Umbanda de Angola| Mamãe Macumbeira
Вставка
- Опубліковано 10 лют 2025
- Umbanda de Angola ou Umbanda das Almas
É sempre edificante entender e compreender outras Umbandas dentro da Umbanda, conhecer essa pluralidade que nossa religião nos dá.
Vale sempre lembrar os princípios básicos da nossa religião: o Amor, a Fé e o Respeito.
Não é porque eu pratico minha fé de um jeito diferente da sua que uma se torna a certa e a outra errada, cada um pratica sua fé da maneira que melhor se adapta.
" Olorum está de braços abertos para aqueles que nele crê."
Umbanda de Angola, também conhecida como Umbanda das Almas, vem de uma raiz mais antiga de casas que já praticavam rituais que hoje conhecemos como Umbanda.
Não possuímos uma data ou registro do local e início que surgiu, nem um foco principal de divulgação dessa vertente na atualidade.
Os Orixás nessa vertente encontram-se num forte sincretismo com Santos católicos e datas festivas, sendo que os Orixás estão ligados às tradições Africanas, principalmente as da Almas e Angola.
Consideramos a existência de 9 Orixás:
Oxalá, Ogum, Oxóssi, Xangô, Obaluaê, Iemanjá, Oxum, Iansã e Nanã.
Nossas linhas de trabalho são divididas em 7:
De Oxalá, do Povo D'água (onde inclui Iemanjá, Oxum, Nanã e Iansã), de Ogum, de Oxóssi, de Xangô, de Ibejis (onde se agrupa as crianças) e das Almas (onde Inclui Obaluaê e agrupa os Pretos e Pretas velhas, Exús e Pomba Giras).
Nossas entidades de trabalho são:
Caboclos e caboclas, Pretos Velhos e Pretas Velhas, Crianças, Boiadeiros e Boiadeiras, Baianos e Baianas, Marinheiros(as), Exús e Pomba-Giras e o Povo Cigano.
(Apesar da minha casa não tocar separadamente para Baianos e Marinheiros, essas entidades sempre serão bem vindas).
Em nosso Ori (cabeça) carregamos nossos Orixás de frente (Pai e mãe), Orixá de Juntó (Zeladores).
Em nossa ritualística, utilizamos nossa vestimenta branca, sendo ela a principal roupa dos médiuns, mas também utilizamos roupas de outras cores pelos nossos Guias e Orixás (conforme for pedido), também é permitido o uso de elementos complementares de trabalho dos Guias, tais como, capa, Guias, espadas, Machado, arco, lança etc.. (as ferramentas que os Guias e Orixás necessitarem para o trabalho).
Em nossa vertente você encontra o uso de Guias, imagens, fumo, sineta, defumadores, velas, bebidas, cristais, pemba, incensos, ervas, sacralização, pontos riscados, pontos cantados e atabaques.
Temos as nossas cerimônias de iniciação fundamentada e passada de geração para geração, mantendo nossa tradição viva até os dias atuais.
Tocar e viver em um terreiro de Angola é viver toda história contada por nossos antepassados, lembrar em cada ritualística como chegamos nos dias atuais lutando contra o preconceito de uma sociedade onde tudo que fugisse de seu padrão era "errado". Estamos hoje de pé e cabeça erguida podendo louvar e reverenciar o nosso Sagrado, com todo amor deixado, entranhado em nossas veias a centenas de anos atrás.
Temos Zambi como criador de tudo e todos e Oxalá como nosso Orixá maior o regente de toda essa prática de amor e devoção.
Texto de Izah Libanio
#DoutrinaUmbandista #UmbandadeAngola
Um grande beijo e até o próximo vídeo!!
Gostou da mamãe macumbeira ?
Então segue as redes sociais ⤵️
📸Instagram: / mamaemacumbeira. .
💻Facebook: / mamaemacumbe
📚 Página
/ izabelalibanio
📠Grupo telegrama:
t.me/joinchat/...
📲 grupo Whatsapp:
chat.whatsapp....
🖨 e-mail:
mamaemacumbeira@gmail.com
Venha fazer parte dessa família 💕
Gratidão!👏🏻👏🏻👏🏻
Você é muito animada, e eu simplesmente amei
Lindão vc Pedro
Finalmente achei um canal que fale da Umbanda Nação Angola. Obrigado!
A senhora e de sao paulo boa tarde e sua bença
Sou do Rio!
@@izahlibanio a aenhora precisa to ai pra ahuja sempre a senhora ty ode tabem toco tambe e ensino do aula de atabaqui
@@izahlibanio me adiçona no zap pra senhora esculta eu cantando e tocando
@@izahlibanio sou de niteroi moro no morro do castro tabem to abrindo minha casa de unbamda
Tenhos meus filho de santo
Gratidão Izah, pela simpatia, gostaria de saber se existem terreiros de Angola em SP? Nunca fui em um, mas a minha Vovó Maria Conga das Almas diz que os fundamentos que ela traz são de Almas e Angola, por isso estou buscando mais informação. Axé! 🙏🏽👳🏽♀️
Em Santa Catarina é muito comum o segmento de Almas e Angola, sendo este o principal movimento afro-religioso em Santa Catarina. Quem trouxe o culto para a região Sul foi Mãe Ida, que é conhecida como uma grande matriarca da religião, ela foi responsável pelo acréscimo do jogo de búzios e pelos chamados "reforços" de 7, 14 e 21 anos. Porém Mãe Ida aprendeu o ritual com Pai Luiz D'Angelo, no Estado do Rio de Janeiro. Infelizmente no RJ não tenho notícias de nenhuma casa que ainda mantém o ritual vivo. Eu acho muito interessante o ritual, pois existe a feitura de Santo, a raspagem, o recolhimento de 7 dias na Camarinha, a sacralização de aves e os assentamentos dos Orixás, que não existem na chamada "Umbanda pura". Sou do Rio Grande do Sul e conheço aqui apenas uma casa, que fica na Zona Sul de Porto Alegre. Eu acredito que a verdadeira origem da Umbanda seja essas Umbandas mais "africanas" e não a história que comumente se atribui, com a origem sendo Zélio de Moraes. Um forte abraço! Parabéns pelo canal!
Aqui tem um vídeo interessante sobre Almas e Angola de Santa Catarina ua-cam.com/video/y2qbzXo08hI/v-deo.html
Lá em casa temos todos esse rituais só não a raspagem !!
Amo minha doutrina 😍
Cada um acredita no que quer e convém, a umbanda foi criada no Rj sim, ainda existem centros que mantém a tradição e trabalham da forma como foi criada, pesquisa e estuda você vai entender melhor. Hoje em dia estão deturpando tanto a umbanda que tem umbanda traçada que mata até bode ou seja candomblé que toca umbanda.
A própria Mãe Zilmeia, filha de Zélio, afirma em uma entrevista que ele ia a consultas a um Preto Velho de Umbanda, muito antes de iniciar seu trabalho. Essa história de que Zélio fundou a Umbanda teve início na década de 1930 e se popularizou na década de 1970. O caso que citei, da Umbanda de Almas e Angola é um exemplo. Temos poucos registros, mas consta que Pai Luis D'Angelo foi feito no culto de Almas e Angola em 1928, se foi feito, foi por um Sacerdote já feito antes dele. Acontece que no Rito de Almas e Angola, um filho demora 7 anos para ganhar outorga sacerdotal. Sendo assim, o Pai de Luis D'Angelo no culto foi feito no mínimo em 1921, o mais provável é que antes disso, mas no mínimo neste período, se este dirigente também fora feito por um anterior, daria em 1914. Pois bem, no primeiro volume de "A história da Umbanda", Diamantino Trindade afirma que só em 1918, o Caboclo das Sete Encruzilhadas ordenou à abertura de outras tendas de Umbanda, as famosas sete tendas, que teriam a missão de irradiar a Umbanda de Zélio, ou seja, entre a expansão da doutrina de Zélio e o dirigente que iniciou Luis D'Angelo, existiria apenas 3 anos de diferença (isso assumindo a hipótese de que este foi fundador desta tradição, que eu creio ser anterior), ou seja, o rito de Almas e Angola é no mínimo contemporâneo à expansão da Doutrina de Zélio. A hipótese mais plausível é que a Umbanda de Zélio e a de Almas e Angola (ou Umbanda de Angola) são movimentos paralelos, e que um não tem ligação com o outro. Citei Almas e Angola, mas existem outros movimentos anteriores a este, como o próprio Omolocô, do qual se tem registros do século XIX, assim também como do Kalundu. A verdade é que quando Zélio iniciou seus trabalhos, a Umbanda já existia.
Sobre a Sacralização de animais, também é muito comum nestas Umbandas antigas. Aqui no RS, conheço sacerdotes com 50, 60 anos de Umbanda, que possuem faca pra Caboclo, e que aprenderam a tocar Umbanda com pessoas que também tiveram mais de 50 anos de religião, ou seja, ritos tão ou mais antigos que o fundado por Zélio.
Onde é a casa? Estou buscando essa vertente no Rio de Janeiro.
Magnífico mãe primeira vez que vejo uma explicação boa com tantos detalhes corretos muito obrigado
Bom dia irmã! Minha doutrina tbm é Umbanda de Angola. Uma ótima explicação. Parabéns! Muito Axé pra todos nós! (Si filha da Umbanda) 💙💚🌻🍀🌿
Saravá a nossa amada Umbanda Si 😍
@@izahlibanio ❤
Ai que bom 🙌 também sou Umbanda de Angola!
Mais uma inscrita 💕💃
Eu sou de Omolokô ❤️ amo minha vertente e não troco por nada mas amo tudo que é relacionado a umbanda e acho todas as vertentes maravilhosas e como tu disse uma umbanda bem tocada me encanta
😍😍 amo a Umbanda de Omolokô 😍😍
Boa noite, sou Tatá de Mutakalambô, e pode explicar o quê exatamente você cultua, porque ainda não entendi essa mistura, desejo muito axé a todos!
Eu também fiquei mais confuso que antes sobre esta vertente de Umbanda
Bom frisar amo toda vertente afro-brasileira
Amei!!!! Tambem pratico a umbanda de angola
E realmente sempre tive muitos atritos com o pessoal das outras vertentes de umbanda!
Se a senhora quiser esculta tambem eu sou os dois sou feito sou de keto tomei obrigacao no keto mais fui raspado de efon
Gente!!!! Muito legal encontrar mais alguém que toca Umbanda de Angola. Geralmente vejo Almas e Angola, não só Angola. Muito legal ver outras pessoas aqui, seu vídeo é excelente.
Obrigada!!! Axé
Minha nação 💛👑 🎶auê auê oh minha Angola auê auê oh meu angolá🎶👏🏾
Salve o povo de Angola, salve a Angola eâ!!!!!
Em que província estás localizada em Angola?
Eu sou de Umbanda Sagrada vertente do Pai Rubens Saraceni....
Amo minha Umbanda amo nossa religião ♥️ seja qual for a vertente ela é perfeita
Boa tarde ficou ótimo vídeo...show
Obrigada 😍
@@izahlibanio nada me passa o indereço do seu terreiro ..sim
Amei conhecer a Umbanda de Angola.
Que maravilhaaa ❤😍
Boa tarde.
Nesse texto eu incluiria o lema mais importante da umbanda: "caridade". A Umbanda é um mundo cheio de luz... Deus nos deu ensinamentos sagrados para serem divididos entre todos os irmãos necessitados e carentes de fé. Abraços.
👏🏼👏🏼👏🏼🙏🏼
Sou de umbanda com Angola, fico muito triste com nosso próprios irmãos com intolerância religiosa com nós, pois vejo que eles acham que só existe umbanda branca 😪😪
Nem sabia que existe umbanda de Angola
Que bom, que de alguma forma pude te apresentar essa vertente linda da Umbanda.
Axé
Faz sobre as demais umbandas e suas principais diferenças
Linda texto incrível 😍
Tô m3 organizando para fazer siiim 😍
Sou de umdanda de Angola tbm e somos de Bangu
Vizinho 👏👏👏👏 axé!!
Olá como vai
É muito bom conhecer outras vertentes da Umbanda. Eu sou praticamente da Umbanda Kardecista, mas procuro saber como são tocadas as outras Umbandas.
Que maravilha irmão!! Salve a Umbanda e suas bandas 🙌
@@izahlibanio boa tarde a senhora e de sao paulo o e do rio
Eu sou do rio
Interessante... Só falta agora eu conhecer pessoalmente um terreiro de Umbanda de Angola! ♥️
👏👏👏👏👏
Nosso terreiro canto da vovó Catarina e umbanda Angola fica em bangu no rio de janeiro
@@TheMusicdoremiboa tarde!
Gostaria muito de está indo aí conhecer o terreiro pois tbm sou de Bangu.
Vc é muito bonito Duglas
Não existe umbanda de Angola, isso é a maior marmota que já vi, isso não tem a menor coerência, abraços e muito axé!
Irmão, você não conhecer, não entender é uma questão tua, porém é leviano demais tal afirmativa sobre algo que não tem conhecimento.
Axé
A umbanda de Angola diga-se de passagem está enraizada aqui no Rio desde os anos 1890, conhecida como a macumba carioca, samba se terreiro e outros termos que eram usados, o nome Umbanda só foi " criado" por volta do ano 1946, aqui também no Rio, quando esse nome foi implantado todas as doutrinas que se alinhavam a essa mesma cultura adotou esse nome.
Explica melhor o porque de umbanda de Angola, porque a umbanda é uma religião brasileira, e Angola é uma nação de origem africana, qual seria essa ligação?
A ligação em resumo bem resumido rsrs seria os escravos vindo de Angola, e aqui no Brasil a cultura e doutrinas foram implantadas. Como e todas outras religiões, exemplo o catolicismo que é influência dos portugueses, o candomblé que tem influência de vários países da África e a Umbanda nada mais é do que a junção de vários ritos e umas com mais influência do kadercismo ( umbanda de mesa) ou Africana ( umbanda traçada).
Axé
Queria uma explicação o meu baino se chama baino de Angola
Entao se a senhora pega meu zap vou toca pra senhora esculta so me adiçona eu cantando e tocando angola ou keto ou efon ou unbamda
Sou de Umbanda com um pé em Angola, quase td igual a sua, porem na minha casa cultuamos, tempo e oxumarê que é o meu orixá de frente, na minha casa só tem 2 pessoas de oxumarê eu e uma irmã de santo. E u acho engraçado q nenhuma casa é igual a outra, fundamentos, não é msm...
Siim!! Mas na minha casa também cultuamos Tempo 🙏🏼 tem até vídeos que mostro o assentamento da minha casa, toda sexta feira faço as firmezas 🙏🏼 Salve o Tempo
Qual é a diferença da sua tradição? Para a Umbanda Branca? Baseado no texto escrito não consegui encontrar a diferença?.
Nossa doutrina é traçada com a nação de Angola já a umbanda branca e traçada com kardecismo.
Pesquise sobre Umbanda de Almas e Angola, talves ajude quanto as Origens
Axé
Izah, coloquei a pergunta em um tópico de respostas, abaixo. Acho q ficará fora de contexto, por isso repito aqui.
Estou procurando um terreiro de Umbanda de Angola no Rio de Janeiro, onde é sua casa ?
Ainda procura uma casa?
Umbanda de Angola é o mesmo que umbanda traçada de Angola?
Bom dia!! Sim umbanda traçada é toda doutrina que se mistura com outra. Umbanda de Angola, UMBANDA de Omoloko, UMBANDA esotérica, umbanda kardecista, enfim ...
Se traçou com outra doutrina se torna traçada
@@izahlibanio ai que bom!! Então estou no lugar certo!! To assistindo seus vídeos irmã! Muito Axé pra ti!
Pra ti também 😘❤
Me explique uma coisa.
Vcs acreditam que os Orixás q vcs são iniciam, assentam e recebem são os mesmos Orixás de candomblé ou são as falangeiras do Orixá típico da Umbanda?
Pelo exemplo: Eu na Umbanda era filho de Ogum Iara e eu sabia que esse Ogum na verdade era um falangeiro, uma entidade do orixá Ogum que trabalhava cmg. Já no candomblé q é a religião q faço parte hj, sou filho de Oxaguiã, um orixá funfun da família de Obatala, sendo um caminho de Obatala (Oxalá) que é cultivado na África e no candomblé de ketu no Brasil.
Orixá é Orixá em qualquer lugar e religião, aqui no Brasil, tanto no candomblé quanto na umbanda adaptamos o nosso culto aos ensinamentos passados de geração em geração, na umbanda que prático, quando saudamos os Orixás, saudamos a força da natureza, fagulhas de Olorum dividido em divindades ( Orixás ), acreditamos que ninguém seria capaz de incorporar por completo a força de um Orixá, assim como no candomblé que o Orixá nasce dentro do ronco ( um ancestral ) dentro da umbanda recebemos uma pequena fagulha de nossos Orixás ( pais/mães) de Ori.
Porém muitas doutrinas umbandistas trabalham sim com falangeiros ( caboclos) do Orixá.
E tá tudo certo, creio que cada religião, cada casa, carrega a sua verdade porém jamais será uma verdade absoluta.
Axé