que vamos!
Tenho 16 anos e descobri essa profissão pelo meu tio, ele me disse que a área de tecnologia vai crescer muito e eu também gostei muito dessa área, eu estou muito focado em estudar para me tornar um data scientist, nessa minha jornada que estou trilhando descobri muitos canais em especial o seu 🙏🙏, com vídeos sensacionais, muito obrigadoo😊😊
Uma coisa que poucos entendem é que tecnologia é estudar para sempre e muitos não estão dispostos para essa situação. Estudar cansa exige dedicação e perseverança.
@@rawsantos9638nem isso o caso povo estuda e já acha que fácil a sim kk tudo e difícil tem gente que tá nessa área que se migrou e n se adapto tudo e esforço
fez um curso técnico ? to pensando em ir pra essa área, to ficando doente da cabeça trancado estudando programação por horas e nada de emprego@@rawsantos9638
Excelente conteúdo! Como uma pessoa que já passou por várias áreas afirmo que nenhum mercado/área para entrar é fácil e rápido. Tem que ter dedicação e atualização constantes
O pai da minha ex é mecânico de máquina de impressão (aquelas máquinas grandes de imprimir livro e jornal), ele falou que quando começou ele ia todos os dias nas gráficas oferecer os serviços dele e quase nunca alguém aceitava, hoje ele já tem mais de dez anos fazendo isso e quase todo dia ele dispensa serviços que vêm procurar por ele pq ele não consegue atender a tanta gente ao mesmo tempo, enfim a lição que fica é... O início é difícil pra todo mundo, mas a recompensa vem pra aqueles que não desistem
Acho que é um dos melhores vídeos que eu já vi sobre o assunto. Eu lembro que levei dois anos para conseguir entrar no mercado, e ainda fazia faculdade, então no meu caso ainda consegui estágio, mas lembro da dificuldade até hoje.
Me peguei assistindo esse vídeo maravilhoso no qual me ajudou muito na minha tomada de decisão, tenho 23 anos e estou iniciando hoje na faculdade de ADS, e vou conciliando com alguns cursos que vão ajudar no meu aprendizado, nao vou decisir o segredo e dedicar ao maximo hoje para colher no futuro e tenho certeza que essa é a area que quero trilhar 😊
Estou focado e durmo pensando em me empenha. As vezes penso que é errado pois estudei mto pra estar na area que estou hj (Sou fisioterapeuta) . E me sinto envergonhado em alguns pensamentos . Penso tbm na minha idade (tenho 39) ... vou ter essa pegada toda ? Mas vendo videos como esse , me dão energia e aquela noção perante a tudo e a todos, que eu tenho que ir pra cima mesmo! Eu sempre gostei de Tecnologia . Se eu me esforçar... quem e o que vai me impedir de ter sucesso ? Obrigado por tudo! Sou admirador do seu conteudo.
Gostei muito do video, estou começando agora e pesquisando cursos de entrada tipo da udemy... Para depois investir em uns cursos completos e escolher a area para seguir... Salve para ilha solteira sp
porra, tava precisando muito desse vídeo pqp. tô a um ano estudando programação meio que parando e voltando e me perguntando se realmente é esse lugar onde deveria me pôr. Mas esse vídeo clareou minha mente total. A real é que ninguém falou que é fácil, não sei daonde tiramos isso.
Attekita, por um “acaso” eu comecei a ver alguns dos seus vídeos, decidi ano passado mudar de carreira, sempre fiquei em dúvida entre T.I e algo relacionado a saúde, me formei em enfermagem, porém a realidade para mim foi difícil, realizei alguns processos seletivos mas ao chegar nas última etapas sempre ficava na espera ou não era aprovado, foi aonde iniciei Fisioterapia porém no meio do caminho a faculdade abriu falência, passei a pandemia inteira desanimado até que em uma conversa com um colega, ele me encorajou a dar oportunidade para a tecnologia, ano passado dei início ao meu curso de ADS, de verdade foi um choque inicial imenso, achei que não daria conta, foi quando te conheci e comecei a ver alguns vídeos, procurei outras opiniões, até janeiro ainda estava desanimado em dar continuidade mas hoje vi esse vídeo e realmente me motivou a não desistir. Obrigado por passar esse ponto de vista real e não apenas ilusões como muitos fazem apenas para vender cursos e mentoria que na maioria das vezes não levarão a nada. Darei continuidade aos meus estudos e daqui uns 2 anos já pretendo estar atuando na área. Lembrando que estou com 27 anos e não tenho muito tempo a perder 😂 Obrigado Attekita.
Exatamente, hoje o cenário é que para ser contratado como Júnior tem que ser pleno, para pleno tem que ser sênior e para ser sênior tem que ser fod@... a régua tá lá em cima, e não estão errado, um erro custa muito caro e os dados são extremamente sensíveis, não podem marcar bobeira, LGPD tá aí com marcação total em cima.
Eu estou nesse mercado há 20 anos e mudou muito, mas ele é muito cíclico igual outros mercados de outras áreas. Estou no Java desde 2001, mas profissionalmente desde 2004 e nos últimos 04 anos, tenho trab com Kotlin + Python pra IA. Concordo demais com suas ponderações. Parabéns pelo trab e video!
Eu iniciei a minha carreira a 30 anos atrás em Goiânia e nunca parei. Isso valeu muito, pois cresci muito! O segredo é a educação continuada e muita resiliência!!!
Estou estudando lógica de programação e vários outros conteúdos relacionados, e escolhi HTML CSS Java pra iniciar, o seu conselho pra mim foi um incentivo porque gosto de ganhar dinheiro de maneira honesta, com um trabalho bem executado e simpatia com o cliente oferecendo qualidade no relacionamento com o cliente, no momento não tenho carreira, sou apenas um CLT mas quero focar nesta área e já me vejo enfrentando e desvendando diversos assuntos que tinha dúvida, e agradeço pelo conselho pois vai ser de grande ajuda, continue com os vídeos.
Amei o vídeo! Ganhou a inscrita! Não é só entrar que é difícil, depois você entra você precisa se qualificar para se manter ali, e isso é mais difícil ainda. Depois que você se estabilizou e começa a querer crescimento, crescer exige ainda mais estudo e esforço. Você vai encontrar muita dificuldade em todo o processo... Até que de repente, você se dá conta que as coisas não parecem mais tão difíceis depois de tudo o você já passou, é somente aí, nesse ponto que a grana vem.
Realmente, muitas pessoas entraram achando que iria ganhar rios de dinheiro em pouco tempo, a verdade é, tem que gostar da área pra se manter nela e fazer um bom trabalho, faz 2 anos que comecei no curso de ciências da computação, só depois desse tempo fui conseguir minha primeira oportunidade no desenvolvimento de software, é assim mesmo muita gente entra por conta dos anúncios de ganho rápido mais depois vê que não é bem assim e que a boca é mais embaixo.
Estou no mercado desde 2011. O que digo para os juniors que trabalham comigo é "tenha paciencia e de pouco em pouco conhecimento e prática as coisas firacão natural".
Ótimo conteúdo, estou em transição de carreira de GP de TI para Dev. Backend, estudando a mais de ano vejo que não é fácil, ainda mais para alguém com 54 anos, mas resiliência é tudo. Obrigado e continue a nos inspirar.
Esse vídeo não me desanimou, pelo contrário, me animou demais. Sou apaixonada por programação desde a adolescência e hoje com 37 anos já comecei e parei diversas vezes. Não sei nem o básico de programação mas ainda quero programar com a mesma vontade que tinha há mais de 20 anos. Será que vou conseguir iniciar? Espero que sim.
Olá, eu cheguei a este video buscando informação sobre este mundo porque estou pensando se entro ou não. Na verdade eu sou dentista mas me formei em Cuba (sou cubana) e moro agora no Brasil mas como vc mesmo diz, é muito burocrático o processo e me vejo muito limitada. Por causa disso levo tempo pensando em fazer algo que me permita trabalhar em qualquer lugar do mundo pra não ficar mais assim desempregada e presa a determinados lugares e ambientes. Este video me aclarou muitas coisas. Obrigada
A pessoa que migra de área pelo fato de "o mercado é melhor" ou "tem mais emprego", simplesmente não aguenta continuar, exemplo de medicina que tem um dos cursos mais difíceis, quiçá o mais difícil que existe. Migrar de área leva tempo, leva vontade, muita reflexão e terapia pra ter certeza que é o que a pessoa quer. Eu to na área de tecnologia desde 2017 e não foi fácil perceber que eu quero migrar de área, não pela dificuldade do mercado, mas sim porque não é o meu lugar, não me sinto confortável ou feliz fazendo isso. Acho que a pessoa migrar de área é sensacional, mas se e somente se, for te fazer verdadeiramente feliz.
O motivo de eu querer me tornar programador e simplesmente para poder criar coisas, é muito legal e satisfatório ver quando o código dá certo, no momento sou iniciante mas quando eu tiver conhecimento o suficiente (algo que vai levar tempo e tenho noção disso) quero criar meu próprio mundo virtual
Vídeo extremamente necessário!! Hoje mesmo eu estava refletindo sobre a carreira novamente, bateu a síndrome do impostor junto, resumindo fiquei bem mal com toda a situação, queria chutar o balde. Depois que assisti, parece que eu voltei a enxergar novamente, mostrar essa realidade é muito necessário pra quem realmente gosta continuar tentando, e não achar que está ficando pra trás ou perdendo tempo. Obrigado por agregar profundamente na minha vida ❤
Uma grande aula de como ter foco e determinação em um mercado que pode mudar a vida de várias pessoas sem ter nenhuma linha de código, obrigado Attekita👏.
É engraçado isso mesmo, eu sou formado em Direito tenho a OAB Pós Graduação e me vi em uma situação triste no mercado de trabalho, tanto que sempre trabalhei como T.I e quis mudar de área indo para o Direito, mas no fim estou aqui estudando a algum tempo já para entrar na área da programação, hoje estudo Flutter para desenvolvimento MOBILE e é difícil mas Trabalhar em casa e ter chance de trabalhar fora me motiva, então estou nessa, hoje tenho a possibilidade de estudar no serviço e esta ajudando bastante mais ainda tenho muita dificuldade. Sou aqui de Goiânia também kkkkk, parabéns pelo conteúdo show !!
Attekita tem uma abordagem muito clara e realista sobre o assunto e o mercado, e isso é incrível, comecei a estudar esse ano, em março, e ainda sinto que é apenas o começo, e vídeos como o dela são o combustível. Obrigado Karol! Me nota pfv kkkk
Eu na segunda faculdade de tecnologia, sou praticamente um Einstein da computação, infelizmente por baixo salário e não pagar as contas , não consigo sair da minha atual carreira, e por conta da I.A. infelizmente júnior foram descartados , e carreira de sênior precisa de 5 anos de experiência (sem oportunidade impossível).
Olá Karol... Na minha opinião, todos deveriam fazer algo que goste, não somente pensando no ganho financeiro, pois conheço muitos profissionais, inclusive médicos, que escolheram a carreira pelo financeiro e não porque gostam, e acabam fazendo um serviço ruim muitas vezes. Eu escolhi a programação, pois gosto e decidi que vou até o final agora, pois não tem nada melhor que trabalhar com algo que goste, se torna prazeroso. Seus conteúdos estão me ajudando muito..... OBRIGADO
Muito bom o vídeo, você foi bastante assertiva nas suas colocações e isso é excelente, ninguém deve entrar em alguma coisa iludido, alimentando expectativas irreais.
Estou começando na área de programação web, já sei html e CSS, vou passar para Javascript agr. Realmente programação é um área que exige muito estudo e adaptação.
Fico feliz de escutar tanta sinceridade em um vídeo e isso me motiva ainda mais a começar estudar e ingressar nessa área, seus conteúdos são incríveis. Gosto muito de IA e sou apaixonado pela realidade virtual, aumentada e etc (muito por causa de SAO) quais conselhos/dicas vc daria para quem quer algo nessas áreas?
Me arrependi de fazer Direito (pressão da família). 5 anos estudando e ainda se submeter a uma prova super difícil em duas etapas para provar para o poder público que você sabe alguma coisa. Suas palavras foram muito felizes sobre a atualidade do setor de mercado jurídico. Sempre amei tecnologia, inovação, games (inclusive aprendi boa parte de inglês jogando) e agora vejo oportunidade para ingressar no mercado de trabalho. Todos começamos da base e com evolução constante podemos chegar ao topo. Excelente conteúdo!
Attekita, tu é de Goiânia? Que show! Sábado agora teremos um espaço das profissões na Escola do Futuro de Goiás José Luiz Bittencourt aqui em Goiânia e seria fantástico te ter conosco. Sua visão de mercado realista, e também incentivadora, pode ajudar a moçada a ampliar a noção sobre a área. Lá na escola temos alunos de cursos técnicos na área de tecnologia e agora estamos com um projeto com alunos do ensino médio onde elas vão formar como dev fullstack.
O motivo que fez vc entrar nessa área, vai ser o mesmo motivo pelo qual vc vai querer sair. Se vc entrou por dinheiro vai sair por dinheiro, se entrou pelo hype vai sair pelo hype. Agora se vc entrou pq realmente gosta de programação, ler código, testar nos tecnlogias e querer ser bom nisso, vai conseguir passar por toda dificuldade.
Comecei à estudar programação esse ano, sei das dificuldades, mas eu adoro ver a forma de como os códigos são executados de forma prática. O meu objetivo na área de programação é conhecer novas tecnologias, até mesmo fazendo networking, já estou me dedicando para migrar de área, até por descontentamento com o mercado no qual eu atuo, e fico diariamente observando as novidades no mundo da programação pra me manter atualizado das novidades.
Muito obrigado eu acho que esse choque de realidade é muito bom me sinto mas motivado a continuar porque entendi que tenho que me esforçar e não vou ganhar dinheiro sem merecer ele
Tenho 24 Anos, sou formada em Logística, comex e terminando Eng. Produção. Sempre fui apaixonada por processos produtivos e com o passar do tempo decidi adentrar na área de tecnologia devido as mudanças que ocorrem na industria, como a Logistica 4.0, sistemas de controle de estoques em tempo real, etc. E na minha opinião foi uma escolha muito boa, pois hoje consigo desenvolver sistemas simples, por enquanto haha, mas que aumentam muito a eficiência dos processos da empresa onde trabalho. Nunca é fácil conseguir as coisas, sempre é preciso trabalhar, se dedicar e estudar para conseguir o que deseja. Parabéns pelo video, mostrou exatamente a realidade do Mercado de trabalho 👏👏👏👏 Irei continuar estudando muitoo para conseguir me desenvolver como eng. Softwares corporativos para a gestão de indústrias 4.0 😊.
Eu estava procurando uma pessoa, estava com mesmo pensamento que o meu, achei você. Também tenho mesma graduação. Tô querendo fazer ADS, por motivo ajudar também na logística.
Estou estudando ara a transição. Sua análise me motivou mais. E já completei 50 anos. Acordo cedo e estudo. Não está fácil e não é para ser mesmo. Mas tem situações que era difícil e hoje é normal. Valeu.
Ótimo vídeo. Sobre o Mercado uma hora as coisas se adequam, porque sendo bem sincero, a demanda por Senior e Pleno é só por uma visão torpe de que contratando Senior em 3 semanas ele ja sabe as regras de negócios e vai resolver todos os problemas. Nao dou mais 5 anos pro mercado se adequar, ou na fricção de empresas jaja Senior vai ta ganhando igual um Juiz do Supremo
caramba que tapa na cara kkkkkk sinceramente eu tinha essa visão, inclusive entrei na faculdade e imaginei que so por isso conseguiria um estágio, mas depois de ver as vagas percebi que realmente exigem conhecimento, necessário esse vídeo, me ajudou muito, vou pesquisar direitinho e estudar no modo grosso a partir de agora, levar isso a sério. Obrigado pelo seu canal isso ajuda muito, conheci hoje e ja amei ❤
Aos 40 e poucos resolvi mudar para área de programação, mas mesmo com experiência em outras áreas diferentes minha inserção na área esta bem difícil mesmo com muitas vagas. Minha persistência vai no momento que vou buscar eu mesmo meu caminho. Um abraço a todos os "nãos" que recebi.
Obrigado por abrir seu coração, o seu choque de realidade, que talvez para algumas pessoas foi desanimador, para mim foi motivador e inspirador! Mais uma vez obrigado!
Formei em ciência da computação em 2005 e achei o vídeo ótimo. Mas eu larguei DEV quando o mercado começou a exigir desenvolvedores full stack e que teriam que desenvolver backend e front-end e, depois, ainda piorou e começou a exigir o full cycle. O que se vê é um aumento de funções e responsabilidades enormes, com uma gama de conhecimento extremamente diversa e cara de se obter, mas pagando o salário de um único profissional que está fazendo o papel de uns quase 10. Eu não tenho tino nenhum para desenhar GUIs, nem muito menos paciência para trabalhar com CSS e garantir que uma mesma tela abra toda bonitinha numa gama enorme de tamanhos de tela, ter que lidar com trocentos problemas de compatibilidades e versões. Gosto de puro backend, mas o mercado enxugou vagas exclusivamente backend, exigindo os full stack e até full cycle. Hoje eu me identifiquei na eng de dados, uso todos os meus conhecimentos agregados da ciência da computação, trabalho, exclusivamente, com os backends de pipelines de dados e outra equipe cuida dos dashboards bonitinhos em PBI. Responsabilidades bem definidas, equipes distintas que de comunicam e resolvem problemas juntos e não há um acúmulo de funções. O front-end da aplicação não é por minha conta e, quem gosta de front-end, trabalha com front-end sem ter que encostar as mãos em back-end e vice-versa. Estou muito, muito mais feliz do que estaria, se eu estivesse em Web Dev ou mobile.
Sem contar que cada vez aumenta o que eu mais odeio de tudo isso: a pressão por prazos. Entregam um projeto na mão de uma pessoa que fica responsável por TUDO e amanhã já estão cobrando de hora em hora se já está pronto e porque ainda não colocou no ar.
@@phlimma pois é, isso é outra coisa. Pra quem não entende da área, é como se fosse uma pastelaria, fez o pedido, daqui 20 mins está entregue. Acontece que boa parte dos gestores de empresas entendem nada da nossa área e acha que somos mágicos e cobram prazos irreais. E, se ousar dar o prazo real, vão dizer que é exagero. Enfim, esse, também, foi um dos aspectos que me fez largar de ser DEV de aplicações, para ser Dev na eng de dados. Vejo que, inclusive os gestores, costumam entender melhor como a coisa funciona e a pressão até acontece, mas de uma forma aceitável.
Está certo, eu gosto de tecnologia, gosto de está conectado e tenho curiosidade de aprender e viver isso. Quero criar e ver resultado e estudar até por que tbm gosto de fica muito nos bastidores. Deus me ajude eu quero isso pra min.
Vídeo ph#da! Amei a sacada de mostrar como a bolha dev não tem esse nome atoa. Tenho trabalhado essa forma de pensar sua, de ciclos, e realmente ajuda muito a ansiedade, principalmente. Para quem está estudando, não desista. - Tem ótimos salários - Tecnologia nunca vai morrer - Você ajuda QUALQUER pessoa, ou seja, qq pessoa precisa de um dev. E para quem já trabalha. Garanta seu emprego, no momento atual o mais importante é XP. E até o final de 2024 onde prevejo, ainda será muito.
Você foi cirúrgica: "Não existe forma honesta de ganhar dinheiro" sem ser estudando, se preparando e estando sempre atualizado com realidade e as novas tecnologias. Eu sou estudante de Relações Públicas e estou fazendo agora também um curso técnico de Desenvolvimento web e Mobile pela Escola do Futuro do estado de Goiás, curso maravilhoso com ótima estrutura e professores. Desde que entre nesta área penso da mesma forma, é necessário se dedicar de verdade aos estudos tanto teórico como a prática que é parte fundamental para se tornar um bom programador. Aos demais Devs eu desejo muita força e não desistam, pois vai valer a pena. Quando for realizar algum evento em Goiânia, avisa, também moro aqui e seria ótimo participar.
Galera a carreira de dev. é estudo direto, mais não tem coisa pior do que um sub emprego que eu me encontro no momento 12h de trabalho, atendimento ao cliente...
@@luizfranca9136 Sai da bolha cara, existe e existe muito sub emprego sim! Empregadores pagando miséria, as vezes nem mesmo o salário mínimo e sem benefícios, só com VT e VR que não dá nem pra se locomover direito e VR que antes de chegar a metade do mês, já acabou, por que é tudo caro, além de trabalhar 9 horas por dia. É uma realidade e falo com propriedade, por que já estive em condições similares no meu início de carreira.
Comecei essa playlist da Tekitaflix achando que a minha transição de carreira era uma decisão acertiva, mas agora, depois de aproximadamente 9:48:63 de videos nesta playlist, mais 35:58 de outros indicados no processo, EU TENHO CERTEZA !! Obrigado por inspirar Attekita.
Primeiro eu queria te parabenizar por este video. Sempre fui apaixonada por tecnlogia e honestamente só não fiz um bacharel/tecnólogo antes de me formar na minha atual áre (Direito) por medo de exatas, esse medo derivou de um trauma da infância... Entrei na faculdade com 17 e formei agora com 22, estou iniciando meus estudos na programação e optei por começar com lógica e quem sabe em 2023 iniciar um tecnólogo em ADS. Obrigada por representar nós mulheres na área dev, tmj !
Super realista, é isso mesmo, infelizmente iniciei minha faculdade com um pensamento extremamente ilusório, mas com um tempo descobri oque realmente me espera.
Já estava começando a achar que o problema sou eu. Está muito difícil conseguir um Job que pague o básico na área de programação. Mas depois analisando meu currículo como um recrutador ou um empresário percebi que falta muita coisa para ser confiável... Concluo meus estudos em Dezembro e estou buscando pessoas e empresas que queiram um estagiário em minha região de forma gratuita... só assim para conseguir uma oportunidade e conhecimento.
So acho que cada caso é um caso. Existem pessoas que podem ter oportunidades melhores por conhecer pessoas que podem dar esse oportunidades, quando alguém que não tem esse conhecimento, fica estático. Vai depender de cada pessoa.
Cheguei agora de viagem, não me inscrevi ainda mas estou gostando. Espero gostar dos seus vídeos e me inspirar para aprender programação, pois tentei uma vez e não consegui, bastante complicado. Decidi não desistir e tentar aprender novamente só que mais focado. Só que dessa vez troco a palavra dificil por desafiador assim fica mais estimulante aprender. Sucesso para o seu canal! E vamos que vamos.... Jundiaí - SP - 20:50 de la notche lol!!!
ai mt obrigado! esse video me animou mt, sempre fiquei me pressionando a fazer medicina achando q ia ficar rico, acabei me perdendo dos meus sonhos, meus sonhos de trabalhar com a inovação, que o ti s encaixa perfeito pra mim. mt obg
isso é o reflexo do imediatismo, as pessoas hoje vendo gente video no tiktok e ganhando milhoes, marketing digital, influencers, tráfego pago, e programação, o tempo todo as pessoas veem gente dessas areas sendo bem remuneradas e acham que foi fácil, que um cara fez UM vídeo e estourou, criou UM canal no youtube e ficou milionário, criou UMA loja online e ta rico, fez UM curso de 6 meses de programação e tá ganhando em euro trabalhando pro exterior, enfim as pessoas olham para o resultado, o resultado de muita dedicação, e sacrificios que a maioria não esta disposta a fazer... Como você quer comparar seus dias de luta com os dias de glória de quem já passou pelo que você ta passando hj? E se você acha realmente que é facil pq não tenta fazer? Eu penso que fácil nada é, mas se você ta vendo com seus próprios olhos pessoas sendo valorizadas e recompensadas por algo, você não deve pensar se é facil ou difícil, deve procurar saber o que essas pessoas fizeram pra chegar onde estão, e alinhar todos os seus próximos passos em busca de se tornar quem você quer ser, pq você já tem o outro de exemplo que se você não desistir você não fracassa, e que é só questão de tempo.
Abriu demais a minha mente, eu tou no mercado de tecnologia, tava quase desistindo, tou aqui como Freela, como você falou que estava a 10 anos como freela aí eu "aaaahhh faz parte" tá me moldando. Pessoal acha que é fácil, nããão é, mas também não é impossível, não é algo que você NUNCA VAI CONSEGUI. Tou aqui, cada vez mais procuro conhecimento seja lá em Linguagens (algo que na minha opiniao você não deve se prender a A ou B, mas procurar uma que você entenda pra aplicar em outras), metodologias, padrões de projetos, entre várias outras coisas. Seu vídeo de certa forma me clareou mais uma vez e me deu a certeza que eu estou no caminho certo. Valeu Attekita, bom demais !!
O pessoal quer dinheiro fácil e pouco esforço...alinhar expectativas é essencial p qual situação de carreira! Cuido c influencers que usam um marketing...marketing vende imagem, nem tudo que se vê por aí é realidade ⭐
💯 Seja Membro do Cana! Apoie o Canal e Tenha Acesso Antecipado, além de Videos Exclusivos!
ua-cam.com/channels/etRsdZxDQDcgVDJd6erz6g.htmljoin
Eu acho mil vezes mais útil videos realistas de alguém experiente do que aquelas promessas de dinheiro rapido e fácil, vendendo ilusões. Obrigado pelo trabalho. Isso me motiva a estudar. Antes tarde do que nunca!kkkk
verdade, não aguento mais ver propagandas ilusórias de curso no YT, uns caras de pau q nem desce, tem um q não aguento nem ver a cara mais!
Todos os dias tem milhões de vagas… mas é claro se a pessoa preferir ir trabalhar no comércio..
No instagran vi um que a pessoa dizia "ganhe de 5 até 20k" sem ter graduação, as criticas foram tantas que teve que fazer outro video so que sem os comentários, só tem espertão.
Você pode ganhar isso, com uns 10 anos de estudo @@bancouniversal8933
ela falou 2 anos? e melhor estuda pra concurso , tudo bem que uma empresa pode te pagar ate mas ou dobro, porém não te da estabilidade de nada.
Sabe o que acho? Que as pessoas hoje são imediatista, querem ganhar muito, mas nao se dedicar, esse hype de TI fez que muitas pessoas que acham que com pouco esfoco iriam ganhar muito em pouquíssimo tempo e agora estao vendoba realidade. As pessoas precisam entender que em qualquer profissão se vc nao se dedicar nao havera espaco para vc
Concordo.
Eu também !
Pois é Karol, concordo em tudo que vc disse, sou desenvolvedor a mais de 25 anos, e já na minha época quando comecei já não era fácil, eram muitos livros para estudar e caros e os melhores ainda em inglês, comprava tudo na livraria cultura. Eu na época até pensei em estudar administração no lugar de TI, até que me convenci que se não fosse TI não seria nada.DEVEMOS PENSAR NA PALAVRA DIFÍCIL, o que é dificil? Dificil é o que a gente impôe para nós mesmos, não é área, nada nesse mundo É DIFÍCIL, se vc tiver força de vontade, paíxão, dedicação NADA É DIFÍCIL e os obstáculos fazem parte do processo de evolução, seja em qualquer área, cheguei a pegar ônibus lotado com os braços cheios de livros e mesmo com todas as dificuldades cheguei lá , E HOJE? Não mudou nada do que era a 25 anos atrás aliás acho que está está até mais fácil, tá tudo na mão, cursos online, tudo...É só querer.
Sou educador social (oficineiro de tecnologias), e vc está famosa aqui na periferia rsrs. Já exibi este seu vídeo para mais de 200 jovens, e o resultado foi supreendente. Tiveram um choque de realidade sobre TI e o mercado de trabalho em geral, porque até então, tinham a ilusão de ganhar dinheiro rápido apenas apertando alguns botões. Sim muitos literalmente me perguntaram "qual botões tinha que apertar na internet, pra conseguir dinheiro rápido"!
Enfim, seu vídeo apresentado com autoridade e experiência e sem enolação (sem falar que tem o visual que se identifica com o público jovem) é de grande importância pra muita, muita gente mesmo. Obrigado e Deus abençõe sua vida.
Olá Attekita.
Eu tenho 70 anos e pretendo aprender a programar C#. Minha experiência em programação é em microprocessadores e microcontroladores, inclusive ministrei vários cursos sobre isso. Minha ideia é aproveitar meu tempo livre (engenheiro eletricista aposentado), e aprender uma linguagem consistente. Embora pareça estranho eu estou me preparando para a minha próxima encarnação kkkk. Qual a sua opinião em relação ao C#?
porra tio cê é foda, sou seu fã
parabens vovô, o senhor irá conseguir. você é uma inspiração, espero um dia chegar na sua idade e saber lidar com tecnologia
Muito legal.
Boa ! é sempre bom aprender coisas novas e ocupar o tempo.
sinto te informar, mas nao existe reencarnação. mas continue os estudos amigo. Deus te abençoe
Sobre a questão de conseguir um lugar ao Sol no mundo da programação, aqui vai uma dica: Se está difícil conseguir emprego como programador e as contas não param de chegar, a saída é procurar outro emprego, que não tenha tantos requisitos. Isso vale tanto para fazer concursos públicos como na iniciativa privada. E estudar nas horas vagas. Fazer o seu portfólio, e como a Karol indicou, começar com trabalhos freelance. Você vai ganhando experiência até ter a chance de arranjar um bom emprego na área.
Falo pro experiência própria. Passei em um concurso para assistente administrativo. Continuarei os meus estudos e criarei um portfólio com mais calma e menos ansiedade.
Acha que é de boa pegar concurso e dps sair quando tiver vaga pra dev?
@@icaro6292 É uma possibilidade entre outras, como fazer um novo concurso para Analista de Sistemas, obter uma licença não remunerada para fazer um trabalho temporário (um projeto, por exemplo). Além dos trabalhos freelance.
As opções estão na mesa.
Essa é a minha ideia. Eu já estou trabalhando mas numa área totalmente diferente da de programador. Mas eu estou focado no seguinte no próximo concurso público pra engrenar de vez. Visto que já trabalhei com programação há muitos anos atrás e cientei que tem altos e baixos.
@@christianrobertomeybomBoa ideia.
@@Adilson-o9p Boa sorte. Se você já tem uma experiência com programação, ela lhe será útil para adquirir novos conhecimentos. Um livro ou um curso online lhe serão mais fáceis de assimilar.
Eu nunca comentei isso, mas eu adoro o seu estilo e a estética do seu canal. Você passa uma vibe muito cyberpunk e eu acho isso irado! Aliás, seu conteúdo é de um nível de excelência incomensurável. Parabéns! Um dia, espero ser um programador tão experiente quanto você, Karol!
Muito obrigada!!!! ☺️
Sim, muito legal. Ela também é designer, por isso o canal é bem estiloso.
Verdade, eu queria ser amigo dela kkkk tão hightec
Disse tudo, conteúdo, didática e estética, é muito agradável mesmo!!!
Eu amo o visual cyberpunk dela kkk
Na real que todo mercado tem muita gente boa, e gente nova entrando também, temos que sempre estar se atualizando. Vou seguir no meu foco e estudo rumo a programação mobile.😁
Ai simm! Vai estudar iOS, Android ou os dois?
também to focado rumo à mobile, boa sorte para ti
@@attekitadev Os dois se eu conseguir kk
eu tambem.. mas no meu caso vou passar meus 2 anos estudando. E depois vou tentar pegar uma bolsa para estudar no exterior.
Deus me livre! Mas pode dar bom hein
CAROL, complementando o que vc disse no vídeo, não é só na carreira, mas, em tudo na vida. Hora estamos no alto, hora estamos no subsolo. Precisamos aprender a lidar com as frustrações diárias, sim, eu disse diárias. Hoje não queremos ter problemas, mas são os problemas que forjam o nosso caráter e nos dão a resiliência necessaria para poder conviver com os outros. Se não tivermos dificuldades, obstáculos, não saberemos viver. Quando formos frustrados, "rejeitados", a vida parecerá que literalmente é uma porcaria e desistiremos de seguir em frente. Desse jeito ficaremos pulando de galho em galho, procurando uma vida perfeita que infelizmente não existe e essa passará, sem termos desfrutado dela as coisas boas que ela poderia ter proporcionado se tivéssemos sidos obstinados. Pronto, falei!
Estou começando a estudar a área a pouco mais de um mês, e sinceramente, é até bom já começar vendo as dificuldades do mercado. Saber lidar com as expectativas ajuda bastante no longo prazo, ao menos pra mim.
Desista, ainda da tempo...
@@brunofullstack6752concordo kkkk
Por que ele iria desistir?@@brunofullstack6752
@@brunofullstack6752 Uai kkkk
@@brunofullstack6752 pq desistir?
Muito bom o video Karol. Estou em transição de carreira com 50 anos. A dificuldade existe em qualquer mercado e se não houver persistência nada se consegue.
Somos dois.....bola pra frente
Concordo, as pessoas querem estudar o mínimo e conseguir o máximo, Impossível!, eu trabalho em uma
fabrica desde de quando decidi entrar pra área, no início tudo era mais difícil de entender, achava que nunca ia entrar na minha cabeça as coisas, mas com o tempo e esforço foi se tornando normal e hoje descobri o quanto sou apaixonado e quero crescer nessa area, faça por amor e não por dinheiro…
Parabéns pela dedicação
negócio de não fazer por dinheiro é que tem que ser rico né, como trabalhar com o que gosta se a desvantagem é morrer de fome e na rua?
Esse papo de fazer por amor é maior meme kkkkkkkk
Se você faz puramente por amor, no primeiro conflito com versão de dependência em uma migração de projeto legado você vai desistir :/
@@arthurramos1161😂😂😂😂😂😂😂
Olha, sendo bastante honesto, eu acho bom que o hype esteja passando, pois, as pessoas do hype vão desistindo e o mercado volta a ser como é, dando espaço novamente para as pessoas que realmente estão interessadas e se esforçando nessa área. Eu estou nesse barco nesse momento, estou estudando tecnologia há 1ano e meio em Eng. de Computação e estou tentando entrar através da área de dados, que é a que eu mais gosto.
É que na cabeça dos caras eles vão aprender programação em 6 meses , já vão estar ganhando 10 mil pra cima . Eu sinceramente não sei se tem pessoas vendendo um curso tão picareta assim
Tô 2 anos me especializando. Entrei na área de Machine learning por conta da minha primeira formação como engenheiro, pois fazia laudos de inferência estatística de imóveis, mas quis fazer algo mais assertivo e prático: Reg. Linear. Trabalhei na Eurofarma por um tempo como Analista de Dados. Agora estou tentanto entrar na área de IA de vez.
@@CELUGamescaraca eu sou contador e tô além de estudando por curso fora iniciei a segunda graduação em banco de dados e analytics... Quero muito entrar como analista de dados pois sou apaixonado pela área
@@renan8093como descobriu que é apaixonado pela área? Quero programar, mas não sei ao certo qual área ainda, se é ciência de dados ou desenvolvimento web ou apps
@@renan8093estou em dúvida entre contabilidade ou Ti
Também sou de Goiânia e é muito legal ver alguém tão relevante como dev ser da minha cidade.
Sucesso hoje e sempre Karol!
Amei o vídeo e gostaria de acrescentar que as vezes a pessoa gosta de tecnologia mas não se identifica com a programação e está tudo bem. Eu comecei como estágio em dev backend e eu gostava bastante mas recentemente mudei pra uma área mais voltada a analise de dados, regras de negócio e sistemas ERP e estou amando!!
Ótima dica!
Oieee, você poderia dizer quais as maiores diferenças entre trabalhar com desenvolvimento e dados? Queria uma opinião de quem já teve essa experiência. Agradeço desde já!
@@LuanaOliveira-yp1vc o dia a dia é bem parecido, principalmente se trabalha com metodologias ágeis mas a cobrança é um pouco diferente. O dev tem uma cobrança meio que pontual e diária dependendo do projeto, o analista de dados é um pouco mais a longo prazo pois além dos dados tem a análise do resultado e métricas
Obrigada por responder...então o analista de dados tem menos pressão?
E a área que tô investindo sempre gostei de tabelas dados e afins, então tô indo pro SQL, quero juntar com alguma outra linguagem, eu desanimes pq no SQL pra ti ver resultado demora nas aulas, mas tbm quero ir pra area de ERP tbm ITIL e afins quero trabalhar na ADM de dados com power bi e tal não quero programar
Vídeo perfeito, é como vc disse, as dificuldades então em todas as áreas, então sugiro que façam algo que faz teu coração vibrar pq apesar de todos querermos ganhar bem, mas fazer algo sem "paixão" pode tornar o caminho ainda mais difícil.
oi, obrigado pelo vídeo, tenho 15 anos e quero ser programador, estava muito na dúvida se deveria seguir nessa área, esse vídeo esclareceu muitas dúvidas, tive uma leve crise existencial ao pensar se realmente iria conseguir ser bom, obrigado!
Faça graduação, estude os dois, de preferencia faça uma faculdade com reconhecimento, não va nas ideias desses caras que fala que na faculdade nao aprende nada ou é perca de tempo, no mercado de trabalho as empresas dão preferencia para quem esta cursando
Attekita é tipo nossa irmã mais velha que dá concelhos pra gente que tá começando. Obrigado Carol, por não ter desistido lá no começo e ter se tornando a influencer que é hoje, e você compartilhar isso conosco ajuda a nós motivar. Muito obrigado!
Comecei a estudar programação mais ou menos 1 ano atrás, depois de uns 2 meses estudando fui mandado embora do meu antigo emprego e vi isso como uma oportunidade para mudar de carreira, então desde lá ate agora estou focado somente em estudar e aprender programação, escolhi a área de front-end pois é a mais facil de aprender, desde então estudei lógica, html, css, JS e atualmente estou estudando REACT e VUE, fazendo portifólio e participando de comunidades de programação, e olha realmente não é facil nem estudar (por conta) e muito menos entrar no mercado, recentemente fiz uma entrevista para uma empresa grande, porém não consegui a vaga, (desanimei um pouco) mas vida que segue, e desde quando comecei teve dias e dias bens ruins, vontade de desistir, fiquei uns 3 meses sem programar, mas continuo firme aqui e persistindo.
Cara, procure entrar em qualquer vaga de qualquer área ai, é melhor, ai é só oferecer seu serviço já quando estiver dentro, só funciona se for desse jeito
Sei como é, dá uma desanimada, mas uma hora ira dar certo, só persistir
Tenta entrar em alguma área nem que não seja de dev! Entrei na área de projetos em uma empresa e as coisas que aprendi de infra (redes, cloud computing e afins) estão me ajudando muito
eu indico fazer bootcamps, tem gratuitos como da Soulcode e Generation, eu fiz da SoulCode quando estava desempregada e consegui meu primeiro emprego como dev
todo mundo quer o caminho mais fácil, por isso é mais dificil, esquece frontend brother, todo iniciante pensa assim, por isso a area de front esta saturada.
Excelente vídeo. E parabéns pela sua história, guerreira, foi o que mais me inspirou!
Gente, como ainda não deram um prêmio pra Attekita. No UA-cam ultimamente só postam vídeos de pessoas querendo iludir as outras, mas esse vídeo aqui, é o puro suco da realidade! Parabéns Carol pelo maravilhoso trabalho que vc faz aqui pra todos nós! Simplesmente FANTÁSTICO!!!!!
OBS:
Eu acho que esse vídeo tinha que ser tombado como patrimônio nacional ;D #FICADICA
Poxa! Fiquei até emocionada
Sempre que tenho vontade de desistir vejo esse vídeo. Obrigado Attekita.
Cara não acredito você e de Goiânia que legal eu moro em Anápolis estou feliz por encontrar um canal com muita influencia aqui perto de mim😊
Sou de Goiânia e tive a mesma sensação rs
Como é dificil alguém falar a real pra gente, passei 4 anos na faculdade de Tads que era pra acabar em 3 anos e só uma professora nos alertou sobre esses fatos, perante uma atividade que poucos entregaram ela abriu o jogo e falou que nós deveríamos ter mais afinco nos estudos que se estivesse dificil que sentasse mais 2 horas na frente do pc e tentasse até conseguir, que o salário de programador na época era 1200 reais e se nós queríamos essa realidade para nós ou poder ir no supermercado e comprar o que quisessemos, em outro momento ela falou que desenvolver software era a coisa mais difícil, que não nos enganássemos, enfim me formei e vi com meu próprio bolso, 3 anos depois eu estava ganhando 1300 reais (salário era 1200) como júnior, trabalhando mais de 8h por dia pra pagar o sábado, pegando 2 transportes pra chegar na empresa, saida de 5:20h e chegava de 19:30h em casa, na empresa usava trelo, slack, banco de horas, programa pra contar quanto tempo gastamos na tarefa, tudo na rédea, tinha vídeo game mas ninguém tinha tempo, assim como máquina de pipoca, tinha puff mas ninguém sentava, o povo tinha boca mas ninguém falava, era tudo pelo slack(absurdo). Quando eu estava pensando em desistir chegou a pandemia e colocou todo mundo pra casa e eu achava que meus problemas tinham acabado pois o trajetoo era algo que me cansava demais por "correr atrás de ônibus", que nada!, percebi que a comunicação que já não era boa tinha piorado, e as cobranças continuavam, tinha que refazer os códigos todos como o gerente de projetos imaginou, foi ai que descobri que não se usa criatividade no desenvolvimento, que o que me falaram outros tempos era mentira que o desenvolvimento de software era pra pessoas criativas, a verdade é que são pra pessoas sistemáticas, que seguem estritamente os padrões(da empresa porque nem documentação nenhuma tinha, era praticamente na base do "se vira"), as vezes por causa de um espaço ou tab o gerente mandava a tarefa pro "to do" de novo, ou seja, isso me colocou tanto pra baixo que eu na reunião de demissão, falei que nunca mais gostaria de trabalhar nisso novamente pois já estava me afetando a saúde mental, só pra constar eu sempre fui entre os 5 melhores da sala, sempre tive facilidade em aprender, enfim.... depois de 3 anos estou voltando e focando em concurso público pra não perder 4 anos de sofrimento da facul, percebi que apesar da má experiência que eu tenho potêncial e muito conhecimento adquirido.
Foi bom ler seu relato. Vai fazer concursos na área de TI ou em outra?
@@rafaelmoraes_ pra TI,
pelo menos o salario é 8k
Estou há 10 anos atuando como pesquisador na minha universidade e, depois de refletir muito, decidi mudar totalmente de carreira pra tecnologia. Estou há 1 ano conciliando estudos de programação e doutorado, agora me candidatando as primeiras vagas e está realmente bem difícil, geralmente com meu currículo sendo rejeitado logo de cara. Dá um desânimo e desespero grande, mas ver vídeos como esse com certeza me traz mais vontade de seguir adiante e seguir tentando! É o que quero, então vamos que vamos!
Tenho 16 anos e descobri essa profissão pelo meu tio, ele me disse que a área de tecnologia vai crescer muito e eu também gostei muito dessa área, eu estou muito focado em estudar para me tornar um data scientist, nessa minha jornada que estou trilhando descobri muitos canais em especial o seu 🙏🙏, com vídeos sensacionais, muito obrigadoo😊😊
Uma coisa que poucos entendem é que tecnologia é estudar para sempre e muitos não estão dispostos para essa situação.
Estudar cansa exige dedicação e perseverança.
Fora que a barriga não espera, meu caso foi esse, desisti e hoje trabalho com elétrica, e ainda ganho bem, mesmo sem formação
@@rawsantos9638 o estômago é um fator que controla o preço de mão de obra no mercado...
@@rawsantos9638nem isso o caso povo estuda e já acha que fácil a sim kk tudo e difícil tem gente que tá nessa área que se migrou e n se adapto tudo e esforço
fez um curso técnico ? to pensando em ir pra essa área, to ficando doente da cabeça trancado estudando programação por horas e nada de emprego@@rawsantos9638
Vc acorda e já está desatualizado. Mas pode ser uma oportunidade para que tem perfiu para trabalhar na área.
Excelente conteúdo! Como uma pessoa que já passou por várias áreas afirmo que nenhum mercado/área para entrar é fácil e rápido. Tem que ter dedicação e atualização constantes
O pai da minha ex é mecânico de máquina de impressão (aquelas máquinas grandes de imprimir livro e jornal), ele falou que quando começou ele ia todos os dias nas gráficas oferecer os serviços dele e quase nunca alguém aceitava, hoje ele já tem mais de dez anos fazendo isso e quase todo dia ele dispensa serviços que vêm procurar por ele pq ele não consegue atender a tanta gente ao mesmo tempo, enfim a lição que fica é... O início é difícil pra todo mundo, mas a recompensa vem pra aqueles que não desistem
Caramba obrigado meu chara
Trabalho nessa área, realmente a procura é grande e falta profissional de excelência
Olá a todos sou entusiasta de ti, faço muitos serviços de frees lance estou pesquisando sobre programação cai no seu canal, parabéns pela sinceridade
Acho que é um dos melhores vídeos que eu já vi sobre o assunto. Eu lembro que levei dois anos para conseguir entrar no mercado, e ainda fazia faculdade, então no meu caso ainda consegui estágio, mas lembro da dificuldade até hoje.
Muito obrigada
Me peguei assistindo esse vídeo maravilhoso no qual me ajudou muito na minha tomada de decisão, tenho 23 anos e estou iniciando hoje na faculdade de ADS, e vou conciliando com alguns cursos que vão ajudar no meu aprendizado, nao vou decisir o segredo e dedicar ao maximo hoje para colher no futuro e tenho certeza que essa é a area que quero trilhar 😊
Estou focado e durmo pensando em me empenha. As vezes penso que é errado pois estudei mto pra estar na area que estou hj (Sou fisioterapeuta) . E me sinto envergonhado em alguns pensamentos . Penso tbm na minha idade (tenho 39) ... vou ter essa pegada toda ? Mas vendo videos como esse , me dão energia e aquela noção perante a tudo e a todos, que eu tenho que ir pra cima mesmo! Eu sempre gostei de Tecnologia . Se eu me esforçar... quem e o que vai me impedir de ter sucesso ? Obrigado por tudo! Sou admirador do seu conteudo.
Gostei muito do video, estou começando agora e pesquisando cursos de entrada tipo da udemy... Para depois investir em uns cursos completos e escolher a area para seguir... Salve para ilha solteira sp
porra, tava precisando muito desse vídeo pqp. tô a um ano estudando programação meio que parando e voltando e me perguntando se realmente é esse lugar onde deveria me pôr. Mas esse vídeo clareou minha mente total. A real é que ninguém falou que é fácil, não sei daonde tiramos isso.
Attekita, por um “acaso” eu comecei a ver alguns dos seus vídeos, decidi ano passado mudar de carreira, sempre fiquei em dúvida entre T.I e algo relacionado a saúde, me formei em enfermagem, porém a realidade para mim foi difícil, realizei alguns processos seletivos mas ao chegar nas última etapas sempre ficava na espera ou não era aprovado, foi aonde iniciei Fisioterapia porém no meio do caminho a faculdade abriu falência, passei a pandemia inteira desanimado até que em uma conversa com um colega, ele me encorajou a dar oportunidade para a tecnologia, ano passado dei início ao meu curso de ADS, de verdade foi um choque inicial imenso, achei que não daria conta, foi quando te conheci e comecei a ver alguns vídeos, procurei outras opiniões, até janeiro ainda estava desanimado em dar continuidade mas hoje vi esse vídeo e realmente me motivou a não desistir.
Obrigado por passar esse ponto de vista real e não apenas ilusões como muitos fazem apenas para vender cursos e mentoria que na maioria das vezes não levarão a nada.
Darei continuidade aos meus estudos e daqui uns 2 anos já pretendo estar atuando na área. Lembrando que estou com 27 anos e não tenho muito tempo a perder 😂
Obrigado Attekita.
Perfeito. Esse seu dasabafo é exatamente como eu percebo o mercado de tecnologia. Parabéns pelo video e por todo o seu conteúdo no canal. Vc é 10!
Uau! Top demais!!! Parabéns pelos conteúdos! Sou estudante de ADS. Suas orientações têm me ajudado muito. Obrigado!!👏👏👏👏👏
Exatamente, hoje o cenário é que para ser contratado como Júnior tem que ser pleno, para pleno tem que ser sênior e para ser sênior tem que ser fod@... a régua tá lá em cima, e não estão errado, um erro custa muito caro e os dados são extremamente sensíveis, não podem marcar bobeira, LGPD tá aí com marcação total em cima.
A responsabilidade é grande
Eu estou nesse mercado há 20 anos e mudou muito, mas ele é muito cíclico igual outros mercados de outras áreas. Estou no Java desde 2001, mas profissionalmente desde 2004 e nos últimos 04 anos, tenho trab com Kotlin + Python pra IA. Concordo demais com suas ponderações. Parabéns pelo trab e video!
Eu iniciei a minha carreira a 30 anos atrás em Goiânia e nunca parei. Isso valeu muito, pois cresci muito! O segredo é a educação continuada e muita resiliência!!!
Estou estudando lógica de programação e vários outros conteúdos relacionados, e escolhi HTML CSS Java pra iniciar, o seu conselho pra mim foi um incentivo porque gosto de ganhar dinheiro de maneira honesta, com um trabalho bem executado e simpatia com o cliente oferecendo qualidade no relacionamento com o cliente, no momento não tenho carreira, sou apenas um CLT mas quero focar nesta área e já me vejo enfrentando e desvendando diversos assuntos que tinha dúvida, e agradeço pelo conselho pois vai ser de grande ajuda, continue com os vídeos.
Melhor professora do UA-cam conteúdo top nota 1000
Obrigadaaaa
Meu Deus assisti tudo e vc falou tudo fiquei presa aqui liçao de vida pra qualquer área ❤obrigado ❤
Amei o vídeo! Ganhou a inscrita! Não é só entrar que é difícil, depois você entra você precisa se qualificar para se manter ali, e isso é mais difícil ainda. Depois que você se estabilizou e começa a querer crescimento, crescer exige ainda mais estudo e esforço. Você vai encontrar muita dificuldade em todo o processo... Até que de repente, você se dá conta que as coisas não parecem mais tão difíceis depois de tudo o você já passou, é somente aí, nesse ponto que a grana vem.
Obrigada seja bem-vinda
Ola... verdade tudo que falou...me identifiquei com seu discurso
Realmente, muitas pessoas entraram achando que iria ganhar rios de dinheiro em pouco tempo, a verdade é, tem que gostar da área pra se manter nela e fazer um bom trabalho, faz 2 anos que comecei no curso de ciências da computação, só depois desse tempo fui conseguir minha primeira oportunidade no desenvolvimento de software, é assim mesmo muita gente entra por conta dos anúncios de ganho rápido mais depois vê que não é bem assim e que a boca é mais embaixo.
A realidade que TI exige sempre estar estudando diferente das demais profissões por isso tem que amar.
Estou no mercado desde 2011. O que digo para os juniors que trabalham comigo é "tenha paciencia e de pouco em pouco conhecimento e prática as coisas firacão natural".
Só me deu mais motivação para cursar sistemas de informação. Quero poder ter flexibilidade e quero aprender constantemente.
Gosto muito de tecnologia
Melhor vídeo q vi hj. Obrigado!!! Eu precisava desse vídeo.
Ótimo conteúdo, estou em transição de carreira de GP de TI para Dev. Backend, estudando a mais de ano vejo que não é fácil, ainda mais para alguém com 54 anos, mas resiliência é tudo. Obrigado e continue a nos inspirar.
Esse vídeo não me desanimou, pelo contrário, me animou demais. Sou apaixonada por programação desde a adolescência e hoje com 37 anos já comecei e parei diversas vezes. Não sei nem o básico de programação mas ainda quero programar com a mesma vontade que tinha há mais de 20 anos. Será que vou conseguir iniciar? Espero que sim.
Sim, nunca é tarde. Com 5 anos de experiência vc já é pleno e consegue emprego mais facilmente.
Olá, eu cheguei a este video buscando informação sobre este mundo porque estou pensando se entro ou não. Na verdade eu sou dentista mas me formei em Cuba (sou cubana) e moro agora no Brasil mas como vc mesmo diz, é muito burocrático o processo e me vejo muito limitada. Por causa disso levo tempo pensando em fazer algo que me permita trabalhar em qualquer lugar do mundo pra não ficar mais assim desempregada e presa a determinados lugares e ambientes. Este video me aclarou muitas coisas. Obrigada
A pessoa que migra de área pelo fato de "o mercado é melhor" ou "tem mais emprego", simplesmente não aguenta continuar, exemplo de medicina que tem um dos cursos mais difíceis, quiçá o mais difícil que existe. Migrar de área leva tempo, leva vontade, muita reflexão e terapia pra ter certeza que é o que a pessoa quer. Eu to na área de tecnologia desde 2017 e não foi fácil perceber que eu quero migrar de área, não pela dificuldade do mercado, mas sim porque não é o meu lugar, não me sinto confortável ou feliz fazendo isso. Acho que a pessoa migrar de área é sensacional, mas se e somente se, for te fazer verdadeiramente feliz.
O motivo de eu querer me tornar programador e simplesmente para poder criar coisas, é muito legal e satisfatório ver quando o código dá certo, no momento sou iniciante mas quando eu tiver conhecimento o suficiente (algo que vai levar tempo e tenho noção disso) quero criar meu próprio mundo virtual
Vídeo extremamente necessário!!
Hoje mesmo eu estava refletindo sobre a carreira novamente, bateu a síndrome do impostor junto, resumindo fiquei bem mal com toda a situação, queria chutar o balde.
Depois que assisti, parece que eu voltei a enxergar novamente, mostrar essa realidade é muito necessário pra quem realmente gosta continuar tentando, e não achar que está ficando pra trás ou perdendo tempo.
Obrigado por agregar profundamente na minha vida ❤
Amei o video realista, temos que baixar a bola, focar nos estudos e ter paciência.
T.I leva tempo, esforço e dedicação
Uma grande aula de como ter foco e determinação em um mercado que pode mudar a vida de várias pessoas sem ter nenhuma linha de código, obrigado Attekita👏.
Acredito que o mercado de programação é um dos poucos que se vc der o seu melhor, vc é muito recompensado 👍
É engraçado isso mesmo, eu sou formado em Direito tenho a OAB Pós Graduação e me vi em uma situação triste no mercado de trabalho, tanto que sempre trabalhei como T.I e quis mudar de área indo para o Direito, mas no fim estou aqui estudando a algum tempo já para entrar na área da programação, hoje estudo Flutter para desenvolvimento MOBILE e é difícil mas Trabalhar em casa e ter chance de trabalhar fora me motiva, então estou nessa, hoje tenho a possibilidade de estudar no serviço e esta ajudando bastante mais ainda tenho muita dificuldade.
Sou aqui de Goiânia também kkkkk, parabéns pelo conteúdo show !!
Attekita tem uma abordagem muito clara e realista sobre o assunto e o mercado, e isso é incrível, comecei a estudar esse ano, em março, e ainda sinto que é apenas o começo, e vídeos como o dela são o combustível. Obrigado Karol! Me nota pfv kkkk
Eu na segunda faculdade de tecnologia, sou praticamente um Einstein da computação, infelizmente por baixo salário e não pagar as contas , não consigo sair da minha atual carreira, e por conta da I.A. infelizmente júnior foram descartados , e carreira de sênior precisa de 5 anos de experiência (sem oportunidade impossível).
Qual o seu cargo atual na computação? A segunda facul que está fazendo é em ADS?
estou analisando o mundo de programação... depois de mais de 30 anos no meu segmento profissional...que é bem diferente
Olá Karol...
Na minha opinião, todos deveriam fazer algo que goste, não somente pensando no ganho financeiro, pois conheço muitos profissionais, inclusive médicos, que escolheram a carreira pelo financeiro e não porque gostam, e acabam fazendo um serviço ruim muitas vezes. Eu escolhi a programação, pois gosto e decidi que vou até o final agora, pois não tem nada melhor que trabalhar com algo que goste, se torna prazeroso.
Seus conteúdos estão me ajudando muito.....
OBRIGADO
Muito bom o vídeo, você foi bastante assertiva nas suas colocações e isso é excelente, ninguém deve entrar em alguma coisa iludido, alimentando expectativas irreais.
Estou começando na área de programação web, já sei html e CSS, vou passar para Javascript agr. Realmente programação é um área que exige muito estudo e adaptação.
Fico feliz de escutar tanta sinceridade em um vídeo e isso me motiva ainda mais a começar estudar e ingressar nessa área, seus conteúdos são incríveis.
Gosto muito de IA e sou apaixonado pela realidade virtual, aumentada e etc (muito por causa de SAO) quais conselhos/dicas vc daria para quem quer algo nessas áreas?
Karol, eu realmente agradeço. Eu não esperava que suas palavras fossem tão necessárias para mim neste momento.
chegando agora e com 5 anos de mercado usando python e javascript ... digo que tu falou tudo!
python ta valendo a pena assim?
@@kiiraa2837 esta
Programador estuda muito mais que um medico. Com certeza. porque ele esta sempre se actualizando.
Me arrependi de fazer Direito (pressão da família). 5 anos estudando e ainda se submeter a uma prova super difícil em duas etapas para provar para o poder público que você sabe alguma coisa. Suas palavras foram muito felizes sobre a atualidade do setor de mercado jurídico.
Sempre amei tecnologia, inovação, games (inclusive aprendi boa parte de inglês jogando) e agora vejo oportunidade para ingressar no mercado de trabalho. Todos começamos da base e com evolução constante podemos chegar ao topo.
Excelente conteúdo!
Eu me arrependi da Engenharia Civil. Quero ver se alguém se arrependeu da Medicina, kkkk!! Esses ainda tem vaga garantida com ótimos salários.
Attekita, tu é de Goiânia? Que show! Sábado agora teremos um espaço das profissões na Escola do Futuro de Goiás José Luiz Bittencourt aqui em Goiânia e seria fantástico te ter conosco. Sua visão de mercado realista, e também incentivadora, pode ajudar a moçada a ampliar a noção sobre a área. Lá na escola temos alunos de cursos técnicos na área de tecnologia e agora estamos com um projeto com alunos do ensino médio onde elas vão formar como dev fullstack.
O motivo que fez vc entrar nessa área, vai ser o mesmo motivo pelo qual vc vai querer sair. Se vc entrou por dinheiro vai sair por dinheiro, se entrou pelo hype vai sair pelo hype. Agora se vc entrou pq realmente gosta de programação, ler código, testar nos tecnlogias e querer ser bom nisso, vai conseguir passar por toda dificuldade.
tô entrando por dinheiro e daqui uns anos volto aqui falar que vc tá errado
Comecei à estudar programação esse ano, sei das dificuldades, mas eu adoro ver a forma de como os códigos são executados de forma prática. O meu objetivo na área de programação é conhecer novas tecnologias, até mesmo fazendo networking, já estou me dedicando para migrar de área, até por descontentamento com o mercado no qual eu atuo, e fico diariamente observando as novidades no mundo da programação pra me manter atualizado das novidades.
35 anos de INFRA e agora aos 53 anos de idade terminando a graduação em ADS, agora bora estudar muito. vamos que vamos
VALEU ATTEKITA
boa, coroa!
Ano que vem me formo com 41. Vamo pra cima!
@@frnandoh parabéns Brother
@@juniiormendes937 TMJ sem flopar
Tô querendo começar com 28 acho quebro velho.
Muito obrigado eu acho que esse choque de realidade é muito bom me sinto mas motivado a continuar porque entendi que tenho que me esforçar e não vou ganhar dinheiro sem merecer ele
Exato parceiro todos temos um sonho interno dentro de nos, vc rem um sonho e vai realizar basta se dedicar e querer
Tenho 24 Anos, sou formada em Logística, comex e terminando Eng. Produção. Sempre fui apaixonada por processos produtivos e com o passar do tempo decidi adentrar na área de tecnologia devido as mudanças que ocorrem na industria, como a Logistica 4.0, sistemas de controle de estoques em tempo real, etc. E na minha opinião foi uma escolha muito boa, pois hoje consigo desenvolver sistemas simples, por enquanto haha, mas que aumentam muito a eficiência dos processos da empresa onde trabalho.
Nunca é fácil conseguir as coisas, sempre é preciso trabalhar, se dedicar e estudar para conseguir o que deseja. Parabéns pelo video, mostrou exatamente a realidade do Mercado de trabalho 👏👏👏👏
Irei continuar estudando muitoo para conseguir me desenvolver como eng. Softwares corporativos para a gestão de indústrias 4.0 😊.
Eu estava procurando uma pessoa, estava com mesmo pensamento que o meu, achei você. Também tenho mesma graduação. Tô querendo fazer ADS, por motivo ajudar também na logística.
Estou estudando ara a transição. Sua análise me motivou mais. E já completei 50 anos.
Acordo cedo e estudo. Não está fácil e não é para ser mesmo. Mas tem situações que era difícil e hoje é normal.
Valeu.
Ótimo vídeo. Sobre o Mercado uma hora as coisas se adequam, porque sendo bem sincero, a demanda por Senior e Pleno é só por uma visão torpe de que contratando Senior em 3 semanas ele ja sabe as regras de negócios e vai resolver todos os problemas. Nao dou mais 5 anos pro mercado se adequar, ou na fricção de empresas jaja Senior vai ta ganhando igual um Juiz do Supremo
Já estão ganhando heim! Quem trabalha pra gringa pelo menos 😅
caramba que tapa na cara kkkkkk sinceramente eu tinha essa visão, inclusive entrei na faculdade e imaginei que so por isso conseguiria um estágio, mas depois de ver as vagas percebi que realmente exigem conhecimento, necessário esse vídeo, me ajudou muito, vou pesquisar direitinho e estudar no modo grosso a partir de agora, levar isso a sério.
Obrigado pelo seu canal isso ajuda muito, conheci hoje e ja amei ❤
Aos 40 e poucos resolvi mudar para área de programação, mas mesmo com experiência em outras áreas diferentes minha inserção na área esta bem difícil mesmo com muitas vagas.
Minha persistência vai no momento que vou buscar eu mesmo meu caminho.
Um abraço a todos os "nãos" que recebi.
Os nãos fazem parte do sim que você vai alcançar no futuro!
Obrigado por abrir seu coração, o seu choque de realidade, que talvez para algumas pessoas foi desanimador, para mim foi motivador e inspirador! Mais uma vez obrigado!
Formei em ciência da computação em 2005 e achei o vídeo ótimo. Mas eu larguei DEV quando o mercado começou a exigir desenvolvedores full stack e que teriam que desenvolver backend e front-end e, depois, ainda piorou e começou a exigir o full cycle. O que se vê é um aumento de funções e responsabilidades enormes, com uma gama de conhecimento extremamente diversa e cara de se obter, mas pagando o salário de um único profissional que está fazendo o papel de uns quase 10. Eu não tenho tino nenhum para desenhar GUIs, nem muito menos paciência para trabalhar com CSS e garantir que uma mesma tela abra toda bonitinha numa gama enorme de tamanhos de tela, ter que lidar com trocentos problemas de compatibilidades e versões. Gosto de puro backend, mas o mercado enxugou vagas exclusivamente backend, exigindo os full stack e até full cycle. Hoje eu me identifiquei na eng de dados, uso todos os meus conhecimentos agregados da ciência da computação, trabalho, exclusivamente, com os backends de pipelines de dados e outra equipe cuida dos dashboards bonitinhos em PBI. Responsabilidades bem definidas, equipes distintas que de comunicam e resolvem problemas juntos e não há um acúmulo de funções. O front-end da aplicação não é por minha conta e, quem gosta de front-end, trabalha com front-end sem ter que encostar as mãos em back-end e vice-versa. Estou muito, muito mais feliz do que estaria, se eu estivesse em Web Dev ou mobile.
Sem contar que cada vez aumenta o que eu mais odeio de tudo isso: a pressão por prazos. Entregam um projeto na mão de uma pessoa que fica responsável por TUDO e amanhã já estão cobrando de hora em hora se já está pronto e porque ainda não colocou no ar.
@@phlimma pois é, isso é outra coisa. Pra quem não entende da área, é como se fosse uma pastelaria, fez o pedido, daqui 20 mins está entregue. Acontece que boa parte dos gestores de empresas entendem nada da nossa área e acha que somos mágicos e cobram prazos irreais. E, se ousar dar o prazo real, vão dizer que é exagero. Enfim, esse, também, foi um dos aspectos que me fez largar de ser DEV de aplicações, para ser Dev na eng de dados. Vejo que, inclusive os gestores, costumam entender melhor como a coisa funciona e a pressão até acontece, mas de uma forma aceitável.
Está certo, eu gosto de tecnologia, gosto de está conectado e tenho curiosidade de aprender e viver isso. Quero criar e ver resultado e estudar até por que tbm gosto de fica muito nos bastidores. Deus me ajude eu quero isso pra min.
Vídeo ph#da! Amei a sacada de mostrar como a bolha dev não tem esse nome atoa. Tenho trabalhado essa forma de pensar sua, de ciclos, e realmente ajuda muito a ansiedade, principalmente.
Para quem está estudando, não desista.
- Tem ótimos salários
- Tecnologia nunca vai morrer
- Você ajuda QUALQUER pessoa, ou seja, qq pessoa precisa de um dev.
E para quem já trabalha. Garanta seu emprego, no momento atual o mais importante é XP. E até o final de 2024 onde prevejo, ainda será muito.
Obrigadaaa! Ótimas observações
Oq é XP?
@@nattashacortes2213 experiência
Você foi cirúrgica: "Não existe forma honesta de ganhar dinheiro" sem ser estudando, se preparando e estando sempre atualizado com realidade e as novas tecnologias. Eu sou estudante de Relações Públicas e estou fazendo agora também um curso técnico de Desenvolvimento web e Mobile pela Escola do Futuro do estado de Goiás, curso maravilhoso com ótima estrutura e professores. Desde que entre nesta área penso da mesma forma, é necessário se dedicar de verdade aos estudos tanto teórico como a prática que é parte fundamental para se tornar um bom programador. Aos demais Devs eu desejo muita força e não desistam, pois vai valer a pena.
Quando for realizar algum evento em Goiânia, avisa, também moro aqui e seria ótimo participar.
Galera a carreira de dev. é estudo direto, mais não tem coisa pior do que um sub emprego que eu me encontro no momento 12h de trabalho, atendimento ao cliente...
Verdade, parece que quem reclama não conhece a realidade do país
Não existe sub emprego irmão, todo emprego é emprego , primeiro trabalha isso na sua mente 😜
@@luizfranca9136 é mesmo é?
@@luizfranca9136 Sai da bolha cara, existe e existe muito sub emprego sim! Empregadores pagando miséria, as vezes nem mesmo o salário mínimo e sem benefícios, só com VT e VR que não dá nem pra se locomover direito e VR que antes de chegar a metade do mês, já acabou, por que é tudo caro, além de trabalhar 9 horas por dia.
É uma realidade e falo com propriedade, por que já estive em condições similares no meu início de carreira.
Comecei essa playlist da Tekitaflix achando que a minha transição de carreira era uma decisão acertiva, mas agora, depois de aproximadamente 9:48:63 de videos nesta playlist, mais 35:58 de outros indicados no processo, EU TENHO CERTEZA !! Obrigado por inspirar Attekita.
Primeiro eu queria te parabenizar por este video. Sempre fui apaixonada por tecnlogia e honestamente só não fiz um bacharel/tecnólogo antes de me formar na minha atual áre (Direito) por medo de exatas, esse medo derivou de um trauma da infância... Entrei na faculdade com 17 e formei agora com 22, estou iniciando meus estudos na programação e optei por começar com lógica e quem sabe em 2023 iniciar um tecnólogo em ADS. Obrigada por representar nós mulheres na área dev, tmj !
Rapaz, praticamente descrevesse minha situação 😂 Conclui direito e fazendo essa transição
kkkkk vamos dar as mãos então @@felityf1
Super realista, é isso mesmo, infelizmente iniciei minha faculdade com um pensamento extremamente ilusório, mas com um tempo descobri oque realmente me espera.
Porra, maravilhosa e cheia de realidade, ou seja, admirável! Obrigado e tô correndo aqui pro vídeo do mapa de linguagens hehe
Abraço!
Já estava começando a achar que o problema sou eu. Está muito difícil conseguir um Job que pague o básico na área de programação. Mas depois analisando meu currículo como um recrutador ou um empresário percebi que falta muita coisa para ser confiável... Concluo meus estudos em Dezembro e estou buscando pessoas e empresas que queiram um estagiário em minha região de forma gratuita... só assim para conseguir uma oportunidade e conhecimento.
So acho que cada caso é um caso. Existem pessoas que podem ter oportunidades melhores por conhecer pessoas que podem dar esse oportunidades, quando alguém que não tem esse conhecimento, fica estático. Vai depender de cada pessoa.
Cheguei agora de viagem, não me inscrevi ainda mas estou gostando.
Espero gostar dos seus vídeos e me inspirar para aprender programação, pois tentei uma vez e não consegui, bastante complicado.
Decidi não desistir e tentar aprender novamente só que mais focado.
Só que dessa vez troco a palavra dificil por desafiador assim fica mais estimulante aprender.
Sucesso para o seu canal!
E vamos que vamos....
Jundiaí - SP - 20:50 de la notche lol!!!
ai mt obrigado! esse video me animou mt, sempre fiquei me pressionando a fazer medicina achando q ia ficar rico, acabei me perdendo dos meus sonhos, meus sonhos de trabalhar com a inovação, que o ti s encaixa perfeito pra mim. mt obg
isso é o reflexo do imediatismo, as pessoas hoje vendo gente video no tiktok e ganhando milhoes, marketing digital, influencers, tráfego pago, e programação, o tempo todo as pessoas veem gente dessas areas sendo bem remuneradas e acham que foi fácil, que um cara fez UM vídeo e estourou, criou UM canal no youtube e ficou milionário, criou UMA loja online e ta rico, fez UM curso de 6 meses de programação e tá ganhando em euro trabalhando pro exterior, enfim as pessoas olham para o resultado, o resultado de muita dedicação, e sacrificios que a maioria não esta disposta a fazer... Como você quer comparar seus dias de luta com os dias de glória de quem já passou pelo que você ta passando hj? E se você acha realmente que é facil pq não tenta fazer? Eu penso que fácil nada é, mas se você ta vendo com seus próprios olhos pessoas sendo valorizadas e recompensadas por algo, você não deve pensar se é facil ou difícil, deve procurar saber o que essas pessoas fizeram pra chegar onde estão, e alinhar todos os seus próximos passos em busca de se tornar quem você quer ser, pq você já tem o outro de exemplo que se você não desistir você não fracassa, e que é só questão de tempo.
Abriu demais a minha mente, eu tou no mercado de tecnologia, tava quase desistindo, tou aqui como Freela, como você falou que estava a 10 anos como freela aí eu "aaaahhh faz parte" tá me moldando. Pessoal acha que é fácil, nããão é, mas também não é impossível, não é algo que você NUNCA VAI CONSEGUI. Tou aqui, cada vez mais procuro conhecimento seja lá em Linguagens (algo que na minha opiniao você não deve se prender a A ou B, mas procurar uma que você entenda pra aplicar em outras), metodologias, padrões de projetos, entre várias outras coisas. Seu vídeo de certa forma me clareou mais uma vez e me deu a certeza que eu estou no caminho certo. Valeu Attekita, bom demais !!
O pessoal quer dinheiro fácil e pouco esforço...alinhar expectativas é essencial p qual situação de carreira!
Cuido c influencers que usam um marketing...marketing vende imagem, nem tudo que se vê por aí é realidade ⭐
Eu entrei em TI achando q era facil, me fudi, pra aprender python to ralando sofrendo pra porra isso e pq dizem q pythob e fácil