🔴Conheça a TopInk3D e todas as suas solução para sua impressão 3D. São muitas opções de impressoras 3D, filamentos, acessórios Confere no site: 👉www.topink3d.com.br/ 🔴Link para o projeto da fonte de bancada: 👉www.engenhariadetalhada.com.br/downloads/modelos-3d/fonte-de-bancada ✨Quer aprender a modelar 3D e fazer seus próprios projetos? ➡go.hotmart.com/Y83170074P ➡go.hotmart.com/Y69518882Q ➡go.hotmart.com/V83769433D ➡go.hotmart.com/E80319573B 🔴Seja membro deste canal e ganhe benefícios: 👉 bit.ly/44fnkPY ➡ Conheça os cursos ENGENHARIA DETALHADA: 👉 www.engenhariadetalhada.com.br/cursos
Olá. Parabéns pelo vídeo e pelo canal. Quero fazer uma ressalva quanto ao uso da saída de -12V e +12V para alcançar 24V. A linha de +12V opera com correntes de 20A ou mais dependendo da potência da fonte, no entanto a linha de -12V dessas fontes sempre operam com correntes inferiores a 1A, algo em torno de 0,5A tipicamente. Então o conversor DC-DC usado que tem capacidade para até 20A vai ficar limitado a corrente máxima disponível na linha de -12V.
Excelente trabalho. E para um aproveitamento maior da potência da fonte ATX se faz necessária uma pequena mudança no setor da tensão -12V (substituição de alguns diodos e capacitores) que entregam uma corrente bastante baixa. Então assim vc consegue os 24V com corrente muito próxima a dos +12V.
Esse regulador tem de 80w. 35w é pouco. Seria melhor reforçar os diodos da linha -12v da fonte, da pra pegar 24v direto da fonte e usar reguldor de 200w pra ter melhor rendimento.
A tensão de -12V das fontes ATX tem baixa potência, sendo a corrente máxima inferior a 1A, logo, dependendo da potência requerida pelo regulador poderá queimar a fonte, ou não atingir a saída desejada, numa fonte que eu vi a corrente máxima na linha de -12V é de 0,6A, assim a potência máxima que o regulador poderia drenar seria de 14,4W. A simples substituição do diodo provavelmente não funcionará, pois o secundário do trafo foi projetado para corrente baixa.
Excelente projeto, parabéns pelo trabalho e divulgação, eu só acrescentaria um seletor liga desliga na frente e não conectaria a linha -12v (ela tem uma corrente de operação muito baixa).
Ficou muito bom. Quando for construir a minha, vou remover a placa da fonte ATX de dentro da carcaça metálica para ganhar espaço, assim acho que fica um projeto mais limpo.
Para quem está iniciando e não tem nenhuma fonte e nem componentes pra montar, uma fonte dessa é melhor q nada, mas ela tem um problema grave de ruído de alta freq. q limita bastante o uso dela, sem falar q toda vez q a saída ficar em curto vc terá q desmontar a fonte para trocar os fusíveis. Uma fonte linear com o LM317 seria uma melhor opção.
Uma dica fonte de computador nunca usa o -12v para uso de muita corrente pós ele só fornece 0,4 amperes. em caso assim melhor usar 12v que fornecer uma corrente 20 amperes para mas.
Agora já vem placa adapatadora mais completa, com botão de ajuste direto na placa... showwww... mas quero fazer uma como essa que vc ensina no vídeo... com carcaça de acrílico
Interessante a ideia. Eu fiz a minha fonte regulável com uma fonte chaveada de 48V/10A, principal e liguei dois reguladores buck de 50V5A cada. Como eu precisava de 12V para os coolers, instalei uma segunda fonte de 12V10A, ligada na fonte principal. Com isso, tenho tensões desde 4,5V a 48V, com 5A cada e uma saída fixa de 12V. Claro que, se eu ligar tudo ao mesmo tempo, não terei a máxima corrente em todas as saídas, mas isso é exceção para mim. Uso principalmente para carregar baterias e para a bancada do meu laboratório. Mas, repito, a ideia de vocês foi boa, menos usar a saída -12V, que limita a corrente de saída.
Na verdade essa sua ideia foi uma das melhores, já fiz uma fonte assim e cortando os fios já queimei 2 fontes ATX, dessa forma se queimar é só substituir a fonte.
Vídeo top, vi que o canal letra J fez uma usando uma fonte chaveada com um custo baixo também, acho que seria uma ideia pro canal faz uma nesse sentido.
Geralmente o -12V das fontes ATX tem uma corrente bastante reduzida, pois não são muito exigidas nos PCs. Portanto acredito que seria mais interessante alimentar o circuito buck-boost entre o +12v e o GND mesmo.
Desse jeito vc ligou usando o -12v x1A vai limitar a corrente de 24v e a fonte vai oscilar cair corrente de saída. Ja fiz 2 dessas usando esse Buck de 5A. Porém 1 eu liguei o regulador Buck nos 12v e a outra fonte eu alterei a fonte de PC para sair 24v onde era 12v. Todas 2 fontes ficou maravilhosas.
Bacana a idéia. Excelente para quem não tem prática com eletrônica, já que a fonte está pronta e é de excelente qualidade para a maioria absoluta dos projetos/testes de bancada, fácil de achar e substituir. Mas, ao contrário do afirmado, acredito que, a poluição visual seria o menor dos problemas, já que tomadas USB são praticamente mandatórias em quase todas as automações caseiras, por ex, criadas com Arduino e seus "satélites", carregar celulares, alguns multímetros e osciloscópios de mão, inúmeros dispositivos, etc. No caso teremos que fazer "rabichos" do 5V para USB, só para tal finalidade, quando já poderíamos ter portas prontas, só para plugar, compartilhando os 5V da fonte, que por sinal, é um dos circuitos de maior corrente disponível.
Ficamos felizes com o feedback, Whallysson. Saber que nossos vídeos trazem um diferencial para as pessoas é muito gratificante. Um grande abraço, Amigo!
Ótimo videos,mais acho que a fonte atx em 24v tem uma corrente baixa entorno de 0.500a e o buck conversor vai trabalhar com essa amperagem acho que uma fonte chaveada 24v 3a ou 4a ou 12v da mesma amperagem daria certo com esse buck dc .
Se o regulador foi ligado no +12 e -12, o GND não é o mesmo que as de baixo e pode gerar erro e curto, outro ponto ruim é que enquanto a saída +12 suporta uns 20A, a saída -12 só uns 500mA...
Parabéns pela iniciativa. Esse tipo de projeto que pode ser feito por iniciantes no mundo maker é excelente. Aqui em São Paulo, costumo comprar essas fontes usadas a partir de 5 reais na Santa Ifigenia
O vídeo é muito bom, principalmente para quem gosta da cultura maker, só uma dica, vocês podem colocar um termistor na ventilação para ele atuar quando o equipamento chegar á uma determinada temperatura.
Gostei demais. Acabamento, conectores de forma bem profissional . Contudo gostaria de ver com controle de corrente e se possível com ajuste fino de tensão e corrente. Tenho minhas ideias, mas acho que você é mais competente. Parabéns ficou bacana, apresentação decente. Sem desmerecer a do manual do mundo é claro.
Já fiz o pedido da impressora 3d agora só modelar os objetos e começar no final abrir uma fábrica de fontes pra pagar o custo da impressora 3d tá bem fácil até agora...😅
Olá, tudo tranquilo, já me inscrevi para não perder nenhuma novidade. Muito bom esse teu conteúdo. Sucesso na tua empreitada. Obrigado pelas dicas. E pode mandar mais conteúdos desse tipos, a gente só aprende!
Igor parabéns pelo projeto e pelas dicas, agora vc tem mais um seguidor, manda brasa nos projetos kkk, só me tira uma dúvida e acho legal ser comentado, quantos rolos ou gramas de filamento foram gastos nessa caixa ? Abraço
poderia ter disponibilizado o Gcode da impressão né? eu tentei pescar pela timelapse se vcs usaram algum support ou algo do tipo, eu tenho uma sovol sv01 pro e nunca imprimi nada que passa-se de 8h de impressão, poxa, essas case lavam mais de 24horas, ai to com medo de perder os filamentos se der algum b.o no meio e se ativar os suportes ai q gasta mais filamento ainda.
Muito bom, mas o adaptador para fonte ATX, é desnecessário, pois o regulador já fornecia tudo. Eu faria com fonte chaveada e plug banana, ficaria bem mais simples
Só tem um pequeno problema com a sua ideia de usar as linhas +12V e -12V para alimentar o regulador. Mesmo nas fontes top de alta potência, a linha de -12V raramente chega a 1A, normalmente fica abaixo disse, então se tentar extrair uma corrente um pouco maior do regulador, terá problemas. As fontes comuns tem em torno de 500mA na linha de -12V, então acho que não foi uma boa ideia. Tem duas soluções relativamente simples, a primeira é alterar o circuito da fonte para uma das linhas +12V entregar uma tensão maior. A segunda é usar um boost converter para elevar a tensão. Poderia elevar uma das linhas de +12V para 24V, por exemplo, e a depender do conversor, conseguiria extrair uns 5A fácil.
A parte mais complicada é a caixa. A impressora 3D não dá pra comprar agora; mas a caixa da fonte, talvez! Você fabricaria a caixa da fonte para venda?
Financeiramente não vale a pena. Uma fonte de bancada básica custa menos de 200 reais. Só o filamento que vai gastar pra imprimir a carcaça já dá mais da metade do valor de uma fonte "de verdade".
🔴Conheça a TopInk3D e todas as suas solução para sua impressão 3D.
São muitas opções de impressoras 3D, filamentos, acessórios
Confere no site:
👉www.topink3d.com.br/
🔴Link para o projeto da fonte de bancada:
👉www.engenhariadetalhada.com.br/downloads/modelos-3d/fonte-de-bancada
✨Quer aprender a modelar 3D e fazer seus próprios projetos?
➡go.hotmart.com/Y83170074P
➡go.hotmart.com/Y69518882Q
➡go.hotmart.com/V83769433D
➡go.hotmart.com/E80319573B
🔴Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
👉 bit.ly/44fnkPY
➡ Conheça os cursos ENGENHARIA DETALHADA:
👉 www.engenhariadetalhada.com.br/cursos
Ficou bem legal ess fonte. E sim, gostamos de mais deste tipo de video! Valeu 😃 👍🏻
Olá. Parabéns pelo vídeo e pelo canal. Quero fazer uma ressalva quanto ao uso da saída de -12V e +12V para alcançar 24V. A linha de +12V opera com correntes de 20A ou mais dependendo da potência da fonte, no entanto a linha de -12V dessas fontes sempre operam com correntes inferiores a 1A, algo em torno de 0,5A tipicamente. Então o conversor DC-DC usado que tem capacidade para até 20A vai ficar limitado a corrente máxima disponível na linha de -12V.
Excelente trabalho. E para um aproveitamento maior da potência da fonte ATX se faz necessária uma pequena mudança no setor da tensão -12V (substituição de alguns diodos e capacitores) que entregam uma corrente bastante baixa. Então assim vc consegue os 24V com corrente muito próxima a dos +12V.
Esse regulador tem de 80w. 35w é pouco. Seria melhor reforçar os diodos da linha -12v da fonte, da pra pegar 24v direto da fonte e usar reguldor de 200w pra ter melhor rendimento.
A tensão de -12V das fontes ATX tem baixa potência, sendo a corrente máxima inferior a 1A, logo, dependendo da potência requerida pelo regulador poderá queimar a fonte, ou não atingir a saída desejada, numa fonte que eu vi a corrente máxima na linha de -12V é de 0,6A, assim a potência máxima que o regulador poderia drenar seria de 14,4W. A simples substituição do diodo provavelmente não funcionará, pois o secundário do trafo foi projetado para corrente baixa.
Excelente projeto, parabéns pelo trabalho e divulgação, eu só acrescentaria um seletor liga desliga na frente e não conectaria a linha -12v (ela tem uma corrente de operação muito baixa).
Ficou muito bom. Quando for construir a minha, vou remover a placa da fonte ATX de dentro da carcaça metálica para ganhar espaço, assim acho que fica um projeto mais limpo.
Gostaria de ver mais projetos como esse sim. É sempre bom ter ideias funcionais e de baixo custo.
Para quem está iniciando e não tem nenhuma fonte e nem componentes pra montar, uma fonte dessa é melhor q nada, mas ela tem um problema grave de ruído de alta freq. q limita bastante o uso dela, sem falar q toda vez q a saída ficar em curto vc terá q desmontar a fonte para trocar os fusíveis.
Uma fonte linear com o LM317 seria uma melhor opção.
Uma dica fonte de computador nunca usa o -12v para uso de muita corrente pós ele só fornece 0,4 amperes. em caso assim melhor usar 12v que fornecer uma corrente 20 amperes para mas.
Agora já vem placa adapatadora mais completa, com botão de ajuste direto na placa... showwww... mas quero fazer uma como essa que vc ensina no vídeo... com carcaça de acrílico
Interessante a ideia. Eu fiz a minha fonte regulável com uma fonte chaveada de 48V/10A, principal e liguei dois reguladores buck de 50V5A cada. Como eu precisava de 12V para os coolers, instalei uma segunda fonte de 12V10A, ligada na fonte principal. Com isso, tenho tensões desde 4,5V a 48V, com 5A cada e uma saída fixa de 12V. Claro que, se eu ligar tudo ao mesmo tempo, não terei a máxima corrente em todas as saídas, mas isso é exceção para mim. Uso principalmente para carregar baterias e para a bancada do meu laboratório. Mas, repito, a ideia de vocês foi boa, menos usar a saída -12V, que limita a corrente de saída.
Na verdade essa sua ideia foi uma das melhores, já fiz uma fonte assim e cortando os fios já queimei 2 fontes ATX, dessa forma se queimar é só substituir a fonte.
Muito legal, só o conector usb deveria ficar no lugar do plug de carro, parabens
Vídeo top, vi que o canal letra J fez uma usando uma fonte chaveada com um custo baixo também, acho que seria uma ideia pro canal faz uma nesse sentido.
Geralmente o -12V das fontes ATX tem uma corrente bastante reduzida, pois não são muito exigidas nos PCs. Portanto acredito que seria mais interessante alimentar o circuito buck-boost entre o +12v e o GND mesmo.
bom para quem tem uma inpressora 3D
Desse jeito vc ligou usando o -12v x1A vai limitar a corrente de 24v e a fonte vai oscilar cair corrente de saída.
Ja fiz 2 dessas usando esse Buck de 5A.
Porém 1 eu liguei o regulador Buck nos 12v e a outra fonte eu alterei a fonte de PC para sair 24v onde era 12v. Todas 2 fontes ficou maravilhosas.
Bacana a idéia. Excelente para quem não tem prática com eletrônica, já que a fonte está pronta e é de excelente qualidade para a maioria absoluta dos projetos/testes de bancada, fácil de achar e substituir. Mas, ao contrário do afirmado, acredito que, a poluição visual seria o menor dos problemas, já que tomadas USB são praticamente mandatórias em quase todas as automações caseiras, por ex, criadas com Arduino e seus "satélites", carregar celulares, alguns multímetros e osciloscópios de mão, inúmeros dispositivos, etc. No caso teremos que fazer "rabichos" do 5V para USB, só para tal finalidade, quando já poderíamos ter portas prontas, só para plugar, compartilhando os 5V da fonte, que por sinal, é um dos circuitos de maior corrente disponível.
Excelente projeto, um vídeo desses pra quem tá formando em engenharia elétrica é muito prazeroso de assistir.👏👏
Ficamos felizes com o feedback, Whallysson. Saber que nossos vídeos trazem um diferencial para as pessoas é muito gratificante.
Um grande abraço, Amigo!
traz mais vídeos assim!!!
Se aparecer mais projetos como esse será de grande importância
Perfeito!!!!! Barato e muito útil. Continue com projetos pfv
Muito show, quero fazer uma para mim. Muito bom o vídeo.
Ótimo videos,mais acho que a fonte atx em 24v tem uma corrente baixa entorno de 0.500a e o buck conversor vai trabalhar com essa amperagem acho que uma fonte chaveada 24v 3a ou 4a ou 12v da mesma amperagem daria certo com esse buck dc .
Se o regulador foi ligado no +12 e -12, o GND não é o mesmo que as de baixo e pode gerar erro e curto, outro ponto ruim é que enquanto a saída +12 suporta uns 20A, a saída -12 só uns 500mA...
Continue sim.
Itens para o Mundo Maker.
Parabéns pela iniciativa.
Esse tipo de projeto que pode ser feito por iniciantes no mundo maker é excelente. Aqui em São Paulo, costumo comprar essas fontes usadas a partir de 5 reais na Santa Ifigenia
Valeu obrigado pela informação e atenção
SHOW! EU TO PRECISANDO FAZER UM NOBREAK! ADOREI ESSA VIBE DE PROFESSOR PARDAL! POSTA MAIS!
O vídeo é muito bom, principalmente para quem gosta da cultura maker, só uma dica, vocês podem colocar um termistor na ventilação para ele atuar quando o equipamento chegar á uma determinada temperatura.
Amigo, top o vídeo faz uma também com uma fonte chaveada.
Gostei demais. Acabamento, conectores de forma bem profissional . Contudo gostaria de ver com controle de corrente e se possível com ajuste fino de tensão e corrente. Tenho minhas ideias, mas acho que você é mais competente. Parabéns ficou bacana, apresentação decente. Sem desmerecer a do manual do mundo é claro.
Comprei esse mesmo regulador..,... Hehehe falta montar a fonte. Step dow não seria tão prático.... Esse vai além.
Sim Gostei muito e Parabens pela ideia inovadora Salve
Já fiz o pedido da impressora 3d agora só modelar os objetos e começar no final abrir uma fábrica de fontes pra pagar o custo da impressora 3d tá bem fácil até agora...😅
Show de bola amigo...comprei um regulador desse ai e vou seguir sua ideia....valeu
Quero que vocês façam + vídeos sobre esse assunto sim qdo puderem gravar....
A fonte ficou tóp, ganhou mais um inscrito
Muito bom.
Ficou top
Excelente, muito bom vídeos nesse sentido. Sugiro o projeto de um carregador de bateria para carro e moto.
Salvei pra assistir depois mas ja achei muito interessante
muito bom gostei
Continue com esses vídeos , que o canal continue crescendo 😄
Muito bom, parabéns!!! Uma ideia seria ensinar como realizar aferições elétricas para iniciantes com segurança
Adorei mano 👍👌
Olá, tudo tranquilo, já me inscrevi para não perder nenhuma novidade. Muito bom esse teu conteúdo. Sucesso na tua empreitada. Obrigado pelas dicas. E pode mandar mais conteúdos desse tipos, a gente só aprende!
show. Parabéns. ficou bem funcional e muito bonita
Parabéns pelo projeto,ficou bem legal!
Deus abençoe!
Muuuuuuuuito top d+,
Quero mais vídeos assim.. 😊
Ótimo projeto. Muito útil mesmo
A ideia é excelente! Parabéns
Ficou joia agora é só fazer os testes.
Ficou top 👍
Parabéns!!
Gostei , eu vejo uns videos aí , pelo o amor de Deus , é cola quente em tudo.
Tem que ensinar fazer uma máquina de eletrosolda para tubulações PEAD.
Muito bom. Parabéns!
Gostei do video, faça um ociloscopio se der.
Boa noite 😊
Goste sim
Opa gostei hem , quero sim mais conteúdo desse tipo
Ótimo vídeo e conteúdo. Parabéns!!
Show de bola!
Muito bom 👏👏👏
Legal o projeto, parabéns!
Gostei da ideia
Excelente vídeo.
Usar o -12V não vai limitar a corrente máxima de saída do regulador? Se não me engano essa saída da fonte tem apenas 1A
Fantástico projeto. Já deixei meu like.
Mais vídeos assim...
Por mim pode durar 2 h vídeos assim. Ou dividir em um milhão de partes.
muito bacana
Gostei
Top.
Top demais!!! 😎
Video top meu irmão!!!
Igor parabéns pelo projeto e pelas dicas, agora vc tem mais um seguidor, manda brasa nos projetos kkk, só me tira uma dúvida e acho legal ser comentado, quantos rolos ou gramas de filamento foram gastos nessa caixa ? Abraço
Minha sugestão é fazer um testador de componentes caseiro, e barato.
Você tem alguma ideia 💡?
Top!!👍👍
Boa Tarde, gostei do projeto porem gostaria de fazer alterações na caixa, consigo esse arquivo para edição com voce ?
top
poderia ter disponibilizado o Gcode da impressão né? eu tentei pescar pela timelapse se vcs usaram algum support ou algo do tipo, eu tenho uma sovol sv01 pro e nunca imprimi nada que passa-se de 8h de impressão, poxa, essas case lavam mais de 24horas, ai to com medo de perder os filamentos se der algum b.o no meio e se ativar os suportes ai q gasta mais filamento ainda.
Achei o preço da impressora 3D muito acessível no site, só fiquei com receio de comprar e ela ficar parada atoa aqui no laboratório.
Uma ideia? Um inversor de 24V para 220V com 3000W de pico...
Bom dia, aquilo que eu não percebi foi os 12 volts negativos?
Boa tarde, tem como adquirir a caixa 3D já pronta?
Oi boa tarde por um acaso você venderia este projeto já pronto????. E qual o valor, gostaria de comprar um já montado
amigo teria algum lugar que faria esse case por encomenda
Oi boa noite, quero saber se você faz para venda e qual o valor desta Fonte de Bancada, porque estou fazendo um corso de eletrônica pela Internet.
Muito bom, mas o adaptador para fonte ATX, é desnecessário, pois o regulador já fornecia tudo. Eu faria com fonte chaveada e plug banana, ficaria bem mais simples
Só tem um pequeno problema com a sua ideia de usar as linhas +12V e -12V para alimentar o regulador. Mesmo nas fontes top de alta potência, a linha de -12V raramente chega a 1A, normalmente fica abaixo disse, então se tentar extrair uma corrente um pouco maior do regulador, terá problemas. As fontes comuns tem em torno de 500mA na linha de -12V, então acho que não foi uma boa ideia.
Tem duas soluções relativamente simples, a primeira é alterar o circuito da fonte para uma das linhas +12V entregar uma tensão maior. A segunda é usar um boost converter para elevar a tensão. Poderia elevar uma das linhas de +12V para 24V, por exemplo, e a depender do conversor, conseguiria extrair uns 5A fácil.
Video é bom, mas podia ser feito mais com calma, explicaram as ligações na corrida, podia ter mostrado melhor
A parte mais complicada é a caixa. A impressora 3D não dá pra comprar agora; mas a caixa da fonte, talvez! Você fabricaria a caixa da fonte para venda?
Parabens pelo projeto, mas esse título está inadequado, não é uma fonte de bancada do zero, foi usado fonte e regulador já prontos
Resumido o gasto que vai ter e melhor comprar uma ja pronta 😢
Financeiramente não vale a pena. Uma fonte de bancada básica custa menos de 200 reais. Só o filamento que vai gastar pra imprimir a carcaça já dá mais da metade do valor de uma fonte "de verdade".