3 meses com 30% off + aula grátis para experimentar o Cambly com o código ALEMANIZANDOBDAY aqui: 3i47.short.gy/4AOjn7 3 meses com 30% off no Cambly Kids com o código ALEMANIZANDOBDAYKIDS aqui: 3i47.short.gy/lQ1YjX
Meu marido tbm é alemão e depois que conheceu o Brasil não quer mais viver aqui, depois que ele se aposentar, daqui a 3 anos, vamos para Santa Catarina! ❤️😉
É verdade, aqui o tratamento no medico é diferente que no Brasil. Evitamos tomar remedios se não é necessário, então muita vezes só tomamos chá e descansamos rs. Eu também vejo muito em stories de amigos no Brasil que estão passando mal, que eles recebem uma argulha com algum liquido no braço ( deve ser uma infusão). Aqui eu nunca recebi algo assim. E quando vi isso primeiro eu tomei um susto.
Não necessariamente penincilina. Uma variedade de medicamentos agem mais rápido quando injetados diretamente na corrente sanguínea, desde antibióticos até analgésicos fortes.
vc pode estar falando também de quando se toma soro no hospital, que recebemos direto na circulação sanguínea
2 роки тому+33
Que penicilina o que! É soro fisiológico com alguma medicação! Se você tá com dor vai rolar analgésico nele, por exemplo! Mas muitas vzs vai rolar só o soro mesmo pra hidratação, se você estiver com uma gastroenterite ou alguma outra virose que dá disenteria!
2 роки тому+90
Como costuma dizer o filósofo: "Tudo na vida é questão de beleza e paciência: se der certo, beleza; se não der, paciência" hehehe
Chegamos do Brasil dia 13 de abril somos do Rio Grande do Sul da cidade de Canela serra gaúcha, enfim era um sonho antigo mudar para Alemanha, maio do ano passado chegou meu passaporte alemão, no entanto a mais de 2 anos estávamos olhando vídeos de vocês entre outros para ver a melhor região custo benefício, pesquisamos muito e acabamos optando por uma região de Nordrhein - Wesfalen cidade de Bad Lippspringe próximo a Paderborn, desembarcamos dia 13 de abril ficamos na casa de um casal de amigos e fomos em busca de um apartamento para alugar, com pouco dinheiro sem trabalho, dia 26 de abril alugamos um apartamento, dia 13 maio um mês depois de chegar assinei meu contrato de trabalho. Estamos amando tudo, em todos os lugares que fomos órgãos públicos e privados etc... fomos muiiitooooo bem atendidos, falamos um pouco de alemão isso e necessário aqui sem dúvida, mas quem vem do Brasil precisa se ADAPTAR A CULTURA ALEMÃ E AO SISTEMA, CLIMA, SEJA EDUCADO QUE SERÃO EDUCADOS COM VOCÊ.
Essa regra do "seja educado que serão educado com você " se aplica mas nem sempre 😂. Existe gente que atende com mau humor, em especial quando se tentam falar em inglês com eles(óbvio que varia MUITO de cidade pra cidade. Em cidades pequenas é bem mais tranquilo) Mas definitivamente não é como no Brasil, que as pessoas te levam pela mão, tem a maior paciência do mundo e explicam tintin por tintin (talvez em Dorfs sim. Cidade grande, nem tanto).
@@lucasalexandre3767, caralho, conhecemos Brasis diferentes, porque essa coisa de levar pela mão, ter a maior paciência do mundo e explicar tudo tintim por tintim, não acontece aqui na minha região (RS), hahahaha... "Gentileza" não costuma ser uma constante nas grandes cidades, como tu bem disseste (e em Curitiba, é ainda menos frequente). No geral, tá todo mundo sempre puto, correndo atrás do seu, e se der bobeira na rua, vai ser assaltado.
@@barbaraaraujo7700, é, talvez realmente tenha alguma herança, não sei... mas, salvo exceções, essa herança já seria hibridizada com as heranças indígena, ibérica, afro etc. Por isso que ressaltei mais a cultura das grandes cidades, onde tá todo mundo sempre apressado e competindo. Pessoalmente, eu não conheço muito o Brasil para além do sul e de SP, infelizmente. Mas o que conheço das grandes cidades do sul e de SP, mostra que não dá pra generalizar essa coisa do "brasileiro receptivo". É como dizia a música: Não existe amor em SP... hahahah
@@barbaraaraujo7700 quando eu cheguei na Alemanha pela primeira vez, foi para ver o meu irmão, eu iria passar as minha férias inteiras em Berlim praticamente, quando eu cheguei no aeroporto dps de demorar mt para eu pegar as minhas malas, eu fiquei extremamente confuso na hora de sair do aeroporto, eu já estava extremamente cansado então decidi perguntar para um funcionário em inglês, eu até fiquei sem jeito de como ele me tratou, olhando com cara feia, respirando fundo, revirando os olhos, e ainda ele me passou a informação errada, dps q eu cheguei na casa do meu irmão, eu contei esse relato e dps ele me disse q os alemãs n gostavam disso, percebi q os alemãs são mt patriotas, mas sei lá, ainda mais em um aeroporto q vem muitos estrangeiros, deveria ter sido mais gentil cmg, eu fui extremamente educado, na Holanda os funcionários foram super simpáticos cmg quando eu fui lá, mas é o jeito deles, cada um com a sua cultura 😂😂😂
Tem muito brasileiro que vai p Europa querendo ter vida de brasileiro, ter funcionário em casa, ir trabalhar de carro... né assim não. O bagulho é diferente. Tem que abrir a cabeça.
Nós tivemos muita sorte em Berlim. Vim com 483728374 pedras na mão achando que ia demorar meses pra achar um apartamento. Resultado: achamos em 2 semanas, mas não tinha cabeamento de internet. Ok! 4 semanas, né? Que nada! Resolveram em 3 dias!!! As vezes nem eu acredito. E olha que moramos num apartamento de 820 euros quente.
Morei mais de 30 anos e sai dai , ha 2 anos e goi uma super decisao❤... Nao queria ir pro Altersheim( asilo para Idosos)... Adoro o Sol do Nordeste. O ano todo.. .. e , isso nao tem preco !!! 😊😊😊
Vivo na Alemanha 🇩🇪 depois dos Estados Unidos 🇺🇸 ainda acho que em termos de acessibilidade da língua , Holanda , com inglês estás melhor . Mas adoro a Alemanha 🇩🇪 e por cá fiquei .
Estou na Alemanha a quase 5 anos e contando os minutos pra sair daqui. Tudo é extremamente frustrante com exceção de trabalho que é geralmente muito bom tanto em salário, equilíbrio, benefícios sociais e tal. Mas, todo problema é mais difícil de resolver do que deveria até pra pessoas fluentes em alemão (nunca vi tanto papel na minha vida), pouca digitalização, as pessoas são no geral muito antipáticas (isso é um problema mais específico da minha região da Turíngia), o clima é péssimo boa parte do ano (chuva, vento, sol e neve tudo no mesmo dia às vezes e a previsão do tempo tá sempre errada), achar médicos e dentistas decentes é um inferno, a comida é péssima (felizmente tem muitas opções de restaurante de outras culturas), etc. Infelizmente nem com toda a paciência do mundo eu me convenci, e isso pq eu vim com o maior entusiasmo pra me integrar. Nesse tempo fiz muitos amigos de todos os países, mas pouquíssimos amigos alemães. Todos os países da União Europeia que eu visitei eu percebi muito mais pontos positivos em geral.
Depois de 4 anos na Alemanha voltei para o Brasil, meus motivos : 1. Clima, não estava preparada pra esse frio 2. Sistema educacional da Alemanha, meu filho começou o grundshule e a professora tinha zero paciência, não tinha empatia, queria que ele tivesse fluência da língua com uma criança alemã, chegou a falar pra mim que ele tinha o sangue quente ( latino).... Tenho a impressão que as crianças alemãs são muito obedientes.... Rs
Amei! A Alemanha é tudo isso que vcs comentaram, e a vontade de ir embora vem, e vem com força. Eu não moro aqui, mas antes de vir pra cá (Baden-Württemberg) eu passei um bom tempo aprendendo sobre a cultura. Tive poucos choques culturais e me adaptei muito, mas conheço pessoas que reclama todo dia, mas mesmo assim não vai embora hahaha amei o vídeo, quero muito tomar um cafezinho com vocês em Berlin! Abraços, Marcus
Рік тому+1
Me mudo pra Alemanha pra um mestrado em 1 mês, to beem ansiosa e animada, é algo que venho planejando tem 1 ano e meio quase, os vídeos de vcs tem me ajudado muito!! Adoro os conteúdos e a forma como vcs comunicam o que é mais importante em se saber dai!
Cheguei na Alemanha tem um mês, e realmente pra quem vem pra acompanhar o cônjuge , no início é um perrengue maior. Como eu já sou alguém hiperativa e sem paciência, é complexo. Mas minha dica é pesquisar muito antes ( assisti a muitos videos de voces !), e ter certeza da decisão ( eu levei mais de um ano pra falar sim em vir, e com a consciência total que vou ter que primeiro ser fluente em alemão antes de me recolocar).
O problema de muita gente é mudar de país, mas querer viver na bolha que vivia no país de origem. Tem que ir de cabeça aberta pra outros costumes, sociedade e tal, e não ir pra um lugar e querer impor sua cultura
Sou de Santa Catarina. De uma Cidade de origem alemã. Aqui no domingo, praticamente tudo fecha, apenas as lojas de fora ficam abertas. Minha mãe sempre me educou que no domingo, não fazemos nada…não tiramos lixo, não abrimos a casa, exceto no verão, não limpamos…
Olá Elisa e Rodrigo, moro no 🇨🇦 e assisto vocês desde 2018... Percebi que os vídeos de vocês com mais Views tem legendas auto geradas in English e somando ao super fato de a maioria dos BR que falam inglês já moram fora do Brasil (incrível como triplicou onde moro compared 2018 vs 2022) acho que vai aumentar e muito as view de vocês SE até o título dos vídeos começar a serem publicados in English!!! Remember that UA-cam algorithm is HORRIBLE for suggesting content....Abraço e parabéns por ajudar a tantos Brasileiros🙂
Quase morri do coração com o clickbait! Mas acho que principalmente a última dica é essencial, se vier tem que vir com vontade e disposição. Não é fácil aprender a língua, se adaptar aos costumes e jeitos locais, mas se encarar como uma aventura, uma mudança não apenas de lugar, mas de mentalidade e modo de vida, fica mais fácil. Ficar na comparação entre lá e cá também não ajuda muito. O melhor é viver essa mudança por inteiro mesmo.
Boa noite! É bom ver brasileiros falarem sobre a realidade de um país, todavia o ideal é que cada um tenha a sua própria experiência Uma coisa é certa. Nunca é igual viver noutro país diferente de onde a pessoa nasceu e se aculturou. O brasileiro tende a falar mal do seu país e supervalorizar o outro e isso tem raízes históricas e com doses do imaginário de que encontrará um local encantador que não seja o seu.
Eu fui morar na Alemanha como estudante e fui embora porque não consegui colocação no mercado de trabalho, mesmo tendo aprendendo alemão e com cidadania europeia... Hoje tô na Holanda e trabalhando na minha área...
Trabalho para uma empresa alemã que ajuda na expatriação para a Alemanha. Eu já não estava muito interessado em mudar para a Alemanha, mas agora estou certo que de que vou permanecer no Brasil, obrigado!
Maravilhosos, como sempre! As opiniões do Axel também são bem relevantes. Elissa, menina, Deus abençoe... que cabelão que você está. Linda demais. Amei os microfones com pompom. Assim eles não ficam com frio... kkkk Como eu também não gosto de calor intenso e balbúrdia aos domingos, meu lugar é por aí mesmo. Falta só ir. Em breve...
Elissa contando a história da minha vida aos 10:30. Sou analista de RH e não consigo emprego aqui porque preciso conhecer a burocracia alemã. Estou procurando emprego em Warehouses, onde eles não exigem conhecimento em quase nada, porque tem treinamento. Aqui não vai rolar divórcio, mas fica a dica: se você não for da TI ou enfermeira(o), prepare o psicológico.
Parabéns!! Como sempre muito bom , e muito realista essas informações de quem vivência o dia a dia , eu me adaptaria muito bem, frio , organização, usw... Abraço à vocês desde PAlegre!!!
Curioso sobre dor de garganta… antes de ir ficar um ano na Alemanha eu tava há tempos tentando tirar as amígdalas, que sempre inflamavam, e nenhum médico BR achava necessário. Em 3 meses na Alemanha, dei entrada no hospital e tirei elas na emergência. 14 dias internado foi um intensivão de alemão kk
Tive uma experiência bem parecida. No Brasil minha vida toda eu ficava ruim da garganta e nos primeiros sintomas os médicos diziam que era faringite e me tacavam antibióticos. Fui em diversos médicos e foi a mesma coisa. O problema se repetia a cada 6 meses. Aqui na Alemanha os médicos não me deram antibiótico de cara, analisaram os sintomas e concluiram que na verdade era Amgdalite e já de cara recebi o tratamento correto e nunca mais sofri com isso :) Achei os médicos aqui muito mais eficientes!
O "choque" do primeiro domingo é estranho, mas depois de um tempo você acostuma e entra na onda de descansar e ter seu dia de sossego :) Sobre jogar o lixo: aqui na região que eu moro (Mannheim - BW), não podemos jogar os vidros no domingo, e no sábado tem um horário limite, acho que até as 19:00. Como sempre um ótimo vídeo! Parabéns e Grüße aus Mannheim :)
@@valeriabraga7630 Aqui na Suíça 🇨🇭 tbém por causa do barulho que faz. A lei do silêncio é muito forte na Europa. Acho muito justo, pois quem trabalha durante toda semana, quer tbém sossego e descanso.
Mercados fechados no domingo é algo bastante comum na Europa, não apenas na Alemanha, oq pra gente como brasileiros por estarmos habituados com comércios abertos o tempo todo é estranho. Ma penso que Isso afete mais quem vivia nas grandes cidades no Brasil, por que no interior e cidades menores é muito comum que os mercados fechem as 13h ou nem abram domingo tbm... Mas acho que tudo é questão cultural e de hàbito né, supermercado fechado no domingo pode ser um problema pra quem acabou chegar e não sabe que aí funciona assim, uma vez instalado temos que nos adaptar ao rítimo de vida do local que estamos, isso é básico!
Acredito eu que isso tem haver também com o descanso, se vc não tem descanso pra eles quer dizer que vai render menos, depois a também uma preocupação com a família.
@@5trmgqshd8p40 acho que depende, quando estive no leste europeu, vi o mesmo hábito de fechar comércios no domingo. Mas acredito que esse hábito se relacione a países com tradição religiosa mais forte.
Vivo a 40 anos na Suíça 🇨🇭 e sempre foi assim. Em cada cidade só tem 1 shopping com 2 supermercados aberto nos domingos,das 7 até ás 22 horas da noite. Eles aqui preserva a saúde e bem estar das pessoas que trabalham. Quem trabalha quer tbém folga e lazer com a família nos fins de semana. Aqui é tudo aberto de segunda á sabado,no domingo todos descansam. Acho justo, certo e humano tudo isso🙏
Gostei do video de vcs, estou ha 4 anos na Alemanha com minha esposa e 2 filhos, somos de Sao Paulo, e nao me arrependo de nada, mas para me sentir melhor, preciso (e muito) melhorar a fluencia do alemao, em relacao a isso vcs estao 100% corretos, quanto ao resto estamos bem adaptados e gostamos muito do inverno, sempre ha oque fazer mesmo morando em uma cidade pequena.
@@arlanmarcelinooficial9487 Vc pode consultar suas possibilidades no consulado alemao, mas nao e facil sem falar, no minimo o Ingles. Vc precisa verificar a demanda para sua profissao, a vida aqui nao e tao facil, para ficar bem precisa estar muito bem preparado e bem converado com sua esposa e filhos. Agora estamos com 5 anos de Alemanha e os desafios continuam. Grande abc
ai, amei... mas os dogs no fundo foram a cereja do bolo hehehe amo dogs! acho q a única coisa q me pega é estar longe dos amigos e família.. amei q vcs comentaram sobre "não gostarem dos estereótipos que colocam os alemães", pq eu tb odeio isso. tenho tido só experiência boas com as pessoas do trabalho e meus vizinhos.. parece q td mundo quer me adotar e me alimentar kkkk.. são fofos demais.. e voltando ao assunto dogs, trouxe minha dog comigo do Brasil e meu maior medo era ñ conseguir q ela tivesse amigos... pois bem, a dog da vizinha é best dela e brincam td santo dia, além dos amigos q ela já fez no parque hehe a melhor parte !!
Passei nesse local em dezembro de 2021! Essa estrutura atrás de vocês de tijolos é o que remanesceu de uma antiga estação de trem. Lembro que tem até um mural explicando que era utilizada para transporte de judeus.
Aqui em Leipzig as pessoas conversam muito conosco na rua. Lembra até as cidades do interior do Brasil, que se puxa papo na rua, no Tram, na praça. Mas já estivemos em outras cidades da Alemanha, sabemos que essa cordialidade do Leipziger é exceção!
Programando minha mudança para maio/23. Minha cidadania saiu no início do ano e não vejo a hora de voltar pra Europa ❤️ Alemanha sempre teve e sempre terá meu coração, acho que facilita por ter sido criada no meio de vários alemães ehehhe pra mim isso tudo já é o esperado, é quase como voltar pra casa
Cuidado.. a Alemanha não é mais a mesma.. vim assim para cá, agora o Brasil está em melhores condições frente ao que vem por aí.. Não diria ser um bom momento vir para a Europa..
Pequena correção: Não se pode lavar carro em casa no domingo e em NENHUM outro dia. O motivo não é o barulho e sim ambiental, pois essa água suja de oleos, graxas e outras impurezas vai para o lençol freático. Se lavar apenas com agua limpa e uma esponja, ainda é tolerado. O uso de qualquer produto, mesmo os ditos "bio" ou "ecológicos" pode dar problemas se houver controle. Resumindo, o melhor é levar em um Waschanlage, onde a agua usada é recolhida e tratada. E sim, eles abrem no domingo e é inclusive uma diversão de domingo para muitos alemães. Vou continuar a ver o video 😊
Eu não gosto do calor, porém o frio por muito tempo me deixa deprimida sinceramente não dá .. Eu me adapto muito bem a quase tudo, porém o frio muito prolongado não dou conta. Felicidades a vocês.
Muita gente confunde qualidade de vida com salários altos. O imposto descontado já inclui o plano de saúde, aposentadoria, etc. Nos EUA, por exemplo, plano de saúde é algo caro. Todos os serviços hospitalares são caros. Muita gente que "ganha bem", não tem plano de saúde e se ferra quando fica doente, pois precisam desenbolsar quantias que doem no bolso. Outro fator que pesa é é educação. Eu tenho um cunhado americano, que se mudou ano passado para a Alemanha justamente por ter 3 filhos e se preocupar com uma possível dívida, quando eles atingirem a idade de ir para a universidade. Ele gastava horrores com plano de saúde e agora a família toda tem plano e sem pesar absurdamente no bolso.
Não existe isso de muita gente nos EUA que ganha bem não tem seguro saúde, praticamente todo emprego qualificado nos EUA vai ter o seguro saúde pago pelo empregador, apenas 8% da população não é coberta por seguro saúde, e a qualidade desses seguros é muito superior do que os da Europa, o dedutivel é alto, mas limitado em 8k por ano pelo governo e muitos planos ele fica em 3-5k... porém uma profissão como programador, q eles citam no video, nos EUA o salário liquido é facilmente o dobro ou até 3/4x mais do que os salários da Alemanha.
@@5trmgqshd8p40 sim, eu moro nos 🇺🇸 e é assim mesmo… na Alemanha metade do salário vai pra imposto e a qualidade da saúde não é tão boa, ao contrário dos 🇺🇸 q vc pode até pagar o plano de saúde mas seu salário não vai ser metade comido por impostos e a área da saúde aqui é mto mais avançada do q na Europa. Fora os salários q são mto mais altos tbm. Eu não Troco os eua por Europa, Europa pra mim só pra visitar, alguns países, pq a Alemanha mesmo eu detestei até pra turismo.
@@Delusionalwanderluster Eu to atualmente morando na Holanda, mas to me organizando pra me mudar pros EUA pela empresa q trabalho ano q vem, e concordo 100% com isso sobre a Alemanha, é um país q não me agrada nem pra turismo, vejo nada demais e sempre sinto q voltei 10 anos no tempo quando vou pra lá (a burocracia do governo tb sei que é insuportável, no nível de exigirem fax pra um monte de coisas até hj)
Acho muito importante falar sobre essa questao de ser rico aqui... Muita gente acha que é fácil ser rico aqui, quando na verdade grande parte das pessoas ganha o mesmo salário!
Interessante esse ponto 2 porque eu passei por essa mesma "impaciência" quando mudei de SP para o interior. Tem todos esses fatores que vocês descreveram, sem a vantagem de ser Europa haha
Lembro certa vez de ver um paulista revoltado porque não tinha academia 24 horas aberta, aqui onde ele veio morar. Eu olhei pra cara dele e não consegui ver nada além de uma pessoa completamente frívola...
Em Berlim, o problema que tive com a língua alemã está sendo o contrário. Sempre tento me dirigir em alemão em quase todas as interações sociais que encontro. Mas em Berlim, onde tem muito falante de ingles, muitos alemães mudam para o ingles automaticamente assim que abro a boca pra falar. O que atrapalha, e muito, o aprendizado do alemão.
Muito obrigado pelo vídeo! Devo me mudar para Frankfurt ano que vem (inclusive, quando for visitar Berlim vou chamá-los para um café haha) e foi bom saber mais sobre isso
hahahaha sou muito favorável à temperatura 15° com casquinho leve. acho que a coisa que tá sendo difícil são os amigos, é difícil fazer novos amigos, conhecer novas pessoas, mas sei tb que leva tempo e paciência acho que é essencial pra tudo isso
Moro na Alemanha há dois anos , mas tive um bebê , que está com um ano , então estou em licença maternidade, por isso , fico mais em casa , então não posso dizer muito sobre a Alemanha, meu marido é alemão , nós damos muito bem a família dele é muito amorosa comigo , não posso me queixar da Alemanha nem dos alemães .
Boa tarde Rodrigo e Elisa, assistindo este outro vídeo vocês acabaram me respondendo a pergunta que eu fiz em outro vídeo e um montão de outras perguntas que eu nem faria, porque estudo alemão há três anos e só queria um contato com o Idioma e continuar estudando e passar umas férias bem diferente! Conheci vocês agora e já me inscrevi. Parabéns, vocês são ótimos. Um vídeo completíssimo! Como turista vale a pena visitar a Alemanha? Para nos Brasileiro até 15 Graus é suportável, em uma viagem de férias. Então fazer outra pergunta, como pretendemos ir bem no início de junho. Por favor, nesta época chove muito ai na região da Baviera ou Não?
Remédio aqui só receitam quando vc tá em estado terminal 😂😂😂😂😂😂. Tem que viver com sorte aqui, pq não sei como que descobrem as doenças, se eles mal te examinam, só se vc chegar lá com membro quebrado ou morrendo srsrsrsrs
Gostei do tudo casal , valeu !! O item 6 vêm de encontro com a minha situação, meu esposo veio com sua vaga " garantida" , legal!! As crianças ja estão adaptadas na escola , top ... mas euzinha . As condições de mercado de trabalho pra mim , sao bem restritivas. Atuar na minha área difícil e isso se torna desanimador e frustrante, pois seu nível de alemão, nunca é o suficiente pra sua área de atuação, logo vc estuda estuda estuda e nada. Sim penso em voltar pro Brasil muitas vezes e bem provável se isso vier a ocorrer ... será difícil manter o casamento.
Assisti o vídeo e li seu comentário e me vi nessa situação! Meu noivo tinha recebido uma proposta pra ir pra Berlin e tava tudo certo, mas eu iria só pra acompanhar ele...então por vários motivos acabamos escolhendo ficar no Brasil pra não ter riscos de terminar nosso relacionamento! Hoje em dia eu penso se foi a decisão certa ter ficado no Brasil...tem dias que acho que foi e dias que acho que não foi, então ler seu relato aliviou um pouco minha consciência! Espero que tenha dado tudo certo com você e sua família! Tudo de melhor pra vocês sempre!! ❤
Gostei do vídeo. Não sabia que a carga tributária da Alemanha é muito elevada. Ao menos a Saúde Pública é universal e de qualidade, eu creio. Acho que não é necessário ter um plano privado. As escolas públicas em toda a Europa, creio, são muito boas e dão aos alunos tudo que eles precisam.
Ótimo vídeo!! Só acho que faltou um dos principais fatores (especialmente para brasileiros, mas estrangeiros de forma geral) que é a dificuldade gigantesca de fazer amigos alemães. Especialmente no trabalho. Ouvi (e vivi) isso não só de brasileiros, mas também de estrangeiros de outros países. No trabalho, apenas colegas e é isso. Isso dificulta bastante a integração
Gosto muito do canal, acho que vocês tem sorte de terem idos juntos para Alemanha, acredito que ajude na adaptação. Porém acho que não é um país que conseguiria morar a ausência de dias ensolarados e um verão mais longo já mata a qualquer vontade de ir para a Alemanha. Mas é algo muito individual, cada um sabe o que te faz feliz.
Deu pra perceber que a moça é mais apaixonada pela Alemanha que o Rapaz. (Dias Nublados, domingo tudo fechado e ver as crianças brincando nos parques. Valeu, mas pra mim isso não me satisfaz. Dias sem sol me incomodam muito mais que o frio. Se em Curitiba eu senti a diferença, imagina na Alemanha. Valeu, mas passo.
Eu estou fazendo um curso de língua alemã agora acho que foi o que eu pensei em fazer primeiro para começar planejar de ir para a Alemanha porque é meu sonho
Na minha experiência de 4 anos aqui, em primeiro lugar seria os alemães, hahahaha por uma questão de cultura mesmo, aqui no Norte acho que eles são muito grosseiros e mal humorados, implicam com qualquer coisa. Talvez em outras regiões não seja assim. Dizem que eles são apenas mais diretos e imagino que entre eles isso seja normal. Mas eu não consigo me acostumar. Gosto de ser bem tratada kkkkk
Lá se vão 2 anos procurando emprego e ter muita experiencia pode ser um grande problema, trabalho com programação e as empresas só me colocam em vagas onde eu teria que ter um nível de inglês ou alemão quase nativo. As empresas não aceitam te colocar em vagas inferiores ao teu nível de experiencia. Fora a metodologia de contratação totalmente desatualizada (entrevistas técnicas so com questões de certificação e criação de código que tu nunca vais usar na tua vida de programador). Qualquer coisa fora do que eles esperam para a vaga pode te eliminar. Pretensão salarial se pedir um valor fora da faixa está eliminado, experiencia demais ou de menos eliminado. Até a distância do local de trabalho pode ser motivo de ser eliminado. É um país difícil, mas se quer viver aqui tem que entrar no jogo.
Cara mas no Brasil esses testes também rolam, até para estágio estão pedindo teste desse tipo
2 роки тому+1
Mas isso ai não é só para imigrantes. Eu conheço alemães que também tem dificuldades de se colocar no mercado e ter bons empregos porque muitas empresas analisam até suas notas da graduação, mesmo depois de mais de década que você é formado. Se fosse assim no Brasil, muita gente estaria na roça também, além de não fazer muito sentido suas notas da faculdade serem consideradas de tanta importância depois de anos de experiência. Além da exigência do certificado do empregador anterior, que é basicamente uma avaliação do seu desempenho. Acho essa outra ideia bem complicada, porque se você tiver um chefe zoado, o que pode ter em qualquer lugar do mundo, a avaliação pode ser bem negativa e te impedir de conseguir novo emprego.
Conheço bem a Alemanha, tenho amigos, mas é um país muito bom para se passear, agora morar... só por necessidade. Deixar o Brasil é o povo brasileiro para com viver com os alemães é muito diferente. Para quem vive a liberdade e a interação com pessoas, pode esquecer. Aqui na minha cidade tenho amigos que foram a partir dos anos 70, e hoje todos assim que se aposentaram, voltaram para o Brasil.
parabéns pelos vídeos de vocês que sempre mostram uma realidade . voltei de Berlim há um mês, fiquei encantada com esse lugar,mas estou falando como turista ..meu filho está morando aí há 4 meses ainda na fase de adaptação ,ele trabalha na área de TI , fala fluente inglês mas não sabe alemão , até então ele só comentou negativamente dos preços absurdos de alugueis nos AP muito pequenos e da burocracia de resolver documentação , muita papelada , ah e claro da saudade dos familiares e amigos , espero que ele possa se adaptar as outras coisas porque voltar pro Brasil acho q não rola pra ele .. até eu quero ir embora do Brasil infeli 😢
Acho que eu pessoalmente tenho plena capacidade de me adaptar ao país: Estou estudando o idioma ( Me xinguem mas acho lindo ), odeio calor, amo frio, gosto de lugares alternativos como Berlim embora também goste de ordem ( O Brasil é ANTI-ORDEM ), tenho nacionalidade...enfim....! E respeito a história do país principalmente como eles saíram de 45 para o que são hoje...enfim...acho a Alemanha um país incrível ! Embora nunca tenha ido....
Sobre a questão dos antibióticos (causas pequenas para se consultar com um médico, na verdade), eu acho inclusive que poderia ser assim no Brasil também... Desligar o tanto de gente que não precisava estar no PS só pq está "com uma dorzinha", com certeza descarregaria um pouco o sistema de saúde... Lógico que isso só poderia dar certo se as pessoas recebessem o treinamento correto também, afinal, existem muitos sintomas em comum entre uma inflamação simples na garganta (principalmente pela mudança de tempo; ressecamento) e o início de uma infecção bem grave por alguma bactéria, mas entendo o ponto de vocês, claro! Abraço!!
Falando de paciência, até hoje o que me choca mais é a carta pra informar que o email foi enviado pro endereço errado . Como diria Avril Lavigne, complicated hahahahaa
E quando mandam carta para responder um e-mail? Já recebi uma dizendo que o que eu tinha solicitado no e-mail deveria ser solicitado por carta... Hahaha
Vou à Berlin ano que vem , já está tudo planejado. É meu grande sonho conhecer essa capital desse país fantástico. Só tem uma coisa que me preocupa ! Como são as tomadas nos hotéis em Berlim ? para carregar meu celular. Ouvi dizer que esse padrão atual de tomadas adotado pelo Brasil só existe aqui no Brasil. Será que vou ter que levar qual tipo de adptador ? Se alguém que vive na Alemanha puder me esclarecer agradeço. E a tensão é 127 v ou 220v na Alemanha?
acho bizarro isso de "odiar povo x" do lugar do qual vc que foi morar por conta própria. acredito que se eu saio do meu canto pra viver no canto do outro, a obrigação de entender e me adaptar aos costumes do "dono da casa" é meu. claro q tem coisa q é difícil, mas sei lá, uma população inteira não vai mudar os costumes só pq vc quer, então, é melhor sair fora e buscar algo "melhor" pra tua forma de viver do q tá num q c não gosta e ficar nesse de odeio fulano, odeio ciclano.
outra coisa é esse lance de fazer rodeio pra responder coisas simples. se eu posso responder com sim ou não, é isso q eu vou usar. na maioria dos casos, certas justificativas acabam por ser pessoais e eu não gosto de dar o porquê de todas as respostas pra qualquer um.
Eu não gosto dos alemães por já ter sofri muita xenofobia quase que diariamente aqui. Vários comentários nazistas, vários pensamentos racistas e eu não gosto de compactuar com isso. Tentar entender não quer dizer gostar. Eu entendo o povo alemão mas não estou de acordo com o pensamento deles
@@nekofreiheit pow, mas isso aí ja é crime. É outros 500. Quando eu disse "adaptar aos costumes" eu me refería a coisas como pagar no dinheiro e comércio fechado nos domingos.
Podiam mencionar também, ou fazer um vídeo sobre os valores abusivos dos aluguéis, pois na verdade este é o único motivo pelo qual as pessoas não conseguem “enriquecer” na Alemanha, eu sei que vocês tem um contrato antigo e pagam muito menos que a média, mas acho que é uma grande dor para quem mora na Alemanha o valor abusivo dos aluguéis para morar em qualquer lugar “melhorzinho”
@@Alemanizando quando morei na Polônia a relação salário x aluguel era muito melhor, mesmo na Alemanha se for comparar Düsseldorf com München essa relação também é melhor. Porém pra quem vem do Brasil essa relação é massacrante, onde muitas vezes no Brasil tu consegue sair so aluguel e ter teu imóvel aqui é quase impossível, enquanto tenho muitos amigos que ainda moram na Polônia e compraram seus imóveis lá, o mesmo para muitos brasileiros na Irlanda e UK
principalmente se você mora sozinho! encontrar apartamento barato é super difícil, e encontrar WG barato também é, exatamente porque todo mundo tá procurando WG também! 🤯
Eu fui. Lindo, moderno até exotico mas só. Tem cultura que é melhor eles ficarem entre eles e a gente na nossa. Meus avós eram alemães e odiavam a ideia de voltar. É uma cultura muito mais "restrita" e industrial. Se vai morar lá, vá sabendo.
Pra um profissional que seja relativamente bem colocado no Brasil pode ser frustrante. Pra desempenhar minha profissão aqui eu teria que gastar muito tempo e dinheiro e ter nível C2. Cheguei à conclusão que não valeria a pena. Por algumas experiências acredito que deva ser difícil, como estrangeiro do sul global, ser respeitado como profissional aqui. Realmente a pessoa tem que querer muito estar na Alemanha pra enfrentar todas as batalhas necessárias pra se ter uma vida aqui. Se você não tiver passaporte europeu fica ainda mais difícil, pq o Ausläderbehörde será por anos uma questão pra você.
Nossa! Muito bom o vídeo de vocês! Um dos motivos que a gente optaria por sair seria a PRIMAVERA! O pólen daqui é extremamente forte e nem injeção está salvando :( Descobrimos aqui essa alergia forte hahahaha, um abraço pra vocês!
Minha esposa ficou mto “feliz” com a história do divórcio! Hahahaha Ainda mais ela que era pedagoga no Brasil e vai precisar “refazer” a faculdade para dar aula aqui. Rs
3 meses com 30% off + aula grátis para experimentar o Cambly com o código ALEMANIZANDOBDAY aqui: 3i47.short.gy/4AOjn7
3 meses com 30% off no Cambly Kids com o código ALEMANIZANDOBDAYKIDS aqui: 3i47.short.gy/lQ1YjX
Sou alemão mas sofro muito no inverno aqui kkk. Prefiro o verão, os dias longos, eventos ao ar livre,... Fico feliz que estão gostando de Berlim :)
E seus vídeos no inverno ficam lindos!!
Legal,os 2 canais que eu sigo interagindo,Alemanizando e o seu.Adoro seus vídeos também ☺️
Então pode pegar o calor todinho do Brasil procê. Vai fazer falta não 😅😅😅
Meu marido tbm é alemão e depois que conheceu o Brasil não quer mais viver aqui, depois que ele se aposentar, daqui a 3 anos, vamos para Santa Catarina! ❤️😉
Eu amo o jeito que vcs falam ! Super simpáticos .
É verdade, aqui o tratamento no medico é diferente que no Brasil. Evitamos tomar remedios se não é necessário, então muita vezes só tomamos chá e descansamos rs. Eu também vejo muito em stories de amigos no Brasil que estão passando mal, que eles recebem uma argulha com algum liquido no braço ( deve ser uma infusão). Aqui eu nunca recebi algo assim. E quando vi isso primeiro eu tomei um susto.
A agulhada se chama, injeção de penicilina.
@@thiagocop ah, é penicilina! Obrigado!
Não necessariamente penincilina. Uma variedade de medicamentos agem mais rápido quando injetados diretamente na corrente sanguínea, desde antibióticos até analgésicos fortes.
vc pode estar falando também de quando se toma soro no hospital, que recebemos direto na circulação sanguínea
Que penicilina o que! É soro fisiológico com alguma medicação! Se você tá com dor vai rolar analgésico nele, por exemplo! Mas muitas vzs vai rolar só o soro mesmo pra hidratação, se você estiver com uma gastroenterite ou alguma outra virose que dá disenteria!
Como costuma dizer o filósofo: "Tudo na vida é questão de beleza e paciência: se der certo, beleza; se não der, paciência" hehehe
Chegamos do Brasil dia 13 de abril somos do Rio Grande do Sul da cidade de Canela serra gaúcha, enfim era um sonho antigo mudar para Alemanha, maio do ano passado chegou meu passaporte alemão, no entanto a mais de 2 anos estávamos olhando vídeos de vocês entre outros para ver a melhor região custo benefício, pesquisamos muito e acabamos optando por uma região de Nordrhein - Wesfalen cidade de Bad Lippspringe próximo a Paderborn, desembarcamos dia 13 de abril ficamos na casa de um casal de amigos e fomos em busca de um apartamento para alugar, com pouco dinheiro sem trabalho, dia 26 de abril alugamos um apartamento, dia 13 maio um mês depois de chegar assinei meu contrato de trabalho.
Estamos amando tudo, em todos os lugares que fomos órgãos públicos e privados etc... fomos muiiitooooo bem atendidos, falamos um pouco de alemão isso e necessário aqui sem dúvida, mas quem vem do Brasil precisa se ADAPTAR A CULTURA ALEMÃ E AO SISTEMA, CLIMA, SEJA EDUCADO QUE SERÃO EDUCADOS COM VOCÊ.
Essa regra do "seja educado que serão educado com você " se aplica mas nem sempre 😂. Existe gente que atende com mau humor, em especial quando se tentam falar em inglês com eles(óbvio que varia MUITO de cidade pra cidade. Em cidades pequenas é bem mais tranquilo)
Mas definitivamente não é como no Brasil, que as pessoas te levam pela mão, tem a maior paciência do mundo e explicam tintin por tintin (talvez em Dorfs sim. Cidade grande, nem tanto).
@@lucasalexandre3767, caralho, conhecemos Brasis diferentes, porque essa coisa de levar pela mão, ter a maior paciência do mundo e explicar tudo tintim por tintim, não acontece aqui na minha região (RS), hahahaha... "Gentileza" não costuma ser uma constante nas grandes cidades, como tu bem disseste (e em Curitiba, é ainda menos frequente). No geral, tá todo mundo sempre puto, correndo atrás do seu, e se der bobeira na rua, vai ser assaltado.
@@barbaraaraujo7700, é, talvez realmente tenha alguma herança, não sei... mas, salvo exceções, essa herança já seria hibridizada com as heranças indígena, ibérica, afro etc. Por isso que ressaltei mais a cultura das grandes cidades, onde tá todo mundo sempre apressado e competindo. Pessoalmente, eu não conheço muito o Brasil para além do sul e de SP, infelizmente. Mas o que conheço das grandes cidades do sul e de SP, mostra que não dá pra generalizar essa coisa do "brasileiro receptivo". É como dizia a música: Não existe amor em SP... hahahah
Isto mesmo, a educação e a gentileza são de reciprocidade, seja e serão com você. Boa sorte para vocês.
@@barbaraaraujo7700 quando eu cheguei na Alemanha pela primeira vez, foi para ver o meu irmão, eu iria passar as minha férias inteiras em Berlim praticamente, quando eu cheguei no aeroporto dps de demorar mt para eu pegar as minhas malas, eu fiquei extremamente confuso na hora de sair do aeroporto, eu já estava extremamente cansado então decidi perguntar para um funcionário em inglês, eu até fiquei sem jeito de como ele me tratou, olhando com cara feia, respirando fundo, revirando os olhos, e ainda ele me passou a informação errada, dps q eu cheguei na casa do meu irmão, eu contei esse relato e dps ele me disse q os alemãs n gostavam disso, percebi q os alemãs são mt patriotas, mas sei lá, ainda mais em um aeroporto q vem muitos estrangeiros, deveria ter sido mais gentil cmg, eu fui extremamente educado, na Holanda os funcionários foram super simpáticos cmg quando eu fui lá, mas é o jeito deles,
cada um com a sua cultura 😂😂😂
Tem muito brasileiro que vai p Europa querendo ter vida de brasileiro, ter funcionário em casa, ir trabalhar de carro... né assim não. O bagulho é diferente. Tem que abrir a cabeça.
Nós tivemos muita sorte em Berlim. Vim com 483728374 pedras na mão achando que ia demorar meses pra achar um apartamento. Resultado: achamos em 2 semanas, mas não tinha cabeamento de internet. Ok! 4 semanas, né? Que nada! Resolveram em 3 dias!!! As vezes nem eu acredito. E olha que moramos num apartamento de 820 euros quente.
Morei mais de 30 anos e sai dai , ha 2 anos e goi uma super decisao❤... Nao queria ir pro Altersheim( asilo para Idosos)... Adoro o Sol do Nordeste. O ano todo.. .. e , isso nao tem preco !!! 😊😊😊
Vivo na Alemanha 🇩🇪 depois dos Estados Unidos 🇺🇸 ainda acho que em termos de acessibilidade da língua , Holanda , com inglês estás melhor . Mas adoro a Alemanha 🇩🇪 e por cá fiquei .
Vocês são muito simpáticos. É um prazer ouvir vocês.
Estou na Alemanha a quase 5 anos e contando os minutos pra sair daqui. Tudo é extremamente frustrante com exceção de trabalho que é geralmente muito bom tanto em salário, equilíbrio, benefícios sociais e tal. Mas, todo problema é mais difícil de resolver do que deveria até pra pessoas fluentes em alemão (nunca vi tanto papel na minha vida), pouca digitalização, as pessoas são no geral muito antipáticas (isso é um problema mais específico da minha região da Turíngia), o clima é péssimo boa parte do ano (chuva, vento, sol e neve tudo no mesmo dia às vezes e a previsão do tempo tá sempre errada), achar médicos e dentistas decentes é um inferno, a comida é péssima (felizmente tem muitas opções de restaurante de outras culturas), etc. Infelizmente nem com toda a paciência do mundo eu me convenci, e isso pq eu vim com o maior entusiasmo pra me integrar. Nesse tempo fiz muitos amigos de todos os países, mas pouquíssimos amigos alemães. Todos os países da União Europeia que eu visitei eu percebi muito mais pontos positivos em geral.
Moro em Berlin e faço de suas palavras as minhas
Obrigado pelo comentário detalhado. O que quer dizer com médicos e dentistas não serem bons?
O cara passa 5 anos na Alemanha e fala que tá achando ruim, se e tão ruim assim por que não saiu cedo ??
A comida e péssima, kkk não seria mais fácil comprar e fazer em casa ??
Tudo mentira as pessoas que falam que é ruim... É só pra frustar os sonhos de quem querem ir. Se é ruim volta em 1 mês.
Depois de 4 anos na Alemanha voltei para o Brasil, meus motivos :
1. Clima, não estava preparada pra esse frio
2. Sistema educacional da Alemanha, meu filho começou o grundshule e a professora tinha zero paciência, não tinha empatia, queria que ele tivesse fluência da língua com uma criança alemã, chegou a falar pra mim que ele tinha o sangue quente ( latino).... Tenho a impressão que as crianças alemãs são muito obedientes.... Rs
Amei! A Alemanha é tudo isso que vcs comentaram, e a vontade de ir embora vem, e vem com força. Eu não moro aqui, mas antes de vir pra cá (Baden-Württemberg) eu passei um bom tempo aprendendo sobre a cultura. Tive poucos choques culturais e me adaptei muito, mas conheço pessoas que reclama todo dia, mas mesmo assim não vai embora hahaha amei o vídeo, quero muito tomar um cafezinho com vocês em Berlin! Abraços, Marcus
Me mudo pra Alemanha pra um mestrado em 1 mês, to beem ansiosa e animada, é algo que venho planejando tem 1 ano e meio quase, os vídeos de vcs tem me ajudado muito!! Adoro os conteúdos e a forma como vcs comunicam o que é mais importante em se saber dai!
Cheguei na Alemanha tem um mês, e realmente pra quem vem pra acompanhar o cônjuge , no início é um perrengue maior. Como eu já sou alguém hiperativa e sem paciência, é complexo. Mas minha dica é pesquisar muito antes ( assisti a muitos videos de voces !), e ter certeza da decisão ( eu levei mais de um ano pra falar sim em vir, e com a consciência total que vou ter que primeiro ser fluente em alemão antes de me recolocar).
O problema de muita gente é mudar de país, mas querer viver na bolha que vivia no país de origem. Tem que ir de cabeça aberta pra outros costumes, sociedade e tal, e não ir pra um lugar e querer impor sua cultura
Sou de Santa Catarina. De uma Cidade de origem alemã. Aqui no domingo, praticamente tudo fecha, apenas as lojas de fora ficam abertas. Minha mãe sempre me educou que no domingo, não fazemos nada…não tiramos lixo, não abrimos a casa, exceto no verão, não limpamos…
Olá Elisa e Rodrigo, moro no 🇨🇦 e assisto vocês desde 2018...
Percebi que os vídeos de vocês com mais Views tem legendas auto geradas in English e somando ao super fato de a maioria dos BR que falam inglês já moram fora do Brasil (incrível como triplicou onde moro compared 2018 vs 2022) acho que vai aumentar e muito as view de vocês SE até o título dos vídeos começar a serem publicados in English!!! Remember that UA-cam algorithm is HORRIBLE for suggesting content....Abraço e parabéns por ajudar a tantos Brasileiros🙂
Quase morri do coração com o clickbait! Mas acho que principalmente a última dica é essencial, se vier tem que vir com vontade e disposição. Não é fácil aprender a língua, se adaptar aos costumes e jeitos locais, mas se encarar como uma aventura, uma mudança não apenas de lugar, mas de mentalidade e modo de vida, fica mais fácil. Ficar na comparação entre lá e cá também não ajuda muito. O melhor é viver essa mudança por inteiro mesmo.
Perfeitamente colocado!
Adorei a sinceridade deles, muito simpáticos e dinâmicos 😘
Boa noite! É bom ver brasileiros falarem sobre a realidade de um país, todavia o ideal é que cada um tenha a sua própria experiência Uma coisa é certa. Nunca é igual viver noutro país diferente de onde a pessoa nasceu e se aculturou. O brasileiro tende a falar mal do seu país e supervalorizar o outro e isso tem raízes históricas e com doses do imaginário de que encontrará um local encantador que não seja o seu.
Eu fui morar na Alemanha como estudante e fui embora porque não consegui colocação no mercado de trabalho, mesmo tendo aprendendo alemão e com cidadania europeia...
Hoje tô na Holanda e trabalhando na minha área...
Trabalho para uma empresa alemã que ajuda na expatriação para a Alemanha. Eu já não estava muito interessado em mudar para a Alemanha, mas agora estou certo que de que vou permanecer no Brasil, obrigado!
😂😂😂😂
Muito bom o video como sempre
Perfeito!
Maravilhosos, como sempre! As opiniões do Axel também são bem relevantes. Elissa, menina, Deus abençoe... que cabelão que você está. Linda demais. Amei os microfones com pompom. Assim eles não ficam com frio... kkkk
Como eu também não gosto de calor intenso e balbúrdia aos domingos, meu lugar é por aí mesmo. Falta só ir. Em breve...
Elissa contando a história da minha vida aos 10:30. Sou analista de RH e não consigo emprego aqui porque preciso conhecer a burocracia alemã. Estou procurando emprego em Warehouses, onde eles não exigem conhecimento em quase nada, porque tem treinamento. Aqui não vai rolar divórcio, mas fica a dica: se você não for da TI ou enfermeira(o), prepare o psicológico.
Parabéns!! Como sempre muito bom , e muito realista essas informações de quem vivência o dia a dia , eu me adaptaria muito bem, frio , organização, usw... Abraço à vocês desde PAlegre!!!
Curioso sobre dor de garganta… antes de ir ficar um ano na Alemanha eu tava há tempos tentando tirar as amígdalas, que sempre inflamavam, e nenhum médico BR achava necessário. Em 3 meses na Alemanha, dei entrada no hospital e tirei elas na emergência. 14 dias internado foi um intensivão de alemão kk
Tive uma experiência bem parecida. No Brasil minha vida toda eu ficava ruim da garganta e nos primeiros sintomas os médicos diziam que era faringite e me tacavam antibióticos. Fui em diversos médicos e foi a mesma coisa. O problema se repetia a cada 6 meses. Aqui na Alemanha os médicos não me deram antibiótico de cara, analisaram os sintomas e concluiram que na verdade era Amgdalite e já de cara recebi o tratamento correto e nunca mais sofri com isso :) Achei os médicos aqui muito mais eficientes!
Muito bom o vídeo parabéns, realmente tudo isso acaba contando no geral, que bom que vcs não se deixaram afetar por isso
Muito ótimo esse vídeo!muito esclarecedor,pra quem quer mudar!!!
O "choque" do primeiro domingo é estranho, mas depois de um tempo você acostuma e entra na onda de descansar e ter seu dia de sossego :)
Sobre jogar o lixo: aqui na região que eu moro (Mannheim - BW), não podemos jogar os vidros no domingo, e no sábado tem um horário limite, acho que até as 19:00.
Como sempre um ótimo vídeo!
Parabéns e Grüße aus Mannheim :)
Que?? Não faz sentido o que vc escreveu...kkkkkk
@@Mateus-zm7es qual parte? Talvez possa te explicar melhor.
Aqui no meu prédio em Ludwigsburg (tb em BW) tb não podemos jogar os vidros nos conteiners em feriados e domingos.
@@valeriabraga7630 Aqui na Suíça 🇨🇭 tbém por causa do barulho que faz. A lei do silêncio é muito forte na Europa. Acho muito justo, pois quem trabalha durante toda semana, quer tbém sossego e descanso.
Mercados fechados no domingo é algo bastante comum na Europa, não apenas na Alemanha, oq pra gente como brasileiros por estarmos habituados com comércios abertos o tempo todo é estranho. Ma penso que Isso afete mais quem vivia nas grandes cidades no Brasil, por que no interior e cidades menores é muito comum que os mercados fechem as 13h ou nem abram domingo tbm...
Mas acho que tudo é questão cultural e de hàbito né, supermercado fechado no domingo pode ser um problema pra quem acabou chegar e não sabe que aí funciona assim, uma vez instalado temos que nos adaptar ao rítimo de vida do local que estamos, isso é básico!
Acredito eu que isso tem haver também com o descanso, se vc não tem descanso pra eles quer dizer que vai render menos, depois a também uma preocupação com a família.
Em cidades grandes não é comum não na Europa mercado fechar domingo, isso de mercado fechar domingo é algo bem específico da Alemanha.
@@5trmgqshd8p40 Em toda Espanha, Itália, Portugal e por aí vai.
@@5trmgqshd8p40 acho que depende, quando estive no leste europeu, vi o mesmo hábito de fechar comércios no domingo. Mas acredito que esse hábito se relacione a países com tradição religiosa mais forte.
Vivo a 40 anos na Suíça 🇨🇭 e sempre foi assim. Em cada cidade só tem 1 shopping com 2 supermercados aberto nos domingos,das 7 até ás 22 horas da noite. Eles aqui preserva a saúde e bem estar das pessoas que trabalham. Quem trabalha quer tbém folga e lazer com a família nos fins de semana. Aqui é tudo aberto de segunda á sabado,no domingo todos descansam. Acho justo, certo e humano tudo isso🙏
Muito obrigada,adorei o vídeo,muito concordo nesse ponto,em que as pessoas precisam falar a língua local e inglês,tem que haver esforço.😅
Gostei do video de vcs, estou ha 4 anos na Alemanha com minha esposa e 2 filhos, somos de Sao Paulo, e nao me arrependo de nada, mas para me sentir melhor, preciso (e muito) melhorar a fluencia do alemao, em relacao a isso vcs estao 100% corretos, quanto ao resto estamos bem adaptados e gostamos muito do inverno, sempre ha oque fazer mesmo morando em uma cidade pequena.
Estamos pensando em ir para a Alemanha porém não falamos nem inglês e nem alemão,somos cearenses e temos 03 filhos ainda pequenos 8anos,6anos,02 anos
@@arlanmarcelinooficial9487 Vc pode consultar suas possibilidades no consulado alemao, mas nao e facil sem falar, no minimo o Ingles. Vc precisa verificar a demanda para sua profissao, a vida aqui nao e tao facil, para ficar bem precisa estar muito bem preparado e bem converado com sua esposa e filhos. Agora estamos com 5 anos de Alemanha e os desafios continuam. Grande abc
@@celsosacchetta8494 verdade,vou me preparar primeiro,me organizar para fazer essa mudança. Um abraço,muito obrigado.
ai, amei... mas os dogs no fundo foram a cereja do bolo hehehe amo dogs! acho q a única coisa q me pega é estar longe dos amigos e família.. amei q vcs comentaram sobre "não gostarem dos estereótipos que colocam os alemães", pq eu tb odeio isso. tenho tido só experiência boas com as pessoas do trabalho e meus vizinhos.. parece q td mundo quer me adotar e me alimentar kkkk.. são fofos demais.. e voltando ao assunto dogs, trouxe minha dog comigo do Brasil e meu maior medo era ñ conseguir q ela tivesse amigos... pois bem, a dog da vizinha é best dela e brincam td santo dia, além dos amigos q ela já fez no parque hehe a melhor parte !!
Aliás acho que dogs nos ajudam a socializar com mais facilidade.
Passei nesse local em dezembro de 2021! Essa estrutura atrás de vocês de tijolos é o que remanesceu de uma antiga estação de trem. Lembro que tem até um mural explicando que era utilizada para transporte de judeus.
Sim, é a Anhalter Bahnhof!
Aqui em Leipzig as pessoas conversam muito conosco na rua. Lembra até as cidades do interior do Brasil, que se puxa papo na rua, no Tram, na praça.
Mas já estivemos em outras cidades da Alemanha, sabemos que essa cordialidade do Leipziger é exceção!
@@mamupelu565 tem bastante jobs aqui. Tente começar com um Minijob no Hub da DHL. Eles sempre estão contratando!
@@mamupelu565 ah, você precisa de visto? Hum... pra Minijob não sei responder.
Muito bom!! 😉
Programando minha mudança para maio/23. Minha cidadania saiu no início do ano e não vejo a hora de voltar pra Europa ❤️ Alemanha sempre teve e sempre terá meu coração, acho que facilita por ter sido criada no meio de vários alemães ehehhe pra mim isso tudo já é o esperado, é quase como voltar pra casa
Cuidado.. a Alemanha não é mais a mesma.. vim assim para cá, agora o Brasil está em melhores condições frente ao que vem por aí.. Não diria ser um bom momento vir para a Europa..
@@JessicaMeyerO Brasil está melhor do que a Alemanha?? 😂
Doida!!! Sai d brasil pq estava impossível de tanta crgiminaliddar e preços abusivos @@fadep2024
Bem legal esse video, faz super sentido tudo que vcs disseram.
Vocês são demais!!! Forte abraço.
Pequena correção: Não se pode lavar carro em casa no domingo e em NENHUM outro dia. O motivo não é o barulho e sim ambiental, pois essa água suja de oleos, graxas e outras impurezas vai para o lençol freático. Se lavar apenas com agua limpa e uma esponja, ainda é tolerado. O uso de qualquer produto, mesmo os ditos "bio" ou "ecológicos" pode dar problemas se houver controle. Resumindo, o melhor é levar em um Waschanlage, onde a agua usada é recolhida e tratada. E sim, eles abrem no domingo e é inclusive uma diversão de domingo para muitos alemães. Vou continuar a ver o video 😊
Não pode mas eu faço discretamente. Claro, lavagem de carro com borrifador, só pra limpar os detalhes com cuidado, lavagem grande faço na Waschstraße
Eu não gosto do calor, porém o frio por muito tempo me deixa deprimida sinceramente não dá .. Eu me adapto muito bem a quase tudo, porém o frio muito prolongado não dou conta. Felicidades a vocês.
Muita gente confunde qualidade de vida com salários altos. O imposto descontado já inclui o plano de saúde, aposentadoria, etc.
Nos EUA, por exemplo, plano de saúde é algo caro. Todos os serviços hospitalares são caros. Muita gente que "ganha bem", não tem plano de saúde e se ferra quando fica doente, pois precisam desenbolsar quantias que doem no bolso. Outro fator que pesa é
é educação. Eu tenho um cunhado americano, que se mudou ano passado para a Alemanha justamente por ter 3 filhos e se preocupar com uma possível dívida, quando eles atingirem a idade de ir para a universidade. Ele gastava horrores com plano de saúde e agora a família toda tem plano e sem pesar absurdamente no bolso.
Não existe isso de muita gente nos EUA que ganha bem não tem seguro saúde, praticamente todo emprego qualificado nos EUA vai ter o seguro saúde pago pelo empregador, apenas 8% da população não é coberta por seguro saúde, e a qualidade desses seguros é muito superior do que os da Europa, o dedutivel é alto, mas limitado em 8k por ano pelo governo e muitos planos ele fica em 3-5k... porém uma profissão como programador, q eles citam no video, nos EUA o salário liquido é facilmente o dobro ou até 3/4x mais do que os salários da Alemanha.
@@5trmgqshd8p40 sim, eu moro nos 🇺🇸 e é assim mesmo… na Alemanha metade do salário vai pra imposto e a qualidade da saúde não é tão boa, ao contrário dos 🇺🇸 q vc pode até pagar o plano de saúde mas seu salário não vai ser metade comido por impostos e a área da saúde aqui é mto mais avançada do q na Europa. Fora os salários q são mto mais altos tbm. Eu não
Troco os eua por Europa, Europa pra mim só pra visitar, alguns países, pq a Alemanha mesmo eu detestei até pra turismo.
@@Delusionalwanderluster Eu to atualmente morando na Holanda, mas to me organizando pra me mudar pros EUA pela empresa q trabalho ano q vem, e concordo 100% com isso sobre a Alemanha, é um país q não me agrada nem pra turismo, vejo nada demais e sempre sinto q voltei 10 anos no tempo quando vou pra lá (a burocracia do governo tb sei que é insuportável, no nível de exigirem fax pra um monte de coisas até hj)
À muitos americanos que estão a deixar os Estados Unidos pela Europa, eles dizem que as coisas não estão fáceis na América.
Acho muito importante falar sobre essa questao de ser rico aqui... Muita gente acha que é fácil ser rico aqui, quando na verdade grande parte das pessoas ganha o mesmo salário!
E qnt custa o salário aí?
Kkkk vc tem o msm nome do meu noivo
Amei o vídeo! Acho q é bem isso mesmo. Concordo com tudo! Há 6 anos na Alemanha e ainda me adaptando. Hehe
Interessante esse ponto 2 porque eu passei por essa mesma "impaciência" quando mudei de SP para o interior. Tem todos esses fatores que vocês descreveram, sem a vantagem de ser Europa haha
Lembro certa vez de ver um paulista revoltado porque não tinha academia 24 horas aberta, aqui onde ele veio morar. Eu olhei pra cara dele e não consegui ver nada além de uma pessoa completamente frívola...
@@andressadeoliveira2249 HAHAHAHAH SIM!
Estou aguardando ansiosamente pelo vídeo do show do Rammstein !
Em Berlim, o problema que tive com a língua alemã está sendo o contrário. Sempre tento me dirigir em alemão em quase todas as interações sociais que encontro. Mas em Berlim, onde tem muito falante de ingles, muitos alemães mudam para o ingles automaticamente assim que abro a boca pra falar. O que atrapalha, e muito, o aprendizado do alemão.
Boa tarde obrigado pelo vídeo, vocês são legais
Muito obrigado pelo vídeo! Devo me mudar para Frankfurt ano que vem (inclusive, quando for visitar Berlim vou chamá-los para um café haha) e foi bom saber mais sobre isso
hahahaha sou muito favorável à temperatura 15° com casquinho leve. acho que a coisa que tá sendo difícil são os amigos, é difícil fazer novos amigos, conhecer novas pessoas, mas sei tb que leva tempo e paciência acho que é essencial pra tudo isso
Boa, você tinha razão sobre o clickbait!! 🤣
O video ficou bacana e informativo!!
Moro na Alemanha há dois anos , mas tive um bebê , que está com um ano , então estou em licença maternidade, por isso , fico mais em casa , então não posso dizer muito sobre a Alemanha, meu marido é alemão , nós damos muito bem a família dele é muito amorosa comigo , não posso me queixar da Alemanha nem dos alemães .
Boa tarde Rodrigo e Elisa, assistindo este outro vídeo vocês acabaram me respondendo a pergunta que eu fiz em outro vídeo e um montão de outras perguntas que eu nem faria, porque estudo alemão há três anos e só queria um contato com o Idioma e continuar estudando e passar umas férias bem diferente! Conheci vocês agora e já me inscrevi. Parabéns, vocês são ótimos. Um vídeo completíssimo! Como turista vale a pena visitar a Alemanha?
Para nos Brasileiro até 15 Graus é suportável, em uma viagem de férias. Então fazer outra pergunta, como pretendemos ir bem no início de junho.
Por favor, nesta época chove muito ai na região da Baviera ou Não?
semana passada eu estava exatamente nesse local do video! oh saudades!
Parabéns vídeos muito bons!!!
Bom dia. Eu estudei um pouquinho de alemao, queria voltar a estudar mas na Alemanha.Estive em Berlim em 1988 ainda na época do muro.
"se não tiver clickbait vcs não clicam" hahahaha eu amo a sinceridade genteeeeee
asdhihausduhahahshauidhs
"Meu sonho de princesa é nunca mais sentir calor"
Tamo junto
Seria possível ser feito um vídeo falando sobre o mercado de TI na Alemanha, destacando as principais áreas que contratam mais.
Remédio aqui só receitam quando vc tá em estado terminal 😂😂😂😂😂😂. Tem que viver com sorte aqui, pq não sei como que descobrem as doenças, se eles mal te examinam, só se vc chegar lá com membro quebrado ou morrendo srsrsrsrs
Gostei do tudo casal , valeu !!
O item 6 vêm de encontro com a minha situação, meu esposo veio com sua vaga " garantida" , legal!! As crianças ja estão adaptadas na escola , top ... mas euzinha . As condições de mercado de trabalho pra mim , sao bem restritivas. Atuar na minha área difícil e isso se torna desanimador e frustrante, pois seu nível de alemão, nunca é o suficiente pra sua área de atuação, logo vc estuda estuda estuda e nada. Sim penso em voltar pro Brasil muitas vezes e bem provável se isso vier a ocorrer ... será difícil manter o casamento.
Assisti o vídeo e li seu comentário e me vi nessa situação! Meu noivo tinha recebido uma proposta pra ir pra Berlin e tava tudo certo, mas eu iria só pra acompanhar ele...então por vários motivos acabamos escolhendo ficar no Brasil pra não ter riscos de terminar nosso relacionamento! Hoje em dia eu penso se foi a decisão certa ter ficado no Brasil...tem dias que acho que foi e dias que acho que não foi, então ler seu relato aliviou um pouco minha consciência! Espero que tenha dado tudo certo com você e sua família! Tudo de melhor pra vocês sempre!! ❤
Parabéns! Tudo que falaram se aplica aos brasileiros que voltam da Alemanha !
Gostei do vídeo. Não sabia que a carga tributária da Alemanha é muito elevada. Ao menos a Saúde Pública é universal e de qualidade, eu creio. Acho que não é necessário ter um plano privado. As escolas públicas em toda a Europa, creio, são muito boas e dão aos alunos tudo que eles precisam.
Ótimo vídeo!! Só acho que faltou um dos principais fatores (especialmente para brasileiros, mas estrangeiros de forma geral) que é a dificuldade gigantesca de fazer amigos alemães. Especialmente no trabalho. Ouvi (e vivi) isso não só de brasileiros, mas também de estrangeiros de outros países. No trabalho, apenas colegas e é isso. Isso dificulta bastante a integração
Realmente um tema muito importante que não foi citado
15 grau quase morro aqui em BH de frio.e vocês tranquilo 😮
Gosto muito do canal, acho que vocês tem sorte de terem idos juntos para Alemanha, acredito que ajude na adaptação. Porém acho que não é um país que conseguiria morar a ausência de dias ensolarados e um verão mais longo já mata a qualquer vontade de ir para a Alemanha. Mas é algo muito individual, cada um sabe o que te faz feliz.
Deu pra perceber que a moça é mais apaixonada pela Alemanha que o Rapaz. (Dias Nublados, domingo tudo fechado e ver as crianças brincando nos parques. Valeu, mas pra mim isso não me satisfaz. Dias sem sol me incomodam muito mais que o frio. Se em Curitiba eu senti a diferença, imagina na Alemanha. Valeu, mas passo.
Sou uma morcegona de verão, mas li e aceitei as condições sobre o clima aqui, hahaha
Eu estou fazendo um curso de língua alemã agora acho que foi o que eu pensei em fazer primeiro para começar planejar de ir para a Alemanha porque é meu sonho
Na minha experiência de 4 anos aqui, em primeiro lugar seria os alemães, hahahaha por uma questão de cultura mesmo, aqui no Norte acho que eles são muito grosseiros e mal humorados, implicam com qualquer coisa. Talvez em outras regiões não seja assim. Dizem que eles são apenas mais diretos e imagino que entre eles isso seja normal. Mas eu não consigo me acostumar. Gosto de ser bem tratada kkkkk
Lá se vão 2 anos procurando emprego e ter muita experiencia pode ser um grande problema, trabalho com programação e as empresas só me colocam em vagas onde eu teria que ter um nível de inglês ou alemão quase nativo. As empresas não aceitam te colocar em vagas inferiores ao teu nível de experiencia. Fora a metodologia de contratação totalmente desatualizada (entrevistas técnicas so com questões de certificação e criação de código que tu nunca vais usar na tua vida de programador). Qualquer coisa fora do que eles esperam para a vaga pode te eliminar. Pretensão salarial se pedir um valor fora da faixa está eliminado, experiencia demais ou de menos eliminado. Até a distância do local de trabalho pode ser motivo de ser eliminado. É um país difícil, mas se quer viver aqui tem que entrar no jogo.
Cara mas no Brasil esses testes também rolam, até para estágio estão pedindo teste desse tipo
Mas isso ai não é só para imigrantes. Eu conheço alemães que também tem dificuldades de se colocar no mercado e ter bons empregos porque muitas empresas analisam até suas notas da graduação, mesmo depois de mais de década que você é formado. Se fosse assim no Brasil, muita gente estaria na roça também, além de não fazer muito sentido suas notas da faculdade serem consideradas de tanta importância depois de anos de experiência. Além da exigência do certificado do empregador anterior, que é basicamente uma avaliação do seu desempenho. Acho essa outra ideia bem complicada, porque se você tiver um chefe zoado, o que pode ter em qualquer lugar do mundo, a avaliação pode ser bem negativa e te impedir de conseguir novo emprego.
Ai Mateus ,ate foi engracado ler seu comentario: ELIMINADO+ELIMINADO+ELIMINADO,...MAS E POR AI MESMO.
Adoro o canal de vocês!! Parabéns pelos vídeos. Forte abraço 😃🦁
Deveria ter visto esse vídeo antes de vir 😂😂😂 volto para o Brasil em fevereiro ❤
Conheço bem a Alemanha, tenho amigos, mas é um país muito bom para se passear, agora morar... só por necessidade. Deixar o Brasil é o povo brasileiro para com viver com os alemães é muito diferente. Para quem vive a liberdade e a interação com pessoas, pode esquecer. Aqui na minha cidade tenho amigos que foram a partir dos anos 70, e hoje todos assim que se aposentaram, voltaram para o Brasil.
É um perrengue diário com esse idioma, mas seguindo firme e forte
6:25 não pode nunca lavar o carro na frente de casa, dá multa!
Muito bom!
parabéns pelos vídeos de vocês que sempre mostram uma realidade . voltei de Berlim há um mês, fiquei encantada com esse lugar,mas estou falando como turista ..meu filho está morando aí há 4 meses ainda na fase de adaptação ,ele trabalha na área de TI , fala fluente inglês mas não sabe alemão , até então ele só comentou negativamente dos preços absurdos de alugueis nos AP muito pequenos e da burocracia de resolver documentação , muita papelada , ah e claro da saudade dos familiares e amigos , espero que ele possa se adaptar as outras coisas porque voltar pro Brasil acho q não rola pra ele .. até eu quero ir embora do Brasil infeli 😢
Acho que eu pessoalmente tenho plena capacidade de me adaptar ao país: Estou estudando o idioma ( Me xinguem mas acho lindo ), odeio calor, amo frio, gosto de lugares alternativos como Berlim embora também goste de ordem ( O Brasil é ANTI-ORDEM ), tenho nacionalidade...enfim....! E respeito a história do país principalmente como eles saíram de 45 para o que são hoje...enfim...acho a Alemanha um país incrível ! Embora nunca tenha ido....
Sobre a questão dos antibióticos (causas pequenas para se consultar com um médico, na verdade), eu acho inclusive que poderia ser assim no Brasil também... Desligar o tanto de gente que não precisava estar no PS só pq está "com uma dorzinha", com certeza descarregaria um pouco o sistema de saúde... Lógico que isso só poderia dar certo se as pessoas recebessem o treinamento correto também, afinal, existem muitos sintomas em comum entre uma inflamação simples na garganta (principalmente pela mudança de tempo; ressecamento) e o início de uma infecção bem grave por alguma bactéria, mas entendo o ponto de vocês, claro! Abraço!!
Amei 😻
Sucesso!
O povo dançando forró lá no fundo, no topo da escada kkkkk 2:00
Falando de paciência, até hoje o que me choca mais é a carta pra informar que o email foi enviado pro endereço errado . Como diria Avril Lavigne, complicated hahahahaa
E quando mandam carta para responder um e-mail? Já recebi uma dizendo que o que eu tinha solicitado no e-mail deveria ser solicitado por carta... Hahaha
@@priscilarodel8193pois é, e se reclamamos disso, nós que somos impacientes! É tão absurdo… além da perda de tempo, o maior desperdício de papel…
Lkkk levanta a mão quem estava no verão de Londres em 2022 o/ isso sim era calor pior até que no Brasil
Vou à Berlin ano que vem , já está tudo planejado.
É meu grande sonho conhecer essa capital desse país fantástico.
Só tem uma coisa que me preocupa !
Como são as tomadas nos hotéis em Berlim ?
para carregar meu celular.
Ouvi dizer que esse padrão atual de tomadas adotado pelo Brasil só existe aqui no Brasil.
Será que vou ter que levar qual tipo de adptador ?
Se alguém que vive na Alemanha puder me esclarecer agradeço.
E a tensão é 127 v ou 220v na Alemanha?
acho bizarro isso de "odiar povo x" do lugar do qual vc que foi morar por conta própria. acredito que se eu saio do meu canto pra viver no canto do outro, a obrigação de entender e me adaptar aos costumes do "dono da casa" é meu. claro q tem coisa q é difícil, mas sei lá, uma população inteira não vai mudar os costumes só pq vc quer, então, é melhor sair fora e buscar algo "melhor" pra tua forma de viver do q tá num q c não gosta e ficar nesse de odeio fulano, odeio ciclano.
outra coisa é esse lance de fazer rodeio pra responder coisas simples. se eu posso responder com sim ou não, é isso q eu vou usar. na maioria dos casos, certas justificativas acabam por ser pessoais e eu não gosto de dar o porquê de todas as respostas pra qualquer um.
Eu não gosto dos alemães por já ter sofri muita xenofobia quase que diariamente aqui. Vários comentários nazistas, vários pensamentos racistas e eu não gosto de compactuar com isso. Tentar entender não quer dizer gostar. Eu entendo o povo alemão mas não estou de acordo com o pensamento deles
@@nekofreiheit pow, mas isso aí ja é crime. É outros 500. Quando eu disse "adaptar aos costumes" eu me refería a coisas como pagar no dinheiro e comércio fechado nos domingos.
Podiam mencionar também, ou fazer um vídeo sobre os valores abusivos dos aluguéis, pois na verdade este é o único motivo pelo qual as pessoas não conseguem “enriquecer” na Alemanha, eu sei que vocês tem um contrato antigo e pagam muito menos que a média, mas acho que é uma grande dor para quem mora na Alemanha o valor abusivo dos aluguéis para morar em qualquer lugar “melhorzinho”
Tá dureza mesmo, mas infelizmente isso está parecido em outras cidades grandes pela Europa/EUA... Sabe de alguma que tenha valores mais justos?
@@Alemanizando quando morei na Polônia a relação salário x aluguel era muito melhor, mesmo na Alemanha se for comparar Düsseldorf com München essa relação também é melhor. Porém pra quem vem do Brasil essa relação é massacrante, onde muitas vezes no Brasil tu consegue sair so aluguel e ter teu imóvel aqui é quase impossível, enquanto tenho muitos amigos que ainda moram na Polônia e compraram seus imóveis lá, o mesmo para muitos brasileiros na Irlanda e UK
principalmente se você mora sozinho! encontrar apartamento barato é super difícil, e encontrar WG barato também é, exatamente porque todo mundo tá procurando WG também! 🤯
concordo ,meu filho está morando em Berlim há 4 meses, já está no segundo ao temporário pois além da dificuldade de achar os preços são absurdos
vcs são geniais e admiráveis
Eu fui. Lindo, moderno até exotico mas só. Tem cultura que é melhor eles ficarem entre eles e a gente na nossa. Meus avós eram alemães e odiavam a ideia de voltar. É uma cultura muito mais "restrita" e industrial. Se vai morar lá, vá sabendo.
A Internet... demoraram dois meses e meio pra ligarem aqui em casa. Nosso vizinho foi gentil e cedeu a senha da Internet dele pra nós.
Sabias palavras, no fim vem sempre a máxima: O que tu queres quando emigra? ….
Pra um profissional que seja relativamente bem colocado no Brasil pode ser frustrante. Pra desempenhar minha profissão aqui eu teria que gastar muito tempo e dinheiro e ter nível C2. Cheguei à conclusão que não valeria a pena. Por algumas experiências acredito que deva ser difícil, como estrangeiro do sul global, ser respeitado como profissional aqui. Realmente a pessoa tem que querer muito estar na Alemanha pra enfrentar todas as batalhas necessárias pra se ter uma vida aqui. Se você não tiver passaporte europeu fica ainda mais difícil, pq o Ausläderbehörde será por anos uma questão pra você.
Não podemos nos isolar e sim achar a nossa " Verein" na Alemanha para nós inserirmos na sociedade alemã
Sim!
Só eu que reparei 1:55 lá atrás do video o requebrado do casal rsrsrsrsrsrs
Nossa! Muito bom o vídeo de vocês! Um dos motivos que a gente optaria por sair seria a PRIMAVERA! O pólen daqui é extremamente forte e nem injeção está salvando :( Descobrimos aqui essa alergia forte hahahaha, um abraço pra vocês!
Hoje em dia em São Paulo os médicos também evitam antibióticos de cara, pelo menos na minha experiência.
Minha esposa ficou mto “feliz” com a história do divórcio! Hahahaha
Ainda mais ela que era pedagoga no Brasil e vai precisar “refazer” a faculdade para dar aula aqui. Rs
Refazer? Não conseguiu revalidar?
@@juniorsousa3856 Para dar aula ela tem que aprender a falar o alemão.