Sketchbook - Encontrando quem você é como artista

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 15 вер 2024
  • Este conteúdo faz parte do Clube Brushwork Atelier. Conheça mais em: brushworkateli...
    Livro citado - Big Bad World of Concept Art for Video Games: • Análise de Livros - Bi...
    Muitas das referências citadas podem ser encontradas neste post do blog: brushworkateli...
    Se gostou deste conteúdo, não se esqueça de se inscrever no canal!

КОМЕНТАРІ • 62

  • @eliasdegasperi_art
    @eliasdegasperi_art 5 років тому +2

    Excelente vídeo! O melhor canal para artistas brasileiros.

  • @rafasouzaart
    @rafasouzaart 5 років тому +1

    Maravilhosoooooooooooo Luuu

  • @emillesasaki5615
    @emillesasaki5615 Рік тому +3

    "muitos estudos e pouca exploração" definiu bem o meu sauhasusah

    • @brushworkatelier
      @brushworkatelier  Рік тому

      Só lembrando que os estudos tem sim sua importância :)

  • @Gui3DMonster
    @Gui3DMonster 5 років тому

    amo os seus video são bem explicativos obrigado mesmo clareou um pouco a minha mente

  • @pedrodu
    @pedrodu 5 років тому +4

    Sempre que estou passando uma crise eu venho aqui e revejo uns vídeos seus, séiro. Seu conteúdo é muito bom, te admiro muito!

  • @danieladarce6291
    @danieladarce6291 5 років тому +6

    Saudades de vídeo no canal, essa ideia de pegar 1 mês e desenha só o que gosta num sketchbook pra se descobrir deve ser muito daora de fazer, vou tentar fazer ela sem pressão pra aproveitar, e foi um bom lembrete só não ficar nos estudos e fazer outras coisas.

    • @brushworkatelier
      @brushworkatelier  5 років тому +1

      Vou tentar trazer mais conteúdo de novo =) Com certeza, vamos praticar e se divertir também!

  • @victoriacorrea66
    @victoriacorrea66 5 років тому +4

    Um jeito que eu dei pra parar de ter sketchbook sem usar pq eles são bonitos foi começar a fazer os meus, com folhas sulfite normais eu fazia a encadernação costurada, isso me fez desenhar muito mais, outra coisa que eu encontrei também foi um caderno escolar sem pauta e como ele tinha folha maior que um A5(dos cadernos que fazia manualmente) tinha um espaço melhor pra desenhar, como são para estudos a gramatura importa muito, e como é um papel "normal" me sinto muito mais livre de testar qualquer tipo de material neles. Muito bom o vídeo

  • @mrussoart
    @mrussoart 5 років тому +3

    Eu tinha dó de usar também, hoje em dia tenho dó de gastar o dinheiro e não usar. Ótimo vídeo.. pretendo fazer uns sketchbook tours também... abs

  • @ViniciusDinofreDada
    @ViniciusDinofreDada 5 років тому +3

    Boa noite Luíz, achei muito interessante a sua abordagem sobre o uso do scketchbook, eu tive o mesmo problema que o seu, que é ter muito material em "branco" novo, e tive dó de usar. Pois achava que meu trabalho era ruim para aquele livro tão bonito e bem acabado. Até que eu decidi usar o material que estava bem velho, folhas até amareladas finas que ganhei, e que eram resto do resto mesmo. Lá eu fiz diversos usos, principalmente quando requeria desenhar o personagem no qual estava estudando para páginas de quadrinhos. Então testava a posição para gerar um gesture interessante, depois testava luz e sombra, e assim foram anos, se passando. Até que um dia me deparei com uma calhamaço de folhas soltas de diversos tipos. A esta altura eu já separava em um fichário por épocas e datas. Até que um belo dia tive o desejo de encadernar tudo com capa dura e lombada. Eram tantos que deram 2 scketchbook de aproximadamente 230 páginas cada, com direito a nome na capa e na Lombada, como se fossem aquelas monografias, que geralmente fazem. Fiquei tão feliz que nunca mais senti vontade de comprar scketchbook nenhum, e o mais legal que ainda existe espaço para alguns desenhos, continuo enchendo-os .
    E isso tem sido constante. Ainda não consigo levar comigo um para desenho, mas apenas uma agenda para registros escritos, geralmente agendas que ganho no trabalho, e uso para registrar algo sobre o processo de aprendizado semanal. Mas quem sabe adiante eu consiga ter um à tira-colo !! Valeu pelas dicas e meus parabéns !

    • @brushworkatelier
      @brushworkatelier  5 років тому +2

      Que bacana essa experiência Vinicius! Obrigado por compartilhar!

    • @br273k
      @br273k 5 років тому +2

      Folha bagunçada é sacanagem, sua arte ou seu mero esforço em desenhar não merecem isso... mas eu também sou adepto das folhas soltas (compro maços de a4 e a3 e tenho uma dúzia de pranchetas, inclusive no tamanho a5, que eu uso na mochila com a4s dobradas). Já me posicionei aqui contra sketchbooks bonitinhos e mesmo contra mostrar esse material, que deveria ser um espaço pessoal para o arriscado. Além disso, as bordas do sketchbook limitam os meus movimentos e acho uma besteira sem tamanho ficar finalizando desenhos em material que vai ser utilizado no ônibus, no banco ou em qualquer local onde não estarei com as mãos exatamente limpas. Encadernar é uma idéia, mas e ponho tudo nesses envelopes plásticos e jogo no armário. Acho que nem vou voltar a abrir esse material - tenho receio de encontrar um desenho de três anos atrás melhor do que o que eu fiz hoje, he, he... o post me lembrou do excelente filme Sideways, em que o cara guardava um vinho por anos para um momento especial que, naquela forma que ele vivia, nunca chegaria. Folhas soltas são libertárias! Pegue aquele maravilhoso molesquine com folhas canson 120g e faça uma criança feliz.

    • @ViniciusDinofreDada
      @ViniciusDinofreDada 5 років тому +1

      @@br273k Opa eu ano tenho coragem de comprar mais o scketchbooks caros, acho, pra mim é claro, que não vale a pena mais, enquanto que posso usar folhas simples mesmo e depois encadernar. Aliás fiquei bastante feliz. E o preço compensa, quase 1/4 do valor de um novinho. Eu comecei a usar folhas que eram de rascunho usava tanto o verso que estava em branco quando a frente que era impresso, desenhava por cima mesmo, já que era pra arriscar mesmo não me importaria em arriscar sobre uma folha barata que poderia conter uma falha medonha hahaha, e se o resultado fosse positivo aí a empolgação pra fazer no verso crescia hahahah. Parabéns pelo comentário amigo !

    • @br273k
      @br273k 5 років тому +1

      @@ViniciusDinofreDada folhas soltas são tudo de bom! Eu olho para aquela resma, quantas possibilidades, quanto para arriscar! Um registro da minha experiência: o melhor papel de resma p mim é o Chamex. Usei Report e outras marcas mais baratas e praticamente dá p ver a folha enrugando com a umidade, assim que você tira do pacote! Dá para desenhar, é claro, mas é chato a folha não ficar retinha na prancheta. Vale a pena, então gastar um pouco mais no Chamex (evitando também o Chamequinho); para brincar com o nanquin, o 90g da Chamex também funciona muito bem! Mas vai de nanquin Talens! Já usei muito Acrilex com bons resultados, mas os ultimos que comprei não vieram bons ... se quiser arriscar, o Acrilex custa uns 3 reais o frasco, mas jamais desperdice o seu dinheiro em Koh Innor . Relembrando o Sideways, os dois personagens principais retratam duas personalidades opostas, o que eu acho que tem a ver com essa questão dos Sketch Books e até com o tipo de profissional que você será: um cara que poupa aquele papel especial, por medo de errar ou medo de um resultado medíocre, dificilmente será, por exemplo, um tatuador. Até a próxima!

    • @ViniciusDinofreDada
      @ViniciusDinofreDada 5 років тому +1

      @@br273k Olá amigo, realmente chamei é muito bom mesmo, já cheguei a comprar as folhas com gramatura de 120, são ótimas as resmas, mas acho que vc acertou não serei tatuador, realmente não tenho muito interesse embora admire e aprecie quem tem essa capacidade ! E realmente ainda devo lidar por um certo tempo com as minhas limitações. Quanto ao nanquim eu uso acrilex, eu ainda não tive a oportunidade de comprar um talens, mas confesso que já usei o Koh i nor rsrsrs, realmente são bem mais claros. hahah
      Abraço

  • @felipemalini4247
    @felipemalini4247 5 років тому +2

    Obrigado pelo video, me inspirou até a voltar para meu sketchbook que já ta abandonado há um tempo.

  • @RhebeDraws
    @RhebeDraws 5 років тому +5

    Ai que saudade que eu tava desse canal!

  • @klausschneider3380
    @klausschneider3380 5 років тому +1

    poderia fazer um vídeo sobre faculdades relacionadas a desenho fora do brasil? Desde já agradeço a ajuda absurda que esse canal da!

    • @brushworkatelier
      @brushworkatelier  5 років тому +1

      Pior que conheço muito pouco =( só conheço algumas das tops mesmo

    • @klausschneider3380
      @klausschneider3380 5 років тому

      @@brushworkatelier Poxa que pena ;-; sou leigo no assunto também no maximo sei algo sobre a Calarts ou Gnomon

  • @pequenoprincipe7
    @pequenoprincipe7 5 років тому +1

    Bem-vindo de volta. Senti falta do seu trabalho. Muito bom. Continue. Valeu.

    • @brushworkatelier
      @brushworkatelier  5 років тому

      Obrigado Thiago! Estou me organizando para postar com mais frequência.

  • @alesensei1
    @alesensei1 5 років тому +2

    Show show! Adorei as dicas!

  • @jouzaga
    @jouzaga 5 років тому +3

    Ja tive um sketchbook cheio de desenhos de imaginação, estudos e coisas que fugiam da minha zona de conforto, era realmente bem ruim quando alguém pedia pra ver, mas se me permite mudar de assunto, eu queria compartilhar um dúvida que vem me acompanhando... Bem, eu sou um iniciante no estudo do desenho, somente no ano passado eu descobri o que eram fundamentos, eu acabei indo um pouco com pressa por querer aprender muito, mas no fim não foi muito útil, os estudos acabaram ficando muito rasos, então esse ano eu resolvi focar em um fundamento, que seria a figura humana (desde o gesture e pretendo ir até ao design de roupas, armaduras e acessórios como é abordado em alguns livros da figura humana), mas a questão é: Quando eu for trocar de fundamento, tenho medo de esquecer aquilo que eu ja aprendi, como é uma rotina de estudos mais ou menos? você e outras pessoas costumam estudar um tópico por "pouco tempo" como estudar 'mãos', dai depois que finaliza o estudo, faz uma ilustração completa, (a figura humana sombreada, colorida, aplicada num cenário com perspectiva e composição) pra não esquecer o que já aprendeu dos outros fundamentos?

    • @jouzaga
      @jouzaga 5 років тому +3

      Desculpa o textão, mas só complementando, a uns 6 meses eu tinha lido o livro todo do michael hampton, eu tinha uma noção bem boba de anatomia, mas estava contente, dai resolvi pular pra perspectiva, fiquei um tempo só fazendo cubos, casas, prédios, etc, Quando eu voltei a tentar desenhar pessoas eu esqueci de muitas proporções e um pouco do processo. (só pra exemplificar a minha pergunta de cima)

    • @carlossiqueiradesign
      @carlossiqueiradesign 5 років тому +3

      caraca mano, eu sofro atualmente um pouco do mesmo problema que você. é foda pra mim pensar que eu esteja estudando errado os fundamentos etc.

    • @jouzaga
      @jouzaga 5 років тому +3

      @@carlossiqueiradesign Esse é o lado bom de fazer um curso, quem tem que se dedicar é vc mesmo, mas o curso te passa uma linha de pensamento a "ser seguida", fazendo tu "errar" menos, pelo menos é isso que eu imagino, ainda não pude fazer um, mas não é motivo pra me desanimar, sucesso pra ti nessa caminhada mano =D

    • @carlossiqueiradesign
      @carlossiqueiradesign 5 років тому +3

      @@jouzaga sim, fazer um curso é importante, mais importante é saber usa-lo com sabedoria, tive a oportunidade mas acabei ignorando um pouco e seguindo meu autodidatismo, um problema do ego. mas obrigado, e sucesso pra ti também. e sobre tua pergunta: eu costumo estudar por um mês mais ou menos cada fundamento, como mãos, braços, pés, pernas, tronco etc, dividir por partes, to seguindo algumas lives de estudos pra ter uma noção, mas acho que a rotina seja basicamente essa. talvez seja difícil você esquecer os fundamentos se você desenhar um pouco pela imaginação, atualmente é isto que ando fazendo (mesmo estando em uma eterna dúvida se estou fazendo isso do modo certo ou errado).

    • @br273k
      @br273k 5 років тому +3

      Esse Michael Hampton foi o livro de anatomia que mais me encantou, mas ainda não tive a oportunidade de comprá-lo. Eu sou um hobista, mas pelo que eu vejo que funciona p mim e pela opinião de várias fontes, a coisa é cíclica (e digo "coisa" por falta de outra palavra - "conhecimento", por exemplo, não se aplica, pois não adianta você saber como é sem ter desenhado...). Então é meter bronca, manter-se desenhando e revisitar os tópicos já estudados, principalmente quando a gente percebe que algo não está bom (essa percepção é uma das principais coisas que se adquire no caminho), com humildade e sem ansiedade: nesta fase inicial, em que me encontro, acredito que os erros são necessários, equanto acertos são indicativo de estagnação e zona de conforto. Boa sorte!

  • @IgorSilva-xr1kw
    @IgorSilva-xr1kw 5 років тому +1

    Pô rapa, me manda uns desses sketchbooks que eu uso por você hahahahaha

  • @SrMao965
    @SrMao965 5 років тому +1

    Gosto muito

  • @pedrolucas4726
    @pedrolucas4726 5 років тому +2

    oi queria saber se alguém que criar comigo um grupo para estudo serio de Ilustração e Concept Art
    contato: pode comentar aqui mesmo nos comentários para conversarmos depois
    OBRIGADO E DESCULPE POR FICAR FAZENDO ANÚNCIOS NO SEU CANAL !!

    • @ViniciusDinofreDada
      @ViniciusDinofreDada 5 років тому

      manda seu contato brother!
      dreamlor2005@gmail.com

    • @pedrolucas4726
      @pedrolucas4726 5 років тому +1

      @@ViniciusDinofreDada cara atualmente eu tô sem whats pode ser no discord?

    • @ViniciusDinofreDada
      @ViniciusDinofreDada 5 років тому

      @@pedrolucas4726 pode, confesso que não sei muito usar essa ferramenta mas vamos lá! rs vini.dinofre#1809

    • @pedrolucas4726
      @pedrolucas4726 5 років тому

      @@ViniciusDinofreDada eu to nesse grdiscord.gg/9jKu8BRupo entra lá =)

    • @viniciusdinofre1498
      @viniciusdinofre1498 5 років тому

      @@pedrolucas4726 Aqui ta dando que expirou....
      discord.gg/rgwRF6
      gerei esse aí

  • @RaizPodre
    @RaizPodre 5 років тому +1

    Eu encontrei , eu sou um merda.
    PS: Quanto tempo...

    • @brushworkatelier
      @brushworkatelier  5 років тому +1

      Demorei, mas voltei, muita coisa acontecendo =) é nada, pense que só você vê o mundo da forma que você vê, aprendi isso hoje com o Nicolas Uribe, arte tbm tem q ser a respeito da nossa visão sobre as coisas e tentar transmitir isso cada vez melhor em cada obra