Eu li Freud muito nova e por isso não entendia esse lance de inveja do falo. Depois que li Madame Bovary eu entendi melhor o que era isso, pois o romance contextualizou historicamente essa situação. Uma leitura que eu recomendo para entender isso "na carne"
Meninas q tem irmãos e irmãs, sabe bem oq é isso... Quantas vezes a própria mãe põe as filhas p os afazeres domésticos, enquanto os meninos vão brincar, jogar bola, brincar de bolinhas de gude, soltar pipa na rua, fica nítido a disparidade, isso é algo tenebroso. Além da menina ter que trabalhar fora, para ajudar sustentar o núcleo familiar, quando chega do trabalho, está cansada, mas tem que limpar a casa, lavar louça, lavar roupa, é uma pressão imensa ainda tem q conviver com a menstruação, cólica, tem que ter o cabelo bonito, as unhas feitas, um belo sorriso no rosto, tem que ser moça recatada p quem sabe merecer arrumar um "bom marido"... Enquanto isso, a vida passa e a revolta aumenta.... Quando se nega a tudo isso, é taxada de adjetivos inomináveis...
Você colocou tudo de forma muito clara e simples que permeava minha vida e explica muito vivido pela Sociedade Patriarcal e a própria mãe nos delegar isso que vai destruir nossa vida adulta. É preciso falar , gritar e nos tratarmos a doença que foi essa cultura machista. Esse conceito nos deve, esse machismo devem o Ajuste conosco no reconhecer.
Obrigada por compartilhar tanto conhecimento bom em um canal aberto, quando na vida eu teria acesso a uma pessoa incrível como você se não fosse a Internet e sua generosidade em compartilhar? Principalmente uma pessoa simples como eu que não teve nem acesso a graduação. Te amo Maria, sua voz me conforta, seu conhecimento me fortalece!
Professora...transforma assuntos tão complexos em musica e espetáculo. Resta-me aplaudir te. ...Amo!
5 років тому+3
Oi Maria Homem! Conheci seu canal por causa da reportagem na Revista Cult! Que incrível descobrir você! Suas reflexões são indispensáveis! Excelente trabalho! :)
O melhor programa pra mim é acordar cedinho e vir ver os vídeos da Maria Homem! Gosto muito da sua forma de pensar e de como externaliza oque pensa. São vídeos de MUITA importância. Obrigado, Maria!
queria que fosse a Maria mesmo curtindo os coments no canal dela, porque assim a gente se sentiria notado - ainda que singelamente - por essa mulher poderosíssima...
Justamente por não possuir o falo, é que a mulher se constitui com uma certa liberdade em seu desejo que o homem nunca vai conseguir entender. Eu aprecio muito essa liberdade, gostaria que a feminilidade tivesse prevalecido no mundo, e não essa coisa tóxica que é o "homem com H"
06:43 - Competir ou Cooperar? Ambos SÃO necessários, não dá para vivermos completamente em UM ÚNICO. Há horas que PRECISO COOPERAR, para o bem comum, para o sobrevivência de todos. Haverá momentos em que a COMPETIÇÃO será necessária. Temos que aprender a DISTINGUIR QUAL É necessário em cada momento.
Se a mulher se permitir, ai eu admito toda a ameaça, a sacanagem e a covardia de homens que só valorizam o corpo da mulher enquanto lugar de prazer descartável, a sororidade poderia se ampliar ao lugar da empatia, uma sororidade de homens e mulheres. Mas isso é uma idealização ingênua, de um cara que tenta compreender a dor humana de forma inclusiva, mas é necessário reafirmar que enquanto o machismo destruir o que tem de bom na relação sexual (lacaniana) entre pessoas, a sororidade é uma potente arma, uma estratégia de sobrevivência no patriarcado. Eu aprendi todo dia quando escuto pessoas como você Maria. Gratidão.
Só creio que faltou falar de uma sororidade entre mulheres que seja classista, temos que deixar claro que o feminismo deve ser interseccional: gênero, raça e classe, indissociáveis. Que o sagrado feminino supere todo e qualquer preconceito.
@@Uandro1990 não houve contrariamento, o comentário somou informações que está voltado mais para conceitos do feminismo, não menos importante, já a Maria tá falando de um fenômeno dentro do mesmo
Que vídeo fantásticooooo. Eu sempre fico fascinado como vc consegue construir seus argumentos de maneira tão instintiva, parece natural, soua um pouco ofensivo pq eu pulei a parte q vc estudou muito, mas só queria dizer q te acho muito incrível!
Noutro dia escutei uma professora da unip diferenciando sexo como genero, construção social e sexo biológico, função! Recomendo a pesquisa! Muito esclarecedor!
A retórica articulada e o bom uso do vernáculo, por si só já são objetos de admiração e idolatria para quem carece de senso crítico. Para os demais, apenas se revela escancarada a tentativa de passar ideias horrorosas e desonestas adiante sem poder se fazer censurado. Soror é um termo tão antigo quanto as mais antigas culturas, doutrinas e filosofias, em que o termo, num contexto de fraternidade, apenas endereçava as pessoas do sexo feminino. Querer atribuir conceitos feministas a isso é "feio", denota uma amargura como ela própria, num ato-falho, chega a admitir. A ideia passada não é "sejamos iguais", "sejamos harmônicos", "evoluamos para o bem comum", "completemo-nos", como a palavra soror em sua origem demanda; mas sim "deixemos de nos atacar para atacá-los (pois sigamos atacando)", "rebelemo-nos", "coloquemo-nos contra". Não sugere apenas uma união, mas uma união com o propósito de derrubar, de se contrapor, de subjugar, de eliminar e de não coexistir. Sugerir que o que valoriza o homem necessariamente desvaloriza a mulher é mais asqueroso e machista do que qualquer homem poderia tramar, até porque manipular não é a grande virtude do sexo masculino. Esse conceito que tentam atribuir à palavra soror (que sempre foi usada, há milênios, justamente em ambientes em que se consideram homem e mulher de igual valor), diverge totalmente do que, de fato, a palavra significa. Pra resumir, de forma clara e objetiva, no bom português: isso é coisa de feia, invejosa, mal-amada, feminista...irônico, não, Maria Homem?
Vou resumir: Se for pra "fisgar"um "Neymar" ou qualquer coisa de um bom custo benefício a sororidade caí por terra.... Na prática é isso que acontece, e quem gargareja belas teorias reproduz muitas vezes reproduzem o conteúdo de sua crítica.
Doutora, nesse sentido de sororidade (poder da mulher), voce não acha que muito do que contribui pra não dar certo um relacionamento, seria a invasão do espaço da mulher pelo homem, que confunde esses espaços como dos dois? Não seria melhor ficar juntos, mas cada um com seu espaço individual respeitado? Isso não daria mais força pra mulher - também para o homem - e uma relação melhor? Não é mais maduro?
Todo dia tem um( a) para inventar uma palavra e um comportamento inutil e nojento. Sororidade, empoderamento, feminismo, Tudo para criar polarização, brigas, discussões, etc. Coisa de quem não tem o que fazer. Ser feminina e mil vezes do que ser feminista. Eu jamais diria #elenão. Preso meu presidente e torço para que ele dê certo. A mulher é companheira do homem, nos dois gêneros andam juntos e um amando, ajudando e cooperando com o outro.
Lembrei da posição masculina do fazer UM; e da posição feminina de não fazer, de estar sempre se construindo... Sei lá, faz muito tempo que estudei isso. rs
como falar "somos sujeitos, somos humanos" (6min) sem reafirmar um discurso humanista? no sentido de colocar todas as diferenças em uma uniformização e perder o que é singular? Tenho muitas dúvidas em relação a como fica as diferenças de gênero dentro de uma igualdade absoluta. A gente quer uma igualdade absoluta? Isso é possível? É possível sermos todos humanos? Ou somos outra coisa? Ou coisa nenhuma? Sinceramente essas questões me angustiam um pouco, porque entendo que precisamos da diferença para nos afirmarmos como movimento, mas a diferença também pode ser reacionária se pensarmos mais epistemologicamente. Mas também não sei se faz parte do pensar feminista essa constante abertura de conceitos, esse movimento em espiral.
SORORIDADE! PALAVRA BONITA! EU QUERIA SABER PARA ONDE VAI A SORORIDADE QUANDO UMA MULHER RESOLVE PEGAR O MARIDO OU NAMORADO DA AMIGA? E AI?👿👿👿👿👿👿👿👿👿👿👿👿👿👿👿👿👿👿👿👿
Qdo ouço mulheres com a bandeira da igualdade entre homens e mulheres,querendo dizer, quero ser igual ao homem, me vem o Freud e sua inveja do falo! Imagino que sim, tem mulher que tem inveja do falo por não dar conta dos mistérios da vagina!
Meta de um dia conseguir me comunicar assim , com toda essa leveza, e transmitir tanto conhecimento de forma compreensível a todos !
Tenho a mesma meta!
Contextualiza, apresenta os dados/argumentos/conceitos e conclui. Simples assim! rsrs
Estudem e conseguirão!
Bem eu
Eu amo a forma como ela constrói o pensamento, Maria Deusa
Serena..em paz.
Eu li Freud muito nova e por isso não entendia esse lance de inveja do falo. Depois que li Madame Bovary eu entendi melhor o que era isso, pois o romance contextualizou historicamente essa situação. Uma leitura que eu recomendo para entender isso "na carne"
Quanta lucidez nas palavras. Aprendo tanto com Maria Homem.
Meninas q tem irmãos e irmãs, sabe bem oq é isso...
Quantas vezes a própria mãe põe as filhas p os afazeres domésticos, enquanto os meninos vão brincar, jogar bola, brincar de bolinhas de gude, soltar pipa na rua, fica nítido a disparidade, isso é algo tenebroso.
Além da menina ter que trabalhar fora, para ajudar sustentar o núcleo familiar, quando chega do trabalho, está cansada, mas tem que limpar a casa, lavar louça, lavar roupa, é uma pressão imensa
ainda tem q conviver com a menstruação, cólica, tem que ter o cabelo bonito, as unhas feitas, um belo sorriso no rosto, tem que ser moça recatada p quem sabe merecer arrumar um "bom marido"...
Enquanto isso, a vida passa e a revolta aumenta....
Quando se nega a tudo isso, é taxada de adjetivos inomináveis...
Vivi isso em casa.
Você colocou tudo de forma muito clara e simples que permeava minha vida e explica muito vivido pela Sociedade Patriarcal e a própria mãe nos delegar isso que vai destruir nossa vida adulta. É preciso falar , gritar e nos tratarmos a doença que foi essa cultura machista. Esse conceito nos deve, esse machismo devem o Ajuste conosco no reconhecer.
@@anapaulasousa2380 triste
Assistir seu canal é muito gostoso, eu sinto um distanciamento grande nas análises. Cada vídeo instiga a assistir o próximo.
Obrigada por compartilhar tanto conhecimento bom em um canal aberto, quando na vida eu teria acesso a uma pessoa incrível como você se não fosse a Internet e sua generosidade em compartilhar?
Principalmente uma pessoa simples como eu que não teve nem acesso a graduação. Te amo Maria, sua voz me conforta, seu conhecimento me fortalece!
A senhora é incrível! uma inspiração para nós! ❤❤❤
Professora...transforma assuntos tão complexos em musica e espetáculo. Resta-me aplaudir te.
...Amo!
Oi Maria Homem! Conheci seu canal por causa da reportagem na Revista Cult! Que incrível descobrir você! Suas reflexões são indispensáveis! Excelente trabalho! :)
Muito sensata! 🌷
"Isso é prazeroso, isso é bom."💕
Apaixonada por esse canal! Queria apenas metade da plenitude e leveza que essa mulher passa informações de uma forma envolvente.♀💛
O melhor programa pra mim é acordar cedinho e vir ver os vídeos da Maria Homem! Gosto muito da sua forma de pensar e de como externaliza oque pensa. São vídeos de MUITA importância. Obrigado, Maria!
queria que fosse a Maria mesmo curtindo os coments no canal dela, porque assim a gente se sentiria notado - ainda que singelamente - por essa mulher poderosíssima...
fantástico 😍 , faz algum vídeo falando sobre TDAH e transtornos infantis .
Bendito o dia em que me inscrevi nesse canal, olha
Quanta leveza e clareza 💙
Vivemos em uma confusão epistemológica em larga escala, agradeço novamente as suas palavras lúcidas.
Homem também tem inveja, faz intriga. Abraços
Maravilhosa, linda, elegante, mulher, fada sensata!!! ♥️♥️♥️♥️♥️
Justamente por não possuir o falo, é que a mulher se constitui com uma certa liberdade em seu desejo que o homem nunca vai conseguir entender. Eu aprecio muito essa liberdade, gostaria que a feminilidade tivesse prevalecido no mundo, e não essa coisa tóxica que é o "homem com H"
Meu sonho de vida você postar um vídeo por dia. Uma delícia te ouvir, ai ai.
Maria, genial como sempre! Esclarecedor!
Adoro como a Maria Homem articula as idéias 😍
Apaixona pela fala dessa pessoa! Os vídeos dela na casa do saber são tão gostosos, informativos, colaborativos que like nenhuma paga ...
06:43 - Competir ou Cooperar? Ambos SÃO necessários, não dá para vivermos completamente em UM ÚNICO. Há horas que PRECISO COOPERAR, para o bem comum, para o sobrevivência de todos. Haverá momentos em que a COMPETIÇÃO será necessária. Temos que aprender a DISTINGUIR QUAL É necessário em cada momento.
Muito Bom! Esse é o momento da sororidade.
Ela é simplesmente incrível
Faz um vídeo sobre a relação dos adolescentes com vestibulares, dês de já obg c:
Sim! Cooperação, não competição. Vamos a um convívio diferente !👏🏻
exercício diário! unir mulheres é lindo, somos força!
Meu deusss, como eu sou apaixonada por essa mulher!
Sou feminista e feminina, linda e poderosa, mãe e mulherão 💕🌸
Parabéns 💖
Isso é lindo
Êita!!! Aí sim hein 🤓
👏👏👏
Você me descontrói e eu desperto. Sua reflexão tem um afiado "corte".
Se a mulher se permitir, ai eu admito toda a ameaça, a sacanagem e a covardia de homens que só valorizam o corpo da mulher enquanto lugar de prazer descartável, a sororidade poderia se ampliar ao lugar da empatia, uma sororidade de homens e mulheres. Mas isso é uma idealização ingênua, de um cara que tenta compreender a dor humana de forma inclusiva, mas é necessário reafirmar que enquanto o machismo destruir o que tem de bom na relação sexual (lacaniana) entre pessoas, a sororidade é uma potente arma, uma estratégia de sobrevivência no patriarcado. Eu aprendi todo dia quando escuto pessoas como você Maria. Gratidão.
Só creio que faltou falar de uma sororidade entre mulheres que seja classista, temos que deixar claro que o feminismo deve ser interseccional: gênero, raça e classe, indissociáveis. Que o sagrado feminino supere todo e qualquer preconceito.
Ih ela curtiu todos menos esse
Por que esse contrariou ela.
@@Uandro1990 não houve contrariamento, o comentário somou informações que está voltado mais para conceitos do feminismo, não menos importante, já a Maria tá falando de um fenômeno dentro do mesmo
@@Paula-kr2gj that's right sister!
Que vídeo necessário!
Estamos mesmo em uma grande contusão nas acredito que a caminho da ordem.
Amada 💖
Muito bom! 👏👏👏👏👏
Adoro suas falas 🌻🌻🌻🌻🌻🌻
Maravilhosa! Que bom escutar essa pessoa. Amo.
concordo com cada palavra! sempre a cada vídeo uma nova reflexão!
Que vídeo fantásticooooo.
Eu sempre fico fascinado como vc consegue construir seus argumentos de maneira tão instintiva, parece natural, soua um pouco ofensivo pq eu pulei a parte q vc estudou muito, mas só queria dizer q te acho muito incrível!
te admiro muito!
Amooooo os seus vídeos! Gratidão
Noutro dia escutei uma professora da unip diferenciando sexo como genero, construção social e sexo biológico, função! Recomendo a pesquisa! Muito esclarecedor!
Ela fala com tanta calmaria
Maravilhosa como sempre
Seria interessante se ela fizesse um analisa sobre o atentando em Suzano.
O pior do "machismo" é a sua conservação e reprodução por muitas mulheres.
Esplêndida! 👏👏👏
0 defeitos
A retórica articulada e o bom uso do vernáculo, por si só já são objetos de admiração e idolatria para quem carece de senso crítico. Para os demais, apenas se revela escancarada a tentativa de passar ideias horrorosas e desonestas adiante sem poder se fazer censurado. Soror é um termo tão antigo quanto as mais antigas culturas, doutrinas e filosofias, em que o termo, num contexto de fraternidade, apenas endereçava as pessoas do sexo feminino. Querer atribuir conceitos feministas a isso é "feio", denota uma amargura como ela própria, num ato-falho, chega a admitir. A ideia passada não é "sejamos iguais", "sejamos harmônicos", "evoluamos para o bem comum", "completemo-nos", como a palavra soror em sua origem demanda; mas sim "deixemos de nos atacar para atacá-los (pois sigamos atacando)", "rebelemo-nos", "coloquemo-nos contra". Não sugere apenas uma união, mas uma união com o propósito de derrubar, de se contrapor, de subjugar, de eliminar e de não coexistir. Sugerir que o que valoriza o homem necessariamente desvaloriza a mulher é mais asqueroso e machista do que qualquer homem poderia tramar, até porque manipular não é a grande virtude do sexo masculino. Esse conceito que tentam atribuir à palavra soror (que sempre foi usada, há milênios, justamente em ambientes em que se consideram homem e mulher de igual valor), diverge totalmente do que, de fato, a palavra significa. Pra resumir, de forma clara e objetiva, no bom português: isso é coisa de feia, invejosa, mal-amada, feminista...irônico, não, Maria Homem?
Isso é ótimo! 🙏👏👏👏
Maravilhosa!
Sempre sensata.
qro ser seu alunooooo 🥺
O "sagrado feminino". Muito lindo! Querida...vc tem livros nessa temática?!?
Ótima conversa de bar!
Diva da psicanálise!!!
Longe de ser um tema do meu interesse but, anyway, ouvir Maria é um deleite " de per si"....
Que lucidez! Amo ouvi-la.
❤gosto demais
Excelente!
Vou resumir: Se for pra "fisgar"um "Neymar" ou qualquer coisa de um bom custo benefício a sororidade caí por terra.... Na prática é isso que acontece, e quem gargareja belas teorias reproduz muitas vezes reproduzem o conteúdo de sua crítica.
_Na teoria tudo é "encantador", mas no mundo real a coisa é bem diferente. Sonoridade é pura utopia feminina._
Muito bom!
Amei!!
exaltem esse ser humano incrível
Maria Mulher
e italiano tbm, "sorella" significa irmã :)
"Nascer mulher é certeza que vão te chamar de louca"
ua-cam.com/video/qmcLBhKjGnI/v-deo.html
Doutora, nesse sentido de sororidade (poder da mulher), voce não acha que muito do que contribui pra não dar certo um relacionamento, seria a invasão do espaço da mulher pelo homem, que confunde esses espaços como dos dois? Não seria melhor ficar juntos, mas cada um com seu espaço individual respeitado? Isso não daria mais força pra mulher - também para o homem - e uma relação melhor? Não é mais maduro?
Minha Nossa.!
Não ENTENDÍ foi nada.😕
Todo dia tem um( a) para inventar uma palavra e um comportamento inutil e nojento. Sororidade, empoderamento, feminismo, Tudo para criar polarização, brigas, discussões, etc. Coisa de quem não tem o que fazer. Ser feminina e mil vezes do que ser feminista. Eu jamais diria #elenão. Preso meu presidente e torço para que ele dê certo. A mulher é companheira do homem, nos dois gêneros andam juntos e um amando, ajudando e cooperando com o outro.
Isso existe s entre as mulheres, mas quando se envolve se ciúmes, as coisas mudam...
Descobri um termo novo chamado: dororidade.
Não é fácil, mas é possível.
Maria deusa!
Genial!
Meu sonho é análise com você.
Lembrei da posição masculina do fazer UM; e da posição feminina de não fazer, de estar sempre se construindo... Sei lá, faz muito tempo que estudei isso. rs
saudade da minha rainha
👏👏👏👏👏
como falar "somos sujeitos, somos humanos" (6min) sem reafirmar um discurso humanista? no sentido de colocar todas as diferenças em uma uniformização e perder o que é singular? Tenho muitas dúvidas em relação a como fica as diferenças de gênero dentro de uma igualdade absoluta. A gente quer uma igualdade absoluta? Isso é possível? É possível sermos todos humanos? Ou somos outra coisa? Ou coisa nenhuma? Sinceramente essas questões me angustiam um pouco, porque entendo que precisamos da diferença para nos afirmarmos como movimento, mas a diferença também pode ser reacionária se pensarmos mais epistemologicamente. Mas também não sei se faz parte do pensar feminista essa constante abertura de conceitos, esse movimento em espiral.
dentro do proprio movimento feminista tem briga de vertentes e lugar de fala, mt briga de mulheres.
Vc eh da esquerda??
SORORIDADE! PALAVRA BONITA! EU QUERIA SABER PARA ONDE VAI A SORORIDADE QUANDO UMA MULHER RESOLVE PEGAR O MARIDO OU NAMORADO DA AMIGA? E AI?👿👿👿👿👿👿👿👿👿👿👿👿👿👿👿👿👿👿👿👿
Ele não kkkk. Até 2026
❤
Falou...falou...falou... no final, nada disse.
Linda
Acho interessante essa inveja ao falo, mas nao ha a inveja aos orgasmos multiplos?
tem alguém presente na sua frente?
Falou falou e não entendi nada
Like 1000
Não precisa do feminismo? haha, abra mão dos seus direitos então.
Qdo ouço mulheres com a bandeira da igualdade entre homens e mulheres,querendo dizer, quero ser igual ao homem, me vem o Freud e sua inveja do falo! Imagino que sim, tem mulher que tem inveja do falo por não dar conta dos mistérios da vagina!
Sabe tudo! Só podia ter "homem" no sobrenome.
E qual o problema em ser feminina ? Ufa ! Depois das mulheres do " ele não" as mulheres finalmente vão poder trabalhar fora e votar ! rssss
Maravilhosa!
Maravilhosa 👏
Maravilhosa!