Trilogia CAVAQUINHOS (vídeo-reel)

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 12 вер 2024
  • Este vídeo reel apresenta parte das imagens coletadas até agora do projeto Trilogia documental Cavaquinhos, que vai apresentar um panorama audiovisual completo sobre o CAVAQUINHO em Portugal. Serão três documentários longa-metragens rodado de norte a sul do país entrevistandos os principais músicos, construtores, grupos e investigadores deste emblemático cordofone da cultura portuguesa. Acompanhe em / cavaquinhostrilogia
    O Cavaquinho
    Se olharmos mais atentamente à historia do cavaquinho, percebemos que este pequeno cordofone é a maior oferta musical que Portugal exportou para o mundo durante toda a sua história. Inúmeras pesquisas em etnomusicologia, documentários e reportagens na imprensa já foram produzidas sobre os muitos "filhos" do cavaquinho que estão pelo mundo, tais como o ukulelê (Hawai), Keroncong (indonésia), e ainda o cavaquinho brasileiro, cavaquinho cabo-verdiano e alista segue. No entanto, para espanto de muitos, é quase nula a existência de um trabalho audiovisual feito exclusivamente para contar a historia do instrumento somente no território português. E tem tanta história pra contar - desde sua origem até as mutações, afinação e estilos - que não caberia num só documentário, assim nasceu a Trilogia Documental Cavaquinhos.
    Como serão os filmes
    O primeiro filme conta os causos do surgimento do cavaquinho, que chegou no país e se concentrou na região do Minho, pelas bandas da cidade de Braga, e foi se expandindo, dando espaço para as inovações feitas pelos músicos de Coimbra e o estilo peculiar fruto de uma Lisboa cosmopolista. É no segundo longametragem que vamos destacar as questões mais técnicas: sobre afinações, mutações estruturais no corpo do instrumento, tipos de palhetadas e dedilhados. No último capitulo, um apanhado sobre a presença do cavaquinho na música atual portuguesa, do pop ao rock, na tv, no rádio, bem como as iniciativas de manter vivo o cavaquinho na cultura recente de Portugal. Ao todo, os três volumes juntos estão ligados enquanto narrativa apresentando um panorama específico sobre a influência do instrumento e a disseminação dele hoje em todo território português.
    PRIMEIRO FILME: O rasgueado do minho, o estilo Lisboa e a técnica de Coimbra (52’)
    SEGUNDO FILME: As muitas técnicas, o mundo das afinações e as mutações do instrumento cavaquinho (52’)
    TERCEIRO FILME: A presença do cavaquinho na música atual de Portugal (52’)
    o cavaquinho vive um grande momento
    Em sua história, o cavaquinho passou por vários altos e baixos. Desde uma quase extinção e um levante nos anos oitenta. Mas nada se compara ao ressurgimento que o instrumento vive atualmente, com grupos surgindo em todo o país, iniciativas escolares encantando alunos, um interesse na documentação histórica, tanto em forma de tocar quanto em forma de fabricar o instrumento, e também a busca de tornar a Prática do Cavaquinho como Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO, uma proposta capitaneada pela Associação Cultural Museu Cavaquinho, tendo a frente o multi-intrumentista e maiores nomes do cavaunho no Mundo, Julio Pereira. Sobre este objetivo, a AC Museu Cavaquinho já deu o "primeiro passo" ao protocolar junto a Direcção Geral do Património Cultural um documento com o objetivo de inventariar os construtores no Património Imaterial Português. Neste contexto, o documentário vem captar e apresentar este momento preciso de transformação do instrumento, que vive dias de intensa busca e surgimento de discos e tocadores.
    sobre a produtora Maranhas Filmes
    A Maranhas Filmes é uma empresa brasileira especializada em documentários musicais. Dentre os 16 filmes já lançados, destacam-se o longametragem “Óia eu aqui de novo” - Na terra de Luiz Gonzaga no ano do centenário (PE), sobre o sanfoneiro ícone do Nordeste, e o curta metragem Tonny Cajazeira - Astro do Maranhão (MA), que já foi exibido em várias partes do Brasil e do mundo. Outros filmes do catálogo Maranhas Filmes são Na sala do Compositor João Silva (PE), feito a partir de uma visita ao apartamento do maior compositor de sucessos doa musica brasileira durante os anos 60, 70 e 80, e também O Nascimento da Guitarra-de-Cocho, sobre a invenção que revolucionou o instrumento típico da região pantaneira do Brasil. E ainda, Maratea, Basilicata, Itália, sobre um grupo de musica tradicional lucana numa das cidades mais emblamáticas da Basilicata, na costa suldoeste italiana.

КОМЕНТАРІ • 8

  • @a.c.r.osbravosdaboaluz4799
    @a.c.r.osbravosdaboaluz4799 Рік тому

    Espectacular!

  • @GelsonMachadophb
    @GelsonMachadophb 9 років тому +1

    Muito bom.

  • @tehteh25
    @tehteh25 Рік тому +1

    ai quero ver estes filmes! estão disponíveis nalgum lado?

  • @PretoProdutora
    @PretoProdutora 6 років тому

    coisa bem linda! Parabéns do Brasil!

  • @AntonioFrancisco-rm9te
    @AntonioFrancisco-rm9te 3 роки тому

    Portugal tocava cavaquinho ainda o Brasil não existia

  • @leonardolv3079
    @leonardolv3079 6 років тому

    Maranhas , já viu algum cavaquinho assim antes ? ua-cam.com/video/CSkJP4CY4zI/v-deo.html

  • @Fubazim
    @Fubazim 4 роки тому +1

    Querem tornar patrimônio da humanidade para tomarem os créditos , novamente eles fazem o que mais sabem fazer , mas ñ adianta !!! O mundo conhece o cavaco brasileiro e quanto a esse braguinha mais pra breguinha , agradeçam aos árabes , assim como o fado .
    O cavaco brasileiro ñ depende de documentos ou burocracias , depende apenas da prática de nossa cultura ao redor do mundo .

  • @eudescordoeira4961
    @eudescordoeira4961 4 роки тому

    estou vendendo equalizadores,, para cavacos...