Somos a geração que mais possui informações e também somos a geração que mais finge que aceita todas as singularidades, mas é mentira. Porque aquela pessoa mais quieta ou na dela costuma ser taxada de solitária e que não consegue se divertir nunca. E isso tudo é balela.
Não sei, nesse caso acho q depende mt do seu círculo. Tem gente com todo tipo de mentalidade por aí, mas eu percebi que na minha escola, falam mal de que é chato e/ou inconveniente, irritante, etc. na visão deles. Um dos meninos quietos da minha sala é um menino haitiano que tem traços bem africanos, mas é tão quietinho que nunca ouvi 1 pio sobre ele (e olha q a minha sala adora falar mal dos outros!!). Já o amigo dele era grosso sem motivo e sem brincadeira alguma fedia, não tomava banho e tinha o cabelo todo ensebado. Era uma das pessoas mais brancas q já nos apareceu, e o tanto que eu ouvi... eu notei que entre a galera que eu convivo, as pessoas quietas são as mais protegidas e ser quieto =/= ser excluído. E a exclusão geralmente vem com bom motivo.
@@maiteliz3615 Exatamente!!! muitas pessoas se dizem "mente aberta" pra tudo mas não são nem um pouquinho, excluem as pessoas pelo que gostam, fazem piadinhas muito sem graça e dizem muito mal no off, então na minha opinião 90% das pessoas que se dizem mente aberta deveriam repensar muuuuuuuuito nas atitudes delas pra ver o quão fechada a mente delas aínda é...
Eu sou estudande de medicina em uma faculdade de São Paulo! Entrei na faculdade aos 31 anos de idade. Fui muito questionado por estar entrando na universidade já nessa fase da vida, principalmente pelos meus "colegas de classe na época", porque ao que aprendemos com a sociedade brasileira, alguns lugares só podem ser ocupados por pessoas com certas características físicas e/ou de origens mais abastadas, o que é uma inverdade! No momento, após cinco anos de preparação teórico/prática no curso de medicina, iniciei meu internato no hospital de barretos, e o que eu digo a todos os mais jovens (adolescentes ou adultos de primeira viagem), pela experiência que eu estou tendo nesse hospital é que, inúmeros jovens, adolescentes e crianças, jamais, "never", terão uma única experiência de curtição, de namoro, de poder estudar em uma escola, igual a vocês, devido ao estado de saúde em que se encontram. Em 6 meses de internato no hospital de Barretos, tive a infelicidade de ver pessoas bem jovens (16, 19, 20, 21, 24, 8, 6 anos) falecendo em plena flor da idade sem nunca terem ido a um show, à praia, à faculdade, até mesmo à agum tipo de celebração. Garotas e garotos que choravam de dor (geralmente os acometidos pela leucemia ou linfoma) durante várias horas do dia por conta do processo inflamatória causado pela doença e que lutaram até o último suspiro simplismente pelo prazer em viver. Digo a você, jovem ou não tão jovem ainda, busque aproveitar suas vidas de uma maneira não tão alienada como essa ideia de juventude que é veiculada por aí: uma forma reduzida e inacabada de jovem idealizada e imposta, em grande maioria pelas e nas mídias digitais, que só olham para vcs apenas como um grupo de pessoas individualista, irresponsável, consumista, preguiçoso, entre tantas outras [desqualidades] e exageiros criados por aí em relação ao que é ser jovem em um mundo doente e materialista de hoje. Busquem diversão aonde vocês se divirtam com real alegria! Criei e cuide de um animalzinho de estimação, organizem com seus amigos de colégio ou da escola ações solidárias em prol de quem esteja necessitado; junte uma galera para doarem sangue; Criem pequenos clubes de apoio e trocas para tratarem de assuntos diversos: clube do livro, da série, do filme, da família, do bairro, da escola etc.; inclua pessoas de diferentes idades e histórias no grupo, isso enriquece os debates e amplia as visões de mundo; Por fim, apreciem o lado bom das pequenas coisas: como tomar um banho quente; dar uma boa mijada; comer algo gostoso; assistir à uma série, novela ou filme; fazer uma caminhada ouvindo um sonzinho; coisas do dia dia, mas que nem sempre damos tanta atenção ou importância. Um abraço Fofinho em cada um de vocês!
Olá, muito obrigada por esse comentário emocionante. Tenho 17 anos e sinto que cada vez mais o tempo passa. Venho tentando me concentrar nos pequenos detalhes da vida e o que me motiva. Eu quero muito ser uma artista, adoro desenhar, criar coisas novas, sensações. Justamente esse fato me tocou mtt! gostaria de pedir permissão para usar esse comentário como inspiração de animação, para assim mostrar as pessoas visualmente o poder de apenas viver a vida como ela é.
@@kaori8879 olá, pequena kaori! Sinta-se à vontade para usar essas palavras em seu projeto! Ser artista, fazer arte, a arte em si, é uma das formas de manifestação e expressão da nossa humanidade, algo de que tanto carecemos no momento. Um abraço fofinho em você🤗
Acho que um dos maiores problemas em relação a isso, é o "limite" de idade que as pessoas colocam para fazer certas coisas, como se quando ficássemos mais velhos, não pudéssemos aproveitar essa loucura e euforia. Podemos muito bem estar em uma fase mais "tranquila" na juventude, focados no auto conhecimento e no nosso crescimento (tanto pessoal, quanto profissional), e TALVEZ, querer aproveitar essas coisas depois, quando tivermos mais estabilidade e maturidade.
E não faço questão de usar drogas ou substâncias ilicitas, nem agora, nem futuramente (principalmente nessa quantidade abusiva que utilizam), acho burrice e autodestrutivo em qualquer idade k.
Umas das piores coisas para mim foi quando minha melhor amiga me falou que eu estava perdendo minha melhor idade porque eu ficava só em casa, e basicamente não saia para rolê com eles para beber e ficar "loucão" como nos tais filmes. Enfim, aproveitar a adolescência de verdade. Mas mal sabia ela que divertimento para mim, e aproveitar na realidade era ficar sozinha e não sair com eles... ler, desenhar, ver filmes e séries, tomar um chá, degustar um suco.. isso já era o bastante. Claro que tentei sair com eles, mas sempre acabava que no fim eu ficava muito triste, e não sentindo que eu pertencia a àquilo. Era estranho ver a galera gritando e bebendo e se divertindo do jeito deles. Obviamente eu queria chegar em festas, dançar, rir, e me divertir... mas até hoje isso só me ocorreu estando no meu quarto sozinha.
Esse vídeo é tão interessante! Tenho 19 anos e nesse momento o meu aproveitar a vida é ter uma rotina tranquila, lendo bastante, meditando e sem beber álcool mais (parei por conta da saúde mesmo). Também já pensei nisso, que estava "desperdiçando" a minha vida, mas como cuidar de mim mesma e da minha saúde mental poderia ser uma forma de desperdício? Meu conselho para a minha própria geração é aproveitar a juventude exatamente para se aprimorar, estudar bastante enquanto se tem energia, cuidar da sua saúde enquanto está jovem para envelhecer bem, aproveitar os seus pais enquanto tem eles e ter roles que tem tragam momentos tranquilos e felizes com os seus amigos! ✨
Eu entendo que desperdiçar a vida é sair pra lugares que não combinam com vc (pq seus amigos vão), beber horrores (unico jeito do role ficar legal é bebendo... tenta ficar SÓBRIO nesse ambiente pra vc ver) e passar por humilhações, ficar com quem não queria e vomitar até as tripas no outro dia e se arrepender depois (me diga, o que tem de "viver" nisso? Peloamordedeus galera). Já vivi tudo isso e no começo era ótimo, incrivel, até que começou a virar uma coleção de decepções na minha vida, não me preenchia mais. Conselho pra adolescentes: gente vão VIVER DE VERDADE!! Vão conhecer lugares novos e saudáveis, cultivem boas amizades, invistam no conhecimento e em saber quem vocês são, pra não ir na onda de um coleguinha qualquer. Sonhem, façam planos... vcs tem todo potencial do mundo!! Abram os olhos para o que a vida tem que oferecer de MELHOR pra vocês (com certeza o melhor não é ir todo final de semana na festinha q todo mundo tá e encher a cara pra se arrepender no dia seguinte). Forte abraço.
isso é verdade, em 2021 eu saia pra todo lugar todo final de semana e era sempre bebendo, eu no começo saia pra poder esqueçer de um grande amor que me deixou traumas, mas depois de um tempo passou a ser a mesma coisa que estar sozinho em casa, mesmo rodeado por tantas pessoas eu me sentia só, mesmo bebaço eu ainda sentia os mesmos sentimentos quando estava sobrio, desde então eu sai fora daquelas amizades que n me faziam bem e passei a me acostumar a ser sozinho, e hoje em dia eu fico sozinho sempre, na escola nao tenho amigos, nem fora da escola, e eu me sinto bem, assim eu dedico mais tempo pra mim, pra me conhecer mais e descobrir coisas novas sobre quem eu sou ou quais são os meus defeitos e qualidades, mas as vezes bate uma bad principalmente nos fins de semana quando vejo todo mundo saindo ou com alguma companhia, só q eu n tenho vntd de ser como eles, bebendo todo fim de semana ou pegando geral, eu queria apenas alguem pra bater um papo sentado numa calçada, ver as estrelas ou falar sobre coisas idiotas, momentos simples sabe?, acho q no fim a felicidade de cada um está naquilo que nos faz bem
As minhas três prioridades são: Ser gentil tanto com pessoas próximas, quanto comigo. Me colocar sempre em primeiro lugar quando uma situação importuna ou complicada aparece na minha vida. E a última, viver confortavelmente meus dias enquanto posso
Eu me identifico com você no quesito ser uma introvertida comunicativa. Porém quando eu era adolescente eu não saia e nem nada, fui começar a sair já tinha 20 e tantos anos. Confesso que acho bizarro essa juventude que usa drogas e sei lá o que, tanto que assisti dois episódios daquela série Euphoria e fiquei chocada! Primeiro porque na minha adolescência tudo aquilo nem se passava pela minha cabeça e até hoje nem se passa, então não me identifiquei em nada! E sei lá aproveitar a vida usando drogas e fazendo coisas sem noção em nenhuma fase da vida é "aproveitar" a vida.
Também sou assim, apesar de ter crescido na favela, rodeado de droga e os krlh, nunca tive pira por essas coisas. Eu sempre fiquei desacreditado com tudo que produções americanas desse tipo mostram, o bullying extremamente exagerado, o uso de droga que deixa qualquer viciado em crack com inveja, tanto sex0 feito "Saló" e etc. Pra mim, baseado no meu achismo, isso é puro exagero, não consigo crer que nem um viciado a anos faz isso, imagina um adolescente de 16 anos.
@@gifstygg sobre as drogas é bem exagerado mesmo, mas sobre o bullying e o sexo é bem real, pelo menos na minha turma era cada loucura q acontecia tinha mina de dezesseis q transava com dois ao mesmo tempo, tinha cara q transava com 3 minas diferentes numa semana, umas 10 pessoas na minha turma usavam drogas, isso no primeiro ano do ensino médio, mas estudei em escola estadual q é bem sinistra
@@kaiquea7 o bglho mais absurdo que rolou na minha sala foi uma mina que fez sexo na sala ano passado e nd aconteceu com ela. De resto, nunca vi bullying nesse nível que mostram e sexo geralmente é bem menos por aqui, pelo o que eu sei, claro kkk.
Sou psicóloga, tenho 27 anos e olha... que vídeo incrível! Me identifiquei muito com o seu vídeo! Foi tipo receber um abraço em forma de vídeo :') Obrigada!
Esse vídeo foi tão necessário, abrir os comentários e me sentir bem, por perceber que não estou sozinha nessa. Sou introvertida, não gosto de beber, mais todos ao meu redor dizem que vou me arrepender por não aproveitar minha juventude. Mais eu não me sinto bem em festa, onde sinto cheiro de cigarro. Prefiro assistir séries, filmes, assistir jogo com uns amigos e ler. Isso é que me faz bem, eu sou viciada em ler, nunca fico sem ler um livro, mais a maioria me critica por isso.
"Caí de paraquedas" no seu canal mas confesso me identifiquei , tenho 21 anos e tudo a nossa volta é como se viver fosse ficar sempre perto de substâncias, e até pensei que eu que sou muito careta em me divertir indo pra livraria, ver o pôr do sol, jogar com amigos e por ai vai. Realmente achei que eu nunca conseguiria por exemplo achar pessoas "como eu" fora do plano virtual, continuo sem achar mas kk talvez seja o medo que vc falou no vídeo, de tentar, de buscar. E sla cm já vi essa fala um dia, é como se a internet está adoecendo as pessoas e minorizando valores em troca de diversão e dopamina o tempo inteiro, maioria fugindo do ordinário, dos dias ruins, das nossas falhas .
então.... kkkk eu só tenho 14 anos eu nem sei pq eu tô aqui , mas ultimamente eu vi minha pessoa se comparando com as pessoas da minha escola( minha sala). Tipo , meus pais sempre foram conservadores tipo extremamente desde não poder sair de casa sozinha até meus pais terem controle do meu celular e uma boa parte da minha experiência nisso eu achava um saco ( Hoje em dia eu acho muito bom kkkk meus motivos, amo meus pais ). Porém eu achava injusto ver o povo com doze anos andando no shopping sozinho e eu aqui com quase 15 não podendo nem ir na esquina comprar pão . Mas vendo o vídeo eu percebi, eu ainda tenho MUITO pela frente e vai chegar a hora de eu sair sozinha e enquanto isso eu já faço literalmente tudo que me faz feliz e mesmo não saindo sozinha minha mãe sempre tem que participar dos meus rôles , e sinceramente eu amo isso pq eu me sinto segura, e agora eu tô podendo sair com o povo da minha igreja sozinha aos poucos e amei o fato dos meus pais estarem confiando em mim. E obrigado por me fazer perceber tudo isso, de coração, valeu. Obs: Minha gata se chama malu kkk amei o fato de sua personalidade me lembrar dela mesmo sendo uma gata kkk perdao pelo comentário grande.
e só pra complementar com minha resposta da pergunta feita ao final do vídeo Eu, aqui no auge dos meus 17 anos, já aprendi lições e adquiri diversos conteúdos que me moldam hoje como eu sou, de forma bem pesada. Nunca cheguei a colocar a vida de outros em risco, muito menos gerar prejuízos para qualquer um além de mim - eu consegui durante muito tempo afastar pessoas que realmente me amavam, consegui me privar de experiências e ideias que hoje são fundamentais para minha compreensão pessoal de quem eu sou e diversas outras coisas geradas por um sentimento de revolta e extrema sensibilidade em relação a tudo (descrição mais apressada do que é ser adolescente impossível). Anyway, hoje e aqui nesse momento, esperando chegar o fim de janeiro para descobrir se passei na USP, eu tenho para mim que a coisa mais importante do mundo é... O MUNDO. Sei que parece tosco ou de muito mau gosto tal resposta, mas se pensar no que a mesma significa, é o princípio de tudo que nos leva para frente como sociedade. Existem muitas coisas importantes na vida e que SIM eu aprendi e continuo aprendendo a dar valor e me dedicar, mas no final das contas, a vida como conhecemos, as etapas, as histórias, os medos e angústias, todos são cercados de uma humanidade privatizada de cada um - vivemos e nos tornamos pessoas melhores para o mundo, e o mundo (as pessoas) vão atrás do mesmo. Então hoje eu vejo como metas principais: - passar na facul - começar a aprender minha 4° língua - refinar cada vez mais minha sensibilidade extrapessoal - ajudar todos que eu posso e me esforçar para ajudar mais pessoas - me tornar menos egoísta E por favor, não entender todo esse discurso como moralismo da minha parte (dando a entender que eu tenho a verdade ou algo do tipo), apenas estou tentando dizer que eu aprendi à duras lições alguns dos maiores valores mais importantes da vida, como realmente amar, realmente me importar etc É basicamente isso (para o louco que leu até aqui), kissy kiss >
Fui mãe aos 20 e nunca "aproveitei" direito a minha juventude do jeito que as pessoas dizem e me sentia mal por não estar vivendo as mesmas coisas que as outras pessoas da minha idade. Hoje em dia eu estou feliz com a minha realidade (mesmo sendo mãe jovem) mais caseira e mais família e todas as coisas que eu me arrependo da minha vida hoje são resultado de coisas que eu fiz quando estava "metendo o loco". Então hoje eu tô bem com a minha realidade e a minha solidão, e é isso. Obrigada pelo vídeo❤
moça tu mexeu no meu machucadinho, mas foi bom saber que não é só eu quem penso assim, tipo ser introvertido não é algo ruim mas a sociedade diz que é problemático, cm assim?? sabe as vezes para poder fazer amgs eu tenho que me subtmeter a cada situação e festas que eu n me sinto bem, nss mto ruim. Vou procurar curtir mais a vida do meu jeito, obg por me tranquilizar💌
Eu tenho 22 anos, e já moro sozinha há uns três anos, ainda não fiz faculdade e só trabalho mesmo. Um tempo atrás me veio alguns questionamentos parecidos com o do vídeo, eu me perguntava se eu não estava aproveitando a vida e se no futuro ia me arrepender disso, pois não gosto de festas, não gosto de beber e nem de ter muitos amigos( me sinto uma idosa num corpo de uma jovem😂😊). Mas parei para pensar sobre o que é aproveitar a vida de verdade, e pedi sabedoria a Deus para aproveitar a vida mas com sabedoria. Aproveitar a vida não é sobre balada, cerveja ou quantos caras você namorou , aproveitar a vida é não desperdiçar seu tempo com coisas sem importância. Talvez ir à praia, assistir um filme em família, ensinar quando souber, aprender , ajudar quando puder, passear com o cachorro, marcar uma viagem para o final do ano, etc. Talvez seja alguns exemplos de como aproveitar a vida.
minhas prioridades são: 1- ser feliz do meu jeitinho, já que eu sou bem caseiro tlg? Curtir minha própria companhia, curtir minhas músicas, conversar com quem eu gosto, ter e conviver com um circulo de amizade mais próximo, mais curto e etc. 2- quero olhar pra trás no futuro e ver que eu gastei meu tempo com pessoas que valeram a pena, por mais que eu aprendi que mesmo essas pessoas que "não valeram a pena", no final das contas ainda sim nos trazem algumas lições mega importantes pro nosso desenvolvimento pessoal e pro nosso amadurecimento como pessoa. 3-quero aprender, quero ser aquele cara no futuro meio que "sábio" digamos, pronto pra dar conselhos, abrir portas na vida das outras pessoas, poder espalhar meus aprendizados de vida, que alguém chegue pra trocar ideia e que eu possa agregar na vida dessa pessoa. O duro que as lições mais valiosas da vida a gente só aprende apanhando, mas eu espero que minhas vivencias não sejam atoa e que eu possa usar isso pra ajudar outras pessoas também.
Sempre tentei me encaixar nesse padrão que você citou de "aproveitar a vida" e isso sempre me fez muito mal. Eu via todos os meus amigos se divertindo horrores em lugares que eu não me sentia confortável e fazendo coisas que simplesmente não fazem sentido nenhum pra mim. Por muito tempo tentei fazer parte disso mas sempre me sentia super mal, arrependida e com vergonha de encarar a minha família depois. Hoje eu percebo que essa pressão e cobrança vinda de mim mesma pra tentar me mudar, só fazia o oposto do que eu queria, ou seja, perder meu tempo ou "desperdiçar a vida". Agora sinto que voltei a minha essência de quando eu era criança, e acredito que se toda essa avalanche de informações vindas na adolescência não tivessem chegado até mim, talvez eu pudesse ter aproveitado mais esses ultimos anos, antes de todo o meu sentido de diversão ser distorcido.
Eu tô numa fase que eu tenho muitos amigos mas não tenho NENHUM que eu me identifique. É todo mundo muito diferente de mim e com pensamentos diferentes, e eu me dou bem com eles, só que eu me sinto um peixe fora d'água e as vezes é difícil porque eles não entendem certos posicionamentos que eu tenho e ficam querendo me arrastar a fazer o que eles fazem. Mas o problema é que eu simplesmente não consigo achar gente parecida comigo e isso é bem difícil
Eu também sinto essa dificuldade de achar pessoas parecidas comigo. Eu tento só ser eu mesmo com todos e tentar conhecer mais pessoas por ai, dar uns rolê só e pá, pode te ajudar também.
Eu sou mais velho, sempre ouvi as pessoas falarem pra aproveitar fazendo tudo que eu quero, mas tudo que eu quero é exatamente o que eu sempre faço: ficar no computador, editar os vídeos do meu canal e trabalhar ❤
Quando eu era mais novo sentia muita pressão pra ser igual a todos aqueles que estavam ao meu redor, tipo meus primos de 12/13 anos estavam namorando, e eu sendo tímido e nunca tendo me interessado muito por isso, me via meio que "obrigado" a buscar aquilo tbm, minha família sempre dizendo que eu era gay e fazendo um monte de brincadeiras só por eu n estar ter uma namorada me fez ficar bem na merda por um tempo, me sentir muito mal mesmo sabe, e realmente pensar que tinha alguma coisa errada comigo. Muitas vezes a gente se vê com a necessidade de fazer o que todo mundo tá fazendo e isso é uma droga, parece até que é crime querer ficar em casa deitadinho sexta feira a noite lendo um livrinho ou vendo um filme. Eu gosto de beber e tal, mas eu sou igual vc, preciso de dias pra recarregar minha energia, e recentemente comecei a fumar(não cigarro) e tô tentando parar com essa meeeeerda.
Sendo bem sincera, a frase "curta a sua vida",não diz para você fazer algo em específico,tipo ler livros,ou ir para festas,mas sim,fazer aquilo que você sabe que vai te trazer felicidade,você vai aproveitar muito,e vai te marcar. É sobre fazer aquilo que você gosta e tem significado,e não fazer aquilo que os outros dizem que vc tem que fzr,n é sobre agir na pressão,é sobre agir de acordo com suas vontades e interesses.🌟
Ressaca moral já me rendeu vários ataques de ansiedade e hoje não chego perto de álcool, lembro que na última vez tive coma alcoólico e eu estava nos meus 16 anos 😢. Eu me forçava a beber, dançar músicas que nem gostava de verdade e hoje com meus 25 anos, quase terminando minha faculdade de Psicologia, concordo plenamente com você. Sou uma pessoa introvertida que já me forcei muito na adolescência a fazer coisas que me deixavam muito envergonhada depois, pelo desejo besta de viver a vida loucamente. A sociedade nos atribui papéis sociais, padrões de comportamento e conceitos sobre o viver que precisam ser repensados e discutidos mesmo.
"Aproveitar a vida" bebendo e passando vergonha nunca será suficiente. Conheço gente assim e todo fim de semana ela sai e passa a semana inteira dizendo que precisa viver, precisa sair. Sendo que semana passada ela fez isso. Nunca é suficiente. Eu concordo plenamente com o video.
Esse vídeo me pegou de surpresa pq eu me sentia exatamente assim, não sou extremamente extrovertida mas preciso do meu tempo sozinha e meio que eu amadureci muito cedo por questões familiares mas hoje em dia eu vejo que eu meu jeito mesmo, gosto de sair pra comer pizza, passear conversar mas isso de beber me acabar não é pra mim mesmo e pronto, recentemente vim morar com meu namorado e pretendo me casar eu só tenho 22 anos mas eu estou super feliz, e daí isso aí é minha felicidade, não vejo prazer em pegar não sei qnts pessoas passar a noite em claro, e daí que eu sou uma senhora de 40 anos num corpo de 22 kkk Eu quero fazer yoga, me alimentar bem, ler livro e ficar sozinha as vezes e acabou é isso.
Esse vídeo veio num momento de transformação na minha vida, tenho 19 anos acabei de entrar na faculdade (é universidade pública) e eu sempre fui o tipo de pessoa que era muito quieta, tímida, com o tempo me soltei mais e consegui ser amigo de uma boa quantidade de pessoas, hoje sou mais extrovertido e espontaneo (não tenho mais tanto medo de julgamentos), mas percebo que o meu "Ser feliz" é diferente da juventude de agora, eu amo cuidar da minha família, amo só ter momentos onde rio com pessoas humildes, odeio consumismo, e falsas aparências me assustam, enquanto o pessoal tá louco para sair para boate (por acabarem de fazer 18), eu tou em euforia para ir em uma igreja barroca para contemplar a arquitetura, sair com os amigos para ficar sentado conversando, esperar o momento para que eu vou poder dançar sozinho com minha melhor amiga, eu sou feliz com "tão pouca" coisa, sempre taxam minha vida de chata, mas eu estou morrendo de amores por minha vida, eu vivo de maneira autêntica, já pensei em viver loucuras mas nn combina comigo, e a melhor coisa é você descobrir quem você é e fazer isso ser verdade, onde você vai você é lembrado. E gente as pessoas ultimamente tão cultivando muito o ego, pregam o amor e a unidade na internet, mas a cultura do glow up e "it person", faz você pensar como se não fosse parte de uma sociedade, você foca tanto em si mesmo na intenção de que vai ser feliz quando alcançar tal coisa, metas, metas, metas... Sério(!) , o momento de ser feliz é AGORA, não esperem alcançar o corpo ou rosto perfeito para se sentir bem consigo mesmo, ao invés de fazer seu dia experimente fazer o dia de alguém (elogiando, dando uma rosa, dando dinheiro a algum morador de rua...), jamais se esqueçam das bases a cultura do amor genuino (não o de twitter) é melhor do que a cultura do ego e auto exaltação.
Como vc acha que perdeu esse medo do julgamento do próximo?? Infelizmente isso é o mais me afeta, algo que fiz por tanto tempo involuntariamente, que se tornou um problemão pra mim, porque interfere super na autoestima e saúde mental (sou muito insegura e tenho ansiedade social)
@@LeticiaAraujo-jd7sq Comecei tentando ser uma melhor versão minha (não baseado no que a internet diz, mas sim no que eu desejava verdadeiramente), assim descobri o tipo de pessoa que eu deveria ser e qual minha "posição" como amigo/na sociedade, basicamente *eu usei vídeos/exercícios de auto conhecimento* . Eu diria que melhorei muito me tentando quebrar minha zona de conforto quando via alguém que me interessava por falar falava (foi difícil), daí fui ganhando mais confiança para lidar com as pessoas. O medo do julgamento só melhorou quando comecei a cuidar de mim mesmo, e me relacionar com pessoas diferentes, cultivando aquilo que eu tinha determinado antes, cuidar de mim e se tornar a pessoa que eu queria. Dia de hoje eu estou melhor quanto a isso mas dependendo de como isso te afeta lembre-se que todo mundo tem inseguranças, as pessoas não são todas maldosas, e você é maravilhosa do seu jeito.
esse video caiu dos ceus pra mim. passei as ultimas semanas me questionando sobre isso, se eu to jogando fora a minha vida por nao estar tendo certas experiencias, e tudo era porque eu tava me comparando o meu jeito de viver com o jeito de viver de outras pessoas. ta tudo bem nao querer fazer certas coisas, a gente tem que fazer o que nos deixa feliz e confortaveis 💙
malu nunca pare com esse formato de vídeo que parece uma conversa entre amigos próximos, me senti extremamente acolhida. tenho 16 anos e eu mt vezes fui considerada a “atrasada” por não ter tido experiências q as pessoas da minha idade já tiveram, e isso sempre mexeu mto comigo e gerou uma cobrança sem sentido (hj em dia eu vejo q era sem sentido) de q eu precisava me igualar a eles para ser minimamente aceita, mas eu consigo ver agora que eu não estou errada por estar respeitando o meu tempo de viver, nunca foi minha vontade sair vivendo adoidada, beijando, bebendo, e “curtindo”. eu prefiro muito mais ter tempo de qualidade com meus amigos, ler livros que me tragam conforto, passar uma sexta feira assistindo filme e comendo besteira com minha melhor amiga, isso pra mim é o suficiente para me fazer feliz!
Vídeo INCRÍVEL me identifiquei pra caramba! Minhas prioridades são passar o tempo com a família e com as pessoas que eu amo e me importo. Porque um dia eu não terei mais elas por perto. Isso eu aprendi quando minha avó faleceu em 2021, eu percebi que o tempo com os nossos avós e pais é muito curto e eles tem muito pra nos ensinar. Então amá-los e aproveitar o tempo com eles é a melhor coisa. E assim como aproveitar o tempo com meus primos que ainda são crianças. Um dia eles vão crescer. Aproveitar o tempo com os amigos e rir com eles é essencial também. Outra prioridade minha é fazer as coisas que eu gosto e que me fazem sentir bem. Cuidar da saúde, porque quando a gente está doente, a gente não tem paz alguma. Focar nos estudos, sim, eu estou estudando para passar na faculdade que eu quero e acho que uma grande satisfação e prazer que nós podemos ter nas nossas vidas é trabalhar com aquilo que amamos e perseguir nossos sonhos. Nada é tão bom quanto perceber que fazer aquilo que você ama pode mudar a vida das pessoas e ajudá-las. São essas as minhas prioridades.
oie, malu! eu achei seu canal nos últimos dias e achei você muito legal, me interesso pelo seu conteúdo e vou completar 18 esse ano e os últimos foram difíceis pra mim, tive costumes ruins quando eu era mais novo e essas coisas, então concordo com o que você disse sobre aproveitar a vida. pra mim o significado de aproveitar a vida é fazer coisas que eu goste e eu só encontrei esse tipo de coisa, como ler livros, faz pouco tempo e enfim, adoro vídeos desse tipo e me faz se sentir menos sozinho. você é muito divertida e legal e tô gostando de te acompanhar
Minhas prioridades: 1. Dar o melhor de mim em tudo na vida. Eu fui assim na escola, sou assim no trabalho, sou assim na academia, nos jogos online (sempre tento pegar o elo mais alto), é uma caracteristica minha tentar ser o melhor, é o famoso "it's not over until i win". Sou bem persistente nisso. 2. Ser gentil com quem merece minha gentileza, eu por default sou gente boa com todo mundo, sorridente e pá. Porém se a pessoa folga em cima de mim, ou faz algo meio chato eu ja tendo a tratar mais com respeito porém não gentil, como um amigo próximo. 3. Juntar dinheiro pra sair da casa dos meus pais (esse ta sendo dificil, mas tamo na luta) 4. Manter minha saude mental estável, da mesma maneira como você falou, tendo momentos sozinhos, eu curto demais passar um tempo sozinho, vendo minha sériezinha, jogando sozinho, seja jogo modo história ou competitivo, vendo um filme, limpando o quarto, etc. Fun Fact: não bebo, não fumo, não uso drogas, não faço nada de perigoso pra mim nem pros outros, e to super feliz assim nunca senti NECESSIDADE de usar nada desse tipo de substância, principalmente porque eu gosto de estar no controle da minha vida, não curto a sensação de que vou perder a sanidade ou tomar decisões que eu não tomaria são.
Para mim aproveitar a vida é ter dinheiro para fazer muitas viagens, não se preocupar se vai ter dinheiro para pagar tal coisa. Por isso me privo e me privei de muitas festas para estudar, para manter o ritmo da faculdade e saúde mental.
o ônibus e ir,chegar às 8 horas,e entrar naquela escola,e sair só as 5:30, esperar ônibus de novo E ir pra casa,e não tenho amigos lá e tá sendo totalmente esquisito.As vezes queria voltar a ser criança sem aquela responsabilidade,era mó baum,e de vez em quando bate na minha cabeça,será que eu vou aproveitar minha adolescência??.As vezes fico até triste por causa disso da vontade de chorar.
Esse era um vídeo que eu estava precisando assistir. Assim como você falou no início, você deu voz a algo que estava na minha cabeça há um bom tempo. Sou uma jovem adulta e já me falaram que eu deveria aproveitar mais a vida, sair mais, beber... Mas não acho que isso se encaixa no MEU conceito de aproveitar a vida. Quando paro para pensar, as minhas melhores lembranças são aquelas em que estou em paz: conversando com amigos, escutando uma música que gosto muito, admirando uma paisagem bonita, lendo um livro etc. Me considero introvertida e acho ruim como muitas pessoas que são como eu tentam se adaptar a um estilo de vida extrovertido sendo que não gostam disso. Quero aproveitar a minha juventude sendo eu mesma e vivendo em paz com coisas que me fazem feliz.
Também não se encaixa ao meu perfil, não sou espontâneo e sinto que possuo "conteúdo interno". É um erro definir padrões singulares para uma geração plural.
Eu simplesmente AMEI o ponto de vista que você compartilhou nesse vídeo, me senti super representada ♡ É muito massa ver alguém com uma idade parecida com a minha, pensando dessa forma.
Que vídeo gostoso e reconfortante Malu, obrigada por reunir aqui as pessoas que se sentem dessa forma e demonstrar que não estão sós. Aliás, estou muito feliz de te escutar pois estava muito pilhada por me sentir diferente dos jovens que parecem ser a maioria. E eu também moraria em uma fazenda kkk em uma montanha no meio da natureza, seria um sonho.
Oi! Primeiro vídeo que vejo do seu canal e eu adorei hahaha Eu tenho 27 anos e sou introvertida. Nos meus 20 anos eu namorei um cara extrovertido e eu achava que eu precisava sair, precisava beber, precisava fumar para aproveitar a vida. Não me arrependo, porque aprendi muito nessa época, mas hoje entendo que isso não tem nada a ver comigo. Para mim, aproveitar a vida é ler livros que gosto, passar tempo com meu pai e com meu gato, fazer uma receita nova, fazer uma atividade física de manhã com meu namorado, etc. A dica que eu dou para quem tá entrando na vida adulta (incluindo pro meu irmão, que tem 18 anos) investir em autoconhecimento, porque só assim você vai entender seu perfil, personalidade e princípios e assim vai poder viver de acordo com isso. Você pode fazer isso com ajuda de um psicólogo ou escrevendo um diário, conversando com pessoas que te conhecem desde criança e ficando um pouco sozinho se questionando sobre seus atitudes e gostos.
esse vídeo me fez querer muito ser sua amiga! nossa geração tem medo de traumas, ao invés de buscarem ser resolvedores de problemas, eles tem os evitado. que vídeo importante!! precisamos conhecer nossos limites
Não conheço você, nem o canal, o algoritmo do UA-cam me indicou o vídeo e achei legal o tema e parei para assistir, já digo que amei suas observações sendo tão jovem ❤️❤️. E posso te afirmar, quanto mais cedo você se questionar sobre de fato o que é importante pra você e para o seu estilo de vida, menos sofrimento terás em tentar descobrir quem você é ou o que gosta quando ficar mais velha, digo isso porque fui uma adolescente super "certinha" mas gostava muito de ser assim, nerd, livros e rock, mas para me encaixar resolvi deixar isso de lado e ser como falavam que eu deveria curtir, sair, experimentar cigarro mesmo odiando o cheiro, ser maltratada por garotos e por aí vai... Depois dos vinte e poucos, tenho 27 anos agora, com muita terapia e autoconhecimento aceito que o meu aproveitar a vida é sair sozinha, ter rolês de jovem adulto idoso, é garimpar em brechó, curtir minha música na boa... Minha dica é viva da forma como você se sente em paz, independente da idade, não existe uma regra sobre o que deve ser feito ou não para jovens, adolescentes, idosos, a vida passa como um sopro e ela só fará sentindo se vivida de forma a respeitarmos quem somos, e não ter vergonha disso. É cansativo demais performar o que esperam da gente.
Caraca, esse vídeo me fez refletir taaaaanto sobre minha vida! apenas aos 16 anos percebi que eu estava destruindo meu próprio psicológico, me torturando mentalmente fingindo gostar de muitas coisas que eu não gostava para agradar as pessoas, me sentia um lixo por gostar de coisas impopulares e ter opiniões totalmente opostas aos pensamentos das pessoas envolta. Até um momento (16 anos) eu fiz minha única e primeira amizade verdadeira, que realmente me aceitava como eu era/sou e consegui me abrir sobre minhas opiniões (opiniões totalmente polêmicas por sinal) e gostos pessoais considerados totalmente estranhos pelas pessoas, apesar de muitos dizerem ser mente aberta, não respeitavam meus gostos, mas essa pessoa foi diferente, e acho que realmente aprendi muito com ela, nossa amizade nos fez refletir muuuuuuuuito sobre como nós deveriam mudar para nosso bem, e pensar mais em nós mesmas antes de pensar na opinião dos outros em relação à nossas vidas! Preciso mudar ainda, ainda tenho muita para aprender em relação à meus gostos pessoais, e autoconhecimento. Ainda tenho muitas inseguranças, as minha meta é conseguir é superar meus medos e inseguranças em relação à algumas coisas...
eu me sinto pessimo rodiado de muita gente, mas ao mesmo tempo eu gosto de estar com meus amigos fazendo algo junto. Teve uma festa de aniversario de uma amiga nossa (que hj é minha ex) que foi todo mundo do grupo, só que quando a festa cmc mesmo eu me isolei num canto e fiquei sentado, por eu estar extremamente desconfortável no meio duma galera que eu nunca tinha visto (o pessoal da familia da minha ex) eu tava detestando o barulho. eu só sai do sofazinho la do canto pq essa minha amiga me puxou pra festa, depois daí eu consegui aproveitar a festa sem desconforto e foi um dos melhores dias, principalmente dps da quarentena.
Gente isso é tão REAL. Eu sempre fui uma pessoa introvertida e na pré adolescência sofri muito bullying e suspeito até de ter tido ansiedade, passei muitos problemas em casa. E quando fui pro 9 ano e mudei de turno comecei a ganhar muita atenção dos meninos e eu nem entendia pq (meu corpo) achava q era pq eu era legal KKKKKK. E por mais que eu tinha horários e meus pais me buscavam em festas eu bebia, dançava e pasava super mal. Fui apaixonada pelo cara maks popular e tóxico da escola (que fudeu minha vida) e eu era popular, mas doi de longe o pior ano da minha vida. Depois mudei de escola e voltei a ser reclusa, e sinceramente quanto menos eu bebia e fazia uns rolês divertidos mais feliz eu era. Hoje em dia tenho tip 2 amigas e n fiz nenhuma amizade na faculdade pq JURO o pessoal me lembra exatamente das coisas que vivi em 2017 😶
Eu estou percebendo que depois que te conheci estou me amando mais, pq sempre fui como vc, seu jeito é o meu jeito, mas com o tempo fui me fechando muito depois de vários acontecimentos, agora com vc consegui voltar a ser eu mesma!! Obrigada!! 💗
Eu fiz muita coisa q me arrependo, sempre fui introvertida e ano passado comecei a sair muito, saia, bebia, beijava… mas no fundo nunca gostei daquilo sempre fui aquele tipo de pessoa que gosta mesmo de estudar e de ficar sozinha, hoje eu saio muito menos e só saio com as pessoas que realmente confio, tô muitoo mais feliz
Eu tenho 21 e trabalho com pessoas de 30 40 anos, eles me falam isso de aproveitar a vida e meter o louco, pq quando ficam mais velhos não é “socialmente aceito” fazer isso e não tem mais uma galera da mesma idade que vc pra te acompanhar. Eu achei estranho mas faz sentido, já fui pra muitos roles antes da pandemia mas depois disso todos meu amigos se afastaram e hoje eu me sinto muito sozinha. Eu quero sair e me divertir mas não conheço ninguém que iria comigo. Na faculdade todo mundo é chato tô vivendo um dilema, sinto que desperdiçado a minha juventude sim por só ficar em casa e trabalhar
Acredito q esse julgamento de fazer coisas q já não são mais pra sua idade vem das pessoas mais velhas, porque gostariam de ser assim, eu mesma e os jovens q conheço nunca julgaram dessa forma, até existe uma certa admiração e vontade de ser assim quando tiver na casa dos 30 40 anos, então é melhor n se prender muito nisso. Viva sua vida sozinha e feliz fazendo o que gosta, ou se quiser, arrume companhias com sua vibe e que goste de frequentar o mesmo lugar que você, não deixe de viver por conta do outro.♡
Nunca tive problema com "não aproveita a vida se não meter o louco" por causa da ✨igreja✨ Também nunca tive amigos que não fossem "mais que colegas", então até hoje não sei se sou extrovertida ou introvertida, mas meu mbti também combina mais com um entp legal (porque tem um monte de pensamento pa% no c$ e ✨igreja✨). Tive muitas amizades tóxicas desde os 2 anos por causa da creche e matei todas elas quando fiz 6 anos, aprendi a ler e fiquei vendo frases motivacional no orkut, redes sociais me fizeram aprender a dizer "não" e que gatinhos são fofinhos, basicamente kk
Eu tenho 19 anos e sempre fui mais introvertida e nunca tive facilidade em criar amizades. Meu primeiro beijo foi com 13 anos e foi por pura pressão, eu era novata na escola e as meninas queriam que eu ficasse com o menino, acabei cedendo porque parecia que eu estava fazendo amizades ali. Acabou que eu não me identifiquei com as meninas e acabei me aproximando de um grupo menor de pessoas. Fiz amizades na igreja mas também me afastei pois eu via muita coisa errada ali, naquela época eu até saia em eventos da igreja. Bom, depois disso não tinha muitos lugares a ir, então eu passava a maior parte do tempo em casa e considero que aproveitei sim a minha adolescência, do meu jeitinho haha (Tive um fã clube de sucesso a algo que gostava, assistia minhas séries, lia alguns livros e assistia e ainda assisto muitos doramas). Na pandemia foi quando eu estive mais sozinha, e quando eu mais tive autoconhecimento, isso mudou muito em mim. Na volta as aulas eu fiz amizades, me afastei delas pois novamente não me identifiquei, fiz outras amizades e comecei a namorar. Logo vou fazer 1 ano de namoro e nesse tempo eu me diverti pra caramba, conheci vários lugares e fiz lindas lembranças. Eu acho que a vida é sobre isso, você ficar velho e ter muitas lembranças e poucos arrependimentos. Então vamos fazer memórias boas, cada um do seu jeitinho ❤️
Esse vídeo me ajudou muito porq sou uma pessoa sozinha, não tenho amigos, não fumo e nem bebo, mais me sinto bem assim, os melhores momentos que passei foi estando sozinha, eu penso melhor, me conheço melhor, e sou mais feliz assim, mais e muito ruim escutar pessoas falando que vc tem que viver sua adolescência como se não ouvesse o amanhã, e tem que bebe, fumar, namorar e essas coisas pra sentir que teve uma adolescência boa, e eu discordo totalmente, ter uma adolescência feliz e boa e fazer coisas que você gosta, não importa o que seja, eu aprendi a ignorar essas coisas que essas pessoas falam, e depois disso comecei a me sentir melhor, sobre a forma em que vivi minha adolescência, foi uma adolescência tranquila e boa, não tem coisa melhor que isso, viver uma adolescência sem preocupação.
Simmmm, me identifiquei muito com você! Eu sentia que não estava aproveitando a minha adolescência por que eu não saio de casa e não curto muito festas mas eu percebi que eu prefiro ficar em casa lendo um bom livro e tomando café, ir ao parque, ter boas conversas e principalmente viver a vida real fora de um celular💌 Obrigado pelo seu comentário!
E o jovem que desde cedo precisa trabalhar, estudar e pagar boleto, só vive cansado e sem tempo ? Kkk É legal se divertir, mas eu super me identifico sobre preservar ter paz e sossego e SÓ DESCANSAR na maior parte dos dias… Parabéns por sua maturidade e responsabilidade !!! Eu acho que aproveitar a vida é isso, ser responsável e buscar sempre a paz, continue assim . Se os jovens tivesse o mesmo tipo de pensamento, o mundo seria outro . . .
@@frazyfrog Ahn? Que lógica é essa? Ah, esqueci, mais um iludido pelo maravilhoso mundo socialista.. O que mais tem hoje em dia é gente com lazer, da vivendo numa bolha? Só pode!
Esse vídeo foi muito necessário para mim. Estou até mesmo arrepiada nesse momento. Sério! Antes de tudo, eu sou introvertida também e tenho 20 anos, e sou muito voltada em minha zona de conforto, tanto que me fez esquecer de viver em meio social. Eu tenho uma prima que, vivia me falando que eu deveria sair mais e me divertir, que não fazia mal beber um pouco de álcool. No final de ano, 3 amigos e eu nos reunimos e bebemos, e olha, eu parecia outra pessoa por causa do efeito do álcool, porque normalmente, eu não sou de me expressar verbalmente, e com o álcool é justamente o contrário. Minha prima dizia que isso é bom, pois eu estaria aliviando tudo o que guardei, mas sabe? Eu queria fazer isso NATURALMENTE, sem precisar consumir bebidas alcoólicas. Obrigada pelo conteúdo, foi de grande ajuda. ❤️
Vou fazer 19 anos que nunca usei drogas ou bebi assim, mas confesso que eu não aproveitei tanto a minha adolescência assim ou fiz coisas de pessoas da minha idade. Eu quase nunca saio de casa ou quando saio é só com os meus pais e sinto que estou parado e não tenho experiências nenhumas
Desde muito nova sempre fui bem presa em casa sabe, não saia muito e via diariamente o relacionamento toxico da minha mãe, também mudei de escola muitas vezes umas 10 desde o fundamental, hoje tenho 19 e por conta da pandemia meu psicológico foi para o saco e repeti de ano então terminei o ensino médio no ano passado, hoje não sei o que fazer nem para onde ir, é bem complicado pq as vezes eu sinto isso, que tô desperdiçando, minha mãe acha perigoso que eu saia e eu sempre fui a garota certinha, então já tentei conversar para me deixar sair ao menos um pouco, só que por ser perigoso ela e minha família meio que insistem em me prender, não que eu queira ir pra balada ou beber pq não é a minha praia, mas gostaria de ir em museus, lugares que eu nunca fui que são gostosos, assim como vove eu amo escrever e ler e aqui em casa é ruim as vezes para isso, para sentir uma vibe deixar fluir e eu conseguir escrever, e por não me conhecer e meu psicológico ainda estar abalado tem vezes que sinto crises, mas enfim talvez algum dia isso mude.
Me identifiquei com vc. Aqui em casa meus pais sempre nos prenderam muito (eu e minha irmã 2 anos mais velha), a gente nunca pode sair pra casa de um colega nem pra fazer trabalho escolar. E eu sei que isso afetou diretamente na pessoa reservada que sou hoje, porque me acostumei tanto com o fato de não sair que por um tempo eu nem liguei mais, passei por bullying no 6° ano então depois disso as amizades mais próximas que eu fazia não duravam até o ano escolar seguinte. Eu não conseguia e até hoje (tenho 20 anos) não consigo me conectar fortemente com as pessoas, a ponto de chamar pra sair e criar laços mais fortes. E com isso tudo veio ai: ansiedade social. Lá pro final do ensino médio eles ficaram um pouquinho mais flexíveis, hoje em dia minha irmã sai bastante com os amigos da faculdade e tudo. Mas eu parei no tempo, sinto que só não saio porque não quero ou porque sei que eles vão implicar ainda, mas na verdade é porque eu não consigo, não consigo me impor por mim mesma, minha saude mental me abala muito nessa questão e me sinto muito dependente deles, além do fato de não ter mais amizades, então agora que eu "posso" vou sair com quem?? (no máximo restou uma, mas a gente mal conversa). Eu vou entrar na faculdade nesse 1° semestre, e minha maior expectativa é encontrar minha verdadeira "eu", meus gostos (porque até nesse quesito sinto que me perdi de mim) e fazer amigos com quem eu me sinta bem, sair mais sem medo de viver, ser boba como a adolescente que não pude ser, me divertir... Enfim, espero que possamos crescer muito esse ano e nos libertar das coisas que nos prendem para finalmente sermos o que a gente quiser, o que nos fizer leve e feliz. 🫂
Assim não quero bancar o pessoal do "seja aquilo, mude isso, faça aquilo e mude de vida", buscar o autoconhecimento, entender o passado, ressignificar traumas, buscar entender os próprios comportamentos, abriu muitas portas pra uma pessoa que estava psicologicamente e moralmente no fundo do poço
Eu não sou de comentar, mas gostaria de deixar meu depoimento aqui pq acho que vai servir pra alguém ou sla Eu acho que não tem nada melhor que ser uma pessoa introvertida, Sério! Digo isso pq eu na minha pré adolescência fui uma pessoa muito "fechada" tinha poucos amigos. Dps dos meus 16 resolvi mudar minha personalidade, e realmente consigui ser alguém extrovertida, pra que? Foi a parte eu mais me machuquei em relação com as pessoas, criei dependência emocional e insegurança em querer ser aceita pelos meus amigos e acabei fazendo coisas toscas só pra agradar. Mas falando sério, ser uma pessoa introvertida é uma coisa boa que o ser humano pode ser. vc de livra de vários problemas e se conservar mais, sem dizer que você consegue observar quem vale a pena virar amigo.entao, um conselho para os jovens de hoje é: Não mude sua personalidade, as vezes, isso te ajuda a não passar por situações ruins ou desconfortáveis só para encaixar
Essa viagem de "sair e aproveitar a vida" é uma idiotice, eu sinto que já fiz todas as minhas merdas na adolescencia, tenho 20 também, com 13 eu já tinha tido todas as cores de cabelo, fumava e bebia (msm ainda sendo bv, mas perdi td isso com 14 então a). Enfim hj aos 20 já to de saco cheio, não gosto mais de ter amigos, nem sair pra festas, mesmo sendo uma pessoa sociável e comunicativa, não gosto de eventos sociais pq pra mim são chances de perder tempo. Gosto de ficar em casa e estudar, e não sei quando cheguei nesse ponto mas me sinto carrancuda demais pra minha idade
olha, eu fiz essas coisas de beber, e dançar e ir pras festas, não é algo que eu sempre quero fazer, não é algo que me forçaram a fazer, mas quando eu faço eu acho legal, e no dia que eu não quero eu simplesmente não faço e pronto. eu também me cobrava muito pensando que tinha que curtir a vida, mas antes quando eu fazia essas coisas eu não me sentia confortável com as pessoas que eu saia, e não me sentia segura comigo mesma. agora entendo que dá pra "aproveitar a vida" e fazer as minhas coisas sozinha e dentro de casa, que posso curtir e também ser responsável. o (meu) grande problema era querer ser extremista demais: viver na curtição ou viver na minha. enfim, só façam coisas que vcs queiram fazer quando vcs se sentirem confortáveis pra isso, e não sejam extremistas. ps. se forem beber, bebam com moderação, pq, apesar de eu nunca beber até cair ou vomitar seila, já vi como é, as histórias são engraçadas, quem conta e quem escuta se diverte, mas pode ter certeza que é mais engraçado quando vc é só um telespectador e não tá no outro dia tendo que tomar apenas água coco e sem conseguir levantar da cama. (bastante específico, baseado em fatos reais(
06:05 Eu com 10 anos, sofria muita pressão dos coleguinhas da escola para perder o famoso "BV". Ser "virgem" (com 10 anos) era motivo de chacota (rir pra não chorar). Eu fiquei bem mal da mente, muitas vezes eu trai a mim mesma cedendo as vontades alheia, mas sobrevivi. Aquela vozinha do subconsciente apesar de "apagada" sempre me guiou.
Cresci com pais que “aproveitaram a vida”, iam a muitas festas e tem MUITAS histórias para contar. Adora festas, mas não gosto de funk, e é quase impossível achar lugares (e amizades) que atendem aos meus gostos. Morro de medo de não “aproveitar minha juventude” e não ter histórias para contar depois. Foda. O pior é que a maioria das pessoas não entende que, muitas vezes, prefiro ler um bom livro e acordar sem ressaca no próximo dia do que ficar doida e dar pt na balada. Me pego sendo uma espectadora dos stories dos outros, como se não tivesse de fato vivendo o que “faz parte da juventude”. Enfim, só um desabafoKKKKKK obrigada pelo vídeo! Cheguei agora no canal e estou maratonando todos :)
esse foi o primeiro video que me apareceu da malu, foi por recomendação e eu nem assisti até a metade pois n tinha gostado, mas dai passei a ver outros videos e me identifiquei tanto, seu carisma me contagia demais e me deixa alegre, mano de verdade obrigado por existir, nesses ultimos dias vendo seus videos eu tenho visto a vida de um jeito diferente e positivo, acredito eu que muitas pessoas se sentem bem hoje graças a voce
concordo bastante com essa ideia de entender como vc prefere aproveitar a vida na sua própria maneira, inclusive já falei na terapia o quanto eu odiava esse termo "aproveite a vida" ou "aproveite seu/sua *insira aqui qualquer fase da vida*" pq parecia que a forma como eu vivia estava errada, principalmente, por ser introvertido e tímido
Eu não sou de comentar em vídeos, mas eu encontrei os vídeos essas semanas atrás e sinceramente falando, foi a melhor coisa que aconteceu até agora. Porque ano passado (2022) eu simplesmente só trabalhava e não saía pra NADA, nem pra comprar um pão e foi um ano horrível, pois eu apenas sai pra escola, estágio e um curso que eu faço de noite ( e não estou me sentindo mais a vontade lá) e isso me deixou doente!! E agora vendo o seus vídeos eu estou começando a entender melhor os meus sentimentos e nunca me identifiquei tanto, então... muito obrigada ❤
Tenho a mesma idade que você. Vejo exatamente isso que você disse na minha vida. Tô fazendo Erasmus aq na Europa, e te digo com toda a certeza que essa mentalidade é propagada em quase todas as pessoas que eu conheci por aqui. Curtição, festa, viagens todo final de semana, é uma vida muito boa, mas muito cansativa também. Obrigado por essa conversa sobre valores e prioridades, me ajudou bastante a refletir sobre essas coisas.
Me identifico muito contigo Malu, no quesito de entender a outra forma de aproveitar a vida e de ser introvertida. Sempre preciso do meu tempo comigo mesma e penso que a melhor forma de aproveitar a vida é sendo gentil, ajudando as pessoas, aprendendo com elas, estudando bastante, amo estudar kk, fazer muitas leituras e se sentir bem, se conhecer a si msm antes de tudo, e a aproveitar a vida com si msm, no seu tempo, com suas verdades e seus limites.
Bem, eu tenho 27 e tbm sou uma introvertida que se comunica bem, passei grande parte da minha adolescência tentando segurar tudo e ser "perfeitinha" hoje tomo ansiolíticos kkkkk, mas enfim, você tá num bom caminho, oq eu percebi nesses últimos tempos é que a decisão que me deixa mais feliz é fazer exatamente oq eu quero, sair quando quero, ficar em casa me curtindo quando dá vontade. Se eu tenho um conselho é "aproveite a sua juventude pra descobrir quem você é e do que gosta" isso é tudo que importa.
Pra mim beber e fumar cigarro, usar droga, é coisa de adolescente. Quem faz isso mais velho pra mim é uma completa perca de tempo. Eu aproveito minha vida nadando no rio, andando na mata, indo à bons restaurantes e estudando bastante.
Amei o vídeo. Gostei de ver alguém com essa mesma perspectiva de que, cada um tem o seu próprio jeito de aproveitar a vida. E também que acha o "aproveitar" de hoje meio... desnecessariamente exagerado (beber, usar drogas, pegação, fazer loucuragem). Realmente é difícil encontrar pessoas que pensam assim, mas me despeço agora. Continue com o bom trabalho, good job girl 😎👍🏽
Me identifico total sobre ser "pau mandado" KKKK, acho que em determinada fase da vida entendemos que também podemos se impor, impor nossas opiniões, limites e o que queremos. É até uma início de saber dizer não também, eu particularmente tenho muita dificuldade, ou tinha, de dizer não, mas agr falo com mais facilidade.
Tenho 15 anos, e me identifiquei muito com esse vídeo! Sou introvertida, e em 2019 queria estar igual os adolescentes da minha idade, meter o loco, ter a experiência do primeiro beijo. Mas nunca tive vontade disso, com a pandemia tive que aprender a não ter dependência nos meus amigos, e foi tao bom! Aprendi a ficar sozinha pois sabia que eu gostava de ter a minha própria companhia muito antes, me cobro por não estar "vivendo" como meus amigos que sempre estão saindo, estão em shows, festas... mas sei que tenho necessidades diferentes da deles. Hj em dia ainda sinto que deveria sair mais e socializar mais, porém de um jeito saudável para mim. Obrigada por esse vídeo! Me senti em casa assistindo ele.♡♡
Eu tenho 15 anos e desde que começou a pandemia vivia pensando em como eu estava despedissando o meu tempo, na época da pandemia tive muitos amigos e consegui me divertir mto com eles jogando e tudo mais. Mas eu não percebia isso na época, eu queria sair, fazer festa, era o que eu acreditava que era viver. Mas agora que já tá tudo liberado não tô saindo tanto, eu estou tendo dias mais tranquilos. O grupo que tinha antes já não existe mais e fico meio triste por não ter mais tantos amigos. Mas tô percebendo que nesse momento mais "sozinha" eu tô me conhecendo, aprendendo mais sobre mim e me desafiando a sair da minha zona de conforto. E realmente me sinto bem e feliz.
Caí de paraquedas aqui e achei ótimo seu vídeo! Sou um pouco mais velha e durante a adolescência Skins tava no auge na minha roda de conhecidos e eu achei que a minha adolescência tinha que ser tipo aquela lá e, depois de começar a sair e ir em festas, eu percebi que aquilo não era pra mim; mas arrisquei e procurei fazer as coisas e foram boas, mas porque eu queria. Alguém disse uma vez "não se vive só uma vez, se vive todos os dias; mas se morre uma vez, então tenha cuidado" e acho que é ótimo para isso. Uma coisa que eu vejo é que as pessoas da minha idade tem "medo" das mais novas ficarem enfurnadas em casa presas na frente do celular, mas é a mesma coisa quando nós eramos mais novos e nossos pais implicavam com videogames e jogos no computador.
Não botava fé e entregou tudo, concordo simplesmente com tudo, era como se estivesse na minha cara e esse video foi a chave pra eu poder ver, continua assim que vai longe, simplismente video PERFEITO!!!
Sempre achei o um saco esse conceito de aproveitar a vida. Para mim aproveitar a vida é fazer oque eu gosto. Aproveito subindo montanhas, tocando piano, lendo, estudando, vendo algum filme sozinho. E sem duvidas me divirto muito mais do que enchendo a cara em uma festa. Não que eu não possa me divertir numa festa mas, não é nem de longe a minha primeira opção.
Meu grande problema é que toda essa coisa de rede social colocou na minha cabeça a ideia de que eu já sou um aposentado pra fazer as loucuras que geralmente a gente faz na adolescência. Infelizmente sofri MUITO a adolescência toda com problemas psicológicos e não fiz nada além de ficar em casa e me sentir extremamente sozinho. Felizmente, agora aos 22/23, dei um 180 bem grande, conheci e reconheci pessoas e comecei a fazer tudo o que eu não tive a oportunidade de fazer: ir em shows, festas, beber, usar coisas que eu tenho curiosidade e isso tudo tá sendo uma experiência enorme. Mas ao mesmo tempo, eu não consigo lavar essa ideia de que eu sou velho. Quando ouço dos outros que aos 15 já tava se aposentando das loucuras, eu aos 20 nem tinha começado e isso às vezes tira o gosto daquilo tudo. A gente se encarcera nums pensamentos tortos por NADA e deixa de aproveitar as coisas 100%. Apesar disso, to bem mais feliz pq eu queria ter essas experiências, ir a lugares há muito tempo e pelo menos eu tenho responsabilidade e meu próprio dinheiros. Tudo com moderação também, claro
eu tenho um video no tiktok falando mais ou menos o que você disse sobre introversão e extroversão e não teve como eu me identificar mais. timidez não tem nada a ver com introversão e gostar de ficar na sua fazendo suas coisas não é o jeito errado de viver, é a porra de um traço da personalidade!! o errado é tentar virar aquilo que vc n é só porque existe essa mentalidade de que a extroversão é positiva e a introversão é negativa. alias, todo mundo é um pouco dos dois, em níveis diferentes... bora dosar os desejos pra ser feliz
Cara eu nunca fui o tipo de pessoa que gosta de coisas tipo festa (pra mim festa boa tem bolo e coxinha), odeio barulhos muito altos porque me faz mal, e o que me faz bem é só estar com meus amigos mesmo, saindo pra lugares novos, passando um tempo juntos ou até mesmo só jogando com call no discord, mesa de RPG e etc. Eu acho que eu tô aproveitando muito bem minha adolescência (tenho 16, mas faço 17 dia 24), e fico feliz por meu censo de responsabilidade ser bem desenvolvido pra mim, sempre priorizo coisas que vão me dar um retorno bom no futuro, e me sinto bem vivendo minha vida de uma forma calma, eu só gostaria de poder sair mais com meus amigos (meus pais sempre foram de me isolar do mundo e fazer um inferno qndo vou sair e tals) mas o lado bom que agora to me sentindo mais livre e não me sinto mais tão mal por ser do meu jeito, entt eu diria que eu tô vivendo minha adolescência do melhor jeito possível pra mim :)
resumo, cada um tem o seu próprio conceito de aproveitar a vida, cada um aproveita do jeito que quer, acho que não existe um jeito "certo" de aproveitar a vida, só faça o que vc gosta.
Somos a geração que mais possui informações e também somos a geração que mais finge que aceita todas as singularidades, mas é mentira. Porque aquela pessoa mais quieta ou na dela costuma ser taxada de solitária e que não consegue se divertir nunca. E isso tudo é balela.
Não só isso, pessoas da nossa geração conseguem ser MUITO preconceituosas e conservadoras quando querem
SIM
Exatamente.
A maior parte das pessoas vivem de hipocrisia,e eu me enquadro também pq eu não sou diferente.
Não sei, nesse caso acho q depende mt do seu círculo. Tem gente com todo tipo de mentalidade por aí, mas eu percebi que na minha escola, falam mal de que é chato e/ou inconveniente, irritante, etc. na visão deles. Um dos meninos quietos da minha sala é um menino haitiano que tem traços bem africanos, mas é tão quietinho que nunca ouvi 1 pio sobre ele (e olha q a minha sala adora falar mal dos outros!!). Já o amigo dele era grosso sem motivo e sem brincadeira alguma fedia, não tomava banho e tinha o cabelo todo ensebado. Era uma das pessoas mais brancas q já nos apareceu, e o tanto que eu ouvi... eu notei que entre a galera que eu convivo, as pessoas quietas são as mais protegidas e ser quieto =/= ser excluído. E a exclusão geralmente vem com bom motivo.
@@maiteliz3615 Exatamente!!! muitas pessoas se dizem "mente aberta" pra tudo mas não são nem um pouquinho, excluem as pessoas pelo que gostam, fazem piadinhas muito sem graça e dizem muito mal no off, então na minha opinião 90% das pessoas que se dizem mente aberta deveriam repensar muuuuuuuuito nas atitudes delas pra ver o quão fechada a mente delas aínda é...
Eu sou estudande de medicina em uma faculdade de São Paulo! Entrei na faculdade aos 31 anos de idade. Fui muito questionado por estar entrando na universidade já nessa fase da vida, principalmente pelos meus "colegas de classe na época", porque ao que aprendemos com a sociedade brasileira, alguns lugares só podem ser ocupados por pessoas com certas características físicas e/ou de origens mais abastadas, o que é uma inverdade! No momento, após cinco anos de preparação teórico/prática no curso de medicina, iniciei meu internato no hospital de barretos, e o que eu digo a todos os mais jovens (adolescentes ou adultos de primeira viagem), pela experiência que eu estou tendo nesse hospital é que, inúmeros jovens, adolescentes e crianças, jamais, "never", terão uma única experiência de curtição, de namoro, de poder estudar em uma escola, igual a vocês, devido ao estado de saúde em que se encontram.
Em 6 meses de internato no hospital de Barretos, tive a infelicidade de ver pessoas bem jovens (16, 19, 20, 21, 24, 8, 6 anos) falecendo em plena flor da idade sem nunca terem ido a um show, à praia, à faculdade, até mesmo à agum tipo de celebração. Garotas e garotos que choravam de dor (geralmente os acometidos pela leucemia ou linfoma) durante várias horas do dia por conta do processo inflamatória causado pela doença e que lutaram até o último suspiro simplismente pelo prazer em viver.
Digo a você, jovem ou não tão jovem ainda, busque aproveitar suas vidas de uma maneira não tão alienada como essa ideia de juventude que é veiculada por aí: uma forma reduzida e inacabada de jovem idealizada e imposta, em grande maioria pelas e nas mídias digitais, que só olham para vcs apenas como um grupo de pessoas individualista, irresponsável, consumista, preguiçoso, entre tantas outras [desqualidades] e exageiros criados por aí em relação ao que é ser jovem em um mundo doente e materialista de hoje.
Busquem diversão aonde vocês se divirtam com real alegria!
Criei e cuide de um animalzinho de estimação, organizem com seus amigos de colégio ou da escola ações solidárias em prol de quem esteja necessitado;
junte uma galera para doarem sangue;
Criem pequenos clubes de apoio e trocas para tratarem de assuntos diversos: clube do livro, da série, do filme, da família, do bairro, da escola etc.; inclua pessoas de diferentes idades e histórias no grupo, isso enriquece os debates e amplia as visões de mundo;
Por fim, apreciem o lado bom das pequenas coisas: como tomar um banho quente; dar uma boa mijada; comer algo gostoso; assistir à uma série, novela ou filme; fazer uma caminhada ouvindo um sonzinho; coisas do dia dia, mas que nem sempre damos tanta atenção ou importância.
Um abraço Fofinho em cada um de vocês!
Obrigada por compartilhar seu comentário conosco
Concordo plenamente haha
precisamos de pessoas e devo enfatizar *profissionais* como tu no mundo. abraço fofinho para tu tb ❤❤❤
Olá, muito obrigada por esse comentário emocionante. Tenho 17 anos e sinto que cada vez mais o tempo passa. Venho tentando me concentrar nos pequenos detalhes da vida e o que me motiva.
Eu quero muito ser uma artista, adoro desenhar, criar coisas novas, sensações. Justamente esse fato me tocou mtt! gostaria de pedir permissão para usar esse comentário como inspiração de animação, para assim mostrar as pessoas visualmente o poder de apenas viver a vida como ela é.
@@kaori8879 olá, pequena kaori! Sinta-se à vontade para usar essas palavras em seu projeto! Ser artista, fazer arte, a arte em si, é uma das formas de manifestação e expressão da nossa humanidade, algo de que tanto carecemos no momento. Um abraço fofinho em você🤗
Acho que um dos maiores problemas em relação a isso, é o "limite" de idade que as pessoas colocam para fazer certas coisas, como se quando ficássemos mais velhos, não pudéssemos aproveitar essa loucura e euforia. Podemos muito bem estar em uma fase mais "tranquila" na juventude, focados no auto conhecimento e no nosso crescimento (tanto pessoal, quanto profissional), e TALVEZ, querer aproveitar essas coisas depois, quando tivermos mais estabilidade e maturidade.
E não faço questão de usar drogas ou substâncias ilicitas, nem agora, nem futuramente (principalmente nessa quantidade abusiva que utilizam), acho burrice e autodestrutivo em qualquer idade k.
EXATO
Simm exatamente
Papo
Sorte é de quem pode fazer essas escolhas, na minha adolescência o chicote já estralava nas minhas costas pra poder ajudar em casa
Umas das piores coisas para mim foi quando minha melhor amiga me falou que eu estava perdendo minha melhor idade porque eu ficava só em casa, e basicamente não saia para rolê com eles para beber e ficar "loucão" como nos tais filmes. Enfim, aproveitar a adolescência de verdade.
Mas mal sabia ela que divertimento para mim, e aproveitar na realidade era ficar sozinha e não sair com eles... ler, desenhar, ver filmes e séries, tomar um chá, degustar um suco.. isso já era o bastante.
Claro que tentei sair com eles, mas sempre acabava que no fim eu ficava muito triste, e não sentindo que eu pertencia a àquilo. Era estranho ver a galera gritando e bebendo e se divertindo do jeito deles. Obviamente eu queria chegar em festas, dançar, rir, e me divertir... mas até hoje isso só me ocorreu estando no meu quarto sozinha.
Me identifiquei! Mas tenha ctz que você vai encontrar pessoas parecidas com você e com os mesmos gostos!
Esse vídeo é tão interessante! Tenho 19 anos e nesse momento o meu aproveitar a vida é ter uma rotina tranquila, lendo bastante, meditando e sem beber álcool mais (parei por conta da saúde mesmo).
Também já pensei nisso, que estava "desperdiçando" a minha vida, mas como cuidar de mim mesma e da minha saúde mental poderia ser uma forma de desperdício?
Meu conselho para a minha própria geração é aproveitar a juventude exatamente para se aprimorar, estudar bastante enquanto se tem energia, cuidar da sua saúde enquanto está jovem para envelhecer bem, aproveitar os seus pais enquanto tem eles e ter roles que tem tragam momentos tranquilos e felizes com os seus amigos! ✨
Ótimo conselho :D
Eu entendo que desperdiçar a vida é sair pra lugares que não combinam com vc (pq seus amigos vão), beber horrores (unico jeito do role ficar legal é bebendo... tenta ficar SÓBRIO nesse ambiente pra vc ver) e passar por humilhações, ficar com quem não queria e vomitar até as tripas no outro dia e se arrepender depois (me diga, o que tem de "viver" nisso? Peloamordedeus galera). Já vivi tudo isso e no começo era ótimo, incrivel, até que começou a virar uma coleção de decepções na minha vida, não me preenchia mais. Conselho pra adolescentes: gente vão VIVER DE VERDADE!! Vão conhecer lugares novos e saudáveis, cultivem boas amizades, invistam no conhecimento e em saber quem vocês são, pra não ir na onda de um coleguinha qualquer. Sonhem, façam planos... vcs tem todo potencial do mundo!! Abram os olhos para o que a vida tem que oferecer de MELHOR pra vocês (com certeza o melhor não é ir todo final de semana na festinha q todo mundo tá e encher a cara pra se arrepender no dia seguinte). Forte abraço.
isso é verdade, em 2021 eu saia pra todo lugar todo final de semana e era sempre bebendo, eu no começo saia pra poder esqueçer de um grande amor que me deixou traumas, mas depois de um tempo passou a ser a mesma coisa que estar sozinho em casa, mesmo rodeado por tantas pessoas eu me sentia só, mesmo bebaço eu ainda sentia os mesmos sentimentos quando estava sobrio, desde então eu sai fora daquelas amizades que n me faziam bem e passei a me acostumar a ser sozinho, e hoje em dia eu fico sozinho sempre, na escola nao tenho amigos, nem fora da escola, e eu me sinto bem, assim eu dedico mais tempo pra mim, pra me conhecer mais e descobrir coisas novas sobre quem eu sou ou quais são os meus defeitos e qualidades, mas as vezes bate uma bad principalmente nos fins de semana quando vejo todo mundo saindo ou com alguma companhia, só q eu n tenho vntd de ser como eles, bebendo todo fim de semana ou pegando geral, eu queria apenas alguem pra bater um papo sentado numa calçada, ver as estrelas ou falar sobre coisas idiotas, momentos simples sabe?, acho q no fim a felicidade de cada um está naquilo que nos faz bem
As minhas três prioridades são: Ser gentil tanto com pessoas próximas, quanto comigo. Me colocar sempre em primeiro lugar quando uma situação importuna ou complicada aparece na minha vida. E a última, viver confortavelmente meus dias enquanto posso
Eu me identifico com você no quesito ser uma introvertida comunicativa. Porém quando eu era adolescente eu não saia e nem nada, fui começar a sair já tinha 20 e tantos anos. Confesso que acho bizarro essa juventude que usa drogas e sei lá o que, tanto que assisti dois episódios daquela série Euphoria e fiquei chocada! Primeiro porque na minha adolescência tudo aquilo nem se passava pela minha cabeça e até hoje nem se passa, então não me identifiquei em nada! E sei lá aproveitar a vida usando drogas e fazendo coisas sem noção em nenhuma fase da vida é "aproveitar" a vida.
Também sou assim, apesar de ter crescido na favela, rodeado de droga e os krlh, nunca tive pira por essas coisas.
Eu sempre fiquei desacreditado com tudo que produções americanas desse tipo mostram, o bullying extremamente exagerado, o uso de droga que deixa qualquer viciado em crack com inveja, tanto sex0 feito "Saló" e etc. Pra mim, baseado no meu achismo, isso é puro exagero, não consigo crer que nem um viciado a anos faz isso, imagina um adolescente de 16 anos.
@@gifstygg sobre as drogas é bem exagerado mesmo, mas sobre o bullying e o sexo é bem real, pelo menos na minha turma era cada loucura q acontecia tinha mina de dezesseis q transava com dois ao mesmo tempo, tinha cara q transava com 3 minas diferentes numa semana, umas 10 pessoas na minha turma usavam drogas, isso no primeiro ano do ensino médio, mas estudei em escola estadual q é bem sinistra
@@kaiquea7 o bglho mais absurdo que rolou na minha sala foi uma mina que fez sexo na sala ano passado e nd aconteceu com ela. De resto, nunca vi bullying nesse nível que mostram e sexo geralmente é bem menos por aqui, pelo o que eu sei, claro kkk.
Sou psicóloga, tenho 27 anos e olha... que vídeo incrível! Me identifiquei muito com o seu vídeo! Foi tipo receber um abraço em forma de vídeo :') Obrigada!
Esse vídeo foi tão necessário, abrir os comentários e me sentir bem, por perceber que não estou sozinha nessa. Sou introvertida, não gosto de beber, mais todos ao meu redor dizem que vou me arrepender por não aproveitar minha juventude. Mais eu não me sinto bem em festa, onde sinto cheiro de cigarro. Prefiro assistir séries, filmes, assistir jogo com uns amigos e ler. Isso é que me faz bem, eu sou viciada em ler, nunca fico sem ler um livro, mais a maioria me critica por isso.
"Caí de paraquedas" no seu canal mas confesso me identifiquei , tenho 21 anos e tudo a nossa volta é como se viver fosse ficar sempre perto de substâncias, e até pensei que eu que sou muito careta em me divertir indo pra livraria, ver o pôr do sol, jogar com amigos e por ai vai. Realmente achei que eu nunca conseguiria por exemplo achar pessoas "como eu" fora do plano virtual, continuo sem achar mas kk talvez seja o medo que vc falou no vídeo, de tentar, de buscar.
E sla cm já vi essa fala um dia, é como se a internet está adoecendo as pessoas e minorizando valores em troca de diversão e dopamina o tempo inteiro, maioria fugindo do ordinário, dos dias ruins, das nossas falhas .
Exatamente, a internet só expõe o lado sociável das pessoas.
"Tenho 20 e me considero muito sábia". Isso vale pra vida inteira guria, bem-vinda
Bem primeiramente q vídeo perfeito
Chacada q nn fui eu qm escreveu kkkkk to nessa tbb
Cuidado com as amizades daqui em diante, abraço🥰
@@KannieV_asmr estou indo pra faculdade e tbm sou, tudo no seu tempo
@@KannieV_asmr same
Eu tenho a mesma idade e me identifico com você.
então.... kkkk eu só tenho 14 anos eu nem sei pq eu tô aqui , mas ultimamente eu vi minha pessoa se comparando com as pessoas da minha escola( minha sala). Tipo , meus pais sempre foram conservadores tipo extremamente desde não poder sair de casa sozinha até meus pais terem controle do meu celular e uma boa parte da minha experiência nisso eu achava um saco ( Hoje em dia eu acho muito bom kkkk meus motivos, amo meus pais ). Porém eu achava injusto ver o povo com doze anos andando no shopping sozinho e eu aqui com quase 15 não podendo nem ir na esquina comprar pão . Mas vendo o vídeo eu percebi, eu ainda tenho MUITO pela frente e vai chegar a hora de eu sair sozinha e enquanto isso eu já faço literalmente tudo que me faz feliz e mesmo não saindo sozinha minha mãe sempre tem que participar dos meus rôles , e sinceramente eu amo isso pq eu me sinto segura, e agora eu tô podendo sair com o povo da minha igreja sozinha aos poucos e amei o fato dos meus pais estarem confiando em mim. E obrigado por me fazer perceber tudo isso, de coração, valeu. Obs: Minha gata se chama malu kkk amei o fato de sua personalidade me lembrar dela mesmo sendo uma gata kkk perdao pelo comentário grande.
e só pra complementar com minha resposta da pergunta feita ao final do vídeo
Eu, aqui no auge dos meus 17 anos, já aprendi lições e adquiri diversos conteúdos que me moldam hoje como eu sou, de forma bem pesada. Nunca cheguei a colocar a vida de outros em risco, muito menos gerar prejuízos para qualquer um além de mim - eu consegui durante muito tempo afastar pessoas que realmente me amavam, consegui me privar de experiências e ideias que hoje são fundamentais para minha compreensão pessoal de quem eu sou e diversas outras coisas geradas por um sentimento de revolta e extrema sensibilidade em relação a tudo (descrição mais apressada do que é ser adolescente impossível).
Anyway, hoje e aqui nesse momento, esperando chegar o fim de janeiro para descobrir se passei na USP, eu tenho para mim que a coisa mais importante do mundo é... O MUNDO. Sei que parece tosco ou de muito mau gosto tal resposta, mas se pensar no que a mesma significa, é o princípio de tudo que nos leva para frente como sociedade.
Existem muitas coisas importantes na vida e que SIM eu aprendi e continuo aprendendo a dar valor e me dedicar, mas no final das contas, a vida como conhecemos, as etapas, as histórias, os medos e angústias, todos são cercados de uma humanidade privatizada de cada um - vivemos e nos tornamos pessoas melhores para o mundo, e o mundo (as pessoas) vão atrás do mesmo.
Então hoje eu vejo como metas principais:
- passar na facul
- começar a aprender minha 4° língua
- refinar cada vez mais minha sensibilidade extrapessoal
- ajudar todos que eu posso e me esforçar para ajudar mais pessoas
- me tornar menos egoísta
E por favor, não entender todo esse discurso como moralismo da minha parte (dando a entender que eu tenho a verdade ou algo do tipo), apenas estou tentando dizer que eu aprendi à duras lições alguns dos maiores valores mais importantes da vida, como realmente amar, realmente me importar etc
É basicamente isso (para o louco que leu até aqui), kissy kiss >
@MayMay
Fui mãe aos 20 e nunca "aproveitei" direito a minha juventude do jeito que as pessoas dizem e me sentia mal por não estar vivendo as mesmas coisas que as outras pessoas da minha idade. Hoje em dia eu estou feliz com a minha realidade (mesmo sendo mãe jovem) mais caseira e mais família e todas as coisas que eu me arrependo da minha vida hoje são resultado de coisas que eu fiz quando estava "metendo o loco". Então hoje eu tô bem com a minha realidade e a minha solidão, e é isso. Obrigada pelo vídeo❤
moça tu mexeu no meu machucadinho, mas foi bom saber que não é só eu quem penso assim, tipo ser introvertido não é algo ruim mas a sociedade diz que é problemático, cm assim?? sabe as vezes para poder fazer amgs eu tenho que me subtmeter a cada situação e festas que eu n me sinto bem, nss mto ruim. Vou procurar curtir mais a vida do meu jeito, obg por me tranquilizar💌
Eu tenho 22 anos, e já moro sozinha há uns três anos, ainda não fiz faculdade e só trabalho mesmo. Um tempo atrás me veio alguns questionamentos parecidos com o do vídeo, eu me perguntava se eu não estava aproveitando a vida e se no futuro ia me arrepender disso, pois não gosto de festas, não gosto de beber e nem de ter muitos amigos( me sinto uma idosa num corpo de uma jovem😂😊). Mas parei para pensar sobre o que é aproveitar a vida de verdade, e pedi sabedoria a Deus para aproveitar a vida mas com sabedoria. Aproveitar a vida não é sobre balada, cerveja ou quantos caras você namorou , aproveitar a vida é não desperdiçar seu tempo com coisas sem importância. Talvez ir à praia, assistir um filme em família, ensinar quando souber, aprender , ajudar quando puder, passear com o cachorro, marcar uma viagem para o final do ano, etc. Talvez seja alguns exemplos de como aproveitar a vida.
minhas prioridades são: 1- ser feliz do meu jeitinho, já que eu sou bem caseiro tlg? Curtir minha própria companhia, curtir minhas músicas, conversar com quem eu gosto, ter e conviver com um circulo de amizade mais próximo, mais curto e etc.
2- quero olhar pra trás no futuro e ver que eu gastei meu tempo com pessoas que valeram a pena, por mais que eu aprendi que mesmo essas pessoas que "não valeram a pena", no final das contas ainda sim nos trazem algumas lições mega importantes pro nosso desenvolvimento pessoal e pro nosso amadurecimento como pessoa.
3-quero aprender, quero ser aquele cara no futuro meio que "sábio" digamos, pronto pra dar conselhos, abrir portas na vida das outras pessoas, poder espalhar meus aprendizados de vida, que alguém chegue pra trocar ideia e que eu possa agregar na vida dessa pessoa. O duro que as lições mais valiosas da vida a gente só aprende apanhando, mas eu espero que minhas vivencias não sejam atoa e que eu possa usar isso pra ajudar outras pessoas também.
Sempre tentei me encaixar nesse padrão que você citou de "aproveitar a vida" e isso sempre me fez muito mal. Eu via todos os meus amigos se divertindo horrores em lugares que eu não me sentia confortável e fazendo coisas que simplesmente não fazem sentido nenhum pra mim. Por muito tempo tentei fazer parte disso mas sempre me sentia super mal, arrependida e com vergonha de encarar a minha família depois. Hoje eu percebo que essa pressão e cobrança vinda de mim mesma pra tentar me mudar, só fazia o oposto do que eu queria, ou seja, perder meu tempo ou "desperdiçar a vida". Agora sinto que voltei a minha essência de quando eu era criança, e acredito que se toda essa avalanche de informações vindas na adolescência não tivessem chegado até mim, talvez eu pudesse ter aproveitado mais esses ultimos anos, antes de todo o meu sentido de diversão ser distorcido.
Aqui parece um espaço tão pessoal e seguro 😭❤ tô me sentindo muito bem, obrigada por isso ma.
Eu tô numa fase que eu tenho muitos amigos mas não tenho NENHUM que eu me identifique. É todo mundo muito diferente de mim e com pensamentos diferentes, e eu me dou bem com eles, só que eu me sinto um peixe fora d'água e as vezes é difícil porque eles não entendem certos posicionamentos que eu tenho e ficam querendo me arrastar a fazer o que eles fazem. Mas o problema é que eu simplesmente não consigo achar gente parecida comigo e isso é bem difícil
Eu também sinto essa dificuldade de achar pessoas parecidas comigo. Eu tento só ser eu mesmo com todos e tentar conhecer mais pessoas por ai, dar uns rolê só e pá, pode te ajudar também.
Eu sou mais velho, sempre ouvi as pessoas falarem pra aproveitar fazendo tudo que eu quero, mas tudo que eu quero é exatamente o que eu sempre faço: ficar no computador, editar os vídeos do meu canal e trabalhar ❤
Quando eu era mais novo sentia muita pressão pra ser igual a todos aqueles que estavam ao meu redor, tipo meus primos de 12/13 anos estavam namorando, e eu sendo tímido e nunca tendo me interessado muito por isso, me via meio que "obrigado" a buscar aquilo tbm, minha família sempre dizendo que eu era gay e fazendo um monte de brincadeiras só por eu n estar ter uma namorada me fez ficar bem na merda por um tempo, me sentir muito mal mesmo sabe, e realmente pensar que tinha alguma coisa errada comigo.
Muitas vezes a gente se vê com a necessidade de fazer o que todo mundo tá fazendo e isso é uma droga, parece até que é crime querer ficar em casa deitadinho sexta feira a noite lendo um livrinho ou vendo um filme.
Eu gosto de beber e tal, mas eu sou igual vc, preciso de dias pra recarregar minha energia, e recentemente comecei a fumar(não cigarro) e tô tentando parar com essa meeeeerda.
Same (tirando a parte de fumar e no meu caso era cigarro msm)
Sendo bem sincera, a frase "curta a sua vida",não diz para você fazer algo em específico,tipo ler livros,ou ir para festas,mas sim,fazer aquilo que você sabe que vai te trazer felicidade,você vai aproveitar muito,e vai te marcar.
É sobre fazer aquilo que você gosta e tem significado,e não fazer aquilo que os outros dizem que vc tem que fzr,n é sobre agir na pressão,é sobre agir de acordo com suas vontades e interesses.🌟
Eu precisava disso, desse tipo de vídeo, dessas conversas. Me senti conversando com uma amiga muito próxima, senti uma paz enorme em ser compreendida.
Ressaca moral já me rendeu vários ataques de ansiedade e hoje não chego perto de álcool, lembro que na última vez tive coma alcoólico e eu estava nos meus 16 anos 😢. Eu me forçava a beber, dançar músicas que nem gostava de verdade e hoje com meus 25 anos, quase terminando minha faculdade de Psicologia, concordo plenamente com você. Sou uma pessoa introvertida que já me forcei muito na adolescência a fazer coisas que me deixavam muito envergonhada depois, pelo desejo besta de viver a vida loucamente. A sociedade nos atribui papéis sociais, padrões de comportamento e conceitos sobre o viver que precisam ser repensados e discutidos mesmo.
"Aproveitar a vida" bebendo e passando vergonha nunca será suficiente. Conheço gente assim e todo fim de semana ela sai e passa a semana inteira dizendo que precisa viver, precisa sair. Sendo que semana passada ela fez isso. Nunca é suficiente. Eu concordo plenamente com o video.
Esse vídeo me pegou de surpresa pq eu me sentia exatamente assim, não sou extremamente extrovertida mas preciso do meu tempo sozinha e meio que eu amadureci muito cedo por questões familiares mas hoje em dia eu vejo que eu meu jeito mesmo, gosto de sair pra comer pizza, passear conversar mas isso de beber me acabar não é pra mim mesmo e pronto, recentemente vim morar com meu namorado e pretendo me casar eu só tenho 22 anos mas eu estou super feliz, e daí isso aí é minha felicidade, não vejo prazer em pegar não sei qnts pessoas passar a noite em claro, e daí que eu sou uma senhora de 40 anos num corpo de 22 kkk
Eu quero fazer yoga, me alimentar bem, ler livro e ficar sozinha as vezes e acabou é isso.
Esse vídeo veio num momento de transformação na minha vida, tenho 19 anos acabei de entrar na faculdade (é universidade pública) e eu sempre fui o tipo de pessoa que era muito quieta, tímida, com o tempo me soltei mais e consegui ser amigo de uma boa quantidade de pessoas, hoje sou mais extrovertido e espontaneo (não tenho mais tanto medo de julgamentos), mas percebo que o meu "Ser feliz" é diferente da juventude de agora, eu amo cuidar da minha família, amo só ter momentos onde rio com pessoas humildes, odeio consumismo, e falsas aparências me assustam, enquanto o pessoal tá louco para sair para boate (por acabarem de fazer 18), eu tou em euforia para ir em uma igreja barroca para contemplar a arquitetura, sair com os amigos para ficar sentado conversando, esperar o momento para que eu vou poder dançar sozinho com minha melhor amiga, eu sou feliz com "tão pouca" coisa, sempre taxam minha vida de chata, mas eu estou morrendo de amores por minha vida, eu vivo de maneira autêntica, já pensei em viver loucuras mas nn combina comigo, e a melhor coisa é você descobrir quem você é e fazer isso ser verdade, onde você vai você é lembrado. E gente as pessoas ultimamente tão cultivando muito o ego, pregam o amor e a unidade na internet, mas a cultura do glow up e "it person", faz você pensar como se não fosse parte de uma sociedade, você foca tanto em si mesmo na intenção de que vai ser feliz quando alcançar tal coisa, metas, metas, metas... Sério(!) , o momento de ser feliz é AGORA, não esperem alcançar o corpo ou rosto perfeito para se sentir bem consigo mesmo, ao invés de fazer seu dia experimente fazer o dia de alguém (elogiando, dando uma rosa, dando dinheiro a algum morador de rua...), jamais se esqueçam das bases a cultura do amor genuino (não o de twitter) é melhor do que a cultura do ego e auto exaltação.
Como vc acha que perdeu esse medo do julgamento do próximo?? Infelizmente isso é o mais me afeta, algo que fiz por tanto tempo involuntariamente, que se tornou um problemão pra mim, porque interfere super na autoestima e saúde mental (sou muito insegura e tenho ansiedade social)
@@LeticiaAraujo-jd7sq Comecei tentando ser uma melhor versão minha (não baseado no que a internet diz, mas sim no que eu desejava verdadeiramente), assim descobri o tipo de pessoa que eu deveria ser e qual minha "posição" como amigo/na sociedade, basicamente *eu usei vídeos/exercícios de auto conhecimento* . Eu diria que melhorei muito me tentando quebrar minha zona de conforto quando via alguém que me interessava por falar falava (foi difícil), daí fui ganhando mais confiança para lidar com as pessoas. O medo do julgamento só melhorou quando comecei a cuidar de mim mesmo, e me relacionar com pessoas diferentes, cultivando aquilo que eu tinha determinado antes, cuidar de mim e se tornar a pessoa que eu queria. Dia de hoje eu estou melhor quanto a isso mas dependendo de como isso te afeta lembre-se que todo mundo tem inseguranças, as pessoas não são todas maldosas, e você é maravilhosa do seu jeito.
Nunca li um texto tão amável e que me define tanto e olha que eu só tenho 15 anos
esse video caiu dos ceus pra mim. passei as ultimas semanas me questionando sobre isso, se eu to jogando fora a minha vida por nao estar tendo certas experiencias, e tudo era porque eu tava me comparando o meu jeito de viver com o jeito de viver de outras pessoas. ta tudo bem nao querer fazer certas coisas, a gente tem que fazer o que nos deixa feliz e confortaveis 💙
Já fui pau mandado e me arrependi, enfrentei uma batalha de autodescobrimento e até hoje não me arrependo.
malu nunca pare com esse formato de vídeo que parece uma conversa entre amigos próximos, me senti extremamente acolhida.
tenho 16 anos e eu mt vezes fui considerada a “atrasada” por não ter tido experiências q as pessoas da minha idade já tiveram, e isso sempre mexeu mto comigo e gerou uma cobrança sem sentido (hj em dia eu vejo q era sem sentido) de q eu precisava me igualar a eles para ser minimamente aceita, mas eu consigo ver agora que eu não estou errada por estar respeitando o meu tempo de viver, nunca foi minha vontade sair vivendo adoidada, beijando, bebendo, e “curtindo”. eu prefiro muito mais ter tempo de qualidade com meus amigos, ler livros que me tragam conforto, passar uma sexta feira assistindo filme e comendo besteira com minha melhor amiga, isso pra mim é o suficiente para me fazer feliz!
Vídeo INCRÍVEL me identifiquei pra caramba! Minhas prioridades são passar o tempo com a família e com as pessoas que eu amo e me importo. Porque um dia eu não terei mais elas por perto. Isso eu aprendi quando minha avó faleceu em 2021, eu percebi que o tempo com os nossos avós e pais é muito curto e eles tem muito pra nos ensinar. Então amá-los e aproveitar o tempo com eles é a melhor coisa. E assim como aproveitar o tempo com meus primos que ainda são crianças. Um dia eles vão crescer. Aproveitar o tempo com os amigos e rir com eles é essencial também. Outra prioridade minha é fazer as coisas que eu gosto e que me fazem sentir bem. Cuidar da saúde, porque quando a gente está doente, a gente não tem paz alguma. Focar nos estudos, sim, eu estou estudando para passar na faculdade que eu quero e acho que uma grande satisfação e prazer que nós podemos ter nas nossas vidas é trabalhar com aquilo que amamos e perseguir nossos sonhos. Nada é tão bom quanto perceber que fazer aquilo que você ama pode mudar a vida das pessoas e ajudá-las. São essas as minhas prioridades.
oie, malu! eu achei seu canal nos últimos dias e achei você muito legal, me interesso pelo seu conteúdo e vou completar 18 esse ano e os últimos foram difíceis pra mim, tive costumes ruins quando eu era mais novo e essas coisas, então concordo com o que você disse sobre aproveitar a vida. pra mim o significado de aproveitar a vida é fazer coisas que eu goste e eu só encontrei esse tipo de coisa, como ler livros, faz pouco tempo e enfim, adoro vídeos desse tipo e me faz se sentir menos sozinho. você é muito divertida e legal e tô gostando de te acompanhar
Minhas prioridades:
1. Dar o melhor de mim em tudo na vida. Eu fui assim na escola, sou assim no trabalho, sou assim na academia, nos jogos online (sempre tento pegar o elo mais alto), é uma caracteristica minha tentar ser o melhor, é o famoso "it's not over until i win". Sou bem persistente nisso.
2. Ser gentil com quem merece minha gentileza, eu por default sou gente boa com todo mundo, sorridente e pá. Porém se a pessoa folga em cima de mim, ou faz algo meio chato eu ja tendo a tratar mais com respeito porém não gentil, como um amigo próximo.
3. Juntar dinheiro pra sair da casa dos meus pais (esse ta sendo dificil, mas tamo na luta)
4. Manter minha saude mental estável, da mesma maneira como você falou, tendo momentos sozinhos, eu curto demais passar um tempo sozinho, vendo minha sériezinha, jogando sozinho, seja jogo modo história ou competitivo, vendo um filme, limpando o quarto, etc.
Fun Fact: não bebo, não fumo, não uso drogas, não faço nada de perigoso pra mim nem pros outros, e to super feliz assim nunca senti NECESSIDADE de usar nada desse tipo de substância, principalmente porque eu gosto de estar no controle da minha vida, não curto a sensação de que vou perder a sanidade ou tomar decisões que eu não tomaria são.
Para mim aproveitar a vida é ter dinheiro para fazer muitas viagens, não se preocupar se vai ter dinheiro para pagar tal coisa. Por isso me privo e me privei de muitas festas para estudar, para manter o ritmo da faculdade e saúde mental.
o ônibus e ir,chegar às 8 horas,e entrar naquela escola,e sair só as 5:30, esperar ônibus de novo
E ir pra casa,e não tenho amigos lá e tá sendo totalmente esquisito.As vezes queria voltar a ser criança sem aquela responsabilidade,era mó baum,e de vez em quando bate na minha cabeça,será que eu vou aproveitar minha adolescência??.As vezes fico até triste por causa disso da vontade de chorar.
dá um conforto no coração saber que existem pessoas parecidas com a gente e que não fazem questão de seguir o bando e as correntes :) valeu por isso!
Seu canal é pft mds ainda Bem que achei você!!!!
Esse era um vídeo que eu estava precisando assistir. Assim como você falou no início, você deu voz a algo que estava na minha cabeça há um bom tempo. Sou uma jovem adulta e já me falaram que eu deveria aproveitar mais a vida, sair mais, beber... Mas não acho que isso se encaixa no MEU conceito de aproveitar a vida. Quando paro para pensar, as minhas melhores lembranças são aquelas em que estou em paz: conversando com amigos, escutando uma música que gosto muito, admirando uma paisagem bonita, lendo um livro etc. Me considero introvertida e acho ruim como muitas pessoas que são como eu tentam se adaptar a um estilo de vida extrovertido sendo que não gostam disso. Quero aproveitar a minha juventude sendo eu mesma e vivendo em paz com coisas que me fazem feliz.
Também não se encaixa ao meu perfil, não sou espontâneo e sinto que possuo "conteúdo interno". É um erro definir padrões singulares para uma geração plural.
Eu simplesmente AMEI o ponto de vista que você compartilhou nesse vídeo, me senti super representada ♡ É muito massa ver alguém com uma idade parecida com a minha, pensando dessa forma.
Que vídeo gostoso e reconfortante Malu, obrigada por reunir aqui as pessoas que se sentem dessa forma e demonstrar que não estão sós. Aliás, estou muito feliz de te escutar pois estava muito pilhada por me sentir diferente dos jovens que parecem ser a maioria.
E eu também moraria em uma fazenda kkk em uma montanha no meio da natureza, seria um sonho.
Essa pessoa que disse pra aproveitar bebendo, fazendo loucuras e etc tava falando isso mais pra ela mesmo do passado do que pras pessoas em geral
Oi! Primeiro vídeo que vejo do seu canal e eu adorei hahaha
Eu tenho 27 anos e sou introvertida. Nos meus 20 anos eu namorei um cara extrovertido e eu achava que eu precisava sair, precisava beber, precisava fumar para aproveitar a vida. Não me arrependo, porque aprendi muito nessa época, mas hoje entendo que isso não tem nada a ver comigo. Para mim, aproveitar a vida é ler livros que gosto, passar tempo com meu pai e com meu gato, fazer uma receita nova, fazer uma atividade física de manhã com meu namorado, etc.
A dica que eu dou para quem tá entrando na vida adulta (incluindo pro meu irmão, que tem 18 anos) investir em autoconhecimento, porque só assim você vai entender seu perfil, personalidade e princípios e assim vai poder viver de acordo com isso. Você pode fazer isso com ajuda de um psicólogo ou escrevendo um diário, conversando com pessoas que te conhecem desde criança e ficando um pouco sozinho se questionando sobre seus atitudes e gostos.
E porque você gueria fuma pra aproveita kkkkk ?
esse vídeo me fez querer muito ser sua amiga! nossa geração tem medo de traumas, ao invés de buscarem ser resolvedores de problemas, eles tem os evitado. que vídeo importante!! precisamos conhecer nossos limites
nossa simm!
Adorei o vídeo e belos quadros na parede também.
Não conheço você, nem o canal, o algoritmo do UA-cam me indicou o vídeo e achei legal o tema e parei para assistir, já digo que amei suas observações sendo tão jovem ❤️❤️. E posso te afirmar, quanto mais cedo você se questionar sobre de fato o que é importante pra você e para o seu estilo de vida, menos sofrimento terás em tentar descobrir quem você é ou o que gosta quando ficar mais velha, digo isso porque fui uma adolescente super "certinha" mas gostava muito de ser assim, nerd, livros e rock, mas para me encaixar resolvi deixar isso de lado e ser como falavam que eu deveria curtir, sair, experimentar cigarro mesmo odiando o cheiro, ser maltratada por garotos e por aí vai... Depois dos vinte e poucos, tenho 27 anos agora, com muita terapia e autoconhecimento aceito que o meu aproveitar a vida é sair sozinha, ter rolês de jovem adulto idoso, é garimpar em brechó, curtir minha música na boa... Minha dica é viva da forma como você se sente em paz, independente da idade, não existe uma regra sobre o que deve ser feito ou não para jovens, adolescentes, idosos, a vida passa como um sopro e ela só fará sentindo se vivida de forma a respeitarmos quem somos, e não ter vergonha disso. É cansativo demais performar o que esperam da gente.
Não sei dizer o quanto me identifiquei com você! Adoro seus vídeos, me sinto bem próxima 🤎
Caraca, esse vídeo me fez refletir taaaaanto sobre minha vida! apenas aos 16 anos percebi que eu estava destruindo meu próprio psicológico, me torturando mentalmente fingindo gostar de muitas coisas que eu não gostava para agradar as pessoas, me sentia um lixo por gostar de coisas impopulares e ter opiniões totalmente opostas aos pensamentos das pessoas envolta. Até um momento (16 anos) eu fiz minha única e primeira amizade verdadeira, que realmente me aceitava como eu era/sou e consegui me abrir sobre minhas opiniões (opiniões totalmente polêmicas por sinal) e gostos pessoais considerados totalmente estranhos pelas pessoas, apesar de muitos dizerem ser mente aberta, não respeitavam meus gostos, mas essa pessoa foi diferente, e acho que realmente aprendi muito com ela, nossa amizade nos fez refletir muuuuuuuuito sobre como nós deveriam mudar para nosso bem, e pensar mais em nós mesmas antes de pensar na opinião dos outros em relação à nossas vidas!
Preciso mudar ainda, ainda tenho muita para aprender em relação à meus gostos pessoais, e autoconhecimento. Ainda tenho muitas inseguranças, as minha meta é conseguir é superar meus medos e inseguranças em relação à algumas coisas...
eu me sinto pessimo rodiado de muita gente, mas ao mesmo tempo eu gosto de estar com meus amigos fazendo algo junto. Teve uma festa de aniversario de uma amiga nossa (que hj é minha ex) que foi todo mundo do grupo, só que quando a festa cmc mesmo eu me isolei num canto e fiquei sentado, por eu estar extremamente desconfortável no meio duma galera que eu nunca tinha visto (o pessoal da familia da minha ex) eu tava detestando o barulho. eu só sai do sofazinho la do canto pq essa minha amiga me puxou pra festa, depois daí eu consegui aproveitar a festa sem desconforto e foi um dos melhores dias, principalmente dps da quarentena.
Que relato massa, man!
Gente isso é tão REAL.
Eu sempre fui uma pessoa introvertida e na pré adolescência sofri muito bullying e suspeito até de ter tido ansiedade, passei muitos problemas em casa. E quando fui pro 9 ano e mudei de turno comecei a ganhar muita atenção dos meninos e eu nem entendia pq (meu corpo) achava q era pq eu era legal KKKKKK. E por mais que eu tinha horários e meus pais me buscavam em festas eu bebia, dançava e pasava super mal. Fui apaixonada pelo cara maks popular e tóxico da escola (que fudeu minha vida) e eu era popular, mas doi de longe o pior ano da minha vida. Depois mudei de escola e voltei a ser reclusa, e sinceramente quanto menos eu bebia e fazia uns rolês divertidos mais feliz eu era. Hoje em dia tenho tip 2 amigas e n fiz nenhuma amizade na faculdade pq JURO o pessoal me lembra exatamente das coisas que vivi em 2017 😶
É impressionante o quanto eu precisava desse vídeo, obrigado!
Eu estou percebendo que depois que te conheci estou me amando mais, pq sempre fui como vc, seu jeito é o meu jeito, mas com o tempo fui me fechando muito depois de vários acontecimentos, agora com vc consegui voltar a ser eu mesma!! Obrigada!! 💗
Nossa! Eu super concordo com você, as vezes penso que nasci no século errado só pelo fato de gostar de músicas antigas e o estilo mais retro 😭🤍
Eu fiz muita coisa q me arrependo, sempre fui introvertida e ano passado comecei a sair muito, saia, bebia, beijava… mas no fundo nunca gostei daquilo sempre fui aquele tipo de pessoa que gosta mesmo de estudar e de ficar sozinha, hoje eu saio muito menos e só saio com as pessoas que realmente confio, tô muitoo mais feliz
É então eu também me identifico com a maioria dos vídeos, por que é praticamente a mesma história
é tão bom aprender a gostar da própria companhia e se divertir com coisas simples, n trocaria essa paz por nada.
mais um video perfeito malu!!!
No fim vale sempre buscar aquilo que te faz bem para aproveitar realmente a vida
Eu tenho 21 e trabalho com pessoas de 30 40 anos, eles me falam isso de aproveitar a vida e meter o louco, pq quando ficam mais velhos não é “socialmente aceito” fazer isso e não tem mais uma galera da mesma idade que vc pra te acompanhar. Eu achei estranho mas faz sentido, já fui pra muitos roles antes da pandemia mas depois disso todos meu amigos se afastaram e hoje eu me sinto muito sozinha. Eu quero sair e me divertir mas não conheço ninguém que iria comigo. Na faculdade todo mundo é chato tô vivendo um dilema, sinto que desperdiçado a minha juventude sim por só ficar em casa e trabalhar
Me sinto exatamente assim as vezes kkk
Sai sozinha mesmo e faz amigos no rolê. Já passei por isso e perdi muito tempo deixando de fazer algo pq n tinha companhia. Não perde tempo não!
Você pode frequentar outos espaços, fazer aula de dança, teatro etc. e lá fazer amigos que podem gostar de sair pros mesmos lugares q vc
Acredito q esse julgamento de fazer coisas q já não são mais pra sua idade vem das pessoas mais velhas, porque gostariam de ser assim, eu mesma e os jovens q conheço nunca julgaram dessa forma, até existe uma certa admiração e vontade de ser assim quando tiver na casa dos 30 40 anos, então é melhor n se prender muito nisso. Viva sua vida sozinha e feliz fazendo o que gosta, ou se quiser, arrume companhias com sua vibe e que goste de frequentar o mesmo lugar que você, não deixe de viver por conta do outro.♡
Frequente novos lugares, viva novas experiências, por que só vivendo que tu encontra pessoas que queiram viver da mesma forma que você.
Nunca tive problema com "não aproveita a vida se não meter o louco" por causa da ✨igreja✨
Também nunca tive amigos que não fossem "mais que colegas", então até hoje não sei se sou extrovertida ou introvertida, mas meu mbti também combina mais com um entp legal (porque tem um monte de pensamento pa% no c$ e ✨igreja✨). Tive muitas amizades tóxicas desde os 2 anos por causa da creche e matei todas elas quando fiz 6 anos, aprendi a ler e fiquei vendo frases motivacional no orkut, redes sociais me fizeram aprender a dizer "não" e que gatinhos são fofinhos, basicamente kk
MDS... Esse canal é extremamente necessário
Eu tenho 19 anos e sempre fui mais introvertida e nunca tive facilidade em criar amizades.
Meu primeiro beijo foi com 13 anos e foi por pura pressão, eu era novata na escola e as meninas queriam que eu ficasse com o menino, acabei cedendo porque parecia que eu estava fazendo amizades ali.
Acabou que eu não me identifiquei com as meninas e acabei me aproximando de um grupo menor de pessoas.
Fiz amizades na igreja mas também me afastei pois eu via muita coisa errada ali, naquela época eu até saia em eventos da igreja. Bom, depois disso não tinha muitos lugares a ir, então eu passava a maior parte do tempo em casa e considero que aproveitei sim a minha adolescência, do meu jeitinho haha (Tive um fã clube de sucesso a algo que gostava, assistia minhas séries, lia alguns livros e assistia e ainda assisto muitos doramas).
Na pandemia foi quando eu estive mais sozinha, e quando eu mais tive autoconhecimento, isso mudou muito em mim.
Na volta as aulas eu fiz amizades, me afastei delas pois novamente não me identifiquei, fiz outras amizades e comecei a namorar.
Logo vou fazer 1 ano de namoro e nesse tempo eu me diverti pra caramba, conheci vários lugares e fiz lindas lembranças.
Eu acho que a vida é sobre isso, você ficar velho e ter muitas lembranças e poucos arrependimentos.
Então vamos fazer memórias boas, cada um do seu jeitinho ❤️
Esse vídeo me ajudou muito porq sou uma pessoa sozinha, não tenho amigos, não fumo e nem bebo, mais me sinto bem assim, os melhores momentos que passei foi estando sozinha, eu penso melhor, me conheço melhor, e sou mais feliz assim, mais e muito ruim escutar pessoas falando que vc tem que viver sua adolescência como se não ouvesse o amanhã, e tem que bebe, fumar, namorar e essas coisas pra sentir que teve uma adolescência boa, e eu discordo totalmente, ter uma adolescência feliz e boa e fazer coisas que você gosta, não importa o que seja, eu aprendi a ignorar essas coisas que essas pessoas falam, e depois disso comecei a me sentir melhor, sobre a forma em que vivi minha adolescência, foi uma adolescência tranquila e boa, não tem coisa melhor que isso, viver uma adolescência sem preocupação.
Simmmm, me identifiquei muito com você!
Eu sentia que não estava aproveitando a minha adolescência por que eu não saio de casa e não curto muito festas mas eu percebi que eu prefiro ficar em casa lendo um bom livro e tomando café, ir ao parque, ter boas conversas e principalmente viver a vida real fora de um celular💌
Obrigado pelo seu comentário!
E o jovem que desde cedo precisa trabalhar, estudar e pagar boleto, só vive cansado e sem tempo ? Kkk É legal se divertir, mas eu super me identifico sobre preservar ter paz e sossego e SÓ DESCANSAR na maior parte dos dias… Parabéns por sua maturidade e responsabilidade !!! Eu acho que aproveitar a vida é isso, ser responsável e buscar sempre a paz, continue assim . Se os jovens tivesse o mesmo tipo de pensamento, o mundo seria outro . . .
culpa o capitalismo. todo mundo deveria ter tempo pra lazer
@@frazyfrog Ahn? Que lógica é essa? Ah, esqueci, mais um iludido pelo maravilhoso mundo socialista..
O que mais tem hoje em dia é gente com lazer, da vivendo numa bolha? Só pode!
Esse vídeo foi muito necessário para mim. Estou até mesmo arrepiada nesse momento. Sério!
Antes de tudo, eu sou introvertida também e tenho 20 anos, e sou muito voltada em minha zona de conforto, tanto que me fez esquecer de viver em meio social. Eu tenho uma prima que, vivia me falando que eu deveria sair mais e me divertir, que não fazia mal beber um pouco de álcool. No final de ano, 3 amigos e eu nos reunimos e bebemos, e olha, eu parecia outra pessoa por causa do efeito do álcool, porque normalmente, eu não sou de me expressar verbalmente, e com o álcool é justamente o contrário. Minha prima dizia que isso é bom, pois eu estaria aliviando tudo o que guardei, mas sabe? Eu queria fazer isso NATURALMENTE, sem precisar consumir bebidas alcoólicas.
Obrigada pelo conteúdo, foi de grande ajuda. ❤️
Vou fazer 19 anos que nunca usei drogas ou bebi assim, mas confesso que eu não aproveitei tanto a minha adolescência assim ou fiz coisas de pessoas da minha idade. Eu quase nunca saio de casa ou quando saio é só com os meus pais e sinto que estou parado e não tenho experiências nenhumas
Desde muito nova sempre fui bem presa em casa sabe, não saia muito e via diariamente o relacionamento toxico da minha mãe, também mudei de escola muitas vezes umas 10 desde o fundamental, hoje tenho 19 e por conta da pandemia meu psicológico foi para o saco e repeti de ano então terminei o ensino médio no ano passado, hoje não sei o que fazer nem para onde ir, é bem complicado pq as vezes eu sinto isso, que tô desperdiçando, minha mãe acha perigoso que eu saia e eu sempre fui a garota certinha, então já tentei conversar para me deixar sair ao menos um pouco, só que por ser perigoso ela e minha família meio que insistem em me prender, não que eu queira ir pra balada ou beber pq não é a minha praia, mas gostaria de ir em museus, lugares que eu nunca fui que são gostosos, assim como vove eu amo escrever e ler e aqui em casa é ruim as vezes para isso, para sentir uma vibe deixar fluir e eu conseguir escrever, e por não me conhecer e meu psicológico ainda estar abalado tem vezes que sinto crises, mas enfim talvez algum dia isso mude.
Me identifiquei com vc. Aqui em casa meus pais sempre nos prenderam muito (eu e minha irmã 2 anos mais velha), a gente nunca pode sair pra casa de um colega nem pra fazer trabalho escolar. E eu sei que isso afetou diretamente na pessoa reservada que sou hoje, porque me acostumei tanto com o fato de não sair que por um tempo eu nem liguei mais, passei por bullying no 6° ano então depois disso as amizades mais próximas que eu fazia não duravam até o ano escolar seguinte. Eu não conseguia e até hoje (tenho 20 anos) não consigo me conectar fortemente com as pessoas, a ponto de chamar pra sair e criar laços mais fortes. E com isso tudo veio ai: ansiedade social. Lá pro final do ensino médio eles ficaram um pouquinho mais flexíveis, hoje em dia minha irmã sai bastante com os amigos da faculdade e tudo. Mas eu parei no tempo, sinto que só não saio porque não quero ou porque sei que eles vão implicar ainda, mas na verdade é porque eu não consigo, não consigo me impor por mim mesma, minha saude mental me abala muito nessa questão e me sinto muito dependente deles, além do fato de não ter mais amizades, então agora que eu "posso" vou sair com quem?? (no máximo restou uma, mas a gente mal conversa). Eu vou entrar na faculdade nesse 1° semestre, e minha maior expectativa é encontrar minha verdadeira "eu", meus gostos (porque até nesse quesito sinto que me perdi de mim) e fazer amigos com quem eu me sinta bem, sair mais sem medo de viver, ser boba como a adolescente que não pude ser, me divertir...
Enfim, espero que possamos crescer muito esse ano e nos libertar das coisas que nos prendem para finalmente sermos o que a gente quiser, o que nos fizer leve e feliz. 🫂
Assim não quero bancar o pessoal do "seja aquilo, mude isso, faça aquilo e mude de vida", buscar o autoconhecimento, entender o passado, ressignificar traumas, buscar entender os próprios comportamentos, abriu muitas portas pra uma pessoa que estava psicologicamente e moralmente no fundo do poço
@@LeticiaAraujo-jd7sq
Bullying por qual motivo?
que mulher maravilhosa ♥️♥️♥️♥️
Eu não sou de comentar, mas gostaria de deixar meu depoimento aqui pq acho que vai servir pra alguém ou sla
Eu acho que não tem nada melhor que ser uma pessoa introvertida, Sério! Digo isso pq eu na minha pré adolescência fui uma pessoa muito "fechada" tinha poucos amigos. Dps dos meus 16 resolvi mudar minha personalidade, e realmente consigui ser alguém extrovertida, pra que? Foi a parte eu mais me machuquei em relação com as pessoas, criei dependência emocional e insegurança em querer ser aceita pelos meus amigos e acabei fazendo coisas toscas só pra agradar. Mas falando sério, ser uma pessoa introvertida é uma coisa boa que o ser humano pode ser. vc de livra de vários problemas e se conservar mais, sem dizer que você consegue observar quem vale a pena virar amigo.entao, um conselho para os jovens de hoje é: Não mude sua personalidade, as vezes, isso te ajuda a não passar por situações ruins ou desconfortáveis só para encaixar
A geração que menos quer ser julgada é a que mais julga,não é por acaso que estamos no tempo do "cancelamento".
Essa viagem de "sair e aproveitar a vida" é uma idiotice, eu sinto que já fiz todas as minhas merdas na adolescencia, tenho 20 também, com 13 eu já tinha tido todas as cores de cabelo, fumava e bebia (msm ainda sendo bv, mas perdi td isso com 14 então a). Enfim hj aos 20 já to de saco cheio, não gosto mais de ter amigos, nem sair pra festas, mesmo sendo uma pessoa sociável e comunicativa, não gosto de eventos sociais pq pra mim são chances de perder tempo. Gosto de ficar em casa e estudar, e não sei quando cheguei nesse ponto mas me sinto carrancuda demais pra minha idade
Era exatamente sobre isso que eu tava pensando esses dias, esse video caiu pra mim no momento oerfeito
Crise dos 20 batendo forye kkkk
olha, eu fiz essas coisas de beber, e dançar e ir pras festas, não é algo que eu sempre quero fazer, não é algo que me forçaram a fazer, mas quando eu faço eu acho legal, e no dia que eu não quero eu simplesmente não faço e pronto. eu também me cobrava muito pensando que tinha que curtir a vida, mas antes quando eu fazia essas coisas eu não me sentia confortável com as pessoas que eu saia, e não me sentia segura comigo mesma. agora entendo que dá pra "aproveitar a vida" e fazer as minhas coisas sozinha e dentro de casa, que posso curtir e também ser responsável. o (meu) grande problema era querer ser extremista demais: viver na curtição ou viver na minha. enfim, só façam coisas que vcs queiram fazer quando vcs se sentirem confortáveis pra isso, e não sejam extremistas.
ps. se forem beber, bebam com moderação, pq, apesar de eu nunca beber até cair ou vomitar seila, já vi como é, as histórias são engraçadas, quem conta e quem escuta se diverte, mas pode ter certeza que é mais engraçado quando vc é só um telespectador e não tá no outro dia tendo que tomar apenas água coco e sem conseguir levantar da cama. (bastante específico, baseado em fatos reais(
06:05
Eu com 10 anos, sofria muita pressão dos coleguinhas da escola para perder o famoso "BV".
Ser "virgem" (com 10 anos) era motivo de chacota (rir pra não chorar).
Eu fiquei bem mal da mente, muitas vezes eu trai a mim mesma cedendo as vontades alheia, mas sobrevivi. Aquela vozinha do subconsciente apesar de "apagada" sempre me guiou.
Cresci com pais que “aproveitaram a vida”, iam a muitas festas e tem MUITAS histórias para contar. Adora festas, mas não gosto de funk, e é quase impossível achar lugares (e amizades) que atendem aos meus gostos. Morro de medo de não “aproveitar minha juventude” e não ter histórias para contar depois. Foda.
O pior é que a maioria das pessoas não entende que, muitas vezes, prefiro ler um bom livro e acordar sem ressaca no próximo dia do que ficar doida e dar pt na balada. Me pego sendo uma espectadora dos stories dos outros, como se não tivesse de fato vivendo o que “faz parte da juventude”. Enfim, só um desabafoKKKKKK
obrigada pelo vídeo! Cheguei agora no canal e estou maratonando todos :)
Vc é o tipo de gente que atrai, sei lá pq
Vc tem um brilho estranho que cativa, é tão espontâneo e honesta e fofa🥹🫂
Seus vídeos são perfeitos ❤️🔥
esse foi o primeiro video que me apareceu da malu, foi por recomendação e eu nem assisti até a metade pois n tinha gostado, mas dai passei a ver outros videos e me identifiquei tanto, seu carisma me contagia demais e me deixa alegre, mano de verdade obrigado por existir, nesses ultimos dias vendo seus videos eu tenho visto a vida de um jeito diferente e positivo, acredito eu que muitas pessoas se sentem bem hoje graças a voce
nossa seu canal foi um tesouro encontrado. adoro vídeos num estilo chamada de vídeo com reflexões aleatórias, escuto pra fazer tudo
concordo bastante com essa ideia de entender como vc prefere aproveitar a vida na sua própria maneira, inclusive já falei na terapia o quanto eu odiava esse termo "aproveite a vida" ou "aproveite seu/sua *insira aqui qualquer fase da vida*" pq parecia que a forma como eu vivia estava errada, principalmente, por ser introvertido e tímido
8:54 Minha nossa, eu mesma!! Adoro ficar sozinha, e concordo completamente. Cada um que aproveite a vida da forma que quiser.
Eu não sou de comentar em vídeos, mas eu encontrei os vídeos essas semanas atrás e sinceramente falando, foi a melhor coisa que aconteceu até agora. Porque ano passado (2022) eu simplesmente só trabalhava e não saía pra NADA, nem pra comprar um pão e foi um ano horrível, pois eu apenas sai pra escola, estágio e um curso que eu faço de noite ( e não estou me sentindo mais a vontade lá) e isso me deixou doente!! E agora vendo o seus vídeos eu estou começando a entender melhor os meus sentimentos e nunca me identifiquei tanto, então... muito obrigada ❤
Malu amo muito teus vídeos, eles são super necessários, é intrigante a forma que eu me identifico com suas histórias 😅. Amo muito seu canal ❤
Tenho a mesma idade que você. Vejo exatamente isso que você disse na minha vida. Tô fazendo Erasmus aq na Europa, e te digo com toda a certeza que essa mentalidade é propagada em quase todas as pessoas que eu conheci por aqui. Curtição, festa, viagens todo final de semana, é uma vida muito boa, mas muito cansativa também.
Obrigado por essa conversa sobre valores e prioridades, me ajudou bastante a refletir sobre essas coisas.
Me identifico muito contigo Malu, no quesito de entender a outra forma de aproveitar a vida e de ser introvertida. Sempre preciso do meu tempo comigo mesma e penso que a melhor forma de aproveitar a vida é sendo gentil, ajudando as pessoas, aprendendo com elas, estudando bastante, amo estudar kk, fazer muitas leituras e se sentir bem, se conhecer a si msm antes de tudo, e a aproveitar a vida com si msm, no seu tempo, com suas verdades e seus limites.
Bem, eu tenho 27 e tbm sou uma introvertida que se comunica bem, passei grande parte da minha adolescência tentando segurar tudo e ser "perfeitinha" hoje tomo ansiolíticos kkkkk, mas enfim, você tá num bom caminho, oq eu percebi nesses últimos tempos é que a decisão que me deixa mais feliz é fazer exatamente oq eu quero, sair quando quero, ficar em casa me curtindo quando dá vontade. Se eu tenho um conselho é "aproveite a sua juventude pra descobrir quem você é e do que gosta" isso é tudo que importa.
Toda mulher e bi
Pra mim beber e fumar cigarro, usar droga, é coisa de adolescente. Quem faz isso mais velho pra mim é uma completa perca de tempo.
Eu aproveito minha vida nadando no rio, andando na mata, indo à bons restaurantes e estudando bastante.
Amei o vídeo. Gostei de ver alguém com essa mesma perspectiva de que, cada um tem o seu próprio jeito de aproveitar a vida. E também que acha o "aproveitar" de hoje meio... desnecessariamente exagerado (beber, usar drogas, pegação, fazer loucuragem). Realmente é difícil encontrar pessoas que pensam assim, mas me despeço agora. Continue com o bom trabalho, good job girl 😎👍🏽
17:35 nss eu precisava muito ouvir isso
Me identifico total sobre ser "pau mandado" KKKK, acho que em determinada fase da vida entendemos que também podemos se impor, impor nossas opiniões, limites e o que queremos. É até uma início de saber dizer não também, eu particularmente tenho muita dificuldade, ou tinha, de dizer não, mas agr falo com mais facilidade.
Tenho 15 anos, e me identifiquei muito com esse vídeo! Sou introvertida, e em 2019 queria estar igual os adolescentes da minha idade, meter o loco, ter a experiência do primeiro beijo. Mas nunca tive vontade disso, com a pandemia tive que aprender a não ter dependência nos meus amigos, e foi tao bom! Aprendi a ficar sozinha pois sabia que eu gostava de ter a minha própria companhia muito antes, me cobro por não estar "vivendo" como meus amigos que sempre estão saindo, estão em shows, festas... mas sei que tenho necessidades diferentes da deles. Hj em dia ainda sinto que deveria sair mais e socializar mais, porém de um jeito saudável para mim. Obrigada por esse vídeo! Me senti em casa assistindo ele.♡♡
Eu tenho 15 anos e desde que começou a pandemia vivia pensando em como eu estava despedissando o meu tempo, na época da pandemia tive muitos amigos e consegui me divertir mto com eles jogando e tudo mais. Mas eu não percebia isso na época, eu queria sair, fazer festa, era o que eu acreditava que era viver. Mas agora que já tá tudo liberado não tô saindo tanto, eu estou tendo dias mais tranquilos. O grupo que tinha antes já não existe mais e fico meio triste por não ter mais tantos amigos. Mas tô percebendo que nesse momento mais "sozinha" eu tô me conhecendo, aprendendo mais sobre mim e me desafiando a sair da minha zona de conforto. E realmente me sinto bem e feliz.
Caí de paraquedas aqui e achei ótimo seu vídeo! Sou um pouco mais velha e durante a adolescência Skins tava no auge na minha roda de conhecidos e eu achei que a minha adolescência tinha que ser tipo aquela lá e, depois de começar a sair e ir em festas, eu percebi que aquilo não era pra mim; mas arrisquei e procurei fazer as coisas e foram boas, mas porque eu queria. Alguém disse uma vez "não se vive só uma vez, se vive todos os dias; mas se morre uma vez, então tenha cuidado" e acho que é ótimo para isso.
Uma coisa que eu vejo é que as pessoas da minha idade tem "medo" das mais novas ficarem enfurnadas em casa presas na frente do celular, mas é a mesma coisa quando nós eramos mais novos e nossos pais implicavam com videogames e jogos no computador.
Não botava fé e entregou tudo, concordo simplesmente com tudo, era como se estivesse na minha cara e esse video foi a chave pra eu poder ver, continua assim que vai longe, simplismente video PERFEITO!!!
Sempre achei o um saco esse conceito de aproveitar a vida. Para mim aproveitar a vida é fazer oque eu gosto. Aproveito subindo montanhas, tocando piano, lendo, estudando, vendo algum filme sozinho. E sem duvidas me divirto muito mais do que enchendo a cara em uma festa. Não que eu não possa me divertir numa festa mas, não é nem de longe a minha primeira opção.
Meu grande problema é que toda essa coisa de rede social colocou na minha cabeça a ideia de que eu já sou um aposentado pra fazer as loucuras que geralmente a gente faz na adolescência. Infelizmente sofri MUITO a adolescência toda com problemas psicológicos e não fiz nada além de ficar em casa e me sentir extremamente sozinho. Felizmente, agora aos 22/23, dei um 180 bem grande, conheci e reconheci pessoas e comecei a fazer tudo o que eu não tive a oportunidade de fazer: ir em shows, festas, beber, usar coisas que eu tenho curiosidade e isso tudo tá sendo uma experiência enorme. Mas ao mesmo tempo, eu não consigo lavar essa ideia de que eu sou velho. Quando ouço dos outros que aos 15 já tava se aposentando das loucuras, eu aos 20 nem tinha começado e isso às vezes tira o gosto daquilo tudo.
A gente se encarcera nums pensamentos tortos por NADA e deixa de aproveitar as coisas 100%. Apesar disso, to bem mais feliz pq eu queria ter essas experiências, ir a lugares há muito tempo e pelo menos eu tenho responsabilidade e meu próprio dinheiros. Tudo com moderação também, claro
eu tenho um video no tiktok falando mais ou menos o que você disse sobre introversão e extroversão e não teve como eu me identificar mais. timidez não tem nada a ver com introversão e gostar de ficar na sua fazendo suas coisas não é o jeito errado de viver, é a porra de um traço da personalidade!! o errado é tentar virar aquilo que vc n é só porque existe essa mentalidade de que a extroversão é positiva e a introversão é negativa. alias, todo mundo é um pouco dos dois, em níveis diferentes... bora dosar os desejos pra ser feliz
Cara eu nunca fui o tipo de pessoa que gosta de coisas tipo festa (pra mim festa boa tem bolo e coxinha), odeio barulhos muito altos porque me faz mal, e o que me faz bem é só estar com meus amigos mesmo, saindo pra lugares novos, passando um tempo juntos ou até mesmo só jogando com call no discord, mesa de RPG e etc. Eu acho que eu tô aproveitando muito bem minha adolescência (tenho 16, mas faço 17 dia 24), e fico feliz por meu censo de responsabilidade ser bem desenvolvido pra mim, sempre priorizo coisas que vão me dar um retorno bom no futuro, e me sinto bem vivendo minha vida de uma forma calma, eu só gostaria de poder sair mais com meus amigos (meus pais sempre foram de me isolar do mundo e fazer um inferno qndo vou sair e tals) mas o lado bom que agora to me sentindo mais livre e não me sinto mais tão mal por ser do meu jeito, entt eu diria que eu tô vivendo minha adolescência do melhor jeito possível pra mim :)
resumo, cada um tem o seu próprio conceito de aproveitar a vida, cada um aproveita do jeito que quer, acho que não existe um jeito "certo" de aproveitar a vida, só faça o que vc gosta.