Amo o Canal e Amo a ZL. Como morador do Tatuapé, estou empolgadíssimo com as novas oportunidades que o eixo vai trazer. CHEGA DE TRABALHAR NA VILA OLIMPIA = SOFRIMENTO
é disso que uma cidade desenvolvida/ em desenvolvimento precisa. Oportunidades perto de casa sem precisar se deslocar horrores. Sou da zs e não aceitaria um emprego na zl justamente por isso
@@Marcelo-tz6du Talvez não queira migrar por interesse econômico, exemplo: moro na sul em algum bairro nobre qq de SP e não sairia da minha região para ir até a zona leste, pessoal da sul e oeste torce o nariz pra vir assistir o jogo no estádio do Corinthians mas vem rs.. zona Leste maior região de SP, cidade dormitório.
Prezado Raul, aqui nos Jardins, sobretudo Jardim Paulista e Jardim América, a verticalização não aumentou a densidade do bairro. Creio que muita gente conhece esse dado, mas finge esquecer. O Jardim Paulista era um bairro com muitos pequenos sobrados geminados, alinhados à calçada e muitas vilas. Tinha em razão disso uma densidade média alta (ocupação típica aliás, de várias cidades europeias). Eu nasci e vivi boa parte da vida na região. Eu moro em um apartamento pequeno para média da região. Toda minha vizinhança é de apartamentos de 300 m² ou mais. A maioria vazios. Em vários prédios de 20 e mais andares, à noite, você vê 4 ou 5 andares com as luzes acesas diariamente. Conheço o zelador do prédio em frente ao meu. 23 andares, 23 apartamentos e somente 5 ocupados permanentemente. Me contou o zelador, que a maior parte dos proprietários é do interior e usa o apartamento poucas vezes durante o ano.... Aonde eu quero chegar com essa história? Afirmar que o gabarito dos prédios pode não ser um problema, mas também pode não ser a solução para o adensamento de uma região. Ainda é necessária muita discussão para chegarmos a uma proposta que assegure as duas coisas, gabaritos altos e densidade alta.
Importante questão. Talvez prédios como o Platina não sejam um problema em certos locais, mas espalhar edifícios desse porte por toda a cidade, além dos efeitos mencionados por você, pode levar a perda da ventilação e iluminação, reduzindo a qualidade vida.
@@denismendonca Talvez você não tenha lido com devida atenção. Talvez você não conheça a história da região. A população que morava aqui, era bem diversa. De classe média a média baixa. As casas a que eu me referi, tinham lotes de 5x20 e entre 60 e 80 m² de área. Eram sobrados, muitas vezes compostos de uma casa em cima e outra unidade no térreo. 2 casas em 100 m² de área. Te lembra alguma coisa? Você circula por regiões periféricas? Extremo da zona leste, extremo da zona sul? Eu circulo. O Jardim Paulista em que passei minha infância, não tinha o glamour dos "Jardins" atual. Ao lado da casa em que eu nasci, havia uma oficina mecânica de um lado e uma mercearia do outro. Sim, sou privilegiado pois ao contrário da maior parte da população que foi expulsa da região, consegui me manter por aqui, mesmo sendo em um pequeno apartamento próximo a av. Brigadeiro Luiz Antonio. Nada chique, mas com uma localização excepcional. Mesmo aqui na região, a construção de prédios em locais desvalorizados (as arteriais e corredores de ônibus), não atende à população de menor renda. Um apartamento de 27 m² na av. 9 de julho foi lançado na planta, em 2019, por quase 800 mil reais... Por último, em nenhum momento eu me coloco contra a verticalização ou defendo algum privilégio. Não existem mais terrenos disponíveis para incorporação na minha região, o erro foi consumado. Sobram alguns poucos imóveis nas avenidas, possíveis de incorporar. Meu ponto, é que não se repita a falácia que verticalização, é sinônimo de adensamento. Então, podemos brigar juntos por verticalização e adensamento. Fazendo pressão para que a prefeitura cumpra a lei que assegura a função social da propriedade. Seja através do imposto progressivo ou de ações para tomar prédios abandonados, em pleno centro, que tem dívidas enormes de IPTU. A av. Brigadeiro Luiz Antonio, da Paulista até o centro, tem dezenas de prédios emparedados há mais de uma década!!! Reservas das incorporadoras para uso futuro. Eu participei das discussões de todos os planos diretores da cidade, incluído na lista o pífio debate que vem ocorrendo agora para sua alteração. Sempre defendendo o maior acesso à moradia na região central e a melhoria da condição urbana (calçadas, mobilidade e transporte) da nossa cidade. Participei da redação do Plano de Mobilidade da cidade, solenemente ignorado pelas últimas gestões.
@@denismendonca deves ter me interpretado mal, ou não. Mas só para esclarecer, longe de mim ser contra a verticalização, muito menos contra a densidade. Isso é o que gera vida nas ruas e atende a demanda por habitação, claro desde que as incorporadoras atendam a todos tipos de classes sócias e rendas, e evitando a expulsão dos moradores locais, como o Gilberto aqui colocou. Quanto a iluminação e ventilação, é algo comum na maior parte das metrópoles globais. Tóquio, cidade com maior população do planeta possui um zoneamento voltado basicamente ao espaço público, aonde o proprietário privado é livre para fazer o que bem entender, desde que respeite regras mínimas de iluminação e ventilação das vias públicas. Vancouver, Buenos Aires, e outras cidades possuem regras assim.
@@denismendonca, nem acredito que sejam tantas as nossas divergências. Talvez a maior delas seja acreditar que a cidade se organiza através da iniciativa privada. Sem que haja uma diretriz pública, para indicar uma direção (para isto se criou o PDE) e para aplicar sanções aos grupos que praticam a especulação imobiliária. São Paulo mantém uma enormidade de imóveis vazios na região central (pesquisas indicam que grande parte deles são pertencentes a um número restrito de proprietários). Em alguns momentos o número de imóveis vagos ultrapassou o numero do chamado "déficit" habitacional. O Centro, está vazio, sem moradores e por consequência direta disso, deteriorado. O Centro possui uma boa infraestrutura, muitos prédios vazios (vários de propriedade do estado), que podem receber um retrofit para atender a necessidade de moradia de pessoas que trabalham na região. Enfim, ainda assim creio nós dois buscamos caminhos para construção de uma cidade plural, inclusiva, que ofereça boa qualidade de vida e oportunidades para todos. Abraço.
Mas não não sei se indica q com as casinhas é melhor. Fora isso acho q vc tem realmente um ponto, sobre não ter uso nesses apartamentos. Como o Raul sempre disse, sobre os podestres, uma região que tbm tem oq se fazer, em lazer, bem estar e etc
Tem quatro bairros do entorno, que são a Penha, a Vila Matilde, o Carrão e o Belém, que estão tendo um crescimento exponencial graças ao desenvolvimento do Tatuapé. Um dos executivos da Porte disse há um tempo que os próximos bairros a verem o mesmo que o Tatuapé são o Belém e a Penha. Acho que merece um vídeo falando desses dois casos
Moro aqui na Penha e o que estão fazendo de condomínio residencial aqui é incrível, precisa melhorar a parte comercial. Por outro lado o trânsito já está infernal e alguns aluguéis estão nas alturas.
Ironicamente a Penha deu uma caída comercialmente após a chegada do Shopping Penha que direcionou tudo pra ele e no entorno, tudo fechou ou foi embora, parecendo o Brás em decadência. Mas isso irá mudar quando o metrô Penha de França for concretizado, vai dar um up na região. Ali no entorno do metrô Tatuapé cresceu muito graças ao Metrô e faltava uma estação no centro da Penha. Vai crescer muito o bairro e junto desses empreendimentos!
@@extraterrestre371 Não acho que decaiu comercialmente não, pra mim está a mesma coisa de sempre. O que acho sim que aconteceu é que a qualidade desse comércio, já existente há anos, não vem acompanhando o desenvolvimento do bairro, diferente do Tatuapé, que mesmo a Tuiuti sendo comércio popular, tem lojas boas, o que na Penha não tem salvo raras exceções
Descentralização é podre! Promove a competição e a predação selvagem assim como a desigualdade 🤮. A centralização é o verdadeiro agente do desenvolvimento
Eu sou gaúcho e não conheço São Paulo ainda, mas tenho muito orgulho desta cidade, espero que São Paulo se torne ainda uma das cidades mais bonitas do mundo!
Moro no fundão da ZL e vou todos os dias para a ZO, conheço várias pessoas que fazem o mesmo. Espero que um dia isso seja algo do passado para todos. Esse canal me dá esperanças de que um dia São Paulo poderá se tornar um cidade melhor para os seus habitantes.
@@Nicolas_Andrews zona leste é muito grande e moro na Penha ( do lado de Ermelino Matarazzo) e não acho o fundão da zona leste, pelo menos essa região.
@@LinoGermano Quem vai trabalhar aí? Os prédios da Berrini, Pinheiros e Faria Lima estão com alta vacância por causa do home office. Me parece a construção de um elefante branco.
@@luidhi A Berrini e a faria Lima são dois locais que só servem para trabalho e andar de carro. Tem poucos restaurantes e lojas, pouca vida aos fins de semana
@@luidhi "a vacância de salas comerciais na região saltou de 4,6%, no final de 2021, para 31,6% no primeiro trimestre de 2022" e esses números ainda não refletem a presença do Platina. Da porte: O Crona 665 atingiu 80% de ocupação e o Geon 652 está 100% ocupado! Todas as lajes corporativas do Platina já foram vendidas. A demanda lá é relativamente alta e um dos fatores é a vontade de mitigar ou extinguir esse aspecto de bairro dormitório - Quem mora por lá vê essa oportunidade de ficar por lá mesmo. São regiões diferentes da cidade com realidades diferentes.
O Plano Diretor de São Paulo criou incentivos fiscais para a atração de empresas nos eixos de desenvolvimento. O piloto foi o Tatuapé, e Santana seria o próximo. Só que aí o prefeito na época não foi reeleito e parou como estava...
Belo vídeo. Por falar no Brás, eu fiquei estupefato como o bairro se transforma num verdadeiro cenário de filme de terror depois das 20h. Bem ao lado da estação. Impressionante.
A partir as 2 da manhã já tá tudo abrindo de novo, então funciona assim, até as 19 tá tudo fechando e ficando perigoso, aí das 20 até as 24 fica vazio, a partir da meia noite já começa a encher de novo, aí a partir das 2 começa as feiras de madrugada, e já lota de sacoleiros
@@rcosta551também acho que o Brasil precisa ter um certo controle com os estrangeiros, aqui parece terra de ninguém, mas os bolivianos ainda são trabalhadores e pouco se envolvem em crimes, já os africanos vejo mais no crime. Agora vem todos pra cá pra trabalhar com pirataria.
Nascido no Tatuapé nos anos 80 sempre foi um bairro de raiz com bares baladas, onde vários jogadores de futebol nos anos 90 moravam e construíram seus comércios, na região os melhores bares dessa época estavam localizado na praça Silvio Romero, Lanches da praça marcaram gerações, crescemos brincando em um super parque Ceret, terrenos do shopping Anália franco, brincávamos nas bicas de agua, e o melhor nunca teve o cheiro de esgoto da Zona sul !
AMO, ADORO, ADMIRO A NOSSA AMADA E ADORADA ZONA LESTE, HOJE, SEMPRE E ETERNAMENTE... PRA MIM, O TATUAPÉ ESTÁ SIM, NO RUMO CERTO. MORO NO BAIRRO DE ERMELINO MATARAZO, TAMBÉM NA ZONA LESTE, E A MINHA SUGESTÃO, É QUE INVISTAM NO FUNDÃO DA ZONA LESTE, EXEMPLO, REGIÃO DA CIDADE TIRADENTES, SÃO MATEUS E SAPOPEMBA, ESSES BAIRROS PRECISAM DE INVESTIMENTO. EXCELENTE E MARAVILHOSO VÍDEO!!
Há 6 anos faço do Tatuapé um bairro dormitório, comecei a estudar e trabalhar em regiões a quilômetros de distância. Resultado: formei uma vida inteira fora. Meus amigos, minha vida, tudo, são a uma distância de vários reais de Uber ou mais de meia hora de metrô, enquanto eu tenho exatamente a mesma infraestrutura no meu bairro. Até a vida pessoal dos jovens é prejudicada neste esquema
Assim é difícil. Os salários e condições de emprego precisam melhorar então. Visitei uma cidade riquíssima e quando descobri o salário dos funcionários eu me assustei, mão de obra totalmente desvalorizada. Não é por nada que no vídeo mostra que mais de 2 milhões de pessoas precisam se deslocar para outras áreas do estado. No meu ponto de vista o Brasil, fora Brasília, não é um país com uma urbanização planejada.
Moça, isso nao passa de sindrome de baixa autoestima. Criou se essa ilusao em relaçao a ZS e ZO. Garanto que na empresa que vc trabalha tem funcionarios do Grajau, do Capao, da Vila Sonia, Perus, Capela do Socorro, Cursino, Interlagos, Cambuci, Ipiranga ... e todos eles sem excessão moram bairros muito inferiores ao seu. O video fala de predios lançados no ultimo ano mas que eu saiba a estrutura do tatuape tem tranquilamente mais de 1 década. É sem duvida um dos distritos mais caros e estruturados de SP mesmo mtoos anos antes do Platina pensar em chegar. Dos 90 distritos de SP, o tatuape esta no posiçao de numero 14 em IDH, veja bem sao 90! Se isso nao é privilegio eu nao sei o que é.
@@Lua2024 Só concordei com o Raul, meu caro. E ainda afirmo que adoraria trabalhar e estudar, no meu bairro. Como seria síndrome de baixa autoestima se eu afirmo que nele tem a mesma infraestrutura (até melhor) que em bairros da zona oeste, centro e zona sul? Acredito que tenha faltado um pouco de interpretação de texto da tua parte
Tenho 68 anos e como neta de imigrantes italianos e espanhóis, o meu universo até os 20 anos foi pelas zonas norte , leste e centro. Lembro do Tatuapé do início dos anos 60, quando o bairro ainda era composto por chácaras , aglomerados de casas de trabalhadores e o início da era dos sobrados geminados (esse último, cresceu como praga na cidade inteira até o início dos anos 80).
Aqui na ZO, esta mudando de dez anos para cá, já.temos umas quinze torres residenciais e precisamos de torres comerciais também . para que a ZO, saia. do chamado " quero dizer Carapicuiba " deixe de.ser.cidade dormitório. ZL se tornará muito agradável para passear. Parabéns ZL.
Moro na vila Guilhermina, próximo a patriarca, antigamente saia daqui para ir à Paulista e regiões próximas, hoje em dia estou gostando muito mais de ir para as regiões do Tatuapé, próximo ao ceret.
Comércio no térreo é simplesmente uma coisa sensacional. O CBD de Melbourne na Austrália é fantástico. Tem sempre vida porque o térreo tem sempre restaurantes, lojas de todo tipo de coisa, bares, cafés. E em cima é escritório e residência. Fantástico demais. Tem dedo do Jan Gehl lá né.
Joia! Meu esposo,nasceu em Tatuapé em 1959. Minha sogra, pegava das fábricas de roupas para facção. Ela, trabalhava em casa por causa das crianças. Bom relembrar essas histórias
Raul, como ex-morador do bairro fico feliz em ver o crescimento e desenvolvimento do Tatuapé e que vai com certeza, se estender aos bairros vizinhos do Belém, Penha, Vila Carrão, Vila Formosa e Água Rasa!!! O problema é que a infraestrutura do bairro não acompanha a sua evolução, aí que tem que entrar o poder público de forma eficiente!!!
Raul, nem vi o vídeo e já me sinto agraciado, pois pedi mais vídeos sobre a ZL em comentários anteriores. Tenho 22 anos, sou designer e um admirador de arquitetura e urbanismo. Moro no bairro Cidade A. E. Carvalho, que faz divisa com Itaquera, justamente ali na área do Shopping. Amo a ZL e digo, nós não merecemos viver boa parte de nossas vidas em lotados transportes públicos a caminho da Faria Lima, Berrini e Brooklyn. Há muito o que melhorar por aqui, mas saber que canais como o seu estão olhando pra cá, nos dá uma esperança. PS: A geração de empregos e novos tipos de lazer não podem ficar restritas ao eixo Tatuapé - Belém - Mooca, a ZL é muito maior que esses três bairros.
Trabalho aqui no Tatuapé e realmente é um bairro vivo e tem comércio, antes trabalhava em Alphaville nem cabeleireiro fora do shopping tinha ... Aqui na Celso Garcia pelo contrário tem tudo!
É o começo de uma grande transformação. São Paulo é uma das maiores cidades do mundo e precisa de diversas centralidades para conseguirmos ter mais qualidade de vida e menos deslocamentos diários. Tenho devaneios por uma zona leste ideal, com não só uma centralidade, no Tatuapé, mas também em itaquera e pedro II/Bras por exemplo.
Em breve pretendo me mudar de Fortaleza para São Paulo, por já trabalhar numa empresa da ZL. Pelo que conheço de SP, acabei escolhendo o Tatuapé como possível local de moradia. Além de ficar próximo do trabalho, conta com o metrô tatuapé e o metrô carrão por perto acaba facilitando a vida. Uma das coisas que me atraiu no bairro também (conheço um pouco, pois já me hospedei em dois hotéis da região) é a variedade de comércios locais. Amo fazer as demandas do dia a dia na região que moro e o Tatuapé se mostrou um bairro com muita vida comercial diurna e noturna.
parabéns pelo documentário sobre o Tatuapé... faço votos que realmente mude, não só o Tatuapé, mas Penha, Vila Matilde, Itaquera (urgente), Vila carrão etc... a zona leste sempre foi esquecida pelos governantes... .
Acrescenta São Miguel Paulista tbm... rsrs Bairro que tem quase 400 anos, com milhares de habitantes e com tão pouco investimento de onde saem uma grande parcela da população que trabalha nos grandes centros de São Paulo.
Infelizmeente isso nao existe. Nenhuma regiao de SP é 100% desenvolvida e valorizada. Tatuape sempre foi uma bairro classe media mesmo com toda a pobreza dos bairros do extremo leste. Se de fato o tatuape se concretizar como bairro nobre, beneficiará ainda maisss quem ja mora no proprio bairro e nada mudará pra quem esta em Sao Miguel ou Itaquera. Prova disso é por exemplo é o Campo belo, que mesmo caro estruturado nao trouxe qualquer reflexo de melhoria para Grajaú ou para o Capao redondo que sao bairros extremamente pobres da regiao. Outra prova disso é Higienopolis que nao trouxe nenhum beneficio pro Campos Eliseos bairro extremamente abandonado e perigoso na mesma regiao. O beneficio sempre foi e sempre será do morador os demais no maximo tirarão uma lasquinha durante o horario de trabalho nesses bairros e no final do dia voltarão Infelizmente para suas realidades em bairros "fastasmas".
Seu conteúdo é excelente. O Brasil como um todo precisa ter esses lugares para nós podermos andar, caminhar e sentar para tomar um café com tranquilidade. Se a grande SP tomar rumos assim, em lugares onde não é comum ter vida, será um espelho para outros centros metropolitanos do Brasil seguir o mesmo rumo.
Os bons e os maus exemplos de Sao Paulo se espalham pelo Brasil todo. Vide a epidemia de pontes estaiadas desnecessárias em cidades medias e pequenas. Nossa responsabilidade é enoooorme.
Bom dia, Neste momento estou ouvindo o Sr. entrevistar o governador, na rádio CBN... A questão da indisponibilidade de áreas para habitações de interesse popular... Lembro-me q há alguns anos foi conjecturada a hipótese de construir milhares de unidades sobre a enorme área da estação do metrô Belém... Em regra, o Metrô dispõe de áreas enormes... Não apenas sobre as estações...
Pois é, nao faz sentido dizer que o governo nao tem terrenos pra fazer habitacao social a precos acessiveis, com a quantidade acumulada e ociosa... abracao
Vivi no Tatuapé por 28 anos. O bairro sofreu uma profunda transformação e se modernizou. Na minha época, na década de 50 a 80, era um bairro, predominantemente, de operários. Eu estudava na USP, trabalhava em Itaquera e meu trajeto diário era cruel. Acompanhei o dia a dia da construção da Radial Leste, que representou uma ligação do bairro com o " resto do mundo ". A avenida é mesmo feia, entretanto, acredito que foi o início da modernização do bairro. Eu morava onde hoje é Anália Franco, ainda tenho a casinha de pobre na região dos ricos do Tatuapé. Adorei o vídeo. Parabéns.
Tatuapé daqui um tempo não será mais cidade dormitório. Precisa, no entanto, desenvolver mais eixos comerciais. Esse parece ser o plano. De todo modo, o futuro do Tatuapé é promissor.
Um dos melhores canais do UA-cam. Queria que as pessoas pensassem Manaus dessa forma também. Nem metrô temos aqui é uma cidade de mais de 2 milhões de habitantes já deveria ter metrô
Parabéns pelo grande conteúdo do canal Raul. Moro na zona norte de São Paulo, no bairro da Vila Guilherme. Um dos pouquíssimos locais de lazer que temos no bairro disponível é o Shopping Center Norte. Como sugestão de tema, poderia abordar sobre ele, o shopping é um grande complexo que também é muito isolado, não tem quase nada nas ruas ao redor. É muito inviável para se ir lá a pé. Mesmo pra quem mora no bairro, parece que não tem como chegar no shopping se não for de ônibus ou carro. Abraço!
Eu me lembro que já nos anos 90 . quando eu gravava a novela Brasileiras e Brasileiros no SBT( que na época ficava na Rua Dona Santa Veloso) , dava até medo de passar por aquelas ruas desertas , pelo jeito pouca coisa mudou ...
Moro na Penha e sempre tive a impressão da Vila Guilherme ser um bairro bem bacana, inclusive com vida noturna agitada. Trabalhei com uma pessoa que morava no parque novo mundo é era só elogios pra Vila Guilherme. O parque do trote não é na Vila Guilherme? Quanto ao Center Norte realmente é bem esquisito principalmente de noite, mas é próximo do metrô, e da Av.Cruzeiro do Sul que tem bastante linhas de ônibus.
O Tatuapé é muito bacana e faz tempo que segue como exemplo para a cidade. Outro detalhe que vale salientar, porém, sem espalhar para não estragar, é sua deliciosa e bastante diversa vida noturna. Grato pelo excelente conteúdo da matéria.
Mesmo sendo desde sempre morador da região central de SP, vejo com ótimos olhos o desenvolvimento das demais regiões da cidade, e espero que contribua para o "espalhamento" da população por estas áreas, a fim de que não fique tudo concentrado por aqui. Não posso negar que a concentração de equipamentos na minha região é um tremendo privilégio, porém, com isso, vem também o adensamento populacional, principalmente o temporário, e, com isso, o congestionamento, falta de vagas, parques lotados, atividade de cultura e lazer com filas homéricas etc. Todas as regiões merecem ter a mesma quantidade (e qualidade) dos equipamentos do centro.
Show! Show!! Excelente Vídeo, Ótimas Imagens. Zona Leste se nivelando as demais OSN. Parabéns Porte Engenharia!!! Aqui um Paulistano Nato, da ZL e Corretor de Imóveis.
Não conhecia esse projeto! Acho importantíssimo espalharmos os "centros corporativos" ao longo da cidade para dar oportunidade de trabalho próximo a onde se vive - em tempos do "brilho inebriante do home-office", trazer o escritório para perto de casa pode funcionar como um forte apelo ao retorno presencial com qualidade de vida e em benefício da saúde mental - e da cidade!
Um vídeo desse deveria servir como aula nas casas legislativas das cidades e do Estado. Você é um ser evoluído, é tanta inteligência que não parece ser deste mundo. A cidade onde morei por 30 anos em Mauá-SP está se verticalizando, mas a Prefeitura não incentiva no Zoneamento a construção de áreas de convivência e comércio no térreo, só fazem as aquelas garagens com muros de mais de 10 metros de altura. Nos melhores bairros desta cidade, são destruídas as casas históricas para darem lugar aos caixotes de 15 andares, até as calçadas destes prédios são "adaptados" somente para os carros acessarem, comprometendo a acessibilidade das pessoas que transitam a pé.
Eu sempre admirei essa descentralização dos postos de trabalho que São Paulo tem buscado, acho importantíssimo levar oportunidades para as áreas menos favorecidas e elevar o IDH da cidade como um todo. Infelizmente por conta da violência e falta de infraestrutura de transportes esse tipo de iniciativa não tem acontecido aqui no Rio de Janeiro, pelo contrário, bairros que até o inicio dos anos 90 eram bem desenvolvidos, hoje mal sustentam seu comércio local, ficando tudo restrito ao Centro e Barra da Tijuca. Parabéns São Paulo pela iniciativa e que isso sirva de inspiração para outras cidades pelo Brasil.
Pertinente o debate que este canal provoca sobre urbanismo e arquitetura em SP ,adorei a frase dita ; "São Paulo precisa tomar decisões" ..Essa região do Tatuapé, Carrão,Mooca,Penha,Vila Prudente (ZL) está no radar das incorporadoras já algum tempo .
Parabéns pelo vídeo, da forma que está se desenvolvendo o Tatuapé em breve será o bairro mais desenvolvido de São Paulo, meus parabéns também a Porte Engenharia que não mede esforços para o desenvolvimento do Bairro.
Amo o Povo da ZL, também já morei lá e mesmo longe a décadas, ainda retorno as vezes, fiquei impressionada com o tanto de prédios também. Não sabia que tem um prédio, que é mais alto, que o Edifício Itália. Tomara abram lugar nas calçadas para tornar as ruas mais seguras, chega de prédio com muros altos.
Esse canal dá orgulho do Brasil! Só bom planejamente, com bons arquitetos e boa inteligência pode fazer um país bom de verdade... Um arranha céu trás ao bairro emprego, status, paisagem bonita, ambientes para o convívio, lojas, restaurantes, hotéis, etc. Cada novo arranha céu transforma a região com sua estética e dá força para novos empreendimentos.
Raul, achei as calçadas bem modernas e funcionais. Me parece que o piso é preparado para absorver as águas da chuva, além de evitar aquelas poças d'água.
A urbanista Anna Diestzsch deu a pista de como as empresas escolheram o Tatuapé para fazerem seus prédios: calçadas largas, ruas retas e planas. Não é qualquer lugar de São Paulo que tem
Morei por 10 anos em Curitiba, no Centro, e a cidade possui um "grid" muito parecido. Moro no Tatuapé há 4 anos, amo o bairro e acho que o diferencial que ele tem pra oferecer para o morador em relação a muitos outros bairros de São Paulo é a caminhabilidade. Muitos moradores do bairro reclamam do crescente trânsito mas essa cultura de ir ali na esquina de carro é uma cultura que não cabe ao local e precisa mudar.
Uma criança chamada Tatuapé com uma simpática irmã chamada Mooca.. pronto a nova região física em estrutura tecnológica e atraente nasceu em São Paulo......
Excelente matéria! Gostaria que falasse tb da poluição sonora em SP. Estou reformando um imóvel em Pinheiros e estou impressionado com o barulho "de tudo" que tem perto do largo. Não sei como as pessoas dormem ali.
Raul obrigado pelo seu trabalho. Acredito nas mudanças e o reflexo das suas reportagens será de extrema importância para a maior cidade da América Latina.
Raul ! Não tem um vídeo seu que me desagrade ou não me traga entusiasmo ao assisti-los… você é um profissional impecável! Pontual em cada palavra, e principalmente na transmissão de todo conhecimento que você trás com seus incríveis vídeos.. juro que assistir seus vídeos trás alívio ao futuro das cidades e principalmente pela nossa profissional, pois sou arquiteto também e o que eu mais brigo literalmente é fazer com que cada projeto não seja somente para meu cliente e sim para todo o entorno no qual estou inserindo o mesmo.. e confesso que tenho enorme resistência desde os clientes e principalmente pelo Município no qual trabalho com mais frequência que criam leis que mais desconstroem do que permitem construir, “cidades e não casa ou imóveis isolados”.
Quando vc pega cidades como Santiago no Chile, consegue ver como é interessante esse junção dos usos mistos, facilitando a vida, reduzindo trânsito e dando vida para as calçadas. Parabéns, Raul!!
Verdade! Eu saia para passear em Santiago todo dia, dava pra achar facilmente comércios, lojas, pessoas. Aqui em SP me dá 0 vontade de sair pra caminhar, não tem nada, só muro. Aqui tem a cultura do carro, infelizmente. Mas aos poucos vai mudando para trazer a cidade de novo pro pedestre.
Meu pai mora na região do Anália Franco, realmente, a região ali da VL. Gomes Cardim (Tatuapé) vem se valorizando drasticamente, contando com vários empreendimentos novos e muita valorização no pós-venda… O que mata a região é o transito caótico na Av. Salim Farah Maluf
Na ZL o que me incomoda é não terem feito uma ligação "ciclopedonal" do Parque do Carmo/SESC Itaquera com a ciclovia da Radial Leste/Parque Tiquatira, conectando as poucas áreas verdes naquela área.
Hoje a ciclofaixa é bem vista. Mas, quando instalada por aqui, falaram que era coisa de comunista rs. Nesse quesito, a cidade foi pensada para o futuro sob crítica de gente mesquinha e que hoje usufrui muito bem das comoditites dos apps de delivery (parte das entregas feitas por bicicleta). Vai entender, né
Sou da zn e faço traramento médico no Tatuape fico impressionado como é um bairro q está pulsando, sempre almoço em um lugar diferente. Parabéns pelos vídeos sobre a cidade de SP.
Sempre aqui. Amo acompanhar. Admiro demais o trabalho. Morei em Barueri e senti na pele a cidade dos muros e como me sentia inibida de caminhar na cidade. Hj moro em Curitiba, mas continuo acompanhando o canal. Parabens por se colocar através desse trabalho incrível !! Edit: tinha uma pessoa que trabalhava comigo em Alphaville que vinha da ZL. Eu nunca entendi a dinâmica de sair da ZL e ir pra Barueri, mas percebia que o paulista acha tudo isso normal pois muitas vezes essa é uma realidade com a qual vivem a vida inteira e reclamam mas não fazem nada pra mudar.
Deslocamentos longos de casa pro trabalho sao uma tragedia. Pra pessoa, pras empresas, pra cidade, pro planeta... Se puder, me ajuda a espalhar o video, o canal tem muito ainda a crescer!
@@SaoPauloNasAlturas com certeza Raul. Estou sempre divulgando e estou sempre por aqui assim que vejo que o vídeo saiu. Continue firme. Pq é um excelente projeto.
Adoro ver eses vídeos pois valorizo mais ainda as cidades estruturadas do interior de S.P. Aqui temos infra de qualidade e casas com quintais, pomar, flores e o mais importante. MAIS SOSSEGO .
Além de mais opção de emprego, falta mais universidade aqui (como comentado no vídeo). De pública, acho que só temos a usp leste (com muuuito menos cursos que na usp Butantã). As outras opções são as federais nas cidades vizinhas, como Santo André e Guarulhos. A maioria de nós ainda atravessa a cidade pra ter essa formação (meu caso). Com universidade, aumenta o número de jovens morando no bairro, e o nível de ensino deles ajuda a aparecer investimentos que ofereçam empregos de níveis mais elevados.
@@brazil_3931 a Fatec ajuda, mas muito pouco, pq tem poucas vagas e é só tecnólogo, que não é tão avançado quanto bacharel. São 480 vagas anuais. Enquanto na Zona Oeste, só a cidade universitária da USP tem em torno de 5600 vagas de bacharel (e nem contei as unidades perto do centro, como direito e medicina), e a população é muito menor que na ZL.
@@brazil_3931 achei que a gente estava discutindo sobre oportunidades pra zona leste... que na maioria não consegue pagar uma faculdade particular. E mesmo considerando as particulares, ainda tem muito mais vagas em outras regiões do que na ZL. "desencana com esse rótulo de usp" se liga fi, eu só dei um exemplo pra mostrar a diferença de vagas em cada região, não entendi a necessidade do comentário agressivo.
Cresci no bairro de Pirituba, num condomínio chamado *Vista Verde* que fica perto da estação *Vila Clarice* , no pé do Pico do Jaraguá. Aquela região sempre foi muito esquecida pelo poder público. Torço pra que um canal com tamanha visibilidade como esse faça um video lá um dia. PS: Hoje moro na Praia Grande.
Moro no Tatuapé há 7 anos e de fato existe uma transformação promissora no bairro. Há faculdades, transporte público, ótimos parques, excelentes restaurantes, shoppings, supermercados e grandes bancos lojas por todos os lados. Tem o seu lado histórico preservado, suas feiras pelas ruas e ainda, sua gente alegre. Espero que continue sendo dessa forma e contribua para o progresso e bem-estar de todos os moradores e visitantes. Abraços!
Boa tarde, amei o vídeo 😍 Você poderia falar do Chácara Santo Antonio, que era uma bairro quase que completamente industrial e vem se transformando em um bairro com ótima qualidade de vida.
O bairro do Tatuapé já tem a muitos e muitos anos uma quantidade de restaurantes, lojas e lazer diferenciados. Sem contar com a quantidade de comércios, laboratórios e hospitais. Sem contar com ótimas escolas, 2 teatros muito bem estruturados, possui três parques, e duas estações do metrô. O Tatuapé sempre foi um bairro muito caro para se morar, o IPTU do Tatuapé tem a mesma alíquota de cobrança de Pinheiros por exemplo. O que falta no Tatuapé é o governo municipal fazer a sua parte , a reurbanizacao da Celso Garcia está no papel a décadas, sempre com a promessa de que vai começar e nunca começa .
13:35 trajeto vivo! Era essa a definição que eu procurava para descrever como eu acho que deveria ser o entorno das estações na zona leste, eu ando todo dia pelas.linhas de metrô e vejo um enorme hiato do movimento entre elas, trajeto morto.
Raul !!!!parabéns cara vc faz a diferença nesta cidade, devo acrescentar que o tatuapé para os padrões da cidade no geral é um bairro bem desenvolvido, tanto que noto , que por não ter mais terrenos disponíveis, estamos percebendo uma migração de prédios e infraestrutura para bairros próximos como Carrão penha e até vila matilde
Sou da Vila Prudente mas amo o Tatuapé, casa do nosso amado Timão e da famosa Praça Silvio Romero! Este bairro é fantástico e eu o adoro. Viva o Tatuapé!!
Querido Raul, estou encantanda com seu canal, parabéns! Gostaria que voce falasse dos predios que estão sendo construidos aos montes na Av. Luiz Ignacio de Anhaia Mello e região por conta do monotrilho. Os bairros não tem infraestrutura, tem pouco comércio o que vai piorar ainda mais o transito e qualidade de vida dos seus moradores. Obrigada!
Obrigado pelo vídeo na zona leste Raul, incríveeeel análise! Que mais empreendimentos do tipo sejam bem vindos ao nosso incrível lado leste, tão densamente povoado!
Nossa, gostei muito do projeto, isso é uma ideia que tenho a anos, pra várias áreas da cidade. Se eu fosse rico, com certeza investiria neste tipo de projeto. Parabéns.
Moro no Belenzinho quase no Tatuapé, somente em duas quadras ao redor do meu prédio estão sendo construídos 5 novos prédios enormes e de médio/ alto padrão.
2 milhões de moradores se deslocam da ZL todo dia? Chocado com este dado. Uma reportagem cheia de dados interessantes, e com uma visão equilibrada e necessária para fazer com que todos nós desejemos um São Paulo melhor!
Muito bom esse video. Um dos motivos da empresa que trabalho ter escolhido o bairro para ter o escritório foi justamente a questão de fugir dos "grandes" centros como Faria Lima e etc. Estamos bem na rua Platina, com acesso fácil ao transporte Público e ao aeroporto de Guarulhos. Além de ótimos lugares para almoçar e resolver as coisas do dia sem precisar tomar boa parte do tempo.
Parabéns pelo maravilhoso canal: olhar, pensar e repensar nossa cidade. Feliz que algo está acontecendo no Tatuapé, embora ainda me entristeci de ver os pedestres caminhando espremidos na calçada com 1 m de largura. Vai levar tempo até entendermos o quão urgente é a mudança que precisamos.
O TATUAPÉ É MARAVILHOSO! Lembro - me de entre os anos de 1.988 e 1.992, quando ia a DANCETERIA CONTRA - MÃO, que foi gananciosamente FECHADA por seus donos... em fins de Maio de 1.992... já se via desenvolvimentos !
continuando com a zl fala sobre a penha de frança e seu problema com prédios, pois mesmo sendo um bairro amado como muitos dizem(aqui nasci, aqui fiz amigos e aqui me casei, para que sair), se aqui seria um lugar para grande investimento com a "chegada" do metro penha de frança. muito bom o video, parabens
Que essa evolução vá do Bresser Mooca até o Arthur Alvim, passando por ermelino matarazzo e penha também, cansa ter que ir até o centro (paulista e região) pra sair, o Tatuapé tá dando opção de ficar na Silva Romero pelo menos.
Nasci na ZL hoje tenho 50 anos e vejo que para ZL crescer é preciso força do empreendedor e força na ALESP com pessoas que pensem como você porque lá na ALESP foram feitas diversas leis que deixaram a ZL com essa fama. Vamos apoiar candidatos que tenham esse pensamento.
Amo o Canal e Amo a ZL. Como morador do Tatuapé, estou empolgadíssimo com as novas oportunidades que o eixo vai trazer. CHEGA DE TRABALHAR NA VILA OLIMPIA = SOFRIMENTO
é disso que uma cidade desenvolvida/ em desenvolvimento precisa. Oportunidades perto de casa sem precisar se deslocar horrores. Sou da zs e não aceitaria um emprego na zl justamente por isso
bem, problema vai ser as empresas migrarem pra ZL, pq a maioria dos trabalhadores das áreas principais se concentram na ZS e ZO
@@Marcelo-tz6du Talvez não queira migrar por interesse econômico, exemplo: moro na sul em algum bairro nobre qq de SP e não sairia da minha região para ir até a zona leste, pessoal da sul e oeste torce o nariz pra vir assistir o jogo no estádio do Corinthians mas vem rs.. zona Leste maior região de SP, cidade dormitório.
@@rickelimans9756 a questão é essa, o povo vai pra itaquera ver o jogo pq é vez ou outra
Faço o trajeto diário de Guilhermina à Vila Olímpia, seria um sonho trabalhar no Tatuapé 😍
Meu sonho é ver esses fios todos aterrados. Isso melhoraria a paisagem em 100%.
nossa, e eu indignado por n ter rede fluvial e ter de atravessar umas canaletas infernais
Estava escrevendo isso aqui haha. Um horror!! Cidade toda. Tem q começar senão vai engolir visual mais ainda
@rafaelpachecoviana4605 minha família é de Taguatinga e não é tudo isso não 😅
Brasilia é feia e sem graça kkkkkk, onde que é a capital mais bela do país?@rafaelpachecoviana4605
O que mais detesto em São Paulo após as casas na periferia com paredes coladas umas nas outras sem corredor pra ventilação é os fios nos postes
O Tatuapé tem um potencial incrível e, com esses novos projetos, pode vir a nascer um novo marco no lado leste de São Paulo. Aprovadíssimo!
Que saudades do meu meu Tatuapé e do seu povo hospitaleiro💕💔
Prezado Raul, aqui nos Jardins, sobretudo Jardim Paulista e Jardim América, a verticalização não aumentou a densidade do bairro. Creio que muita gente conhece esse dado, mas finge esquecer. O Jardim Paulista era um bairro com muitos pequenos sobrados geminados, alinhados à calçada e muitas vilas. Tinha em razão disso uma densidade média alta (ocupação típica aliás, de várias cidades europeias). Eu nasci e vivi boa parte da vida na região. Eu moro em um apartamento pequeno para média da região. Toda minha vizinhança é de apartamentos de 300 m² ou mais. A maioria vazios. Em vários prédios de 20 e mais andares, à noite, você vê 4 ou 5 andares com as luzes acesas diariamente. Conheço o zelador do prédio em frente ao meu. 23 andares, 23 apartamentos e somente 5 ocupados permanentemente. Me contou o zelador, que a maior parte dos proprietários é do interior e usa o apartamento poucas vezes durante o ano.... Aonde eu quero chegar com essa história? Afirmar que o gabarito dos prédios pode não ser um problema, mas também pode não ser a solução para o adensamento de uma região. Ainda é necessária muita discussão para chegarmos a uma proposta que assegure as duas coisas, gabaritos altos e densidade alta.
Importante questão. Talvez prédios como o Platina não sejam um problema em certos locais, mas espalhar edifícios desse porte por toda a cidade, além dos efeitos mencionados por você, pode levar a perda da ventilação e iluminação, reduzindo a qualidade vida.
@@denismendonca Talvez você não tenha lido com devida atenção. Talvez você não conheça a história da região. A população que morava aqui, era bem diversa. De classe média a média baixa. As casas a que eu me referi, tinham lotes de 5x20 e entre 60 e 80 m² de área. Eram sobrados, muitas vezes compostos de uma casa em cima e outra unidade no térreo. 2 casas em 100 m² de área. Te lembra alguma coisa? Você circula por regiões periféricas? Extremo da zona leste, extremo da zona sul? Eu circulo. O Jardim Paulista em que passei minha infância, não tinha o glamour dos "Jardins" atual. Ao lado da casa em que eu nasci, havia uma oficina mecânica de um lado e uma mercearia do outro. Sim, sou privilegiado pois ao contrário da maior parte da população que foi expulsa da região, consegui me manter por aqui, mesmo sendo em um pequeno apartamento próximo a av. Brigadeiro Luiz Antonio. Nada chique, mas com uma localização excepcional. Mesmo aqui na região, a construção de prédios em locais desvalorizados (as arteriais e corredores de ônibus), não atende à população de menor renda. Um apartamento de 27 m² na av. 9 de julho foi lançado na planta, em 2019, por quase 800 mil reais... Por último, em nenhum momento eu me coloco contra a verticalização ou defendo algum privilégio. Não existem mais terrenos disponíveis para incorporação na minha região, o erro foi consumado. Sobram alguns poucos imóveis nas avenidas, possíveis de incorporar. Meu ponto, é que não se repita a falácia que verticalização, é sinônimo de adensamento. Então, podemos brigar juntos por verticalização e adensamento. Fazendo pressão para que a prefeitura cumpra a lei que assegura a função social da propriedade. Seja através do imposto progressivo ou de ações para tomar prédios abandonados, em pleno centro, que tem dívidas enormes de IPTU. A av. Brigadeiro Luiz Antonio, da Paulista até o centro, tem dezenas de prédios emparedados há mais de uma década!!! Reservas das incorporadoras para uso futuro. Eu participei das discussões de todos os planos diretores da cidade, incluído na lista o pífio debate que vem ocorrendo agora para sua alteração. Sempre defendendo o maior acesso à moradia na região central e a melhoria da condição urbana (calçadas, mobilidade e transporte) da nossa cidade. Participei da redação do Plano de Mobilidade da cidade, solenemente ignorado pelas últimas gestões.
@@denismendonca deves ter me interpretado mal, ou não. Mas só para esclarecer, longe de mim ser contra a verticalização, muito menos contra a densidade. Isso é o que gera vida nas ruas e atende a demanda por habitação, claro desde que as incorporadoras atendam a todos tipos de classes sócias e rendas, e evitando a expulsão dos moradores locais, como o Gilberto aqui colocou. Quanto a iluminação e ventilação, é algo comum na maior parte das metrópoles globais. Tóquio, cidade com maior população do planeta possui um zoneamento voltado basicamente ao espaço público, aonde o proprietário privado é livre para fazer o que bem entender, desde que respeite regras mínimas de iluminação e ventilação das vias públicas. Vancouver, Buenos Aires, e outras cidades possuem regras assim.
@@denismendonca, nem acredito que sejam tantas as nossas divergências. Talvez a maior delas seja acreditar que a cidade se organiza através da iniciativa privada. Sem que haja uma diretriz pública, para indicar uma direção (para isto se criou o PDE) e para aplicar sanções aos grupos que praticam a especulação imobiliária. São Paulo mantém uma enormidade de imóveis vazios na região central (pesquisas indicam que grande parte deles são pertencentes a um número restrito de proprietários). Em alguns momentos o número de imóveis vagos ultrapassou o numero do chamado "déficit" habitacional. O Centro, está vazio, sem moradores e por consequência direta disso, deteriorado. O Centro possui uma boa infraestrutura, muitos prédios vazios (vários de propriedade do estado), que podem receber um retrofit para atender a necessidade de moradia de pessoas que trabalham na região. Enfim, ainda assim creio nós dois buscamos caminhos para construção de uma cidade plural, inclusiva, que ofereça boa qualidade de vida e oportunidades para todos. Abraço.
Mas não não sei se indica q com as casinhas é melhor. Fora isso acho q vc tem realmente um ponto, sobre não ter uso nesses apartamentos. Como o Raul sempre disse, sobre os podestres, uma região que tbm tem oq se fazer, em lazer, bem estar e etc
Tem quatro bairros do entorno, que são a Penha, a Vila Matilde, o Carrão e o Belém, que estão tendo um crescimento exponencial graças ao desenvolvimento do Tatuapé. Um dos executivos da Porte disse há um tempo que os próximos bairros a verem o mesmo que o Tatuapé são o Belém e a Penha. Acho que merece um vídeo falando desses dois casos
Moro aqui na Penha e o que estão fazendo de condomínio residencial aqui é incrível, precisa melhorar a parte comercial.
Por outro lado o trânsito já está infernal e alguns aluguéis estão nas alturas.
As irmas Vila Matilde,Vila Dalila e Vila Carrao estao em um crescente desenvolvimento urbano.
Até Ermelino Matarazzo, ponte rasa sente esses efeitos e vejo começar em São Miguel também
Ironicamente a Penha deu uma caída comercialmente após a chegada do Shopping Penha que direcionou tudo pra ele e no entorno, tudo fechou ou foi embora, parecendo o Brás em decadência. Mas isso irá mudar quando o metrô Penha de França for concretizado, vai dar um up na região. Ali no entorno do metrô Tatuapé cresceu muito graças ao Metrô e faltava uma estação no centro da Penha. Vai crescer muito o bairro e junto desses empreendimentos!
@@extraterrestre371 Não acho que decaiu comercialmente não, pra mim está a mesma coisa de sempre. O que acho sim que aconteceu é que a qualidade desse comércio, já existente há anos, não vem acompanhando o desenvolvimento do bairro, diferente do Tatuapé, que mesmo a Tuiuti sendo comércio popular, tem lojas boas, o que na Penha não tem salvo raras exceções
Viva a descentralização. Primeiro mundo, parabéns pela matéria !
Descentralização é podre! Promove a competição e a predação selvagem assim como a desigualdade 🤮. A centralização é o verdadeiro agente do desenvolvimento
Eu sou gaúcho e não conheço São Paulo ainda, mas tenho muito orgulho desta cidade, espero que São Paulo se torne ainda uma das cidades mais bonitas do mundo!
Eu conheço São Paulo e te digo sem medo de errar, se não se tornar a cidade mais feia do mundo já tá no lucro.
@@Filo.Olovom poxa kk, uma pena cara , a minha capital também é feia demais da desgosto de visitar , mas o interior do estado tem lugares bem bonitos
@@pescandonaponte2095 ua-cam.com/video/-S1BfwEhZ6Y/v-deo.html...
É mais fácil um jacaré criar asas do que SP se tornar uma cidade razoavelmente bonita.
@@Caveirazul Putz kk uma pena cara
Moro no fundão da ZL e vou todos os dias para a ZO, conheço várias pessoas que fazem o mesmo. Espero que um dia isso seja algo do passado para todos. Esse canal me dá esperanças de que um dia São Paulo poderá se tornar um cidade melhor para os seus habitantes.
Qual bairro é o fundão?
@@jassonsantos2001Região de Ermelino Matarazzo, Curuça, Guaianazes, São Miguel, Cidade Tiradentes, Itaquera, etc…
@@Nicolas_Andrews zona leste é muito grande e moro na Penha ( do lado de Ermelino Matarazzo) e não acho o fundão da zona leste, pelo menos essa região.
Eu perdi a esperança de que São Paulo irá melhorar , preferi se mudar pro interior , hoje moro em São José do Rio Preto
Incrível como a Porte mudou toda essa região, por mais empresas fazendo isso por São Paulo.
Já começou a atrair. Já existem dois projetos grandiosos para o entorno dessas duas estações, por outra construtora.
@@LinoGermano Quem vai trabalhar aí? Os prédios da Berrini, Pinheiros e Faria Lima estão com alta vacância por causa do home office. Me parece a construção de um elefante branco.
@@luidhi A Berrini e a faria Lima são dois locais que só servem para trabalho e andar de carro. Tem poucos restaurantes e lojas, pouca vida aos fins de semana
@@luidhi "a vacância de salas comerciais na região saltou de 4,6%, no final de 2021, para 31,6% no primeiro trimestre de 2022" e esses números ainda não refletem a presença do Platina. Da porte: O Crona 665 atingiu 80% de ocupação e o Geon 652 está 100% ocupado! Todas as lajes corporativas do Platina já foram vendidas. A demanda lá é relativamente alta e um dos fatores é a vontade de mitigar ou extinguir esse aspecto de bairro dormitório - Quem mora por lá vê essa oportunidade de ficar por lá mesmo. São regiões diferentes da cidade com realidades diferentes.
O Plano Diretor de São Paulo criou incentivos fiscais para a atração de empresas nos eixos de desenvolvimento. O piloto foi o Tatuapé, e Santana seria o próximo. Só que aí o prefeito na época não foi reeleito e parou como estava...
Belo vídeo. Por falar no Brás, eu fiquei estupefato como o bairro se transforma num verdadeiro cenário de filme de terror depois das 20h. Bem ao lado da estação. Impressionante.
A partir as 2 da manhã já tá tudo abrindo de novo, então funciona assim, até as 19 tá tudo fechando e ficando perigoso, aí das 20 até as 24 fica vazio, a partir da meia noite já começa a encher de novo, aí a partir das 2 começa as feiras de madrugada, e já lota de sacoleiros
@@Betodonirvana hum. Obrigado pela informação. Disso eu não sabia.
A muitos anos atrás eu morei no Brás não consegui ficar muito tempo por lá, eu não sentia segura por conta de ter muito assaltos nas ruas.
@@rcosta551também acho que o Brasil precisa ter um certo controle com os estrangeiros, aqui parece terra de ninguém, mas os bolivianos ainda são trabalhadores e pouco se envolvem em crimes, já os africanos vejo mais no crime.
Agora vem todos pra cá pra trabalhar com pirataria.
Nascido no Tatuapé nos anos 80 sempre foi um bairro de raiz com bares baladas, onde vários jogadores de futebol nos anos 90 moravam e construíram seus comércios, na região os melhores bares dessa época estavam localizado na praça Silvio Romero, Lanches da praça marcaram gerações, crescemos brincando em um super parque Ceret, terrenos do shopping Anália franco, brincávamos nas bicas de agua, e o melhor nunca teve o cheiro de esgoto da Zona sul !
AMO, ADORO, ADMIRO A NOSSA AMADA E ADORADA ZONA LESTE, HOJE, SEMPRE E ETERNAMENTE... PRA MIM, O TATUAPÉ ESTÁ SIM, NO RUMO CERTO. MORO NO BAIRRO DE ERMELINO MATARAZO, TAMBÉM NA ZONA LESTE, E A MINHA SUGESTÃO, É QUE INVISTAM NO FUNDÃO DA ZONA LESTE, EXEMPLO, REGIÃO DA CIDADE TIRADENTES, SÃO MATEUS E SAPOPEMBA, ESSES BAIRROS PRECISAM DE INVESTIMENTO. EXCELENTE E MARAVILHOSO VÍDEO!!
Há 6 anos faço do Tatuapé um bairro dormitório, comecei a estudar e trabalhar em regiões a quilômetros de distância. Resultado: formei uma vida inteira fora. Meus amigos, minha vida, tudo, são a uma distância de vários reais de Uber ou mais de meia hora de metrô, enquanto eu tenho exatamente a mesma infraestrutura no meu bairro. Até a vida pessoal dos jovens é prejudicada neste esquema
não entendi. é um elogio ou uma crítica ao tatuapé?
Assim é difícil. Os salários e condições de emprego precisam melhorar então. Visitei uma cidade riquíssima e quando descobri o salário dos funcionários eu me assustei, mão de obra totalmente desvalorizada. Não é por nada que no vídeo mostra que mais de 2 milhões de pessoas precisam se deslocar para outras áreas do estado. No meu ponto de vista o Brasil, fora Brasília, não é um país com uma urbanização planejada.
é simples, o sistema n quer vc por perto,
Moça, isso nao passa de sindrome de baixa autoestima. Criou se essa ilusao em relaçao a ZS e ZO. Garanto que na empresa que vc trabalha tem funcionarios do Grajau, do Capao, da Vila Sonia, Perus, Capela do Socorro, Cursino, Interlagos, Cambuci, Ipiranga ... e todos eles sem excessão moram bairros muito inferiores ao seu. O video fala de predios lançados no ultimo ano mas que eu saiba a estrutura do tatuape tem tranquilamente mais de 1 década. É sem duvida um dos distritos mais caros e estruturados de SP mesmo mtoos anos antes do Platina pensar em chegar. Dos 90 distritos de SP, o tatuape esta no posiçao de numero 14 em IDH, veja bem sao 90! Se isso nao é privilegio eu nao sei o que é.
@@Lua2024 Só concordei com o Raul, meu caro. E ainda afirmo que adoraria trabalhar e estudar, no meu bairro. Como seria síndrome de baixa autoestima se eu afirmo que nele tem a mesma infraestrutura (até melhor) que em bairros da zona oeste, centro e zona sul? Acredito que tenha faltado um pouco de interpretação de texto da tua parte
Tenho 68 anos e como neta de imigrantes italianos e espanhóis, o meu universo até os 20 anos foi pelas zonas norte , leste e centro. Lembro do Tatuapé do início dos anos 60, quando o bairro ainda era composto por chácaras , aglomerados de casas de trabalhadores e o início da era dos sobrados geminados (esse último, cresceu como praga na cidade inteira até o início dos anos 80).
Obrigado, Raquel! Minha familia é de imigrantes espanhois, mas que ficaram em Santos. Abração
Aqui na ZO, esta mudando de dez anos para cá, já.temos umas quinze torres residenciais e precisamos de torres comerciais também . para que a ZO, saia. do chamado " quero dizer Carapicuiba " deixe de.ser.cidade dormitório. ZL se tornará muito agradável para passear. Parabéns ZL.
Moro na vila Guilhermina, próximo a patriarca, antigamente saia daqui para ir à Paulista e regiões próximas, hoje em dia estou gostando muito mais de ir para as regiões do Tatuapé, próximo ao ceret.
Eu sou de Cidade Patriarca
Comércio no térreo é simplesmente uma coisa sensacional.
O CBD de Melbourne na Austrália é fantástico. Tem sempre vida porque o térreo tem sempre restaurantes, lojas de todo tipo de coisa, bares, cafés. E em cima é escritório e residência.
Fantástico demais. Tem dedo do Jan Gehl lá né.
Joia! Meu esposo,nasceu em Tatuapé em 1959. Minha sogra, pegava das fábricas de roupas para facção. Ela, trabalhava em casa por causa das crianças. Bom relembrar essas histórias
Raul, como ex-morador do bairro fico feliz em ver o crescimento e desenvolvimento do Tatuapé e que vai com certeza, se estender aos bairros vizinhos do Belém, Penha, Vila Carrão, Vila Formosa e Água Rasa!!!
O problema é que a infraestrutura do bairro não acompanha a sua evolução, aí que tem que entrar o poder público de forma eficiente!!!
Raul, nem vi o vídeo e já me sinto agraciado, pois pedi mais vídeos sobre a ZL em comentários anteriores. Tenho 22 anos, sou designer e um admirador de arquitetura e urbanismo. Moro no bairro Cidade A. E. Carvalho, que faz divisa com Itaquera, justamente ali na área do Shopping. Amo a ZL e digo, nós não merecemos viver boa parte de nossas vidas em lotados transportes públicos a caminho da Faria Lima, Berrini e Brooklyn.
Há muito o que melhorar por aqui, mas saber que canais como o seu estão olhando pra cá, nos dá uma esperança.
PS: A geração de empregos e novos tipos de lazer não podem ficar restritas ao eixo Tatuapé - Belém - Mooca, a ZL é muito maior que esses três bairros.
Trabalho aqui no Tatuapé e realmente é um bairro vivo e tem comércio, antes trabalhava em Alphaville nem cabeleireiro fora do shopping tinha ... Aqui na Celso Garcia pelo contrário tem tudo!
Aliás, Alphaville bem que poderia ser assunto de um vídeo aqui.
É o começo de uma grande transformação.
São Paulo é uma das maiores cidades do mundo e precisa de diversas centralidades para conseguirmos ter mais qualidade de vida e menos deslocamentos diários.
Tenho devaneios por uma zona leste ideal, com não só uma centralidade, no Tatuapé, mas também em itaquera e pedro II/Bras por exemplo.
Acompanhando sempre. Brasil não tem pessoa melhor que mostre o Brasil da forma que é
Abraço de PERÚ
Em breve pretendo me mudar de Fortaleza para São Paulo, por já trabalhar numa empresa da ZL. Pelo que conheço de SP, acabei escolhendo o Tatuapé como possível local de moradia. Além de ficar próximo do trabalho, conta com o metrô tatuapé e o metrô carrão por perto acaba facilitando a vida. Uma das coisas que me atraiu no bairro também (conheço um pouco, pois já me hospedei em dois hotéis da região) é a variedade de comércios locais. Amo fazer as demandas do dia a dia na região que moro e o Tatuapé se mostrou um bairro com muita vida comercial diurna e noturna.
eai se mudou para o Tatuapé?
parabéns pelo documentário sobre o Tatuapé... faço votos que realmente mude, não só o Tatuapé, mas Penha, Vila Matilde, Itaquera (urgente), Vila carrão etc... a zona leste sempre foi esquecida pelos governantes... .
Acrescenta São Miguel Paulista tbm... rsrs
Bairro que tem quase 400 anos, com milhares de habitantes e com tão pouco investimento de onde saem uma grande parcela da população que trabalha nos grandes centros de São Paulo.
Acrescenta Tbm Guaianases,São Mateus,Cid.Tiradentes e Ermelino Matarazzo
Sapopemba, São Lucas tbm seria viável
Infelizmeente isso nao existe. Nenhuma regiao de SP é 100% desenvolvida e valorizada. Tatuape sempre foi uma bairro classe media mesmo com toda a pobreza dos bairros do extremo leste. Se de fato o tatuape se concretizar como bairro nobre, beneficiará ainda maisss quem ja mora no proprio bairro e nada mudará pra quem esta em Sao Miguel ou Itaquera. Prova disso é por exemplo é o Campo belo, que mesmo caro estruturado nao trouxe qualquer reflexo de melhoria para Grajaú ou para o Capao redondo que sao bairros extremamente pobres da regiao. Outra prova disso é Higienopolis que nao trouxe nenhum beneficio pro Campos Eliseos bairro extremamente abandonado e perigoso na mesma regiao. O beneficio sempre foi e sempre será do morador os demais no maximo tirarão uma lasquinha durante o horario de trabalho nesses bairros e no final do dia voltarão Infelizmente para suas realidades em bairros "fastasmas".
Moro na Penha e garanto que já é um bairro muito bom, mas lógico que pode ficar ainda melhor.
muito bacana ver a Zona leste se desenvolvendo.
Seu conteúdo é excelente. O Brasil como um todo precisa ter esses lugares para nós podermos andar, caminhar e sentar para tomar um café com tranquilidade. Se a grande SP tomar rumos assim, em lugares onde não é comum ter vida, será um espelho para outros centros metropolitanos do Brasil seguir o mesmo rumo.
Os bons e os maus exemplos de Sao Paulo se espalham pelo Brasil todo. Vide a epidemia de pontes estaiadas desnecessárias em cidades medias e pequenas. Nossa responsabilidade é enoooorme.
Bom dia,
Neste momento estou ouvindo o Sr. entrevistar o governador, na rádio CBN... A questão da indisponibilidade de áreas para habitações de interesse popular... Lembro-me q há alguns anos foi conjecturada a hipótese de construir milhares de unidades sobre a enorme área da estação do metrô Belém...
Em regra, o Metrô dispõe de áreas enormes... Não apenas sobre as estações...
Pois é, nao faz sentido dizer que o governo nao tem terrenos pra fazer habitacao social a precos acessiveis, com a quantidade acumulada e ociosa... abracao
Realmente o Tatuapé se modernizou e nada deve a outros bairros , porém o trânsito caótico TB é uma realidade..
Vivi no Tatuapé por 28 anos. O bairro sofreu uma profunda transformação e se modernizou. Na minha época, na década de 50 a 80, era um bairro, predominantemente, de operários. Eu estudava na USP, trabalhava em Itaquera e meu trajeto diário era cruel.
Acompanhei o dia a dia da construção da Radial Leste, que representou uma ligação do bairro com o " resto do mundo ". A avenida é mesmo feia, entretanto, acredito que foi o início da modernização do bairro.
Eu morava onde hoje é Anália Franco, ainda tenho a casinha de pobre na região dos ricos do Tatuapé. Adorei o vídeo. Parabéns.
Sensacional, sempre!
Tatuapé daqui um tempo não será mais cidade dormitório. Precisa, no entanto, desenvolver mais eixos comerciais. Esse parece ser o plano.
De todo modo, o futuro do Tatuapé é promissor.
Zona Norte precisa de iniciativas como essa! Na luta por mudanças sempre, avante!
ZN parou no tempo !!!!
Um dos melhores canais do UA-cam. Queria que as pessoas pensassem Manaus dessa forma também. Nem metrô temos aqui é uma cidade de mais de 2 milhões de habitantes já deveria ter metrô
Muito obrigado! Tinha um convite pra falar do meu livro em Manaus, mas foi quando começou a pandemia, tivemos que cancelar. Nunca fui, preciso!
Parabéns pelo grande conteúdo do canal Raul.
Moro na zona norte de São Paulo, no bairro da Vila Guilherme. Um dos pouquíssimos locais de lazer que temos no bairro disponível é o Shopping Center Norte. Como sugestão de tema, poderia abordar sobre ele, o shopping é um grande complexo que também é muito isolado, não tem quase nada nas ruas ao redor. É muito inviável para se ir lá a pé. Mesmo pra quem mora no bairro, parece que não tem como chegar no shopping se não for de ônibus ou carro.
Abraço!
Sou da VG !!
Cheio de favelas o bairro está se acabando tudo muito feio , lixo e favelas ,,,,
Eu me lembro que já nos anos 90 . quando eu gravava a novela Brasileiras e Brasileiros no SBT( que na época ficava na Rua Dona Santa Veloso) , dava até medo de passar por aquelas ruas desertas , pelo jeito pouca coisa mudou ...
Moro na Penha e sempre tive a impressão da Vila Guilherme ser um bairro bem bacana, inclusive com vida noturna agitada.
Trabalhei com uma pessoa que morava no parque novo mundo é era só elogios pra Vila Guilherme. O parque do trote não é na Vila Guilherme?
Quanto ao Center Norte realmente é bem esquisito principalmente de noite, mas é próximo do metrô, e da Av.Cruzeiro do Sul que tem bastante linhas de ônibus.
O Tatuapé é muito bacana e faz tempo que segue como exemplo para a cidade. Outro detalhe que vale salientar, porém, sem espalhar para não estragar, é sua deliciosa e bastante diversa vida noturna. Grato pelo excelente conteúdo da matéria.
Mesmo sendo desde sempre morador da região central de SP, vejo com ótimos olhos o desenvolvimento das demais regiões da cidade, e espero que contribua para o "espalhamento" da população por estas áreas, a fim de que não fique tudo concentrado por aqui.
Não posso negar que a concentração de equipamentos na minha região é um tremendo privilégio, porém, com isso, vem também o adensamento populacional, principalmente o temporário, e, com isso, o congestionamento, falta de vagas, parques lotados, atividade de cultura e lazer com filas homéricas etc. Todas as regiões merecem ter a mesma quantidade (e qualidade) dos equipamentos do centro.
Show! Show!! Excelente Vídeo, Ótimas Imagens. Zona Leste se nivelando as demais OSN.
Parabéns Porte Engenharia!!! Aqui um Paulistano Nato, da ZL e Corretor de Imóveis.
Não conhecia esse projeto! Acho importantíssimo espalharmos os "centros corporativos" ao longo da cidade para dar oportunidade de trabalho próximo a onde se vive - em tempos do "brilho inebriante do home-office", trazer o escritório para perto de casa pode funcionar como um forte apelo ao retorno presencial com qualidade de vida e em benefício da saúde mental - e da cidade!
Um vídeo desse deveria servir como aula nas casas legislativas das cidades e do Estado. Você é um ser evoluído, é tanta inteligência que não parece ser deste mundo. A cidade onde morei por 30 anos em Mauá-SP está se verticalizando, mas a Prefeitura não incentiva no Zoneamento a construção de áreas de convivência e comércio no térreo, só fazem as aquelas garagens com muros de mais de 10 metros de altura. Nos melhores bairros desta cidade, são destruídas as casas históricas para darem lugar aos caixotes de 15 andares, até as calçadas destes prédios são "adaptados" somente para os carros acessarem, comprometendo a acessibilidade das pessoas que transitam a pé.
Sobressolos de garagem são uma tragedia... Tudo vira um paredão. Ainda nao conheco Mauá! abracao
Analiso os vídeos mesmo não morando em SP e fico impressionado como erros assim também ocorrem muito em Brasília, cidade dita "planejada"...
Eu sempre admirei essa descentralização dos postos de trabalho que São Paulo tem buscado, acho importantíssimo levar oportunidades para as áreas menos favorecidas e elevar o IDH da cidade como um todo. Infelizmente por conta da violência e falta de infraestrutura de transportes esse tipo de iniciativa não tem acontecido aqui no Rio de Janeiro, pelo contrário, bairros que até o inicio dos anos 90 eram bem desenvolvidos, hoje mal sustentam seu comércio local, ficando tudo restrito ao Centro e Barra da Tijuca. Parabéns São Paulo pela iniciativa e que isso sirva de inspiração para outras cidades pelo Brasil.
Ótimo vídeo. Eu gostaria uma possível urbanização da Radial Leste contendo um corredor verde e ciclovia.
a Radial precisa de muuuuuito verde, entre tantas outras coisas. Cheias de muros do Metrô e da CPTM...
Pertinente o debate que este canal provoca sobre urbanismo e arquitetura em SP ,adorei a frase dita ; "São Paulo precisa tomar decisões" ..Essa região do Tatuapé, Carrão,Mooca,Penha,Vila Prudente (ZL) está no radar das incorporadoras já algum tempo .
Parabéns pelo vídeo, da forma que está se desenvolvendo o Tatuapé em breve será o bairro mais desenvolvido de São Paulo, meus parabéns também a Porte Engenharia que não mede esforços para o desenvolvimento do Bairro.
Amo o Povo da ZL, também já morei lá e mesmo longe a décadas, ainda retorno as vezes, fiquei impressionada com o tanto de prédios também. Não sabia que tem um prédio, que é mais alto, que o Edifício Itália. Tomara abram lugar nas calçadas para tornar as ruas mais seguras, chega de prédio com muros altos.
Sensacional. Como morador do Tatuapé adorei.
O Tatuapé nesses últimos anos se transformou e segue mudando como bem mostrou
Esse canal dá orgulho do Brasil! Só bom planejamente, com bons arquitetos e boa inteligência pode fazer um país bom de verdade...
Um arranha céu trás ao bairro emprego, status, paisagem bonita, ambientes para o convívio, lojas, restaurantes, hotéis, etc. Cada novo arranha céu transforma a região com sua estética e dá força para novos empreendimentos.
Raul, achei as calçadas bem modernas e funcionais. Me parece que o piso é preparado para absorver as águas da chuva, além de evitar aquelas poças d'água.
sim, esse mesmo!
Boa, Raul! Pensar e repensar a cidade é sempre importante.
Obrigado, Alan!
Lugarzinho apaixonante, temos tudo, só precisava melhorar o maldito transito !
Trabalho em um prédio na Rua Tijuco Preto e estou vendo essa evolução ,diversos prédios comerciais em construção ,ambiente muito bom .
Seu texto é impecável.
Principalmente as alfinetadas.
Obrigado pelo conteúdo de excelente informação e reflexão.
Muito obrigado! Se puder, manda pros amigos, o canal ainda tem muito por crescer! abracao
A urbanista Anna Diestzsch deu a pista de como as empresas escolheram o Tatuapé para fazerem seus prédios: calçadas largas, ruas retas e planas. Não é qualquer lugar de São Paulo que tem
Morei por 10 anos em Curitiba, no Centro, e a cidade possui um "grid" muito parecido. Moro no Tatuapé há 4 anos, amo o bairro e acho que o diferencial que ele tem pra oferecer para o morador em relação a muitos outros bairros de São Paulo é a caminhabilidade.
Muitos moradores do bairro reclamam do crescente trânsito mas essa cultura de ir ali na esquina de carro é uma cultura que não cabe ao local e precisa mudar.
Uma criança chamada Tatuapé com uma simpática irmã chamada Mooca.. pronto a nova região física em estrutura tecnológica e atraente nasceu em São Paulo......
Excelente matéria! Gostaria que falasse tb da poluição sonora em SP. Estou reformando um imóvel em Pinheiros e estou impressionado com o barulho "de tudo" que tem perto do largo. Não sei como as pessoas dormem ali.
Raul obrigado pelo seu trabalho. Acredito nas mudanças e o reflexo das suas reportagens será de extrema importância para a maior cidade da América Latina.
Oxalá! Se puder, manda o video pros amigos!
Raul ! Não tem um vídeo seu que me desagrade ou não me traga entusiasmo ao assisti-los… você é um profissional impecável! Pontual em cada palavra, e principalmente na transmissão de todo conhecimento que você trás com seus incríveis vídeos.. juro que assistir seus vídeos trás alívio ao futuro das cidades e principalmente pela nossa profissional, pois sou arquiteto também e o que eu mais brigo literalmente é fazer com que cada projeto não seja somente para meu cliente e sim para todo o entorno no qual estou inserindo o mesmo.. e confesso que tenho enorme resistência desde os clientes e principalmente pelo
Município no qual trabalho com mais frequência que criam leis que mais desconstroem do que permitem construir, “cidades e não casa ou imóveis isolados”.
Quando vc pega cidades como Santiago no Chile, consegue ver como é interessante esse junção dos usos mistos, facilitando a vida, reduzindo trânsito e dando vida para as calçadas. Parabéns, Raul!!
Santiago do Chile, Buenos Aires, Bogotá... as vizinhas estão bem na frente da gente com seus predios de uso misto, com vida a pé!
Verdade! Eu saia para passear em Santiago todo dia, dava pra achar facilmente comércios, lojas, pessoas. Aqui em SP me dá 0 vontade de sair pra caminhar, não tem nada, só muro. Aqui tem a cultura do carro, infelizmente. Mas aos poucos vai mudando para trazer a cidade de novo pro pedestre.
Meu pai mora na região do Anália Franco, realmente, a região ali da VL. Gomes Cardim (Tatuapé) vem se valorizando drasticamente, contando com vários empreendimentos novos e muita valorização no pós-venda… O que mata a região é o transito caótico na Av. Salim Farah Maluf
Na ZL o que me incomoda é não terem feito uma ligação "ciclopedonal" do Parque do Carmo/SESC Itaquera com a ciclovia da Radial Leste/Parque Tiquatira, conectando as poucas áreas verdes naquela área.
Tem na avenida Aricanduva mas é horrível em todos os aspectos
Hoje a ciclofaixa é bem vista. Mas, quando instalada por aqui, falaram que era coisa de comunista rs. Nesse quesito, a cidade foi pensada para o futuro sob crítica de gente mesquinha e que hoje usufrui muito bem das comoditites dos apps de delivery (parte das entregas feitas por bicicleta). Vai entender, né
@@gustavovieira2845 coisa de gente alienada, e nesse país estão brotando dos bueiros, tão até chamando um genocida miliciano de mito kkkkkkkkkk
@@victorcosta3785 kkkk com esse trânsito violento
mano ciclofaixa n é destinado a essa modinha dos paspalhos q ficam comprando bicicletas de 10 mil pra rodar atrapalhando o trânsito em tudo q é canto,
graças a Deus conseguiram iniciar esse projeto, é uma medida inteligente de descentralizar a grande movimentação da população
Sou da zn e faço traramento médico no Tatuape fico impressionado como é um bairro q está pulsando, sempre almoço em um lugar diferente. Parabéns pelos vídeos sobre a cidade de SP.
Em Janeiro eu fui passear em São Paulo e gostei da infra estrutura do Tatuapé.
Sempre aqui. Amo acompanhar. Admiro demais o trabalho. Morei em Barueri e senti na pele a cidade dos muros e como me sentia inibida de caminhar na cidade. Hj moro em Curitiba, mas continuo acompanhando o canal. Parabens por se colocar através desse trabalho incrível !!
Edit: tinha uma pessoa que trabalhava comigo em Alphaville que vinha da ZL. Eu nunca entendi a dinâmica de sair da ZL e ir pra Barueri, mas percebia que o paulista acha tudo isso normal pois muitas vezes essa é uma realidade com a qual vivem a vida inteira e reclamam mas não fazem nada pra mudar.
Deslocamentos longos de casa pro trabalho sao uma tragedia. Pra pessoa, pras empresas, pra cidade, pro planeta... Se puder, me ajuda a espalhar o video, o canal tem muito ainda a crescer!
@@SaoPauloNasAlturas com certeza Raul. Estou sempre divulgando e estou sempre por aqui assim que vejo que o vídeo saiu. Continue firme. Pq é um excelente projeto.
Adoro ver eses vídeos pois valorizo mais ainda as cidades estruturadas do interior de S.P. Aqui temos infra de qualidade e casas com quintais, pomar, flores e o mais importante. MAIS SOSSEGO .
Espero que a cidade continue crescendo assim, não apenas na zona leste, mas na zona extremo norte e extremo sul também.
Além de mais opção de emprego, falta mais universidade aqui (como comentado no vídeo). De pública, acho que só temos a usp leste (com muuuito menos cursos que na usp Butantã). As outras opções são as federais nas cidades vizinhas, como Santo André e Guarulhos. A maioria de nós ainda atravessa a cidade pra ter essa formação (meu caso). Com universidade, aumenta o número de jovens morando no bairro, e o nível de ensino deles ajuda a aparecer investimentos que ofereçam empregos de níveis mais elevados.
... e conseguiram colocar o campus da USP Leste em uma das areas menos densas e pouco acessiveis a pé de toda a região. Um talento!
tem duas fatecs
@@brazil_3931 a Fatec ajuda, mas muito pouco, pq tem poucas vagas e é só tecnólogo, que não é tão avançado quanto bacharel. São 480 vagas anuais. Enquanto na Zona Oeste, só a cidade universitária da USP tem em torno de 5600 vagas de bacharel (e nem contei as unidades perto do centro, como direito e medicina), e a população é muito menor que na ZL.
@@brazil_3931 achei que a gente estava discutindo sobre oportunidades pra zona leste... que na maioria não consegue pagar uma faculdade particular. E mesmo considerando as particulares, ainda tem muito mais vagas em outras regiões do que na ZL. "desencana com esse rótulo de usp" se liga fi, eu só dei um exemplo pra mostrar a diferença de vagas em cada região, não entendi a necessidade do comentário agressivo.
@@brazil_3931 tranquilo man! Acontece. Foi boa a conversa. E entendo o ranço tbm.
Video fantástico Raul! Esse espaço do eixo platina está bastante promissor! vamos torcer para que mais e mais empresas venham para a ZL.
Excelente trabalho, conteúdo de primeira.
Raúl, avalie a possibilidade de comentar sobre a revitalização da Avenida Santo Amaro.
Abraços
Cresci no bairro de Pirituba, num condomínio chamado *Vista Verde* que fica perto da estação *Vila Clarice* , no pé do Pico do Jaraguá. Aquela região sempre foi muito esquecida pelo poder público. Torço pra que um canal com tamanha visibilidade como esse faça um video lá um dia.
PS: Hoje moro na Praia Grande.
Moro no Tatuapé há 7 anos e de fato existe uma transformação promissora no bairro. Há faculdades, transporte público, ótimos parques, excelentes restaurantes, shoppings, supermercados e grandes bancos lojas por todos os lados. Tem o seu lado histórico preservado, suas feiras pelas ruas e ainda, sua gente alegre. Espero que continue sendo dessa forma e contribua para o progresso e bem-estar de todos os moradores e visitantes. Abraços!
Achei lindo o seu comentário, concordo com tudo que você disse, gosto muito do Tatuapé.
Morando aqui desde de agosto de 2022, nada a reclamar!
Boa tarde, amei o vídeo 😍
Você poderia falar do Chácara Santo Antonio, que era uma bairro quase que completamente industrial e vem se transformando em um bairro com ótima qualidade de vida.
Bacana!!! Nota mil. 👍👍👍👍👍👍🤛💪😉🥰
O bairro do Tatuapé já tem a muitos e muitos anos uma quantidade de restaurantes, lojas e lazer diferenciados.
Sem contar com a quantidade de comércios, laboratórios e hospitais.
Sem contar com ótimas escolas, 2 teatros muito bem estruturados, possui três parques, e duas estações do metrô.
O Tatuapé sempre foi um bairro muito caro para se morar, o IPTU do Tatuapé tem a mesma alíquota de cobrança de Pinheiros por exemplo.
O que falta no Tatuapé é o governo municipal fazer a sua parte , a reurbanizacao da Celso Garcia está no papel a décadas, sempre com a promessa de que vai começar e nunca começa .
A AVENIDA CELSO GARCIA PEDE SOCORRO URGENTE!!
Fora que em breve vai conta com 3 metrôs, tatuape carrao e Anália Franco
13:35 trajeto vivo! Era essa a definição que eu procurava para descrever como eu acho que deveria ser o entorno das estações na zona leste, eu ando todo dia pelas.linhas de metrô e vejo um enorme hiato do movimento entre elas, trajeto morto.
O caminho ate a estacao deveria ser prioridade de qualquer obra - so assim vc estimula e protege o transporte de massa!
Raul !!!!parabéns cara vc faz a diferença nesta cidade, devo acrescentar que o tatuapé para os padrões da cidade no geral é um bairro bem desenvolvido, tanto que noto , que por não ter mais terrenos disponíveis, estamos percebendo uma migração de prédios e infraestrutura para bairros próximos como Carrão penha e até vila matilde
Sou da Vila Prudente mas amo o Tatuapé, casa do nosso amado Timão e da famosa Praça Silvio Romero! Este bairro é fantástico e eu o adoro. Viva o Tatuapé!!
Me mudei para o Tatuapé recentemente, muito legal ver você falando sobre o bairro
Video ótimo para sairmos da bolha de preconceitos dos jardins, para lembrar que a cidade é múltipla e gigante. Muito bom!
Amo acompanhar seus vídeos! Mais um video que aprendo muito sobre a cidade - parabéns! Não conhecia essa virada do Tatuapé!
Querido Raul, estou encantanda com seu canal, parabéns! Gostaria que voce falasse dos predios que estão sendo construidos aos montes na Av. Luiz Ignacio de Anhaia Mello e região por conta do monotrilho. Os bairros não tem infraestrutura, tem pouco comércio o que vai piorar ainda mais o transito e qualidade de vida dos seus moradores. Obrigada!
Obrigado pelo vídeo na zona leste Raul, incríveeeel análise!
Que mais empreendimentos do tipo sejam bem vindos ao nosso incrível lado leste, tão densamente povoado!
Nossa, gostei muito do projeto, isso é uma ideia que tenho a anos, pra várias áreas da cidade. Se eu fosse rico, com certeza investiria neste tipo de projeto. Parabéns.
Fico feliz com o.projeto. ZL tem uma força de trabalho enorme. Só posso dizer SUCESSO. esse povo valente merece tudo de melhor..
Moro no Belenzinho quase no Tatuapé, somente em duas quadras ao redor do meu prédio estão sendo construídos 5 novos prédios enormes e de médio/ alto padrão.
2 milhões de moradores se deslocam da ZL todo dia? Chocado com este dado. Uma reportagem cheia de dados interessantes, e com uma visão equilibrada e necessária para fazer com que todos nós desejemos um São Paulo melhor!
Seu canal não é bom, é MUITO BOM!
Muito bom esse video.
Um dos motivos da empresa que trabalho ter escolhido o bairro para ter o escritório foi justamente a questão de fugir dos "grandes" centros como Faria Lima e etc.
Estamos bem na rua Platina, com acesso fácil ao transporte Público e ao aeroporto de Guarulhos. Além de ótimos lugares para almoçar e resolver as coisas do dia sem precisar tomar boa parte do tempo.
Parabéns pelo maravilhoso canal: olhar, pensar e repensar nossa cidade. Feliz que algo está acontecendo no Tatuapé, embora ainda me entristeci de ver os pedestres caminhando espremidos na calçada com 1 m de largura. Vai levar tempo até entendermos o quão urgente é a mudança que precisamos.
Adoro que você sempre joga as ironias das polêmicas urbanas na cara... Importante hehehe
Gosto muito dos seus vídeos
Obrigado, Marcela! Se puder, manda o video nos grupos de whatsapp, vai que atraimos mais gente pro canal! abracao
O TATUAPÉ É MARAVILHOSO!
Lembro - me de entre os anos de 1.988 e 1.992, quando ia a DANCETERIA CONTRA - MÃO, que foi gananciosamente FECHADA por seus donos... em fins de Maio de 1.992... já se via desenvolvimentos !
Mais um excelente vídeo do São Paulo nas Alturas. Discussões pertinentes para todos, mesmo quem não mora em São Paulo.
continuando com a zl fala sobre a penha de frança e seu problema com prédios, pois mesmo sendo um bairro amado como muitos dizem(aqui nasci, aqui fiz amigos e aqui me casei, para que sair), se aqui seria um lugar para grande investimento com a "chegada" do metro penha de frança.
muito bom o video, parabens
Boa, obrigado, sugestao anotada!
Que essa evolução vá do Bresser Mooca até o Arthur Alvim, passando por ermelino matarazzo e penha também, cansa ter que ir até o centro (paulista e região) pra sair, o Tatuapé tá dando opção de ficar na Silva Romero pelo menos.
Nasci na ZL hoje tenho 50 anos e vejo que para ZL crescer é preciso força do empreendedor e força na ALESP com pessoas que pensem como você porque lá na ALESP foram feitas diversas leis que deixaram a ZL com essa fama. Vamos apoiar candidatos que tenham esse pensamento.
Eu adoro São Paulo!!! Acho uma cidade com um estilo muito característico, particular. Curti bastante o vídeo. 👍👍👍👍
Caramba a zl evoluindo morei parte da minha vida na regiao fazem 12 anos que nao visito a regiao fico muito feliz.
Parabéns pelo canal. Sempre acompanho os seus vídeos extremamente profissionais.
A análise urbana q vc faz merece os parabéns.
bom ver vídeos sobre coisas boas que estão sendo feitas