Naquele tempo era diferente muitos que entravam na polícia já eram criminosos não precisa de concurso antecedentes e psicotécnico. Eram por isso que faziam crueldade. A história não pode ser esquecido mas não eram heróis em nenhum dos lados . Mas parabéns. Joao por ajudar a historia com esses entrevista e se dispor.
Toda história tem dois lados. Vimos primeiramente um homem sanguinário e agora vimos pela ótica de um descendente! Parabéns Cangaçologia por nos apresentar essa figura tão controversa como foi o Mané Velho!
Geraldo, a dor de ter um ente querido assassinado só sabe quem sofreu. Mas o perdão é um sentimento libertador. Demorei muitos anos, mas consegui perdoar os assasdinos do meu pai. Já se passaram 59 anos.
Bom dia caboco, não dá nem pra acreditar, um filho dá gota desse que matou ás duas mulheres, ainda teve ó privilégio de viver 92ans tirando onda com o que freis,
Boa tarde a todos. Passando para parabéns ao proprietário do canal pelo belo trabalho com tanta riqueza de detalhes, E dizer que sempre quando eu ouvi esse nome ( antonio Jacó ) sempre me veio um dúvida sobre a ancestralidade judaica do povo do cangaço e tenho um outra dúvida. Será que lampiao pode ter a mesma ancestralidade? Já que ele tinha como hábito orar 3x ao dia e jejuar as sextas feiras ? Isso é tradição judaica!! E desde já agradeço o empenho e dedicação pelo seu trabalho Continue sempre com esse empenho Muito obrigado e D,us abençoe sua família
2 роки тому+1
O senhor Jacob Marques da Silva, pai de Mané Velho, era de origem judaica, assim como muitos nordestinos que descendem do povo judeu. Aproveito para te agradecer pelo apoio e consideração. Forte abraço!
Eu morei em Goiás em Pires do Rio onde morreu tio Mané Velho . Conheci muito Abílio seu Pai meu primo em primeiro grau. Seu bisavô era fazendeiro portanto o tio quando entrou na volante não tinha necessidade nenhuma foi por instinto, meu avô ficou sabendo depois que meu tio já estava incorporado à volante.
Fica provado que ninguém é só herói, ou só bandido, o tempo todo. Todo mundo faz coisas boas e ruins em diferentes fases da vida. Heróis ou bandidos são os que elegemos assim a partir do nosso julgamento (não... Não é errado julgar. Mas Deus julga melhor..rs). Esse vídeo é magistral, precioso, inédito e raro. Exercício da amamentação pura historiografia. Meus parabéns!
Muitos cangaceiros e "volantes" matavam pelos mesmos propósitos (status e dinheiro); apenas em lados diferentes. Para nós, eles não servem como inspiração. Já a professora que morreu salvando crianças, sim.
Na época da volante um herói certo :mas, continuar fazendo crimes bárbaros com gente inocentes, principalmente sendo as mulheres da família incluído sua filha; aí meu irmão... Esse policial aí João, deve ser o retrato da covardia do avô pra tê-lo como herói, a ponto de ñ separar ás épocas de cangaço e pôs cangaço onde ele ''avô"continuou seus crimes brutais.
Muito bom,otima entrevista,no primeiro vídeo que eu vi do João eu notei que ele era policial,pelo jeito que ele se comporta e fala,e ai nesse vídeo também da pra ver que ele tá armado.
Mais um trabalho excepcional do Cangacologia, mostrando fatos históricos sobre a vida de um relevante personagem do tema Cangaço. Em especial, sobre um personagem do lado das volantes, que por muitas vezes sao relegados a segundo plano de estudo por alguns pesquisadores.
José Aguinaldo, Zé Sereno tb era homem de confiança de Lampião! Realmente, Luis Pedro era o mais indicado!!! Não cometia barbaridades!!! Era muito respeitado por todos!!! Só não acredito que Lampião tenha morrido em Angico! Zé Sereno já estava comandando o grupo de Lampião! Lampião já havia ido embora para Minas! Muitos não acreditam! Eu tenho um amigo que mora em Juazeiro! Ele tinha um primo que era primo de Lampião! Lampião falou pra ele que estava indo embora! O primo de Lampião era o sr Vitalino Ferreira Lima! Esse pessoal era de Bom Nome em Pernambuco!!!
Cabra Geraldo, em relação a reconhecer o heroísmo do avô, eu concordei com ele até o período do cangaço, no pós cangaço "Mané Velho" passou a ser uma pessoa que agia fora da lei, parabenizo ele pelo fato de ter perdoado o avô pelo que fez com a sua avó e depois com a outra esposa e filha juntas, um ato covarde que foge as regras do heroísmo. Tenho certeza que se o pai do Mane Velho tivesse matado a esposa ele nao perdoaria, assim como fez o neto com ele. Como não podemos mudar o passado, ficam as opiniões particulares de cada um cabra inscrito nesse belo canal. Cada vez mais enriquecendo nosso conhecimento.
"Mané Velho", assassino antes de ter atuado como "volante", no período que atuou na função e depois de deixar de exercê-la. Após pagar pena, virou um homem limpo para Justiça encarnada.
Eu acho que ele foi sim um herói na vitória sobre o banditismo , mas colocou tudo a perder quando cometeu os crimes. ( Que o homem foi uma verdadeira fera isso não há nenhuma dúvida.
Quem faz o bem, muitas vêzes não ganha tanto destaque na história quanto quem faz o mal! Esse sr. matou, perseguiu e pelo visto ficou impune por matar mulheres que ele deveria proteger, esposas e filha! Agora, já morreu e para quê lhe serviu essa ruindade tão grande?
Pelo que ouvi a respeito de cangaceiros e volantes policiais, as volantes cometeram crimes bárbaros, ao ponto de pessoas da época afirmarem que os cangaceiros eram melhores para o povo que as volantes policiais.
O interessante e que a história registra que os piores homens do mundo eram religiosos ou de famílias protestantes . Mas não praticavam a verdadeira religiao que socorrer as viúvas os órfãos os nescessitados aos mais fracos na fé ,amar o próximo como a ti mesmo .
Boa tarde Geraldo esse documentário é muito importante. É eu tinha curiosidade em saber quantos anos mané velho passou na prisão. E em que ano ele faleceu. Parabéns por essas reportagens um abraço Tavares de aqui de SP
Geraldo Antônio, parabéns pelo canal sempre trazendo a verdadeira história sem fugir do tema. Você sabe dizer de que morreu o irmão de Mané Velho no qual ele se apoderou do nome?
Nem precisava perguntar o que ele achava do avô... Ele admira... Embora as testemunhas de Jeova não acreditem no Juízo final, haverá, pois a Bíblia não mente e ali, sim todos serão julgados conforme a Justiça de Deus!
Quanto sofrimento das pessoas e deixam os políticos maus sempre vencendo não fazem nada só promessas e enganação Derrubaram a Monarquia que também não servia E colocarão a República e o sofrimento ainda foi maior o povo tem que ter cuidados para não deixar que maus governantes reúnem para SEMPRE.
O homem por trás do mito...,realmente mais um produto do meio..., talvez a conversão tenha servido de alívio...Excelente vídeo! Sempre aprendendo com suas postagens, obrigado!
Parabéns ao canal. Sempre matérias muito bem elaboradas. Pena que o entrevistado é bem jovem,e, aparentemente, não se interessa muito pelo tema. Do contrário, ele teria informacoes valiosíssimas.
pra se torna testemunha de Jeová esse cidadão teve um arrependimento muito grande de todos os crimes que cometeu. .Somos a única criaturas criada por Deus que podemos sentir a consciência de tudo que cometemos seja certo ou errado e o arrependimento cabe a nós mesmos e o perdão vem de Deus. .Na vida somos fruto do meio e sempre pagamos pelos nossos atos .. o perdão e o arrependimento caminham juntos e julgar não cabe a nós. ...Temos o que merecemos assim e a vida. .
É pessoal estes homens deixaram um rastro de morte e de pânico as muitas pessoas. O cara que matou lampião merece uma estátua, como o poder de polícia acabou com o maior bandoleiro que se conheceu no nordeste. Não sou de valor a ladrões assassinos e oprimidor.
E no meu ver ninguém pode perdoar ninguém nós podermos discupar mais perdoar ja mais si quem perdoa de verdade o nosso deus opinião de cada um essa e aminha fiquem todos na par
eu nao sabia que Mane velho, primo de Durval Rosa era descendente de judeus, interessante essa ligação judaica, mesmo que por um coincidência com o cangaco.
INSCREVAM-SE NO CANAL E NÃO ESQUEÇAM DE ATIVAR O SINO PARA RECEBER TODAS AS NOSSAS ATUALIZAÇÕES. FORTE ABRAÇO... CABROEIRA!
Um homem que responsável pela morte de três mulheres não pode ser considerado um herói
Achei muito coerente o posicionamento do neto de Mané Velho. Reconheceu os atos heróicos, mas condenou seus crimes.
Naquele tempo era diferente muitos que entravam na polícia já eram criminosos não precisa de concurso antecedentes e psicotécnico. Eram por isso que faziam crueldade. A história não pode ser esquecido mas não eram heróis em nenhum dos lados . Mas parabéns. Joao por ajudar a historia com esses entrevista e se dispor.
Toda história tem dois lados. Vimos primeiramente um homem sanguinário e agora vimos pela ótica de um descendente! Parabéns Cangaçologia por nos apresentar essa figura tão controversa como foi o Mané Velho!
Geraldo, a dor de ter um ente querido assassinado só sabe quem sofreu. Mas o perdão é um sentimento libertador. Demorei muitos anos, mas consegui perdoar os assasdinos do meu pai. Já se passaram 59 anos.
Bom dia caboco, não dá nem pra acreditar, um filho dá gota desse que matou ás duas mulheres, ainda teve ó privilégio de viver 92ans tirando onda com o que freis,
Boa tarde a todos.
Passando para parabéns ao proprietário do canal pelo belo trabalho com tanta riqueza de detalhes,
E dizer que sempre quando eu ouvi esse nome ( antonio Jacó ) sempre me veio um dúvida sobre a ancestralidade judaica do povo do cangaço e tenho um outra dúvida.
Será que lampiao pode ter a mesma ancestralidade? Já que ele tinha como hábito orar 3x ao dia e jejuar as sextas feiras ?
Isso é tradição judaica!!
E desde já agradeço o empenho e dedicação pelo seu trabalho
Continue sempre com esse empenho
Muito obrigado e D,us abençoe sua família
O senhor Jacob Marques da Silva, pai de Mané Velho, era de origem judaica, assim como muitos nordestinos que descendem do povo judeu. Aproveito para te agradecer pelo apoio e consideração. Forte abraço!
Eu morei em Goiás em Pires do Rio onde morreu tio Mané Velho .
Conheci muito Abílio seu Pai meu primo em primeiro grau. Seu bisavô era fazendeiro portanto o tio quando entrou na volante não tinha necessidade nenhuma foi por instinto, meu avô ficou sabendo depois que meu tio já estava incorporado à volante.
Deixe seu contato.
Mané velho foi Realmente muito sagaz.
Meu avô combateu ao lado de Mané velho em Ângico sempre é uma honra ser parente de ex volante
Homem mata mulher e filha herói me desculpe João!!
Boa história parabens
EXCELENTE REPORTAGEM.
Homem de muita coragem no combate ao cangaço de Lampião
Parabéns ao Pesquisador ai e agindo como reporter , quanto a Opinião do Ex Volante não mereçe nem Comentários !
Parabénspelo trabalho Geraldo. Sempre muito esclarecedor.
Acho linda essa música introdutoria e registro final de cada narrativa deste canal.
É bonita mas ao mesmo tempo.......IMPACTANTE.
Quanta perversidade ...
Obrigada Geraldo, excelente série. 👏👏👏
Fica provado que ninguém é só herói, ou só bandido, o tempo todo. Todo mundo faz coisas boas e ruins em diferentes fases da vida. Heróis ou bandidos são os que elegemos assim a partir do nosso julgamento (não... Não é errado julgar. Mas Deus julga melhor..rs). Esse vídeo é magistral, precioso, inédito e raro. Exercício da amamentação pura historiografia. Meus parabéns!
Belíssimo trabalho, parabéns. Cangaçologia é o mdlhor canal a à abordar o tema cangaço.
Muitos cangaceiros e "volantes" matavam pelos mesmos propósitos (status e dinheiro); apenas em lados diferentes. Para nós, eles não servem como inspiração. Já a professora que morreu salvando crianças, sim.
Espetáculo de entevista parabéns
Assistir esse vídeo outra vez, e acho muito bom seu trabalho, continuo acompanhando seu canal.
Valeu!!!! Geraldo
Entrevista muito boa e cunho histórico, parabéns Geraldo!!!
Excelente trabalho!! Parabéns e obrigado!
O pai dele ai teve uma profissão boa e trabalhou numa empresa top
Só sei que Mané véio era cabra valente.
Parabéns a esse grande canal de história do cangaço muito sucesso!!!
Gostei esse João tem os ensinamentos do seu avô como herói não nego suas origens para bens !!!
Muito forte esse depoimento
Luis Pedro eram de confiança de lampião deveria falar mais dele homem inteligente único que poderia ser sucessor de lampião
Essa foi muito boa Geraldo, parabéns 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
PARABÉNS
Parabéns pelo seu extraordinário e excelente trabalho, continue assim com esse profissionalismo e ética.
Parabéns pelo documentário!
Esta reportagem ficará no top das melhores!
Bom de mais essa entrevista 👏👏👏
Ótimo trabalho, uma boa história.
Na época da volante um herói certo :mas, continuar fazendo crimes bárbaros com gente inocentes, principalmente sendo as mulheres da família incluído sua filha; aí meu irmão...
Esse policial aí João, deve ser o retrato da covardia do avô pra tê-lo como herói, a ponto de ñ separar ás épocas de cangaço e pôs cangaço onde ele ''avô"continuou seus crimes brutais.
q requinte de detalhes parabéns Geraldo com sua narrativa precisa
Muito bom,otima entrevista,no primeiro vídeo que eu vi do João eu notei que ele era policial,pelo jeito que ele se comporta e fala,e ai nesse vídeo também da pra ver que ele tá armado.
Mais um trabalho excepcional do Cangacologia, mostrando fatos históricos sobre a vida de um relevante personagem do tema Cangaço. Em especial, sobre um personagem do lado das volantes, que por muitas vezes sao relegados a segundo plano de estudo por alguns pesquisadores.
Eu sou sobrinho de Josafá neto de Jacó Marques sou de Santa Brígida Bahia
Parabéns pelo trabalho de pesquisa! O final foi perfeito!
Parabéns, ótima matéria, bom saber q mané velho morou aqui no meu Goiás..
José Aguinaldo, Zé Sereno tb era homem de confiança de Lampião! Realmente, Luis Pedro era o mais indicado!!! Não cometia barbaridades!!! Era muito respeitado por todos!!!
Só não acredito que Lampião tenha morrido em Angico! Zé Sereno já estava comandando o grupo de Lampião!
Lampião já havia ido embora para Minas!
Muitos não acreditam!
Eu tenho um amigo que mora em Juazeiro! Ele tinha um primo que era primo de Lampião! Lampião falou pra ele que estava indo embora!
O primo de Lampião era o sr Vitalino Ferreira Lima!
Esse pessoal era de Bom Nome em Pernambuco!!!
Parabéns Geraldo show
Marcio Martins parelheiros sp, parabéns! Ótimo trabalho, felicidades....
Cabra Geraldo, em relação a reconhecer o heroísmo do avô, eu concordei com ele até o período do cangaço, no pós cangaço "Mané Velho" passou a ser uma pessoa que agia fora da lei, parabenizo ele pelo fato de ter perdoado o avô pelo que fez com a sua avó e depois com a outra esposa e filha juntas, um ato covarde que foge as regras do heroísmo. Tenho certeza que se o pai do Mane Velho tivesse matado a esposa ele nao perdoaria, assim como fez o neto com ele. Como não podemos mudar o passado, ficam as opiniões particulares de cada um cabra inscrito nesse belo canal. Cada vez mais enriquecendo nosso conhecimento.
Geraldo parabéns pela série. E no todo o conteúdo do canal é um instrumento de grande conteúdo para nós.
Mais um ótimo conteúdo fantástico como sempre
Não tem que perdoar,a vida não volta.
Que depoimento forte desse neto do mané velho que perdou o avô parabéns para esse praça.
Mané Velho, apesar de ter cometido erros terríveis é um dos heróis brasileiros que ajudaram a eliminar o cangaço do nordeste brasileiro.
"Mané Velho", assassino antes de ter atuado como "volante", no período que atuou na função e depois de deixar de exercê-la. Após pagar pena, virou um homem limpo para Justiça encarnada.
Parabenizo pela pesquisa e pelo vídeo.
Show de bola na matéria.
Infelizmente você não sabe escolher os seus heróis.
acho muito legal o tema de abertura e o fundo musical.
Muito boa matéria ta de parabéns
Fantástico belo trabalho.
Parabéns pela matéria!
Esse é o melhor canal.
Parabéns trabalho maravilhoso
Preso sete anos ,ou um mês isso não e pena e um presente
É bem possível que o neto dele consiga alguma informação sobre o avô no batalhão da PMBA, da região de Santa Brígida
Eu acho que ele foi sim um herói na vitória sobre o banditismo , mas colocou tudo a perder quando cometeu os crimes. ( Que o homem foi uma verdadeira fera isso não há nenhuma dúvida.
ADORO ESSE CANAL JESUS ABENÇOE TODOS VCS TED MARILENA PARANA
EXCELENTE HISTÓRIA , O JUÍZO SÓ PERTENCE A DEUS !
Pra muita gente lampião éra herói também...
Parabéns pela reportagem!
Quem faz o bem, muitas vêzes não ganha tanto destaque na história quanto quem faz o mal! Esse sr. matou, perseguiu e pelo visto ficou impune por matar mulheres que ele deveria proteger, esposas e filha! Agora, já morreu e para quê lhe serviu essa ruindade tão grande?
Pelo que ouvi a respeito de cangaceiros e volantes policiais, as volantes cometeram crimes bárbaros, ao ponto de pessoas da época afirmarem que os cangaceiros eram melhores para o povo que as volantes policiais.
Top vamos a história
O interessante e que a história registra que os piores homens do mundo eram religiosos ou de famílias protestantes .
Mas não praticavam a verdadeira religiao que socorrer as viúvas os órfãos os nescessitados aos mais fracos na fé ,amar o próximo como a ti mesmo .
Boa tarde Geraldo esse documentário é muito importante. É eu tinha curiosidade em saber quantos anos mané velho passou na prisão. E em que ano ele faleceu. Parabéns por essas reportagens um abraço Tavares de aqui de SP
Bela entrevista só que na idade todo mundo fica humilde o que não aguenta pular nessa Altar
Mais um capítulo sobre o cangaço
No depoimento ele disse que qto mais matava mais arrecadava,seu um roubava aí o outro matava e roubava
Geraldo Antônio, parabéns pelo canal sempre trazendo a verdadeira história sem fugir do tema. Você sabe dizer de que morreu o irmão de Mané Velho no qual ele se apoderou do nome?
Bom dia, top
Eu acho que ele era muito bruto,e perverso,claro que pra família um herói!
Nem precisava perguntar o que ele achava do avô...
Ele admira...
Embora as testemunhas de Jeova não acreditem no Juízo final, haverá, pois a Bíblia não mente e ali, sim todos serão julgados conforme a Justiça de Deus!
Corisco no caso da Fazenda Patos, aquele cangaceiro que ferroava mulheres e esse tal de Mané Velho são os que tem pior fama no assunto cangaço.
Eu moro em Mauá
Quanto sofrimento das pessoas e deixam os políticos maus sempre vencendo não fazem nada só promessas e enganação Derrubaram a Monarquia que também não servia E colocarão a República e o sofrimento ainda foi maior o povo tem que ter cuidados para não deixar que maus governantes reúnem para SEMPRE.
Sem juízo de valor, a esposa desse homem, deve tomar muito cuidado...
Primeiro manda um alô pra CRATEÚS CE
O homem por trás do mito...,realmente mais um produto do meio..., talvez a conversão tenha servido de alívio...Excelente vídeo!
Sempre aprendendo com suas postagens, obrigado!
Discordo de mito. Um homem que responsável pela morte de três mulheres não pode ser considerado herói
Parabéns ao canal. Sempre matérias muito bem elaboradas. Pena que o entrevistado é bem jovem,e, aparentemente, não se interessa muito pelo tema. Do contrário, ele teria informacoes valiosíssimas.
É só os que volantes não lutavam por nada não... matavam por causa das recompensas ..ouro dinheiro e por ai vai
pra se torna testemunha de Jeová esse cidadão teve um arrependimento muito grande de todos os crimes que cometeu. .Somos a única criaturas criada por Deus que podemos sentir a consciência de tudo que cometemos seja certo ou errado e o arrependimento cabe a nós mesmos e o perdão vem de Deus. .Na vida somos fruto do meio e sempre pagamos pelos nossos atos .. o perdão e o arrependimento caminham juntos e julgar não cabe a nós. ...Temos o que merecemos assim e a vida. .
Bom dia
Seria possível me informar qual o nome da música no final desse vídeo
Muito obrigado
Clovis Miranda
🇧🇷👏👏👏👏
Ele dava uns traços do primo Durval rosa
É pessoal estes homens deixaram um rastro de morte e de pânico as muitas pessoas. O cara que matou lampião merece uma estátua, como o poder de polícia acabou com o maior bandoleiro que se conheceu no nordeste. Não sou de valor a ladrões assassinos e oprimidor.
Aqui em juazeiro da bahia tem uma familia marques da silva.entra em contato comigo.
E no meu ver ninguém pode perdoar ninguém nós podermos discupar mais perdoar ja mais si quem perdoa de verdade o nosso deus opinião de cada um essa e aminha fiquem todos na par
eu nao sabia que Mane velho, primo de Durval Rosa era descendente de judeus, interessante essa ligação judaica, mesmo que por um coincidência com o cangaco.
Em que cidade de Goiás Mané neto viveu em Goiás?
Pires do Rio.